SR. GERALDO NÃO POSSO ME FURTAR DE FAZER MEU SIMGELO, MAS, OPORTUNO REGISTRO A CERCA DE SUA NOBRE POSTURA EM CUMPRIMENTAR SEU AMIGO ADERBAL LOGO VOCÊ QUE TAMBÉM TANTO ADMIRO . E DE FATO PROFESSOR O MESTRE ADERBAL MERECE ESSE VOSSO GESTO, PELA SUA HUMILDADE ,( ANTES QUE TUDO). MAS QUERO, NESTE, APENAS PARABENIZA- LO , PORQUE DEFENDO QUE : "OS GRANDES TORNAM- SE MAIORES AINDA, QUANDO SERVEM A SEUS IGUAIS" FELIZ ANO NOVO SR. MISTER GERALDO ANTÔNIO DE SOUZA JUNIOR.. ACERTEI???
6 лет назад+3
@@alessandronascimento8703... Aderbal Nogueira é sem sombra de dúvidas o maior documentarista do cangaço após Benjamin Abrahão Callil Botto, antigo Ajudante de Ordens do Padre Cícero, que realizou a única filmagem e dezenas de fotografias de Lampião e seu bando. A história cangaceira e nós que estudamos e pesquisamos o assunto devemos muito a ele, por ter resgatado histórias e registrado imagens de inúmeros personagens da época, muitos deles protagonistas diretos da história. Hoje podemos confrontar informações e ouvir relatos direto da fonte. graças aos seus trabalhos. Forte abraço.
Lamento que comentários agressivos e sem propostos sejam feitos em nosso canal. Nunca trato ninguém com desatenção nem falto com o devido respeito. Fica registrado minha indignação com depoimentos que fogem totalmente a norma de nosso canal.
Ei. EU sou teStemunha DISSO MESTRE. HOMI QUE DEDICAÇÃO DA PREULA. O SR ( DEIXE - ME CHAMA- LO ASSIM ADERBAL. CADA VEZ MAIS QUE EU TE ASSISTO FICO FASCINADO : DESTREZA , CONHECIMENTO PRÁTICO:, RACIOCÍNIO LÓGICO SEQUENCIAL, POSIÇÃO FIRME, PACIÊNCIA MODERADA, EDUCAÇÃO , POSTURA. HUMILDADE, LINGUAJAR RASTEIRO E DIRETO . PÓ. O QUE É QUE FALTA PRO LIVRO MEU MESTRE. DIGA OQUE É QUE FALTA. TAMOS PERDENDO TEMPO. PROJETO 2019. TEM GENTE AÍ QUE NASCEU ONTEM NAS PESQUISAS E JÁ TEM LIVRO MEU SANTO. VAMOS SIMBORA PRO FUTURO. É 1 DESPERDÍCIO NÃO FAZE- LO.
@@CangacoAderbalNogueira PROFESSOR NÃO HÁ DE QUE. FICO PROFUNDAMEMTE ENVERGONHADO , NÃO POR MIM, MAS, PELOS OUTROS. VER VOSSA SENHORIA TER QUE REPREENDER - NOS. É COMO SE ESTIVÉSSEMOS NUM SALA DE AULA. NEM TODOS QUEREM NADA COM A VIDA. ESPERAMOS QUE ISSO NÃO LHE IRRITE. E LHE CANSE DESSE EXCELENTE TRBALHO. / " HOMI",APROVEITANDO A ESMERADA ATENÇÃO, A ESSE SINGELO PERTURBADOR DA VOSSA PAZ, DESEJO FELIZ ANO NOVO A TI E FAMÍLIA. ALÉM DE UM BOM RETORNO DA VIAGEM . SIM, ANTES QUE EU ESQUEÇA MEU ÍDOLO, PERDOE- ME, SE TENHO , ÀS VEZES, TIRADO SUA PACIÊNCIA. / SOMOS BONS, MAS AS VEZES NOS EXPRESSAMOS MAL.
Parabéns meu amigo Aderbal essa sua narrativa sobre o cangaço é a mais completa e verdadeira você é maior historiador sobre a gangacologia ninguém tem inspiração como você meus parabens meu amigo,eu sou de Paulo Afonso Bahia mais moro em Goiás há mais 30anos, nasci na terra da rainha do cangaço Maria bonita,adoro rssa história
6 лет назад+37
Aderbal Nogueira meu camarada... você está correto ao afirmar que Sila sempre disse ter visto luzes, um brilho, e não soldados com lanternas, como muitos pesquisadores e aventureiros, costumam jogar na "conta" da ex-cangaceira. Sila muito contribuiu com o resgate histórico, foi uma das remanescentes do bando de Lampião que mais forneceu depoimentos a respeito da história e, principalmente, dos acontecimentos de Angico. A história vem sido distorcida e inclusive por alguns que se consideram "especialistas" no assunto e isso só tem colaborado para a difusão de dúvidas e para a destruição da verdadeira história. A história deve ser construída por fatos concretos e certezas, jamais por achismos. Enquanto houver dúvida sobre determinado assunto, não poderemos nunca, jamais e em tempo algum, bater o martelo. Teremos que seguir sempre em busca da verdade. Essa é a minha visão. Mais uma vez te parabenizo pelo trabalho realizado e pela sensatez utilizada ao se expressar nesse programa e aproveito para também parabenizar o nosso confrade Beto Sousa pela participação e ao apresentador Galdino Freitas pela excelente condução das perguntas e do programa de um modo geral.
Realmente nem um ex volante confirmaram a presença de lanterna no dia do ataque a lampião,acho que se tivesse lanterna eles teriam falado.5 horas da manhã no nordeste também já tá claro!!
Se Sila falou é verdade. Eu já assisti vários depoimentos dela falando isto. Ouvi volantes que são mentirosos. Sila não mentiu. Tudo eh valido para se alertar. Foi uma fatalidades e as mulheres eram Inesperientes e não foram alertada de qualquer mínimo detalhe pode representar uma catástrofe.como foi o caso. Aderbal eh um grande historiador mas de vez em quando escorrega. Lampião ficou 20 anos não foi só pelo embaralhado de contatos que ele tinha com coronéis foi por mérito e capacidade . mas acho lampião demorou de sair do cangaço. Estava com 40 anos não tinha mais 20 anos. Lampião vivo era mais interessante para ter suas biografia escrita por ele. Getúlio era um ditador covarde que se suicidou por covardia.
Em um dos comentários de outro vídeo do Aderbal, um dos espectadores mostrou um vídeo em que Sila comenta ter visto as volantes; sendo convencida do contrário por Maria Bonita. Ela não foi a única. Se as luzes fossem tão normais, as pessoas que as avistaram não teriam se preocupado tanto nem ao momento e nem depois (talvez), acredito. Vale ressaltar que Lampião estava de partida, não de chegada. Foi algo atípico o avistamento de tais luzes. Elas não compunham o ambiente considerando as explicações dadas.
@@jacksonmarcosgois4211 Cada um acredita no resultado de suas pesquisas. Eu costumo dizer "o que digo não quer dizer que seja a verdade, mas é onde minhas pesquisas me levaram, não sou nem nunca fui dono da verdade, sou um eterno estudante, e o que acho que sei, é muito pouco ou quase nada" Sucesso em suas pesquisas e tem muitos outros canais bem melhores que o meu.
@@jacksonmarcosgois4211 Metralhadora teve sim, Serra grande e lagoa do Mel são exemplos que eu gravei e tá no canal. Isso era a excessão e não regra. Sucesso em suas pesquisas é o que desejo
Parabéns Aderbal, por seu conhecimento e por sua contribuição à história, não só do Nordeste mas do nosso país, uma história ainda que de dor e sofrimento, deveria vista como reflexão. E jamais deixar de ser discutida.
Aderbal Nogueira, é sem dúvida um dos maiores e melhores pesquisadores da história do cangaço! Tem muita coerência, nos seus informes! As entrevistas com Candeeiro e Vinte e Cinco foram de uma grande contribuição para a história do cangaço
Parabéns Aderbal uma verdadeira aula sobre o cangaço, vc passa seriedade e firmeza nas palavras, pois conheceu e ouviu depoimentos de quem viveu o cangaço na sua plenitude.sempre fui apaixonado pela história e inclusive faz muitos anos comprei o livro = lampiao o rei dos cangaceiros de Billy James chandeller= que naquele tempo era o mais completo livro sobre o assunto e o tenho até hoje. E hoje vendo as entrevistas faço uma comparação do q está no livro e o q verdadeiramente aconteceu. moro em Natal-RN e não perdi um capítulo da minissérie da Globo na TV preto e branco lá de casa e chorei no final da história.
Riquíssimo depoimento de quem entende do que está falando. Parabéns Aderbal, pela sua contribuição para a História do Brasil. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Muito bom mesmo este documentário, tenho aprendido muito sobre esta parte da História do Brasil, ainda mais no ano em que comemora-se o bi centenário de nossa emancipação de Portugal. Admiro o pesquisador professor Aderbal por sua prudência na fala e na precisão com que busca apresentar os fatos.
Gosto muito dos debates do pesquisador Aderbal homem correto , íntegro fala o que sente de acordo com a análise dos fatos. Parabéns Aderbal vc e dez!👏👏👏👏🙏
Eu acredito que essa aceitação tanto de cangaceiros como volantes e suas respectivas famílias, seja Aderbal tanto em sua aparência como sua voz transpira confiança, sinceridade e acima de tudo verdade, então agradecemos todo seu esforço para trazer o cangaço com os depoimentos de pessoas que viveram e fizeram parte desse momento nos sertões nordestino. Minha conclusão é que as maiores vítimas tanto dos cangaceiros como das volantes foram os sertanejos - homens, mulheres e crianças... Lamentável porém é a história que não pode ser esquecida para que possamos aprender e jamais deixar acontecer isso novamente.
Parabéns pelo vídeo e pelas informações Aderbal; memo de forma lacônica seus resumos são absolutamente coerentes. Obrigado por seu empenho e por compartilhar seus ricos conhecimentos.
O documentário foi ótimo, os relatos foram ligados uns aos outros e assim prova sua veracidade! Show o documentário! Parabéns pela sua sensatez Aderbal.
Bom dia Mestre Aderbal, Estou aproveitando este período de isolamento para estudar o Cangaço. E parece que quando a gente começa não quer mais parar. Obrigada pela dedicação nas suas pesquisas, são historiadores como o senhor que não deixam o passado ser esquecido em vão. Eu acredito que o historiador faz parte da história. Vou assistir à mini série e aos filmes que o senhor indicou. E ouvir com mais atenção a música Mulher Nova, bonita e carinhosa!! Obrigada Mestre.
Professor admirável! Sempre compromissado com a História. Pareceu-me um ar saudoso no minuto 54:43, deve ser difícil depois de conhecer tanta gente honrosa saber que estão ficando para trás no tempo, pelo menos em matéria pois em memória jamais serão esquecidos!. (Obs: Eu fui em Canudos! rsrsrsrsrsrs)
@@CangacoAderbalNogueira Professor Aderbal seria pedir muito quando o senhor passar aqui pelos rumos de Feira de Santana me avisar? Seria um prazer poder almoçar com o senhor! Fique com Deus!
@@alessandroferreira6667 Será um prazer amigo. Gravei um programa em Feira de Santana para o Caminhos Guanabara aí na cidade, logo postarei aqui no canal, abraço e obrigado
Aderbal a coisa que mas adimiro no homem a seriedade e VC Rapas mim paresse um cara honesto. O que e muito raro eu tenho 51... anos mas meus pais mim educaram de uma forma que eu abominasse a mentira e eu odeio as pessoas que mentem. Tio Adolfo me disse que o filme lampião era exatamente no mesmo jeito até ele disse fio da pesti e lampião toudo eu vi Eli disendo isso e ele viveu nessa época. Tio Adolfo era meu tio avô. Vc contato essa história pra mim Tou vendo os mas velhos contarem daqui de João Sá para Canudos são 150.. Km... Tenho muits ags na chão... Aderbal parabéns amigo parabéns mesmo... José Augusto Rozendo Cel João Sá BA.
Vendo essa a entrevista do professor Aderbal aqui, dá pra imaginar, pelo menos um pouco, o incrível trabalho que ele tem realizado ao longo de trinta anos na pesquisa e documentação da história do Cangaço. É graças a pessoas como Aderbal que o Cangaço, como fenômeno histórico e cultural jamais será esquecido. Obrigado, mestre.
Gostei muito quando você disse que o Bezerra estava no lugar certo e na hora certa, pois os nazarenos foram os melhores volantes que existiram no nordeste, sem dúvidas! A ordem realmente partiu do ditadura Vargas!
O que percebo nos pesquisadores do cangaço é que vários deles querem criar a sua própria versão dos fatos para se diferenciarem uns dos outros, mas vejo no professor Aderbal a fidelidade a verdadeira versão do ocorrido. É um pesquisador íntegro, fiel aos fatos e sem ambição de querer ser maior que os personagens. Parabéns professor Aderbal, continue sempre assim.
Aderbal, venho acompanhando seus trabalhos sobre o cangaço, excelentes! Muito sensato e pé no chão nas colocações. Parabéns e continue sempre com suas matérias.
Eu curto primeiro e depois assisto haha e nunca me decepciono ! Os vídeos do Aderbal São muito bons ! Ele sabe apresentar o conteúdo de maneira a apresentar o cangaço como ele foi ! Tem outros canais que endeusam cangaceiros como se fossem exemplos para a humanidade ! Já o Aderbal é mais realístico ! Parabéns ! Obrigado por disponibilizar esses conteúdos ! Um abraço !
Aderbal, você é um grande estudioso do assunto. Seus comentários são lúcidos, transparentes e baseados em fatos exaustivamente estudados. Parabéns MESTRE.
Olá Aderbal! Você está de parabéns com seus materiais. Você desmistifica a história do cangaço e vejo que os livros didáticos transformam Lampião e Maria Bonita em heróis. Já assisti alguns documentários aqui do RUclips inclusive 80 Anos Angico e gostei demais. Seu trabalho abre a mente. Obrigado por contribuir com seus estudos para o real entendimento da história do cangaço no Brasil.
obrigado Aderbal mas um show de video,,lampião morreu porque chegou seu dia, ele era inteligente o seja oque for, mas ali em 38, chegou sua hora. parabens mestre Ardebal...
O mestre Aderbal tem um ótimo trabalho e uma visão histórica bastante bastante apurada. O cangaço é um condomínio histórico riquíssimo, não só para a história do Brasil, mas, do mundo.
Parabéns prezado pesquisador, muita sensatez, sem enfeite; minha opinião é que Lampeao foi um sujeito do lado da marginalidade, porém muito sábio nas suas artimanhas!!! Estrategista nato!!!
É triste ver que não aproveitaram como deveriam o encontro com Aderbal, muito bom saber que existe documentário da autoria de Aderbal sobre Canudos. Sem dúvidas o documentário 80 anos de Angico merecia um prêmio!
Beto Salvou o "âncora" kkkkk. Professor Aderbal. O senhor é o responsável por eu gostar tanto do tema cangaço. A sua idoneidade é o que mais me facina e para mim o senhor e o pesquisador professor contemporâneo ( para mim ) que é mais importante, no sentido de que ao demonstrar tamanha responsabilidade e coerência no conteúdo postado para nós o senhor testifica a sua importância, não só para mim mais para a próxima geração de pesquisadores e entusiastas do tema cangaço. Eu já assisti a os seus vídeos várias vezes ( cada um deles ) e nunca vir uma incoerência ou tendência quer seja para o Cangaceiro ou Volante. Muito obrigado por compartilhar de suas experiências e aprendizados, vou levar isto para os anos que me resta de vida e faço questão de compartilhar o seu conteúdo a amigos e conhecidos, sul centro-oeste e sudeste. Estou esperando, caso eu sobreviva para isso, por seus vídeos "secretos", eu sei que irão me enriquecer e que irão me alimentar com o conhecimento do autêntico cansaço. Refiro-me a os depoimentos no qual o senhor prometeu só relatar após o falecimento dos "personagens" principais do tema. Forte abraço deste seu admirador Erivanaldo.
Professor Aderbal respeitosos cumprimentos. Sou leitor assíduo dos seus escritos e espetador incondicional dos seus vídeos. De um modo geral concordo com o senhor, todavia, neste programa, permito-me retocar duas afirmações sem pretender desvalorizar o excelente programa e as suas opiniões. 1º- Penso que o tiro no abdomen se atingir a coluna vertebral e destroçar o espinal medula provoca morte instantânea, Também se romper a artéria abdominal a hemorragia provoca a morte em questão de segundos. 2º- Se o projéctil que atingiu Lampião foi disparado por arma de repetição, de fato, quem o alvejou sabe que foi ele. Se foi disparado por metralhadora é difícil porque normalmente é tiro instintivo e não apontado. Obrigado pelo seu excelente e honesto trabalho e por todo o conhecimento que me tem sido proporcionado sobre a história do vosso maravilhoso país. Francisco Silva Portugal
Agradeço suas palavras. O tiro no abdômen poderia matar Lampião? Claro que sim, em segundos ou em horas. Mas a afirmação de quem estava lá confirmar que Panta atirou enquanto ele ainda "estribuchava" é fato. O amigo assistiu as 2 palestras que publiquei recentemente? Desculpa a demora em responder.
@@ceciliamaria7527 Copiei de Ítalo Pontes - ENTREVISTA DO CANGACEIRO “COBRA VERDE “. ENTROU NO CANGAÇO PARA GANHAR UNS “ COBRES “, E, NA MADRUGADA DO TIROTEIO EM ANGICO, FOI BUSCAR O LEITE no dia 28 de Julho de 1938) COBRA VERDE tinha apenas 21 anos de idade , segundo nos declarou... Há dois anos e 10 meses que é cangaceiro. Natural de Piranhas-AL, fazia parte do grupo de Moreno. O primeiro combate que teve foi no povoado Navio, com a força do sargento Negrinho. Perguntamos a ele por que abandonou a vida pacata da cidade para viver como bicho na caatinga, ao que ele respondeu, em sua própria linguagem: “- Eu era operário da Fábrica da Pedra e ganhava de dez a quatorze mil réis por semana. Era um aperreio para mim, rapaz novo e que queria viver limpo como os outros. Era muito injustiçado na vida. Por isso resolvi ser bandido para ver se arranja uns cobres. Achei boa a vida. Cheguei a possuir dois contos de réis, fora o “ouro“. Conta que nunca maltratou alguém, e que vivia no cangaço só para arranjar “uns cobres“. Disse que fez diversos saques, alguns com Luiz Pedro. No último apresentou aos bandidos, apenas nove contos de réis, escondendo o resto. O chefe era muito bom, mas era muito sabido. Declarou-nos, ainda, que esteve no Combate de Angico (quando morreu Lampião). Não dentro do cerco, mas fora porque fora buscar LEITE muito cedo para a tropa, a mandado do Capitão. Quando foi chegando no coito viu a bagaceira (tiroteio) de longe, saiu correndo para a Fazenda Cuiabá, onde encontrou Balão e outros que, igualmente, haviam fugido do tiroteio. - O Grupo - continua - era composto de 42 homens e 07 mulheres. Com a morte de Lampião esfacelou-se o cangaceirismo no nordeste, porque era o “chefe“ que fornecia e dava ordens a todos os grupos de cangaceiros. O desejo de COBRA VERDE é trabalhar honestamente. Não quer voltar para o sertão.
Escutar o senhor por uma hora Aderbal,e muito maravilhoso, tem q ter toda semana uma entrevista dessas,com variados temas sobre o cangaço....e sobre todos entrevistados se abrirem com vc,e pq eles estavam sentindo o trabalho sério q vc está realizando....coisas do CRIADOR .
Aderbal Nogueira, o senhor já houvera esclarecido que lampião não usava metralhadora e novamente enfatizou isso, aos 5:00, daí, surge-me uma reflexão: o que Lampião fez com a metraladora saqueada da volante no Poço do Mel??? Gratidão por todo o trabalho do senhor.
Aderbal, eu digo parabéns pelo trabalho que você desenvolveu sobre o cangaço, esclarecendo os "pontos de interrogação" que pairam até os dias de hoje. Abraços de Fortaleza - CE!
Vendo essa entrevista , comparo a uma seguinte sitação , um Pelé em sua época ja de Rei , indo fazer uma partida de apresentação num país que em nada entendiam de futebol , nem mesmo os Treinadores e , ele pegou a bola , fez 10 gols na partida , salvou o espetáculo , e ensinou aos demais participantes de como realmente se fazia as coias. Foi o que Aderbal fez nessa entrevista !
Que legal! Parabéns!!! Grande Aderbal! Graças à seus vídeos eu aprendi muita coisa sobre a história do Cangaço! Vejo e revejo sempre todos os vídeos! Grande Abraço desde Chile!
Ah... Agora descobri como Aderbal conheceu candeeiro... Muito legal esse testemunho... Candeeiro era uma pessoa fora de série... Parabéns por ter sido amigo do candeeiro... Aquelas risadas dele, muito legal...
Voltando aqui +1 vez para rever este vídeo com notícias tão importantes e maravilhosas sobre o Cangaço Lampiõnico.
Aderbal Nogueira sempre demonstrando conhecimento e sensatez quando o assunto é cangaço. O maior documentarista do assunto no pós cangaço.
Obrigado meu nobre amigo, você também é um incansável batalhador na preservação dessa história.
SR. GERALDO NÃO POSSO ME FURTAR DE FAZER MEU SIMGELO, MAS, OPORTUNO REGISTRO A CERCA DE SUA NOBRE POSTURA EM CUMPRIMENTAR SEU AMIGO ADERBAL LOGO VOCÊ QUE TAMBÉM TANTO ADMIRO . E DE FATO PROFESSOR O MESTRE ADERBAL MERECE ESSE VOSSO GESTO, PELA SUA HUMILDADE ,( ANTES QUE TUDO). MAS QUERO, NESTE, APENAS PARABENIZA- LO , PORQUE DEFENDO QUE : "OS GRANDES TORNAM- SE MAIORES AINDA, QUANDO SERVEM A SEUS IGUAIS" FELIZ ANO NOVO SR. MISTER GERALDO ANTÔNIO DE SOUZA JUNIOR.. ACERTEI???
@@alessandronascimento8703... Aderbal Nogueira é sem sombra de dúvidas o maior documentarista do cangaço após Benjamin Abrahão Callil Botto, antigo Ajudante de Ordens do Padre Cícero, que realizou a única filmagem e dezenas de fotografias de Lampião e seu bando. A história cangaceira e nós que estudamos e pesquisamos o assunto devemos muito a ele, por ter resgatado histórias e registrado imagens de inúmeros personagens da época, muitos deles protagonistas diretos da história. Hoje podemos confrontar informações e ouvir relatos direto da fonte. graças aos seus trabalhos. Forte abraço.
Lamento que comentários agressivos e sem propostos sejam feitos em nosso canal. Nunca trato ninguém com desatenção nem falto com o devido respeito. Fica registrado minha indignação com depoimentos que fogem totalmente a norma de nosso canal.
Ei. EU sou teStemunha DISSO MESTRE. HOMI QUE DEDICAÇÃO DA PREULA. O SR ( DEIXE - ME CHAMA- LO ASSIM ADERBAL. CADA VEZ MAIS QUE EU TE ASSISTO FICO FASCINADO : DESTREZA , CONHECIMENTO PRÁTICO:, RACIOCÍNIO LÓGICO SEQUENCIAL, POSIÇÃO FIRME, PACIÊNCIA MODERADA, EDUCAÇÃO , POSTURA. HUMILDADE, LINGUAJAR RASTEIRO E DIRETO . PÓ. O QUE É QUE FALTA PRO LIVRO MEU MESTRE. DIGA OQUE É QUE FALTA. TAMOS PERDENDO TEMPO. PROJETO 2019. TEM GENTE AÍ QUE NASCEU ONTEM NAS PESQUISAS E JÁ TEM LIVRO MEU SANTO. VAMOS SIMBORA PRO FUTURO. É 1 DESPERDÍCIO NÃO FAZE- LO.
@@alessandronascimento8703 puxa, fico agradecido por suas palavras. Obrigado mesmo.
@@CangacoAderbalNogueira PROFESSOR NÃO HÁ DE QUE. FICO PROFUNDAMEMTE ENVERGONHADO , NÃO POR MIM, MAS, PELOS OUTROS. VER VOSSA SENHORIA TER QUE REPREENDER - NOS. É COMO SE ESTIVÉSSEMOS NUM SALA DE AULA. NEM TODOS QUEREM NADA COM A VIDA. ESPERAMOS QUE ISSO NÃO LHE IRRITE. E LHE CANSE DESSE EXCELENTE TRBALHO. / " HOMI",APROVEITANDO A ESMERADA ATENÇÃO, A ESSE SINGELO PERTURBADOR DA VOSSA PAZ, DESEJO FELIZ ANO NOVO A TI E FAMÍLIA. ALÉM DE UM BOM RETORNO DA VIAGEM . SIM, ANTES QUE EU ESQUEÇA MEU ÍDOLO, PERDOE- ME, SE TENHO , ÀS VEZES, TIRADO SUA PACIÊNCIA. / SOMOS BONS, MAS AS VEZES NOS EXPRESSAMOS MAL.
Aderbal vc pode me.fala se a trilogia do cangaco de bruno azevedo vai se mesmo gravada
Não ligue não meu amigo aderbal,seu canal é simplesmente o melhor sobre cangaço
Parabéns meu amigo Aderbal essa sua narrativa sobre o cangaço é a mais completa e verdadeira você é maior historiador sobre a gangacologia ninguém tem inspiração como você meus parabens meu amigo,eu sou de Paulo Afonso Bahia mais moro em Goiás há mais 30anos, nasci na terra da rainha do cangaço Maria bonita,adoro rssa história
Aderbal Nogueira meu camarada... você está correto ao afirmar que Sila sempre disse ter visto luzes, um brilho, e não soldados com lanternas, como muitos pesquisadores e aventureiros, costumam jogar na "conta" da ex-cangaceira. Sila muito contribuiu com o resgate histórico, foi uma das remanescentes do bando de Lampião que mais forneceu depoimentos a respeito da história e, principalmente, dos acontecimentos de Angico. A história vem sido distorcida e inclusive por alguns que se consideram "especialistas" no assunto e isso só tem colaborado para a difusão de dúvidas e para a destruição da verdadeira história. A história deve ser construída por fatos concretos e certezas, jamais por achismos. Enquanto houver dúvida sobre determinado assunto, não poderemos nunca, jamais e em tempo algum, bater o martelo. Teremos que seguir sempre em busca da verdade. Essa é a minha visão. Mais uma vez te parabenizo pelo trabalho realizado e pela sensatez utilizada ao se expressar nesse programa e aproveito para também parabenizar o nosso confrade Beto Sousa pela participação e ao apresentador Galdino Freitas pela excelente condução das perguntas e do programa de um modo geral.
Obrigado amigo, estamos juntos nessa luta.
Realmente nem um ex volante confirmaram a presença de lanterna no dia do ataque a lampião,acho que se tivesse lanterna eles teriam falado.5 horas da manhã no nordeste também já tá claro!!
Ij Santos a volante chegou ao angico a noite
Se Sila falou é verdade. Eu já assisti vários depoimentos dela falando isto. Ouvi volantes que são mentirosos. Sila não mentiu. Tudo eh valido para se alertar. Foi uma fatalidades e as mulheres eram Inesperientes e não foram alertada de qualquer mínimo detalhe pode representar uma catástrofe.como foi o caso. Aderbal eh um grande historiador mas de vez em quando escorrega. Lampião ficou 20 anos não foi só pelo embaralhado de contatos que ele tinha com coronéis foi por mérito e capacidade . mas acho lampião demorou de sair do cangaço. Estava com 40 anos não tinha mais 20 anos. Lampião vivo era mais interessante para ter suas biografia escrita por ele. Getúlio era um ditador covarde que se suicidou por covardia.
Em um dos comentários de outro vídeo do Aderbal, um dos espectadores mostrou um vídeo em que Sila comenta ter visto as volantes; sendo convencida do contrário por Maria Bonita. Ela não foi a única.
Se as luzes fossem tão normais, as pessoas que as avistaram não teriam se preocupado tanto nem ao momento e nem depois (talvez), acredito. Vale ressaltar que Lampião estava de partida, não de chegada. Foi algo atípico o avistamento de tais luzes. Elas não compunham o ambiente considerando as explicações dadas.
Eu admiro demais o Aderbal Nogueira, gosto muito do jeito que ele conta a história do cangaço,um homem correto, parabéns Aderbal.
Valeu e obrigado.
Yyýþ
Tt
⁶6t.
.
.
.
.
.
.
.
.......
.........tttttttttttttttttttttttttttt.....................,,....
.........
..tþþ
@@jacksonmarcosgois4211 Cada um acredita no resultado de suas pesquisas. Eu costumo dizer "o que digo não quer dizer que seja a verdade, mas é onde minhas pesquisas me levaram, não sou nem nunca fui dono da verdade, sou um eterno estudante, e o que acho que sei, é muito pouco ou quase nada" Sucesso em suas pesquisas e tem muitos outros canais bem melhores que o meu.
@@jacksonmarcosgois4211 Metralhadora teve sim, Serra grande e lagoa do Mel são exemplos que eu gravei e tá no canal. Isso era a excessão e não regra. Sucesso em suas pesquisas é o que desejo
@@jacksonmarcosgois4211Estude, pesquise que vai achar as coisas sem precisar acusar só por acusar ruclips.net/video/U2W9z7ZLDfE/видео.html
Parabéns Aderbal, por seu conhecimento e por sua contribuição à história, não só do Nordeste mas do nosso país, uma história ainda que de dor e sofrimento, deveria vista como reflexão. E jamais deixar de ser discutida.
Obrigado pelo comentário, são pessoas como você que fazem a pesquisa e o estudo valer a pena.
@@CangacoAderbalNogueira Obrigada você!
Antes de ir trabalhar... vim aqui ver +1 vez este vídeo de relatos incríveis sobre a era do Cangaço Lampiônico.
Aderbal Nogueira, é sem dúvida um dos maiores e melhores pesquisadores da história do cangaço! Tem muita coerência, nos seus informes! As entrevistas com Candeeiro e Vinte e Cinco foram de uma grande contribuição para a história do cangaço
Parabéns Aderbal uma verdadeira aula sobre o cangaço, vc passa seriedade e firmeza nas palavras, pois conheceu e ouviu depoimentos de quem viveu o cangaço na sua plenitude.sempre fui apaixonado pela história e inclusive faz muitos anos comprei o livro = lampiao o rei dos cangaceiros de Billy James chandeller= que naquele tempo era o mais completo livro sobre o assunto e o tenho até hoje. E hoje vendo as entrevistas faço uma comparação do q está no livro e o q verdadeiramente aconteceu. moro em Natal-RN e não perdi um capítulo da minissérie da Globo na TV preto e branco lá de casa e chorei no final da história.
Obrigado amigo. O livro e a minissérie fizeram história e ainda hoje são referências.
Riquíssimo depoimento de quem entende do que está falando. Parabéns Aderbal, pela sua contribuição para a História do Brasil. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Agradeço as palavras, obrigado.
Vindo +1 vez pra assistir este vídeo.
Amo o Cangaço Lampiônico
😍😍😍😍😍😍❤❤❤❤❤❤
Aderbal para mim é um dos melhores pois sempre buscou o mais perto da verdade possível do cangaço parabéns
Agradeço suas palavras.
Aderbal vc é um grande pesquisador, adoro aprender com vc.parabéns pelo trabalho,a cultura e a história lhe agradecem.
Obrigado, aprendemos juntos
Sensacional!!! Aderbal a gente pode ouvir horas sem se cansar 👏👏👏👏
O Cangaço realmente nos envolve
Verdade
Aderbal é fera, é muito bom ouvi-lo....👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado!
Aderbal vc tem todo meu respeito. um homem de muita responsabilidade no que diz . 👍 pensa antes de falar . parabéns
Gosto muito do Sr. Aderbal, e graças à Deus foi por causa da Pandemia que encontrei o Sr.Aderbal ...Parabéns ...! Ótimo programa...❤️
Obrigado Karin, mas deixe o Sr de lado ok. Somos colegas de pesquisa, vamos divulgar nossa história.
Parabéns seu ardebal , a educação é muito importante na vida .... documentário maravilhoso
Aderbal esse sabe tudo .. obrigado por contar nossa história...da melhor forma possível....
Admiro muito Robério, Aderbal e Frederico Pernambucano......grandes historiadores..,..
Nenhuma só lixo era todos bandidos lixo
Muito bom mesmo este documentário, tenho aprendido muito sobre esta parte da História do Brasil, ainda mais no ano em que comemora-se o bi centenário de nossa emancipação de Portugal. Admiro o pesquisador professor Aderbal por sua prudência na fala e na precisão com que busca apresentar os fatos.
Gosto muito dos debates do pesquisador Aderbal homem correto , íntegro fala o que sente de acordo com a análise dos fatos. Parabéns Aderbal vc e dez!👏👏👏👏🙏
Eu acredito que essa aceitação tanto de cangaceiros como volantes e suas respectivas famílias, seja Aderbal tanto em sua aparência como sua voz transpira confiança, sinceridade e acima de tudo verdade, então agradecemos todo seu esforço para trazer o cangaço com os depoimentos de pessoas que viveram e fizeram parte desse momento nos sertões nordestino.
Minha conclusão é que as maiores vítimas tanto dos cangaceiros como das volantes foram os sertanejos - homens, mulheres e crianças... Lamentável porém é a história que não pode ser esquecida para que possamos aprender e jamais deixar acontecer isso novamente.
Sou de Divinópolis, MG, si um dia eu poder conhecer Aderbal este historiador será um grande prazer,
Sou de São Paulo adoro acompanhar a história do cangaço ....
Parabéns pelo vídeo e pelas informações Aderbal; memo de forma lacônica seus resumos são absolutamente coerentes. Obrigado por seu empenho e por compartilhar seus ricos conhecimentos.
Parabéns Aderbal, excelente trabalho como sempre perfeito. Muito bom escutar essas histórias de um sábio como vc, um grande abraço.
Grande Aderbal! Admiro muito seu trabalho sua honestidade com seus relatos e os documentários...
Obrigado, nossa historia tem que ser conhecida.
Parabéns Sr.Aderbal , por todos estes anos de pesquisas e compartilhamentos.
Obrigado.
O documentário foi ótimo, os relatos foram ligados uns aos outros e assim prova sua veracidade! Show o documentário! Parabéns pela sua sensatez Aderbal.
Fantástico, que sensacional já amo as histórias do cangaço, depois dessa matéria aí é que eu quero me aprofundar mais ainda .
Mais um vídeo inédito para mim, grato Professor Aderbal, por dividir seu conhecimento, sobre o Cangaço e a Cultura Nordestina! Abraço!
Bom dia Mestre Aderbal,
Estou aproveitando este período de isolamento para estudar o Cangaço. E parece que quando a gente começa não quer mais parar. Obrigada pela dedicação nas suas pesquisas, são historiadores como o senhor que não deixam o passado ser esquecido em vão. Eu acredito que o historiador faz parte da história.
Vou assistir à mini série e aos filmes que o senhor indicou. E ouvir com mais atenção a música Mulher Nova, bonita e carinhosa!!
Obrigada Mestre.
Legal Sandra. Nossa história apesar de todo sofrendo é nossa, valeu.
Parabéns pelo belíssimo documentário ( angicos 80 anos ) me emocionei quando assisti obg.
Obrigado pelas palavras
@@CangacoAderbalNogueira boa viagem , aproveite aí e Deus abençoe na ida e na volta
Realmente e uma verdadeira aula parabéns professor Aderbal só seu fã.
Obrigado tamo junto
Eu sou Pernambucano moro em São Paulo a 20 anos
Meu sonho é conhecer Ângico
Só seu Fran por tudo que vc fez pela estória do cangaço
Obrigado e quando puder vá a Piranhas e Angico
Professor admirável! Sempre compromissado com a História. Pareceu-me um ar saudoso no minuto 54:43, deve ser difícil depois de conhecer tanta gente honrosa saber que estão ficando para trás no tempo, pelo menos em matéria pois em memória jamais serão esquecidos!. (Obs: Eu fui em Canudos! rsrsrsrsrsrs)
Obrigado pelas boas palavras.
@@CangacoAderbalNogueira Professor Aderbal seria pedir muito quando o senhor passar aqui pelos rumos de Feira de Santana me avisar? Seria um prazer poder almoçar com o senhor! Fique com Deus!
@@alessandroferreira6667 Será um prazer amigo. Gravei um programa em Feira de Santana para o Caminhos Guanabara aí na cidade, logo postarei aqui no canal, abraço e obrigado
Sensato demais mesmo o Aderbal...explica de uma forma que pelo menos eu consigo visualizar as situações...bom demais mesmo.
Aderbal sempre coerente e acertivo. Admiro demais esse pesquisador. Parabens Aderbal!
Parabéns Aderbal Nogueira Grande pesquisador imparcial coerente e objetivo...
Aderbal a coisa que mas adimiro no homem a seriedade e VC Rapas mim paresse um cara honesto.
O que e muito raro eu tenho 51... anos mas meus pais mim educaram de uma forma que eu abominasse a mentira e eu odeio as pessoas que mentem.
Tio Adolfo me disse que o filme lampião era exatamente no mesmo jeito até ele disse fio da pesti e lampião toudo eu vi Eli disendo isso e ele viveu nessa época.
Tio Adolfo era meu tio avô.
Vc contato essa história pra mim Tou vendo os mas velhos contarem daqui de João Sá para Canudos são 150.. Km...
Tenho muits ags na chão... Aderbal parabéns amigo parabéns mesmo... José Augusto Rozendo Cel João Sá BA.
Kkkkk gosto muito da forma como Aderbal, conduz seus comentários, direto, sem rodeios ! Direto ao ponto.
ardebal nogueira grande grande pesquisador do Cangaço e comentarista de primeira qualidade é o nosso amigo Aderbal Nogueira um grande abraço colega
Muito bom , contínuo amando mais as histórias do cangaço depois desse video.
Agradecido, valeu.
Vendo essa a entrevista do professor Aderbal aqui, dá pra imaginar, pelo menos um pouco, o incrível trabalho que ele tem realizado ao longo de trinta anos na pesquisa e documentação da história do Cangaço. É graças a pessoas como Aderbal que o Cangaço, como fenômeno histórico e cultural jamais será esquecido. Obrigado, mestre.
Eu que agradeço suas palavras e espero que esse trabalho ajude a todos aqueles que tem interesse em nossa história.
Belo trabalho, Sr Aderbal. Obrigada por compartilhar seu trabalho.
Gostei muito quando você disse que o Bezerra estava no lugar certo e na hora certa, pois os nazarenos foram os melhores volantes que existiram no nordeste, sem dúvidas! A ordem realmente partiu do ditadura Vargas!
Angico 80 anos, me esclareceu tanto! História contada por quem viveu, parabéns pelo esforço.
Obrigado
O que percebo nos pesquisadores do cangaço é que vários deles querem criar a sua própria versão dos fatos para se diferenciarem uns dos outros, mas vejo no professor Aderbal a fidelidade a verdadeira versão do ocorrido. É um pesquisador íntegro, fiel aos fatos e sem ambição de querer ser maior que os personagens. Parabéns professor Aderbal, continue sempre assim.
Agradeço suas palavras
Aderbal você é espetacular histriador sem fantasia,sofisma e se preocupa sempre em falar a verdade sou um fã modesto aqui de Juazeiro do norte.
Agradeço suas palavras. Sempre pesquisando e aprendendo a cada dia, valeu.
Sr.Aderbal agradeço muito pelas informações, trabalho grandioso!
Valeu Luiz, tamo junto
Parabéns Aderbal!
Show de bola, concordo em gênero, número e grau.
Aderbal, venho acompanhando seus trabalhos sobre o cangaço, excelentes! Muito sensato e pé no chão nas colocações. Parabéns e continue sempre com suas matérias.
Suas palavras me servem de incentivo, obrigado.
Eu curto primeiro e depois assisto haha e nunca me decepciono ! Os vídeos do Aderbal São muito bons ! Ele sabe apresentar o conteúdo de maneira a apresentar o cangaço como ele foi ! Tem outros canais que endeusam cangaceiros como se fossem exemplos para a humanidade ! Já o Aderbal é mais realístico ! Parabéns ! Obrigado por disponibilizar esses conteúdos ! Um abraço !
Entrevistador você é bom continue assim você representa o nordeste. Até sua aparência é familiar pra todos nordestinos. Abraços.
Aderbal, você é um grande estudioso do assunto. Seus comentários são lúcidos, transparentes e baseados em fatos exaustivamente estudados. Parabéns MESTRE.
Obrigado
Aderbal gosto muitos dos seus vídeo parabéns por cada vídeo por cada entrevista
Veleu.
Caro Aderbal, sou um admirador incondicional do seu trabalho e pela forma como vc trata o assunto!
Agradeço suas palavras, valeu.
Aderbal Nogueira,gostei da expressão "vontade política!" é pura
verdade, acredito na maior parte da sua versão sobre o cangaço.
Obrigado Jorge
Olá Aderbal! Você está de parabéns com seus materiais. Você desmistifica a história do cangaço e vejo que os livros didáticos transformam Lampião e Maria Bonita em heróis. Já assisti alguns documentários aqui do RUclips inclusive 80 Anos Angico e gostei demais. Seu trabalho abre a mente. Obrigado por contribuir com seus estudos para o real entendimento da história do cangaço no Brasil.
Agradeço suas palavras.
obrigado Aderbal mas um show de video,,lampião morreu porque chegou seu dia, ele era inteligente o seja oque for, mas ali em 38, chegou sua hora. parabens mestre Ardebal...
Obrigado pelas palavras.
pROFESSOR aDERBAL, SERENO,ASSERTIVO DESTROI IDIOTICES. PARABENS!ELA COERENCIA.
Fantástico, é uma pena que estou vendo só agora! Parabéns Aderbal!
O mestre Aderbal tem um ótimo trabalho e uma visão histórica bastante bastante apurada. O cangaço é um condomínio histórico riquíssimo, não só para a história do Brasil, mas, do mundo.
Obrigado
Parabéns Aderbal vc é um pesquisado excelente pra mim só tem vc almari
Somos muitos amigo, faço parte de um grande time. Valeu
Parabéns prezado pesquisador, muita sensatez, sem enfeite; minha opinião é que Lampeao foi um sujeito do lado da marginalidade, porém muito sábio nas suas artimanhas!!! Estrategista nato!!!
Obrigado amigo.
@@CangacoAderbalNogueira muito bom; sou admirador do tema e tenho sua mesma linha de raciocínio
@@roberiopessoa2246 tamo no mesmo time.
Otimo pesquisador, tem toda minha credibilidade.
Obrigado. Amanhã às 2h faremos bate papo ao vivo sobre Angico
Aderbal sempre muito coerente 👏👏 bom historiador
Sr.Aderbal Nogueira muito obrigado pela sua resposta, muito importante esse esclarecimento sobre Joca Bernardes.
Disponha no que puder ajudar.
É triste ver que não aproveitaram como deveriam o encontro com Aderbal, muito bom saber que existe documentário da autoria de Aderbal sobre Canudos. Sem dúvidas o documentário 80 anos de Angico merecia um prêmio!
Melhor pesquisado do cangaço na minha opinião, gosto dos seus vídeos principalmente aquelas entrevista com candeeiro.
Agradeço a deferência Helio, obrigado. Divulgue a história do Cangaço, ela faz parte da história nordestina.
Meu grande amigo Aderbal admiro muito o seu trabalho
e que Deus continui lhe iluminando sempre
@@deusimaroliveira4769 Obrigado camarada
Beto Salvou o "âncora" kkkkk.
Professor Aderbal. O senhor é o responsável por eu gostar tanto do tema cangaço.
A sua idoneidade é o que mais me facina e para mim o senhor e o pesquisador professor contemporâneo ( para mim ) que é mais importante, no sentido de que ao demonstrar tamanha responsabilidade e coerência no conteúdo postado para nós o senhor testifica a sua importância, não só para mim mais para a próxima geração de pesquisadores e entusiastas do tema cangaço.
Eu já assisti a os seus vídeos várias vezes ( cada um deles ) e nunca vir uma incoerência ou tendência quer seja para o Cangaceiro ou Volante.
Muito obrigado por compartilhar de suas experiências e aprendizados, vou levar isto para os anos que me resta de vida e faço questão de compartilhar o seu conteúdo a amigos e conhecidos, sul centro-oeste e sudeste.
Estou esperando, caso eu sobreviva para isso, por seus vídeos "secretos", eu sei que irão me enriquecer e que irão me alimentar com o conhecimento do autêntico cansaço.
Refiro-me a os depoimentos no qual o senhor prometeu só relatar após o falecimento dos "personagens" principais do tema.
Forte abraço deste seu admirador Erivanaldo.
Professor Aderbal respeitosos cumprimentos. Sou leitor assíduo dos seus escritos e espetador incondicional dos seus vídeos. De um modo geral concordo com o senhor, todavia, neste programa, permito-me retocar duas afirmações sem pretender desvalorizar o excelente programa e as suas opiniões.
1º- Penso que o tiro no abdomen se atingir a coluna vertebral e destroçar o espinal medula provoca morte instantânea, Também se romper a artéria abdominal a hemorragia provoca a morte em questão de segundos.
2º- Se o projéctil que atingiu Lampião foi disparado por arma de repetição, de fato, quem o alvejou sabe que foi ele.
Se foi disparado por metralhadora é difícil porque normalmente é tiro instintivo e não apontado.
Obrigado pelo seu excelente e honesto trabalho e por todo o conhecimento que me tem sido proporcionado sobre a história do vosso maravilhoso país.
Francisco Silva
Portugal
Agradeço suas palavras. O tiro no abdômen poderia matar Lampião? Claro que sim, em segundos ou em horas. Mas a afirmação de quem estava lá confirmar que Panta atirou enquanto ele ainda "estribuchava" é fato. O amigo assistiu as 2 palestras que publiquei recentemente? Desculpa a demora em responder.
Aderbal, admiro seu respeito por todos os seus entrevistados.
Descobri hoje esse canal e estou encantada com a qualidade e riqueza das postagens!! Muito conhecimento!!
Obrigado, tentamos mostrar um pouco dessa história triste que aconteceu no nordeste brasileiro.
@@CangacoAderbalNogueira vc sabeo nome do cobra verde? Era meu tio avô
@@ceciliamaria7527 Copiei de Ítalo Pontes - ENTREVISTA DO CANGACEIRO “COBRA VERDE “.
ENTROU NO CANGAÇO PARA GANHAR UNS “ COBRES “, E, NA MADRUGADA DO TIROTEIO EM ANGICO, FOI BUSCAR O LEITE no dia 28 de Julho de
1938)
COBRA VERDE tinha apenas 21 anos de idade , segundo nos declarou... Há dois anos e 10 meses que é cangaceiro. Natural de Piranhas-AL, fazia parte do grupo de Moreno. O primeiro combate que teve foi no povoado Navio, com a força do sargento Negrinho.
Perguntamos a ele por que abandonou a vida pacata da cidade para viver como bicho na caatinga, ao que ele respondeu, em sua própria linguagem:
“- Eu era operário da Fábrica da Pedra e ganhava de dez a quatorze mil réis por semana. Era um aperreio para mim, rapaz novo e que queria viver limpo como os outros. Era muito injustiçado na vida. Por isso resolvi ser bandido para ver se arranja uns cobres. Achei boa a vida. Cheguei a possuir dois contos de réis, fora o “ouro“.
Conta que nunca maltratou alguém, e que vivia no cangaço só para arranjar “uns cobres“. Disse que fez diversos saques, alguns com Luiz Pedro. No último apresentou aos bandidos, apenas nove contos de réis, escondendo o resto. O chefe era muito bom, mas era muito sabido.
Declarou-nos, ainda, que esteve no Combate de Angico (quando morreu Lampião). Não dentro do cerco, mas fora porque fora buscar LEITE muito cedo para a tropa, a mandado do Capitão. Quando foi chegando no coito viu a bagaceira (tiroteio) de longe, saiu correndo para a Fazenda Cuiabá, onde encontrou Balão e outros que, igualmente, haviam fugido do tiroteio. - O Grupo - continua - era composto de 42 homens e 07 mulheres. Com a morte de Lampião esfacelou-se o cangaceirismo no nordeste, porque era o “chefe“ que fornecia e dava ordens a todos os grupos de cangaceiros.
O desejo de COBRA VERDE é trabalhar honestamente. Não quer voltar para o sertão.
@@CangacoAderbalNogueira Obrigada a der aderbal , e você sabe o nome dele ?
Aderbal um dos três melhor pesquisado
Muito bom senhor Aderbal , parabéns exemplo de comportamento mostrando a história sem preferência de lados
Obrigado valeu.
Um verdadeiro show cultural 👏👏
Trabalho fantástico. Venho acompanhando o senhor há algum tempo. Parabéns!
Aderbal Nogueira, muito coerente... parabéns pelo trabalho.
Obrigado, ajude a divulgar nossa história
Boa noite! Aderbal é uma enciclopédia qd se trata em cangaço, muito conhecimento, fruto de dedicação e empenho
Palavras como as suas fazem todo o esforço ter válido a pena, obrigado. Somos sempre eternos aprendizes.
Escutar o senhor por uma hora Aderbal,e muito maravilhoso, tem q ter toda semana uma entrevista dessas,com variados temas sobre o cangaço....e sobre todos entrevistados se abrirem com vc,e pq eles estavam sentindo o trabalho sério q vc está realizando....coisas do CRIADOR .
Obrigado, vou pensar na sua ideia de sempre abordar um tema, obrigado.
Aderbal Nogueira, o senhor já houvera esclarecido que lampião não usava metralhadora e novamente enfatizou isso, aos 5:00, daí, surge-me uma reflexão: o que Lampião fez com a metraladora saqueada da volante no Poço do Mel???
Gratidão por todo o trabalho do senhor.
Massa demais ouvir esses caras... Top top
Aderbal, eu digo parabéns pelo trabalho que você desenvolveu sobre o cangaço, esclarecendo os "pontos de interrogação" que pairam até os dias de hoje.
Abraços de Fortaleza - CE!
Tiro o chapéu, Para o senhor Aderbal Nesse Assunto ele está preparado.
Sem palavras!!
Aderbal é realmente uma fonte sobre o tema cangaço.
Um eterno aprendiz amigo, obrigado pelas palavras.
Parabéns a Aderbal pelo trabalho. Fico imaginando a preciosidade que deve ser o seu acervo.
Obrigado Humberto. Esse acervo pertence a nossa história, valeu.
Ó eu denovo aqui para rever este vídeo.
Aderbal , seus vídeos trouxeram a história do cangaço para a atualidade
Parabéns Aderbal Nogueira pela excelente entrevista!
Eu que agradeço suas palavras.
Vendo essa entrevista , comparo a uma seguinte sitação , um Pelé em sua época ja de Rei , indo fazer uma partida de apresentação num país que em nada entendiam de futebol , nem mesmo os Treinadores e , ele pegou a bola , fez 10 gols na partida , salvou o espetáculo , e ensinou aos demais participantes de como realmente se fazia as coias. Foi o que Aderbal fez nessa entrevista !
Excelente vídeo. Análise coerente e ponderada. Parabéns.
Agradeço seu comentário.
Muito bom! Parabéns Aderbal!
Show de programa, Aderbal a letra da música de Zé Ramalho é do poeta popular Otacílio Batista!
Aderbal é o Benjamin Abraão da atualidade. Já se enroscou com muitos astros do cangaço para registrar e produzir seus documentários. Parabéns amigo!
Que legal! Parabéns!!! Grande Aderbal! Graças à seus vídeos eu aprendi muita coisa sobre a história do Cangaço! Vejo e revejo sempre todos os vídeos! Grande Abraço desde Chile!
Vou passar pelo Chile breve rrss
@@CangacoAderbalNogueira tenha a minha casa como um coito do Bem kkkkk! Bienvenido siempre!
@@digueiro obrigado, mas estarei gravando na Carretera Austral, vai ser uma longa viagem até Ushuaia. Valeu
@@CangacoAderbalNogueira boa Viagem e boas gravações! Dizem que é lindo demais lá!
@@digueiro obrigado
Ah... Agora descobri como Aderbal conheceu candeeiro... Muito legal esse testemunho... Candeeiro era uma pessoa fora de série... Parabéns por ter sido amigo do candeeiro... Aquelas risadas dele, muito legal...
Parabéns, o programa está excelente, muito bem produzido!
Foi bom participar.