Eu conheço bem esse jeitinho do francês em diminuir o estrangeiro e a cultura dele 😂 Eu sou casada com um francês e uma vez ele recebeu uma ligação de um grupo de amigos, que estavam reunidos em um jantar. E ele me puxou para dar um oi pra galera e eu, toda simpática, compartilhei que estava estudando francês e esperava estar falando melhor a língua para o nosso próximo encontro na França. E logo escutei uma das amigas respondendo um: “j’espere”. Quando desligamos a chamada, eu falei pro meu marido que eu entendi o que ela falou e que eu queria que ele perguntasse pra ela o que ela quis dizer e exatamente… ele enrolou até não poder mais, mas quando estávamos finalmente na França, ela nos convidou para almoçar na casa dela e eu disse que eu iria apenas se ele esclarecesse a questão 😂. Ela obviamente ficou “ofendida”, disse que eu entendi errado e que não quis inferir nada demais… se é verdade ou não, não sei. Mas achei bom ter exposto pra já cortar qualquer mal pela raíz. Outro caso, foi quando um colega de escola do meu marido visitou o México (aonde morávamos antes). E ele chamou o meu marido pra tomar uma cerveja e quando chegamos no bar, ele estava com a namorada e com uma outra amiga francesa, que tb morava no México. As coisas já ficaram estranhas quando eles apenas me cumprimentaram e voltaram a se falar em francês como se eu não estivesse ali. Meu marido nem percebeu a exclusão e me perguntou se eu estava gostando e eu disse que não, estava legal apenas pra ele. Mas eu acho que o colega percebeu… Aí eles finalmente, depois de muito tempo, começaram a puxar papo comigo e não sei pq, começamos a falar sobre para aonde iríamos no futuro e sobre filhos e quando eu disse que para mim seria importante que o meu filho falasse o português, eles começaram a tirar sarro do tipo “mas quem no mundo fala português?” Ou “ é mais importante que aprenda francês e inglês, e não português … para que!?”… detalhe, eu falo 4 línguas e eles nem inglês sabiam direito… mas mesmo assim acham uma forma sútil de diminuir a sua cultura. Meu marido saiu do encontro traumatizado 😂😂 e agora entende bem sobre o pq a fama dos franceses é tão ruim, além de estar mais preparado para rebater situações desagradáveis, se necessário
Obrigado por compartilhar essas experiências... São importantes pra quem ainda não passou por algo parecido, mas pode passar. TB acho muito importante o filho, mesmo num país estrangeiro, falar a língua do pai e da mãe, pois é uma herança cultural importante e que irá ligar e conectar pais e filho. Afinal , nosso idioma fala de nossa história, de quem somos, de onde viemos....
Jéssica, boa tarde como vai? Vi seu video e me identifiquei com o 2o ponto. Trabalho como pesquisador CDD de 1 ano em um pós-doutorado - vim com Visto de Talent Chercheur. Porém, meu diploma é da Unicamp (instituição brasileira). Mesmo chegando falando francês desde o primeiro dia, existe realmente essa hierarquia e ironia veladas na cultura francesa. Talvez por eu falar um francês muito formal, fui isolado no ambiente de trabalho em 2 meses. Mesmo com as ironias sutis, sempre respondi com educação e penso que isso só piorou as coisas aqui. O engraçado é que mesmo estrangeiros fazem os pontos mencionados no video, o que soa irracional para mim. A boa notícia é que meu último dia é nessa 2a feira 30/10/2023, e noto neles uma espécie de arrependimento, como se eles fossem perder alguém educado e honesto. Pior que não parece ironia, porque eles perguntam toda hora porque vou embora e o porquê de retornar ao Brasil sem um emprego ao invés de tentar procurar algo por aqui - no mínimo umas 20 vezes nas últimas 2 semanas. Contudo, cansei e não preciso me sujeitar a este tratamento. Certamente serei mais valorizado fora desse ambiente de pesquisa (humanamente falando). Não posso totalizar e falar que toda a França seja assim, a maioria dos franceses são bons. Entretanto, 99% da minha vontade de voltar ao Brasil vem do ambiente de trabalho ruim. Se eu pusesse dar uma dica adicional é chegar como um CDI e com um diploma já validado na França ou UE. O desrespeito será muito menor. Do mais, obrigado pelo depoimento e tudo de bom a você e sua família!
Nossa, muito obrigada pelo seu comentário, mesmo estando aqui há muito tempo eu me emocionei fazendo esse video... Eu tenho ctz que eles estão perdendo, pois sei que nós estamos acostumados a trabalhar muito mais que eles Acho que não é muito comum para nós esse ambiente hostil, mas velado então é dificil se adaptar e principalmente se integrar, eu demorei muuuuito Coma muito pao de queijo por mim! E boa viagem!
obrigada pelo seu comentário! estou indo trabalhar na frança em breve e adorei ler sua experiência… muito bonito vc conservar a sua autenticidade mesmo num ambiente hostil. espero que esteja bem no brasil!
Meu filho é bolsista de pós- doutorado na Universidade de Lion, é super respeitado, mas gente desse nível fluente em Francês e Ingles é bem vindo em qualquer país do mundo , já a xenofobia contra imigrantes africanos e asiáticos corre solta
@@OuiJeje2023 No you tube há vários nichos o meu mesmo é completamente diferente do seu, mas eu sigo vários nichos e seu nicho é muito interessante tu falas da tua vida na França e isso trás emoção e humanização, é o que atrai. É isso aproxima as pessoas ao teu canal. Sem contar que a gente apreende muito com a tua história de vida como estrangeira na França. E bem legal seu nicho, teus vídeos são bem produzido, bem editado tem tudo pra ser um sucesso. Está de parabéns! 👏
Eu conheço bem esse jeitinho do francês em diminuir o estrangeiro e a cultura dele 😂
Eu sou casada com um francês e uma vez ele recebeu uma ligação de um grupo de amigos, que estavam reunidos em um jantar. E ele me puxou para dar um oi pra galera e eu, toda simpática, compartilhei que estava estudando francês e esperava estar falando melhor a língua para o nosso próximo encontro na França. E logo escutei uma das amigas respondendo um: “j’espere”.
Quando desligamos a chamada, eu falei pro meu marido que eu entendi o que ela falou e que eu queria que ele perguntasse pra ela o que ela quis dizer e exatamente… ele enrolou até não poder mais, mas quando estávamos finalmente na França, ela nos convidou para almoçar na casa dela e eu disse que eu iria apenas se ele esclarecesse a questão 😂. Ela obviamente ficou “ofendida”, disse que eu entendi errado e que não quis inferir nada demais… se é verdade ou não, não sei. Mas achei bom ter exposto pra já cortar qualquer mal pela raíz.
Outro caso, foi quando um colega de escola do meu marido visitou o México (aonde morávamos antes). E ele chamou o meu marido pra tomar uma cerveja e quando chegamos no bar, ele estava com a namorada e com uma outra amiga francesa, que tb morava no México.
As coisas já ficaram estranhas quando eles apenas me cumprimentaram e voltaram a se falar em francês como se eu não estivesse ali. Meu marido nem percebeu a exclusão e me perguntou se eu estava gostando e eu disse que não, estava legal apenas pra ele.
Mas eu acho que o colega percebeu… Aí eles finalmente, depois de muito tempo, começaram a puxar papo comigo e não sei pq, começamos a falar sobre para aonde iríamos no futuro e sobre filhos e quando eu disse que para mim seria importante que o meu filho falasse o português, eles começaram a tirar sarro do tipo “mas quem no mundo fala português?” Ou “ é mais importante que aprenda francês e inglês, e não português … para que!?”… detalhe, eu falo 4 línguas e eles nem inglês sabiam direito… mas mesmo assim acham uma forma sútil de diminuir a sua cultura.
Meu marido saiu do encontro traumatizado 😂😂 e agora entende bem sobre o pq a fama dos franceses é tão ruim, além de estar mais preparado para rebater situações desagradáveis, se necessário
Obrigado por compartilhar essas experiências... São importantes pra quem ainda não passou por algo parecido, mas pode passar. TB acho muito importante o filho, mesmo num país estrangeiro, falar a língua do pai e da mãe, pois é uma herança cultural importante e que irá ligar e conectar pais e filho. Afinal , nosso idioma fala de nossa história, de quem somos, de onde viemos....
Pois kago direto pros fraceses !
Não tenho a menor dificuldade 😂😂😂😂😂
Eu entendo isso e ja passei por coisas assim, no meu caso, infelizmente meu marido nunca percebeu e ficou chateado comigo por reclamar dos amigos dele
Jéssica, boa tarde como vai? Vi seu video e me identifiquei com o 2o ponto. Trabalho como pesquisador CDD de 1 ano em um pós-doutorado - vim com Visto de Talent Chercheur. Porém, meu diploma é da Unicamp (instituição brasileira). Mesmo chegando falando francês desde o primeiro dia, existe realmente essa hierarquia e ironia veladas na cultura francesa. Talvez por eu falar um francês muito formal, fui isolado no ambiente de trabalho em 2 meses. Mesmo com as ironias sutis, sempre respondi com educação e penso que isso só piorou as coisas aqui. O engraçado é que mesmo estrangeiros fazem os pontos mencionados no video, o que soa irracional para mim.
A boa notícia é que meu último dia é nessa 2a feira 30/10/2023, e noto neles uma espécie de arrependimento, como se eles fossem perder alguém educado e honesto. Pior que não parece ironia, porque eles perguntam toda hora porque vou embora e o porquê de retornar ao Brasil sem um emprego ao invés de tentar procurar algo por aqui - no mínimo umas 20 vezes nas últimas 2 semanas. Contudo, cansei e não preciso me sujeitar a este tratamento. Certamente serei mais valorizado fora desse ambiente de pesquisa (humanamente falando). Não posso totalizar e falar que toda a França seja assim, a maioria dos franceses são bons. Entretanto, 99% da minha vontade de voltar ao Brasil vem do ambiente de trabalho ruim.
Se eu pusesse dar uma dica adicional é chegar como um CDI e com um diploma já validado na França ou UE. O desrespeito será muito menor.
Do mais, obrigado pelo depoimento e tudo de bom a você e sua família!
Nossa, muito obrigada pelo seu comentário, mesmo estando aqui há muito tempo eu me emocionei fazendo esse video...
Eu tenho ctz que eles estão perdendo, pois sei que nós estamos acostumados a trabalhar muito mais que eles
Acho que não é muito comum para nós esse ambiente hostil, mas velado então é dificil se adaptar e principalmente se integrar, eu demorei muuuuito
Coma muito pao de queijo por mim! E boa viagem!
obrigada pelo seu comentário! estou indo trabalhar na frança em breve e adorei ler sua experiência… muito bonito vc conservar a sua autenticidade mesmo num ambiente hostil. espero que esteja bem no brasil!
Brasileiro quando escutam o NÃO, a gente faz vir SIM. 😉 o povo do planeta tem que aprender isso, brasileiro e 100%. 😁
Te acho muito forte. Parabéns pela persistência e resiliência 🙏
A música de fundo kkkkkk você é ótima
EXISTE e MUITO !!!!!😮
Meu filho é bolsista de pós- doutorado na Universidade de Lion, é super respeitado, mas gente desse nível fluente em Francês e Ingles é bem vindo em qualquer país do mundo , já a xenofobia contra imigrantes africanos e asiáticos corre solta
Passei férias de final de ano com uma família francesa e foi inesquecível!!! Fiquei passada!😂
Amei seu vídeo e esse final haha
Olá Amiga , irei para o meu aniversário em Paris , vc pode me ajudar . Obrigada por sua atenção.
Adorei o final depois do primeiro final....kkkkkkk.... Receita de empoderamento
Seus vídeos são incríveis! Estou indo pra França em alguns meses, ainda não sei falar muito bem a língua mas suas dicas são maravilhosas! Obrigado 🙏🏼
Ameeeei seu video❤
A questão é essa em todo lugar: não baixar a cabeça e não se diminuir. Sempre colocar o outro no lugar dele.
Eu tenho dupla nacionalidade, e passo por tudo isso aqui em Portugal. Eles reclamam da língua portuguesa do Brasil.
Eu também faço questão de falar com o sotaque brasileiro.
Adorei
Amei seu video
Ótimas dicas. Parabéns!
Adorei as dicas do final do video. 😂
Muito obrigada =D precisamos usar nosso jeitinho hahah
Eu prefiro um cão de amigo que um francês....
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muy bien
Eu amei obg pelas dicas 😊😊😊
Maravilhosa!!! Eu tenho ctz que vc vai tirar de letra como sempre
Os franceses são barritas com os gaúchos. 😊
Muito interassante seu canal, parabéns pelo seu canal. 🤗
Muito obrigada! Vc não acha que tem muito nicho diferente? To confusa
@@OuiJeje2023 No you tube há vários nichos o meu mesmo é completamente diferente do seu, mas eu sigo vários nichos e seu nicho é muito interessante tu falas da tua vida na França e isso trás emoção e humanização, é o que atrai. É isso aproxima as pessoas ao teu canal. Sem contar que a gente apreende muito com a tua história de vida como estrangeira na França. E bem legal seu nicho, teus vídeos são bem produzido, bem editado tem tudo pra ser um sucesso. Está de parabéns! 👏
👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼