Atenção, se você não consegue classificar pelo plugin, pode usar outra ferramenta como o Orfeo ToolBox no QGIS (eu recomendo inclusive): ruclips.net/p/PLhOD9tBaOaPubDIsdUYIMkkBMN58BXltT&si=W9Ct9ABLUCF1a54t
arrasou amigaaa!!! você é tudo na minha vidaaa!!!! precisava fazer uma atividade pra faculdade, e você me salvou. são 04h da manhã e falta 2 horas pra aula. obrigadooo!!!! que Deus te abençoe muito
Parabéns pelo vídeo, eu não conhecia esse complemento, utilizava sempre o SCP que demora muito e apresenta o mesmo resultado. Agora vou migrar de complemento! Obrigado!!!
Obrigada pelo comentário. O SCP é muito bom também, só que ele faz desde o pré-processamento da imagem até a validação de mapa. Já o Dzetsaka é só para classificação, então dependendo do objetivo ele é mais viável mesmo.
Admiro muito a qualidade do seu trabalho. Por isso lhe pergunto como posso delimitar uma área de satélite e criar um shape de uma mesorregião, especificamente a Mesorregião Nordeste Paraense. Pois ela, não aparece no formato shp no site do IBGE. Obrigada pela atenção. Abraço.
Obrigada Khety, poderia explicar melhor o que seria "delimitar a área de satélite"? Sobre o shapefile de mesorregião, o melhor mesmo é usar um já existente e oficial. O IBGE faz isso para todo o Brasil e você pode baixar no portal de mapas: portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage. Vá em Organização do Território > Malhas Territoriais > Malha de mesorregião > Pará. Se realmente não encontrar, você deve verificar em alguma fonte do governo quais municípios fazem parte dessa mesorregião e dissolver os polígonos: ruclips.net/video/SC8LZiwkidQ/видео.html
@@Geoaplicada Eu estava tentando delimitar a região pelo google earth e me pareceu inviável. As suas orientações devem me ajudar a alcançar o objetivo. Porém, não estou conseguindo ver a exibição das imagens das camadas, até instalei diferentes versões, mas esse problema continua. Será que isso tem solução, estou quase desistindo. Mas muito obrigada pelos esclarecimentos. Abraço.
Khety, sugiro abrir um projeto em branco, inserir uma base de limites municipais do IBGE e depois disso usar uma imagem do Google usando o plugin Quickmapservices (ruclips.net/video/oxBZ2v7xcDs/видео.html). Veja se consegue visualizar a área.
Oi! gosto muito do seu trabalho, parabéns! Me diga como eu faço para essa ferramente funcionar no qgis 3.4? Tem outra forma, pois não consegui fazer as classes aparecerem no raster final. Creio que não habilitei o Dzetsaka correto... Help me!
Oi Sandra, acabei de fazer o teste no QGIS 3.4 e funcionou. Geralmente quando o arquivo aparece todo preto é porque as amostras não foram suficientes para classificar. Tente aumentar a quantidade e variar no tamanho dos polígonos, ok?
@@sandramonteiro3387, não. É exatamente este procedimento do vídeo... Tenta atualizar o plugin ou usar outra imagem para saber se o problema é no arquivo que você está usando.
Excente video ...parabéns novamente. Didática e conteúdo incríveis...sem falar no nosso sotaque nordestino "o melhor" Gostaria de saber se essa classificação tbm funciona com Ortomosaico de drones, pois estou realizando amostras de percentual de areas de solo e cana de açúcar. Estou fazendo alguns testes com esse plugin e um outro que vc mostrou em outro video ( report)
Olá Lucas, obrigada! Creio que funcione com qualquer imagem georreferenciada, mas as composições coloridas ajudam a diferenciar melhor os objetos. Sugiro que você veja os vídeos sobre segmentação e classificação de imagens pelo Orfeo, o resultado é bom: ruclips.net/video/-03FWgOUJ5A/видео.html e ruclips.net/video/gxtKXDdr5WE/видео.html
Olá! Uma das classificações ultrapassou o limite da camada, (minha área esta dentro de um quadrado colorido). Como arrumar isso? Já coloquei "0" no campo de Sem valor de dados adicionais. Obrigada pela aula!
Olá Marcela, você pode recortar o raster a partir do shapefile (este procedimento funciona com qualquer tipo de raster georreferenciado): ruclips.net/video/_p-eT7_vY2Y/видео.html
Oi. Será que essa classificação sairia bem para classificar dunas vegetadas e não vegetadas utilizando imagens do Google Earth georreferenciadas? Pretendia fazer essa classificação que você ensinou e depois aquele cálculo de área classificada que você mostrou em outro vídeo para descobrir a porcentagem de vegetação nessas dunas e fazer um comparativo de 10 anos.
Oi Gabriela. A classificação é melhor usando composições coloridas, no Google Earth é exportada uma única imagem, não dá para fazer a composição colorida com as bandas. Porém, como seu interesse é obter duas classes (vegetação e não vegetação) pode ser que funcione. Eu (Jocilene) já fiz algo parecido com cobertura vegetal urbana, mas segmentei a imagem antes e usei o ArcGIS, segue o link da minha dissertação, pode ajudar na construção da sua metodologia: repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24028 Obs.: tenta com o QGIS.
@@Geoaplicada Olá, muito obrigada mesmo por responder, você deu uma luz pro meu TCC. Vou dar uma olhada na sua tese, com certeza vai me ajudar sim. Você tem algum vídeo ensinando como realiza a segmentação? Eu tenho um nível bem básico no Qgis, então eu vou realizando as coisas através da pesquisa mesmo kkk.
@@Gabisiston, não tenho, mas sei que o Orfeo, que dá para inserir no QGIS, faz segmentação. Já fiz segmentação no SAGA GIS, é um SIG livre muito bom para PDI.
Muito bons os seus vídeos. Sabe me dizer se, por ex, eu quiser calcular a área de cada classe que foi classificada, só transformando esse raster pra shapefile vai ser possível? Ou vou precisar de um classificador que classifique em shapefile ao invés de raster? Esse mesmo faz isso? oBG
Eu sei que vc consegue a área de cada classe pelo plugin acatama, ele serve pra verificar a acurácia da sua classificação e no relatório gerado tem a área de cada classe.
Olá, ótimo vídeo, ajudou bastante. É possível extrair essa classificação em formado de shapefile? Estou fazendo um trabalho acadêmico e gostaria de mapear e quantificar apenas as áreas verdes de uma determinada área.
Agradeço, Wallace. É possível sim, você deve ir no menu raster > converter > raster para vetor (transforma a classificação de raster em shapefile). Existe um outro plugin, chamado de Semi-Automatic Classification Plugin (SPC), que cria a classificação em raster e também em shapefile. Ainda não fiz o tutorial sobre ele, mas você pode consultar os vídeos do criador do plugin aqui: ruclips.net/user/fromgistorsfeatured Outra possibilidade é calcular a área a partir dos pixels, em breve será lançado um vídeo sobre isso aqui no canal.
Parabéns pela didática usado no vídeo! Tentei usar o mesmo passo, porém no final o plugin diz encontrar o problema. "Algo deu errado durante o treinamento. Certifique-se de respeitar estas condições: - Você tem certeza de ter apenas valores inteiros em sua coluna id? - Seu shapefile e raster têm a mesma projeção?" Já tentei de tudo e o erro persiste.
olá, obrigada. Verifica se seu raster, shapefile e projeto estão no mesmo SRC, não pode alterar apenas nas propriedades, tem que ser reprojetando. Também vale a pena reinstalar o plugin e utilizar sempre a versão LTR mais atual do QGIS, que é a 3.16.
eu queria saber se tem algum plugin que faz a classificação por formas geométricas? é q eu tenho um trabalho da facul e preciso classificar pivô central em uma determinada área
Oi Álisson, dependendo da composição colorida e do que tem ao redor do pivô, a classificação supervisionada consegue um bom resultado. Se você testou e não deu certo, sugiro pesquisar sobre segmentação de imagem e classificação orientada a objetos, que considera outros parâmetros na classificação, como forma. Não conheço plugin do QGIS que faça isso, mas sei que existe uma ferramenta de segmentação no QGIS.
Oi Caio, talvez a quantidade de amostras não seja suficiente, esteja pegando polígonos muito grandes, ou sua área seja grande demais a ponto do PC não processar. Se possível faz um teste com uma área pequena pra ver se o resultado é o mesmo.
@@Geoaplicada Ok, obrigado! É necessário utilizar o mesmo sistema de coordenadas para todas as partes? O raster, a imagem de satélite, os polígonos criados, a projeção do programa... Se sim, qual utilizar?
@@caioxpaes, é recomendado que a imagem de satélite e os polígonos estejam no mesmo SRC, mas pode ocorrer de você inserir mais uma camada, de municípios por exemplo, que esteja em um SRC diferente desses dois, não tem problema. O mais importante é que o projeto esteja no mesmo SRC da camada que você vai usar para a classificação, principalmente se houver necessidade de calcular área posteriormente. Cuidado também no uso de datum diferente, nesse caso existe deslocamento. E não existe uma projeção universal, existe aquela que mais seja adequada para a sua área. Recomendo que veja os vídeos 4, 5, 6 e 7 dessa playlist: ruclips.net/p/PLhOD9tBaOaPsGS629gPh7hZEO9ki1VVxH
Olá Lucas, você fez os seguintes testes? Aumentar a quantidade de a quantidade de amostras, testar a classificação com uma área menor, atualizar o plugin, verificar se o SRC do projeto e da camada estão iguais?
Estou usando uma imagem do google earth pro pelo qgis, eu georreferenciei ela e fiz o recorte de raster pela camada de máscara. Ao fazer esse processo ele demostra um erro e nao passa de 1% do carregamento
Olá Alice, outras pesssoas relataram problemas com o Dzetsaka na versão 3.34 do QGIS, você pode testar a classificação pelo Orfeo também: ruclips.net/p/PLhOD9tBaOaPubDIsdUYIMkkBMN58BXltT&si=W9Ct9ABLUCF1a54t
@@GeoaplicadaTentei pelo Orfeo também, não está dando certo, não sei se é uma configuração errada, busquei tutoriais de configurações também, aparentemente está tudo certo, mas não dá a classificação...
Olá Eloi, esta é uma composição colorida de imagens Landsat 8, veja como realizar a composição nesta playlist: ruclips.net/p/PLhOD9tBaOaPul2Nypgoguqcrq1ELfJN47
Olá Daniel, quanto maior a resolução mais detalhes você consegue ver e isso ajuda na classificação, mas a resolução espectral e até a quantidade de classes também influenciam. O que você não pode fazer é reamostrar os pixels para aumentar a resolução, tem que usar outro satélite de maior resolução ou fazer fusão de imagens.
@@hugomorais1187 você pode testar com outro satélite? Porque teve outra pessoa que disse que não conseguiu com imagens Planet, só para ter certeza que o problema não é a imagem. Pode usar a CBERS por exemplo: ruclips.net/video/PESkmTgOOSU/видео.html
@@Geoaplicada Consegui, obrigado! Olha eu consigo calcular as áreas classificadas? por exemplo: Classifiquei Floresta e descampado, consigo calcular quantos hectares tem em cada classificação?
Oi Kledson, veja nas propriedades da camada, aba "Informação", o "tipo de dado" do arquivo de origem e de destino. Pode ser que tenha exportado numa qualidade melhor.
@@professorlucas7195 Olá Lucas, você fez os seguintes testes? Aumentar a quantidade de a quantidade de amostras, testar a classificação com uma área menor, atualizar o plugin, verificar se o SRC do projeto e da camada estão iguais?
Atenção, se você não consegue classificar pelo plugin, pode usar outra ferramenta como o Orfeo ToolBox no QGIS (eu recomendo inclusive): ruclips.net/p/PLhOD9tBaOaPubDIsdUYIMkkBMN58BXltT&si=W9Ct9ABLUCF1a54t
arrasou amigaaa!!! você é tudo na minha vidaaa!!!!
precisava fazer uma atividade pra faculdade, e você me salvou. são 04h da manhã e falta 2 horas pra aula. obrigadooo!!!! que Deus te abençoe muito
Que vídeo perfeito. Me ajudou bastante. Didático, prático e eficiente! Ganhou um novo inscrito.
Ótimo vídeo.
Rápido e objetivo.
Parabéns pelo vídeo, eu não conhecia esse complemento, utilizava sempre o SCP que demora muito e apresenta o mesmo resultado. Agora vou migrar de complemento! Obrigado!!!
Obrigada pelo comentário. O SCP é muito bom também, só que ele faz desde o pré-processamento da imagem até a validação de mapa. Já o Dzetsaka é só para classificação, então dependendo do objetivo ele é mais viável mesmo.
Olá, muito obrigado pelo vídeo simples, mas que vai me ajudar bastante! Agradecido demais. Me inscrevi no seu canal!
Admiro muito a qualidade do seu trabalho. Por isso lhe pergunto como posso delimitar uma área de satélite e criar um shape de uma mesorregião, especificamente a Mesorregião Nordeste Paraense. Pois ela, não aparece no formato shp no site do IBGE. Obrigada pela atenção. Abraço.
Obrigada Khety, poderia explicar melhor o que seria "delimitar a área de satélite"? Sobre o shapefile de mesorregião, o melhor mesmo é usar um já existente e oficial. O IBGE faz isso para todo o Brasil e você pode baixar no portal de mapas: portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage. Vá em Organização do Território > Malhas Territoriais > Malha de mesorregião > Pará. Se realmente não encontrar, você deve verificar em alguma fonte do governo quais municípios fazem parte dessa mesorregião e dissolver os polígonos: ruclips.net/video/SC8LZiwkidQ/видео.html
@@Geoaplicada Eu estava tentando delimitar a região pelo google earth e me pareceu inviável. As suas orientações devem me ajudar a alcançar o objetivo. Porém, não estou conseguindo ver a exibição das imagens das camadas, até instalei diferentes versões, mas esse problema continua. Será que isso tem solução, estou quase desistindo. Mas muito obrigada pelos esclarecimentos. Abraço.
Khety, sugiro abrir um projeto em branco, inserir uma base de limites municipais do IBGE e depois disso usar uma imagem do Google usando o plugin Quickmapservices (ruclips.net/video/oxBZ2v7xcDs/видео.html). Veja se consegue visualizar a área.
Abraço :)
Íncrível! Esta é a forma de criar um mapa shapfile a partir de dados de uma camada raster?
Olá Victor, pode ser por classificação de imagens (como no vídeo) ou por interpretação visual (ruclips.net/video/9Ot5_3dLMu8/видео.html).
Oi! gosto muito do seu trabalho, parabéns! Me diga como eu faço para essa ferramente funcionar no qgis 3.4? Tem outra forma, pois não consegui fazer as classes aparecerem no raster final. Creio que não habilitei o Dzetsaka correto... Help me!
Oi Sandra, acabei de fazer o teste no QGIS 3.4 e funcionou. Geralmente quando o arquivo aparece todo preto é porque as amostras não foram suficientes para classificar. Tente aumentar a quantidade e variar no tamanho dos polígonos, ok?
@@Geoaplicada Tentei fazer novamente, mas não deu certo. Pode ser algum item que não habilitei na instalação do complemento?
@@sandramonteiro3387, não. É exatamente este procedimento do vídeo... Tenta atualizar o plugin ou usar outra imagem para saber se o problema é no arquivo que você está usando.
Excente video ...parabéns novamente. Didática e conteúdo incríveis...sem falar no nosso sotaque nordestino "o melhor"
Gostaria de saber se essa classificação tbm funciona com Ortomosaico de drones, pois estou realizando amostras de percentual de areas de solo e cana de açúcar.
Estou fazendo alguns testes com esse plugin e um outro que vc mostrou em outro video ( report)
Olá Lucas, obrigada! Creio que funcione com qualquer imagem georreferenciada, mas as composições coloridas ajudam a diferenciar melhor os objetos. Sugiro que você veja os vídeos sobre segmentação e classificação de imagens pelo Orfeo, o resultado é bom: ruclips.net/video/-03FWgOUJ5A/видео.html e ruclips.net/video/gxtKXDdr5WE/видео.html
@@Geoaplicada obrigado pela atenção, continue postando vídeos...
Olá! Uma das classificações ultrapassou o limite da camada, (minha área esta dentro de um quadrado colorido). Como arrumar isso? Já coloquei "0" no campo de Sem valor de dados adicionais. Obrigada pela aula!
Olá Marcela, você pode recortar o raster a partir do shapefile (este procedimento funciona com qualquer tipo de raster georreferenciado): ruclips.net/video/_p-eT7_vY2Y/видео.html
Oi. Será que essa classificação sairia bem para classificar dunas vegetadas e não vegetadas utilizando imagens do Google Earth georreferenciadas? Pretendia fazer essa classificação que você ensinou e depois aquele cálculo de área classificada que você mostrou em outro vídeo para descobrir a porcentagem de vegetação nessas dunas e fazer um comparativo de 10 anos.
Oi Gabriela. A classificação é melhor usando composições coloridas, no Google Earth é exportada uma única imagem, não dá para fazer a composição colorida com as bandas. Porém, como seu interesse é obter duas classes (vegetação e não vegetação) pode ser que funcione. Eu (Jocilene) já fiz algo parecido com cobertura vegetal urbana, mas segmentei a imagem antes e usei o ArcGIS, segue o link da minha dissertação, pode ajudar na construção da sua metodologia: repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24028
Obs.: tenta com o QGIS.
@@Geoaplicada Olá, muito obrigada mesmo por responder, você deu uma luz pro meu TCC. Vou dar uma olhada na sua tese, com certeza vai me ajudar sim. Você tem algum vídeo ensinando como realiza a segmentação? Eu tenho um nível bem básico no Qgis, então eu vou realizando as coisas através da pesquisa mesmo kkk.
@@Gabisiston, não tenho, mas sei que o Orfeo, que dá para inserir no QGIS, faz segmentação. Já fiz segmentação no SAGA GIS, é um SIG livre muito bom para PDI.
@@Geoaplicada Vou tentar com o Orfeo no Qgis! Muito obrigada mesmo pela ajuda.
Muito bons os seus vídeos. Sabe me dizer se, por ex, eu quiser calcular a área de cada classe que foi classificada, só transformando esse raster pra shapefile vai ser possível? Ou vou precisar de um classificador que classifique em shapefile ao invés de raster? Esse mesmo faz isso? oBG
Eu sei que vc consegue a área de cada classe pelo plugin acatama, ele serve pra verificar a acurácia da sua classificação e no relatório gerado tem a área de cada classe.
Olá Alexandre, obrigada. Você pode calcular a área do raster utilizando o r.report do GRASS no QGIS: ruclips.net/video/JaTpUivPtQ8/видео.html
Olá, ótimo vídeo, ajudou bastante.
É possível extrair essa classificação em formado de shapefile? Estou fazendo um trabalho acadêmico e gostaria de mapear e quantificar apenas as áreas verdes de uma determinada área.
Agradeço, Wallace. É possível sim, você deve ir no menu raster > converter > raster para vetor (transforma a classificação de raster em shapefile). Existe um outro plugin, chamado de Semi-Automatic Classification Plugin (SPC), que cria a classificação em raster e também em shapefile. Ainda não fiz o tutorial sobre ele, mas você pode consultar os vídeos do criador do plugin aqui: ruclips.net/user/fromgistorsfeatured
Outra possibilidade é calcular a área a partir dos pixels, em breve será lançado um vídeo sobre isso aqui no canal.
olá, utilizei o tutorial e tive sucesso! Esta me ajudando muito, obrigado!!!! você teria algum email para contato onde eu posso enviar dúvidas???
Olá gabriel, agradeço. Pode enviar para o e-mail jocilene@geoaplicada.com.
Parabéns pela didática usado no vídeo! Tentei usar o mesmo passo, porém no final o plugin diz encontrar o problema. "Algo deu errado durante o treinamento. Certifique-se de respeitar estas condições:
- Você tem certeza de ter apenas valores inteiros em sua coluna id?
- Seu shapefile e raster têm a mesma projeção?"
Já tentei de tudo e o erro persiste.
olá, obrigada. Verifica se seu raster, shapefile e projeto estão no mesmo SRC, não pode alterar apenas nas propriedades, tem que ser reprojetando. Também vale a pena reinstalar o plugin e utilizar sempre a versão LTR mais atual do QGIS, que é a 3.16.
Parabéns pelo tutorial. Na sua opinião, o plugin Dzetsaka é o melhor meio de classificar imagens no QGis?
Olá Julio, acho que o Orfeo tem mais opções, porém o mais importante é o tipo de classificador (algoritmo) do que o plugin.
Ola, parabens pelo video!
Vcs conseguiram usar o classificador RF e o SVM? Parece que existe uma dificuldade tecnica ( instalar scikit-learn )
Olá gfcarneiro, obrigada pelo comentário! Não fiz o teste com esses classificadores, veja se este link te ajuda: github.com/lennepkade/dzetsaka
Olá. Vc sabe o nome do novo complemento pra classificação de uso do solo ? Lembro que é instalado a parte.
Oi Iuri, além do Dzetsaka do vídeo, tem o SCP plugin e ferramentas do SAGA e Orfeo que também fazem classificação.
@@Geoaplicada muito obrigado. Seus vídeos são ótimos.
Mas acho que não era nenhum desses. Lembro que era um parecido com scp so que melhorado.
eu queria saber se tem algum plugin que faz a classificação por formas geométricas? é q eu tenho um trabalho da facul e preciso classificar pivô central em uma determinada área
Oi Álisson, dependendo da composição colorida e do que tem ao redor do pivô, a classificação supervisionada consegue um bom resultado. Se você testou e não deu certo, sugiro pesquisar sobre segmentação de imagem e classificação orientada a objetos, que considera outros parâmetros na classificação, como forma. Não conheço plugin do QGIS que faça isso, mas sei que existe uma ferramenta de segmentação no QGIS.
@@Geoaplicada muito obg msm pela atenção e por tentar me ajudar. Sucesso no canal e continue fazendo vídeo pfv ✌😅. Tchau
Olá, boa tarde! Já segui o tutorial e refiz várias vezes, porém sempre fica a tela preta no final. A minha versão é a 3.10.2
Oi Caio, talvez a quantidade de amostras não seja suficiente, esteja pegando polígonos muito grandes, ou sua área seja grande demais a ponto do PC não processar. Se possível faz um teste com uma área pequena pra ver se o resultado é o mesmo.
@@Geoaplicada Ok, obrigado! É necessário utilizar o mesmo sistema de coordenadas para todas as partes? O raster, a imagem de satélite, os polígonos criados, a projeção do programa...
Se sim, qual utilizar?
@@caioxpaes, é recomendado que a imagem de satélite e os polígonos estejam no mesmo SRC, mas pode ocorrer de você inserir mais uma camada, de municípios por exemplo, que esteja em um SRC diferente desses dois, não tem problema. O mais importante é que o projeto esteja no mesmo SRC da camada que você vai usar para a classificação, principalmente se houver necessidade de calcular área posteriormente. Cuidado também no uso de datum diferente, nesse caso existe deslocamento. E não existe uma projeção universal, existe aquela que mais seja adequada para a sua área. Recomendo que veja os vídeos 4, 5, 6 e 7 dessa playlist: ruclips.net/p/PLhOD9tBaOaPsGS629gPh7hZEO9ki1VVxH
@@Geoaplicada Caio, estou com o mesmo problema, minha tela fica toda preta, como resolveu ? obrigado
Olá Lucas, você fez os seguintes testes? Aumentar a quantidade de a quantidade de amostras, testar a classificação com uma área menor, atualizar o plugin, verificar se o SRC do projeto e da camada estão iguais?
Estou usando uma imagem do google earth pro pelo qgis, eu georreferenciei ela e fiz o recorte de raster pela camada de máscara. Ao fazer esse processo ele demostra um erro e nao passa de 1% do carregamento
Olá Alice, outras pesssoas relataram problemas com o Dzetsaka na versão 3.34 do QGIS, você pode testar a classificação pelo Orfeo também: ruclips.net/p/PLhOD9tBaOaPubDIsdUYIMkkBMN58BXltT&si=W9Ct9ABLUCF1a54t
@@GeoaplicadaTentei pelo Orfeo também, não está dando certo, não sei se é uma configuração errada, busquei tutoriais de configurações também, aparentemente está tudo certo, mas não dá a classificação...
@@AliceRigoGeógrafa olá, respondi no outro comentário
Olá Alice. Tive esse mesmo problema. Você já conseguiu fazer a classificação pelo Dzesaka?Se sim, me manda a dica. Agradeço.
olá,como vc conseguiu ter uma qualidade tão boa da imagem?
Olá Eloi, esta é uma composição colorida de imagens Landsat 8, veja como realizar a composição nesta playlist: ruclips.net/p/PLhOD9tBaOaPul2Nypgoguqcrq1ELfJN47
Se eu reduzir os pixels para 15m eu consigo melhorar a classificação?
Olá Daniel, quanto maior a resolução mais detalhes você consegue ver e isso ajuda na classificação, mas a resolução espectral e até a quantidade de classes também influenciam. O que você não pode fazer é reamostrar os pixels para aumentar a resolução, tem que usar outro satélite de maior resolução ou fazer fusão de imagens.
Eu iria utilizar a banda 8 e o plugin orfeo pra passar o landsat pra 15m isso já melhora?
@@danieloliveira-fu2dsa creio que sim, mas faça o teste.
Baixei uma imagem pelo SasPlanet, porém quando seleciono as parcelas e a imagem geotif ele não classifica... sabe me informar o porquê?
Olá Hugo, ele gera algum arquivo ou nem isso? Você está usando qual versão do QGIS?
@@Geoaplicada nem isso, versão atualizada
@@hugomorais1187 você pode testar com outro satélite? Porque teve outra pessoa que disse que não conseguiu com imagens Planet, só para ter certeza que o problema não é a imagem. Pode usar a CBERS por exemplo: ruclips.net/video/PESkmTgOOSU/видео.html
@@Geoaplicada Consegui, obrigado!
Olha eu consigo calcular as áreas classificadas? por exemplo: Classifiquei Floresta e descampado, consigo calcular quantos hectares tem em cada classificação?
@@hugomorais1187 consegue sim, para cálculo de área de raster você usa o r.report do GRASS no QGIS: ruclips.net/video/JaTpUivPtQ8/видео.html
Olá gostaria de saber por que ao reclassificar uma imagem raster, o arquivo tornou-se três vezes maior.
Oi Kledson, veja nas propriedades da camada, aba "Informação", o "tipo de dado" do arquivo de origem e de destino. Pode ser que tenha exportado numa qualidade melhor.
Como é a validação desse modelo? pra saber o kappa...
Olá Hanna, temos um vídeo sobre acurácia de mapas no QGIS: ruclips.net/video/UOa2zyHTlAg/видео.html
Eu achei a imagem do landsat8 com a resolução muito ruim. Como eu faço?
Olá, testa o CBERS4A: ruclips.net/video/19j7LKo7A2g/видео.htmlsi=PovWQ9ZPEupcMUF1
Depois que o processo acontece a imagem fica toda escura.
Oi Icaro, talvez a quantidade de amostras não seja suficiente ou esteja pegando polígonos muito grandes.
@@Geoaplicada estou com o mesmo problema, como resolveu ?
estou com o mesmo problema, como resolveu ?
@@professorlucas7195 Olá Lucas, você fez os seguintes testes? Aumentar a quantidade de a quantidade de amostras, testar a classificação com uma área menor, atualizar o plugin, verificar se o SRC do projeto e da camada estão iguais?
@@Geoaplicada sim, mas estou usando uma imagem de drone, RGB, tem problema ? existe outra maneira de fazer ? obrigado.
repito o mesmo processo so que o resultado fica 0 0, não 1 3 igual o seu.
Oi João! Talvez a quantidade de amostras não seja suficiente ou esteja pegando polígonos muito grandes, tenta refazer o processo.