Desculpem o áudio, tivemos um problema no microfone. Outra observação: ao utilizar o OTB versão 7.1.0 ocorre um erro de projeção na execução das ferramentas, isso foi relatado na versão 3.10 do QGIS e vão resolver futuramente. Se você estiver com a mesma dificuldade, instale o OTB 7.0.0 ao invés da última versão. Segue link para download: www.orfeo-toolbox.org/packages/archives/OTB/ (exemplo de arquivo para baixar: "OTB-7.0.0-Win64.zip")
Olá @Geoaplicada, obrigado pelo vídeo, smp me ajudando a realizar meus trabalhos da graduação e agora com o meu TCC !! Muito grato. Gostaria de perguntar qual seria a forma mais fácil/rápida ou mais "precisa" para fazer o cálculo das áreas de cada classe ? Preciso transformar o raster em vetor ? Muito Obrigado !
Olá, ficamos felizes em saber que estamos ajudando! Sobre o cálculo de área, você pode fazer sem converter para vetor pelo GRASS (ruclips.net/video/kvhPIafs1J0/видео.htmlsi=7asHRLYMs1sjeDsN) ou convertendo para vetor (ruclips.net/video/gvdjJM7m08g/видео.htmlsi=UjS5Ug-8SkGP05kd), as duas formas são usuais e válidas. A precisão vai depender mais de você usar um SRC adequado para sua área. Outra opção é fazer o cálculo das duas formas e verificar qual área chegar mais próximo da área de alguma referência (por exemplo, limites municipais do IBGE).
Não sei dizer Eduardo. Eu sei que é possível reclassificar o NDVI e tentar separar as classes a partir dele, mas juntar com a classificação OBIA não sei.
Parabéns pela aula, muito boa!, porém estou tendo grande problema, está dando o erro "2023-10-25 12:14:11 (FATAL) TrainImagesClassifier: itk::ERROR: StatisticsXMLFileReader(000002510DBB9130): is a wrong Extension FileName : Expected .xml"
Olá, pelo que entendi ele está dizendo que o nome do arquivo de extensão .xml está errado. Tentou colocar a extensão no final, mudar o nome do arquivo ou local onde está salvando o dado para ver se o processo funciona?
@@Geoaplicada Eu coloquei no final .xml, estre os espaços coloquei "_", conferi a relação do OTB com o QGIS, vi que são atuais ou seja, compatíveis. Realmente não sei oque pode ser
Treinei o algoritmo para classificar os pixels no padrão que foi fornecido. Como faço para o programa me dar uma estatística que comprove que eu treinei o algoritmo de forma suficiente/correta?
oi Carlos, o Orfeo tem uma ferramenta que calcula estatísticas, veja neste vídeo do Sadeck: ruclips.net/video/oxvWMUgT43A/видео.html. Agora, se você quer validar a sua classificação, mostrando o quanto ela corresponde a realidade, recomendo fazer uma avaliação da acurácia da classificação. Um plugin que faz isso é o AcATaMa no QGIS.
Não Gabriel, mas é possível. Só precisa georreferenciar a composição tomando como referência a pancromática porque existe um deslocamento entre elas e depois fazer a fusão das imagens: ruclips.net/video/av1DIhZ3p1E/видео.html
Professora, o resultado da classificação depende da ordem RGB escolhida. Se colocar na simbologia, em propriedades, renderização de bandas, RGB: 342, ou RGB 321, ou RGB 241... O resultado vai sair de acordo com a escolha feita entre as bandas ?
Olá Leonardo. Sim, cada composição mostra melhor um ou outro objeto e isso influencia no resultado da classificação. Você pode fazer testes e verificar a que melhor mostra o que está querendo mapear. Veja exemplos para Landsat 8: processamentodigital.com.br/2013/11/23/qgis-2-0-composicao-colorida-rgb-para-imagens-landsat-8/
Lembrando que ao mexer nas propriedades da camada você só move de ordem as bandas que foram utilizadas na composição colorida. Eu recomendo escolher previamente a composição e gerar a imagem composta na opção de mesclagem do menu raster, sem ficar alterando nas propriedades da camada.
Olá Douglas, imagino que quanto maior, mais ele vai requerer processamento do computador. Faz um teste com uma área menor e veja se funciona, se sim, deve ser pelo tamanho da área mesmo.
Olá Adorei o video! Sabem como efetuar a Object Detection com Orfeo ou outro Plugin Qgis? Outra duvida que eu tenho é como fazer, no final da classificação a transformar as classes do raster em poligonos shape file...
Olá AntNuz, você se refere à classificação orientada a objetos? Se sim, sugiro ler este material: wiki.awf.forst.uni-goettingen.de/wiki/index.php/Object-based_classification_(Tutorial) Em relação a conversão de raster para vetor, você faz isso indo no menu Raster > Converter > Raster para vetor.
@@Geoaplicada olá! Honrado pela resposta. Na verdade me refiro à detecção de objetos definidos, tais como carro, palmeiras, piscinas etc , dentro da foto. Em teoria, não sei como, o Orfeo deveria permitir de treinar a máquina saber o que é (por exemplo) um carro e, em seguida, detectar, marcar e georeferenciar todos os carros da ortofoto...
De nada. Desconheço um algoritmo que faça exatamente isso que você está falando. O que mais se assemelha é a segmentação de imagens e a classificação orientada a objetos, pois considera textura, tamanho e forma na classificação, para além do valor do pixel.
@@Geoaplicada pode ser que setando as ferramentas na combinação certa se chegue á detecção de objetos discretos cuja me refiro. A plataforma demostra de ter este tipo de inteligencia na ora de segmentar, justamente como você fala. O certo seria continuar com este algoritmo também na hora de reconhecer e marcar... Se você chegar a este conhecimento faz um vídeo, aí sim que vai arrasar, poi não existem vídeo deste tipo em todo o youtube (estou enlouquecendo procurando...).
Olá senhorita, tentei vetorizar o resultado, mas o shapefile não guarda a mesma classificação do raster (todos os poligonos vem da mesma cor). Como posso resolver isso? Muito obrigado!
Olá, primeiramente parabéns pelo vídeo e obrigado pelo compartilhamento! Acredito que tenho dúvida semelhante a de outro inscrito. Meu objetivo é tentar mapear as edificações localizadas em áreas rurais, nesse caso seria indicado a utilização da "classificação orientada a objetos" (nunca apliquei) ou teria alguma outra sugestão? Se sim, teria alguma indicação de leitura para conseguir aplicar? Estou precisando desse direcionamento pois a classificação por imagens não está sendo muito efetiva devido as diversidades de telhados... Muito obrigado desde já!
Oi Heitor, já tentou fazer a segmentação da imagem e selecionar os polígonos dessas edificações manualmente? É outra opção. A classificação orientada a objetos é melhor sim, mas não consegui ter tempo de aprendê-la. Sugiro ler este tutorial: wiki.awf.forst.uni-goettingen.de/wiki/index.php/Object-based_classification_(Tutorial)
@@Geoaplicada Olá, teria alguma sugestão sobre o mencionado acima? Preciso criar uma forma de identificar as casas de zonas rurais para realizar uma análise.
@@daniellecristine2643 olá, já temos um vídeo sobre classificação OBIA, mas você precisa de uma imagem de alta resolução pra separar casas: ruclips.net/video/6A0QeTjiVJ0/видео.html
Oi Leonardo, nunca fiz esse procedimento. Você encontra mais informações aqui: www.orfeo-toolbox.org/CookBook/Applications/app_OrthoRectification.html?fbclid=IwAR3E2Fg67N1H-zc67a_3VUNc7UPcB4txNRWSbrcySN2G6KtK9D8WfqCWeTw
Parabéns pelo conteúdo escolhido para o vídeo e pela forma didática na explicação. Se me permite, gostaria de tirar uma dúvida. A seguinte mensagem aparece quando eu abro o meu QGIS 3.4.14 (LTR) with GRASS: " Erro de Inicialização do GRASS: GRASS não foi encontrado em C:/PROGRA~1/QGIS 3.4/apps/grass/grass78 (GISBASE), provedor e complemento não irão funcionar." Gostaria de saber se esse problema eu resolvo, apenas indicando o seguinte caminho no diretório do provedor: C:\Program Files\QGIS 3.4\apps\grass\grass78. Desde já agradeço se puder me ajudar e fico no aguardo. Desculpe se a pergunta foi "besta", mas estou com essa dúvida, pois preciso rodar alguns algorítimos do GRASS.
Oi Marcelo, você pode testar, mas tive um problema similar e não aparecia a opção de selecionar a pasta para colar o caminho. Só resolvi desinstalando o QGIS completamente e instalando depois.
@@Geoaplicada Até aparece a opção e no local de "docs" o seguinte caminho: C:\Program Files\QGIS 3.4\apps\grass\grass78\docs\html. Irei então, colocar o outro caminho nesse aí, não é?
@@marcelotorresborges9532, acho que não, até onde sei nas versões 3.x não aparece a opção de alterar a pasta (O caminho é este: Configurações > Opções > Processamento > Provedores > GRASS). Sugiro ver este link: gis.stackexchange.com/questions/313724/grass-not-working-with-qgis-3-6/313726 Se não funcionar, desinstale o QGIS completamente e instale a versão LTR que é a mais estável, ainda é a 3.4 (qgis.org/pt_BR/site/).
@@Geoaplicada Tudo bem. Irei procurar mais. Obrigado pelo retorno, eu agradeço. E estou utilizando o QGIS versão 3.4.14 LTR. Irei realizar mais alguns testes aqui também. Muito obrigado.
Quando iniciei o processamento apareceu este erro:ERROR 1: PROJ: pj_obj_create: Cannot find proj.db e não consigo salvar o arquivo de modelo, mesmo colocando a extensão ".model" Alguém pode me ajudar?
Olá Daniel, qual a sua versão do QGIS e do Orfeo? Está acontecendo um erro de projeção nas versões mais recentes do Orfeo, estou recomendando que instale a versão 7.0.0. Segue link para download: www.orfeo-toolbox.org/packages/archives/OTB/ (exemplo de arquivo para baixar: "OTB-7.0.0-Win64.zip")
Parabéns pelo conteudo! Mas tenho uma dúvida, na parte de treinar a imagem, quando fui salvar o arquivo de saída na extensão .model, acabou gerando diversas outras extensões (shp, shx, xml, etc) menos a extensão model, devido a isso não consegui concluir a classificação... Qual poderia ser o problema?
@@Geoaplicada Muito obrigado pelo retorno! Mas, sim, digitei todas extensões manualmente e mesmo assim não deu certo... Vou reinstalar o Orfeo 7.0.0 como sugerido.
@@AntNuz Olá! Consegui sim! Era um problema que dava por conta do caminho onde salvei, o Python não reconhece alguns caracteres na nomenclatura da pasta... Veja se está correto o nome dos arquivos onde está salvando. Abraço
@@Geoaplicada Percebi o erro, por falta de atenção baixei a versao 7.0.0 rc2 que não possui a ferramenta ImageClassifier. Exclui, baixei a versao 7.0.0 normal, reinstalei e deu tudo certo
Quando vou realizar o treinamento do meu classificador, se coloco mais de duas imagens como entrada o OTB dá erro, o que posso fazer para contornar isso? Alguém mais teve o mesmo problema?
Oi Clodoaldo, você quer classificar mais de uma imagem de uma vez? Eu nunca fiz isso no Orfeo, tenta pelo "executar processo em lote" que fica na parte inferior esquerda.
Oi Alice, pode ser problema de SRC da camada, arquivos com nomes com espaços ou acentos, esquecer de salvar os arquivos com as extensões, algum problema na imagem que está usando... Teria que fazer testes para ter certeza.
@@AliceRigoGeógrafa explica para nós qual era o problema, pode ajudar outras pessoas. Sobre o cálculo de área, segue: ruclips.net/video/kvhPIafs1J0/видео.htmlsi=ck1tqWzwE2sstgRP
@@Geoaplicada sobre o primeiro erro, era o local que estava salvando os arquivos, eu coloquei todos no arquivo C e dentro de uma primeira pasta apenas com nome simples (qgis) só com caracteres do tipo letras, sem espaços, números ou símbolos... Se ele estiver dentro de pasta que está dentro de outras pastas e alguma delas tem esses caracteres especiais, já não dá certo Sobre a área, vou olhar nesse link Mas tentei pelo r.report e ele tá somando uma área maior do que a área de estudo Desconsiderei a área do quadro preto e mesmo assim da uma diferença....
@@AliceRigoGeógrafa olá, só vi sua mensagem agora... Agradeço o retorno sobre o erro, realmente é importante não ter acentos ou caracteres especiais. Em relação à área do r.report, tem que avaliar o quão diferente é, pois como se trata de raster o arquivo possui uns pixels que ficam para dentro e pixels que ficam para fora do limite (se comparar com um vetor) e isso gera diferença. Se a diferença for muito grande, talvez seja problema no sistema de referência de coordenadas.
Olá ótimo conteúdo, parabéns! Recebi o seguinte erro "(FATAL) TrainImagesClassifier: itk::ERROR: Failed to open GDALDataset file ..." você saberia do que se trata?
Olá Calvin, obrigada. As demais ferramentas estão funcionando? Qual a versão do QGIS e do OTB? Teste mudando a pasta de saída diminuindo o tamanho da área.
@@stefaniost as vezes também dá erro se o caminho para salvar o arquivo for muito longo ou com acentos/espaço, por isso minha sugestão de salvar em outra pasta.
Oi, primeiramente parabéns pelo vídeo. Quando fui tentar aqui, seguindo os mesmos passos, um erro aparece durante o processamento e mesmo assim não gera nada. O erro é esse aqui: As seguintes camadas não foram geradas corretamente.
Desculpem o áudio, tivemos um problema no microfone. Outra observação: ao utilizar o OTB versão 7.1.0 ocorre um erro de projeção na execução das ferramentas, isso foi relatado na versão 3.10 do QGIS e vão resolver futuramente. Se você estiver com a mesma dificuldade, instale o OTB 7.0.0 ao invés da última versão. Segue link para download: www.orfeo-toolbox.org/packages/archives/OTB/ (exemplo de arquivo para baixar: "OTB-7.0.0-Win64.zip")
Hola, gracias!
Se eu pudesse, encheria esses vídeos de likes !!!
Muito fera !!!
Já passo dando o like, o canal é incrível!
Muito bom Jocilene! Já sou seu fã. Obrigado.
Conteúdo e didática maravilhosa !
Olá @Geoaplicada, obrigado pelo vídeo, smp me ajudando a realizar meus trabalhos da graduação e agora com o meu TCC !! Muito grato. Gostaria de perguntar qual seria a forma mais fácil/rápida ou mais "precisa" para fazer o cálculo das áreas de cada classe ? Preciso transformar o raster em vetor ? Muito Obrigado !
Olá, ficamos felizes em saber que estamos ajudando! Sobre o cálculo de área, você pode fazer sem converter para vetor pelo GRASS (ruclips.net/video/kvhPIafs1J0/видео.htmlsi=7asHRLYMs1sjeDsN) ou convertendo para vetor (ruclips.net/video/gvdjJM7m08g/видео.htmlsi=UjS5Ug-8SkGP05kd), as duas formas são usuais e válidas. A precisão vai depender mais de você usar um SRC adequado para sua área. Outra opção é fazer o cálculo das duas formas e verificar qual área chegar mais próximo da área de alguma referência (por exemplo, limites municipais do IBGE).
Vídeo incrível, parabéns e obrigada!
Parabéns pelo vídeo!!!
Muito bom e útil. Obrigado.
Qual é o mais confiável? Orfeo ou Dzetsaka?
Parabéns pelo trabalho!
Oi Lucas, não fiz testes suficientes para dizer qual é o mais confiável, mas o Orfeo tem a vantagem de possuir mais algoritmos de classificação.
Tem alguma forma de melhorar a classificação utilizando o raster do NDVI de forma conjunta a RGB ?
Não sei dizer Eduardo. Eu sei que é possível reclassificar o NDVI e tentar separar as classes a partir dele, mas juntar com a classificação OBIA não sei.
Muito bom!!!!
Excelente
Parabéns pela aula, muito boa!, porém estou tendo grande problema, está dando o erro "2023-10-25 12:14:11 (FATAL) TrainImagesClassifier: itk::ERROR: StatisticsXMLFileReader(000002510DBB9130): is a wrong Extension FileName : Expected .xml"
A primeira vez que tentei consegui, fui classificar outra imagem e agora está aparecendo esse erro
Olá, pelo que entendi ele está dizendo que o nome do arquivo de extensão .xml está errado. Tentou colocar a extensão no final, mudar o nome do arquivo ou local onde está salvando o dado para ver se o processo funciona?
@@Geoaplicada Eu coloquei no final .xml, estre os espaços coloquei "_", conferi a relação do OTB com o QGIS, vi que são atuais ou seja, compatíveis. Realmente não sei oque pode ser
@@carlosalexandrepereirasant3476 tenta baixar uma versão mais antiga do OTB, pode ser que numa mais antiga não dê problemas.
Treinei o algoritmo para classificar os pixels no padrão que foi fornecido. Como faço para o programa me dar uma estatística que comprove que eu treinei o algoritmo de forma suficiente/correta?
oi Carlos, o Orfeo tem uma ferramenta que calcula estatísticas, veja neste vídeo do Sadeck: ruclips.net/video/oxvWMUgT43A/видео.html. Agora, se você quer validar a sua classificação, mostrando o quanto ela corresponde a realidade, recomendo fazer uma avaliação da acurácia da classificação. Um plugin que faz isso é o AcATaMa no QGIS.
@@Geoaplicada Huuum, entendi. Vou fazer isso. Obrigado!!!
Vc utilizou a banda pan cromatica?
Não Gabriel, mas é possível. Só precisa georreferenciar a composição tomando como referência a pancromática porque existe um deslocamento entre elas e depois fazer a fusão das imagens: ruclips.net/video/av1DIhZ3p1E/видео.html
Professora, o resultado da classificação depende da ordem RGB escolhida. Se colocar na simbologia, em propriedades, renderização de bandas, RGB: 342, ou RGB 321, ou RGB 241... O resultado vai sair de acordo com a escolha feita entre as bandas ?
Olá Leonardo. Sim, cada composição mostra melhor um ou outro objeto e isso influencia no resultado da classificação. Você pode fazer testes e verificar a que melhor mostra o que está querendo mapear. Veja exemplos para Landsat 8: processamentodigital.com.br/2013/11/23/qgis-2-0-composicao-colorida-rgb-para-imagens-landsat-8/
Lembrando que ao mexer nas propriedades da camada você só move de ordem as bandas que foram utilizadas na composição colorida. Eu recomendo escolher previamente a composição e gerar a imagem composta na opção de mesclagem do menu raster, sem ficar alterando nas propriedades da camada.
Perfeito !!! Eu só quero as classes da vegetação e da água. Vou poligonizar o raster classificado e depois jogarei pra dentro do programa CAD.
Tô trabalhando com as imagens do CBERS-4A. É aquele meu trabalho que estou fazendo na ilha 😉
Olá, esse método possui alguma limitação quanto ao tamanho da área? Estou tentando realizar a classificação de uma área de grande extensão.
Olá Douglas, imagino que quanto maior, mais ele vai requerer processamento do computador. Faz um teste com uma área menor e veja se funciona, se sim, deve ser pelo tamanho da área mesmo.
Olá Adorei o video!
Sabem como efetuar a Object Detection com Orfeo ou outro Plugin Qgis?
Outra duvida que eu tenho é como fazer, no final da classificação a transformar as classes do raster em poligonos shape file...
Olá AntNuz, você se refere à classificação orientada a objetos? Se sim, sugiro ler este material: wiki.awf.forst.uni-goettingen.de/wiki/index.php/Object-based_classification_(Tutorial)
Em relação a conversão de raster para vetor, você faz isso indo no menu Raster > Converter > Raster para vetor.
@@Geoaplicada olá! Honrado pela resposta. Na verdade me refiro à detecção de objetos definidos, tais como carro, palmeiras, piscinas etc , dentro da foto.
Em teoria, não sei como, o Orfeo deveria permitir de treinar a máquina saber o que é (por exemplo) um carro e, em seguida, detectar, marcar e georeferenciar todos os carros da ortofoto...
De nada. Desconheço um algoritmo que faça exatamente isso que você está falando. O que mais se assemelha é a segmentação de imagens e a classificação orientada a objetos, pois considera textura, tamanho e forma na classificação, para além do valor do pixel.
@@Geoaplicada pode ser que setando as ferramentas na combinação certa se chegue á detecção de objetos discretos cuja me refiro. A plataforma demostra de ter este tipo de inteligencia na ora de segmentar, justamente como você fala. O certo seria continuar com este algoritmo também na hora de reconhecer e marcar...
Se você chegar a este conhecimento faz um vídeo, aí sim que vai arrasar, poi não existem vídeo deste tipo em todo o youtube (estou enlouquecendo procurando...).
Olá senhorita, tentei vetorizar o resultado, mas o shapefile não guarda a mesma classificação do raster (todos os poligonos vem da mesma cor). Como posso resolver isso?
Muito obrigado!
Olá, primeiramente parabéns pelo vídeo e obrigado pelo compartilhamento!
Acredito que tenho dúvida semelhante a de outro inscrito. Meu objetivo é tentar mapear as edificações localizadas em áreas rurais, nesse caso seria indicado a utilização da "classificação orientada a objetos" (nunca apliquei) ou teria alguma outra sugestão? Se sim, teria alguma indicação de leitura para conseguir aplicar? Estou precisando desse direcionamento pois a classificação por imagens não está sendo muito efetiva devido as diversidades de telhados... Muito obrigado desde já!
Oi Heitor, já tentou fazer a segmentação da imagem e selecionar os polígonos dessas edificações manualmente? É outra opção. A classificação orientada a objetos é melhor sim, mas não consegui ter tempo de aprendê-la. Sugiro ler este tutorial: wiki.awf.forst.uni-goettingen.de/wiki/index.php/Object-based_classification_(Tutorial)
@@Geoaplicada Olá, teria alguma sugestão sobre o mencionado acima? Preciso criar uma forma de identificar as casas de zonas rurais para realizar uma análise.
@@daniellecristine2643 olá, já temos um vídeo sobre classificação OBIA, mas você precisa de uma imagem de alta resolução pra separar casas: ruclips.net/video/6A0QeTjiVJ0/видео.html
@@daniellecristine2643 e vídeo de segmentação de imagens: ruclips.net/video/-03FWgOUJ5A/видео.html
Oi... Vc pode pode fazer um vídeo explicando como ortoretificar uma imagem com o Orfeo Toolbox ?
Oi Leonardo, nunca fiz esse procedimento. Você encontra mais informações aqui: www.orfeo-toolbox.org/CookBook/Applications/app_OrthoRectification.html?fbclid=IwAR3E2Fg67N1H-zc67a_3VUNc7UPcB4txNRWSbrcySN2G6KtK9D8WfqCWeTw
Parabéns pelo conteúdo escolhido para o vídeo e pela forma didática na explicação. Se me permite, gostaria de tirar uma dúvida. A seguinte mensagem aparece quando eu abro o meu QGIS 3.4.14 (LTR) with GRASS: " Erro de Inicialização do GRASS: GRASS não foi encontrado em C:/PROGRA~1/QGIS 3.4/apps/grass/grass78 (GISBASE), provedor e complemento não irão funcionar." Gostaria de saber se esse problema eu resolvo, apenas indicando o seguinte caminho no diretório do provedor: C:\Program Files\QGIS 3.4\apps\grass\grass78. Desde já agradeço se puder me ajudar e fico no aguardo. Desculpe se a pergunta foi "besta", mas estou com essa dúvida, pois preciso rodar alguns algorítimos do GRASS.
Oi Marcelo, você pode testar, mas tive um problema similar e não aparecia a opção de selecionar a pasta para colar o caminho. Só resolvi desinstalando o QGIS completamente e instalando depois.
@@Geoaplicada Até aparece a opção e no local de "docs" o seguinte caminho: C:\Program Files\QGIS 3.4\apps\grass\grass78\docs\html. Irei então, colocar o outro caminho nesse aí, não é?
@@marcelotorresborges9532, acho que não, até onde sei nas versões 3.x não aparece a opção de alterar a pasta (O caminho é este: Configurações > Opções > Processamento > Provedores > GRASS). Sugiro ver este link: gis.stackexchange.com/questions/313724/grass-not-working-with-qgis-3-6/313726
Se não funcionar, desinstale o QGIS completamente e instale a versão LTR que é a mais estável, ainda é a 3.4 (qgis.org/pt_BR/site/).
@@Geoaplicada Tudo bem. Irei procurar mais. Obrigado pelo retorno, eu agradeço. E estou utilizando o QGIS versão 3.4.14 LTR. Irei realizar mais alguns testes aqui também. Muito obrigado.
@@marcelotorresborges9532 ok, avisa se conseguir
Quando iniciei o processamento apareceu este erro:ERROR 1: PROJ: pj_obj_create: Cannot find proj.db
e não consigo salvar o arquivo de modelo, mesmo colocando a extensão ".model"
Alguém pode me ajudar?
Olá Daniel, qual a sua versão do QGIS e do Orfeo? Está acontecendo um erro de projeção nas versões mais recentes do Orfeo, estou recomendando que instale a versão 7.0.0. Segue link para download: www.orfeo-toolbox.org/packages/archives/OTB/ (exemplo de arquivo para baixar: "OTB-7.0.0-Win64.zip")
Parabéns pelo conteudo! Mas tenho uma dúvida, na parte de treinar a imagem, quando fui salvar o arquivo de saída na extensão .model, acabou gerando diversas outras extensões (shp, shx, xml, etc) menos a extensão model, devido a isso não consegui concluir a classificação... Qual poderia ser o problema?
Olá Victor, você digitou manualmente ".model" no final do texto? Se sim, sugiro reinstalar o Orfeo 7.0.0, não passei por situação semelhante.
@@Geoaplicada Muito obrigado pelo retorno! Mas, sim, digitei todas extensões manualmente e mesmo assim não deu certo... Vou reinstalar o Orfeo 7.0.0 como sugerido.
@@victorgoncalves3758 mesma coisa comigo. Conseguiu resolver?
@@AntNuz Olá! Consegui sim!
Era um problema que dava por conta do caminho onde salvei, o Python não reconhece alguns caracteres na nomenclatura da pasta... Veja se está correto o nome dos arquivos onde está salvando. Abraço
@@victorgoncalves3758 ainda não testei mas se for isso, conheço este erro: já passei por ele no treino de alguma função gdal.
Muito obrigado!
Oi, segui os passos usando o OTB 7.0 no qgis 3.10 mas a ferramenta ImageClassifier não aparece na caixa de ferramentas
Olá Gabriel, só essa ferramenta que não aparece? As demais funcionam?
@@Geoaplicada Percebi o erro, por falta de atenção baixei a versao 7.0.0 rc2 que não possui a ferramenta ImageClassifier. Exclui, baixei a versao 7.0.0 normal, reinstalei e deu tudo certo
Se eu pudesse, dava 100 likes de uma vez só !!!
Quando vou realizar o treinamento do meu classificador, se coloco mais de duas imagens como entrada o OTB dá erro, o que posso fazer para contornar isso? Alguém mais teve o mesmo problema?
Oi Clodoaldo, você quer classificar mais de uma imagem de uma vez? Eu nunca fiz isso no Orfeo, tenta pelo "executar processo em lote" que fica na parte inferior esquerda.
@@Geoaplicada Isso, porque eu tenho cada banda separada em uma imagem
@@gnomioo828 não seria melhor mesclar antes para depois fazer a classificação?
Tentando a classificação por esse caminho, consegui fazer os arquivos, mas a última etapa ocorre o erro, mas não aparece nada...
Oi Alice, pode ser problema de SRC da camada, arquivos com nomes com espaços ou acentos, esquecer de salvar os arquivos com as extensões, algum problema na imagem que está usando... Teria que fazer testes para ter certeza.
Obrigada! @@Geoaplicadadeu certo... Tem algum tutorial que explica como conseguir as áreas de cada uso, em resultado usando esse método?
@@AliceRigoGeógrafa explica para nós qual era o problema, pode ajudar outras pessoas. Sobre o cálculo de área, segue: ruclips.net/video/kvhPIafs1J0/видео.htmlsi=ck1tqWzwE2sstgRP
@@Geoaplicada sobre o primeiro erro, era o local que estava salvando os arquivos, eu coloquei todos no arquivo C e dentro de uma primeira pasta apenas com nome simples (qgis) só com caracteres do tipo letras, sem espaços, números ou símbolos... Se ele estiver dentro de pasta que está dentro de outras pastas e alguma delas tem esses caracteres especiais, já não dá certo
Sobre a área, vou olhar nesse link
Mas tentei pelo r.report e ele tá somando uma área maior do que a área de estudo
Desconsiderei a área do quadro preto e mesmo assim da uma diferença....
@@AliceRigoGeógrafa olá, só vi sua mensagem agora... Agradeço o retorno sobre o erro, realmente é importante não ter acentos ou caracteres especiais. Em relação à área do r.report, tem que avaliar o quão diferente é, pois como se trata de raster o arquivo possui uns pixels que ficam para dentro e pixels que ficam para fora do limite (se comparar com um vetor) e isso gera diferença. Se a diferença for muito grande, talvez seja problema no sistema de referência de coordenadas.
Olá ótimo conteúdo, parabéns! Recebi o seguinte erro "(FATAL) TrainImagesClassifier: itk::ERROR: Failed to open GDALDataset file ..." você saberia do que se trata?
Olá Calvin, obrigada. As demais ferramentas estão funcionando? Qual a versão do QGIS e do OTB? Teste mudando a pasta de saída diminuindo o tamanho da área.
@@Geoaplicada qgis 3.10 e otb 7.0.0.. vou tentar com um raster menor! Obrigado pela dica :)
@@stefaniost as vezes também dá erro se o caminho para salvar o arquivo for muito longo ou com acentos/espaço, por isso minha sugestão de salvar em outra pasta.
O arquivo do tipo model não fica salvo, já estou usando a versão do OTB 7.0.0
Olá Tatiana, está utilizando o QGIS 3.10? O nome do arquivo que você baixou foi exatamente assim "OTB-7.0.0-Win64.zip" (se for para windows)?
@@Geoaplicada sim, o problema era o caminho da pasta em que estava salvo o arquivo, quando salvei em uma pasta com caminho mais curto deu certo.
Oi, primeiramente parabéns pelo vídeo. Quando fui tentar aqui, seguindo os mesmos passos, um erro aparece durante o processamento e mesmo assim não gera nada. O erro é esse aqui:
As seguintes camadas não foram geradas corretamente.
Obrigada Raul. Qual a versão do QGIS e do orfeo que você baixou? Esse erro acontece com outras ferramentas?
Não dá para criar o arquivo ".model". Então é tempo perdido!
Olá, dá erro ao executar a ferramenta? Tenta com uma versão diferente do orfeo e com a versão estável do QGIS, pode ser um problema de versão.