Pessoal, a BBC News Brasil está agora no TikTok com vídeos de um minuto. Não vamos deixar de fazer nossos vídeos mais longos aqui, mas ofereceremos versões mais condensadas por lá. Sigam a gente lá e, claro, recomendem a filhos, sobrinhos e amigos! www.tiktok.com/@bbcnewsbrasil
@@evertonrangel8199 a interpretação, dicção, storytelling e didática são méritos totalmente dela. Que comentário mais infeliz... Camila é uma exímia jornalista
vc sabe que ela so apresenta né? e que as materias ficam prontas pela equipe, ela é carismatica e se comunica muito bem mas quem trabalha por trás tbm tem muito merito e faz o trabalho pesado e exaustivo de pesquisa nunca é reconhecido
Dentro do seu enorme território, há várias etnias e povos resultados de assimilação, dentre eles no passado os Eslavos (o grupo majoritário, e influência para o idioma e origem do termo "Rus" resultado de uma federação em certo grau, com tribos Germânicas.) etnias de Tungúsicos,Sacas,Siberianos,Ainus,Altaicas,Iranianos,Citas,Sarmátas,Caucasíacos,Turquicos,Fino-Uralicas,Gregos,Tártaros,Germânicos,Baltos,Romanos,Judeus e Árabes, algumas resistindo até a idade contemporânea.
Desde o início, a Rússia deveria ser um estado autoritário, para manter a unidade de diversos territórios habitados por inúmeros povos e etnias conquistados ao longo dos séculos de sua expansão. Se o Czarado russo fosse fraco, estes territórios se desmembrariam. Esta característica se manteve durante a dinastia Romanov e durante a União Soviética. Com o colapso soviético em 1991, a antigas repúblicas daquele país se tornaram independentes e outras dentro da Federação Russa, como foi o caso da Chechênia, cujo movimento foi duramente esmagado em duas guerras sangrentas. Sem repressão e atuação dura do exército, a Rússia se fragmentária em várias repúblicas e reinos.
@@kansascity1967 Os próprios Eslavos orientais assimilaram outros povos que compartilhavam características fisicas e até culturais parecidas com eles, como foi no caso de tribos Sarmátas,Baltos,Citas e Germânicas para evita uma certa cisão e conflitos.
Muito bom , excelente qualidade parabéns. Eu aprendo muito com vocês a BBC está cada dia melhor. Façam mais vídeos assim . Eu gostaria de aprender mais sobre a História da Inglaterra.
@@evertonvcardoso duh, a bbc é o canal estatal do Reino Unido. Financiado pelos interesses do Reino Unido, que é parte da OTAN e anti-Rússia. Só porque eles falam a “verdade” 80% do tempo não significa que não tenha “opinião” no meio, ou até mentiras/inverdades. Nenhuma fonte é 100% confiável. O problema é que a grande maioria não se informa em diferentes locais com diferentes opiniões e pontos de vista, muito menos estuda o contexto histórico (através de historiadores renomados).
Como sempre um conteúdo cultural de alta qualidade e apresentação magistral. Mesmo feito por uma empresa estrangeira é um colírio para os olhos e música para os ouvidos ver uma peça jornalística sem um único errinho de português! Venham dar aulas aqui pelo amor de Deus! 😊 Parabéns equipe! Vocês são 10!
Melhor resumo da história da Rússia que já vi, e me esclareceu muitas dúvidas sobre uma das mais poderosas nações que já existiram . A Rússia nunca foi de se subestimar! Principalmente agora!
Russia sempre foi um país imperialista, invadindo e anexando território dos vizinhos... Se eu fosse vizinho da Russia, faria de tudo pra entrar em uma aliança militar que me protegesse de ser anexado...
@@Yuri231 Todos os países da Europa e os EUA sempre foram, e até o Brasil já foi um , que provocou genocídios no Paraguai e quase o absorveu para si no século XIX e não o fez por que a Inglaterra não permitiu. Até hoje existem brasileiros que se consideram superiores às outras nações da América latina e falam em invasão do Uruguai e do Paraguai de novo. Vai entender!
@@romulodiego2229 então, todos os paises ja foram como vc bem disse. Lá no sec. 19. O problema da Russia é que eles continuam sendo imperialistas e anexando territórios por meio de guerras em pleno sec. 21.
@@Yuri231 É vão continuar aparecendo outros ao longo do tempo. Antes da Ucrânia, em 2003 o miserável Iraque sofreu a invasão da maior superpotencia de todos os tempos com uma desculpa furada de bombas e terroristas, mas era só petróleo. Quando o Brasil um dia ser uma potência mundial, primeira loucura que poderá fazer e invadir outros vizinhos de novo. Sorte da Venezuela ,Uruguai, Paraguai e Bolívia ,Peru e Colômbia que o Brasil já não é agora uma grande potência e o Bozonarro um ditador igual o Putim!
@@romulodiego2229 a invasão do Iraque em 2003 foi absurda. Mas ainda assim, não se anexou território, ne? O Iraque continua a existir. O que a Rússia faz é invadir e anexar, ao estilo do sec 19.
Impérios vem e vão. Lideres por maiores que tenham sido, também. Nada que existe é para sempre. E justamente com esta mudança surgem as desavenças que geram os conflitos. Aquele que detêm o poder mesmo que temporário. Sucumbindo pela ambição, recorre a todos os meios para se manter no trono. A história humana pode ser descrita em uma única pagina. Tudo sempre se repete.
Por isso têm que sempre ter um governo forte no poder, Lenin, Stalin e Putin desde da criação soviética, importante lembrar que Putin já escolheu o próximo assumir o poder, têm que ser preparado se não as outras nações engole, sonho é dividir a Rússia
@@cairobastos2924 exatamente. eles sempre dizem q se eles fossem como no ocidente o país se quebrava todo. cada região do mundo demanda uma forma diferente de governabilidade.
Vale lembrar que a Russia é cheia de etnias diferentes, linguas diferentes e regiões autônomas. Com essa guerra na Ucrânia o país corre o risco de passar pelo msm que passou na 1a guerra mundial, podendo se fragmentar em varios países, mas isso só se perderem e se houver enfraquecemento do exercito russo.
Várias guerras de conquistas que expandiram o território da Rússia através do principado de Moscou. O território russo conformou o leste da Europa até o extremo Oriente chegando a península da China e da Coreia. Eu sugiro que pesquisem sobre a cidade de Harbin na China, que possui uma notória influência arquitetônica e cultural da Rússia, podendo ser facilmente confundida com uma cidade russa.
Não é tão "Russa" assim. É como o Bund em Xangai, uma área que foi construída por estrangeiros. Mas a maioria da cidade em si, tanto Xangai como Harbin, são bem chinesas.
O território do Brasil também se expandiu dessa forma, o avanço pelo interior do país e a matança de nativos, fundando novas cidades especialmente pelos chamados Bandeirantes ou "Paulistas". No final de tudo é assim que caminha a história da civilização, muitas guerras e sangue.
Houve mais aliança com nativos que matança propriamente dita. Veja os EUA, nao há indio la. Aqui o Brasileiro em 80% é mestiço. Voce claramente é um mestiço e eu tambem. Era comum aliança com Indigenas e Portugueses naquela epoca, o que facilitou a expansao do imperio. Russia nao foi diferente, visto que os nativos da regiao foram integrados ao povo Russo. Era comum ver soldados Siberianos nativos marcharem em nome da grande mãe Russia. Por conta disso, assim como o Brasil, a Russia é um povo mestiço. Diferente da colonização ocidental, ao qual se consistia em extermínio massivo dos povos presentes.
Sempre otimas reportagens. Mas parece que as primeiras referencias aos eslavos ocorreram nos primeiros dois seculos de nossa era em relacao aos grupos denominados "veneti" e "spori"
@@GilleanFreire Sobre os veneti (ou venedi) do rio Vistula, autor Jordanes em sua obra Getica (escrita em 550 ou 551 dC) descreve os Veneti como uma "nação populosa" cujas moradias começam nas fontes do Vístula e ocupam "uma grande extensão de terra ". Ele os descreve como os ancestrais dos esclavenos (um povo que apareceu na fronteira bizantina no início do século VI e que eram os primeiros eslavos do sul).
Falacioso esse argumento! Nem a Rússia controla o próprio território direito! A população russa é menor que a do Brasil, apenas 144 milhões de habitatnes. ENORMES estensõs do território russo estão vazias. É só fazer uma pesquisa no google Earth! Na verdade essa extensão enorme é o maior dos problemas da rússia!
Foi fácil pra eles dominar a sibéria porque não tinha quase ninguém vivendo ali, como é até hoje, então não ia ter quem se opusesse, brigasse por território
@Amantes do Futebol Pouco provável, para o Império Otomano alcançar a Sibéria eles teriam que passar pelo Cáucaso e cruzar os Montes Urais ou atravessar o Irã, passar pela Ásia Central e chegar a Sibéria (no meio várias regiões desérticas). Na Primeira Guerra Mundial o Império Otomano estava decadente e a economia ia mal, tanto que havia vários movimentos para abolir o sultanato. O que poderia salvar os Otomanos era se eles descobrissem as reservas de petróleo da Península Arábica e tivessem meios de se aproveitar dos recursos, o que estimularia a exploração destas terras, e não uma expansão a Sibéria.
Verdade. Levando em consideração o tamanho do território, foi a conquista mais fácil da história. Também, era um território que "ninguém queria" justamente por ser praticamente inútil. Mas ainda assim tinha alguns habitantes, os chamados nativos da Sibéria. Os russos cometeram um genocídio contra eles pois considerava que eram selvagens, assim como os europeus ocidentais da mesma época consideravam os russos selvagens.
2 года назад+22
Muito legal a iniciativa de dizer a história por trás dessa dimensão que é um a Rússia. Eu já havia tentado iniciar estudos sobre isso (para tentar entender melhor "quem e como é a Rússia). A questão da expansão rumo ao Leste, indo até o Oceano Pacífico, em que é citado apenas o envio de uma missão de um pesquisador, ainda é obscuro, para mim. O que delimita as fronteiras do Norte da Mongólia, China e Coreia do Norte? Eram as fronteiras daquelas nações, que não quiseram se expandir rumo Norte? Ou houve algum conflito com eles, que resultou em cada uma dessas fronteiras?
se eu não me engano tiveram confrontos com a china sim, por conta da região da Manchúria Já a Mongolia e a Coreia naquele momento ainda faziam parte da China (sob q dinastia Qing), se vc procurr direitinho acha
Na verdade essa expansão para o leste foi incrivelmente fácil, apesar do tamanho monumental do território. A questão é que eram regiões muito pouco habitadas, basicamente uma região que "ninguém queria". Para se ter uma ideia no inverno até os rios congelam, e para conseguir água é uma dificuldade, precisando derreter neve. Existiam habitantes obviamente, os chamados nativos da Sibéria. Os russos cometeram um genocídio contra eles, pois considerava que eram selvagens (assim como os europeus ocidentais da mesma época consideravam os russos selvagens). Para se ter uma ideia, a Polônia sozinha, mesmo sendo minúscula, tem uma população equivalente a toda a Ásia Central e Mongólia. Em relação as fronteiras, se não me engano seguiu características geográficas. Por exemplo, a fronteira entre Rússia e Mongólia começa onde termina o planalto mongol. Com os chineses se não me engano teve guerra, mas também eles forçaram. Por exemplo, toda a Manchúria exterior, um território enorme, foi tomado pelos russos dos chineses. Foi no século da humilhação na China. Os russos aproveitaram que eles estavam fracos e obrigaram a ceder o território, ou então fariam uma guerra. Os chineses acabaram cedendo, já que não tinham condições de combater na época. Se aproveitando disso os russos tentaram levar a fronteira para o sul o máximo que conseguiram. Tanto que a fronteira com a Coreia do Norte é minúscula. Apenas alguns quilômetros de largura. O objetivo era apenas ter algum acesso por terra com a península, além de tentar alcançar os mares quentes do pacífico.
@@MarcosSilva-uh7ii se a expansão russa na sibéria foi genocídio então o destino manifesto foi o que? porque a escala dos massacres nem se compara, deve ser 1 sibério morto pra cada 10.000 nativos americanos. Como você mesmo disse, a região não era difícil de conquistar por haver populações nativas que queriam manter o controle da terra mas sim por quão inóspita é a região. A grande maioria dos povos que ali viviam eram nômades e não se preocupavam com posses territoriais.
@@Riyoshi000 mesmo assim ainda houve um genocídio por parte da Rússia contra aquele povo, e houve sim resistência daquele povo contra os invasores, já que os russos estavam tomando querendo ou não os seus territórios. Os próprios nativos fizeram alguns ataques contra os colonizados, mas sem sucesso. Dizer que eles não ligavam para posses territórios é bobagem
As pessoas são loucas, uma profissional excelente passa a ler o conteúdo na frente dela e pessoas faz dessa profissional melhor que os outros profissionais, militância na democracia.
Espero que um dia vc camila seja eleita a melhor jornalista do mundo e que ganhe um nobel de jornalista te amo depois de jesus vc e o ser humano mais importante pra mim bjus
Justamente por seu gigantismo e recursos naturais assombrosos a Rússia é alvo da cobiça estrangeira,some-se a isso o declínio do Império dos EUA e seu medo da Rússia e da China e temos a expansão da OTAN como tentativa de cercar a Rússia,obviamente uma potência nuclear não ficaria de braços cruzados aguardando o próprio fim.
@@rudolfhorwath Ataca sim, e foi criada como uma aliança de defesa contra a URSS que tem na Rússia o principal estado sucessor, e que mesmo após a o fim da guerra fria continuou a se expandir em direção a fronteira russa, sendo assim a Rússia não tem motivo algum pra não ver essa expansão de maneira negativa e se sentir acuada, pois é uma potência vendo outra potência maior se aproximando da sua fronteira, de pontos estratégicos vitais do país. E mesmo que supondo que a OTAN não seja uma ameaça a Rússia hoje, pode ser no futuro, e se vir a ser terá sob seu controle um ponto estratégico forte contra a Rússia, e ai já era. Na geopolítica decisões são tomadas pensando em décadas no futuro, até mais... Obviamente os países mais fracos que ficam próximos a Rússia veem na OTAN uma forma de proteção, e é natural que eles busquem essa proteção, as preocupações deles são validas, mas as da Rússia também são, e cada um dos lados prioriza a própria preocupação, faz o que pode para que consiga garantir os próprios interesses. Então há interesses contrários de vizinhos, mais ação externa de outros países, ótima receita para um conflito, que como vemos ocorreu (embora eu também não ache que foi só por conta da OTAN que a Rússia invadiu, mas foi sim uma das principais razões).
A mulher do meu irmão e russa ela e tão bonita e gentil adoro ver eles conversando sobre musicas comidas Brasileiras e russas, antigamente tinha um olhar diferente da Rússia hoje amo a Rússia assim como amo o Brasil......
Isso tem a ver com a geografia do pais que é quase tudo planícies então eles tinham que avançar até encontrar uma barreira natural, o que está a acontecer agora na ucrania é a msm coisa a russia não tem nenhuma barreira natural ao pé da ucrania se a ucrania entrasse na otan sem barreira natural era muito facil invadir a russia por lá
Por convite da Taís 3 marido estou seguindo vc. Sou de Florianópolis SC. Ilha da Magia. Tempo. Max. 38 g e min 15g. Gosto muito. Praias maravilhosas logo 7ma cidade no verão muito turística. Já sou idosa e tenho dois filhos que deu certo Eng. Elétrico +TI e filha dona de uma linda Lj a 10 anos. Mas o melhor 2 netas meus amores. Venham nos visitar, será um prazer dar todo apoio a vcs
É igual ao conceito antigo de fazenda. Quanto maior, mais recursos e mais riqueza. Hoje, com a ciência moderna, esse conceito faliu mas muitos ainda o perseguem. Como um grande exemplo, a Holanda: país muito pequeno mas grande exportador de alimentos para o mundo. Pouca terra, mas tremenda tecnologia.
Simplesmente eram vizinhos a um território imenso que aparentemente ninguém mais quis - Sibéria. Eles colonizaram a Sibéria, mas diferentemente das colônias dos outros países Europeus, como Portugal, Russos não perderam a colônia, porque por alguma razão a colônia da Rússia não declarou independência, enquanto colônia de Portugal declarou uma. Então Rússia continua com “o Brasil” dela - a Sibéria, enquanto Portugal continua sem . E sem colônias Rússia seria um país pequeno também. São as colônias que fazem países europeus grandes.
Pessoal, a BBC News Brasil está agora no TikTok com vídeos de um minuto. Não vamos deixar de fazer nossos vídeos mais longos aqui, mas ofereceremos versões mais condensadas por lá. Sigam a gente lá e, claro, recomendem a filhos, sobrinhos e amigos! www.tiktok.com/@bbcnewsbrasil
Ok
KKK balela
Tudo
Camila como sempre didática e direta ao ponto. 💓
verdade
Sim, ela fez um trabalho incrível: leu oq tava escrito. NOSSA!!!
@@evertonrangel8199 a interpretação, dicção, storytelling e didática são méritos totalmente dela.
Que comentário mais infeliz... Camila é uma exímia jornalista
. Muito fofa ela amo ver ela dar aula ❤
Eu é que agradeço, Camilla Veras Mota, pela excelente aula de história! Vlw!
Camila é umas das melhores jornalistas da BBC NEWS BRASIL, didática, ótima oratória,e traz “ aproximação “ em cada tema contado
Quando a matéria começa com: Eu sou Camilla veras Mota! Já sei q vem coisa boa por aí ❤️
É uma excelente jornalista
Verdade, Tayron
vc sabe que ela so apresenta né? e que as materias ficam prontas pela equipe, ela é carismatica e se comunica muito bem mas quem trabalha por trás tbm tem muito merito e faz o trabalho pesado e exaustivo de pesquisa nunca é reconhecido
A melhor dos estúdios BBC Brasil
Dentro do seu enorme território, há várias etnias e povos resultados de assimilação, dentre eles no passado os Eslavos (o grupo majoritário, e influência para o idioma e origem do termo "Rus" resultado de uma federação em certo grau, com tribos Germânicas.) etnias de Tungúsicos,Sacas,Siberianos,Ainus,Altaicas,Iranianos,Citas,Sarmátas,Caucasíacos,Turquicos,Fino-Uralicas,Gregos,Tártaros,Germânicos,Baltos,Romanos,Judeus e Árabes, algumas resistindo até a idade contemporânea.
Daí os ideais de PAN-eslavismo.
Desde o início, a Rússia deveria ser um estado autoritário, para manter a unidade de diversos territórios habitados por inúmeros povos e etnias conquistados ao longo dos séculos de sua expansão. Se o Czarado russo fosse fraco, estes territórios se desmembrariam. Esta característica se manteve durante a dinastia Romanov e durante a União Soviética. Com o colapso soviético em 1991, a antigas repúblicas daquele país se tornaram independentes e outras dentro da Federação Russa, como foi o caso da Chechênia, cujo movimento foi duramente esmagado em duas guerras sangrentas. Sem repressão e atuação dura do exército, a Rússia se fragmentária em várias repúblicas e reinos.
@@kansascity1967 Os próprios Eslavos orientais assimilaram outros povos que compartilhavam características fisicas e até culturais parecidas com eles, como foi no caso de tribos Sarmátas,Baltos,Citas e Germânicas para evita uma certa cisão e conflitos.
Todos massacrados pelos russos czaristas e depois comunista
Muito bom , excelente qualidade parabéns.
Eu aprendo muito com vocês a BBC está cada dia melhor.
Façam mais vídeos assim .
Eu gostaria de aprender mais sobre a História da Inglaterra.
@@evertonvcardoso qual o lado da BBC ? Na sua opinião.
E qual o canal ou auto que não defende uma tese ?
@@renatocrus8879 (Meu último comentário foi deltado) repara os vídeos sobre o caso Rusia e Ucrania, é nítido que a BBC tem lado.
@@evertonvcardoso duh, a bbc é o canal estatal do Reino Unido. Financiado pelos interesses do Reino Unido, que é parte da OTAN e anti-Rússia. Só porque eles falam a “verdade” 80% do tempo não significa que não tenha “opinião” no meio, ou até mentiras/inverdades. Nenhuma fonte é 100% confiável. O problema é que a grande maioria não se informa em diferentes locais com diferentes opiniões e pontos de vista, muito menos estuda o contexto histórico (através de historiadores renomados).
@@evertonvcardoso... mas escrevem Rússia com 2 esses e acentuação...
Como sempre um conteúdo cultural de alta qualidade e apresentação magistral.
Mesmo feito por uma empresa estrangeira é um colírio para os olhos e música para os ouvidos ver uma peça jornalística sem um único errinho de português!
Venham dar aulas aqui pelo amor de Deus! 😊
Parabéns equipe! Vocês são 10!
Camilla é uma das melhores jornalista da atualidade. Parabéns!
Melhor resumo da história da Rússia que já vi, e me esclareceu muitas dúvidas sobre uma das mais poderosas nações que já existiram . A Rússia nunca foi de se subestimar! Principalmente agora!
Russia sempre foi um país imperialista, invadindo e anexando território dos vizinhos... Se eu fosse vizinho da Russia, faria de tudo pra entrar em uma aliança militar que me protegesse de ser anexado...
@@Yuri231 Todos os países da Europa e os EUA sempre foram, e até o Brasil já foi um , que provocou genocídios no Paraguai e quase o absorveu para si no século XIX e não o fez por que a Inglaterra não permitiu. Até hoje existem brasileiros que se consideram superiores às outras nações da América latina e falam em invasão do Uruguai e do Paraguai de novo. Vai entender!
@@romulodiego2229 então, todos os paises ja foram como vc bem disse. Lá no sec. 19. O problema da Russia é que eles continuam sendo imperialistas e anexando territórios por meio de guerras em pleno sec. 21.
@@Yuri231 É vão continuar aparecendo outros ao longo do tempo. Antes da Ucrânia, em 2003 o miserável Iraque sofreu a invasão da maior superpotencia de todos os tempos com uma desculpa furada de bombas e terroristas, mas era só petróleo. Quando o Brasil um dia ser uma potência mundial, primeira loucura que poderá fazer e invadir outros vizinhos de novo. Sorte da Venezuela ,Uruguai, Paraguai e Bolívia ,Peru e Colômbia que o Brasil já não é agora uma grande potência e o Bozonarro um ditador igual o Putim!
@@romulodiego2229 a invasão do Iraque em 2003 foi absurda. Mas ainda assim, não se anexou território, ne? O Iraque continua a existir. O que a Rússia faz é invadir e anexar, ao estilo do sec 19.
"Entra cossaco, cossaco dança agora, na dança do cossaco, não fica cossaco fora.."
Luiz Gonzaga
Ontem eu sonhei que estava em Moscou,
Dançando pagode russo na boate Cossacou
Parecia até um frevo, aquele cai e não cai... parecia ate um frevo, aquele vai e nao vai
Kkk Kkkkk
Bem humorado e lembrado!?
É uma história riquíssima! Gostaria muito de conhecer a Rússia e Turquia.
Será muito bem vindo, a Rússia é incrível. Brasileiros são muito bem tratados aqui.
@@Ruivakgb As russas são muito exigentes em relação aos homens? Elas sentem xenofobia?
@@Ruivakgb você é Russa
@@nslc4009 kkkkkkkk olha o nível da pergunta do cidadão 🤣🤣
@@danilins5376 o cara deve querer morar lá, casar, qual o problema?
Camilla, você é demais. Boa aula de história. Tem mais? :)
Admiro o esmero da Camila em pronunciar corretamente as palavras em russo!
Impérios vem e vão.
Lideres por maiores que tenham sido, também.
Nada que existe é para sempre.
E justamente com esta mudança surgem as desavenças que geram os conflitos.
Aquele que detêm o poder mesmo que temporário.
Sucumbindo pela ambição, recorre a todos os meios para se manter no trono.
A história humana pode ser descrita em uma única pagina.
Tudo sempre se repete.
Verdade
Niilista resumista de 14 anos cospe abobrinhas e causa discussão no RUclips
Mas Deus é o mesmo e não muda! E o seu reinado é para sempre!
Vdd!
Ótima reportagem, a Camilla como sempre fazendo uma ótima apresentação
Difícil ter dominio de um extenso territorio por muitos anos. Sempre vai haver insatisfação de regioes.
Por isso têm que sempre ter um governo forte no poder, Lenin, Stalin e Putin desde da criação soviética, importante lembrar que Putin já escolheu o próximo assumir o poder, têm que ser preparado se não as outras nações engole, sonho é dividir a Rússia
@@cairobastos2924 exatamente. eles sempre dizem q se eles fossem como no ocidente o país se quebrava todo. cada região do mundo demanda uma forma diferente de governabilidade.
Vale lembrar que a Russia é cheia de etnias diferentes, linguas diferentes e regiões autônomas. Com essa guerra na Ucrânia o país corre o risco de passar pelo msm que passou na 1a guerra mundial, podendo se fragmentar em varios países, mas isso só se perderem e se houver enfraquecemento do exercito russo.
Várias guerras de conquistas que expandiram o território da Rússia através do principado de Moscou. O território russo conformou o leste da Europa até o extremo Oriente chegando a península da China e da Coreia.
Eu sugiro que pesquisem sobre a cidade de Harbin na China, que possui uma notória influência arquitetônica e cultural da Rússia, podendo ser facilmente confundida com uma cidade russa.
Não é tão "Russa" assim. É como o Bund em Xangai, uma área que foi construída por estrangeiros. Mas a maioria da cidade em si, tanto Xangai como Harbin, são bem chinesas.
@@gilbertodemelo "São bem chinesas" Como assim? Você está falando da arquitetura?
Península da China?
O território do Brasil também se expandiu dessa forma, o avanço pelo interior do país e a matança de nativos, fundando novas cidades especialmente pelos chamados Bandeirantes ou "Paulistas". No final de tudo é assim que caminha a história da civilização, muitas guerras e sangue.
Houve mais aliança com nativos que matança propriamente dita. Veja os EUA, nao há indio la. Aqui o Brasileiro em 80% é mestiço. Voce claramente é um mestiço e eu tambem. Era comum aliança com Indigenas e Portugueses naquela epoca, o que facilitou a expansao do imperio. Russia nao foi diferente, visto que os nativos da regiao foram integrados ao povo Russo. Era comum ver soldados Siberianos nativos marcharem em nome da grande mãe Russia. Por conta disso, assim como o Brasil, a Russia é um povo mestiço. Diferente da colonização ocidental, ao qual se consistia em extermínio massivo dos povos presentes.
Que bom, a unica coisa que esse pais tem de bom é seu tamanho e o sonho de um dia ser uma potência como os EUA.
@@geopolitical23só quando todos os vira latas igual a você padecer aí sim o Brasil será uma potência muito maior que os lgbts dos eua.
Rússia é um país colossal , mas nem sequer é um dos 5 mais populosos do mundo e a maior parte da população está na parte mais europeia do país
o clima russo é terrível
@@vitomaluco3364 sim, ele é frio e calculista.
Eles são mais inteligentes que outros países de proporções geográficas grandes, ter filho é uma grande furada.
Na epoca da urss era maior por que juntava com a população das outras 14 republicas
@@guilhermebraga1603 eles perderam grandes contingentes populacionais por gerras!!.. 2:< guerra mundial principalmente!!..
Excelentes vídeos e didáticas! Poderia ficar horas aqui entendo sobre história! Parabéns!
Camila, você espantosamente excelente no que faz.Parabens
A Camila é top de mais. A melhor da BBC sem nenhuma dúvida.
Meus parabéns por mais um ótimo vídeo!!!
Bom dia !!
Parabéns pelo trabalho de qualidade !!
Que Deus nos abençoe sempre!!
Parabéns pela didática apesar de ser deficiente visual, consegui compreender totalmente a reportagem. Muito obrigado.
Muito bom texto! Em poucos minutos conseguiu falar sobre séculos! Parabéns
Parabéns Camila. Prazer imenso assisti-la.
Já tinha assistido a alguns vídeos sobre o tema e posso afirmar que esse foi o melhor. Parabéns!
Excelente aula de geopolítica
Adorei sua reportagem
Conteúdo sempre de excelência!
Excelente matéria. Parabéns a equipe e a todos envolvidos!
Excelente Aula !!!
Parabéns !!
Uma aula!!! Muito bom!
Camila Veras Mota, como sempre, impressionante
BBC como sempre, não desaponta
Adoro assistir um vídeo da BBC com e apresentação da Camila de madrugada 💖
É top
Sempre otimas reportagens. Mas parece que as primeiras referencias aos eslavos ocorreram nos primeiros dois seculos de nossa era em relacao aos grupos denominados "veneti" e "spori"
@@GilleanFreire Sobre os veneti (ou venedi) do rio Vistula, autor Jordanes em sua obra Getica (escrita em 550 ou 551 dC) descreve os Veneti como uma "nação populosa" cujas moradias começam nas fontes do Vístula e ocupam "uma grande extensão de terra ". Ele os descreve como os ancestrais dos esclavenos (um povo que apareceu na fronteira bizantina no início do século VI e que eram os primeiros eslavos do sul).
A Rússia é territorialmente inconquistavel
80% da população vive na parte europeia que seria apenas 30% do seu território total. Se hitler fosse mais sábio adeus urss.
Falacioso esse argumento! Nem a Rússia controla o próprio território direito! A população russa é menor que a do Brasil, apenas 144 milhões de habitatnes. ENORMES estensõs do território russo estão vazias. É só fazer uma pesquisa no google Earth! Na verdade essa extensão enorme é o maior dos problemas da rússia!
Nada é inconquistavel.
@@geopolitical23 com bombas atômicas é amigo inconquistavel!!!
@@brasilcanada812 mas aí você só destroi, não conquista nada
Foi fácil pra eles dominar a sibéria porque não tinha quase ninguém vivendo ali, como é até hoje, então não ia ter quem se opusesse, brigasse por território
verdade, pegaram para eles um montão de terra congelada grátis 😸
@@Jonathan_Tavares terra, ouro, gas, ali tem mt é $$$
@@THETRUTH-BR tudo isso grátis ksksks
@Amantes do Futebol Pouco provável, para o Império Otomano alcançar a Sibéria eles teriam que passar pelo Cáucaso e cruzar os Montes Urais ou atravessar o Irã, passar pela Ásia Central e chegar a Sibéria (no meio várias regiões desérticas).
Na Primeira Guerra Mundial o Império Otomano estava decadente e a economia ia mal, tanto que havia vários movimentos para abolir o sultanato. O que poderia salvar os Otomanos era se eles descobrissem as reservas de petróleo da Península Arábica e tivessem meios de se aproveitar dos recursos, o que estimularia a exploração destas terras, e não uma expansão a Sibéria.
Verdade. Levando em consideração o tamanho do território, foi a conquista mais fácil da história. Também, era um território que "ninguém queria" justamente por ser praticamente inútil. Mas ainda assim tinha alguns habitantes, os chamados nativos da Sibéria. Os russos cometeram um genocídio contra eles pois considerava que eram selvagens, assim como os europeus ocidentais da mesma época consideravam os russos selvagens.
Muito legal a iniciativa de dizer a história por trás dessa dimensão que é um a Rússia.
Eu já havia tentado iniciar estudos sobre isso (para tentar entender melhor "quem e como é a Rússia).
A questão da expansão rumo ao Leste, indo até o Oceano Pacífico, em que é citado apenas o envio de uma missão de um pesquisador, ainda é obscuro, para mim.
O que delimita as fronteiras do Norte da Mongólia, China e Coreia do Norte? Eram as fronteiras daquelas nações, que não quiseram se expandir rumo Norte? Ou houve algum conflito com eles, que resultou em cada uma dessas fronteiras?
se eu não me engano tiveram confrontos com a china sim, por conta da região da Manchúria
Já a Mongolia e a Coreia naquele momento ainda faziam parte da China (sob q dinastia Qing), se vc procurr direitinho acha
Na verdade essa expansão para o leste foi incrivelmente fácil, apesar do tamanho monumental do território. A questão é que eram regiões muito pouco habitadas, basicamente uma região que "ninguém queria". Para se ter uma ideia no inverno até os rios congelam, e para conseguir água é uma dificuldade, precisando derreter neve. Existiam habitantes obviamente, os chamados nativos da Sibéria. Os russos cometeram um genocídio contra eles, pois considerava que eram selvagens (assim como os europeus ocidentais da mesma época consideravam os russos selvagens). Para se ter uma ideia, a Polônia sozinha, mesmo sendo minúscula, tem uma população equivalente a toda a Ásia Central e Mongólia. Em relação as fronteiras, se não me engano seguiu características geográficas. Por exemplo, a fronteira entre Rússia e Mongólia começa onde termina o planalto mongol. Com os chineses se não me engano teve guerra, mas também eles forçaram. Por exemplo, toda a Manchúria exterior, um território enorme, foi tomado pelos russos dos chineses. Foi no século da humilhação na China. Os russos aproveitaram que eles estavam fracos e obrigaram a ceder o território, ou então fariam uma guerra. Os chineses acabaram cedendo, já que não tinham condições de combater na época. Se aproveitando disso os russos tentaram levar a fronteira para o sul o máximo que conseguiram. Tanto que a fronteira com a Coreia do Norte é minúscula. Apenas alguns quilômetros de largura. O objetivo era apenas ter algum acesso por terra com a península, além de tentar alcançar os mares quentes do pacífico.
@@MarcosSilva-uh7ii se a expansão russa na sibéria foi genocídio então o destino manifesto foi o que? porque a escala dos massacres nem se compara, deve ser 1 sibério morto pra cada 10.000 nativos americanos. Como você mesmo disse, a região não era difícil de conquistar por haver populações nativas que queriam manter o controle da terra mas sim por quão inóspita é a região. A grande maioria dos povos que ali viviam eram nômades e não se preocupavam com posses territoriais.
@@Riyoshi000 mesmo assim ainda houve um genocídio por parte da Rússia contra aquele povo, e houve sim resistência daquele povo contra os invasores, já que os russos estavam tomando querendo ou não os seus territórios. Os próprios nativos fizeram alguns ataques contra os colonizados, mas sem sucesso. Dizer que eles não ligavam para posses territórios é bobagem
VIVA CHINA E RUSSIA!!! O MUNDO SERÁ COMUNISTA
VOTEM NO LULA 2022!!!
Excelente aula sobre a história russa!
Excelente!!! Conteúdo denso passado de forma precisa e didática!!!
Eslavo... Como não admirar essa tão rica e poderosa cultura?! ❤🎉😊
Adoro seu documentário. Perfeito.OBRIGADA
Parabéns, Camila e a todxs da equipe da BBC News Brasil, vocês prestam um ótimo serviço a população brasileira!!
Todos*. Fixado.
Camilla é excecionalmente didática.
Camilla Veras Motta como sempre sendo uma excelente repórter, melhor repórter do país. Parabéns
As pessoas são loucas, uma profissional excelente passa a ler o conteúdo na frente dela e pessoas faz dessa profissional melhor que os outros profissionais, militância na democracia.
Os vídeos da Camila são os únicos que não acelero. Pelo contrário, ponho em 0.75x. Ela é ótima. Cirúrgica e acelerada 😅
Espero que um dia vc camila seja eleita a melhor jornalista do mundo e que ganhe um nobel de jornalista te amo depois de jesus vc e o ser humano mais importante pra mim bjus
Poderiam comentar sobre o Grande jogo, entre o Império Britânico e Russo.
Jogo de futebol?
Em termo de guerra são diversas batalhas desses dois gigantes, agora se for partida de futebol fica no zero a zero, é uma pior que a outra kkkkk.
Roubando o território dos mais fracos
Como a Rússia ficou tão grande? -roubando território alheio, enchendo de russo e depois dizendo que o território sempre foi deles.
Igual os EUA com o México
A maioria do território russo era muito pouco povoado principalmente na Siberia, naquela época.
@@Lucas-mr8fh foi bem diferente disso, recomendo tu dar uma pesquisada na Net.
@@killers03 Não
@@killers03 vc q errado bro
Camila veras Mota .a melhor de todas
Agora eu pergunto: pra quê a Rússia quer mais territórios, invadindo a Ucrânia?
Eles não querem o território, eles querem impedir que a tecnologia da Ucrânia fique a serviço da OTAN, ou seja, dos Americanos…
Justamente por seu gigantismo e recursos naturais assombrosos a Rússia é alvo da cobiça estrangeira,some-se a isso o declínio do Império dos EUA e seu medo da Rússia e da China e temos a expansão da OTAN como tentativa de cercar a Rússia,obviamente uma potência nuclear não ficaria de braços cruzados aguardando o próprio fim.
Defender-se da expansão da OTAN
@@Ismaeldima17 otan não ataca, é uma aliança de defesa, conta outra
@@rudolfhorwath Ataca sim, e foi criada como uma aliança de defesa contra a URSS que tem na Rússia o principal estado sucessor, e que mesmo após a o fim da guerra fria continuou a se expandir em direção a fronteira russa, sendo assim a Rússia não tem motivo algum pra não ver essa expansão de maneira negativa e se sentir acuada, pois é uma potência vendo outra potência maior se aproximando da sua fronteira, de pontos estratégicos vitais do país. E mesmo que supondo que a OTAN não seja uma ameaça a Rússia hoje, pode ser no futuro, e se vir a ser terá sob seu controle um ponto estratégico forte contra a Rússia, e ai já era. Na geopolítica decisões são tomadas pensando em décadas no futuro, até mais... Obviamente os países mais fracos que ficam próximos a Rússia veem na OTAN uma forma de proteção, e é natural que eles busquem essa proteção, as preocupações deles são validas, mas as da Rússia também são, e cada um dos lados prioriza a própria preocupação, faz o que pode para que consiga garantir os próprios interesses. Então há interesses contrários de vizinhos, mais ação externa de outros países, ótima receita para um conflito, que como vemos ocorreu (embora eu também não ache que foi só por conta da OTAN que a Rússia invadiu, mas foi sim uma das principais razões).
Que pronuncia eim !!! Parabéns como sempre perfeita
Camila sempre genial !! Excelente vídeo!!
PRA VOCÊ QUE TÁ ASSISTINDO ESSE VÍDEO EM OUTRO HORÁRIO O VÍDEO FOI LANÇADO AS 5:32 DA MANHÃ
Sendo alienado pela bbc*
Tmj
Obrigado
VIVA CHINA E RUSSIA!!! O MUNDO SERÁ COMUNISTA
VOTEM NO LULA 2022!!!
@Hello Привет - Q FOI
Boa tarde 🔄
Parabéns pelo trabalho de qualidade 👏 Que Deus nos abençoe sempre 🔄
Camila, você é a melhor!
Que aula! WOW
Excelente materia eu adoro o trabalho dessa moça uma excelente profissional
Camila obrigada pelo seu trabalho e e fundamental !
Entre todos os períodos a Rússia seria a que manteve um território gigantesco por mais tempo?
GOSTEI do video. Obrigada.
A Rússia não é o mais estenso A RÚSSIA é o maior país do mundo não tem pra ninguém, É O MAIOR PAÍS Do Mundo.
Contando com o Alaska que era da Rússia kkkk
Se continuar fazendo guerras e roubando as terras de outros paises vai ficar maior ainda.
Sempre excelentes matérias
Uma história riquíssima,!
Essa Camila é muito boa, excelente vídeo e musica de fundo kkkk, podia ser mais longo e mais detalhado só, tipo! o ruim desse vídeo é que ele acaba
Genial, gratidão BBC.
Acho legal que você mantém a pronúncia correta dos nomes 👍
A mulher do meu irmão e russa ela e tão bonita e gentil adoro ver eles conversando sobre musicas comidas Brasileiras e russas, antigamente tinha um olhar diferente da Rússia hoje amo a Rússia assim como amo o Brasil......
Excelente vídeo (mais um). Parabéns à equipe da BBC Brasil.
Isso tem a ver com a geografia do pais que é quase tudo planícies então eles tinham que avançar até encontrar uma barreira natural, o que está a acontecer agora na ucrania é a msm coisa a russia não tem nenhuma barreira natural ao pé da ucrania se a ucrania entrasse na otan sem barreira natural era muito facil invadir a russia por lá
Ps: Os embargos econômicos proferidos pelo ocidente à Rússia Nao deram em nada, pois a Rússia é um dos países mais autosustentaveis...
Camila é incrível!
Larisi se peyi ki pi gran nan mond lan, yo pale anpil lang nan larisi, men popilasyon an pa anpil menm jan ak peyi a.
Daria muitos paises diversificando este território da Russia. Deve ser difícil administrar um pais deste tamanho
Excelente matéria!
Ótimo conteúdo
Por convite da Taís 3 marido estou seguindo vc. Sou de Florianópolis SC. Ilha da Magia. Tempo. Max. 38 g e min 15g. Gosto muito. Praias maravilhosas logo 7ma cidade no verão muito turística. Já sou idosa e tenho dois filhos que deu certo Eng. Elétrico +TI e filha dona de uma linda Lj a 10 anos. Mas o melhor 2 netas meus amores. Venham nos visitar, será um prazer dar todo apoio a vcs
Saudades de Mariana Sanches.
Coloquem mais reportagens dela BBC !
Muito bom, obrigado!
Há um erro na localização de Vladivostok.
Um país admirável 🔥😓😱☝️😂👏❤️😍
Valia a pena falar dos povos indígenas da Sibéria, que foram muitas vezes praticamente exterminados com o avanço dos russos
Adoro a Camila
Spasiba!
Adoro a Camila .... essa menina e otima reporter!
Parabéns BBC NEWS
Curiosidade: A palavra "eslavo" e "escravo" tem a mesma origem do latim, eram povos dominados e escravisados pelo império Romano.
Interessante. Obrigado. 👍
Maravilhosa, a melhor que temos 💙
Curto porém excelente!!!
É igual ao conceito antigo de fazenda. Quanto maior, mais recursos e mais riqueza. Hoje, com a ciência moderna, esse conceito faliu mas muitos ainda o perseguem. Como um grande exemplo, a Holanda: país muito pequeno mas grande exportador de alimentos para o mundo. Pouca terra, mas tremenda tecnologia.
Em 2:09 a jornalista fala 1547, mas a linha temporal marca 1717.
muito bom. fale ai do conflito religioso da irlanda, please.
Camila ... Sensacional !!! ❤️ 🤍 💙
Simplesmente eram vizinhos a um território imenso que aparentemente ninguém mais quis - Sibéria. Eles colonizaram a Sibéria, mas diferentemente das colônias dos outros países Europeus, como Portugal, Russos não perderam a colônia, porque por alguma razão a colônia da Rússia não declarou independência, enquanto colônia de Portugal declarou uma. Então Rússia continua com “o Brasil” dela - a Sibéria, enquanto Portugal continua sem . E sem colônias Rússia seria um país pequeno também. São as colônias que fazem países europeus grandes.