No livro "Our Oriental Heritage", Will Durant afirma que a China foi destruida varias vezes e varias vezes se reergueu. Mais ainda: que em cem anos a China adaptaria a sua sociedade a industrializacao que ela aprenderia do Ocidente, acabando por se impor. O livro foi escrito nos anos 30...
A china passou por muito, mas ainda é uma das sociedades mais antigas e ricas historicamente e agora tbm financeiramente, o interessante da china é que eles sao 8 ou 80 mas aprendem com seus erros, criam estratégias a longo prazo e se reformulam, prova disso é como a ultimas decadas tentavam crescer reproduzindo coisas ocidentais de cidades a produtos piratas e atualmente criam as proprias marcas e arquitetura moderna de qualidade.
@@RaquelMatosRockii E um fator chave foi a industrializacao. Usando uma quase infindavel mao-de-obra que eh quase gratis, a producao chinesa explodiu. Mais mao de obra que todos os outros paises industrializados juntos.
pode se impor mas não pode ser imperialista, isso tudo já aconteceu com o Japão e só assistir ou ter aulas com qualquer professor de história para ouvir como "o ocidente foi eficaz em impedir o imperialismo japonês", ou seja, imperialismo, "se impor" só pode ser feito pelos brancos, os asiáticos, os africanos, nunca poderão impor nada. O que pode acontecer é a China se unir à Russia e tocar o terror rsrs
@痛み falo nada com nada, que maconha é essa ? A história é a história, documentários tendencioso são documentários tendencioso, simples assim nada de tudo é isso e tudo aquilo, e olhos de quem vê e blá blá blá, fatos são fatos, se vc estudar um pouco vai ver que a china é uma grande ditadura que mata cristãos até hoje nos seus campos de concentração, e que o povo se acostumou com o luxo e se vendeu as tecnologias e hoje preferem pensar no celular e no ar condicionado do que em pessoas e ignoram os fatos com narrativas de que tudo é tendencioso, o governo chinês é genocida e sempre foi, e não o genocida no sentido do Bolsonaro não é genocídio mesmo em tempos atuais, sai fora dessa propaganda chineses aí e vai olhar os fatos!
O Governo Chinês é "tão benevolente" que mantém Gulags para mulçumanos e dissidentes políticos... CNN comprada com dinheiro do suor dos trabalhadores chineses!
Parabéns para vc e a equipe produtora destas matérias históricas! Sem dúvidas, vcs sabem como explicar a história de forma não tendenciosa... Cada vídeo é uma aula, que nos permite entender a historia que vivenciamos no mundo atual. Obrigada!
recomendo 2 livros para entender um pouco melhor a China, são duas estórias de familias diferentes facinantes: 1. Adeus , China - O Último Bailarino de Mao, Li Cunxin 2. CISNES SELVAGENS: TRES FILHAS DA CHINA, Jung Chang
Os chineses sempre estiveram sozinhos. As poucas vezes que o ocidente se aproximou daquele povo foi para tirar proveito. E lembrá-los de que eles eram menos importantes. A China hoje usa sua vivência de derrotas e humilhações, para lembrar ao seu povo: Do que acontecera se um dia eles baixarem a cabeça, se um dia se esquecerem quem são. Ao contrário de muitas outras nações oportunistas que ocupam a posição que desfrutam sem merecimento. A China se dedicou ao seu próprio povo. Investiu em seu próprio, pais. E hoje mostra ao mundo que eles não precisam de alianças por conveniência, com nações que nem mesmo tem credibilidade.
Uma vez vi um entrevistador da JP entrevistando um chinês dizendo que na China as pessoas não tem liberdade, não tem RUclips, Facebook, Whatsapp essas futilidades do ocidente! Daí o chinês explicou que de fato a China não tem esses, mais ela tem os seu próprios APPs. Fiquei pensando comigo, que desde quando apps é sinônimo de liberdade? Ou melhor, quem é um país pra fiscalizar e dizer o que é e o que não é liberdade! E a maioria da população no mundo antes dos ano 2000 não tinham nem celulares e qualquer outra tecnologia de informações mas nem por isso éramos prisioneiros não tínhamos liberdade! E ele falou sobre a liberdade de expressão, eu tenho a minha opinião sobre isso, a minha liberdade de expressão eu expresso pra quem quer me ouvir e se eu me identificar e a quem me interessa, o resto não tem que ouvir o que eu penso!
Excelente vídeo! Na medida. Ficam claras as críticas a políticas econômicas desastrosas apontadas. Falar da China é um tanto complicado, já que não é um país que se enquadra na dicotomia ocidente x oriente. É um misto dos dois. Apesar da visão hostil que muitos têm da China, não há como negar que se tornou uma potência e assim vai ficar por muitas décadas.
Esse vídeo é uma aula! Aprendizado garantido! Na oportunidade, desejo bênçãos do Senhor Jesus, o Nome sobre todo nome (Filipenses 2), e alimentação da Palavra Dele!
incrivel. aprende se mais aqui com a bbc brasil do que na maior parte da informaçao televisiva portuguesa. e sim. é preciso ver com atençao a historia da china. sempre achei que a democracia liberal nao deveria ser global. assim como outras ideologias. cada civilizacao deve seguir o seu proprio caminho desde que haja... benevolência.
Pode não ser bom para o Ocidente, mas a China quer resgatar seu lugar no mundo. Um país tão grande com tamanha população tem que ser mesmo uma força a ser considerada. 中國加油!
@@stankiewicz1992 forçar a barra é você despejar uma diarreia verbal desta em forma de opinião. Se você acha que a matéria foi tendenciosa explique onde e pq. Mas sei que não irá fazer isso, pois não tem cacife nem capacidade para tal.
@@flavioquirinoleite7370 nem motivos, né? E se vc não percebe o enviesamento típico da BBC em todo o conjunto de suas matérias, de forma sutil e sistemática, só tenho a lamentar....
@@alicsgarcia5572 tendência = viés ideologico e/ou político. Em mídias como a BBC eka se manifesta de forma sutil. A BBC não mente, mas manipula informações a depender dos interesses de quem a financia (governo britânico). E como ela faz isso?? Ao pegar um tema para fazer uma matéria, ela ignora propositalmente os contextos gerais em que tal tema ocorre e o manipula de modo a omitir o que não convém dizer e ressaltar o que convém dizer.... E quem determina essa "conveniência"? O crivo da linha editorial....
Quando li sobre a guerra do ópio achei tudo extremamente injusto. De alguma forma dentre os países do leste asiático, a China sempre me causou algum fascínio
O passado de lutas, e sofrimentos da china, tem muita influencia na grande economia e potência que ela é hoje, eu sempre falo o passado tem influência no futuro e no presente.
Poxa,os vídeos da BBC são tão chic! Ninguém gritando,boas imagens para ilustrar,a narradora(apresentadora) elegante, séria,distinta. Mostram de forma clara e imparcial o fato,a noticia sem delongas . E vão embora assim como se dissessem: fiquem tranquilos, a situação não é tão ruim assim,logo voltaremos!
Foi extremamente parcial. Ignoraram completamente a participação ativa da Inglaterra de tentar destruir a economia da China imperial e ainda colocaram a culpa na população chinesa e no governo chinês pela Guerra, só porque eles estavam tentando barrar TRÁFICO ILEGAL DE DROGAS.
Preciso trazer a Lais ao Japao para que as suas pesquisas sejam intensificadas, ou melhor, vcs precisam urgentemente enviar a Lais para a minha cidade. Prometo cuidar dela com todo carinho !!
A China quer ultrapassar os EUA em questão econômica e militar , apesar de parecerem bastante diferentes ambos são parecidos não querem nada menos doque poder
Para assumir o lugar dos EUA como mediadores da paz, deveriam mostrar o seu poder e controlar as barbáries russas na Ucrânia. Tem o poder para fazer e se simplesmente ficarem lá sem fazer nada, não merecem o título que querem ter.
@@tchatcho66 Estados Unidos como mediador da paz ? Hipocrisia isso eles só usam a paz quando só convém podemos ver a invasão deles em nações soberanas assim como a Ucrânia atrás de petróleo um exemplo disso é a Venezuela onde eles colocaram sansões contra ela por abuso de poder do Nicolas maduro porém a Arábia saudita o governo de lá não é diferente assim como a China porém ele necessita desses países então não fazem nada além de esses países serem potências os EUA não importante com a paz e sim para si mesmo um povo hipócrita
@@tmateusleite4197 não disse que ele é, mas que é a posição que ele tem. E se você lê as premissas da OTAN isso fica bem claro. Se o poder é usado, ou não, para a paz isso é outra discussão. Como por exemplo um policial, ele É o representante da lei. Se ele cumpre o papel, ou se torna um miliciano, é outra coisa. Se a China quer o papel de polícia, tem que agir de acordo, preferivelmente fazendo um papel melhor que os EUA.
@@tiag0423 para uma visão estritamente ocidental, sim. Isso fica claro nos papéis que ele se presta na política internacional, na OTAN e na ONU. Se fazem um papel ruim, o que eu concordo, já é outros quinhentos. Meu argumento é: se a China quer o cargo, tem que fazer o mínimo que é interferir com a Rússia e segurar o ódio pelo governo de Taiwan. Se apoiar a Rússia e soltar o chicote em Taiwan, como fez com o Tibete, então continua a autarquia provinciana da década de 80.
China e Índia, antes de sucumbirem ao dominio ocidental e se tornarem pobres, tiveram seculos de relativa prosperidade e fartura agrícola, e isso permitou que eles se multiplicassem com mais facilidade que outros povos que viviam com mais escassez e guerras constantes...
Ja tive essa curiosidade e ja pesquisei eles sempre foram muito populosos!! Tem negócio de geografia que fala do explosão demográfico é quando natalidade o número de filhos por mulher e alta e morrem poucas crianças, as mulheres tinham muitos filhos todos os paises passaram por isso!! cada casal tinha 10 filhos esses filhos depois tinham muitos filhos a natalidade comeca a cair com a urbanização a entrada da mulher no mercado de trabalho. Hoje a mulher so tem 1 filho na media.
Entendo que a China jamais se esquecerá desses anos de humilhacão. Que sirva de exemplo para para os futuros lideres politicos do mundo: respeito aos povos da Terra.
Tem um vídeo que dr ENEAS CARNEIRO E Bautista Vidal já afirmavam que a China seria uma grande potência por não privatizar setores estratégicos. entrando a globalização de maneira pragmática Isso na década de 80 Brasil era mais rico que a China
Eu tbm gostaria de um dia poder visitar a China,, colegas meus que visitaram a China, dizem que o país é muito top e desenvolvido, por exemplo, infraestrutura (supera os EUA), os chineses já não usam cartões pra pagamento( usam moeda digital), etc
A China está modificando para melhor a economia da África ,já que o reino unido que tem a maior renda do mundo não ajuda em nada a África ,em um segundo a África estaria totalmente elevada se o reino unido dividisse o dinheiro que se apossou ao logo de várias invasões nas outras nacionalidade , igual as ilhas da Argentina
Na real, eles estão escravizando a África com obras que criam dívidas impagáveis e que só beneficiam a China. Assim como o EUA fez com América Latina no século passado. O colonialismo nunca vai deixar a África.
Tem um lado da BBC que até tenta trazer as informações de forma transparente porém logo é coebido pelo reino unido ,e a fantástico show de Truman dos príncipes e rainhas
Vcs já começaram o video tirando uma duvida que há muito me aflingia,por eu ser seguidora do I Ching com supostas indroduções de Confucio sempre quiz saber qual a influencia atual desse na China.
A China já viu vários impérios ascenderem e ruírem, Romano, Mongol, Otomano, Britânico, Russo, Espanhol, Francês, Português... E eles continuam lá, já foram, divididos, ocupados, humilhados, mas sempre se reerguem.
Na minha opinião a matéria foi muito condescendente com a Grã Bretanha ao falar das Guerras do Ópio e toda a humilhação e dano que trouxe à China, no que ficou conhecido (com toda justiça) no Século das Humilhações.
É o velho conceito "a história é contada pelos vitoriosos e pelos perdedores", mas nesse caso é notável que o governo chinês louva os seus bons e supostos feitos porém não falam e não fazem autocrítica dos seus fracassos.
5:53 "Meio milhão de tropas". Uso errado da palavra "tropas", calcado no inglês. A palavra em português tem sentido coletivo. O certo é "meio milhão de soldados".
Explosão em mesquita no Paquistão deixa ao menos 56 mortos 4 de março de 2022·1 min de leitura SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos 56 pessoas morreram e 196 ficaram feridas em um ataque a uma mesquita xiita em Peshawar, no noroeste do Paquistão, nesta sexta-feira (4), segundo o hospital local e a polícia. "Estamos em estado de emergência, e os feridos estão sendo encaminhados para o hospital", disse o chefe da polícia Mohammad Khan
No livro "Our Oriental Heritage", Will Durant afirma que a China foi destruida varias vezes e varias vezes se reergueu. Mais ainda: que em cem anos a China adaptaria a sua sociedade a industrializacao que ela aprenderia do Ocidente, acabando por se impor. O livro foi escrito nos anos 30...
verdade... 100 anos depois... incrivel
Eles são muito adaptáveis.
A china passou por muito, mas ainda é uma das sociedades mais antigas e ricas historicamente e agora tbm financeiramente, o interessante da china é que eles sao 8 ou 80 mas aprendem com seus erros, criam estratégias a longo prazo e se reformulam, prova disso é como a ultimas decadas tentavam crescer reproduzindo coisas ocidentais de cidades a produtos piratas e atualmente criam as proprias marcas e arquitetura moderna de qualidade.
@@RaquelMatosRockii E um fator chave foi a industrializacao. Usando uma quase infindavel mao-de-obra que eh quase gratis, a producao chinesa explodiu. Mais mao de obra que todos os outros paises industrializados juntos.
pode se impor mas não pode ser imperialista, isso tudo já aconteceu com o Japão e só assistir ou ter aulas com qualquer professor de história para ouvir como "o ocidente foi eficaz em impedir o imperialismo japonês", ou seja, imperialismo, "se impor" só pode ser feito pelos brancos, os asiáticos, os africanos, nunca poderão impor nada. O que pode acontecer é a China se unir à Russia e tocar o terror rsrs
As matérias da BBC são excelentes e ricas. Parabéns.
Kkk e totalmente tendenciosas né! "Quem não conhece a história está sujeito a revive-la de forma penosa"
@痛み falo nada com nada, que maconha é essa ? A história é a história, documentários tendencioso são documentários tendencioso, simples assim nada de tudo é isso e tudo aquilo, e olhos de quem vê e blá blá blá, fatos são fatos, se vc estudar um pouco vai ver que a china é uma grande ditadura que mata cristãos até hoje nos seus campos de concentração, e que o povo se acostumou com o luxo e se vendeu as tecnologias e hoje preferem pensar no celular e no ar condicionado do que em pessoas e ignoram os fatos com narrativas de que tudo é tendencioso, o governo chinês é genocida e sempre foi, e não o genocida no sentido do Bolsonaro não é genocídio mesmo em tempos atuais, sai fora dessa propaganda chineses aí e vai olhar os fatos!
E muito mais pois têm uma base científica o que torna elas aceitáveis e difíceis de serem refutadas kkk
Que piada... Conteúdo tendencioso e fraquíssimo.
O Governo Chinês é "tão benevolente" que mantém Gulags para mulçumanos e dissidentes políticos... CNN comprada com dinheiro do suor dos trabalhadores chineses!
Parabéns para vc e a equipe produtora destas matérias históricas! Sem dúvidas, vcs sabem como explicar a história de forma não tendenciosa... Cada vídeo é uma aula, que nos permite entender a historia que vivenciamos no mundo atual. Obrigada!
A China é linda!
Uma vídeo-aula muito boa, da BBC, bem explicado pela jornalista.
recomendo 2 livros para entender um pouco melhor a China, são duas estórias de familias diferentes facinantes:
1. Adeus , China - O Último Bailarino de Mao, Li Cunxin
2. CISNES SELVAGENS: TRES FILHAS DA CHINA, Jung Chang
pra que TV, quando a gente tem tamanha informação à dispôr a qualquer hora? obrigado BBC, obrigado RUclips e obrigado internet!
Os chineses sempre estiveram sozinhos.
As poucas vezes que o ocidente se aproximou daquele povo foi para tirar proveito.
E lembrá-los de que eles eram menos importantes.
A China hoje usa sua vivência de derrotas e humilhações, para lembrar ao seu povo:
Do que acontecera se um dia eles baixarem a cabeça, se um dia se esquecerem quem são.
Ao contrário de muitas outras nações oportunistas que ocupam a posição que desfrutam sem merecimento.
A China se dedicou ao seu próprio povo.
Investiu em seu próprio, pais.
E hoje mostra ao mundo que eles não precisam de alianças por conveniência, com nações que nem mesmo tem credibilidade.
Uma vez vi um entrevistador da JP entrevistando um chinês dizendo que na China as pessoas não tem liberdade, não tem RUclips, Facebook, Whatsapp essas futilidades do ocidente! Daí o chinês explicou que de fato a China não tem esses, mais ela tem os seu próprios APPs. Fiquei pensando comigo, que desde quando apps é sinônimo de liberdade? Ou melhor, quem é um país pra fiscalizar e dizer o que é e o que não é liberdade! E a maioria da população no mundo antes dos ano 2000 não tinham nem celulares e qualquer outra tecnologia de informações mas nem por isso éramos prisioneiros não tínhamos liberdade! E ele falou sobre a liberdade de expressão, eu tenho a minha opinião sobre isso, a minha liberdade de expressão eu expresso pra quem quer me ouvir e se eu me identificar e a quem me interessa, o resto não tem que ouvir o que eu penso!
Excelente vídeo! Na medida. Ficam claras as críticas a políticas econômicas desastrosas apontadas. Falar da China é um tanto complicado, já que não é um país que se enquadra na dicotomia ocidente x oriente. É um misto dos dois. Apesar da visão hostil que muitos têm da China, não há como negar que se tornou uma potência e assim vai ficar por muitas décadas.
Ainda bem que tenho BBC Brasil .
Sensacional! parabéns pelo canal. Obrigado, amo!
Esse vídeo é uma aula! Aprendizado garantido! Na oportunidade, desejo bênçãos do Senhor Jesus, o Nome sobre todo nome (Filipenses 2), e alimentação da Palavra Dele!
incrivel. aprende se mais aqui com a bbc brasil do que na maior parte da informaçao televisiva portuguesa. e sim. é preciso ver com atençao a historia da china. sempre achei que a democracia liberal nao deveria ser global. assim como outras ideologias. cada civilizacao deve seguir o seu proprio caminho desde que haja... benevolência.
Pode não ser bom para o Ocidente, mas a China quer resgatar seu lugar no mundo. Um país tão grande com tamanha população tem que ser mesmo uma força a ser considerada. 中國加油!
por que não pode ser bom ?
@@bombado34 concorrência...
Em um mundo de recursos finitos, a ascensão da china significa a estagnação e/ou decrescimento do ocidente...
@@stankiewicz1992. mas os ocidentais não são defensores do livre mercado ?
@@bombado34 só quando lhes convém...
@@stankiewicz1992 boa ! kkkkk
Parabéns pela aula de história! Ajuda muito a entender o contexto atual.
Mto obrigado pela excelente síntese!
Puxa vida, jornalismo sem tendência, conteúdo rico, e bem exposto! parabéns!
A BBC "Sem tendência" é forçar um pouco a barra....né??
@@stankiewicz1992 pq as pessoas reclamam da tendência da bbc???
Já vi várias pessoas afirmando isso, porém não compreendi
@@stankiewicz1992 forçar a barra é você despejar uma diarreia verbal desta em forma de opinião. Se você acha que a matéria foi tendenciosa explique onde e pq. Mas sei que não irá fazer isso, pois não tem cacife nem capacidade para tal.
@@flavioquirinoleite7370 nem motivos, né?
E se vc não percebe o enviesamento típico da BBC em todo o conjunto de suas matérias, de forma sutil e sistemática, só tenho a lamentar....
@@alicsgarcia5572 tendência = viés ideologico e/ou político.
Em mídias como a BBC eka se manifesta de forma sutil. A BBC não mente, mas manipula informações a depender dos interesses de quem a financia (governo britânico). E como ela faz isso?? Ao pegar um tema para fazer uma matéria, ela ignora propositalmente os contextos gerais em que tal tema ocorre e o manipula de modo a omitir o que não convém dizer e ressaltar o que convém dizer....
E quem determina essa "conveniência"? O crivo da linha editorial....
A China também perdeu parte de seu território pra Rússia durante as guerras do ópio. Incrível como isso sempre é esquecido.
O Paraguai também esqueceu do atual Uruguai.
Depois de séculos acaba-se desconsiderando mesmo.
Mas atualmente a Mongólia interior que é uma terra de outro país está com a China e também o Tibete.
Quando li sobre a guerra do ópio achei tudo extremamente injusto. De alguma forma dentre os países do leste asiático, a China sempre me causou algum fascínio
"E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará."
2 coríntios 9:6
Excelente síntese, muito instrutiva. Parabéns BBC News Brasil!
Esqueceram de citar as reformas promovidas por Deng Xiaoping no início da década de 80 que levaram o país a esse crescimento economico meteórico.
O vídeo é sobre o pensamento chinês, não reformas que tiveram êxito.
@@nerdincorreto7233 Verdade. Mas eles poderiam ter citado qual desse pensamentos levaram a essas reformas.
Como todos países consegue crescer de uma forma surpreende e o Brasil não triste.
Não esqueceram, o vídeo é curto, não deu tempo...
Kkkkk
Deng jamais farias essas reformas sem o salto adiante do Mao.
Aliás Deng era Maoista que o próprio mão .
Não foi as reformas, foi a revolução
É uma civilização muito antiga e com muita bagagem na mala da história. Estão aí até hoje não por acaso .sou admirador dessa GRANDE CULTURA.
Excelente ! 👏🏽👏🏽👏🏽
Hoje a Lais estava vestida da forma que eu gosto…. até aprendi mais e prestei tanta atenção !!!
Obrigado jornalismo BBC Brasil.
O passado de lutas, e sofrimentos da china, tem muita influencia na grande economia e potência que ela é hoje, eu sempre falo o passado tem influência no futuro e no presente.
Poxa,os vídeos da BBC são tão chic! Ninguém gritando,boas imagens para ilustrar,a narradora(apresentadora) elegante, séria,distinta. Mostram de forma clara e imparcial o fato,a noticia sem delongas . E vão embora assim como se dissessem: fiquem tranquilos, a situação não é tão ruim assim,logo voltaremos!
Foi extremamente parcial. Ignoraram completamente a participação ativa da Inglaterra de tentar destruir a economia da China imperial e ainda colocaram a culpa na população chinesa e no governo chinês pela Guerra, só porque eles estavam tentando barrar TRÁFICO ILEGAL DE DROGAS.
Preciso trazer a Lais ao Japao para que as suas pesquisas sejam intensificadas, ou melhor, vcs precisam urgentemente enviar a Lais para a minha cidade. Prometo cuidar dela com todo carinho !!
A China quer ultrapassar os EUA em questão econômica e militar , apesar de parecerem bastante diferentes ambos são parecidos não querem nada menos doque poder
Para assumir o lugar dos EUA como mediadores da paz, deveriam mostrar o seu poder e controlar as barbáries russas na Ucrânia. Tem o poder para fazer e se simplesmente ficarem lá sem fazer nada, não merecem o título que querem ter.
@@tchatcho66 Estados Unidos como mediador da paz ? Hipocrisia isso eles só usam a paz quando só convém podemos ver a invasão deles em nações soberanas assim como a Ucrânia atrás de petróleo um exemplo disso é a Venezuela onde eles colocaram sansões contra ela por abuso de poder do Nicolas maduro porém a Arábia saudita o governo de lá não é diferente assim como a China porém ele necessita desses países então não fazem nada além de esses países serem potências os EUA não importante com a paz e sim para si mesmo um povo hipócrita
@@tchatcho66 até pq os EUA são o símbolo da luta pela paz mundial, né?
@@tmateusleite4197 não disse que ele é, mas que é a posição que ele tem. E se você lê as premissas da OTAN isso fica bem claro. Se o poder é usado, ou não, para a paz isso é outra discussão. Como por exemplo um policial, ele É o representante da lei. Se ele cumpre o papel, ou se torna um miliciano, é outra coisa. Se a China quer o papel de polícia, tem que agir de acordo, preferivelmente fazendo um papel melhor que os EUA.
@@tiag0423 para uma visão estritamente ocidental, sim. Isso fica claro nos papéis que ele se presta na política internacional, na OTAN e na ONU. Se fazem um papel ruim, o que eu concordo, já é outros quinhentos. Meu argumento é: se a China quer o cargo, tem que fazer o mínimo que é interferir com a Rússia e segurar o ódio pelo governo de Taiwan. Se apoiar a Rússia e soltar o chicote em Taiwan, como fez com o Tibete, então continua a autarquia provinciana da década de 80.
Que aula. Obrigado!
não meça a china com uma régua ocidental.
Confúcio. Grande homem necessário para o desenvolvimento humano.
Amo esses documentários da BBC.
Excelente conteúdo, mais um, pra variar, da BBC NEWS BRASIL
Ótima Reflexão !!!
Espero que eles façam o ex ministro da educação do Brasil pague por tentar menosprezar a fala chinesa
Da vontade de assistir cada vez mais e mais os vídeos da BBC News Brasil, é puro conhecimento.
Eu queria muito entender como a China chegou a uma população de 1 bilhão de habitantes.
China e Índia, antes de sucumbirem ao dominio ocidental e se tornarem pobres, tiveram seculos de relativa prosperidade e fartura agrícola, e isso permitou que eles se multiplicassem com mais facilidade que outros povos que viviam com mais escassez e guerras constantes...
China existe a 6000 anos , cidades populosas
Ja tive essa curiosidade e ja pesquisei eles sempre foram muito populosos!! Tem negócio de geografia que fala do explosão demográfico é quando natalidade o número de filhos por mulher e alta e morrem poucas crianças, as mulheres tinham muitos filhos todos os paises passaram por isso!! cada casal tinha 10 filhos esses filhos depois tinham muitos filhos a natalidade comeca a cair com a urbanização a entrada da mulher no mercado de trabalho. Hoje a mulher so tem 1 filho na media.
É muito tchaca tchaca ...até hj é assim !!!
@@wandersousa9501 é verdade ouvir dizer que eles tem preconceito com homens solteiros kkkk
Entendo que a China jamais se esquecerá desses anos de humilhacão.
Que sirva de exemplo para para os futuros lideres politicos do mundo: respeito aos povos da Terra.
Tem um vídeo que dr ENEAS CARNEIRO E Bautista Vidal já afirmavam que a China seria uma grande potência por não privatizar setores estratégicos.
entrando a globalização de maneira pragmática
Isso na década de 80
Brasil era mais rico que a China
Devemos olhar a sociedade chinesa como um aprendizado a aplicar à nossa vida particular. Paciência, estratégia e ação. ...
Vídeo curtíssimo, por favor, faça mais um com no mínimo 2 pirulas de duração ou divida em partes
Historico da china:
Divisão, união e outra divisão;
Submissão e humilhação;
Revolução;
Fome e miséria;
E por fim, nacionalismo e patriotismo.
Você só descreveu coisas de décadas atrás, antes desse século já era potencia
Nota dez, Laís!
BBC news brasil parabéns pelos videos históricos!
Nossa! Matéria incrível!
Olha, Laís Alegretti, vcs são excelentes, em seus vídeos. Não é raro eu me encher de conhecimento e, às vezes, até de emoção, ao vê-los! Obrigado!
Queria muito visitar esse País , a cidade proibida , a muralha da China
Eu tbm gostaria de um dia poder visitar a China,, colegas meus que visitaram a China, dizem que o país é muito top e desenvolvido, por exemplo, infraestrutura (supera os EUA), os chineses já não usam cartões pra pagamento( usam moeda digital), etc
Parabéns pela matéria
Bem divida em tópicos a matéria.
Parabéns!
Finalmente uma reportagem que vai além da superficialidade, da ignorância e da ideologia
Reportagem de qualidade, parabéns
Obrigado pela ótima matéria!
Muito esclarecedora reportagem. Parabéns!
Adorei esta materia muito bemexxxplicatica paraabens e sucesso pelo canal sou adimirador
QUANDO A BBC,VAI FAZER UM VÍDEO CONTANDO OS CRIMES DE GUERRA DOS IANQUES E DOS BRITÂNICOS?
A China está modificando para melhor a economia da África ,já que o reino unido que tem a maior renda do mundo não ajuda em nada a África ,em um segundo a África estaria totalmente elevada se o reino unido dividisse o dinheiro que se apossou ao logo de várias invasões nas outras nacionalidade , igual as ilhas da Argentina
Na real, eles estão escravizando a África com obras que criam dívidas impagáveis e que só beneficiam a China. Assim como o EUA fez com América Latina no século passado. O colonialismo nunca vai deixar a África.
Parabéns, seus vídeos são sempre muito bons, continuem assim!!!
Fiquei de surpresa a ver este vídeo imparcial sobre a China do BBC, que sempe difumava nosso sistema.
Tem um lado da BBC que até tenta trazer as informações de forma transparente porém logo é coebido pelo reino unido ,e a fantástico show de Truman dos príncipes e rainhas
Vcs já começaram o video tirando uma duvida que há muito me aflingia,por eu ser seguidora do I Ching com supostas indroduções de Confucio sempre quiz saber qual a influencia atual desse na China.
Até que fim a BBC publicou vídeo imparcial sobre os chineses, sem pintá-los como monstros e inimigos.
Excelente
Boa aula, parabéns!
Só Mentiras
Nada de verdade no que ela disse
@@pericles3333 Então refute seu analfabeto funcional! É cada diarreia verbal que a gente encontra.
Muito bom, qualidade no assunto e na narrativa!
Ficou muito bom o vídeo. Um dos teus melhores. Parabéns e obrigado, Lais
QUE AULA!!! Parabéns
Muito bom seu comentário parabéns 🎊🎉🍾🎈
China, sua FILOSOFIA é sem igual, viva CONFÚCIO, viva Lao Tse!
A China já viu vários impérios ascenderem e ruírem, Romano, Mongol, Otomano, Britânico, Russo, Espanhol, Francês, Português... E eles continuam lá, já foram, divididos, ocupados, humilhados, mas sempre se reerguem.
Show!!!!
Ótimo vídeo!
Será que o mundo têm consciência de tudo que estamos passando com essa pendemia!?
Top, as esplicações.
Obrigado muito bom
💋 você fala com carinho ❤️
Na minha opinião a matéria foi muito condescendente com a Grã Bretanha ao falar das Guerras do Ópio e toda a humilhação e dano que trouxe à China, no que ficou conhecido (com toda justiça) no Século das Humilhações.
Ótimo conteúdo.
muito bom e imparcial
Explicar pela sua confortável óptica neoliberal. Haha tô legal!
Nada disso !
Dr Eneas Carneiro já previa isso é era ridicularizado pela imprensa da época .
desculpe a pergunta.. mas todos os repórteres da bbc news brasil moram em Londres? que riqueza!
VIVA O DRAGÂO VERMELHO!!!
RPC!!!
Nos anos 70 era um país pobre e de 3° Mundo. O povo e os governantes são extremamente trabalhadores e competentes.
A China é um país tão rico em cultura e força!
É o velho conceito "a história é contada pelos vitoriosos e pelos perdedores", mas nesse caso é notável que o governo chinês louva os seus bons e supostos feitos porém não falam e não fazem autocrítica dos seus fracassos.
Achei top.
Excelente vídeo
A China é uma espécie de loja do mundo.
Faltou colocar o link para o vídeo de Malu Cursino.
👏👏👏👏👏
Bom
Que coisa linda.. aplaudam o tirano, isso ai 👏👏
Que tirano?
China lutou praticamente sozinha em seu território, agora no pacifico quem lutou contra os Japoneses foram os EUA, cada um defendendo o seu.
A Rússia ajudou a China então eles não lutaram sozinhos não
Falem um pouco mais do primeiro narcoestado da história
Faltou citar a falta de liberdades individuais e a praça da paz celestial. Linha dura para os locais
Kkkkk
Vai estudar infante
💯💯💯
5:53 "Meio milhão de tropas". Uso errado da palavra "tropas", calcado no inglês. A palavra em português tem sentido coletivo. O certo é "meio milhão de soldados".
Explosão em mesquita no Paquistão deixa ao menos 56 mortos
4 de março de 2022·1 min de leitura
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos 56 pessoas morreram e 196 ficaram feridas em um ataque a uma mesquita xiita em Peshawar, no noroeste do Paquistão, nesta sexta-feira (4), segundo o hospital local e a polícia.
"Estamos em estado de emergência, e os feridos estão sendo encaminhados para o hospital", disse o chefe da polícia Mohammad Khan
Boa Noite