Educação financeira com professores marxistas e que não entendem nada de análise financeira. É mais vantagem você apresentar um PODCAST como esse e outros como da família Barsi. É mais rico.
Sim. Na verdade seguindo a linha de raciocínio do governo vigente, será uma DESEDUCAÇÃO FINANCEIRA, PROCRASTINAÇÃO, E CLARO, CURTIÇÃO IMEDIATA PORQUE VOCÊ MERECE!!! É por aí a intenção dessa inclusão disfarçada de boa🤔
Estou no mercado desde 2023, tenho um total de 157 mil USD, com meus 12 mil investidos em ETFs de Bitcoin e outros rendimentos de dividendos estou muito grato por todo conhecimento e informações que vocês me deram.
Sorte foi a minha filha conhecer os vídeos da Natália Arcuri e me "apresentar" esses vídeos... dali em diante...me dediquei a estudar os " investimentos. Que eu chamava de "aplicação"... na poupança... com o Paulo Guedes baixando os juros,... me obriguei a estudar renda variável e investir, no início em ações...o Bruno Perine me ajudou bastante, apesar da sua arrogância, o Primo Rico e a Mirna...
Realmente, sou aluno do 3° ano do ensino médio e nesse ano todo o ensino médio tem matéria de Educação Financeira, é algo básico mas que já dá uma base para entender o mercado
Sou professor e ministro uma trilha do novo ensino médio voltada a educação financeira (Oficina de Finanças). Uma mudança de mentalidade essencial para as futuras gerações!
Tenho uma dúvida sincera e gostaria do ponto de vista de mais pessoas. Nós já temos nas escolas a matéria de Educação Física e pesquisando rapidamente no Google vemos: "Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Já entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%." "De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são portadoras de obesidade. No Brasil, a situação não é muito diferente: dados do Ministério da Saúde apontam que 24,3% dos adultos brasileiros são portadores desta doença - 1 em cada 4." Acredito eu que a maioria das pessoas têm o conhecimento a cerca de bons hábitos alimentares e da importância da prática de exercícios físicos. No entanto, vemos que os índices de obesidade e sedentarismo não são tão convidativos assim. Você acham que ter uma matéria sobre educação financeira seria tão eficaz?? Óbvio que eu prefiro o cenário que há o ensino, porém não sei se mudaria tanto assim.
UMA SUGESTÃO: convidar o Eduardo Feldberg para participar dessas conversas, por mais que ele esta presente em muitos podcast agora, porem nao seria uma conversa sobre a vida dele, mas como um um representante de pessoas baixa renda, que nao são medicos e jogadores de futebol. Porque esses exemplos que voces trouxeram são reais, eu sei, mas acredito que Eduardo abriria o leque ❤❤❤❤
O que mudou a minha vida é Pai Rico Pai Pobre, explodiu a minha mente. Na verdade para quem nunca teve nenhum acesso a organização financeira, este livro te dá um tapa na cara para a realidade e uma escrita bem limpa e nada cansativo.
eu não quero ser rico pra comprar uma Ferrari, comprar objetos de luxo... quero apenas viver em paz confortável e sem me matar de trabalhar pra ter o mínimo
Seus vídeos têm sido ótimos!! Sou um dos seus espectadores e tenho assistido seus vídeos ultimamente. Gostaria de investir, mas ainda não consigo encontrar o investimento certo para entrar. Eu apreciaria qualquer ajuda aqui.
Sim, tem havido muita conversa sobre investimento ultimamente, mas sou novo e quero saber por onde começar. Alguém pode explicar como investir e começar?
O problema é que a maioria das pessoas tem a mentalidade "quero fazer isso sozinho", mas não está equipada o suficiente para um acidente, portanto, se queima, sem ofensa. Em geral, os consultores financeiros são representantes ideais para empregos de investimento e, em contato direto, desde janeiro de 2020, em meio ao surto de covid, meu portfólio rendeu muito em ROI, somando 7 dígitos até hoje.
Incrível, você tem informações tão incríveis. Você pode compartilhar mais detalhes sobre como entrar em contato com seu consultor financeiro? Como eu disse, estou muito interessado e se eu puder obter alguma ajuda aqui, começarei.
Existe sempre um aspecto no assunto longo prazo que é pouco tratado nos podcast, ou tratado de forma rasa e acredito ser o principal motivo das pessoas serem imediatista: o desfrute! Usufruir das receitas conquistadas, melhorar o conforto, ter experiências etc. Influenciadores de finanças sempre passam a ideia de que o sucesso é morrer com um patrimônio muito alto, mas parece que não faz muito sentido a ideia de ter uma vida sem ou com pouca experiências e ter bastante dinheiro antes da morte, essa é a mensagem que sempre passa! Acredito que a chave é o “equilíbrio” (palavra da minha vida). Poderia tratar mais sobre esse tema: uma vida bem vivida e uma aposentadoria satisfatória.
Eu penso que você não compreendeu os podcast no geral. Porque desfrutar com o que não possui é descontrole financeiro e até psicológico. Quando as pessoas utilizam cartão de crédito para satisfazer um desejo momentâneo que depois só trará dor de cabeça e preocupação, não é um desfrute bom. É lesar a própria consciência. É lesar a própria paz. Por outro lado, investir e economizar permite a paz e a tranquilidade, que é o melhor desfrute. Viver de adrenalina o tempo todo não é bom. Não é a toa que temos uma sociedade dependente de remédios pra dormir e pra regular as emoções.
Eu acho que isso parte da interpretação, pq eu desde que comecei a investir, e a seguir os canais de educação financeira, já entendi logo no início, que o problema não era gastar com sonhos e sim saber o momento certo, construir primeiro patrimônio, pra que o gasto seja uma % minúscula de tudo, já vi o primo rico, Perini, cerbasi, Louise, todos falando sobre isso. Mas 99% não só escuta a parte economizar.
É difícil para eu acreditar que existe pessoas com salario de até 10K endividado... eu aqui frentista com meu 1800 por mês sem dever ninguém e com uma vida razoavelmente confortável, estou aprendendo investir (já tinha dinheiro guardado). eu com 5 mil por mês já viveria uma vida de rei kkkk e ainda sobrava dinheiro pra investir
O Brasil precisa disso também de Educação financeira nas escolas. Eu sou psicóloga e sempre digo que Educação financeira e Emocional. Nós precisamos estudar sobre.
não creio q vá ajudar muito. Se estuda o português, mas poucos sabem ler ou escrever corretamente. Estuda se o inglês , mas poucos entendem . Ainda acha q ter educação financeira vai mudar algo?
Antes quando não tinha nenhum conhecimento em relação ao uso correto e inteligente do dinheiro, os bancos já me tomaram muito dinheiro ( taxa de conta abaixo do negativo, juros de cheque, juros de empréstimo, juros de cartão de crédito ao pagar o mínimo, etc.), hoje tenho aprendido investir e graças a Deus eles me pagam mais do que precisei pagar eles. 😃🤙🏻🥋🧠👏🏻
Pai rico pai pobre é o melhor livro de finanças que eu já li. Todos exemplos que ele menciona eu consegui aplicar adaptado a realidade brasileira. Para mim não houve nenhuma história de pescador. Ele é meu livro de cabeceira, sempre que estou em uma encruzilhada nos negócios eu releio, sublinho e faço anotações no rodapé. Já li ele 6 vezes, todas aprendendo mais um pouco.
Mas já leu outros? Pergunto porque naturalmente se a gente tem mais contato com uma coisa que outra Exemplo: ler o livro pai rico psi pobre "6 vezes" e exemplo ler Psicologia Financeira 1 vez Com certeza o pai rico vai ser mais gostado Não sei se deu pra entender
Acumulei um total de 89 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 5 mil há 2 meses.
Mergulhar no mercado digital é realmente aconselhável, mas é necessária uma orientação especializada e você não pode errar com a Sra. Patrícia Josephine.
Dona Patrícia Josephine?, fui apresentada a ela por um amigo, eu e meu marido ganharam com ele há meses, foi com os lucros dele que eu e meu marido conseguiram crescer no mercado imobiliário.
Sou paulista, fiz um empréstimo bancário para sobreviver, mas depois de investir com a especialista Sra Patrícia Josephine, ela mudou muito minha situação financeira. Pelo menos consegui saldar minhas dívidas e realizar meus sonhos de longos dados.
O desafio é humano: cuidar de dinheiro é sobre comportamento - isto é claro. Mas pouquíssimos profissionais hoje realmente olham para isso como deveriam. Ter a informação não é suficiente. Saber que precisa guardar e como os juros funcionam não é suficiente. Ter um bom orçamento lá na planilha não é suficiente. Fazemos planos em cima de vieses e imaginamos que somos melhores do que realmente somos. É necessário criar repertório: uma pessoa que nunca guardou dinheiro não será capaz de fazê-lo só porque sabe que deveria. Até mesmo a qualidade do sono e o sedentarismo impactam nas nossas escolhas, nos tornando mais ou menos impulsivos. O buraco é mais embaixo. Precisamos falar sobre FINANÇAS COMPORTAMENTAIS, que é sobre COMO fazer o orçamento funcionar na prática. Papel aceita tudo! mas fazer o que precisa ser feito baseado apenas no "eu sei que deveria" é algo que só 1% da população fará. Precisamos falar sobre o humano se quisermos chegar nas pessoas que realmente querem essa transformação de vida.
Estou chegando agora então se estiver atrasado me perdoem, o homem mais rico da Babilônia eu gostaria de ouvir a respeito!!!!! Obrigado!!!! Estou começando e já tenho 150,00 investidos "😂😂😂" mais considerando minha idade acabei descobrindo que tenho o tempo a meu favor!!! Parabéns e obrigado a todos por serem uma ótima referência!!!!
Na minha opinião, o homem mais rico da Babilônia fala de muita coisa 'básica' mas a leitura é muito leve, costumo recomendar para o pessoal mais jovem ou adolescente. O segredos da mente milionária acho o conteúdo muito melhor e mais focado.
Ouvi o audiobook no RUclips do homem mais rico da babilônia e simplesmente fiquei maravilhada! Aprendi muito e tenho procurado colocar em prática. Super recomendo.
Excelente podcast! Excelente livro! Como especialista em neuroeconomia e finanças comportamentais, tenho que dizer: o contexto econômico importa muito! Em um país em que a dor é o acesso e o contexto econômico é desfavorável (com muita inflação, etc.), é muito difícil ter visão de longo prazo. O trabalho é longo!
Eu tenho 63 anos comecei investir em fevereiro desse ano, primeiro paguei minhas dividas, deixe de usar o cartão de crédito para comprar besteiras, comecei com quatro mil reais que tinha na poupança. Comecei investir em RDB de liquidez diária em dois bancos, tesouro celic tenho 10 ações de boas liquidez, fundos imobiliários tenho 1 de papel e 4 de tijolos aínda não invisto no exterior, estou esperando as eleições passar invisto sozinha Deus tem me ajudado muito, já estou com um patrimônio de 48000,00 reais estou muito satisfeita e feliz
Eu morei no Canadá um tempo e assim como nos EUA eles não tem Inss, então o que os canadenses falavam, não é que juros é baixo, é que eles precisam ter reserva para qdo envelhecer!!!
Dos 59:49 aos 1:03:55 - Estou lendo o livro "O EGO É SEU INIMIGO". É ótima recomendação, instrutivo, educativo, traz o leitor para a realidade (o mundo real) e faz tomar certos cuidados (ser prudente). "É uma delícia de leitura"!!!
Interessante é a reação dos demais quando o cara começa a falar de tempo e da importância da família. Pelo visto foi um assunto indigesto e que trouxe reflexão.
Achei os dois fantásticos, mas a base de tudo, e deveria ser o primeiro na questão comportamental, na minha opinião está no livro "os segredos da mente milionária"
Ao abordar o tema da psicologia financeira, é quase inevitável não filosofar sobre a vida, o comportamento humano e a sociedade. Bruno mencionou a sorte, mas ao longo do episódio, fiz várias outras reflexões sobre questões que estão interligadas e podem influenciar na hora de realizar um investimento. Bruno, digo-lhe que, apesar da importância da sorte, isso de forma alguma anula ou diminui o seu esforço e a sua determinação em alcançar seus objetivos e concretizar seus projetos. Por fim, quanto à miséria e mediocridade, o mais miserável e medíocre é aquele que busca apenas retornos de curto prazo, alimenta o ego e as vontades superficiais, sacrificando os próprios sonhos e realizações. Estar ao lado de quem tem uma visão de futuro faz toda a diferença no desenvolvimento pessoal e profissional.
Se meu marido não tivesse casado comigo, estaria com menos dinheiro. Ele detesta renda variável, por preguiça de estudar o assunto. E, atualmente, não temos dívidas....40 anos de casamento. Ele não quer se aposentar... é servidor público...Petrobras
Pessoal, sem me diminuir, por favor. Mas confesso que tenho muita dificuldade em assimilar a ideia de que tudo vai levar muito tempo. Guarde seu dinheiro porque daqui a 50 anos vc vai ser milionário... Pra minha mente pequena isso ainda é estranho. Preciso mudar minha mentalidade urgente. Esse podcast foi top d+.
Pensa que o tempo vai passar de qlq jeito. Vc economizando ou não. A questão q se vc fizer, ele vai passar e o futuro será mais leve. Além disso, não necessariamente vai levar 50 anos. Vc pode aumentar sua renda no processo ou aprender a reduzir sua necessidade. Não necessariamente vc precisa ser milionário. Ser rico eh ter liberdade de poder parar de trabalhar e ter como se manter. Pra algumas pessoas isso depende de menos de 1 milhão. Pra outras, precisa de mais
Conversa excepcional. Precisamos de mais discussões como essa sobre o tema finanças, particularmente sobre livros, porque para quem não tem tempo ou o costume de ler, ouvir a respeito já um grande aprendizado, um grande resumo e um maior estímulo à leitura.
Ensinamentos valiosíssimos. Eu sou idoso e gostaria de aprender a investir por conta própria. Quem me ajuda? Obrigado pelos ensinamentos. Deus abençoe a todos vcs.❤❤ ❤
Gente um dos seguros mais importantes é o de invalidez! As apólices não são contratadas da forma correta. As pessoas não prestam atenção neste item e ocorre que isso é mais comum que a morte em uma razão de 3 a 4 vezes mais, mas a cobertura neste item é inexistente ou muito pequena. Cuidem disso
Concordo muito que cada acontecimento da nossa vida leva até determinada situação, e muitas vezes não acontecem do jeito que nós queremos mas se for nosso de qualquer jeito vai acontecer, claro sempre contando com dedicação, e além de sorte tudo que acontece na nossa vida é permitido por Deus 👏🏼 Achei muito interessante, tragam mais conteúdos assim
Olá pessoal, um livro muito bom de se ler é "eu vou te ensinar a ser rico", para mim é o primeiro livro que uma pessoa tem que ler para arrumar a vida financeira, um abraço.
Só quero comentar para expor meu agradecimento a esse episódio de extremo enriquecimento! Obrigado, tenho 26 anos, atrás da minha terceira fonte de renda e com plena certeza de que estou no caminho certo da prosperidade e segurança no futuro.
@@EuRicardoWilliam revendo suplementos esportivos de um fornecedor, invisto consistentemente na bolsa que gera dividendos mensais e gero conteúdo pra internet (esse ta evoluindo bem lento). Isso fora meu trabalho CLT. Meu sonho é aumentar a rentabilidade de todos e abrir outras fontes. Vamos pra cima!
Parabéns pelo podcast! Poderiam comentar o livro, o homem mais rico da Babilônia, ele é muito rico nos ensinamentos, e ensina a sair de dívidas e poupar ao mesmo tempo, gostaria de ver mentes geniais como a de vocês discutindo sobre.
Falou em achar uma nota de $50reais eu já achei uma nota de $50reais novinha na estação me metrô Tucuruvi na época da pandemia aqui em SP e tenho certeza que não foi sorte foi Deus .Tudo que na minha vida já aconteceu que pessoas associam a sorte eu sei que não é sorte é Deus. Quem conta com Deus não precisa contar com a sorte.
Cara esse livro A Psicologia financeira ele praticamente mudou a minha vida onde eu aprendi a investir e a mudar o meu estilo de vida foi o marco na minha vida.😊😊😊
Parabéns , ótimo episódio ! Eu “prego a palavra” deste livro para todo mundo para todos que conheço, amo este livro ! Também me marcou muito quando Morgan Housel , ao ser perguntado como se sentia em comparação a um colega de turma multimilionário, quevivi comprando ilhas e mansões , fala sobre o conceito “suficiente”. #ficaadica
Acredito que o Fábio seja de azul, eu não sei explicar, ele tem aquele aspecto de nerd dedicado e esforçado, por isso eu acredito que as orientações dele passa muita credibilidade, as visões dele, tem muita prática em jogo e muito estudo diário.
Humildade é a chave, e foco no longo prazo: Com uma internet que trava com frequência, quem sou eu pra bater de frente com as grandes instituições financeiras, que investem milhões em tecnologia, foco, disciplina e muita paciência , essa é a receita de sucesso pra todo negocio e pra todo investimento.
Seguindo o que o bruno falou no início sobre mas episódio de livros de finanças; Uma ideia, seria um episódio sobre o livro INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA de Robert T. Kiyosaki, apesar de ter uma diferença de mais ou menos 5 anos de lançamento.
Não li o livro fiquei super interessada em lê e vou passar para meu marido também . Obrigada pelo maravilhoso podcast. Como sempre aprendo mto com vcs.
A minha filha estuda em escola pública, e por incrível que pareça esse ano incluíram educação financeira na grade escolar 🙏🏼🙏🏼🙏🏼.
Educação financeira com professores marxistas e que não entendem nada de análise financeira. É mais vantagem você apresentar um PODCAST como esse e outros como da família Barsi. É mais rico.
@@edyalves231exato. Normalmente, não tem formação na área e nem tem conhecimento específico. Conheço vários professores assim.
A questão é o que será ensinado nessa educação financeira.
Os professores esquerdistas vão ensinar pra ela sobre a economia de Cuba e da Venezuela.
Sim. Na verdade seguindo a linha de raciocínio do governo vigente, será uma DESEDUCAÇÃO FINANCEIRA, PROCRASTINAÇÃO, E CLARO, CURTIÇÃO IMEDIATA PORQUE VOCÊ MERECE!!!
É por aí a intenção dessa inclusão disfarçada de boa🤔
Estou no mercado desde 2023, tenho um total de 157 mil USD, com meus 12 mil investidos em ETFs de Bitcoin e outros rendimentos de dividendos estou muito grato por todo conhecimento e informações que vocês me deram.
Como você fez isso, por favor? Sou novo nesse investimento em cripto,
É aconselhável buscar orientação profissional na hora de criar um portfólio financeiro forte devido à sua complexidade.
Alessandra Carla é uma mulher muito legítima e competente, seu método funciona como mágica, continuo vencendo com suas estratégias.
Seus ensinamentos são tão educativos financeiramente que aprendi muito com ela e agradeço ao seu guia profissional.
Acho que acreditar que poderia fazer isso sozinho tem sido a principal razão pela qual continuo tendo perdas.
Sorte foi a minha filha conhecer os vídeos da Natália Arcuri e me "apresentar" esses vídeos... dali em diante...me dediquei a estudar os " investimentos. Que eu chamava de "aplicação"... na poupança... com o Paulo Guedes baixando os juros,... me obriguei a estudar renda variável e investir, no início em ações...o Bruno Perine me ajudou bastante, apesar da sua arrogância, o Primo Rico e a Mirna...
Livro indicado por Fábio "O Ego é seu Inimigo" de Ryan Holiday
TEM AUDIO LIVRO NO YTB
@@bandeirantesantes7571 obrigado
Nem todo Herói usa capa, estava procurando ele kkkk
Obg por seu comentários
Vi novamente p ouvir o episódio e queria o nome do livro
livro muito bom.
A educação financeira chegou à escola pública! Começamos por aqui! São poucos, mas tenho alguns alunos e ex-alunos que investem, empreendem!
Realmente, sou aluno do 3° ano do ensino médio e nesse ano todo o ensino médio tem matéria de Educação Financeira, é algo básico mas que já dá uma base para entender o mercado
Sou professor e ministro uma trilha do novo ensino médio voltada a educação financeira (Oficina de Finanças). Uma mudança de mentalidade essencial para as futuras gerações!
Tenho uma dúvida sincera e gostaria do ponto de vista de mais pessoas.
Nós já temos nas escolas a matéria de Educação Física e pesquisando rapidamente no Google vemos:
"Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Já entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%."
"De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são portadoras de obesidade. No Brasil, a situação não é muito diferente: dados do Ministério da Saúde apontam que 24,3% dos adultos brasileiros são portadores desta doença - 1 em cada 4."
Acredito eu que a maioria das pessoas têm o conhecimento a cerca de bons hábitos alimentares e da importância da prática de exercícios físicos. No entanto, vemos que os índices de obesidade e sedentarismo não são tão convidativos assim. Você acham que ter uma matéria sobre educação financeira seria tão eficaz??
Óbvio que eu prefiro o cenário que há o ensino, porém não sei se mudaria tanto assim.
Nikolas ferreira
Meu pai sempre fala uma frase que replico para meus filhos: "Não precisa ganhar muito, tem que gastar pouco".
UMA SUGESTÃO: convidar o Eduardo Feldberg para participar dessas conversas, por mais que ele esta presente em muitos podcast agora, porem nao seria uma conversa sobre a vida dele, mas como um um representante de pessoas baixa renda, que nao são medicos e jogadores de futebol. Porque esses exemplos que voces trouxeram são reais, eu sei, mas acredito que Eduardo abriria o leque
❤❤❤❤
O que mudou a minha vida é Pai Rico Pai Pobre, explodiu a minha mente. Na verdade para quem nunca teve nenhum acesso a organização financeira, este livro te dá um tapa na cara para a realidade e uma escrita bem limpa e nada cansativo.
UP
Ué, mas precisa de alguém de baixa renda falando o mesmo que já é falado pra ter validação?
Façam um PODCAST sobre o livro: O Homem mais Rico da Babilônia
Já fizeram.
a famosa história da pessoa preguiçosa que nao le ou procura as coisas antes de pedir. realmente intrigante.
@@Henrique9verdade
eu não quero ser rico pra comprar uma Ferrari, comprar objetos de luxo... quero apenas viver em paz confortável e sem me matar de trabalhar pra ter o mínimo
Sábias palavras esse é o meu desejo eu estou batalhando sou diárista e investidora
Seus vídeos têm sido ótimos!! Sou um dos seus espectadores e tenho assistido seus vídeos ultimamente. Gostaria de investir, mas ainda não consigo encontrar o investimento certo para entrar. Eu apreciaria qualquer ajuda aqui.
Sim, tem havido muita conversa sobre investimento ultimamente, mas sou novo e quero saber por onde começar. Alguém pode explicar como investir e começar?
O problema é que a maioria das pessoas tem a mentalidade "quero fazer isso sozinho", mas não está equipada o suficiente para um acidente, portanto, se queima, sem ofensa. Em geral, os consultores financeiros são representantes ideais para empregos de investimento e, em contato direto, desde janeiro de 2020, em meio ao surto de covid, meu portfólio rendeu muito em ROI, somando 7 dígitos até hoje.
Incrível, você tem informações tão incríveis. Você pode compartilhar mais detalhes sobre como entrar em contato com seu consultor financeiro? Como eu disse, estou muito interessado e se eu puder obter alguma ajuda aqui, começarei.
Shanabielich
tele grm
Nunca foi sorte pessoal, sempre foi Deus!
Existe sempre um aspecto no assunto longo prazo que é pouco tratado nos podcast, ou tratado de forma rasa e acredito ser o principal motivo das pessoas serem imediatista: o desfrute! Usufruir das receitas conquistadas, melhorar o conforto, ter experiências etc.
Influenciadores de finanças sempre passam a ideia de que o sucesso é morrer com um patrimônio muito alto, mas parece que não faz muito sentido a ideia de ter uma vida sem ou com pouca experiências e ter bastante dinheiro antes da morte, essa é a mensagem que sempre passa!
Acredito que a chave é o “equilíbrio” (palavra da minha vida). Poderia tratar mais sobre esse tema: uma vida bem vivida e uma aposentadoria satisfatória.
É complicado mesmo
Eu penso que você não compreendeu os podcast no geral. Porque desfrutar com o que não possui é descontrole financeiro e até psicológico. Quando as pessoas utilizam cartão de crédito para satisfazer um desejo momentâneo que depois só trará dor de cabeça e preocupação, não é um desfrute bom. É lesar a própria consciência. É lesar a própria paz. Por outro lado, investir e economizar permite a paz e a tranquilidade, que é o melhor desfrute. Viver de adrenalina o tempo todo não é bom. Não é a toa que temos uma sociedade dependente de remédios pra dormir e pra regular as emoções.
Eu acho que isso parte da interpretação, pq eu desde que comecei a investir, e a seguir os canais de educação financeira, já entendi logo no início, que o problema não era gastar com sonhos e sim saber o momento certo, construir primeiro patrimônio, pra que o gasto seja uma % minúscula de tudo, já vi o primo rico, Perini, cerbasi, Louise, todos falando sobre isso. Mas 99% não só escuta a parte economizar.
É difícil para eu acreditar que existe pessoas com salario de até 10K endividado... eu aqui frentista com meu 1800 por mês sem dever ninguém e com uma vida razoavelmente confortável, estou aprendendo investir (já tinha dinheiro guardado). eu com 5 mil por mês já viveria uma vida de rei kkkk e ainda sobrava dinheiro pra investir
Existe e muito
É uma questão de mentalidade, tem gente que quanto mais ganha, mais gasta
O Brasil precisa disso também de Educação financeira nas escolas. Eu sou psicóloga e sempre digo que Educação financeira e Emocional. Nós precisamos estudar sobre.
não creio q vá ajudar muito. Se estuda o português, mas poucos sabem ler ou escrever corretamente. Estuda se o inglês , mas poucos entendem . Ainda acha q ter educação financeira vai mudar algo?
Estudando não aprendem, imagina se não estudar 🤷♀️
@@tanussaaraujo8910 a necessidade real faz aprender , correr atrás.
Antes quando não tinha nenhum conhecimento em relação ao uso correto e inteligente do dinheiro, os bancos já me tomaram muito dinheiro ( taxa de conta abaixo do negativo, juros de cheque, juros de empréstimo, juros de cartão de crédito ao pagar o mínimo, etc.), hoje tenho aprendido investir e graças a Deus eles me pagam mais do que precisei pagar eles. 😃🤙🏻🥋🧠👏🏻
Este livro eu li em 2021
Pai rico pai pobre é o melhor livro de finanças que eu já li. Todos exemplos que ele menciona eu consegui aplicar adaptado a realidade brasileira. Para mim não houve nenhuma história de pescador. Ele é meu livro de cabeceira, sempre que estou em uma encruzilhada nos negócios eu releio, sublinho e faço anotações no rodapé. Já li ele 6 vezes, todas aprendendo mais um pouco.
Mas já leu outros? Pergunto porque naturalmente se a gente tem mais contato com uma coisa que outra
Exemplo: ler o livro pai rico psi pobre "6 vezes" e exemplo ler Psicologia Financeira 1 vez
Com certeza o pai rico vai ser mais gostado
Não sei se deu pra entender
Acumulei um total de 89 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 5 mil há 2 meses.
Mergulhar no mercado digital é realmente aconselhável, mas é necessária uma orientação especializada e você não pode errar com a Sra. Patrícia Josephine.
COMO!! Eu sei que é possível, agradeceria se você me mostrasse como fazer isso.
Dona Patrícia Josephine?, fui apresentada a ela por um amigo, eu e meu marido ganharam com ele há meses, foi com os lucros dele que eu e meu marido conseguiram crescer no mercado imobiliário.
Eu continuo ouvindo muito sobre a Sra. patriciaJosephine, ela deve ser muito boa
Sou paulista, fiz um empréstimo bancário para sobreviver, mas depois de investir com a especialista Sra Patrícia Josephine, ela mudou muito minha situação financeira. Pelo menos consegui saldar minhas dívidas e realizar meus sonhos de longos dados.
Façam um PODCAST sobre o livro: como fazer amigos e influenciar pessoas
O desafio é humano: cuidar de dinheiro é sobre comportamento - isto é claro. Mas pouquíssimos profissionais hoje realmente olham para isso como deveriam. Ter a informação não é suficiente. Saber que precisa guardar e como os juros funcionam não é suficiente. Ter um bom orçamento lá na planilha não é suficiente. Fazemos planos em cima de vieses e imaginamos que somos melhores do que realmente somos. É necessário criar repertório: uma pessoa que nunca guardou dinheiro não será capaz de fazê-lo só porque sabe que deveria. Até mesmo a qualidade do sono e o sedentarismo impactam nas nossas escolhas, nos tornando mais ou menos impulsivos. O buraco é mais embaixo. Precisamos falar sobre FINANÇAS COMPORTAMENTAIS, que é sobre COMO fazer o orçamento funcionar na prática. Papel aceita tudo! mas fazer o que precisa ser feito baseado apenas no "eu sei que deveria" é algo que só 1% da população fará. Precisamos falar sobre o humano se quisermos chegar nas pessoas que realmente querem essa transformação de vida.
Estou chegando agora então se estiver atrasado me perdoem, o homem mais rico da Babilônia eu gostaria de ouvir a respeito!!!!!
Obrigado!!!!
Estou começando e já tenho 150,00 investidos "😂😂😂" mais considerando minha idade acabei descobrindo que tenho o tempo a meu favor!!!
Parabéns e obrigado a todos por serem uma ótima referência!!!!
Na minha opinião, o homem mais rico da Babilônia fala de muita coisa 'básica' mas a leitura é muito leve, costumo recomendar para o pessoal mais jovem ou adolescente. O segredos da mente milionária acho o conteúdo muito melhor e mais focado.
@@viniciuslfta obrigado pela dica, vou ler esse também
Ouvi o audiobook no RUclips do homem mais rico da babilônia e simplesmente fiquei maravilhada! Aprendi muito e tenho procurado colocar em prática. Super recomendo.
Maravilhoso programa e muito verdade o problema e o ego
Excelente podcast! Excelente livro! Como especialista em neuroeconomia e finanças comportamentais, tenho que dizer: o contexto econômico importa muito! Em um país em que a dor é o acesso e o contexto econômico é desfavorável (com muita inflação, etc.), é muito difícil ter visão de longo prazo. O trabalho é longo!
Minha carteira é dinâmica... tá dando super certo 👏🏻🤩
Eu tenho 63 anos comecei investir em fevereiro desse ano, primeiro paguei minhas dividas, deixe de usar o cartão de crédito para comprar besteiras, comecei com quatro mil reais que tinha na poupança.
Comecei investir em RDB de liquidez diária em dois bancos, tesouro celic tenho 10 ações de boas liquidez, fundos imobiliários tenho 1 de papel e 4 de tijolos aínda não invisto no exterior, estou esperando as eleições passar invisto sozinha Deus tem me ajudado muito, já estou com um patrimônio de 48000,00 reais estou muito satisfeita e feliz
Parabéns 👏👏👏👏👏
Essa é a regra ! Investir primeiro e o que sobra vai para as demais despesas ! Controle e não comprar por impulso!!!
Essa é a mesa de boteco que eu gosto de sentar, sensacional !!
Eu morei no Canadá um tempo e assim como nos EUA eles não tem Inss, então o que os canadenses falavam, não é que juros é baixo, é que eles precisam ter reserva para qdo envelhecer!!!
Dos 59:49 aos 1:03:55 - Estou lendo o livro "O EGO É SEU INIMIGO". É ótima recomendação, instrutivo, educativo, traz o leitor para a realidade (o mundo real) e faz tomar certos cuidados (ser prudente). "É uma delícia de leitura"!!!
Interessante é a reação dos demais quando o cara começa a falar de tempo e da importância da família. Pelo visto foi um assunto indigesto e que trouxe reflexão.
Achei os dois fantásticos, mas a base de tudo, e deveria ser o primeiro na questão comportamental, na minha opinião está no livro "os segredos da mente milionária"
Parabéns pelo formato do programa. Indicaria o livro: "Os Axiomas de Zurich" de Max Gunther. Grande abraço
Sugestão de livro: rápido e devagar, duas formas de pensar.-Daniel Kahneman
Tenho esse muito bom, apesar da leitura exigir um alto gral de concentração
Coisa que o brasileiro médio está longe de alcançar
Que vídeo maravilhoso, super divertido!
Ao abordar o tema da psicologia financeira, é quase inevitável não filosofar sobre a vida, o comportamento humano e a sociedade. Bruno mencionou a sorte, mas ao longo do episódio, fiz várias outras reflexões sobre questões que estão interligadas e podem influenciar na hora de realizar um investimento. Bruno, digo-lhe que, apesar da importância da sorte, isso de forma alguma anula ou diminui o seu esforço e a sua determinação em alcançar seus objetivos e concretizar seus projetos. Por fim, quanto à miséria e mediocridade, o mais miserável e medíocre é aquele que busca apenas retornos de curto prazo, alimenta o ego e as vontades superficiais, sacrificando os próprios sonhos e realizações. Estar ao lado de quem tem uma visão de futuro faz toda a diferença no desenvolvimento pessoal e profissional.
Se meu marido não tivesse casado comigo, estaria com menos dinheiro. Ele detesta renda variável, por preguiça de estudar o assunto. E, atualmente, não temos dívidas....40 anos de casamento. Ele não quer se aposentar... é servidor público...Petrobras
Meu avô português dizia: nunca gaste o que ganhas. Era para nós não gastarmos mais do que ganhávamos.
Acho que a frase já é auto explicativa.
De qualquer forma, isso é verdade!
Pessoal, sem me diminuir, por favor.
Mas confesso que tenho muita dificuldade em assimilar a ideia de que tudo vai levar muito tempo.
Guarde seu dinheiro porque daqui a 50 anos vc vai ser milionário...
Pra minha mente pequena isso ainda é estranho. Preciso mudar minha mentalidade urgente.
Esse podcast foi top d+.
Pensa que o tempo vai passar de qlq jeito. Vc economizando ou não. A questão q se vc fizer, ele vai passar e o futuro será mais leve. Além disso, não necessariamente vai levar 50 anos. Vc pode aumentar sua renda no processo ou aprender a reduzir sua necessidade. Não necessariamente vc precisa ser milionário. Ser rico eh ter liberdade de poder parar de trabalhar e ter como se manter. Pra algumas pessoas isso depende de menos de 1 milhão. Pra outras, precisa de mais
Conversa excepcional. Precisamos de mais discussões como essa sobre o tema finanças, particularmente sobre livros, porque para quem não tem tempo ou o costume de ler, ouvir a respeito já um grande aprendizado, um grande resumo e um maior estímulo à leitura.
Quantos ensinamentos!!! É sobre isso sim, ter autonomia sobre o seu tempo!
Podcast sensacional, um dos melhores que já consumi!
Ensinamentos valiosíssimos. Eu sou idoso e gostaria de aprender a investir por conta própria. Quem me ajuda? Obrigado pelos ensinamentos. Deus abençoe a todos vcs.❤❤ ❤
Só cuidado com os golpes rs
Gratidão por esse pod cast sobre esse livro já li e vou ler de novo porque #valeapenaLERdenovo.
Arrisco dizer que os conteúdos e o nível dos convidados de “os sócios” é um dos melhores do RUclips brasil. ❤❤
Gente um dos seguros mais importantes é o de invalidez! As apólices não são contratadas da forma correta. As pessoas não prestam atenção neste item e ocorre que isso é mais comum que a morte em uma razão de 3 a 4 vezes mais, mas a cobertura neste item é inexistente ou muito pequena. Cuidem disso
Grande livro, grande podcast
Concordo muito que cada acontecimento da nossa vida leva até determinada situação, e muitas vezes não acontecem do jeito que nós queremos mas se for nosso de qualquer jeito vai acontecer, claro sempre contando com dedicação, e além de sorte tudo que acontece na nossa vida é permitido por Deus 👏🏼
Achei muito interessante, tragam mais conteúdos assim
Olá pessoal, um livro muito bom de se ler é "eu vou te ensinar a ser rico", para mim é o primeiro livro que uma pessoa tem que ler para arrumar a vida financeira, um abraço.
Só quero comentar para expor meu agradecimento a esse episódio de extremo enriquecimento! Obrigado, tenho 26 anos, atrás da minha terceira fonte de renda e com plena certeza de que estou no caminho certo da prosperidade e segurança no futuro.
Caramba, terceira já? O que você faz?
@@EuRicardoWilliam revendo suplementos esportivos de um fornecedor, invisto consistentemente na bolsa que gera dividendos mensais e gero conteúdo pra internet (esse ta evoluindo bem lento). Isso fora meu trabalho CLT. Meu sonho é aumentar a rentabilidade de todos e abrir outras fontes. Vamos pra cima!
Um lugar que me trouxe um retorno sobre a sorte muito foda foi a academia! Se expor a lugares bons faz toda diferença.
Eu já assisti pelo Spotify, e a fala do Fabio em 11:38... fantástica análise.
Que aula, sensacional!
Sensacional este podcast conteúdo relevante toooop grata♡
Bom dia/tarde. Vdd. Este é o ponto! Sorte talvez não exatamente, oportunidade!!! A pessoa deve estar atenta às oportunidades!!!
Fantástico... parabéns pessoal!
Ótimo podcast para quem deseja crescer financeiramente.
Ual! Que aula!!!
Parabéns pelo podcast!
Poderiam comentar o livro, o homem mais rico da Babilônia, ele é muito rico nos ensinamentos, e ensina a sair de dívidas e poupar ao mesmo tempo, gostaria de ver mentes geniais como a de vocês discutindo sobre.
Eu adoro criptomoedas...Bitcoin, Ethernet, Solana e BNB
Falou em achar uma nota de $50reais eu já achei uma nota de $50reais novinha na estação me metrô Tucuruvi na época da pandemia aqui em SP e tenho certeza que não foi sorte foi Deus .Tudo que na minha vida já aconteceu que pessoas associam a sorte eu sei que não é sorte é Deus. Quem conta com Deus não precisa contar com a sorte.
Esse é sem dúvida um dos melhores vídeo sobre finanças!!!
Por que?
Cara esse livro A Psicologia financeira ele praticamente mudou a minha vida onde eu aprendi a investir e a mudar o meu estilo de vida foi o marco na minha vida.😊😊😊
Que legal ...tudo que foi dito , experiências suas e de muitos , sorte e preparado
Obrigado por compartilhar este assunto. É bom parar para refletir nossos caminhos de vez em quando. Valeu mesmo👊
Façam o podcast sobre o livro do Cerbasi “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”
NÃO FOI SORTE SEMPRE FOI DEUS NÃO ESQUEÇA.
Não sabia sobre o INEXORÁVEL e a pronúncia!!
Parabéns , ótimo episódio ! Eu “prego a palavra” deste livro para todo mundo para todos que conheço, amo este livro ! Também me marcou muito quando Morgan Housel , ao ser perguntado como se sentia em comparação a um colega de turma multimilionário, quevivi comprando ilhas e mansões , fala sobre o conceito “suficiente”. #ficaadica
Acredito que o Fábio seja de azul, eu não sei explicar, ele tem aquele aspecto de nerd dedicado e esforçado, por isso eu acredito que as orientações dele passa muita credibilidade, as visões dele, tem muita prática em jogo e muito estudo diário.
Eu olho todos os dias meu portfólio...assim tenho tido lucro bem acima do CDI...tem que estar de olho....
Muito bom o papo ... ja li duas vezes a "Psicologia Financeira", livro top e de fácil leitura.
Já li duas vezes e na minha ótica é o melhor livro sobre educação financeira da atualidade. Ótimo escolha de episódio para podcast! 👏👏👏
Humildade é a chave, e foco no longo prazo: Com uma internet que trava com frequência, quem sou eu pra bater de frente com as grandes instituições financeiras, que investem milhões em tecnologia, foco, disciplina e muita paciência , essa é a receita de sucesso pra todo negocio e pra todo investimento.
Gratidão 🙏
Seria interessante um podcast sobre o livro do Howard Marks - O mais importante para o investidor.
Um podcast sobre o livro Crash: Uma Breve História da Economia seria ótimo.
Bruno e Malu, sugiro o livro “A mente acima do dinheiro”, autores Brad Klontz e Ted Klontz
Tô em etf americano há anos. Ganhando muito. Fica pra todo brasileiro : tirem tudo da bolsa do Brasil e comprem etf americano. Abraços
Meu livro preferido é: O Milionário, mora ao lado.
Um dos melhores livros que eu já li, sobre Finanças e investimentos
Qual é o livro amigo?
Psicologia financeira
Livro > O homem mais rico da Babilônia
Seguindo o que o bruno falou no início sobre mas episódio de livros de finanças; Uma ideia, seria um episódio sobre o livro INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA de Robert T. Kiyosaki, apesar de ter uma diferença de mais ou menos 5 anos de lançamento.
Estou lendo esse livro citado, é muito massa, O Ego é Seu Inimigo
Só papo cabeça ❤️👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vocês poderiam falar sobre seguro de vida, como por exemplo, a Azos. E algumas recomendações para empreendedores que sejam acessíveis.
Como sempre excelente 👏🏽👏🏽
Queremos que nossos filhos sejam felizes, pois seguimos os conselhos de nossos pais e não somos.
Sensacional
Malu
Adoro você!
Mas uma sugestão: Não interrompe a fala e o raciocínio do convidados e do Bruno 😊👍🏼
Não li o livro fiquei super interessada em lê e vou passar para meu marido também .
Obrigada pelo maravilhoso podcast. Como sempre aprendo mto com vcs.
O Ego é seu inimigo = "vanity, definitely my favorite sin"
Excelente !!!!!
Falem sobre o outro livro do Morgan, O mesmo de sempre! ❤
Também penso que os brasileiros estão tendo os olhos atentos para a auto responsabilidade pelos seus resultados, graças a Deus.
Ricos, Sábios e Felizes - William Green
Opa! Sou contadora. Es me aqui 🙋🏻♀️
Supero muito a espectativa
Livro... misbehaving, a construção da economia comportamental 😊
Não acredito em sorte... acredito em merecimento e destino. Pq seu resultado está relacionado a sua busca. São escolhas!
Obrigado pelo conteudo absorvir muito. Depois aborda o livro Wallace D. Wattles a ciência da riqueza.