TENHO 85 ANOS, LEMBRO PERFEITAMENTE QUANDO TINHA SETE OPU OITO ANOS DO DESESPERO DE UMA VIZINHA NOSSA NA CIDADE DE VALENÇA=RJ. GRITAVA EM DESESPERO QUANDO SOUBE PELO RADIO DO AFUNDAMENTO DEE UM NAVIO MERCANTE PELOS ALEMÃES.DEVIA SER O ANO DE 42 OU 43. ESTA SENHORA SE CHAMAVA OLGARIDA BLOIS. DEPOIS FOI MINHA MÃE QUE CHORAVA, EM 1943,AO SABER QUE MEU ÚNICO IRMÃO, DE 22 ANOS, SERVINDO NO BATALHÃO DE SAÚDE EM NOSSA CIDADE, TERIA QUE INTEGRAR A FORÇA EXPEDICIONARIA BRASILEIRA, A GLORIOSA FEB.FOI PARA O FRONT NA ITALIA., VOLTOU EM 45. MAS NOSSA QUERIDA MÃE, COM APENAS 47 ANOS, MORRIA ABATIDA POR RAPIDA ENFERMIDADE. MEU IRMÃO PRACINHA CHEGOU AOS 97 ANOS. CHAMAVA=SE JOSÉ AUGUSTO CANSADO.
Sou professor, historiador e autor do livro FLORES AO MAR, sobre os três naufrágios sofridos pela Marinha do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Além disso, dei minha singela contribuição a este longa documental, nele aparecendo algumas vezes. Quem tiver interesse em adquirir a 2ª edição do livro, lançada ano passado, basta entrar em contato.
Eu não esqueço de vocês meus bravos, anciãos, agradeço-lhes, somos Brasil por vocês como foram Brasil por nós... Obrigado! Sempre terá espaço no meu coração e no coração de cada brasileiro de verdade!
Meu pai fez vários comboios durante a guerra, pois era da Marinha Mercante (Loyd Brasileiro).Parabéns ao diretor Erik de Castro e toda sua equipe. Excelente trabalho.
Meu avô, pai do meu pai, que era pernambucano, era da marinha mercante e trabalhava pelo Loyd Brasileiro na época da segunda guerra mundial. A minha tia recebe pensão da Marinha do Brasil por causa dele, que já é morto.
Uma historia que precisa ser sempre contada aos nossos jovens. A bravura desses brasileiros é inspiração para os de hoje. A paz precisará sempre de homens valentes, patriotas de coração, dedicados a ponto de oferecerem a própria vida em sua defesa. A Marinha Brasileira, junto as outras Armas, é motivo de grande orgulho para todos nós.
Excelente documentário de uma parte pouco conhecida da nossa história na 2ª Guerra. Parabéns ao Diretor Erik de Castro e demais pessoas que tornaram este documentário possível.
Tem que contar a história desses heróis brasileiro nas escolas e ensinar a verdadeira história do Brasil e mostrar para nossas crianças os heróis brasileiros ...
ORGULHO DE SER BRASILEIROS !!! Parabéns à Marinha do Brasil. Este vídeo é um dos documentários que deveriam ser OBRIGATÓRIOS de serem exibidos nas escolas para nossas crianças. A mídia nunca valorizou nossa história. Parabéns aos nossos heróis.
Excelente documentário. Temos que divulgar os atos heróicos do brasileiros e mostrar ao cidadão que nós temos origem histórica e não somos cães sem dono.
Durante a guerra meu avô era FAB SGT Mecânico de armamento , ele era da patrulha aérea que patrulhava a costa brasileira em busca de submarinos alemães protegendo assim todas as embarcações na costa brasileira. Esteve também na Europa e trouxe pequenas recordações desse momento.
Todos esses homens que fizeram parte da historia da humanidade, seja de uma forma triste por ter sido uma guerra sangrenta e sem fundamento, merecem todo nosso respeito e reconhecimento. Homens da marinha, exército ou aeronáutica brasileira ou de outras nações, vocês sempre serão um exemplo positivo de coragem e lealdade a ser seguído por nossos jovens. Deus abençoe a cada um de vocês (nossos eternos pracinhas brasileiros) e obrigado por terem existidos em nosso mundo!
A cada documentário honesto que assisto sinto o meu amor à Pátria mais forte. Honra à esses homens, que dignificaram o nome da nossa Marinha de Guerra!!! Marinha de Guerra do Brasil, pequena em quantidade, mas gigantesca em qualidade!!!!!
Querem esconder isso de nós porque causa esse efeito, esquerda odeia patriotismo, eu sou brasileiro com muito orgulho e ainda que viva mais de 200 anos eu morrerei brasileiro
Parabéns aos heróis brasileiros. Devemos honrar nossos soldados, ensinar as crianças que o Brasil tem heróis. Nós professores temos o dever de rever os fatos . Esses vídeos são importantíssimos.
Sou MILITAR DA RESERVA, E VENHO AQUI . DEIXAR MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS, NÃO SÓ A ESTES COMO, A TODOS OS BRASILEIROS QUE SE JUNTARAM COM OS DEMAIS ALIADOS NA II GUERRA MUNDIAL, NÃO CLASSIFICO COMO ORGULHO PARTICIPAR DE UMA GUERRA. MAIS UM DEVER DE DEFENDER A PÁTRIA. PARABÉNS AOS NOSSOS ETERNOS HERÓIS.
depois de assistir nota se que da para esquecer a situação atual do nosso país, a mídia nos faz esquecer do patriotismo e dos valores reais como esses grandes homens guerreiros, exemplos de resistência..
Isso é estratégia de esquerdistas, eles destroem os valores nacionais os símbolos e tudo que exalta o patriotismo e heroísmo, estes caras são como uma praga na nossa sociedade acabando com nossos valores e aquilo que nos dá orgulho.
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos. Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
A minha liberdade foi construída com o esforço, dedicação e com a morte de muitos de vocês. Aos verdadeiros militares brasileiros, em especial à todas as forças que participaram deste doloroso conflito, meu eterno respeito e agradecimento.
"Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil." Que Deus conforte todas as almas de todos os combatentes brasileiros da 2° guerra mundial. Amém
Caramba! Que vídeo fantástico! Salve a nossa Marinha e nossas FFAA! Estava aqui me imaginando naquela época, naquelas condições tão difíceis e imprevisíveis, desfavoráveis na maior parte do tempo. Que prgulho desses bravos homens, militares ou civis, obrigado!
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos. Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
Parabens, pelo excelente documentario. Decadas de descontrução do sentimento patriotico, aliados a habitual falta de memoria do povo, acabaram por relegar estes herois ao quase esquecimento. que as gerações possam conhecer cada detalhe desta e de outras historias para valorizar os que realmente merecem. Brasil e dos brasileiros, nossa bandeira e verde amarela, azul e branca. Salve, Marinha do Brasil! Salve, Forças Armadas.
Meu avô foi marinheiro do Cruzador Rio Grande do Sul durante a 2ª guerra. Minha mãe sempre contava como ele ficou impressionado com os náufragos após os torpedeamentos de navios brasileiros.
Os sobreviventes sofrem muito com as lembranças dos momentos de dor.medo sensação de abandono...têm que respeitá-los....quando quiserem falar ouçam....
@@cicerosincero8619 morrer em um submarino metralhado ou bombardeado devia ser uma morte terrível, pior que as mortes que causaram, fazer parte da tripulação de um U-Bolt era status mas tem esse detalhe
Meus sinceros agradecimentos pela bravura e coragem demonstradas em apoio ao esforço de Guerra ! Pessoas raras e herós brasileiros ! Inesquecíveis . Salve o Brasil !
Excelente trabalho. Documentários como esse deveriam ser mais divulgados. Muita informação só obtive depois de assistir. Informações que estimulam outros jovens a pertencerem as forças armadas do seu país, como fazem os norte americanos Sabemos mais sobre as forças armadas deles que das nossas. É o nosso complexo " virá latas"
Meu avô aí estava, guarnecendo navios mercantes comboiados. Meu pai foi da Marinha de Guerra, serviu no Cruzador Tamandaré e Porta Aviões Minas Gerais. Eu os segui, cursei Armas Submarinas e já cumpri meu tempo na Armada. Só não consigo entender o motivo pelo qual essas Histórias nunca são contadas no âmbito naval, pelo menos entre as praças. Um viva aos nossos Heróis!
Sou brasileiro lutei no afeganistao e Iraque e varios conflitos no continente africano sei o horror da guerra e esses meus herois sim deram suas vidas sou ex LEGIONARIO sou orgulhoso sonho com a paz nao esquecendo que perdir muitos irmãos de armas e honroso a esses guerreiros BRASIL acima de tudo.
32:20 A história dos Navios Caça Paus fornecidos pelos EUA emociona! Os Americanos os utilizavam próximo a costa, vigília dos portos e praias, Nós os utilizamos mar adentro, escolta, etc... Deus os abençoe Marinheiros da Segunda Guerra!!!
Meu tio morreu na Itália. Nunca encontraram o corpo. Amigos disseram que posição onde ele estava foi atingida por fogos de artilharia. Corpo deve ter sido destroçado.
Meu padrinho quando soube que embarcaria para Itália, recebeu 6 horas de folga para sair de Rio Grande (RS) à Rio Pardo (RS) para se despedir da mãe no dia do seu aniversário. A mãe dele quando soube da notícia foi correndo de charrete receber ele e acabou se acidentando no caminho e quebrando a perna, no fim por ter pouco tempo acabou não vendo a mãe e teve que voltar para o embarque. Quando voltou soube que a mãe tinha morrido de infecção no hospital tratando a perna quebrada. Triste. Lembro das histórias cabulosas dele falando que nevava e eles só com um abriguinho fureca tremendo de frio, ele conta dos quase 3 dias sem dormir ouvindo tiros e explosões próximas o tempo todo. Ele também conta da hora do desembarque o olhar de panico dos colegas e os gritos do capitão.
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos. Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
Mereciam um filme, um seriado, um band of brothers dos nossos marinheiros, o brasil precisa valorizar mais esses verdadeiros heróis, essas histórias precisam ser passadas para outras gerações saberem oque eles fizeram para defender nossos navios mercantes e nossa costa dos u-boats.
Eram serviçais dos americanos. Meu avô serviu de 1039 a 1952. Todos serviam ao comando estadunidenses. Por isso nem mesmo os militares sem "orgulho" disso!
@@wr2597 não vejo motivo para não ter orgulho, só por terem sido subordinados a uma força exterior, principalmente pq estavam aqui pra nós ajudar. Eles honraram nosso país com o seu trabalho e dedicação!
@@cristianoas Deixa de ser capacho cara. Mania de vira latas, não podemos nos orgulhar de sermos servis a forças estrangeiras! Que pensamento ridículo, por isso temos um presidente que presta continência a bandeira de outro pais!
@@cristianoas concordo Cristiano. Muito diferente de alguns "brasileiros" de hoje, que além de servirem a traficantes e corruptos, são baderneiros a ponto de queimar nossa bandeira nacional.
Prezado, muito boa observação. Esse é um fato pouco divulgado. Pouco se sabe da atuação da Marinha Mercante e da Marinha Brasileira nos conflitos mundiais.
@@joaoalfredo2848 a recém criada força aérea já chegou chegando, mais de 90 missões de ataque na Itália e teve avião brasileiro que avistou e afundou submarino alemão, demorava 15 minutos para submergir porque tinha muitos procedimentos, quase não dava tempo de escapar por isso só subiam a noite mas os afundados por aviões emergiram de dia.
Belo Documentário!!!!! Realmente, o gigante esforço da Marinha Mercante e de Guerra do Brasil,ainda segue praticamente desconhecida do grande público, infelizmente. Porém trabalhos como esse, nos surpreendem e nos impulsionam a buscar e compreender, o maravilhoso trabalho destes nobres brasileiros.!!! "...No Mar e na Terra, VIVA SEMPRE A MARINHA DE GUERRA"!!!
Excelente vídeo. Aula de História da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Vou divulgar para meus parentes e amigos. A mídia e as escolas precisam se interessar por esse trabalho. É chegada a hora de levar esses fatos ao conhecimento da juventude brasileira. 14.2.20..jacb..
Documentário sobre a.batalha.do.Atlantico.Sul.muito.bom.excelente.parabens.a.F.E.B.meu.ávo.participo.com.muito.orgulho.obrigado.a.todos.praçinhas.por.hora.seu.pais.
1:07:50 Esse navio foi carregado na época vamos assim dizer pela equipe que meu avô trabalhava ele era esrivador na época, e ele me contava que ele tinha carregado um navio que foi atacado na época da guerra e eu não havia acreditado mais depois desta história Aqui.
Falaríamos Alemão e não teria tanta igreja do Sétimo Dígito, nem favela com funk, muito menos rodovias de 6 faixas planas entupidas de radar com limites extruxos de velocidade.
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos. Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
Quantos brasileiros de verdade deram a vida pela pátria ,graças a Deus eles não sabem o que esses safados atuais desfiguraram o Brasil, tenho um tio que morreu no cruzador bahia.
Ronaldo Ribeiro meu pai serviu no Minas e no São Paulo, e, graças a Deus voltou, pra eu nascer...mas disse que perdeu vários amigos em outras unidades. É uma pena nosso país não ter memória, para dar valor a esses heróis. Infelizmente vi, recentemente, um ex-combatente ser hostilizado por esses comunistas, aqui no Rio.
Achei esse vídeo por acaso , se a TV aberta divulgace mais sobre esses documentários o brasileiro seria mais patriótico e teria motivos pra se orgulhar do nosso país ,e não seria uma nação sem memória como é hj , parabens ao canal por postar esse verdadeiro documento da nossa história.
Meu pai fazia patrulhas a pé na região de Alcobaça, Ba, Não havia estradas e o pelotão andava a pé pelas praias, procurando náufragos ou alemães que estivessem na costa.Em média 35 km por dia. Uma patrulha vinha do sul e outra do norte. Foram 3 anos neste serviço de vigilância.
Parabéns aos nossos heróis no mar! Que estas histórias de bravura nunca sejam esquecidas. Precisamos resgatar e difundir nossa história na Segunda Guerra para as atuais e futuras gerações. Lutamos com bravura e em defesa da Pátria nos céus, mares e em solo italiano.
Na PRAÇA CARLOS GARDEL, no Ibirapuera, em São Paulo foi construído um Monumento em que constam os nomes dos aviadores, marinheiros e soldados que morreram defendendo o Brasil na Segunda Guerra Mundial. Façam uma visita aqueles heróis.
No início dos anos 60, levado por minha mãe ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra, no aterro do Flamengo, ainda muito jovem, foi quando vi o grande número de brasileiros mortos no conflito e aquilo me impressionou por não ter tido até aquele mo- mento qualquer informação através da escola q estudava. E até hoje com 72 anos de idade vejo q a maioria dos brasileiros desconhece tal fato. De ótima qualidade esse documentário com narrativas real de sobreviventes e que deve ser preservado e divulgado daqui pra frente já que o Brasil está passando por mudanças e voltando a ter o sentimento de amor à pátria , tão renegado nas últimas décadas por governos comunistas. ,
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos. Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
Tenho 57 anos, servi a Mara por 39 anos e esta parte da história deveria ser disciplina obrigatório p os novos marinheiros, assim eles teriam mais orgulho, do que já tem.
MUITO BOM , É MAIS UMA ADIÇÃO AO MEU CONHECIMENTO . INTERESSO-ME MUITO PELO ASSUNTO. FATOS COMO ESSES A HISTÓRIA DEVERIA ENSINAR PARA JUVENTUDE . A HISTORIA DESSES GRANDES BRASILEIROS É TOTALMENTE ESQUECIDA.
Meu abraço guerreiros tenho orgulho de cada um de vcs dos vivos e dos mortos , vcs foram homens e hoje o Brasil não tem homens. Deus abençoe cada um de vcs
Bravos guerreiros do mar, ao oriente a guarda ao ocidente a vitória, gigantes dos nossos mares, parabéns, pois lutaram com coragem e persistência, dignos de serem lembrados!
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos. Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
@@georgitonoliveira7729 Meu avô é ex combatente, piloto do Catalina, batalha do Atlântico, sempre foi de esquerda! Teve vergonha do regime militar (já estava na reserva na época) e deve estar revolvendo no caixão vendo o capitão borra botas! Se orienta e vai estudar!
Verdade... é sempre bom lembrar e reforçar a coragem desses homens que lutaram a favor da liberdade e da democracia... afastando do poder a crueldade que possuem Todos os regimes Ditatoriais
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos. Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
@@alexandernicolai2845 meu avô não foi pra Europa, fazia serviços no Brasil, Panamá e EUA. Sempre falou que eram empregados dos americanos, brasileiro não tinham local de destaque. Ele via colegas tendo que lavar roupas dos soldados Americanos e os comandos obrigando
TENHO 85 ANOS, LEMBRO PERFEITAMENTE QUANDO TINHA SETE OPU OITO ANOS DO DESESPERO DE UMA VIZINHA NOSSA NA CIDADE DE VALENÇA=RJ. GRITAVA EM DESESPERO QUANDO SOUBE PELO RADIO DO AFUNDAMENTO DEE UM NAVIO MERCANTE PELOS ALEMÃES.DEVIA SER O ANO DE 42 OU 43. ESTA SENHORA SE CHAMAVA OLGARIDA BLOIS. DEPOIS FOI MINHA MÃE QUE CHORAVA, EM 1943,AO SABER QUE MEU ÚNICO IRMÃO, DE 22 ANOS, SERVINDO NO BATALHÃO DE SAÚDE EM NOSSA CIDADE, TERIA QUE INTEGRAR A FORÇA EXPEDICIONARIA BRASILEIRA, A GLORIOSA FEB.FOI PARA O FRONT NA ITALIA., VOLTOU EM 45. MAS NOSSA QUERIDA MÃE, COM APENAS 47 ANOS, MORRIA ABATIDA POR RAPIDA ENFERMIDADE. MEU IRMÃO PRACINHA CHEGOU AOS 97 ANOS. CHAMAVA=SE JOSÉ AUGUSTO CANSADO.
Parabéns pela sua familia.
@@galo5013 MUITO GRATO, MARCELO.TENHO UM CANAL NO RUclips, PROCURE VER.
Que história bonita!!forte abraço
Bela história!
Seu irmão foi um herói ele e sua família fizeram grande contribuição ao Brasil e ao mundo.
Deus os abençoe!!!
ZAIR AUGUSTO CANÇADO V.
Sou professor, historiador e autor do livro FLORES AO MAR, sobre os três naufrágios sofridos pela Marinha do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Além disso, dei minha singela contribuição a este longa documental, nele aparecendo algumas vezes. Quem tiver interesse em adquirir a 2ª edição do livro, lançada ano passado, basta entrar em contato.
Eu não esqueço de vocês meus bravos, anciãos, agradeço-lhes, somos Brasil por vocês como foram Brasil por nós... Obrigado! Sempre terá espaço no meu coração e no coração de cada brasileiro de verdade!
Parabéns a todos pelos comentários . E também pelo documentário.
Meu pai fez vários comboios durante a guerra, pois era da Marinha Mercante (Loyd Brasileiro).Parabéns ao diretor Erik de Castro e toda sua equipe. Excelente trabalho.
Meu avô, pai do meu pai, que era pernambucano, era da marinha mercante e trabalhava pelo Loyd Brasileiro na época da segunda guerra mundial. A minha tia recebe pensão da Marinha do Brasil por causa dele, que já é morto.
oplllĺlĺ0
000
ĶLĹPPP0P0
Uma historia que precisa ser sempre contada aos nossos jovens. A bravura desses brasileiros é inspiração para os de hoje. A paz precisará sempre de homens valentes, patriotas de coração, dedicados a ponto de oferecerem a própria vida em sua defesa. A Marinha Brasileira, junto as outras Armas, é motivo de grande orgulho para todos nós.
Excelente documentário de uma parte pouco conhecida da nossa história na 2ª Guerra. Parabéns ao Diretor Erik de Castro e demais pessoas que tornaram este documentário possível.
Tem que contar a história desses heróis brasileiro nas escolas e ensinar a verdadeira história do Brasil e mostrar para nossas crianças os heróis brasileiros ...
ORGULHO DE SER BRASILEIROS !!!
Parabéns à Marinha do Brasil.
Este vídeo é um dos documentários que deveriam ser OBRIGATÓRIOS de serem exibidos nas escolas para nossas crianças.
A mídia nunca valorizou nossa história.
Parabéns aos nossos heróis.
Excelente documentário. Temos que divulgar os atos heróicos do brasileiros e mostrar ao cidadão que nós temos origem histórica e não somos cães sem dono.
Tenho um grande desejo,conversar com um desses nobres querreiros sobre esse periodo da historia .verdadeiros heróis
Excelente matéria... Verdadeiros heróis, isto sim são exemplos de Patriotismo..
Durante a guerra meu avô era FAB SGT Mecânico de armamento , ele era da patrulha aérea que patrulhava a costa brasileira em busca de submarinos alemães protegendo assim todas as embarcações na costa brasileira. Esteve também na Europa e trouxe pequenas recordações desse momento.
Sem duvidas o melhor documentário q eu pude ver sobre nossa marinha.
Todos esses homens que fizeram parte da historia da humanidade, seja de uma forma triste por ter sido uma guerra sangrenta e sem fundamento, merecem todo nosso respeito e reconhecimento. Homens da marinha, exército ou aeronáutica brasileira ou de outras nações, vocês sempre serão um exemplo positivo de coragem e lealdade a ser seguído por nossos jovens. Deus abençoe a cada um de vocês (nossos eternos pracinhas brasileiros) e obrigado por terem existidos em nosso mundo!
Ótimo documentário. Parte da nossa história que não pode ser esquecida.
PARABÉNS A ESSES VETERANOS DA MARINHA DO BRASIL!
FORAM BRAVOS E HERÓIS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL!
Puxa vida, que documentário fantástico! Muito obrigado mesmo!
A cada documentário honesto que assisto sinto o meu amor à Pátria mais forte. Honra à esses homens, que dignificaram o nome da nossa Marinha de Guerra!!! Marinha de Guerra do Brasil, pequena em quantidade, mas gigantesca em qualidade!!!!!
Querem esconder isso de nós porque causa esse efeito, esquerda odeia patriotismo, eu sou brasileiro com muito orgulho e ainda que viva mais de 200 anos eu morrerei brasileiro
Sem dúvida, o melhor documentário sobre a participação brasileira na segunda guerra mundial. Parabéns
Esse documentário e o Senta a Pua, são os melhores que já vi !
Parabéns aos nossos nobres combatentes marinheiros. Um salve à marinha mercante! Um salve a quem cumpre o dever! Brasil acima de tudo!
Parabéns aos heróis brasileiros. Devemos honrar nossos soldados, ensinar as crianças que o Brasil tem heróis. Nós professores temos o dever de rever os fatos . Esses vídeos são importantíssimos.
Sou MILITAR DA RESERVA, E VENHO AQUI . DEIXAR MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS, NÃO SÓ A ESTES COMO, A TODOS OS BRASILEIROS QUE SE JUNTARAM COM OS DEMAIS ALIADOS NA II GUERRA MUNDIAL, NÃO CLASSIFICO COMO ORGULHO PARTICIPAR DE UMA GUERRA. MAIS UM DEVER DE DEFENDER A PÁTRIA. PARABÉNS AOS NOSSOS ETERNOS HERÓIS.
Que Vídeo Excelente. Muitos mas muitos Brasileiros não sabem dessa História. Parabéns. Assisti na integra e compartilhei.
depois de assistir nota se que da para esquecer a situação atual do nosso país, a mídia nos faz esquecer do patriotismo e dos valores reais como esses grandes homens guerreiros, exemplos de resistência..
anderson fernandes É verdade.
Isso é estratégia de esquerdistas, eles destroem os valores nacionais os símbolos e tudo que exalta o patriotismo e heroísmo, estes caras são como uma praga na nossa sociedade acabando com nossos valores e aquilo que nos dá orgulho.
Patriotismo de cu e rola otário.
@@eduardogara6981 já parou para pensar no ser esplêndido que vc é.? Kkk vá se tratar criatura repugnante.
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos.
Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
Incrível história da Marinha Brasileira e do nosso Brasil. Parabéns Heróis da Marinha Brasileira
Lindo Documentário, parabéns quem postou. Grato.
Essas histórias não podem ser esquecidas
A minha liberdade foi construída com o esforço, dedicação e com a morte de muitos de vocês. Aos verdadeiros militares brasileiros, em especial à todas as forças que participaram deste doloroso conflito, meu eterno respeito e agradecimento.
"Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil."
Que Deus conforte todas as almas de todos os combatentes brasileiros da 2° guerra mundial.
Amém
Caramba! Que vídeo fantástico! Salve a nossa Marinha e nossas FFAA! Estava aqui me imaginando naquela época, naquelas condições tão difíceis e imprevisíveis, desfavoráveis na maior parte do tempo. Que prgulho desses bravos homens, militares ou civis, obrigado!
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos.
Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
@@wr2597 meu avô cerviu nesse tempo e não deixou nenhum dos seus netos cervir as forças armadas .ele dizia que era muito sofrimento.
Parabens, pelo excelente documentario. Decadas de descontrução do sentimento patriotico, aliados a habitual falta de memoria do povo, acabaram por relegar estes herois ao quase esquecimento. que as gerações possam conhecer cada detalhe desta e de outras historias para valorizar os que realmente merecem. Brasil e dos brasileiros, nossa bandeira e verde amarela, azul e branca. Salve, Marinha do Brasil! Salve, Forças Armadas.
Ótimo documentário !!! Parabéns aos combatentes e a iniciativa de deixar a memoria de nossos heróis viva.
Eu não, eu sempre vou lembrar desses nossos heróis, sempre assisto vídeos desse corasojos HERÓIS BRASILEIRO.
Excelente produção, parabéns!! Obrigado por trazer a história desses guerreiros a tona.
Meu avô foi marinheiro do Cruzador Rio Grande do Sul durante a 2ª guerra. Minha mãe sempre contava como ele ficou impressionado com os náufragos após os torpedeamentos de navios brasileiros.
Meu avô era piloto, serviu na base de Natal, não gostava de falar sobre o ataque a um U-boat e nada relacionado a guerra.
Os sobreviventes sofrem muito com as lembranças dos momentos de dor.medo sensação de abandono...têm que respeitá-los....quando quiserem falar ouçam....
@@joanadsilveira1044 eu ouço com prazer, nada como saber como foi com quem estava lá
@@cicerosincero8619 morrer em um submarino metralhado ou bombardeado devia ser uma morte terrível, pior que as mortes que causaram, fazer parte da tripulação de um U-Bolt era status mas tem esse detalhe
orgulho orgulho orgulho desse Brasil
Que documentário maravilhoso! O verdadeiro significado de heróis. Parabéns a todos envolvidos 👏🏻👏🏻👏🏻
Rapaz, dirijo meu respeito à todos envolvidos na queles conflitos,obrigado guerreiros!
Meus sinceros agradecimentos pela bravura e coragem demonstradas em apoio ao esforço de Guerra ! Pessoas raras e herós brasileiros ! Inesquecíveis . Salve o Brasil !
Parabéns aos nossos heróis brasileiros! Merecem o devido reconhecimento.
EXCELENTE documentário. OBRIGADO à Marinha Mercante e à de Guerra!!!
QUE DELICIA ESCUTAR ESTES SENHORES CONTANDO ESTAS HISTORIAS, MEU SALVE A ESTES VETERANOS, MEUS RESPEITOS.
Excelente trabalho. Documentários como esse deveriam ser mais divulgados. Muita informação só obtive depois de assistir. Informações que estimulam outros jovens a pertencerem as forças armadas do seu país, como fazem os norte americanos Sabemos mais sobre as forças armadas deles que das nossas. É o nosso complexo " virá latas"
Incrível. Gostei muito. Orgulho da Marinha do Brasil.
Os Heróis desta nação que são esquecidos.
Deus os abençoe
Gratidão Eternamente
Excelente documentário. Parabéns a todos os seus produtores por esse marco na preservação da nossa história,.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Viva a Marinha de Guerra.
Deus abençoe nossa nação.
Obrigado bravos guerreiros do Brasil!
Meu avô aí estava, guarnecendo navios mercantes comboiados. Meu pai foi da Marinha de Guerra, serviu no Cruzador Tamandaré e Porta Aviões Minas Gerais. Eu os segui, cursei Armas Submarinas e já cumpri meu tempo na Armada. Só não consigo entender o motivo pelo qual essas Histórias nunca são contadas no âmbito naval, pelo menos entre as praças. Um viva aos nossos Heróis!
Excelente filme.Passei a conhecer através dele a participação do Brasil na guerra do Atlântico. Este filme deveria ser mais divulgado.
Como só descobri esse documentário agora mds ? Riquíssimo e muito bem produzido
Que delícia de documentário. Que material preciso. Parabéns! Obrigado pela postagem aqui.
Parabéns por este documentário! Precisamos reforçar nossa marinha do Brasil!
Sou brasileiro lutei no afeganistao e Iraque e varios conflitos no continente africano sei o horror da guerra e esses meus herois sim deram suas vidas sou ex LEGIONARIO sou orgulhoso sonho com a paz nao esquecendo que perdir muitos irmãos de armas e honroso a esses guerreiros BRASIL acima de tudo.
32:20 A história dos Navios Caça Paus fornecidos pelos EUA emociona! Os Americanos os utilizavam próximo a costa, vigília dos portos e praias, Nós os utilizamos mar adentro, escolta, etc...
Deus os abençoe Marinheiros da Segunda Guerra!!!
Meu tio morreu na Itália. Nunca encontraram o corpo. Amigos disseram que posição onde ele estava foi atingida por fogos de artilharia. Corpo deve ter sido destroçado.
O meu tio não morreu,mas ficou meio tantan,assim disse a minha avó,ele disse que o maior inimigo da Feb foi Getúlio Vargas.
Meu padrinho quando soube que embarcaria para Itália, recebeu 6 horas de folga para sair de Rio Grande (RS) à Rio Pardo (RS) para se despedir da mãe no dia do seu aniversário. A mãe dele quando soube da notícia foi correndo de charrete receber ele e acabou se acidentando no caminho e quebrando a perna, no fim por ter pouco tempo acabou não vendo a mãe e teve que voltar para o embarque. Quando voltou soube que a mãe tinha morrido de infecção no hospital tratando a perna quebrada. Triste. Lembro das histórias cabulosas dele falando que nevava e eles só com um abriguinho fureca tremendo de frio, ele conta dos quase 3 dias sem dormir ouvindo tiros e explosões próximas o tempo todo. Ele também conta da hora do desembarque o olhar de panico dos colegas e os gritos do capitão.
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos.
Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
Matéria de ótima qualidade. Parabéns pela postagem. 👏👏👏👏👏👏
Mereciam um filme, um seriado, um band of brothers dos nossos marinheiros, o brasil precisa valorizar mais esses verdadeiros heróis, essas histórias precisam ser passadas para outras gerações saberem oque eles fizeram para defender nossos navios mercantes e nossa costa dos u-boats.
Esses heróis marcaram tbm um ponto da história do Brasil na Segunda guerra mundial,pena que hoje quase todos os BR esquecem eles
Eram serviçais dos americanos.
Meu avô serviu de 1039 a 1952.
Todos serviam ao comando estadunidenses.
Por isso nem mesmo os militares sem "orgulho" disso!
@@wr2597 não vejo motivo para não ter orgulho, só por terem sido subordinados a uma força exterior, principalmente pq estavam aqui pra nós ajudar.
Eles honraram nosso país com o seu trabalho e dedicação!
@@cristianoas Deixa de ser capacho cara. Mania de vira latas, não podemos nos orgulhar de sermos servis a forças estrangeiras! Que pensamento ridículo, por isso temos um presidente que presta continência a bandeira de outro pais!
@@wr2597 bom, penso diferente, mas respeito sua opinião.
@@cristianoas concordo Cristiano. Muito diferente de alguns "brasileiros" de hoje, que além de servirem a traficantes e corruptos, são baderneiros a ponto de queimar nossa bandeira nacional.
documentário muito bom parabéns aos idealizadores e divulgadores da nossa história , e parabéns a estes grandes heróis que nos representaram
vcs foram e será os verdadeiros da nação brasileira tenho muito orgulho de ser brasileiro
A FEB teve participação heróica na 2ª Guerra, mas morreram mais brasileiros no mar do que nos campos da Itália.
Prezado, muito boa observação. Esse é um fato pouco divulgado. Pouco se sabe da atuação da Marinha Mercante e da Marinha Brasileira nos conflitos mundiais.
@@joaoalfredo2848 a recém criada força aérea já chegou chegando, mais de 90 missões de ataque na Itália e teve avião brasileiro que avistou e afundou submarino alemão, demorava 15 minutos para submergir porque tinha muitos procedimentos, quase não dava tempo de escapar por isso só subiam a noite mas os afundados por aviões emergiram de dia.
Belo Documentário!!!!! Realmente, o gigante esforço da Marinha Mercante e de Guerra do Brasil,ainda segue praticamente desconhecida do grande público, infelizmente. Porém trabalhos como esse, nos surpreendem e nos impulsionam a buscar e compreender, o maravilhoso trabalho destes nobres brasileiros.!!!
"...No Mar e na Terra, VIVA SEMPRE A MARINHA DE GUERRA"!!!
Q bom q ainda temos as memórias desses heróis.
Respeito e honra aos nossos soldados guerreiros que lutaram pela nossa pátria, verdadeiros heróis.
Excelente vídeo. Aula de História da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Vou divulgar para meus parentes e amigos. A mídia e as escolas precisam se interessar por esse trabalho. É chegada a hora de levar esses fatos ao conhecimento da juventude brasileira.
14.2.20..jacb..
Documentário sobre a.batalha.do.Atlantico.Sul.muito.bom.excelente.parabens.a.F.E.B.meu.ávo.participo.com.muito.orgulho.obrigado.a.todos.praçinhas.por.hora.seu.pais.
1:07:50 Esse navio foi carregado na época vamos assim dizer pela equipe que meu avô trabalhava ele era esrivador na época, e ele me contava que ele tinha carregado um navio que foi atacado na época da guerra e eu não havia acreditado mais depois desta história Aqui.
Salve os Heróis Brasileiros devemos cultivar e honrar nossas lutas e glórias.
Não seriamos um pais livre hoje se não fossem esses heróis .
Eles ganharam a liberdade mas seus filhos jogaram ela fora em 64
Falaríamos Alemão e não teria tanta igreja do Sétimo Dígito, nem favela com funk, muito menos rodovias de 6 faixas planas entupidas de radar com limites extruxos de velocidade.
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos.
Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
Me emocionei ao ver tão nobres guerreiros a nos defender bravamente em um passado não mto distante .
Viva a marinha do Brasil !!!!!
Eles merecem um memorial de reconhecimento pela bravura pela nossa nação ❤️
Parabéns a estes herois. Que história incrível. Infelizmente poucos a conhecem! Viva a MB ⚓
Sim, poucos conhecem e muitos não querem que conheçamos. Enfim, viva o Brasil!
Quantos brasileiros de verdade deram a vida pela pátria ,graças a Deus eles não sabem o que esses safados atuais desfiguraram o Brasil, tenho um tio que morreu no cruzador bahia.
Ronaldo Ribeiro meu pai serviu no Minas e no São Paulo, e, graças a Deus voltou, pra eu nascer...mas disse que perdeu vários amigos em outras unidades. É uma pena nosso país não ter memória, para dar valor a esses heróis. Infelizmente vi, recentemente, um ex-combatente ser hostilizado por esses comunistas, aqui no Rio.
@@PFdeBragaé só ver o nome do partido do Hitler para entender porque ele foi hostilizado
Verdadeiros heróis. Não podemos deixa-los esquecidos.
@@paulorobertoantunes4084ainda bem que tem o youtube, um dia todo mundo vai ver esses vídeos. E quem sabe ler nossas opiniões sobre eles.
Meu avo etava na embarcação mais conseguil sobreviver
adorei, muitas histórias impressionantes, Para se emocionar.
esses senhores sao verdadeiros herois de guerra
Parabéns HOMENS FORTES E GUERREIROS, SALVE A NOSSA MARINHA.
Achei esse vídeo por acaso , se a TV aberta divulgace mais sobre esses documentários o brasileiro seria mais patriótico e teria motivos pra se orgulhar do nosso país ,e não seria uma nação sem memória como é hj , parabens ao canal por postar esse verdadeiro documento da nossa história.
Meu pai fazia patrulhas a pé na região de Alcobaça, Ba, Não havia estradas e o pelotão andava a pé pelas praias, procurando náufragos ou alemães que estivessem na costa.Em média 35 km por dia. Uma patrulha vinha do sul e outra do norte. Foram 3 anos neste serviço de vigilância.
Ótimo documentário. Parabéns à Marinha do Brasil.
Parabéns aos nossos heróis no mar! Que estas histórias de bravura nunca sejam esquecidas. Precisamos resgatar e difundir nossa história na Segunda Guerra para as atuais e futuras gerações. Lutamos com bravura e em defesa da Pátria nos céus, mares e em solo italiano.
Na PRAÇA CARLOS GARDEL, no Ibirapuera, em São Paulo foi construído um Monumento em que constam os nomes dos aviadores, marinheiros e soldados que morreram defendendo o Brasil na Segunda Guerra Mundial. Façam uma visita aqueles heróis.
No início dos anos 60, levado por minha mãe ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra, no aterro do Flamengo, ainda muito
jovem, foi quando vi o grande número de brasileiros mortos no conflito e aquilo me impressionou por não ter tido até aquele mo-
mento qualquer informação através da escola q estudava.
E até hoje com 72 anos de idade vejo q a maioria dos brasileiros desconhece tal fato.
De ótima qualidade esse documentário com narrativas real de sobreviventes e que deve ser preservado e divulgado daqui pra frente
já que o Brasil está passando por mudanças e voltando a ter o sentimento de amor à pátria , tão renegado nas últimas décadas por
governos comunistas.
,
PARABÉNS POR ESSA EXCELENTE MATÉRIA !
DEUS ABENÇOE A TODOS !
Obrigado por postar o vídeo
Lembrei do meu saudoso avô que fez guarda no nosso território e estava escalado para a guerra, mais graças a Deus não precisou ir
DEUS abençoe nossos verdadeiros heróis de ontem, hoje e sempre!
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos.
Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
Tenho 57 anos, servi a Mara por 39 anos e esta parte da história deveria ser disciplina obrigatório p os novos marinheiros, assim eles teriam mais orgulho, do que já tem.
Eu lutei na Itália, perdi muitos amigos em combate.
Matei 17 alemães.
A guerra é um pesadelo tenho uma bala alojada na perna até hoje.
Call of Duty da pra matar até mais.
@joao luc boa pergunta 🙂👍🏽
claudinei gomes se matou ninguém!!
🤨🤔🙄🤣🤣🚚💨💨💨
Kkkkkkkkkkkkk.desculpe vai que se lembre de vida passada através de uma regressão. Mental.
MUITO BOM , É MAIS UMA ADIÇÃO AO MEU CONHECIMENTO . INTERESSO-ME MUITO PELO ASSUNTO. FATOS COMO ESSES A HISTÓRIA DEVERIA ENSINAR PARA JUVENTUDE . A HISTORIA DESSES GRANDES BRASILEIROS É TOTALMENTE ESQUECIDA.
Documentario maravilhoso 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏parabens pelo video 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Meu abraço guerreiros tenho orgulho de cada um de vcs dos vivos e dos mortos , vcs foram homens e hoje o Brasil não tem homens.
Deus abençoe cada um de vcs
Bravos guerreiros do mar, ao oriente a guarda ao ocidente a vitória, gigantes dos nossos mares, parabéns, pois lutaram com coragem e persistência, dignos de serem lembrados!
temos que valorizar os feitos de nossos soldados e fazer as próximas gerações vem que o Brasil tem seu valor é ativar o pratiotismo brasileiro.
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos.
Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
@@wr2597 NA SUA MENTE O BRASIL TEM SEUS GRANDE VALOR
Pena que a esquerda esconde isso nos livros de histórias e faz brasileiros odiarem o próprio pais
@@georgitonoliveira7729 Meu avô é ex combatente, piloto do Catalina, batalha do Atlântico, sempre foi de esquerda! Teve vergonha do regime militar (já estava na reserva na época) e deve estar revolvendo no caixão vendo o capitão borra botas! Se orienta e vai estudar!
O lance é que o Brasil era tão patriota que tava pendendo a se aliar com a Alemanha.... Esse patriotismo cego flerta com o totalitarismo...
como é bom ver a historia desses grandes herois
Verdade... é sempre bom lembrar e reforçar a coragem desses homens que lutaram a favor da liberdade e da democracia... afastando do poder a crueldade que possuem Todos os regimes Ditatoriais
FOTO DA IDOLATRIA NIGUEM IDOLATRA JESUS
Rapaz, meu avô serviu de 39 a 52... Eles odiavam isso aí, nem os que foram tem orgulho, eram empregado dos EUA, era subordinados dos americanos.
Até roupas lavavam pros estadunidenses. Uma vergonha. O brasileiro era um idiota no meio dos caras. Veja que colocam poucos pra falar, não colocam os que ficaram!
@@wr2597 SE AVO FOI SERVIR O MEU FUGIU DA ALEMANHA EM 44 ACHO QUE SE ELE NÃO TIVESSE ORGULHO ELE NÃO ANDARIA SEMPRE ARMADO
@@alexandernicolai2845 meu avô não foi pra Europa, fazia serviços no Brasil, Panamá e EUA.
Sempre falou que eram empregados dos americanos, brasileiro não tinham local de destaque. Ele via colegas tendo que lavar roupas dos soldados Americanos e os comandos obrigando
Orgulho desses heróis brasileiros 👏👏👏👏👏👏👏
Que historia fantástica ❤️
Meu velho participou da guerra no contra torpedeiro BRACUI da MARINHA DE GUERRA DO BRASIL
Heróis que devem ser valorizados! 🇧🇷