Meu Avô Aristides Rodrigues de Oliveira, oriundo de Carazinho RS, um auto ditada, que não teve mãe, criado pelo pai, foi agricultor e lenhador de profissão, alistou-se voluntariamente, quando soube na necessidade de homens de coragem, foi um desses nobres e honrados Heróis Brasileiros, combateu bravamente, recebeu condecorações, salvou aliados, defendeu seus colegas, e ainda retornou a sua amada pátria, casando-se com uma descendente de italianos, formando uma prospera família e deixando um legado de muita força e honra, trabalhou por cerca de 25 anos como estivador no antigo Cais Mauá em Porto Alegre RS (fixando moradia em Canoas RS), com mais de 50 anos prestou concurso público para a Justiça Federal ingressando naqueles quadros de funcionalismo. É sem dúvida um exemplo de força e garra.
Estou aqui em 2024 assistindo a este documentário incrível, que deveria ser transmitido em rede nacional. Uma história e pessoas que não podem ser esquecidas. É impressionante pensar que metade das pessoas que aparecem no vídeo já não estão mais entre nós. Agradeço profundamente pelos serviços prestados pela FEB. 🇧🇷
Olá pessoal! Eu sou filho de Ex-combatente. Meu pai, Antonio Conceição de Oliveira, de Belo Horizonte-MG, seguiu com o 11° Regimento de São João Del Rei-MG. Hoje sou um colaborador do Museu da ANVFEB de Belo Horizonte e mantenho viva a memória de nossos heróis participando das palestras e guiando visitas ao nosso Museu da FEB.
Olá Antônio! Muito bom saber que colabora com a história da FEB. Não sei se já fazem, mas acho interessante que o Museu da FEB poderia fazer visitas às escolas, convidando-as para conhecerem o Museu, quem sabe até com ajuda de empresas simpatizantes a possibilidade de viabilizarem "outdoor" pelas cidades nas datas comemorativas, convidando a população para visitar o Museu. Divulgarem em panfletos e nos próprios "outdoor" os canais do RUclips de historiadores da FEB, não sei se é possível. Nós, patriotas entusiastas, poderíamos aproveitar tantos vídeos de documentários disponíveis para divulgar à população, sobretudo aos mais jovens. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Todos foram heróis. Os que morreram e os que voltaram. Gente, nós estamos precisando de que o Ministério da Cultura junto ao Ministério da Guerra, não deixe essas histórias morrerem.
Pelo meu reconhecimento pessoal, pelo do meu marido, italiano, grato a tudo o que nossos Pracinhas fizeram, estamos organizando um bate-papo ao vivo com o Mario Pereira, de Pistoia, filho de um dos soldados, o Miguel Pereira. Vai ser nesta sexta-feira. Soube que, além do pracinha desconhecido, há mais dois corpos ainda perdidos por lá. Falta interesse em trazer esses heróis para casa. O bate-papo vai ser pelo zoom. Se quiser, passo o link.
Documentário de arrepiar. Estou estudando história e vou fazer sempre questão de ressaltar em sala de aula a participação dos brasileiros na segunda guerra mundial. Vários pontos do documentário é de arrancar o fôlego e o mais importante é que foi um documentário "à brasileira" ao mostrar a realidade dos sentimentos daqueles que de fato lutaram na segunda guerra. Já decidi:a minha tese de TCC na faculdade será sobre a participação brasileira na segunda guerra mundial. Estou terminando de ver esse documentário com lágrimas nos olhos e com o coração nas mãos.
muito emocionante assistir esse documentario... a historia dos pracinhas brasileiros, que tantos brasileiros não dão a minima, onde essas historias nao sao contadas nas escolas, isso é de certa forma um pouco triste
Detalhes a serem observados: O historiador italiano Sulla, ao ser chamado, presta continência ao brasileiro. *momento: 1:22:31 Instantes depois(1:23:00) ele menciona que, sempre foi falado falado a ele a respeito da campanha, que essa teria sido conduzida pelo chão por norte americanos e ingleses... porém, sempre quando conversava com camponeses e população civil, ficara sabendo dos pracinhas brasileiros. Agregando essas conversas informais aos vinte anos que ele passou recolhendo documentos e depoimentos foi constatado por ele próprio o quão importante foram os pracinhas na história de sua região e afirma ser eternamente grato eternamente a esses combatentes brasileiros. Documentário incrível e rico em história.
Brasil e Itália são 2 nações que estão para sempre irmanadas, tanto pelos italianos q fugiram da situação difícil q passavam em sua terra qdo migraram para o Brasil e aqui se marcaram sua presença pra sempre, qto pelos brasileiros que foram até lá para libertar os italianos que estavam sob o julgo nazi-fascista e q também marcaram lá sua passagem para sempre!
Anderson RSilva Os brasileiros não foram para Italia para libertarem a Italia da presença nazista, pois como todo mundo sabe a Italia era aliada dos alemaês. Vieram sim para ajudar os aliados a correrem com eles dos paises que ocuparam . A Italia foi sempre aliada dos nazistas ( alemaes ), mas depois com o desembarque aqui na Normandia entao a Italia virou o bico á pedra, entao a Italia acabou por ser libertada , mas uma coisa todo mundo sabe a Italia fazia parte do triunvirato do Hitler, eram todos amigos e os italianos combateram ás centenas de milhares ao lado dos alemaes na frente russa, os brasileiros deram sua ajuda ao libertarem a europa, isso sim , como tal tornaram a Italia livre da presença Alemã, como aconteceu na Grécia-frança e tantos outros paises
@@J.Doreto tudo bem? Pelo que eu entendi. Ele disse que as tropas não foram libertar a Itália dos nazistas, pois a Itália era aliada da Alemanha, por tanto era "nazista" também.
Relíquia absoluta da história do Brasil.. deveria ser obrigatório passar esse documentário nos colégios hoje em dia para a molecada conhecer os verdadeiros heróis dessa nação
Em Fortaleza CE, onde nasci, há dois bairros que homenageiam este feito heroico dos nossos lendários pracinhas: Monte Castelo, próximo ao litoral e Montese, próximo ao Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Passei 7 anos da minha vida no Exército Brasileiro, tenho muito orgulho de ter contribuído com a minha pátria. Lá aprendi a verdadeira história da FEB, a Canção do Expedicionário q é uma das mais lindas canções. Esses veteranos tem o meu respeito. É uma honra tê-los como nossos heróis. 🇧🇷💪🏻👊🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Lindo, triste e impactante, é uma verdadeira aula de história do nosso país , o que o governo brasileiro faz com a história do Brasil é um crime , mais graças a Deus que ainda existe pessoas como vocês que mostram um pouco de nosso passado grandioso , parabéns .
O meu pai era sargento e disse que foi muito triste o que aconteceu neste lugar. Ele voltou + nunca quis voltar anos depois. Ele viveu até 75 anos. Nesta época ele tinha 23 anos
Me lembro que aprendi tanto sobre o ataque de 11 de setembro, mas não aprendi nada sobre a participação do Brasil na segunda guerra. Infelizmente muitos brasileiros não sabem do feito heroico do nosso país, enquanto os italianos cantam nas escolas até hoje a canção dos expedicionários em homenagem e agradecimento aos nossos soldados.
Temos o maior orgulho.de nosso pai Mesmo sem ser convocado.apresentou se como voluntário Assim sendo.e um grande brasileiro Devemos muito respeito.aos nossos pracinhas O nosso chama se Raimundo Antão da Silva Faleceu aos 37 anos Não pode acompanhar nossas vidas Nosso crescimento.enfim toda a nossa vida Mas tivemos uma mãe frágil ao vê lá.mas nós deu exemplos de uma grande mãe é tudo que somos devemos a ela é a ele O nosso pai
Parabéns a cada soldado guerreiros vivos e mortos em batalha que se empenharam nessa aventura de libertar o mundo ! Hoje após 1999 e 2000 mil se passaram 20 anos e creio que quase todos os praça que participaram deste documentário já estão no seu descanso até a volta de Jesus Cristo . Muito emocionante obrigado pelo material .
mano, que documentário fod* , me emocionei com os guerreiros que deram/arriscaram suas vidas nessas guerras, que Deus os tenha em um bom lugar e que cuidem dos que ainda estiverem vivos , muito obrigado pela maravilhosa experiência, foi o melhor documentário que eu já assisti até hoje.
Me emocionei quando o senhor falou que parou em uma cidade e os italianos falaram a ele que a guerra acabou, e nas palavras dele, o mundo respirou, que orgulho desses heróis, nunca tive esses detalhes de como nossos praças foram super heróis nessa guerra, isso deveria mudar. Obrigado guerreiros da FEB
Extraordinária matéria, muito obrigado, gostei amei muito! Deus abençoe tenha em bom lugar todos esses verdadeiros heróis dignos de respeito e honra!!!
Sou jovem e me emociono ao ouvir as histórias e os fatos desses heróis que deram o sangue e muitos a própria vida em prol da liberdade de muitas pessoas, infelizmente muitos hoje em dia nem siquer pesquisam a respeito. Orgulho de ser brasileiro 🇧🇷
Eu cheguei a conhecer alguns pracinhas, a coisa que eles mais odiavam era dar entrevista, os jornalistas apertavam tanto, com perguntas, que, aparentemente, eles reviviam tudo em sua mente e desatavam no choro...
Isso deve ser exibido em alta escala. Que matéria fantástica. eu tenho 52 anos Nasci 25 após o fim da guerra. Não é muito, pensa bem. Não é nada. Europa Entenderá o que quer dizer "A COBRA FUMOU". parabéns.
Muito triste ver esse ótimo documentário em 2021 e constatar que todos esses senhores já não estão mais entre nós. Hoje quem cuida do monumento em Pistoia é o filho do sr. Miguel Pereira. O sr Giovanni Sulla que aqui parece bem jovem, em 2015 estava em cadeira de rodas mas ainda muito dedicado às pesquisas e aguerrido embaixador da FEB. As comemorações dos 70 anos da rendição alemã em 2015 em Montese em 2015 podem ser vistas aqui no RUclips em dezenas de vídeos. Para quem tem admiração pelo assunto será muito interessante.
Aos 46:00 eu chorei demais. Seu Rubens tem uma forma de falar que te leva ao local do acontecimento. É revoltante ver a falta de reconhecimento desses homens. Como um país pode tratar assim seus heróis? Tenho muito orgulho de todos eles.
Orgulhoso de ser brasileiro. ... parabéns à FAB / FEB... e a nossos heróis. Emocionado pelos comentários dos nossos heróis de testemunharem sobre as atitudes dos alemães de não terem sidos os "carniceiros " como são taxados pelos filmes de guerra... graças a isto muitos brasileiros puderam voltar ao Brasil. Este vídeo é um dos documentários que deveriam ser OBRIGATÓRIOS de serem exibidos nas escolas para nossas crianças. A mídia nunca valorizou nossa história. Parabéns aos nossos heróis.
Na moral para o RUclips bater o sistema de ensino brasileiro não falta nada. Graças a vídeos como esses o pessoal tem a oportunidade de receber informações da melhor qualidade.
Filme: A cobra fumou, documentário muito bem elaborado. Homenagem aos nossos Heróis Pracinhas da FEB. Parabéns aos idealizadores. Saúde e vida longa aos verdadeiros heróis brasileiros. "Senta a pua".
COMO É LINDA NOSSA BANDEIRA, COM A MARAVILHA DE SUAS CORES, NOSSO PAVILHÃO SAGRADO E NOS TEMPOS ATUAIS TEM MUITA GENTE FAZENDO MAU USO DELA, DA BANDEIRA, USAM-NA E SE DISFARÇAM DE VERDE AMARELO E ESCONDEM SEUS VERDADEIROS PROPÓSITOS , O DE ENTREGAR NOSSA NAÇÃO , NOSSA SOBERANIA A PAÍSES ESTRANGEIROS AOS QUAIS SE CURVAM E SERVEM DE VASSALOS, BEIJANDO-LHES OS PÉS E AS BOTAS., SEM RECEBER NADA EM TROCA, TRAIDORES, LESA PÁTRIA.
Obrigada escola por me falar apenas dos outros países e esquecer o meu próprio. Só quando comecei a me envolver com livros patriotas foi que tive conhecimento deles. Heróis. Me sinto orgulhosa de minhas raízes
Que homens de verdade que vendo o horror da guerra são pessoas muito humildes e reconhecendo que isso não foi um espetáculo mais luta pela própria sobrevivência e deram o que tinham de melhor.
Como podemos assistir a integra das 80h horas de filmagem? Muito especial esse documentário. Já o assisti várias vezes. Servi no Regimento Sampaio e hj faço parte dos Grupo Amigos do Samapio, grupo de militares da ativa e ex militares da unidade.
Meu Deus eu não conheço um livro sequer de história que tenha pelo menos citado uma única linha destes nossos heróis esquecidos. É muita falta de amor e respeito a estes bravos combatentes, que me deixou indignado e os olhos nadando em lágrimas pelos soldados da F.E.B. Muita falta de respeito e o esquecimento que deram a nossa participação na II Guerra Mundial.
Que Deus, em sua infinita misericórdia, tenha em seu abraço todos aqueles que doaram suas vidas pela Liberdade e contra as tiranias. A História não pode ser apagada.
Parabéns aos nossos heróis pracinhas que Deus derrame muita saúde paz e amor a estes valorosos guerreiros que honraram nossa nacionalidade e ao que tombaram em terras estrangeiras cumprindo com ideal de liberdade que Deus de paz aos seus espíritos.
1:03:43 é emocionante demais, difícil imaginar o quanto esse senhor sentiu a falta do irmão durante todo esse tempo. Tenho fé que ambos irão se encontrar (caso ele ainda seja vivo), na vida eterna.
Chorei junto quandos os pracinhas veteranos estavam contando suas passagens pela guerra, nossos herios que infelizmente nao são lembrados nas escolas, lamentável. O ensino brasilero precisa deixar de homenageia idiotas e passar a fazer homenagens aos que realmente fizeram algo bom para a humanidade. 🐍Avante brasil 🐍
1:08:15 - Ele se emociona em contar o fim da guerra. Eu imagino o que esse senhor viu e sentiu, eu imagino e entendo que é difícil para eles contar como foi.
tenho 65 anos. Fiz Primario, Ginasio, Cientifico na vigência da ditadura militar. Instituiram aulas de Moral e Civica, OSPB. Nesse tempo deles, ouvi ou li algo a respeito da FEB? Não. NADA! Nem mesmo eles tiveram a menor intenção de contar a historia da FEB. Eu tenho a teoria que a FEB glorifica o soldado raso, o cara que rasteja a cara na lama. O exercito brasileiro gosta de contar historia e glorificar, generais. E esses, na FEB, não tiveram protagonismo. Viviam sob o comando americano que nao tinha esses generais da FEB em muita conta. O alto comando da FEB nem mesmo era fluente em inglês. Iam para as reunioes do 5º Exercito com um tradutor americano, o entao capitao Vernon Walters, que na tradução aliviava as mijadas que o Gen. Crittenberger dava no Mascarenhas de Moraes. Leiam o livro A Verdade sobre a FEB, do Marechal Floriano Lima Brayner, que quando coronel, era chefe do estado maior da FEB. Pra conhecer um pouco eu tive que correr atrás de livros. Portanto, essa conversa de " Ahh...!!!! a esquerda não deixa!" é papo de vagabundo e ignorante. Quem quer saber, corre atras. A historia que ensinam nas escolas sempre foi meia boca. E a esquerda so esteve no poder entre 2003 e 2015.
Soldados tão incríveis com historias mais incríveis ainda, grandes combatentes que merecem muita visibilidade eles fizeram parte da histórias também, é triste não falarem tanto sobre esses combatentes e enfermeiras que lutaram e honraram o nosso pais.
Impossível não se emocionar, é uma vergonha esses guerreiros não serem lembrados aqui no Brasil nem se quer citados nas aulas de história...
É que infelizmente os professores de histórias estão doutrinando os alunos a gritarem: Lula livre...
Ele são lembrandos sim e sao chamado de fascistas pela militancia esquerda, os professores qnd falam falam mal
concordo contigo... temos de dar publicidade a esses grandes homens...
Concordou, é triste um país que não reverência seus heróis.
esta correta Raquel ,você esta correta
Meu Avô Aristides Rodrigues de Oliveira, oriundo de Carazinho RS, um auto ditada, que não teve mãe, criado pelo pai, foi agricultor e lenhador de profissão, alistou-se voluntariamente, quando soube na necessidade de homens de coragem, foi um desses nobres e honrados Heróis Brasileiros, combateu bravamente, recebeu condecorações, salvou aliados, defendeu seus colegas, e ainda retornou a sua amada pátria, casando-se com uma descendente de italianos, formando uma prospera família e deixando um legado de muita força e honra, trabalhou por cerca de 25 anos como estivador no antigo Cais Mauá em Porto Alegre RS (fixando moradia em Canoas RS), com mais de 50 anos prestou concurso público para a Justiça Federal ingressando naqueles quadros de funcionalismo. É sem dúvida um exemplo de força e garra.
Lendo agora em 2021, não tem como não admirar a história de um verdadeiro heroi patriota!
Na minha cidade que loco
😁👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🤝👍
man, eu sou de canoas :D
Estou aqui em 2024 assistindo a este documentário incrível, que deveria ser transmitido em rede nacional. Uma história e pessoas que não podem ser esquecidas. É impressionante pensar que metade das pessoas que aparecem no vídeo já não estão mais entre nós. Agradeço profundamente pelos serviços prestados pela FEB. 🇧🇷
Verdade 😢
Olá pessoal! Eu sou filho de Ex-combatente. Meu pai, Antonio Conceição de Oliveira, de Belo Horizonte-MG, seguiu com o 11° Regimento de São João Del Rei-MG.
Hoje sou um colaborador do Museu da ANVFEB de Belo Horizonte e mantenho viva a memória de nossos heróis participando das palestras e guiando visitas ao nosso Museu da FEB.
Olá Antônio! Muito bom saber que colabora com a história da FEB.
Não sei se já fazem, mas acho interessante que o Museu da FEB poderia fazer visitas às escolas, convidando-as para conhecerem o Museu, quem sabe até com ajuda de empresas simpatizantes a possibilidade de viabilizarem "outdoor" pelas cidades nas datas comemorativas, convidando a população para visitar o Museu. Divulgarem em panfletos e nos próprios "outdoor" os canais do RUclips de historiadores da FEB, não sei se é possível.
Nós, patriotas entusiastas, poderíamos aproveitar tantos vídeos de documentários disponíveis para divulgar à população, sobretudo aos mais jovens. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Todos foram heróis. Os que morreram e os que voltaram.
Gente, nós estamos precisando de que o Ministério da Cultura junto ao Ministério da Guerra, não deixe essas histórias morrerem.
Pelo meu reconhecimento pessoal, pelo do meu marido, italiano, grato a tudo o que nossos Pracinhas fizeram, estamos organizando um bate-papo ao vivo com o Mario Pereira, de Pistoia, filho de um dos soldados, o Miguel Pereira. Vai ser nesta sexta-feira.
Soube que, além do pracinha desconhecido, há mais dois corpos ainda perdidos por lá.
Falta interesse em trazer esses heróis para casa.
O bate-papo vai ser pelo zoom. Se quiser, passo o link.
Concordo com você😁👏👏👏👏
Documentário de arrepiar. Estou estudando história e vou fazer sempre questão de ressaltar em sala de aula a participação dos brasileiros na segunda guerra mundial. Vários pontos do documentário é de arrancar o fôlego e o mais importante é que foi um documentário "à brasileira" ao mostrar a realidade dos sentimentos daqueles que de fato lutaram na segunda guerra.
Já decidi:a minha tese de TCC na faculdade será sobre a participação brasileira na segunda guerra mundial.
Estou terminando de ver esse documentário com lágrimas nos olhos e com o coração nas mãos.
Rubian Alves parabéns pelo reconhecimento da garra desses combatentes e que venha a se tornar um verdadeiro professor de história! 👏👏👏👏
História Militar também faz parte da História brasileira !
😢👍 2 então.
muito emocionante assistir esse documentario... a historia dos pracinhas brasileiros, que tantos brasileiros não dão a minima, onde essas historias nao sao contadas nas escolas, isso é de certa forma um pouco triste
monte castelo a prova que soldados brasileiros nao sao bucha de canhao sao herois
Sim, muitos nunca tinham enfrentado temperaturas baixas no Brasil e lutaram tomados de neve.
Meu avô nao foi bucha de canhão mesmo!!! 🔥🔥🔥
Pena que tudo isto é deliberadamente oculto nas escolas e universidades
Brasileiro nunca foi bucha, nós somos a bala que atravessa e destrói as barreiras e tornam possível um sonho de liberdade!
Verás que um filho seu não foge a luta, vai Brasil🇧🇷
Detalhes a serem observados:
O historiador italiano Sulla, ao ser chamado, presta continência ao brasileiro.
*momento: 1:22:31
Instantes depois(1:23:00) ele menciona que, sempre foi falado falado a ele a respeito da campanha, que essa teria sido conduzida pelo chão por norte americanos e ingleses... porém, sempre quando conversava com camponeses e população civil, ficara sabendo dos pracinhas brasileiros. Agregando essas conversas informais aos vinte anos que ele passou recolhendo documentos e depoimentos foi constatado por ele próprio o quão importante foram os pracinhas na história de sua região e afirma ser eternamente grato eternamente a esses combatentes brasileiros.
Documentário incrível e rico em história.
🙏🙏🙏👏👏👏👏🇧🇷
Sou filho de um ex combate que esteve neste local chorei e dei mais valor a eles.
Lamentável
" Era questão de honra tomar monte castelo, se tivesse ido ate o último homem, iriamos tomar monte castelo " que forte meus amigos 🥺
Brasil e Itália são 2 nações que estão para sempre irmanadas, tanto pelos italianos q fugiram da situação difícil q passavam em sua terra qdo migraram para o Brasil e aqui se marcaram sua presença pra sempre, qto pelos brasileiros que foram até lá para libertar os italianos que estavam sob o julgo nazi-fascista e q também marcaram lá sua passagem para sempre!
Anderson RSilva Os brasileiros não foram para Italia para libertarem a Italia da presença nazista, pois como todo mundo sabe a Italia era aliada dos alemaês. Vieram sim para ajudar os aliados a correrem com eles dos paises que ocuparam . A Italia foi sempre aliada dos nazistas ( alemaes ), mas depois com o desembarque aqui na Normandia entao a Italia virou o bico á pedra, entao a Italia acabou por ser libertada , mas uma coisa todo mundo sabe a Italia fazia parte do triunvirato do Hitler, eram todos amigos e os italianos combateram ás centenas de milhares ao lado dos alemaes na frente russa, os brasileiros deram sua ajuda ao libertarem a europa, isso sim , como tal tornaram a Italia livre da presença Alemã, como aconteceu na Grécia-frança e tantos outros paises
@@alvarosousa7707 então Brasil não lutou? Puta burrice de sua parte se é que pensa assim.
Onde é que se informou? Wikipedia? Kkkk
@@J.Doreto tudo bem? Pelo que eu entendi. Ele disse que as tropas não foram libertar a Itália dos nazistas, pois a Itália era aliada da Alemanha, por tanto era "nazista" também.
@@J.Doreto Tu ruim de interpretacao né. Leia o texto dele denovo.
@@engfarm.vhenicka8583 me explique então pfv
Cobras fumantes, eterna é sua vitória! Sou grato à Deus por ter servido ao Exército e conhecido a história desses homens. 🙏🇧🇷
Relíquia absoluta da história do Brasil.. deveria ser obrigatório passar esse documentário nos colégios hoje em dia para a molecada conhecer os verdadeiros heróis dessa nação
Parabéns e obrigado pela experiência emocionante! Não podemos esquecer essa honra!
Em Fortaleza CE, onde nasci, há dois bairros que homenageiam este feito heroico dos nossos lendários pracinhas: Monte Castelo, próximo ao litoral e Montese, próximo ao Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Heróis do nosso Brasil de verdade 🎖️🎖️🎖️🎖️🎖️🎖️👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Passei 7 anos da minha vida no Exército Brasileiro, tenho muito orgulho de ter contribuído com a minha pátria. Lá aprendi a verdadeira história da FEB, a Canção do Expedicionário q é uma das mais lindas canções. Esses veteranos tem o meu respeito. É uma honra tê-los como nossos heróis. 🇧🇷💪🏻👊🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Lindo, triste e impactante, é uma verdadeira aula de história do nosso país , o que o governo brasileiro faz com a história do Brasil é um crime , mais graças a Deus que ainda existe pessoas como vocês que mostram um pouco de nosso passado grandioso , parabéns .
O meu pai era sargento e disse que foi muito triste o que aconteceu neste lugar. Ele voltou + nunca quis voltar anos depois.
Ele viveu até 75 anos. Nesta época ele tinha 23 anos
É muito belo e, ao mesmo tempo, muito doloroso... difícil não se emocionar!
Orgulho e Honra!!!
Parabéns por este belíssimo documentário!!!!!!🇧🇷
Fazem parte dos verdadeiros Heróis do mundo!
Pena que a maioria dos brasileiros não saibam,reconhecer devidamente...
MAIS O MUNDO SABE!
Excelente filme, agora sei que o Brasil tem heróis de verdade!
Me lembro que aprendi tanto sobre o ataque de 11 de setembro, mas não aprendi nada sobre a participação do Brasil na segunda guerra. Infelizmente muitos brasileiros não sabem do feito heroico do nosso país, enquanto os italianos cantam nas escolas até hoje a canção dos expedicionários em homenagem e agradecimento aos nossos soldados.
Que documentário FABULOSO !
1:00:16 - Cacara olha a história desse ex combatente, ele tem fotos e viu o corpo de Mussolini pendurado.
Temos o maior orgulho.de nosso pai
Mesmo sem ser convocado.apresentou se como voluntário
Assim sendo.e um grande brasileiro
Devemos muito respeito.aos nossos pracinhas
O nosso chama se
Raimundo Antão da Silva
Faleceu aos 37 anos
Não pode acompanhar nossas vidas
Nosso crescimento.enfim toda a nossa vida
Mas tivemos uma mãe frágil ao vê lá.mas nós deu exemplos de uma grande mãe é tudo que somos devemos a ela é a ele
O nosso pai
cobras fumantes...eterna e sua vitoria :(
Parabéns a cada soldado guerreiros vivos e mortos em batalha que se empenharam nessa aventura de libertar o mundo ! Hoje após 1999 e 2000 mil se passaram 20 anos e creio que quase todos os praça que participaram deste documentário já estão no seu descanso até a volta de Jesus Cristo . Muito emocionante obrigado pelo material .
Se nas escolas falassem da FEB tínhamos mais patriotas.
Infelizmente não tiveram o reconhecimento merecido, tanto dentro do seu país quanto na história da segunda guerra.
Exatamente
Patriotas pra que ? Pra entregar o que resta prós americanos ?
Patriotas tipo Bolsonaro?
Vai tomar no cu...
@@Algarte100 China que está comprando tudo, cabe ressaltar.
@@DaniloDellaCroce pois é falam que comunismo não presta, não dá certo .. E eles comprando tudo e nos capitalistas dia terceiro mundo numa merda só..
honra a esses heróis.
mano, que documentário fod* , me emocionei com os guerreiros que deram/arriscaram suas vidas nessas guerras, que Deus os tenha em um bom lugar e que cuidem dos que ainda estiverem vivos , muito obrigado pela maravilhosa experiência, foi o melhor documentário que eu já assisti até hoje.
A coragem desses senhores me enche de orgulho de ser brasileiro, que pena que tem muita gente que nunca vai assistir esse documentário 🇧🇷
Não sei como cheguei aqui, mas foi incrível, obrigado por disponibilizar algo tão bom e muito desconhecido.
Me emocionei quando o senhor falou que parou em uma cidade e os italianos falaram a ele que a guerra acabou, e nas palavras dele, o mundo respirou, que orgulho desses heróis, nunca tive esses detalhes de como nossos praças foram super heróis nessa guerra, isso deveria mudar. Obrigado guerreiros da FEB
Extraordinária matéria, muito obrigado, gostei amei muito! Deus abençoe tenha em bom lugar todos esses verdadeiros heróis dignos de respeito e honra!!!
Sou jovem e me emociono ao ouvir as histórias e os fatos desses heróis que deram o sangue e muitos a própria vida em prol da liberdade de muitas pessoas, infelizmente muitos hoje em dia nem siquer pesquisam a respeito. Orgulho de ser brasileiro 🇧🇷
Tenho orgulho de saber da FEB com 24 anos... me da orgulho de ser brasileiro...
Eu cheguei a conhecer alguns pracinhas, a coisa que eles mais odiavam era dar entrevista, os jornalistas apertavam tanto, com perguntas, que, aparentemente, eles reviviam tudo em sua mente e desatavam no choro...
Isso deve ser exibido em alta escala. Que matéria fantástica. eu tenho 52 anos Nasci 25 após o fim da guerra. Não é muito, pensa bem. Não é nada. Europa
Entenderá o que quer dizer "A COBRA FUMOU".
parabéns.
Muito triste ver esse ótimo documentário em 2021 e constatar que todos esses senhores já não estão mais entre nós. Hoje quem cuida do monumento em Pistoia é o filho do sr. Miguel Pereira. O sr Giovanni Sulla que aqui parece bem jovem, em 2015 estava em cadeira de rodas mas ainda muito dedicado às pesquisas e aguerrido embaixador da FEB. As comemorações dos 70 anos da rendição alemã em 2015 em Montese em 2015 podem ser vistas aqui no RUclips em dezenas de vídeos. Para quem tem admiração pelo assunto será muito interessante.
Aos 46:00 eu chorei demais. Seu Rubens tem uma forma de falar que te leva ao local do acontecimento. É revoltante ver a falta de reconhecimento desses homens. Como um país pode tratar assim seus heróis? Tenho muito orgulho de todos eles.
Muito obrigado por postar o documentário.
Orgulhoso de ser brasileiro. ... parabéns à FAB / FEB... e a nossos heróis.
Emocionado pelos comentários dos nossos heróis de testemunharem sobre as atitudes dos alemães de não terem sidos os "carniceiros " como são taxados pelos filmes de guerra... graças a isto muitos brasileiros puderam voltar ao Brasil.
Este vídeo é um dos documentários que deveriam ser OBRIGATÓRIOS de serem exibidos nas escolas para nossas crianças.
A mídia nunca valorizou nossa história.
Parabéns aos nossos heróis.
Na moral para o RUclips bater o sistema de ensino brasileiro não falta nada. Graças a vídeos como esses o pessoal tem a oportunidade de receber informações da melhor qualidade.
Excelente documentário.Esses guerreiros tinham que ser citados em aulas de história.
Maravilhoso. É a terceira vêz que assisto. Muito obrigado e Parabèns !
Excelente vídeo. As crueldades da guerra não sai da mente nunca, acompanha vitaliciamente...
O senhor do vídeo tem as fotos de Mussolini e Olga? Nossa... Deve valer muito hoje.
São fotos. Não são raras. Não tem valor.
@@PauloPereira-jj4jv kkkkkkk tem foto rara e que custa muito dinheiro man
Que filme maravilhoso ! Obrigado por postar!
Filme: A cobra fumou, documentário muito bem elaborado. Homenagem aos nossos Heróis Pracinhas da FEB. Parabéns aos idealizadores. Saúde e vida longa aos verdadeiros heróis brasileiros. "Senta a pua".
COMO É LINDA NOSSA BANDEIRA, COM A MARAVILHA DE SUAS CORES, NOSSO PAVILHÃO SAGRADO E NOS TEMPOS ATUAIS TEM MUITA GENTE FAZENDO MAU USO DELA, DA BANDEIRA, USAM-NA E SE DISFARÇAM DE VERDE AMARELO E ESCONDEM SEUS VERDADEIROS PROPÓSITOS , O DE ENTREGAR NOSSA NAÇÃO , NOSSA SOBERANIA A PAÍSES ESTRANGEIROS AOS QUAIS SE CURVAM E SERVEM DE VASSALOS, BEIJANDO-LHES OS PÉS E AS BOTAS., SEM RECEBER NADA EM TROCA, TRAIDORES, LESA PÁTRIA.
Minha gratidão e respeito a todos os bravos guerreiros brasileiros que lutaram na guerra
Maravilhoso, Esplêndido.
Que riqueza de documentário 👏🏽👏🏽👏🏽
Verdadeiros heróis
Entrevistas
6:39
11:40 Carlos Scilar
15:18 Major Elza
20:26 Gal. Meira Mattos
23:25 Manoel
30:50 Joel Silveira
34:26 Pitalunga
38:34 Coronel Sergio
Muito boa a iniciativa!
Senti falta de nossos ex-contatentes de 'cor', citados.
Obrigada escola por me falar apenas dos outros países e esquecer o meu próprio. Só quando comecei a me envolver com livros patriotas foi que tive conhecimento deles. Heróis. Me sinto orgulhosa de minhas raízes
Querem apagar da nossa memória.
que orgulho do meu brasil,alguem ai sabe se ainda tem alguem vivo que passou ai?
Se passou 20 anos após o documentário ! Creio que quase todos já faleceram .
Claro. Ainda tem alguns.
Todos falecidos!
Uma das coisas mais belas que vi até hoje 2020
Eu adoro assistir esses vídeos do nosso exército brasileiro não só do exército mas também da marinha e aeronáutica
Muito orgulho de ser descendente de ex combatentes família Capaccia ! Imigrantes italianos lutando pelo Brasil!
É preciso divulgar mais!!! Avante!!!
Que homens de verdade que vendo o horror da guerra são pessoas muito humildes e reconhecendo que isso não foi um espetáculo mais luta pela própria sobrevivência e deram o que tinham de melhor.
Como podemos assistir a integra das 80h horas de filmagem?
Muito especial esse documentário.
Já o assisti várias vezes.
Servi no Regimento Sampaio e hj faço parte dos Grupo Amigos do Samapio, grupo de militares da ativa e ex militares da unidade.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Meu Deus eu não conheço um livro sequer de história que tenha pelo menos citado uma única linha destes nossos heróis esquecidos. É muita falta de amor e respeito a estes bravos combatentes, que me deixou indignado e os olhos nadando em lágrimas pelos soldados da F.E.B. Muita falta de respeito e o esquecimento que deram a nossa participação na II Guerra Mundial.
Muito bom esse documentário vale muito a pena ver
Documentário muito bem feito. Fica a sugestão para as emissoras de TV Globo-Record-SBT, reproduzi-lo nas suas grades de programação.
Maravilhoso. Muito obrigado e parabéns.
Excelente, pena que não ensinam nas escolas estas histórias de guerreiros e herois patriotas que lutaram pela liberdade.
Chorei com vocês.
Que documentário maravilhoso. Pena que nossos heróis não são reconhecidos aqui!
Que Deus, em sua infinita misericórdia, tenha em seu abraço todos aqueles que doaram suas vidas pela Liberdade e contra as tiranias. A História não pode ser apagada.
SHOW... PARABENS PELAS FOLMAGENS...
É DISSO Q NÓS PRECISAMOS PARA SERMOS VALORIZADOS.
Maravilhoso documento !!! 2020/Marco /28
Documentário sensacional!!!
Belo documentário. Emocionante.
Essa gente nos enche de orgulho, são verdadeiros heróis 👏👏👏👏👏👏
Belíssimo documentário
Nosso Hino é lindo demais!!
Parabéns aos nossos heróis pracinhas que Deus derrame muita saúde paz e amor a estes valorosos guerreiros que honraram nossa nacionalidade e ao que tombaram em terras estrangeiras cumprindo com ideal de liberdade que Deus de paz aos seus espíritos.
História incrível que muitos desconhecem!
Brasil SEMPRE Brasil
todos heróis, os que estão vivos e os que morreram em combate! são o orgulho do nosso Brasil.
Grandes heróis, lavou consigo a coragem da nossa pátria e por lá ficaram, e escreveram suas histórias nas páginas italianas👏👏👏👏🇧🇷🇮🇪
Excelente trabalho. Parabéns
1:03:43 é emocionante demais, difícil imaginar o quanto esse senhor sentiu a falta do irmão durante todo esse tempo. Tenho fé que ambos irão se encontrar (caso ele ainda seja vivo), na vida eterna.
Chorei junto quandos os pracinhas veteranos estavam contando suas passagens pela guerra, nossos herios que infelizmente nao são lembrados nas escolas, lamentável.
O ensino brasilero precisa deixar de homenageia idiotas e passar a fazer homenagens aos que realmente fizeram algo bom para a humanidade.
🐍Avante brasil 🐍
Do carai terem feito esse doc em vida. Descansem em paz guerreiros
1:08:15 - Ele se emociona em contar o fim da guerra. Eu imagino o que esse senhor viu e sentiu, eu imagino e entendo que é difícil para eles contar como foi.
PARABENS A TODOS GEREIROS. DA FEB 🐍
tenho 65 anos. Fiz Primario, Ginasio, Cientifico na vigência da ditadura militar. Instituiram aulas de Moral e Civica, OSPB. Nesse tempo deles, ouvi ou li algo a respeito da FEB? Não. NADA! Nem mesmo eles tiveram a menor intenção de contar a historia da FEB. Eu tenho a teoria que a FEB glorifica o soldado raso, o cara que rasteja a cara na lama. O exercito brasileiro gosta de contar historia e glorificar, generais. E esses, na FEB, não tiveram protagonismo. Viviam sob o comando americano que nao tinha esses generais da FEB em muita conta. O alto comando da FEB nem mesmo era fluente em inglês. Iam para as reunioes do 5º Exercito com um tradutor americano, o entao capitao Vernon Walters, que na tradução aliviava as mijadas que o Gen. Crittenberger dava no Mascarenhas de Moraes. Leiam o livro A Verdade sobre a FEB, do Marechal Floriano Lima Brayner, que quando coronel, era chefe do estado maior da FEB. Pra conhecer um pouco eu tive que correr atrás de livros. Portanto, essa conversa de " Ahh...!!!! a esquerda não deixa!" é papo de vagabundo e ignorante. Quem quer saber, corre atras. A historia que ensinam nas escolas sempre foi meia boca. E a esquerda so esteve no poder entre 2003 e 2015.
Emocionante cara ♡ realmente orgulho brasileiro
Maravilloso!!!,
Por favor con subtitulos en español!!
Gloria a Pracinhas.
Deveria ser ensinado essa história! Nossa história!
Tenho muito respeito pela FEB homens muita coragem.
UM DOS POUCOS DOCS EXISTENTES SOBRE OS PACRINHAS COMBATENTES NA ITALIA NA SEGUENDA GUERRA MUNDIAL UMA JUSTA HOMENAGEM MUITO LEGAL O DOC
Soldados tão incríveis com historias mais incríveis ainda, grandes combatentes que merecem muita visibilidade eles fizeram parte da histórias também, é triste não falarem tanto sobre esses combatentes e enfermeiras que lutaram e honraram o nosso pais.