Foram utilizados aviões similares para reconstruir a história, já que não há Fokker 100 disponível para o Flight Simulator 2020. Foi utilizado o Fokker F28 e o Boeing 717
Meu tio era o copiloto desse avião, nesse acidente, ele amava o que fazia, a paixão dele era voar. 😢 Eu tenho guardado comigo, as fotos dele na porta do Fokker e carteira de piloto. Infelizmente pra nós familiares foi tudo mto trágico, a mídia na época só piorou, e digo por mim, tenho problemas em andar de avião até hj, somente com remédios e mesmo assim dou trabalho.
O meu melhor amigo era bombeiro da policia militar nesta epoca, ele trabalhou no resgate, mas o coitado ficou muito abalado psicologicamente, e nunca mais foi o mesmo. Ele foi afastado, e daquele dia em diante, não trabalhou mais em campo. Ficou mais de 20 anos sem poder sentir o cheiro de churrasco, porque ele dizia que o cheiro fazia lembrar o cheiro que ficou no bairro naquele dia, cheiro da carne humana queimada. Quando algum vizinho fazia churrasco em dia que ele estava em casa, ele saia de casa.
@@wilmart3065 Isso é conversa fiada pra não ter de trabalhar, esse papo de churrasco. Ficou só atendendo telefone e tomando café, no ar condicionado, até aposentar.
@@SilvioSouza-tz6dt Vc provavelmente não aguentaria nem em ir em um velorio de cremação e ta querendo apontar o dedo na cara de alguem que passou por uma desgraça... pfff...
Lito, foi percebida a alta sensibilidade por parte de sua equipe com o conteúdo da gravação das vozes dos pilotos na caixa preta. Eu tive acesso ao conteúdo real disponível na web, e é muito sofrido ouvir as últimas palavras da vida de alguém que tentava profissionalmente e com todas as forcas evitar a tragédia.Parabéns por você colocar sua voz para dublar os diálogos naquele quase um minuto final das vidas de muitos. Isso só demonstra o verdadeiro respeito e sensibilidade humana que vocês têm com a memória dos que pereceram neste triste acidente. Parabéns! Recebam minha mais sincera veneração e reverência! Gratidão pela serenidade e excelência de conteúdos deste ótimo canal!
@@AldaVictriaLopes Ouvi há muitos anos: em busca simples do google mesmo: Caixa preta voo "tal". Mas aviso: o conteúdo é bastante forte. Pessoas mais frágeis diante deste tipo de conteúdo, recomendo não entrar. É muito triste você ouvir as últimas palavras de quem pereceu em acidente e sabia de seu fim iminente. Tanto que, depois de ouvir o deste acidente, nunca mais procurei por outros. É difícil e dolorido imaginar a situação vivida no cockpit nestes últimos momentos. . .
Acho de um extremo mau gosto a divulgação das gravações das caixas pretas desses voos fatídicos. Uma falta de respeito absurda com os familiares e com todos que ficaram abalados com o ocorrido. Isso deveria ser proibido. Lito e seu time agem com extrema sensibilidade ao "dublar" esses áudios.
@@WFazolato exatamente. Mas uma das coisas mais horriveis na mente do ser humano é o excesso de curiosidade. Veja acima, uma moça que, apesar do que foi dito, pedindo local onde se pode achar.
Morava em São Paulo ( Santo André) nesta época e estava exatamente no Jabaquara na hora e próximo ao acidente, estava indo para uma entrevista de emprego. Ouvi o barulho do avião e vi qdo caiu, corri até o local e o que vi jamais esquecerei, o cenário era o pior possível, pois cheguei uns 10 minutos depois. O cheiro de combustível e dos corpos queimados foi algo que marcou minha vida, e a visão de toda essa catástrofe. Fiquei acompanhando o resgate e só fui até o local para tentar ajudar em alguma coisa. Fiquei conversando com alguns moradores da rua Luis Orsine de Castro para acalmá-los, pois estavam todos aterrorizados, o cenário era de uma destruição tamanha difícil de descrever em palavras. Muito fogo e destroços, e os corpos misturados no meio de tudo isso, fiquei uma semana sem me alimentar direito pois parece que aquele cheiro tinha ficado impregnado em mim, foi uma sensação horrível e que durou muito tempo, tinha pesadelos e dificuldades para dormir, parecia que eu tinha saído de um cenário de guerra, literalmente. A manhã de 31 de outubro de 1996 tornou-se uma data que ficará marcada na minha mente até o fim dos meus dias...😔
Meu pai deveria estar nesse avião, mas pra alegria de nossa família ele chegou cedo demais no aeroporto e fez algo que nunca fazia: trocou de vôo e pegou outra ponte aérea... O problema foi que ele não nos avisou que trocou, e ficou incomunicável após chegar ao RJ pois viajava à trabalho e já estava em reunião. Minha mãe ficou sabendo por minha tia, que era de São Paulo (nós somos de Campinas), minha tia apenas disse "Ligue a TV, o Marcelo não estava nesse vôo?"... Ele estava na primeira lista divulgada, inclusive. Segundo minha mãe, foram as piores horas da vida dela. Desesperada ela e minha tia começaram a correr atrás de informações e estranharam que ninguém tinha informações do meu pai ter, de fato, embarcado. Minha mãe então ligou para uma das secretárias da empresa onde meu pai trabalhava e ela foi um verdadeiro anjo da guarda, ligando em todas as empresas no RJ que ela sabia que tinha relações com a empresa deles, buscando meu pai. Após mais de uma hora de busca e desespero, a secretária de uma empresa do RJ interrompeu a reunião onde meu pai estava, literalmente o chamando pelo nome e, ao ver que ele estava lá, ela disse "Seu vôo original caiu e estão buscando por você" 😅 Meu pai saiu da reunião e ligou em casa, e foi talvez o momento mais indescritível da vida da minha mãe. Meu pai nem sabia o que estava acontecendo e ela caiu no choro, aliviada. Foi um dia inesquecível, e acho que a maior sorte que eu e minha família tivemos em nossas vidas.
Todas as vezes que vejo, leio sobre este acidente me traz uma triste e estranha lembrança na minha memória. Eu perdi neste voo 5 colegas que trabalhávamos num projeto de exportação para a China de turbinas e geradores para a usina de 3 gargantas. Eu estava com a passagem deste voo comprada e as 19:30, fui convocado para uma outra reunião e assim não peguei este voo fatídico. Quando soube da queda do avião, no meio da minha reunião, eu simplesmente travei e fui embora. Este voo das 8:00 da TAM era muito famoso pelo café da manhã que era servido. O mais icônico de tudo isso é que no dia seguinte pego as 8:00 um voo da TAM para Juiz de Fora, dava para sentir a tensão e a tristeza daquela tripulação e dos pouquíssimos passageiros que embarcaram no voo. Fica o meu registro desta triste historia
@@Fernando-si2pq sim, inclusive se tua mãe tivesse no avião não voltaria. Acidentes de avião para em todo mundo tem relatório oficial de causas e não precisa de PICARETA CAÇA NIQUEL para palpitar.
Em outro vídeo anterior Lito 🛩 não aguentou segurar a emoção, teve que interromper algumas vezes! São fatos que marcaram a história da aviação brasileira. As cenas dos corpos envoltos em sacos pretos foi a imagem que mais ficou marcada em nossas lembranças.
Existe alguma diferença entre esse vídeo e o anterior??
8 месяцев назад+24
Sim. Nesse vídeo o Lito foca muito mais nos detalhes técnicos e recomendações técnicas, incluindo a questão da mudança do controle do travamento do reverso através da bus bar de energia das baterias. Uma mudança proposta pela Fokker que acabou sendo um dos elos principais desse acidente (notar a ênfase probabilística que o Lito deu neste vídeo, o que tornaria aquela condição em "no go", ou seja, não poderia decolar). @@gabriel.ghefter
Eu com 6 anos, vendo na TV, nunca esqueci a imagem aérea do sbt no ao vivo, os corpos enfileirados. Meses antes perdíamos os mamonas mas não tínhamos imagens tão intensas como essa do fokker...
@@gabriel.ghefterfoi mais detalhado, trazendo a narrativa desse senhor, indo ao local, ilustração com simulador etc... Eu achei o vídeo anterior bem mais forte no relato do Lito. Tem ele no canal, se quiser dá uma olhada lá depois.
Sou médico e fui um dos primeiros a chegar. Estava saindo do trabalho e vi o cogumelo preto de fumaça, seguido do som da explosão. Não conseguimos entrar pela rua atingida, devido aos incêndios, então acessamos a rua pelo telhado das casas. Vários passageiros cairam agrupados, uns ainda presos nas cadeiras. Se mexiam mas não havia gritos, não foi possível nem chegar perto porque estavam queimando. Muitos amputados abaixo dos joelhos, porque bateram as pernas nas cadeiras da frente. Infelizmente não conseguimos ajudar nenhuma das vítimas. Fiquei 10 anos sem voar, precisei tratar com psiquiatra.
Que triste! Quando eu era criança fui ver por curiosidade imagens de um acidente com ônibus da faculdade e fiquei com crise de pânico. Foi horrível para tratar e até hoje tenho medo de acidentes de carro. Já sofri um inclusive. Não tenho medo de avião. 🙌🏻
Eu moro no Jabaquara bem próximo ao aeroporto e nesse dia me atrasei para o trabalho, saindo de casa por volta das 8h10. Eu não me recordo de ouvir barulho, estava dentro de um ônibus em direção ao metrô Jabaquara, quando o motorista do ônibus parou repentinamente, disse que alguma coisa tinha acontecido e que ele não poderia seguir e mandou todos descerem. Foi quando me deparei com uma cena que parecia de guerra, andei atordoada, atônita e incrédula, vendo, fogo, fumaça, pessoas correndo, gritando e chorando em desespero. Eu estava tão assustada que sequer passou pela minha cabeça de que um avião tinha caído, foi quando vi a cauda, ou uma parte dela, pendurada no prédio do mercado. Ainda lembro do cheiro de queimado, dos gritos e do choque que senti.. Nesse voo, perdemos um amigo da família, depois de anos lutando contra um câncer, ele havia retomado ao trabalho há poucas semanas e estava muito feliz de voltar a sua rotina de viagens para o Rio. Já no acidente da Tam, tanto eu quanto meu irmão trabalhávamos numa empresa com matriz em Porto Alegre e viajamos com frequência prá lá, sempre indo na segunda e voltando na quinta. Naquela semana, na segunda, meu irmão, como de costume pegou o primeiro voo da manhã para Porto Alegre, com retorno na quinta no voo 3054, porém era 17 de julho, dia do seu aniversário, então ele pediu para antecipar o retorno para terça, pois gostaria de comemorar conosco e não havia necessidade dele ficar até quinta. Essa mudança salvou a vida do meu irmão e choramos muito ao nos encontrar a noite, chocados e tristes pelas vidas perdidas. Nesse dia, Infelizmente, um funcionário da empresa, não teve a mesma sorte, ele retornava para São Paulo nesse dia e infelizmente perdeu sua vida.
O que fiquei em choque foi que a policia prendeu 3 pessoas que estavam tentando entrar nos escombros pra roubar video cassete. Isso me deixou revoltado, acontece uma desgraça dessas, pessoas morrem, mas tinha espirito de porco querendo saquear a casa destruida da pessoa, como se ja não bastasse todo sofrimento que a pessoa tava passando ali.
Nós leigos dependíamos do que a midia divulgava, as redes de tv achavam pseudo especialistas que faziam julgamentos sem nenhuma evidência. Esse foi um dos acidentes que ajudou a alimentar o medo de voar. Por isso pessoas éticas e responsáveis como você são tão necessárias. Parabéns pelo seu trabalho.
Eu tinha dez anos na época e me lembro perfeitamente da cobertura da Globo. Era chocante ver aquele monte de corpos coberto com sacos pretos. Aquilo me marcou muito. Imagino quem viu de perto...
Eu voei nessa aeronave uma semana antes da queda. Com a tripulação do comandante Moreno, inclusive. Fiquei muito impressionado na época. Foi um episódio muito triste da cidade de São Paulo.
Minha família morava na casa onde a polia e os bombeiros montaram uma base pras investigações.... A casa foi uma das atingidas... Com isso minha família saiu de São Paulo e começou a vida novamente no interior de São Paulo.... E até hj não foi indenizada...
Morei de 1975, até 2018, na região do Jabaquara. Estudei e morei. Tive numerosos amigos e foi ali que vivi grande parte da minha vida. Conheci uma das vítimas, que faleceu em terra, e frequentei, na adolescência, a casa (que foi destruída, na rua Luis Orsini), de um amigo, que conheci quando estudei em uma escola da região. Neste dia, o cheiro de queimado foi forte, e circulou, entre os moradores, que o piloto havia desviado da escola (Angelo Mendes), e que havia batido, ainda que levemente, no prédio ao lado da escola (na rua Jurupari), cuja a loja era do Seu Najib. Depois entenderam que não havia como ele ter desviado da escola, mas o prédio tinha uma parte destruída, devido ao impacto do Fokker. Foi realmente um dia triste, e chocante, para todos nós que morávamos no Jabaquara, sobretudo no Jardim Oriental. Naquela manhã, uma tia, hoje falecida, nos ligou, aterrorizada, e perguntando se estava tudo bem. Eu ouvi um barulho, e comecei a ver a fumaça, próxima a escola, mas do outro lado. Só aí soube o que tinha acontecido. Eu acompanho o site desastres aéreo, desde a sua criação, e sabemos que a região do Jabaquara, bem como os outros bairros, em volta do aeroporto, já registraram numerosos acidentes aéreos, considerando a operação do aeroporto de Congonhas desde a década de trinta.
Me lembro como se fosse ontem, meu pai, tapeceiro da região do campo belo e que fica bem próximo ao aeroporto, atendia algumas empresas de taxi aéreo em Congonhas, fazendo a manutenção dos bancos das aeronaves, nesse dia eu estava na manutenção de uma aeronave no hangar da Líder taxi aéreo, eu tinha costume de conversar com os mecânicos que ficavam ali por perto e nesse dia estava na porta do hangar quando vimos a aeronave não ganhar altitude depois de decolar e o desespero dos mecânicos ao ver o reverso abrir, depois foi só o barulho da explosão e a fumaça. Fiquei com isso marcado em minha memória. Um dia que todos querem esquecer pois eu tbm conhecia algumas das aeromoças do voo. Que estejam em paz.
Fui da equipe que atendeu esse acidente, fomos a segunda viatura a chegar... Muito fogo, muita correria ... Quando começamos a colocar os corpos na rua enfileirados, fez um rastro de sangue na sarjeta descendo.
Vdd. Eu estudava naquela escola. Tinha amigos estudando de manhã e eu estudava a tarde. Lembro das informações desencontradas, que havia arrancado o telhado da escola. Fiquei aflita. Fui até lá mas, na escola tudo estava bem, mas não pude chegar perto do acidente. Estava tudo interditado. Tenho amigas que não viajam de avião até hoje.
eu tinha 10 anos quando o acidente aconteceu e mesmo morando muito longe de aeroporto, morria de medo de um avião cair na minha casa. Cheguei a sonhar com isso na época.
É inevitavel escutar esta historia sem torcer para que o resultado fosse diferente. A qualquer momento parece que um deles vai perceber que o Reverso estava abrindo. Muito triste
Na época do acidente com o Fokker 100, eu morava no bairro de Perdizes. Na sala do apartamento, ouvi um barulho seco, como um baque, e a luz apagou, voltando minutos depois. Liguei o rádio e então entendi a causa do barulho e da queda da energia elétrica: a queda do Fokker 100 da TAM. Mais tarde eu soube que uma colega jornalista, Regina, diretora de redação da revista Marie Claire, estava nesse voo. Vera, outra amiga jornalista, e eu, fomos ao velório, à noite. Chovia muito, muito mesmo. O caixão estava fechado, lacrado. A filha da Regina, que morava na Alemanha, chegou a tempo para o enterro.
Na escola de bombeiros (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo) um dos professores já aposentado do serviço ativo, ele disse que atuou nessa ocorrência quando trabalhava no posto do Jabaquara, ele tentava descrever o quão horrível era aquela cena e sempre falava do cheiro peculiar, era nítido a emoção que tomava conta dele enquanto narrava o que presenciava, nós os recrutas viamos aquilo indiferentes até mesmo comentamos depois em tom de deboche dizendo "frescura, ta ali pra trabalhar e não sente nada", até que em 14/09/21 um avião de pequeno porte caiu na minha cidade(Piracicaba-SP) e atendendo essa ocorrência eu lembrei do que ele nos disse, a proporção era infinitamente menor mas o cenário e o cheiro eram perturbadores, vc faz o seu trabalho mas não tem como ser indiferente diante de um cenário desses, ver na TV ja deixa as pessoas chocadas mas ali na hora é muito pior.
Litoral, assisti noutro dia este vídeo e percebi sua emoção. Eu fui o último a fazer reserva neste voo na terça - ia toda quinta no 402 - mas na noite anterior o meu chefe alterou a reunião para São Paulo (seria a primeira aqui), e mandou os outros seis gerentes virem do Rio.
Até assistir os vídeos e explicações do Lito tinha um pavor incontrolável da decolagem. Só me acalmava depois que o avião estava voando há mais de 2-3 minutos. Esse acidente marcou nossa geração. Hoje, entendo as causas e as ações pós-acidente, consigo controlar melhor a mente (obrigada por isso, Lito). Mesmo assim, não é algo que simplesmente se anula. Marca pra sempre.
Um sábado antes, nos vimos essa aeronave na pista do aeroporto de Caxias do sul. Era linda. Era diferente das outras chamava atenção. Até um dos que trabalhavam na pista falou que viu o reverso abrir e fechar na decolagem.😢
O voo anterior saiu de Caxias do Sul era sempre por volta das 6:00 Houve relatos de um morador ter ouvido um som estranho e o mesmo ter ligado ao aeroporto informando que poderia haver algo errado.
Após o acidente, fizeram diversas tentativas no simulador do 100 repetindo o evento. Em todos os casos, nenhum dos pilotos foi capaz de evitar o acidente, mesmo sabendo quando e qual seria o problema. Ninguém evitou a queda.
Mesmo sabendo da pane? Pq sabendo que o reversor vai abrir, bastaria cortar o motor direito e o Fokker voaria normalmente. O problema é que os pilotos nunca imaginaram que o reverso estava freando a aeronave.
@@DiegoBarreto1997 , Então, o problema é que não havia altitude suficiente para recuperar. Além disso, trem baixo flap e o reverso aberto, muito arrasto. Tentaram tudo. Na simulação, provocaram os eventos nos momentos exatos, nas mesmas velocidades, altitudes e atitudes. Ninguém recuperou. Todos caíram. Instrutores, fabricante, pilotos de teste - todos. Mais um detalhe, toda vez que o reversor abriu, a manete já foi para iddle, então, reduzir a potência no direito já tinha acontecido.
Não foi bem assim meu caro. A razão de subida era positiva. O simples recolhimento de trem de pouso e alteração de flaps poderia ter sido decisivo para evitar a tragédia. Mas não havia, na época, treinamento para essa pane.
Nunca vou esquecer esse dia. Eu morava do outro lado do aeroporto, estava com a minha mae esperando a minha aula de natacao comecar quando entrou a vinheta de emergencia da Globo. Na hora, nao diziam que empresa que era. Meu pai, que era piloto da Rio Sul na epoca, estava para pousar mais ou menos naquele mesmo horario. Minha mae GELOU NA HORA. Lembro ate hoje a cara que ela fez, assistindo a TV e pensando que podia ser o aviao do meu pai. Nao era. Mas o Jorge Tadeu era meu professor de portugues na epoca. Anos depois, eu presenciei o outro acidente da TAM em Congonhas.
Tem um conhecido meu que na época ele estava no exército, e ele ajudou resgatar os corpos carbonizados, ele disse que a imagem e o cheiro eram muito fortes.
Quando vc escuta a caixa preta, da pra sentir o medo e a angústia na voz do piloto e co-piloto, infelizmente eles não tinham o que fazer. Foi muito rápido.
Nessa época eu trabalhava no Unibanco e perdi 2 colegas de trabalho. Um era recem casado e outro tinha 3 filhos pequenos. Foi um dia horrível e não acreditávamos no que estava acontecendo 😢😢
O Comandante era aqui da minha cidade, inclusive meu pai era amigo do pai dele. Eu me recordo que estava na sala de aula a noite quando recebemos a notícia de que o piloto era o Comandante Moreno.
Parabéns Lito pela forma que conta essa história triste...com muito respeito... Sou amigo da família do Comandante Moreno, e na época foi muito difícil pra todos os envolvidos... A menos de um mês depois do acidente, os Pais do Comandante Moreno perderam mais um filho que lutava contra um câncer.... a família só sobreviveu através da fé em Deus... grande abraço meu amigo... e novamente, parabéns pelo trabalho... sou muito seu fã...
Meu pai é piloto (hoje aposentado) e voei muito com ele, aprendi muito e quase tirei brevê. Eu me lembro que na época papai dizia que Congonhas era o pior aeroporto do mundo para pousos e decolagens porque o espaço para lidar com emergências é muito "apertado", muito perto das casas das pessoas. Anos depois fiz um vôo para SP e o avião pousou em Congonhas. Eu na janela, via o céu e de repente prédio surgindo do nada numa velocidade enorme e o barulho dos flaps e reverso. Me lembro que me veio na mente as palavras do meu pai. Pousamos, saí dali com as pernas bambas e uma crise de asma, liguei pra ele e disse duas palavras: "nunca mais".
Perdi meu chefe nesse acidente. Ele estava indo para uma reunião na matriz da empresa, no Rio de Janeiro. Sua passagem era para o voo das 7h00, mas a caminho do aeroporto lembrou que havia esquecido uma pasta em casa. Voltou com o táxi para pegá-la, atrasando-se muito e conseguindo lugar no voo que sairia bem depois. O outro executivo, que iria com ele no voo das 7h00, embarcou sozinho, pensando que se encontrariam posteriormente no Rio.
O primo do meu ex-marido e pai do meu filho, que na época era meu namorado, chegou mais cedo e foi nesse voo. Ele foi no lugar de um amigo que se atrasou e que, assim, pegaria o voo seguinte para o Rio de Janeiro para uma reunião em que ambos estariam. Ele era exatamente executivo de um banco, como o senhor entrevistado falou que tinham muitos. A esposa dele e as duas filhas, altamente traumatizadas com tudo, foram embora para os EUA. A mãe, o pai e o irmão jamais foram os mesmos. Eu acompanhei de perto toda a dor terrível da família. Só sabe quem passa 💔.
Eu trabalhava na TAM nessa época e lembro da última noite do PT-MRK, lembro quem trabalhou nele, lembro daquele dia, pois estava realizando um treinamento que foi suspenso e junto a um amigo nós visitamos o local, um clima super ruim, pesado... um cheiro acre... Após a emissão do Service Bulletin, eu conheço quem aplicou ele em quase todos os MK28 Fokker 100 que a TAM possuía. Foi realizada essa alteração dos relays para que não voltasse a ocorrer a abertura como aconteceu.
Imagino o quão foi difícil pro lito contar de novo essa historia, ele engasgou demais no primeiro vídeo, foi tenso de ver o rosto dele enquanto contava.
Eu era criança mas lembro até hoje, inclusive, lembro da minha mãe chorar e orar em frente a TV. Ninguém nunca mais esqueceu disso, marcou a história até de quem morava em outros estados, foi extremamente triste.
O vídeo antigo sobre esse acidente é um dos mais comoventes que vi nesse canal, com o próprio Lito quase chorando no mesmo... Interessante ver a evolução e crescimento do Aviões, vendo a msm história sendo contada com muito mais aparato, ainda com entrevistas e com esse clima de documentário. Muito bom vídeo como sempre ;D
Vi esse avião, o Number One, passando aqui os céus de Curitiba, alguns dias antes do ocorrido. Achei uma pintura muito bonita. Nem imaginava que em breve estaria envolvido nesse acidente.
Eu já assisti várias vezes o episódio que vc contou esse acidente. Me lembro que vc em certo momento até se emociona. E até hj, todas as vezes que eu assisti eu me emociono tb! Eh impressionante! Forte abraço Lito!
Esse mesmo Fokker decolou aqui de CXJ e torno de 1 hora e meia antes do acidente, não esqueço até hoje do ruído completamente incomum que fez, várias pessoas telefonaram para o aeroporto para relatar.
Eu tinha oito anos quando esse acidente aconteceu e lembro que era apaixonado por essa aeronave. Pra quem mora no sudeste pode nao parecer muita coisa, mas pra mim que morava no interior do MT e apaixonado por aeronaves como eu era e sou, ter tido a oportunidade de ver esse com a pintura linda no aeroporto da minha cidade era algo incrível. Lembro que uma vez minha mãe pegou esse avião pra ir pra SP a trabalho e toda vez que ela ou meu pai diziam que viajariam eu perguntava se eu poderia ver ele de novo, até que um dia eu cheguei da escola e vi a notícia que aquele avião que eu tanto amava tinha sofrido esse acidente terrível. Foi tão marcante que ainda lembro de tudo isso quase 30 anos depois.
Não amigo, não é nada estranho. Tem gente que compra passagem só pra voar num avião específico que eles gostam,, eu mesmo faria isso se tivesse dinheiro.
Eu morava na Luiz Orsini de Castro, em frente de onde caiu o avião, tinha 9 anos e estava em casa na hora que da queda! Ainda lembro do barulho da explosão 😟
Sou professor de inglês e estava em um dos andares mais altos de um banco nas proximidades em meio a uma aula quando vimos uma nuvem de fumaça preta subir. Não parecia ser real quando vimos. Lembro nitidamente como se fosse hoje.
Lembro bem desse acidente, os canais de tv passavam o dia todo falando sobre o assunto, inclusive a extinta Manchete mostrava tudo ao vivo. Em alguns momentos eles chegaram a mostrar os bombeiros carregando corpos carbonizados fora dos sacos plásticos.
Parabéns, Lito. Sempre perfeito ao contar histórias, com muito respeito e cuidado. Me lembro perfeitamente desse dia, meu pai era um executivo e viaja muito pela Latam. Neste dia, na hora do acidente, ele estava voando para Salvador. Como ele viajava muito, a gente nem sabia o mais os destinos, ele ia e voltava no mesmo dia. Passamos horas de desespero até ele chegar à Bahia e conseguir nos avisar que estava bem. Ele conta que no dia anterior estava em outro avião Latam e que foi preciso trocar de aeronave por causa de um problema. Ele acredita ser esse Fokker, mas não temos certeza.
Era para eu ter embarcado nesse vôo. 1 semana depois, estava em Congonhas, voltando para o Rio de Janeiro, num Fokker 100. Pela TAM. Com o reversor travado para não criar problemas. Voo tenso. Mas sem problemas.
Esse avião no mesmo dia saiu aqui de Caxias do Sul, lembro bem, acho que era umas 6:30 da manhã, horário que saia para ir para a aula, na época tinha 16 anos.
Eu tinha 6 anos, estudava na rua Tamoios, ao lado da então VASP e do portão que dava acesso aos hangares da própria Tam e da Transbrasil, minha professora de então morava na rua paralela a do acidente, lembro até hoje de chegar a ver ela saindo da escola apoiada por outros funcionários e sequer ir nos buscar no recreio. Horas depois cheguei em casa, morava a cerca de uns 600 ou 700 metros de lá, ainda não sabia o que tinha acontecido, mas até hoje lembro perfeitamente do cheiro que tomou conta de praticamente todo o Jardim Oriental, Vila Babilônia e Cidade Leonor, não se falava de outra coisa na região, embora eu era criança e não entendia muito bem o que estava acontecendo, conseguia entender que era algo gravíssimo
Nossa.... quantas memórias esse vídeo trouxe, me lembro bem desse acidente, porque estava na escola... E o meu professor não foi dar aula pra nossa turma que a aula era depoiss do Recreio.... E quando a gente ficou sabendo que o avião tinha caído na casa do nosso professor... todo mundo ficou em Choque!!!! Grande mestre JT!!! Bom ver ele bem!!! Porque realmente foi muito feio o acidente!!
Lito, sério, vc é foda! eu to maratonando seus vídeos desde sábado e fico completamente encantada com o respeito que vc tem aos acontecimentos! eu não entendo absolutamente nada de avião, mas tô entendendo tudo que vc ta falando. é incrível! parabéns pelo trabalho!!! que bom ter conhecido seu canal!
Esse é o avião que eu mais amo pois foi o primeiro que voei e foi em 96 ❤ Lembro de olhar ele na pista de Congonhas e o nome da TAM escrito Te AMo e será sempre meu amor na aviação 😢
No inicio da rua subindo fica a escola onde eu estava quando o avião caiu.... foi uma correria, crianças chorando pensando nos seus pais.... pulamos o muro e vimos a primeira vitima carbonizada.... cenário de guerra mesmo. Por que a única confirmação de que foi um avião era uma parte da asa presa no prédio onde a primeira vitima havia sido atingida....
Eu trabalha na Av. Dr. Hugo Beolchi, bem próximo ao aeroporto, sempre observava o Number 1 decolando. No dia do acidente vi muitas viaturas dos bombeiros seguindo para o local do acidente e minha mãe ligou no meu trabalho para saber se eu estava bem. Esse acidente me choca até hoje!
Fiquei 2 dias sem dormir devido à reportagem da Record, numa época em que da TV saía sangue... Simone Nitoli e o cinegrafista mostraram a realidade ao vivo e a cores.
Esse foi o acidente aéreo que me fez ter pânico por aviões. Eu era pequeno quando aconteceu e me recordo do quanto fiquei impactado com o que vi pela televisão. Eu moro em Hortolândia e alguns aviões que pousam em Viracopos sobrevoam a região que moro... na época eu não conseguia dormir por medo... sempre que escutava o barulho de um avião eu acordava e ficava morrendo de medo... até hoje em dia, com 34 anos de idade, sinto um pouco de aflição com o barulho das aeronaves.
Oi Lito, a minha tia morava em São Paulo nos anos 90 e trabalhava nessa escola, no ano passado fomos num churrasco de família em São Paulo e me contou sobre o dia do acidente e sobre uma memória que tem daquele dia. " Por um minuto ouvi um avião chegando cada vez mais perto de nós e ouvi uma explosão inimaginável"
O orientador de TCC da minha irmã estava nesse vôo, e meu primo dentista, que trabalhava no Hospital Universitário da USP, foi chamado para ajudar na identificação das vítimas pelas arcadas dentárias.
Na época eu morava na cidade Natal do comandante Moreno. Foi uma comoção tremenda para uma cidade pequena. De família muito tradicional, seu pai era vice prefeito e tinha perdido outro filho para um câncer 1 mês antes.
EU ESTAVA AÍ NESSE ACIDENTE. TINHA SAÍDO DE CASA NA VILA MARIANA E ESTAVA LEVANDO UM AMIGO PARA CASA DELE AÍ EXATAMENTE NESTE LOCAL. O ACIDENTE ACONTECEU ALGUNS METROS A MINHA FRENTE E POR POUCO EU NÃO ESTAVA NO EXATO LOCAL DO IMPACTO. EU JÁ VI CLARAMENTE QUE FOI O AVIÃO. ENCOSTEI O CARRO NUMA CALÇADA E FUI AJUDAR DE ALGUMA FORMA. A CENA FOI A MAIS TERRÍVEL QUE EU VI NA MINHA VIDA. ESCOMBROS, FOGO, CORPOS, PESSOAS GRITANDO, FUMAÇA, CALOR, CAOS GERAL. FIZ O QUE PUDE AJUDANDO A RESGATAR ALGUMAS PESSOAS ENQUANTO OS BOMBEIROS CHEGAVAM. A QUANTIDADE DE CORPOS E FERIDOS ERA SURREAL. INFELIZMENTE ESTIVE NOS DOIS GRANDES ACIDENTES COM AVIÕES EM SP EXATAMENTE NOS MOMENTOS DE IMPACTO. NO SEGUNDO ACIDENTE EM CONGONHAS ALI NA TAM INFELIZMENTE NÃO TIVE COMO FAZER NADA. EU ERA FOTÓGRAFO E A ÚNICA COISA QUE PUDE FAZER FOI DISPARAR AS CÂMERAS NA FRENTE DO FOGO E DESTROÇOS ALI MESMO NO MEIO DA AVENIDA. OS DOIS ACIDENTES FORAM TERRÍVEIS E ATÉ O CHEIRO PARECE QUE AINDA SINTO.
É incrível como vídeos como esse nos prende e nos deixa curioso pra entender cada detalhe sobre o ocorrido. Sensacional, Lito! Sem dúvidas esse é o melhor canal de aviação ✈️
Fato semelhante ocorrido alguns dias depois,mas com final bem distinto foi a abertura de um reverso no 737-200 da VASP(se nao me engano em curitiba)no qual o piloto teve indicação de reverse unlocked e prontamente cortou motor e retornou para pouso sem maiores problemas.
Sou de Caxias do Sul de onde esse vôo saiu em torno das 6:30 da manhã, na ocasião morava na rota da descida e decolalem do aeroporto, ouvi quando ele decolou pois estudava de manhã depois fiquei sabendo do desastre...😢😢😢😢
Eu me lembro que minha amiga trabalhava na TAM neste período. Fiquei tão apreensiva que ela pudesse estar entre as vítimas, mas ela está num vôo para o Sul do país. Tragédia terrível. Quantas vidas perdido e mudadas drasticamente.😢
Lito, essa é uma tragédia que marcou a historia da minha família. E, de certa forma, faz parte do meu nascimento também. Eu nasci apenas dois dias antes do acidente! Não estava programado, acabei vindo ao mundo com 35 semanas 😅 Meu tio pediu folga no trabalho justamente para me visitar e, por isso, nao morreu nesse dia. Mas, os danos emocionais de perder os amigos entristece ele até hoje. Eu sou apaixonada por aviação e cresci ouvindo ele narrar o que aconteceu. SEU CONTEÚDO É INCRÍVEL, acompanho desde o blog, quando eu era pirralha ❤
Foram utilizados aviões similares para reconstruir a história, já que não há Fokker 100 disponível para o Flight Simulator 2020. Foi utilizado o Fokker F28 e o Boeing 717
Tenta botar mods
MAIS UMA DA SÉRIE, "SENTA QUE LA VEM HISTÓRIA, ELOS DA CORRENTE"
Bota mod lito
Olá Lito, descobri uma falha gigante na segurança do maior aeroporto do Brasil, teria um meio de explicar para vc sem complicações rsrs ?
@@playersbougsboug4945 sim: pauta @ avioesemusicas.com
Caramba, lito explicando o que é um orelhao me fez sentir velho kkkkkkkk
é engraçado pq telefone público ainda existe pelo mundo, inclusive como ícone cultural, mas orelhão realmente morreu
?@@bzipoli Vdd... Bem que poderiam haver "orelhões" ainda disponíveis...🤔
Ainda tem um no meu bairro kkkk velho mesmo você se sente quando lembra que viveu um pouco da época do telefone de disco 😅
Eu também rsrsrsrsr
Eu com 20 anos sabendo o q é orelhão fiquei bugado em pensar em pessoas q não conhecem kkkkkk
Minha mãe era pra estar nesse voo, mas trocou a passagem um dia antes. Nasci dois anos depois e cresci ouvindo sobre esse acidente.
Você e sua mãe tem uma missão nesse mundo.
@MatheusNascimento-lo6mu Não coloque pressão psicológica
@@MatheusNascimento-lo6mu nascer procriar e morrer ? Nossa que missão de merda kkkk cachorro barata e por aí vai também tem uma missão 😂😂😂
@@canalclubedaluta7934sua missão é sua missão, não universalize
@@canalclubedaluta7934missão tal essa, que você não sabe e fica rotulando oque não sabe. Isso é além da área carnal... vou deixar você refletindo.😊
Meu tio era o copiloto desse avião, nesse acidente, ele amava o que fazia, a paixão dele era voar. 😢
Eu tenho guardado comigo, as fotos dele na porta do Fokker e carteira de piloto.
Infelizmente pra nós familiares foi tudo mto trágico, a mídia na época só piorou, e digo por mim, tenho problemas em andar de avião até hj, somente com remédios e mesmo assim dou trabalho.
Sinto muito pelo seu tio e pelos traumas. 😢
Vc tem foto dele no Facebook
@@alinegoncalves2930 obrigada 🙏🏻
@@marceloalexandre3984 no face não tenho, tenho somente aqui no cel comigo. Tenho uma foto dele bem na porta do fokker 100
🫂🫂🫂🫂🫂🫂
O meu melhor amigo era bombeiro da policia militar nesta epoca, ele trabalhou no resgate, mas o coitado ficou muito abalado psicologicamente, e nunca mais foi o mesmo. Ele foi afastado, e daquele dia em diante, não trabalhou mais em campo. Ficou mais de 20 anos sem poder sentir o cheiro de churrasco, porque ele dizia que o cheiro fazia lembrar o cheiro que ficou no bairro naquele dia, cheiro da carne humana queimada. Quando algum vizinho fazia churrasco em dia que ele estava em casa, ele saia de casa.
Kkkkkkk... Nem o pão de alho ele come?
Tá de brinks
@@wilmart3065 Isso é conversa fiada pra não ter de trabalhar, esse papo de churrasco. Ficou só atendendo telefone e tomando café, no ar condicionado, até aposentar.
@@SilvioSouza-tz6dtnão julgue uma dor que não foi sua...
@@SilvioSouza-tz6dt Vc provavelmente não aguentaria nem em ir em um velorio de cremação e ta querendo apontar o dedo na cara de alguem que passou por uma desgraça... pfff...
Lito, foi percebida a alta sensibilidade por parte de sua equipe com o conteúdo da gravação das vozes dos pilotos na caixa preta. Eu tive acesso ao conteúdo real disponível na web, e é muito sofrido ouvir as últimas palavras da vida de alguém que tentava profissionalmente e com todas as forcas evitar a tragédia.Parabéns por você colocar sua voz para dublar os diálogos naquele quase um minuto final das vidas de muitos. Isso só demonstra o verdadeiro respeito e sensibilidade humana que vocês têm com a memória dos que pereceram neste triste acidente. Parabéns! Recebam minha mais sincera veneração e reverência! Gratidão pela serenidade e excelência de conteúdos deste ótimo canal!
Aonde vc viu ?
@@AldaVictriaLopes Ouvi há muitos anos: em busca simples do google mesmo: Caixa preta voo "tal". Mas aviso: o conteúdo é bastante forte. Pessoas mais frágeis diante deste tipo de conteúdo, recomendo não entrar. É muito triste você ouvir as últimas palavras de quem pereceu em acidente e sabia de seu fim iminente. Tanto que, depois de ouvir o deste acidente, nunca mais procurei por outros. É difícil e dolorido imaginar a situação vivida no cockpit nestes últimos momentos. . .
Acho de um extremo mau gosto a divulgação das gravações das caixas pretas desses voos fatídicos.
Uma falta de respeito absurda com os familiares e com todos que ficaram abalados com o ocorrido.
Isso deveria ser proibido.
Lito e seu time agem com extrema sensibilidade ao "dublar" esses áudios.
@@WFazolato exatamente. Mas uma das coisas mais horriveis na mente do ser humano é o excesso de curiosidade. Veja acima, uma moça que, apesar do que foi dito, pedindo local onde se pode achar.
@@WFazolato Atualmente é proibido.
Morava em São Paulo ( Santo André) nesta época e estava exatamente no Jabaquara na hora e próximo ao acidente, estava indo para uma entrevista de emprego. Ouvi o barulho do avião e vi qdo caiu, corri até o local e o que vi jamais esquecerei, o cenário era o pior possível, pois cheguei uns 10 minutos depois. O cheiro de combustível e dos corpos queimados foi algo que marcou minha vida, e a visão de toda essa catástrofe. Fiquei acompanhando o resgate e só fui até o local para tentar ajudar em alguma coisa. Fiquei conversando com alguns moradores da rua Luis Orsine de Castro para acalmá-los, pois estavam todos aterrorizados, o cenário era de uma destruição tamanha difícil de descrever em palavras. Muito fogo e destroços, e os corpos misturados no meio de tudo isso, fiquei uma semana sem me alimentar direito pois parece que aquele cheiro tinha ficado impregnado em mim, foi uma sensação horrível e que durou muito tempo, tinha pesadelos e dificuldades para dormir, parecia que eu tinha saído de um cenário de guerra, literalmente. A manhã de 31 de outubro de 1996 tornou-se uma data que ficará marcada na minha mente até o fim dos meus dias...😔
😊
Copiloto Ricardo era meu namorado, quando levei ate o elevador disse a ele , cuidado amanhã vc tem 100 vidas nas suas mãos ❤
Meu pai deveria estar nesse avião, mas pra alegria de nossa família ele chegou cedo demais no aeroporto e fez algo que nunca fazia: trocou de vôo e pegou outra ponte aérea... O problema foi que ele não nos avisou que trocou, e ficou incomunicável após chegar ao RJ pois viajava à trabalho e já estava em reunião. Minha mãe ficou sabendo por minha tia, que era de São Paulo (nós somos de Campinas), minha tia apenas disse "Ligue a TV, o Marcelo não estava nesse vôo?"... Ele estava na primeira lista divulgada, inclusive. Segundo minha mãe, foram as piores horas da vida dela. Desesperada ela e minha tia começaram a correr atrás de informações e estranharam que ninguém tinha informações do meu pai ter, de fato, embarcado. Minha mãe então ligou para uma das secretárias da empresa onde meu pai trabalhava e ela foi um verdadeiro anjo da guarda, ligando em todas as empresas no RJ que ela sabia que tinha relações com a empresa deles, buscando meu pai. Após mais de uma hora de busca e desespero, a secretária de uma empresa do RJ interrompeu a reunião onde meu pai estava, literalmente o chamando pelo nome e, ao ver que ele estava lá, ela disse "Seu vôo original caiu e estão buscando por você" 😅
Meu pai saiu da reunião e ligou em casa, e foi talvez o momento mais indescritível da vida da minha mãe. Meu pai nem sabia o que estava acontecendo e ela caiu no choro, aliviada.
Foi um dia inesquecível, e acho que a maior sorte que eu e minha família tivemos em nossas vidas.
Meu Deus do céu 😮. Que relato
Que doideira.
Qur bom que ele saiu dessa. Milagre mesmo!!!! Incrível!!!!! Demais !!!!
Nossa até chorei lendo seu relato e imaginando a angústia de vcs, que bom que teve um desfecho feliz 🙏🏻
Eu tbem era pra estar nesse vôo, só que me deu uma caganeira por conta de frapê, e caguei td na calça e não deixaram eu entrar no avião!!!
Um mecânico na pista viu as conchas abrindo e fechando e o relato dele foi essencial para a investigação.
Eu me lembro da reportagem falando que esse mecânico saiu gritando que o reversor abriu.
Sim, tem um documentário onde ele relata tudo!
@@cleiaqueiroz9870 Foi um episódio do 'Catástrofes Aéreas: América Latina', que, se não me engane, passou no Discovery
Inclusive no primeiro vídeo que o Lito fez sobre esse acidente ele falou isso
@@bodescrazypois então devia reiterar isso nesse vídeo também.
Voltando aqui depois do lito lounge, pra relembrar essa história
Eu tbem
Todas as vezes que vejo, leio sobre este acidente me traz uma triste e estranha lembrança na minha memória. Eu perdi neste voo 5 colegas que trabalhávamos num projeto de exportação para a China de turbinas e geradores para a usina de 3 gargantas. Eu estava com a passagem deste voo comprada e as 19:30, fui convocado para uma outra reunião e assim não peguei este voo fatídico. Quando soube da queda do avião, no meio da minha reunião, eu simplesmente travei e fui embora.
Este voo das 8:00 da TAM era muito famoso pelo café da manhã que era servido. O mais icônico de tudo isso é que no dia seguinte pego as 8:00 um voo da TAM para Juiz de Fora, dava para sentir a tensão e a tristeza daquela tripulação e dos pouquíssimos passageiros que embarcaram no voo. Fica o meu registro desta triste historia
É lindo ver o Lito explicando tudo com um conhecimento que não há em nenhum lugar do mundo. A paixão que ele trata o assunto é magnífica. Parabéns.
Verdade!
Um professor 👏 !
Uiii é linduuuu! uiiii! POXA MANÉ, GENTE MORREU!!!
@@vladilive e não vão voltar 30 anos depois
@@Fernando-si2pq sim, inclusive se tua mãe tivesse no avião não voltaria. Acidentes de avião para em todo mundo tem relatório oficial de causas e não precisa de PICARETA CAÇA NIQUEL para palpitar.
Esse acidente, o do Ayrton Senna e dos Mamonas, deixaram nossa infância marcada!
A da chape foi foda 😢
A da chape foi foda demais 😢
Verdade!!
O da varig q caiu na Amazonia tb
@@rodrigoraposo8546chape é atual, estamos falando dos anos 90
Em outro vídeo anterior Lito 🛩 não aguentou segurar a emoção, teve que interromper algumas vezes! São fatos que marcaram a história da aviação brasileira. As cenas dos corpos envoltos em sacos pretos foi a imagem que mais ficou marcada em nossas lembranças.
Sim, alguns comentaram até que a emoção dele era devido ter sido próximo ao comandante!
Existe alguma diferença entre esse vídeo e o anterior??
Sim. Nesse vídeo o Lito foca muito mais nos detalhes técnicos e recomendações técnicas, incluindo a questão da mudança do controle do travamento do reverso através da bus bar de energia das baterias. Uma mudança proposta pela Fokker que acabou sendo um dos elos principais desse acidente (notar a ênfase probabilística que o Lito deu neste vídeo, o que tornaria aquela condição em "no go", ou seja, não poderia decolar). @@gabriel.ghefter
Eu com 6 anos, vendo na TV, nunca esqueci a imagem aérea do sbt no ao vivo, os corpos enfileirados.
Meses antes perdíamos os mamonas mas não tínhamos imagens tão intensas como essa do fokker...
@@gabriel.ghefterfoi mais detalhado, trazendo a narrativa desse senhor, indo ao local, ilustração com simulador etc... Eu achei o vídeo anterior bem mais forte no relato do Lito. Tem ele no canal, se quiser dá uma olhada lá depois.
Sou médico e fui um dos primeiros a chegar. Estava saindo do trabalho e vi o cogumelo preto de fumaça, seguido do som da explosão. Não conseguimos entrar pela rua atingida, devido aos incêndios, então acessamos a rua pelo telhado das casas. Vários passageiros cairam agrupados, uns ainda presos nas cadeiras. Se mexiam mas não havia gritos, não foi possível nem chegar perto porque estavam queimando. Muitos amputados abaixo dos joelhos, porque bateram as pernas nas cadeiras da frente. Infelizmente não conseguimos ajudar nenhuma das vítimas. Fiquei 10 anos sem voar, precisei tratar com psiquiatra.
Meu Deus....que cenas terríveis
Que tristeza. Hoje consegue voar?
Gente,que coisa horrível 😢
Que relato amigo 😢
Que triste! Quando eu era criança fui ver por curiosidade imagens de um acidente com ônibus da faculdade e fiquei com crise de pânico. Foi horrível para tratar e até hoje tenho medo de acidentes de carro. Já sofri um inclusive. Não tenho medo de avião. 🙌🏻
Eu moro no Jabaquara bem próximo ao aeroporto e nesse dia me atrasei para o trabalho, saindo de casa por volta das 8h10. Eu não me recordo de ouvir barulho, estava dentro de um ônibus em direção ao metrô Jabaquara, quando o motorista do ônibus parou repentinamente, disse que alguma coisa tinha acontecido e que ele não poderia seguir e mandou todos descerem. Foi quando me deparei com uma cena que parecia de guerra, andei atordoada, atônita e incrédula, vendo, fogo, fumaça, pessoas correndo, gritando e chorando em desespero. Eu estava tão assustada que sequer passou pela minha cabeça de que um avião tinha caído, foi quando vi a cauda, ou uma parte dela, pendurada no prédio do mercado. Ainda lembro do cheiro de queimado, dos gritos e do choque que senti.. Nesse voo, perdemos um amigo da família, depois de anos lutando contra um câncer, ele havia retomado ao trabalho há poucas semanas e estava muito feliz de voltar a sua rotina de viagens para o Rio. Já no acidente da Tam, tanto eu quanto meu irmão trabalhávamos numa empresa com matriz em Porto Alegre e viajamos com frequência prá lá, sempre indo na segunda e voltando na quinta. Naquela semana, na segunda, meu irmão, como de costume pegou o primeiro voo da manhã para Porto Alegre, com retorno na quinta no voo 3054, porém era 17 de julho, dia do seu aniversário, então ele pediu para antecipar o retorno para terça, pois gostaria de comemorar conosco e não havia necessidade dele ficar até quinta. Essa mudança salvou a vida do meu irmão e choramos muito ao nos encontrar a noite, chocados e tristes pelas vidas perdidas. Nesse dia, Infelizmente, um funcionário da empresa, não teve a mesma sorte, ele retornava para São Paulo nesse dia e infelizmente perdeu sua vida.
Nossa😢
O que fiquei em choque foi que a policia prendeu 3 pessoas que estavam tentando entrar nos escombros pra roubar video cassete. Isso me deixou revoltado, acontece uma desgraça dessas, pessoas morrem, mas tinha espirito de porco querendo saquear a casa destruida da pessoa, como se ja não bastasse todo sofrimento que a pessoa tava passando ali.
@@pedromascarenas Louco em toda parte, pessoas desgarradas de quaisquer aspectos emocionais.
Estive, em nome da rede globo lixo, nas filmagens do acidente do focker 100. Era pedaço de gente pra todo lado.
Você relatou o acidente do voo que veio de Porto Alegre. O vídeo é do acidente que saia de São Paulo para o Rio.
Nós leigos dependíamos do que a midia divulgava, as redes de tv achavam pseudo especialistas que faziam julgamentos sem nenhuma evidência. Esse foi um dos acidentes que ajudou a alimentar o medo de voar. Por isso pessoas éticas e responsáveis como você são tão necessárias. Parabéns pelo seu trabalho.
igual no outro caso da tam e da gol
Eu tinha dez anos na época e me lembro perfeitamente da cobertura da Globo. Era chocante ver aquele monte de corpos coberto com sacos pretos. Aquilo me marcou muito. Imagino quem viu de perto...
Eu tinha 12 e o que me marcou e lembro até hoje foi quando o camera sem querer filmou um corpo carbonizado em uma padiola.
Lembro desta imagem também, um fileira de "sacos pretos" infileirados na calçada.
Eu tbm tinha 10 anos e lembro claramente aquela vinheta da globo interrompendo a programaçao.
Vc tem 38
Eu lembro q vi pelo sbt...
Eu voei nessa aeronave uma semana antes da queda. Com a tripulação do comandante Moreno, inclusive. Fiquei muito impressionado na época. Foi um episódio muito triste da cidade de São Paulo.
Minha família morava na casa onde a polia e os bombeiros montaram uma base pras investigações.... A casa foi uma das atingidas... Com isso minha família saiu de São Paulo e começou a vida novamente no interior de São Paulo.... E até hj não foi indenizada...
Caramba! Q absurdo! Esse é o Brasil real q vivemos.
voltaram para são paulo?
Que absurdo
Não vai ser indenizada
Nem sera
Morei de 1975, até 2018, na região do Jabaquara. Estudei e morei. Tive numerosos amigos e foi ali que vivi grande parte da minha vida. Conheci uma das vítimas, que faleceu em terra, e frequentei, na adolescência, a casa (que foi destruída, na rua Luis Orsini), de um amigo, que conheci quando estudei em uma escola da região. Neste dia, o cheiro de queimado foi forte, e circulou, entre os moradores, que o piloto havia desviado da escola (Angelo Mendes), e que havia batido, ainda que levemente, no prédio ao lado da escola (na rua Jurupari), cuja a loja era do Seu Najib. Depois entenderam que não havia como ele ter desviado da escola, mas o prédio tinha uma parte destruída, devido ao impacto do Fokker. Foi realmente um dia triste, e chocante, para todos nós que morávamos no Jabaquara, sobretudo no Jardim Oriental. Naquela manhã, uma tia, hoje falecida, nos ligou, aterrorizada, e perguntando se estava tudo bem. Eu ouvi um barulho, e comecei a ver a fumaça, próxima a escola, mas do outro lado. Só aí soube o que tinha acontecido. Eu acompanho o site desastres aéreo, desde a sua criação, e sabemos que a região do Jabaquara, bem como os outros bairros, em volta do aeroporto, já registraram numerosos acidentes aéreos, considerando a operação do aeroporto de Congonhas desde a década de trinta.
Me lembro como se fosse ontem, meu pai, tapeceiro da região do campo belo e que fica bem próximo ao aeroporto, atendia algumas empresas de taxi aéreo em Congonhas, fazendo a manutenção dos bancos das aeronaves, nesse dia eu estava na manutenção de uma aeronave no hangar da Líder taxi aéreo, eu tinha costume de conversar com os mecânicos que ficavam ali por perto e nesse dia estava na porta do hangar quando vimos a aeronave não ganhar altitude depois de decolar e o desespero dos mecânicos ao ver o reverso abrir, depois foi só o barulho da explosão e a fumaça. Fiquei com isso marcado em minha memória. Um dia que todos querem esquecer pois eu tbm conhecia algumas das aeromoças do voo. Que estejam em paz.
Profundo respeito por todas as vítimas. Nessa época meu pai trabalhava no IML de São Paulo. Foram dias difíceis.
Eu era criança, o Brasil parou com isso! E nós pobres ignorantes na época com o sensacionalismo da mídia ficamos com medo de viajar de TAM 🙄🙄🙄🙄
Vdd... Lembro que até surgiu um bordão que dizia: avião da TAM é "tam" no chão... Q coisa!!!
@@celsonunes4030 Esse trocadilho eu lembro
Lembro que meu pai fez uma piada uma vez referente à Fokker tempos depois. Fui entender isso muito tempo depois, pesado 😢
Aqui em BH criaram até um TAM "transporte aéreo da morte".
na época, galera sonhava em viajar de Varig ou Transbrasil, TAM era meio mal vista...
Fui da equipe que atendeu esse acidente, fomos a segunda viatura a chegar...
Muito fogo, muita correria ...
Quando começamos a colocar os corpos na rua enfileirados, fez um rastro de sangue na sarjeta descendo.
Um dos meus traumas de infância. Só quem tava assistindo a TV Colosso naquele dia sabe.
Não quis ver este vídeo !!! Talvez outro dia. Foi traumatizante !!! Me recordo até hoje.
Vdd. Eu estudava naquela escola. Tinha amigos estudando de manhã e eu estudava a tarde. Lembro das informações desencontradas, que havia arrancado o telhado da escola. Fiquei aflita. Fui até lá mas, na escola tudo estava bem, mas não pude chegar perto do acidente. Estava tudo interditado. Tenho amigas que não viajam de avião até hoje.
Eu era uma criança vendo desenho e de repente tava lá uma fila de corpos em sacos pretos na calçada...
eu tinha 10 anos quando o acidente aconteceu e mesmo morando muito longe de aeroporto, morria de medo de um avião cair na minha casa. Cheguei a sonhar com isso na época.
Euuu
É inevitavel escutar esta historia sem torcer para que o resultado fosse diferente. A qualquer momento parece que um deles vai perceber que o Reverso estava abrindo.
Muito triste
Nesse acidente estavam dois professores de minha cidade. O José Celso era meu professor de inglês na época. Inesquecível!
Um diretor da empresa que trabalhei faleceu neste vôo. Foi impressionante mesmo para a cidade de SP. Muita luz para todos. ❤🎉
Lito, a música de fundo, em alguns momentos, ficou muito alta. Mas obrigado por recontar essa história com mais detalhes. Forte abraço.
tb achei
Frescura hein!
Vdd...achei q ficou alta mesmo
@@nilsonfreitassantana4518 frescura é minha pomba, tiozão
Simmmm, a música tá muito alta!! Tem hora que desconcentra demais do que o Lito tá falando... tem que ficar tentando prestar atenção.
Na época do acidente com o Fokker 100, eu morava no bairro de Perdizes. Na sala do apartamento, ouvi um barulho seco, como um baque, e a luz apagou, voltando minutos depois. Liguei o rádio e então entendi a causa do barulho e da queda da energia elétrica: a queda do Fokker 100 da TAM. Mais tarde eu soube que uma colega jornalista, Regina, diretora de redação da revista Marie Claire, estava nesse voo. Vera, outra amiga jornalista, e eu, fomos ao velório, à noite. Chovia muito, muito mesmo. O caixão estava fechado, lacrado. A filha da Regina, que morava na Alemanha, chegou a tempo para o enterro.
11 anos para a TAM resolver a questão judicial... incrível!
Na escola de bombeiros (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo) um dos professores já aposentado do serviço ativo, ele disse que atuou nessa ocorrência quando trabalhava no posto do Jabaquara, ele tentava descrever o quão horrível era aquela cena e sempre falava do cheiro peculiar, era nítido a emoção que tomava conta dele enquanto narrava o que presenciava, nós os recrutas viamos aquilo indiferentes até mesmo comentamos depois em tom de deboche dizendo "frescura, ta ali pra trabalhar e não sente nada", até que em 14/09/21 um avião de pequeno porte caiu na minha cidade(Piracicaba-SP) e atendendo essa ocorrência eu lembrei do que ele nos disse, a proporção era infinitamente menor mas o cenário e o cheiro eram perturbadores, vc faz o seu trabalho mas não tem como ser indiferente diante de um cenário desses, ver na TV ja deixa as pessoas chocadas mas ali na hora é muito pior.
Litoral, assisti noutro dia este vídeo e percebi sua emoção. Eu fui o último a fazer reserva neste voo na terça - ia toda quinta no 402 - mas na noite anterior o meu chefe alterou a reunião para São Paulo (seria a primeira aqui), e mandou os outros seis gerentes virem do Rio.
Até assistir os vídeos e explicações do Lito tinha um pavor incontrolável da decolagem. Só me acalmava depois que o avião estava voando há mais de 2-3 minutos. Esse acidente marcou nossa geração. Hoje, entendo as causas e as ações pós-acidente, consigo controlar melhor a mente (obrigada por isso, Lito). Mesmo assim, não é algo que simplesmente se anula. Marca pra sempre.
Um sábado antes, nos vimos essa aeronave na pista do aeroporto de Caxias do sul. Era linda. Era diferente das outras chamava atenção. Até um dos que trabalhavam na pista falou que viu o reverso abrir e fechar na decolagem.😢
O voo anterior saiu de Caxias do Sul era sempre por volta das 6:00 Houve relatos de um morador ter ouvido um som estranho e o mesmo ter ligado ao aeroporto informando que poderia haver algo errado.
Lito parabéns pela produção, uma produção digna de TV brasileira !
Após o acidente, fizeram diversas tentativas no simulador do 100 repetindo o evento. Em todos os casos, nenhum dos pilotos foi capaz de evitar o acidente, mesmo sabendo quando e qual seria o problema. Ninguém evitou a queda.
Mesmo sabendo da pane? Pq sabendo que o reversor vai abrir, bastaria cortar o motor direito e o Fokker voaria normalmente.
O problema é que os pilotos nunca imaginaram que o reverso estava freando a aeronave.
@@DiegoBarreto1997 , Então, o problema é que não havia altitude suficiente para recuperar. Além disso, trem baixo flap e o reverso aberto, muito arrasto. Tentaram tudo. Na simulação, provocaram os eventos nos momentos exatos, nas mesmas velocidades, altitudes e atitudes. Ninguém recuperou. Todos caíram. Instrutores, fabricante, pilotos de teste - todos. Mais um detalhe, toda vez que o reversor abriu, a manete já foi para iddle, então, reduzir a potência no direito já tinha acontecido.
@@sempreame onde posso ler sobre essa simulação?
@@Acesar2012 , Dá uma verificada nos relatórios completos da investigação. Essas simulações fazem parte de qualquer investigação. 👍
Não foi bem assim meu caro. A razão de subida era positiva. O simples recolhimento de trem de pouso e alteração de flaps poderia ter sido decisivo para evitar a tragédia. Mas não havia, na época, treinamento para essa pane.
Nunca vou esquecer esse dia. Eu morava do outro lado do aeroporto, estava com a minha mae esperando a minha aula de natacao comecar quando entrou a vinheta de emergencia da Globo. Na hora, nao diziam que empresa que era. Meu pai, que era piloto da Rio Sul na epoca, estava para pousar mais ou menos naquele mesmo horario. Minha mae GELOU NA HORA. Lembro ate hoje a cara que ela fez, assistindo a TV e pensando que podia ser o aviao do meu pai. Nao era. Mas o Jorge Tadeu era meu professor de portugues na epoca. Anos depois, eu presenciei o outro acidente da TAM em Congonhas.
Estava em Congonhas no momento do acidente? Que loucura
Tem um conhecido meu que na época ele estava no exército, e ele ajudou resgatar os corpos carbonizados, ele disse que a imagem e o cheiro eram muito fortes.
Quando vc escuta a caixa preta, da pra sentir o medo e a angústia na voz do piloto e co-piloto, infelizmente eles não tinham o que fazer. Foi muito rápido.
Nessa época eu trabalhava no Unibanco e perdi 2 colegas de trabalho. Um era recem casado e outro tinha 3 filhos pequenos. Foi um dia horrível e não acreditávamos no que estava acontecendo 😢😢
O Comandante era aqui da minha cidade, inclusive meu pai era amigo do pai dele.
Eu me recordo que estava na sala de aula a noite quando recebemos a notícia de que o piloto era o Comandante Moreno.
Excelente vídeo.
Levantar e pousar em Congonhas sempre me traz a mente os acidentes da Tam. Muito triste... Muita vida perdida...
Um pq o reverso abriu e o outro pq estava pinado 😢
Sim. Eu fui em Congonhas só uma vez e pensei bastante neles.
Não apague o antigo, ele é muito bom. Principalmente a sua reação de se arrepiar contando a história.
Em dois dos maiores acidentes aéreos que aconteceram no Brasil, esse reversor está no centro da história.
Vale ressaltar que da mesma companhia aérea…
@@lohrannfe no mesmo aeroporto.
E com diferença de 11 anos entre ambos acidentes.
Parabéns Lito pela forma que conta essa história triste...com muito respeito...
Sou amigo da família do Comandante Moreno, e na época foi muito difícil pra todos os envolvidos... A menos de um mês depois do acidente, os Pais do Comandante Moreno perderam mais um filho que lutava contra um câncer.... a família só sobreviveu através da fé em Deus... grande abraço meu amigo... e novamente, parabéns pelo trabalho... sou muito seu fã...
Meu pai é piloto (hoje aposentado) e voei muito com ele, aprendi muito e quase tirei brevê. Eu me lembro que na época papai dizia que Congonhas era o pior aeroporto do mundo para pousos e decolagens porque o espaço para lidar com emergências é muito "apertado", muito perto das casas das pessoas. Anos depois fiz um vôo para SP e o avião pousou em Congonhas. Eu na janela, via o céu e de repente prédio surgindo do nada numa velocidade enorme e o barulho dos flaps e reverso. Me lembro que me veio na mente as palavras do meu pai. Pousamos, saí dali com as pernas bambas e uma crise de asma, liguei pra ele e disse duas palavras: "nunca mais".
Perdi meu chefe nesse acidente. Ele estava indo para uma reunião na matriz da empresa, no Rio de Janeiro. Sua passagem era para o voo das 7h00, mas a caminho do aeroporto lembrou que havia esquecido uma pasta em casa. Voltou com o táxi para pegá-la, atrasando-se muito e conseguindo lugar no voo que sairia bem depois. O outro executivo, que iria com ele no voo das 7h00, embarcou sozinho, pensando que se encontrariam posteriormente no Rio.
provavelmente ele trocou de passagem com o familiar que relatou aqui que o pai dele pegaria o voo das 8h40 e trocou para os da 7h na hora do voo
Pensei o mesmo @@PedroJurdi
Ter esquecido essa pasta lhe custou a vida😢
Lito chama meu pai. Ele viu caindo e ligou enquanto isso aconteceu. Foi o primeiro a chegar. Sofreu muito ao ajudar
O primo do meu ex-marido e pai do meu filho, que na época era meu namorado, chegou mais cedo e foi nesse voo. Ele foi no lugar de um amigo que se atrasou e que, assim, pegaria o voo seguinte para o Rio de Janeiro para uma reunião em que ambos estariam. Ele era exatamente executivo de um banco, como o senhor entrevistado falou que tinham muitos. A esposa dele e as duas filhas, altamente traumatizadas com tudo, foram embora para os EUA. A mãe, o pai e o irmão jamais foram os mesmos. Eu acompanhei de perto toda a dor terrível da família. Só sabe quem passa 💔.
Eu trabalhava na TAM nessa época e lembro da última noite do PT-MRK, lembro quem trabalhou nele, lembro daquele dia, pois estava realizando um treinamento que foi suspenso e junto a um amigo nós visitamos o local, um clima super ruim, pesado... um cheiro acre...
Após a emissão do Service Bulletin, eu conheço quem aplicou ele em quase todos os MK28 Fokker 100 que a TAM possuía. Foi realizada essa alteração dos relays para que não voltasse a ocorrer a abertura como aconteceu.
A gente ja viu um monte de documentário. Mas o conteúdo por lito é extremamente mais rico e prazeroso de ouvir.
Imagino o quão foi difícil pro lito contar de novo essa historia, ele engasgou demais no primeiro vídeo, foi tenso de ver o rosto dele enquanto contava.
Eu era criança mas lembro até hoje, inclusive, lembro da minha mãe chorar e orar em frente a TV. Ninguém nunca mais esqueceu disso, marcou a história até de quem morava em outros estados, foi extremamente triste.
O vídeo antigo sobre esse acidente é um dos mais comoventes que vi nesse canal, com o próprio Lito quase chorando no mesmo... Interessante ver a evolução e crescimento do Aviões, vendo a msm história sendo contada com muito mais aparato, ainda com entrevistas e com esse clima de documentário. Muito bom vídeo como sempre ;D
Vi esse avião, o Number One, passando aqui os céus de Curitiba, alguns dias antes do ocorrido. Achei uma pintura muito bonita. Nem imaginava que em breve estaria envolvido nesse acidente.
Eu já assisti várias vezes o episódio que vc contou esse acidente. Me lembro que vc em certo momento até se emociona. E até hj, todas as vezes que eu assisti eu me emociono tb! Eh impressionante! Forte abraço Lito!
Esse mesmo Fokker decolou aqui de CXJ e torno de 1 hora e meia antes do acidente, não esqueço até hoje do ruído completamente incomum que fez, várias pessoas telefonaram para o aeroporto para relatar.
Eu tinha oito anos quando esse acidente aconteceu e lembro que era apaixonado por essa aeronave. Pra quem mora no sudeste pode nao parecer muita coisa, mas pra mim que morava no interior do MT e apaixonado por aeronaves como eu era e sou, ter tido a oportunidade de ver esse com a pintura linda no aeroporto da minha cidade era algo incrível. Lembro que uma vez minha mãe pegou esse avião pra ir pra SP a trabalho e toda vez que ela ou meu pai diziam que viajariam eu perguntava se eu poderia ver ele de novo, até que um dia eu cheguei da escola e vi a notícia que aquele avião que eu tanto amava tinha sofrido esse acidente terrível. Foi tão marcante que ainda lembro de tudo isso quase 30 anos depois.
Não amigo, não é nada estranho. Tem gente que compra passagem só pra voar num avião específico que eles gostam,, eu mesmo faria isso se tivesse dinheiro.
Fiz a Perícia técnica dos danos nos imóveis atingidos pelo Fokker logo após o acidente... Muito triste! Muitas histórias!
Eu morava na Luiz Orsini de Castro, em frente de onde caiu o avião, tinha 9 anos e estava em casa na hora que da queda! Ainda lembro do barulho da explosão 😟
Sou professor de inglês e estava em um dos andares mais altos de um banco nas proximidades em meio a uma aula quando vimos uma nuvem de fumaça preta subir. Não parecia ser real quando vimos. Lembro nitidamente como se fosse hoje.
Lembro bem desse acidente, os canais de tv passavam o dia todo falando sobre o assunto, inclusive a extinta Manchete mostrava tudo ao vivo. Em alguns momentos eles chegaram a mostrar os bombeiros carregando corpos carbonizados fora dos sacos plásticos.
Verdade! Essa imagem nunca saiu da minha cabeça 😢
Eu lembro disso, lembro de uma mão carbonizada, meu pai passando bem na hora e desligando a tv. Fiquei estática e ainda levei uma bronca.
Parabéns, Lito. Sempre perfeito ao contar histórias, com muito respeito e cuidado. Me lembro perfeitamente desse dia, meu pai era um executivo e viaja muito pela Latam. Neste dia, na hora do acidente, ele estava voando para Salvador. Como ele viajava muito, a gente nem sabia o mais os destinos, ele ia e voltava no mesmo dia. Passamos horas de desespero até ele chegar à Bahia e conseguir nos avisar que estava bem. Ele conta que no dia anterior estava em outro avião Latam e que foi preciso trocar de aeronave por causa de um problema. Ele acredita ser esse Fokker, mas não temos certeza.
Era para eu ter embarcado nesse vôo. 1 semana depois, estava em Congonhas, voltando para o Rio de Janeiro, num Fokker 100. Pela TAM. Com o reversor travado para não criar problemas. Voo tenso. Mas sem problemas.
Esse avião no mesmo dia saiu aqui de Caxias do Sul, lembro bem, acho que era umas 6:30 da manhã, horário que saia para ir para a aula, na época tinha 16 anos.
Eu tinha 6 anos, estudava na rua Tamoios, ao lado da então VASP e do portão que dava acesso aos hangares da própria Tam e da Transbrasil, minha professora de então morava na rua paralela a do acidente, lembro até hoje de chegar a ver ela saindo da escola apoiada por outros funcionários e sequer ir nos buscar no recreio. Horas depois cheguei em casa, morava a cerca de uns 600 ou 700 metros de lá, ainda não sabia o que tinha acontecido, mas até hoje lembro perfeitamente do cheiro que tomou conta de praticamente todo o Jardim Oriental, Vila Babilônia e Cidade Leonor, não se falava de outra coisa na região, embora eu era criança e não entendia muito bem o que estava acontecendo, conseguia entender que era algo gravíssimo
Nossa.... quantas memórias esse vídeo trouxe, me lembro bem desse acidente, porque estava na escola... E o meu professor não foi dar aula pra nossa turma que a aula era depoiss do Recreio.... E quando a gente ficou sabendo que o avião tinha caído na casa do nosso professor... todo mundo ficou em Choque!!!!
Grande mestre JT!!! Bom ver ele bem!!! Porque realmente foi muito feio o acidente!!
A produção do canal está cada vídeo melhor! Parabéns à produção e à você Lito!!!
sim man, a edição está melhorando muito
Lito, sério, vc é foda! eu to maratonando seus vídeos desde sábado e fico completamente encantada com o respeito que vc tem aos acontecimentos! eu não entendo absolutamente nada de avião, mas tô entendendo tudo que vc ta falando. é incrível! parabéns pelo trabalho!!! que bom ter conhecido seu canal!
Já acompanhei os mínimos detalhes dessa história e toda vez que ouço tenho calafrios.
Idem! Ainda mais, na época morar perto, estudar na escola próximo onde ele caiu e frequentar o mercado que ele acertou. Muito triste.
Esse é o avião que eu mais amo pois foi o primeiro que voei e foi em 96 ❤ Lembro de olhar ele na pista de Congonhas e o nome da TAM escrito Te AMo e será sempre meu amor na aviação 😢
No inicio da rua subindo fica a escola onde eu estava quando o avião caiu.... foi uma correria, crianças chorando pensando nos seus pais.... pulamos o muro e vimos a primeira vitima carbonizada.... cenário de guerra mesmo. Por que a única confirmação de que foi um avião era uma parte da asa presa no prédio onde a primeira vitima havia sido atingida....
Sinceramente, não tem como chorar, a gente chora mesmo.
São muitas vidas perdidas.
Eu trabalha na Av. Dr. Hugo Beolchi, bem próximo ao aeroporto, sempre observava o Number 1 decolando. No dia do acidente vi muitas viaturas dos bombeiros seguindo para o local do acidente e minha mãe ligou no meu trabalho para saber se eu estava bem. Esse acidente me choca até hoje!
Lembro disso, eu era criança, foi terrível, infelizmente, os momentos mais críticos de um vôo decolagem e aterrissagem.
Nunca esqueci da imagem dos corpos na calçada. Toda vez que falam sobre o desastre é a primeira coisa que me vem a cabeça 😢
O Lito é formidável nas explicações e no respeito. Parabéns.
Me lembro bem deste acidente. Trabalhei em uma empresa que fica entre a rua em que o avião caiu e a escola.
Parabéns Lito, seus vídeos estão cada vez melhor, é muito gratificante acompanhar a sua evolução.
Fiquei 2 dias sem dormir devido à reportagem da Record, numa época em que da TV saía sangue... Simone Nitoli e o cinegrafista mostraram a realidade ao vivo e a cores.
uma época que se mostravam os corpos ao vivo em qualquer hora do dia em rede nacional (só a globo não fazia isso normalmente). foi muito chocante
Eu estive neste acidente. Fiquei 3 dias no local. Foi realmente algo imensurável
Eu lembro que as fotos das vitimas estamparam os jornais e revistas. Era chocante em todos os sentidos.
Esse foi o acidente aéreo que me fez ter pânico por aviões. Eu era pequeno quando aconteceu e me recordo do quanto fiquei impactado com o que vi pela televisão. Eu moro em Hortolândia e alguns aviões que pousam em Viracopos sobrevoam a região que moro... na época eu não conseguia dormir por medo... sempre que escutava o barulho de um avião eu acordava e ficava morrendo de medo... até hoje em dia, com 34 anos de idade, sinto um pouco de aflição com o barulho das aeronaves.
Lito que produção maravilhosa, faça um vídeo do acidente da vasp em Fortaleza na década de 80
Creio que ele já fez um vídeo sobre esse desastre.
A caixa preta desse voo é uma das coisas mais aterrorizantes que já ouvi. Credo!
Oi Lito, a minha tia morava em São Paulo nos anos 90 e trabalhava nessa escola, no ano passado fomos num churrasco de família em São Paulo e me contou sobre o dia do acidente e sobre uma memória que tem daquele dia. " Por um minuto ouvi um avião chegando cada vez mais perto de nós e ouvi uma explosão inimaginável"
O orientador de TCC da minha irmã estava nesse vôo, e meu primo dentista, que trabalhava no Hospital Universitário da USP, foi chamado para ajudar na identificação das vítimas pelas arcadas dentárias.
Na época eu morava na cidade Natal do comandante Moreno. Foi uma comoção tremenda para uma cidade pequena. De família muito tradicional, seu pai era vice prefeito e tinha perdido outro filho para um câncer 1 mês antes.
EU ESTAVA AÍ NESSE ACIDENTE. TINHA SAÍDO DE CASA NA VILA MARIANA E ESTAVA LEVANDO UM AMIGO PARA CASA DELE AÍ EXATAMENTE NESTE LOCAL. O ACIDENTE ACONTECEU ALGUNS METROS A MINHA FRENTE E POR POUCO EU NÃO ESTAVA NO EXATO LOCAL DO IMPACTO. EU JÁ VI CLARAMENTE QUE FOI O AVIÃO. ENCOSTEI O CARRO NUMA CALÇADA E FUI AJUDAR DE ALGUMA FORMA. A CENA FOI A MAIS TERRÍVEL QUE EU VI NA MINHA VIDA. ESCOMBROS, FOGO, CORPOS, PESSOAS GRITANDO, FUMAÇA, CALOR, CAOS GERAL. FIZ O QUE PUDE AJUDANDO A RESGATAR ALGUMAS PESSOAS ENQUANTO OS BOMBEIROS CHEGAVAM. A QUANTIDADE DE CORPOS E FERIDOS ERA SURREAL. INFELIZMENTE ESTIVE NOS DOIS GRANDES ACIDENTES COM AVIÕES EM SP EXATAMENTE NOS MOMENTOS DE IMPACTO. NO SEGUNDO ACIDENTE EM CONGONHAS ALI NA TAM INFELIZMENTE NÃO TIVE COMO FAZER NADA. EU ERA FOTÓGRAFO E A ÚNICA COISA QUE PUDE FAZER FOI DISPARAR AS CÂMERAS NA FRENTE DO FOGO E DESTROÇOS ALI MESMO NO MEIO DA AVENIDA. OS DOIS ACIDENTES FORAM TERRÍVEIS E ATÉ O CHEIRO PARECE QUE AINDA SINTO.
Outro acidente que tu fala é o da gol?
Acho que sua tecla de maiusculas travou....
@@vini9923 EM 2007 O A320 DA TAM JJ 3054 QUE BATEU E EXPLODIU NO TERMINAL DE CARGAS DA PRÓPRIA COMPANHIA RESULTANDO EM 199 MORTOS.
@@vini9923não! O da TAM que saiu da pista em Congonhas e se chocou contra um prédio da TAM.
É incrível como vídeos como esse nos prende e nos deixa curioso pra entender cada detalhe sobre o ocorrido. Sensacional, Lito! Sem dúvidas esse é o melhor canal de aviação ✈️
"Orelhão é um telefone público para quem não é desta epoca" me senti mal por saber o que é 😅😅
Apesar de eu nascer em 2005, eu só fui saber o que é um Orelhão em 2011, quando eu tinha 6 anos
A cabine parece uma orelha gigante e usava fichas ou cartão
só faltou ele falar se o orelhão era de ficha ou cartão 🤣
Pois é, pessoas que não sabem o que é um orelhão já assistem vídeos de aviões
Humilhou-me 😅😂😂😂
Me lembro de assistir o primeiro vídeo seu dessa história e de chorar junto contigo quando disse que eles não tiveram chance. Pesado !
Fato semelhante ocorrido alguns dias depois,mas com final bem distinto foi a abertura de um reverso no 737-200 da VASP(se nao me engano em curitiba)no qual o piloto teve indicação de reverse unlocked e prontamente cortou motor e retornou para pouso sem maiores problemas.
Um acidente que marcou a minha infância 😢
Sou de Caxias do Sul de onde esse vôo saiu em torno das 6:30 da manhã, na ocasião morava na rota da descida e decolalem do aeroporto, ouvi quando ele decolou pois estudava de manhã depois fiquei sabendo do desastre...😢😢😢😢
Tbm sou de Caxias e lembro deste dia. Inclusive o aeroporto de Caxias recebeu ligações falando de um barulho diferente após a decolagem de Caxias.
Eu me lembro que minha amiga trabalhava na TAM neste período. Fiquei tão apreensiva que ela pudesse estar entre as vítimas, mas ela está num vôo para o Sul do país. Tragédia terrível. Quantas vidas perdido e mudadas drasticamente.😢
Litto que sensacional vc contando todo o ocorrido a cada dia mais encantada com o seu jeito de contar os ocorridos! ❤ Obrigada ❤
Lito, essa é uma tragédia que marcou a historia da minha família. E, de certa forma, faz parte do meu nascimento também. Eu nasci apenas dois dias antes do acidente! Não estava programado, acabei vindo ao mundo com 35 semanas 😅
Meu tio pediu folga no trabalho justamente para me visitar e, por isso, nao morreu nesse dia. Mas, os danos emocionais de perder os amigos entristece ele até hoje.
Eu sou apaixonada por aviação e cresci ouvindo ele narrar o que aconteceu.
SEU CONTEÚDO É INCRÍVEL, acompanho desde o blog, quando eu era pirralha ❤