Estou vivendo de sítio desde janeiro e conhecendo os produtores da minha região eu adianto: O erro é achar que produzir mais vai te salvar, em algum momento a renda será suficiente. O problema é que os custos de produção aumentam proporcionalmente assim como as responsabilidades e riscos. O pequeno produtor não foca em produzir de maneira inteligente, de eliminar processos desnecessários e etc. Fiz um projeto de layout para uma estação de beneficiamento de tomates que só com organização do galpão gerou uma economia de mil reais mensais. Imagine quanta grana desse tipo não é desperdiçada por ai?
Com certeza, amigo! Obrigado pelo depoimento! Eu sempre defendo isso no canal, o pequeno precisa se organizar, profissionalizar e agregar valor a produção, são os segredos pra viver tranquilo no campo!
Cara, eu trabalhei por uns 20 na cidade e a 6 comecei a trabalhar na roça com pecuária e tive muitos problemas e quebrei muito a cara, hoje ainda me pego com o raciocínio da cidade só que na roça e ainda do com os burros n'água. A sociedade e o governo não estão preparados pra oferecer os recursos que nececitamos no campo. Mas é isso aí temos que vencer com as armas que temos do jeito que dá.
Amigo, eu comecei uma série que chama Negócio Rural do Zero. O segundo vídeo sai no outro domingo, acho que pode te dar uma luz! O primeiro vídeo tá online aqui no canal já. Mas na roça é assim mesmo, todo dia é uma luta! Eu gosto de dizer que aqui a gente vai mais devagar, mas chega mais longe!
Provavelmente sim, amigo! Pergunta pela cidade, pessoal deve saber. Pergunta no mercado, na padaria. Pergunta se tem lugar que faz lavagem ou preparo de frutas e legumes. Dependendo da região chamam de LAVADOR também
Muito bom seus videos amigo, recentemente vendi meu apartamento aqui em Curitiba com a intenção de me mudar aqui pra próximo a 30km da cidade, comprando uma chácara, justamente para viver do campo mas vi que não sera bem assim de inicio, acho que uns 2 anos para isso de fato acontecer né, agora estou em cima do mudo com tantas incertezas de como vai ser um sujeito da cidade no campo rsrsrs. Agora vou apostar todas as fichas e seguir suas dicas para não dar tanto com os burro nágua né rsrs, um grande abraço e obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Boa sorte amigo! No começo dá receio, mas depois você verá que tudo vai correr bem! Hoje em dia você tem sempre a oportunidade de tirar uma renda pela internet, ou oferecer na cidade algo que você encontra na roça, então dá pra se virar até as coisas começarem a fluir. Boa jornada!
Quer um lugarzinho no campo? É possível, e pode ser bem acessível. Já pensou em formar um grupo de amigos e juntos "construir" um Condomínio Rural ??, algo simples, mas seguro e acolhedor.
Eu não sei se todo lugar é igual aqui por exemplo nas redes de super mercado tem contratos de fidelidade com fornecedores do sudeste como são e Minas aqui as vezes o tomate está com preço de 10 reais o quilo ê mesmo a 2reais a do produtor local eles não compra e nesse caso o produtor tem que produzir em poucas quantidades para vender na feirinha e muitas horticultura tem alto custo de produção e fica inviáveis em poucas quantidades meu amigo plantou 2 equiteres de melão na hora da colheita foi tão boicotado pelos empresários local teve que vender sua produção para santa Catarina que fica a quase 3mil kms de distância pelo um preço baixo e desanimou tanto que voltou novamente para o interior de São Paulo porque aqui no Mato Grosso tem esse poblema não tem esse tal barracão que você falou mais a dica foi Boa parabéns amigo
Amigo, contrato com redes de mercado são MUITO complicados! Eu tive alguns e perdi mais dinheiro fornecendo mercadoria, do que recebi. Infelizmente o pequeno produtor fica na mão das redes na hora da negociação. Penso em fazer outro vídeo sobre esse tipo de contrato no futuro, contar essa história também. Obrigado pelo comentário!
Acho muito importante você fazer um vídeo sobre isso porque os amigos pequenos produtores saem do interior de São Paulo vem pra cá no Norte do Mato Grosso e vê uma cidade de 200mil habitantes e vem se instalar aqui e não sabe que não tem ceasa e investe tudo influenciado pelos preços praticados e termina tendo uma grande decepção e perdendo todo seu capital muito obrigado por sua atenção
@@FugaprasColinas , em muitos casos predomina a venda consignada e isso é complicadíssimo. O produtor leva 40-60 dias para produzir uma alface, por exemplo, assume todos os riscos envolvidos na produção e ainda faz a venda consignada. O lucro do mercado por cabeça de alface deve ser maior do que o do produtor, que assume, no caso da venda consignada, todos os riscos do campo, da entrega e da venda (na verdade da não venda). Prospectando mercados eu cheguei a ouvir do dono de um deles: eu quero receber o produto diariamente e no final do dia quando sobra mercadoria eu jogo fora, porque quero produto fresco na prateleira. O que eu percebo é que ainda existem muitos produtores (pouco unidos) e se um deles não aceitar essa proposta indecente do mercado, vem outro e assume este papel inglório. A venda para o consumidor final é uma ideia muito boa, mas tenho a sensação de que ela precisa estar associada a uma boa diversificação. Só que quanto maior a diversificação, a escala de produção por produto diminui. E ainda precisamos lembrar que cada cultura é única e dominar todos os aspectos técnicos de várias culturas é bastante desafiador. É uma equação complicada de se resolver, mas acredito que tenha uma solução. Cooperativas e associações são alternativas e são muito afetivas e representativas na Região Sul do país. Já em outras regiões nem tanto. Para essas alternativas resultarem em sucesso é preciso desenvolver uma cultura que valorize o trabalho em conjunto. Já conversei com cooperado que se refere à cooperativa como se fosse uma empresa da qual ele não possui ingerência. E o pior é que me parece que algumas cooperativas realmente possuem poucos donos, em número muito inferior aos de cooperados.
Eu vivo esta situação aí. Eu fornecia pra merenda escolar da prefeitura. Mas com a pandemia, a prefeitura não está mais comprando. Então estou fazendo vendas pela Internet e entrego nas casas.
Tem que ser sincero mesmo, pq eu fico vendo um tanto de gente iludida que acha que plantando 100 pé de arroz dá pra produzir 1 saco de 5KG. "Aihm, meu sonho é ser auto-suficiente e não depender de ninguém!" 🤨
Esse vídeo "encarnou" melhor, desfazendo um outro que queria parecer fácil ganhar 800 num só dia. Já não era fácil - tanto porque não era de fato trabalho nem conhecimento adquirido de um só dia... E esquecia do governo! Aquele é passado e esse, mesmo sem tanto otimismo, é que o bão. Gosto sempre de te ver e ouvir. Forte abraço!
Pra ir pro campo: primeiro tem que ter dinheiro (muto); a área plantada tem que ser grande (pensando na entre safra); impossível de sair fora do atravessador, há não seja venda direta (com uma pick-up de porta em porta); Não ganha dinheiro vendendo alimentação que ''pobre'' consome (alface, melancia, tomate, etc); sorte e propaganda na hora ideal. Tive um amigo que vendia lima ácida, fechou um contrato com um rede hipermercado, mas esqueceu da entre safra, teve que comprar de outro local para cumprir o contrato e 3 meses depois, teve que vender a propriedade para pagar a multa do contrato. O campo é excelente, mas para quem tem muito dinheiro para investimento, aquele velho ditado: dinheiro chama dinheiro. Há 57 no campo, sei que é difícil. Hoje, arrumei um emprego e minhas terras estão plantadas com silvicultura.
Valeu pelo comentário e por compartilhar essas informações, amigo! Realmente, viver da terra requer bastante planejamento. A minha sugestão é começar com vendendo produtos da região, aí você tem fôlego pra montar sua produção. Dá uma olhada no meu vídeo sobre como vender produtos da roça. Grande abraço!
Estou vivendo de sítio desde janeiro e conhecendo os produtores da minha região eu adianto: O erro é achar que produzir mais vai te salvar, em algum momento a renda será suficiente. O problema é que os custos de produção aumentam proporcionalmente assim como as responsabilidades e riscos. O pequeno produtor não foca em produzir de maneira inteligente, de eliminar processos desnecessários e etc. Fiz um projeto de layout para uma estação de beneficiamento de tomates que só com organização do galpão gerou uma economia de mil reais mensais. Imagine quanta grana desse tipo não é desperdiçada por ai?
Com certeza, amigo! Obrigado pelo depoimento! Eu sempre defendo isso no canal, o pequeno precisa se organizar, profissionalizar e agregar valor a produção, são os segredos pra viver tranquilo no campo!
To com esse intuito daqui tres anos to estudando agricultura profissionalizante ..seus videos esta me ajudando muito .
Boa noite obrigada boas dicas Deus te abençoe
Amém
Objetivelmente incrível de bão!
Parabéns Artur
Tamo junto!
Aqui, estamos na luta do leite
Parabéns meu amigo gostei desta matéria muito boa 🙏🏻🙏🏻🙏🏻👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Tamo junto, meu amigo, Antônio Carlos!
Excelente, realismo é fundamental.
Adorei suas dicas e sinceridade para readequar os nossos sonhos, tamo junto
Tamo junto!!
Muito bom amigo.to com a minha colônia ainda nó bruto mais já estou com os documentos da terra. Mas eu vou viver dá minha colônia.
Boa sorte, amigo! Vai dar tudo certo!
Muito bom, parabéns pela iniciativa de divulgação das suas experiências.
Tamo junto!
Cara, eu trabalhei por uns 20 na cidade e a 6 comecei a trabalhar na roça com pecuária e tive muitos problemas e quebrei muito a cara, hoje ainda me pego com o raciocínio da cidade só que na roça e ainda do com os burros n'água. A sociedade e o governo não estão preparados pra oferecer os recursos que nececitamos no campo.
Mas é isso aí temos que vencer com as armas que temos do jeito que dá.
Amigo, eu comecei uma série que chama Negócio Rural do Zero. O segundo vídeo sai no outro domingo, acho que pode te dar uma luz! O primeiro vídeo tá online aqui no canal já. Mas na roça é assim mesmo, todo dia é uma luta! Eu gosto de dizer que aqui a gente vai mais devagar, mas chega mais longe!
Artur acho seu videos muito bons parabéns assim vc ajuda muita gente que quer mudar de vida e viver no campo
Fico feliz de ajudar, amigo! Tamo junto!
Parabéns, ótimo vídeo
Toda cidade tem esse chamado packing house (barracao)? Como faço pra procurar isso na minha cidade?
Obrigado pela ajuda! Sou de Ibitinga SP
Provavelmente sim, amigo! Pergunta pela cidade, pessoal deve saber. Pergunta no mercado, na padaria. Pergunta se tem lugar que faz lavagem ou preparo de frutas e legumes. Dependendo da região chamam de LAVADOR também
@@FugaprasColinas Muito obrigado meu amigo! Valeu pela força!
Muito bom seu vídeo!
Parabéns
Boa explicação
Tamos juntos.😀
Rei Arthur, merece meu tempo. Ajuda e faz as coisas de coração. Obrigado
Valeu amigo!!
Muito bom seus videos amigo, recentemente vendi meu apartamento aqui em Curitiba com a intenção de me mudar aqui pra próximo a 30km da cidade, comprando uma chácara, justamente para viver do campo mas vi que não sera bem assim de inicio, acho que uns 2 anos para isso de fato acontecer né, agora estou em cima do mudo com tantas incertezas de como vai ser um sujeito da cidade no campo rsrsrs. Agora vou apostar todas as fichas e seguir suas dicas para não dar tanto com os burro nágua né rsrs, um grande abraço e obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Boa sorte amigo! No começo dá receio, mas depois você verá que tudo vai correr bem! Hoje em dia você tem sempre a oportunidade de tirar uma renda pela internet, ou oferecer na cidade algo que você encontra na roça, então dá pra se virar até as coisas começarem a fluir. Boa jornada!
Quer um lugarzinho no campo? É possível, e pode ser bem acessível. Já pensou em formar um grupo de amigos e juntos "construir" um Condomínio Rural ??, algo simples, mas seguro e acolhedor.
Boas dicas Arthur.
Canal bom demais
Tamo junto!
Parabéns , video muito bom .Faz mais
Bom dia belas dicas valeu
bem assim mesmo
parabens amigo sucesso sempre otimas dicas tmj abraço
Tamo junto!!
Bom dia! Como faço para entrar em contato com o nosso Arthur Bão?
Eu não sei se todo lugar é igual aqui por exemplo nas redes de super mercado tem contratos de fidelidade com fornecedores do sudeste como são e Minas aqui as vezes o tomate está com preço de 10 reais o quilo ê mesmo a 2reais a do produtor local eles não compra e nesse caso o produtor tem que produzir em poucas quantidades para vender na feirinha e muitas horticultura tem alto custo de produção e fica inviáveis em poucas quantidades meu amigo plantou 2 equiteres de melão na hora da colheita foi tão boicotado pelos empresários local teve que vender sua produção para santa Catarina que fica a quase 3mil kms de distância pelo um preço baixo e desanimou tanto que voltou novamente para o interior de São Paulo porque aqui no Mato Grosso tem esse poblema não tem esse tal barracão que você falou mais a dica foi Boa parabéns amigo
Amigo, contrato com redes de mercado são MUITO complicados! Eu tive alguns e perdi mais dinheiro fornecendo mercadoria, do que recebi. Infelizmente o pequeno produtor fica na mão das redes na hora da negociação. Penso em fazer outro vídeo sobre esse tipo de contrato no futuro, contar essa história também. Obrigado pelo comentário!
Acho muito importante você fazer um vídeo sobre isso porque os amigos pequenos produtores saem do interior de São Paulo vem pra cá no Norte do Mato Grosso e vê uma cidade de 200mil habitantes e vem se instalar aqui e não sabe que não tem ceasa e investe tudo influenciado pelos preços praticados e termina tendo uma grande decepção e perdendo todo seu capital muito obrigado por sua atenção
@@FugaprasColinas , em muitos casos predomina a venda consignada e isso é complicadíssimo. O produtor leva 40-60 dias para produzir uma alface, por exemplo, assume todos os riscos envolvidos na produção e ainda faz a venda consignada. O lucro do mercado por cabeça de alface deve ser maior do que o do produtor, que assume, no caso da venda consignada, todos os riscos do campo, da entrega e da venda (na verdade da não venda).
Prospectando mercados eu cheguei a ouvir do dono de um deles: eu quero receber o produto diariamente e no final do dia quando sobra mercadoria eu jogo fora, porque quero produto fresco na prateleira. O que eu percebo é que ainda existem muitos produtores (pouco unidos) e se um deles não aceitar essa proposta indecente do mercado, vem outro e assume este papel inglório.
A venda para o consumidor final é uma ideia muito boa, mas tenho a sensação de que ela precisa estar associada a uma boa diversificação. Só que quanto maior a diversificação, a escala de produção por produto diminui. E ainda precisamos lembrar que cada cultura é única e dominar todos os aspectos técnicos de várias culturas é bastante desafiador. É uma equação complicada de se resolver, mas acredito que tenha uma solução.
Cooperativas e associações são alternativas e são muito afetivas e representativas na Região Sul do país. Já em outras regiões nem tanto. Para essas alternativas resultarem em sucesso é preciso desenvolver uma cultura que valorize o trabalho em conjunto. Já conversei com cooperado que se refere à cooperativa como se fosse uma empresa da qual ele não possui ingerência. E o pior é que me parece que algumas cooperativas realmente possuem poucos donos, em número muito inferior aos de cooperados.
Bom dia Artur. Muito bom vídeo. Estou pensando em investir na produção rural. Seu vídeo ajudou muito a esclarecer a cadeia. Obrigado
Fico feliz de ajudar, amigo!
Eu vivo esta situação aí. Eu fornecia pra merenda escolar da prefeitura. Mas com a pandemia, a prefeitura não está mais comprando. Então estou fazendo vendas pela Internet e entrego nas casas.
A prefeitura tava te pagando amigo? Conheço muito produtor que sofre pra receber das prefeituras!
@@FugaprasColinas demora bastante, mas pagam. Pagam tudo de uma vez.
Tem que ser sincero mesmo, pq eu fico vendo um tanto de gente iludida que acha que plantando 100 pé de arroz dá pra produzir 1 saco de 5KG.
"Aihm, meu sonho é ser auto-suficiente e não depender de ninguém!" 🤨
Verdade, amigo! Ou que vai plantar 2 leras de alface e vai conseguir renda para passar o mês sossegado!
Sobre o aplicativo.. Não deu certo porque não tinha aderência rural ou o problema era a grana para expandir ele na cidade?
Esse vídeo "encarnou" melhor, desfazendo um outro que queria parecer fácil ganhar 800 num só dia. Já não era fácil - tanto porque não era de fato trabalho nem conhecimento adquirido de um só dia... E esquecia do governo! Aquele é passado e esse, mesmo sem tanto otimismo, é que o bão. Gosto sempre de te ver e ouvir. Forte abraço!
Pra ir pro campo: primeiro tem que ter dinheiro (muto); a área plantada tem que ser grande (pensando na entre safra); impossível de sair fora do atravessador, há não seja venda direta (com uma pick-up de porta em porta); Não ganha dinheiro vendendo alimentação que ''pobre'' consome (alface, melancia, tomate, etc); sorte e propaganda na hora ideal. Tive um amigo que vendia lima ácida, fechou um contrato com um rede hipermercado, mas esqueceu da entre safra, teve que comprar de outro local para cumprir o contrato e 3 meses depois, teve que vender a propriedade para pagar a multa do contrato. O campo é excelente, mas para quem tem muito dinheiro para investimento, aquele velho ditado: dinheiro chama dinheiro. Há 57 no campo, sei que é difícil. Hoje, arrumei um emprego e minhas terras estão plantadas com silvicultura.
Valeu pelo comentário e por compartilhar essas informações, amigo! Realmente, viver da terra requer bastante planejamento. A minha sugestão é começar com vendendo produtos da região, aí você tem fôlego pra montar sua produção. Dá uma olhada no meu vídeo sobre como vender produtos da roça. Grande abraço!
Estas informações não acaba com sonho de ninguém
Só alertou pessoas a não darem passo errado e se frustrar no futuro
Essa era a ideia amigo, que bom que ajudou!