Quer PRESENTEAR alguém ou SABER MAIS sobre carros, motores e história? Aqui vão alguns produtos que podem te ajudar, você receberá uma grande obra e ainda AJUDA o canal! Obrigado FUSCA - Clássicos do Brasil: origem, controversas e chegada ao Brasil. ILUSTRADO amzn.to/3xlbCqT OPALA - Clássicos do brasil: história, controversas e como conquistou o Brasil. ILUSTRADO amzn.to/3TNsyxA BRASÍLIA - Clássicos do Brasil: história, controversas e sucesso nacional. ILUSTRADO amzn.to/3POcJWu A HISTÓRIA do AUTOMÓVEL: da pré história a 1908. amzn.to/4cIjanC AYRTON SENNA: uma lenda a toda velocidade. amzn.to/3VOEjGH FERRARI - O Homem por trás das máquinas amzn.to/3J76Qj6 Já pensou em LAVAR SEU CARRO com os melhores produtos? Então confira algumas ofertas: VONIXX - Kit de LAVAGEM AUTOMOTIVA completa: amzn.to/4ambBkP Kit BÁSICO de Lavagem Rodabrill amzn.to/3xkKaJI Que tal presentear alguém com um veículo em escala de sucesso? KOMBI - Volkswagen Collection - MINIATURA EM ESCALA amzn.to/3J79yFA KOMBI - Playmobil - Veículo para montar (similar a LEGO) amzn.to/3VNsmky FUSCA - Playmobil - Veículo para montar (similar a LEGO) amzn.to/3VLq5q7 Contato e PIX do canal: mundodagraxa@gmail.com Obrigado pela sua compra!
Lembro dessa Kombi. Eu trabalhava em lotação na época. Kombi bonita e tal, mas na época a Kia Besta estava fazendo o maior sucesso. Tinha ar condicionado, melhor acabamento interno, e mais lugares para passageiros.
Não vendeu bem porque o luxo que ela oferecia era equivalente ao modelo standart e, também porque a Volkswagen em vez de colocar um banco rebatido atrás, igual ao da Topic e Besta, preferiu simplesmente eliminar, não só um, como dois bancos!
exatamente, no fundo a Volkswagen quis economizar. Ao invés de lançar um projeto melhor quis reciclar. Sem dúvida a Karat ficou muito bacana, mas para concorrer com Besta e Topic não dava. abraço e obrigado pelo comentário
Essa Kombi era mítica, mas era cara, mas eu lembro de admirar a Karat, tinha uma perto de casa, azul, linda! Era tipo uma Kombi configurada em primeira classe
Meu pai uma topic e uma h100, ele sempre odiou kombi e como ele mesmo fazia a manutenção e eu ajudava, víamos o valor das peças e não era nada fora do normal e nem é dificil de achar, ajuda bastante o fsto de morar em mauá sp, e elas são bem confiáveis se bem cuidadas
sem dúvida ela não tinha comparação com a Topic e a H100. Mas especialmente em cidades do interior ficava difícil a manutenção. Obrigado pelo comentário
Eu trabalhei na rodagem de testes em regime de terceirização. Fins dos anos 90. Chegamos determinado dia lá no setor,e o que tínhamos prá rodar? Kombi Karat. E o que vou falar agora vão dizer que é lorota. O que tinha lá na casa de força? AP 1.8 MI! O câmbio tinha 4 marchas. Não sei se as relações eram as mesmas da Kombi "normal". Nós fazíamos uma rota em que rodávamos pela Mogi-Bertioga. A diferença no desempenho era brutal. Os colegas comentavam que se ela tivesse quinta marcha seria um desastre... Depois nos disseram que era para o mercado mexicano. Nosso brinquedo ficou em nossas mãos apenas naquele dia. Foi uma experiência e tanto. Saudades.
Tive uma Kia Besta. A Kombi, apesar de ser um ótimo veículo, tive três, não chegava nem perto. A besta tinha ar condicionado, direção hidráulica, janelas corrediças era carpetada, mais macia até mais que muitos carros pequenos além de ser a diesel. Não tinha nem comparação.
eu me lembro mesmo, principalmente da Besta ser bem macia. Sem contar na tocada, ela tinha um bom torque, lembro da frente dela subindo quando pisava forte no acelerador. Obrigado pelo comentário.
Lembro-me que Campinas o transporte alternativo começou em 1997... foi o início de um tempo de baderna e conflitos que durou até 2005, quando as cooperativas assumiram parte das linhas e pararam de fazer competição com os ônibus, elas próprias usando micro- e miniônibus. Mas não é disso que queria falar... queria falar era da evolução dos veículos. No início era justamente kombis, que mal e mal levavam 7 passageiros, mas a porta corrediça e o teto um pouco mais alto (coisas que no Brasil eram recentes em Kombis). Logo vieram as Bestas. Mas dava muito trabalho usar aqueles bancos dobráveis. Então vieram as Sprinters... Ivecos... lá por 2000, 2001, começaram os micros Volare com uma porta, depois para duas portas. As Kombis duraram pouco tempo, justamente o tempo da competição mais selvagem, quando não havia regulação e mesmo com 7 passageiros, algumas linhas mais curtas faziam muito dinheiro.
Parabéns pelo vídeo!!! Meu pai teve uma no final dos anos 90 realmente era muito linda essa Kombi. Tinha todo acabamento do Santana, até a buzina era do Santana.
Em 1994 a Mercedes Benz também entrou na briga com a MB 180 D e no ano seguinte a Hyundai coloca no mercado a Grace que iria ser renomeada como H-100 e no mesmo ano em outubro na Brasil Motor Show e na Fenatran a Fiat expôs a Ducato.
Eu lembro de ver pouquíssimas MB 180. A Hyundai até era mais comum, mas nada comparado a Besta, Topic e Towner. A Ducato eu me recordo de começar a ver somente um bom tempo depois, assim como a Renault Trafic. Obrigado pelo comentário.
@@mundodagraxa Os anos de 1995-97 ocorreram as duas últimas edições do Brasil Motor Show e a Fenatran ocorre regularmente. A edição de 1997 foi decisiva para a entrada da Ducato no assim como a de seus gêmeos da Peugeot e Citroen. Eu me lembro das enormes aglomerações no stand da Fiat na Fenatran de 1997. Tinha dezenove anos na época e já trabalhava com fretamento. A Ducato se mostrou muito superior as coreanas neste ramo e sua única concorrente até hoje, mesmo com o sucesso da Master ainda é a Sprinter.
realmente, eu lembro quando comecei a ver Besta e Topic nas ruas, os donos de Besta e Topic até saíam mais orgulhosos nas ruas por ser superior a Kombi hehe
Cara eu vivi este tempo da chegada das aquáticas realmente era assim mesmo ninguem mais queria a combi só que as aquáticas eran descartáveis e ninguem tinha avizado isso com 4/5.anos ja tinha peruas asiáticas encostadas quase de graça e ninguem queria
Por que a Kombi foi a maior safadeza que a Volkswagen continuou insistindo após os anos 90. A Kombi teve o seu valor e sempre vai ser reconhecida na sua época atender às necessidades daquela época. Eu tenho uma Kombi e adoro Kombi mas avaliando a situação e a realidade de mercado, a Kombi foi um veículo muito teimoso em persistir a ficar sendo comercializado tendo muitas opções de veículos muito mais modernos e com uma infraestrutura muito mais inovada. Uma Kombi nunca foi artigo de luxo sempre foi um veículo estigmatizado como saco de pancada, foi veículo de peixaria veículo de caldo de cana veículo de pedreiro carregar material de construção, procure qualquer Kombi que tenha sido apenas utilizada para ser carro de família aos finais de semana, você quase não vai encontrar. Quem queria um carro mais requintado não iria apelar para uma Kombi cheia de gambiarra com banco de Santana. Tava vindo muita coisa boa lá de fora para cá com motor muito mais eficiente ar-condicionado mais silencioso e com tudo muito mais moderno. É vergonhoso um veículo com o mesmo conceito da década de 50 tecido insistentemente comercializado até os anos 2010 quase chegando em 2020. Lá fora Jacintinho opções como a Eurovan e a Caravelle que poderiam muito bem ter sido colocadas aqui.
Concordo plenamente com você. Na verdade a Kombi teve seu papel, se for analisar nenhum carro dava conta de fazer o que ela fazia, mas depois a Volkswagen quis colocar ela para concorrer numa categoria que seria impossível pra ela. Eu diria que talvez a Volkswagen devesse ter mantido ela na versão Standard com um bom preço para atender essas necessidades mais básicas, já que ela praticamente não tinha concorrente nessa categoria e lançado simultaneamente as versões atualizadas como a Eurovan por aqui para concorrer com as novas Besta e Topic a diesel. Obrigado pelo comentário.
@@mundodagraxa Mas a Volks vendeu sim Eurovan e Caravelle no Brasil no começo dos anos 2000, lembro bem dos comerciais na TV promovendo elas, mas devem ser mais raras que a própria Kombi Carat.
nao sei se vendiam pq tinha trouxa q comprava... Ou trouxas compravam pq vendiam... Seja como for, a verdade q a VW sempre maltratou o BRASIL.. O GOLF veio para substituir o FUSCA, demorou 10 anos para vender o ¨gol¨, q chegou com motor batedeira... Colocaram o ¨gol¨ para a america do sul... Uma copia barata do golf... Mais cara....
@@gregorievfernandes3138 Exato!!! E duvido muito que Eurovan e Caravelle tivessem aguentado os desaforos de donos descuidados, do "ótimo" combustível brasileiro, e de nossas "exemplares" ruas e estradas. Enfim, a Kombi durou tanto porque era uma proposta/alternativa que atendia exatamente aquilo que o brasileiro necessitava: boa capacidade de carga, resistência, durabilidade, mecânica simples, baixo custo de manutenção, e facilidade de obtenção de peças de reposição. No final, é isso que conta para quem procura um veículo utilitário. Independente de ser bonito ou feio.
Preço meu camarada, simples assim. Sucesso pelo preço e ausência de sucesso da carat também pelo preço. Kombi não tinha concorrente no mesmo valor e ponto final. As kombis da mesma época continuaram e as bestas sumiram se acabaram quebraram todas etc...
A Kombi tem uma longa história aqui no Brasil, mas a forma como a VW tratou o projeto aqui foi sacanagem. Só fez isso porque ela era parceira dos governos da ditadura militar que sempre a protegeram da concorrência. Tanto é que o modelo mais longevo dela foi a chamada [T 1.5], que foi uma gambiarra que fizeram do projeto da [T1], conhecida como Corujinha, com partes da [T2] europeia, que desde a década de 70 já tinha portas de correr. Na década de 80 lançaram a [T3] na Europa e na década de 90 a [T4], mas aqui continuava a versão [T1.5] que só foi reestilizada nessa época que o vídeo relata, com a chegada da concorrência estrangeira depois da abertura comercial feita pelo desastroso presidente Collor. A partir daí passaram a vender a [T2] enquanto na Europa era lançada a [T5], baita defasagem. Tentaram trazer as versões europeias importadas, com outros nomes: Eurovan e Caravelle, mas com a taxação que criaram para importações para salvar a Kombi [T2] e a VW, acabaram matando estes dois modelos. Ai veio a Mercedes-Benz Sprinter que monopolizou o mercado e a VW nem se atreveu a entrar nele, apenas seguiu com a Kombi enquanto pôde.
@@mundodagraxaa Eurovan, eu cheguei a ver uma, na época em que eu trabalhei numa subsidiária da Volkswagen - a AVAPE !!! Hoje tem a Sprinter;Ducato; Boxer...
Trabalhei numa banda que locava uma destas para transporte.Era um pouquinho mais confortável, porém: Continuava barulhenta, quente e lenta. Mas era bonita...
Olá! Tenho uma kombi ano 2003 de 12 lugares, injeção eletronica e motor boxer 1.6. Muito parecida com a Carat Estou planejando uma customização de motor para 1.8 ou 2.0 cursando o vibrabrequim e aumentando o diametro dos pistões., visando uma maior tork, para suportar o peso constante de 1000kg(12pessoas) e aumentar a vida útil do motor. Estudando também um cambio de 5 marchas. Pretendo melhorar a lubrificação do motor , principalmente os cilindros 3 e 4, o melhorar o arrefecimento nos cabeçotes com um turbilhonamento de combustível na admissão e acelerando a exaustão nos pistões, com a injeção eletronica ainda manter um consumo de combustível compatível com o original, 1.6 com o equilíbrio da mistura ar combustível. Também pretendo e incluir um arcondicionado, para um maior conforto na estrada.
E a Topic e a Towner era da Asia motors, era uma subsidiaria da Kia assim como a Opel era subsidiaria da GM. Eram empresas separadas mas uma sendo dona da outra (Fiat - Ferrari)
Em pensar que a Volkswagen do Brasil já em 1996 já fabricava exclusivamente pra exportação a kombi parecida com a carat só que regrida água motor ap e painel mostradores parecidos com do santana essa nunca foi oferecida no Brasil
Se tivesse um motor diferenciado, câmbio de 5 marchas ou até a opção pelo automático que tinha na Europa e nos Estados Unidos ou até na África do Sul, além de um acabamento mais moderno como o que era usado em algumas versões de exportação para o México, rádio de fábrica, ar condicionado e direção hidráulica, a Kombi Carat podia ter vendido melhor
realmente meu amigo, quanto ao câmbio até acho que não influenciaria muito, mas acabamento e motor sem dúvida, além é claro de um bom preço para competir.
@@mundodagraxa o ideal mesmo seria ter o mesmo cronograma de evolução do modelo europeu, que também aconteceu até na África do Sul mesmo na época do Apartheid em meio às sanções econômicas. E o mais louco é que enquanto ainda se vendia uma Kombi defasada no Brasil se fazia ao mesmo tempo um modelo análogo à Carat exportado para o México, e com acabamento melhorado além do motor AP 1.8 que certamente se sairia melhor em tráfego rodoviário. Detalhe que para substituir o boxer refrigerado a ar na Kombi vendida no Brasil, foi usado o 1.4 do Fox de especificação européia porque seria mais fácil que readequar o câmbio para usar um motor mais vigoroso. E como o Gol e a Parati G4 chegaram a ir para a Argentina e o Uruguai com o motor 1.4 ao invés dos 1.0 e 1.6 usados no Brasil, além do câmbio de 5 marchas, e lembrando que nos carros de motor longitudinal da Volkswagen era mais fácil inverter o sentido de rotação do diferencial para aproveitar a mesma carcaça de câmbio entre os modelos de motor dianteiro ou traseiro, o público talvez fosse mais receptivo a um câmbio de 5 marchas eventualmente para melhorar a economia em estrada ou ter mais agilidade nas arrancadas a plena carga.
@@zOiNhUh eu acredito que a Volkswagen poderia ter feito o seguinte, mantido a Kombi Standard para o trabalho pesado, afinal, ela não tinha concorrentes, como carro de entregas, pequenos transportes ou atividade rural e mantido um preço bom. E para o público mais refinado trazido a Eurovan para concorrer com as vans a diesel. a Kombi ainda servia muito bom como carro básico e barato para trabalho, mas transporte de pessoas ela não tinha como concorrer em qualidade de acabamento e tudo mais com as coreanas.
@@mundodagraxa o buraco é bem mais embaixo mesmo. A disputa da Kombi com as vans coreanas podia ter se mantido mais equilibrada se a evolução tivesse seguido o mesmo cronograma do exterior, e se o motor a diesel não tivesse dado errado na Kombi nacional. E apesar do motor traseiro comprometer a capacidade volumétrica da Kombi, favorecia a tração em terrenos mais bravios pela distribuição de peso entre os eixos ficar mais próxima do eixo de tração nas mais diversas condições de carga, enquanto a Eurovan além da tração dianteira tinha um porte maior e que até acabava sendo menos conveniente na cidade por incrível que pareça. Mas talvez se a Eurovan tivesse vindo também em versões de carga e com a tampa traseira bipartida com abertura horizontal como o Fiat Ducato já ficaria melhor, até porque a tampa traseira inteiriça e com abertura vertical tanto na Kombi quanto nas coreanas atrapalha tentar carregar pallets com auxílio de empilhadeira.
Caravelle e euro Van foram comercializadas três vezes o valor da kombi na época não tinha como dar certo infelizmente aqui quem manda não é o consumidor e Brasil
O grande problema na época não era os carros mas sim a mão de obra. Se vc analisar todos os veículos médios e ultilitarios usavam MWM ou Maxion... Na época o motor Ásia e Kia e próprio Mitsubishi que equipada a L300 (van) a galera não sabia nem pra onde ia! Esse caso acima era um colega que fazia lotação se defez da Kombi pra pegar uma Topic graças a um mecânico na troca de oleo ele perdeu o motor e saiu do ramo
Eu lembro dessa Kombi via comercia, aí vivo nunca vi uma. A VW poderia ter melhorado um pouco a velha senhora, principalmente suspensão e direção. Mas , a ganância e por a princípio não ter concorrentes né,ela não mexeu muito.
Na época meu tiú teve um Kombi carat azul ficou só três mês e foi roubada e um mês depois encontraram ela toda depenada 😢 aí ele vendeu e comprou uma Clipper
Alguém encomendou os opcionais da Kombi do seu tio era normal carros mais completos como gol GTI, achavam sem os bancos recaro sem rodas originais para-choque vira um gol ou GL ou Cl
Nunca entendi por que a VW nao importou ou produziu a VW Transporter (Kombi alemao quadrada) T3, T4, T5 e T6z Eu tive uma T5 de 2015 a 2019 aqui na Alemanha. Viajei muito com minha T5 Caravelle prateada.
Tinha varios tipos de Kombi que o pessoal esquece: Kombi cabine dupla, Kombi com a parte de tras cortada pra ficar igual Pick UP, ou entao o pessoal metia um bau pra fazer igual Kia Bongo.
@@andrecristiano802 Ela bem antiga dos anos 80. E a Kombi diesel foi aprovada sim, e foi posta a venda. O pessoal que tinha ela reclamava muito do radiador que a Kombi superaquecia porque o sistema de refirgeração que era a agua foi subdimensionado. Inclusive quando a VW mudou de refrigeração a ar para agua quando colocou motor do fox usou o projeto da Kombi diesel, só que corrigido os defeitos. Ja a cabine dupla é so digitar no google que vc ve como era.
Hoje fizeram um Kombi de lixo de 67 mil reais serie limitada feia sem conforto e escotra a carat e linda Aonde eu moro Iguaba teve ter 80% da tawner 😂 nunca vi tanta.
Boa noite meus amigos. No meu ver a Kombi náo tevia sair de linha e nossa tradição companheira de tudo a volwaguem erro mais uma vez outra coisa colocar motor a diesel ou refrigeração a água e a pior fabricação e colocar na Kombi erro fudido só para vocês ter a Kombi a diesel tinha que soutar o colchinho do motor para tirar o motor de partida outra coisa para trocar o colchinho do câmbio meu amigo dava trabalho e a bomba injetora nossa aí o radiador tinha que sempre ter zelo se não aí um mecânico inventou de colocar o motor a diesel na Saveiro cara foi mais dor de cabeça de que ver outra dor de cabeça era voltar a Kombi a diesel a gasolina motor a ar 1600 você fazia a inversão a o Detran barrava era dor de cabeça anos depois colocar o motor do Fox novo foi bem mas na primeira fervura a meu amigo problema e dor de cabeça veja a Kombi antiga ou corujinha motor 1200 após m 1500 com redução nas rodas ele durou muito a Kombi foi bom até 2005 m ou menos não desfazendo da volwaguem do BRASIL. Mas meu escultor os seus clientes e mecânicos somos inventor de soluções que vocês né imaginam só respeitos aos mecânicos inventores e proprietários dos ótimos carros da lendária e verdadeiro volwaguem do BRASIL com respeito peso a volwaguem desculpas mas sou franco humilde e amor a marca volwaguem do BRASIL um abraço para os reportes da matéria e mais uma vez desculpas volwaguem do BRASIL
não era mais robusta a Kombi muita barata a manutenção o motor diesel da besta polui muito esfumaça demais e sim mais espaçosa e cabe mais passageiros, uma coisa e teoria outra é o dia a dia igual a Kombi é difícil ter sem tirar os méritos dos outros veículos
A combi foi boa nos tempos em que existia coisa melhor, motor fraco e beberrão, sistema de direção muito ruim sempre tem folga e é muito pesado, alavanca de marchas da muito problema, suspensão dianteira gera muita folga e prejudica o alinhamento causando desgaste prematuro dos pneus, na minha opinião deveria ter saido de linha já nos anos 70 por que se colocar um motor em uma carroça ja fica bem melhor que uma combi.
Vamos ver... Esse ¨carro¨ para as DECADAS de 60/70 era bom... Aceitavel nos 90? Questionavel.. Ja q ELES vendiam em TODO o mundo, a nova KOMBI, com melhores motores, eletronicas, acabamentos e etc... NA DECADA dos 90. Qualquer coisa q veio nessa KOMBI, depois dos 90 é uma baita palhaçada... Uma PORCARIA... lamentavel... Kombi 2, era bonita tbm
INFELIZMENTE Volkswagen sempre empurrando o pior para o brasileiro. E além disso, o brasileiro é tão sem vergonha que aceita, acha que está na vantagem e/ou da risada. (kombi foi um veículo bom, no seu tempo. Dps com os asiáticos no país, percebemos o qto estávamos atrasados. Só em pensar que em outros países a kombi passou se não me engano, de sua 6ª geração).
Quer PRESENTEAR alguém ou SABER MAIS sobre carros, motores e história?
Aqui vão alguns produtos que podem te ajudar, você receberá uma grande obra e ainda AJUDA o canal! Obrigado
FUSCA - Clássicos do Brasil: origem, controversas e chegada ao Brasil. ILUSTRADO
amzn.to/3xlbCqT
OPALA - Clássicos do brasil: história, controversas e como conquistou o Brasil. ILUSTRADO
amzn.to/3TNsyxA
BRASÍLIA - Clássicos do Brasil: história, controversas e sucesso nacional. ILUSTRADO
amzn.to/3POcJWu
A HISTÓRIA do AUTOMÓVEL: da pré história a 1908.
amzn.to/4cIjanC
AYRTON SENNA: uma lenda a toda velocidade.
amzn.to/3VOEjGH
FERRARI - O Homem por trás das máquinas
amzn.to/3J76Qj6
Já pensou em LAVAR SEU CARRO com os melhores produtos? Então confira algumas ofertas:
VONIXX - Kit de LAVAGEM AUTOMOTIVA completa:
amzn.to/4ambBkP
Kit BÁSICO de Lavagem Rodabrill
amzn.to/3xkKaJI
Que tal presentear alguém com um veículo em escala de sucesso?
KOMBI - Volkswagen Collection - MINIATURA EM ESCALA
amzn.to/3J79yFA
KOMBI - Playmobil - Veículo para montar (similar a LEGO)
amzn.to/3VNsmky
FUSCA - Playmobil - Veículo para montar (similar a LEGO)
amzn.to/3VLq5q7
Contato e PIX do canal:
mundodagraxa@gmail.com
Obrigado pela sua compra!
Lembro dessa Kombi. Eu trabalhava em lotação na época. Kombi bonita e tal, mas na época a Kia Besta estava fazendo o maior sucesso. Tinha ar condicionado, melhor acabamento interno, e mais lugares para passageiros.
que bacana amigo, sem dúvida a Besta era superior mesmo.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Não vendeu bem porque o luxo que ela oferecia era equivalente ao modelo standart e, também porque a Volkswagen em vez de colocar um banco rebatido atrás, igual ao da Topic e Besta, preferiu simplesmente eliminar, não só um, como dois bancos!
exatamente, no fundo a Volkswagen quis economizar. Ao invés de lançar um projeto melhor quis reciclar. Sem dúvida a Karat ficou muito bacana, mas para concorrer com Besta e Topic não dava.
abraço e obrigado pelo comentário
Essa Kombi era mítica, mas era cara, mas eu lembro de admirar a Karat, tinha uma perto de casa, azul, linda! Era tipo uma Kombi configurada em primeira classe
exatamente meu amigo, eu nunca consegui ver uma azul, somente vermelha, mas acredito que era bem bonita mesmo..
abraço e obrigado pelo comentário
Eu me lembro desta kombi , até sonhei em uma só faltava uma coisa o principal o dinheiro. Kkk
A Kombi Carat também vinha com a famosa "férias" no volante, de tão grande que era a folga que todas Kombis tinham! Rsrs
Não conhecia essa versão da Kombi, realmente ficou bonita!!!
Mais um belo vídeo, obrigado por compartilhar conosco!
Meu pai uma topic e uma h100, ele sempre odiou kombi e como ele mesmo fazia a manutenção e eu ajudava, víamos o valor das peças e não era nada fora do normal e nem é dificil de achar, ajuda bastante o fsto de morar em mauá sp, e elas são bem confiáveis se bem cuidadas
sem dúvida ela não tinha comparação com a Topic e a H100. Mas especialmente em cidades do interior ficava difícil a manutenção.
Obrigado pelo comentário
Eu trabalhei na rodagem de testes em regime de terceirização.
Fins dos anos 90.
Chegamos determinado dia lá no setor,e o que tínhamos prá rodar?
Kombi Karat.
E o que vou falar agora vão dizer que é lorota.
O que tinha lá na casa de força?
AP 1.8 MI!
O câmbio tinha 4 marchas.
Não sei se as relações eram as mesmas da Kombi
"normal".
Nós fazíamos uma rota em que rodávamos pela Mogi-Bertioga.
A diferença no desempenho era brutal.
Os colegas comentavam que se ela tivesse quinta marcha seria um desastre...
Depois nos disseram que era para o mercado mexicano.
Nosso brinquedo ficou em nossas mãos apenas naquele dia.
Foi uma experiência e tanto.
Saudades.
O cambio de 5 marchas seria melhor ou pior na sua opnião?
@@fortunasa8966Desastre no sentido que iria andar muito, mas não era um carro com muita estabilidade kkk
A Kombi é carro mais sensacional já produzido. Simples , de facil manutenção e economico. Tinha capacidade de carga superior ao seu próprio peso.
Nao sei porque o toutube me recomendou esse canal, mas adorei. Muito boa a apresentação parabens
muito obrigado meu amigo, fico feliz demais com sua mensagem. Grande abraço
A VW Brasil não se dignou sequer a trazer as melhorias que a mexicana tinha, motor AP, painel moderno e acabamento muito mais luxuoso.
Ótima história, realmente eu não sabia da existência dessa combi andei muito de perua nessa época.kkk. parabéns y bom trabalho
valeu meu amigo, muito obrigado pelo incentivo!
Ahh adoro Kombi, gostaria de ter uma só pra eventos
Tentaram, mas não conseguiram derrubar a Kombi. Ainda hoje são milhares de Kombi rodando por aí, cadê as Topic, towner e Best? Pois é, Kombi é Kombi
Tive uma Kia Besta. A Kombi, apesar de ser um ótimo veículo, tive três, não chegava nem perto. A besta tinha ar condicionado, direção hidráulica, janelas corrediças era carpetada, mais macia até mais que muitos carros pequenos além de ser a diesel. Não tinha nem comparação.
Aí era uma mula Boa 😂😂😂
eu me lembro mesmo, principalmente da Besta ser bem macia. Sem contar na tocada, ela tinha um bom torque, lembro da frente dela subindo quando pisava forte no acelerador.
Obrigado pelo comentário.
Parabéns pelo conteúdo! Excelente edição e pautas! Sucesso sempre.
valeu meu amigo, muito obrigado pelo incentivo.
grande abraço
Ainda tem seu valor e fácil manutenção combi é combi
a muito tempo não vejo mais topique e outros
Existiu tambem a mitsubishi L-300 quase ninguem lembra, eta uma van de 12 lugares com chassi e motor L-200, no paraguai vi umas 4×4
Lembro-me que Campinas o transporte alternativo começou em 1997... foi o início de um tempo de baderna e conflitos que durou até 2005, quando as cooperativas assumiram parte das linhas e pararam de fazer competição com os ônibus, elas próprias usando micro- e miniônibus.
Mas não é disso que queria falar... queria falar era da evolução dos veículos. No início era justamente kombis, que mal e mal levavam 7 passageiros, mas a porta corrediça e o teto um pouco mais alto (coisas que no Brasil eram recentes em Kombis). Logo vieram as Bestas. Mas dava muito trabalho usar aqueles bancos dobráveis. Então vieram as Sprinters... Ivecos... lá por 2000, 2001, começaram os micros Volare com uma porta, depois para duas portas.
As Kombis duraram pouco tempo, justamente o tempo da competição mais selvagem, quando não havia regulação e mesmo com 7 passageiros, algumas linhas mais curtas faziam muito dinheiro.
A Kombi era pra está até hj no mercado se não fosse a porquisse da VW de não atualizar seu produtos
Parabéns pelo vídeo!!!
Meu pai teve uma no final dos anos 90 realmente era muito linda essa Kombi. Tinha todo acabamento do Santana, até a buzina era do Santana.
Em 1994 a Mercedes Benz também entrou na briga com a MB 180 D e no ano seguinte a Hyundai coloca no mercado a Grace que iria ser renomeada como H-100 e no mesmo ano em outubro na Brasil Motor Show e na Fenatran a Fiat expôs a Ducato.
Eu lembro de ver pouquíssimas MB 180. A Hyundai até era mais comum, mas nada comparado a Besta, Topic e Towner. A Ducato eu me recordo de começar a ver somente um bom tempo depois, assim como a Renault Trafic.
Obrigado pelo comentário.
@@mundodagraxa Os anos de 1995-97 ocorreram as duas últimas edições do Brasil Motor Show e a Fenatran ocorre regularmente. A edição de 1997 foi decisiva para a entrada da Ducato no assim como a de seus gêmeos da Peugeot e Citroen. Eu me lembro das enormes aglomerações no stand da Fiat na Fenatran de 1997. Tinha dezenove anos na época e já trabalhava com fretamento. A Ducato se mostrou muito superior as coreanas neste ramo e sua única concorrente até hoje, mesmo com o sucesso da Master ainda é a Sprinter.
Nada como a concorrência! Essa Kombi competia com a Besta, que revolucionou o transporte coletivo da época!
realmente, eu lembro quando comecei a ver Besta e Topic nas ruas, os donos de Besta e Topic até saíam mais orgulhosos nas ruas por ser superior a Kombi hehe
Cara eu vivi este tempo da chegada das aquáticas realmente era assim mesmo ninguem mais queria a combi só que as aquáticas eran descartáveis e ninguem tinha avizado isso com 4/5.anos ja tinha peruas asiáticas encostadas quase de graça e ninguem queria
Por que a Kombi foi a maior safadeza que a Volkswagen continuou insistindo após os anos 90. A Kombi teve o seu valor e sempre vai ser reconhecida na sua época atender às necessidades daquela época. Eu tenho uma Kombi e adoro Kombi mas avaliando a situação e a realidade de mercado, a Kombi foi um veículo muito teimoso em persistir a ficar sendo comercializado tendo muitas opções de veículos muito mais modernos e com uma infraestrutura muito mais inovada. Uma Kombi nunca foi artigo de luxo sempre foi um veículo estigmatizado como saco de pancada, foi veículo de peixaria veículo de caldo de cana veículo de pedreiro carregar material de construção, procure qualquer Kombi que tenha sido apenas utilizada para ser carro de família aos finais de semana, você quase não vai encontrar. Quem queria um carro mais requintado não iria apelar para uma Kombi cheia de gambiarra com banco de Santana. Tava vindo muita coisa boa lá de fora para cá com motor muito mais eficiente ar-condicionado mais silencioso e com tudo muito mais moderno. É vergonhoso um veículo com o mesmo conceito da década de 50 tecido insistentemente comercializado até os anos 2010 quase chegando em 2020. Lá fora Jacintinho opções como a Eurovan e a Caravelle que poderiam muito bem ter sido colocadas aqui.
Concordo plenamente com você. Na verdade a Kombi teve seu papel, se for analisar nenhum carro dava conta de fazer o que ela fazia, mas depois a Volkswagen quis colocar ela para concorrer numa categoria que seria impossível pra ela.
Eu diria que talvez a Volkswagen devesse ter mantido ela na versão Standard com um bom preço para atender essas necessidades mais básicas, já que ela praticamente não tinha concorrente nessa categoria e lançado simultaneamente as versões atualizadas como a Eurovan por aqui para concorrer com as novas Besta e Topic a diesel.
Obrigado pelo comentário.
@@mundodagraxa Mas a Volks vendeu sim Eurovan e Caravelle no Brasil no começo dos anos 2000, lembro bem dos comerciais na TV promovendo elas, mas devem ser mais raras que a própria Kombi Carat.
nao sei se vendiam pq tinha trouxa q comprava... Ou trouxas compravam pq vendiam...
Seja como for, a verdade q a VW sempre maltratou o BRASIL..
O GOLF veio para substituir o FUSCA, demorou 10 anos para vender o ¨gol¨, q chegou com motor batedeira...
Colocaram o ¨gol¨ para a america do sul...
Uma copia barata do golf...
Mais cara....
@@gregorievfernandes3138 Exato!!! E duvido muito que Eurovan e Caravelle tivessem aguentado os desaforos de donos descuidados, do "ótimo" combustível brasileiro, e de nossas "exemplares" ruas e estradas. Enfim, a Kombi durou tanto porque era uma proposta/alternativa que atendia exatamente aquilo que o brasileiro necessitava: boa capacidade de carga, resistência, durabilidade, mecânica simples, baixo custo de manutenção, e facilidade de obtenção de peças de reposição. No final, é isso que conta para quem procura um veículo utilitário. Independente de ser bonito ou feio.
Preço meu camarada, simples assim. Sucesso pelo preço e ausência de sucesso da carat também pelo preço. Kombi não tinha concorrente no mesmo valor e ponto final. As kombis da mesma época continuaram e as bestas sumiram se acabaram quebraram todas etc...
A Kombi tem uma longa história aqui no Brasil, mas a forma como a VW tratou o projeto aqui foi sacanagem. Só fez isso porque ela era parceira dos governos da ditadura militar que sempre a protegeram da concorrência. Tanto é que o modelo mais longevo dela foi a chamada [T 1.5], que foi uma gambiarra que fizeram do projeto da [T1], conhecida como Corujinha, com partes da [T2] europeia, que desde a década de 70 já tinha portas de correr. Na década de 80 lançaram a [T3] na Europa e na década de 90 a [T4], mas aqui continuava a versão [T1.5] que só foi reestilizada nessa época que o vídeo relata, com a chegada da concorrência estrangeira depois da abertura comercial feita pelo desastroso presidente Collor. A partir daí passaram a vender a [T2] enquanto na Europa era lançada a [T5], baita defasagem. Tentaram trazer as versões europeias importadas, com outros nomes: Eurovan e Caravelle, mas com a taxação que criaram para importações para salvar a Kombi [T2] e a VW, acabaram matando estes dois modelos. Ai veio a Mercedes-Benz Sprinter que monopolizou o mercado e a VW nem se atreveu a entrar nele, apenas seguiu com a Kombi enquanto pôde.
exato amigo, e perderam muito mercado por isso, na sequência outras marcas entraram na categoria e a Volkswagen nunca mais se atreveu.
@@mundodagraxaa Eurovan, eu cheguei a ver uma, na época em que eu trabalhei numa subsidiária da Volkswagen - a AVAPE !!!
Hoje tem a Sprinter;Ducato; Boxer...
Trabalhei numa banda que locava uma destas para transporte.Era um pouquinho mais confortável, porém: Continuava barulhenta, quente e lenta. Mas era bonita...
Volkswagen demorou demais pra colocar motor melhor na Kombi deveriam ter colocado o AP nela 1.6 ou 1.8
Show!!!
Olá!
Tenho uma kombi ano 2003 de 12 lugares, injeção eletronica e motor boxer 1.6. Muito parecida com a Carat
Estou planejando uma customização de motor para 1.8 ou 2.0 cursando o vibrabrequim e aumentando o diametro dos pistões., visando uma maior tork, para suportar o peso constante de 1000kg(12pessoas) e aumentar a vida útil do motor. Estudando também um cambio de 5 marchas.
Pretendo melhorar a lubrificação do motor , principalmente os cilindros 3 e 4, o melhorar o arrefecimento nos cabeçotes com um turbilhonamento de combustível na admissão e acelerando a exaustão nos pistões, com a injeção eletronica ainda manter um consumo de combustível compatível com o original, 1.6 com o equilíbrio da mistura ar combustível.
Também pretendo e incluir um arcondicionado, para um maior conforto na estrada.
ao invés de aumentar a litragem, coloque um turbo, bem acertado é só sucesso!
Não conhecia.
GOSTEI DO CANAL
Sou pintor de automóveis e eu tinha um cliente que tinha uma verde.
Esse comercial é muito bom! kkk Ter uma Kombi pra encher de mulheres (principalmente uma de cada etnia)! kkkk
Muito bom obrigado TO.
E a Topic e a Towner era da Asia motors, era uma subsidiaria da Kia assim como a Opel era subsidiaria da GM. Eram empresas separadas mas uma sendo dona da outra (Fiat - Ferrari)
O bom seria ter atualizado a caixa de direção da Kombi.
Em pensar que a Volkswagen do Brasil já em 1996 já fabricava exclusivamente pra exportação a kombi parecida com a carat só que regrida água motor ap e painel mostradores parecidos com do santana essa nunca foi oferecida no Brasil
pois é, já vi fotos desse modelo que você citou. Infelizmente aqui eles só acordaram quando chegou a concorrência.
Um painel novo na kombi com airbag e ar condicionado e Ap 1.8 MI faria a kombi vender mais com certeza
Não sabia dessa Kombi.
Se tivesse um motor diferenciado, câmbio de 5 marchas ou até a opção pelo automático que tinha na Europa e nos Estados Unidos ou até na África do Sul, além de um acabamento mais moderno como o que era usado em algumas versões de exportação para o México, rádio de fábrica, ar condicionado e direção hidráulica, a Kombi Carat podia ter vendido melhor
realmente meu amigo, quanto ao câmbio até acho que não influenciaria muito, mas acabamento e motor sem dúvida, além é claro de um bom preço para competir.
@@mundodagraxa o ideal mesmo seria ter o mesmo cronograma de evolução do modelo europeu, que também aconteceu até na África do Sul mesmo na época do Apartheid em meio às sanções econômicas. E o mais louco é que enquanto ainda se vendia uma Kombi defasada no Brasil se fazia ao mesmo tempo um modelo análogo à Carat exportado para o México, e com acabamento melhorado além do motor AP 1.8 que certamente se sairia melhor em tráfego rodoviário. Detalhe que para substituir o boxer refrigerado a ar na Kombi vendida no Brasil, foi usado o 1.4 do Fox de especificação européia porque seria mais fácil que readequar o câmbio para usar um motor mais vigoroso. E como o Gol e a Parati G4 chegaram a ir para a Argentina e o Uruguai com o motor 1.4 ao invés dos 1.0 e 1.6 usados no Brasil, além do câmbio de 5 marchas, e lembrando que nos carros de motor longitudinal da Volkswagen era mais fácil inverter o sentido de rotação do diferencial para aproveitar a mesma carcaça de câmbio entre os modelos de motor dianteiro ou traseiro, o público talvez fosse mais receptivo a um câmbio de 5 marchas eventualmente para melhorar a economia em estrada ou ter mais agilidade nas arrancadas a plena carga.
@@zOiNhUh eu acredito que a Volkswagen poderia ter feito o seguinte, mantido a Kombi Standard para o trabalho pesado, afinal, ela não tinha concorrentes, como carro de entregas, pequenos transportes ou atividade rural e mantido um preço bom. E para o público mais refinado trazido a Eurovan para concorrer com as vans a diesel.
a Kombi ainda servia muito bom como carro básico e barato para trabalho, mas transporte de pessoas ela não tinha como concorrer em qualidade de acabamento e tudo mais com as coreanas.
@@mundodagraxa o buraco é bem mais embaixo mesmo. A disputa da Kombi com as vans coreanas podia ter se mantido mais equilibrada se a evolução tivesse seguido o mesmo cronograma do exterior, e se o motor a diesel não tivesse dado errado na Kombi nacional. E apesar do motor traseiro comprometer a capacidade volumétrica da Kombi, favorecia a tração em terrenos mais bravios pela distribuição de peso entre os eixos ficar mais próxima do eixo de tração nas mais diversas condições de carga, enquanto a Eurovan além da tração dianteira tinha um porte maior e que até acabava sendo menos conveniente na cidade por incrível que pareça. Mas talvez se a Eurovan tivesse vindo também em versões de carga e com a tampa traseira bipartida com abertura horizontal como o Fiat Ducato já ficaria melhor, até porque a tampa traseira inteiriça e com abertura vertical tanto na Kombi quanto nas coreanas atrapalha tentar carregar pallets com auxílio de empilhadeira.
Caravelle e euro Van foram comercializadas três vezes o valor da kombi na época não tinha como dar certo infelizmente aqui quem manda não é o consumidor e Brasil
Lembro do comercial dela
Bonita a carat
Conheço um que comprou uma Topic até hj não se aprumou
kkkkkkkk que azar hein
O grande problema na época não era os carros mas sim a mão de obra. Se vc analisar todos os veículos médios e ultilitarios usavam MWM ou Maxion... Na época o motor Ásia e Kia e próprio Mitsubishi que equipada a L300 (van) a galera não sabia nem pra onde ia! Esse caso acima era um colega que fazia lotação se defez da Kombi pra pegar uma Topic graças a um mecânico na troca de oleo ele perdeu o motor e saiu do ramo
@@italorodrigo90 concordo, na verdade até hoje ainda acontece isso, especialmente na mecânica diesel ainda faltam muitos profissionais capacitados.
Eu lembro dessa Kombi via comercia, aí vivo nunca vi uma. A VW poderia ter melhorado um pouco a velha senhora, principalmente suspensão e direção. Mas , a ganância e por a princípio não ter concorrentes né,ela não mexeu muito.
Na época meu tiú teve um Kombi carat azul ficou só três mês e foi roubada e um mês depois encontraram ela toda depenada 😢 aí ele vendeu e comprou uma Clipper
Alguém encomendou os opcionais da Kombi do seu tio era normal carros mais completos como gol GTI, achavam sem os bancos recaro sem rodas originais para-choque vira um gol ou GL ou Cl
Nunca entendi por que a VW nao importou ou produziu a VW Transporter (Kombi alemao quadrada) T3, T4, T5 e T6z Eu tive uma T5 de 2015 a 2019 aqui na Alemanha. Viajei muito com minha T5 Caravelle prateada.
ganhou um inscrito
valeu meu amigo, muito obrigado!
abraço
Eu tenho uma 98 vermelha
2:55 comerciais criativos😂😂
Um VW NÃO TER motor Diesel é um livramento, mas as pessoas não estão preparadas pra essa conversa.
Quem se lembra da Kombi movida a diesel ?
me lembro bem dela, mas não é muito comum ver nas ruas hoje.
Obrigado pelo comentário
@@mundodagraxa
A Kombi a diesel não foi aprovada por um pequeno detalhe : a lataria " tremia " muito, o que fazia a Kombi ficar toda " molona ".
Tinha varios tipos de Kombi que o pessoal esquece: Kombi cabine dupla, Kombi com a parte de tras cortada pra ficar igual Pick UP, ou entao o pessoal metia um bau pra fazer igual Kia Bongo.
@@ChongLi99
Essa cabine dupla eu NUNCA VI. A única Kombi " diferente " que eu vi foi a movida a óleo diesel que não foi aprovada.
@@andrecristiano802 Ela bem antiga dos anos 80. E a Kombi diesel foi aprovada sim, e foi posta a venda. O pessoal que tinha ela reclamava muito do radiador que a Kombi superaquecia porque o sistema de refirgeração que era a agua foi subdimensionado. Inclusive quando a VW mudou de refrigeração a ar para agua quando colocou motor do fox usou o projeto da Kombi diesel, só que corrigido os defeitos. Ja a cabine dupla é so digitar no google que vc ve como era.
Agora quem manda e a Sprinter
Nunca vi uma dessas.
Hoje fizeram um Kombi de lixo de 67 mil reais serie limitada feia sem conforto e escotra a carat e linda
Aonde eu moro Iguaba teve ter 80% da tawner 😂 nunca vi tanta.
Boa noite meus amigos. No meu ver a Kombi náo tevia sair de linha e nossa tradição companheira de tudo a volwaguem erro mais uma vez outra coisa colocar motor a diesel ou refrigeração a água e a pior fabricação e colocar na Kombi erro fudido só para vocês ter a Kombi a diesel tinha que soutar o colchinho do motor para tirar o motor de partida outra coisa para trocar o colchinho do câmbio meu amigo dava trabalho e a bomba injetora nossa aí o radiador tinha que sempre ter zelo se não aí um mecânico inventou de colocar o motor a diesel na Saveiro cara foi mais dor de cabeça de que ver outra dor de cabeça era voltar a Kombi a diesel a gasolina motor a ar 1600 você fazia a inversão a o Detran barrava era dor de cabeça anos depois colocar o motor do Fox novo foi bem mas na primeira fervura a meu amigo problema e dor de cabeça veja a Kombi antiga ou corujinha motor 1200 após m 1500 com redução nas rodas ele durou muito a Kombi foi bom até 2005 m ou menos não desfazendo da volwaguem do BRASIL. Mas meu escultor os seus clientes e mecânicos somos inventor de soluções que vocês né imaginam só respeitos aos mecânicos inventores e proprietários dos ótimos carros da lendária e verdadeiro volwaguem do BRASIL com respeito peso a volwaguem desculpas mas sou franco humilde e amor a marca volwaguem do BRASIL um abraço para os reportes da matéria e mais uma vez desculpas volwaguem do BRASIL
VW vacilou , hoje em dia HR, Jumpy, Scudo e Expert estão nadando de braçadas !
não era mais robusta a Kombi muita barata a manutenção o motor diesel da besta polui muito esfumaça demais e sim mais espaçosa e cabe mais passageiros, uma coisa e teoria outra é o dia a dia igual a Kombi é difícil ter sem tirar os méritos dos outros veículos
A tauwer vendia muito p colocar carrinho de cachorro quente
Gostaria de ter uma e já vi vendendo ovos kkk
Soube da existência porém não vi nenhuma nas ruas.
Eu acho que nao foi sucesso de vendas pq esses acessorios aumentavam muito o preco dela👍
acredito que esse tenha sido um dos fatores principais. Um preço alto e o fato das concorrentes serem a diesel deixavam ela numa posição difícil.
Deveria ter se chamado Kombi discarat kkk
Volkswagen sempre empurrando carro pé de boi pros brasileiros
A combi foi boa nos tempos em que existia coisa melhor, motor fraco e beberrão, sistema de direção muito ruim sempre tem folga e é muito pesado, alavanca de marchas da muito problema, suspensão dianteira gera muita folga e prejudica o alinhamento causando desgaste prematuro dos pneus, na minha opinião deveria ter saido de linha já nos anos 70 por que se colocar um motor em uma carroça ja fica bem melhor que uma combi.
Vamos ver...
Esse ¨carro¨ para as DECADAS de 60/70 era bom... Aceitavel nos 90? Questionavel..
Ja q ELES vendiam em TODO o mundo, a nova KOMBI, com melhores motores, eletronicas, acabamentos e etc...
NA DECADA dos 90.
Qualquer coisa q veio nessa KOMBI, depois dos 90 é uma baita palhaçada...
Uma PORCARIA...
lamentavel...
Kombi 2, era bonita tbm
INFELIZMENTE
Volkswagen sempre empurrando o pior para o brasileiro. E além disso, o brasileiro é tão sem vergonha que aceita, acha que está na vantagem e/ou da risada.
(kombi foi um veículo bom, no seu tempo. Dps com os asiáticos no país, percebemos o qto estávamos atrasados. Só em pensar que em outros países a kombi passou se não me engano, de sua 6ª geração).
Sem vergonha a Volkswagen!!!
Não era bancos de Santana, eram dela mesmo. Feitos para ela. Aumenta a história mas não inventa.