MONTAMOS UM OSCILADOR DE RELAXAÇÃO ONTEM NA FATEC DE CATANDUVA COM O 2N4656, CALCULAMOS O PROJETO E DEPOIS MONTAMOS NA PROTORBOARD, GOSTEI MUITO DE SUA EXPLICAÇÃO, BOA DIDÁTICA. PARABENS!
Parabéns professor, suas aulas são sempre muito esclarecedoras, lembrar dos osciladores com lâmpadas neon, o unijunção. Ociladores para treinar telegrafia, montados em latas de pastilhas Valda... Que saudades !!! Obrigado grande professor, votos de saúde e paz !
Brilhante explicação. Me lembro da primeira montagem que fiz utilizando esse transistor. Foi uma luz sequencial bem primitiva. Não utilizava nenhum circuito integrado. Apenas 4 SCRs com capacitores de carga e descarga responsáveis pelos disparos sequensial dos SCRs.. Não utilizava transformador também. Era circuito rabo quente. E funcionava belezinha. Anos 70.
@@Electrolab-Eletronica sei que deve ser muito ocupado mais queria saber se no canal tem algum vídeo sobre o transistor de efeito de campo -JGET estou estudando no meu curso e fiquei travado em algumas fórmulas, desde já agradeço
@@Electrolab-Eletronica mais obrigado por esse vídeo ajudou mesmo, estou com um pouco de dificuldade no meu curso técnico então estou procurando conteúdo que possa me ajudar, principalmente no módulo que estou agora que é eletrônica de potência
Mais um ótimo vídeo professor!Estou lendo e assistindo videos de eletrônicas para ter esse desenvoltura de leitura de circuitos .Gosto de mais de eletrônica.
Muito legal essa aula meu amigo!Me fez lembrar dos sequencias que montei a uns 30 anos atras, o oscilador usava o 2n2646 ele era a base para gerar os pulsos para o 4017.Realmente era muito boa a estabilidade dele!
Obrigado Michel! Sim, esse era um par muito comum o 2N2646 com o 4017! Também montei algumas brincadeiras luminosas dessas na adolescência, para incrementar as famosas festinhas da época! Fazia sucesso! Rsrrsr
Caro Lima, temos um infeliz inscrito no canal que há tempos faz questão de ser o primeiro. Tenho pena da falta de capacidade de argumentação dele e da pobreza de espírito. Mas mal sabe que sempre ajuda o canal, por ser inscrito e gerar visualização ao dar o deslike! Obrigado pelo comentário!
Concordo plenamente, uma aula de tirar o chapéu, muito DEZ!!! e tem sempre alguma pessoa que dá um deslike, mas o que importa é a maioria. Eletrolab esta de parabéns, aprendo muito com esse canal. Um abraço
Eloy, vc deveria falar do "apoi-se" no início de todo vídeo. Eu só fui saber que isso existia hj e tô assistindo seus vídeos já faz um tempo. Vou apoiar o canal com pagamento no boleto. Aposto que muitos que acompanham também não sabem disso. Eu não costumo ler a descrição dos vídeos
Obrigado Lisberne! Eu uso de certa discrição nesses casos, embora em algumas ocasiões até comento sobre os apoios. Mas evito muita propaganda, para que seja sempre espontânea a colaboração dos inscritos no canal! É uma cultura que não temos no país, lá fora é muito comum um canal de tecnologia se sustentar somente com apoiadores para os criadores de conteúdo!
Electrolab Entendo. Pode contar com meu apoio. Sou técnico em eletrotécnica e mês que vem começo engenharia elétrica, futuramente espero fazer vídeos como vc faz. Por enquanto não tenho conteúdo para isso
Bem vindo Lisberne! Desejo muito sucesso ao futuro colega! Muita dedicação ao curso, que com certeza valerá muito para o seu futuro! Conte sempre com o canal!
Boa noite, essa é a primeira coisa que comento no vídeo, a partir de 1:10. Com dois blocos de semicondutores, só há uma junção (entre os dois), por isso UNIjunção. Já os transistores comuns têm 03 blocos de semicondutores e por isso duas junções.
Um teste simples, mas que não é perfeito, pode dar uma ideia se o unijunção está ok ou não. Use um multímetro na escala de resistência, meça entre as bases, em qualquer posição deve medir 4 k e 10 k, se medir nessa faixa e medida é boa. Se a resistência medida de resistência muito alta o então o UJT estará aberto. Meça agora a resistência no sentido direto e depois no sentido inverso entre o emissor e a base B1 e B2. No sentido inverso deve ter uma resistência infinita e no sentido direto uma resistência na faixa de 30 a 70K.
Obrigado João! O efeito de "resistência negativa" ocorre quando um aumento de tensão provoca uma redução na corrente, pode acontecer em alguns componentes.
Eloy. Vc merece escrever um livro didático. Acho que o mercado é carente em bons conteúdos. Quanto ao deslike, vai aqui um provérbio árabe "Os cães ladram enquanto a caravana passa". Go ahead!
boa noite, sou inscrito no canal e gostaria de saber desse circuito, o que acontece ao fechar totalmente o trimpot e também ao abrir totalmente o trimpot?
Olá Lindicacio, depende sempre do valor do trimpot e do resistor em série com ele, o que ocorre é a variação de frequência do oscilador. No caso do circuito montado no vídeo, no mínimo ele oscilou em 187Hz até cerca de 2KHz perto do final da outra extremidade do trimpot, já acima desse ponto ele parou de oscilar.
boa noite. por gentileza estou com um pobleminha aqui com uma caixa amplificadora, queimou o transistor tip41c e tenho um do mesmo transistor mas não é isolado é metalico posso usar este metalico mesmo assim no lugar com bucha e mica ?
Quando peguei esse componente pela primeira vez pensei que o datasheet tava errado e acabei queimando ele sem entender como funcionava kk hoje estou eu querendo um dele original para fazer um oscilador para meus projetos, achei ele numa placa de orelhao
Leandro, devido ao VBE dos bipolares, eles iniciam a condução acima dessa tensão gerando o crossover, os FETs são controlador por tensão, por isso minimizam essa distorção. Mas tem o outro lado também, por terem capacitâncias internas elevadas, os MOSFETs podem ter problemas na resposta em frequência no amplificador.
amigo eu intend o esquema elétrico, so que quando eu monto na protoboard não aparece oscilação na saída, testo tanto com osciloscopio, como colocando um led na saída, mais não aparece resultado da oscilação. queria saber se é possível me ajudar a intender onde eu to errando , base 2 = 100 ohm, base1 = 20 ohm , capacitor do emissor = 200nf e resistor de emissor eu to usando um potenciometro de 50 ohms pra fazer uma variação na oscilação, tenho ajustado minha fonte entre 5 e 10v, mais não consegui nenhum resultado na saida. esse circuito ta no datasheet do UJT 2n2646, ja comprei dois UJT , pensei que podesse ser problema no CI
Olá Jairo, teste com o multímetro na escala de continuidade todas as ligações na protoboard, muitas vezes é falha nas conexões. Teste também o transistor, conforme comentei no vídeo. O circuito é muito simples, e deve funcionar sempre, portanto só pode ser um desses dois pontos.
Na sua explicação sobre a diferença da constituição interna deste transistor unijunção (no minuto 2:25), você explicou que é diferente dos transistores NPN e PNP, até aí tudo ok, mas você se equivocou ao dizer que estes transistores são compostos por um elemento N e dois P, ou dois P e um N, que deu no mesmo. O correto seria um N e dois P ou um P e dois N correto? No mais muito agradecido pela brilhante explicação. Like, like like...
Olá Adalberto, alí me referia aos bipolares somente, que são NPN ou PNP, os de unijunção têm somente um N e um P. Repare que eu digo assim " Ao contrário do transistor normal, que você vai ter 1 N e 2P ou 2P e um N". Obrigado!
Olá amigo, continuo na dúvida, me desculpe a minha ignorância, não sou nenhum técnico, apenas hobista, mas se é dito uma junção N e 2P, ou duas P e uma N, não é a mesma coisa? Explicando dessa maneira não estaria se referindo a um transistor PNP, pois um NPN seria uma junção P e duas N? Me corrija se estiver errado e peço desculpas mais uma vez, é apenas uma dúvida minha e acredito que de outros também, Muito grato pelo seu retorno.
Olá Aldalberto, é que os bipolares têm 2 junções sempre, com três regiões dopadas, 2P e 1N ou 2N e 1 P, fazendo assim os transistores BJT do tipo PNP ou NPN, respectivamente. Já os deste vídeo, de unijunção, têm somente uma junção com duas regiões uma P e uma N somente.
Ok, obrigado pelo retorno...Mas se você reparar no video você disse que um transistor normal tem 1N e 2P ou 2P e 1N. Não seria a mesma coisa isso que você afirmou? Só a ordem que foi trocada 1N e 2P para 2P e 1N. No meu ponto de vista teria que ter dito 1N e 2P e 1P e 2N para exemplificar transistores PNP e NPN nesta ordem...
Ah percebi! Ato falho, é claro que são dois N e um P ou dois P e um N, fazendo assim os NPN e PNP! Do contrário seriam todos PNPs. Foi o que quis dizer, mas repeti a mesma sequência sem perceber, pois o foco aqui era o unijunção. Obrigado pela observação!
o deslike deve ter sido dado pelo AndreCisp, ele cobra por esses cursos de eletronica e informatica, quando encontra um bom de graça fica puto. concorrência!
Olá Manoel, podemos ter um vídeo no futuro, mas basicamente, sem entrar em detalhes dos parâmetros híbridos, o hfe é o ganho de corrente do transítor e é estabelecido pelo fabricante conforme o modelo.
@@Electrolab-Eletronica estou consertando um aparelho, e tive dificuldade quando cheguei nesse componente, nem sei como como testar, pela lógica, o teste deve ser parecido com o do scr
Donizete Aquino amigo claro que o cara conhece. O cara é engenheiro eletrônico.. qual quer um que estuda eletrônica e trabalha com eletrônica l conhece o diodo 1n4148...
eu tb não entendo como uma pessoa pode dar deslike numa video aula dessas, mas não vou criticar não, vai que a pessoa que deu deslike seja, doente mental.
Como sempre, uma aula excepcional. Parabéns.
Obrigado Adriano!
Sua aula e muito boa...muito bem explicado...usei muito destes transistores na década de 80.
Obrigado Wagner!
Esse canal é Excelente... que bom se todos que pensam que é técnico aprendesse a teoria desse curso...
PARABENS.
Obrigado Luciano!
MONTAMOS UM OSCILADOR DE RELAXAÇÃO ONTEM NA FATEC DE CATANDUVA COM O 2N4656, CALCULAMOS O PROJETO E DEPOIS MONTAMOS NA PROTORBOARD, GOSTEI MUITO DE SUA EXPLICAÇÃO, BOA DIDÁTICA. PARABENS!
Muito bom Gabriel! Obrigado!
Maravilha! de explicação. Fácil de ser entendido.
Obrigado Geraldo!
Parabéns professor, suas aulas são sempre muito esclarecedoras, lembrar dos osciladores com lâmpadas neon, o unijunção. Ociladores para treinar telegrafia, montados em latas de pastilhas Valda... Que saudades !!! Obrigado grande professor, votos de saúde e paz !
Obrigado Antonio! Bons tempos!!
Aula incrível!!!, parabéns!!! Didática excelente!!!!!
Obrigado Henrique!
Sensacional, excelente nível de conteúdo...
Muito obrigado!
Obrigado Rudinei!
Brilhante explicação.
Me lembro da primeira montagem que fiz utilizando esse transistor. Foi uma luz sequencial bem primitiva. Não utilizava nenhum circuito integrado. Apenas 4 SCRs com capacitores de carga e descarga responsáveis pelos disparos sequensial dos SCRs.. Não utilizava transformador também. Era circuito rabo quente. E funcionava belezinha. Anos 70.
Obrigado Amilton! Boa época, circuitos simples porém funcionais!
Poxa, que aula eficiente!!! 😊
Obrigado!
Valeu professor os seus vídeos estão ajudando muito...
Valeuzão
Obrigado Antonio!
Muito proveitosa essa aula; eu nunca tinha ouvido falar a respeito; nota 1000, parabens e obrigado
Obrigado Edner!!
A aula me ajudou bastante obrigado pelo vídeo !
Valeu André!
@@Electrolab-Eletronica sei que deve ser muito ocupado mais queria saber se no canal tem algum vídeo sobre o transistor de efeito de campo -JGET estou estudando no meu curso e fiquei travado em algumas fórmulas, desde já agradeço
Olá André infelizmente ainda não tem, tem apenas sobre MOSFET.
@@Electrolab-Eletronica mais obrigado por esse vídeo ajudou mesmo, estou com um pouco de dificuldade no meu curso técnico então estou procurando conteúdo que possa me ajudar, principalmente no módulo que estou agora que é eletrônica de potência
que aula maravilhosa, me fez lembrar das aulas do curso tecnico em eletrônica, eu não gostei, eu amei...gostar é pouco para uma aula dessa.
Muito obrigado Paulo!!
Parabéns. Eu já tinha feito testes com ele há muitos anos, mas sabia como funcionava. Agora sei. Obrigado.
Obrigado Edilson!
Fantástico! Sensacional! Muitíssimo obrigado!
Obrigado Roberta!
Explicação top amigo. Parabéns!
Obrigado Carlos!
Fazia muito tempo que não via nada sobre esse sujeito, 2N2646, encontrei ele em um regulador de um gerador diesel... parabéns pela aula
Obrigado Adilson!
Mais um ótimo vídeo professor!Estou lendo e assistindo videos de eletrônicas para ter esse desenvoltura de leitura de circuitos .Gosto de mais de eletrônica.
Obrigado Jadeyr! Seja sempre bem-vindo e bons estudos!
Excelente seus vídeos parabéns 👏👏👏
Obrigado!
Só estou vendo o video hoje 4/set/2019, então meus parabens atrasados pela excelente aula!
Sempre bem vindo Fabio! Obrigado!
Muito legal essa aula meu amigo!Me fez lembrar dos sequencias que montei a uns 30 anos atras, o oscilador usava o 2n2646 ele era a base para gerar os pulsos para o 4017.Realmente era muito boa a estabilidade dele!
Obrigado Michel! Sim, esse era um par muito comum o 2N2646 com o 4017! Também montei algumas brincadeiras luminosas dessas na adolescência, para incrementar as famosas festinhas da época! Fazia sucesso! Rsrrsr
Electrolab E verdade!
A aula foi muito boa!
Obrigado Érik!
Excelente aula já deixei o liiiikeeeee. Está me ajudando muito essas pérolas que é como eu considero essas aulas
Obrigado Gustavo!
Boa didática!
Obrigado Jeziel!
Eis um vídeo que eu ia sugerir para o electrolab! Pronto! tá aí mais uma aula! Muito grato!!!
Obrigado Leandrisson!
Aula maravilhosa, cara você é nota 10
Obrigado Handerson!
Olá Prof. boa aula
Obrigado José Carlos!
como pode alguém dar deslike numa aula TOP dessa!? Difícil viu!
Caro Lima, temos um infeliz inscrito no canal que há tempos faz questão de ser o primeiro. Tenho pena da falta de capacidade de argumentação dele e da pobreza de espírito. Mas mal sabe que sempre ajuda o canal, por ser inscrito e gerar visualização ao dar o deslike! Obrigado pelo comentário!
Tb não entendo amigo como pode coisas que tem curso pago que não passa nem perto de ensinar.
Obrigado pela explicação!
Estava precisando de um gerador de pulso! Vou montar esse circuito e ver se vai dar certo!
Aula simples e objetiva!
Electrolab!
É FÁCIL DEFINIR UM CIDADÃO ASSIM!
*INVEJA E FALTA DE CAPACIDADE!*
MAS A MAIORIA ESMAGADORA GOSTA MUITO DAS SUAS EXPLICAÇÕES!
OBRIGADO!
Concordo plenamente, uma aula de tirar o chapéu, muito DEZ!!! e tem sempre alguma pessoa que dá um deslike, mas o que importa é a maioria. Eletrolab esta de parabéns, aprendo muito com esse canal. Um abraço
Beleza de aula!! Obrigado, !!!
Obrigado Silva!
Ótima aula professor.. Obrigado..
Obrigado Rafael!
Muito bacana! Sou hobbista e apaixonado por eletrônica, e não conhecia esse tipo de transistor. Parabéns!
Obrigado Orlando! É um componente muito interessante!
excelente aula gostei muito!!!
Obrigado Wellington!
Boa aula parabéns
Obrigado Ronaldo!
Ótimo vídeo ganhou mas um inscrito.
Seja bem vindo ao canal Moises!
Muito boa aula
Obrigado Edison!
Muito obrigado!
Obrigado Marcelo!
Eloy, vc deveria falar do "apoi-se" no início de todo vídeo. Eu só fui saber que isso existia hj e tô assistindo seus vídeos já faz um tempo. Vou apoiar o canal com pagamento no boleto. Aposto que muitos que acompanham também não sabem disso. Eu não costumo ler a descrição dos vídeos
Obrigado Lisberne! Eu uso de certa discrição nesses casos, embora em algumas ocasiões até comento sobre os apoios. Mas evito muita propaganda, para que seja sempre espontânea a colaboração dos inscritos no canal! É uma cultura que não temos no país, lá fora é muito comum um canal de tecnologia se sustentar somente com apoiadores para os criadores de conteúdo!
Electrolab Entendo. Pode contar com meu apoio. Sou técnico em eletrotécnica e mês que vem começo engenharia elétrica, futuramente espero fazer vídeos como vc faz. Por enquanto não tenho conteúdo para isso
Bem vindo Lisberne! Desejo muito sucesso ao futuro colega! Muita dedicação ao curso, que com certeza valerá muito para o seu futuro! Conte sempre com o canal!
Muito interessante! Valeu!
Obrigado Pedro!
Boa noite
O que exatamente define a unijunção do transistor?
De onde vem essa unijunção no transistor?
Obrigado
Boa noite, essa é a primeira coisa que comento no vídeo, a partir de 1:10. Com dois blocos de semicondutores, só há uma junção (entre os dois), por isso UNIjunção. Já os transistores comuns têm 03 blocos de semicondutores e por isso duas junções.
@@Electrolab-Eletronica obrigado
Estou com um aqui é o utc 2n6027g , como faço para testar ele ? Tenho suspeita que ele esteja com problema
Um teste simples, mas que não é perfeito, pode dar uma ideia se o unijunção está ok ou não. Use um multímetro na escala de resistência, meça entre as bases, em qualquer posição deve medir 4 k e 10 k, se medir nessa faixa e medida é boa. Se a resistência medida de resistência muito alta o então o UJT estará aberto. Meça agora a resistência no sentido direto e depois no sentido inverso entre o emissor e a base B1 e B2. No sentido inverso deve ter uma resistência infinita e no sentido direto uma resistência na faixa de 30 a 70K.
Maravilha, professor...
Em algumas literaturas, tratam como
Resistência negativa, a descarga...
Não entendi o termo "resistência negativa"...
Obrigado João! O efeito de "resistência negativa" ocorre quando um aumento de tensão provoca uma redução na corrente, pode acontecer em alguns componentes.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado, professor.
Eloy. Vc merece escrever um livro didático. Acho que o mercado é carente em bons conteúdos. Quanto ao deslike, vai aqui um provérbio árabe "Os cães ladram enquanto a caravana passa". Go ahead!
Obrigado Álvaro! Tenho alguns projetos, mas como sempre falta o tempo para isso, quem sabe no futuro!
show...valeu.
Obrigado Edilson!
boa noite, sou inscrito no canal e gostaria de saber desse circuito, o que acontece ao fechar totalmente o trimpot e também ao abrir totalmente o trimpot?
Olá Lindicacio, depende sempre do valor do trimpot e do resistor em série com ele, o que ocorre é a variação de frequência do oscilador. No caso do circuito montado no vídeo, no mínimo ele oscilou em 187Hz até cerca de 2KHz perto do final da outra extremidade do trimpot, já acima desse ponto ele parou de oscilar.
@@Electrolab-Eletronica Muitíssimo obrigado!
Excelente vídeo, estou assistindo vários nessa quarentena. Uma pergunta, há algum motivo pra eles serem com encapsulamento metálico?
Obrigado Jair! Não que eu saiba! Há modelos em epoxi também.
boa noite. por gentileza estou com um pobleminha aqui com uma caixa amplificadora, queimou o transistor tip41c e tenho um do mesmo transistor mas não é isolado é metalico posso usar este metalico mesmo assim no lugar com bucha e mica ?
Olá Maycon, sim, com o devido isolamento não teria problemas.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado Professor vou montar então amanhã mesmo, desde já o agradeço amigo. Adoro seus videos.
Perfeito Maycon! Obrigado.
Quando peguei esse componente pela primeira vez pensei que o datasheet tava errado e acabei queimando ele sem entender como funcionava kk hoje estou eu querendo um dele original para fazer um oscilador para meus projetos, achei ele numa placa de orelhao
Maravilha Emanuel!
É verdade que um amplificador AB push pull com mosfet por exemplo não têm distorção por crossover, igual a um push pull com tbj? Por que? Obrigado.
Leandro, devido ao VBE dos bipolares, eles iniciam a condução acima dessa tensão gerando o crossover, os FETs são controlador por tensão, por isso minimizam essa distorção. Mas tem o outro lado também, por terem capacitâncias internas elevadas, os MOSFETs podem ter problemas na resposta em frequência no amplificador.
Electrolab então com mosfets não precisariam de diodos ou multiplicador de vbe? Para compensar a vbe entre bases ou gates no caso dos mosfets?
Normalmente não! Constumam ter um controle da corrente quiescente. Eu particurlamente prefiro os com bipolares ou válvulas.
Me fez lembrar dos controlador de gerador, tudo passa com o tempo.
É verdade Julian!
Ele pelo que entendi aqui dispara um scr de um eletrificador de cerca rural , porém o scr não está disparando e eu acho que é o transistor o problema
É possível. Mas o SCR é mais típico de falhar nesses casos.
amigo eu intend o esquema elétrico, so que quando eu monto na protoboard não aparece oscilação na saída, testo tanto com osciloscopio, como colocando um led na saída, mais não aparece resultado da oscilação. queria saber se é possível me ajudar a intender onde eu to errando , base 2 = 100 ohm, base1 = 20 ohm , capacitor do emissor = 200nf e resistor de emissor eu to usando um potenciometro de 50 ohms pra fazer uma variação na oscilação, tenho ajustado minha fonte entre 5 e 10v, mais não consegui nenhum resultado na saida. esse circuito ta no datasheet do UJT 2n2646, ja comprei dois UJT , pensei que podesse ser problema no CI
Olá Jairo, teste com o multímetro na escala de continuidade todas as ligações na protoboard, muitas vezes é falha nas conexões. Teste também o transistor, conforme comentei no vídeo. O circuito é muito simples, e deve funcionar sempre, portanto só pode ser um desses dois pontos.
@@Electrolab-Eletronica assim que eu testar eu posto resultado
brigado pela atenção
@@jc200507 Valeu Jairo, boa sorte!
valeu gostei
Obrigado Cosme!
O PUT não é "famoso", é um ilustre desconhecido, eu ia sugerir algo sobre ele, e já q surgiu a oportunidade, eu reforço a ideia, obrigado.
Tens razão Johnny! Anotado!
Na sua explicação sobre a diferença da constituição interna deste transistor unijunção (no minuto 2:25), você explicou que é diferente dos transistores NPN e PNP, até aí tudo ok, mas você se equivocou ao dizer que estes transistores são compostos por um elemento N e dois P, ou dois P e um N, que deu no mesmo. O correto seria um N e dois P ou um P e dois N correto? No mais muito agradecido pela brilhante explicação. Like, like like...
Olá Adalberto, alí me referia aos bipolares somente, que são NPN ou PNP, os de unijunção têm somente um N e um P. Repare que eu digo assim " Ao contrário do transistor normal, que você vai ter 1 N e 2P ou 2P e um N". Obrigado!
Olá amigo, continuo na dúvida, me desculpe a minha ignorância, não sou nenhum técnico, apenas hobista, mas se é dito uma junção N e 2P, ou duas P e uma N, não é a mesma coisa? Explicando dessa maneira não estaria se referindo a um transistor PNP, pois um NPN seria uma junção P e duas N? Me corrija se estiver errado e peço desculpas mais uma vez, é apenas uma dúvida minha e acredito que de outros também, Muito grato pelo seu retorno.
Olá Aldalberto, é que os bipolares têm 2 junções sempre, com três regiões dopadas, 2P e 1N ou 2N e 1 P, fazendo assim os transistores BJT do tipo PNP ou NPN, respectivamente. Já os deste vídeo, de unijunção, têm somente uma junção com duas regiões uma P e uma N somente.
Ok, obrigado pelo retorno...Mas se você reparar no video você disse que um transistor normal tem 1N e 2P ou 2P e 1N. Não seria a mesma coisa isso que você afirmou? Só a ordem que foi trocada 1N e 2P para 2P e 1N. No meu ponto de vista teria que ter dito 1N e 2P e 1P e 2N para exemplificar transistores PNP e NPN nesta ordem...
Ah percebi! Ato falho, é claro que são dois N e um P ou dois P e um N, fazendo assim os NPN e PNP! Do contrário seriam todos PNPs. Foi o que quis dizer, mas repeti a mesma sequência sem perceber, pois o foco aqui era o unijunção. Obrigado pela observação!
Qual é a diferença de um retificador comum com o diodo rápido
A diferença é o tempo de resposta nas altas frequências, o rápido não distorce a forma de onda em frequências altas na retificação e o comum sim.
Depois vê pra mim qual o número de um díodo rápido para montar um aquecedor de indução por favor
Olá Mariza, no meu vídeo de aquecedor por indução, neste link: ruclips.net/video/wqp0CsTzBdQ/видео.html , eu indico o 1N5819.
ESTES CURSOS E O SITE ESTÁ EM PLENA ATIVIDADE??
Olá Luciano, sim estão. São cursos de terceiros, que a pedidos foram indicados.
Grande Eloy! Excelente vídeo cara, esse foi raiz hein?
Rsrrsrs! Obrigado André!!
Amigo bom dia
Olá
2n2646 montei quase tudo da saber eletronica nunca vi aplicado em circ comerciais
Foi usado muito em brinquedos e osciladores de áudio nos anos 70 e 80!
Amigo qual o transistor pode substituir o 13005 pois eu só tenho o 13007
Pode usar o 13007 no lugar, a diferença é uma maior capacidade de corrente para esse último.
@@Electrolab-Eletronica obrigado
Boa👍🏻
Obrigado Dias!
como montar um garregador de bateria 110x0a60vcc com tiristor e unijunçao
Não vejo como.
Espero faço preces que ajude a outros também.
Esperamos que sim!
o deslike deve ter sido dado pelo AndreCisp, ele cobra por esses cursos de eletronica e informatica, quando encontra um bom de graça fica puto. concorrência!
O canal TECTED ELETRÔNICA recomenda o canal eletrolab em seus vídeos.
Obrigado Ted!
Olá,,por gentileza seria possivel me fornecer uma EXPLICAÇÃO a respeito. (hfe) de um TRANSISTOR????
Olá Manoel, podemos ter um vídeo no futuro, mas basicamente, sem entrar em detalhes dos parâmetros híbridos, o hfe é o ganho de corrente do transítor e é estabelecido pelo fabricante conforme o modelo.
2N2646 inesquecível
Sempre!
Fala sobre os PUT, 2n6027, nâo tem muito sobre na internet
Realmente é um assunto pouco comentado! Anotei a sugestão!
@@Electrolab-Eletronica estou consertando um aparelho, e tive dificuldade quando cheguei nesse componente, nem sei como como testar, pela lógica, o teste deve ser parecido com o do scr
Sim, é similar, ele seria praticamente um SCR de tensão programável de disparo entre anodo e catodo, com a polarização do gate.
@@Electrolab-Eletronica Muito interessante, me deu várias ídeias, obrigado!!
Boa tarde, conhece o 1n4148
Donizete Aquino amigo claro que o cara conhece. O cara é engenheiro eletrônico.. qual quer um que estuda eletrônica e trabalha com eletrônica l conhece o diodo 1n4148...
Positivo Donizete!
Encontra ele ainda
Sim, um pouco raro mas ainda se encontra.
eu tb não entendo como uma pessoa pode dar deslike numa video aula dessas, mas não vou criticar não, vai que a pessoa que deu deslike seja, doente mental.
Porque não é mais tão comum estes transistores
A princípio, porque apareceram alguns CIs que podem fazer bem o papel de osciladores e com mais recursos.
Porque não é mais tão como esse transistor
Marcelo Marques da silva Não entendi sua pergunta.
É o tuj
Ele mesmo!
like
Obrigado Wellinghton!
blz