Bacana!! Moldei o meu com o auxílio de um extintor... Hehehe.... Uma dica: utilizem engates rápidos diferentes para a entrada e saída da água. Isso evitará que vc ligue inadvertidamente a mangueira de entrada na posição da de saída. Quando, e se isso acontecer, o mosto seguirá no mesmo fluxo que a água é o equipamento perde eficiência absurdamente. Com engates diferentes ajudará evitar a distração! Parabéns pelo vídeo!!!
Fala Welliington, blz. Boa dica. É sempre bom lembrar que as entradas tem que ser cruzadas e nunca no mesmo sentido. Colocar cores diferente nos engates rápidos poderia facilitar em muito nesta hora.... Bacana sua ideia de moldar com extintor mas no seu caso ele só ficou com um formato mais fino não é ? Porém creio que o efeito é o mesmo.... vlw pela dica.. abços
É muito melhor que o chiller de imersão e ainda reaproveita a água que eu utilizo no resfriamento. Fora que é prazeroso fazer cerveja com os itens que você mesmo fez.
Excelente vídeo, segui as orientações e ficou muito bom, a temperatura na saída ficou muito abaixo do necessário. Só tive problema com a vedação, a peça não deu o aperto necessário, mas facilmente resolvido com três voltas de fita isolante onde é feito o aperto. Valeu por compartilhar o conhecimento!
Fla Tiago, blz. Tivemos o mesmo problema com uma peça de qualidade inferior... a solução foi trocar a peça, mas que bom que conseguiu vedar com esse esquema... abços
Estou me preparando para montar este seu projeto de chiller de contra fluxo, comprei o cano de alumínio, gostaria de uma orientação de como ficaria a sanitização deste cano após término da mostura
Sanitização é simples, terminou a brassagem passa água corrente e depois retira todo excesso de dentro. Um dia antes da brassagem passar água morna com vinagre ou limão para retirada de zinabre e no dia da brassagem circular algum sanitizante dentro do tubo e tudo certo.
Estou montando os equipamentos para começar a fazer cerveja e nos testes com água estou tendo dificuldades com o chiller de contra fluxo. Ele deitado ( as 02 saídas paralelas), mesmo numa posição muito a baixo da panela não deixa a água descer e passar por ele. Isso já aconteceu com vcs? Ele em pé, tenho vazão, mas muito pouca....
Minhas brassagens demoram 5 horas, hj estou investindo pra baixar o tempo, pra resfriar eu demoro praticamente 1 hora usando balde com gelo, vou atras dessas peças e montar esse chiller, espero baixar pra minutos o resfriamento.. rsss
Bom dia, gostaria de saber como sanitizar este chiller sem causar danos para o cobre, qual produto é mais indicado. Parabéns pelo vídeo, fiz um de cobre e ficou ótimo.
Após a utilização passe pelo chiller aguá comum ou morna com pressão. Um dia antes de utilizar deixar dentro de um balde imerso dentro de uma solução com vinagre ou limão (cerca de 2 horas) para evitar e retirar zinabre. E antes de utilizar passar dentro dele uma solução com um sanitizante de sua preferencia (peracético, iodofor ou outro).
Perguntinha técnica: o tubo de cobre (ou de alumínio) com o passar do tempo, não deixará "gosto" no mosto ? se o tubo fosse de aço seria melhor ? Para o pessoal que fez o chiller de contra-fluxo com tudo de cobre....como vocês costumam fazer a higienização e limpeza do tudo de cobre por dentro ? Muito legal a gambiarra. Vou fazer um destes pra mim !! Valeu pessoal !
Mantendo a higienização correta não deixa gosto nenhum. Tubo de aço é pior para troca térmica mas facilita na higienização pois você poderá usar produtos corrosivos como solda para limpeza. Cobre ou alumínio proceda da seguinte forma: Após a utilização passe pelo chiller aguá comum ou morna com pressão. Um dia antes de utilizar deixar dentro de um balde imerso dentro de uma solução com vinagre ou limão (cerca de 2 horas). E antes de utilizar passar dentro dele uma solução com um sanitizante de sua preferencia (peracético, iodofor ou outro).
Obrigado pela rápida resposta !! Valeu mesmo ! Procurei aqui em Ribeirão um tubo de alumínio revestido externamente com cobre. Na maior loja de refrigeração da cidade nunca ouviram falar que isto existe (tubo de alumínio com cobre por fora). Isto é fácil de achar em Sampa ?
Também nunca tínhamos ouvido falar. No dia que compramos o valor era até bem superior ao preço de uma panqueca comum e era apenas esse que o vendedor tinha disponível. Pelo que pesquisamos esse tubo de alumínio folheado com cobre é made in china.
aH, TÁ...Agora sim. Estranhei uma "lojona" aqui de Ribeirão falar que nunca viu isto. Legal. Acabei comprando um tubo de aço inox 304 mesmo. Já estou comprando as conexões e vou montar o chiller neste final de semana ! Mais uma vez, obrigado e parabéns pela excelente dica !
Eu adaptei uma bombinha manual de encher essas piscina plasticas com um pedaço de mangueira de silicone e assim eu bombeio e expulso a água de dentro dela. Você também pode utilizar os velhos métodos de balançar o chiler como se fosse um bambolê girando continuamente ou se tiver folego de aço assoprar até expulsar toda a água dentro dele.... kkkkkkk..... cansa mas funciona.
Como não faço musculação e nem tenho fôlego de saxofonista, vou ficar com a sugestão da bombinha. KKKKKK Mais uma vez, obrigado por compartilhar a técnica! Abraço!
Cara, muito bom! Vou tentar fazer o meu essa semana. Tem uma coisa só que queria ouvir a opinião de vocês. Uma vez vi um vídeo de um cara que enrolou um arame ao longo do tubo de cobre. A ideia era gerar um turbilhão na água, ou seja, fazer ela se misturar dentro da mangueira. Isso porque se ela seguir um fluxo lisinha, a parte em contato com o cobre esquentaria, enquanto a parte mais externa, em contato com a mangueira, ficaria mais fria. Seria mais eficiente que toda a água esquentasse. Já viram algo do tipo ou tentaram? Será que faria tanta diferença? Abraço
Sim esse arame soldado no tubo formaria um turbilhão e consequentemente aumentaria a eficiência térmica. É muito utilizado pelos americanos. Aqui ainda não conheci ninguém que utilizou essa técnica.
Pra uma mangueira de 3/4 ficaria meio termo, dependendo muito de o arame ser soldado de forma bem justa, rente ao tubo. Mesmo assim aconselho cortar um pequeno pedaço do tubo e fazer a soldagem à parte para procurar a bitola certa da mangueira.
Cara, ótimo. muito obrigado. desculpa perturbar, mas tinha só mais uma pergunta. a água sai a que temperatura? pergunto isso por causa da mangueira que vou usar. abs.
Geralmente sai por volta de 60 a 70 graus mas se você colocar o chiller imerso em uma panela de gelo essa temperatura de saída da água pode baixar uns 30 graus. Lembrete: A mangueira não precisa ser atoxica pois não vai entrar em contato com a cerveja.
Se você está se referindo ao chiller de imersão então é SIM. É infinitamente melhor você não gasta dinheiro com gelo e ainda reaproveita a água que você utiliza (eu molho as plantas com ela depois) e a troca termica é mais eficiente e o mosto sempre cai no fermentador abaixo dos 29º .
Show esse vídeo. Comprei hoje as peças pra fazer o meu, só falta a mangueira. Não encontrei o tubo de alumínio, apenas de cobre. Gastei, sem a mangueira, R$ 165,00. Pode ser mangueira transparente comum ou tem que ser acrílica?
Pode ser comum mesmo. Para tubos de cobre sempre limpe após a utilização e sempre que possível faça uma solução com vinagre ou limão e passe por dentro dele para evitar e retirar o zinabre.
Vlw pela dica... meu receio é justamente a sanitização do cobre. Após utilizá-lo, li num fórum, que é bom "sanitizar" após o uso apenas com água quente e, antes de usar novamente, passar iodofor. Procede?
Sim, após a utilização aguá comum com pressão ou morna. Um dia antes de utilizar deixar dentro de um balde ou passar uma solução com vinagre ou limão. E antes de utilizar passar uma solução com um sanitizante de sua preferencia.
camarada, tudo na paz?? Gostaria de saber si fazendo do jeito que você fez, ficou quanto comprando e fazendo em relação a comprar um pronto, tem ou não diferença de valor e qual seria? GRATO
Fiz o chiller com tubo em alumínio, ficou excelente, gostaria de saber se depois de passar água quente pelo tubo, posso deixar a solução de iododophor dentro dele até o próximo uso, ou o iodophor prejudica ele de alguma forma?
Iodophor é um sanitizante de contato, não é necessário deixa-lo tanto tempo dentro do chiller. Basta apenas, antes da brassagem, fazer uma circulação seguida de um rápido enxague que você terá uma sanitização satisfatória.
Se for apenas água e foi retirado todo o mosto mosto não terá problema algum. Eu retiro o excesso com uma bombinha manual de encher piscina plasticas adaptada com uma mangueira de 3/8, mas se quiser e tiver folego pode usar o bom e velho sopro pra retirar a água de dentro do tubo....kkkkkk.....
Ola! No final do vídeo não foi filmado, mas só pra tirar uma dúvida. O Mosto sai do caldeirão através de uma bomba e depois passa por dentro do chiller de cobre, e por fim cai no balde fermentador? Abraços, belo projeto!
Em resumo seria isso mesmo, o mosto pode ser transferido tanto por gravidade ou com um auxilio de uma bomba para a entrada do chiller que ao mesmo tempo é resfriado pelo cruzamento da água passando na sua parte externa e depois cai dentro do fermentador já com temperatura ideal para inoculação da levedura.
Oi. Parabens seu canal . Goste de fazer uma pergumta: Sera que pode ser mais legal fazer só dessa mangueira? Por dois fatos 1) a cerveja pega savor metalico 2) é mais en conta Ainda que deste jeito tem pouca perda de temperatura O que acha? Pois se a gente tem que gastar pra isso é comprar aquele de placas
1 - Não desde que você mantenha uma boa sanitização do chiller; 2 - Sim na epoca que fizemos custou cerca de 180 reais. Comprar o de placas é mais recomendado para grandes levas de mostura. Creio que acima de 150 litros seria ideal utilizar placas. Abaixo disto dá pra usar o contra fluxo sem problema inclusive usar até mais de um chiller montando uma linha de resfriamente para grandes volumes
Olá amigos, boa tarde. Parabéns pelo vídeo, mto explicativo. Agora tenho uma dúvida. Não teria problema passar cerveja dentro do tubo de cobre? Pergunto pois facilmente aparece zinabre no cobre e utilizando ele como um chiller de imersão eu consigo limpar a parte externa, porém se passar cerveja pela parte interna eu nao consigo visualizar se tem zinabre. Qual sua opinião sobre isso? Obrigado!
Olá Paulo, tudo bem?! Veja bem, esse nosso espaguete é de alumínio na parte interna porém ele é revestido de cobre por fora, aumentando assim sua eficiência de troca térmica e nos livrando do problema da oxidação do cobre. O problema do cobre, como você comentou, é a sanitização pois ele oxida muito rápido criando uma crosta de zinabre mais escura no tubo tanto externamente quanto internamente. Geralmente se usa algum acido para fazer a limpeza, creio que deixa-lo mergulhado algumas horas antes de utiliza-lo em uma solução com suco de limão resolveria esse problema.
Ah sim, eu desconhecia esse tipo de espaguete. Eu tenho um de cobre de 15 metros (acho que é todo de cobre) e uso como chiller de imersão, antes do final da fervura faço uma boa limpeza da parte externa com uma buchinha e sabão para retirar qualquer sujidade e deixo ele fervendo no próprio mosto durante 15 minutos para a esterilização. Pensei que poderia utilizar esse mesmo espaguete que tenho para construir um de contra fluxo, mas penso que posso ter problemas com presença de cobre na minha bebida. Como não tenho condições de fazer esta analise penso que é melhor evitar de usar como de contra fluxo e manter como imersão!
A maioria dos cervejeiros dos EUA utilizam o cobre para fazer o contra fluxo, creio que seguindo os procedimentos corretos de sanitização e sempre deixando o chiller imerso em um ácido antes da utilização para limpar o zinabre não haverá problemas, só dará um pouco mais de trabalho na limpeza.
Vai depender bastante da vazão de sua água. Com bom fluxo você consegue baixar satisfatoriamente, se não tiver um bom fluxo de água recomento no minimo 10m para garantir um bom resfriamento.
@@beermakers4205 Tenho um fluxo bacana, cerca de 8 litros por minuto, e na minha cidade dificilmente faz muito calor, então a água está sempre numa temperatura meio baixa. Se fosse pra eu comprar todo o material eu faria de 10 metros ou mais, mas eu vou reaproveitar uma serpentina que eu tenho aqui, e ela é de 7,5m.
Galéra, tira outra dúvida aí! No final da trasfega do mosto, da panela para o balde fermentador, fica resto de mosto dentro da tubulação de cobre? E no caso se eu estiver usando uma bomba na saída da panela, caso eu venha fechar o registro, ela continua empurrando o restante de mosto que ainda esta dentro do sistema?
Sim vai ficar um restinho na tubulação, mas você pode levantar o chiller e deixar a gravidade agir ao seu favor. Se a bomba for de maquina de lavar ela só funciona com gravidade então se você fechar a saída ela não vai conseguir impulsionar o restante do mosto que sobrou.
Ok man! Sabe me dizer se caso a bomba não esteja engatada na panela, mas porem ligada, ela irá conduzir ar pelo sistema empurrando o restante de mosto até saída para o fermentador?
Se for utilizar essa bombinha de maquina de lavar, não pois ela funciona apenas com liquido dentro dela, se liga-la sem liquido corre o risco de queima-la e ela não terá força para empurrar o ar de dentro do tubo.
Bom dia. Primeiro obrigado por compartilhar. Vou fazer meu chiller mas estou com uma dúvida vendo a tubulação usada e as peças aqui na minha cidade. A tubulação de cobre que usaram foi realmente a de 3/8 ou 1/2? Obrigado.
Uma dúvida, a maioria das mangueiras de 3/4 a venda trabalham com uma temperatura máxima de 40 graus. Não há problema na troca de calor em danificar a mangueira?
Nunca tivemos problema uma vez que o calor vai ser bem distribuído graças a circulação da água e como o mosto não entra em contato com a mangueira aquecida pode usar sem medo.
Isso depende muito da temperatura final do mosto que você quer atingir. Se quiser algo em torno de 35 a 25 graus, água corrente com boa pressão. Se quiser algo em torno de 20 a 10 graus aê você terá que montar uma linha de resfriamento com um chiller de imersão e gelo antes do contra fluxo (com água corrente).
Olha você pode montar um linha de resfriamento com um chiller imersão dentro de um balde com gelo depois do contra fluxo. Isso pra Pilsen é ótimo pois você consegue temperaturas próximas de 10º tranquilamente.
Dentro da mangueira não tem problema pois esses metais não enferrujam e nem entram em contato com o mosto. O mosto que fica dentro do tubo precisa ser limpo e sanitizado. Depois pra retirar o excesso eu utilizo uma bomba de mão adaptada com uma mangueira de 3/8 para expulsar o restante do liquido de dentro.
Isso depende da bitola da saída de sua panela ou bomba de recirculação. Eu recomendo uma mangueira de silicone ou atoxica de 3/8 para encaixe direto no tubo utilizando uma braçadeira para evitar vazamento.
Certo, então você não tem problema uai... A minha saída da panela é de 3/8 e o tubo é de 3/8 então a unica coisa que eu utilizo junto com a mangueira de 3/8 é uma braçadeira pra evitar vazamento.
Solução mais pratica seria trocar sua saída para 3/8 ou então comprar uma redução de mangueira (utilizada em chopeira) de 1/2 para 3/8 e utilizar no final próximo ao engate do tubo um pedaço de mangueira 3/8.
Olá Rafael. Alguma peça que você comprou está com fora do padrão com certeza. Isso não deveria acontecer. Você poderia fazer aquela velha gambiarra e tentar fazer um enxerto com algum material maleável para você conseguir veda-la
A nível prático creio que não, único ponto contrario é que por ser mais fina estará sujeita a um desgaste mais rápido ou eventuais acidentes como furos ou cortes.
Confirmei com uns parceiros aqui, e dá pra fazer com mangueira de 2mm sem problemas aparentes. Sobre o preço é bom pesquisar e dependendo do local é preferível até mesmo comprar online de outros locais. Já deu uma conferida nos valores do Mercado Livre ?
Cara, só uma dúvida. quanto vc gastou neste projeto? não seria mais viável comprar um pronto? digo isso porque fui comprar uma mamgueira atoxica de 1/2 hj e me cobraram 25,00/m...
Na época cerca R$ 170. Não é necessário mangueira atóxica para moldagem do chiller apenas transparente, isso porque o mosto não entra em contato com a mesma.
Sim não mostramos porque necessariamente isso vai variar de acordo com a sua panela. Nós usamos espigões de 3/8 na saída da panela e utilizamos mangueira atoxica para fazer o transito do mosto. Pra dar o aperto da mangueira no tubo utilizamos braçadeiras borboletas de 3/8.
Boa noite ! Amigão, só uma dica, voce acaba confundindo quando voce fala que 1/2 (MEIA) como uma e meia, voce quer dizer um barra dois. A medida que voce se refere é de meia polegada (1/2) e voce fala uma e meia, uma e meia existe e é 1 1/2 (uma polegada e meia). Abraços.
Fiz um chiller seguindo o passo-a-passo e "inaugurei" ontem. Para 50 litros de mosto, demorou cerca de 1 hora (achei demorado). Mosto no fermentador com temperatura de 31 graus. (com pré-chiller imerso num balde em gelo)
2 coisas tem que serem levadas em conta para agilizar o processo com o uso do contra fluxo. Primeiro a pressão de vazão do mosto. Se você utiliza a queda (gravidade) para circular o mosto no chiler, logico, vai demorar um pouco mais. O ideal é utilizar uma bomba recirculação para aumentar a vazão do mosto no chiller. Todavia agora que foi aumentada a vazão do mosto a pressão da água terá que ser muito boa para manter a eficiência da troca térmica e baixar a temperatura da forma desejada ou então fazer um paliativa como por exemplo você fez imergir o pré- chiler em uma bacia com gelo. Levo cerca de 35 minutos para 40 litros na temperatura de 27 graus em média.
Segui o vídeo, fiz e ficou ótimo, baixou para 23 mesmo com pouca saída de água. Recomendo galera...
Vlw, Leopoldo que bom que gostou do projeto meu caro. Abços...
Vcs poderiam ensinar a fazer uma chopeira elétrica.
Olá Carlos.. esse é um projeto que queremos desenvolver pro inicio do ano que vem.
@@beermakers4205 valeu , é muito caro comprar uma.
Bacana!! Moldei o meu com o auxílio de um extintor... Hehehe.... Uma dica: utilizem engates rápidos diferentes para a entrada e saída da água. Isso evitará que vc ligue inadvertidamente a mangueira de entrada na posição da de saída. Quando, e se isso acontecer, o mosto seguirá no mesmo fluxo que a água é o equipamento perde eficiência absurdamente. Com engates diferentes ajudará evitar a distração! Parabéns pelo vídeo!!!
Fala Welliington, blz. Boa dica. É sempre bom lembrar que as entradas tem que ser cruzadas e nunca no mesmo sentido. Colocar cores diferente nos engates rápidos poderia facilitar em muito nesta hora.... Bacana sua ideia de moldar com extintor mas no seu caso ele só ficou com um formato mais fino não é ? Porém creio que o efeito é o mesmo.... vlw pela dica.. abços
BEERMAKERS , sim ficou mais fino... o efeito é o mesmo. Eu fiz o meu com 11 metros. A eficiência destes chillers são muito boas!!
Wellington, o teu chiller é com tubo de cobre ?
Fernando Galdiano sim, mas vou construir outro provavelmente em alumínio... Gosto de sanitizar com peracético, mas não é adequado ao cobre....
Wellington, posso estar errado, mas acho que peracético não é recomendado pra sanitizar alumínio...
Tranquilo tranquilo tranquilo. Ótimo vídeo... tranquilo tranquilo tranquilo. Parabéns tranquilo tranquilo tranquilo
Muito boa a explicação, será que eu consigo transformar meu chiller de imersão em um chiller de contrafluxo?
Fiz o meu com 15 metros e e extremamente eficiente, obrigado!
Parabéns pela sua iniciativa, merece like
Fiz um igual seguindo o tutorial. Muito bom !!!
Comprei 2 peças de gás pra fazer aquela vedação. E não vedou. Comprei de 1/2" para 3/8" no aperto rapido. Você comprou onde as suas peças?
Rafael Oliveira comprei em uma loja que vende acessórios para fogão e gás mesmo . Funcionou muito bem !
Muito bom, muito barato e útil. Á tempomquecestava pebsando fazer isso mano. Nas não tinha coragem
É muito melhor que o chiller de imersão e ainda reaproveita a água que eu utilizo no resfriamento. Fora que é prazeroso fazer cerveja com os itens que você mesmo fez.
Excelente vídeo, segui as orientações e ficou muito bom, a temperatura na saída ficou muito abaixo do necessário. Só tive problema com a vedação, a peça não deu o aperto necessário, mas facilmente resolvido com três voltas de fita isolante onde é feito o aperto. Valeu por compartilhar o conhecimento!
Fla Tiago, blz. Tivemos o mesmo problema com uma peça de qualidade inferior... a solução foi trocar a peça, mas que bom que conseguiu vedar com esse esquema... abços
Bacana o video. Vou fazer o meu. Obrigado pelo dica. Abraços
Blz Melchior, estamos sempre por aê, abços....
Show de bola amigao, vou fazer o meu amanhã com suas dicas! Depois comento como ficou! Abs
Blz mestre, pode acreditar que vai gostar do resultado. Abços
Fiz o meu hoje e mano do ceu, foi sofrido passar a serpentina dentro... mas rolou... agora é só alegria kkk
Jogou o sabão pra facilitar não... kkkkkkkkkkk... aqui foi suave.
Estou me preparando para montar este seu projeto de chiller de contra fluxo, comprei o cano de alumínio, gostaria de uma orientação de como ficaria a sanitização deste cano após término da mostura
Obrigado!
Muito bom o vídeo.. meu maior receio e quanto a sanitizacao.. se tiver algum video seria legal.
Sanitização é simples, terminou a brassagem passa água corrente e depois retira todo excesso de dentro. Um dia antes da brassagem passar água morna com vinagre ou limão para retirada de zinabre e no dia da brassagem circular algum sanitizante dentro do tubo e tudo certo.
Esse vídeo tá uma beleza
Muito obrigado pelo vídeo, bem elucidativo. Deu pra entender que as conexões são de meia polegada apesar de você falar uma e meia no vídeo. um abraço!
Correto, esse erro foi induzido na hora da leitura do roteiro, mas o certo é "meia" mesmo e não um e meio... vlw pela dica.. abços
Estou montando os equipamentos para começar a fazer cerveja e nos testes com água estou tendo dificuldades com o chiller de contra fluxo. Ele deitado ( as 02 saídas paralelas), mesmo numa posição muito a baixo da panela não deixa a água descer e passar por ele. Isso já aconteceu com vcs?
Ele em pé, tenho vazão, mas muito pouca....
Minhas brassagens demoram 5 horas, hj estou investindo pra baixar o tempo, pra resfriar eu demoro praticamente 1 hora usando balde com gelo, vou atras dessas peças e montar esse chiller, espero baixar pra minutos o resfriamento.. rsss
tirou onda. muito bom
Bom dia, gostaria de saber como sanitizar este chiller sem causar danos para o cobre, qual produto é mais indicado. Parabéns pelo vídeo, fiz um de cobre e ficou ótimo.
Após a utilização passe pelo chiller aguá comum ou morna com pressão. Um dia antes de utilizar deixar dentro de um balde imerso dentro de uma solução com vinagre ou limão (cerca de 2 horas) para evitar e retirar zinabre. E antes de utilizar passar dentro dele uma solução com um sanitizante de sua preferencia (peracético, iodofor ou outro).
Perguntinha técnica: o tubo de cobre (ou de alumínio) com o passar do tempo, não deixará "gosto" no mosto ? se o tubo fosse de aço seria melhor ? Para o pessoal que fez o chiller de contra-fluxo com tudo de cobre....como vocês costumam fazer a higienização e limpeza do tudo de cobre por dentro ?
Muito legal a gambiarra. Vou fazer um destes pra mim !! Valeu pessoal !
Mantendo a higienização correta não deixa gosto nenhum. Tubo de aço é pior para troca térmica mas facilita na higienização pois você poderá usar produtos corrosivos como solda para limpeza. Cobre ou alumínio proceda da seguinte forma: Após a utilização passe pelo chiller aguá comum ou morna com pressão. Um dia antes de utilizar deixar dentro de um balde imerso dentro de uma solução com vinagre ou limão (cerca de 2 horas). E antes de utilizar passar dentro dele uma solução com um sanitizante de sua preferencia (peracético, iodofor ou outro).
Obrigado pela rápida resposta !! Valeu mesmo ! Procurei aqui em Ribeirão um tubo de alumínio revestido externamente com cobre. Na maior loja de refrigeração da cidade nunca ouviram falar que isto existe (tubo de alumínio com cobre por fora). Isto é fácil de achar em Sampa ?
Também nunca tínhamos ouvido falar. No dia que compramos o valor era até bem superior ao preço de uma panqueca comum e era apenas esse que o vendedor tinha disponível. Pelo que pesquisamos esse tubo de alumínio folheado com cobre é made in china.
aH, TÁ...Agora sim. Estranhei uma "lojona" aqui de Ribeirão falar que nunca viu isto. Legal. Acabei comprando um tubo de aço inox 304 mesmo. Já estou comprando as conexões e vou montar o chiller neste final de semana ! Mais uma vez, obrigado e parabéns pela excelente dica !
Acabei de montar o meu chiller. Valeu a ajuda!
Poderiam me ajudar com uma dúvida? Como drenar a água do chiller após o uso?
Eu adaptei uma bombinha manual de encher essas piscina plasticas com um pedaço de mangueira de silicone e assim eu bombeio e expulso a água de dentro dela. Você também pode utilizar os velhos métodos de balançar o chiler como se fosse um bambolê girando continuamente ou se tiver folego de aço assoprar até expulsar toda a água dentro dele.... kkkkkkk..... cansa mas funciona.
Como não faço musculação e nem tenho fôlego de saxofonista, vou ficar com a sugestão da bombinha. KKKKKK
Mais uma vez, obrigado por compartilhar a técnica! Abraço!
O narrador se desistir de fazer cerveja pode narrar luta de Boxe! Muito bom!!
Agradecido meu caro, kkkkkkkkkkkk.... Fico lisonjeado.
Parabéns pelo vídeo, bem tranquilo de acompanhar. Só Fiquei com dúvida no início do processo vc diz CALANDRAR, o que é exatamente?
Calandrar seria deixar o tubo concavo neste formato em espiral que ele fica.
Entendi. Obrigado pela rápida resposta.
Parabéns pelos vídeos, são bem didáticos e de fácil aplicação.
vlw. abço.
Cara, muito bom! Vou tentar fazer o meu essa semana. Tem uma coisa só que queria ouvir a opinião de vocês. Uma vez vi um vídeo de um cara que enrolou um arame ao longo do tubo de cobre. A ideia era gerar um turbilhão na água, ou seja, fazer ela se misturar dentro da mangueira. Isso porque se ela seguir um fluxo lisinha, a parte em contato com o cobre esquentaria, enquanto a parte mais externa, em contato com a mangueira, ficaria mais fria. Seria mais eficiente que toda a água esquentasse.
Já viram algo do tipo ou tentaram? Será que faria tanta diferença?
Abraço
Sim esse arame soldado no tubo formaria um turbilhão e consequentemente aumentaria a eficiência térmica. É muito utilizado pelos americanos. Aqui ainda não conheci ninguém que utilizou essa técnica.
Vou ver se consigo fazer. Você acha que ficaria muito justo na mangueira ou ela é larga o suficiente pra isso?
Pra uma mangueira de 3/4 ficaria meio termo, dependendo muito de o arame ser soldado de forma bem justa, rente ao tubo. Mesmo assim aconselho cortar um pequeno pedaço do tubo e fazer a soldagem à parte para procurar a bitola certa da mangueira.
Cara, ótimo. muito obrigado. desculpa perturbar, mas tinha só mais uma pergunta. a água sai a que temperatura? pergunto isso por causa da mangueira que vou usar. abs.
Geralmente sai por volta de 60 a 70 graus mas se você colocar o chiller imerso em uma panela de gelo essa temperatura de saída da água pode baixar uns 30 graus. Lembrete: A mangueira não precisa ser atoxica pois não vai entrar em contato com a cerveja.
Boa noite, a eficiência do chiller de contra fluxo é melhor que esses outros chillers que vem em kits de cerveja?
Se você está se referindo ao chiller de imersão então é SIM. É infinitamente melhor você não gasta dinheiro com gelo e ainda reaproveita a água que você utiliza (eu molho as plantas com ela depois) e a troca termica é mais eficiente e o mosto sempre cai no fermentador abaixo dos 29º .
Show esse vídeo. Comprei hoje as peças pra fazer o meu, só falta a mangueira. Não encontrei o tubo de alumínio, apenas de cobre. Gastei, sem a mangueira, R$ 165,00.
Pode ser mangueira transparente comum ou tem que ser acrílica?
Pode ser comum mesmo. Para tubos de cobre sempre limpe após a utilização e sempre que possível faça uma solução com vinagre ou limão e passe por dentro dele para evitar e retirar o zinabre.
Vlw pela dica... meu receio é justamente a sanitização do cobre. Após utilizá-lo, li num fórum, que é bom "sanitizar" após o uso apenas com água quente e, antes de usar novamente, passar iodofor. Procede?
Sim, após a utilização aguá comum com pressão ou morna. Um dia antes de utilizar deixar dentro de um balde ou passar uma solução com vinagre ou limão. E antes de utilizar passar uma solução com um sanitizante de sua preferencia.
Gostei vo fase um pra mim
Pode fazer Alexandre, você vai gostar.
camarada, tudo na paz?? Gostaria de saber si fazendo do jeito que você fez, ficou quanto comprando e fazendo em relação a comprar um pronto, tem ou não diferença de valor e qual seria? GRATO
Na época que fizemos (2016) ficou em cerca de 180 reais.
Para sanitizar essa chiller? Principalmente aonde passa o mosto.
Encontrei a resposta em uma das perguntas abaixo .. vlw
Fiz o chiller com tubo em alumínio, ficou excelente, gostaria de saber se depois de passar água quente pelo tubo, posso deixar a solução de iododophor dentro dele até o próximo uso, ou o iodophor prejudica ele de alguma forma?
Iodophor é um sanitizante de contato, não é necessário deixa-lo tanto tempo dentro do chiller. Basta apenas, antes da brassagem, fazer uma circulação seguida de um rápido enxague que você terá uma sanitização satisfatória.
BEERMAKERS ok, obrigado
BEERMAKERS , o problema é que o chiller não vai ficar totalmente seco por dentro, isso poderia ser um problema?
Se for apenas água e foi retirado todo o mosto mosto não terá problema algum. Eu retiro o excesso com uma bombinha manual de encher piscina plasticas adaptada com uma mangueira de 3/8, mas se quiser e tiver folego pode usar o bom e velho sopro pra retirar a água de dentro do tubo....kkkkkk.....
BEERMAKERS , obrigado mais uma vez, tenho um nebulizador para aeração do mosto, vou usá-lo então.
Ola! No final do vídeo não foi filmado, mas só pra tirar uma dúvida. O Mosto sai do caldeirão através de uma bomba e depois passa por dentro do chiller de cobre, e por fim cai no balde fermentador? Abraços, belo projeto!
Em resumo seria isso mesmo, o mosto pode ser transferido tanto por gravidade ou com um auxilio de uma bomba para a entrada do chiller que ao mesmo tempo é resfriado pelo cruzamento da água passando na sua parte externa e depois cai dentro do fermentador já com temperatura ideal para inoculação da levedura.
Oi. Parabens seu canal .
Goste de fazer uma pergumta:
Sera que pode ser mais legal fazer só dessa mangueira? Por dois fatos
1) a cerveja pega savor metalico
2) é mais en conta
Ainda que deste jeito tem pouca perda de temperatura
O que acha? Pois se a gente tem que gastar pra isso é comprar aquele de placas
1 - Não desde que você mantenha uma boa sanitização do chiller; 2 - Sim na epoca que fizemos custou cerca de 180 reais. Comprar o de placas é mais recomendado para grandes levas de mostura. Creio que acima de 150 litros seria ideal utilizar placas. Abaixo disto dá pra usar o contra fluxo sem problema inclusive usar até mais de um chiller montando uma linha de resfriamente para grandes volumes
Ia ser legal colocar na descrição todos os itens necessários para fazer o chiller, mas de qualquer forma o vídeo está ótimo.
Fala João, seguida a dica e os itens já estão na descrição... Abços
Olá amigos, boa tarde. Parabéns pelo vídeo, mto explicativo. Agora tenho uma dúvida. Não teria problema passar cerveja dentro do tubo de cobre? Pergunto pois facilmente aparece zinabre no cobre e utilizando ele como um chiller de imersão eu consigo limpar a parte externa, porém se passar cerveja pela parte interna eu nao consigo visualizar se tem zinabre. Qual sua opinião sobre isso? Obrigado!
Olá Paulo, tudo bem?! Veja bem, esse nosso espaguete é de alumínio na parte interna porém ele é revestido de cobre por fora, aumentando assim sua eficiência de troca térmica e nos livrando do problema da oxidação do cobre. O problema do cobre, como você comentou, é a sanitização pois ele oxida muito rápido criando uma crosta de zinabre mais escura no tubo tanto externamente quanto internamente. Geralmente se usa algum acido para fazer a limpeza, creio que deixa-lo mergulhado algumas horas antes de utiliza-lo em uma solução com suco de limão resolveria esse problema.
Ah sim, eu desconhecia esse tipo de espaguete. Eu tenho um de cobre de 15 metros (acho que é todo de cobre) e uso como chiller de imersão, antes do final da fervura faço uma boa limpeza da parte externa com uma buchinha e sabão para retirar qualquer sujidade e deixo ele fervendo no próprio mosto durante 15 minutos para a esterilização. Pensei que poderia utilizar esse mesmo espaguete que tenho para construir um de contra fluxo, mas penso que posso ter problemas com presença de cobre na minha bebida. Como não tenho condições de fazer esta analise penso que é melhor evitar de usar como de contra fluxo e manter como imersão!
A maioria dos cervejeiros dos EUA utilizam o cobre para fazer o contra fluxo, creio que seguindo os procedimentos corretos de sanitização e sempre deixando o chiller imerso em um ácido antes da utilização para limpar o zinabre não haverá problemas, só dará um pouco mais de trabalho na limpeza.
A fita de teflon deve ser colocada sempre girando nos sentidos dos ponteiro do relógio. Ou seja no mesmo sentido do aperto das roscas.
Opa Augusto, bacana a dica, essa não sabíamos.... mas o importante é que está vedado, mesmo assim vamos observar essa dica nas próximas... abços
Esse chiller de contra fluxo é eficiente para resfriamento de 40 litros de mostro?
Sim, recomendo o uso dele até 100 litros.
Estou pensando em montar um de 7,5m para resfriar 20 litros de mosto, a água deve entrar à uns 20°C, será que vou ter uma boa eficiência?
Vai depender bastante da vazão de sua água. Com bom fluxo você consegue baixar satisfatoriamente, se não tiver um bom fluxo de água recomento no minimo 10m para garantir um bom resfriamento.
@@beermakers4205 Tenho um fluxo bacana, cerca de 8 litros por minuto, e na minha cidade dificilmente faz muito calor, então a água está sempre numa temperatura meio baixa. Se fosse pra eu comprar todo o material eu faria de 10 metros ou mais, mas eu vou reaproveitar uma serpentina que eu tenho aqui, e ela é de 7,5m.
O sentido do mosto e da agua devem ser ao contrario? tipo, na entrada da água vai ser a saída do mosto?
Exatamente, o fluxo é invertido, aonde entra aguá sai o mosto e vice versa.
Beleza!!!!! Valeu, n consegui achar algumas peças, mas fiz umas gambiarras, no final deu td certo!! Ótimo video, tão de parabéns!!!
Vlw mestre, objetivo do canal é informar e facilitar a vida do cervejeiro caseiro
Galéra, tira outra dúvida aí! No final da trasfega do mosto, da panela para o balde fermentador, fica resto de mosto dentro da tubulação de cobre? E no caso se eu estiver usando uma bomba na saída da panela, caso eu venha fechar o registro, ela continua empurrando o restante de mosto que ainda esta dentro do sistema?
Sim vai ficar um restinho na tubulação, mas você pode levantar o chiller e deixar a gravidade agir ao seu favor. Se a bomba for de maquina de lavar ela só funciona com gravidade então se você fechar a saída ela não vai conseguir impulsionar o restante do mosto que sobrou.
Ok man! Sabe me dizer se caso a bomba não esteja engatada na panela, mas porem ligada, ela irá conduzir ar pelo sistema empurrando o restante de mosto até saída para o fermentador?
Se for utilizar essa bombinha de maquina de lavar, não pois ela funciona apenas com liquido dentro dela, se liga-la sem liquido corre o risco de queima-la e ela não terá força para empurrar o ar de dentro do tubo.
Valeu titio, té mais! Obrigado!
amigo como consigo o contato de vocês
Bom dia. Primeiro obrigado por compartilhar. Vou fazer meu chiller mas estou com uma dúvida vendo a tubulação usada e as peças aqui na minha cidade. A tubulação de cobre que usaram foi realmente a de 3/8 ou 1/2? Obrigado.
3/8 meu nobre. E nossa panqueca nem é de cobre.... é de alumínio folheada com cobre.. coisa ching ling.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
BEERMAKERS kkkkk. Valeu.
Uma dúvida, a maioria das mangueiras de 3/4 a venda trabalham com uma temperatura máxima de 40 graus. Não há problema na troca de calor em danificar a mangueira?
Nunca tivemos problema uma vez que o calor vai ser bem distribuído graças a circulação da água e como o mosto não entra em contato com a mangueira aquecida pode usar sem medo.
Quanto gastaria em media num.projeto desse????
A mangueira que sai do chiller para o fermentador e 1/2 ?
Aqui utilizamos a de 3/8.
Qual a forma correta de usar o chiler? Água temperatura ambiente ou gelada?
Isso depende muito da temperatura final do mosto que você quer atingir. Se quiser algo em torno de 35 a 25 graus, água corrente com boa pressão. Se quiser algo em torno de 20 a 10 graus aê você terá que montar uma linha de resfriamento com um chiller de imersão e gelo antes do contra fluxo (com água corrente).
Top!!!👍🏾
Brigado Charles, e você já vai montar o seu agora ?? Economiza bastante no gelo.....
vou fazer! :D
Qual diametro do tubo de aluminio/cobre ?
É de 3/8
Olá
Se a agua entrar a 25 graus ela sai com quantos ?
Será que se deixar esse chiller no freezer, para quanto cairia essa temperatura? Alguém já testou?
Olha você pode montar um linha de resfriamento com um chiller imersão dentro de um balde com gelo depois do contra fluxo. Isso pra Pilsen é ótimo pois você consegue temperaturas próximas de 10º tranquilamente.
Qual foi o custo?
a agua que fica dentro do cano, e dentro do tubo estraga o chiller? se sim, como faz pra tirar?
Dentro da mangueira não tem problema pois esses metais não enferrujam e nem entram em contato com o mosto. O mosto que fica dentro do tubo precisa ser limpo e sanitizado. Depois pra retirar o excesso eu utilizo uma bomba de mão adaptada com uma mangueira de 3/8 para expulsar o restante do liquido de dentro.
Prezados, qual mangueira devo usar na conexao da panela e o tubo de 3/8?
Isso depende da bitola da saída de sua panela ou bomba de recirculação. Eu recomendo uma mangueira de silicone ou atoxica de 3/8 para encaixe direto no tubo utilizando uma braçadeira para evitar vazamento.
meu problema q que a saida da panela minha e de 3/8
Certo, então você não tem problema uai... A minha saída da panela é de 3/8 e o tubo é de 3/8 então a unica coisa que eu utilizo junto com a mangueira de 3/8 é uma braçadeira pra evitar vazamento.
aliás, minha saida é de 1/2 kkkk
Solução mais pratica seria trocar sua saída para 3/8 ou então comprar uma redução de mangueira (utilizada em chopeira) de 1/2 para 3/8 e utilizar no final próximo ao engate do tubo um pedaço de mangueira 3/8.
Olá. Essa redução de 1/2 para 3/8 não dá aperto no meu tubo de alumínio de também 3/8.podem me ajudar?
Olá Rafael. Alguma peça que você comprou está com fora do padrão com certeza. Isso não deveria acontecer. Você poderia fazer aquela velha gambiarra e tentar fazer um enxerto com algum material maleável para você conseguir veda-la
Comprei quase tudo, falta a mangueira, que só encontro de 2mm .... teria problema?
A nível prático creio que não, único ponto contrario é que por ser mais fina estará sujeita a um desgaste mais rápido ou eventuais acidentes como furos ou cortes.
Achei no max 2,5 mm
e nada de preço acessível...
Confirmei com uns parceiros aqui, e dá pra fazer com mangueira de 2mm sem problemas aparentes. Sobre o preço é bom pesquisar e dependendo do local é preferível até mesmo comprar online de outros locais. Já deu uma conferida nos valores do Mercado Livre ?
vou começar a olhar agora no ML.
muito obrigado!
Ótimo vídeo, só uma correção, onde fala 11/2", na verdade é 1/2"
É o que ia falar. É de MEIA polegada, não UMA E MEIA.
qual o investimento para fazer um desses?
Na epoca (2016) gastamos cerca de 180 mangos.
amiggo, esses T's sao de rosca?
Sim amigo, são de rosca...
Ficou ótimo, qual foi o custo total?
Tudo ficou em cerca de R$ 190,00. Tome cuidado e pesquise na hora de comprar a válvula de gás pois o preço dela pode variar de 17 até 40 reais.
Cara, só uma dúvida. quanto vc gastou neste projeto? não seria mais viável comprar um pronto? digo isso porque fui comprar uma mamgueira atoxica de 1/2 hj e me cobraram 25,00/m...
Na época cerca R$ 170. Não é necessário mangueira atóxica para moldagem do chiller apenas transparente, isso porque o mosto não entra em contato com a mesma.
Foram 15m de tubo de cobre mesmo??
Sim foram 15 metros.
Não mostrou como fez o encaixe da torneira da panela no tubo de cobre
Sim não mostramos porque necessariamente isso vai variar de acordo com a sua panela. Nós usamos espigões de 3/8 na saída da panela e utilizamos mangueira atoxica para fazer o transito do mosto. Pra dar o aperto da mangueira no tubo utilizamos braçadeiras borboletas de 3/8.
Boa noite ! Amigão, só uma dica, voce acaba confundindo quando voce fala que 1/2 (MEIA) como uma e meia, voce quer dizer um barra dois. A medida que voce se refere é de meia polegada (1/2) e voce fala uma e meia, uma e meia existe e é 1 1/2 (uma polegada e meia). Abraços.
Vcs acreditam que a valvula de gás de 1/2 para 3/8 não existe na minha cidade? 😥
Encontre ela no mercado livre ou em lojas especializadas em fogão e gás.
amigo, qual o custo total desse projeto?
Quando fizemos ficou em cerca de R$ 190,00.
Fiz um chiller seguindo o passo-a-passo e "inaugurei" ontem. Para 50 litros de mosto, demorou cerca de 1 hora (achei demorado). Mosto no fermentador com temperatura de 31 graus. (com pré-chiller imerso num balde em gelo)
2 coisas tem que serem levadas em conta para agilizar o processo com o uso do contra fluxo. Primeiro a pressão de vazão do mosto. Se você utiliza a queda (gravidade) para circular o mosto no chiler, logico, vai demorar um pouco mais. O ideal é utilizar uma bomba recirculação para aumentar a vazão do mosto no chiller. Todavia agora que foi aumentada a vazão do mosto a pressão da água terá que ser muito boa para manter a eficiência da troca térmica e baixar a temperatura da forma desejada ou então fazer um paliativa como por exemplo você fez imergir o pré- chiler em uma bacia com gelo. Levo cerca de 35 minutos para 40 litros na temperatura de 27 graus em média.