Obrigado amigo, segui suas orientações e montei meu chiller de contra fluxo. Funcionou muito bem, resolvendo um dos problemas que tinha que era o resfriamento rápido. Com este fluxo de contra fluxo, aplicando um pouco de gelo por fora do fermentador consegui resfriar o mosto para 20 graus em menos de 20 min. Obrigado novamente pela dica.
Obrigado pela presteza da resposta! Fiz esse sistema com tampões de PVC furados fazendo a parte do adaptador, mas com o adaptador a solução fica mais elegante. Forte abra e boas brassagens!
Pô amigo, nem acredito que achei seu vídeo! Em português, muito bem explicado, deu para entender o funcionamento, e como fazê-lo. Uso chiller de imersão, mas tá muito demorado. Valeu!
Um outra alternativa de material para o cano é o cobre. Montei o meu com um uma barra de cobre de gas que tem maior potencial pra troca de calor e a maioria das conexões de latão para gas, um tê de 3/4 de latão e espigões de 3/4 com rosca de 3/4 para a adaptação da mangueira externa. Consegui uma eficiência aparentemente um pouco maior, trazendo o liquido a 24 graus com a agua a cerca de 21 ou 22 na minha cidade.
ola amigo, tem um detalhe que pode melhorar seu projeto ... eu no meu chiller enrrolei um arame de aluminio em aspiral ao longo do tubo e de alguns pingos de solda de estalho para fixar o arame no tubo e para ele nao escorregar quando voce coloca a mangueira... esse arame serve para provocar um redemuinho na agua que circula dentro da mangueira melhorando assim a eficiencia do chiller...!! belo video.. parabens...
Olá Pedro, grato pela "bicada". O tubo de inox é muito duro, não creio que seja possível calandrar em casa, mas o de cobre, até meia polegada de diametro é possível sim, eu fiz o meu chiller de cobre e usei uma panela de pressão para servir de molde, ficou bom. Se eu fosse fazer um de cobre hoje, usaria tubo para refrigeração, ele é vendido em rolos, (panquecas) e tem a perede mais fina que o tubo do tipo usado em mecânica em geral e é mais barato. Grande abraço.
Bacana cara, ficou muito legal o seu chiller de contra-fluxo. Eu levo quase 1h hoje pra mandar pro fermentador e colocar a levedura. Vou replicar o seu projeto, mas vou usar o cobre mesmo, antes de usar, deixo no ácido peracético pra desinfetar. abraços.
Isso mesmo Fernando, realmente o cobre tem um maior fator de condução térmica, tenho um chiller de cobre, desses de mergulhar no mosto, ainda uso ele de vês em quando, mas por mais escuro que ele esteja antes, depois que sai do mosto o cobre tá limpinho, isso me diz que o mosto corroeu o cobre e absorveu esse óxido, é isso que eu pretendo evitar com o inox. Creio que um pouco de óxido de cobre não mata ninguém, mas se puder evitar é melhor. Grato pela informação, só vem enrriquecer a nós todos.
Obrigado pelo comentário. Sem dúvida, essa idéia é realmente boa, ajuda mesmo na eficiencia exatamente pela inconstância da superfície do tubo, ainda mais que o aço inox não é um bom condutor térmico. Tá incluso para o segundo estágio. Grande abraço.
Max, o principio que me levou a usar o cobre foi o mesmo que minha avó o escolher como tacho pra doces, mas vou pesquisar mais a este respeito, e caso eu ache alguma contra-indicação, posto aqui pra gente complementar o entendimento. Abraços e obrigado pela atenção
E aí alguem vai dizer por que não pensamos nisso antes???? cabeça foi feita prá ser usada e alguns pensam. wlw parabéms pelo trabalho por compartilhar, se der poste a lista detalhada vai ajudar mais ainda.abços
Olá Dairo, grato pelo gentil comentário mas não posso ficar com toda essa glória,kkkk não foi eu quem o criou, eu apenas fiz o meu com material disponível aqui na cidade baseado em fotos que vi no site do Lamas brew. Fazendo as contas compensava montar este, não só pela "economia" mas pelo prazer de fazer mesmo, sempre que posso faço eu mesmo minhas coisas, muitas vezes vemos algo bom mas difícil e muitas vezes impossível de adquirir então sobra fazer, se quiser ter algo igual. Com isso tenho aprendido muitas coisas. Quanto ao post da lista, posso publicar aqui sim, vou apurar os códigos e fabricantes e postar assim que der. Forte abraço. Max
MaxPT9AF Olá max. grato pela resposta , merece méritos sim pois viu algo pensou e recriou facilitando e dando possibilidades de fazermos nós mesmos muitas coisas economizando e tendo o prazer de fazer e dar valor ao trabalho artesanal, em breve vou estar iniciando na cerva caseira, estou me preparando .Em minha cidade tem uma loja da lamas brew, boa com preços bons mas nem tudo podemos comprar e tua deia veio em boa hora. abços
Esses eu comprei numa dessas lojas que vende mangueiras de alta pressão para sistemas hidráulicos de tratores e afins, é uma peça comum nesse mercado. Nome da loja é Hidroflex em Campo Grande - MS. Grande abraço.
Olá Max, muito bom seu vídeo e o chiller de contra-fluxo. Apenas tenho uma dúvida, como você faz a higienização interna do chiller, por onde passa o mosto? Obrigado
Olá, mas ainda assim é necessário resfriar o mosto com chiller de imersão antes de usar este de contra fluxo? como você evita que o "trub" vá para o fermentador? whirlpool continua sendo necessário? belo vídeo e belo áudio, parabéns!
Olá Rafael, grato por ver nosso vídeo. Bem, a idéia é não utilizar mais o chiller de imersão. Faço assim; terminando a fervura (lupulagem), faço sim o whirlpool, deixo descansar por uns 20 minutos e retiro o mosto ainda quente pelo lado da panela, pois os sedimentos de malte e lúpulo ficam no "cone" no centro da panela, pra isso uso um tubo plástico com sifão, (não é o auto sifão), aquele tubo normal, (WE tem o cara), que conectamos a mangueira, dele vai direto para o chiller. Se você utilizar água gelada no contra fluxo, o mosto deve sair muito próximo à temperatura de inoculação da levedura.
Amigo vc circula o mosto pelo chiller só uma vez já mandando para o fermentador ou recircula de volta para a panela até atingir a temperatura ideal para inoculação? se for só uma vez gostaria de saber se vc utilizou circulando água a 0°C e de quanto foi a temperatura do mosto na saída para o fermentador. Obg
Olá Cristiano. Isso vai depender exatamente da temperatura da água fria. O ideal é poder contar com um banco de água fria para passar uma única vez e chegar logo nos 23/24 graus, outra alternativa seria a construção de dois chillers, em série, mas mesmo assim, a circulação de água a baixa temperatura é o que melhor funciona, assim você pode controlar através do fluxo, a temperatura final. No sistema que pretendo fazer, utilizarei água na temperatura ambiente no primeiro chiller e água gelada no segundo, com controle automático. Grande abraço.
pois é, meu desejo é fazer com inox, mas a condutividade térmica do inox é extremamente mais baixa que a do alumínio ou cobre, mas já que vc diz que dá certo e basta passar uma vez com água a 0°C, vou fazer com inox msm. vc fez com 6m né? Eu vou produzir 20 litros, qual o tamanho melhor para eu utilizar? e vc deixa o mosto passar no chiller por gravidade e usa bomba para circular a água gelada ou usa duas bombas, uma pro chiller e uma pra água gelada?
Olá amigo, a uma semana comprei os equipamentos necessários, já tinha um chiller de inox de 10 metros, mas estou tendo muito trabalho para colocar a mangueira, já coloquei detergente estou tentando esticar para facilitar mas é bem difícil, enfim, estou tendo muito trabalho em 4 horas só consegui colocar 2 metros de mangueira. Será que terei que distorcer todo o chiller para ai tentar enfiar a mangueira? Obrigado e se puder enviar alguma dica agradeço.
ficou muito interessante, acho que um desses irá me servir perfeitamente, ainda mais que pretendo economizar água ao máximo, a lavadora de roupas será meu depósito de água fria (a patroa ainda não sabe heheh). Tens aí a lista do que usaste? E a limpeza do sistema, é tranquila? Obrigado.
Olá Allan, grato pela "bicada". É, eu uso a água quente que sai dele para encher a máquina de lavar sim. e para limpar o tubo interno passo água fervendo por ele antes de correr água fria na mangueira, assim creio que esteriliza o tubo. posso sim colocar uma lista detalhada de material, assim que tiver tempo. Grande abraço.
Olá. Acredito que não. O alumínio me parece que reage pouco com a cerveja, especialmente quando ele cria aquela película de óxido, chamada de óxido protetor por alguns. Eu fiz de inox porque pretendo automatizar parte do equipamento e quanto menos cobre e alumínio envolvido melhor. Forte abraço.
Max, boa noite! Parabéns pelo trabalho, ficou ótimo. Fiquei com uma dúvida, esse tubo de aço 304 que você usou atende a norma ATSMA 270 (acabamento sanitário para indústria de bebidas) com polimento interno? Aqui em POA-RS não encontrei tubo de aço de 1/4 com essa especificação, consegui apenas o tubo de 3/8. E ainda assim a empresa exige quantidade mínima para venda. Como pretendo colocar todo o equipamento em aço, dentro das norma da ANVISA acho conveniente usar o material dentro do padrão. Abraço.
Boa noite Ricardo, Grato pelo comentário. O aço inox tipo 304 é sanitário, ele não reage com cerveja, carnes e sais diversos, melhor que ele só o aço cirúrgico que custa várias vezes o que custa o 304. Não creio que seja polido por dentro, deve ser extruzado e o polimento fica em segundo plano, mas certamente segue alguma norma pois é para uso alimentício. Comprei esse tubo numa empresa daqui de Campo Grande - MS, chamada PANAN refrigeração, mas quando fui tentar comprar outra peça igual os caras não quiseram me vender, fiquei sem entender mas em SP CAP você consegue empresas que te vendem isso sem quantidade mínima. Mas é uma maravilha, passo uma água fervente por dentro dele, antes de correr a água fria e tá sanitizado! Espero ter respondido. Grande abraço.
Olá Marcelo, grato pela presença. Vai depender muito da temperatura da água no contrafluxo, por exemplo; entro com o mosto a +- 85ºC e água a 25ºC, se deixar a água correr pra valer, o mosto cai para perto de 35ºC. O correto seria utilizar um banco de frio, próximo a 0ºC com bomba de recirculação da água, assim iria rapidamente para os 24ºC desejados. Uma outra situação que acho menos radical e mais dispendiosa e complicada seria utilizar dois chillers desse tipo, em série, no primeiro passaria água da torneira, no segundo, água mais gelada, entre 5 e 10ºC e para resultar nos 24ºC com maior precisão seria necessário um controle eletrônico para comandar a bomba que recircula a água fria. Tenho passado o mosto nele por duas vezes e tem funcionado bem, dá mais trabalho mas ainda não tive tempo para fazer a segunda unidade. Não se esqueça de correr uns 5 litros de água fervendo pelo tubo interno enquanto as mangueiras estão secas para esterilizar o tubo. Grande abraço.
Olá Marcelo, grato pela presença. Vai depender muito da temperatura da água no contrafluxo, por exemplo; entro com o mosto a +- 85ºC e água a 25ºC, se deixar a água correr pra valer, o mosto cai para perto de 35ºC. O correto seria utilizar um banco de frio, próximo a 0ºC com bomba de recirculação da água, assim iria rapidamente para os 24ºC desejados. Uma outra situação que acho menos radical e mais dispendiosa e complicada seria utilizar dois chillers desse tipo, em série, no primeiro passaria água da torneira, no segundo, água mais gelada, entre 5 e 10ºC e para resultar nos 24ºC com maior precisão seria necessário um controle eletrônico para comandar a bomba que recircula a água fria. Tenho passado o mosto nele por duas vezes e tem funcionado bem, dá mais trabalho mas ainda não tive tempo para fazer a segunda unidade. Não se esqueça de correr uns 5 litros de água fervendo pelo tubo interno enquanto as mangueiras estão secas para esterilizar o tubo. Grande abraço.
Ana Gabriela Santiago Hilarino Bom dia Ana. Desculpe pelo atraso mas quando se fala em cobre e cerveja tem que se ter alguns cuidados. Um chiller de imersão feito em cobre é mais fácil de limpá-lo devido ao contato com a cerveja ser a parte externa, qualquer oxidação é visível, mas quando a cerveja passa por dentro de um tubo fino, a percepção de oxidação e limpeza se torna quase impossível. Eu não faria de cobre, a menos que o diâmetro do tubo me permitisse passar uma bucha em seu interior, um tubo de 1/4 é muito difícil fazer isso. Grande abraço.
Não é alumínio Leonardo, é aço inox 304, mas creio que o alumínio daria muito certo também. Comprei numa empresa de refrigeração daqui de Campo Grande, eles fabricam geladeiras dessas para açougue, coisas assim. Panan. Grande abraço.
Ola, sabe me dizer onde conseguiu esse chiller de inox? Pois estava pensando em fazer em inox também, mas o que acho tem o valor muito alto. Dai vendo outros videos aqui, vi muita gente nos USA fazendo de cobre, sera que não tem problema, limpando ele sempre após o uso com solução de soda e vinagre branco? Abraço...
Rafael Righetti Rafael, esse tubo comprei aqui em Campo Grande - MS numa empresa que trabalha com refrigeração, a Panan, são fabricantes de equipamentos como bebedouros, expositores, etc. Na época custou uns 90 reais com 6 metros de comprimento.
+Rafael Righetti tem que ser de inox preferencialmente 314 que e para alimentos , o de cobre oxida com o tempo a oxidação interna e irreversivel nao tem com limpar internamente so com sanitizador eo cobre da cultura de bacterias prejudiciais que se fixam nas paredes para consumo proprio da o cobre porem em cerveja quantidade pode trazer problemas aos usuarios
Obrigado amigo, segui suas orientações e montei meu chiller de contra fluxo. Funcionou muito bem, resolvendo um dos problemas que tinha que era o resfriamento rápido. Com este fluxo de contra fluxo, aplicando um pouco de gelo por fora do fermentador consegui resfriar o mosto para 20 graus em menos de 20 min. Obrigado novamente pela dica.
Obrigado pela presteza da resposta! Fiz esse sistema com tampões de PVC furados fazendo a parte do adaptador, mas com o adaptador a solução fica mais elegante.
Forte abra e boas brassagens!
Ficou muito bom, parabéns. trabalho limpo e eficaz.
Pô amigo, nem acredito que achei seu vídeo! Em português, muito bem explicado, deu para entender o funcionamento, e como fazê-lo. Uso chiller de imersão, mas tá muito demorado. Valeu!
Parabéns pelo trabalho e principalmente por compartilhar, muito bom mesmo estou fazendo um com tubo de cobre, valeu a dica
boa tarde, tudo bem ? exelente video, poderia me dizer onde consigo uma serpentina dessas em inox? ou indicar como fazer ou quem faça, obrigado
Um outra alternativa de material para o cano é o cobre. Montei o meu com um uma barra de cobre de gas que tem maior potencial pra troca de calor e a maioria das conexões de latão para gas, um tê de 3/4 de latão e espigões de 3/4 com rosca de 3/4 para a adaptação da mangueira externa. Consegui uma eficiência aparentemente um pouco maior, trazendo o liquido a 24 graus com a agua a cerca de 21 ou 22 na minha cidade.
ola amigo, tem um detalhe que pode melhorar seu projeto ... eu no meu chiller enrrolei um arame de aluminio em aspiral ao longo do tubo e de alguns pingos de solda de estalho para fixar o arame no tubo e para ele nao escorregar quando voce coloca a mangueira... esse arame serve para provocar um redemuinho na agua que circula dentro da mangueira melhorando assim a eficiencia do chiller...!! belo video.. parabens...
Olá Pedro, grato pela "bicada". O tubo de inox é muito duro, não creio que seja possível calandrar em casa, mas o de cobre, até meia polegada de diametro é possível sim, eu fiz o meu chiller de cobre e usei uma panela de pressão para servir de molde, ficou bom. Se eu fosse fazer um de cobre hoje, usaria tubo para refrigeração, ele é vendido em rolos, (panquecas) e tem a perede mais fina que o tubo do tipo usado em mecânica em geral e é mais barato.
Grande abraço.
GENIAL! Parabéns, certamente vou fazer um!
Bacana cara, ficou muito legal o seu chiller de contra-fluxo.
Eu levo quase 1h hoje pra mandar pro fermentador e colocar a levedura.
Vou replicar o seu projeto, mas vou usar o cobre mesmo, antes de usar, deixo no ácido peracético pra desinfetar.
abraços.
Grande abraço e boa sorte Rogério.
Esse ácido não é corrosivo? Pois o cobre não pode ser sanitizado com produtos corrosivos. Acho que o ideal mesmo seria agua fervente e iodofor .
Show! Com BB King ao fundo ...massa...vou montar o meu assim! Cheers!
Isso mesmo Fernando, realmente o cobre tem um maior fator de condução térmica, tenho um chiller de cobre, desses de mergulhar no mosto, ainda uso ele de vês em quando, mas por mais escuro que ele esteja antes, depois que sai do mosto o cobre tá limpinho, isso me diz que o mosto corroeu o cobre e absorveu esse óxido, é isso que eu pretendo evitar com o inox. Creio que um pouco de óxido de cobre não mata ninguém, mas se puder evitar é melhor. Grato pela informação, só vem enrriquecer a nós todos.
Obrigado pelo comentário. Sem dúvida, essa idéia é realmente boa, ajuda mesmo na eficiencia exatamente pela inconstância da superfície do tubo, ainda mais que o aço inox não é um bom condutor térmico. Tá incluso para o segundo estágio. Grande abraço.
Max, o principio que me levou a usar o cobre foi o mesmo que minha avó o escolher como tacho pra doces, mas vou pesquisar mais a este respeito, e caso eu ache alguma contra-indicação, posto aqui pra gente complementar o entendimento. Abraços e obrigado pela atenção
Boa Noite Max muito bom o seu vídeo e gostaria de saber se você pode disponibilizar a lista de material para este chiller?
Grande abraço
E aí alguem vai dizer por que não pensamos nisso antes???? cabeça foi feita prá ser usada e alguns pensam. wlw parabéms pelo trabalho por compartilhar, se der poste a lista detalhada vai ajudar mais ainda.abços
Olá Dairo, grato pelo gentil comentário mas não posso ficar com toda essa glória,kkkk não foi eu quem o criou, eu apenas fiz o meu com material disponível aqui na cidade baseado em fotos que vi no site do Lamas brew. Fazendo as contas compensava montar este, não só pela "economia" mas pelo prazer de fazer mesmo, sempre que posso faço eu mesmo minhas coisas, muitas vezes vemos algo bom mas difícil e muitas vezes impossível de adquirir então sobra fazer, se quiser ter algo igual. Com isso tenho aprendido muitas coisas. Quanto ao post da lista, posso publicar aqui sim, vou apurar os códigos e fabricantes e postar assim que der. Forte abraço. Max
MaxPT9AF Olá max.
grato pela resposta , merece méritos sim pois viu algo pensou e recriou facilitando e dando possibilidades de fazermos nós mesmos muitas coisas economizando e
tendo o prazer de fazer e dar valor ao trabalho artesanal, em breve vou estar iniciando na cerva caseira, estou me preparando .Em minha cidade tem uma loja da lamas brew, boa com preços bons mas nem tudo podemos comprar e tua deia veio em boa hora. abços
Gostaria de saber qual a bitola e a espessura da parede do cano de inox... e q tipo de empresa faz o serviço de enrolar a serpentina? Obrigado.
Muito bom o seu projeto ....Parabens.....Onde vc comprou o adaptador de rosca pra tubos(aqla aruela de latao)???
Esses eu comprei numa dessas lojas que vende mangueiras de alta pressão para sistemas hidráulicos de tratores e afins, é uma peça comum nesse mercado. Nome da loja é Hidroflex em Campo Grande - MS. Grande abraço.
Olá Max, muito bom seu vídeo e o chiller de contra-fluxo. Apenas tenho uma dúvida, como você faz a higienização interna do chiller, por onde passa o mosto? Obrigado
Show de bola amigo! Esse niple e seu tubo de aço são de quantas polegadas?
Olá, mas ainda assim é necessário resfriar o mosto com chiller de imersão antes de usar este de contra fluxo? como você evita que o "trub" vá para o fermentador? whirlpool continua sendo necessário? belo vídeo e belo áudio, parabéns!
Olá Rafael, grato por ver nosso vídeo. Bem, a idéia é não utilizar mais o chiller de imersão. Faço assim; terminando a fervura (lupulagem), faço sim o whirlpool, deixo descansar por uns 20 minutos e retiro o mosto ainda quente pelo lado da panela, pois os sedimentos de malte e lúpulo ficam no "cone" no centro da panela, pra isso uso um tubo plástico com sifão, (não é o auto sifão), aquele tubo normal, (WE tem o cara), que conectamos a mangueira, dele vai direto para o chiller. Se você utilizar água gelada no contra fluxo, o mosto deve sair muito próximo à temperatura de inoculação da levedura.
Amigo vc circula o mosto pelo chiller só uma vez já mandando para o fermentador ou recircula de volta para a panela até atingir a temperatura ideal para inoculação? se for só uma vez gostaria de saber se vc utilizou circulando água a 0°C e de quanto foi a temperatura do mosto na saída para o fermentador. Obg
Olá Cristiano. Isso vai depender exatamente da temperatura da água fria. O ideal é poder contar com um banco de água fria para passar uma única vez e chegar logo nos 23/24 graus, outra alternativa seria a construção de dois chillers, em série, mas mesmo assim, a circulação de água a baixa temperatura é o que melhor funciona, assim você pode controlar através do fluxo, a temperatura final. No sistema que pretendo fazer, utilizarei água na temperatura ambiente no primeiro chiller e água gelada no segundo, com controle automático. Grande abraço.
pois é, meu desejo é fazer com inox, mas a condutividade térmica do inox é extremamente mais baixa que a do alumínio ou cobre, mas já que vc diz que dá certo e basta passar uma vez com água a 0°C, vou fazer com inox msm. vc fez com 6m né? Eu vou produzir 20 litros, qual o tamanho melhor para eu utilizar? e vc deixa o mosto passar no chiller por gravidade e usa bomba para circular a água gelada ou usa duas bombas, uma pro chiller e uma pra água gelada?
Onde tu conseguiu comprar esse adaptador de cano para rosca meu caro?
Olá amigo, a uma semana comprei os equipamentos necessários, já tinha um chiller de inox de 10 metros, mas estou tendo muito trabalho para colocar a mangueira, já coloquei detergente estou tentando esticar para facilitar mas é bem difícil, enfim, estou tendo muito trabalho em 4 horas só consegui colocar 2 metros de mangueira. Será que terei que distorcer todo o chiller para ai tentar enfiar a mangueira? Obrigado e se puder enviar alguma dica agradeço.
ficou muito interessante, acho que um desses irá me servir perfeitamente, ainda mais que pretendo economizar água ao máximo, a lavadora de roupas será meu depósito de água fria (a patroa ainda não sabe heheh). Tens aí a lista do que usaste? E a limpeza do sistema, é tranquila? Obrigado.
Olá Allan, grato pela "bicada". É, eu uso a água quente que sai dele para encher a máquina de lavar sim. e para limpar o tubo interno passo água fervendo por ele antes de correr água fria na mangueira, assim creio que esteriliza o tubo. posso sim colocar uma lista detalhada de material, assim que tiver tempo. Grande abraço.
MaxPT9AF
Amigo por favor coloque o material na descrição
é possível calandrar o tubo em casa (principalmente se for cobre)?
Boa noite amigo, esse chiler de inox onde podemos adquirir um desses? obrigado e parabéns
Olá. Acredito que não. O alumínio me parece que reage pouco com a cerveja, especialmente quando ele cria aquela película de óxido, chamada de óxido protetor por alguns. Eu fiz de inox porque pretendo automatizar parte do equipamento e quanto menos cobre e alumínio envolvido melhor.
Forte abraço.
Max, boa noite! Parabéns pelo trabalho, ficou ótimo. Fiquei com uma dúvida, esse tubo de aço 304 que você usou atende a norma ATSMA 270 (acabamento sanitário para indústria de bebidas) com polimento interno? Aqui em POA-RS não encontrei tubo de aço de 1/4 com essa especificação, consegui apenas o tubo de 3/8. E ainda assim a empresa exige quantidade mínima para venda. Como pretendo colocar todo o equipamento em aço, dentro das norma da ANVISA acho conveniente usar o material dentro do padrão. Abraço.
Boa noite Ricardo, Grato pelo comentário. O aço inox tipo 304 é sanitário, ele não reage com cerveja, carnes e sais diversos, melhor que ele só o aço cirúrgico que custa várias vezes o que custa o 304. Não creio que seja polido por dentro, deve ser extruzado e o polimento fica em segundo plano, mas certamente segue alguma norma pois é para uso alimentício.
Comprei esse tubo numa empresa daqui de Campo Grande - MS, chamada PANAN refrigeração, mas quando fui tentar comprar outra peça igual os caras não quiseram me vender, fiquei sem entender mas em SP CAP você consegue empresas que te vendem isso sem quantidade mínima.
Mas é uma maravilha, passo uma água fervente por dentro dele, antes de correr a água fria e tá sanitizado!
Espero ter respondido. Grande abraço.
Comprou esse adaptador de tubos na internet? sabe onde posso encontrar mercado livre ou alguma loja virtual? obrigado
www.ect.ru/catalog.phtml?item=9/61/1/710 Кабельный ввод подешевле будет вместо нержавейки. Для воды обычной.
Olá Max, 6 metros de inox em contrafluxo seria suficiente para esfriar 30 litros de mosto para inoculação do fermento ??
Olá Marcelo, grato pela presença. Vai depender muito da temperatura da água no contrafluxo, por exemplo; entro com o mosto a +- 85ºC e água a 25ºC, se deixar a água correr pra valer, o mosto cai para perto de 35ºC. O correto seria utilizar um banco de frio, próximo a 0ºC com bomba de recirculação da água, assim iria rapidamente para os 24ºC desejados. Uma outra situação que acho menos radical e mais dispendiosa e complicada seria utilizar dois chillers desse tipo, em série, no primeiro passaria água da torneira, no segundo, água mais gelada, entre 5 e 10ºC e para resultar nos 24ºC com maior precisão seria necessário um controle eletrônico para comandar a bomba que recircula a água fria. Tenho passado o mosto nele por duas vezes e tem funcionado bem, dá mais trabalho mas ainda não tive tempo para fazer a segunda unidade. Não se esqueça de correr uns 5 litros de água fervendo pelo tubo interno enquanto as mangueiras estão secas para esterilizar o tubo. Grande abraço.
Ihhh, minha esposa tinha logado e eu não percebí. kkkkk
Olá Marcelo, grato pela presença. Vai depender muito da temperatura da água no contrafluxo, por exemplo; entro com o mosto a +- 85ºC e água a 25ºC, se deixar a água correr pra valer, o mosto cai para perto de 35ºC. O correto seria utilizar um banco de frio, próximo a 0ºC com bomba de recirculação da água, assim iria rapidamente para os 24ºC desejados. Uma outra situação que acho menos radical e mais dispendiosa e complicada seria utilizar dois chillers desse tipo, em série, no primeiro passaria água da torneira, no segundo, água mais gelada, entre 5 e 10ºC e para resultar nos 24ºC com maior precisão seria necessário um controle eletrônico para comandar a bomba que recircula a água fria. Tenho passado o mosto nele por duas vezes e tem funcionado bem, dá mais trabalho mas ainda não tive tempo para fazer a segunda unidade. Não se esqueça de correr uns 5 litros de água fervendo pelo tubo interno enquanto as mangueiras estão secas para esterilizar o tubo. Grande abraço.
Será q se usar tubo de alumínio terei problema?
Olá gostaria de saber se eu posso fazer de cano de cobre?
Ana Gabriela Santiago Hilarino Bom dia Ana. Desculpe pelo atraso mas quando se fala em cobre e cerveja tem que se ter alguns cuidados. Um chiller de imersão feito em cobre é mais fácil de limpá-lo devido ao contato com a cerveja ser a parte externa, qualquer oxidação é visível, mas quando a cerveja passa por dentro de um tubo fino, a percepção de oxidação e limpeza se torna quase impossível. Eu não faria de cobre, a menos que o diâmetro do tubo me permitisse passar uma bucha em seu interior, um tubo de 1/4 é muito difícil fazer isso. Grande abraço.
Ok meu jovem, é só mandar!!!
Onde você conseguiu comprar a serpentina de aluminio?
Não é alumínio Leonardo, é aço inox 304, mas creio que o alumínio daria muito certo também. Comprei numa empresa de refrigeração daqui de Campo Grande, eles fabricam geladeiras dessas para açougue, coisas assim. Panan.
Grande abraço.
Ola maxpt9af bom dia. Esse vídeo não está mais disponível e eu estava começando a segui-lo para montar o meu chiller. Por favor teria como me ajudar?
Qual diâmetro que ficou o tubo de aço inox depois de calandrado?
Olá Eduardo, a calandragem não alterou o formato do tubo que é de 1/4". Grande abraço.
Eduardo Nass Olá, depois de muito tempo entendí sua pergunta. Desculpa hehehehe. Ficou com quase 25 cm.
Você faria um desses pra mim? Quanto custaria?
gostei do blues! haha!
fiz o meu com adaptador de aperto rapido tambem funciona
Amigo esse adptador você encontra em lojas que mechem com equipamento de gás e fogão ?
fiz um com prensa cabo de plástico mesmo e funcionou bem. O preço é bem mais em conta.
Ola, sabe me dizer onde conseguiu esse chiller de inox? Pois estava pensando em fazer em inox também, mas o que acho tem o valor muito alto. Dai vendo outros videos aqui, vi muita gente nos USA fazendo de cobre, sera que não tem problema, limpando ele sempre após o uso com solução de soda e vinagre branco? Abraço...
Rafael Righetti Rafael, esse tubo comprei aqui em Campo Grande - MS numa empresa que trabalha com refrigeração, a Panan, são fabricantes de equipamentos como bebedouros, expositores, etc. Na época custou uns 90 reais com 6 metros de comprimento.
+Rafael Righetti tem que ser de inox preferencialmente 314 que e para alimentos , o de cobre oxida com o tempo a oxidação interna e irreversivel nao tem com limpar internamente so com sanitizador eo cobre da cultura de bacterias prejudiciais que se fixam nas paredes para consumo proprio da o cobre porem em cerveja quantidade pode trazer problemas aos usuarios
Assisti todo o video .. e nao encontrei especificação do diametro do tubo de inox .... abraços
legal
Perdão pela falha, mas é de 1/4 de polegada. Grato!!
bom video max aceite eu ai no facebook para trocarmos qso grato
enviei pedido facebook aldomar grato
Moucho agua desperdiciao
Max tens uma lista por escrito de todos os item necessários pra fazer o chiller? se tiver me envie link ou ela por email mesmo.nelviosmo@yahoo.com.br