O Oriente Médio atrai os olhos do mundo por dois motivos principais: por ser uma área de instabilidade política e à imensa riqueza que se está abrigada em seu subsolo; o petróleo, elemento que traz o interesse das grandes nações européias. Muito bom sua explicação professor!
O Oriente Médio possui cerca de 320 milhões de habitantes, a região se localiza em torno das costas leste e sul do mar Mediterrâneo, integra três continentes, sendo: Europa, África e Ásia. A sua cultura religiosa possui grande força, pois a o cristianismo e várias outras religiões como o islamismo, foram desenvolvidas nessa região, além disso, a região abriga diversos templos e locais religiosos como o Calvário (montículo de pedra onde a cruz foi posta). O canal de Suez e o Estreito de Ormuz são uma das mais importantes fronteiras... Ótima explicação, professor.
Um dado histórico que revela um interesse de outras nações sobre o Oriente Médio desde a antiguidade é sobre o estreito de Bósforo. Por ser uma ligação natural entre a Europa, o Oriente Médio e a Ásia, os europeus o utilizavam como rota para buscar as valiosas especiarias asiáticas (principalmente da Índia). Porém, com a tomada da grande cidade de Constantinopla, que fica do lado europeu do estreito, pelos turcos-otomanos em 1493, os europeus ficaram impedidos de usar aquela passagem, sendo esse, um dos motivos pelos quais investiram tanto na navegação marítima em busca de novas rotas para chegar à Índia. Assim, uma consequência disso foi as Grandes Navegações, que sequentemente teve a descoberta de outros continentes. Parabéns pelo ótimo vídeo Professor Hebert!
Mais uma vez, a minha gratidão em compartilhar do seu conhecimento e postar um conteúdo tão importante para a nossa formação .Obrigado e sucesso ao canal.
A região do Oriente médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contrato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial. Parabéns Herbert ótimo vídeo, bela explicação.👏👏
A população conta com 320 milhões de habitantes que são, em sua maioria, de origem arábica. O Oriente Médio, conta também com turcos, persas, judeus e curdos. A densidade demográfica é mediana e os países mais populosos da região são Irã e a Turquia que somam cerca de 140 milhões de habitantes, ultrapassando 50% de toda a população do Oriente Médio. Ótima explicação, mt bom professor!
O clima predominante no Oriente Médio é seco (desértico) e a região apresenta poucos rios. Os maiores e mais importantes são o Tigre e o Eufrates, entre os quais há a Mesopotâmia, região muito fértil para a agricultura e berço da civilização mesopotâmica.
muito bom!! O Oriente Médio está localizado entre os mares Mediterrâneo, Negro, Cáspio, Arábico e o Vermelho, o clima é semiarido e desertico, vegetacao escassa.
sim eu quero me mudar,mais não botar tudo o que conseguimos a perder,trabalhamos duro pra chegar até aqui,não quero correr riscos.aleluia amém que haja luz!!!beijo Emiliana.🔐🔐🔐🔐🔐🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳
O Médio Oriente ou Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo. O Oriente Médio é uma sub-região da África-Eurásia, sobretudo da Ásia, e partes da África setentrional.possui uma cultura religiosa muito forte. Mauro Bandeira
(Alana Telles) O Oriente Médio é uma região em torno das costas sul e leste do mar Mediterrâneo que engloba os países situados na confluência de três continentes: a Europa, a Ásia e a África. Apesar de eventuais discordâncias por parte de geógrafos e historiadores, normalmente se considera que o Oriente Médio é composto por estes países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Egito, miradados, Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Omã, Síria, Sudão e Turquia. Quando não se consideram os países mais a leste (o Afeganistão e o Irã), o Oriente Médio também é chamado de Oriente Próximo.
Oriente Médio: população, cultura, religião e atividades econômicas Essa região compreende 15 países, se estende do mar vermelho até o Afeganistão a leste. Fronteiras e Geopolítica -Umas das mais importantes é o Canal de Suez, que interliga o mar mediterrâneo até o mar vermelho. O Estreito de Ormuz, que interliga a região do golfo pérsico até o mar arábico e ao Oceano Indico também é muito importante. Antagonismos e Disparidades -As taxas de analfabetismos e de mortalidade infantil são muito elevadas. A dependência agrícola é grande, exigindo grande quantidade de importações. Apesar da elevada produção de petróleo a concentração de renda é enorme. Cultura e Religião -Disparidades Culturais -São muitos os problemas e conflitos nessa região, tais como: as desigualdades sociais, o autoritarismo, a rivalidade entre Judeus e Palestinos etc. Diversidade Étnica e Cultural -O berço das três religiões monoteístas mias importantes do mundo: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Jerusalém - Para os Judeus é a cidade do Rei Davi e o lugar onde foi construído o templo para guardar a Arca da Aliança; para os Cristãos é o lugar da paixão de Cristo e do seu sepultamento; para os muçulmanos é o lugar onde o profeta Maomé subiu aos céus. Atividades Econômicas -Apesar da grande abundância de petróleo a maior parte do oriente médio vive de atividades tradicionais como agropecuária. A OPEP surgiu no Oriente Médio, é responsável por definir o preço do barril e a comercialização o petróleo em escala mundial. Industrialização Israel é o país mais industrializado do Oriente Médio, destacando-se as indústrias armamentistas, químicas, têxteis, eletrônicas, de material de transportes, lapidação de diamantes etc.
O Médio Oriente ou Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo. É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao golfo Pérsico. O Oriente Médio é uma sub-região da África-Eurásia, sobretudo da Ásia, e partes da África setentrional. Muito boa explicação professor MARCO ANTÔNIO 9°A
interessante aprender sobre o oriente médio... composto por 15 países, o clima é árido e semiárido, sua religião é praticamente toda muçulmana mas também há outras religiões, sua principal atividade econômica é o petróleo mas também não podemos deixar de citar a agropecuária e o turismo!! muito bom o vídeo professor!!
Bom vídeo!!!! acho legal citar algumas curiosidades sobre o Oriente médio, assim fica mais interessante Algumas delas são: *É proibido pelo Corão (livro sagrado), mulheres guiarem automóveis. *Também nunca mostre a sola dos sapatos ao cruzar as pernas, estará assim, insultando o seu anfitrião pois a sola é a parte mais baixa do corpo, portanto a mais suja. *Durante o período do Ramadã é proibido comer ou beber em público desde o raiar até o pôr do sol. Isso também vale para os turistas. A multa para quem desacatar a ordem pode chegar até ao equivalente a R$ 250,00.
Canal de Suez : interliga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho Estreito de Ormuz: região importante para o escoamento de petróleo Estreito de Bósforo: interliga a região do Oriente à Europa Estreito de Bal-el-Mandeb : próximo a região do Chifre da África ( sofre com problemas com piratas) Estreito de Tiren: única saída de Israel ( país mais industrializado e desenvolvido da região do Oriente Médio) para o Mar Vermelho
Otimo Videos Professor A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes. O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos;
O Médio Oriente ou Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo. É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao golfo Pérsico. O Oriente Médio é uma sub-região da África-Eurásia, sobretudo da Ásia, e partes da África setentrional. possui uma cultura religiosa muito forte. Isso porque foi ali que se desenvolveram diversas religiões desde o cristianismo, judaísmo e o islamismo. Portanto, o local abriga diversos templos e locais religiosos, como Meca e Jerusalém.
O Santo Sepulcro é considerado por fieis do mundo inteiro como a tumba onde o corpo de Jesus foi sepultado e esteve até sua ressurreição. Desde o século IV, peregrinos do mundo inteiro convergem à Basílica do Santo Sepulcro, o edifício mais sagrado para o mundo cristão e um dos locais mais enigmáticos para a ciência. Apesar de pequeno, o local abriga também o Calvário, montículo de pedra onde se colocou a cruz.
O muro das lamentações não fazia parte do templo. Esse muro foi construído por Herodes na reforma do segundo templo, cerca de 19a.c 😉 esse muro na verdade cercava todo o templo(ficando ao redor).
Na verdade o solo mais fértil é o nosso Brasil, pena que os brasileiros não dão valor, se essa riqueza tivesse nas mãos dos americanos nós estávamos mortos, abraço
Antagonismo e Disparidades as taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil são muito elevados ( o analfabetismo atinge 70% da população adulta do Afeganistão, 21% da Arábia Saudita e 23% no Irã). A Dependência agrícola é grande ( as condições naturais e tecnológicas são rudimentares) exigindo grande quantidade de importações. Apesar da elevada produção de Petróleo a concentração de renda é enorme ( elevada desigualdade econômica e social).
Apenas os mal informados acreditam que o Messias foi enterrado nesse túmulo. A arquiologia mostra que o túmulo do Messias, não foi nesse local 👍 Mas foi válido seu vídeo. Parabéns 🎊
Tem uma diferença entre a Bíblia católica e as Bíblias protestantes. Com a Revolução Luterana, sete livros da Bíblia foram retirados. Martinho Lutero acreditava que esses livros não eram necessários para a compreensão dos Ensinamentos da palavra de Deus. Na verdade, se formos considerarmos os evangelhos apócrifos e a grande quantidade de papiros e escritos da época, poderíamos ter diversas Bíblias, rsssss. Mas, essa aula não é sobre cristianismo, espero que o contexto geral tenha ficado claro. Obrigado pela participação.
Jesus não nasceu em Nazaré, min. 9:21, Ele nasceu na Judéia, ele é chamado nazareno por ter crescido lá depois de ter voltado do Egito. Mas o nascimento dele aconteceu em Belém da Judeia, Portanto a informação em áudio está equivocada. #######
pt.wikipedia.org/wiki/Nascimento_de_Jesus#:~:text=Os%20evangelhos%20can%C3%B4nicos%20de%20Lucas,a%20viagem%20numa%20simples%20manjedoura. LOCAL DO NASCIMENTO DE JESUS.
Irá e arábia são extremamente riscos mas mal desenvolvidos, Israel é pobre em recursos naturais e bem desenvolvidos. China e Rússia financiam os árabes que pegaram o dinheiro e investiram em armamentos. O êxito por exemplo tem o rio mais longo do mundo, a região próxima ao rio é extremamente rica, a região praiana do êxito é muito fértil, não tem outra igual no oriente médio do norte e ainda assim tem um dos piores IDH. Nem sempre é só de " ajuda " que se desenvolve um povo, mas existem outros fatores.
@@herbertmiguel Segundo outro vídeo que assisti no youtube de outro autor, diz que o Oriente médio fica na Ásia, como pode continente dentro de outro continente, essa é a minha pergunta,,, Ok
@@wandickmilojevic1132 Entendi, rssss. Não é outro continente amigo, na verdade é uma região da Ásia com características culturais tão fortes e singulares que é conhecida por essa denominação. O Oriente Média fica na região Sudoeste da Ásia; há dois países bicontinentais na região, a Turquia (parte fica na Europa) e o Egito (a maior parte, 95%, fica na África).
PARA CONSTRUÍREM OS IMENSOS PRÉDIOS DE QUASE 1 KILOMETRO, TRABALHADORES APANHAM COM PAUS AO ENTRAREM NAS FILAS DOS ÔNIBUS DOS SULTANATOS BILIONÁRIOS, A VILA DOS TRABALHADORES INDIANOS E PASQUITANESES E DE OUTRAS ETNIAS NOS LEMBRA O BRASIL COLÔNIA,QUASE DE ESCRAVIDÃO, OS PAÍSES DOS SULTÕES PAGAM,MAS AS PESSOAS RESIDEM E COMEM MAL, EXPLORAÇÃO DE MULHERES E HOMENS, OS RICOS COMENDO EM RESTAURANTES CINCO ESTRELAS ENQUANTO A GRANDE MAIORIA PASSA FOME E TEM UMA DAS PIORES HIGIENES DO MUNDO COMO NA ÁFRICA. LUGARES NA ÁSIA E ÁFRICA EM QUE OS BILIONÁRIOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES MAIS MISERÁVEIS,COMO NA ANTIGUIDADE EXPLORAM A CLASSE TRABALHADORA,OU SEJA A BASE DA PIRÂMIDE, MULHERES DAS FILIPINAS QUE SÃO EMPREGADAS SOFREM ASSÉDIO MORAL E MAUS TRATOS POR SUAS PRINCESAS RICAS E CHEIAS DE JOIAS E OURO,ISTO NÃO É O PARAÍSO,ISTO É O INFERNO. LOGICAMENTE QUE EXISTE RESTAURANTES LUXUOSOS NA ÁSIA,MAIS A MAIORIA ASSIM COMO NA ÁFRICA SOBREVIVE COM MENOS DE CINCO DÓLARES POR DIA OU MUITO MENOS, OU NADA TEM O QUE COMER , EM MEIO AO ESGOTO A CÉU ABERTO,SUJEIRA E MOSCAS, OS ELEGANTES PRÉDIOS E ESTRUTURAS DE 1 KILOMETRO DE ALTURA ESCONDE O QUE ELES NÃO MOSTRAM A POBREZA E A MISÉRIA QUE VIVE A GRANDE MAIORIA DOS ASIÁTICOS E DO ORIENTE MÉDIO, PRINCIPALMENTE OS PAÍSES DA ARÁBIA SAUDITA E PAÍSES DOS ARREDORES...
@@tassianasantana5094 66 TEM A BÍBLIA PROTESTANTE, MAS A CATÓLICA TEM OS APÓCRIFOS. QUANDO ELE CITA 73 ELE ESTÁ FAZENDO REFERÊNCIA A BÍBLIA CATÓLICA. ELE ERROU QUANDO NO MINUTO 9:21 DISSE QUE JESUS NASCEU EM NAZARÉ, ESSA INFORMAÇÃO É EQUIVOCADA. JESUS NASCEU EM BELÉM DA JUDEIA APROXIMADAMENTE 4 ANOS ANTES DO 1 DO CALENDÁRIO GREGORIANO. A BÍBLIA SÓ TEVE SEU CÂNON CONCLUÍDO POR COMPLETO DEPOIS DO SÉCULO V, E O LIVRO DE TIAGO FOI O ÚLTIMO A SER INCLUÍDO. COM A REFORMA PROTESTANTE, OS REFORMADORES TIRARAM OS APÓCRIFOS E DAÍ É FORMADA A BÍBLIA USADA POR GRANDE PARTE DOS PROTESTANTES. É IMPORTANTE SALIENTAR QUE EXISTEM VÁRIAS IGREJAS QUE SE AUTODENOMINAM CRISTÃS. A ORTODOXA GREGA É UMA DESSAS, ENTRE OUTRAS...
@- 11:11 meu jovem a minha tá sim completa tá com ambos os lados o antigo e o novo por que a minha e como se diz escrita com os profetas enviados por Deus e a sua além desses inventarão mais livros então não fale nada se vc não sabe tá pq e se a minha fosse mesmo de 5 conto?seria bíblia sagrada de toda a maneira tá então licença.
O Oriente Médio atrai os olhos do mundo por dois motivos principais: por ser uma área de instabilidade política e à imensa riqueza que se está abrigada em seu subsolo; o petróleo, elemento que traz o interesse das grandes nações européias.
Muito bom sua explicação professor!
O Oriente Médio possui cerca de 320 milhões de habitantes, a região se localiza em torno das costas leste e sul do mar Mediterrâneo, integra três continentes, sendo: Europa, África e Ásia. A sua cultura religiosa possui grande força, pois a o cristianismo e várias outras religiões como o islamismo, foram desenvolvidas nessa região, além disso, a região abriga diversos templos e locais religiosos como o Calvário (montículo de pedra onde a cruz foi posta). O canal de Suez e o Estreito de Ormuz são uma das mais importantes fronteiras... Ótima explicação, professor.
Bgdoo 🤙
Um dado histórico que revela um interesse de outras nações sobre o Oriente Médio desde a antiguidade é sobre o estreito de Bósforo. Por ser uma ligação natural entre a Europa, o Oriente Médio e a Ásia, os europeus o utilizavam como rota para buscar as valiosas especiarias asiáticas (principalmente da Índia). Porém, com a tomada da grande cidade de Constantinopla, que fica do lado europeu do estreito, pelos turcos-otomanos em 1493, os europeus ficaram impedidos de usar aquela passagem, sendo esse, um dos motivos pelos quais investiram tanto na navegação marítima em busca de novas rotas para chegar à Índia. Assim, uma consequência disso foi as Grandes Navegações, que sequentemente teve a descoberta de outros continentes.
Parabéns pelo ótimo vídeo Professor Hebert!
Mais uma vez, a minha gratidão em compartilhar do seu conhecimento e postar um conteúdo tão importante para a nossa formação .Obrigado e sucesso ao canal.
A região do Oriente médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contrato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial.
Parabéns Herbert ótimo vídeo, bela explicação.👏👏
Ótimo vídeo e explicação, infelizmente a educação não é levada a sério por grande maioria dos jovens e adultos.
A população conta com 320 milhões de habitantes que são, em sua maioria, de origem arábica. O Oriente Médio, conta também com turcos, persas, judeus e curdos. A densidade demográfica é mediana e os países mais populosos da região são Irã e a Turquia que somam cerca de 140 milhões de habitantes, ultrapassando 50% de toda a população do Oriente Médio.
Ótima explicação, mt bom professor!
O clima predominante no Oriente Médio é seco (desértico) e a região apresenta poucos rios. Os maiores e mais importantes são o Tigre e o Eufrates, entre os quais há a Mesopotâmia, região muito fértil para a agricultura e berço da civilização mesopotâmica.
muito bom!! O Oriente Médio está localizado entre os mares Mediterrâneo, Negro, Cáspio, Arábico e o Vermelho, o clima é semiarido e desertico, vegetacao escassa.
sim eu quero me mudar,mais não botar tudo o que conseguimos a perder,trabalhamos duro pra chegar até aqui,não quero correr riscos.aleluia amém que haja luz!!!beijo Emiliana.🔐🔐🔐🔐🔐🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑🔑⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳
Ótima explicação. Parabéns!
Exelente aula muito informativo seu conteúdo, parabéns.
Também gostei da aula professor. Oriente médio
Video top, muito grato
O Médio Oriente ou Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo.
O Oriente Médio é uma sub-região da África-Eurásia, sobretudo da Ásia, e partes da África setentrional.possui uma cultura religiosa muito forte.
Mauro Bandeira
(Alana Telles) O Oriente Médio é uma região em torno das costas sul e leste do mar Mediterrâneo que engloba os países situados na confluência de três continentes: a Europa, a Ásia e a África. Apesar de eventuais discordâncias por parte de geógrafos e historiadores, normalmente se considera que o Oriente Médio é composto por estes países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Egito, miradados, Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Omã, Síria, Sudão e Turquia. Quando não se consideram os países mais a leste (o Afeganistão e o Irã), o Oriente Médio também é chamado de Oriente Próximo.
Amei obrigado por sua explicação muito obrigado
Gostei muito da aula, 👍
Oriente Médio: população, cultura, religião e atividades econômicas
Essa região compreende 15 países, se estende do mar vermelho até o Afeganistão a leste.
Fronteiras e Geopolítica
-Umas das mais importantes é o Canal de Suez, que interliga o mar mediterrâneo até o mar vermelho. O Estreito de Ormuz, que interliga a região do golfo pérsico até o mar arábico e ao Oceano Indico também é muito importante.
Antagonismos e Disparidades
-As taxas de analfabetismos e de mortalidade infantil são muito elevadas. A dependência agrícola é grande, exigindo grande quantidade de importações. Apesar da elevada produção de petróleo a concentração de renda é enorme.
Cultura e Religião
-Disparidades Culturais
-São muitos os problemas e conflitos nessa região, tais como: as desigualdades sociais, o autoritarismo, a rivalidade entre Judeus e Palestinos etc.
Diversidade Étnica e Cultural
-O berço das três religiões monoteístas mias importantes do mundo: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
Jerusalém
- Para os Judeus é a cidade do Rei Davi e o lugar onde foi construído o templo para guardar a Arca da Aliança; para os Cristãos é o lugar da paixão de Cristo e do seu sepultamento; para os muçulmanos é o lugar onde o profeta Maomé subiu aos céus.
Atividades Econômicas
-Apesar da grande abundância de petróleo a maior parte do oriente médio vive de atividades tradicionais como agropecuária.
A OPEP surgiu no Oriente Médio, é responsável por definir o preço do barril e a comercialização o petróleo em escala mundial.
Industrialização
Israel é o país mais industrializado do Oriente Médio, destacando-se as indústrias armamentistas, químicas, têxteis, eletrônicas, de material de transportes, lapidação de diamantes etc.
O Médio Oriente ou Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo. É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao golfo Pérsico. O Oriente Médio é uma sub-região da África-Eurásia, sobretudo da Ásia, e partes da África setentrional.
Muito boa explicação professor
MARCO ANTÔNIO 9°A
interessante aprender sobre o oriente médio... composto por 15 países, o clima é árido e semiárido, sua religião é praticamente toda muçulmana mas também há outras religiões, sua principal atividade econômica é o petróleo mas também não podemos deixar de citar a agropecuária e o turismo!! muito bom o vídeo professor!!
Bom vídeo!!!! acho legal citar algumas curiosidades sobre o Oriente médio, assim fica mais interessante
Algumas delas são: *É proibido pelo Corão (livro sagrado), mulheres guiarem automóveis.
*Também nunca mostre a sola dos sapatos ao cruzar as pernas, estará assim, insultando o seu anfitrião pois a sola é a parte mais baixa do corpo, portanto a mais suja.
*Durante o período do Ramadã é proibido comer ou beber em público desde o raiar até o pôr do sol. Isso também vale para os turistas. A multa para quem desacatar a ordem pode chegar até ao equivalente a R$ 250,00.
Canal de Suez : interliga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho
Estreito de Ormuz: região importante para o escoamento de petróleo
Estreito de Bósforo: interliga a região do
Oriente à Europa
Estreito de Bal-el-Mandeb : próximo a região do Chifre da África ( sofre com problemas com piratas)
Estreito de Tiren: única saída de Israel ( país mais industrializado e desenvolvido da região do Oriente Médio) para o Mar Vermelho
Otimo Videos Professor
A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes.
O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial).
A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos;
O Médio Oriente ou Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo.
É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao golfo Pérsico. O Oriente Médio é uma sub-região da África-Eurásia, sobretudo da Ásia, e partes da África setentrional.
possui uma cultura religiosa muito forte. Isso porque foi ali que se desenvolveram diversas religiões desde o cristianismo, judaísmo e o islamismo. Portanto, o local abriga diversos templos e locais religiosos, como Meca e Jerusalém.
Muito bom ajudou muito na minha atividade a professora que recomendou seu vídeo top mn
Excelente explanação do conteúdo
sim
Bom dia! Aula excelente! Parabéns! Como faço para alterar para slide?
O Santo Sepulcro é considerado por fieis do mundo inteiro como a tumba onde o corpo de Jesus foi sepultado e esteve até sua ressurreição. Desde o século IV, peregrinos do mundo inteiro convergem à Basílica do Santo Sepulcro, o edifício mais sagrado para o mundo cristão e um dos locais mais enigmáticos para a ciência. Apesar de pequeno, o local abriga também o Calvário, montículo de pedra onde se colocou a cruz.
Muito boa explicação, material valioso. Só perde quem não viu.
Gostei
Muito bom cara obrigado
O muro das lamentações não fazia parte do templo. Esse muro foi construído por Herodes na reforma do segundo templo, cerca de 19a.c 😉 esse muro na verdade cercava todo o templo(ficando ao redor).
Obrigado pela contribuição.
Na verdade o solo mais fértil é o nosso Brasil, pena que os brasileiros não dão valor, se essa riqueza tivesse nas mãos dos americanos nós estávamos mortos, abraço
Muito bom!
Uma parte da Turkia também fica no continente Ásiatico
Me tira uma dúvida o Egito é bi- continental faz da África e do oriente médio e não da Ásia, é isso ?
Antagonismo e Disparidades as taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil são muito elevados ( o analfabetismo atinge 70% da população adulta do Afeganistão, 21% da Arábia Saudita e 23% no Irã).
A Dependência agrícola é grande ( as condições naturais e tecnológicas são rudimentares) exigindo grande quantidade de importações. Apesar da elevada produção de Petróleo a concentração de renda é enorme ( elevada desigualdade econômica e social).
Apenas os mal informados acreditam que o Messias foi enterrado nesse túmulo.
A arquiologia mostra que o túmulo do Messias, não foi nesse local 👍
Mas foi válido seu vídeo. Parabéns 🎊
Muito bom
Jeovaci
O muro das lamentações não faz parte do templo.(observação)
Obrigado pela complementação.
ALUNO DO JOSÉ BONIFÁCIO!!
Seria ótimo se esse lugar sumisse do mapa
@- 11:11 meu ovo
Muito boa a aula
Irmão desculpa o comentário mais os livros da bíblia consagrados são 66 livros os outros livros acrescentado são livros apócrifos.
A bíblia tem 73 livros ? Todas as bíblias que conheço só tem 66
Tem uma diferença entre a Bíblia católica e as Bíblias protestantes. Com a Revolução Luterana, sete livros da Bíblia foram retirados. Martinho Lutero acreditava que esses livros não eram necessários para a compreensão dos Ensinamentos da palavra de Deus. Na verdade, se formos considerarmos os evangelhos apócrifos e a grande quantidade de papiros e escritos da época, poderíamos ter diversas Bíblias, rsssss. Mas, essa aula não é sobre cristianismo, espero que o contexto geral tenha ficado claro. Obrigado pela participação.
Boa
O oriente médio pode ser rico em petróleo, mas em agricultura deve ser péssimo, aí é semiárido, muito seco, praticamente deserto, abraço
Jesus não nasceu em Nazaré, min. 9:21, Ele nasceu na Judéia, ele é chamado nazareno por ter crescido lá depois de ter voltado do Egito. Mas o nascimento dele aconteceu em Belém da Judeia, Portanto a informação em áudio está equivocada. #######
pt.wikipedia.org/wiki/Nascimento_de_Jesus#:~:text=Os%20evangelhos%20can%C3%B4nicos%20de%20Lucas,a%20viagem%20numa%20simples%20manjedoura.
LOCAL DO NASCIMENTO DE JESUS.
Mais também os Palestinos sempre ignorados!
Irá e arábia são extremamente riscos mas mal desenvolvidos, Israel é pobre em recursos naturais e bem desenvolvidos.
China e Rússia financiam os árabes que pegaram o dinheiro e investiram em armamentos.
O êxito por exemplo tem o rio mais longo do mundo, a região próxima ao rio é extremamente rica, a região praiana do êxito é muito fértil, não tem outra igual no oriente médio do norte e ainda assim tem um dos piores IDH.
Nem sempre é só de " ajuda " que se desenvolve um povo, mas existem outros fatores.
Bíblia de 73 livros é a católica
Cristianismo foi fundado pelo próprio Cristo.
Só errou na ar de livros que compõe a bíblia.
Jesus nasceu em Nazaré? Kkkk depois disto parei. Fora os 73 livros.
Nossa, sério que eu falei isso? Foi mal; a intenção foi falar que ele era de Nazaré, ele nasceu em Belém. Por favor releva, foi um lapso linguístico.
E o muro não tem nada A ver com o templo irmão
Porque outros vídeos falam que esses países ficam na Ásia?
Não entendi a sua pergunta. O oriente médio fica na Ásia. Não deu pra entender isso no vídeo???
@@herbertmiguel Segundo outro vídeo que assisti no youtube de outro autor, diz que o Oriente médio fica na Ásia, como pode continente dentro de outro continente, essa é a minha pergunta,,, Ok
@@wandickmilojevic1132 Entendi, rssss. Não é outro continente amigo, na verdade é uma região da Ásia com características culturais tão fortes e singulares que é conhecida por essa denominação.
O Oriente Média fica na região Sudoeste da Ásia; há dois países bicontinentais na região, a Turquia (parte fica na Europa) e o Egito (a maior parte, 95%, fica na África).
@@herbertmiguel Entendi,,precisamos ser mais forte em Geografia que os Americanos.
PARA CONSTRUÍREM OS IMENSOS PRÉDIOS DE QUASE 1 KILOMETRO, TRABALHADORES APANHAM COM PAUS AO ENTRAREM NAS FILAS DOS ÔNIBUS DOS SULTANATOS BILIONÁRIOS, A VILA DOS TRABALHADORES INDIANOS E PASQUITANESES E DE OUTRAS ETNIAS NOS LEMBRA O BRASIL COLÔNIA,QUASE DE ESCRAVIDÃO, OS PAÍSES DOS SULTÕES PAGAM,MAS AS PESSOAS RESIDEM E COMEM MAL, EXPLORAÇÃO DE MULHERES E HOMENS, OS RICOS COMENDO EM RESTAURANTES CINCO ESTRELAS ENQUANTO A GRANDE MAIORIA PASSA FOME E TEM UMA DAS PIORES HIGIENES DO MUNDO COMO NA ÁFRICA. LUGARES NA ÁSIA E ÁFRICA EM QUE OS BILIONÁRIOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES MAIS MISERÁVEIS,COMO NA ANTIGUIDADE EXPLORAM A CLASSE TRABALHADORA,OU SEJA A BASE DA PIRÂMIDE, MULHERES DAS FILIPINAS QUE SÃO EMPREGADAS SOFREM ASSÉDIO MORAL E MAUS TRATOS POR SUAS PRINCESAS RICAS E CHEIAS DE JOIAS E OURO,ISTO NÃO É O PARAÍSO,ISTO É O INFERNO. LOGICAMENTE QUE EXISTE RESTAURANTES LUXUOSOS NA ÁSIA,MAIS A MAIORIA ASSIM COMO NA ÁFRICA SOBREVIVE COM MENOS DE CINCO DÓLARES POR DIA OU MUITO MENOS, OU NADA TEM O QUE COMER , EM MEIO AO ESGOTO A CÉU ABERTO,SUJEIRA E MOSCAS, OS ELEGANTES PRÉDIOS E ESTRUTURAS DE 1 KILOMETRO DE ALTURA ESCONDE O QUE ELES NÃO MOSTRAM A POBREZA E A MISÉRIA QUE VIVE A GRANDE MAIORIA DOS ASIÁTICOS E DO ORIENTE MÉDIO, PRINCIPALMENTE OS PAÍSES DA ARÁBIA SAUDITA E PAÍSES DOS ARREDORES...
A BÍBLIA Cristã tem 73 livros?😳
a biblia cristã tem 66 livos
@@amandamendes._ e sim senhora eu contei um por um minha querida
@@tassianasantana5094 66 TEM A BÍBLIA PROTESTANTE, MAS A CATÓLICA TEM OS APÓCRIFOS. QUANDO ELE CITA 73 ELE ESTÁ FAZENDO REFERÊNCIA A BÍBLIA CATÓLICA.
ELE ERROU QUANDO NO MINUTO 9:21 DISSE QUE JESUS NASCEU EM NAZARÉ, ESSA INFORMAÇÃO É EQUIVOCADA.
JESUS NASCEU EM BELÉM DA JUDEIA APROXIMADAMENTE 4 ANOS ANTES DO 1 DO CALENDÁRIO GREGORIANO.
A BÍBLIA SÓ TEVE SEU CÂNON CONCLUÍDO POR COMPLETO DEPOIS DO SÉCULO V, E O LIVRO DE TIAGO FOI O ÚLTIMO A SER INCLUÍDO.
COM A REFORMA PROTESTANTE, OS REFORMADORES TIRARAM OS APÓCRIFOS E DAÍ É FORMADA A BÍBLIA USADA POR GRANDE PARTE DOS PROTESTANTES.
É IMPORTANTE SALIENTAR QUE EXISTEM VÁRIAS IGREJAS QUE SE AUTODENOMINAM CRISTÃS. A ORTODOXA GREGA É UMA DESSAS, ENTRE OUTRAS...
@@jpmsantos6353 isso aiii
@- 11:11 meu jovem a minha tá sim completa tá com ambos os lados o antigo e o novo por que a minha e como se diz escrita com os profetas enviados por Deus e a sua além desses inventarão mais livros então não fale nada se vc não sabe tá pq e se a minha fosse mesmo de 5 conto?seria bíblia sagrada de toda a maneira tá então licença.
Meu deus que vídeo chato
E mesmos
chato pra quem nao quer estudar né, pq pra mim ajudou