Oriente Médio: conflitos regionais

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 дек 2024

Комментарии • 24

  • @anaclaracortes
    @anaclaracortes 4 года назад +1

    O Oriente Médio é uma das áreas que mais tem conflitos no mundo. ha vários fatores que contribuem com isso, origem de conflitos entre árabes, israelenses e palestinos. A posição geográfica, no contato entre três continentes. Suas condições naturais, pois a maior parte dos países que estão ali depende de água dos países vizinhos. A presença de recursos estratégicos no subsolo, no caso do petróleo que é a maior atividade econômica no oriente médio.
    Incrível o seu vídeo, e obrigado por me ajudar a entender melhor sobre o oriente médio prof Herbert!!

  • @chariskai
    @chariskai 4 года назад +1

    Hebert galeno parabéns pelo seu vídeo. nota 10!!!! Peço a Deus, o Senhor Jesus, que te abençoe!

  • @lauranagliate5248
    @lauranagliate5248 4 года назад +1

    O Canal de Suez foi construído na região egípcia, com objetivo de ligar o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo. Com isso, se tornou possível a comunicação marítima entre os países da Europa e da Ásia, sem que fosse preciso fazer o contorno da África. O canal fez do Egito uma espécie de portal entre o Ocidente e o Oriente.
    Parabéns pela explicação!

  • @Pedro-eo6hu
    @Pedro-eo6hu 4 года назад +1

    O conflito entre Israel e Palestina é uma disputa sobre a posse do território palestino e está no centro de debates políticos e diplomáticos atuais.
    A disputa se acirrou no fim do século XX a partir de 1948 quando foi declarada a criação do Estado de Israel.
    Muito boa a explicação!

  • @marcosamuelsson535
    @marcosamuelsson535 4 года назад

    Parabéns pelo vídeo professor Hebert!!
    Uma situação que agravou ainda mais o conflito entre judeus e palestinos foi o fato de que em 2018 o governo estadunidense de Donald Trump transferiu a embaixada de Tel Aviv (Israel) para Jerusalém. Isso significa que os Estados Unidos não estão agindo de forma "neutra" para resolver o conflito, e sim, mais uma vez, apoiando o Estado de Israel, colocando a cidade sagrada como sua capital. Como consequência, gerou-se muitos protestos por parte dos palestinos, já que desde 1947 a administração é realizada pela ONU. Vários países apoiaram a decisão como o Brasil e outros não como a maioria dos países da UE.

  • @emelly2rodrigues137
    @emelly2rodrigues137 4 года назад

    Parabéns pelo vídeo!!
    Vale ressaltar que até hoje em dia o oriente médio é ligado a diversos conflitos. O Oriente Médio permanece uma das áreas mais instáveis do mundo, devido a uma série de motivos que vão desde a contestação das fronteiras traçadas pelo colonialismo franco-britânico, a posição geográfica, no contato entre três continentes
    Atualmente, os conflitos religiosos no Oriente Médio são devidos, principalmente, a atuação de grupos radicais como a al-Qaeda e o Estado Islâmico. Mas, os conflitos árabes e israelenses não deixam de ter um fundo religioso como motivação.

  • @brooklynnn6
    @brooklynnn6 4 года назад +2

    O principal objetivo do Canal de Suez é o transporte marítimo, que possibilitou viagens marítimas entre a Europa e Ásia, diminuindo aproximadamente 7 mil quilômetros, deixando de existir a obrigatoriedade de fazer o contorno e sua construção foi idealizada pelo francês Ferdinand de Lesseps.
    Mauro Bandeira

  • @juliamaran189
    @juliamaran189 4 года назад +1

    Guerra no Líbano - Conflito envolveu cristãos e muçulmanos do Líbano. A guerra civil no Líbano foi resultado das tensões e conflitos entre árabes e israelenses pela posse do território da Palestina. Até 1943, o Líbano era colônia francesa e estava anexado à Síria
    Ótima explicação!

  • @kamillamacedo893
    @kamillamacedo893 4 года назад +1

    O principal objetivo do Canal de Suez é o transporte marítimo, que possibilitou viagens marítimas entre a Europa e Ásia, diminuindo aproximadamente 7 mil quilômetros, deixando de existir a obrigatoriedade de fazer o contorno e sua construção foi idealizada pelo francês Ferdinand de Lesseps.

  • @marcoantonioalves7933
    @marcoantonioalves7933 4 года назад

    O Canal de Suez é um canal que foi construído para ligar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, com o intuito de ser usado como via de circulação de navios.
    MARCO ANTÔNIO 9°A

  • @layanecorreia7256
    @layanecorreia7256 3 года назад

    Ótimo vídeo! Uma curiosidade sobre o grupo mencionado (Hezbollah) é que Abbas al-Mussawi foi líder do movimento por muitos anos, e em 1992 foi assassinado pelos israelenses. Hassan Nasrallah foi o escolhido para assumir o cargo após Abbas, e desde então, houve uma grande mobilização para fazer o grupo crescer e ganhar adeptos. Dizem que no começo do ano 2000 o grupo estava em seu ápice.

  • @luisaugusto7550
    @luisaugusto7550 3 года назад

    A complexidade desses conflitos é enorme. Os motivos que levam às guerras não são apenas a intolerância religiosa, mas questões culturais, políticas, raciais e financeiras. Nesse emaranhado, fica difícil de entender de fato o que acontece nesses conflitos e quais os impactos que eles causam.

  • @rafael3770
    @rafael3770 4 года назад

    O Oriente Médio fica na junção da Eurásia, da África, do mar Mediterrâneo e do Oceano Índico. É o local de nascimento e centro espiritual do cristianismo, islamismo, judaísmo. Ao longo de sua história, o Oriente Médio tem sido um grande centro de negócios do mundo, uma área estratégica, económica, política, cultural e religiosamente sensível.

  • @cleitonl.1319
    @cleitonl.1319 5 лет назад +1

    Os conflitos regionais
    A questão da Palestina e o estado de Israel
    -Em 1947, ficou decidida, por meio da assembleia realizada pela ONU, a divisão do território palestino em dois estados: um Judeu e um Estado Arabe. Jerusalém, por ser uma cidade considerada sagrada virou uma área internacional administrada pela ONU.
    A guerra da Independência-A proposta da ONU não foi aceita pelos palestinos, pois alegavam estar perdendo seu território. No ano seguinte, Egito, Síria, Jordânia e Iraque declaram guerra contra Israel. Com a vitória de Israel, ampliou seu território cerca de 40% com os quais não lhe pertenciam. A reação Arabe foi a criação da OLP, que tinham como objetivo retomar o território perdido.
    A Guerra do Canal de Suez-No ano de 1996, os conflitos entre árabes e israelenses foram impulsionados por uma iniciativa tomada pelo então presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser: nacionalizar o Canal de Suez e bloquear o tráfego de navios israelenses. A ONU interviu enviando uma força de paz para a região.
    A Guerra dos Seis Dias-Em 1967, Israel realizou diversos ataques contra países árabes ocupando áreas vizinhas e ampliando seu território.
    A Guerra do Yom Kippur-Em 6 de outubro de 1973, dia de feriado religioso para os judeus, as tropas do Egito e da Síria avançaram sobre o território Judeu na tentativa de reconquistar os territórios perdidos. Resultou em grandes perdas para os judeus, porem conseguiram repelir os ataques e manter seus territórios.
    O Acordo de Camp David-Em 1979, com a medição dos estados unidos, foi firmado um acordo de paz entre Egito e Israel, que determinou a devolução da península Sinai do Egito.
    A Guerra do Líbano-Em 1972, o exército israelense invadiu Líbano com intuito de expulsar a OLP do território Libanês. Dominaram a capital do país promovendo o massacre dos refugiados palestinos nos acampamentos organizados pelas milícias cristãs.
    A Intifada-Foi uma manifestação popular contra o governo Judeu, o governo de Israel.
    O Acordo de Oslo-Foi um acordo de paz entre Yitzhak Rabin (Israel) e Yasser Arafat (OLP) em 1993. As negociações foram firmadas em Oslo na Noruega onde Israel se comprometeu em devolver Gaza e Cisjordânia em troca do reconhecimento do estado de Israel e o fim das hostilidades.
    Em meio a vários cenários e batalhas, Israel recusou-se a aceitar a política de dois estados estabelecida pelo acordo de Oslo e deu continuidade a sua política de construção da Cisjordânia.

  • @CarlosEduardo-je3fj
    @CarlosEduardo-je3fj 4 года назад +1

    congratulations my translator translate everything for

  • @JoaoGabriel-tt8tk
    @JoaoGabriel-tt8tk 3 года назад

    Em todo esse tempo, então, o povo palestino ficou sem nação e teve direitos limitados, embora sofresse com a pobreza. Israel continuou a aumentar e expandir seus assentamentos em territórios ocupados, cedendo cada vez menos terras em comparação com o que foi prometido. Muitos palestinos (que não são árabes israelenses desde 1948) que vivem em Israel não têm o direito de votar, ou têm direitos limitados, pagando impostos integrais. Por mais de 3 décadas, o povo palestino vive sob ocupação militar. A frustração e injustiça do tratamento dispensado aos palestinos irritou muitos cidadãos do mundo árabe contra as políticas dos EUA / Israel. A frustração palestina se transformou em extremismo em alguns casos também. Muitos grupos militantes da Palestina e de outras áreas do Oriente Médio, portanto, surgiram nos últimos anos, bem como nas últimas décadas, realizando atos que o Ocidente e Israel descrevem como terrorismo e o que os próprios grupos justificam como luta pela liberdade (embora alcançando a liberdade por meio de ações terroristas ainda podem ser chamadas de organizações terroristas, apesar dos motivos alegados). Atentados suicidas e atos anteriores de terrorismo aterrorizaram civis israelenses, tornando a paz cada vez mais difícil de imaginar, mas tem sido fácil influenciar e recrutar jovens impressionáveis ​​e furiosos para causas extremistas.

  • @PedroHenrique-yq2co
    @PedroHenrique-yq2co 3 года назад

    Aula online é muito ruim 🤬