No meados da década de 90 era impossível andar na calçada devido as lojas cheias e as barracas de camelô, quando vc passava em frente das lojas os vendedores praticamente te puxavam pra dentro loja que era ate incomodo. Hoje temos esse triste cenário em todas as lojas do centro da várias cidades, aqui em Porto Seguro onde eu moro atualmente esta praticamente o mesmo cenário. Obrigado por mostrar esse trecho que eu tanto frequentei nas idas ao pelourinho pra curtir a noite ou pra comprar uma camisa na C&A. Bons tempos.
Década de 80 e 90 vivenciei comércio na Baixa do Sapateiros, nessa mesmo período estaria intrafegável. Hoje com comércio de bairro, shopping e etc. Acredito que foi um dos fatores que favoreceu esse armário.
Nessa época os bairros não tinha tantas opções de compras.. no pau da lima por exemplo você acha de tudo em relação a roupa e eletro domésticos, tem banco tem tudo, então não há mais necessidade de ir pra longe sofrer com deslocamento
Amigo João Dioricko. Vc é uma pessoa especial. Esse vídeo me emocionou. Matei a saudade da Baixa dos Sapateiros. Passei muito por aí na década de 60. Gostava de ouvir as músicas de Natal tocadas pelas lojas. Nasci e fui criado na Vila América (Vasco da Gama). Até pedi que fizesse, se possível, uma incursão naquela região. Já tenho mais de 80 anos, não posso voltar a Salvador. Por isso, veja todos os seus vídeos. Obrigado amigo. Um Feliz Natal e abençoado ano novo. Que o SENHOR ricamente te abençoe sempre.
Tenho 43 anos minha infância era comprar roupas e sapatos nesta região. Primeiro para revitalização deste local é primeiro traze linhas de ônibus de bairros de grande população. Depois a prefeitura poderia adquirir os imóveis em situação de abandono e revitalizar estes imóveis e transformar em loja com aluguel mas acessível com taxas reduzidas isso seria um bom começo
A baixa de sapateiros deveria passar por uma revitalização, para ser um Polo de revenda de confecções e calçados tecidos e manufaturados. Também brinquedos e utilidades para o lar. Como um espaço de atacadistas desses seguimentos para pequenos comerciantes não precisar viajar para Caruaru, Brás, Tobias Barretos ou Goiânia e Ceará.
Ainda me lembro da primeira vez que fui na Baixa dos Sapateiros; dezembro de 1976. Naquele tempo isso aí era uma efervescência de muita gente fazendo compras. Barroquinha e Baixa dos Sapateiros era o comércio popular da cidade. A parte chique e comércio nobre ficava na Avenida Sete. Terminal da França e o Comércio era o centro financeiro, onde só tinha agências bancárias
E FORA QUE QUANDO EU E MEUS IRMÃOS SAÍAMOS DA ESCOLA, ERA ESSE PERCURSO ATÉ A BARROQUINHA A PÉ...EITA QUE SAUDADE!! HOJE VIVO EM SÃO PAULO, E VENDO TUDO ISSO, SÓ TRÁS LEMBRANÇA E TRISTEZA PARA QUEM PRESENCIOU. ESPERO QUE TUDO MUDE PARA MELHOR.
um belo vídeo... Vc sugeriu comentários , sobre melhoramentos da região : primeiro : segurança , e melhoras nos designers das casas comerciais que ainda estão no século passado...
Gostei do seu trabalho! Quando eu era criança minha mãe me levava pra comprar as roupas de todos da casa na baixa do sapateiro, rapaz, era movimentado de mais, parecia que era carnaval só faltava o trio elétrico.
Sou aqui de Pojuca, e já andei muito aí ! Não sabia que estava nessa decadência ! Vai ser difícil voltar ser o que era antes ! Tem muitos shoppings,na cidade.
Uma das soluções para revitalizar essa rua seria uma ligacão direta do terminal barroquinha com a estação de metro lapa e com a região da conceição da praia no bairro do Comércio. Além da criação de unidades habitacionais mo entorno e voltar a ter linhas importantes de ônibus
O shoppings estão lotados, pelo menos aqui na minha cidade teve recorde de compras, isso deve afetar bastante os camelôs, pois antigamente só tinha dois shoppings na minha cidade agora eu perdi as contas de quantos tem!
Hoje o consumismo e a facilidade de comprar pela internet mudou o jeito de compra, raro pessoas irem às lojas porque pro celular você faz tudo, compra,vende, troca…
Eu conheci o apogeu e queda da baixa dos sapateiros apogeu nos anos 70 até meados dos anos 80 quando os shopping começaram a se populariza cinema eram quatro cine jandaia,tupy,pax,e aliança a queda começou ainda na década de 70 com a saída da rodoviária o CAB E a chegada do iguatemi
Obrigado, meu amigo! Um ótimo Natal e um ano novo de felicidades pra você e sua família! Pois é, dá uma certa tristeza ver uma área tão cheia de comércio como aquela naquela situação.
Os empresários investir nas lojas, povo votar a fazer compras, 🛍️ é só pegar a visão,25 dê marso em são Paulo, anos 90 eu passava nesses lojas,ara muito bom saudade, muito bom dê comprar preço asecesivo, parabéns pelo seu vídeo 📻,
@pesadoedimilso7545 O Problema não é os empresários, e sim o problema é que o prefeito de Salvador tirou várias linhas de ônibus, e com isso o comercio veio a se quebrar.
COMPANHEIRO JOÃO, ASSISTI ATENTAMENTE AO SEU VÍDEO E OS COMENTÁRIOS QUE VOCÊ FEZ , ALÉM DE LER A MAIORIA DOS FEITOS PELO SEUS SEGUIDORES. NÃO SOU ESPECIALISTA EM POLITICAS PUBLICAS E COMO FUI LOJISTA NA REGIÃO DO COMÉRCIO DA CIDADE BAIXA, DURANTE MAIS DE 50 ANOS E EXISTEM SEMELHANÇAS ENTRE AS DUAS ÁREAS DE COMÉRCIO, SENDO QUE A ÚLTIMA LOJA FECHAMOS EM 1997. VOLTANDO BAIXA DOS SAPATEIROS, ONDE TIVE VÁRIOS AMIGOS LOJISTAS, A MAIORIA ENTENDE QUE OS PROBLEMAS COMEÇARAM A PARTIR DO MOMENTO EM O TRÁFEGO DE VEÍCULOS, PRINCIPALMENTE OS ÔNIBUS, PASSOU A SER EM SENTIDO ÚNICO DO LARGO DO AQUIDABÂ ATÉ A BARROQUINHA ,POIS O CLIENTE UTILIZAVA O RETORNO PELA MESMA RUA, NO SENTIDO DE FACILITAR O RETORNO A RESIDÊNCIA. COMPANHEIRO , O TEMA É IMPORTANTE E TOMARIA MUITO TEMPO, POIS EXISTEM MUITOS OUTROS FATORES QUE CONTRIBUIRAM PARA A DECADÊNCIA DA BAIXA DOS SAPATEIROS E DO COMÉRCIO DA CIDADE BAIXA, ONDE EU FUI UMA DAS VÍTIMAS.
quando adolescente andei muito nesse centro de Salvador, e fui muito assaltado. Naquela época celular era coisa de rico, então só levavam o dinheiro do transporte e do lanche.
Uma alternativa para estas ruas é o que é feito em SP como a 25 de março, o Brás, a rua das Noivas, a Santa Ifigênia, etc... Um nicho específico de coisas onde as pessoas viessem de longe comprar, mas para isso teria que ter união dos lojistas, se não é só ladeira abaixo mesmo
Esse setor deveria ser tombado como patrimônio histórico de Salvador. Quando eu era estudante e passava nesse local era um lugar pulsante. Hoje, abandonado.
Vários fatores: 1- abandono das prefeituras ao longo dos anos. Até hoje se espera um plano de habitação na região do centro e centro histórico. 2 - chegada dos grandes shoppings e a cidade sendo moldada para atendê-los (vias, linhas de ônibus, rodoviarismo extremo etc) 3 - crescimento do comércio nos bairros: mesmos os mais periféricos tem hoje um comércio de rua próprio. Com esses 3 motivos a região perdeu apelo para moradia (imóveis pequenos sem as opçoes da vida urbana moderna como vaga de garagem, elevador etc), perdeu apelo para a classe média (que passou a comprar nos shoppings) e para o povão (que passou a comprar em seu próprio bairro ou bairros vizinhos). 4 - as máfi@s imobiliáriaa sucateiam lugares para depois comprarem tudo a preço de banana, e depois especular com valorização futura. A retirada de linhas de ônibus + p@ndemia + a popularização sem precedentes do comércio online contribuíram ainda mais pra situação atual. Além de tudo isso, a baixa dos sapateiros enfrenta há 10 anos a concorrência fortíssima do comércio da avenida 7 ali do lado.
Fiz a minha primeira compra de roupas com o meu primeiro salario na baixa do sapateiro, era uma loucura os vendedores te puxavam para dentro das lojas. Uma vez não queria entrar e e a vendedora me puxou, experimentei varias roupas e saí sem comprar nada, ela ficou zangada. anos 90. Quando chegou o crack em Salvador essas ruelas ficaram sendo ponto de drogas e muito saciceiro na época.
Apesar das invenções do estado e da prefeitura para reativar, não há como fazer a barroquinha acontecer, se não há interesse dos governantes em fazer um planejamento para a sua recuperação, refazer calçadas e praças não resolve. ali tem muito trafico, muito mendigo, muito ladrão, muito abandono, e NÃO TEM TRANSPORTE.
Baixa dos sapateiros época de natal era tanta gente fazendo compras que não dava nem pra andar direito, com o passar do tempo com as construções de shoppings center o povo sumiu dali por causa também do tráfico de drogas
Falta incentivo e isenção fiscal para melhorar isso. Enquanto a Avenida Sete sempre cheia que é perto daí. Muitos dizem da retirada das linhas de ônibus. A avenida sete tbem não tem muita linha de ônibus
A Baixa dos Sapateiros se transformou na periferia do Centro Histórico. Nesse local a vida pulsava de forma intensa. as causas desse descaso hoje tem raízes diversas, e não uma apenas.
O que eu percebo para salvar o comércio de rua em Salvador, principalmente a baixa do sapateiros também seria a implantação de linha de ônibus totalmente gratuito para toda população em especial para essa área, instimular os logista como a isenção da taxa do IPTU e a não cobrança da taxa de iluminação pública e a não cobrança do alvará de fucionamento para os logista dessa região da cidade. É um melhor policiamento tanto pela polícia Civil, Militar e também pela Guarda Municipal!i
Como ideia de atrativo para a região eu sugiro uma construção de um SAC, acho que a população atraída pelos serviços de um SAC iriam consumir produtos da região.
É verdade que a baixa dos Sapateiros não é mais do jeito que era antes, mas também não está tão vazia assim não. Dia 24/12 o comércio de rua só funcionou até 13 horas. Inclusive av 7 e Carlos Gomes.
Acredito que se construíssem um shopping junto com um assai aí no lugar desses casaroes reativaria o local. Mas teria que ser um shopping tipo o shopping da bahia.
Os órgão públicos (prefeitura e governos)deveriam revitalizar se possível demolir as lojas em decadência deixar tudo em condições de o povão voltem a visitar e trazer retorno dos ônibus de todos os bairros e aí tenha certeza quê será bastante movimentado
Triste ver a Baixa dos Sapateiros nessas condições. É Certo que com os Shoppings Centers, o movimento de clientes nas lojas de rua diminuíram. Mas acredito também que falta incentivo do poder público para situação do Comércio de rua melhorar. Tomemos como exemplo a cidade do Recife; mesmo com vários shoppings na cidade, o comércio de rua no Centro Antigo ainda é bem forte e muito frequentado, ao contrário de Salvador. Realmente é preciso uma intervenção dos governantes.
O Brasil tem leis arcaicas que são bem respeitadas e tem outras leis que quase ninguém respeita. Deveria fazer algumas mudanças. Esse região do centro histórico deveria vender para as empresas de imobiliárias demolir esses prédios velhos em ruínas e transformar em bairros residenciais modernos e elegantes. Alguns deles sim poderia reformar e manter como prédios históricos. Deixar como está só piora a situação
Bom dia João na véspera do Natal tinha lojas que fechavam depois da meia noite era o melhor dia do mês além de tudo que você falou o que afastou os clientes foi os ladrões drogados falta de segurança jogo do dedal jogo das três cartas muitos vendedores inconvenientes e os preços abusivos a 30 anos que eu falo tem que transformar a Baixa dos Sapateiros em uma 25 de março.
A solução para a Baixa do Sapateiro transforma a região em shopping temático de época, voltada para o turismo e diversão. Com hotéis e bares, com todos segurança
Sugiro que o governo federal e estadual crie um bairro nessa área demolindo esses casarões velhos e lojas antigas, criando residências populares do minha casa minha vida. Como dizia Lulu Santos, nada do que foi será do jeito que foi um dia.
Pra revitalizar esse comércio precisa de segurança,depois acesso de ônibus mais vindo de bairro periféricos,depois IPTU e imposto mais atrativo para os comerciantes e modernizar a baixa dos sapateiro, com outdoor eletrônicos, lojas modernas e de grande marcas aí.
Temos um oproblema nas grandes cidades do Brasil que acaba influenciando em TODAS as outras camadas da sociedade que é a VIOLÊNCIA. A região do centro de salvador é tomada por moradorers de rua, usuártios de drogas e assaltantes o que afastou todo mundo, não é a falta de transporte, não é a falta de dinheiro, é a falta de segurança. É muito mais seguro comprar num shopping ou num centro comercial de bairro, do que caminhar nas ruas do centro com compras. Enquanto as pessoas não se conscientizarem de que o que está destruindo Salvador é a violência, nada vai mudar.
A galera nos comentários já começou a viajar falando sobre políticos,imposto e etc,sendo que o cenário na av sete e nos shoppings é totalmente diferente desse aí,inclusive sendo uma venda bem superior em comparação ao do ano passado. A realidade é que atualmente o pessoal procura por outro estilo de roupa que a baixa de sapateiros n oferece,o pessoal procura o conforto de um ar condicionado do shopping e uma melhor segurança na hora de fazer suas compras de fim de ano.
Eu acredito mais é que as lojas dos bairros cresceram tem tudo que precisamos pra que ir para outro lugar, tem roupas das mais simples até social, tem eletro tem moveis é tudo isso nos basta.
Bom Dia meu amigo Nós 1980 isso aí Baixa do Sapateiro em Decadência não moro em Salvador Desde 1985 nunca mais Voltei mais é muito Triste ficou Pior não Muda Nada Infelizmente
Obrigado pela previsão! Só uma pergunta fora do tópico: Eu tenho uma carteira SafePal com USDT e tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Qual é a melhor maneira de enviá-los para Binance?
SEM COMENTÁRIOS!!! NA ÉPOCA QUE EU ESTUDAVA NA ESCOLA IZIDRO MONTEIRO, SUBINDO AI NA LADEIRA DA IGREJA UNIVERSAL, ERA UM MOVIMENTO MUITO GRANDE. ISSO ERA NO ANO DE 1984, SEM COMENTÁRIOS!! VEJO HOJE, DÁ TRISTEZA DE VER ISSO PRATICAMENTE ABANDONADO. ENFIM...MAIS TUDO PODE MUDAR, E VOLTAR COMO ERA ANTES.
Para quem não conhece, o vídeo pode ter dado a impressão que o local bombava feito a 25 de março até uns 5 anos atrás. Mas na real tem muito mais tempo. Coisa de mais de 15 anos que o comércio dessa rua não está entre os mais visitados da cidade.
Parabéns pelo vídeo... Eu realmente não tenho uma opinião completamente formada sobre quais os motivos levaram à degradação desse eespaço. Contudo o fato do comercio de bairro para mim é o que menos contribuiu, visto que nos bairros tbm tem feiras e nem por isso a feira de São Joaquim está tão abandonada quando a BS e Barroquinha. O fato das faltas de linhas segurança e conforto para compras bem como a mudança na forma de comprar para mim tem o peso maior
Ainda bem que não preciso mais frequentar este local. Já comprei muita porcaria aí. Já comprei calça que na primeira lavada encolheu. Já comprei calça fedorenta que a tintura saiu toda na lavada. Já comprei camiseta que na verdade era camiseta de farda de um banco entre outras. Já comprei camiseta que uma manga de um lado era maior que a do outro lado. Não gosto nem de lembrar. Odeio passar por esse local. Ainda bem que essa fase da minha vida já passou. Certa vez, precisei comprar uma calça, mas estava com pouquíssimo dinheiro. Para economizar ao máximo, decidi ir a pé até a Baixa dos Sapateiros, numa caminhada de mais de uma hora. Ao chegar lá, fui recebido por aquele cenário típico: vendedoras me puxando de todos os lados, desesperadas para fechar alguma venda. Acabei entrando em uma loja. Lá, começaram a me oferecer várias calças, cada uma pior que a outra. Como meu orçamento era muito limitado, escolhi a "menos pior", paguei e fui embora. Era uma calça marrom, malfeita e com um cheiro desagradável. Mas não tinha alternativa, comprei o que meu dinheiro permitia. Ao chegar em casa, decidi lavar a calça para ver se, pelo menos, tirava o cheiro ruim. Foi aí que aconteceu algo inacreditável: assim que coloquei a calça na água, a cor começou a sair e, para minha surpresa, o marrom desbotou completamente, transformando a calça em um tom de rosa vivo! Fiquei paralisado, sem acreditar no que meus olhos estavam vendo, mesmo vendo. Outra vez, fui comprar uma camiseta e, ao passar em frente a uma loja, uma me chamou a atenção. Era azul, com gola branca e uma grande estampa na frente. Achei interessante e resolvi levar. No entanto, ao chegar em casa e olhar com mais atenção, percebi que a grande estampa servia para encobrir o nome 'CAIXA'. Descobri, então, que a camiseta fazia parte de algum uniforme da Caixa Econômica Federal.
Essa e a realidade da Baixa dos sapateiros a mais de três décadas a maioria das portas fechadas são empresários válidos com 10% deles se segurando das pernas motivo a falta de sensibilidade e a conhecida ganância dos poderes públicos o sustento dessa área sempre foi os coletivos que ao retirar prejudicou não só os empresários como muitos bairros residencial na cidade de salvador
Amava compra na Bx. dos Sapateiros. Mas por questão de seguança e comodidade,prefiro compras online. Bx dos Sapateiros,Av.7, Liberdade,o comercio está morrendo.😢
Ficou até triste ver como está baixa dos sapateiro eu e a muito aí compra minhas roupas e passear tirou a linhas de ônibus o de eu moro ficou pouco difícil tem pega esse metrô quer destruiu tudo
Feliz natal, João. Deus proteja você e família. Acredito que toda essa degradação começou com o aparecimento dos shoppings e com o e-comerce, além da má vontade dos poderes com local. Ruim para estacionar, poucas linhas de ônibus, falta de incentivo aos comerciantes, insegurança, são apenas alguns dos problemas. Na Barroquinha poderia se construir um acesso de automóveis (inclusive ônibus), para a Av sete pelo largo do São Bento ou pela praça Castro Alves. Com essas ações, o local não que voltaria aos tempos áureos, mas, recuperaria uma boa fatia de público consumidores!
Faz todo sentido suas observações. Outro dia vi uma entrevista em que o representante do governo dizia que havia levado um SAC para aquela região, como se isso fosse mudar muita coisa. Mas é isso! Valeu, grande abraço e um excelente Natal pra você e sua família!
Agente Compra em Casa e Evita de ser Roubado na Baixa do Sapateiro Batedor de Carteira tinha um monte até Mulheres quem perde quem Depende do Trabalho que não tem muito só Informalidade Baracas
O comércio dabaixa dos sapateiros acabou, tem uns comerciante que ainda insiste em ficar por ai, hj o comercio dos bairros tem as mesma coisas dai, se pensa duas vezes em ir ai, tive na semana passada na caixa no shopping baixa dos sapateiros, o estacionamento virou moradia de de pessoas em estado de pobresa total.
No meados da década de 90 era impossível andar na calçada devido as lojas cheias e as barracas de camelô, quando vc passava em frente das lojas os vendedores praticamente te puxavam pra dentro loja que era ate incomodo. Hoje temos esse triste cenário em todas as lojas do centro da várias cidades, aqui em Porto Seguro onde eu moro atualmente esta praticamente o mesmo cenário. Obrigado por mostrar esse trecho que eu tanto frequentei nas idas ao pelourinho pra curtir a noite ou pra comprar uma camisa na C&A. Bons tempos.
Década de 80 e 90 vivenciei comércio na Baixa do Sapateiros, nessa mesmo período estaria intrafegável.
Hoje com comércio de bairro, shopping e etc. Acredito que foi um dos fatores que favoreceu esse armário.
Sem dúvida! Peguei um pouco dessa época também. Era de fato uma loucura!
Valeu, grande abraço! Vamos ver o que vai virar aquilo alí no futuro...
é muito triste ver como se encontra a baixa do sapateiros
Nessa época os bairros não tinha tantas opções de compras.. no pau da lima por exemplo você acha de tudo em relação a roupa e eletro domésticos, tem banco tem tudo, então não há mais necessidade de ir pra longe sofrer com deslocamento
parabéns pelo vídeo, muito bem feito faz anos que não fazia esse percurso e hoje fiz de carona com vc, + 1 inscrito .
Amigo João Dioricko. Vc é uma pessoa especial. Esse vídeo me emocionou. Matei a saudade da Baixa dos Sapateiros. Passei muito por aí na década de 60. Gostava de ouvir as músicas de Natal tocadas pelas lojas. Nasci e fui criado na Vila América (Vasco da Gama). Até pedi que fizesse, se possível, uma incursão naquela região. Já tenho mais de 80 anos, não posso voltar a Salvador. Por isso, veja todos os seus vídeos. Obrigado amigo. Um Feliz Natal e abençoado ano novo. Que o SENHOR ricamente te abençoe sempre.
Amigo vc me fez chorar hoje tenho 52 anos minha mãe me levava para ir para comprar quando eu tinha 5 anos 😢
Nosso shopping de antes , longas caminhadas .Saíamos pela manhã, voltávamos a tarde, exaustos !!!!
Antigamente quando se falava em cidade baixa, íamos com alegria, mesmo as ruas estando lotadas, fico triste em ver que hoje está um deserto 😢😢
Obrigada pelos seus vídeos e simpatia para com todos.
Excelente Natal com muita paz e harmonia❤❤❤❤❤❤❤
Gratidão, minha amiga! Um ótimo Natal pra você também!
Parabéns pela filmagem, me fez viajar no tempo, andava com minha mãe de ponta a ponta ! Era feliz e não sabia ❤
Valeu, obrigado!
Parabéns pelas imagens e narração,
boa tarde minha querida salvador ba.
Tenho 43 anos minha infância era comprar roupas e sapatos nesta região.
Primeiro para revitalização deste local é primeiro traze linhas de ônibus de bairros de grande população. Depois a prefeitura poderia adquirir os imóveis em situação de abandono e revitalizar estes imóveis e transformar em loja com aluguel mas acessível com taxas reduzidas isso seria um bom começo
A baixa de sapateiros deveria passar por uma revitalização, para ser um Polo de revenda de confecções e calçados tecidos e manufaturados.
Também brinquedos e utilidades para o lar.
Como um espaço de atacadistas desses seguimentos para pequenos comerciantes não precisar viajar para Caruaru, Brás, Tobias Barretos ou Goiânia e Ceará.
Ainda me lembro da primeira vez que fui na Baixa dos Sapateiros; dezembro de 1976. Naquele tempo isso aí era uma efervescência de muita gente fazendo compras. Barroquinha e Baixa dos Sapateiros era o comércio popular da cidade. A parte chique e comércio nobre ficava na Avenida Sete. Terminal da França e o Comércio era o centro financeiro, onde só tinha agências bancárias
PARABÉNS PELO CONTEÚDO TOP DEMAIS 👏👏👏
Obrigado! Grande abraço!
E FORA QUE QUANDO EU E MEUS IRMÃOS SAÍAMOS DA ESCOLA, ERA ESSE PERCURSO ATÉ A BARROQUINHA A PÉ...EITA QUE SAUDADE!! HOJE VIVO EM SÃO PAULO, E VENDO TUDO ISSO, SÓ TRÁS LEMBRANÇA E TRISTEZA PARA QUEM PRESENCIOU. ESPERO QUE TUDO MUDE PARA MELHOR.
um belo vídeo... Vc sugeriu comentários , sobre melhoramentos da região : primeiro : segurança , e melhoras nos designers das casas comerciais que ainda estão no século passado...
Na minha opinião tem que voltar as linhas de ônibus 🔵🔴⚪
Gostei do seu trabalho! Quando eu era criança minha mãe me levava pra comprar as roupas de todos da casa na baixa do sapateiro, rapaz, era movimentado de mais, parecia que era carnaval só faltava o trio elétrico.
Obrigado, meu amigo! E com as novas tendências não é difícil imaginar que Avenida 7, Carlos Gomes e Joana Angélica sigam o mesmo caminho.
Esses políticos canalhas só AUMENTAM O SALÁRIO DELES.
Sou aqui de Pojuca, e já andei muito aí ! Não sabia que estava nessa decadência ! Vai ser difícil voltar ser o que era antes ! Tem muitos shoppings,na cidade.
Uma das soluções para revitalizar essa rua seria uma ligacão direta do terminal barroquinha com a estação de metro lapa e com a região da conceição da praia no bairro do Comércio.
Além da criação de unidades habitacionais mo entorno e voltar a ter linhas importantes de ônibus
Tá linda a baixa do sapateiro. Parece Cuba.
Fico emocionado
O shoppings estão lotados, pelo menos aqui na minha cidade teve recorde de compras, isso deve afetar bastante os camelôs, pois antigamente só tinha dois shoppings na minha cidade agora eu perdi as contas de quantos tem!
Agradeça a prefeitura também que retirou várias linhas dá aí 😂😂😂😂😂😂
Em 2020 estive aí e fiquei surpreso com situação degradante. E saber que toda população pobre comprava aí.
A avenida sete, não está mais como antes imagina a baixa dos sapateiro 😢
Hoje o consumismo e a facilidade de comprar pela internet mudou o jeito de compra, raro pessoas irem às lojas porque pro celular você faz tudo, compra,vende, troca…
Eu conheci o apogeu e queda da baixa dos sapateiros apogeu nos anos 70 até meados dos anos 80 quando os shopping começaram a se populariza cinema eram quatro cine jandaia,tupy,pax,e aliança a queda começou ainda na década de 70 com a saída da rodoviária o CAB E a chegada do iguatemi
Talvez com incentivos fiscais , requalificar as fachadas dos imoveis e reforma do shopping para implantação de um SAC.
João,um feliz natal e um próspero ano novo pra ti irmão. João a solução para este trecho da Bahia chama-se REVITALIZAÇÃO!!!!
Obrigado, meu amigo! Um ótimo Natal e um ano novo de felicidades pra você e sua família! Pois é, dá uma certa tristeza ver uma área tão cheia de comércio como aquela naquela situação.
Os empresários investir nas lojas, povo votar a fazer compras, 🛍️ é só pegar a visão,25 dê marso em são Paulo, anos 90 eu passava nesses lojas,ara muito bom saudade, muito bom dê comprar preço asecesivo, parabéns pelo seu vídeo 📻,
@pesadoedimilso7545
O Problema não é os empresários, e sim o problema é que o prefeito de Salvador tirou várias linhas de ônibus, e com isso o comercio veio a se quebrar.
Obrigado! O negócio tá complicado alí mesmo.
COMPANHEIRO JOÃO, ASSISTI ATENTAMENTE AO SEU VÍDEO E OS COMENTÁRIOS QUE VOCÊ FEZ , ALÉM DE LER A MAIORIA DOS FEITOS PELO SEUS SEGUIDORES. NÃO SOU ESPECIALISTA EM POLITICAS PUBLICAS E COMO FUI LOJISTA NA REGIÃO DO COMÉRCIO DA CIDADE BAIXA, DURANTE MAIS DE 50 ANOS E EXISTEM SEMELHANÇAS ENTRE AS DUAS ÁREAS DE COMÉRCIO, SENDO QUE A ÚLTIMA LOJA FECHAMOS EM 1997. VOLTANDO BAIXA DOS SAPATEIROS, ONDE TIVE VÁRIOS AMIGOS LOJISTAS, A MAIORIA ENTENDE QUE OS PROBLEMAS COMEÇARAM A PARTIR DO MOMENTO EM O TRÁFEGO DE VEÍCULOS, PRINCIPALMENTE OS ÔNIBUS, PASSOU A SER EM SENTIDO ÚNICO DO LARGO DO AQUIDABÂ ATÉ A BARROQUINHA ,POIS O CLIENTE UTILIZAVA O RETORNO PELA MESMA RUA, NO SENTIDO DE FACILITAR O RETORNO A RESIDÊNCIA. COMPANHEIRO , O TEMA É IMPORTANTE E TOMARIA MUITO TEMPO, POIS EXISTEM MUITOS OUTROS FATORES QUE CONTRIBUIRAM PARA A DECADÊNCIA DA BAIXA DOS SAPATEIROS E DO COMÉRCIO DA CIDADE BAIXA, ONDE EU FUI UMA DAS VÍTIMAS.
quando adolescente andei muito nesse centro de Salvador, e fui muito assaltado. Naquela época celular era coisa de rico, então só levavam o dinheiro do transporte e do lanche.
Andei meio cabreiro lá ontem, mas foi de boas!
Uma alternativa para estas ruas é o que é feito em SP como a 25 de março, o Brás, a rua das Noivas, a Santa Ifigênia, etc...
Um nicho específico de coisas onde as pessoas viessem de longe comprar, mas para isso teria que ter união dos lojistas, se não é só ladeira abaixo mesmo
Tem que demolir esses casarões velhos da baixa dos sapateiros e transformar essa região em um bairro residencial.
Esse setor deveria ser tombado como patrimônio histórico de Salvador. Quando eu era estudante e passava nesse local era um lugar pulsante. Hoje, abandonado.
Que triste saudades da minha adolescência quando ia fazer compras com a minha tia muito movimento esse lugar está abandonado
Vários fatores:
1- abandono das prefeituras ao longo dos anos. Até hoje se espera um plano de habitação na região do centro e centro histórico.
2 - chegada dos grandes shoppings e a cidade sendo moldada para atendê-los (vias, linhas de ônibus, rodoviarismo extremo etc)
3 - crescimento do comércio nos bairros: mesmos os mais periféricos tem hoje um comércio de rua próprio.
Com esses 3 motivos a região perdeu apelo para moradia (imóveis pequenos sem as opçoes da vida urbana moderna como vaga de garagem, elevador etc), perdeu apelo para a classe média (que passou a comprar nos shoppings) e para o povão (que passou a comprar em seu próprio bairro ou bairros vizinhos).
4 - as máfi@s imobiliáriaa sucateiam lugares para depois comprarem tudo a preço de banana, e depois especular com valorização futura.
A retirada de linhas de ônibus + p@ndemia + a popularização sem precedentes do comércio online contribuíram ainda mais pra situação atual.
Além de tudo isso, a baixa dos sapateiros enfrenta há 10 anos a concorrência fortíssima do comércio da avenida 7 ali do lado.
Fiz a minha primeira compra de roupas com o meu primeiro salario na baixa do sapateiro, era uma loucura os vendedores te puxavam para dentro das lojas. Uma vez não queria entrar e e a vendedora me puxou, experimentei varias roupas e saí sem comprar nada, ela ficou zangada. anos 90. Quando chegou o crack em Salvador essas ruelas ficaram sendo ponto de drogas e muito saciceiro na época.
Apesar das invenções do estado e da prefeitura para reativar, não há como fazer a barroquinha acontecer, se não há interesse dos governantes em fazer um planejamento para a sua recuperação, refazer calçadas e praças não resolve. ali tem muito trafico, muito mendigo, muito ladrão, muito abandono, e NÃO TEM TRANSPORTE.
Baixa dos sapateiros época de natal era tanta gente fazendo compras que não dava nem pra andar direito, com o passar do tempo com as construções de shoppings center o povo sumiu dali por causa também do tráfico de drogas
Bom dia João eu acho a arquitetura do Cine Jandáia belíssima
Bom dia, meu Irmão! E é muito bela mesmo. Pena que tá se desmoronando também! Grande abraço.
Falta incentivo e isenção fiscal para melhorar isso. Enquanto a Avenida Sete sempre cheia que é perto daí. Muitos dizem da retirada das linhas de ônibus. A avenida sete tbem não tem muita linha de ônibus
Lamentável. 😮
A Baixa dos Sapateiros se transformou na periferia do Centro Histórico.
Nesse local a vida pulsava de forma intensa. as causas desse descaso hoje tem raízes diversas, e não uma apenas.
O que eu percebo para salvar o comércio de rua em Salvador, principalmente a baixa do sapateiros também seria a implantação de linha de ônibus totalmente gratuito para toda população em especial para essa área, instimular os logista como a isenção da taxa do IPTU e a não cobrança da taxa de iluminação pública e a não cobrança do alvará de fucionamento para os logista dessa região da cidade.
É um melhor policiamento tanto pela polícia Civil, Militar e também pela Guarda Municipal!i
Como ideia de atrativo para a região eu sugiro uma construção de um SAC, acho que a população atraída pelos serviços de um SAC iriam consumir produtos da região.
É verdade que a baixa dos Sapateiros não é mais do jeito que era antes, mas também não está tão vazia assim não. Dia 24/12 o comércio de rua só funcionou até 13 horas. Inclusive av 7 e Carlos Gomes.
Acredito que se construíssem um shopping junto com um assai aí no lugar desses casaroes reativaria o local. Mas teria que ser um shopping tipo o shopping da bahia.
Sim, pois aí traria essas pessoas pra perto da região. No entanto teriam também que modernizar as lojas, que estão bastante deterioradas.
Os órgão públicos (prefeitura e governos)deveriam revitalizar se possível demolir as lojas em decadência deixar tudo em condições de o povão voltem a visitar e trazer retorno dos ônibus de todos os bairros e aí tenha certeza quê será bastante movimentado
Varias lojas estão fechadas. Pq eles não isentam o IPTU PARA OS PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS QUE NÃO CONSEGUEM ALUGAR?
O PREFEITO REFORMOU A BARROQUINHA SEM PLANEJAMENTO DE FORTALECER O COMERCIO LOCAL
Triste ver a Baixa dos Sapateiros nessas condições. É Certo que com os Shoppings Centers, o movimento de clientes nas lojas de rua diminuíram. Mas acredito também que falta incentivo do poder público para situação do Comércio de rua melhorar. Tomemos como exemplo a cidade do Recife; mesmo com vários shoppings na cidade, o comércio de rua no Centro Antigo ainda é bem forte e muito frequentado, ao contrário de Salvador. Realmente é preciso uma intervenção dos governantes.
É verdade, minha amiga! As imediações do Mercado de São José, em Recife, tava bombando no Natal.
@@JoãoDioríckosjm, isso mesmo
É CRIAR UM CENTRÃO COM CLINICAS DIVERSAS JÁ QUE É PERTO DAS LANCHAS FERRYBOAT IRIA ATRAIR PESSOAS DO RECÔNCAVO BAIANO
O Brasil tem leis arcaicas que são bem respeitadas e tem outras leis que quase ninguém respeita. Deveria fazer algumas mudanças. Esse região do centro histórico deveria vender para as empresas de imobiliárias demolir esses prédios velhos em ruínas e transformar em bairros residenciais modernos e elegantes. Alguns deles sim poderia reformar e manter como prédios históricos. Deixar como está só piora a situação
Bom dia João na véspera do Natal tinha lojas que fechavam depois da meia noite era o melhor dia do mês além de tudo que você falou o que afastou os clientes foi os ladrões drogados falta de segurança jogo do dedal jogo das três cartas muitos vendedores inconvenientes e os preços abusivos a 30 anos que eu falo tem que transformar a Baixa dos Sapateiros em uma 25 de março.
Até pensei que estava com muito movimento neste dia. Lamentável mesmo!
A solução para a Baixa do Sapateiro transforma a região em shopping temático de época, voltada para o turismo e diversão.
Com hotéis e bares, com todos segurança
Sugiro que o governo federal e estadual crie um bairro nessa área demolindo esses casarões velhos e lojas antigas, criando residências populares do minha casa minha vida. Como dizia Lulu Santos, nada do que foi será do jeito que foi um dia.
Pra revitalizar esse comércio precisa de segurança,depois acesso de ônibus mais vindo de bairro periféricos,depois IPTU e imposto mais atrativo para os comerciantes e modernizar a baixa dos sapateiro, com outdoor eletrônicos, lojas modernas e de grande marcas aí.
Temos um oproblema nas grandes cidades do Brasil que acaba influenciando em TODAS as outras camadas da sociedade que é a VIOLÊNCIA. A região do centro de salvador é tomada por moradorers de rua, usuártios de drogas e assaltantes o que afastou todo mundo, não é a falta de transporte, não é a falta de dinheiro, é a falta de segurança. É muito mais seguro comprar num shopping ou num centro comercial de bairro, do que caminhar nas ruas do centro com compras.
Enquanto as pessoas não se conscientizarem de que o que está destruindo Salvador é a violência, nada vai mudar.
Que afastou as pessoas da baixa dos sapateiros foram os incompetentes dos políticos.
A galera nos comentários já começou a viajar falando sobre políticos,imposto e etc,sendo que o cenário na av sete e nos shoppings é totalmente diferente desse aí,inclusive sendo uma venda bem superior em comparação ao do ano passado. A realidade é que atualmente o pessoal procura por outro estilo de roupa que a baixa de sapateiros n oferece,o pessoal procura o conforto de um ar condicionado do shopping e uma melhor segurança na hora de fazer suas compras de fim de ano.
Trabalhei por 20 anos na Baixa dos Sapateiros.
Eu acredito mais é que as lojas dos bairros cresceram tem tudo que precisamos pra que ir para outro lugar, tem roupas das mais simples até social, tem eletro tem moveis é tudo isso nos basta.
Bom Dia meu amigo Nós 1980 isso aí Baixa do Sapateiro em Decadência não moro em Salvador Desde 1985 nunca mais Voltei mais é muito Triste ficou Pior não Muda Nada Infelizmente
É verdade, meu querido! E acho difícil busquem encontrar solução!
Anos 80 a Baixa bombava🎉
Estamos em 2024 amiga
Obrigado pela previsão! Só uma pergunta fora do tópico: Eu tenho uma carteira SafePal com USDT e tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Qual é a melhor maneira de enviá-los para Binance?
O que vc quer tá mole...
SEM COMENTÁRIOS!!! NA ÉPOCA QUE EU ESTUDAVA NA ESCOLA IZIDRO MONTEIRO, SUBINDO AI NA LADEIRA DA IGREJA UNIVERSAL, ERA UM MOVIMENTO MUITO GRANDE. ISSO ERA NO ANO DE 1984, SEM COMENTÁRIOS!! VEJO HOJE, DÁ TRISTEZA DE VER ISSO PRATICAMENTE ABANDONADO. ENFIM...MAIS TUDO PODE MUDAR, E VOLTAR COMO ERA ANTES.
Cine Jandaia: aonde meus pais se conheceram. Na década de 60
Meu amigo parabéns pelo vídeo e parabéns pela sua coragem, passar aí com celular é muito muito arriscado, aí tem muito ladrão.
Quando puder dá uma passada no Bairro do Pau Miúdo onde morei ate os meus 23 anos.
Olá, meu querido! Verei a viabilidade. Se possível farei sim. Grande abraço!
Para quem não conhece, o vídeo pode ter dado a impressão que o local bombava feito a 25 de março até uns 5 anos atrás.
Mas na real tem muito mais tempo. Coisa de mais de 15 anos que o comércio dessa rua não está entre os mais visitados da cidade.
E é o estado natural das coisas. Tudo muda.
O que houve??? Gestão.... Simplesmente.....arruinaram o local.... agora é quartel general de zumbis!
Até parece que todo mundo têm internet. É recessão mesmo!
Parabéns pelo vídeo... Eu realmente não tenho uma opinião completamente formada sobre quais os motivos levaram à degradação desse eespaço. Contudo o fato do comercio de bairro para mim é o que menos contribuiu, visto que nos bairros tbm tem feiras e nem por isso a feira de São Joaquim está tão abandonada quando a BS e Barroquinha.
O fato das faltas de linhas segurança e conforto para compras bem como a mudança na forma de comprar para mim tem o peso maior
Entregar essas lojas da bx sapateiros pra os chineses e coreanos,tenho certeza que iria funcionar a todo vapor
Ainda bem que não preciso mais frequentar este local. Já comprei muita porcaria aí. Já comprei calça que na primeira lavada encolheu. Já comprei calça fedorenta que a tintura saiu toda na lavada. Já comprei camiseta que na verdade era camiseta de farda de um banco entre outras. Já comprei camiseta que uma manga de um lado era maior que a do outro lado. Não gosto nem de lembrar. Odeio passar por esse local. Ainda bem que essa fase da minha vida já passou.
Certa vez, precisei comprar uma calça, mas estava com pouquíssimo dinheiro. Para economizar ao máximo, decidi ir a pé até a Baixa dos Sapateiros, numa caminhada de mais de uma hora. Ao chegar lá, fui recebido por aquele cenário típico: vendedoras me puxando de todos os lados, desesperadas para fechar alguma venda. Acabei entrando em uma loja.
Lá, começaram a me oferecer várias calças, cada uma pior que a outra. Como meu orçamento era muito limitado, escolhi a "menos pior", paguei e fui embora. Era uma calça marrom, malfeita e com um cheiro desagradável. Mas não tinha alternativa, comprei o que meu dinheiro permitia.
Ao chegar em casa, decidi lavar a calça para ver se, pelo menos, tirava o cheiro ruim. Foi aí que aconteceu algo inacreditável: assim que coloquei a calça na água, a cor começou a sair e, para minha surpresa, o marrom desbotou completamente, transformando a calça em um tom de rosa vivo! Fiquei paralisado, sem acreditar no que meus olhos estavam vendo, mesmo vendo.
Outra vez, fui comprar uma camiseta e, ao passar em frente a uma loja, uma me chamou a atenção. Era azul, com gola branca e uma grande estampa na frente. Achei interessante e resolvi levar. No entanto, ao chegar em casa e olhar com mais atenção, percebi que a grande estampa servia para encobrir o nome 'CAIXA'. Descobri, então, que a camiseta fazia parte de algum uniforme da Caixa Econômica Federal.
Essa e a realidade da Baixa dos sapateiros a mais de três décadas a maioria das portas fechadas são empresários válidos com 10% deles se segurando das pernas motivo a falta de sensibilidade e a conhecida ganância dos poderes públicos o sustento dessa área sempre foi os coletivos que ao retirar prejudicou não só os empresários como muitos bairros residencial na cidade de salvador
O Próprio Poder Público não Liga pra Salvador Lugar que Frequenta e Pobre
Amava compra na Bx. dos Sapateiros. Mas por questão de seguança e comodidade,prefiro compras online. Bx dos Sapateiros,Av.7, Liberdade,o comercio está morrendo.😢
Ficou até triste ver como está baixa dos sapateiro eu e a muito aí compra minhas roupas e passear tirou a linhas de ônibus o de eu moro ficou pouco difícil tem pega esse metrô quer destruiu tudo
Antônio embassai destruio o comércio da baixa do sapateiro
Feliz natal, João. Deus proteja você e família. Acredito que toda essa degradação começou com o aparecimento dos shoppings e com o e-comerce, além da má vontade dos poderes com local. Ruim para estacionar, poucas linhas de ônibus, falta de incentivo aos comerciantes, insegurança, são apenas alguns dos problemas. Na Barroquinha poderia se construir um acesso de automóveis (inclusive ônibus), para a Av sete pelo largo do São Bento ou pela praça Castro Alves. Com essas ações, o local não que voltaria aos tempos áureos, mas, recuperaria uma boa fatia de público consumidores!
Faz todo sentido suas observações. Outro dia vi uma entrevista em que o representante do governo dizia que havia levado um SAC para aquela região, como se isso fosse mudar muita coisa. Mas é isso! Valeu, grande abraço e um excelente Natal pra você e sua família!
Destruíram a baixa do sapateiro
Agente Compra em Casa e Evita de ser Roubado na Baixa do Sapateiro Batedor de Carteira tinha um monte até Mulheres quem perde quem Depende do Trabalho que não tem muito só Informalidade Baracas
Deixe de falar o que não sabe, não foi transporte nenhum que acabou com a Sapateiros foi o Sistemas locacionais do Estado.
Todos tem o direito a ter suas próprias opiniões. Obrigado pelo seu comentário. Tenha um ótimo Natal!
Depois da pandemia aí morreu de vez..😢😢😢😢
O comércio dabaixa dos sapateiros acabou, tem uns comerciante que ainda insiste em ficar por ai, hj o comercio dos bairros tem as mesma coisas dai, se pensa duas vezes em ir ai, tive na semana passada na caixa no shopping baixa dos sapateiros, o estacionamento virou moradia de de pessoas em estado de pobresa total.
Realmente, a fachada do shopping tá uma benção!
Quem vai Empreender com a Altos Impostos??? O Dólar nas alturas??? Algum político fala em reduzir impostos???
Salvador esta toda esfarelando...
Bairro do jahia
😄😄!
@@jonathanalves3271 as coisas mudam hoje bilionário e o vitória com a cuia na mão.
Acabaram com aí de propósito
Quem acabou com a Baixa dos Sapateiros foi o IPHAN os donos, prefeitura, não pode tocar nos predios pra ter mudanças estruturais.
Faz o L, Isso é o amor vencendo kkkk
# volta meu presidente genocida, miliciano , ladrão de joias.
Faz o L😂
Povo chato do caralho. Tudo muda na vida. É muita romantização da pobreza.
Passei pela.ai.sexta feira até que tá a um movimento porém. Não tem como.se.comparar a antiga baixa dos sapateiro aí agora só tem.cracudo
𝐸𝑓𝑒𝑖𝑡𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑔𝑜𝑣𝑒𝑟𝑛𝑜 𝑒 𝑑𝑎 𝑝𝑟𝑒𝑓𝑒𝑖𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑑𝑜 𝑎𝑚𝑜𝑟, 𝑐𝑜𝑚𝑒́𝑟𝑐𝑖𝑜𝑠 𝑟𝑢𝑚𝑜 𝑎 𝐹𝐴𝐿𝐸̂𝑁𝐶𝐼𝐴, 𝐹𝐴𝑍 𝑈 𝐿.
Aquele preço de 5,00 reais é bazar
Bem observado, mas tem muitas lojas nessa faixa de preço por alí!