A mancha de sangue surge no local onde Caim mata Abel. É a mancha do assassinato. O assassinato mancha a criação, a terra. É o sangue da mancha que abre a porta para que o seria o 'inferno', ou seja, os tonéis de óleo (fogo).
Daniel Serrano tbm tive essa interpretação... não essa que era preparação pra maternidade... ali era sinal do primeiro crime e quando as coisas iam piorando a macha sempre crescia...
Ele é Deus, mãe é a mãe natureza, o hóspede é Adão, a esposa do hóspede é Eva, os casal de hóspedes tem dois filhos que são Caim e Abel, os estranhos que invadem a casa é a humanidade, a casa é a Terra, o escritório é o paraíso, o cristal de Deus é o fruto proibido que Eva destrói. Na cena quem chove lá fora e um casal desrespeita a mãe subindo na pia e a pia quebra jorrando água pela Terra, nada mais é do que a Terra sendo destruída pelo dilúvio e encerrando o velho testamento, o bebê é Jesus que teve a carne e o sangue consumidos pela humanidade, Deus dá a humanidade o seu único filho que é morto por eles e Deus os perdoa, não porque é bondoso, mas porque é egocêntrico e quer ser idolatrado, a mãe natureza se revolta e expulsa todos do Paraíso (ou da Terra) que é destruída pelo fogo e é reconstruída por Deus que dá inicio a tudo outra vez.
Luan Gomes eu tb, soh fui entender depois de sair do filme e pesquisar na internet, por nada fazer sentido pra mim e para as outras 4 pessoas q estavam comigo. Ainda achando q muita gente tb fez isso mas não fala e diz q sacou na hora 😂 e pra ajudar manjo quase nada sobre histórias da Bíblia!
Porra , exatamente isso ! NUNCA NA VIDA eu Irma achar que tinha haver com Adão e Eva. Achei bemmmm louco e irritante. Pois ser uma coisa muito louca e você não entender e chegando mais gente na casa... enfim achei bem pesado e nunca faria alusão à passagens bíblicas.
Renan Alencar sim,mas geralmente quem se importa mas com os filhos e cuida mais,além da ligação física que eles compartilham por nove meses é a mãe,resumindo a mãe se doa mais Acho justo
O que é uma mentira porque Deus sempre existiu e sempre existirá independente da existência de outras pessoas. Ele não precisa do amor da sua criação por Ele para ser quem Ele é.
@@animazonechannel kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tanto não precisa que fez ate um lugar especial feito com fogo pra quem não o ama kkkkkkk povo adulto vivendo de contos de fadas.
Também são mostrados os 7 pecados capitais ( mesa farta, luxuria, vaidade...). E tem a passagem dos reis magos dando presentes ao filho. Não concordo com a interpretação da pilula, pois ela deixa de tomar o líquido depois de ficar grávida. Embora ela passe mal de forma semelhante a uma mulher grávida, essas situações aconteciam em momentos em que ela se sentia invadida, por exemplo, pelo Adão, que bebia e fumava. Então não sei se podemos interpretar como uma forma do corpo estar pedindo aquele filho, até porque não parecia algo agradável. Talvez o " remedio" tenha sido jogado fora, porque um filho seria a fonte de amor, portanto, um novo remédio para as suas feridas. Ficou obscura essa parte. Achei bem forte a cena do canibalismo, pois se pararmos para pensar, o ritual da missa tem algo semelhante mesmo. A cena que ela apanha me passou a ideia de Madalena. Também não concordo com a interpretação de "vagina" na casa. Para mim eram as feridas da casa, portanto feridas dela mesma. Ela cutucou a ferida, mergulhou nas próprias entranhas. Para mim, o que fica é que Deus é um criador, não intervém. Uma crítica às frases "Deus ajuda", "se Deus quiser". Quem intervem e tenta educar é a mãe natureza. Ela fica com o trabalho braçal de recontruir o que Deus idealiza. Todos procuram por Deus tão longe, mas não se conectam com a natureza, que é viva, dinâmica. A base de inspiração de Deus é o "amor" (cristal, fruto proibido), mas quando quebra, surge a violência. É um filme para lembrarmos que a base de tudo é o amor e que precisamos nos conectar mais à natureza e seus ensinamentos. As partes da costela de Adão e do dilúvio tinham passado batidas para mim, adorei a interpretação de vocês e espero ter contribuido um pouco.
Teve a parte da Torre de Babel, onde a humanidade quis subir no "quarto do Pai" sem sua permissão. Teve a parte do Dilúvio onde o encanamento explode por que subiram na pia e todos são expulsos da casa e não sobra ninguém. Teve a parte da escrita da Lei, onde Deus entrega sua palavra ao povo...cara, que filmaço
No começo de filme eu achei que fosse uma alusão à agressividade e poder sobre o corpo da mulher, pq se a casa fosse o corpo dela, as pessoas entram, usam e abusam, fazem o que bem entender, sem perguntar a ela o que ela quer.
Caramba.. eu saquei apenas uma pequena parte da metáfora religiosa, mas a parte da costela foi tão clara e tão sutil que eu tô chocado por não ter captado isso na hora.. parabéns pelo vídeo.
Vc não é o unico, eu também. Algumas camadas que o filme impõe são bem complexas mesmo, precisa-se de uma segunda assistida para entender tudo perfeitamente ou não.
Muito bom o vídeo explicando o filme, eu consegui interpretar mais referências bíblicas e históricas além do que foi dito no vídeo, como por exemplo, o liquido amarelo brilhoso que ela toma em momentos de estresse é uma referências ao Sol e a água, os dois principais elementos para manter a vida na Terra, tanto é que quando ela tomava, a imagem do coração pegando fogo se regenerava e logo após ela ficar gravida, ela joga fora todo o liquido, pois ela não precisa mais salvar a terra, porque irá nascer "o salvador", outra referências que eu interpretei diferente do vídeo foi em relação ao buraco no piso, que aparece logo após a morte de um dos filhos, dando referências ao inicio dos pecados humanos e com o sangue escorrendo pela parede e aparecendo aquela sala secreta onde fica o tanque cheio de óleo, que seria o inicio do fim do mundo, pois naquele momento a humanidade começou a pecar, outra referência bíblica acontece quando o filho nasce, não consegui identificar perfeitamente, mas quando ELE fica esperando a mãe dormir para pegar a criança e levar para as pessoas, provavelmente tenha passado 3 dias, igualmente aos dias após a morte de Jesus e a sua ressurreição, ainda nas cenas do nascimento, logo após o nascimento, as pessoas começam a entregar coisas na porta do quarto, que seria uma referências aos presentes dado pelos 3 reis magos, já a editora do livro/poema do cara é uma referências a Igreja católica no inicio do cristianismo, onde só queria saber de divulgar a bíblia, ganhar dinheiro e conseguir muito seguidores, e na cena em que ela mata algumas pessoas no chão no momento da guerra, refere-se a época da Inquisição. As referências históricas seriam sobre os primeiros povos e o mundo após a revolução industrial, sobre os primeiros povos, é no momento que a mãe se comunica com um homem negro, esse homem é o primeiro pessoa que a mãe fala depois do primeiro casal e os filhos, e esse homem negro seria referente aos primeiro povos, que vieram da Africa e exatamente de países onde a maioria da população é negra, logo depois esse homem negro se aproxima de uma mulher asiática, que seria a aparição de novas etnias e miscigenação dos povos, justamente os dois quando descem do quarto, começam a pintar a casa, mostrando que nesse momento o homem está começando a modificar a mãe-natureza, mesmo a natureza não querendo isso, sobre a revolução industrial é no momento que começa aquele caos dentro da casa, o filme tem maios ou menos 120 minutos e aquela cena acontece só nos 20 minutos finais e acontece muito rápido e catastrófico, explicando que nos últimos 200 anos a humanidade evoluiu muito rápido, teve um aumento populacional enorme, teve muitas guerras e a natureza ta sendo destruída rapidamente, podendo chegar logo o fim do mundo se não houver um controle, como é visto no filme. Com certeza tem outras coisas, mas eu ainda não consegui identificar, irei assisti novamente para achar outras coisas.
Vi muitas análises sobre essa camada bíblica do filme, mas a primeira que me veio a mente enquanto eu assistia era do sacrifício feminino/trabalho físico para o masculino/trabalho intelectual se sobressair. Tudo era para que ele se sentisse bem, inclusive o filho que gerou nova inspiração. Ela sacrificou seus desejos e sua família para que ele pudesse deslanchar na carreira e alimentar sua vaidade, e quando ela estava completamente destruída ainda permitiu que ele usasse seu amor para uma nova obra. Ele como poeta e intelectual consome completamente sua relação amorosa, sai ileso e ainda usa o que de mais íntimo havia na outra pessoa para criar novamente. E quando ele criar atrai um novo amor, enquanto o antigo está completamente destruído, a não ser enquanto obra.
Sim! O daora écomo, independente da camada, temos um lado que se sacrifica mesmo relutante, e outro que dá sem relutar, sendo assim inconsequente. É por isso que julgo, tanto o marido (a camada de relacionamentos) como deus (a camada religiosa do filme) inconsequentes.
Javan Pires dos Santos simplesmente o patriarcado que impera desde o início do mundo! Isso aí! 👏👏👏Ele, Deus, perdoa não porque é bondoso, e sim pq é egocêntrico e precisa ser idolatrado!
repare uma coisa também, onovo amor sempre é mais nova e linda, enquanto ele sempre é velho. Tb tem o lance da lilith que não queria ficar embaixo do adão e só por isso teve um castigo horrivél.
criação humana nada... criatividade zero. Readaptaram uma história que ja existe, aliás a historia que mais da dinheiro no mundo,a Bíblia, se tem algo menos criativo é esse filme.
@@SahCandy Não é sobre a HISTÓRIA. É sobre como ela e contada. É preciso ser criativo pra contar a historia mais conhecida do mundo de uma forma NOVA. Não seja tao pequeno.
Puta que pariu, eu passei o filme todo achando a casa e a mother era uma metáfora para a vida do escritor. Mas isso de Deus mudou muito a visão do filme pra mim. Cabeça explodindo
Eu já entendi do mesmo jeito que os rapazes do rapadura analisaram aqui. O último terço do filme fica absolutamente outro depois de focar numa metáfora. Estava com medo de ir assistir e não entender nada kkk
7 лет назад+1
Assim que me senti depois de assistir o filme haha
Velho, o que eles falam no vídeo é apenas a visão deles. Ninguém é dono da verdade. Você não precisa jogar sua interpretação fora porque difere da deles.
A mancha de sangue ficou no lugar onde Caim foi morto, mesmo depois dela limpar a casa a mancha continua voltando, simbolizando o derramamento de sangue que vem manchando a terra com violência desde a morte de Caim. Depois do dilúvio ela troca as tábuas fazendo a alusão ao fim da humanidade perversa que morreu no dilúvio, porém depois de um tempo a mancha voltando mostrando que o dilúvio não eliminou o mal e a violência volta.
Cara, vi o filme essa tarde e minha cabeça ainda está fervilhando com as metáforas. Inclusive, obrigado por me mostrarem outras alegorias que não havia percebido. Que canal lindo o/
Parabéns pela análise do filme. Algumas coisas eu não tinha pegado e fizeram todo sentido quando vcs falaram. Esse é um filme para discussão. Aguardo aí o rapaduracast . Vlw
sim! :) Tanto que os primeiros homens não voltam depois dessa cena. Quanto mais eu penso, mais alusões aparecem. A parte do sapo são as pragas do Egito, o escritório o jardim do Éden que ele expulsa os homens depois que o pecado entrou no mundo (através da desobediência).... o sangue de Abel "maculou" a terra com o primeiro homicídio, tanta coisa.... sensacional esse filme
Rapaz aquela hora se eu fosse aquela mulher eu pegava um porrete e saia acertando em quem atravessasse o caminho tamanha a irritação que eu senti com a cena kkkk
A metáfora do buraco de sangue, eu tinha entendi que era como nós tentamos esconder e mascarar problemas e frustrações, mas o problema tende a voltar e as vezes piora(o buraco crescendo)
Eu vi alguém falando com o buraco é uma metáfora para a criação do mal na terra, pois apareceu com a morte do Abel, o primeiro humano a ser assassinado. É o sangue dele. E manchou a terra pra sempre. Pq depois disso, só piora, e cada vez mais sangue aparece. A Mãe natureza tenta de tudo esconder, pq ela quer a terra perfeita, tenta até colocar um bebê inocente no quarto, mas nada consegue esconder isso. O sangue revela a Mãe um corredor escondido no porão, que representa o ódio interno que crescia nela e ela tentava esconder. Tanto que no final ela "explode" ele para destruir a terra.
Nossa tava ficando incomodada porque ninguém estava falando disso! Vi praticamente TODOS os vídeos interpretando esse filme e só vocês passaram sobre isso. Acredito que o buraco tenha aparecido porque tendemos a linkar sexo ao pecado - depois que Eva e Adão transam no quarto e que Caim mata Abel ela abre. Só que essa abertura faz com que ela descubra onde está sua maior força - o núcleo da Terra, o útero da casa - lugar que ela recorre para acabar com tudo. E fica mais claro ainda depois que mostra que esse é o quarto onde ela decidiu colocar o bebê. Essa pra mim foi uma das melhores metáforas, principalmente a forma com que ela tenta esconder, envergonhada mesmo e o sangue sempre voltando. É demais!!!
MEU DEUS! VOCêS SÃO FODA!!!!!!!! Só comecei a notar as referencias de Deus, Jesus sendo sacrificado, atrocidades acontecendo em nome da religião lá do meio pro final do filme. Com essa explicação, TODO O FILME ganhou um novo UP! pra mim. Parabéns, caras! Vou ver de novo.
Provavelmente vocês acertaram na metáfora religiosa do filme inteiro, que é bem óbvia pra quem conhece/estudou ela. Mas após o filme eu fiquei com impressão de literalmente ser sobre a mãe. De como ela se entrega, se sacrifica e apoia (mas sempre relutante) aos acontecimentos. Em contrapartida, o pai, quer exibir seus troféus, filhos que brigam por sua atenção e diz que a mãe é uma inspiração de vida mas não dá o valor que ela merece. Enfim, é um filme muito foda, com várias interpretações válidas. A pessoa que sai de um filme desses e afirma que nada faz sentido, é certeza de falta de vivência e estudo. Agora fico no aguardo do rapaduracast. 9/10
Eu passei o filme todo tentando entender a metáfora (eu já assisti sabendo que não seria literal, mas não sabia exatamente o que seria. Me fechei totalmente contra spoilers), a conclusão que consegui chegar antes do final do filme era que se tratava realmente sobre "mãe". Tudo que ela tem que aturar dos filhos e tals (como quando eu vou na casa da minha mãe e me sinto em casa). Mas quando chegou no final do filme que eu fui perceber que era uma metáfora religiosa. Mas não tinha "pego" as referências de Adão/Eva, Caim/Abel, costela do Adão, fruto proibido, etc. Ótimo filme! Agora vou assistir de novo pra entender melhor as referências. Abraço!
Um dos melhores filmes que já vi em toda a minha vida. Assistii de boca aberta e com a cabeça explodindo de tanto admirar uma obra de Arte dessas. Aronofsky obrigada por existir, a sua genialidade me inspira
alguns outros pontos interessantes: A marca que Deus colocou em Caim depois de matar seu irmão, o filme mostra Bardem marcando Caim na testa com um ferimento. "O senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse" (Gênesis 4:15-16). Após a destruição no final filme, a mãe pergunta para Ele, o que você é? E Ele responde: Eu Sou o que Sou. No livro de Êxodo, Moisés pergunta o nome de Deus em uma passagem... "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (Êxodo 3:14). Em alguns lugares vi algo sobre a quarta-feira de cinzas que trata-se de uma importante data religiosa, representando o primeiro dia da Quaresma (40 dias antes da Páscoa). Nesse dia, pela tradição, os católicos recebem uma marca como símbolo de reflexão sobre sua fé. Cenas do filme em que tanto Bardem quanto o falso profeta estão marcando as pessoas. O sétimo selo. após a morte do Filho, há um silêncio profundo seguido de lamentação, então a mãe resolve destruir a casa: "Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu por mais ou menos meia hora. Então vi os sete anjos, que se acham em pé diante de Deus, e vi que lhes foram dadas sete trombetas." (Apocalipse 8:1-2). Mas de tudo isso, a pergunta que fica é, que porra era aquela no vaso sanitário?
Acabei de assistir o filme já sabendo que teria que recorrer à internet para interpretá-lo e caí de cara no vídeo de vocês. Achei fantástica a interpretação, achei fantástico o filme, vocês estão de parabéns.
Outro momento notável foi aquele e me que ela o ataca e todos a espancam. Todos a consideravam um anjo, até o momento em que ela se virou contra ele, foi inadmissível à eles ver alguém se virar contra o criador.
aacabei de ver o filme e vim aqui pra assistir suas interpretações ou no caso explicações que por mim foi genial parabéns pelo canal mais um fã ganharam !!
Amei! De todas as explicações que li, vocês que conseguiram enfocar todos os detalhes reais. Parabéns!!!!!!!! Onde esta o rapadura cast? Pois quero ver vocês falando muito ainda desse filme genial.
Saí do cinema com lágrimas nos olhos e as pernas bambas, não pude conter tamanha emoção e admiração. O Aronofsky é foda, não é apenas um diretor, mas também um artista. Consegue ir além de uma obra cinematográfica, abrange as inúmeras possibilidades de interpretaçãoes, fazendo o expectador refletir e tentar desvendar metáforas e simbologias
Cinema com rapadura e o melhor canal de cinema do RUclips brasileiro, não tem comparação, eles falam muito bem, sem medo, mesmo sendo patrocinado pelo filme, se for ruim eles falam, diferente de outros canais
Cara , muito foda o vídeo, curti mt ! Só discordo na parte de "ela é uma criação dele" pq em vários momentos o filme nos fala que ela mesma é uma Deusa. Vemos isso primeiro quando Adão chega e diz para o Poeta que achava que ela era uma filha dele (uma criação), e ele o corrige dizendo que ela é sua esposa, uma igual. Além de vários momentos onde ele a chama de "minha Deusa" , até que chega no final e aquela forma da mãe natureza (Jennifer Lawrence) se destrói, mas a sua essência , semente de vida ainda existe dentro dela, o Poeta precisa daquela parte dela parar conseguir criar, embora em formas diferentes a mãe está com ele por todos os novos começos, pode-se até pensar que os dois são faces de um mesmo ser maior, uma divindade: O criador e a provedora, mas quando a criação do criador começa a pedir de mais da provedora , e abusar dela, arrancar até ela n ter mais nada para dar ela (a Terra) se volta contra aqueles invasores que destruíram ela e a casa dela.
Acabei de assistir. Sai muito impactada. Assim que me liguei da linha da alegoria que tinha entendido, a visão do filme ficou outra. Foi como colocar um óculos E começar a ver com foco. Já vi dezenas de bebês nascerem, pari duas inclusive, foi lindo ver a intensidade da cena e nascimento. Cada contração um terremoto. O momento do nascimento é como ver Deus (ou a Deusa ;) ) presente por alguns instantes na sala.
Adorei a análise de vocês! Imaginei que tivesse relação com algo bíblico, mas não tinha conseguido chegar a uma uma camada tão profunda assim. Vídeo excelente!!
Excelente análise, parabéns. Em minha interpretação, observei mais duas releituras de episódios bíblicos, mas por não ser estudioso dos textos sacros, posso estar enganado. Todavia, me arrisco a dizer que a invasão das forças armadas durante a aglomeração e os massacres decorrentes poderia ter alguma ligação com "Sodoma e Gomorra" (tem um breve diálogo ali onde alguém pergunta algo como "como está o anjo?" e outra pessoa diz "verifiquem as não judias"). Logo na sequencia desta cena observamos três grupos se encontrando prestes a se confrontarem, cada um dos grupos protestando em seu próprio idioma. Para mim temos aqui uma ligação com a "A Torre de Babel". Além disto, em minha leitura, esta dualidade entre Deus e a Mãe representa também os conflitos entre mundo físico e espiritual - onde na visão do autor nem sempre há entendimento entre as partes, o que gera conflito e desequilíbrio. Agora eu tenho as minhas dúvidas quanto ao processo do eterno ciclo de criação, destruição e recriação proposto como sendo infinito e semelhante. Como a atriz muda, acredito que Deus irá tentar novamente, porém fazendo algo levemente diferente, indefinidamente, até que acerte a mão dentro de sua vontade - o que poderia ter alguma cola com o conceito de Multiverso. O que acham?
Esse filme ainda vai dar oque falar. Muito bom. Apesar de sair do cinema sem ter entendido muito rs vcs ajudaram bastante, agora sim percebi o verdadeiro petencial deste filme.
eu achei que não fossem fazer rapadura. Fico feliz de estar errado xD Esse filme é maravilhoso e depois desse vídeo ficou melhor ainda. Preciso assistir mais vezes.
O filme é sensacional, mas para mim o que me fez amar mais ele é que com quem você conversar sobre entendeu o filme de uma maneira diferente. A discussão não acaba nunca e isto é genial!!👏👏
Filme muito forte. No começo não entendi direito, mais depois fui pesquisar e entendi o seu significado. A pesar que pra mim na realidade me passou um outro tipo de interpretação para a nossa vida atual. Quando no final ela disse que ele só queria o amor dela e que ele nunca a amou, e ele respondeu que precisava desse amor pra criar tudo novo. Na minha interpretação isso se referia em questão de sentimentos de um homem para uma mulher, quando muitas das vezes amamos alguém mais não somos amada. E isso faria com o que a pessoa acordasse para a vida e fosse em busca de um novo recomeço. Mais quando li foi que vi a interpretação real. Mais não deixa de ter várias interpretações na atualidade
Parabéns pelo vosso trabalho! Filme cheio de camadas. O pó amarelo oferece várias leituras. Quando a mãe aceita a maternidade eu quis me parecer que ela Usou o pó para fazer a tarte. Ela mandou o fora mas ela Usava para pintar também. Num filme destes não há acasos. A sua nova condição fez com que algo que antes era desagradável passasse a ser agradável e até servido de outra maneira. Porque em vez de ser só mandar o pó para dentro do copo passou ser um algo mais elaborado. Muita coisa para destrinçar. Abraço de Portugal
Sobre eles pintarem a casa eles usam uma cor cinza, acredito que seja alusão as cidades. Muito bom o vídeo, fico show, esse filme vale a pena ver mais de uma vez para entender melhor, mas sempre achamos algo novo.
Amanda Martins É o mesmo, mas a forma como relação dele com a humanidade é retratada muda muito, por isso algumas pessoas se referem assim. No antigo ele é como um rei, bem mais severo e que não hesita em punir os homens. Já no novo testamento, ele é bem mais como um pai, que cuida e conforta.
No velho testamento deus parece muito mais furioso e bravo com a humanidade já no novo testamento ele parece ser mais carinhoso querer que a humanidade tenha compaixão e perdão entre si, acho que foi isso que o PH quis dizer
Entendo o que vocês querem dizer sobre essa mudança aparente nas características de Deus entre o antigo e novo testamento. Mas se formos olhar, Deus foi misericordioso por diversas vezes no velho testamento, assim como Ele foi no Novo Testamento. Um exemplo claro disso é Deus tendo misericórdiae poupando a vida de Noé, de Abraão, de Sara, de Isaque, de Jacó, e por aí vai... Deus poupou a vida de muitos no velho testamento e cuidou de muitos também! Um contra-argumento sobre ''Deus não exitar em punir os homens'' no Velho Testamento, é quando Deus fala pra Moisés que iria destruir o povo por terem adorado o bezerro de ouro e Moisés pede pra Deus não fazer isso, intercede em favor do povo e, assim, Deus não destrói as milhares de vidas. Deus é bom e justo, tanto no novo como no velho testamento. Ele é um só, imutável.
Rafael Falci Ercole , mas na minha opinião, as 10 pragas do Egito vai totalmente contra os ensinamentos de Jesus. Deus mata várias crianças egípcias inocentes para conseguir o que quer. O Deus do Segundo Testamento nunca faria isso. 😉😉😉
Parabéns pela crítica sensacional! Que filme incrível e profundo! Uma coisa que fiquei refletindo seguindo o viés religioso: será que o porão, com o forno, poderia simbolizar o inferno e a sala na qual fica aquela jóia do marido, seria o céu?
A mancha de sangue surge no local onde Caim mata Abel. É a mancha do assassinato. O assassinato mancha a criação, a terra. É o sangue da mancha que abre a porta para que o seria o 'inferno', ou seja, os tonéis de óleo (fogo).
Daniel Serrano tbm tive essa interpretação... não essa que era preparação pra maternidade... ali era sinal do primeiro crime e quando as coisas iam piorando a macha sempre crescia...
também tive esse pensamento, excelente interpretação!
Ela sucumbiu ao inferno. Abrindo espaço para outra pessoa ser testada (outra mulher no final do filme).
Concordo plenamente!
exato, os caras viajaram.." porque não também o fruto proibido..", não entenderam..
Ele é Deus, mãe é a mãe natureza, o hóspede é Adão, a esposa do hóspede é Eva, os casal de hóspedes tem dois filhos que são Caim e Abel, os estranhos que invadem a casa é a humanidade, a casa é a Terra, o escritório é o paraíso, o cristal de Deus é o fruto proibido que Eva destrói. Na cena quem chove lá fora e um casal desrespeita a mãe subindo na pia e a pia quebra jorrando água pela Terra, nada mais é do que a Terra sendo destruída pelo dilúvio e encerrando o velho testamento, o bebê é Jesus que teve a carne e o sangue consumidos pela humanidade, Deus dá a humanidade o seu único filho que é morto por eles e Deus os perdoa, não porque é bondoso, mas porque é egocêntrico e quer ser idolatrado, a mãe natureza se revolta e expulsa todos do Paraíso (ou da Terra) que é destruída pelo fogo e é reconstruída por Deus que dá inicio a tudo outra vez.
Exatamente foi essa a visão que eu tive do cara (deus), um baita vaidoso e egocêntrico. Teve momentos que eu pensei comigo: que cara cusão kkkk
lanny melhor explicação 👏🏾👏🏾👏🏾
lanny a msma visão que eu!
UAU!! Explicou tudoo, obrigado!!
Mas a mãe morre na ultima cena numa espécie de explosão. Ou ali ela nao morreu?
Achei perturbador, nunca que eu iria entender que tinha haver com adão e eva...
Luan Gomes kkkkkkk concordo, eu não tinha entendido isso. Na verdade fiquei boiando e vendo a explicação no vídeo tudo fez sentido.
Tbm já a Kaká vei eu chorei quando assisti de tão pesado
Luan Gomes eu tb, soh fui entender depois de sair do filme e pesquisar na internet, por nada fazer sentido pra mim e para as outras 4 pessoas q estavam comigo. Ainda achando q muita gente tb fez isso mas não fala e diz q sacou na hora 😂 e pra ajudar manjo quase nada sobre histórias da Bíblia!
Porra , exatamente isso ! NUNCA NA VIDA eu Irma achar que tinha haver com Adão e Eva. Achei bemmmm louco e irritante. Pois ser uma coisa muito louca e você não entender e chegando mais gente na casa... enfim achei bem pesado e nunca faria alusão à passagens bíblicas.
eu percebi que era bíblico também
- I'm his father!
- I'm his MOTHER!
Avec Anna Karina ridícula essa parte.
Renan Alencar Porquê?
Claro, Clara! Esse tipo de bordão sempre desqualifica o papel do pai e o coloca em segundo plano.
Renan Alencar sim,mas geralmente quem se importa mas com os filhos e cuida mais,além da ligação física que eles compartilham por nove meses é a mãe,resumindo a mãe se doa mais
Acho justo
Ellen Albuquerque não acho nem um pouco justo
uma outra alusão é de que Deus só existe enquanto existir alguem pra ama-lo incondicionalmente!!!
O que é uma mentira porque Deus sempre existiu e sempre existirá independente da existência de outras pessoas. Ele não precisa do amor da sua criação por Ele para ser quem Ele é.
@@animazonechannel caramba isso pode ser debatido de muitas maneiras né?
@@animazonechannel infelizmente serei obrigado a te dar a notícia que deus não existe!
@@animazonechannel kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tanto não precisa que fez ate um lugar especial feito com fogo pra quem não o ama kkkkkkk povo adulto vivendo de contos de fadas.
@@matheusborgesv Simplesmente não dá para saber se Deus existe realmente, então não dá para afirmar que Ele não existe
Também são mostrados os 7 pecados capitais ( mesa farta, luxuria, vaidade...). E tem a passagem dos reis magos dando presentes ao filho. Não concordo com a interpretação da pilula, pois ela deixa de tomar o líquido depois de ficar grávida. Embora ela passe mal de forma semelhante a uma mulher grávida, essas situações aconteciam em momentos em que ela se sentia invadida, por exemplo, pelo Adão, que bebia e fumava. Então não sei se podemos interpretar como uma forma do corpo estar pedindo aquele filho, até porque não parecia algo agradável. Talvez o " remedio" tenha sido jogado fora, porque um filho seria a fonte de amor, portanto, um novo remédio para as suas feridas. Ficou obscura essa parte.
Achei bem forte a cena do canibalismo, pois se pararmos para pensar, o ritual da missa tem algo semelhante mesmo. A cena que ela apanha me passou a ideia de Madalena.
Também não concordo com a interpretação de "vagina" na casa. Para mim eram as feridas da casa, portanto feridas dela mesma. Ela cutucou a ferida, mergulhou nas próprias entranhas.
Para mim, o que fica é que Deus é um criador, não intervém. Uma crítica às frases "Deus ajuda", "se Deus quiser". Quem intervem e tenta educar é a mãe natureza. Ela fica com o trabalho braçal de recontruir o que Deus idealiza. Todos procuram por Deus tão longe, mas não se conectam com a natureza, que é viva, dinâmica. A base de inspiração de Deus é o "amor" (cristal, fruto proibido), mas quando quebra, surge a violência. É um filme para lembrarmos que a base de tudo é o amor e que precisamos nos conectar mais à natureza e seus ensinamentos.
As partes da costela de Adão e do dilúvio tinham passado batidas para mim, adorei a interpretação de vocês e espero ter contribuido um pouco.
Boa interpretação da obra, você apresentou detalhes que por muitos passaram despercebidos.
Teve a parte da Torre de Babel, onde a humanidade quis subir no "quarto do Pai" sem sua permissão. Teve a parte do Dilúvio onde o encanamento explode por que subiram na pia e todos são expulsos da casa e não sobra ninguém. Teve a parte da escrita da Lei, onde Deus entrega sua palavra ao povo...cara, que filmaço
No começo de filme eu achei que fosse uma alusão à agressividade e poder sobre o corpo da mulher, pq se a casa fosse o corpo dela, as pessoas entram, usam e abusam, fazem o que bem entender, sem perguntar a ela o que ela quer.
Bianca Scribbles diretor disse que ela é a natureza humanizada.
Bianca Scribbles arrazo, ótima interpretação
ele não disse necessariamente isso, ele pretendia fazer. mas o filme é passível de qualquer interpretação, como qualquer elemento da arte. :)
@@CROSSTRICOLOR por isso que ela disse "no começo" seu sabichão
@@CROSSTRICOLOR deve ter dado ctrl+c ctrl+v e louco kkkkk chora mais
Caramba.. eu saquei apenas uma pequena parte da metáfora religiosa, mas a parte da costela foi tão clara e tão sutil que eu tô chocado por não ter captado isso na hora.. parabéns pelo vídeo.
Vc não é o unico, eu também. Algumas camadas que o filme impõe são bem complexas mesmo, precisa-se de uma segunda assistida para entender tudo perfeitamente ou não.
Muito bom o vídeo explicando o filme, eu consegui interpretar mais referências bíblicas e históricas além do que foi dito no vídeo, como por exemplo, o liquido amarelo brilhoso que ela toma em momentos de estresse é uma referências ao Sol e a água, os dois principais elementos para manter a vida na Terra, tanto é que quando ela tomava, a imagem do coração pegando fogo se regenerava e logo após ela ficar gravida, ela joga fora todo o liquido, pois ela não precisa mais salvar a terra, porque irá nascer "o salvador", outra referências que eu interpretei diferente do vídeo foi em relação ao buraco no piso, que aparece logo após a morte de um dos filhos, dando referências ao inicio dos pecados humanos e com o sangue escorrendo pela parede e aparecendo aquela sala secreta onde fica o tanque cheio de óleo, que seria o inicio do fim do mundo, pois naquele momento a humanidade começou a pecar, outra referência bíblica acontece quando o filho nasce, não consegui identificar perfeitamente, mas quando ELE fica esperando a mãe dormir para pegar a criança e levar para as pessoas, provavelmente tenha passado 3 dias, igualmente aos dias após a morte de Jesus e a sua ressurreição, ainda nas cenas do nascimento, logo após o nascimento, as pessoas começam a entregar coisas na porta do quarto, que seria uma referências aos presentes dado pelos 3 reis magos, já a editora do livro/poema do cara é uma referências a Igreja católica no inicio do cristianismo, onde só queria saber de divulgar a bíblia, ganhar dinheiro e conseguir muito seguidores, e na cena em que ela mata algumas pessoas no chão no momento da guerra, refere-se a época da Inquisição. As referências históricas seriam sobre os primeiros povos e o mundo após a revolução industrial, sobre os primeiros povos, é no momento que a mãe se comunica com um homem negro, esse homem é o primeiro pessoa que a mãe fala depois do primeiro casal e os filhos, e esse homem negro seria referente aos primeiro povos, que vieram da Africa e exatamente de países onde a maioria da população é negra, logo depois esse homem negro se aproxima de uma mulher asiática, que seria a aparição de novas etnias e miscigenação dos povos, justamente os dois quando descem do quarto, começam a pintar a casa, mostrando que nesse momento o homem está começando a modificar a mãe-natureza, mesmo a natureza não querendo isso, sobre a revolução industrial é no momento que começa aquele caos dentro da casa, o filme tem maios ou menos 120 minutos e aquela cena acontece só nos 20 minutos finais e acontece muito rápido e catastrófico, explicando que nos últimos 200 anos a humanidade evoluiu muito rápido, teve um aumento populacional enorme, teve muitas guerras e a natureza ta sendo destruída rapidamente, podendo chegar logo o fim do mundo se não houver um controle, como é visto no filme. Com certeza tem outras coisas, mas eu ainda não consegui identificar, irei assisti novamente para achar outras coisas.
Pedro Henrique pensei no Sol mas o diretor disse que aquilo amarelo tem ligação a literatura vitoriana
O cérebro desse cara trabalha a 120 km por hora, puta interpretação!
Realmente a linha do tempo do filme tem a mesma escala da linha do tempo biblico/historico
De todas as reviews q eu vi, a sua é a q mais me trouxe coisas novas sobre as alegorias. Obrigado
Vi muitas análises sobre essa camada bíblica do filme, mas a primeira que me veio a mente enquanto eu assistia era do sacrifício feminino/trabalho físico para o masculino/trabalho intelectual se sobressair. Tudo era para que ele se sentisse bem, inclusive o filho que gerou nova inspiração. Ela sacrificou seus desejos e sua família para que ele pudesse deslanchar na carreira e alimentar sua vaidade, e quando ela estava completamente destruída ainda permitiu que ele usasse seu amor para uma nova obra. Ele como poeta e intelectual consome completamente sua relação amorosa, sai ileso e ainda usa o que de mais íntimo havia na outra pessoa para criar novamente. E quando ele criar atrai um novo amor, enquanto o antigo está completamente destruído, a não ser enquanto obra.
Sim! O daora écomo, independente da camada, temos um lado que se sacrifica mesmo relutante, e outro que dá sem relutar, sendo assim inconsequente. É por isso que julgo, tanto o marido (a camada de relacionamentos) como deus (a camada religiosa do filme) inconsequentes.
SIM!!!!
Javan Pires dos Santos simplesmente o patriarcado que impera desde o início do mundo! Isso aí! 👏👏👏Ele, Deus, perdoa não porque é bondoso, e sim pq é egocêntrico e precisa ser idolatrado!
Essa foi exatamente a análise que eu fiz.
repare uma coisa também, onovo amor sempre é mais nova e linda, enquanto ele sempre é velho. Tb tem o lance da lilith que não queria ficar embaixo do adão e só por isso teve um castigo horrivél.
Filme maravilhoso, PUTA METAFORA GIGANTESCA sobre a criação humana, relacionamentos e a vida.
Bruno Santos siiiim! Um tapa gigante na cara da sociedade!
criação humana nada... criatividade zero. Readaptaram uma história que ja existe, aliás a historia que mais da dinheiro no mundo,a Bíblia, se tem algo menos criativo é esse filme.
@@SahCandy Não é sobre a HISTÓRIA. É sobre como ela e contada. É preciso ser criativo pra contar a historia mais conhecida do mundo de uma forma NOVA. Não seja tao pequeno.
Acabei de assistir o filme e nao tinha entendido nada. Agora quase tudo faz sentido. Não joguei fora meu dinheiro no cinema. Obrigada. 😁
Arthur Tenório não existe isso de entender errado.
sugestão de pauta: Filmes bons que não foram bem de bilheteria,mas que hollywood poderia investir.
MrBlacktiger2 Boa!
Puta que pariu, eu passei o filme todo achando a casa e a mother era uma metáfora para a vida do escritor. Mas isso de Deus mudou muito a visão do filme pra mim. Cabeça explodindo
Eu já entendi do mesmo jeito que os rapazes do rapadura analisaram aqui. O último terço do filme fica absolutamente outro depois de focar numa metáfora. Estava com medo de ir assistir e não entender nada kkk
Assim que me senti depois de assistir o filme haha
Naiana Pereira minha análise seria que o escritor fez o pacto e prometeu o filho pra sacrificar na seita e por aí continuou
Naiana Pereira parecia que tinha feito um pacto em troca de fama, sucesso e muita adoração
Velho, o que eles falam no vídeo é apenas a visão deles. Ninguém é dono da verdade. Você não precisa jogar sua interpretação fora porque difere da deles.
A mancha de sangue ficou no lugar onde Caim foi morto, mesmo depois dela limpar a casa a mancha continua voltando, simbolizando o derramamento de sangue que vem manchando a terra com violência desde a morte de Caim. Depois do dilúvio ela troca as tábuas fazendo a alusão ao fim da humanidade perversa que morreu no dilúvio, porém depois de um tempo a mancha voltando mostrando que o dilúvio não eliminou o mal e a violência volta.
Verdade, ótima interpretação.
A música que toca nos créditos se chama The end of the World, achei que combino bem com filme
Eu amei tudo oque vcs falaram ... Melhor canal sinceramente
Mãe!, como diria Lex Luthor, é um filme "grande demais para mentes pequenas".
Filme que me vez ir dormi chorando, e questionar a necessidade da existência do ser humano. Pra que tanto sofrimento!
Cara, vi o filme essa tarde e minha cabeça ainda está fervilhando com as metáforas. Inclusive, obrigado por me mostrarem outras alegorias que não havia percebido. Que canal lindo o/
Eu achei o filme tão forte, principalmente na cena do bebê, mas acompanhando a história, fica mais incrível. A comparação ficou maravilhosa
Parabéns pela análise do filme. Algumas coisas eu não tinha pegado e fizeram todo sentido quando vcs falaram. Esse é um filme para discussão. Aguardo aí o rapaduracast . Vlw
Parabéns galera do "cinema com rapadura". Melhor canal de cinema do momento e, com certeza, será por muito tempo.
Raffael Cruz ❤❤❤
A pia quebrando e molhando tudo seria alusão ao diluvio.
sim! :) Tanto que os primeiros homens não voltam depois dessa cena. Quanto mais eu penso, mais alusões aparecem. A parte do sapo são as pragas do Egito, o escritório o jardim do Éden que ele expulsa os homens depois que o pecado entrou no mundo (através da desobediência).... o sangue de Abel "maculou" a terra com o primeiro homicídio, tanta coisa.... sensacional esse filme
Igor Azrak
Não, está dizendo que eles não usaram a marca TIGRE.
Rapaz aquela hora se eu fosse aquela mulher eu pegava um porrete e saia acertando em quem atravessasse o caminho tamanha a irritação que eu senti com a cena kkkk
Não havia entendido muita coisa, vcs foram mto esclarecedores. Ótima interpretação, parabéns !
A metáfora do buraco de sangue, eu tinha entendi que era como nós tentamos esconder e mascarar problemas e frustrações, mas o problema tende a voltar e as vezes piora(o buraco crescendo)
Thorvun Filho de Thovin fala sobre como o sexo é tabu. Por mais que tente esconder, ele vai desabrochar sempre.
Thorvun Filho de Thovin Eu entendi como alusão ao ventre da mulher por justamente ela ir no porão e acende a 'luz'. 😉
Eu vi alguém falando com o buraco é uma metáfora para a criação do mal na terra, pois apareceu com a morte do Abel, o primeiro humano a ser assassinado. É o sangue dele. E manchou a terra pra sempre. Pq depois disso, só piora, e cada vez mais sangue aparece. A Mãe natureza tenta de tudo esconder, pq ela quer a terra perfeita, tenta até colocar um bebê inocente no quarto, mas nada consegue esconder isso.
O sangue revela a Mãe um corredor escondido no porão, que representa o ódio interno que crescia nela e ela tentava esconder. Tanto que no final ela "explode" ele para destruir a terra.
Nossa tava ficando incomodada porque ninguém estava falando disso! Vi praticamente TODOS os vídeos interpretando esse filme e só vocês passaram sobre isso.
Acredito que o buraco tenha aparecido porque tendemos a linkar sexo ao pecado - depois que Eva e Adão transam no quarto e que Caim mata Abel ela abre.
Só que essa abertura faz com que ela descubra onde está sua maior força - o núcleo da Terra, o útero da casa - lugar que ela recorre para acabar com tudo.
E fica mais claro ainda depois que mostra que esse é o quarto onde ela decidiu colocar o bebê.
Essa pra mim foi uma das melhores metáforas, principalmente a forma com que ela tenta esconder, envergonhada mesmo e o sangue sempre voltando. É demais!!!
Thorvun Filho de Thovin acho q é uma alusão ao sangue do Abel q nao dá pra esconder. Na bíblia diz que a voz do sangue de Abel clamava a Deus.
MEU DEUS! VOCêS SÃO FODA!!!!!!!! Só comecei a notar as referencias de Deus, Jesus sendo sacrificado, atrocidades acontecendo em nome da religião lá do meio pro final do filme. Com essa explicação, TODO O FILME ganhou um novo UP! pra mim.
Parabéns, caras! Vou ver de novo.
Vídeo sensacional! Parabéns pelas análises!
eu estava pensando em tantas possibilidades de pensamentos sobre esse filme, e a de vocês foi a que mais fez sentido, obrigado !
Bixo, vocês salvaram meu dia!! Muito obrigado pela explicação... Até me emocionei aqui!! Pesquisei e o video de vocês apareceram primeiro. Parabéns!!
Melhor canal sobre cinema. Adeus omelete que está fraquíssimo. Bem vindo rapadura.
Bilheterama...
O melhor e o getro de filmes de terror
Omelete está muuuuito fraco
Sandro Aprendiz bilheterama é um bom canal?
omelete ta uma merda mesmo
Gostei muito da explicação de vocês;Show, com isenção e educação. Parabéns!
Melhor vídeo explicativo! Tive outra visão após assistir vcs. Obrigada!
Provavelmente vocês acertaram na metáfora religiosa do filme inteiro, que é bem óbvia pra quem conhece/estudou ela. Mas após o filme eu fiquei com impressão de literalmente ser sobre a mãe. De como ela se entrega, se sacrifica e apoia (mas sempre relutante) aos acontecimentos. Em contrapartida, o pai, quer exibir seus troféus, filhos que brigam por sua atenção e diz que a mãe é uma inspiração de vida mas não dá o valor que ela merece.
Enfim, é um filme muito foda, com várias interpretações válidas. A pessoa que sai de um filme desses e afirma que nada faz sentido, é certeza de falta de vivência e estudo.
Agora fico no aguardo do rapaduracast.
9/10
Reimar Pereira achei super interessante sua análise, gostei.
pois é por isso filmes são arte, tantas interpretações q podem estar ao mesmo tempo certas
Eu passei o filme todo tentando entender a metáfora (eu já assisti sabendo que não seria literal, mas não sabia exatamente o que seria. Me fechei totalmente contra spoilers), a conclusão que consegui chegar antes do final do filme era que se tratava realmente sobre "mãe". Tudo que ela tem que aturar dos filhos e tals (como quando eu vou na casa da minha mãe e me sinto em casa). Mas quando chegou no final do filme que eu fui perceber que era uma metáfora religiosa. Mas não tinha "pego" as referências de Adão/Eva, Caim/Abel, costela do Adão, fruto proibido, etc. Ótimo filme! Agora vou assistir de novo pra entender melhor as referências. Abraço!
na sua opinião Deus age assim? Tem essas "qualidades do poeta"? Pra mim isso não faz sentido no que eu acredito
@@andreafrancischinileal385 Segundo a bíblia não! Porém essa representação de Deus é segundo os olhos de um ateu (o diretor).
Um dos melhores filmes que já vi em toda a minha vida. Assistii de boca aberta e com a cabeça explodindo de tanto admirar uma obra de Arte dessas. Aronofsky obrigada por existir, a sua genialidade me inspira
alguns outros pontos interessantes:
A marca que Deus colocou em Caim depois de matar seu irmão, o filme mostra Bardem marcando Caim na testa com um ferimento. "O senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse" (Gênesis 4:15-16).
Após a destruição no final filme, a mãe pergunta para Ele, o que você é? E Ele responde: Eu Sou o que Sou. No livro de Êxodo, Moisés pergunta o nome de Deus em uma passagem... "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (Êxodo 3:14).
Em alguns lugares vi algo sobre a quarta-feira de cinzas que trata-se de uma importante data religiosa, representando o primeiro dia da Quaresma (40 dias antes da Páscoa). Nesse dia, pela tradição, os católicos recebem uma marca como símbolo de reflexão sobre sua fé. Cenas do filme em que tanto Bardem quanto o falso profeta estão marcando as pessoas.
O sétimo selo. após a morte do Filho, há um silêncio profundo seguido de lamentação, então a mãe resolve destruir a casa: "Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu por mais ou menos meia hora. Então vi os sete anjos, que se acham em pé diante de Deus, e vi que lhes foram dadas sete trombetas." (Apocalipse 8:1-2).
Mas de tudo isso, a pergunta que fica é, que porra era aquela no vaso sanitário?
Caramba! Muito obrigada pela explicação impecável! Assisti e saí perturbada,sem entender e vocês explicando tudo foi fazendo sentindo. Parabéns.
O filme é sensacional. A crítica de vocês trouxe mais uma camada pra mim e eu já tô doido pra voltar ao cinema e rever.
Que mãezona da porra! Melhor maneira de fazer as pazes com Aronofsky... E que bacana ver as interpretações de vcs, ansiosa pelo cast :)
Acabei de assistir o filme já sabendo que teria que recorrer à internet para interpretá-lo e caí de cara no vídeo de vocês. Achei fantástica a interpretação, achei fantástico o filme, vocês estão de parabéns.
Melhor explicação sobre o filme!! Até então não tinha entendido direito, sabia que era uma releitura bíblica mas não tinha entendido muito bem.
Outro momento notável foi aquele e me que ela o ataca e todos a espancam. Todos a consideravam um anjo, até o momento em que ela se virou contra ele, foi inadmissível à eles ver alguém se virar contra o criador.
aacabei de ver o filme e vim aqui pra assistir suas interpretações ou no caso explicações que por mim foi genial parabéns pelo canal mais um fã ganharam !!
Assito o filme sem ler nada sobre o filme , precisei pesquisar pra poder entender o filme e adorei o ponto de vista de vcs
Amei! De todas as explicações que li, vocês que conseguiram enfocar todos os detalhes reais. Parabéns!!!!!!!! Onde esta o rapadura cast? Pois quero ver vocês falando muito ainda desse filme genial.
Nossa que análise incrível, vocês 2 estão de parabéns, eu ainda não assisti o filme mas agora deu muita vontade de assistir agora!
Tô passada!!!!
Muito obrigada por explicar tudinho, agora sim eu entendi e vou assistir o filme novamente.
Vocês são foda, são os melhores.
Melhor canal,pasaandot muito mais desses canais grandes que falam de filme tbm
..
Passando*
Nossa me deu uma vontade danada de ver o filme para ver tudo isso que vocês contaram! Parabéns pelo canal
Caralhooooooo vocês explodiram minha cabeça
Se esse filme não for indicado ao Oscar eu não sei o que vai...
Ps: Vocês confirmaram a teoria que eu tinha criado quando sai do cinema,eu fiquei feliz porque realmente o filme é super crítico.
Dos piores j a vi
Video incrível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Cara,virei fã de vcs
Saí do cinema com lágrimas nos olhos e as pernas bambas, não pude conter tamanha emoção e admiração. O Aronofsky é foda, não é apenas um diretor, mas também um artista. Consegue ir além de uma obra cinematográfica, abrange as inúmeras possibilidades de interpretaçãoes, fazendo o expectador refletir e tentar desvendar metáforas e simbologias
Os melhores comentarista do rapadura , saudades dos cometarios do ph, ainda bem q ainda tem o juras
já virei fã do canal
amei o vídeo
parabéns
Cinema com rapadura e o melhor canal de cinema do RUclips brasileiro, não tem comparação, eles falam muito bem, sem medo, mesmo sendo patrocinado pelo filme, se for ruim eles falam, diferente de outros canais
Wener Sousa Cruz Obrigado! 😘❤
MUITO OBRIGADA!!!! Essa explicação me ajudou muito a parar de surtar um pouco
Maravilhoso!!! Amei, só confirmou minhas idéias, mas como eu vejo o rapadura desse filme???
Me salvaram!!! Rs adorei o vídeo
Cara , muito foda o vídeo, curti mt ! Só discordo na parte de "ela é uma criação dele" pq em vários momentos o filme nos fala que ela mesma é uma Deusa. Vemos isso primeiro quando Adão chega e diz para o Poeta que achava que ela era uma filha dele (uma criação), e ele o corrige dizendo que ela é sua esposa, uma igual. Além de vários momentos onde ele a chama de "minha Deusa" , até que chega no final e aquela forma da mãe natureza (Jennifer Lawrence) se destrói, mas a sua essência , semente de vida ainda existe dentro dela, o Poeta precisa daquela parte dela parar conseguir criar, embora em formas diferentes a mãe está com ele por todos os novos começos, pode-se até pensar que os dois são faces de um mesmo ser maior, uma divindade: O criador e a provedora, mas quando a criação do criador começa a pedir de mais da provedora , e abusar dela, arrancar até ela n ter mais nada para dar ela (a Terra) se volta contra aqueles invasores que destruíram ela e a casa dela.
Silvio Jr. Ferreira No final eu entendi que a Laurence era o espírito santo. A casa seria a terra. Foi o espírito santo que concebeu Jesus.
Tô chocada com o canal de vocês, simplesmente sensacional ! Parabéns meninos!
Acabei de assistir. Sai muito impactada. Assim que me liguei da linha da alegoria que tinha entendido, a visão do filme ficou outra. Foi como colocar um óculos E começar a ver com foco.
Já vi dezenas de bebês nascerem, pari duas inclusive, foi lindo ver a intensidade da cena e nascimento. Cada contração um terremoto. O momento do nascimento é como ver Deus (ou a Deusa ;) ) presente por alguns instantes na sala.
Muitobom a análise de vocês
Adorei a análise de vocês!
Imaginei que tivesse relação com algo bíblico, mas não tinha conseguido chegar a uma uma camada tão profunda assim. Vídeo excelente!!
Maravilhoso!! Uma metáfora fantástica da "criação".
Irmãos quando vcs virem esse filme é vierem aqui dps, AGRADEÇAM A MÃE NATUREZA POR TUDO!!!!!!
Eu não paro de chorar !!!!!!!!
Acabei de sai do cinema e vim ve a explicação...amei..parabéns
Só sei que Jennifer Lawrence está um arraso, que interpretação impecável 👍👍👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns por isso. Muito importante
Parabéns gente!! que vídeo bom.
Muito boa a explicação!
Excelente análise, parabéns. Em minha interpretação, observei mais duas releituras de episódios bíblicos, mas por não ser estudioso dos textos sacros, posso estar enganado. Todavia, me arrisco a dizer que a invasão das forças armadas durante a aglomeração e os massacres decorrentes poderia ter alguma ligação com "Sodoma e Gomorra" (tem um breve diálogo ali onde alguém pergunta algo como "como está o anjo?" e outra pessoa diz "verifiquem as não judias").
Logo na sequencia desta cena observamos três grupos se encontrando prestes a se confrontarem, cada um dos grupos protestando em seu próprio idioma. Para mim temos aqui uma ligação com a "A Torre de Babel".
Além disto, em minha leitura, esta dualidade entre Deus e a Mãe representa também os conflitos entre mundo físico e espiritual - onde na visão do autor nem sempre há entendimento entre as partes, o que gera conflito e desequilíbrio.
Agora eu tenho as minhas dúvidas quanto ao processo do eterno ciclo de criação, destruição e recriação proposto como sendo infinito e semelhante. Como a atriz muda, acredito que Deus irá tentar novamente, porém fazendo algo levemente diferente, indefinidamente, até que acerte a mão dentro de sua vontade - o que poderia ter alguma cola com o conceito de Multiverso.
O que acham?
Melhor filme do ano, que trabalho maravilhoso. Darren acertou muito.
VI O FILME HOJE, NÃO GOSTEI MUITO POR NÃO TER ENTENDIDO, AGORA VOU TER QUE VER NOVAMENTE.
Comentários extremamente pertinentes. Parabéns, amigos.
Esse filme ainda vai dar oque falar. Muito bom. Apesar de sair do cinema sem ter entendido muito rs vcs ajudaram bastante, agora sim percebi o verdadeiro petencial deste filme.
Parabéns pelo análise muito boa
Interestelar e Mãe! são meus filmes preferidos... Nota 10.
eu achei que não fossem fazer rapadura. Fico feliz de estar errado xD
Esse filme é maravilhoso e depois desse vídeo ficou melhor ainda. Preciso assistir mais vezes.
Bom vídeo :) Assisti o filme hoje e não tinha entendido !!
Ótimo vídeo, informação e interpretação ótima 👏👏👏
Já quero vê. Caramba conheço uma pessoa vai se surpreender com esse filme. Caramba.
Parabéns pela crítica
O filme é sensacional, mas para mim o que me fez amar mais ele é que com quem você conversar sobre entendeu o filme de uma maneira diferente. A discussão não acaba nunca e isto é genial!!👏👏
Não vejo a hora de ouvir o Rapadura cast!!!
Filme muito forte. No começo não entendi direito, mais depois fui pesquisar e entendi o seu significado. A pesar que pra mim na realidade me passou um outro tipo de interpretação para a nossa vida atual. Quando no final ela disse que ele só queria o amor dela e que ele nunca a amou, e ele respondeu que precisava desse amor pra criar tudo novo. Na minha interpretação isso se referia em questão de sentimentos de um homem para uma mulher, quando muitas das vezes amamos alguém mais não somos amada. E isso faria com o que a pessoa acordasse para a vida e fosse em busca de um novo recomeço. Mais quando li foi que vi a interpretação real. Mais não deixa de ter várias interpretações na atualidade
Muito bom, ficou muito bem explicado.
Parabéns pelo vídeo, pessoal, mandaram benzão!
Que filme top,tinha " sentido" isso no filme porém não tinha captado essas coisas, assistirei novamente
Ótima explicação!
Parabéns pelo vosso trabalho! Filme cheio de camadas. O pó amarelo oferece várias leituras. Quando a mãe aceita a maternidade eu quis me parecer que ela Usou o pó para fazer a tarte. Ela mandou o fora mas ela Usava para pintar também. Num filme destes não há acasos. A sua nova condição fez com que algo que antes era desagradável passasse a ser agradável e até servido de outra maneira. Porque em vez de ser só mandar o pó para dentro do copo passou ser um algo mais elaborado. Muita coisa para destrinçar. Abraço de Portugal
Exatamente como eu pensei! Achei fantástico!
Sobre eles pintarem a casa eles usam uma cor cinza, acredito que seja alusão as cidades.
Muito bom o vídeo, fico show, esse filme vale a pena ver mais de uma vez para entender melhor, mas sempre achamos algo novo.
O Deus do Velho e Novo Testamentos é o mesmo. O q muda é q no NT, Jesus é o mediador entre Deus e a humanidade.
Amanda Martins É o mesmo, mas a forma como relação dele com a humanidade é retratada muda muito, por isso algumas pessoas se referem assim. No antigo ele é como um rei, bem mais severo e que não hesita em punir os homens. Já no novo testamento, ele é bem mais como um pai, que cuida e conforta.
No velho testamento deus parece muito mais furioso e bravo com a humanidade já no novo testamento ele parece ser mais carinhoso querer que a humanidade tenha compaixão e perdão entre si, acho que foi isso que o PH quis dizer
Vejo Deus bem diferente nos 2 testamentos. No primeiro ele era satânico
Entendo o que vocês querem dizer sobre essa mudança aparente nas características de Deus entre o antigo e novo testamento. Mas se formos olhar, Deus foi misericordioso por diversas vezes no velho testamento, assim como Ele foi no Novo Testamento. Um exemplo claro disso é Deus tendo misericórdiae poupando a vida de Noé, de Abraão, de Sara, de Isaque, de Jacó, e por aí vai... Deus poupou a vida de muitos no velho testamento e cuidou de muitos também! Um contra-argumento sobre ''Deus não exitar em punir os homens'' no Velho Testamento, é quando Deus fala pra Moisés que iria destruir o povo por terem adorado o bezerro de ouro e Moisés pede pra Deus não fazer isso, intercede em favor do povo e, assim, Deus não destrói as milhares de vidas. Deus é bom e justo, tanto no novo como no velho testamento. Ele é um só, imutável.
Rafael Falci Ercole , mas na minha opinião, as 10 pragas do Egito vai totalmente contra os ensinamentos de Jesus. Deus mata várias crianças egípcias inocentes para conseguir o que quer. O Deus do Segundo Testamento nunca faria isso. 😉😉😉
Parabéns pela crítica sensacional! Que filme incrível e profundo! Uma coisa que fiquei refletindo seguindo o viés religioso: será que o porão, com o forno, poderia simbolizar o inferno e a sala na qual fica aquela jóia do marido, seria o céu?
Que vídeo maravilhoso!
Vocês são muito bons.
Filmão e uma bela análise - como de costume. Parabéns.
Pessoal do CCR(PH e Jurandir),em qual momento do filme voces descobriram que Ele era Deus e ela a natureza?