2021, 4 anos depois e com uma pandemia assolando o mundo: esse vídeo infelizmente nunca foi tão atual. Obrigada mais uma vez Ricardo, por esse material de tanta qualidade
Sem dúvida assistir Mãe! no cinema foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Quando me dei conta por volta de 1 hora de filme do que se tratava aquela alegoria principal, minha cabeça quase explodiu, foi muito intenso. Este filme é uma verdadeira obra de arte da atualidade, e merece respeito. Parabéns pelo vídeo, excelente.
É um alívio e um deleite encontrar um vídeo tão honesto, com uma mensagem e pensamentos que não buscam ser melhores do que parecem como um falso motivacional. Mas sim algo honesto e puro. Muito obrigado, Ricardo!
Metade são trilhas sonoras dos filmes do diretor, que foi composição de Clint Mansell são trilhas de Noah ( Noé ) e The Fountain ( A Fonte Da Vida ) a do final é Together We Will Live Forever, Darren Aronofsky quando junta com Clint Mansell só sai trilhas sonoras maravilhosas.
Cara ...abri seu vídeo pra ter mais uma análise do filme depois de tantos outros reviews que busquei pra tentar encontrar alguma informação nova que não tinha assimilado no filme. Assisti à várias análises e algumas muito boas, mas a sua, sem a menor dúvida, foi a mais humanizada e calcada de sentimentos tão legítimos. kkk...eu me peguei no decorrer da sua fala refletindo sobre as idéias que vc colocava e o quanto elas iam fazendo sentido e ao mesmo tempo conflitando com alguns paradigmas já consolidados na minha vida...kkkk...de repente me dei conta que vc despertou uma reflexão tão profunda quanto a que o Aronofsky pretendeu com o filme. Parabéns pelo canal que já acompanho à algum tempo, parabéns pelo vídeo riquíssimo...e parabéns pela coragem de expor seus sentimentos aqui. Forte abraço.
Primeira vez que vi um vídeo seu, obrigada por abrir o coração desta forma. Tenho certeza que o próprio Aronofsky ficaria muito feliz em ver o que um filme dele nos fez pensar
Ricardo, esse frasco de tinta é o mesmo que ela usa para beber. Imagino que represente a capacidade de se regenerar da casa, da mãe. Lembra que no final do filme os visitantes inicialmente estão pintando a casa de cinza e ela fala que está errado? Quando a situação fica caótica eles passam a pintar a casa e mexer no reboco usando uma cor amarelada. Ela só olha mas não fala nada. Então os humanos tentam supostamente repor danos causados à Terra por eles mesmos, mas não da forma correta. Em determinado ponto nem mesmo isso adiantará.
“Mãe” é ESPETACULAR!! Teor filosófico incrível! Para mim que estou me concebindo como panteísta caiu como uma luva! Me fez questionar e entender muito das minhas indagações como ser humano...
Pra quem assistiu até o fim do video, foi extremamente emocionante e sincero. Parabéns Ricardo, a tempos não via algo tão verdadeiro na internet. Espero que outros creators façam o mesmo.
Eu acho que você é o cara mais inteligente que eu já vi no RUclips até hoje. Eu assisti esse filme pela primeira vez ontem e não paro de chorar desde então. Absolutamente surreal. Parabéns pelo vídeo e canal incríveis, acaba de ganhar +1 inscrito. PS: a escolha das músicas de fundo ficou perfeita e tem tudo a ver com o conteúdo. genial!
Um dos melhores vídeos do canal!! Mãe é tão incrível a mensagem que o Aronofsky queria passar nesse filme e vc conseguiu passar a mensagem desse filme confesso que me emocionei com esse vídeo
Ricardo, você poderia fazer mais análises dessas de outros filmes, tipo "Um brilho eterno de uma mente sem lembranças", realmente ficou muito bom o video.
A emoção chegou aqui! Assisti o filme e já tinha compreendido a metáfora porém ver você colocando as suas ideias, seus sentimentos e percepções de mundo/vida/santidade/humanidade foi espetacular! Melhor vídeo!
Cara q vídeo,vim somente esperando uma explicação para as metáforas do filme e acabo me deparando com uma reflexão sobre a nossa existência.me emocionou ,se o diretor pretendia essa reflexão ou não,não saberemos,mas achei ainda mais válido do que somente a defesa ambiental.parabéns,melhor vídeo do canal
Uma obra maravilhosa e uma análise fantástica! O filme me fez refletir muito também, e mesmo estando em 2019, sinto o mesmo pessimismo de mundo igual ao seu, infelizmente. Enfim, parabéns pelo trabalho 👏❤️
Melhor vídeo do RUclips, melhor vídeo que já vi na vida. Se eu visse só o filme, sem assistir esse review, com certeza eu não faria tantas reflexões como eu fiz, e sobre vários assuntos. Ou melhor, eu nunca faria provavelmente, agora eu olho pras pessoas e me pergunto: será que todos eles já refletiram sobre isso? Será que eles realmente vêem algum sentido na nossa existência, sem responder que foi "porque Deus quis assim"? Eu acho totalmente válido que as pessoas tenham as suas crenças religiosas, mas sem questionar, sem tentar entender o propósito daquilo, eu acho que não vale à pena. E acho tbm que esses questionamentos podem levar muitos a abandonar suas crenças e por isso mesmo, muitos religiosos de cabeça fechado fogem disso e falam que "é coisa do diabo". Eu não acho isso e até acho que se uma pessoa questionar Deus e continuar acreditando e tendo fé nele depois disso, a fé dessa pessoa será até maior do que antes e, ao mesmo tempo, o mundo ganha com um intolerante a menos entre nós. E agora falando da parte da nossa existência, eu acho que concordo com tudo o que o Ricardo falou, eu acho que a nossa existência não só vai ter um fim, como merece ter um. Eu nunca vou conseguir ser realmente feliz sabendo que enquanto eu me divirto, em algum lugar deste mundo, existe alguém que eu nunca vi e nem nunca verei, que está sofrendo por fome, preconceito, abandono, ou até está à beira da morte, e tem muitos outros que morrem por besteira. Isso é complemente desanimador. E eu acho muito mais fácil que nós sejamos extintos, por nós mesmos ou pela natureza, do que nós acabarmos com todos os problemas do mundo. Enquanto a humanidade existir, problemas existirão. É algo que faz parte da gente. A gente não consegue ser feliz vendo outro alguém em uma situação melhor do que a nossa. A questão do dinheiro tbm, sem isso ninguém consegue nada, um mendigo qualquer que vc vê na rua provavelmente vai morrer como mendigo e se não morrer, ainda existirão outros mendigos no mundo, por mais rico e bondoso esse ex-mendigo possa ser, ele sozinho não vai acabar com a mendicância. Enfim, eu acho que a nossa definição de felicidade é profundamente egoísta e isso tbm torna a desigualdade social uma coisa intrínseca ao ser humano. Eu sinceramente acho que essa nossa história tem que ter um fim e que, se há alguma esperança para a salvação da Terra, ela não virá das nossas mãos e sim das próximas formas de vida que supostamente surgirão na Terra após a nossa extinção e depois de sei lá quantas renovações depois da nossa. Mas enfim, muito obrigado Darren e Ricardo!!! De coração mesmo, muito obrigado por abrir a minha mente!!!! Vcs são fodas!!!! (E nem me importo se alguém vai ou não ler isso aqui, no fim tudo vai se acabar mesmo kkkk, essa mensagem foi mais pra mim "lavar a minha alma" mesmo, já que eu não tenho ninguém com quem eu possa discutir esses assuntos)
Caraca. A ideia do Loop eu não tinha a pegado. EXCELENTE. Detalhe que sempre defendi a ideia de que mesmo na mitologia cristã, pra mim, essa Terra e essa humanidade não teria sido a primeira nem a única. Excelente, irmão. Parabéns.
Esse vídeo foi belíssimo. Você é incrível Ricardo parabéns pelas ótimas palavras que você sitou nesse incrível dialogo sinto-me tocado pelas suas palavras, isso com certeza ficará marcado.
tem gente que pode odiar o Ricardo, mas são obrigados a que admitir o cara é inteligente pra caralho!!! Dá até gosto em ver algo bem feito e que a pessoa o cérebro!! Parabéns Ricardo, ótimo vídeo!!!
O mundo precisa ver esse filme e esse vídeo!!! Acabei de assistir Mother e saí com 1 interpretação e você me mostrou outro significado mais maravilhoso ainda pra esse filme incrível!!!!
Algo que não sei se você percebeu, e acho que poucas pessoas perceberam, foi no 2º ato quando ela abre a porta para mais pessoas entrarem lá para o velório do rapaz, e quase todos passam reto por ela, menos a oriental, que é uma analogia ao comportamento mais respeitoso dos orientais com a natureza, pois apesar de causarem muitos danos a ela são os que mais a respeitam.
Primeiramente, parabéns pela análise e pelo vídeo, muito grato pelo seu trabalho, de verdade. Poucas vezes saí do cinema tão balançado e reflexivo. Foi como se tomasse um soco no estômago. No começo saí bem pessimista também, fiquei até fisicamente mal depois de ver o sofrimento da Mãe. Mas, depois desse choque, acho que a principal mensagem de Aronofsky foi tentar exercitar nossa empatia, mesmo que pela dor, fazer-nos sentir (mais que pensar) no quanto essa Mãe que se doa o tempo todo, que dá de si com tanto cuidado, oferecendo tanta beleza abundantemente não é reconhecida, respeitada por nós e sofre tanto. O lado Matriarcal, muito mais ligado à natureza, ao instinto, intuição, à matéria e à sensibilidade, ao longo da história sempre ficou suprimida pelo lado Patriarcal, mais racional, abstrato, hierárquico, orgulhoso. Isso é bem mostrado na película. Ficou bem clara também a relação da Mãe Natureza com Caim. Caim na bíblia é aquele que oferecia a Deus sacrifícios com ervas e frutas, e Abel oferecia o sacrifício de sangue, sacrificava animais, e foi preferido por Deus. No filme o filho que mata o irmão mostra ser bem mais amoroso, aquele filho renegado mas mais preocupado com os pais enquanto o irmão mais interessado no dinheiro, e o filho que representa Caim quando vê Mother sozinha diz a ela: "Ele te deixou sozinha, né? Você me entende." Como se Deus, não reconhecesse o sacrifício dela pela casa, pela criação, e preferisse a humanidade, sua criação que só lhe apresenta vícios e sangue. Provavelmente Aronofsky conhece o gnosticismo, filosofia herege que considera o criador, ou Deus, uma divindade inferior, maléfica. Acho que na Cabala ou Hassidismo é possível achar a interpretação de que Deus tem poder mas não tem senso moral, e gosta quando os filhos o superam, pois ele também vive e aprende com a experiência humana e está também em evolução, evoluindo sua consciência e aprimorando com isso as criações. Isso fica passível de ser visto no filme, pois a experiência com sua criação também muda o criador, ele fica egocêntrico, viciado nas paixões humanas (o cara que representa Adão já chega dando a ele Whisky e aumentando sua vaidade), mostrando o potencial da consciência de nós humanos na criação divina. Enfim, eu escrevi muito mais do que imaginava e ainda tem uma gama simbólica enorme no filme que ainda vou refletir. Mas para mim o filme chega a ser um pouco otimista, esperançoso pelo menos. Vejo que aquela casa já queimou e renasceu milhares de vezes e numa dessas reconstruções vejo o próprio Aronofsky naquela multidão fazendo muitos daqueles "inquilinos" prestarem mais atenção na Mãe, se esforçando para que pelo menos alguns daquela galera cuidem mais da casa e mostrem respeito, mais compaixão. Eu mesmo me senti tocado de uma forma a mudar bastante coisa em minha conduta. Acho que junto desse grito "Mother!" de Darren há muitos outros fazendo coro, ele tá sendo ouvido... Esse filme me fez voltar a dar valor ao poder da arte, ao engajamento artístico, me tocou profundamente.
Caralho, que vídeo! Não assisti o filme mas tava tão interessante sua análise que continuei escutando (sou dessas que normalmente assiste o filme depois do spoiler). Pelo que deu pra perceber o filme tem uma crítica meio direta a religião - muitos de nós "adoramos" uma figura que talvez não seja tão perfeita assim (?). Mas enfim, vou ter que assistir pra ver, hahaha Sobre as reflexões do final do vídeo: também não quero ter filhos pelos mesmo motivos, não acredito que vamos muito longe como humanidade e muito menos que a nossa "mãe" natureza vai aguentar as nossas cagadas por muito mais tempo. Porém, ainda assim dá para encontrar coisas positivas na nossa existência e já que estamos aqui de qualquer forma só cabe a nós fazer o melhor do pouco tempo que temos... viver uma vida que deixe menos rastros, espalhar o bem e a tolerância, ajudar e amar o próximo (que na verdade são ensinamentos que vieram da religião, então chega a ser irônico que até eu que sou atéia consiga aplicar isso no meu dia a dia e muitos religiosos não). Enfim, também faço parte do clubinho dos pessimistas, mas tava assistindo uns TED's sobre como o nosso mundo na verdade está bem melhor do que ele já foi um dia, só que a gente tem uma percepção negativa por conta da mídia e das notícias que recebemos. Te mando uns links depois. Mas no geral tem muitos motivos pra seguir em frente, desanima não! Tamo junto 😉
Um comentário mto bom, Ana Paula! Só um adendo, eu vi o filme e acho que ele faz uma analogia com o Cristianismo pra falar sobre/criticar a humanidade.
Eu achei o filme um puro tédio no sentido de chato, e olha que meus filmes favoritos são os autorais, tipo Kubrick , Coppolla, Dario Argento. Mas esse filme Mãe é muito confuso de confundir mesmo , olha para Um corpo que cai de Hitchccook aquele filme é confuso de proposito e voce entende que foi aquela intençao do diretor, ja Mae foi confuso sem proposito .
Meu, que incrível. Me identifiquei demais com sua desesperança em relação ao ser humano, com sua desmotivação em face à falta de sentido da nossa existência, e até com a sua visão sobre paternidade, concordo com tudo, parece que eu estava me assistindo falar. Infelizmente parece mesmo que o pessimismo é a única postura a se adotar diante das coisas que nós presenciamos enquanto humanidade, e é um grande alívio ver gente que compartilha dessa visão. Quanto ao filme, cheguei a achar literal e exagerado demais, acho que pecou um pouco pela falta de sutileza, e isso me incomodou bastante, mas por outro lado achei muito válidas as reflexões que ele causou em mim e agora vendo seu vídeo fico feliz de ver que ele provocou reflexões desse tipo em outras pessoas também. Parabéns pelo excelente vídeo e análise. Não conhecia o canal, fico feliz de ter chegado até aqui. Quanto ao pessimismo otimista, tamo junto kkk
É sobre essa transcendência da humanidade para algo superior que o Prof Laercio Fonseca ha tantos anos tenta nos avisar... ainda que de forma tão humilde como ele faz, com recursos tão escassos... qualquer dia, procure qualquer aula dele no youtube "Espaço Caminho da Luz" é o canal dele.... mente aberta pq o que ele fala choca. A propósito excelente filme, e excelente video esse que vc fez... o melhor até agora... parabéns. Abraços!
Caramba Ricardo, sempre acompanho seu trabalho, tanto aqui quanto no território nerd, quanto nos podcasts, Canal 42, Nerdstation, etc. Não sou religioso já a um bom tempo, mas deixei pra ver esse vídeo seu só agora, depois que eu tivesse condições de assistir o filme. Cara, esse vídeo foi o melhor conteúdo que vc já produziu. Fiquei extremamente afetado por suas palavras e me fez perceber coisas que nem passou pela minha cabeça. Não a parte do filme, pois entendi quase da forma que vc disse na análise, mas suas palavras no final me derrubaram. Meus olhos ficaram marejados aqui. Meus parabéns, essa é o diferencial que buscamos num conteúdo de qualidade. Meus Parabéns mesmo.
De todos o melhor vídeo, pq me identifiquei muito com seu pensamento tanto do filme quanto de vida e filhos, até me emocionei! Cadê o botão pra curtir um milhão de vezes?
Exatamente. Estamos aqui por mero acaso. O que não invalida a nossa existência. Não acreditar em algo superior, na transcendência é uma grande libertação e alívio.
Saí triste desse vídeo... Mas porque compartilho das mesmas ideias que tu expôs! Pensar muito sobre isso sempre me deixa um pouco triste... Um vídeo, realmente, memorável!
7 лет назад+6
Que vídeo e análise foda! A trilha e as imagens utilizadas ficaram muito bem colocadas! Parabéns pelo ótimo trampo
Concordo com vc em número e grau no final da palestra e o interessante é que eu já tinha toda essa percepção quando tinha 12 anos e minha família e as pessoas que eu comentava me achavam louca desvairada. Então que bom que existe um filme como este e pessoas como vc que está dando luz a novas consciências. Que bom que achei alguém que tem as mesmas convicções que eu. Parabéns. E obrigada.
Eu já tinha ficado muito incomodada com o filme me sentindo um pedaço de coco, dai vem vc com todo esse pessimismo e me deixou pior... faz parte, tamo junto na sofrencia de ser humano e refém dos atos da humanidade. Pra mim, a mensagem ambientalista ficou bem clara, não sei se pq eu sou bióloga, mas pela primeira vez na minha vida eu consegui me colocar no lugar da Terra, senti o incomodo, o desconforto e a frustração de ter um monte de gente invadindo meu espaço, com isso eu consigo me conectar e achei genial esse paralelo que o Aronofsky fez. Não te conheço pessoalmente, e provavelmente jamais nos encontraremos (isso faz parte dessas relações novas que a internet cria) mas eu queria muito te dar um abraço e dizer tamo junto irmão na impotência perante o eminente fracasso da humanidade. Também carrego esse pessimismo, inclusive tenho exatamente o mesmo argumento para eu não querer ter filhos. Mas eu já me peguei muito mal, muito triste por conta desse pessimismo, por se dar conta da minha insignificância no universo. Por um lado isso é bom, pq nos torna humildes, por outro é desolador saber que a nossa existência não faz a menor diferença no plano das coisas. Mas eu aprendi a me apegar a coisas pequenas, a momentos marcantes, a gestos de bondade, coisinhas bem tolas e aparentemente sem valor. Isso faz pelo menos, a trajetória ser menos dolorida. Saiba que toda vez que eu estiver vendo mãe! vou lembrar desse sentimento desolador provocado por um youtuber num vídeo com 1 pirula de duração, que me fez pensar na vida, na verdade e no universo um pouco mais...
Maria Cristina Caporrino saindo um pouco da ideia do filme, só tenho uma coisa a dizer, nunca devemos colocar nossas esperanças, nossa fé, fora de nós, a felicidade só pode ser vivida de dentro pra fora e não o contrário!
Sensacional o vídeo ficou, Ricardo! Várias dessas referências e metáforas eu havia pegado, até publiquei na minha página de cinema, mas você acrescentou muita coisa 👏👏👏
o filme é uma obra, o vídeo é uma obra, e parabéns Ricardo, eu fiquei arrepiado no final, obrigado por nos dar mais um soco, todos nós merecemos sentir uma culpa, por ser humano e ao mesmo tempo ''desumano'', acho que esse filme vai ser pra sempre um soco também. Obrigado e parabéns pelo trabalho, vc é com certeza um dos melhores produtores de conteúdo do mundo.
Cara, eu entendi do líquido amarelo o seguinte. A terra geralmente representava pela vegetação, né pelo verde. O Sol é que faz as plantas poderia ter energia junto com a água, a partir da fotossíntese. Por isso é um líquido(água) amarelo(sol).
Ricardo, de todos os vídeos que já vi do seu canal esse me deixou completamente sem palavras. Arrancou várias lágrimas de mim no final. Comentaria mais, mas como disse, você tirou as palavras de minha boca.
Vi aquele remédio dourado como uma alusão as tentativas humanas de remediação - sejam ambientais ou simplesmente em nossa saúde - que na verdade apenas "anestesiam" algo.
O Líquido Amarelo é exatamente o Sol. A cada temor ou danos causado a ela recorria aos dois ingredientes necessários para atenuar a sua dor (analgésico). Água mais a Luz do sol. Uma forçação química chamado fotossíntese.
Mano, eu nem vi o filme mas com todos os pensamentos, teorias, as conclusões do Ricardo me fez abrir os olhos para uma nova realidade, muito obrigado, esse vídeo ficou muito bom
Esse foi o video mais reflexivo que vc ja fez, o melhor sem dúvidas, de tantos outros incriveis. Sem duvidas seu canal é o que tem de melhor em conteúdo no ytb. Muito obrigado por me fazer pensar mais um vez, me fazer refletir mais uma vez sobre um filme, uma crença, e sobre mim mesmo. Darren deveria lhe agradecer por este video e esta interpretação. Apenas, obrigado.
Li que o símbolo no isqueiro é uma runa que significa os opostos; vida e morte, luz e escuridão, ordem e caos, e daí vai. O nome do símbolo é "wendehorn".
AAAAAAAAAAAA RICARDO!!!!!! ESSE FOI O MELHOR VIDEO Q VC JA FEZ ESSE ANO CTZ! AMEI DEMAIS ESSA ANÁLISE E olha q eu eu nem vi o filme ainda, mas a forma como vc falou e a conclusão... foi belíssima! Muito reflexiva ❤❤❤
Acho que a última vez que sai de um cinema maravilhado foi quando assiste Avatar. E nem é por ter uma história sensacional, mas pelo espetáculo visual impecável do filme além de ser o filme que melhor usou o 3D. Mas Mother! está em outro nível, um filme como pouquíssimos que sabe trabalhar vários temas de maneira coesa e visceral, além de te deixar chocado e te fazer refletir sobre tudo que foi apresentado. Digo sem medo que é o tipo de filme que faz jus ao nome de "Sétima Arte".
Desde que saí do cinema comecei a buscar resenhas e críticas para conseguir entender o filme. Passei por muuuuuitos vídeos, mas o seu está incrível! Parabéns pelo seu trabalho, que inspira os expectadores a ampliar o conhecimento sobre as obras do entretenimento. Qualquer dúvida que vc tenha sobre o seu trabalho, por favor, não desanime! Incrível análise e anseio pelos próximos vídeos. Um abraço!
O que dizer desse vídeo?? Ricardo. Vc me emocionou,(Não que seja uma tarefa difícil kkk) com essa maravilha de vídeo. Admito que tenho muitos pensamentos pessimistas iguais ao teu. Pensamentos de; Qual a necessidade de se passar por certas coisas, fazer certas coisas, quando no final, a gente sabe que nada vai ser valorizado, e que tudo pode acabar em um piscar de olhos? Qual a nossa finalidade para tudo isso?? Porém acaba que no final desses pensamentos, eu tento ser otimista e pensar no tal Propósito que temos e que é tão falado pra gente. De que no final, com um estalar de dedos, as coisas melhorem, pois fizemos o devíamos e o q era nos pedido. Ainda não tive a oportunidade de vê o filme, mais já estou ansiosa pra assisti-lo... Não me afetará em nada os spoilers. Até gosto em certas ocasiões. Obg por esse emocionante vídeo. Depois desse vídeo, passei a te admirar muuuito mais. Continue assim, esse cara verdadeiro. Esse cara REAL. Vc é foda no que faz. Não desanime nunca, pois existe mais pessoas que te apoia, do que pessoas que te reprovam. Obg novamente! ABRAÇOS! PS: desculpas se não conseguir entender minhas palavras, até pq não sou muito boa com elas. Ahahaha PS: primeira vez que comento em um vídeo de RUclips. Ahahaha
Que vídeo! Dá pra ver que seu canal pode ser categorizado como antes e depois desse vídeo. Que trabalho! É quase uma extensão daquele seu especial do diretor. Obrigado, fez o filme ficar melhor ainda. Continua compartilhando essa sua visão das coisas.
Velho.... Que lição.... Que visão! Bom, ótimo saber que não tô sozinho nessa Ricardo... É triste ver isso em 2019 e ver que nada mudou, a humanidade só piora...
Território Nerd Hahaha! Não estou assistindo o vídeo porque quero assistir o filme e tirar minhas conclusões...E não me importo em ouvir spoilers, e o audio é muito bom até parece um Podcast. Valeu de novo.
Quando vejo gente falando esse tipo de coisa só lembro do clássico: "Sinceramente, você precisa de um QI muito alto para entender Rick e Morty. O humor é extremamente sutil, e sem a menor sombra de dúvidas a maioria das piadas passarão despercebidas na cabeça de um telespectador comum. Há também o estilo niilista do Rick, que está profundamente entrelaçada em seu personagem - sua filosofia pessoal é bastante inspirada nos livros de Narodnaya Volya, por exemplo. Os fãs entendem isso; eles possuem a capacidade de realmente apreciar a profundeza dessas piadas, de entender que elas não são apenas engraçadas - elas dizem algo profundo sobre a VIDA. Consequentemente, pessoas que não gostam de Rick e Morty realmente SÃO idiotas - é claro que eles não iriam gostar, por exemplo, do bordão do Rick "Wubba Lubba Dub Dub", que por si só é uma referência ao clássico de Turgenev "Pais e Filhos". Eu gargalho só de imaginar um desses seres simplórios coçando a cabeça diante da confusão causada pelo sarcasmo genial de Dan Harmon na tela da televisão. Que tolos... como tenho pena deles. E sim, à propósito, eu TENHO uma tatuagem de Rick e Morty. E não, você não pode ver. Somente as garotas podem - e ainda assim elas precisam demonstrar que estão a pelo menos 5 pontos de QI (de preferência abaixo) de mim com antecedência."
Ricardo @territórionerd não tinha visto o filme até hoje. Terminei de ver o filme e estava bem confuso, vim direto ver esse vídeo. Essa é a melhor analise de um filme que eu já vi em toda minha vida e também a mais sincera. Parabéns pelo seu trabalho aqui no youtube, na moral você é um dos melhores criadores de conteúdo dessa plataforma, deveria ter milhões de inscritos!. Só quero deixar uma mensagem sobre essa sua reflexão do final, por mais que seja difícil as vezes acreditar que a humanidade vai ser melhor no futuro e aprender com seus erros, por mais que as vezes seja difícil ter esperanças mesmo quando até hoje existe tanta descriminação, preconceito, matança e ódio, por mais que seja difícil eu gosto de pensar que as coisas vão melhorar sim! uma hora ou outra, existe muita gente ruim no mundo sim, mas também existe muita gente boa, pessoas que vêm como proposito fazer do mundo um lugar melhor, nem que seja aos poucos, pensam em aproveitar da melhor forma possível seus tempos limitados aqui nesse mundo e também em deixar condições melhores para as próximas gerações que ainda virão. Você pergunta por que lutar? por que viver? lutar e viver para fazer dessa jornada da vida a mais incrível possível para nós e para as pessoas a nossa volta, eu não sei se a vida tem um grande propósito, eu não sei se a humanidade um dia vai acabar, se o sol vai explodir e acabar com tudo e todos, mas enquanto estamos vivos e continuarmos a lutar por um mundo melhor as nossas vidas tem um significado. Enquanto ainda houver pessoas que levantem esses questionamentos ainda há esperança meu amigo!
Ricardo parabéns esse pra mim é o melhor video que eu vi esse ano no youtube, não só por esse pra mim ser o melhor filme do ano ( sim ainda vai ter star wars mais é diferente rs) e mother tbm entrou pros melhores filmes que ja vi, mas colocando isso de lado. O seu texto final é incrível, conversa muito comigo e por coisas que estou passando na vida agora, simplesmente o melhor video.
Sobre o final, as vezes ficar só no red pill acontece isso. Pra você conseguir viver hoje tem que se "emburrecer"e parar de pensar nisso um pouco. Infelizmente pensar faz mal. Legal de saber que tu é niilista
Amei sua interpretação do filme, quero muito assistir. Todos os filmes que assisti do Aronofski tive uma dificuldade em entender a mensagem dele de forma imparcial, pois sou católica praticante. Vc me mostrou uma nova interpretação sem ser ofensivo, apenas um olhar diferente. Adoro seu trabalho. Parabéns!!!
Já vi o filme umas 2 ou 3 vezes, mas esse seu vídeo me tocou mt, parabéns! E podemos concluir tbm q o personagem "Deus" não fazer nada diante daquela calamidade, é simplesmente pq ele nos dá o livre arbítrio e nós infelizmente fizemos e fazemos aquilo q é representado no filme
A sua reflexão prendeu-me o tempo todo cara... Você é um cara inteligente e apesar de eu nao poder discutir no cara a cara consigo as nossas ideias, simplesmente ouvir você é maravilhoso... Parabéns pelo seu trabalho e continua a dar a sua opinião que muitos caras como eu estão aqui a espera da opinião do "nosso amigo" Ricardo
Gostei do filme, mas acho que ele funciona apenas como alegoria, não como um filme em si. Se você nunca teve nenhum contato com o cristianismo acho que vai ser chato pra porra. OBS: Acho que o personagem da Kristen Wiig representa a religião organizada, pra mim ficou claro na cena em que ela começa a ordenar a execução dos carinhas lá.
cara essa foi a melhor análise do filme que eu já vi, vc pegou num ponto mt mais profundo que mexeu mt comigo real. vc eh mt inteligente btw e o vídeo ta mt bem feito, seu ponto de vista mt bem explicado e eu quero agradecer pelo vídeo de verdade!
Eu não vejo o Deus do filme (e nem o Deus real) como um ser limitado pela sua vontade de criar. Depois que tudo acabou e a mãe natureza morreu, Deus poderia simplesmente escolher parar de criar. Ele é Deus, é senhor de suas escolhas. Mas sua fé na raça humana, e sua crença na possibilidade das coisas darem certo, caso voltasse a criar, o levou a recomeçar uma nova história, com uma nova "mãe natureza". O filme termina dando liberdades pra nós imaginarmos o que aconteceria. A história iria se repetir? Ou a humanidade tomaria uma postura diferente, respeitando a mãe natureza, prosperando, e tendo um final feliz? Depende do ponto de vista de quem assistiu.Assim como, mesmo vivendo em um mundo onde ta tudo errado, nós arrumamos força para levantar da nossa cama todos os dias e viver, Deus encontra forças para continuar sua criação, mesmo vendo que ela toma rumos bem errados.Esta força, comum à nós e à Deus, que nos auxilia a ir em frente, é a fé e o amor à vida.
Ricardo, seu melhor vídeo...by far! Parabéns pela coragem de expor tua visão e compartilhá-la! Quanto à desesperança que demonstrou em relação à raça humana, acho que realmente passamos por severas turbulências. Nos últimos dois seculos, o homem se jogou na ciência e na racionalidade e acabou se perdendo, achando que isto lhe bastava. E agora passamos por uma fase de reequilíbrio que, claro, é dificílima.....cheia de desafios nos níveis individuais e coletivos. Pessoalmente, acredito que o ser humano tem que cuidar primeiro do se jardim, do seu gramado e somente por fazer isso já ajuda o próximo, apenas pelo exemplo. O problema e que não cuidamos do nosso e ainda apontamos para a erva daninha do jardim do outro. E dai vem o problema. Somos pura consciência, com capacidade infinita para o aprendizado e para o cultivo do amor mas também com capacidade gigantesca para a estupidez e para estacionar de vez na zona de conforto. O livre arbítrio está aí, disponível para todos. Um caminho leva à expansão - o outro, para a retração....é STAR WARS mesmo...caminho Jedi ou caminho Sith.. e a batalha se desenrola em nossos pensamentos, palavras e - PRINCIPALMENTE - atitudes..;)
Que cabeça boa vc tem Ricardo!! Tô impressinada!! A msg que eu captei no fim do filme foi exatamente a de que cada um tá fadado ao seu propósito, O criador a criar, a mãe a se doar e se reinventar e nós a cagar a parada toda com nossa mente limitada e egoísta. Porém, parece que no fim, Deus é tão bondoso e tão obcecado pela sua criação, q o ciclo é realmente sem fim.
Ricardo você é um bom rapaz! Tem inteligência e bom coração. Só que sua frustração é a mesma de muitas pessoas de hoje em dia, principalmente dos jovens. Vocês foram impregnados com idealismos pós modernos e Globalistas, junto deles veio a consciência ESOTÉRICA, que é o que esse filme deixa claro e exala sem pudor, ao fazer uma metáfora da Criação do Homem ao Nascimento de Cristo. No meio a todas essas subliminaridades colocam GAIA, a deusa, "Mãe" do título. Ora meu querido e talentoso youtuber, lamento pela sua frustração quanto a humanidade,pois bem sei que ela é o mal do novo século e é indução coletiva na cabeça dos incautos! E convido a você a entender e buscar mais ao verdadeiro Cristianismo, este sim, que já nos alertou desde as próprias palavras de Jesus vivo que dias assim chegariam. E garanto a você que se abrir a sua mente e tentar conhecer o que de fato a Bíblia diz, se espantará e terá a resposta para sua frustração. O inimigo do homem quer vê-los odiando a si mesmos e diminui-los em falsa razão, e Jesus Cristo é a aliança da nova redenção! Abraço e parabéns pelo canal e por abordar tão bons temas com viés filosófico.
Caramba! Que vídeo! Com certeza de longe foi o vídeo mais importante do canal, foi de tirar o fôlego.. Adorei o filme desde que tinha assistido no cinema e mais ainda sua crítica. Parabéns Ricardo pelo belíssimo trabalho 👏👏👏😉
Para mim o filme mostrou a origem do mal e como Lúcifer se transformou em diabo (inimigo de Deus). Lúcifer não aceita sacrificar seu filho para redimir a humanidade, já Deus sacrificou seu filho Jesus para redimir as pessoas. Satanás tem profunda inveja e vaidade que o faz odiar a humanidade (seres capazes de gerar vida como o próprio Criador). Satanás sempre quis ser o centro do universo, como a personagem interpretada por j law.
O líquido amarelo talvez seja um contraceptivo, que ela deixa de tomar após conhecer o casal que chega primeiro na casa. A mulher a provoca falando de filhos de poder criar e de descender. A personagem de JLaw é muito vaidosa, egocentrica e não conseguia amar (várias vezes ela é questionada no começo do filme e fica sem palavras). Resolve ter filho para assumir o lugar de criador, mas não é capaz de perdoar e amar como o Criador. Sua essência de caráter desviada e maligna eh guardada na pedra (caixa de Pandora), como possibilidade de mal para o livre arbítrio, pois quem ama de verdade tem que libertar e confiar. O personagem de Javier Bardem fala sempre em perdão, redenção e amor pelos seres degenerados.
Interessante sua visão sobre o filme, não concordo mas respeito. Para mim na primeira vez se tratava de Deus procurando o Espirito Santo, e cada vez que tudo se reiniciava é porque é porque o Criador não tinha encontrado um Espirito que fosse capaz de pensar como ele. Mas depois da segunda vez, percebi que a Mãe era o Planeta Terra a Natureza, e Ele era Deus, a Natureza age de uma forma que é proteger o que ela tem e da ( pois ela percebeu do que o ser humano é capaz), enquanto Deus procura somente o Amor e a Atenção de sua criação, tanto que na ultima conversa a Mãe pergunta a Ele: Mas eu te dei tudo, o que mais você queria ? Ele responde: Não é o suficiente, eu crio é o que eu faço. Mas ele ainda precisava do amor dela para recriar tudo, sem amor Ele não tem inspiração para criar. O filme é um conto da Bíblia desde Gênesis até Apocalipse, eu particularmente tive essas duas interpretações do filme. Não acredito que seja Lúcifer, pois ela não deixou Eva entrar na sala do Criador, e Ela estava com o Criador enquanto Adão e Eva estava na sala dEle, e também ela só para de tomar o pó amarelo quando ela fica gravida, não quando o casal chega em casa.
Não existe lúcifer, diabo e etc no filme. No filme, o diabo é uma criação da própria humanidade quando não gosta de algo que o criador fez e demoniza ele. Da pra ver isso na cena onde a mãe vê uma foto dele rasgada e com chifres desenhados no chão e logo depois Caim aparece, dando a entender que ele que fez aquilo.
Ricardo, queria agradecer por esse vídeo! Primeiramente que deve ter dado muito trabalho... e além de me dar uma reflexão sobre a vida, ainda me fez lembrar que o RUclips ainda pode ser usado pra se passar uma mensagem, assim como esse filme!
Ricardo faz um tempo que assisti teu video, porém na data não comentei. Talvez por que a gente tenha sentido o filme e a vida depois de assistir de forma parecida; porém me encantou ser afetado por uma obra dessa forma numa época em que tudo é feito pra agradaar, se adequar e conseguir 'likes'. Já assisti o filme novamente. Esse video é, sem duvida, um dos melhores e mais sinceros trabalhos que já assisti na internet. Muito obrigado. Parabéns a você ao Darren. VIVA A CORAGEM DE NÃO FAZER MAIS DO MESMO!
Já assisti inúmeras análises desse filme e achei sua incrível. Gostei muito da sua visão do personagem do Javier Bardem e desse ciclo todo. Você se expressou bem demais. Parabéns, de verdade.
xará, que vídeo espetacular! realmente esse filme nos toca de diversas maneiras e eu ainda estou digerindo muita coisa do que vi ali... e seu vídeo ajudou bastante no processo! E não desanima cara, se as pessoas boas não lutarem por um mundo melhor, só vão restar as más pessoas usando o planeta da maneira que bem entenderem.
Ricardo, pra mim, esse foi o melhor vídeo que já assisti seu. A condução e a direção do assunto do filme com seu depoimento do final me tocaram de verdade Parabéns pelo belíssimo trabalho
Melhor síntese do filme que já vi. Depois que terminei corri para encontrar algum conteúdo relativo ao filme e na minha busca a sua frase resumiu bem a ideia do filme: Saber que tudo pode acabar não impedia o criador de tentar criar novamente. As vezes só continuar já serve, esse loop também nós salva desse afeto da morte que bate de vez enquanto em todos nós, todos nós. O humano é o bixo que anda com o caixão nas costas, o fim põe tudo em perspectiva e as vezes a suspende também.
Assisti na última sexta e achei incrível . Muito impactante. Fui com medo de não entender nada. Mas no último terço, já tendo entendido sobre o que se tratava, foi como ajustar o foco pra assistir. Espetacular.
2021, 4 anos depois e com uma pandemia assolando o mundo: esse vídeo infelizmente nunca foi tão atual. Obrigada mais uma vez Ricardo, por esse material de tanta qualidade
2022: mais alguém? Suas palavras continuam fazendo total sentido, até acho que muito mais sentido.
Sem dúvida assistir Mãe! no cinema foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Quando me dei conta por volta de 1 hora de filme do que se tratava aquela alegoria principal, minha cabeça quase explodiu, foi muito intenso. Este filme é uma verdadeira obra de arte da atualidade, e merece respeito. Parabéns pelo vídeo, excelente.
É um alívio e um deleite encontrar um vídeo tão honesto, com uma mensagem e pensamentos que não buscam ser melhores do que parecem como um falso motivacional. Mas sim algo honesto e puro. Muito obrigado, Ricardo!
*Ai Ricardo, namoral amo suas edições e essas musicas de fundo que você coloca hahah TMJ ^^*
Gostaria que ele colocasse na descrição todas as músicas que ele usa no vídeo kkk
As músicas que ele usa no vídeo são sempre muito boas e combinam sempre com o vídeo e com o filme que ele está falando.
Espaço nerd você tambem é foda
Metade são trilhas sonoras dos filmes do diretor, que foi composição de Clint Mansell são trilhas de Noah ( Noé ) e The Fountain ( A Fonte Da Vida ) a do final é Together We Will Live Forever, Darren Aronofsky quando junta com Clint Mansell só sai trilhas sonoras maravilhosas.
Espaço Nerd faala capixaba! Tmj na mesma cidade man!✌
Cara ...abri seu vídeo pra ter mais uma análise do filme depois de tantos outros reviews que busquei pra tentar encontrar alguma informação nova que não tinha assimilado no filme. Assisti à várias análises e algumas muito boas, mas a sua, sem a menor dúvida, foi a mais humanizada e calcada de sentimentos tão legítimos. kkk...eu me peguei no decorrer da sua fala refletindo sobre as idéias que vc colocava e o quanto elas iam fazendo sentido e ao mesmo tempo conflitando com alguns paradigmas já consolidados na minha vida...kkkk...de repente me dei conta que vc despertou uma reflexão tão profunda quanto a que o Aronofsky pretendeu com o filme. Parabéns pelo canal que já acompanho à algum tempo, parabéns pelo vídeo riquíssimo...e parabéns pela coragem de expor seus sentimentos aqui. Forte abraço.
Desde de que comecei a usufruir do RUclips,nunca tinha visto um vídeo tão sincero e bem feito como esse...sentimento de gratidão total♡
Primeira vez que vi um vídeo seu, obrigada por abrir o coração desta forma. Tenho certeza que o próprio Aronofsky ficaria muito feliz em ver o que um filme dele nos fez pensar
Ricardo, esse frasco de tinta é o mesmo que ela usa para beber. Imagino que represente a capacidade de se regenerar da casa, da mãe. Lembra que no final do filme os visitantes inicialmente estão pintando a casa de cinza e ela fala que está errado? Quando a situação fica caótica eles passam a pintar a casa e mexer no reboco usando uma cor amarelada. Ela só olha mas não fala nada. Então os humanos tentam supostamente repor danos causados à Terra por eles mesmos, mas não da forma correta. Em determinado ponto nem mesmo isso adiantará.
“Mãe” é ESPETACULAR!!
Teor filosófico incrível!
Para mim que estou me concebindo como panteísta caiu como uma luva! Me fez questionar e entender muito das minhas indagações como ser humano...
Pra quem assistiu até o fim do video, foi extremamente emocionante e sincero. Parabéns Ricardo, a tempos não via algo tão verdadeiro na internet. Espero que outros creators façam o mesmo.
Eu acho que você é o cara mais inteligente que eu já vi no RUclips até hoje. Eu assisti esse filme pela primeira vez ontem e não paro de chorar desde então. Absolutamente surreal. Parabéns pelo vídeo e canal incríveis, acaba de ganhar +1 inscrito.
PS: a escolha das músicas de fundo ficou perfeita e tem tudo a ver com o conteúdo. genial!
Que bom que vc gostou, Miguel! Mother! é um filmaço mesmo
Um dos melhores vídeos do canal!! Mãe é tão incrível a mensagem que o Aronofsky queria passar nesse filme e vc conseguiu passar a mensagem desse filme confesso que me emocionei com esse vídeo
Ricardo, você poderia fazer mais análises dessas de outros filmes, tipo "Um brilho eterno de uma mente sem lembranças", realmente ficou muito bom o video.
Crítica emocionante e cheia de reflexões filosóficas necessárias, fazendo muito jus ao filme. Muito obrigada!
A emoção chegou aqui! Assisti o filme e já tinha compreendido a metáfora porém ver você colocando as suas ideias, seus sentimentos e percepções de mundo/vida/santidade/humanidade foi espetacular! Melhor vídeo!
O VÍDEO MAIS FODA DO CANAL!! Sério estou chocado com esse vídeo
Cara q vídeo,vim somente esperando uma explicação para as metáforas do filme e acabo me deparando com uma reflexão sobre a nossa existência.me emocionou ,se o diretor pretendia essa reflexão ou não,não saberemos,mas achei ainda mais válido do que somente a defesa ambiental.parabéns,melhor vídeo do canal
Caraca arrasou, será que foi só eu que ficou com vontade de dar um abraço no Ricardo??. Oh vontade de prosear com esse rapaz
Uma obra maravilhosa e uma análise fantástica! O filme me fez refletir muito também, e mesmo estando em 2019, sinto o mesmo pessimismo de mundo igual ao seu, infelizmente. Enfim, parabéns pelo trabalho 👏❤️
Melhor vídeo do RUclips, melhor vídeo que já vi na vida. Se eu visse só o filme, sem assistir esse review, com certeza eu não faria tantas reflexões como eu fiz, e sobre vários assuntos. Ou melhor, eu nunca faria provavelmente, agora eu olho pras pessoas e me pergunto: será que todos eles já refletiram sobre isso? Será que eles realmente vêem algum sentido na nossa existência, sem responder que foi "porque Deus quis assim"?
Eu acho totalmente válido que as pessoas tenham as suas crenças religiosas, mas sem questionar, sem tentar entender o propósito daquilo, eu acho que não vale à pena. E acho tbm que esses questionamentos podem levar muitos a abandonar suas crenças e por isso mesmo, muitos religiosos de cabeça fechado fogem disso e falam que "é coisa do diabo". Eu não acho isso e até acho que se uma pessoa questionar Deus e continuar acreditando e tendo fé nele depois disso, a fé dessa pessoa será até maior do que antes e, ao mesmo tempo, o mundo ganha com um intolerante a menos entre nós.
E agora falando da parte da nossa existência, eu acho que concordo com tudo o que o Ricardo falou, eu acho que a nossa existência não só vai ter um fim, como merece ter um. Eu nunca vou conseguir ser realmente feliz sabendo que enquanto eu me divirto, em algum lugar deste mundo, existe alguém que eu nunca vi e nem nunca verei, que está sofrendo por fome, preconceito, abandono, ou até está à beira da morte, e tem muitos outros que morrem por besteira. Isso é complemente desanimador. E eu acho muito mais fácil que nós sejamos extintos, por nós mesmos ou pela natureza, do que nós acabarmos com todos os problemas do mundo. Enquanto a humanidade existir, problemas existirão. É algo que faz parte da gente. A gente não consegue ser feliz vendo outro alguém em uma situação melhor do que a nossa.
A questão do dinheiro tbm, sem isso ninguém consegue nada, um mendigo qualquer que vc vê na rua provavelmente vai morrer como mendigo e se não morrer, ainda existirão outros mendigos no mundo, por mais rico e bondoso esse ex-mendigo possa ser, ele sozinho não vai acabar com a mendicância. Enfim, eu acho que a nossa definição de felicidade é profundamente egoísta e isso tbm torna a desigualdade social uma coisa intrínseca ao ser humano.
Eu sinceramente acho que essa nossa história tem que ter um fim e que, se há alguma esperança para a salvação da Terra, ela não virá das nossas mãos e sim das próximas formas de vida que supostamente surgirão na Terra após a nossa extinção e depois de sei lá quantas renovações depois da nossa. Mas enfim, muito obrigado Darren e Ricardo!!! De coração mesmo, muito obrigado por abrir a minha mente!!!! Vcs são fodas!!!! (E nem me importo se alguém vai ou não ler isso aqui, no fim tudo vai se acabar mesmo kkkk, essa mensagem foi mais pra mim "lavar a minha alma" mesmo, já que eu não tenho ninguém com quem eu possa discutir esses assuntos)
+Leonardo Em. Valeu pela mensagem, Leo!
Melhor vídeo do canal, mt emocionante, me fez ter uma outra visão das coisas...
Murilo D Ele viu o filme n pré-estreia e filmou no dia seguinte, sem falar que é o diretor favorito dele, acompanha o trabalho dele em tudo.
Estou sem palavras para te parabenizar, Ricardo!
Ótimo vídeo, ótima análise
Caraca. A ideia do Loop eu não tinha a pegado.
EXCELENTE.
Detalhe que sempre defendi a ideia de que mesmo na mitologia cristã, pra mim, essa Terra e essa humanidade não teria sido a primeira nem a única.
Excelente, irmão.
Parabéns.
Kraks mano, ae pode entrar a teoria das terras paralelas.
Não é terras paralelas, seria um eterno retorno
@@DarkZeidon ou reencarnação
Que era um cânone mas foi abandonado pelo cristianismo por um capricho de uma imperatriz romana
Esse vídeo foi belíssimo. Você é incrível Ricardo parabéns pelas ótimas palavras que você sitou nesse incrível dialogo sinto-me tocado pelas suas palavras, isso com certeza ficará marcado.
tem gente que pode odiar o Ricardo, mas são obrigados a que admitir o cara é inteligente pra caralho!!! Dá até gosto em ver algo bem feito e que a pessoa o cérebro!! Parabéns Ricardo, ótimo vídeo!!!
Valeu, Ricardo! Seus vídeos são, como os filmes do Darren, obras de arte. Muito obrigado, mesmo, por compartilhar suas reflexões e pensamentos.
O mundo precisa ver esse filme e esse vídeo!!! Acabei de assistir Mother e saí com 1 interpretação e você me mostrou outro significado mais maravilhoso ainda pra esse filme incrível!!!!
Algo que não sei se você percebeu, e acho que poucas pessoas perceberam, foi no 2º ato quando ela abre a porta para mais pessoas entrarem lá para o velório do rapaz, e quase todos passam reto por ela, menos a oriental, que é uma analogia ao comportamento mais respeitoso dos orientais com a natureza, pois apesar de causarem muitos danos a ela são os que mais a respeitam.
Primeiramente, parabéns pela análise e pelo vídeo, muito grato pelo seu trabalho, de verdade. Poucas vezes saí do cinema tão balançado e reflexivo. Foi como se tomasse um soco no estômago. No começo saí bem pessimista também, fiquei até fisicamente mal depois de ver o sofrimento da Mãe. Mas, depois desse choque, acho que a principal mensagem de Aronofsky foi tentar exercitar nossa empatia, mesmo que pela dor, fazer-nos sentir (mais que pensar) no quanto essa Mãe que se doa o tempo todo, que dá de si com tanto cuidado, oferecendo tanta beleza abundantemente não é reconhecida, respeitada por nós e sofre tanto. O lado Matriarcal, muito mais ligado à natureza, ao instinto, intuição, à matéria e à sensibilidade, ao longo da história sempre ficou suprimida pelo lado Patriarcal, mais racional, abstrato, hierárquico, orgulhoso. Isso é bem mostrado na película. Ficou bem clara também a relação da Mãe Natureza com Caim. Caim na bíblia é aquele que oferecia a Deus sacrifícios com ervas e frutas, e Abel oferecia o sacrifício de sangue, sacrificava animais, e foi preferido por Deus. No filme o filho que mata o irmão mostra ser bem mais amoroso, aquele filho renegado mas mais preocupado com os pais enquanto o irmão mais interessado no dinheiro, e o filho que representa Caim quando vê Mother sozinha diz a ela: "Ele te deixou sozinha, né? Você me entende." Como se Deus, não reconhecesse o sacrifício dela pela casa, pela criação, e preferisse a humanidade, sua criação que só lhe apresenta vícios e sangue. Provavelmente Aronofsky conhece o gnosticismo, filosofia herege que considera o criador, ou Deus, uma divindade inferior, maléfica. Acho que na Cabala ou Hassidismo é possível achar a interpretação de que Deus tem poder mas não tem senso moral, e gosta quando os filhos o superam, pois ele também vive e aprende com a experiência humana e está também em evolução, evoluindo sua consciência e aprimorando com isso as criações. Isso fica passível de ser visto no filme, pois a experiência com sua criação também muda o criador, ele fica egocêntrico, viciado nas paixões humanas (o cara que representa Adão já chega dando a ele Whisky e aumentando sua vaidade), mostrando o potencial da consciência de nós humanos na criação divina. Enfim, eu escrevi muito mais do que imaginava e ainda tem uma gama simbólica enorme no filme que ainda vou refletir. Mas para mim o filme chega a ser um pouco otimista, esperançoso pelo menos. Vejo que aquela casa já queimou e renasceu milhares de vezes e numa dessas reconstruções vejo o próprio Aronofsky naquela multidão fazendo muitos daqueles "inquilinos" prestarem mais atenção na Mãe, se esforçando para que pelo menos alguns daquela galera cuidem mais da casa e mostrem respeito, mais compaixão. Eu mesmo me senti tocado de uma forma a mudar bastante coisa em minha conduta. Acho que junto desse grito "Mother!" de Darren há muitos outros fazendo coro, ele tá sendo ouvido... Esse filme me fez voltar a dar valor ao poder da arte, ao engajamento artístico, me tocou profundamente.
Caralho, que vídeo! Não assisti o filme mas tava tão interessante sua análise que continuei escutando (sou dessas que normalmente assiste o filme depois do spoiler). Pelo que deu pra perceber o filme tem uma crítica meio direta a religião - muitos de nós "adoramos" uma figura que talvez não seja tão perfeita assim (?). Mas enfim, vou ter que assistir pra ver, hahaha
Sobre as reflexões do final do vídeo: também não quero ter filhos pelos mesmo motivos, não acredito que vamos muito longe como humanidade e muito menos que a nossa "mãe" natureza vai aguentar as nossas cagadas por muito mais tempo. Porém, ainda assim dá para encontrar coisas positivas na nossa existência e já que estamos aqui de qualquer forma só cabe a nós fazer o melhor do pouco tempo que temos... viver uma vida que deixe menos rastros, espalhar o bem e a tolerância, ajudar e amar o próximo (que na verdade são ensinamentos que vieram da religião, então chega a ser irônico que até eu que sou atéia consiga aplicar isso no meu dia a dia e muitos religiosos não).
Enfim, também faço parte do clubinho dos pessimistas, mas tava assistindo uns TED's sobre como o nosso mundo na verdade está bem melhor do que ele já foi um dia, só que a gente tem uma percepção negativa por conta da mídia e das notícias que recebemos. Te mando uns links depois. Mas no geral tem muitos motivos pra seguir em frente, desanima não! Tamo junto 😉
Ana Paula Buzzo muito boa dia análise. Concordo com seus comentários. 👍 e é bonita.
Que vídeo!!! digo o mesmo.
Um comentário mto bom, Ana Paula! Só um adendo, eu vi o filme e acho que ele faz uma analogia com o Cristianismo pra falar sobre/criticar a humanidade.
Isso ai. Não é uma crítica a religião não.
Eu achei o filme um puro tédio no sentido de chato, e olha que meus filmes favoritos são os autorais, tipo Kubrick , Coppolla, Dario Argento. Mas esse filme Mãe é muito confuso de confundir mesmo , olha para Um corpo que cai de Hitchccook aquele filme é confuso de proposito e voce entende que foi aquela intençao do diretor, ja Mae foi confuso sem proposito .
Meu, que incrível. Me identifiquei demais com sua desesperança em relação ao ser humano, com sua desmotivação em face à falta de sentido da nossa existência, e até com a sua visão sobre paternidade, concordo com tudo, parece que eu estava me assistindo falar. Infelizmente parece mesmo que o pessimismo é a única postura a se adotar diante das coisas que nós presenciamos enquanto humanidade, e é um grande alívio ver gente que compartilha dessa visão. Quanto ao filme, cheguei a achar literal e exagerado demais, acho que pecou um pouco pela falta de sutileza, e isso me incomodou bastante, mas por outro lado achei muito válidas as reflexões que ele causou em mim e agora vendo seu vídeo fico feliz de ver que ele provocou reflexões desse tipo em outras pessoas também. Parabéns pelo excelente vídeo e análise. Não conhecia o canal, fico feliz de ter chegado até aqui. Quanto ao pessimismo otimista, tamo junto kkk
É sobre essa transcendência da humanidade para algo superior que o Prof Laercio Fonseca ha tantos anos tenta nos avisar... ainda que de forma tão humilde como ele faz, com recursos tão escassos... qualquer dia, procure qualquer aula dele no youtube "Espaço Caminho da Luz" é o canal dele.... mente aberta pq o que ele fala choca. A propósito excelente filme, e excelente video esse que vc fez... o melhor até agora... parabéns. Abraços!
Rafael Martini adoro o professor Laércio Fonseca
Gabriella Nobrega Ele é demais. Muito inteligente. Faz a gente pensar sobre uma porção de coisas. ^____^.
Procurem sobre o trabalho do Hélio Couto, é quase nessa linha tb
Caramba Ricardo, sempre acompanho seu trabalho, tanto aqui quanto no território nerd, quanto nos podcasts, Canal 42, Nerdstation, etc. Não sou religioso já a um bom tempo, mas deixei pra ver esse vídeo seu só agora, depois que eu tivesse condições de assistir o filme. Cara, esse vídeo foi o melhor conteúdo que vc já produziu. Fiquei extremamente afetado por suas palavras e me fez perceber coisas que nem passou pela minha cabeça. Não a parte do filme, pois entendi quase da forma que vc disse na análise, mas suas palavras no final me derrubaram. Meus olhos ficaram marejados aqui. Meus parabéns, essa é o diferencial que buscamos num conteúdo de qualidade. Meus Parabéns mesmo.
Acho que seria uma boa idéia fazer um video explicando sua visão de FONTE DA VIDA, seu filme favorito, assim que vc pegar 100 mil inscritos
juan felipe apoiado essa ideia
Apoiadissimo, por mim fazia agora mesmo hehe
apoio
Up
Com certeza
De todos o melhor vídeo, pq me identifiquei muito com seu pensamento tanto do filme quanto de vida e filhos, até me emocionei! Cadê o botão pra curtir um milhão de vezes?
Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. - Rick and Morty
+João Sousa excelente
Exatamente. Estamos aqui por mero acaso. O que não invalida a nossa existência. Não acreditar em algo superior, na transcendência é uma grande libertação e alívio.
"vem assistir tv?"
João Sousa
Tradução:
"Ninguem existe por um proposito. Ninguem pertence a nenhum lugar. Todo mundo vai morrer."
Saí triste desse vídeo... Mas porque compartilho das mesmas ideias que tu expôs! Pensar muito sobre isso sempre me deixa um pouco triste... Um vídeo, realmente, memorável!
Que vídeo e análise foda! A trilha e as imagens utilizadas ficaram muito bem colocadas! Parabéns pelo ótimo trampo
Concordo com vc em número e grau no final da palestra e o interessante é que eu já tinha toda essa percepção quando tinha 12 anos e minha família e as pessoas que eu comentava me achavam louca desvairada. Então que bom que existe um filme como este e pessoas como vc que está dando luz a novas consciências. Que bom que achei alguém que tem as mesmas convicções que eu. Parabéns. E obrigada.
Eu já tinha ficado muito incomodada com o filme me sentindo um pedaço de coco, dai vem vc com todo esse pessimismo e me deixou pior... faz parte, tamo junto na sofrencia de ser humano e refém dos atos da humanidade. Pra mim, a mensagem ambientalista ficou bem clara, não sei se pq eu sou bióloga, mas pela primeira vez na minha vida eu consegui me colocar no lugar da Terra, senti o incomodo, o desconforto e a frustração de ter um monte de gente invadindo meu espaço, com isso eu consigo me conectar e achei genial esse paralelo que o Aronofsky fez. Não te conheço pessoalmente, e provavelmente jamais nos encontraremos (isso faz parte dessas relações novas que a internet cria) mas eu queria muito te dar um abraço e dizer tamo junto irmão na impotência perante o eminente fracasso da humanidade. Também carrego esse pessimismo, inclusive tenho exatamente o mesmo argumento para eu não querer ter filhos. Mas eu já me peguei muito mal, muito triste por conta desse pessimismo, por se dar conta da minha insignificância no universo. Por um lado isso é bom, pq nos torna humildes, por outro é desolador saber que a nossa existência não faz a menor diferença no plano das coisas. Mas eu aprendi a me apegar a coisas pequenas, a momentos marcantes, a gestos de bondade, coisinhas bem tolas e aparentemente sem valor. Isso faz pelo menos, a trajetória ser menos dolorida. Saiba que toda vez que eu estiver vendo mãe! vou lembrar desse sentimento desolador provocado por um youtuber num vídeo com 1 pirula de duração, que me fez pensar na vida, na verdade e no universo um pouco mais...
Faço as suas as minhas palavras ! Excelente e comovente análise do filme.
Maria Cristina Caporrino saindo um pouco da ideia do filme, só tenho uma coisa a dizer, nunca devemos colocar nossas esperanças, nossa fé, fora de nós, a felicidade só pode ser vivida de dentro pra fora e não o contrário!
Sensacional o vídeo ficou, Ricardo! Várias dessas referências e metáforas eu havia pegado, até publiquei na minha página de cinema, mas você acrescentou muita coisa 👏👏👏
Pessoas com depressão, n vejam esse vídeo kk
o filme é uma obra, o vídeo é uma obra, e parabéns Ricardo, eu fiquei arrepiado no final, obrigado por nos dar mais um soco, todos nós merecemos sentir uma culpa, por ser humano e ao mesmo tempo ''desumano'', acho que esse filme vai ser pra sempre um soco também. Obrigado e parabéns pelo trabalho, vc é com certeza um dos melhores produtores de conteúdo do mundo.
Cara, eu entendi do líquido amarelo o seguinte. A terra geralmente representava pela vegetação, né pelo verde. O Sol é que faz as plantas poderia ter energia junto com a água, a partir da fotossíntese. Por isso é um líquido(água) amarelo(sol).
Sim, até pq Jesus é a luz do mundo, identificado com o paganismo pela adoração ao sol
O melhor vídeo do canal até hoje
Eu vi em uma entrevista dele que, a única coisa que ele não vai falar o que é, é aquele remédio que ela toma. Ótima análise, cara.
Aquele remédio que ela toma e o cha de fita que ele tomou para escrever o roteiro em 5 dias sem durmi e loco
Ricardo, de todos os vídeos que já vi do seu canal esse me deixou completamente sem palavras. Arrancou várias lágrimas de mim no final. Comentaria mais, mas como disse, você tirou as palavras de minha boca.
Aronofsky é gênio, pena que não é reconhecido como tal.
Ainda bem que descobri esse vídeo antes de ver o filme. Já tinham me avisando sobre, mas não souberam explicar como vc!!! Show!!! 👏👏👏👏
Vi aquele remédio dourado como uma alusão as tentativas humanas de remediação - sejam ambientais ou simplesmente em nossa saúde - que na verdade apenas "anestesiam" algo.
O Líquido Amarelo é exatamente o Sol. A cada temor ou danos causado a ela recorria aos dois ingredientes necessários para atenuar a sua dor (analgésico). Água mais a Luz do sol. Uma forçação química chamado fotossíntese.
Ao ser perguntado sobre o líquido amarelo o autor do filme deu a dica de que está relacionado com algo da era vitoriana.
Mano, eu nem vi o filme mas com todos os pensamentos, teorias, as conclusões do Ricardo me fez abrir os olhos para uma nova realidade, muito obrigado, esse vídeo ficou muito bom
Esse vídeo é o melhor vídeo que assistir em toda minha vida
Esse foi o video mais reflexivo que vc ja fez, o melhor sem dúvidas, de tantos outros incriveis. Sem duvidas seu canal é o que tem de melhor em conteúdo no ytb. Muito obrigado por me fazer pensar mais um vez, me fazer refletir mais uma vez sobre um filme, uma crença, e sobre mim mesmo.
Darren deveria lhe agradecer por este video e esta interpretação.
Apenas, obrigado.
Li que o símbolo no isqueiro é uma runa que significa os opostos; vida e morte, luz e escuridão, ordem e caos, e daí vai. O nome do símbolo é "wendehorn".
AAAAAAAAAAAA RICARDO!!!!!! ESSE FOI O MELHOR VIDEO Q VC JA FEZ ESSE ANO CTZ! AMEI DEMAIS ESSA ANÁLISE E olha q eu eu nem vi o filme ainda, mas a forma como vc falou e a conclusão... foi belíssima! Muito reflexiva ❤❤❤
Acho que a última vez que sai de um cinema maravilhado foi quando assiste Avatar. E nem é por ter uma história sensacional, mas pelo espetáculo visual impecável do filme além de ser o filme que melhor usou o 3D. Mas Mother! está em outro nível, um filme como pouquíssimos que sabe trabalhar vários temas de maneira coesa e visceral, além de te deixar chocado e te fazer refletir sobre tudo que foi apresentado. Digo sem medo que é o tipo de filme que faz jus ao nome de "Sétima Arte".
Pedro Henrique kkkkkkkkkkkkkkkk cético e visceral kkkkkkkkkkkkkkkk.. cada VC tem a mente q nem a de qm escreveu esse filme kkkk
Desde que saí do cinema comecei a buscar resenhas e críticas para conseguir entender o filme. Passei por muuuuuitos vídeos, mas o seu está incrível! Parabéns pelo seu trabalho, que inspira os expectadores a ampliar o conhecimento sobre as obras do entretenimento. Qualquer dúvida que vc tenha sobre o seu trabalho, por favor, não desanime! Incrível análise e anseio pelos próximos vídeos. Um abraço!
O que dizer desse vídeo?? Ricardo. Vc me emocionou,(Não que seja uma tarefa difícil kkk) com essa maravilha de vídeo. Admito que tenho muitos pensamentos pessimistas iguais ao teu. Pensamentos de; Qual a necessidade de se passar por certas coisas, fazer certas coisas, quando no final, a gente sabe que nada vai ser valorizado, e que tudo pode acabar em um piscar de olhos?
Qual a nossa finalidade para tudo isso??
Porém acaba que no final desses pensamentos, eu tento ser otimista e pensar no tal Propósito que temos e que é tão falado pra gente. De que no final, com um estalar de dedos, as coisas melhorem, pois fizemos o devíamos e o q era nos pedido.
Ainda não tive a oportunidade de vê o filme, mais já estou ansiosa pra assisti-lo...
Não me afetará em nada os spoilers. Até gosto em certas ocasiões.
Obg por esse emocionante vídeo. Depois desse vídeo, passei a te admirar muuuito mais.
Continue assim, esse cara verdadeiro. Esse cara REAL. Vc é foda no que faz. Não desanime nunca, pois existe mais pessoas que te apoia, do que pessoas que te reprovam. Obg novamente! ABRAÇOS!
PS: desculpas se não conseguir entender minhas palavras, até pq não sou muito boa com elas. Ahahaha
PS: primeira vez que comento em um vídeo de RUclips. Ahahaha
+Thaynara Lucas Entendi tudinho, Thaynara. Vlw pelo carinho. Bjo!
Que vídeo! Dá pra ver que seu canal pode ser categorizado como antes e depois desse vídeo. Que trabalho! É quase uma extensão daquele seu especial do diretor. Obrigado, fez o filme ficar melhor ainda. Continua compartilhando essa sua visão das coisas.
Vídeo reflexivo da porra
juan felipe tá nos créditos do vídeo
Anny E. Sim sim, n tinha visto o vídeo todo
Velho.... Que lição.... Que visão! Bom, ótimo saber que não tô sozinho nessa Ricardo... É triste ver isso em 2019 e ver que nada mudou, a humanidade só piora...
Aeeee! Vou ouvir enquanto jogo, conheci seu canal e estou gostando do seu conteúdo Ricardo, valeu pelo esforço.
Po, eu tive horas de trabalho na edição pra vc ouvir enquanto joga? Tsc...
Território Nerd Hahaha! Não estou assistindo o vídeo porque quero assistir o filme e tirar minhas conclusões...E não me importo em ouvir spoilers, e o audio é muito bom até parece um Podcast. Valeu de novo.
Gabriel Correia VÊ o vídeo que que edição dele é armonia para os olhos kkkkk se for parar pra ouvir enquanto joga ouve os podcast dele
juan felipe também ouço os podcasts dele... Realmente o Ricardo edita bem demais.
eu amo vídeos longos, daí eu escuto como se fosse um podcast ^-^
super ótimo vídeo, amei
mãe! É grande demais para mentes pequenas.
Aff
Sempre tem um putamerda pra bancar o intelectual e começar com essas frases batidas..kkkkkkkk
Kkkkkkkk até porque o Aronofsky é sutil como um elefante
Quando vejo gente falando esse tipo de coisa só lembro do clássico:
"Sinceramente, você precisa de um QI muito alto para entender Rick e Morty. O humor é extremamente sutil, e sem a menor sombra de dúvidas a maioria das piadas passarão despercebidas na cabeça de um telespectador comum. Há também o estilo niilista do Rick, que está profundamente entrelaçada em seu personagem - sua filosofia pessoal é bastante inspirada nos livros de Narodnaya Volya, por exemplo. Os fãs entendem isso; eles possuem a capacidade de realmente apreciar a profundeza dessas piadas, de entender que elas não são apenas engraçadas - elas dizem algo profundo sobre a VIDA. Consequentemente, pessoas que não gostam de Rick e Morty realmente SÃO idiotas - é claro que eles não iriam gostar, por exemplo, do bordão do Rick "Wubba Lubba Dub Dub", que por si só é uma referência ao clássico de Turgenev "Pais e Filhos". Eu gargalho só de imaginar um desses seres simplórios coçando a cabeça diante da confusão causada pelo sarcasmo genial de Dan Harmon na tela da televisão. Que tolos... como tenho pena deles.
E sim, à propósito, eu TENHO uma tatuagem de Rick e Morty. E não, você não pode ver. Somente as garotas podem - e ainda assim elas precisam demonstrar que estão a pelo menos 5 pontos de QI (de preferência abaixo) de mim com antecedência."
Portal Nerd Chegou o intelectual erudito contemporâneo. KKKKKKKKKKK
Ricardo @territórionerd não tinha visto o filme até hoje. Terminei de ver o filme e estava bem confuso, vim direto ver esse vídeo. Essa é a melhor analise de um filme que eu já vi em toda minha vida e também a mais sincera. Parabéns pelo seu trabalho aqui no youtube, na moral você é um dos melhores criadores de conteúdo dessa plataforma, deveria ter milhões de inscritos!. Só quero deixar uma mensagem sobre essa sua reflexão do final, por mais que seja difícil as vezes acreditar que a humanidade vai ser melhor no futuro e aprender com seus erros, por mais que as vezes seja difícil ter esperanças mesmo quando até hoje existe tanta descriminação, preconceito, matança e ódio, por mais que seja difícil eu gosto de pensar que as coisas vão melhorar sim! uma hora ou outra, existe muita gente ruim no mundo sim, mas também existe muita gente boa, pessoas que vêm como proposito fazer do mundo um lugar melhor, nem que seja aos poucos, pensam em aproveitar da melhor forma possível seus tempos limitados aqui nesse mundo e também em deixar condições melhores para as próximas gerações que ainda virão. Você pergunta por que lutar? por que viver? lutar e viver para fazer dessa jornada da vida a mais incrível possível para nós e para as pessoas a nossa volta, eu não sei se a vida tem um grande propósito, eu não sei se a humanidade um dia vai acabar, se o sol vai explodir e acabar com tudo e todos, mas enquanto estamos vivos e continuarmos a lutar por um mundo melhor as nossas vidas tem um significado. Enquanto ainda houver pessoas que levantem esses questionamentos ainda há esperança meu amigo!
O liquido amarelo é a energia do sol, se não fosse ele a natureza não existiria, e nela a natureza se fortalece.
Ricardo parabéns esse pra mim é o melhor video que eu vi esse ano no youtube, não só por esse pra mim ser o melhor filme do ano ( sim ainda vai ter star wars mais é diferente rs) e mother tbm entrou pros melhores filmes que ja vi, mas colocando isso de lado.
O seu texto final é incrível, conversa muito comigo e por coisas que estou passando na vida agora, simplesmente o melhor video.
Terceira vez que vejo esse vídeo. Incrível
+Davi Eduardo Eba!
Assisti ontem e concordo totalmente com você! Obrigada por essa fantástica análise! Vou recomendar pra todo mundo! Valeu Ricardo!
Aquela notificação que você respeita!
De todas as resenhas que vi, a sua foi a mais relevante. Obrigado por esse material!
Sobre o final, as vezes ficar só no red pill acontece isso. Pra você conseguir viver hoje tem que se "emburrecer"e parar de pensar nisso um pouco. Infelizmente pensar faz mal. Legal de saber que tu é niilista
Paulo Victor Cordeiro sei la acho que ser niilista e uma porra
Paulo Victor Cordeiro Ricardo Rente Red pill? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pensar faz mal, pq faz bem. A vida é Loka e tudo convém :l
Amei sua interpretação do filme, quero muito assistir. Todos os filmes que assisti do Aronofski tive uma dificuldade em entender a mensagem dele de forma imparcial, pois sou católica praticante. Vc me mostrou uma nova interpretação sem ser ofensivo, apenas um olhar diferente. Adoro seu trabalho. Parabéns!!!
41 minutos? Voce realmente gostou desse filme kkk
Kkkkkkkkkkkkk pior
o filme tem duas hs de pura loucura kkkk ele tinha q fazer um vídeo c MT tmp p tentar explicar a MERDA desse filme kkkk
Melhores 41 minutos da minha vida,entender algo é tão bom rsrs
Limitados...
@@FAMILIATRICOLOR cara, gosto é uma questão subjetiva. Não tem a ver com ser melhor ou pior. Tem a ver com ser diferente.
Já vi o filme umas 2 ou 3 vezes, mas esse seu vídeo me tocou mt, parabéns! E podemos concluir tbm q o personagem "Deus" não fazer nada diante daquela calamidade, é simplesmente pq ele nos dá o livre arbítrio e nós infelizmente fizemos e fazemos aquilo q é representado no filme
Parabéns, sério
A sua reflexão prendeu-me o tempo todo cara... Você é um cara inteligente e apesar de eu nao poder discutir no cara a cara consigo as nossas ideias, simplesmente ouvir você é maravilhoso... Parabéns pelo seu trabalho e continua a dar a sua opinião que muitos caras como eu estão aqui a espera da opinião do "nosso amigo" Ricardo
Pq Eva queima a mão na panela? E pq aparece um inseto morrendo na janela da casa?
Alysson Duarte vdd
Cara, QUE VÍDEO! Você me fez pensar muito além do que eu tinha parado pra pensar quando vi o filme e li teorias a cerca dele. Parabéns pelo trabalho.
Gostei do filme, mas acho que ele funciona apenas como alegoria, não como um filme em si. Se você nunca teve nenhum contato com o cristianismo acho que vai ser chato pra porra.
OBS: Acho que o personagem da Kristen Wiig representa a religião organizada, pra mim ficou claro na cena em que ela começa a ordenar a execução dos carinhas lá.
Silent Lulamoon Eu achei um espetáculo esse filme sem entender do que se travava
eduardo henrique eu tava errado então kk
eduardo henrique mas vc gostou pq?
Ela é a mensageira de Deus (inclusive, está creditada como "Herald", que era o nome dado aos mensageiros de monarcas e nobres antigamente)
Silent Lulamoon queria saber a reação dos chineses em relação a este filme. Pois a parada lá é outra.
cara essa foi a melhor análise do filme que eu já vi, vc pegou num ponto mt mais profundo que mexeu mt comigo real.
vc eh mt inteligente btw e o vídeo ta mt bem feito, seu ponto de vista mt bem explicado e eu quero agradecer pelo vídeo de verdade!
Eu não vejo o Deus do filme (e nem o Deus real) como um ser limitado pela sua vontade de criar. Depois que tudo acabou e a mãe natureza morreu, Deus poderia simplesmente escolher parar de criar. Ele é Deus, é senhor de suas escolhas. Mas sua fé na raça humana, e sua crença na possibilidade das coisas darem certo, caso voltasse a criar, o levou a recomeçar uma nova história, com uma nova "mãe natureza". O filme termina dando liberdades pra nós imaginarmos o que aconteceria. A história iria se repetir? Ou a humanidade tomaria uma postura diferente, respeitando a mãe natureza, prosperando, e tendo um final feliz? Depende do ponto de vista de quem assistiu.Assim como, mesmo vivendo em um mundo onde ta tudo errado, nós arrumamos força para levantar da nossa cama todos os dias e viver, Deus encontra forças para continuar sua criação, mesmo vendo que ela toma rumos bem errados.Esta força, comum à nós e à Deus, que nos auxilia a ir em frente, é a fé e o amor à vida.
Perfeito 👏🏻👏🏻👏🏻
Ricardo, seu melhor vídeo...by far! Parabéns pela coragem de expor tua visão e compartilhá-la! Quanto à desesperança que demonstrou em relação à raça humana, acho que realmente passamos por severas turbulências. Nos últimos dois seculos, o homem se jogou na ciência e na racionalidade e acabou se perdendo, achando que isto lhe bastava. E agora passamos por uma fase de reequilíbrio que, claro, é dificílima.....cheia de desafios nos níveis individuais e coletivos. Pessoalmente, acredito que o ser humano tem que cuidar primeiro do se jardim, do seu gramado e somente por fazer isso já ajuda o próximo, apenas pelo exemplo. O problema e que não cuidamos do nosso e ainda apontamos para a erva daninha do jardim do outro. E dai vem o problema. Somos pura consciência, com capacidade infinita para o aprendizado e para o cultivo do amor mas também com capacidade gigantesca para a estupidez e para estacionar de vez na zona de conforto. O livre arbítrio está aí, disponível para todos. Um caminho leva à expansão - o outro, para a retração....é STAR WARS mesmo...caminho Jedi ou caminho Sith.. e a batalha se desenrola em nossos pensamentos, palavras e - PRINCIPALMENTE - atitudes..;)
caraca .. quase 2 pirulas de duração !!!!!
Hahahahhahahaha
Já já chega a longa metragem! E que chegue rápido!
Que cabeça boa vc tem Ricardo!! Tô impressinada!! A msg que eu captei no fim do filme foi exatamente a de que cada um tá fadado ao seu propósito, O criador a criar, a mãe a se doar e se reinventar e nós a cagar a parada toda com nossa mente limitada e egoísta. Porém, parece que no fim, Deus é tão bondoso e tão obcecado pela sua criação, q o ciclo é realmente sem fim.
Todo mundo curioso com o significado do líquido amarelo enquanto eu queria entender o significado do sapo.
Daniel Félix a praga, talvez?
Nathalia Premuli praga
2024 e cara, seu video é definitivamente ATEMPORAL...
Ricardo você é um bom rapaz! Tem inteligência e bom coração. Só que sua frustração é a mesma de muitas pessoas de hoje em dia, principalmente dos jovens. Vocês foram impregnados com idealismos pós modernos e Globalistas, junto deles veio a consciência ESOTÉRICA, que é o que esse filme deixa claro e exala sem pudor, ao fazer uma metáfora da Criação do Homem ao Nascimento de Cristo. No meio a todas essas subliminaridades colocam GAIA, a deusa, "Mãe" do título.
Ora meu querido e talentoso youtuber, lamento pela sua frustração quanto a humanidade,pois bem sei que ela é o mal do novo século e é indução coletiva na cabeça dos incautos! E convido a você a entender e buscar mais ao verdadeiro Cristianismo, este sim, que já nos alertou desde as próprias palavras de Jesus vivo que dias assim chegariam. E garanto a você que se abrir a sua mente e tentar conhecer o que de fato a Bíblia diz, se espantará e terá a resposta para sua frustração. O inimigo do homem quer vê-los odiando a si mesmos e diminui-los em falsa razão, e Jesus Cristo é a aliança da nova redenção! Abraço e parabéns pelo canal e por abordar tão bons temas com viés filosófico.
Caramba! Que vídeo! Com certeza de longe foi o vídeo mais importante do canal, foi de tirar o fôlego.. Adorei o filme desde que tinha assistido no cinema e mais ainda sua crítica. Parabéns Ricardo pelo belíssimo trabalho 👏👏👏😉
Para mim o filme mostrou a origem do mal e como Lúcifer se transformou em diabo (inimigo de Deus). Lúcifer não aceita sacrificar seu filho para redimir a humanidade, já Deus sacrificou seu filho Jesus para redimir as pessoas. Satanás tem profunda inveja e vaidade que o faz odiar a humanidade (seres capazes de gerar vida como o próprio Criador). Satanás sempre quis ser o centro do universo, como a personagem interpretada por j law.
O líquido amarelo talvez seja um contraceptivo, que ela deixa de tomar após conhecer o casal que chega primeiro na casa. A mulher a provoca falando de filhos de poder criar e de descender. A personagem de JLaw é muito vaidosa, egocentrica e não conseguia amar (várias vezes ela é questionada no começo do filme e fica sem palavras). Resolve ter filho para assumir o lugar de criador, mas não é capaz de perdoar e amar como o Criador. Sua essência de caráter desviada e maligna eh guardada na pedra (caixa de Pandora), como possibilidade de mal para o livre arbítrio, pois quem ama de verdade tem que libertar e confiar. O personagem de Javier Bardem fala sempre em perdão, redenção e amor pelos seres degenerados.
Ela é vaidosa e egocêntrica só porque não quer que a humanidade destrua completamente a casa que ela fez pro Criador?
Interessante sua visão sobre o filme, não concordo mas respeito.
Para mim na primeira vez se tratava de Deus procurando o Espirito Santo, e cada vez que tudo se reiniciava é porque é porque o Criador não tinha encontrado um Espirito que fosse capaz de pensar como ele.
Mas depois da segunda vez, percebi que a Mãe era o Planeta Terra a Natureza, e Ele era Deus, a Natureza age de uma forma que é proteger o que ela tem e da ( pois ela percebeu do que o ser humano é capaz), enquanto Deus procura somente o Amor e a Atenção de sua criação, tanto que na ultima conversa a Mãe pergunta a Ele: Mas eu te dei tudo, o que mais você queria ? Ele responde: Não é o suficiente, eu crio é o que eu faço.
Mas ele ainda precisava do amor dela para recriar tudo, sem amor Ele não tem inspiração para criar.
O filme é um conto da Bíblia desde Gênesis até Apocalipse, eu particularmente tive essas duas interpretações do filme.
Não acredito que seja Lúcifer, pois ela não deixou Eva entrar na sala do Criador, e Ela estava com o Criador enquanto Adão e Eva estava na sala dEle, e também ela só para de tomar o pó amarelo quando ela fica gravida, não quando o casal chega em casa.
Não existe lúcifer, diabo e etc no filme. No filme, o diabo é uma criação da própria humanidade quando não gosta de algo que o criador fez e demoniza ele. Da pra ver isso na cena onde a mãe vê uma foto dele rasgada e com chifres desenhados no chão e logo depois Caim aparece, dando a entender que ele que fez aquilo.
Silent Lulamoon Ela não queria gerar descendência, queria ser o centro das atencoes para o Criador.
Ricardo, queria agradecer por esse vídeo! Primeiramente que deve ter dado muito trabalho... e além de me dar uma reflexão sobre a vida, ainda me fez lembrar que o RUclips ainda pode ser usado pra se passar uma mensagem, assim como esse filme!
Ricardo faz um tempo que assisti teu video, porém na data não comentei. Talvez por que a gente tenha sentido o filme e a vida depois de assistir de forma parecida; porém me encantou ser afetado por uma obra dessa forma numa época em que tudo é feito pra agradaar, se adequar e conseguir 'likes'. Já assisti o filme novamente. Esse video é, sem duvida, um dos melhores e mais sinceros trabalhos que já assisti na internet. Muito obrigado. Parabéns a você ao Darren. VIVA A CORAGEM DE NÃO FAZER MAIS DO MESMO!
Já assisti inúmeras análises desse filme e achei sua incrível. Gostei muito da sua visão do personagem do Javier Bardem e desse ciclo todo. Você se expressou bem demais. Parabéns, de verdade.
xará, que vídeo espetacular! realmente esse filme nos toca de diversas maneiras e eu ainda estou digerindo muita coisa do que vi ali... e seu vídeo ajudou bastante no processo! E não desanima cara, se as pessoas boas não lutarem por um mundo melhor, só vão restar as más pessoas usando o planeta da maneira que bem entenderem.
O vídeo mais intenso e mais poderoso que eu vi nos últimos tempos. Parabéns, Ricardo! Me emocionou de verdade.
Esse, com certeza, é seu melhor vídeo! PQP chorei...
Ricardo, pra mim, esse foi o melhor vídeo que já assisti seu.
A condução e a direção do assunto do filme com seu depoimento do final me tocaram de verdade
Parabéns pelo belíssimo trabalho
Melhor síntese do filme que já vi. Depois que terminei corri para encontrar algum conteúdo relativo ao filme e na minha busca a sua frase resumiu bem a ideia do filme: Saber que tudo pode acabar não impedia o criador de tentar criar novamente. As vezes só continuar já serve, esse loop também nós salva desse afeto da morte que bate de vez enquanto em todos nós, todos nós. O humano é o bixo que anda com o caixão nas costas, o fim põe tudo em perspectiva e as vezes a suspende também.
Assisti na última sexta e achei incrível . Muito impactante. Fui com medo de não entender nada. Mas no último terço, já tendo entendido sobre o que se tratava, foi como ajustar o foco pra assistir. Espetacular.