Eu tenho um amigo que ficamos muito próximo, eu dormia sempre na casa dele por não poder ir a noite para casa pois era perigoso onde eu morava e só ia de manha, então estávamos sempre juntos, então começaram a dizer que tínhamos algo, então ele começou a sempre dizer que estava ocupado quando eu convidava para ir para algum lugar, começou a dizer que não dava de eu dormir mais lá na casa dele pois ele tinha compromissos, fui desconfiando, então meu outro amigo estava em uma festa com a ex dele e ela soltou para ele que, esse meu amigo disse que não andaria mais comigo, porque a família dele estava achando que eu tinha algo com ele. Isso me torturou tanto, passei alguns dias com um peso dentro de mim e foi muito difícil pra mim, então aceitei a distancia, cheguei a questiona-lo e ele negou ate a morte, mais tudo batia que não era mentira. Hoje onde ele me ver me abraça e me chama de irmão, mais todo aquele sentimento de irmão que eu tinha por ele se acabou.
O filme critica a masculinidade tóxica imposta pela sociedade. Muitos espectadores que já viram o filme dizem que esse é um filme com temática LGBTQIA+, mas não, não é. E se fosse não seria um problema, visto que crianças também se apaixonam, a questão aqui é que Leo e Remi são amigos, irmãos, com muita intimidade e isso aos olhos dos outros não é aceitável. Um deles começa a se afastar para que as pessoas parem de de julgá-lo e o outro que ainda não em essa percepção de mundo não entende e fica muito triste. O filme tem uma visão crua do quão nociva e cruel é a opinião dos outros e do quanto temos que cuidar da saúde mental das nossas crianças.
Perdi meu irmão da vida a 1 mês, assisti hoje o filme, e infelizmente n consegui chegar até o final, o filme me doía a cada minuto, tinha que pausar a cada 10 minutos para parar de chorar, o filme me tocou demais, já dá pra ver que é uma obra prima, mas infelizmente fiquei muito sensível com o tema, mais pra frente volto pra terminar
O olho direito do Leo tem sempre um brilho de lágrima em momentos muito específicos, primeiro na cena onde Remi se apresenta tocando e depois quando Leo vai visitar a mãe do Remi pra ver o quarto. A intimidade é construída de uma maneira tão primorosa que chego a ter inveja desse amor. O sopro trazia calma na primeira vez, segurança na segunda. A cena da briga para sair da cama é tão decisiva quanto a da escola, porém a primeira é mais indireta e quando Remi chora na mesa Leo prefere negligenciar isso, a segunda é mais definitiva ( logo após vem a cena das flores sendo trituradas pelo trator ). Vi críticas a respeito do silêncio presente no filme mas sinceramente achei um filme bem barulhento no sentido emotivo, a trilha sonora auxilia muito nisso e momentos que poderiam ser ordinários se tornam singulares. Ótimo vídeo ❤
Close me mostrou a cena mais triste que eu vi ano passado. Tentando resumir para não dar spoilers: a cena em que os amigos brigam feio na escola. Ali, para quem vê o filme, sabe o peso que aquele momento tem. E foi aí que desmontei. O filme é uma pancada!
Um dos muitos pontos interessante nesse filme é o personagem Leo que, influenciado pelas falas do grupo, busca se inserir num modelo de masculinidade aceita. Ele tenta se tornar um jogador viril, no entanto, é falho, cai, se machuca, porém encontra uma falsa segurança de que ninguém irá desconfiar de seus reais desejos. Já a segunda parte do filme, com a tragédia que se abate na comunidade escolar, em especial em Leo e na mãe de Rami, é de uma tristeza atroz. Muitos silêncios e culpa que conferem um quadro de dor insustentável. Sem dúvida, um dos melhores filmes do ano. Parabéns pelo comentário.
o diretor disse que queria fazer um filme sobre masculinidade e como não é frequente gestos afetivos e de conexão emocional entre amigos homens (principalmente quando atingem a puberdade) muito disso por conta do julgamento de terceiros que questionam e impõe com olhares como você deve se portar. eu concordo com sua crítica sobre como essa temática ficou um pouco simplória no filme e até deixada meio de lado a partir de um certo momento, acho que poderia ter sido trabalhada com mais ênfase no roteiro. eu acho realmente bizarro ainda nos dias de hoje as restrições de comportamento que garotos/homens ainda tem sobre qualquer comportamento que é associado a "feminilidade" mas que são basicamente apenas gestos comuns de uma pessoa, tipo chorar ou demonstrar algum sinal de afeição ao próximo ainda são gestos reprimidos já que o que é "ser homem" é sempre associado a indiferença, distanciamento e violência, depois que começamos a vida escolar da pré-adolescência e adiante tudo isso ganha um peso muito maior, fica bem retratado no filme essa fase também. acredito que o filme foi um exemplo bem claro de como o machismo também afeta os homens, mesmo que ironicamente sejam os que mais propagam isso, mas no fim das contas é um ciclo que se renova constantemente porque é como a sociedade educa. admiro muito o diretor ter tratado sobre um tema que é a realidade de boa parte da cultura mundial mas também é pouco discutida no cinema dessa maneira mais crua e inocente sem ficar muito óbvio a mensagem que querem passar, e é a fase mais importante pois é quando o sentimental masculino se oprime por conta das imposições das pessoas ao redor, inclusive acho que ver ele somente por uma ótica "temática coming-of-age LGBT" é uma visão muito simplória de toda a mensagem dele, ainda mais quando a partir do segunda ato do filme já abrange uma reflexão sobre luto também e como o Léo tem que lidar com o remorso e culpa que ele sente e isso vira todo o foco da trama, a cena da floresta com a mãe do Rémi foi muito forte e até meio desconfortável de assistir e o final deixou um gosto meio amargo, mas no geral é sem dúvidas um dos melhores filmes de 2022 e vale muito a pena todas as pessoas assistirem e refletirem sobre ele. espero que ganhe ainda mais popularidade com a nomeação ao Oscar.
Eu tava ansioso demais por essa crítica. N sei pq mas geralmente filmes de drama onde o peso está nas crianças são mais sensíveis pra mim. Tudo o que foi passado no filme uma pessoa que é lgbt ja sentiu alguma vez na vida. A insegurança, o medo, desconforto, a necessidade de ter mudar certos comportamentos pra agradar as pessoas, a obrigação de seguir um padrão, ainda mais sendo imposto desde cedo em uma criança, tudo só quem passou ou ta passando sabe como é. Os primeiros 45 minutos do filme são fortes, mas depois disso o silêncio que toma conta dos diálogos e pensamentos do protagonista são dolorosos pq mesmo sendo a maior parte sendo o silêncio, esse silêncio consegue ser angustiante. Um belo e triste retrato da nossa realidade.
Close me arrebatou pela sensibilidade em que trata um assunto tão delicado, e ao mesmo tempo muito forte. Eu o vejo como uma obra que fala de responsabilidade afetiva e na formação de personalidade durante o período da vida que tudo é muito intenso e de muitas dúvidas. Muito obrigado por esta análise.
A cena do gesso no braço... Fiquei super feliz com o tanto de emoções que esse filme me fez sentir de uma forma nada inquisitiva, mesmo os sentimentos que eu tava evitando a um tempo... Trabalho incrível do diretor.
É um filme devastador. A reação pós o incidente principal do ator principal me segura durante alguns momentos mas no final ele me faz desaguar de chorar a ponto que eu passei uns 1 minutos pós crédito chorando muito. Esse filme é uma facada que deixa uma cicatriz enorme no peito
É muito difícil eu ficar preso a um filme. Este conseguiu me prender. É um retrato da vida, De como se podem destruir uma amizade. Como foi dito no vídeo, há muitas cenas em q não há palavras para expressar o sentimento aflorado. E isso torna o filme muito, muito pesado. Pra quem viveu isso, esse peso é em dobro.
Esse filme me destruiu de uma forma sem igual ... O Oscar de melhores filmes estrangeiros desse ano estará bem disputado (no mérito de grande qualidade dos longas). Estou torcendo para outro longa, mas se Close ganhar, ficarei muito satisfeito também.
Chorei tanto com esse filme, veio muito forte em mim pq tive uma amiga na pré adolescência da mesma forma que eles eram.. era uma irmã algo muito mais forte… mas acabou e isso até hj dói. Esse filme é triste e lindo fiz há dois dias atrás e não paro de pensar nisso 😢
Filme incrível, tocante! Super necessário falar sobre masculinidade tóxica e a dolorosa forma como a sociedade nos impõe um tipo de comportamento, nos privamos da nossa individualidade e, mais ainda, de nossas aproximações com quem amamos, só para agradar e se encaixar em um padrão. Apaixonado por esse filme!!!
A direção trabalha com a fotografia, figurino e direção de arte numa simbiose tão grande que mesmo uma cena abstrata ela traz toda uma carga dramática do protagonista. Um exemplo que cito é a cena do treino de hockey, o uniforme preto simbolizando o luto, a quedas representando o quanto ele sofre pelas perdas dos momentos vividos, a cada tentativa de levantar vem com um peso da culpa. Tudo isso envolvido na "armadura" do uniforme, que por mais que se mostre forte como a mãe enlutada diz, mostra um garoto frágil dentro daquilo. Lindo demais todo o filme.
Esse filme me marcou, por quê é uma coisa muito comum no mundo, e meio que aconteceu comigo, é uma tema muito sensível e triste e gera gatilho em muitos garotos homoafetivos, como a idéia de papel de gênero pode acabar com uma amizade e destruir vidas.
Eu senti que Remi ja tinha algo por conta do desepero que a mae dele ficou quando ele estava no banheiro com a porta trancada ,talvez ansiedade por questao da musica e claramente ele era introvertido ,nao sabia se inturmar como o leo, o afastamento do amigo destruiu ele a a nos tbm,e o filme mostra que era sim uma amizade pura e sincera ,como irmãos ,quando nos mostra Leo com o irmao mais velho ,era o mesmo carinho o mesmo afeto o mesmo amor de irmaos, fiquei surpresa pelos pais nao saberem que estavam afastados e o motivo , no filme mostrava que os pais eram muitos parceiros e amigos ,jurava que eles iriam contar sobre os comentarios na escola ,mas nao ,passarm por isso sozinhos,e cada um reagiu de uma maneira
Close é um filme lindo e pra lá de sensível! Conversei com o diretor quando ele esteve aqui em São Paulo e torci muito pela indicação dele. Vou torcer pela vitória também, apesar do filme alemão ter ampla vantagem com tantas indicações.
Acabei de ver o filme, pesquisei no Google sobre: resumos e opiniões e apareceu seu vídeo! Cara , você simplesmente respondeu TODAS as dúvidas que tive quanto ao filme ! Realmente, ver com olhares diferentes, que sabe o que tá falando, me fez entender todo o filme e todos os detalhes que já havia reparado ✍🏽 . Que filme sensacional!
Filme maravilhoso. Vi ontem. Cheio de sensibilidade, simbolismos...uma estética muito especial, o contraste das imagens : a brutalidade do jogo de hóquei com aqueles campos floridos...nossa....perfeito!
Achei um filme de uma sensibilidade grandiosa.Tocante. Diálogos com frases curtas, e longos silêncios eloquentes, por olhares, gestos.Me impressionou muito.
Simplismente genial. Sem palavras para o que acabo de assistir. Já passei por algo similar na adolescencia, fui coagido a reprimir minha intimidade com meu melhor amigo pelo bullying na escola. (éramos chamados de casal), e também, em sua casa. Como Léo (do filme), eu vivia na casa dele, e sua família questionava nossa sexualidade e fazia piadas de mal gosto resultando na nossa briga e seperação até os dias de hoje. A mãe de Remi era como a mãe de meu antigo amigo, amigável, receptiva, intuitiva, amorosa que, infelizmente não está mais entre nós. Este filme me fez voltar no passado e refletir em como nossa sociedade se organizou de tal maneira que consegue destruir um sentimento tão puro, sensivel e verdadeiro.
Eles eram irmãos de alma. Pena que os rótulos colocado pelas pessoas estragou isso. Gostei do filme, não chorei, mas foi triste. Mas esperava mais nesse filme.
Eu tinha muita espectativa por esse filme e confesso que quando assisti a primeira vez esperava um pouco mais pq justamente estava esperando o coming of age clássico, como você mesmo falou. Depois assisti pela segunda vez e gostei mais do filme. A segunda metade é mais parada, mas é usada pra mostrar como cada personagem lida com o acontecimento do meio do filme. É bem sensível a forma como cada um lida com isso e achei lindo como as famílias dos dois são bem acolhedoras com ambos. Se fosse um drama americano, certeza que descambaria pro melodrama com conflitos com os familiares. A relação dos dois fica nas entrelinhas e fica a critério da gente achar como cada um se sente de verdade pelo outro.
Eu gostei do filme , tem que ver as expressões. Mas senti falta de algo no personagem Léo . Apesar dele sentir um pouco depois o impacto de perder o amigo . E tbm mais detalhes do que realmente aconteceu com o outro.
Mais um filme estrangeiro PERFEITO com atores perfeitos e que não tem tanto reconhecimento na temporada de premiações, tal qual a atriz de A pior pessoa do mundo foi esnobada ano passado, mas pelo menos ela ganhou o Cannnes de melhor atriz
Quando o Leo decide reprimir o que sente, ele se mata. A Morte do Remi é a representação disso. A Felicidade dele está condicionada ao Remi. E isso é representado lindamente na fotografia. Na primeira parte do filme, podemos observar que nos momentos de felicidade o Leo é engolido por um cenario avermelhado. Já na segunda parte do filme, devido aos acontecimentos, o vermelho é quase inexistente. Porém, quando o Leo experimenta pequenos lampejos de felicidades, existe elementos vermelhos na cena, como: na cortina, listras no copo, iluminação, camisa do irmão, as flores, a cor do caminhão, etc. Ou seja, sua felicidade ainda é condicionada ao Remi.
Eu senti ao assistir Close que o diretor teve a ideia de fazer o filme com um determinado evento traumático e construiu a história ao redor disso. Acabou tornando a relação dos personagens bem distante e até frágil, em certo sentido. Mas é um bom filme.
Filme maravilhoso, só assistir agora, uma amiga me recomendou, claro já queria ter visto, dia 05/07/24 sozinho em casa vi uma das histórias mais emocionantes que o cinema já teve, e o final me deixou no chão 😭😭😭
Curti o filme, mas fiquei desapontado com a promessa que o trailer entregava. Criou uma expectativa de que o grande conflito do roteiro seria essa possível relação romântica entre os garotos, mas usou isso apenas como ponte para a parte II. A motivação para que os meninos se afastassem tbm me pareceu muito sutil, um comentário dos colegas na escola, como se isso fosse a gota d'água, mas o filme não mostra esse tipo de pressão social e constrangimento acontecendo antes. Pelo contrário, a família parecia muito tranquila com a relação dos dois. Me incomodou também a forma como a montagem quebrava momentos mais dramáticos e emotivos, com aquelas cenas da quadra. Poxa, a lágrima tava quase caindo, aí corta pra um monte de menino jogando numa quadra e estraga tudo hahah. Entendi que era uma forma de mostrar que a vida estava apenas seguindo, apesar de os pesares, mas trouxe aquele sentimento de desconforto, como se alguém tivesse fazendo uma piada num enterro.
Não consegui assistir até o final, pois fiquei devastado😢. O filme acionou vários gatilhos... Essa foi a primeira vez que parei de ver um filme pela metade.
Fiquei com vontade de rever pra tentar seguir tua interpretação, Dale. Eu AMEI a primeira metade de Close mas me senti muito traído depois daquele fato na metade do filme, ele pega a argumentação sobre o relacionamento entre os meninos e desiste dela em nome de um melodrama manipulador. Detestei.
Acabei de assistir, é um filme muito bonito mesmo, e extremamente surtiu. Nota 7, é um filme bom, porém ele perder um pouco de ritmo mais para o final, se você não tomou spoiler terá um impacto que me pecou desprevenido já no meio do filme.
eu vivi eso mesmo chorei demais´rembre de meu melhor amigo de mis 15, tivemos que lutar com esso de ser olhado como gays. mais era so amor e amistade real. ja temos nossas vidas , nossos caminos, mais nesse momento ame ele como meu propio irmao,
Fantástico filme. Cinema de fluxo, né, Dale? Tem que explicar o que é isso, principalmente para os roteiristas brasileiros. Eu adorei "Girl", mas o final é forte demais, passou do ponto.
Dale,é uma pena que muitos filmes hoje são lançados diretamente no streaming,sem passagem pelos cinemas....gosto de ver filme no cinema e claro caso não consiga posso ver no streaming....sinal dos tempos....
Um dos filmes mais devastadoramente sensíveis que eu já vi. Chorei que nem um condenado.
A mãe brigou com remi pois ele tinha trancando no banheiro como se desse margem que o garoto tivesse já com problema psicológico.
Eu tenho um amigo que ficamos muito próximo, eu dormia sempre na casa dele por não poder ir a noite para casa pois era perigoso onde eu morava e só ia de manha, então estávamos sempre juntos, então começaram a dizer que tínhamos algo, então ele começou a sempre dizer que estava ocupado quando eu convidava para ir para algum lugar, começou a dizer que não dava de eu dormir mais lá na casa dele pois ele tinha compromissos, fui desconfiando, então meu outro amigo estava em uma festa com a ex dele e ela soltou para ele que, esse meu amigo disse que não andaria mais comigo, porque a família dele estava achando que eu tinha algo com ele. Isso me torturou tanto, passei alguns dias com um peso dentro de mim e foi muito difícil pra mim, então aceitei a distancia, cheguei a questiona-lo e ele negou ate a morte, mais tudo batia que não era mentira. Hoje onde ele me ver me abraça e me chama de irmão, mais todo aquele sentimento de irmão que eu tinha por ele se acabou.
O filme critica a masculinidade tóxica imposta pela sociedade. Muitos espectadores que já viram o filme dizem que esse é um filme com temática LGBTQIA+, mas não, não é. E se fosse não seria um problema, visto que crianças também se apaixonam, a questão aqui é que Leo e Remi são amigos, irmãos, com muita intimidade e isso aos olhos dos outros não é aceitável. Um deles começa a se afastar para que as pessoas parem de de julgá-lo e o outro que ainda não em essa percepção de mundo não entende e fica muito triste. O filme tem uma visão crua do quão nociva e cruel é a opinião dos outros e do quanto temos que cuidar da saúde mental das nossas crianças.
Perdi meu irmão da vida a 1 mês, assisti hoje o filme, e infelizmente n consegui chegar até o final, o filme me doía a cada minuto, tinha que pausar a cada 10 minutos para parar de chorar, o filme me tocou demais, já dá pra ver que é uma obra prima, mas infelizmente fiquei muito sensível com o tema, mais pra frente volto pra terminar
O olho direito do Leo tem sempre um brilho de lágrima em momentos muito específicos, primeiro na cena onde Remi se apresenta tocando e depois quando Leo vai visitar a mãe do Remi pra ver o quarto. A intimidade é construída de uma maneira tão primorosa que chego a ter inveja desse amor. O sopro trazia calma na primeira vez, segurança na segunda. A cena da briga para sair da cama é tão decisiva quanto a da escola, porém a primeira é mais indireta e quando Remi chora na mesa Leo prefere negligenciar isso, a segunda é mais definitiva ( logo após vem a cena das flores sendo trituradas pelo trator ). Vi críticas a respeito do silêncio presente no filme mas sinceramente achei um filme bem barulhento no sentido emotivo, a trilha sonora auxilia muito nisso e momentos que poderiam ser ordinários se tornam singulares. Ótimo vídeo ❤
Perfeito comentário!!!
Close me mostrou a cena mais triste que eu vi ano passado. Tentando resumir para não dar spoilers: a cena em que os amigos brigam feio na escola. Ali, para quem vê o filme, sabe o peso que aquele momento tem. E foi aí que desmontei.
O filme é uma pancada!
A cena que o Remi em lágrimas vai pra Sima do Leo é a que mais me fez chora , eu chorei junto com o Remi 😭
close é um filme tão lindo e sensível fiquei muito feliz com o reconhecimento no oscar
Um dos muitos pontos interessante nesse filme é o personagem Leo que, influenciado pelas falas do grupo, busca se inserir num modelo de masculinidade aceita. Ele tenta se tornar um jogador viril, no entanto, é falho, cai, se machuca, porém encontra uma falsa segurança de que ninguém irá desconfiar de seus reais desejos. Já a segunda parte do filme, com a tragédia que se abate na comunidade escolar, em especial em Leo e na mãe de Rami, é de uma tristeza atroz. Muitos silêncios e culpa que conferem um quadro de dor insustentável. Sem dúvida, um dos melhores filmes do ano. Parabéns pelo comentário.
o diretor disse que queria fazer um filme sobre masculinidade e como não é frequente gestos afetivos e de conexão emocional entre amigos homens (principalmente quando atingem a puberdade) muito disso por conta do julgamento de terceiros que questionam e impõe com olhares como você deve se portar. eu concordo com sua crítica sobre como essa temática ficou um pouco simplória no filme e até deixada meio de lado a partir de um certo momento, acho que poderia ter sido trabalhada com mais ênfase no roteiro. eu acho realmente bizarro ainda nos dias de hoje as restrições de comportamento que garotos/homens ainda tem sobre qualquer comportamento que é associado a "feminilidade" mas que são basicamente apenas gestos comuns de uma pessoa, tipo chorar ou demonstrar algum sinal de afeição ao próximo ainda são gestos reprimidos já que o que é "ser homem" é sempre associado a indiferença, distanciamento e violência, depois que começamos a vida escolar da pré-adolescência e adiante tudo isso ganha um peso muito maior, fica bem retratado no filme essa fase também.
acredito que o filme foi um exemplo bem claro de como o machismo também afeta os homens, mesmo que ironicamente sejam os que mais propagam isso, mas no fim das contas é um ciclo que se renova constantemente porque é como a sociedade educa. admiro muito o diretor ter tratado sobre um tema que é a realidade de boa parte da cultura mundial mas também é pouco discutida no cinema dessa maneira mais crua e inocente sem ficar muito óbvio a mensagem que querem passar, e é a fase mais importante pois é quando o sentimental masculino se oprime por conta das imposições das pessoas ao redor, inclusive acho que ver ele somente por uma ótica "temática coming-of-age LGBT" é uma visão muito simplória de toda a mensagem dele, ainda mais quando a partir do segunda ato do filme já abrange uma reflexão sobre luto também e como o Léo tem que lidar com o remorso e culpa que ele sente e isso vira todo o foco da trama, a cena da floresta com a mãe do Rémi foi muito forte e até meio desconfortável de assistir e o final deixou um gosto meio amargo, mas no geral é sem dúvidas um dos melhores filmes de 2022 e vale muito a pena todas as pessoas assistirem e refletirem sobre ele. espero que ganhe ainda mais popularidade com a nomeação ao Oscar.
O remi chorando no jantar partiu o coração real
As palavras que define esse filme são: Tocante e Sensível. Num nível hard. ❤️
Nunca esquecerei esse filme jamais, só ficou a dúvida de como o Remi morreu, poderia ter esticado + esse filme, eu teria amado. 💞
Eu tava ansioso demais por essa crítica. N sei pq mas geralmente filmes de drama onde o peso está nas crianças são mais sensíveis pra mim. Tudo o que foi passado no filme uma pessoa que é lgbt ja sentiu alguma vez na vida. A insegurança, o medo, desconforto, a necessidade de ter mudar certos comportamentos pra agradar as pessoas, a obrigação de seguir um padrão, ainda mais sendo imposto desde cedo em uma criança, tudo só quem passou ou ta passando sabe como é. Os primeiros 45 minutos do filme são fortes, mas depois disso o silêncio que toma conta dos diálogos e pensamentos do protagonista são dolorosos pq mesmo sendo a maior parte sendo o silêncio, esse silêncio consegue ser angustiante. Um belo e triste retrato da nossa realidade.
Close me arrebatou pela sensibilidade em que trata um assunto tão delicado, e ao mesmo tempo muito forte. Eu o vejo como uma obra que fala de responsabilidade afetiva e na formação de personalidade durante o período da vida que tudo é muito intenso e de muitas dúvidas.
Muito obrigado por esta análise.
Chorei tanto assistindo, fiquei super envolvido com os personagens e com todo o drama e a história do filme, lindo lindo ❤
Desculpa perguntar, mas onde vc assistiu tal obra??
Abraços
Adorei o filme! você termina e a história fica com você por dias e dias!
A cena do gesso no braço... Fiquei super feliz com o tanto de emoções que esse filme me fez sentir de uma forma nada inquisitiva, mesmo os sentimentos que eu tava evitando a um tempo... Trabalho incrível do diretor.
É um filme devastador. A reação pós o incidente principal do ator principal me segura durante alguns momentos mas no final ele me faz desaguar de chorar a ponto que eu passei uns 1 minutos pós crédito chorando muito. Esse filme é uma facada que deixa uma cicatriz enorme no peito
É muito difícil eu ficar preso a um filme. Este conseguiu me prender. É um retrato da vida, De como se podem destruir uma amizade. Como foi dito no vídeo, há muitas cenas em q não há palavras para expressar o sentimento aflorado. E isso torna o filme muito, muito pesado. Pra quem viveu isso, esse peso é em dobro.
Esse filme me destruiu de uma forma sem igual ... O Oscar de melhores filmes estrangeiros desse ano estará bem disputado (no mérito de grande qualidade dos longas). Estou torcendo para outro longa, mas se Close ganhar, ficarei muito satisfeito também.
Chorei tanto com esse filme, veio muito forte em mim pq tive uma amiga na pré adolescência da mesma forma que eles eram.. era uma irmã algo muito mais forte… mas acabou e isso até hj dói. Esse filme é triste e lindo fiz há dois dias atrás e não paro de pensar nisso 😢
Acabei de assitir, e chorando desde o início até agora!!! Vendo o Dale falar aí que choro mesmo 😭🥺💔
belo e triste. esse filme partiu o meu coração. como uma amizade tão pura e única pode ser destruída pelas opiniões alheias.
esse filme é uma masterpiece! perfeito demais, me destruiu! pra mim seria minha escolha para o Oscar
Acabei de ver o filme, estou extremamente surpreso com a atuação desse menino, assombrosa..
nossa, é isso! o silêncio presente no filme é gritante. eu tô chorando até agora. MUITO delicado, e ao mesmo tempo, dilacerador. tá nos favoritos.
Filme incrível, tocante! Super necessário falar sobre masculinidade tóxica e a dolorosa forma como a sociedade nos impõe um tipo de comportamento, nos privamos da nossa individualidade e, mais ainda, de nossas aproximações com quem amamos, só para agradar e se encaixar em um padrão. Apaixonado por esse filme!!!
A direção trabalha com a fotografia, figurino e direção de arte numa simbiose tão grande que mesmo uma cena abstrata ela traz toda uma carga dramática do protagonista. Um exemplo que cito é a cena do treino de hockey, o uniforme preto simbolizando o luto, a quedas representando o quanto ele sofre pelas perdas dos momentos vividos, a cada tentativa de levantar vem com um peso da culpa. Tudo isso envolvido na "armadura" do uniforme, que por mais que se mostre forte como a mãe enlutada diz, mostra um garoto frágil dentro daquilo. Lindo demais todo o filme.
Esse parece ser daquele tipo de filme que você assiste e não esquece tão fácil.
O que eu estou chorando não tem base, acabei de assistir agora e estou destruído!! A última cena me destruiu !!
Esse filme me impactou muito, fiquei bastante abalado com ele.
Close, Aftersun e Tár são meus filmes favoritos da temporada!!
esse filme, levei pra vida toda. doeu tanto que estou sem palavras pra definir
Esse filme me marcou, por quê é uma coisa muito comum no mundo, e meio que aconteceu comigo, é uma tema muito sensível e triste e gera gatilho em muitos garotos homoafetivos, como a idéia de papel de gênero pode acabar com uma amizade e destruir vidas.
Nossa toda cena que tinha tudo pra ser clichê com diálogos expositivos o filme vai contra tudo... noss a cena final foi o puro suco do detalhe
Assisti esse filme e foi uma das experiências mais dolorosas que tive vendo um filme.
Esse filme se tornou um dos meus favoritos dos últimos tempos, passou arrebentando brookeback mountain, que inclusive também amo muito ✨❤️😭😭
Dale eu amo tanto esse filme. Queria que fosse mais reconhecido. Valeu pela crítica
Eu senti que Remi ja tinha algo por conta do desepero que a mae dele ficou quando ele estava no banheiro com a porta trancada ,talvez ansiedade por questao da musica e claramente ele era introvertido ,nao sabia se inturmar como o leo, o afastamento do amigo destruiu ele a a nos tbm,e o filme mostra que era sim uma amizade pura e sincera ,como irmãos ,quando nos mostra Leo com o irmao mais velho ,era o mesmo carinho o mesmo afeto o mesmo amor de irmaos, fiquei surpresa pelos pais nao saberem que estavam afastados e o motivo , no filme mostrava que os pais eram muitos parceiros e amigos ,jurava que eles iriam contar sobre os comentarios na escola ,mas nao ,passarm por isso sozinhos,e cada um reagiu de uma maneira
Close é um filme lindo e pra lá de sensível! Conversei com o diretor quando ele esteve aqui em São Paulo e torci muito pela indicação dele. Vou torcer pela vitória também, apesar do filme alemão ter ampla vantagem com tantas indicações.
Um filme que retrata de forma muito sensível sobre a amizade. Cada cena. Cada olhar. Fazem desse filme uma preciosidade.
Eu senti, e senti MUITO! Já passei pro algo parecido quando tinha quase a mesma idade, e cara foi dificil assistir, chorei devastadoramente!
Acabei de ver o filme, pesquisei no Google sobre: resumos e opiniões e apareceu seu vídeo! Cara , você simplesmente respondeu TODAS as dúvidas que tive quanto ao filme ! Realmente, ver com olhares diferentes, que sabe o que tá falando, me fez entender todo o filme e todos os detalhes que já havia reparado ✍🏽 . Que filme sensacional!
Filme maravilhoso. Vi ontem. Cheio de sensibilidade, simbolismos...uma estética muito especial, o contraste das imagens : a brutalidade do jogo de hóquei com aqueles campos floridos...nossa....perfeito!
chorei vendo o filme e chorei vendo seu vídeo. de fato, um dos filmes mais sensíveis que já vi.
Eu tb..eu tb 😭
Achei um filme de uma sensibilidade grandiosa.Tocante. Diálogos com frases curtas, e longos silêncios eloquentes, por olhares, gestos.Me impressionou muito.
Acabei de assistir. Genial. Foi lançado agora na Netflix e tá no top 10 dos mais assistidos.
Só consigo dizer que esse filme me tocou profundamente... 😭😭😭
Vale lembrar sobre o irmão de Remi que eh tão importante tão significativo na recuperação do menino
Irmão do Leo
Simplismente genial. Sem palavras para o que acabo de assistir. Já passei por algo similar na adolescencia, fui coagido a reprimir minha intimidade com meu melhor amigo pelo bullying na escola. (éramos chamados de casal), e também, em sua casa. Como Léo (do filme), eu vivia na casa dele, e sua família questionava nossa sexualidade e fazia piadas de mal gosto resultando na nossa briga e seperação até os dias de hoje. A mãe de Remi era como a mãe de meu antigo amigo, amigável, receptiva, intuitiva, amorosa que, infelizmente não está mais entre nós. Este filme me fez voltar no passado e refletir em como nossa sociedade se organizou de tal maneira que consegue destruir um sentimento tão puro, sensivel e verdadeiro.
esse filme engoliu meus sentimentos igual um buraco negro. Chorei muito, e nem sou de chorar com filme.
Eles eram irmãos de alma. Pena que os rótulos colocado pelas pessoas estragou isso. Gostei do filme, não chorei, mas foi triste. Mas esperava mais nesse filme.
Adorei Close, um dos meus preferidos da temporada
Foi o filme mais lindo que eu assisti ano passado. Eu saí do cinema destruído. Virou assunto da terapia e por aí vai. Me marcou muito.
Eu tinha muita espectativa por esse filme e confesso que quando assisti a primeira vez esperava um pouco mais pq justamente estava esperando o coming of age clássico, como você mesmo falou. Depois assisti pela segunda vez e gostei mais do filme. A segunda metade é mais parada, mas é usada pra mostrar como cada personagem lida com o acontecimento do meio do filme. É bem sensível a forma como cada um lida com isso e achei lindo como as famílias dos dois são bem acolhedoras com ambos. Se fosse um drama americano, certeza que descambaria pro melodrama com conflitos com os familiares. A relação dos dois fica nas entrelinhas e fica a critério da gente achar como cada um se sente de verdade pelo outro.
Chorei por 1 hora ininterrupta
Eu gostei do filme , tem que ver as expressões. Mas senti falta de algo no personagem Léo . Apesar dele sentir um pouco depois o impacto de perder o amigo . E tbm mais detalhes do que realmente aconteceu com o outro.
Mais um filme estrangeiro PERFEITO com atores perfeitos e que não tem tanto reconhecimento na temporada de premiações, tal qual a atriz de A pior pessoa do mundo foi esnobada ano passado, mas pelo menos ela ganhou o Cannnes de melhor atriz
Assisti ontem! Lágrimas rolaram inevitavelmente e sai da sala do cinema querendo dialogar, mas sem condições por estar tentando digerir tudo o que vi.
Quando o Leo decide reprimir o que sente, ele se mata. A Morte do Remi é a representação disso. A Felicidade dele está condicionada ao Remi.
E isso é representado lindamente na fotografia.
Na primeira parte do filme, podemos observar que nos momentos de felicidade o Leo é engolido por um cenario avermelhado. Já na segunda parte do filme, devido aos acontecimentos, o vermelho é quase inexistente.
Porém, quando o Leo experimenta pequenos lampejos de felicidades, existe elementos vermelhos na cena, como: na cortina, listras no copo, iluminação, camisa do irmão, as flores, a cor do caminhão, etc. Ou seja, sua felicidade ainda é condicionada ao Remi.
Amei sua crítica, Dale! ❤️
Caraca .. só de ver as cenas postadas na crítica lagrimei de novo.
Eu senti ao assistir Close que o diretor teve a ideia de fazer o filme com um determinado evento traumático e construiu a história ao redor disso. Acabou tornando a relação dos personagens bem distante e até frágil, em certo sentido. Mas é um bom filme.
Esse filme tem algumas inspirações em Brokeback Mountain, mas também em Rosas Selvagens (1994), de André Techiné.
Filmaço, me identifiquei muito e sua análise, como sempre, excelente! 👏🏻👏🏻
Filme maravilhoso, só assistir agora, uma amiga me recomendou, claro já queria ter visto, dia 05/07/24 sozinho em casa vi uma das histórias mais emocionantes que o cinema já teve, e o final me deixou no chão 😭😭😭
Fiquei devastado por semanas. Um dos mais lindos e tristes que já vi
Esse filme me quebrou.... O que um comentário maldoso é capaz de provocar!!!!!
filme maravilhoso pqp, como alguem comentou abaixo inesquecível
Deve ser um filme lindo e muito delicado. Assim que terminar tantos filmes que tenho para ver eu verei este.
Vou assistir, gostei muito de "Girl" do mesmo diretor. Valeu Dalenogare, esse filme estava fora do meu radar.
filme lindo, me pegou total com a história, senti representação da minha vida na maior parte… torcendo pelo oscar
Esse filme é lindo e devastador
dale estava esperando a sua critica, vi o filme semana passada e fiquei muito tocada chorei em diversos momentos
Filme sensivel, profundo, lindo, dramático, triste :(
Ótima crítica, Dale :)
Curti o filme, mas fiquei desapontado com a promessa que o trailer entregava. Criou uma expectativa de que o grande conflito do roteiro seria essa possível relação romântica entre os garotos, mas usou isso apenas como ponte para a parte II. A motivação para que os meninos se afastassem tbm me pareceu muito sutil, um comentário dos colegas na escola, como se isso fosse a gota d'água, mas o filme não mostra esse tipo de pressão social e constrangimento acontecendo antes. Pelo contrário, a família parecia muito tranquila com a relação dos dois. Me incomodou também a forma como a montagem quebrava momentos mais dramáticos e emotivos, com aquelas cenas da quadra. Poxa, a lágrima tava quase caindo, aí corta pra um monte de menino jogando numa quadra e estraga tudo hahah. Entendi que era uma forma de mostrar que a vida estava apenas seguindo, apesar de os pesares, mas trouxe aquele sentimento de desconforto, como se alguém tivesse fazendo uma piada num enterro.
esse filme me pegou de um jeito, chorei demais
Esse me quebrou. Belíssimo.
Close ,e daqueles filmes que choramos muito ,então identidade total .
Não consegui assistir até o final, pois fiquei devastado😢. O filme acionou vários gatilhos... Essa foi a primeira vez que parei de ver um filme pela metade.
Filme incrível, me destruiu muito. Estava ansiosa pela crítica do filme
Cinema é isso, Sensações!!! Quanta sensibilidade e emoção, esse filme sentimos tanta coisa...
Não existe ser humano que não chore vendo esse filme.
Estava esperando essa crítica
Fiquei com vontade de rever pra tentar seguir tua interpretação, Dale. Eu AMEI a primeira metade de Close mas me senti muito traído depois daquele fato na metade do filme, ele pega a argumentação sobre o relacionamento entre os meninos e desiste dela em nome de um melodrama manipulador. Detestei.
Acabei de assistir, é um filme muito bonito mesmo, e extremamente surtiu.
Nota 7, é um filme bom, porém ele perder um pouco de ritmo mais para o final, se você não tomou spoiler terá um impacto que me pecou desprevenido já no meio do filme.
nunca mais tinha assistido um filme tão tocante. tô com uma dor no peito, uma nó na garganta, vcs não fazem ideia. me deixou mal.
O filme se perde um pouco da metade pro final, e isso é uma pena. O início é muito bom!
eu vivi eso mesmo chorei demais´rembre de meu melhor amigo de mis 15, tivemos que lutar com esso de ser olhado como gays. mais era so amor e amistade real. ja temos nossas vidas , nossos caminos, mais nesse momento ame ele como meu propio irmao,
Me emocionei muito assistindo. Com certeza um dos meus favoritos de 2022!!
Realmente preciso ver esse filme!
Eu me odeio por não ter vivido EXATAMENTE O MESMO (exatamente mesmo).
Fantástico filme. Cinema de fluxo, né, Dale? Tem que explicar o que é isso, principalmente para os roteiristas brasileiros. Eu adorei "Girl", mas o final é forte demais, passou do ponto.
Eu vejo esse tipo de amizade entre homens representado nos doramas coreanos.
Eu vivi esse filme, quando eu tinha a mesma idade.
Dale,é uma pena que muitos filmes hoje são lançados diretamente no streaming,sem passagem pelos cinemas....gosto de ver filme no cinema e claro caso não consiga posso ver no streaming....sinal dos tempos....
Um filme belissimo, sensivel, tocante e tristissimo. Dificilimo, especialmente pra quem ja passou pelo que ele passa.
Que filme sensível é diferente um filme totalmente diferente de qualquer filme do ano.