Aula aberta “Ética, violência e curadoria: (des)cuidados da prática curatorial”, com Clarissa Diniz

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • A Pinacoteca do Ceará integra a Rede de Espaços e Equipamentos Públicos da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece - SECULT CE) e é gerido em parceria pelo Instituto Mirante. No dia 15 de setembro de 2023, o museu recebeu a curadora, pesquisadora e crítica de arte Clarissa Diniz para a aula aberta “Ética, violência e curadoria: (des)cuidados da prática curatorial”.
    O encontro trouxe reflexões em torno de encruzilhadas éticas da prática curatorial suscitadas pela exposição “Todo mundo é, exceto quem não é - 13ª Bienal Naifs do Brasil” (2016), cuja curadoria foi assinada por Clarissa, Claudinei da Silva e Sandra Leibovici. Realizada no Sesc Piracicaba, a mostra reuniu 126 obras de 86 artistas de todas as regiões do País e lançou um novo olhar para a arte brasileira, colocando em diálogo artistas naïf e nomes consolidados do campo das artes visuais. O tema foi debatido, em especial, a partir do encontro, no contexto da mostra, entre a artista indígena Carmézia Emiliano e o soteropolitano Jayme Fygura, falecido em 26 de dezembro de 2023.
    Sobre Clarissa Diniz:
    Nasceu em Recife e, atualmente, reside no Rio de Janeiro. Curadora, pesquisadora, crítica de arte. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 2006 e 2015, foi editora da Tatuí, revista de crítica de arte. Uma de suas curadorias mais recentes foi na exposição “À Nordeste”, em parceria com o cearense Bitu Cassundé e Marcelo Campos.
    Siga nossas redes sociais:
    Facebook e Instagram: @pinacotecadoceara

Комментарии •