Autismo em Adultos: Principais Sinais de Alerta

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 июл 2024
  • O professor Lucelmo Lacerda foi o convidado especial no Lutz Podcast, onde discutiu detalhadamente o tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante sua participação, ele ofereceu um resumo conciso sobre o assunto e respondeu a diversas perguntas enviadas pelos ouvintes do podcast. O professor abordou uma ampla gama de tópicos relacionados ao espectro autista, proporcionando uma visão aprofundada e esclarecedora sobre o tema.
    No vídeo de hoje, destacamos um trecho particularmente relevante do podcast, no qual o professor Lacerda fala sobre o diagnóstico tardio de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Confira!
    Especialista Nº1 em Autismo: Pare de Ignorar Esses Sinais! - Lucelmo Lacerda | Lutz Podcast #253
    ruclips.net/user/liveQ5ufIE1Y...
    LINK DO PARECER DO CNE:
    portal.mec.gov.br/index.php?op...
    Nova coleção de camisetas da Luna ABA!
    www.lojalunaaba.com/camisetas/
    Livro Crítica À Pseudociência Em Educação Especial
    lucelmobrito.mercadoshops.com...
    Plataforma de cursos Luna ABA: lunaeducacao.com.br/
    Conheça nossa Pós-Graduação em ABA (100% de Professores Mestres e Doutores): www.cbiofmiami.com/pos-aba
    Conheça nossa Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva para Autismo e Deficiência Intelectual Baseadas em Evidências:
    cbiofmiami.com/curso/pos-educ...
    Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutorado em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.
    Email para contato: secretaria@lunaeducacao.com.br
    Clínica de Intervenção Luna ABA: lunaaba.com.br/​
    Rede sociais
    Instagram:
    lucelmo.lacerda
    aba.luna.autismo
    Facebook:
    prof.lucelmo/
    lunaabaBR/
    Endereço para correspondência: Av. Dep. Benedito Matarazzo, 7981 - Vila Betania, São José dos Campos - SP, 12242-010

Комментарии • 82

  • @objetivista686
    @objetivista686 16 дней назад +22

    "Não consegue lidar com as pessoas"
    Mas também é muito comum que autistas e tipos parecidos sofram preconceito em ambientes sociais, incluindo os profissionais, que exigem interação diária.

  • @franprarod
    @franprarod 16 дней назад +38

    O mundo corporativo já é um inferno para as pessoas neurotípicas, imagine para um autista...

    • @nalvapinheiro5213
      @nalvapinheiro5213 8 дней назад +2

      @@franprarod com certeza. Um autista não poderia trabalhar em local com muitos ruídos. Há
      muitas profissões que barulhos são constantes. Muitas conversas. Pessoas que falam alto. Difícil não é mesmo?

  • @luanymelo4515
    @luanymelo4515 6 дней назад +6

    Eu tenho problema com tudo o que ele falou..
    No trabalho eu sempre ficava me questionando pq via todo mundo "dando conta" e ficarem de boa..
    E eu me sentia exausta , sempre estava fazendo tudo dentro do prazo mas era me arrastando..
    Sou professora e fiz mestrado, porém minha capacidade de lidar com as situações no trabalho é muito pequena e ai eu entrei em várias crises depressivas..
    Fui diagnosticada pq queria tirar minha vida, tava com coisas acumuladas pra fazer e ainda têm meus traumas, me senti incapaz de conseguir me mover até pra me alimentar, imagina para o resto..
    Sigo tomando 3 antidepressivos diferentes e fazendo terapia, mas não é nada fácil.. 😢

  • @dayanealcolumbrebastos7355
    @dayanealcolumbrebastos7355 16 дней назад +38

    Eu fui fazer meu laudo, só pq as pessoas me consideram doida, tenho a disregulação emocional então sempre achei que o meu relacionamento violente de 30 anos era minha culpa. Sempre fui brigona, me estressava fácil. Tive várias dificuldades na escola, não conseguia ler, criei várias estratégias pra me desenvolver, mas sempre me achando incapaz.

    • @juhzinha21
      @juhzinha21 3 дня назад

      Sou assim desse mesmo jeito, me descreveu. Comecei a desconfiar q meu filho é autista e fui estudar o q é autismo, tô achando q sou

  • @LuanaPlaz
    @LuanaPlaz 7 дней назад +5

    Nunca foi fácil para mim viver, tentei não estar mais aqui algumas vezes e aos 36 anos fui diagnóstica com autismo nível 2 TOC E TDAH, quando recebi o diagnóstico chorei muito pois todo esse tempo me achei uma pessoa péssima por não conseguir acompanhar e nem conseguir me encaixar e na verdade eu só precisava de ajuda mesmo tanto tempo carregando tudo isso sem conseguir me compreender.
    O diagnóstico veio para que eu comece a me amar e me aceitar ❤

    • @lucrecia4.420
      @lucrecia4.420 3 дня назад

      E eu agora aos 60 anos fui diagnosticada depois de uma vida de bullying e tenho que aguentar o desprezo da família e depois de três laudos sigo sofrendo com bullying e tratamento de silêncio.

  • @axelrosete3744
    @axelrosete3744 16 дней назад +26

    Gostei muito dos exemplos! Acho que trouxe à tona muitas das dificuldades que nós, pessoas com autismo nível 1, vivenciamos. Recebi meu diagnóstico recentemente e, como muitas pessoas já falaram, é libertador. Agora entendo por que eu tinha tanta dificuldade na socialização durante a adolescência. Eu cheguei achar que as pessoas tinham medo de mim, ou simplesmente nao gostavam de estar perto de mim por algum motivo. Como eu sempre fui bem na escola, e era considerado "desenrolado", muitas pessoas nem paravam para pensar nas dificuldades que eu vivia diariamente. A desregulação emocional e o constante esforço para aparentar "normalidade" acabaram incidindo em meu primeiro "melt-down" alguns anos atrás, que depois se tornou em depressão.
    Nao obstante, fico feliz de saber tenho uma esposa que, mesmo sem diagnóstico, fez um esforço gigantesco para ajudar-me com as minhas dificuldades, mesmo sem entendê-las. Sinto que essa sensibilidade é o que mais faz falta na sociedade. Mesmo que consigamos aparentar que "tá tudo bem" ou que "nao há nada de diferente conosco" isto nao significa que nao precisamos de apoio.

    • @nalvapinheiro5213
      @nalvapinheiro5213 16 дней назад

      Quais dificuldades?

    • @lunaaba
      @lunaaba  16 дней назад +6

      Uma esposa compreensiva faz toda a diferença, eu sei bem!

    • @axelrosete3744
      @axelrosete3744 16 дней назад +1

      @@nalvapinheiro5213 Alguns exemplos são as dificuldades com a autorregulação emocional, ou não compreender certas pautas sociais que, em consequência, me faziam parecer “ignorante” ou “grosso” com as pessoas. Além do esforço ativo para “mascarar” os traços mais evidentes do autismo (estereotipais motoras, por exemplo) por medo a ser ridiculizado.

    • @nalvapinheiro5213
      @nalvapinheiro5213 15 дней назад

      @@axelrosete3744 estereotipia é gesticular bastante quando fala?

    • @silvanaribeiro2996
      @silvanaribeiro2996 12 дней назад +2

      ⁠​⁠@@axelrosete3744 Eu vejo muito disso no meu filho de 11 anos. Ele tem medo de ser rejeitado no meio de meninos que são bem verbalizados e com postura social que chama atenção dos outros. Ele tem medo, sente rejeitado, por que eles não entendem o conversar de dele e se gesticular ao mesmo tempo.
      Sinto me que ao se isforçar para interagir com outros, é como se ficasse ansioso e medo de errar!
      Sofro muito ao ver isso.

  • @Rogerio2193
    @Rogerio2193 16 дней назад +15

    Uma questão que acabou sendo difícil no meu diagnóstico foi, justamente, a elaboração de escudos para as dificuldades que a condição me trazia. Elas não apenas serviam para outras pessoas mas, muitas vezes, faziam com que eu mesmo acabasse me entendendo como alguém neurotípico. E isto era horrível. Eu ficava me perguntando se viver se resumia a isso mesmo. Se as coisas tinham o custo que tinham e tinham que dar a volta que davam numa existência dita, até então, como comum. Com o tempo, passei a, usando essa máscara social, me isolar, a criar uma vida onde eu a todo custo fugia do que me fazia mal, e não era apenas a socialização, mas o fato de sentir que fazia um esforço hercúleo para levá-la a efeito. E fugir me fazia mal, porque eu me via cada vez mais isolado de tudo. Neste sentido, o diagnóstico foi libertador. Entender a forma que funcionamos não resolve todos os problemas nem nos leva aonde queremos ir mas, sem dúvida, nos dá uma noção de onde estamos, e isso é extremamente necessário.

  • @cauehsalzedasteixeira402
    @cauehsalzedasteixeira402 16 дней назад +9

    Uma grande questao é que os individuos que estao na fronteira, boa parte do sofrimento é pela falta de inclusão seja com adaptação de ambientes por questao sensorial ou barreiras atitudinais. Muito sofrimento podia ser evitado com mudanças simples.

  • @calatheaaa
    @calatheaaa 15 дней назад +6

    Meu filho é nível 3, eu nível 2 e meu marido nível 1 , a convivência eh muito difícil

  • @crisdarocha1613
    @crisdarocha1613 5 дней назад +3

    Minha filha foi diagnosticada este ano aos 23 anos.E minha filha até gosta de socializar,mas acaba reclamando de tudo,a bateria social é baixa.E quase todos a chamam de chata. Ela interpreta as coisas de uma forma que ela acha que tá sempre certa.Sempre nos demos bem mas ela entende tudo que faço como ruim.
    Minha filha arrumou um bico num.selfsefvice.E no segundo dia reclamou dizendo: Já fiz muita coisa nesta merda.
    Ela não entende que se tiver trabalhando , n pode usar o celular.Tem dificuldade em seguir regras.

  • @mariahelenalima6257
    @mariahelenalima6257 16 дней назад +6

    Tenho Epilepsia, Tenho Deficiência intelectual,
    Mas pareço que não sei, Tenho algumas Características de Autismo, Parabéns.

  • @PietraSalotti
    @PietraSalotti 6 дней назад +4

    Já vi casos de nível 2 que pegaram diagnóstico só na fase adulta

  • @objetivista686
    @objetivista686 16 дней назад +4

    Eu acho que as dificuldades de socialização são causadas pelo fenótipo do autismo e circunstâncias que também inclui a sociedade ou as outras pessoas, não apenas o portador.

  • @griceliacarneiro2059
    @griceliacarneiro2059 16 дней назад +4

    Eu tenho hipersensibilidade sensorial. E já desregulei por causa de barulho. Tenho essa mania de falar do mesmo assunto. Meu esposo é pior do que eu, porque ele desregula absurdamente com barulho, ou com uma pia cheia de louça. 🙏🏽🙄

  • @amandamarton4368
    @amandamarton4368 16 дней назад +10

    Não concordo!!! Sou nivel 2, tenho 43 anos, é só fui diagnoticada esse ano, foram grandes prejuízos na minha vida. Passei por vários psiquiatras e psicólogas desde criança. Não sei iniciar uma conversa, manter uma conversa, muitas coisas só faço com um acompanhante. Só ando com fone de cancelamento de ruído, tenho depressão e ansiedade social. Tenho faculdade e nunca consegui trabalhar.

    • @nalvapinheiro5213
      @nalvapinheiro5213 16 дней назад +1

      O que te caracteriza como nível 2?

    • @jocilenebrandaopsi
      @jocilenebrandaopsi 16 дней назад +1

      Vc não concorda com o que?

    • @amandamarton4368
      @amandamarton4368 16 дней назад

      @@jocilenebrandaopsi Que somente autista nivel 1 conseguem passar despercebidos, que fazem faculdade, que casem, eu fui casada.

    • @amandamarton4368
      @amandamarton4368 16 дней назад +2

      @@jocilenebrandaopsi ele fala que somente nivel 1 passam despercebidos, que conseguem fazer faculdade, me desculpa tenho faculdade, já fui casada.

    • @amandamarton4368
      @amandamarton4368 16 дней назад

      @@nalvapinheiro5213 no meu caso são vários prejuízos, desde percepção social, cognição social, comunicação social, motivação social, padrões restritos e repetitivos comunicação e interação social e por aí vai....

  • @dayseprado1777
    @dayseprado1777 11 дней назад +2

    Caro Dr. Lucelmo Lacerda, sou sua colega de profissão e de academia. Como vc, tbm sou autista e tenho uma filha também autista. Admiro muito seu trabalho e aprendo muito com vc. Mas infelizmente, tenho uma reclamação a fazer: estou a 5 meses tentando resolver um problema que tive na compra da assinatura do Clube Luna
    Até hj, tentei uma solução amigável, mas infelizmente, as pessoas responsáveis pelo atendimento e a parte ficnaceira, não tratam os clientes com seriedade. Meu direito como cliente está sendo negado.

  • @liandrajordao5296
    @liandrajordao5296 4 дня назад

    Já fiz vários testes e todos deram mais de 30 isso fora as dificuldade de interação, de entender as coisas, não gosto de barulhos excessivos, tenho esquecimento constante, tenho crise em lugares fechados e lotados. No trabalho tenho apoio para me ajudar. É o primeiro trabalho que passo dos 6 meses.

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 16 дней назад +2

    Muito obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 👏🏻 💙

  • @mariacosta8334
    @mariacosta8334 День назад

    Eu já trabalhei com isso fazendo essa inserção do adolescente no meio escolar. A função se chamava professor de integração. Anos 2000 /2001

  • @leidianemoreira
    @leidianemoreira 8 дней назад +1

    Mto bom!!!

  • @dayanealcolumbrebastos7355
    @dayanealcolumbrebastos7355 16 дней назад +5

    Kkkkk o trabalho, tudo eu.

  • @gustavomateus1133
    @gustavomateus1133 13 дней назад +3

    Desde criança tenho algumas dificuldades, eu brincava muito pouco com meus irmãos, sempre gostei de brincar mais sozinho, não gosto de barulhos repetitivos, e barulhos de carro, caminhão e moto são tão altos pra mim que parece que vão explodir os meus tímpanos, e também o cheiro das coisas me incomoda muito por exemplo o cheiro de perfumes doces me incomoda muito só gosto de perfumes fracos, para mim comprar desodorante é uma luta eu nem uso perfume, quando alguém me dá algum perfume é muito difícil mesmo de usar e eu consigo sentir o cheiros que ninguém consegui sentir, também gosto de passar à mão em algumas texturas lisas; também não gosto de contato físico de jeito nenhum, são pessoas específicas que eu quero abraçar o máximo é um aperto de mão e logo após preciso de alguma forma limpar a mão porque eu não gosto de ficar com a sensação que fica na minha mão logo após de cumprimentar alguém, eu também não gosto de falar bom dia porque eu não acho necessário isso porém minha mãe sempre disse que eu devo falar bom dia por educação porém me esforço ao máximo pra me interagir com as pessoas e estar em ambiente barulhento e estar com pessoas falando ao mesmo tempo me gera uma exaustão mental muito grande mesmo que preciso ir pro meu quarto me trancar e ficar quieto, sofro de insônia mais quando durmo consigo ficar dormindo por umas 18 hrs, mais eu sempre achava que tudo mundo era assim por isso nunca procurei um médico hj em dia estou s procura de um especialista mais o particular é muito caro e agora preciso recorrer pelo SUS.
    Lembro até hoje quando comecei a ir pra escola lá no primário, foi horrível, ficar ouvindo aquelas crianças gritando e chorando correndo pra lá e pra cá, a sensação de desconforto de estar naquele ambiente era gigantesco, acabei me isolando das crianças passei por uma psicóloga na época mais não deu em nada, sofri muito bullying, algumas crianças me chamavam de retardado e burro por ser sempre o mais atrasado da sala, reprovei dois anos, tenho dificuldade de aprendizagem na questão de raciocínio, não consigo fazer conta com a mente de jeito nenhum não sei ver o horário até hoje no relógio de parede daqueles de ponteiros também não consigo regular as minhas emoções, consigo explodir facilmente, mais tento controlar, eu sempre me senti inútil na vida, eu já fui abusado sexualmente quatro vezes por pessoas diferentes a última vez foi com 12 anos quando eu estava indo pra escola, eu queria dizer não mais tive medo e deixei a pessoa abusar de mim.

    • @marisilva3329
      @marisilva3329 2 дня назад +1

      Vc vai conseguir fazer a avaliação e obter o diagnóstico, persevere na sua busca!

  • @adrianetembra4047
    @adrianetembra4047 16 дней назад +1

    Eu sou extremamente rígida com rotinas, em qualquer esfera.

  • @anarodrigues646
    @anarodrigues646 16 дней назад +1

    Retrato falado e os médicos não acham nada mais graças a Deus que meus pais só me ensinaram trabalhar

  • @carol.estudantenutri
    @carol.estudantenutri 14 дней назад +3

    Nível 1 pode virar Nível 2 , seja pela idade avançar ou alguma demanda nova na vida? Questão do trabalho é difícil. Perdi vaga mesmo após fazer todos os exames para contratação, ser aprovada, o médico do trabalho não quis assinar para não "piorar meu caso" e a empresa nem quis tentar oferecendo protetor auricular e máscara de proteção ou oferecer outra vaga que sei que existia. Quando tento emprego sem informar que sou autista e minhas dificuldades, consigo na hora, mas, não duro 3 meses na empresa e saio por ficar esgotada mental e fisicamente, pois um belo dia , nem consigo levantar da cama para ir trabalhar. Cansa tudo isso.

    • @lunaaba
      @lunaaba  14 дней назад +1

      Não é comum, mas em tese pode acontecer.

  • @rosangelacristinaschultz2149
    @rosangelacristinaschultz2149 16 дней назад +7

    Perfeita o ex q vc deu,nunca entendi como as pessoas chegam no trabalho,já vão tomar café... conversar sobre a novela,big brother... com tanto trabalho pra fazer,já no começo do dia ,e eu é q sou estranha🤪🤔

    • @franprarod
      @franprarod 16 дней назад +3

      Mas aí os errados são os outros. Uma vez vi um matéria sobre estrangeiros que vêm trabalhar no Brasil, e como estranham que a gente mistura o pessoal com trabalho. Eu mesmo tive um colega que comentou que na empresa francesa onde ele trabalhou os funcionários da matriz colocaram os funcionários brasileiros numa sala isolada porque eles conversavam demais.

    • @jocilenebrandaopsi
      @jocilenebrandaopsi 16 дней назад +1

      ​@@franprarodeu já acho fundamental chegar, tomar um café, bater um papo e só depois iniciar as atividades. Faz bem pra minha saúde mental. Mas se para o coleguinha não faz sentido, tudo bem ele chegar e ir direto fazer seu trabalho. Sem problema. Ninguém briga ou especula sobre isso...😊

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 16 дней назад +2

    Exatamente 👍🏻 👏🏻

  • @fatimabarrilari4481
    @fatimabarrilari4481 15 дней назад +2

    Olá. Eu uma dúvida em relação ao diagnóstico tardio do meu filho. Até ir p escola não notei nada. Após isso notava apenas déficit de atenção ( extremamente alto, pq só conseguiu concluir ensino médio com eu estudando com ele e explicando a matéria com exemplos práticos). A falta de interação social apareceu na adolescência, mas a dificuldade de entender ironias é piadas ele sempre teve.

  • @dayanealcolumbrebastos7355
    @dayanealcolumbrebastos7355 16 дней назад +3

    Eu falo isso

  • @silvanacarvalho7346
    @silvanacarvalho7346 5 дней назад

    Recebi o diagnostico aos 42 anos. Foi um pouco de choque misturado com explicações plausiveis. Desde criança fazia confusão com informações básicas, uma simples conversa era um tormento. Sempre tive poucos amigos, talvez sejam os que conseguiram não levar em conta meus prejuízos sociais. A tia de uma amiga cometeu su1cíd10 no dia anterior a apresentação de um trabalho, e eu não consegui ver a importancia daquele evento na vida da minha colega e continuei achando ela muito irresponsável por não ter feito sua parte no trabalho. Coisas tão óbvias que eu deixo passar, que me trazem grandes problemas. Sempre preciso que outras pessoas me ajudem a interpretar os sentimentos de outras. Eu não sou uma má pessoa, apenas não tenho esse filtro.

  • @jasondarck9244
    @jasondarck9244 7 дней назад

    Eu não tenho diagnóstico de autismo mais sei que tem alguma coisa de errado comigo porque eu odeio ficar no meio das pessoas minha esposa me critica muito porque não saio com ela, mais novo sai muito de trabalho porque tinha programado meu dia do trabalho e veio o patrão e muda o que eu tinha programado no dia

  • @pranamello2037
    @pranamello2037 16 дней назад +3

    Sou monitora de crianças de 4/5 anos. A professora passa o dia inteiro gritando com os alunos, dando mijada, eles erram um risco e ela grita e da mijada. Faz mal pra minha cabeça ficar o dia inteiro escutando grito 😩

    • @ingridhsilva1521
      @ingridhsilva1521 16 дней назад +2

      Deve fzr mal para qualquer ser desta terra. Ngm merece gritos.

    • @AnaCrisMartins
      @AnaCrisMartins 13 дней назад +1

      Não entendi esse "da mijada". É alguma expressão regional ou foi o corretor?

    • @MrSolusso
      @MrSolusso 12 дней назад +1

      ​@@AnaCrisMartinssó pode ser regional.
      Não entendi tb

    • @eu_vanessamiranda
      @eu_vanessamiranda 8 дней назад +2

      ​@@AnaCrisMartinsé o mesmo que bronca, advertência verbal.

  • @rafaeldepaula7211
    @rafaeldepaula7211 12 дней назад

    e quando o autista quer ser autonomo, na area da nutrição, com uma dificuldade social, medo da interação social, esse medo gera uma ansiedade muito grande chega paralizar.
    teria alguma dica, sei que não é algo simples...

  • @elisedom9777
    @elisedom9777 10 дней назад +1

    Sofro por ser bipolar tipo 1 e transtorno obsessivo compulsivo. Devido ao toc, sofro com rigidez cognitiva. Tenho dificuldade nas intenções sociais, não consigo me relacionar amorosamente, por causa da oscilação de humor. Tenho vários traços autisticos, mas não sou. Esse diagnóstico é bem difícil de fazer no adulto, pois pode ser outras doenças mentais.

    • @nalvapinheiro5213
      @nalvapinheiro5213 8 дней назад

      @@elisedom9777 verdade. Confunde até especialista. Deve ser desgastante pra vc.

  • @wagnerferreiradacosta9446
    @wagnerferreiradacosta9446 12 дней назад

    Será que os vídeos agora possuem descrição? 👀

  • @camilaaraujo8951
    @camilaaraujo8951 13 дней назад

    Sou autista grau 2 e casada

  • @danielamiguel5991
    @danielamiguel5991 16 дней назад +3

    ❤😮

  • @meninadosolhos8221
    @meninadosolhos8221 13 дней назад

    O autista consciente de sua característica é muito bon, mas muitos não querem receber o diagnóstico. Tinha um supervisor que provavelmente era artista, ele era bem rígido e exigente, ninguém precisava ser como ele, mas ele não se abria para outras possibilidades. Eu como pessoa altamente sensivel me sobrecarregada emocionalmente com a demanda.

  • @carmensoldi4887
    @carmensoldi4887 16 дней назад +1

    Lucelmo eu sei que o assunto não é este, mas vc fez algum video do decreto 68 415 do estado de sao paulo,obrigada ❤

    • @lunaaba
      @lunaaba  16 дней назад

      Fiz só vídeo curso no Instagram

    • @wilmaguimaraes2531
      @wilmaguimaraes2531 13 дней назад

      ​@@lunaababoa tarde!
      Você tem artigos científicos e/ou vídeos sobre diagnóstico de autismo em idade mais avançada (74 anos) e comorbidades (TDAH e risco aumentado de Demência?

  • @PietraSalotti
    @PietraSalotti 6 дней назад

    Mas isso na vdd, é relacionado ao tps

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 16 дней назад +2

    Foi bem assim
    Exatamente 👍🏻💯💙

  • @AnaBacanazp
    @AnaBacanazp 13 дней назад

    Seria possível ter autismo sem muitos problemas sensoriais? Pessoalmente, é muito comum pra eu ter dor de cabeça constante ou nausea, mas nada grave. Também me canso muito quando saio ou tenho que socializar por muito tempo. Raramente tenho uma disregulação forte, mas quando acontece (uma vez a cada alguns meses em média), diria que tem mais a ver com o lado emocional do que sensorial-mas um estado emocional ruim pode diminuir minha tolerância a estímulos.
    Devo notar que eu trabalho de casa e a maioria dos meus amigos são online, não socializo com frequência pessoalmente, geralmente só com a minha familia (e sabem como reunião de família dura o dia inteiro, sempre acaba minha energia lá pelo meio da tarde e eu tenho que ir pra outro quarto, tanto que meus tios já perguntaram pra minha mãe se eu não gosto deles…difícil).
    Não sei, realmente sinto que meus problemas não sejam tão fortes (o que me atrapalha mais seria função executiva, isso eu realmente diria que é um problema). Mas ao mesmo tempo acho difícil de dize que eu me enquadre com um comportamento neurotípico. Não sei se isso se encaixaria com autismo exatamente porém.

    • @lunaaba
      @lunaaba  13 дней назад +1

      É possível sim, tenho um vídeo sobre os critérios diagnósticos que explica bem.

  • @nacristina5001
    @nacristina5001 16 дней назад +3

    Eu acho que tenho autismo nível 1, qualquer psiquiatra pode dar o diagnóstico?

    • @Soldado1108
      @Soldado1108 16 дней назад +1

      Também queria saber

    • @anele5435
      @anele5435 16 дней назад +2

      Seria melhor você verificar se tem características nas três áreas: socialização, comunicação, e interesses restritos e repetitivos. Se vc não fizer esse apanhado, na hora que o profissional perguntar, não vai lembrar de muita coisa. Após isso, bom fazer os testes com neuropsicólogo, e por fim, ir ao neurologista ou psiquiatra especialista. O nível 1 adulto, até mesmo criança, é mais difícil de diagnosticar, ao menos, que a pessoa tenha sinais evidentes. 8:12

    • @lunaaba
      @lunaaba  16 дней назад +4

      Qualquer um, mas melhor um com experiência na área.

    • @jocilenebrandaopsi
      @jocilenebrandaopsi 16 дней назад +3

      Neuropsicólogo com experiência faz uma avaliação mais abrangente. Após o laudo dele, o psiquiatra pode confirmar com mais embasamento o diagnóstico.

    • @eduanselmo2
      @eduanselmo2 15 дней назад

      Qualquer especialista que seja especializado em autismo,.com domínio do dsm5.

  • @anapaulafigueiredo7319
    @anapaulafigueiredo7319 11 дней назад

    Mediar-se para adequar ao ambiente com pessoas típicas, trás um desgaste enorme.

  • @paulosousa8978
    @paulosousa8978 12 дней назад

    O meio ambiente e meio familiar onde esta inserido o austista pode agravar a sua condicao ?