Portugueses pelo Mundo - Varsóvia

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 1 окт 2024
  • Viajamos até Varsóvia, a capital da Polónia. Esta é uma cidade ainda marcada por anos de guerra e ocupação mas que tem vindo a encontrar o seu lugar na modernidade. Entre bairros históricos e as lojas mais caras, conhecemos a história de portugueses que largaram as temperaturas amenas de Portugal para tentar uma nova vida no frio desta cidade, onde os anos se contam em número de invernos.
    "Witamy w Warszawie!" ou "Bem-vindos a Varsóvia!"
    Helena Portela, 43 Anos, Bancária, natural de Santa Maria da Feira. Helena caminha nas ruas da zona antiga de Varsóvia a caminho da praça central e conta-nos as suas impressões da cidade e do povo polaco. Já na Praça das Três Cruzes, conhecemos a zona mais moderna e cara, onde se encontram as lojas das melhores marcas. Helena leva-nos ao campo de concentração de Treblinka, um local triste mas cuja visita é inevitável. Vamos com a Helena na Academia Chopin, onde assistimos a um concerto de música que, como todos os que acontecem neste local, é gratuito e com uma grande afluência de público. Após o concerto, vamos jantar com a nossa convidada a um dos seus restaurantes favoritos e ficamos a conhecer um pouco mais sobre a gastronomia polaca.
    João Sousa, 30 Anos, Músico / Professor Português, natural do Porto. É em Wroclaw que nos encontramos com o João que se apresenta e faz questão de contar algumas curiosidades sobre esta cidade. Na ilha Ostrów Tumski, o nosso convidado mostra-nos alguns dos monumentos e locais culturais de Wroclaw, onde o João sonha tocar um dia. E é à noite que finalmente podemos ver e ouvir a razão pela qual o João é já uma espécie de celebridade nesta cidade, já que somos convidados a assistir a um concerto dele, cantado em português.
    Nuno Oliveira, 38 Anos, Gestor Bancário, natural de Coimbra. No bairro Mokotów encontramos o Nuno a tomar um café numa esplanada. Enquanto caminha na parte antiga do bairro, mostra alguns dos poucos edifícios que sobreviveram à Segunda Grande Guerra. É de elétrico que seguimos até ao centro, onde visitamos um dos edifícios mais emblemáticos da cidade: o Palácio da Cultura e Ciência. Somos convidados a jantar entre amigos em casa do Nuno e divertimo-nos no meio de conversa, gargalhadas e alguns brindes de vodca, antes de terminarmos a noite no teatro Sabat, um local que recria um cabaret dos anos 30.
    Carma Martins, 30 anos, Professora, natural de Macedo de Cavaleiros. Cumprimentamos a Carma e duas amigas polacas na Universidade de Varsóvia e acompanhamos a nossa convidada até a um café-livraria de que gosta muito. Seguimos para o bairro de Praga, onde ainda podemos observar alguns buracos de balas nas paredes e que serviu de cenário a alguns filmes sobre a II Grande Guerra. Carma leva-nos até ao Centro de Ciência Copérnico, um dos espaços favoritos de Carma. Como não podia deixar de ser, vamos conhecer a noite da cidade, num dos bares mais conhecidos de Varsóvia.
    Portugueses pelo Mundo polonia Varsóvia portugal emigrantes emigração rtp

Комментарии • 15

  • @hebreojunio2471
    @hebreojunio2471 4 года назад

    Os Portugueses são sentimentais como os Brasileiros .

  • @camilobaroni5183
    @camilobaroni5183 7 лет назад +1

    homens portugueses baixos e peludos!!!!!!!!!! rindo litrosss kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @titoflavio4107
    @titoflavio4107 10 лет назад

    Com muito informação...Parabéns!!!

  • @HermanoAlegre
    @HermanoAlegre 9 лет назад

    gostei muito do programa! obrigado!

  • @raulmonteiro2503
    @raulmonteiro2503 9 лет назад

    Gostei tanto ver este pograma

  • @maurogonzaga1992
    @maurogonzaga1992 10 лет назад

    gostei muito!

  • @nettraveller81
    @nettraveller81 10 лет назад

    1:57 Kaliningrad Oblast is not a part of Poland, you can't use map in Portugal or what???

    • @julioborja3144
      @julioborja3144 10 лет назад +1

      We can do lots of different things in Portugal: we can use a map... we can understand that no image or spoken reference are made in reference to "Kaliningrad Oblast" (!) at 1:57 into the video... and we can be extremely tolerant with immature punks who have nothing else to do but spread negative vibrations on their You Tube posts. Try commenting Gothic or Heavy Metal videos - they'll sympathise with you spot on!

    • @julioborja3144
      @julioborja3144 10 лет назад +1

      By the way - it's "Can't you use a map in Portugal...?", not "you can't use map in Portugal...?". (Can't you speak proper English in Poland, or what?)

    • @nettraveller81
      @nettraveller81 10 лет назад

      Júlio Borja I thought that checking map twice (or more) is much easier than speaking/writing proper English. That's why I pointed it out. In Polish TV adding eg. Canary Islands to Portugal wouldn't be accepted by viewers. BTW Don't take comments too seriously.

    • @mancebo7
      @mancebo7 10 лет назад

      nettraveller nettraveller: my comment was neither more nor less "serious" than yours. You started the tune - I just tried to make you understand that you were being a wee bit too... strident. It's not about what you are saying, but the way you say it, see...?

  • @carlos.leonard
    @carlos.leonard 7 лет назад +1

    Português fala com ovo na boca

    • @hebreojunio2471
      @hebreojunio2471 4 года назад

      Cada pessoa tem seu jeito peculiar de falar .É um dom de DEUS .