@Edy Edy Pior que achavam viu? Ele ficou tão mal falado que nenhuma princesa quis casar com ele. A única depois de dois anos foi a D. Amélia que se casou com 17 anos
@@annaluiza8511 Verdade, Anna...a reputação dele era péssima e ele nem precisou se esforçar muito pra isso. Enxergo muitas coisas de Carlota Joaquina nele.
@@Moon-rv2ye não venha comparar a infância dos outros com a deles cada um tem sua própria história, não vamos criar um ranking de pessoas que sofreram mais.
E ele também era muito parecida com os demais irmãos dela como por exemplo a maria da Glória commons.wikimedia.org/wiki/File:Queen_Maria_II_of_Portugal_(daguerreotype).jpg
A perda de uma criança, é sempre uma tristeza muito grande para qualquer família, em qualquer época da história. Imagine para os irmãos que a mãe é falecida, o pai é afastado e a irmã mais velha está longe deles também. Eles estão sozinhos e só tem uns aos outros para se apoiarem...muito triste...😥😥😥
Como todo pai que ja tem amante e filhos com essa amante ! Só têm olhos para os bastardos , maltratando os legítimos ! Mas Deus viu isso ! Ô se viu !!! Está escrito no livro de Deus ! Aguardem !
De acordo com o vídeo, D. Pedro foi um pai cuidadoso com Paula Mariana. Porém houve esse episódio, mas sabemos que crianças enciumadas não se comportam bem, então uma punição se fez necessária.
Acho interessantíssima a história da monarquia brasileira. Quanto à escrita das crianças, cabe lembrar que estamos falando de pessoas da nobreza, criadas e educadas para dominar a linguagem tanto do seu país quanto de outros. De forma alguma podemos colocar um olhar anacrônico sobre esses escritos ou compará-los com os das crianças atuais. Parabéns pelo belo trabalho, Paulo!
Elas escreviam o que seus tutores mandavam escrever para aprebderem redação ! Não era o que ela sentiam ! Elas sentiam saudades , mas , tinham que aprender a redigir , porisso essas cartas ! Eram ditadas por seus intercessores ! Eram aulas de portugues e redação !
Eram cartas ditadas pelos interceptores para aorenderem a redigir ! A menina tinha que aprender redaçao , então os tutores apriveitavam para ditar as cartas ! Não sei hoje , que já tenho 70 anos de idade , mas , no meu segundo ano primário e terceiro , se aprendia a escrever as redações , com a professôra , ditando ! Chamava-se assim " DITADO " ! Eu amava aula ditada ! Era sempre de surpresa que acontecia ! De rrpente a professira mandava abrir o caderno de DITADO e já ia começando pelo CABEÇALHO ! Eram sempre , na maioria das vezes , cartas a alguém ! Portanto , a princesinga só escreveu o que o mestre ou a mestra ditou !
Essa princesa amava muito o pai,, e o respeitava como pai e como imperador!!! que bela carta cheia de bons sentimentos!!!um lindo exemplo a ser seguido por todos!!!
realmente a princesa Paula Mariana e desconhecida para os brasileiros,só fato de ter levando uma sua surra de Dom Pedro I por causa da Duquesa de Goias ,ela era muito amável pela forma de escrever as cartas para pai.
Que história triste e comovente, completamente desconhecida dos Brasileiros, em geral. Obrigada Paulo, por nos permitir saber da História, não contada nas escolas.
Tenho tanta pena dessas crianças 😢. A carta de uma das irmãs ao pai (acho que da Januária) por ocasião da morte da Paula Mariana é de partir o coração. Sem falar no José Bonifácio tb 😔. É muita tristeza
Foi tudo muito triste, me parece que os sofrimentos iniciaram- se já qdo d. Leopoldina entrou em depressão devido as traições e brutalidade de D. Pedro e depois com a morte dela tudo deve ter ficado realmente muito difícil pra essa família. 😭😭
D.Pedro era sem caráter não valia nada, fez a princesa Leopoldina sofrer muito e é claro que ele foi o causador da sua morte, machista perverso machista
@@sandraribeiro2627 fake! Estudos já mostraram que D.Pedro I ñ foi responsável pela morte d D. Leopoldina, essa história de chute no estômago é uma fake news, isso nunca aconteceu. Ele foi responsável pela tristeza dela sim por ficar traindo ela, mas responsável pela morte dela e do bebê ele ñ foi ñ.
É vergonhoso o mau que a classe de professores de história causaram ao povo brasileiro, negando -lhe a verdade da sua história. Eu nunca imaginei que tínhamos outros príncipes fora D.Pedro II. Obrigado por vc nos devolver a nossa rica história.
Se puder assiste a série "Brasil, a última cruzada" da Brasil Paralelo que conta a história do Brasil de uma forma apaixonante (foi lá que conheci o Paulo Rizzutti e agora estou aqui no canal). Eu sinto tanto não ter aprendido na escola sobre a verdadeira história do nosso país, sobre a monarquia, os pais da independência, dos homens nobres que forjaram esse país 😢
Mais um fato importante na nossa história, infelizmente olvidado . Nossos livros, nossas escolas muito deixam a desejar em nos mostrar fatos que fazem parte da nossa tão rica história, porém, *felizmente* , somos agraciados por vc este canal em que você, Paulo Rezzutti, discorre e preenche tão bem as lacunas de nosso passado histórico. GRATIDÃO .
Eu acho ela fofinha uma pena que viveu tão pouco só 9 aninhos.Tadinha dela criança doente viu a mãe morrer com 3 anos de idade, morreu sem os cuidados do pai uma princesinha que deve ser lembrada com carinho ❤👼
Estou impressionada não só pelo conteúdo emocional da carta, como me impressionou o modo como ela escreveu um português que claramente nunca cheguei a estudar na escola pública. Tenho 17 anos nunca parei pra refletir como eram escrita as cartas do período imperial para o modo básico do básico que me ensinaram no 4 ano.
Um mau marido, ao menos tinha alma de pai. Pobres crianças, privadas da presença e do amor dos pais. Ainda bem que tiveram dona Amélia para abraçá-las um pouco.
O Brasil não é um país em que se preserva seu histórico passado desde sua descoberta em 1500. É gratificante ouvir está parte de nossa gloriosa história. Um país que não reconhece e preserva seu passado não constrói um futuro brilhante.
Ah...ah...que cartinha emocionante. Coitadinhas dessas crianças que ficavam longe do pai, uma vez q,/ a mãe já tinha partido p/céu. Era difícil ser princesas naquela época.
Meus antepassados são de Cococi, Cidade fantasma dos inhamuns, ao tirarem umas fotos esse ano, em uma residência na Cidade de Tauá, a casa foi construida pelo um dos fundadores de Cococi, nas fotos saíram dois fantasmas, bom, na minha opinião, se existe fantasma, não é todo mundo que ver, boa tarde Paulo Rezzut, obrigada por mais um vídeo maravilhoso.
Professor, o Sr já tem mais 2 alunas / inscritas: minha mãe, 87 anos, q sempre amou História; e eu, 57 anos, q aprendi a gostar de História com minha mãe.
Muito obrigado pelo seu canal. Embora esteja ainda iniciando ainda sua obra sobre a Imperatriz D. Leopoldina, já me tornei um admirador de seu trabalho valiosíssimo e fico-lhe muito grato pelo tratamento dado à nossa querida Imperatriz e seus descendentes, com o devido reconhecimento de suas qualidades e realizações. Parabéns e, por favor, continue nos ofertando momentos tão educativos quão aprazíveis com seus vídeos e livros tão preciosos.
Tadinha ela era só uma criança...... Dom Pedro fez tantas coisas boas no Brasil......mais se agente for bota os pingos nos i ele fez muito coisa ruim ele praticamente matou Leopoldina com todas as traições
Obrigada pelo trabalho , ver a nossa história verdadeiramente não pelos nossos livros de escola que deturparam tanta coisa. Saber que pelo menos Dom Pedro I, não era um mero mulherengo ,cuidou de seus filhos como deveria ser.
Oi, adoro seus vídeos! Moro em Petrópolis, proximo à Correias e achei legal te dizer que uma rua próxima ao Colegio Padre Côrrea se chama Rua Princesa Dona Paula. Sabebdo da historia agora, me parece tão bonitinho, né?
@@PauloRezzuttiEscritor Sim, aqui em Corrêas, temos a Rua Princesa Dona Paula! Moro nessa rua. Vim do Rio de Janeiro e logo me interessei por saber quem era a princesa Dona Paula. Estou muito feliz por você ter feito o vídeo sobre ela.
Também estou passando alguns dias em Petrópolis em uma casa na Rua Princesa Dona Paula no Bairro Côrrea e tive a curiosidade de procurar saber quem era...que história triste😢
Que história triste dessa criança. Além de não ter saúde, ainda por cima levar uma reclamação por causa da filha da amante do pai. Tão pequena e já tinha a noção que a outra fazia o pai brigar com ela.
É incrível a semelhança de D. Paula Mariana com sua mãe... Inevitável a reflexão sobre o quanto a vida da família não lhes pertencia. Imagino o quanto este pai sofreu por estar distante de sua filha doentinha. Conhecer esses fatos humaniza as personalidades históricas e nos faz pensar sobre o enorme sofrimento que passaram pelo nosso país.
Eu curto demais a história da corte no Brasil. Embora nessa época a escravidão deixava um passado sórdido. Estudar o passado da época do Império é surreal e maravilhoso.
Muito emocionantes essas histórias sobre as crianças! O vídeo com os desenhos da Cláudia, a história de hoje da princesinha Paula Mariana, e até a sua postagem sobre o cãozinho Brutus no Instagram... caramba, me deixaram com lágrimas nos olhos... 😢 Parabéns pelos 70.000 inscritos!!!! 👏👏👏👏👏👏
E agora vai rapidinho. Daqui a pouco vc vai estar com a placa do RUclips de 100.000 inscritos na parede. Já vai arrumando lugar pra ela! 😄 Eu também fico muito feliz por vc e por ter podido acompanhado essa tragetória de sucesso!!! Aliás, mais do que merecida!!! Felicidades Paulo, sucesso e que Deus te abençoe, sempre! 🥰🥰🥰
Bom dia Paulo. Realmente eu m conhecia a existência dessa filha do nosso querido D Pedro I e ele era muito zeloso c/os filhos e se abatiauito.n perda qdo acontecia. Parabéns pelo vídeo e obrigada mais essa belissa informação e cultura a nós.
História monárquica brasileira é linda , sofrida e exemplo de dedicação e entrega da família ao país. Hj, somos um país de frouxos que delegamos ao estado tirânico nossas responsabilidades e liberdades . Uma que o povo não sabia de onde veio e com certeza não sabe pra onde vai .
Concordo fundamentalmente como vc. Naquele tempo o imperador era o grande pai, o grande cacique da terra, o responsável de plantão, o salvador da pátria. Mas PII sofria com isto , ele interpretava um papel que o cerceava totalmente. PI queria as mulheres gostosas para compensar a responsabilidade ! Eram apenas seres humanos. O povo naquele tempo analfabético era muito mais gado do que hoje. A monarquia ocidental sobrevivente, é simbólica , protocolar, e remotamente tutorial. Apenas uma tradição para países de grande passado e glória. Aqui não vejo qualquer possibilidade de retorno dos dinastas antigos. A dificuldade maior está em aprofundar a República com um parlamentarismo dinâmico e sem grandes vícios. O Império morreria com Pedro II, ele sabia disso, e nenhum dos seus descendentes mostrou,, até agora, a mesma capacidade e exemplo que ele exalava.
@@shayvajasjeet6804 Entre os mais ativos do movimento pela restauração da monarquia brasileira, são: Dom Luiz, Dom Bertrand e Dom Antônio. Do jeito que existiu a Era das Monarquias Absolutistas, vindo depois as Constitucionais, Parlamentares, entre outros modelos... Pode ocorrer, na Era das Repúblicas atuais, começarem também a ruírem, tendo em vista o contexto do surgimento das ditaduras do início do século XX e que vão até o final desse século. E neste século XXI, está ocorrendo a decadência das Repúblicas e consequentemente afetando as estruturas da Democracia e as liberdades individuais, seguindo o mesmo Ciclo Político explanado na teoria de Platão onde a República sucede: a Demagogia; Oligárquica; Cleptocracia e anarquia. É só uma questão de tempo para as Monarquias voltarem ao poder, como já dizia Platão: "a volta dos bons governos".
Linda e ao mesmo tempo,triste,fico imaginando o sofrimento desse pai,a preocupação,pela filha doente. Fico feliz por dessa boa aula de história. Amei o vídeo, abraços!!
Não sabia que exigiu essa princesa. Como é bom saber da Hist Antiga do Brasil. Eu fiz Ciências Sociais. Deveria ter feito História , principalmente Hist Antiga Brasil. É MT belo tudo isso
Essas histórias me encantam! Às vezes sou repetitiva, ao lhe elogiar, no sentido de ser vídeo, mas a narrativa é dinâmica, que nem percebo a duração... ficando atenta ao desfecho. Amo a Família Real, e mais uma história que me emociona. D. Paula Mariana, onde estiver, piedade! Obrigada, professor!
Gostei da história que nunca foi contada. Achei muito interessante relatar o afeto entre a família imperial. Conheço Petrópolis e o Museu imperial. Mas a história contada agora foi muito esclarecedora e bonita.
@@PauloRezzuttiEscritor Muito tocantes as cartas - é um período bastante delicado para nosso herói e heroínas: logo também falece d. Pedro I, José Bonifácio é afastado...
É uma princesa, sofrida, e com vida breve e de onde estiver, deve estar feliz por ser lembrada de forma tão Carinhosa.
A infância dos príncipes foi tão triste: perderam a mãe tão cedo e viram o pai ir à Europa, tendo que deixá -los no Brasil aos cuidados de Tutores.
Pois é. E se estivesse com a mãe viva e com o pai, talvez notasse traições e a tristeza de Leopoldina...
@Edy Edy Pior que achavam viu? Ele ficou tão mal falado que nenhuma princesa quis casar com ele. A única depois de dois anos foi a D. Amélia que se casou com 17 anos
😭😭
@@annaluiza8511
Verdade, Anna...a reputação dele era péssima e ele nem precisou se esforçar muito pra isso. Enxergo muitas coisas de Carlota Joaquina nele.
@@Moon-rv2ye não venha comparar a infância dos outros com a deles cada um tem sua própria história, não vamos criar um ranking de pessoas que sofreram mais.
Tadinha da princesa Paula,esse cartinha foi feita perto da morte dela, é de cortar o coração o que essa criança passou após ficar órfã de mãe!
A imagem do PII novinho é inédita ! Que maravilha. A Paulinha era a cara da mãe, a mesmíssima expressão !
E
E ele também era muito parecida com os demais irmãos dela como por exemplo a maria da Glória commons.wikimedia.org/wiki/File:Queen_Maria_II_of_Portugal_(daguerreotype).jpg
@@k.auan2375 achei q n tinham fotografias dela! Q grata surpresa!
@@MahouneArrow, na verdade são pinturas. 👍🏻
Adoro História do Brasil, essas intimidades da familia real não esta em nenhum livro. Obrigada por compartilhar.
Só pra corrigir: é família Imperial, e não família real, pq família real foi a de Portugal.
Muito interessante, apesar de separados, nota-se o grande afeto que os União.
@@omongesinistroiii3435muito obrigada pela informação, familia Imperial.
Mas de onde será que ele tirou essas informações?🤔
@@skylovely2622 ele é um pesquisador e tem acesso a arquivos históricos do Brasil e de Portugal em bibliotecas, arquivos familiares, etc.
A perda de uma criança, é sempre uma tristeza muito grande para qualquer família, em qualquer época da história. Imagine para os irmãos que a mãe é falecida, o pai é afastado e a irmã mais velha está longe deles também. Eles estão sozinhos e só tem uns aos outros para se apoiarem...muito triste...😥😥😥
Professor, com prazer recebi hoje, 9 livros de sua autoria. Presente do meu filho mais velho que divide comigo o amor pela História. Amei o presente!
Que linguagem linda dessa menina para o pai, que educação!!!
Igualzinho a educação de hj em dia.
@@sandrascheidt1852 Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ai aí, kkkk.
Seria legal, não é!? Gostaria de trocar cartas assim com alguém! Com esse vocábulo.
@@sandrascheidt1852 kkkkkkkkk é o que a gente sonha, né?
@@sandrascheidt1852 olha o deboche, mulher kkkkkkkkkkk
@@sandrascheidt1852 kkkkkk
Tadinha da princesinha Paula Mariana, ter medo de chegar perto da outra menina que era a queridinha do pai.
Como D. Pedro I era ogro.
A bichinha já era doente e ainda passou por esse abacaxi!
Como todo pai que ja tem amante e filhos com essa amante ! Só têm olhos para os bastardos , maltratando os legítimos ! Mas Deus viu isso ! Ô se viu !!! Está escrito no livro de Deus ! Aguardem !
@@mariaaparecidacordeirorull728 nenhuma criança é "bastarda". Crianças não tem culpa do desvio de caráter de seus pais. Não fale assim!!!
De acordo com o vídeo, D. Pedro foi um pai cuidadoso com Paula Mariana. Porém houve esse episódio, mas sabemos que crianças enciumadas não se comportam bem, então uma punição se fez necessária.
12 de Outubro ( corrente); e a carta e datada de Agosto? Onde foi que os monges copistas erraram a mao?
Acho interessantíssima a história da monarquia brasileira. Quanto à escrita das crianças, cabe lembrar que estamos falando de pessoas da nobreza, criadas e educadas para dominar a linguagem tanto do seu país quanto de outros. De forma alguma podemos colocar um olhar anacrônico sobre esses escritos ou compará-los com os das crianças atuais. Parabéns pelo belo trabalho, Paulo!
Elas escreviam o que seus tutores mandavam escrever para aprebderem redação ! Não era o que ela sentiam ! Elas sentiam saudades , mas , tinham que aprender a redigir , porisso essas cartas ! Eram ditadas por seus intercessores ! Eram aulas de portugues e redação !
Eram cartas ditadas pelos interceptores para aorenderem a redigir ! A menina tinha que aprender redaçao , então os tutores apriveitavam para ditar as cartas ! Não sei hoje , que já tenho 70 anos de idade , mas , no meu segundo ano primário e terceiro , se aprendia a escrever as redações , com a professôra , ditando ! Chamava-se assim " DITADO " ! Eu amava aula ditada ! Era sempre de surpresa que acontecia ! De rrpente a professira mandava abrir o caderno de DITADO e já ia começando pelo CABEÇALHO ! Eram sempre , na maioria das vezes , cartas a alguém ! Portanto , a princesinga só escreveu o que o mestre ou a mestra ditou !
@@mariaaparecidacordeirorull728 pp
Muito obg por compartilhar estas lindas histórias parabéns por seu trabalho maravilhoso abraço
Essa princesa amava muito o pai,, e o respeitava como pai e como imperador!!! que bela carta cheia de bons sentimentos!!!um lindo exemplo a ser seguido por todos!!!
Pena que ele não sentia o mesmo pela filha 😢.
realmente a princesa Paula Mariana e desconhecida para os brasileiros,só fato de ter levando uma sua surra de Dom Pedro I por causa da Duquesa de Goias ,ela era muito amável pela forma de escrever as cartas para pai.
Que história triste e comovente, completamente desconhecida dos Brasileiros, em geral. Obrigada Paulo, por nos permitir saber da História, não contada nas escolas.
Tenho tanta pena dessas crianças 😢. A carta de uma das irmãs ao pai (acho que da Januária) por ocasião da morte da Paula Mariana é de partir o coração. Sem falar no José Bonifácio tb 😔. É muita tristeza
Foi tudo muito triste, me parece que os sofrimentos iniciaram- se já qdo d. Leopoldina entrou em depressão devido as traições e brutalidade de D. Pedro e depois com a morte dela tudo deve ter ficado realmente muito difícil pra essa família. 😭😭
D.Pedro era sem caráter não valia nada, fez a princesa Leopoldina sofrer muito e é claro que ele foi o causador da sua morte, machista perverso machista
Li aqui.tadinha!💔
@@sandraribeiro2627 fake! Estudos já mostraram que D.Pedro I ñ foi responsável pela morte d D. Leopoldina, essa história de chute no estômago é uma fake news, isso nunca aconteceu. Ele foi responsável pela tristeza dela sim por ficar traindo ela, mas responsável pela morte dela e do bebê ele ñ foi ñ.
@@sandraribeiro2627 D.Pedro I machista? Ele fez mais pelas mulheres do que o feminismo ;)
Linda carta. Tocante forma de tratar o augusto pai.
É vergonhoso o mau que a classe de professores de história causaram ao povo brasileiro, negando -lhe a verdade da sua história. Eu nunca imaginei que tínhamos outros príncipes fora D.Pedro II. Obrigado por vc nos devolver a nossa rica história.
Se puder assiste a série "Brasil, a última cruzada" da Brasil Paralelo que conta a história do Brasil de uma forma apaixonante (foi lá que conheci o Paulo Rizzutti e agora estou aqui no canal).
Eu sinto tanto não ter aprendido na escola sobre a verdadeira história do nosso país, sobre a monarquia, os pais da independência, dos homens nobres que forjaram esse país 😢
Emocionei-me com a carta da princesa... Que coisa mais linda!
Mais um fato importante na nossa história, infelizmente olvidado . Nossos livros, nossas escolas muito deixam a desejar em nos mostrar fatos que fazem parte da nossa tão rica história, porém, *felizmente* , somos agraciados por vc este canal em que você, Paulo Rezzutti, discorre e preenche tão bem as lacunas de nosso passado histórico.
GRATIDÃO .
Sou da cidade de Mariana-MG e nossa cidade tem esse nome em homenagem a Dona Maria Ana D'Áustria,esposa de Dom João V e bisavó de Dom Pedro I.
Que legal, Rodrigo. Não sabia! Estive na sua linda cidade há muito tempo, mas nunca soube dessa homenagem.
Trisavô, pois o bisavô foi Dom José.
Não sabia da origem do nome. Adorei saber.
A Cidade de Mariana , tem o nome em honra da dona Maria d'Austria e a princesa , em honra da cidade de Mariana que honra a trisavó ! Que lindo !
Na verdade , o nome da dona Paula Mariana , acaba sendo o nome da trisavó !
Incrível! Como petropolitano, fico muito agradecido por ter ouvido algo tão importante para a história da minha cidade.
Que linda história, bela aula Mestre Paulo,como é rico de histórias esse nosso Brasil e não nos ensinam nas escolas
Eu acho ela fofinha uma pena que viveu tão pouco só 9 aninhos.Tadinha dela criança doente viu a mãe morrer com 3 anos de idade, morreu sem os cuidados do pai uma princesinha que deve ser lembrada com carinho ❤👼
Buáááá! Só de ler o que você escreveu aqui, foi demais pra mim... buááá!!! Sinceramente, pela Paulinha, princesinha carioca do Brasil!... (snif snif).
Na pandemia a GNT fica pra aprender,PARABÉNS pelas maravilhosas aulas
Rezzuti, te confessar que antes de vc começar com o seu tradicional "oi pessoal" eu já chego metendo like!
Valeu!
Professor tava emocionado
Bonitinhas as cartinhas. Pobre princesinha sempre doente. Mudando de assunto Paulo Viva os 70 mil inscritos! Foi rápido! Mas merecido!
Estou impressionada não só pelo conteúdo emocional da carta, como me impressionou o modo como ela escreveu um português que claramente nunca cheguei a estudar na escola pública. Tenho 17 anos nunca parei pra refletir como eram escrita as cartas do período imperial para o modo básico do básico que me ensinaram no 4 ano.
Ela parecia ser um doce de menina, desde que descobri sua existência a muito tempo atrás, adquiri um carinho enorme por ela, não consigo explicar.
👏👏👏👏 Parabéns 👏👏👏 muito bom conhecer mais um pouco da nossa história.
Uma família linda que ficou dividida ,a falta do aconchego da mãe e do pai ao filhos ,que pena ,lamentavel
Na Rota dos Antigos Casarões agradece por mais um conto que só nos enriquece. Parabéns
Fico me perguntando que tipo de pessoa tem a coragem de dar deslike em um vídeo desses. Fico indignada !!!!!
Ah... as crianças escreveram super bem para pouca idade ✌ incrível o vídeo 💜
Boa história e mais conhecimento
Um mau marido, ao menos tinha alma de pai. Pobres crianças, privadas da presença e do amor dos pais. Ainda bem que tiveram dona Amélia para abraçá-las um pouco.
O Brasil não é um país em que se preserva seu histórico passado desde sua descoberta em 1500. É gratificante ouvir está parte de nossa gloriosa história. Um país que não reconhece e preserva seu passado não constrói um futuro brilhante.
Que lindoooo🥰🥰🥰
Ah...ah...que cartinha emocionante. Coitadinhas dessas crianças que ficavam longe do pai, uma vez q,/ a mãe já tinha partido p/céu. Era difícil ser princesas naquela época.
Chorei de emoção ao ouvir a carta de D. Pedro para o tutor Jose Bonifacio.
Uma coisa ninguém pode negar Dom .Pedro era um paizão .
Meus antepassados são de Cococi, Cidade fantasma dos inhamuns, ao tirarem umas fotos esse ano, em uma residência na Cidade de Tauá, a casa foi construida pelo um dos fundadores de Cococi, nas fotos saíram dois fantasmas, bom, na minha opinião, se existe fantasma, não é todo mundo que ver, boa tarde Paulo Rezzut, obrigada por mais um vídeo maravilhoso.
Me cortou o coração! Pobrezinha! Nem sei o que dizer! Acho que a doença se agravou mais, pela ausência do pai! A cartinha dela é muito comovente! ❤️
Ótimo é bom saber estas coisas já que os brasileiros .Pouco sabem da monarquia Bresileira.
Obrigada por compartilhar esse conhecimento com a gente. Nossa ela era tão novinha mas a carta parece que foi escrita por uma mulher já adulta.
E pq foi escrita pelos tutores, ela dita, e os tutores escrevem para ela!
Que cartinha fofa 🥰 a princesa deveria ser uma doçura.... 🌷 que esteja bem na eternidade...
Professor, o Sr já tem mais 2 alunas / inscritas: minha mãe, 87 anos, q sempre amou História; e eu, 57 anos, q aprendi a gostar de História com minha mãe.
Gostei muito. Surpreendente e enternecedor. Aprendemos a ver os monarcas como seres frios, só conhecemos o mínimo que está nos livros de História.
Fico impressionada q mesmo com toda formalidade eles eram bem carinhosos uns com os outros e os filhos eram realmente preciosos para eles.
Só esperando vc anunciar que irá lançar um livro sobre José Bonifácio!
E sobre a Princesa Isabel!
Eu conheço a história. Inclusive, aqui em Corrêas Petrópolis RJ, tem uma rua com o nome dela, próx ao colégio padre Correa, antiga fazenda do mesmo
Conheço essa rua kkk
Estou aprendendo muito com esses vídeos
Adorei. Como é bom conhecer esses fatos. Obrigada
Eu amo esse vídeo. É um dos meus preferidos.
Eu também Cláudia! Sempre bom conhecer os filhos e filhas do D. Pedro I
Adoro suas histórias. Bomm dias
Boa noite meu querido amigo amo te ouvir
Muito obrigado pelo seu canal. Embora esteja ainda iniciando ainda sua obra sobre a Imperatriz D. Leopoldina, já me tornei um admirador de seu trabalho valiosíssimo e fico-lhe muito grato pelo tratamento dado à nossa querida Imperatriz e seus descendentes, com o devido reconhecimento de suas qualidades e realizações. Parabéns e, por favor, continue nos ofertando momentos tão educativos quão aprazíveis com seus vídeos e livros tão preciosos.
Tadinha ela era só uma criança...... Dom Pedro fez tantas coisas boas no Brasil......mais se agente for bota os pingos nos i ele fez muito coisa ruim ele praticamente matou Leopoldina com todas as traições
Obrigada pelo trabalho , ver a nossa história verdadeiramente não pelos nossos livros de escola que deturparam tanta coisa.
Saber que pelo menos Dom Pedro I, não era um mero mulherengo ,cuidou de seus filhos como deveria ser.
Oi, adoro seus vídeos! Moro em Petrópolis, proximo à Correias e achei legal te dizer que uma rua próxima ao Colegio Padre Côrrea se chama Rua Princesa Dona Paula. Sabebdo da historia agora, me parece tão bonitinho, né?
Que legal! Obrigado por essa informação!
@@PauloRezzuttiEscritor Sim, aqui em Corrêas, temos a Rua Princesa Dona Paula! Moro nessa rua. Vim do Rio de Janeiro e logo me interessei por saber quem era a princesa Dona Paula. Estou muito feliz por você ter feito o vídeo sobre ela.
Também estou passando alguns dias em Petrópolis em uma casa na Rua Princesa Dona Paula no Bairro Côrrea e tive a curiosidade de procurar saber quem era...que história triste😢
Que história triste dessa criança. Além de não ter saúde, ainda por cima levar uma reclamação por causa da filha da amante do pai. Tão pequena e já tinha a noção que a outra fazia o pai brigar com ela.
*da p*** do pai
Não deveria ter sido assim: Apesar de tudo, eram irmãs. Mas talvez tirar o azar incestuoso das casas europeias é triste
Imagine como ficou a Imperatriz Leopoldina diante desse ato de agressão com sua filha!!
Muito bom 👍🏽 para todas as postagens históricas.
Linda cartinha! Paula Mariana era muito carinhosa! E inteligente ! Como a mãe!
Nossaaaa que legal ! 👍🏻 vai ser bem interessante saber mais sobre essa princesinha que faleceu ainda criança.
Muito bonitinha a pequena história desta princesa!
É incrível a semelhança de D. Paula Mariana com sua mãe... Inevitável a reflexão sobre o quanto a vida da família não lhes pertencia. Imagino o quanto este pai sofreu por estar distante de sua filha doentinha. Conhecer esses fatos humaniza as personalidades históricas e nos faz pensar sobre o enorme sofrimento que passaram pelo nosso país.
Amei. Pela carta escrita ao pai, era uma doce e educada criança😍🌷
Que legal, você lê as cartas, os documentos históricos, isso é legal!
Eu um adimirador da monarquia brasileira ueo muito queum dia esse instituiÇÃo volte a nosso Brasil.
Eu curto demais a história da corte no Brasil. Embora nessa época a escravidão deixava um passado sórdido. Estudar o passado da época do Império é surreal e maravilhoso.
Muito emocionantes essas histórias sobre as crianças! O vídeo com os desenhos da Cláudia, a história de hoje da princesinha Paula Mariana, e até a sua postagem sobre o cãozinho Brutus no Instagram... caramba, me deixaram com lágrimas nos olhos... 😢
Parabéns pelos 70.000 inscritos!!!!
👏👏👏👏👏👏
Já passou dos 70 mil, que loucura! Estou muito feliz! Agora é rumo aos 100 mil!!!!
E agora vai rapidinho. Daqui a pouco vc vai estar com a placa do RUclips de 100.000 inscritos na parede. Já vai arrumando lugar pra ela! 😄
Eu também fico muito feliz por vc e por ter podido acompanhado essa tragetória de sucesso!!! Aliás, mais do que merecida!!! Felicidades Paulo, sucesso e que Deus te abençoe, sempre! 🥰🥰🥰
Verdade, Silvana, estamos em uma semana cheia de histórias emocionantes! Olhando assim, crianças e o cachorro, é que me dei conta!
História........maravilhosa...que surpresa tudo isso
Ah eu chorei com a carta dela ao Pai.
Bom dia Paulo.
Realmente eu m conhecia a existência dessa filha do nosso querido D Pedro I e ele era muito zeloso c/os filhos e se abatiauito.n perda qdo acontecia.
Parabéns pelo vídeo e obrigada mais essa belissa informação e cultura a nós.
Lindo de ver tanto amor e respeito uns pelos outros, filha Paula Mariana para com o pai e D. Maria ll para com D. Pedro ll.
História monárquica brasileira é linda , sofrida e exemplo de dedicação e entrega da família ao país. Hj, somos um país de frouxos que delegamos ao estado tirânico nossas responsabilidades e liberdades . Uma que o povo não sabia de onde veio e com certeza não sabe pra onde vai .
Concordo fundamentalmente como vc. Naquele tempo o imperador era o grande pai, o grande cacique da terra, o responsável de plantão, o salvador da pátria. Mas PII sofria com isto , ele interpretava um papel que o cerceava totalmente. PI queria as mulheres gostosas para compensar a responsabilidade ! Eram apenas seres humanos. O povo naquele tempo analfabético era muito mais gado do que hoje. A monarquia ocidental sobrevivente, é simbólica , protocolar, e remotamente tutorial. Apenas uma tradição para países de grande passado e glória. Aqui não vejo qualquer possibilidade de retorno dos dinastas antigos. A dificuldade maior está em aprofundar a República com um parlamentarismo dinâmico e sem grandes vícios. O Império morreria com Pedro II, ele sabia disso, e nenhum dos seus descendentes mostrou,, até agora, a mesma capacidade e exemplo que ele exalava.
@@shayvajasjeet6804 Entre os mais ativos do movimento pela restauração da monarquia brasileira, são: Dom Luiz, Dom Bertrand e Dom Antônio.
Do jeito que existiu a Era das Monarquias Absolutistas, vindo depois as Constitucionais, Parlamentares, entre outros modelos... Pode ocorrer, na Era das Repúblicas atuais, começarem também a ruírem, tendo em vista o contexto do surgimento das ditaduras do início do século XX e que vão até o final desse século. E neste século XXI, está ocorrendo a decadência das Repúblicas e consequentemente afetando as estruturas da Democracia e as liberdades individuais, seguindo o mesmo Ciclo Político explanado na teoria de Platão onde a República sucede: a Demagogia; Oligárquica; Cleptocracia e anarquia. É só uma questão de tempo para as Monarquias voltarem ao poder, como já dizia Platão: "a volta dos bons governos".
verdade. Concordo com você . Hoje sapateamos nesta História que custou tantas dores e saudades aos princepezinhos.
Gosto muito da História do Brasil e fico triste por toda tristeza que passou Dona Leopoldina,por causa da Domitila,
Que tristeza. 😢 Deus a tenha em sua glória eterna.
Não sei voces mas eu me acabei de chorar 😢😢
História interessante, mas, ao mesmo tempo, triste!!!
Linda e ao mesmo tempo,triste,fico imaginando o sofrimento desse pai,a preocupação,pela filha doente. Fico feliz por dessa boa aula de história. Amei o vídeo, abraços!!
Que lindo, não conhecia essa filha do Imperador. Muito obrigado pela história.
E muito bom esta em dias com a historia
Não sabia que exigiu essa princesa. Como é bom saber da Hist Antiga do Brasil. Eu fiz Ciências Sociais. Deveria ter feito História , principalmente Hist Antiga Brasil. É MT belo tudo isso
Que bom adquirir conhecimentos tao raros
Adorei saber dessa pobre criança que teve tão pouco tempo entre nós
Excelente narrativa!! Parabéns!!
Que ótima história ❤️
Sou fascinada por História do Brasil! Agradecida pela sua aula!
Tem um livro da Mary del Priori, O príncipe maldito... belíssimo!
Sensacional !!!!! Obrigada por esse tesouro que vc nos passa através de seus contos maravilhosos !!
Obrigada por trazer `a luz um personagem real de muitos desconhecido.
me emocionei..... que lindo e o amor...
Fiquei muito impressionada com a história dessa menininha.
Essas histórias me encantam! Às vezes sou repetitiva, ao lhe elogiar, no sentido de ser vídeo, mas a narrativa é dinâmica, que nem percebo a duração... ficando atenta ao desfecho. Amo a Família Real, e mais uma história que me emociona. D. Paula Mariana, onde estiver, piedade! Obrigada, professor!
Vc é um fofo! Inteligente e delicado.
Rezutti, sou MUUUUUITO sua fã!!! Vejo tudo que você posta aqui e no Instagram. Obrigada por compartilhar conosco essas histórias geniais!! 🤩🤩🤩🤩
Obrigado!
Idem 🤩
Obrigado
Mostrou a história de forma real sem perder o respeito e sensibilidade com os fatos
Gostei da história que nunca foi contada. Achei muito interessante relatar o afeto entre a família imperial. Conheço Petrópolis e o Museu imperial. Mas a história contada agora foi muito esclarecedora e bonita.
Gratidão, Gratidão. Deus abençoe sempre Professor Paulo Rezzutti.
O tão esperado vídeo 👏👏👏👏👏
Você me pediu e depois outras também e aí eu consegui material legal e fiz! Espero que gostem!
@@PauloRezzuttiEscritor Muito tocantes as cartas - é um período bastante delicado para nosso herói e heroínas: logo também falece d. Pedro I, José Bonifácio é afastado...
@@PauloRezzuttiEscritor eu amei!
É de partir o coração uma criança tão educada e meiga ser deixada sozinha.