O trabalho de campo como descoberta e criação. (Pesquisa Qualitativa).

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 фев 2025

Комментарии • 6

  • @vaniaforte9398
    @vaniaforte9398 2 года назад

    Gostei muito da maneira clara e de fácil compreensão. Somou bastante com a leitura do capítulo do livro.

  • @MrJOAONETOJN
    @MrJOAONETOJN 4 года назад +1

    Muita clareza na definição dos aspectos para a ida a campo.
    Obrigado!

  • @liviadias2466
    @liviadias2466 4 года назад +1

    Parabéns pela aula, professor. Tenho algumas duvidas em relação ao Diário de Campo e em que momento eu poderia leva-lo para dentro de um trabalho. Vejo ele sempre como um olhar muito pessoal do pesquisador frente ao que ele observou. Ele seria apenas utilizado na pesquisa Etnográfica? Ate que ponto eu poderia inserir informações no meu trabalho do que observei, como por exemplo, a forma em que o participante se colocou, ou se ficou emotivo, enfim. As vezes a pesquisa é tão formal que fico com receio de me colocar demais e não ser adequado.

    • @leonepomuceno1118
      @leonepomuceno1118  4 года назад

      Oi Lívia, vamos ver o diário de campo na aula sobre etnografia. É um instrumento importante para o exercício de reflexividade por parte do pesquisador(a).

  • @kellyneves5800
    @kellyneves5800 4 года назад +1

    Prof Leo, segue abaixo os meus comentários sobre a aula e sobre o texto que foi indicado:
    O trabalho de campo é importante para conhecer a realidade do espaço onde será realizada a
    pesquisa e permite uma aproximação entre o pesquisador e os sujeitos a serem
    investigados.
    Alguns cuidados devem ser tomados para o pesquisador entrar no Campo:
    - É importante identificar pessoas chave que possam facilitar a entrada do pesquisador e o acesso dele ao objeto de pesquisa;
    - Esclarecer as pessoas envolvidas sobre a proposta de estudo e buscar cooperação sem
    pressionar na realização da pesquisa, e entender que ninguém é obrigado a participar;
    - O pesquisador deve estar aberto a novas descobertas, mesmo que sejam contrarias à sua
    hipótese inicial, sem exercer superioridade nem preconceito.
    - Antes de entrar no campo o pesquisador deve estudar as bases teóricas da sua temática.
    O procedimento mais usual no trabalho de campo é a entrevista, que tem o propósito de coletar informações sobre determinado tema cientifico através da comunicação verbal com os sujeitos da pesquisa. As entrevistas podem ser estruturadas, não-estruturadas ou semi-estruturadas.
    Também podemos utilizar a técnica de discussões em grupos, para complementar informações de entrevistas individuais. A história de vida também é uma estratégia para compreender experiências vividas por pessoas, grupos ou organizações.
    A observação participante é uma técnica em que o pesquisador obtém informações sobre o campo e os sujeitos através da observação, e pode captar situações e fenômenos que não foram relatados durante as entrevistas.
    O registro das informações coletadas da pesquisa de campo pode ser feito através de, anotações simultâneas das falas, gravações, registro visual por meio de fotografias ou filmagens, e também se recomenda o uso de um diário de campo.
    No diário de campo, o pesquisador pode descrever detalhes percebidos por ele durante o processo de execução da pesquisa, bem como, seus questionamentos e suas angustias. Quanto mais detalhado o diário, mais útil ele será durante a fase de análise dos dados.

  • @marianafeitosa8897
    @marianafeitosa8897 4 года назад +1

    Segue, comentários acerca da aula e do texto:
    O trabalho de campo é fundamental para se conhecer a realidade dos atores envolvidos;
    Tive a oportunidade de utilizar a entrevista semiestruturada durante a coleta de dados da minha pesquisa, e uma das características principais desse instrumento é permear, de forma flexível, novas questões levantadas provocadas pelas narrativas das vivências dos entrevistados que sejam relevantes para os objetivos da pesquisa;
    O diário de campo, também é fundamental para descrever fatos que não serão captados pela gravação, ou de observações feitas pelo pesquisado e incluir percepções, questionamentos e informações que não são obtidas através da utilização de outras técnicas;
    Algo que considero importante, é realizarmos um pré- teste no intuito de garantir a qualidade do roteiro do guia para levantamento das informações da coleta de dados. Fiz um pré-teste piloto com oito mulheres em idade fértil, que é público-alvo da minha pesquisa. As entrevistas piloto revelou a existência de palavras desconhecida, assim houve a necessidade de simplificar alguns termos e favoreceu a melhoria do instrumento.