Órfãos da COVID - Sensibilização, amorosidade e generosidade.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 сен 2024
  • Em março de 2020, o Brasil começa a sentir, de uma forma bem agressiva, as marcas de um inimigo invisível, um vírus chamado SARS-CoV-2 (COVID-19) que ataca o sistema respiratório e prejudica todo o sistema de defesa do ser humano. Segundo os dados oficiais, as mortes por Covid-19 no Brasil somam mais de 616 mil pessoas.
    Em meio a este caos pandêmico, além das mortes causada pela doença por coronavírus, atualmente temos uma realidade ainda mais triste e dolorosa: crianças que ficaram órfãs. A Covid-19 trouxe uma consequência trágica: uma 'pandemia oculta' de órfãos. Segundo estimativa publicada na revista científica "Lancet", ao menos 130.363 crianças brasileiras de até 17 anos ficaram órfãs por causa da covid-19 entre março do ano passado e o final de abril de 2021. Se consideradas as crianças e adolescentes que tinham como principal cuidador os avós/avôs, esse número salta e duplica no país. Globalmente, a cifra ultrapassa 1,5 milhão de órfãos.
    Foi pensando nesta realidade brasileira que o Concentus Musicum de Belo Horizonte lança a campanha “Órfãos da Covid”.
    Esta campanha consiste em sensibilizar a todos através da arte para a realidade da orfandade no Brasil principalmente na intensidade de casos que cresceram por causa da pandemia.
    Sabemos que a arte é um instrumento de comunicação e sensibilização para as pessoas. A música tem a magia da transformação, da emoção e é uma ferramenta que desperta a inteligência e a reflexão nos indivíduos.
    .................................................................................................
    Orquestra Barroca Concentus.
    Regência e direção artística: Iara Fricke Matte
    Soprano: Caroline Peres
    Recitativo da Cantata BWV 199 - Mein Herze Schwimmt Im Blut - J. S. Bach

Комментарии •