Sou formado em Estatística mas esqueci muita coisa porque não pratiquei e mudei meu foco, mas estava precisando do teste exato de Fisher e achei sua aula. Parabéns, excelente aula e muito me ajudo, Deus te abençoe.
@@FernandaPeres obrigada, Fernanda, irei ver e seguir a pagina! poderia me tirar uma dúvida, pfvr fiz um teste de fisher entre IMC x aleitamento materno e deu resultado de 0,001 isso quer dizer que seria significativo, que existe uma associação??
Fernanda, boa tarde e obrigado por sua iniciativa de criar estes vídeos, pois são de extrema importância para àqueles que precisam esclarecer dúvidas acerca disto, pois estatística não é fácil, porém requer dedicação e conhecimento. Estou inscrito em seu canal. Ah! Qual é a sua formação? Eu sou Estatístico e admiro quem têm esta facilidade de ensinar. Parabéns, continue sempre assim. Obrigado mais uma vez.
Oi, Fábio. Sou biomédica, com mestrado e doutorado em farmacologia e especialização em estatística aplicada :) Sou professora há mais de dez anos. E obrigada! 🥰
@@FernandaPeres legal! Fernanda. Eu também sou professor e atualmente trabalho na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Sou Mestre em Estatística, tenho especialização em gestão pública e trabalho no setor de RH da instituição mencionada.
São ótimas suas explicações. Bastante esclarecedoras. Tenho algumas dúvidas: como fica a interpretação do teste de Fisher numa tabela 3x3? Posso usar em uma tabela 5x2, por exemplo?
@@julianaloureiro5850 Eu achava que tinha, mas não tenho, não. Mas dá para achar esse material em blogs, é bem simples, só aplicar a função fisher.test
Fernanda parabéns e obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento. Tenho uma dúvida, o teste Likelihood Ratio poderia ser considerado ao invês do exato de Fisher? Outra dúvida, em caso de comparação de frequências não objetivando-se uma análise de associação, poderia usar assim mesmo o exato de Fisher? Obrigada e grande abraço!!!!
Então essas teses estavam erradas, rsrs. Praticamente qualquer livro de estatística vai ter essa informação, que o qui-quadrado (tanto o de Pearson quanto o de Fisher) é não-paramétrico. Segue duas referências, caso interesse: www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128112168000100 www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3900058/
Oi, Fernanda. Boa noite. Em primeiro lugar, ótimo vídeo, como sempre. Obrigado. Em segundo lugar, eu sempre tenho dúvida quando a utilização do teste G e o teste do Qui-quadrado. Saberia me dizer qual a preferência por usar um ou outro?
Olá, Fernanda, obrigada pelo vídeo! O teste de fisher pode ser usado com uma tabela 1x4? Se sim, teria de fazer alguma correção? Estou com essa situação aqui, obrigada desde jáa!!!
Oi, Lara. Se a tabela tem 1x4 seria um teste qui-quadrado de aderência. Aí a alternativa a ele quando os pressupostos não são atendidos é o teste binomial (não multinomial). Eu explico nesse post: instagram.com/p/CUXkqOKAcgi/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Oi, Fernanda!! Parabéns novamente pelo canal. Seus vídeos me ajudam e muito!!! :) Você comentou que usamos o teste de Fisher quando rompemos aqueles pressupostos para o Qui-quadrado de Pearson. A minha dúvida é: posso usar o teste de Fisher como teste de aderência quando a minha FE for inferior a 5? Se puder me ajudar quanto a essa dúvida, muito obrigada!!!
Aí não é o de Fisher, e sim os testes exatos binomial ou multinomial. Esse post explica e fornece os códigos em R: www.biostathandbook.com/exactgof.html
Oiee Fernandaa...suas aulas são exelentes!!!! Mas estou com uma dúvida, eu tenho duas tabelas: 6*3 e outra 6*5, mas a frequências esperadas foi > 5 em ambas, então tentei rodar o Teste de Fisher no programa R desta forma: fisher.test(tabela, simulate.p.value=TRUE); Como eu faço o teste post-hoc do teste de Fisher? Eu posso usar a Representação visual dos reséduos ajustados do teste Qui-quadrado? (usando a função "corrplot")
Então, dá para olhar para os resíduos padronizados ajustados, sim. Mas outra opção é fazer o Fisher para os pares, você consegue isso com a função do rstatix pairwise_fisher_test (ou um nome parecido com esse).
Fernanda, quando o teste exato de Fischer não apresenta "valor de qui quadrado" na linha do Fischer nem graus de liberdade, o que significa? Pois em alguns testes vem todos os valores na tabela de "Chi-Squared Tests" no entanto bem na linha do teste exato de fischer não tem "valor" só o sig 2-sided...
Até onde eu entendo, o SPSS não mostra o valor de qui-quadrado para tabelas 2x2 porque nesses casos ele usa o valor de p exato e é feita uma correção apenas do valor do p, não do teste. Para tabelas maiores, há um cálculo por Monte Carlo, e ele fornece um valor de qui-quadrado e um de p. Mas essa documentação do SPSS pode esclarecer isso melhor: ftp://public.dhe.ibm.com/software/analytics/spss/documentation/statistics/20.0/en/client/Manuals/IBM_SPSS_Exact_Tests.pdf
Bom dia Professora. Caso tiver dados iguais ou superior a 20 usamos os teste de qui quadrado? Desde já as suas aulas estão a servir de grande apoio para o meu aprendizado...
@@aristidesmanuel6287 Sim, quantos forem necessários. Se tiver interesse, recomendo essa live que vai acontecer na próxima quarta-feira, em que eu vou discutir escolha do teste estatístico: ruclips.net/video/EtV3_3aN884/видео.html
Olá Fernanda, você é demais! Neste vídeo, Teste de Fisher, fiquei com uma dúvida. Eu pensava que não seria uma boa comparação o fato de ser atleta com categorias de hipertensão. Eu pensava que o certo é comparar atleta com o fato de ter ou não hipertensão. Agora as categorias leve, moderada, grave seriam categorias de hipertensão. Então, sim, compararíamos atletas hipertensos com as categorias de hipertensão.
Oi, Ricardo. Eu não acho que seja um problema criar uma variável que vá desde a ausência até o grau mais grave da doença. Faz sentido pensando que se trata de uma variável ordinal, parte do "zero" de hipertensão, até um grau máximo. Mas, esses dados são inventados apenas para fins didáticos. Uma crítica possível é que essa forma de análise não considera a característica ordinal da variável. Mas, de novo, são dados falsos apenas para exemplificar.
Dúvida: Estou comparando duas categorias: Estilos de Aprendizagem VARK e Gênero. Meus grupos de estilos de aprendizagem são {A}, {R}, {K}, {A, K}, {R, K}, {A, R, K}. Em cada grupo, há uma distribuição entre feminino e masculino, porém no último grupo {A, R, K} há apenas uma pessoa, pertencente a um único gênero. Gostaria de saber se é possível realizar o teste colocando "0" no outro gênero que não pertence a esse grupo. Essa abordagem é válida ou existe alguma outra forma mais adequada de proceder com essa análise? Agradeço desde já pela ajuda!
Olá Fernanda, tudo bem? Você salva meu mestrado!! Tenho uma pergunta, no caso o valor p do teste de Fisher, para mais de uma categoria, é um valor para aquela variável independente da categoria (ex: hipertensão leve, moderada ou grave) se eu quiser ver a associação entre ser fumante e o grau de hipertensão qual seria o teste mais indicado?
O valor de p se refere ao efeito global de associação entre duas variáveis categóricas (ex.: ser fumante e ter hipertensão). Para saber quais células diferem, avaliamos os resíduos padronizados ajustados. Mas, o qui-quadrado (e o teste de Fisher) sempre irá tratar as variáveis como nominais. Se você quiser tratar grau de hipertensão como ordinal, terá que usar um teste que permita isso, como o Mann-Whitney.
Fernanda, boa noite. Eu tinha o SPSS 22, entretanto tive um problema no meu computador e tive de formatá-lo. Resultado, perdi os programas e não consegui mais instalar o SPSS. Vc poderia me indicar como baixar uma versão do SPSS?
@@FernandaPeres Boa noite Fernanda, eu estou usando o Jamivi (Gratuito) e o PHSTAT (Suplemento do Excel). Somente para quebrar um galho. Mais vou seguir o seu conselho e usar o R. Obrigado.
Esses vídeos me salvam Mas tenho uma grande dúvida O fisher só aparece aparece para contigência 2x2, mas em tabela maiores como faço? Tenho uma tabela com 3 categorias em uma variavel (GRAVE, MODERADO e LEVE) e rompi o presuposto do qui-quadrado, então o que faço?
Pergunta: Qual é a diferença de Hipótese de pesquisa e Hipótese Nula? Por exemplo: se tenho uma Hipótese de pesquisa que há um associação entre andar de Bicicleta (sim / não) e gostar da natureza (sim / não), seriam as Hipóteses Nula (H0) e a Alternativa (H1) as seguintes: H0: Andar de bicicleta não depende de gostar da Natureza H1: Andar de Bicicleta depende de gostar da Natureza Está correto esse raciocínio?
Boa noite Fernanda! Me explica, por favor, quando fazemos o teste exato de fischer temos como resultado 3 valores de p, as vezes uma das colunas sem nada escrito e as outras duas com valores diferentes.Qual escolho para usar?
Depende se você vai usar um teste uni ou bicaudal. Provavelmente será o bi, aí usa o exact 2-tailed. Eu tenho vídeo explicando a diferença entre os testes uni e bicaudais.
@@FernandaPeres Vc é dez!! Muito obrigada! Reitero que na minha dissertação do mestrado terá um agradecimento a vc! Assim que eu defender te mando foto!
Eu fiz uma tabela cruzada com a opção de qui-quadrado. VAriáveis: um item de uma escala com uma variável categórica de 4 itens (gênero). Aconteceu de reportar as mensagens do começo do vídeo, colocando em questionamento o p-valor apresentado. Sugeriu diluir ou retirar os itens que davam esse erro. Aí vim aqui no seu vídeo e testei isso aí. Não apareceu teste de Fischer. Minha versão do spss é o 22. Será isso ou é porque não é exatmente 2x2?
Oi, Erika, não tenho como ajudar sem saber qual erro está dando... Mas não é para ser por ser outra versão. Também não é para ser pelo tamanho da tabela, porque fazendo dessa forma, dá para fazer em tabelas maiores que 2x2. Talvez seja o caso que já comentaram aqui, de não haver variabilidade na tabela (veja uns comentários para baixo).
Professora, estou tentando fazer o teste exato de fisher, mas aparece essa mensagem ''Cannot be computed because there is insufficient memory'', saberia me dizer o que fazer?
É um problema de memória do seu computador, os testes com simulação (como é o caso desse) consomem muita. Esse artigo aqui da IBM dá uma sugestão: www.ibm.com/support/pages/cannot-be-computed-because-there-insufficient-memory
Oi Fernanda, tudo bem? Por favor... Quando eu vou rodei o teste nem apareceu a linha escrito "Teste Exato de Fisher" e me deu a mensagem: "nenhuma estatística foi calculada porque a variável X é uma constante"... Você poderia me ajudar, por favor?
Oi, Amanda, para ter dado essa mensagem, você deve ter uma das variáveis com todos os valores iguais. Aí, pelo que eu entendo, não vai ser possível calcular mesmo. Seria uma linha ou uma coluna com todos os valores zero.
Você não sabe o quanto está me ajudando. Estou rodando os dados da minha pesquisa de mestrado e seus vídeos estão me salvando. Obg!
Passando só pra dizer que te amo e que teu canal vai ta nos agradecimentos da minha dissertação kkkk
Sou formado em Estatística mas esqueci muita coisa porque não pratiquei e mudei meu foco, mas estava precisando do teste exato de Fisher e achei sua aula. Parabéns, excelente aula e muito me ajudo, Deus te abençoe.
Fernanda, parabêns pelo trabalho. Muito bom, muito didático, muito completo.
Gostei da forma como explica......
Suas aulas são maravilhosas, objetivas, didática e extremamente úteis.
Muito obrigada!!!
Fernanda quero agradecer-lhe sinceramente pelos seus vídeos que me têm ajudando muito no tratamento de dados da minha tese. Beijinho de Portugal!!
A melhor professora de estatística do mundo! Obrigada por compartilhar esses vídeos e salvar minha vida tantas vezes!
Você é demais!!! Tem dom de transmitir o ensinamento! Parabéns!!! Ajudou MUITO!
Ótimo vídeo. Suas aulas estão sendo muito, mas muito mais úteis para mim que as disciplinas de bioestatística da minha faculdade.
mulher, você é maravilhosa. Torna algo difícil tão simples, muito obrigado porque você me salvou na pesquisa
Já assisti vários vídeos seus e também já indiquei para várias pessoas. Muito obrigada.
Muito obrigada!! 😍
@@FernandaPeres vc poderia explicar como fazer frequencias esperadas???
@@taissaint357 O software calcula para você. Mas tenho explicando como elas são calculadas em um post no Instagram (instagram.com/estatisticaaplicada)
@@FernandaPeres obrigada, Fernanda, irei ver e seguir a pagina! poderia me tirar uma dúvida, pfvr fiz um teste de fisher entre IMC x aleitamento materno e deu resultado de 0,001 isso quer dizer que seria significativo, que existe uma associação??
@@taissaint357 Sim.
Fernanda, suas aulas são excelentes, muito didáticas e objetivas. Obrigada, por dividir seus conhecimentos. Deus te abençoe.
Muito obrigada mesmo!!!
Seus vídeos são realmente incríveis. Muito obrigadaaaaaa!
Muito obrigado👍🥲
vei eu não tenho nem palavras pra te agradecer!!! me salvou dms!!!
Que ótimo!! Fico feliz! ♥️
Perfeita a explicação.. fácil de entender dessa maneira
Suas aulas são maravilhosas!!!! Amo seu canal
Não conhecia o caminho do Fisher no SPSS. Sempre recorria ao R. Adorei!
Salvou a minha vida. Muito obrigada 😊
Cada dia melhor. Parabéns
Nossa!!! Merece agradecimento na minha tese de doutorado
Você é maravilhosa!! Obrigada por compartilhar seu ensinamento, salvou meu TCC
Acabou de me salvar 🙌🏾🤗. Muito obrigado!!!
Super explicação. Obrigado!
Muito obrigada, aula incrível, me ajudou muito!!
Fernanda, boa tarde e obrigado por sua iniciativa de criar estes vídeos, pois são de extrema importância para àqueles que precisam esclarecer dúvidas acerca disto, pois estatística não é fácil, porém requer dedicação e conhecimento. Estou inscrito em seu canal. Ah! Qual é a sua formação? Eu sou Estatístico e admiro quem têm esta facilidade de ensinar. Parabéns, continue sempre assim. Obrigado mais uma vez.
Oi, Fábio. Sou biomédica, com mestrado e doutorado em farmacologia e especialização em estatística aplicada :)
Sou professora há mais de dez anos.
E obrigada! 🥰
@@FernandaPeres legal! Fernanda. Eu também sou professor e atualmente trabalho na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Sou Mestre em Estatística, tenho especialização em gestão pública e trabalho no setor de RH da instituição mencionada.
Aula Maravilhosa!!!
Eu Amei esse video.
Muito bom, parabéns.
Incrível!
São ótimas suas explicações. Bastante esclarecedoras.
Tenho algumas dúvidas: como fica a interpretação do teste de Fisher numa tabela 3x3? Posso usar em uma tabela 5x2, por exemplo?
Você me salvou
Oi Fernanda, muito obrigada pelas suas aulas! Você tem algum vídeo ensinando como fazer o Teste Exato de Fisher no R?
@@julianaloureiro5850 Eu achava que tinha, mas não tenho, não. Mas dá para achar esse material em blogs, é bem simples, só aplicar a função fisher.test
@@FernandaPeres obrigada!
Fernanda parabéns e obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento. Tenho uma dúvida, o teste Likelihood Ratio poderia ser considerado ao invês do exato de Fisher? Outra dúvida, em caso de comparação de frequências não objetivando-se uma análise de associação, poderia usar assim mesmo o exato de Fisher? Obrigada e grande abraço!!!!
Eu já li teses tratando o Qui-quadrado como teste paramétrico e o exato de Fisher como não paramétrico.
Então essas teses estavam erradas, rsrs. Praticamente qualquer livro de estatística vai ter essa informação, que o qui-quadrado (tanto o de Pearson quanto o de Fisher) é não-paramétrico.
Segue duas referências, caso interesse:
www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128112168000100
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3900058/
Fernanda parabéns pela didática! Me desculpa se alguém ja perguntou e eu nao vi mas quando usamos o exato de monte carlo?
Oi, Fernanda. Boa noite. Em primeiro lugar, ótimo vídeo, como sempre. Obrigado. Em segundo lugar, eu sempre tenho dúvida quando a utilização do teste G e o teste do Qui-quadrado. Saberia me dizer qual a preferência por usar um ou outro?
INCRIVEL, Fernanda! Parabéns. É possível fazer o teste exato de Fisher quando temos mais de uma célula com o valor de zero??? Muitíssimo obrigada
Sim
Olá, Fernanda, obrigada pelo vídeo! O teste de fisher pode ser usado com uma tabela 1x4? Se sim, teria de fazer alguma correção? Estou com essa situação aqui, obrigada desde jáa!!!
Oi, Lara. Se a tabela tem 1x4 seria um teste qui-quadrado de aderência. Aí a alternativa a ele quando os pressupostos não são atendidos é o teste binomial (não multinomial). Eu explico nesse post: instagram.com/p/CUXkqOKAcgi/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
@@FernandaPeres Oii, Fernanda! Muito obrigada pelo retorno!!!
Oi, Fernanda!! Parabéns novamente pelo canal. Seus vídeos me ajudam e muito!!! :)
Você comentou que usamos o teste de Fisher quando rompemos aqueles pressupostos para o Qui-quadrado de Pearson. A minha dúvida é: posso usar o teste de Fisher como teste de aderência quando a minha FE for inferior a 5? Se puder me ajudar quanto a essa dúvida, muito obrigada!!!
Aí não é o de Fisher, e sim os testes exatos binomial ou multinomial. Esse post explica e fornece os códigos em R: www.biostathandbook.com/exactgof.html
Oiee Fernandaa...suas aulas são exelentes!!!!
Mas estou com uma dúvida, eu tenho duas tabelas: 6*3 e outra 6*5, mas a frequências esperadas foi > 5 em ambas, então tentei rodar o Teste de Fisher no programa R desta forma: fisher.test(tabela, simulate.p.value=TRUE);
Como eu faço o teste post-hoc do teste de Fisher?
Eu posso usar a Representação visual dos reséduos ajustados do teste Qui-quadrado? (usando a função "corrplot")
Então, dá para olhar para os resíduos padronizados ajustados, sim. Mas outra opção é fazer o Fisher para os pares, você consegue isso com a função do rstatix pairwise_fisher_test (ou um nome parecido com esse).
Tem esse teste no R? não achei nos videos do canal..abraços e obrigado!
@@andremendonca112 Acho que não gravei mesmo. Mas é bem simples, só aplicar o fisher.test. Dá para achar tutoriais em blogs.
Fernanda, quando o teste exato de Fischer não apresenta "valor de qui quadrado" na linha do Fischer nem graus de liberdade, o que significa? Pois em alguns testes vem todos os valores na tabela de "Chi-Squared Tests" no entanto bem na linha do teste exato de fischer não tem "valor" só o sig 2-sided...
Até onde eu entendo, o SPSS não mostra o valor de qui-quadrado para tabelas 2x2 porque nesses casos ele usa o valor de p exato e é feita uma correção apenas do valor do p, não do teste. Para tabelas maiores, há um cálculo por Monte Carlo, e ele fornece um valor de qui-quadrado e um de p.
Mas essa documentação do SPSS pode esclarecer isso melhor: ftp://public.dhe.ibm.com/software/analytics/spss/documentation/statistics/20.0/en/client/Manuals/IBM_SPSS_Exact_Tests.pdf
Bom dia Professora. Caso tiver dados iguais ou superior a 20 usamos os teste de qui quadrado? Desde já as suas aulas estão a servir de grande apoio para o meu aprendizado...
Não necessariamente. O que importa é a frequência esperada da célula ser superior a 5. Se for, podemos usar o qui-quadrado.
uma outra dúvida. num único estudo posso usar vários testes estatístico? por exemplo analisar um inquérito composto por várias partes.
@@aristidesmanuel6287 Sim, quantos forem necessários. Se tiver interesse, recomendo essa live que vai acontecer na próxima quarta-feira, em que eu vou discutir escolha do teste estatístico: ruclips.net/video/EtV3_3aN884/видео.html
Olá Fernanda, você é demais! Neste vídeo, Teste de Fisher, fiquei com uma dúvida. Eu pensava que não seria uma boa comparação o fato de ser atleta com categorias de hipertensão. Eu pensava que o certo é comparar atleta com o fato de ter ou não hipertensão. Agora as categorias leve, moderada, grave seriam categorias de hipertensão. Então, sim, compararíamos atletas hipertensos com as categorias de hipertensão.
Oi, Ricardo. Eu não acho que seja um problema criar uma variável que vá desde a ausência até o grau mais grave da doença. Faz sentido pensando que se trata de uma variável ordinal, parte do "zero" de hipertensão, até um grau máximo.
Mas, esses dados são inventados apenas para fins didáticos.
Uma crítica possível é que essa forma de análise não considera a característica ordinal da variável. Mas, de novo, são dados falsos apenas para exemplificar.
@@FernandaPeres Fernanda, você é realmente uma pessoa diferenciada. Obrigado pela resposta.
Dúvida: Estou comparando duas categorias: Estilos de Aprendizagem VARK e Gênero. Meus grupos de estilos de aprendizagem são {A}, {R}, {K}, {A, K}, {R, K}, {A, R, K}. Em cada grupo, há uma distribuição entre feminino e masculino, porém no último grupo {A, R, K} há apenas uma pessoa, pertencente a um único gênero.
Gostaria de saber se é possível realizar o teste colocando "0" no outro gênero que não pertence a esse grupo. Essa abordagem é válida ou existe alguma outra forma mais adequada de proceder com essa análise?
Agradeço desde já pela ajuda!
Pode colocar zero, sim. A frequência é zero. O próprio SPSS vai considerar que essa frequência é zero.
@@FernandaPeres muito obrigada mesmo, você é demais!!!
Olá Fernanda, tudo bem? Você salva meu mestrado!! Tenho uma pergunta, no caso o valor p do teste de Fisher, para mais de uma categoria, é um valor para aquela variável independente da categoria (ex: hipertensão leve, moderada ou grave) se eu quiser ver a associação entre ser fumante e o grau de hipertensão qual seria o teste mais indicado?
O valor de p se refere ao efeito global de associação entre duas variáveis categóricas (ex.: ser fumante e ter hipertensão). Para saber quais células diferem, avaliamos os resíduos padronizados ajustados.
Mas, o qui-quadrado (e o teste de Fisher) sempre irá tratar as variáveis como nominais. Se você quiser tratar grau de hipertensão como ordinal, terá que usar um teste que permita isso, como o Mann-Whitney.
Quando o SPSS mostra Asymp. Sig de 0,000 quer dizer o que?
Que o p foi menor que 0,001.
Fernanda, boa noite. Eu tinha o SPSS 22, entretanto tive um problema no meu computador e tive de formatá-lo. Resultado, perdi os programas e não consegui mais instalar o SPSS. Vc poderia me indicar como baixar uma versão do SPSS?
Oi, Fábio. O SPSS é um programa pago.
Inclusive por isso incentivo a migração para o R...
@@FernandaPeres Boa noite Fernanda, eu estou usando o Jamivi (Gratuito) e o PHSTAT (Suplemento do Excel). Somente para quebrar um galho. Mais vou seguir o seu conselho e usar o R. Obrigado.
Jamovi.
Esses vídeos me salvam
Mas tenho uma grande dúvida
O fisher só aparece aparece para contigência 2x2, mas em tabela maiores como faço?
Tenho uma tabela com 3 categorias em uma variavel (GRAVE, MODERADO e LEVE) e rompi o presuposto do qui-quadrado, então o que faço?
Eu explico exatamente isso no vídeo.
Como solicitar para tabelas maiores.
Pergunta: Qual é a diferença de Hipótese de pesquisa e Hipótese Nula?
Por exemplo: se tenho uma Hipótese de pesquisa que há um associação entre andar de Bicicleta (sim / não) e gostar da natureza (sim / não), seriam as Hipóteses Nula (H0) e a Alternativa (H1) as seguintes:
H0: Andar de bicicleta não depende de gostar da Natureza
H1: Andar de Bicicleta depende de gostar da Natureza
Está correto esse raciocínio?
Boa noite Fernanda! Me explica, por favor, quando fazemos o teste exato de fischer temos como resultado 3 valores de p, as vezes uma das colunas sem nada escrito e as outras duas com valores diferentes.Qual escolho para usar?
Oi, Melissa, usa sempre o p da linha do Fisher. Eu expliquei quais valores pegar no final do vídeo.
@@FernandaPeres sim, na linha do fischer daí tem 3 colunas," sig assint", exata 2 lados e exta 1 lado" quando rodei apareceu em 2 colunas...
Depende se você vai usar um teste uni ou bicaudal. Provavelmente será o bi, aí usa o exact 2-tailed. Eu tenho vídeo explicando a diferença entre os testes uni e bicaudais.
@@FernandaPeres Vc é dez!! Muito obrigada! Reitero que na minha dissertação do mestrado terá um agradecimento a vc! Assim que eu defender te mando foto!
@@melissatavares4027 ♥️♥️♥️
Eu fiz uma tabela cruzada com a opção de qui-quadrado. VAriáveis: um item de uma escala com uma variável categórica de 4 itens (gênero). Aconteceu de reportar as mensagens do começo do vídeo, colocando em questionamento o p-valor apresentado. Sugeriu diluir ou retirar os itens que davam esse erro. Aí vim aqui no seu vídeo e testei isso aí. Não apareceu teste de Fischer. Minha versão do spss é o 22. Será isso ou é porque não é exatmente 2x2?
Oi, Erika, não tenho como ajudar sem saber qual erro está dando...
Mas não é para ser por ser outra versão. Também não é para ser pelo tamanho da tabela, porque fazendo dessa forma, dá para fazer em tabelas maiores que 2x2. Talvez seja o caso que já comentaram aqui, de não haver variabilidade na tabela (veja uns comentários para baixo).
Oii Fernanda! É possível o valor de p resultar em 1? Fiz um teste com meu banco de dados e deu 1, nunca vi isso antes...
É possível, sim. Acontece. Se você tá rodando uma comparação entre grupos, é porque os grupos são MUITO parecidos.
Professora, estou tentando fazer o teste exato de fisher, mas aparece essa mensagem ''Cannot be computed because there is insufficient memory'', saberia me dizer o que fazer?
É um problema de memória do seu computador, os testes com simulação (como é o caso desse) consomem muita. Esse artigo aqui da IBM dá uma sugestão: www.ibm.com/support/pages/cannot-be-computed-because-there-insufficient-memory
@@FernandaPeres Obrigado Fernanda
Oi Fernanda, tudo bem? Por favor... Quando eu vou rodei o teste nem apareceu a linha escrito "Teste Exato de Fisher" e me deu a mensagem: "nenhuma estatística foi calculada porque a variável X é uma constante"... Você poderia me ajudar, por favor?
Oi, Amanda, para ter dado essa mensagem, você deve ter uma das variáveis com todos os valores iguais. Aí, pelo que eu entendo, não vai ser possível calcular mesmo. Seria uma linha ou uma coluna com todos os valores zero.
@@FernandaPeres Ok, obrigada, abraços e continue sendo esse anjo! Deus abençoe, beijão
Socorro...