Eu sei que esse canal me incentivou a estudar quando eu consigo chegar nas respostas antes do vídeo sair e uso ele de gabarito pra ver se fiz certinho.
Ontem mesmo testei acesso remoto do meu notebook windows pelo celular estando em outra cidade e até baixei arquivos pela rede movel sem duvida poder acessar seus dados fora de casa é a coisa mais interessante de todas e pouca gente tira proveito
No meu caso uso a OpenVPN, junto com o Remmina, com um chromebook, para acessar máquinas virtuais e o servidor, tanto pessoal como profissional. Meu servidor é um, Beelink GK55 Celeron J4125 4n/4t, 8mem, 128+4tb, servidor+duas máquinas virtuais, modem 4g, roteador, e com um Nobreak de 700va Resumindo, gasto cerca de R$34,00/mês, se for deixar tudo 24/7
Год назад+12
DNS dinâmico não resolve no caso onde não se recebe um IP Púbico no roteador (Se tem ISP chamando de IP Válido tem coisa muito errada aí). Maior parte dos ISPs do Brasil já utilizam (São obrigados) CGNAT e entregam IPv6 Público, o que seria uma opção, já que o IPv6 é público para todos os dispositivos da rede.
Muito obrigado, agora tenho acesso ao meu servidor que está rodando em um orangepi pc. era só isso que faltava, acabei de instalar e está muito bom!!!!
Dio, você poderia ter falado do IPv6. É o método mais simples e correto de expor o servidor na internet pública, já que é só liberar o firewall na sua máquina, sem usar NAT, VPN, ou qualquer outra coisa, sem pagar nada.
@@eltondouglas2009 @Luhsilva.147 Site IPv6-ponto-br , tem uma biblioteca imensa de conteúdo, laboratório em máquina virtual e vários cursos de capacitação (presencial ou EaD) sobre o protocolo padrão da Internet - e tudo de graça, provido pelas iniciativas do NIC br Aí, quando já tiver mais avançado, pode se qualificar para a certificação IPv6 da Hurricane Electric. Se chegar até o nível máximo, eles te enviam uma camiseta super bacana (além do próprio certificado, obviamente).
Esse tailscale é muito bom, acabei de instalar aqui no meu note servidor e no meu celular, e configurei o servidor como node de saida, agora mesmo estando em dados móveis continuo na minha rede e consigo acessar kdeconnect e qualquer outro serviço em rede, muito bom isso.
Uma das formas bacanas de exportar sua rede é usando o IPV6 por ser ponto a ponto não passa por NAT ou semelhante, trabalho em provedor e posso dizer que é um caminho legal (usei bastante na minha rede interna)
Pensei que o Dio fosse mencionar esse método =/ quem for tentar, aconselho a usar uma porta maior que 1024, porque alguns ISPs bloqueiam as portas de 0 até ela.
@@itxToledoNessa situação provavelmente você deve ter um ipv4 publico para a residencia ou um "range" de portas alto como 4000 portas, todo trafego de internet de 1 dispositivo passa por 1 porta do endereço NAT ou CGNAT então como exemplo para cada aplicação é usado 1 porta e por ai vai. Você pode pedir para o provedor abrir uma das portas que você usa mas no caso da tim acredito que será dificil ter acesso a isso
Год назад+4
Esse foi um dos melhores conteúdos do canal. Parabéns.
No meu home lab. Tenho 2 LINK. 1Gb. LINK 2. 800 MB. Ambos com IP válido. Porém mesmo assim uso VPN. Tenho um storage. Um servidor proxmox. 32 Gb de ram .. Uma RB 4011 . Dois dchp. Um pra tvs e celulares. E a outra pros meus computadores. Gosto muito do seu canal. No promox tenho vpn. Um pihole e outras aplicações. E agora estou testando o deepconnect pico. Obrigado por sempre postar conteúdos.
Muito bom, mas será que funciona também em planos que tem NAT? Tipo a vivo fibra e outros planos que a internet tem NAT e o IP púbico não chega direto no nosso roteador?
@@GutoTorak-zb1iq só adicionar dddns ou pedir para seu provedor de acesso fixar seu IP. Todo Linux e nativo IPv6, só pegar IP e adicionar a entrada DNS, não esqueça de verificar a porta está aberta no firewall.
@@marinsaugusto18 somisar dddns ou pedir para seu provedor de acesso fixar seu IP. Todo Linux e nativo IPv6, só pegar IP e adicionar a entrada DNS, não esqueça de verificar a porta está aberta no firewall.
Maravilhoso conteúdo! Claro que existe diversos outros software de VPN, e este ficou bacana, acredito que seria muito bom, e útil para comunidade, um tutorial não só de um servidor de VPN, mas um firewall tmb, tipo mão na massa ! Parabéns, este canal é muito bacana, acompanho a muitos anos.
Não tem tanto segredo: ruclips.net/video/UpoYUudxZU0/видео.htmlsi=ndtY6HaAdo5pSll- Você pode customizar algumas coisas, mas a configuração padrão já funciona razoavelmente bem, e depois no settings dele você pode alterar algumas coisas mais básicas, como adicionar servidores de DNS Upstream diferentes ou criar os seus domínios personalizados.
Excelente vídeo, acredito eu que para hospeda um site pode se usar o Cloudflare na versão gratuita e um IP gratuito (aqueles com. nz, tv no final), dessa forma o custo fica zero (claro, que se houver um bloqueio aí já dá ruim rs)
Olá Dio e Diors! Caras, parabéns! É o tipo de conteúdo que eu busco e pesquiso, mas de forma bem objetiva, clara, bem feita! Eu utilizo DDNS mas sempre pesquisei por ouras formas e aqui as encontrei com exemplos, sugestões e etc! Sensacional!
Top o vídeo e a didática, parabéns! O umbrel pode funcionar como um NAS? Tenho algumas máquinas locais com usuários e grupos, estou buscando uma solução.
Tenho a mesma duvida, estou com um TrueNas aqui e não consegui conectar ele a NordVPN. Ao menos os tutoriais que segui, não deram certo. Mas consegui habilitando o modo mesh no celular e em outro computador da rede, ai acesso o NAS através do outro computador. E ruim por precisar de um PC sempre ligado além do servidor NAS. Estou cogitando a mudança para o umbrel justamente por facilitar muitos dos processos.
Estou montando um servidor com o Umbrel (ainda não está pronto, falta comprar algumas coisas) porque ele tem funcionalidades interessantes. Quero conseguir ligar o PC usando o celular, com algum aplicativo que faça o servidor funcionar como ponte. É possível fazer isso utilizando o Tailscale no celular e no Umbrel? Além disso, poderia trazer um vídeo que automatize esse processo?
Ola DIo, tudo bem ? Tendo em vista as plataformas que você mostrou, temos algumas opções para levantar um ambiente de forma fácil e prática, como o CasaOS e o Umbrel, mas você teria como mostrar para gente quais os prós e contras dessas ferramentas ?
Dio, seria interessante fazer um video sobre como instalar apps da comunidade/ criar uma loja própria, faz dias que eu quebro a cabeça tentando entender como faz, mas não encontro de forma didatica como recriar o template da documentação do umbrel. Ajudaria muito pessoas iniciantes nesse tipo de projeto.
O Umbrel é um pouco mais engessado nisso do que o casaOS por exemplo, porém, você pode instalar o Portainer do Umbrel e usar ele para instalar qualquer container por uma interface: diolinux.com.br/video/instalar-portainer-interface-docker.html
@@Diolinux faz um só de configurar o Nextcloud para uso remoto. Extremamente difícil. Já perdi um sábado e domingo inteirinhos tentando e no fim… não deu certo. Dá uma tristeza. Faça só esse Pelamordedeus. Serei um membro. Não que já não mereça… mas como símbolo de gratidão.
Olá, boa tarde, tudo bem? teria como fazer um vídeo usando o Pritunl? No caso, uma instancia EC2 com Pritunl se conectando a uma instancia local e tem o homelab no local, com nginx se não me engano.
tem uma dúvida é se tenho um pendrive com Linux no pendrive tudo que faço ali depois de tirar o pendrive fica salvo as coisas que fez no Linux? ou se é possível salvar pra não perder a mudança que fez no Linux?
Bon dia, tenho aconpanhado o canal e estou gostando muito do conteudo, parabéns. Entendi que pro vpn consigo compartilhar tudo do meu servidor, ten algum app de gestao de documwntos que eu cinsiga configurar para pessoa poder ler, exibir e fazrr upload mas nao poder apagar documentos ?
O Umbrel é só uma aplicação que roda por cima de uma distro, como o Ubuntu. Então o RAID tem que ser no nível de sistema operacional ou via hardware. O Umbrel pode ser usado como um NAS, no sentido de armazenar arquivos e ser acessível pela rede (com nextcloud ou com o filebrowser por exemplo) mas se você quiser uma infra mais forte com redundância e tal, recomendaria usar o TrueNAS Scale, ou até o PROXMOX e virtualizar o Ubuntu Server onde vai rodar o Umbrel, sendo que o PROXMOX é instalado em RAID.
Eu quero imprimir de casa para a impressora do escritório e sincronizar o NAS de casa com o NAS do escritório, que são dois WD MyCloud EX2 Ultra. Depois de ver os seus vídeos, parece-me que o servidor com o Umbrel, e o Tailscale, poderão ser as opções ideais, certo?
Fala DIO, poderia fazer um vídeo instalando Android TV ou Google TV em um PC artiguinho para rodar NETFLIX, apps de streaming em geral, para substituir o SMART da TV. Abração!
Vi que o Umbrel tem uma opção nas configurações chamada "Acesso remoto Tor" essa opção não é válida? É a mesma coisa do acesso VPN? Tem como usar essa opção?
Existe algum tipo de "creche" pra homelabs? To meio nomade ultimamente e não tenho um lugar que seja bom e com internet decente, fora ter que levar o aparelho inteiro. Estou pensando em ver e deixar na casa dos meus pais, mas se precisar fazer alguma coisa...
Gostei da ideia de criar o próprio servidor, com o HD de 4 Terá Byte consigo criar e usar tranquilo? um detalhe! consigo deixar uma 2 terás pra arquivos e pastas e os outros pro servidor, dividindo as funções?
Conversei com o meu provedor, ele liberou a porta pra mim... Quanto a exposição da rede doméstica, infelizmente ele disse que eles não possuem este tipo de plano na operadora, inclusive tem senha no roteador, então não pude liberar a porta do roteador.
Dio, eu sou bem leigo nesses assuntos... Eu tenho um NAS WD MY CLOUD - ele me permite usar o plex e o backup do celular - basicamente são essas funções que eu quero - por hora. Depois tive a ideia de montar um xeon usado que tinha lá em casa com o Umbrel OS... Esses mesmos serviços (IMMICH e NEXTCLOUD) eu preciso do endereço do servidor para poder acessar via APP e FORA DA MINHA CASA. Esse procedimento todo que vc ensinou serve para me dar esse endereço?
Até onde eu sei, no Umbrel tem a opção de vc acessar ele remotamente usando a rede Tor sem nenhuma configuração adicional. Mas não tenho certeza a quanto se essa função é exclusiva pro raspberry pi umbrel.
ele te fornece um link, que ao acessar ele em qualquer rede, vc ja está dentro do servidor e pode usar tudo normalmente, sendo um link gigante, e cheio de tokens claro, pra garantir segurança.
Com Tailscale não precisa configurar DNS. Se vc quiser um endereço DNS eles tem o "Magic DNS" para vc usar na sua "internet privada" ou Funnel para ter um ponto de acesso público.
ngrok, tailscale, zerotier. o meu: raspberry pi 3+servidor VPN e como meu provedor usa GNAT tive que usar o NGROK... e como os lugares em que eu acesso usa o fortigate... faço a conexão VPN via NGROK > tunel ssh. e uso um script que copia o endereço:porta NGROK atual e envia para meu email de hora em hora. mas depois vou ver melhor esse modo do vídeo.
Ola meu amigo Dio, tenho uma duvida. No video, vc demostra que é possivel instalar o OS casa em dispositivos Raspbarry. Comprei recentemente um NAS chines (aliexprress) com um sistema proprietario horrivel. vou enviar o link do produto (ruclips.net/video/vXjTOFUxN0E/видео.html), mas posso adiantar que ele tem um processador Cortex-A7 de dois núcleos, 1gb de RAM e memoria Flash NAND de 128M (sem entrada de cartao SD, com apenas entradas USB e de Lan). minha duvida: é possivel instalar o OS casa, Homelab ou outro OS para Nas neste produto???
Olá diolinux sei que o vídeo não tem nada haver com a pergunta peço desculpas antecipado... Eu trabalho com tv box e estou querendo migrar pro Linux Ubuntu porém não acho os programas necessários para trabalhar e deixar o Linux como sistema principal
se vc tem o ip publico da operadora, basta liberar o acesso no modem, levei meses pra descobrir isso, depois precisa encaminhar portas para os ips as portas do serviço e vc consegue acessar as maquinas pelo RDP ou desktop remoto
@@Matheus_JG eu sei mano, eu sou analista de redes em um provedor kkk. Fazemos essas tratativas todo os dias. Mas esse acesso remoto ao modem, é nosso porque o modem também é nosso, ai o cliente não usa
dei uma olhada na playStore do Android e parece que a versão do hamashi para Android nao existe só uma versão paga que não atend6as expectativas como o hamashi
Não seria mais econômico pegar uma VPS e fazer um "SSH Tunneling" ou um "Dynamic Port Forwarding". Pode configurar até mesmo como proxy. Dai era só acessar o ip ou host da VPS. Um VPS na locaweb tá R$ 17,90/mês e tem 1TB de transferência.
deveria existir algum app que permita vc acessar o celular remotamente como um apache ou nginx, embora um raspberry pi já seria execelente, com baixo consumo de energia
Com o Tailscale também dá para usar com a combinação com o RDP, funciona lindo e é absurdamente fácil de instalar. É uma alternativa difícil de ignorar.
Qual a vantagem de usar um servico proprio sendo que por exemplo, streaming pago vc tem por 20 reais, google drive por 14 tudo no celular.. as facilidades do servico pago nao e superior? entendo a ideia mais artesanal e de criacao e tals mas por facilidade no dia a dia ainda estou tentando entender. coisa de leigo mesmo
Ou você simplesmente ativa o IPv6 do seu roteador ao invés de pagar por ipv4 de provedor, ou usar vpn, ddns e outras gambiarras. Não precisa nem abrir portas, só ativar o IPv6 no roteador que seu provedor fornecera um IP único pra você que todos poderão acessar e pingar
@@marinsaugusto18 primeiro você ativa o IPv6 no roteador na parte WAN, a minha é via usuário e senha PPPoE, aí eu coloco misto ipv4/IPv6 e recebo os dois, depois reconecto e vejo se meu dispositivo pegou um IPv6 abrindo o site IPv6 test, a partir daí já tenho o IP publico que qualquer pessoa de qualquer canto do mundo pode acessar e pingar. Mas não tenho portas abertas, aí eu baixei um app simple http server para abrir um servidor no Android e então funcionou, coloquei o IP entre colchetes e depois a porta tipo um ipv4 normal e funcionou. No Linux, eu instalei o nginx e configurei a parte do listen para também funcionar com IPv6, e até tirei o ipv4 do nginx. Não consigo deixar bem exemplificado porque os comentários tão sumindo se colocar sites ips e etc, nem sei se esse comentário vai aparecer, e já é o meu terceiro
@@marinsaugusto18 se for um servidor com o homelab eu não sei, ainda não testei pq meu Pc tá sem hd, tô rodando tudo na RAM, mas se for apenas um nginx rodando e etc e tu manjar é só colocar o listen no nginx pra funcionar com o seu IPv6
@@marinsaugusto18 você sabe que pra acessar um site IPv6 no navegador o IP precisa estar entre colchetes [seu IPv6 aqui] e depois a porta tipo no ipv4. Se eu colocar tudo certinho aqui o yt apaga o comentário mano ta complicado, vc tem alguma rede social????
Eu sei que esse canal me incentivou a estudar quando eu consigo chegar nas respostas antes do vídeo sair e uso ele de gabarito pra ver se fiz certinho.
Ontem mesmo testei acesso remoto do meu notebook windows pelo celular estando em outra cidade e até baixei arquivos pela rede movel sem duvida poder acessar seus dados fora de casa é a coisa mais interessante de todas e pouca gente tira proveito
No meu caso uso a OpenVPN, junto com o Remmina, com um chromebook, para acessar máquinas virtuais e o servidor, tanto pessoal como profissional.
Meu servidor é um, Beelink GK55 Celeron J4125 4n/4t, 8mem, 128+4tb, servidor+duas máquinas virtuais, modem 4g, roteador, e com um Nobreak de 700va
Resumindo, gasto cerca de R$34,00/mês, se for deixar tudo 24/7
DNS dinâmico não resolve no caso onde não se recebe um IP Púbico no roteador (Se tem ISP chamando de IP Válido tem coisa muito errada aí). Maior parte dos ISPs do Brasil já utilizam (São obrigados) CGNAT e entregam IPv6 Público, o que seria uma opção, já que o IPv6 é público para todos os dispositivos da rede.
Sim, eu fiz aquele processo. Já estou com o meu rodando. O umbrel ele disponibiliza um link onion top de mais
Funciona!Já instalei. Agora já consigo acessar pelo terminal do termux no celular!
Muito obrigado, agora tenho acesso ao meu servidor que está rodando em um orangepi pc. era só isso que faltava, acabei de instalar e está muito bom!!!!
Dio, você poderia ter falado do IPv6. É o método mais simples e correto de expor o servidor na internet pública, já que é só liberar o firewall na sua máquina, sem usar NAT, VPN, ou qualquer outra coisa, sem pagar nada.
Bem lembrado, deixei essa opção (e provavelmente várias outras) passar na explicação, obrigado por agregar valor ao conteúdo! :)
Gostaria de aprender sobre tem algum material que poderia recomendar?
@@eltondouglas2009 Up Eu Também pois queria colocar meu portifolio na rede e ficar melhor de mostrar ele online sem ter que pagar quase nada ou nada
@@eltondouglas2009 @Luhsilva.147 Site IPv6-ponto-br , tem uma biblioteca imensa de conteúdo, laboratório em máquina virtual e vários cursos de capacitação (presencial ou EaD) sobre o protocolo padrão da Internet - e tudo de graça, provido pelas iniciativas do NIC br
Aí, quando já tiver mais avançado, pode se qualificar para a certificação IPv6 da Hurricane Electric. Se chegar até o nível máximo, eles te enviam uma camiseta super bacana (além do próprio certificado, obviamente).
Se ja tiver acesso ssh (somente ssh) da pra usar o sshuttle como vpn, bem facil de usar
eu usei wireguard com chr na aws. funciona muito bem.
Esse tailscale é muito bom, acabei de instalar aqui no meu note servidor e no meu celular, e configurei o servidor como node de saida, agora mesmo estando em dados móveis continuo na minha rede e consigo acessar kdeconnect e qualquer outro serviço em rede, muito bom isso.
Caraca, acessar o KDE connect é outro patamar, torna as coisas muito mais práticas, agora to pensando mas possibilidades que isso traz
Existe a possibilidade de usar a tailscale em um servidor Truenas? Poderia fazer um vídeo ensinando, por favor.
Uma das formas bacanas de exportar sua rede é usando o IPV6 por ser ponto a ponto não passa por NAT ou semelhante, trabalho em provedor e posso dizer que é um caminho legal (usei bastante na minha rede interna)
Pensei que o Dio fosse mencionar esse método =/ quem for tentar, aconselho a usar uma porta maior que 1024, porque alguns ISPs bloqueiam as portas de 0 até ela.
não é todo ISP que fornece ipv6, a live tim aqui em GYN não fornece por exemplo
Oi fibra fornece e o serviço deles é muito bom por mais incrível que pareça
olá! Tem alguma documentação ou tutorial de como fazer o procedimento?
@@itxToledoNessa situação provavelmente você deve ter um ipv4 publico para a residencia ou um "range" de portas alto como 4000 portas, todo trafego de internet de 1 dispositivo passa por 1 porta do endereço NAT ou CGNAT então como exemplo para cada aplicação é usado 1 porta e por ai vai. Você pode pedir para o provedor abrir uma das portas que você usa mas no caso da tim acredito que será dificil ter acesso a isso
Esse foi um dos melhores conteúdos do canal. Parabéns.
No meu home lab. Tenho 2 LINK. 1Gb. LINK 2. 800 MB. Ambos com IP válido. Porém mesmo assim uso VPN. Tenho um storage. Um servidor proxmox. 32 Gb de ram .. Uma RB 4011 . Dois dchp. Um pra tvs e celulares. E a outra pros meus computadores. Gosto muito do seu canal. No promox tenho vpn. Um pihole e outras aplicações. E agora estou testando o deepconnect pico. Obrigado por sempre postar conteúdos.
Sensacional, muito obrigado!!
Muito bom, mas será que funciona também em planos que tem NAT? Tipo a vivo fibra e outros planos que a internet tem NAT e o IP púbico não chega direto no nosso roteador?
Se usar em IPv6 é muito fácil!!!! Tenho muitos serviços hospedados em casa sem qualquer "gambiarra"
Oi tudo bem?
Como vc fez?
Como faz? to tentando criar um servidor http em ipv6 mas ta foda
@@GutoTorak-zb1iq só adicionar dddns ou pedir para seu provedor de acesso fixar seu IP.
Todo Linux e nativo IPv6, só pegar IP e adicionar a entrada DNS, não esqueça de verificar a porta está aberta no firewall.
@@marinsaugusto18 somisar dddns ou pedir para seu provedor de acesso fixar seu IP.
Todo Linux e nativo IPv6, só pegar IP e adicionar a entrada DNS, não esqueça de verificar a porta está aberta no firewall.
Maravilhoso conteúdo! Claro que existe diversos outros software de VPN, e este ficou bacana, acredito que seria muito bom, e útil para comunidade, um tutorial não só de um servidor de VPN, mas um firewall tmb, tipo mão na massa !
Parabéns, este canal é muito bacana, acompanho a muitos anos.
Eu particularmente uso o ZeroTier para VPN... Também é facinho (não tanto como o tailscale)
Faz um video de como configurar o pi-hole? sua didática é muito boa para os leigos como eu
Não tem tanto segredo: ruclips.net/video/UpoYUudxZU0/видео.htmlsi=ndtY6HaAdo5pSll-
Você pode customizar algumas coisas, mas a configuração padrão já funciona razoavelmente bem, e depois no settings dele você pode alterar algumas coisas mais básicas, como adicionar servidores de DNS Upstream diferentes ou criar os seus domínios personalizados.
@@Diolinuxfaz um vídeo do Adguard Home! Alternativa muito boa ao Pi-hole
Excelente vídeo, acredito eu que para hospeda um site pode se usar o Cloudflare na versão gratuita e um IP gratuito (aqueles com. nz, tv no final), dessa forma o custo fica zero (claro, que se houver um bloqueio aí já dá ruim rs)
Olá Dio e Diors! Caras, parabéns! É o tipo de conteúdo que eu busco e pesquiso, mas de forma bem objetiva, clara, bem feita! Eu utilizo DDNS mas sempre pesquisei por ouras formas e aqui as encontrei com exemplos, sugestões e etc! Sensacional!
Dio sempre trazendo conteúdo de qualidade, muito bom. A tailscale é semelhante ao Radmin VPN.
Top o vídeo e a didática, parabéns! O umbrel pode funcionar como um NAS? Tenho algumas máquinas locais com usuários e grupos, estou buscando uma solução.
Massa... também tentei fazer um NAS no umbrel, mas fiquei com dificuldade. Teria como fazer? Pela loja só aparece o Nextcloud
Tenho a mesma duvida, estou com um TrueNas aqui e não consegui conectar ele a NordVPN. Ao menos os tutoriais que segui, não deram certo. Mas consegui habilitando o modo mesh no celular e em outro computador da rede, ai acesso o NAS através do outro computador. E ruim por precisar de um PC sempre ligado além do servidor NAS.
Estou cogitando a mudança para o umbrel justamente por facilitar muitos dos processos.
Uso o zero-tier para acessar meu jellyfin, tbm é muito bom
Fala @mileucreate, também uso e é muito bom.
Estou montando um servidor com o Umbrel (ainda não está pronto, falta comprar algumas coisas) porque ele tem funcionalidades interessantes. Quero conseguir ligar o PC usando o celular, com algum aplicativo que faça o servidor funcionar como ponte. É possível fazer isso utilizando o Tailscale no celular e no Umbrel? Além disso, poderia trazer um vídeo que automatize esse processo?
mais uma leitura de mente do dionatan linux
Antigamente se usava o hamachi ou o radmin pra fazer isso, espero que o tailscale seja mais seguro que os dois anteriores. Kkkkkkkkk
Ola DIo, tudo bem ? Tendo em vista as plataformas que você mostrou, temos algumas opções para levantar um ambiente de forma fácil e prática, como o CasaOS e o Umbrel, mas você teria como mostrar para gente quais os prós e contras dessas ferramentas ?
Dio, seria interessante fazer um video sobre como instalar apps da comunidade/ criar uma loja própria, faz dias que eu quebro a cabeça tentando entender como faz, mas não encontro de forma didatica como recriar o template da documentação do umbrel. Ajudaria muito pessoas iniciantes nesse tipo de projeto.
Eu também. Tomara que faça.
O Umbrel é um pouco mais engessado nisso do que o casaOS por exemplo, porém, você pode instalar o Portainer do Umbrel e usar ele para instalar qualquer container por uma interface: diolinux.com.br/video/instalar-portainer-interface-docker.html
@@Diolinux faz um só de configurar o Nextcloud para uso remoto. Extremamente difícil. Já perdi um sábado e domingo inteirinhos tentando e no fim… não deu certo. Dá uma tristeza. Faça só esse Pelamordedeus. Serei um membro. Não que já não mereça… mas como símbolo de gratidão.
Olá, boa tarde, tudo bem? teria como fazer um vídeo usando o Pritunl? No caso, uma instancia EC2 com Pritunl se conectando a uma instancia local e tem o homelab no local, com nginx se não me engano.
Otimo, fiz aqui, criando as maquinas, mas cada vez que server reinicia renova o ipv4, tem como manter ele unico? mesmo se o server reinicar
tem uma dúvida é se tenho um pendrive com Linux no pendrive tudo que faço ali depois de tirar o pendrive fica salvo as coisas que fez no Linux? ou se é possível salvar pra não perder a mudança que fez no Linux?
Bon dia, tenho aconpanhado o canal e estou gostando muito do conteudo, parabéns.
Entendi que pro vpn consigo compartilhar tudo do meu servidor, ten algum app de gestao de documwntos que eu cinsiga configurar para pessoa poder ler, exibir e fazrr upload mas nao poder apagar documentos ?
Dá pra fazer um RAID nesse servidor? Pra ter um backup
nossa to pesquisando isso a rodo. se vc descobrir me avisa kkkk
@diolinux ajuda nois
Também tô querendo... na vdd tava querendo fazer um NAS com raid, mas nao achei como
O Umbrel é só uma aplicação que roda por cima de uma distro, como o Ubuntu. Então o RAID tem que ser no nível de sistema operacional ou via hardware.
O Umbrel pode ser usado como um NAS, no sentido de armazenar arquivos e ser acessível pela rede (com nextcloud ou com o filebrowser por exemplo) mas se você quiser uma infra mais forte com redundância e tal, recomendaria usar o TrueNAS Scale, ou até o PROXMOX e virtualizar o Ubuntu Server onde vai rodar o Umbrel, sendo que o PROXMOX é instalado em RAID.
top o lance da cloudflare
Eu quero imprimir de casa para a impressora do escritório e sincronizar o NAS de casa com o NAS do escritório, que são dois WD MyCloud EX2 Ultra.
Depois de ver os seus vídeos, parece-me que o servidor com o Umbrel, e o Tailscale, poderão ser as opções ideais, certo?
Conteúdo excelente galera, parabéns
Gosto bastante do Zerotier
Fala DIO, poderia fazer um vídeo instalando Android TV ou Google TV em um PC artiguinho para rodar NETFLIX, apps de streaming em geral, para substituir o SMART da TV. Abração!
Este tailscale seria como um hamachi? que eu usava pra jogar com meus amigos
Boa tarde, gostaria de acessar um IP de um equipamento remotamente ( fora da minha rede ) como faço isso? Obrigado
Pretendo fazer um servidor, o ngrok não funcionaria igualmente?
Vi que o Umbrel tem uma opção nas configurações chamada "Acesso remoto Tor" essa opção não é válida? É a mesma coisa do acesso VPN? Tem como usar essa opção?
Dio, isso funciona da mesma forma que o Hamachi ou Zero Tier??
Tem como fazer funcionar tailscale com o userLand ?
Boa Noite!
Existe algum tipo de "creche" pra homelabs?
To meio nomade ultimamente e não tenho um lugar que seja bom e com internet decente, fora ter que levar o aparelho inteiro.
Estou pensando em ver e deixar na casa dos meus pais, mas se precisar fazer alguma coisa...
Gostei da ideia de criar o próprio servidor, com o HD de 4 Terá Byte consigo criar e usar tranquilo? um detalhe! consigo deixar uma 2 terás pra arquivos e pastas e os outros pro servidor, dividindo as funções?
2 TB é muito pro servidor. Outra dica é colocá-lo num SSD que é muito mais rápido e aí sim, outros arquivos vc coloca num HD.
Dio eu dei sub na Twitch faz dias e ainda nao consigo aceo Discord! Não aparece nada
A galera que é frontend costuma usar o ngrok pra expor um site/server/api rodando em localhost pra fora da rede local.
Legal! eu usava o rport
Consigo usar um domínio próprio nesse Tailscale?
Conversei com o meu provedor, ele liberou a porta pra mim...
Quanto a exposição da rede doméstica, infelizmente ele disse que eles não possuem este tipo de plano na operadora, inclusive tem senha no roteador, então não pude liberar a porta do roteador.
Preciso de ajuda com o pihole. Ja coloquei o dns em todos os lugares possíveis no computador e celular e ele n bloqueia os anúncios
Dio, eu sou bem leigo nesses assuntos... Eu tenho um NAS WD MY CLOUD - ele me permite usar o plex e o backup do celular - basicamente são essas funções que eu quero - por hora. Depois tive a ideia de montar um xeon usado que tinha lá em casa com o Umbrel OS...
Esses mesmos serviços (IMMICH e NEXTCLOUD) eu preciso do endereço do servidor para poder acessar via APP e FORA DA MINHA CASA. Esse procedimento todo que vc ensinou serve para me dar esse endereço?
Novamente sou leigo. Eu só queria acessar essas funções (immich, nextcloud, plex) que eu disse fora da minha casa - eu preciso desse enrosco todo?
Lembrou o Velho Logmein Hamachi alguém já usou? ainda existe?
LogMeIn ainda existe, mas agora eles apertaram no licenciamento, daí muitas empresas abandonaram.
Deixar esse vpn online no servidor, não ira afetar a velocidade de download e upload?
É possível rodar um media center com umbrel e um servidor de minecraft em uma raspberry pi 4?
agora minha duvida é tem como criar uma maquina virtual rodando windows por exemplo ?
Até onde eu sei, no Umbrel tem a opção de vc acessar ele remotamente usando a rede Tor sem nenhuma configuração adicional. Mas não tenho certeza a quanto se essa função é exclusiva pro raspberry pi umbrel.
ele te fornece um link, que ao acessar ele em qualquer rede, vc ja está dentro do servidor e pode usar tudo normalmente, sendo um link gigante, e cheio de tokens claro, pra garantir segurança.
vc é o melhor...
Vídeo sensacional!
ensina como faz com o cloudflare
Olá, galera me tira uma dúvida, eu consigo montar um server local com um raspberry pi4?
Bom vídeo. 🙂
e a configuração com o noip? como seria?
Com Tailscale não precisa configurar DNS. Se vc quiser um endereço DNS eles tem o "Magic DNS" para vc usar na sua "internet privada" ou Funnel para ter um ponto de acesso público.
Tenho o tailscale instalado no meu Arch e o Jellyfin. O serviço é mostrado no console admin do tailscale, mas não consigo acessar com o ip fornecido.
me diz uma coisa. Se eu tiver um servidor de torrent com tailscail, pra acessar externo. Esse vpn ira afetar o download e upload do servidor?
E eu consigo usar como um 'google drive' estando fora de casa ?
Faz mil vídeos explicando como configurar e usar os apps. Não tem quase nada sobre no Brasil.
Quem quer montar um servidor 24/7 e gastar o mínimo de energia. O Ideal seria um SBC, um desses pcs de placa unica tipo o Raspberry Pi.
Servidor de dados ainda vai, se tiver uma porta RJ45 Gigabit no minimo, agora se quer rodar VM ou RDP, tem que correr para os NUC da vida kk
@@dhex556 ou usar placas de notebook são uma opção, estou testando e vou criar um mini servidor pelo ip publico
Põe placa solar em casa e deixa o servidor torar a energia..rsrsrs
Problema é achar esse hardware a venda no Brasil!
OrangePi zero 2 ou alguma da Radxa.. Compra umas baterias e um BMS e faz um nobreakzinho só para ele..
Teria como fazer no true nass
Hamachi também mandou lembranças 😂
Eu acessava via Tor inclusive
É o melhor conteudo....
Faz um vídeo falando do cloudflared!
Fala Matheus, logo vou fazer um video a respeito.
@@emersonseiler opa, já me inscrevi!
ngrok, tailscale, zerotier.
o meu: raspberry pi 3+servidor VPN e como meu provedor usa GNAT tive que usar o NGROK... e como os lugares em que eu acesso usa o fortigate... faço a conexão VPN via NGROK > tunel ssh.
e uso um script que copia o endereço:porta NGROK atual e envia para meu email de hora em hora.
mas depois vou ver melhor esse modo do vídeo.
Alguém já testou se tailscale é melhor que Zero Tier?
Isso me parece muito parecido com oque eu fazia com o Hamachi pra jogar Minecraft em 2010.
Ola meu amigo Dio, tenho uma duvida. No video, vc demostra que é possivel instalar o OS casa em dispositivos Raspbarry. Comprei recentemente um NAS chines (aliexprress) com um sistema proprietario horrivel. vou enviar o link do produto (ruclips.net/video/vXjTOFUxN0E/видео.html), mas posso adiantar que ele tem um processador Cortex-A7 de dois núcleos, 1gb de RAM e memoria
Flash NAND de 128M (sem entrada de cartao SD, com apenas entradas USB e de Lan). minha duvida: é possivel instalar o OS casa, Homelab ou outro OS para Nas neste produto???
Olá diolinux sei que o vídeo não tem nada haver com a pergunta peço desculpas antecipado... Eu trabalho com tv box e estou querendo migrar pro Linux Ubuntu porém não acho os programas necessários para trabalhar e deixar o Linux como sistema principal
Ótimo vídeo.
Dá pra fazer um DMZ e acessar pelo IPV6
Ou acessar diretamente pelo IPV6 do equipamento.
IP público, o povo fala ip válido para tratar com leigos.
Faça tudo mas não ative o DMZ, literalmente abre todas as portas do roteador, um perigo
se vc tem o ip publico da operadora, basta liberar o acesso no modem, levei meses pra descobrir isso, depois precisa encaminhar portas para os ips as portas do serviço e vc consegue acessar as maquinas pelo RDP ou desktop remoto
@@Matheus_JG eu sei mano, eu sou analista de redes em um provedor kkk. Fazemos essas tratativas todo os dias.
Mas esse acesso remoto ao modem, é nosso porque o modem também é nosso, ai o cliente não usa
dei uma olhada na playStore do Android e parece que a versão do hamashi para Android nao existe só uma versão paga que não atend6as expectativas como o hamashi
usando o Tailscale tenho perda de velocidade na internet? Como acontece com o VPN padrao
Se você estivesse usando o Wireguard puro (no qual ele se baseia), pelo que eu leio, você tem uma perda de 3% de desempenho.
Eu consigo um static ipv6 de graça sem pagar a mais?
Não seria mais econômico pegar uma VPS e fazer um "SSH Tunneling" ou um "Dynamic Port Forwarding". Pode configurar até mesmo como proxy. Dai era só acessar o ip ou host da VPS. Um VPS na locaweb tá R$ 17,90/mês e tem 1TB de transferência.
Meu vídeo. Fiz tudo mas não consigo usar nada.
fiquei pensando se posso fazer isso com meu celular Móvel.
queria saber se posso usar meu celular
deveria existir algum app que permita vc acessar o celular remotamente como um apache ou nginx, embora um raspberry pi já seria execelente, com baixo consumo de energia
Alternativa, ZeroTier
rdp via guacamole/cloudflare, acesso ao pc em qualquer browser mesmo que o servidor estaja atras de cgnat.
Com o Tailscale também dá para usar com a combinação com o RDP, funciona lindo e é absurdamente fácil de instalar. É uma alternativa difícil de ignorar.
E o Ngrok?
Qual a vantagem de usar um servico proprio sendo que por exemplo, streaming pago vc tem por 20 reais, google drive por 14 tudo no celular.. as facilidades do servico pago nao e superior? entendo a ideia mais artesanal e de criacao e tals mas por facilidade no dia a dia ainda estou tentando entender. coisa de leigo mesmo
Por puro hackerismo
Ou você simplesmente ativa o IPv6 do seu roteador ao invés de pagar por ipv4 de provedor, ou usar vpn, ddns e outras gambiarras. Não precisa nem abrir portas, só ativar o IPv6 no roteador que seu provedor fornecera um IP único pra você que todos poderão acessar e pingar
Como faz mano? eu recebo ipv6 da operadora mas to tentando criar um servidor http ipv6 mas ta foda
@@marinsaugusto18 primeiro você ativa o IPv6 no roteador na parte WAN, a minha é via usuário e senha PPPoE, aí eu coloco misto ipv4/IPv6 e recebo os dois, depois reconecto e vejo se meu dispositivo pegou um IPv6 abrindo o site IPv6 test, a partir daí já tenho o IP publico que qualquer pessoa de qualquer canto do mundo pode acessar e pingar. Mas não tenho portas abertas, aí eu baixei um app simple http server para abrir um servidor no Android e então funcionou, coloquei o IP entre colchetes e depois a porta tipo um ipv4 normal e funcionou. No Linux, eu instalei o nginx e configurei a parte do listen para também funcionar com IPv6, e até tirei o ipv4 do nginx. Não consigo deixar bem exemplificado porque os comentários tão sumindo se colocar sites ips e etc, nem sei se esse comentário vai aparecer, e já é o meu terceiro
@@marinsaugusto18 se for um servidor com o homelab eu não sei, ainda não testei pq meu Pc tá sem hd, tô rodando tudo na RAM, mas se for apenas um nginx rodando e etc e tu manjar é só colocar o listen no nginx pra funcionar com o seu IPv6
@@marinsaugusto18 qual parte você não tá conseguindo? Já expliquei mas todos meus três comentarios sumiram instantaneamente, só esse de cima que ficou
@@marinsaugusto18 você sabe que pra acessar um site IPv6 no navegador o IP precisa estar entre colchetes [seu IPv6 aqui] e depois a porta tipo no ipv4. Se eu colocar tudo certinho aqui o yt apaga o comentário mano ta complicado, vc tem alguma rede social????
top
Pq ele nao falou no Ngrok? Tao mais facil
Grilo 🦗???