AUTISTA ADULTA - TRAÇOS QUE EU NÃO SABIA que eram AUTISMO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 фев 2025

Комментарии • 1,3 тыс.

  • @natifell
    @natifell  11 месяцев назад +47

    Obs: é Ehlers Danlos (E não Ehlder)💩
    Não faço ideia de onde eu tirei que era Ehlder
    Obs 2.: apesar de AH/SD e autismo terem traços em comum, alguns desses traços [o lance de ver padrões (perfiladora), baixa tolerância pra assuntos bobos, Hiperempatia, questionadora e régua ética alta] são mais do meu lado AH/SD (altas habilidades e superdotação)

    • @lizcavalcante_
      @lizcavalcante_ 9 месяцев назад +1

      eu tenho uma filha TEA e sempre suspeitei de eu ter AH/SD. Tenho baixissima tolerancia com assuntos bobos, gente que demora para explicar, faltava muito as aulas na faculdade com professores que eram lentos para explicar e materias "bobas". Enfim, sempre adiando...preciso ir atras desse diagnóstico.. Obrigada por compartilhar sua vivência neuroatípica!

    • @mariaeunicepimentapenteado3666
      @mariaeunicepimentapenteado3666 9 месяцев назад

      O

    • @DitoZBR
      @DitoZBR 3 месяца назад

      Me descreve integralmente nesse vídeo. Cada detalhe que chega assusta. Fico sem saber até onde é autismo, tdah ou ah/sd. Também sou assim na aritmética, inclusive, nos testes que fiz foi das melhores pontuações que fiz. Meus relacionamentos não duram tanto quanto poderiam e eu não sei identificar porque o encanto acaba. Também não tenho essa habilidade de falar de mim com tantos detalhes, mas sei me identificar quando me encontro em outros relatos, como esse seu. Incrível.

  • @marlucecunha6038
    @marlucecunha6038 Год назад +186

    Muita gente dizendo que agora todo mundo é autista, mas a verdade é que agora se tem conhecimento do que é o autismo! Quem está julgando nao tem noção do que é sentir essas coisas.

    • @jezufarugia6802
      @jezufarugia6802 11 месяцев назад +3

      Autista, um nome bonitinho pra loucos

    • @OiCasada-fucku
      @OiCasada-fucku 11 месяцев назад

      @@jezufarugia6802 Outro nome pra loucos é jozefarugia6802

    • @eligarciajunior5570
      @eligarciajunior5570 10 месяцев назад +27

      @@jezufarugia6802 Não, autistas não são loucos: temos muita consciência do que nós fazemos, sabemos dos nossos pontos fortes e fracos... O problema é que lidamos com desafios sociais e sensibilidades que as pessoas típicas não passam, e isso acaba prejudicando o nosso convívio e nos isolando do mundo. E cada pessoa tem um grau de autismo diferente, e mesmo que o meu caso seja "leve" (em comparação com outros autistas, inclusive com a própria Natália), os prejuízos ainda assim são grandes.

    • @flaviagomes62
      @flaviagomes62 10 месяцев назад +5

      @@jezufarugia6802 provavelmente vc deve estar dentro do espectro da loucura

    • @jezufarugia6802
      @jezufarugia6802 10 месяцев назад +1

      @@flaviagomes62 De autista a louco todo mundo tem um pouco, redundante...

  • @sergio.gusmao
    @sergio.gusmao Год назад +103

    Você está certa quando diz que não deve mudar sua "régua ética". Eu penso da mesma forma. Gostaria que mais pessoas fossem tão rígidos assim com a ética!

    • @natifell
      @natifell  Год назад

    • @carolinamira976
      @carolinamira976 11 месяцев назад +3

      Eu tenho esse pensamento rígido também. E olha, já me ferrei por causa disso.

    • @henriquesilva5432
      @henriquesilva5432 8 месяцев назад +2

      Olha.. eu penso q apesar das "dificuldades", certas coisas q vem no pacote do autismo - numa realidade utópica - seriam virtuosidades. Como a coisa da rigidez ética, infelizmente tão fluída na nossa cultura.. ao ponto de haver um relaxo ético tão esgarçado aqui q fica difícil estabelecer o certo e o errado no dia a dia

  • @veriselmi
    @veriselmi Год назад +280

    Me identifiquei demais com você! Tenho quase todas essas características, principalmente a forma como você parece ver o mundo! Já fui muito enganada e abusada de várias formas por ser tão ingênua e não captar quando a pessoa está sendo maliciosa comigo. Por outro lado, sou extremamente lógica e aprendi a me adaptar e camuflar nos diversos ambientes que frequento. Mas também não consigo lidar com muitos rodeios ao falar e essa mania que o povo tem de inventar desculpas e mentiras pra explicar uma situação. Costumo ser muito direta e por isso me acham arrogante às vezes. Aí me ensinaram a colocar emogis ao final das mensagens pra parecer mais simpática. 😊😊😊 Recebi o diagnóstico de TEA e TDAH faz poucas semanas, aos 42 anos.

    • @natifell
      @natifell  Год назад +27

    • @hudsonmoraes1261
      @hudsonmoraes1261 Год назад +10

      Meu caso é o inverso. Meu apreço pela lógica me levava a expor as premissas do meu raciocínio antes de expor a minha análise e conclusão. (No trabalho.) Isso gerava uma enorme impaciência nas pessoas.
      Reconheço que eu era muito prolixo. E levei anos para aprender a ser mais direto ao ponto e mais conciso. Até hoje invejo a capacidade de síntese de um amigo meu que é mestre em matemática.

    • @hudsonmoraes1261
      @hudsonmoraes1261 Год назад +9

      Bom, reconheço que estamos falando de coisas um pouco diferentes. Havia todo um contexto social que induzia em mim esse comportamento. Por exemplo, o fato de eu ser um funcionário jovem e novato, com pouco tempo de casa. Eu tinha consciência de que estava no patamar mais baixo da hierarquia social. E que minhas opiniões poderiam ser facilmente contestadas. Isto é, as pessoas não teriam o menor pudor de descartá-las por alguma consideração que tivessem pela minha pessoa. Eu simplesmente não tinha tanto prestígio assim. Por isso procurava embasar os meus raciocínios. Mas isso alongava as respostas e as pessoas não estavam interessadas em ouvir minhas considerações. Apenas queriam conhecer as conclusões a que eu chegara.
      Tive que aprender a primeiro expor a decisão. E esperar uma eventual rejeição para só então passar a defender os meus pontos de vista. Por algum motivo obscuro (faz muito tempo, não lembro mais) eu agia com excesso de prevenção.

    • @LauriCalado
      @LauriCalado Год назад +8

      Eu tenho mania de números
      Ex. Um carrinho de compras cheio de produtos , ao chegar no cx já sei exatamente quanto vai dar
      Quando estou *pensando* , estou esfregando as mãos, pode acontecer qqr coisa ao meu lado que não percebo
      Uma vez estava no ônibus distraída decorando placas dos carros que passavam, um assaltante entrou roubou todo mundo, só fui perceber quando motorista parou o ônibus, olhei em volta ,todos me olhando com cara de assustados sem acreditarem q não vi 😅😆🤣🥵

    • @ElinaH
      @ElinaH Год назад +1

      ​@@LauriCalado Hahaha, também já passei por esse tipo de coisa em ônibus, de ser a única que sequer percebeu, estava absorta com uma massinha na mão (já adulta também, mas carregava essas coisas)

  • @amaral08
    @amaral08 Год назад +23

    Eu também tenho ojeriza (física) a comunicações insinuadas e indiretas. Na minha vida, tenho a benção de ter uma mãe com a qual tenho a relação mais amorosamente franca. Cresci com ela se dirigindo a mim desta forma, e me ouvindo da mesma forma. O resultado com o tempo foi muita confiança e reciprocidade.

  • @calorina.
    @calorina. Год назад +17

    Perdi tudo no objeto conforto, passei 1 semana viajando a trabalho e cheguei em casa correndo buscar o meu. Tenho 33 anos, e tô aqui assistindo com meu travesseirinho de bebê aqui

  • @vanessagbandeira
    @vanessagbandeira Месяц назад

    Te conheci hoje, Nati! Tive meu diagnóstico de TEA aos 44 anos, em 2024, e amei teu vídeo!!! Fora pequenas diferenças, sou extremamente parecida contigo! Gratidão pelo teu conteúdo! 🙏🏻🩷🙏🏻

  • @thamirysnunes8926
    @thamirysnunes8926 Год назад +12

    Muito legal depois de passar anos se sentindo diferente, estranha e anormal saber que não sou sozinha no mundo graças a pessoas como você, que tem coragem de compartilhar suas vivencias! Obrigada!

  • @randerins
    @randerins Год назад +84

    Eu, hoje, com 34 anos, fui descobrir que tenho autismo. Revendo tudo o que vivi até hoje, principalmente a dificuldade nas interações sociais, me faz chorar por ter enfrentado tudo o que passei até hoje, sem entender ou admitir que eu tinha esse transtorno em negação. Agora tudo faz sentido.

  • @SantuzaBarros
    @SantuzaBarros Год назад +14

    Tenho muitas dessas características e já foi terrível, mas o meu Deus me ajudou muito. E Ele me provou muito isso. Mas Ele que nos escolhe. E não nós à Ele. Sim, também tenho TDAH e hipermobilidade, muitas outras coisas.

    • @gatotheopensador
      @gatotheopensador Год назад +1

      Ha claro, você é super especial para o criador do universo, que segundo você, faz acepção de pessoas, e logo, não é benevolente.

  • @fabielimueller2151
    @fabielimueller2151 9 месяцев назад +2

    Estou desconfiando de TEA ou TDAH desde que estou morando sozinha (fazem quase dois anos), mas por conta do dinheiro nunca consegui um psicólogo.
    Agora estou fazendo uma lista para apresentar á minha psicóloga sobre comportamentos que me levantaram questionamentos sobre a TEA e usei seu vídeo. Conforme o vídeo foi passando percebi que anotei praticamente tudo o que tu escreveste! Não sei se choro ou rio do assunto. Obrigada pelo vídeo! Ajuda as pessoas como eu :)

  • @vini7359
    @vini7359 Год назад +29

    Nessa parte de não conseguir ver vídeos de constrangimento alheio me definiu demais. Pode ser até em um filme ou série, mas mesmo assim me sinto desconfortável e parece que tá sendo comigo kk.

    • @leandraporto513
      @leandraporto513 Год назад +2

      Tbm tenho isso kk é muito doido sinto dor física

    • @Alan-sb3uj
      @Alan-sb3uj Год назад +1

      Mas acho que isso acontece com todo mundo kkkkk. Até por isso que falam de sentir "vergonha alheia"

  • @psicologavivianetiano7752
    @psicologavivianetiano7752 2 месяца назад +2

    Hahahahha eu achava que eu não tinha filtro nem freio, agora eu aprendi que é oversharing! Obrigada por me ensinar.
    Eu tbm costumo brincar que se td der errado vou trabalha como cachorra para a narcóticos, justamente por eu ter um nariz absurdo, fora que esse lance da sensibilidade auditiva se chama ouvido absoluto 🥰

    • @natifell
      @natifell  2 месяца назад

      Oie ❤️
      Ouvido absoluto é diferente de transtorno do processamento sensorial na parte auditiva!
      Ouvido absoluto identifica e reproduz notas.
      Quem tem hipersensibilidade auditiva sente dor, sente um incômodo mto grande… Eu por exemplo sinto tudo dando pontada ou vibrando na minha cabeça. Minha própria voz eu sinto vibrar
      E isso só na parte auditiva

  • @giselymarques5895
    @giselymarques5895 Год назад +16

    Não sou autista, e adoro saber mais sobre conteudos como esses. Amei o video! Parabens! Continue ❤

  • @tacyannaholanda2988
    @tacyannaholanda2988 Год назад +16

    Amei você, vc é essencial pro mundo! Não para não!

  • @elianeribeiro4097
    @elianeribeiro4097 Год назад +4

    Você precisa estar viva para continuar fazendo esses vídeos e ajudar pessoas que como eu também tem várias características de autismo e também TDAH.Você é muito corajosa ! Continue firme, Deus te abençoe!

  • @RodrigoFrat
    @RodrigoFrat Год назад +133

    Fui diagnosticado agora com 28 anos. Eu tô incrédulo que você descreveu coisas exatamente iguais as minhas. Como por ex, enxergar coisas na cama quando acorda e se assustar. E também tudo sobre relacionamento amoroso. Não sei se realmente são traços do TEA. Esse vídeo parece que foi retirado da minha vida kkkkk

    • @natifell
      @natifell  Год назад +7

      Migo! Então vai ver o último que postei só sobre relacionamentos 🫢🫢🫢

    • @emanuellyosterne8813
      @emanuellyosterne8813 Год назад +12

      Enxergar coisa durante o despertar até meio comum. Eh que seu cérebro não trocou o modo " sono" pelo modo "desperto".
      Eu ainda tenho isso. E não sou autista

    • @leonarapereiragomes3685
      @leonarapereiragomes3685 Год назад +2

      Também me identifico com isso ,mas tive diagnóstico desde cedo de paralisia do sono ,os médicos dizem que não tem ligacao com o TEA

    • @emanuellyosterne8813
      @emanuellyosterne8813 Год назад +1

      @@leonarapereiragomes3685 eu acordo e ainda vejo as coisas do sono no meio da escuridão. Aprendi a não ter medo.

    • @AnaPaulaOliveira-bs5xd
      @AnaPaulaOliveira-bs5xd Год назад +3

      Obrigada pelo vídeo. Também fui diagnosticada, tenho coisas parecidas com o que você descreve mas outras totalmente fora. Eu sou instável e eu sou "conservadora" com minha rotina, mas eu sempre estou querendo sair de casa, e a questão do xixi, e o sonambolismo (as vezes eu converso dormindo) mas é só isso. Tirando isso eu... bom é um vídeo sobre traços, cada pessoa tem jeitos diferentes até mesmo de demonstrar esses traços. Estou me descobrindo depois dos 28 anos. Uma coisa muito presente em mim é a sinceridade, é tão forte que incomoda, mas estou aprendendo a conter. Eu tenho aprendido a conter e isso de assumir "personalidades diferentes" em cada tribo que estou, mas eu gosto de socializar, embora numa festa eu me canso rapidinho e fico quieta isolada, bebendo e vivendo no meu mundinho. Só me diverto bem mesmo se eu estiver na presença de pessoas muito íntimas e geralmente são poucas pessoas.

  • @iampoligouveia
    @iampoligouveia Год назад +29

    Eu não tenho um diagnóstico porque nunca fui a um profissional. Mas, muitas coisas nunca imaginei que pudessem ser realcionado ao autismo, agonia as texturas, ficar com o pé molhado ou relar em algo gorduroso, sentir toques leves como um fio de cabelo, ou alguém relar com a mão gelada de repente, ou até segurar firme. Altura do volume da tv, ter que dar atenção, ter que estar presente. Enfim, é complicado. Muito bom saber que não estamos sozinhos, não que isso seja ruim kkkkk :)

    • @cmlds
      @cmlds 11 месяцев назад +2

      Também me identifiquei com muitas coisas, e principalmente essa questão da sensibilidade na pele, cabelo, etc. Há muitos anos por exemplo eu não consigo sair do banho e não passar creme hidratante no corpo todo, pois me agonia a sensação da roupa na pele "desprotegida", sem a camada de creme. Cabelo também não consigo usar encostando no rosto ou nas costas. Estou pensando em criar coragem de ir em psicólogo pra verificar isso.

    • @iampoligouveia
      @iampoligouveia 11 месяцев назад +1

      @@cmlds Estou na mesma, pensando muito já que é difícil achar um profissional que avalie corretamente, às vezes só pelo fato de ser menina já descartam a possibilidade. Enfim, ultimamente tenho me mantido na posição de não ir a lugares que vão me estressar, todos que eu puder evitar eu evito, manter uma rotina e ter um momento só meu todos os dias, como meditação e treino por exemplo. Tem ajudado bastante.

  • @wilbersarmento
    @wilbersarmento 10 месяцев назад +2

    Nossa Natália que vídeo. Gostei demais...e aprendi muito...muitas vezes me achei um pouco fora do eixo (da maioria das pessoas). Dei muita risada do seu jeito de calcular, nunca entendi esta minha facilidade com cálculos parecidos com o teu, eu até brinco com isso e vou dobrando um numero do 1 até chegar acima dos 4 milhões depois ao quadrado, ao cubo...não chegando tão longe claro... e vi muitas outras coincidências...eu cada vez mais, tenho pesquisado sobre o assunto. Porque tenho um netinho com grau 2 com 5 anos, mas graças a Deus esta muito bem acompanhado e esta se desenvolvendo bem...e por curiosidade mesmo em relaçao a mim...com quase 70 anos. Rsss. Já aconteceu o que tinha de acontecer. Sucesso voce merece.

  • @fernandadelimacosta110
    @fernandadelimacosta110 Год назад +15

    Também sou uma autista adulta e me identifico muito com seus traços.
    Muito obrigada por compartilha-los conosco! ❤

    • @natifell
      @natifell  Год назад

      Eu que te agradeço, mana! ❤️❤️❤️

  • @adelina0rphao108
    @adelina0rphao108 10 месяцев назад

    Natália, hoje que te conheci e te ouvi e fiquei impressionada com sua descrição. Sei que muitos diriam: " tudo agora é autismo"... Mas te ouvindo me impressionei com tantas semelhanças na minha estória de vida ... Fui pro próximo vídeo, e vi outros tantos...

  • @alzenialves1790
    @alzenialves1790 Год назад +7

    Que bacana, você desnudou sua Alma aqui. É algo raro de ver uma pessoa fazer. O mais comum é ver o ser humano apontando os defeitos dos outros. Muito obrigada, ajudou-me muito❤❤❤😂

    • @natifell
      @natifell  Год назад

      Obrigada, querida!
      Pra mim é fácil me abrir nesse nível. Sempre foi.
      Mas eventualmente acabo achando que falei alguma bosta ou me culpabilizo de algo. Minha cabeça costuma ser minha inimiga.
      E comentários como esse me ajudam muito ❤️❤️

  • @alefjordan6644
    @alefjordan6644 4 месяца назад +1

    Nossa, eu me identifiquei muito com você! Seu conteúdo é ótimo!

  • @Fabandree
    @Fabandree Год назад +70

    O meu diagnóstico de TEA nível 1 aconteceu terça-feira, dia 19 de dezembro de 2023, aos 23 anos. Assisti várias vezes os seus vídeos da sua avaliação neuropsicológica enquanto fazia meus testes e o laudo não saia. Gostei muito porque são os únicos dessa natureza no RUclips, então parabéns!

    • @natifell
      @natifell  Год назад +3

      MUITO obrigada, queris

    • @aisandboxmusic
      @aisandboxmusic Год назад +2

      Os seus foram apenas para TEA? A dificuldade que estou enfrentando para conseguir diagnósticar TEA nv1 de suporte com TDAH está muito difícil, ainda mais para quem não tem condições de bancar profissionais mais capacitados e por onde moro.

    • @Fabandree
      @Fabandree Год назад

      ​@@aisandboxmusic Na verdade, meu psiquiatra levantou três hipóteses diagnósticas: TEA, TDAH ou TEA com TDAH. O exame clínico (avaliação neuropsicológica) averiguou essas hipóteses, tendo um resultado favorável apenas ao TEA nível 1 de suporte, mas mesmo assim a neuropsicóloga não descartou o TDAH, mas não consta no laudo feito por ela. Como minhas capacidades de atenção dividida e foco são muito deficitárias, o psiquiatra achou por bem iniciar a medicação para TDAH e isso me ajudou muito. Retornarei ao psiquiatra semana que vem para fechar ou não o diagnóstico de TDAH como comorbidade do autismo. Te desejo sucesso no seu caminho para o diagnóstico. Se eu puder dar uma dica a você e a todos que por ventura lerem esse comentário, seria de anotar suas características mais marcantes e também entrevistar pessoas próximas a você a respeito dos pontos em você que mais chamam a atenção dessas e levar as informações para o profissional, isso agiliza muito o processo!

    • @Fabandree
      @Fabandree Год назад

      @@aisandboxmusic Na verdade, meu psiquiatra levantou três hipóteses diagnósticas: TEA, TDAH ou TEA com TDAH. O exame clínico (avaliação neuropsicológica) averiguou essas hipóteses, tendo um resultado favorável apenas ao TEA nível 1 de suporte, mas a neuropsicóloga não descartou o TDAH definitivamente. Como minhas capacidades de atenção dividida e foco são muito deficitárias, o psiquiatra achou por bem iniciar a medicação para TDAH (Ritalina 10 mg) e isso me ajudou muito. Retornarei ao psiquiatra semana que vem para fechar ou não o diagnóstico de TDAH como comorbidade do autismo. Te desejo sucesso no seu caminho para o diagnóstico. Se eu puder dar uma dica a você e a todos que por ventura lerem esse comentário, seria de anotar suas características mais marcantes e também entrevistar pessoas próximas a você a respeito da visão delas acerca de seus comportamentos e personalidade. Leve essas informações para os profissionais, visto que essa atitude agiliza muito o processo!

    • @Almeidadaniela84
      @Almeidadaniela84 Год назад

      Consultas online ajudaria?

  • @mpg504
    @mpg504 3 месяца назад

    Bom dia, Nati! Tudo bem? Tenho 31 anos e, mesmo não tendo diagnóstico, me identifico 90% contigo, parece até que você é uma irmã perdida minha, rsrsrsrs.
    Me identifiquei tanto que deu vontade de te abraçar, mesmo que não seja uma coisa natural para você e nem para mim.
    Ouvindo você falar sobre a parte de espiritualidade gostaria de te indicar o Dr. Rodrigo Silva, ele fala bastante sobre essa questão da racionalidade e da fé.
    Não desanime do seu trabalho aqui. Ter uma crença ajuda bastante e sinto que você está sendo usada por Deus para falar sobre esse assunto.
    Se você quiser gostaria de lhe presentear com um livro do Dr. Rodrigo Silva que discute essa intercessão entre fé e a racionalidade.
    Me fala que eu lhe envio.
    Um grande abraço e fique bem!

  •  Год назад +9

    Meu diagnóstico aconteceu há uns 9 meses. Temos traços parecidos e me identifico muito com você. Te digo que o diagnóstico é libertador. Muita coisa passa a fazer sentido em nossa vida

    • @natifell
      @natifell  Год назад

      Demais. Além de nos libertar pelo menos um pouquinho da culpa que enfiaram na gente, né

    • @aisandboxmusic
      @aisandboxmusic Год назад

      Não sentiu um pouco de angústia ao ter certeza? Ou algum outro sentimento misturado com a libertação e a possibilidade de se conhecer melhor?

  • @valdete9483
    @valdete9483 11 месяцев назад +1

    Você descreveu meu filho a respeito de texturas, arrumação de cama, ele esticava os lençóis e amarrava para não enrrugar, entre outras coincidências. Vou ficar atenta. Parabéns pelo vídeo.

  • @ElaneNSilva
    @ElaneNSilva Год назад +5

    Eu sou autista e TDAH, diagnosticada aos 36 anos. Te sigo no Instagram e não sabia do seu canal aqui no RUclips. O algoritmo que me sugeriu seu vídeo.
    O seu conteúdo foi a melhor coisa que me aconteceu hoje, pois estou em depressão grave e tenho me odiado, principalmente pelos meus traços autísticos e vendo seu vídeo, me senti bem, pois temos muito em comum.
    Ah! Tenho uma filhinha de 03 anos ela é nível 2 de suporte e eu, nível 1.
    O oversharing é realzão. 🤭

    • @rla1687
      @rla1687 Год назад

      Que Deus abençoe vc e sua bebê!!! Muita luz!!! 🤍🕊️

    • @karinelbochnie3663
      @karinelbochnie3663 Год назад

      O que me ajuda muito é a religiosidade

  • @ZahrahLuna
    @ZahrahLuna 4 месяца назад

    Eu AMO esse vídeo, ele me faz nao me sentir sozinha.. Toda vez que ele aparece nas sugestões do RUclips eu assisto de novo

  • @dalvalira9752
    @dalvalira9752 Год назад +4

    Aos 19:54 vc descreveu eu! Na maioria das coisas, lembrando de por ser quem sou, (todos somos diferentes apesar das semelhanças) como já disse, não pude nem ir atrás de um diagnóstico apesar de me sentir diferente, hoje sou feliz e só tenho o que agradecer por ter consciência que sou diferente mas consigo ser feliz assim mesmo, não posso deixar de falar que amei este vídeo até pq me descobri nele, vc não crê mas mesmo assim eu peço pra Deus te abençoar, que vc venha a descobrir como é incrivelmente maravilhoso depender de alguém que nunca te decepciona e só te ajuda

  • @felipeols9132
    @felipeols9132 9 месяцев назад

    Sou diagnosticado com TDAH e nunca pensei sobre autismo. Recentemente no acompanhamento houve uma suspeita e começamos a fazer estudos mais aprofundados. Toda vez que assisto algum video sobre o assunto, me identifico e fico chocado como nunca percebi nada do tipo. Seu conteúdo é muito bom e estou amando cada minuto assistido. Muito Obrigado, Natália.

  • @bacoeli492
    @bacoeli492 Год назад +3

    Conheci hoje seu canal e gostei bastante. Fui diagnosticado ano passado com Nível 1 e tudo se encaixou quando pesquisei mais a respeito. Olhando para trás, tudo faz muito mais sentido e conhecer um pouco da sua história foi importante pra mim. Fiz 46 anos recentemente e agora tenho pesquisado bastante sobre o assunto. Só hoje já vi vários videos de vários canais diferentes. Obrigado por compartilhar um pouco de si a respeito de algo tão relevante. Grande abraço (Eliéser Baco)

  • @XeniaBorin
    @XeniaBorin 5 месяцев назад

    Bom demais o e conteúdo. Tive meu diagnóstico no mês passado de um neuropsiquiatra. Me identifiquei com muitas das suas falas.

  • @mairanoronha479
    @mairanoronha479 Год назад +58

    Natália estou me identificando com vários itens que você mencionou
    Adoro estar sozinha
    Consigo fazer amizades sim, mas prefiro ficar sozinha, por amar estar sozinha
    Também apresento hiperfoco (música e naquilo que quero aprender, vou fundo no conhecimento, simplesmente por gostar disso demais...)
    Oque coloco na cabeça vou e faço, sem rodeios, determinação tbm
    Infelizmente tbm não consigo ver maldade nas pessoas, sempre quando criança e adolescente me chamavam de ingênua
    Porém não me preocupo com a opinião dos outros ou sobre oque pensam de mim, dos valores não abro mão
    Não gosto de rodeios, sou direta, gostaria que as pessoas fossem assim também é menos complicado
    Sofro de baixa estima, não importa o quanto me elogiem, sempre estima baixa mesmo, por isso já tive depressão, ansiedade e burnout
    E quando criança e na adolescência não tinha noção do perigo, por isso estou viva por muitos milagres, pois sempre coloquei minha vida em risco, sofri vários acidentes e capotamento de carro
    Mas acredito em Deus porque reconheço que estou viva porque Deus me guardou
    Deus te abençõe querida 🙏🏼

  • @itseulua
    @itseulua 10 месяцев назад

    Eu me identifiquei em TUDO. Surreal. Vi o vídeo todo e pareceu 5 min de vídeo. Obrigada por isso.

  • @emilianathome5863
    @emilianathome5863 Год назад +11

    Me identifiquei demais com suas características, principalmente na rigidez, inocência com abusos, tendências comportamentais. Tbm tive meu diagnóstico tardio, e foi ótimo, libertador

  • @vegan3rd
    @vegan3rd 5 месяцев назад

    Olha... Esse video me pegou em um momento... E Eu estava trabalhando e simplesmente parei e fiquei estático pois me identifiquei com literalmente TUDO que vc falou. Eu vou mostrar pra minha psicóloga na próxima sessão. Ja estou maratonando seu canal 💚

  • @mariabarbosa-it5vc
    @mariabarbosa-it5vc Год назад +49

    Vc me descreveu quase que totalmente , me indentifiquei em vários aspectos , amo fazer artesanato , mais tenho um grave defeito , começo com grande entusiasmo , mais logo perco o interesse e largo sem concluí , e já começo outro , amo ficar sozinha , o silêncio para mim é música , tenho 67 anos e sempre fui assim , desde minha terna infância sempre gostei de ficar só , obrigada pelo vídeo , um abraço ❤

    • @lillysilva5569
      @lillysilva5569 Год назад +5

      Querida Maria....olha,a medida que envelhecemos,realmente nosso nível para a mesmice,vai ficando reduzido! Falo isto por experiência própria! Hoje vom 66 anos,amo meus momentos comigo! Sabe, não vi nada excepcional em seu relato,para dizer,que você seja autista, só porque se identifica com um relato,de alguém que diz ser autista! Temo amiga,que seu problema se chama " saco cheio", a que temos direito,na terceira idade! Tente sair um pouco das suas mesmices rotineiras,antes de ir se autodiagnosticando "autista"! Pais de crianças,com autismo severo,sofrem muito querida!! E adultos,com autismo severo,os incomunicáveis,também sofrem muito! Maria....continue fazendo suas várias telas( também amo pintar),e não se preocupe com esta coisa de ser autista! Estamos na idade de fazermos o que vem na cabeça...ou não fazer nada! E isto se chama,sobreviver nesta sociedade maluca! Maria....se você é autista,eu também sou,e começarei a crer,que somos todos nós! E eu não acredito,em tantos diagnósticos para autismo,como existem ultimamente!! Viva Maria!! E não se auti rotule!! Já vivemos bem até aqui....um diagnóstico para autismo, não iria agregar ou retirar nada do que já vivemos!! Sorria,e continue!! Viver é bom,e o passado já foi!!Forte abraço!!

    • @laviniadafololavinia2084
      @laviniadafololavinia2084 Год назад +1

      Gostei bastante do vídeo

    • @TiagoBarufi
      @TiagoBarufi Год назад

      Autismo de verdade é uma deficiência mental, não é bonitinho. Parem com essa palhaçada

  • @marcelononato6058
    @marcelononato6058 10 месяцев назад

    Nossa, boa tarde, estou um pouco apressado agora, mas posso adiantar que muita coisa que diz sobre vc me identifica bastante. Gostando dos seus vídeos.

  • @MissFEmilly
    @MissFEmilly Год назад +6

    Eba, tô mto feliz pela sua conquista! PS: Tbm tô mto feliz, pq meu laudo da psiquiatra saiu hoje!🎉

    • @natifell
      @natifell  Год назад +2

      Ahhh!! Obrigada, manaaa
      E que massa. Feliz por ti!!
      Eu ainda to esperando a recomendação da psico, de um psiquiatra pra laudar o diagnóstico que ela fez

    • @MissFEmilly
      @MissFEmilly Год назад

      ​@@natifellTomara que consiga logo tbm!🤞🏽

    • @natifell
      @natifell  Год назад

      @@MissFEmilly pelamor!!

  • @suellens.f.goncalves4897
    @suellens.f.goncalves4897 11 месяцев назад

    Meu filho de 9a tbm foi diagnosticado em 08/2023, e ele tem muitas acaracteristicas como as suas. Ótimo vídeo, parabéns!

  • @portrasdainventividade9241
    @portrasdainventividade9241 Год назад +8

    Também fui diagnosticada com autismo recentemente. Me identifiquei com várias das características que você citou. Inclusive, também tenho um pano que uso para dormir. Se não coloco ele no travesseiro, para encostar a cabeça em cima, parece que não acho a posição do pescoço. Também adoro ficar sozinha. É essencial para mim.

  • @juliananegrello
    @juliananegrello 10 месяцев назад

    Nossa encontrei teu vídeo , tô passando por avaliação . Tudo fazendo sentido por aqui !!!!! Obrigada!!!!

  • @Dri.82
    @Dri.82 Год назад +6

    Foi o melhor conteúdo sobre Autismo que ja vi ❤

  • @marinaflor8522
    @marinaflor8522 11 месяцев назад

    Chocada como eu pareço com vc. Só umas 3 coisas do vídeo todo q eu não tenho. Fui diagnosticada como tdah mas alguns amigos acham q eu sou autista tb. Vou buscar aprofundar com meu psiquiatra. Gratidão pelo vídeo❤

  • @elianachaves3770
    @elianachaves3770 Год назад +5

    Você é incrível!Corajosa e
    por ser tão verdadeira. Não está só! Bjus

  • @Illustrahashi
    @Illustrahashi 10 месяцев назад

    Eu tenho o diagnóstico do caps pra asperger mas a psiquiatra pediu o exame pra avaliar . Me senti representada por mais da metade das coisas q vc falou . Eu começo a fazer as coisas e passa um tempo eu me auto saboto e abandono. O RUclips é uma delas . Nunca consegui ficar 1 ano inteiro postando conteúdo pq me esgoto rápido muitas vezes .

  • @rosamaiadasilva4521
    @rosamaiadasilva4521 Год назад +7

    Obrigada por compartilhar com a gente 🙌que Deus te abençoe ❤

  • @neiapotente1022
    @neiapotente1022 5 месяцев назад

    Muito obrigada por compartilhar suas vivências! E pela clareza dos fatos.

  • @dmirandario
    @dmirandario Год назад +3

    Seu conteúdo é sensacional! Vc é um genio e eu vou em busca do meu diagnóstico, porque tenho 54 anos e sofri a vida inteira com muitos dos traços que vc descreveu.
    Deus te abençoe, porque Ele existe e vc não precisa acreditar em Deus forma, mas procure encontrar nos estudos Biblicos o Deus Criador, porque é algo magnífico a ser descoberto.

    • @natifell
      @natifell  Год назад +2

      Hahahaha
      Muito obrigada, mana. Mas não sou nada genial. Só estudo e repasso!
      De qualquer forma, obrigada pelo carinho.
      Sobre Deus… Eu sou ateia! Nasci em uma família religiosa e tenho todos os estudos. Mas estudando mais, me dei conta do ateísmo!
      Respeito qualquer religião. Mas também gosto de ter a minha não crença aceita ❤️

  • @leonardomarcel
    @leonardomarcel 4 месяца назад

    Eu cheguei aleatoriamente nesse vídeo, e estou impressionado o quanto você me descreveu. Nossos cérebros tem o mesmo setup, rs
    Foi diagnosticado aos 38 anos, em 2023. Também sou o rei do masking (embora minha desenvoltura em vídeos não chegue nem perto da sua)

  • @MrDiogenesMoraes
    @MrDiogenesMoraes Год назад +43

    Excelente. Também sou autista e tenho diversos desses traços. A vida toda achei que eram "manias" ou que eu era simplesmente um sujeito esquisito mesmo. Até receber o diagnóstico.
    A questão da falta de filtro e de detestar enrolação nas conversas me fez ter muitas dificuldades com relacionamentos.
    Várias meninas me revelaram anos depois que me davam mole e eu nunca percebi. Da mesma forma eu tbm investi em várias que me disseram que estavam apenas sendo legais comigo e não estavam afim de mim.
    Enfim, na minha cabeça fazia muito mais sentido se a pessoa dissesse logo que queria me beijar rs. Sempre odiei joguinhos de sedução ou gente que faz o famoso "cu doce". 😅

    • @ElinaH
      @ElinaH Год назад +2

      Flertar faz parte do vocabulário do autista? Eu não tenho ideia de como faz, para olhar as pessoas, para ler os sinais, para saber os momentos e odeio os lugares que as pessoas costumam indicar para isso....

    • @MrDiogenesMoraes
      @MrDiogenesMoraes Год назад +4

      @@ElinaH exatamente, mas alguém inventou que ser direto nesse ponto é praticamente um crime e as pessoas concordaram com isso.

    • @TiagoBarufi
      @TiagoBarufi Год назад

      Aham. Vai se aposentar por invalidez também?

    • @MrDiogenesMoraes
      @MrDiogenesMoraes Год назад

      @@TiagoBarufi autismo não dá direito a aposentadoria por invalidez, mas pelo teor do seu comentário creio que não adianta explicar isso.

  • @lucasferreira8899
    @lucasferreira8899 10 месяцев назад

    Caramba, eu super me identifico com vários tópicos e conversaria cntg muitas horas por ser AH. Curioso como vários tópicos citados eu nem sabia que outras pessoas poderiam ter também, como a bateria social “adaptável”. Parabéns pelo conteúdo.

  • @danielauggonicominbonfanti4395
    @danielauggonicominbonfanti4395 Год назад +5

    Videos são ótimos. Fico feliz que hj é possível ouvir sobre e com tantos detalhes. Gratidão

  • @esequieldiascardoso6159
    @esequieldiascardoso6159 7 месяцев назад

    Nati tenho 40anos faz 1ano que descobri que sou autista...me indenfiquei bastante com seu vídeo....

  • @Leirbag_vf
    @Leirbag_vf Год назад +28

    Sempre tive dúvidas sobre ter TDAH ou autismo, desde criança tive muita dificuldade com a questão de socializar e ficar em meio a multidão, sempre fui muito ingênuo e devido a isso sofri abuso na minha infância. O mais complicado disso tudo é não entrar na minha cabeça que tem certas coisas que fazem mal e que as pessoas podem não ser justas moralmente.

    • @2081lin
      @2081lin 8 месяцев назад

      É por isso que sofremos. ..... Neurotípicos são maldosos e se aproveitam disso

  • @ana.dzn86
    @ana.dzn86 Год назад

    Minha psicóloga me encaminhou pra avaliação neuropsicológica, minha primeira sessão será sábado, estou muito nervosa. Quase gabaritei seu vídeo, exceto a parte do pensamento lógico. Sou péssima em exatas mas muito boa em conhecimentos gerais e tenho hiperfoco em tudo relacionado ao terror e morte: filmes, livros, vídeos, podcasts, passo horas nisso todos os dias. Não entendo sarcasmo e ironia e isso já me custou muito, infelizmente. Obrigada pelo vídeo.

  • @susanacristina7454
    @susanacristina7454 Год назад +9

    Me identifiquei com o xixi na cama, com o cobertor, organizar cama, parar de gostar de alguém romanticamente, não ter filtro para falar e não sei lidar com quem não é direto, sigo a ética, preciso me programar quando vou sair, pensando no que vou fazer, quando e quem, não vejo sentido em continuar viva, me camuflo bastante e falar sobre coisas muito íntimas.

  • @marcicleyfonseca9903
    @marcicleyfonseca9903 Год назад +1

    Desculpa Natália caí de paraquedas no seu vídeo e que me fez lembrar de um sonho que tive recentemente, mas na minha humilde opinião é que você é uma pessoa normal, sei que os humanos gostam de criar conceitos e que devemos seguir a risca, mas, gosto de ver as coisas do meu jeito, e claro, respeito a opinião de todos, a sua abordagem no vídeo, sua experiência de vida que na minha visão é natural e que certamente serviu para o seu aprendizado. Já vivi e vivo coisas parecidas ou até mesmo "bem" diferentes, tipo encontrar com seres em outras dimensões (risos), sair do corpo, em relação ao xixi na cama fiz até minha adolescência mas hoje quando preciso retornar ao corpo para esse tipo de necessidade "Eles(as)" me fazem acordar...Enfim, sou um ser espiritual em um corpo, então, envio mensagens para despertar essa conexão através da sensibilidade que possuo...Ah, não sou um ser dotado de super poderes ou melhor que nada e ninguém, apenas, busco seguir meu caminho sem medo, baseado em minhas experiências e reflexões.
    Desejo sucesso em sua jornada!
    Grande abraço.

  • @leandrosouza1700
    @leandrosouza1700 Год назад +4

    Fui diagnósticado com Fobia Social, inclusive tomo remédios... meu filho de 4 anos foi diagnósticado autismo tipo II... agora com 40 estou investigando ser autista também, tenho vários sinais, esterotipias, acho que vou entender melhor tudo que passei na vida.

    • @leonarapereiragomes3685
      @leonarapereiragomes3685 Год назад +1

      Vai sim,se for esse seu diagnóstico tudo vai fazer sentido ,foi o mesmo que aconteceu comigo ,meu filho também é tipo 2 ,e no dia que eu descobri revivi toda a minha vida desde a infância foi incrível,hoje consigo entender e conviver com meus comportamentos sem ficar neurótica com o que as pessoas vão achar ,em fim boa sorte na sua jornada ❤😊

  • @ericabasilio
    @ericabasilio 9 месяцев назад

    Você lembra muito a minha mãe. Ela foi diagnosticada muito tarde mesmo. Ela está bem, mas muita coisa teria sido mais fácil pra ela e pra nós. Hoje consigo enxergar várias coisas que ela tem como forma de ser, que nunca entendemos, da mesma forma que se ela soubesse, talvez tivesse sido mais fácil entender das coisas que reclamávamos. Ainda bem que o tema está cada dia mais frequente. Isso faz muito bem 🙏🏻♥️

  • @criatoriooliveira1400
    @criatoriooliveira1400 10 месяцев назад +3

    É bem assim!
    E um inferno lidar com falsidade das pessoas comuns .

  • @Fernando-xc3ch
    @Fernando-xc3ch Месяц назад

    Você falando parece que tá me descrevendo... Tô impressionado! Ainda não fiz avaliação.

  • @melcaxias
    @melcaxias Год назад +9

    Eu tô amando teu conteúdo!!!! Para não viu!!! ❤

    • @natifell
      @natifell  Год назад

      AAaah! Obrigada, linda

  • @celso.farias
    @celso.farias Месяц назад

    Continuo com os agradecimentos de engajamento...🏃‍➡️🏃‍➡️🏃‍➡️... a sua forma de doar tanto conhecimento é única... talvez pelo roteiro ser criado do ❤... Obrigado. 🫶

  • @opaconteudo
    @opaconteudo Год назад +4

    Me identifico e muito! Muitas vezes fico me questionando e até alguns amigos e pessoas que me relacionei falam sobre alguns traços que parecem sinais de autismo. Vou a psiquiatras e psicólogos a muitos anos e nunca me falaram sobre isso, não quero “inventar” um diagnóstico mas confesso que me deixa curiosa.

  • @nathalienascimento8447
    @nathalienascimento8447 11 месяцев назад

    Natália, eu tinha sempre isso de virar o joelho ao contrário, inclusive ficava doendo depois desses episódios. Nunca mais senti, faço musculação. Meu caso era falta de fortalecimento de quadríceps e músculos que envolvem movimentos do joelho. Gostei do seu vídeo, siga ajudando pessoas 🙏🏼

  • @danylux7
    @danylux7 Год назад +4

    Eu amei seu conteúdo ❤ NÃO PARE❤

  • @leonardorochadutra8811
    @leonardorochadutra8811 5 месяцев назад

    Nati, você está ajudando muito. Principalmente esse pai de autista, filho de autista (e provavelmente autista) e que esteve casado com uma negacionista da ciência da turma da "cura do autismo".

  • @helgajulio8362
    @helgajulio8362 Год назад +60

    Ótimo vídeo!
    Gente, deixei tantas pessoas que eram amigas de lado na adolescência do NADA.. pessoas mto bacanas, que eu gostava muito, e no auge da amizade, ou paquera... eu não entendia porque fazia aquilo, e nem elas, que ficavam magoadissimas, e com razão.
    Como eu não sabia o motivo, não explicava nada, simplesmente me afastava e nunca mais falava com a pessoa.
    Fiz isso inclusive com a família toda por parte de mãe, depois que ela morreu.
    Sempre amei todos, etc, mas foi como se depois da morte dela meu coração tivesse sido desligado, e a conexão cortada. Uma frieza lancinante que se nem eu entendo, imagina os outros...mas não sou uma pessoa ruim (muito pelo contrário) e sinto carinho por eles, tenho boas lembranças...só não sinto vontade de interagir e retomar o contato.
    Acho que pelo trabalho que isso daria...de falar com cada um, conversar por horas de fofocas atrasadas de anos, manter contato em grupo de família, ter que ficar dando parabéns, respondendo se tô bem, feliz natal, ano novo, "vem nos visitar"...só de pensar em interação e além da que eu consigo lidar, já fico escaldada.
    Me forçar a isso me causa uma ansiedade terrível. Não tenho redes sociais e nem grupos por isso, inclusive. Quanto menos interação, melhor.
    Hoje me lembro de algumas pessoas que deixei naqueles vácuos bizarros, sinto muita culpa, gostaria de pedir perdão... mas não tenho mais contato, já se passaram quase 30 anos.
    Fui diagnosticada em dezembro de 2022, e ali percebi que isso podia ter algo a ver com o autismo, mas não sei exatamente em qual aspecto, se eh realmente só a questão da interação, porque eu gostava de interagir com elas... eu não enjoava nem pegava "abuso", simplesmente quando ia chegando num grau de intimidade grande, legal, gostoso, saudável, aquilo se alguma forma pro meu cérebro era um "perigo" e meu subconsciente mandava me afastar e deletar o outro.
    Melhorou depois de adulta, mas ainda aconteceu até uns 4,5 anos atrás.
    Alguém se identifica?

    • @fernandaleite9106
      @fernandaleite9106 Год назад +6

      Eu totalmente 😢

    • @anacarolinalobo9547
      @anacarolinalobo9547 Год назад +4

      Eu, hj tenho 25 anos

    • @stoic75
      @stoic75 Год назад +6

      Eu me identifico totalmente. O neurotipico se energiza na interação social. O autista se desvitaliza, na minha humilde opinião. Diagnosticada tardiamente aos 46.

    • @mucathebest
      @mucathebest Год назад +1

      Muito. Eu N sou diagnosticada mas cada dia eu desconfio mais. Que médico faz ?

    • @arletenonato1773
      @arletenonato1773 Год назад +2

      Imagino! Também acho que é cansativo ter que responder e interagir com todos. Não se preocupe. Ninguém é igual a ninguém. ❤

  • @RodrigoRostt
    @RodrigoRostt 3 месяца назад

    Minha filha é autista e por casa dela comecei a me questionar. Atualmente estou na última etapa do rastreio e a psicóloga aplicou o teste em mim de matemática eu calculei do mesmo jeito que você rs. Tudo que você falou eu me encaixo em 80% e achei que era coisa só minha. Tenho mania de ficar estralando os dedos das mãos, dos pés, costas e pescoço principalmente quando estou nervoso. Tambem viro os olhos pra cima quando estou me sentindo ansioso e faço beatbox quando estou animado. Enfim, espero muito por esse resultado que será semana que vem porque a minha vida toda fui assim e quando tento explicar isso parece que as pessoas não levam a sério que isso me deprime.

  • @alexandrebensi1127
    @alexandrebensi1127 Год назад +4

    Primeira vez que ouço alguém confirmar que escuta energia.. e sons muito altos (frequência) e de baixa intensidade.. isso é muito reconfortante rss, mas o frequêncimetro já me dizia que isso realmente não era coisa só da minha cabeça rss. Esses traços favorecem a fase adulta quando se conquista a independência plena. É sofrível antes disso, e já que chegamos até aqui, agora é fazer bom uso dessa consciência 😊 uma estrutura lógica, com inclinações a percepção e padrões resultam em muitos prazeres. Produzimos dopamina pelo cortex pré frontal, isso é ótimo!!

  • @claudiafilomena4371
    @claudiafilomena4371 11 месяцев назад +2

    *É MUITO BOM ouvir você!*

    • @natifell
      @natifell  11 месяцев назад +1

    • @claudiafilomena4371
      @claudiafilomena4371 11 месяцев назад +1

      @@natifell Uaaaau, fiquei lisonjeada, muito obrigada! ♥️

  • @andremenelol
    @andremenelol Год назад +3

    oxe, que susto kkkkkkk fiquei ouvindo o áudio do vídeo enquanto fazia outras coisas e pareceu que tinha alguém falando de mim, dai tu fala isso das isometrias, criatividade lógica, desenho de observação, arquitetura uhsausohisuh
    valeu pelo vídeo! ajuda demais xD

    • @natifell
      @natifell  Год назад +1

      HAHAHAHA
      Arquitetura por aí também??
      Exercendo ou cheio de crises?
      Obrigada, queris!!

    • @andremenelol
      @andremenelol Год назад

      projetando apenas crises por aqui! uashasuh
      mas seguimos vivendo um dia por vez! haha

    • @natifell
      @natifell  Год назад +1

      Hahahahah
      Estamos trabalhando no mesmo projeto!

  • @lindinha-w7x
    @lindinha-w7x 11 месяцев назад +1

    Eu tenho um filho autista diagnosticado aos 7 anos e só depois disso meu marido também foi diagnosticado aos 42 anos, o comportamento deles dois se parece muito, eu sempre me achei diferente das outras pessoas, mas nunca associei ao autismo até estudar e ver muitos vídeos sobre o assunto, mas sempre achei que isso era coisa da minha cabeça até ver esse vídeo me identifiquei bizarramente com a maior parte das suas características, a maioria do vídeo parecia que você estava me descrevendo. Parece que eu preciso ser avaliada por um profissional também né. Obrigada pelo vídeo, foi muito esclarecedor, eu amo assistir esse tipo de vídeo por achar que isso me ajuda a entender o que e como meu filho e meu marido sentem, como eles pensam, porque eles não conseguem explicar muito bem nem expressar os sentimentos.

    • @natifell
      @natifell  11 месяцев назад

      Isso, mana! Busca profissional especialista e atualizado!
      Mulher tem mais dificuldade no diagnóstico por ter mais masking, então tem que ser com profissionais muito atentos ao que a ciência tem mostrado.
      Espero que tu tenha uma resposta em breve 🌈❤️

  • @4ll4n
    @4ll4n Год назад +11

    38 anos? Nossa, parece ter 25. De verdade.

  • @entretenimento1758
    @entretenimento1758 Год назад +2

    Você é incrível, me ajudou muito. Continue com esse trabalho, você é luz.

  • @CHEF.SANDRINHA
    @CHEF.SANDRINHA 11 месяцев назад

    eu fiz ate 12 anos rsrsr, mas eu não sinto que sou audista, otima explicação amiga, gostei bjos.

  • @hildamyrasilva8107
    @hildamyrasilva8107 Год назад +3

    Interessante! Tenho muitos traços de autismo que você falou, eu costumo dizer que tenho fobia social 😊

  • @AnaPaula-cn7yx
    @AnaPaula-cn7yx 11 месяцев назад

    Muito bom , acredito que muitas pessoas estão entendendo melhor sobre o autismo de forma mais ampla.Obrigada

  • @cortesinteligenteslegendad4181
    @cortesinteligenteslegendad4181 Год назад +7

    Obrigada! Estou no processo de diagnóstico mas o meu psiquiatra já diagnosticou. Só não fiz os testes neuropsicológicos. E engraçado que você praticamente me descreveu, menos a parte da incontinência urinária e da cama! Eu não sou tão fixada em rotina, já fui mas não mais. Só fico muito puta e frustrada se algo acontece de surpresa.

  • @bonatbr378
    @bonatbr378 Год назад

    O que mais me impressiona em vc, além do auto conhecimento absurdo que você demonstra ter, é o quão bem você demonstra estar em relação a si mesma. Tenho 27 anos e meu sonho é ser evoluido como você.

  • @coloridoatipico
    @coloridoatipico Год назад +3

    Recebi meu laudo diagnóstico de tdah em julho de 2023 e estou pronta pra receber o meu diagnóstico de autismo atípico nível de suporte 1. Esse ano vou atrás do meu teste neuropsicológico completo

  • @jonathanferreira3511
    @jonathanferreira3511 Год назад +2

    Moça obrigado pelo conteúdo você não faz ideia do quanto está me ajudando entender que essas coisas tem haver com autismo..trouxe muito do que você citou pra minha vida adulta e sempre me achei diferente..ainda tô digerindo.. não sei MT bem como receber isso, que Deus me ajude.😢

    • @TiagoBarufi
      @TiagoBarufi Год назад

      Autismo de verdade é uma condição terrível, de causas pouco conhecidas e tratamento muito difícil. Não é essa palhaçada de gente que se sente "especial"

  • @reclamaidomeucomentario00
    @reclamaidomeucomentario00 Год назад +3

    Algumas características que tenho é gostar muito de assuntos específicos, demonstrar poucos sentimentos e gostar de ficar sozinho, mas ao extremo kkkk
    E de rede social só uso o whatsapp e o yt msm... Não gosto de socializar, mesmo tendo até que uma quantidade boa de amigos.
    Mas acho que não chega a ser autismo, na verdade não tem como saber, nunca fui atrás disso.

  • @claudianejb3853
    @claudianejb3853 11 месяцев назад

    Você me descreveu em tudo! Eu comecei a suspeita que sou autista a três anos depois que fiz um curso na área. Ainda não tive coragem de buscar meu diagnóstico

  • @the.ben.johnson
    @the.ben.johnson Год назад +7

    💥 Duração do vídeo: 20 minutos
    💥 Palavras ditas: população da Índia
    Muito interessantes e importantes vossas informações, dona moça!

    • @natifell
      @natifell  Год назад +2

      HAHAHAHAHAHA ❤️❤️❤️ amay

    • @the.ben.johnson
      @the.ben.johnson Год назад

      @@natifell que bom lhe arrancar um sorriso! 🙂🙂

  • @karinemoretti3856
    @karinemoretti3856 11 месяцев назад

    Adorei conhecê-la, adorei ouvi-la… me identifiquei bastante com seu discurso pessoal e verdadeiro 😊

  • @NevestonCalazans
    @NevestonCalazans Год назад +6

    like 312 - Como sempre sendo esclarecendo tudo! Muito obrigado. Virei membro!!!

    • @natifell
      @natifell  Год назад +1

      Muito obrigada, querido!! Te chamei lá no Discord. Não sei quanto tu manja do app. Tá todo mundo meio perdido.
      Eu não vou fazer nada na noite de Natal, daí vou fazer uma live. E como tu tá no discord, se quiser jogar me fala!!
      Tu joga algo? Joga Mine ou Stardew?

  • @Falaelvis
    @Falaelvis 11 месяцев назад

    Eu nunca fiz um diagnóstico porém eu sempre acreditei que tenho algum transtorno, assistindo seus vídeos eu agora tenho uma certeza maior.
    As pessoas dizem que eu sou nervoso mas eu não sou, acontece que eu não tenho paciência pra muita conversa fiada, nem que seja do meu pai.
    Eu odeia a pessoa que fica repetindo a mesma coisa..

  • @anacassianoveloso8116
    @anacassianoveloso8116 Год назад +15

    Gente,prazer .Sou Ana,62 anos,educadora.Descobri sozinha por ter contato com crianças autistas e descobri que meu filho de 37 anos é TB, aliás a família completa;: minha neta de 10 anos.Pra vocês terem noção da minha ingenuidade: só descobri aos 60 anos inclusive acabo de desmarcar consulta de uma especialista por não estar preparada.Se eu foi contar toda minha experiência,vocês vão ter que ler muuuuuito😅😅

    • @fatimacarvalho2038
      @fatimacarvalho2038 Год назад +1

      Tô na mesma. Sessenta anos, chocada. Cobrando uma vida comportamento típico...

  • @marcelamagnarochadias2888
    @marcelamagnarochadias2888 Год назад +1

    Oi colega! primeira vez que assisto seu vídeo!
    Não sou diagnósticada com TEA e conhecidos me consideram exótica e divertida.
    Só durmo cobrindo os ombros e pés, as vezes convivo com o ditado "oito ou oitenta" e busco trabalhar a rigidez, procuro ser direta ao conversar com as pessoas.
    Sobre a crença, Você deveria pesquisar crenças minimalista e que seja mais racional/lógica estudar a crença sem compromisso e veja se faz sentido na sua cosmovisão.
    Estude a crença com pessoas sérias e fuga dos charlatães que não sabem explicar os princípios básicos da crença... não abrace crença que não se sinta verdadeiramente confortável.

  • @dalvalira9752
    @dalvalira9752 Год назад +9

    Aos 14:23 minutos já posso falar o que me faz tão diferente de vc, creio em Deus e mesmo sendo como sou vejo sentido na vida, amo viver! Tudo que vc falou, ou quase tudo, é como sou, com a diferença de por me apegar muito a Deus eu consegui vencer os vícios, moro sozinha e sou feliz apesar de todas as dificuldades, preferi ficar só do que enfrentar as dificuldades de relacionamentos, até com meus filhos

    • @lailabokw
      @lailabokw Год назад

      Que lindo, Dalva! Eu também creio em Deus e apresento traços autistas, mas ainda não fiz uma consulta

    • @ivandossantos9073
      @ivandossantos9073 Год назад +3

      Puxa Dalvalira. Até que enfim encontrei alguém igual a mim.
      Eu também tenho traços, sempre sofri, até que aos 34 anos me entreguei pra Deus. Não havia outra saída. Pensava como a moça do vídeo.. o quê estou fazendo neste mundo? Qual o sentido? Quem precisa de mim? Quando eu abri a porta do meu coração pra Jesus, falei da minha miséria, me arrependi dos meus pecados minha vida foi transformada. Não bastou somente aceitar. Deus queria ouvir da minha boca a minha necessidade. Eu precisava me livrar do meu orgulho. Foi quando eu comecei a pedir em oração todos os dias: Deus! Me dá animo! Me dá ânimo. Eu quero te servir! Não consigo desse jeito! De lá pra ca já faz 14 anos. Vivo sozinho, mas tenho paz e alegria de viver. Interajo com muitas pessoas e tenho me esforçado pra falar algo de Deus às pessoas. Tenho 47 anos.

  • @patriciaazevedo7165
    @patriciaazevedo7165 Год назад

    Eu não sei como eu achei esse vídeo, mas quando vc falou do paninho eu lembrei do meu trapo que ficou comigo até meus 12 anos. Obrigada por compartilhar. Tenho a mesma mania de dormir tapada com cobertor tb haha

  • @julianemello1723
    @julianemello1723 Год назад +10

    Eu tenho certeza que sou autista meu pai sempre desconfiou.A diferença ele achou que era complexo de inferioridade ,já minha mãe fala que sou desanimada e preguiçosa, desinteressada, estou com 43 anos não me relaciono😮 e tirei carteira CNH , ( carro e moto) mas não dirijo saio de 🚌 ou táxi e não consegui terminar 2 faculdades que iniciei , não faço 💩fora de casa. Por ex.😂não sei se pode ser 1 traço usei chupeta até 4 anos, tenho que me esforlar muito para interagir não vou a festas fim de semana nem baladas nunca fui na juventude trabalhei no período da noite.😕

  • @fabianamatos6257
    @fabianamatos6257 8 месяцев назад

    Que bom que vc tem esta missão de vida. Agradeço a ti por este vídeo. 😊

  • @cmlds
    @cmlds 11 месяцев назад +18

    Estou há algum tempo pensando em buscar psicólogo por questões de ansiedade, e vendo seu vídeo percebi que muito da ansiedade que eu sinto é desencadeada por questões sensoriais, como sons, pessoas falando, excesso de informações, toques na pele, etc. Também tenho muita dificuldade em lidar com mudanças e quebra na rotina, e só aceito se tiver muito tempo pra eu planejar antes. Se mudarem um objeto de lugar no meu quarto, por exemplo, eu fico sem dormir por dias - dormi fora de casa pra mim, nem pensar. Me identifiquei com uma grande quantidade de coisas que vi nos seus relatos, sinto que me cubro de máscaras e tenho certeza que se não fizer isso ninguém vai querer ficar perto de mim. Agora que estou casada estou enfrentando sérias dificuldades com a ativação de uma série de gatilhos tendo sempre alguém por perto me "vigiando", pois eu estava acostumada a sempre me segurar no personagem até conseguir estar sozinha para sair do personagem e "descansar". Agora sinto que preciso estar no personagem o tempo todo, é como se eu não conseguisse mais ter paz, e se eu deixo a máscara cair na frente da pessoa eu me sinto horrível, me torno irritante ou simplesmente apática.

    • @lucienesilveira4867
      @lucienesilveira4867 11 месяцев назад +2

      Quando comecei a trabalhar no Censo 2022, eu descobri que precisaria interpretar uma personagem, pois eu estava me sentindo muito insegura e muito ansiosa para enfrentar todas aquelas pessoas. Foi, então, que eu percebi que faço isso com todas as pessoas a minha volta. Não entendia que isso era um recurso para eu conseguir me socializar com todas elas. Sempre achei muito estranho eu me sentir e agir como uma pessoa diferente com cada pessoa. É como se eu fosse uma atriz interpretando uma personagem com cada pessoa, por uma questão de convivência, seja com familiares ou estranhos... Também preciso investigar se sou Autista por esse e outros problemas, mas sei que nada vai mudar, não vou me tornar uma pessoa normal somente por ter essa confirmação... E bem que eu gostaria 😢

    • @claricelaender3283
      @claricelaender3283 11 месяцев назад

      Não desista de buscar ajuda, muita coisa pode mudar sim e a vida ficar mais leve. Vale a pena! Com bons profissionais.
      @@lucienesilveira4867

    • @Pw13G
      @Pw13G 10 месяцев назад

      Nossa! Também tenho muita ansiedade com barulhos, toques,luzes,e interação social.
      A questão de dormir fora de casa é terrível.Pode ser a cama mais confortável, até no resort no Caribe,a primeira noite eu não consigo dormir.

  • @jucianemenezes2501
    @jucianemenezes2501 Год назад +1

    Meu Pai amado,me identifiquei muito com vc,
    Particularidades q nunca tinha visto alguém comentar(de amigo(a) físico so mãe e irmã) sem rede de amizade, minha grande vitória de vida foi ter cido criada e ter conhecido realmente o dono da vida, o meu Deus, Criador dos céus da terra e do mar e de tudo q neles há;
    Livro de Gênesis versículo 1...
    De todo meu coração Natalia, espero q vc tenha esse encontro maravilhoso com o autor da vida, q aí muita coisa vai fazer sentido p vc, tudo de bom sucesso, fica na paz de Cristo.❤❤

  • @cristinapavani2666
    @cristinapavani2666 Год назад +9

    Eu sou FAA: Fenótipo ampliado do autismo.
    É 1 pezinho lá e 1 pezinho cá 😮
    Tenho traços... todavia sou "funcional" no trabalho ( típica no trabalho), satisfatoriamente social, me conformo bem... na caixinha pública .
    Tenho TOC relacionado à prazos, tempo... ( meu Deus! se vencer 1 boleto, me suicido), se chegar 1 minuto atrasada ao trabalho, insegurança total😢esse TOC me faz levantar da cama às 4h30.
    Morro de vergonha de ir (sozinha) na casa dos outros.
    As pessoas "conhecidas" me desestabilizam, ñ olho nos olhos delas...
    Me dou bem com os bem íntimos e com pessoas bem estranhas ( os conhecidos é que me desregulam, e figuras de autoridade, status).
    Adoro viajar, ser totalmente anônima. Viajo todo ano no natal p fugir das festas.
    Sou "certinha": nunca falto ao compromisso (mas adoro boicotar eventos sociais - dá sensação de poder), ñ bebo 1 gole de cachaça sequer (embora goste)
    Meu filme favorito é documentário. São raras as músicas que gosto. Dirijo melhor moto, bike... por causa do espaço (me sinto espremida dirigindo carro). Se tô na carona e o motorista liga o som... eu borbulho por dentro, é ruim demais.
    Meu avó paterno deixou 60 netos... vários no lusco-fusco do autismo...
    Mas alguns bisnetos dele têm nascido mais exacerbados nas características... Será poluição?

    • @natifell
      @natifell  Год назад +1

      Diagnosticada com TOC mesmo?
      Eu tava lendo sobre FAA. Bem legal que tão começando a fazer pesquisar sobre isso também
      60? socorr. Esse transava 😅 Ou os filhos dele são transões?
      Só um lance, mana. Dá uma buscada no meu vídeo que falo de Hans Asperger e sobre expressão "alto funcionamento". Autistas mais engajados na luta anticapacitista se colocam contra essa expressãoi, porque é bastante eugenista... Isso inclui derivados, tipo "funcional"!
      (Esse vídeo tá muito massa. Eu conto sobre o que a segunda guerra fez com autistas e outros PCDs)
      E seja bem vinda ao canal

    • @natifell
      @natifell  Год назад

      OBS: 4:30 é o horário q eu to indo deitar, por problemas relacionados ao sono e por causa dos hiperfocos 😅

    • @hudsonmoraes1261
      @hudsonmoraes1261 Год назад

      "Fenótipo ampliado de autismo"... 🤔 Eita! Existe isso, é!? Mais uma que descubro. E mais uma coisa para pesquisar.
      Me interessei pela expressão que você usou: "1 pezinho lá e 1 pezinho cá". Digo isso porque, embora eu tenha um laudo, sinto uma enorme dificuldade de me identificar com os depoimentos que vi até agora. Muito ao contrário do que ocorreu quando li pela primeira vez a descrição do TDAH. Parecia que estavam me descrevendo! Me identifiquei de imediato com uns 90% do que estavam relatando. Ou mais. Isso foi há uns 15 anos.
      Com o autismo tem sido muito diferente. Minha identificação tem sido ínfima. Tudo bem que autistas(+) têm muita dificuldade com a autopercepção. Mesmo assim, acho estranho tanta discrepância.
      Se eu fosse arriscar, eu diria que sou >= 90% do "checklist" do TDAH. E

  • @camilagianotti8931
    @camilagianotti8931 Год назад +2

    Me identifiquei muito com as descrições que você fez. Várias delas eu nunca compartilhei com ninguém, mas vc as descreveu da maneira que eu sinto. Não tenho nenhum diagnóstico pq não fui atrás.