Acontece também, quando a pessoa se relaciona com alguém abusivo que provoca o ciúme, sempre que dá, triangulando sobre situações que viveu com o(a) ex, mesmo que de forma sutil. E o pior, não assume que tem essa atitude infantil.
Minha primeira namorada me trocou por um cara bonito, rico e poderoso (Polícia do Rio de Janeiro); como eu era inexperiente, tive um abalo emocional; mas eu pratico esportes desde a infância, então tenho espírito esportivo, sei ganhar com humildade e perder sem lamentação. O que você não pode aceitar é: que joguem sujo contigo. E também não é bom mentir para sí próprio, é bom ter consciência da sua própria condição e ser resignado: se você é feio, aceite e procure ser feliz mesmo sendo feio; se você é pobre, aceite e procure ser feliz mesmo sendo pobre; se você não tem poder social, aceite e procure ser feliz sem ter poder social.
Pessoal, também estou há anos sofrendo por isso e há anos pesquisando compulsivamente sobre o tema. Diria que adquiri muito autoconhecimento nessa jornada, que foi e continua sendo difícil. Mas, com autoconhecimento, hoje passo por situações que me incomodam, mas que antes me aterrorizavam. Uma coisa eu posso afirmar para vocês: pesquisem sobre o transtorno Borderline. Muitos que têm ciúmes retroativos possuem algum transtorno de personalidade, mas ainda não sabem, como foi o meu caso. Lembrando que, junto com o transtorno Borderline, que é um transtorno do Cluster B no DSM-5, é comum haver comorbidades como o TOC, TAG, etc. Os transtornos desse grupo podem cruzar entre si, como o transtorno Narcisista. Às vezes, o sentimento de posse, de querer ser único, as obsessões, comparações, etc., estão ligados a isso. Só peço que pesquisem sobre o tema. Acredito que vão se encontrar em muitos aspectos e talvez descobrir muitas coisas sobre vocês e seus traumas na infância.
Muito obrigado por este vídeo. Acredito fielmente que a principal causa para que alguém desenvolva este "ciúmes retroativo" seja realmente a questão da autoestima que possui sobre o seu passado e o seu presente. A pessoa não tem orgulho de quem foi e nem de quem é, sendo assim quase natural que este fenômeno ocorra. A sugestão que posso dar é que se desenvolva onde possui inseguranças, para que ao se relacionar com alguém você seja seguro(a) de si, para que o seu "futuro passado" e "futuro presente" sejam motivos de orgulho pessoal.
Alan, parabéns pelo vídeo. Você extremamente assertivo nas suas palavras, deu todos os pontos que pode desencadear o ciúmes retroativo... Sofro com isso há alguns meses e atualmente estou namorando uma pessoa maravilhosa, e em determinadas situações fico ruminando várias vezes ao dia sobre o passado dela e algumas vezes sobre o presente e o futuro, sempre vendo a cena do fim do relacionamento... e isso faz às vezes eu ficar desconfortável e tratá-la mal , nada agressivo, porém fico de cara fechada porque o espiral dos pensamentos me deixam assim... Quero mudar e o primeiro passo que achei é assumir que tenho o ciúmes, já comuniquei pra ela que estou passando por esse processo e citei alguns dos meus incômodos... Segundo passo: iniciei uma terapia e estou sempre levando esse assunto para ter estratégias de lidar com a questão... Terceiro passo: levar a mente ao presente, penso " Vale a pena estragar o momento atual, por algo que já passou e que não tenho mais controle?" Quarto passo: limite as redes sociais e as perguntas inconvenientes... Essa questão de ativar o modo detetive e querer à todo custo dopamina barata e a satisfação de achar migalhas da qual a sua fantasia está correta, faz muito mal para mim e consequentemente para ela: o pensamento ruminativo é como um fio de lâ, você puxou o primeiro, vão soltar 100 fios e isso é um caminho sem fim...Quinto Passo: procure ocupar a sua mente com coisas saudáveis, foque na academia, foque em auto conhecimento e se fortaleça para ser a pessoa foda que despertou o interesse na parceira.... e o último: crie momentos bons com a pessoa que você ama, se permita viver no presente, pois quando você menos esperar as lembranças do passado serão insignificantes em relação ao que você está vivendo e que poderá viver com essa pessoa no futuro! Somos Capitães desse navio chamado mente, você pode navegar calmamente e curtir a paisagem... ou pode ir de encontro à tempestade e afundar o seu navio no fundo do oceano... Boa sorte à todos , acreditem no processo e sempre façam um livro de gratidão mental, pois será que vale perder uma pessoa incrível por algo que você pode tratar? E se você não tratar agora, sempre haverá desconforto nos próximos relacionamentos...
vi você comentar num canal de perfumes e fui ver melhor seus vídeos, tenho achado excelentes. grande trabalho. tomara que você consiga um alcance maior ainda num futuro próximo.
A questao da auto-estima é uma coisa. Outra mais importante é realmente a questao de valores, crenças e verdades. Crescemos numa sociedade onde homens não aceitam bem mulher "com passado" quase tanto quanto as mulheres não gostam de homens sem futuro. Tem sido assim desde o inicio dos tempos.
Boa tarde Lucas. Ótimo video mesmo. Estou vivendo isso agora com minha esposa. Também tivemos dois términos e o 2° mais longo e depois de quase 4 anos muitas coisas vieram a tona e me pegou de cheio. Gostaria de conhecer alguém que realmente passou por um caso semelhante com o meu
O problema é a " cultura" que sentir ciúmes e sinal de valorização. Muitos testam o afeto de seus parceiros através do ciúme que despertam. Aí já foi quebrada a confiança e a " caixa de Pandora" aberta.😅😅😅😅
Como eu lido com pessoas que não assumem de forma lógica seus erros mas preferem continuar como se nada tivesse acontecido ? como se elas batessem e depois fizesse carinho aonde bateu ?
Eu tenho *muito* problema com cinismo (desvalorizar a afeição alheia, por vários motivos) por causa de diferenças de valores e de ética. Não fazia ideia de que isso também pode ser uma forma de ciúme retroativo 😯 Achava que era só uma questão de "assortative mating" (não sei a tradução disso), de preferir alguém similar. O problema é que gente assim é difícil de achar (por isso digo com frequência que eu devia ter sido lésbica 😅) e eu acabo ressentida com a ideia de ter que me forçar a aceitar e me contentar com uma incompatibilidade que, pra mim, é bem significativa.
Alan, Existe sim, a mulher que está com o prêmio de consolação. Se ela pudesse estaria com os homens do passado. Mas, Como não consegue e precisa de proteção e provisão. Fica com o homem que é menos bonito dos que ela ficou no passado 😂
Tô a 6 anos com minha noiva, inclusive tenho mais passado do que ela, mas eu sinto um desconforto muito grande por não ter sido o primeiro homem dela! Amo ela e faço tudo por ela as vezes acho até injusto ela não ter se guardado para mim!
Meu caso me sinto incomodado pelas experiencias sexuais que minha namorada ja teve (sempre fui uma pessoa muito ativa tambem e com varias parceiras, tive experiencias sexuais diferente, mas mesmo assim minha namorada foi mais avançada que eu kkkk e ainda 2 anos mais nova ☠️💀)
Pra vc ainda tá tranquilo. Pior é qndo o cara não teve ninguém antes da pessoa.e ela já rodou nos 10.. eu não conseguiria nem olhar na cara da pessoa se soubesse.
Vivi isso por anos, é frustrante. Pq é algo que você não consegue mudar, reverter. Eu tentava de todos os jeitos explicar, mas eram só julgamentos, julgamentos. Eu nunca tinha passado por isso, na época não tinha autoestima, e apegada demais, achava que poderia mudar ele. Na época eu não sabia que eu era border. Mas ele terminou comigo várias vezes por causa do meu passado. Hoje eu vejo e tenho consciência que tudo acontece por algum motivo. Graças a terapia, a mim e a Deus, estou muito melhor a cada dia…
O que fazer quando uma pessoa tem ciúmes do passado e do presente mas a outra pessoa tem comportamento passivo agressivo? Minha mãe me punia com silêncio e me privava de qualquer tipo de diálogo e essa pessoa faz o mesmo quando comunico minhas dificuldades, tendo atitudes que me magoam no presente e eu fico sem entender e me culpando por sentir ciúmes.
Se for um passado amoroso comum, até vale a pena repensar, mas se for coisa vergonhosa, escandalosa, tem sentido o desconforto, o nojo. Imagina você ir a um restaurante com seu namorado/noivo/marido, chega lá ele já pegou a garçonete. Imagina você encontrar aquele amigo que você não vê há muito tempo "esta é a minha noiva..." Desculpe mas não há nada que compense isso.
A maioria das pessoas não passa por situações extremas desse tipo e mesmo assim alimentam ciúmes do passado. Estou falando dos casos simples e não dos casos extremos.
@@AlanMocellim mas há também os casos extremos. E muita gente passa por eles. Não sei se são maioria, mas os relatos aqui no RUclips são centenas. Só quem sente na pele é que sabe.
Minha namorada teve um namorado que espancou ela, traiu e etc e me só assim ela teve recaídas com ele no passado. Quando eu soube disso fiquei com nojo demais!
Acontece também, quando a pessoa se relaciona com alguém abusivo que provoca o ciúme, sempre que dá, triangulando sobre situações que viveu com o(a) ex, mesmo que de forma sutil. E o pior, não assume que tem essa atitude infantil.
Isso é insuportável kkkkk
Minha primeira namorada me trocou por um cara bonito, rico e poderoso (Polícia do Rio de Janeiro); como eu era inexperiente, tive um abalo emocional; mas eu pratico esportes desde a infância, então tenho espírito esportivo, sei ganhar com humildade e perder sem lamentação. O que você não pode aceitar é: que joguem sujo contigo.
E também não é bom mentir para sí próprio, é bom ter consciência da sua própria condição e ser resignado: se você é feio, aceite e procure ser feliz mesmo sendo feio; se você é pobre, aceite e procure ser feliz mesmo sendo pobre; se você não tem poder social, aceite e procure ser feliz sem ter poder social.
Pessoal, também estou há anos sofrendo por isso e há anos pesquisando compulsivamente sobre o tema. Diria que adquiri muito autoconhecimento nessa jornada, que foi e continua sendo difícil. Mas, com autoconhecimento, hoje passo por situações que me incomodam, mas que antes me aterrorizavam.
Uma coisa eu posso afirmar para vocês: pesquisem sobre o transtorno Borderline. Muitos que têm ciúmes retroativos possuem algum transtorno de personalidade, mas ainda não sabem, como foi o meu caso. Lembrando que, junto com o transtorno Borderline, que é um transtorno do Cluster B no DSM-5, é comum haver comorbidades como o TOC, TAG, etc. Os transtornos desse grupo podem cruzar entre si, como o transtorno Narcisista.
Às vezes, o sentimento de posse, de querer ser único, as obsessões, comparações, etc., estão ligados a isso.
Só peço que pesquisem sobre o tema. Acredito que vão se encontrar em muitos aspectos e talvez descobrir muitas coisas sobre vocês e seus traumas na infância.
Muito obrigado por este vídeo.
Acredito fielmente que a principal causa para que alguém desenvolva este "ciúmes retroativo" seja realmente a questão da autoestima que possui sobre o seu passado e o seu presente. A pessoa não tem orgulho de quem foi e nem de quem é, sendo assim quase natural que este fenômeno ocorra.
A sugestão que posso dar é que se desenvolva onde possui inseguranças, para que ao se relacionar com alguém você seja seguro(a) de si, para que o seu "futuro passado" e "futuro presente" sejam motivos de orgulho pessoal.
Alan, parabéns pelo vídeo. Você extremamente assertivo nas suas palavras, deu todos os pontos que pode desencadear o ciúmes retroativo... Sofro com isso há alguns meses e atualmente estou namorando uma pessoa maravilhosa, e em determinadas situações fico ruminando várias vezes ao dia sobre o passado dela e algumas vezes sobre o presente e o futuro, sempre vendo a cena do fim do relacionamento... e isso faz às vezes eu ficar desconfortável e tratá-la mal , nada agressivo, porém fico de cara fechada porque o espiral dos pensamentos me deixam assim... Quero mudar e o primeiro passo que achei é assumir que tenho o ciúmes, já comuniquei pra ela que estou passando por esse processo e citei alguns dos meus incômodos... Segundo passo: iniciei uma terapia e estou sempre levando esse assunto para ter estratégias de lidar com a questão... Terceiro passo: levar a mente ao presente, penso " Vale a pena estragar o momento atual, por algo que já passou e que não tenho mais controle?" Quarto passo: limite as redes sociais e as perguntas inconvenientes... Essa questão de ativar o modo detetive e querer à todo custo dopamina barata e a satisfação de achar migalhas da qual a sua fantasia está correta, faz muito mal para mim e consequentemente para ela: o pensamento ruminativo é como um fio de lâ, você puxou o primeiro, vão soltar 100 fios e isso é um caminho sem fim...Quinto Passo: procure ocupar a sua mente com coisas saudáveis, foque na academia, foque em auto conhecimento e se fortaleça para ser a pessoa foda que despertou o interesse na parceira.... e o último: crie momentos bons com a pessoa que você ama, se permita viver no presente, pois quando você menos esperar as lembranças do passado serão insignificantes em relação ao que você está vivendo e que poderá viver com essa pessoa no futuro! Somos Capitães desse navio chamado mente, você pode navegar calmamente e curtir a paisagem... ou pode ir de encontro à tempestade e afundar o seu navio no fundo do oceano... Boa sorte à todos , acreditem no processo e sempre façam um livro de gratidão mental, pois será que vale perder uma pessoa incrível por algo que você pode tratar? E se você não tratar agora, sempre haverá desconforto nos próximos relacionamentos...
vi você comentar num canal de perfumes e fui ver melhor seus vídeos, tenho achado excelentes. grande trabalho. tomara que você consiga um alcance maior ainda num futuro próximo.
Eu acho que muitas pessoas não mudam a essência, eu fico com pé atrás com o passado duvidoso.
Queria ter visto esse vídeo 6 anos atrás, obrigada pelo seu conhecimento ✨
A questao da auto-estima é uma coisa. Outra mais importante é realmente a questao de valores, crenças e verdades. Crescemos numa sociedade onde homens não aceitam bem mulher "com passado" quase tanto quanto as mulheres não gostam de homens sem futuro. Tem sido assim desde o inicio dos tempos.
Obrigado pelo vídeo. Eu venho tentando tratar isso em mim há anos com idas e vindas, sempre bom ver análises sóbrias sobre isso
Boa tarde Lucas. Ótimo video mesmo. Estou vivendo isso agora com minha esposa. Também tivemos dois términos e o 2° mais longo e depois de quase 4 anos muitas coisas vieram a tona e me pegou de cheio. Gostaria de conhecer alguém que realmente passou por um caso semelhante com o meu
O problema é a " cultura" que sentir ciúmes e sinal de valorização. Muitos testam o afeto de seus parceiros através do ciúme que despertam. Aí já foi quebrada a confiança e a " caixa de Pandora" aberta.😅😅😅😅
Maldita hora que foi saber o ex da minha esposa é mais dotado que 😢 ciúmes retroativo é horrível
Entendo
Cirúrgico como sempre. Parabéns Dr Allan
Adoro seus vídeos, amigo! Viajo e lembro muito das nossas conversas de vida. Parabéns pelo trabalho maravilhoso 👏🏻👏🏻👏🏻
Boa noite Professor Alan.Fui muito assim, ciúmes doentio,do passado da pessoa.Hoje não..Estou tranquila. Abraços.Shalom.
Que legal. Como você se curou?
Muito bom! Acontece muito
tem q saber se comunicar e se reconhecer e conhecer o outro tbm
Como eu lido com pessoas que não assumem de forma lógica seus erros mas preferem continuar como se nada tivesse acontecido ? como se elas batessem e depois fizesse carinho aonde bateu ?
Eu tenho *muito* problema com cinismo (desvalorizar a afeição alheia, por vários motivos) por causa de diferenças de valores e de ética. Não fazia ideia de que isso também pode ser uma forma de ciúme retroativo 😯 Achava que era só uma questão de "assortative mating" (não sei a tradução disso), de preferir alguém similar. O problema é que gente assim é difícil de achar (por isso digo com frequência que eu devia ter sido lésbica 😅) e eu acabo ressentida com a ideia de ter que me forçar a aceitar e me contentar com uma incompatibilidade que, pra mim, é bem significativa.
Alan,
Existe sim, a mulher que está com o prêmio de consolação.
Se ela pudesse estaria com os homens do passado.
Mas,
Como não consegue e precisa de proteção e provisão.
Fica com o homem que é menos bonito dos que ela ficou no passado 😂
Mudança? Quem não tem contato comigo há mais de dez anos não me conhece mais…
Tô a 6 anos com minha noiva, inclusive tenho mais passado do que ela, mas eu sinto um desconforto muito grande por não ter sido o primeiro homem dela! Amo ela e faço tudo por ela as vezes acho até injusto ela não ter se guardado para mim!
Também sinto isso, é bem complicado kkkk
Quando a mina vai pra vida de solteira e sai com muitos caras
Meu caso me sinto incomodado pelas experiencias sexuais que minha namorada ja teve (sempre fui uma pessoa muito ativa tambem e com varias parceiras, tive experiencias sexuais diferente, mas mesmo assim minha namorada foi mais avançada que eu kkkk e ainda 2 anos mais nova ☠️💀)
Pra vc ainda tá tranquilo. Pior é qndo o cara não teve ninguém antes da pessoa.e ela já rodou nos 10.. eu não conseguiria nem olhar na cara da pessoa se soubesse.
Vivi isso por anos, é frustrante. Pq é algo que você não consegue mudar, reverter. Eu tentava de todos os jeitos explicar, mas eram só julgamentos, julgamentos. Eu nunca tinha passado por isso, na época não tinha autoestima, e apegada demais, achava que poderia mudar ele. Na época eu não sabia que eu era border. Mas ele terminou comigo várias vezes por causa do meu passado. Hoje eu vejo e tenho consciência que tudo acontece por algum motivo. Graças a terapia, a mim e a Deus, estou muito melhor a cada dia…
As vezes eu até penso que exemplo minha noiva vai dar para minha filha já que ela não se guardou para um único homem!
Gratidão ❤
O que fazer quando uma pessoa tem ciúmes do passado e do presente mas a outra pessoa tem comportamento passivo agressivo?
Minha mãe me punia com silêncio e me privava de qualquer tipo de diálogo e essa pessoa faz o mesmo quando comunico minhas dificuldades, tendo atitudes que me magoam no presente e eu fico sem entender e me culpando por sentir ciúmes.
Nossa estou vivendo issso tenho ciúmes do passado dele ,isso me faz muito mal , estou me tratando
Se for um passado amoroso comum, até vale a pena repensar, mas se for coisa vergonhosa, escandalosa, tem sentido o desconforto, o nojo. Imagina você ir a um restaurante com seu namorado/noivo/marido, chega lá ele já pegou a garçonete. Imagina você encontrar aquele amigo que você não vê há muito tempo "esta é a minha noiva..."
Desculpe mas não há nada que compense isso.
A maioria das pessoas não passa por situações extremas desse tipo e mesmo assim alimentam ciúmes do passado. Estou falando dos casos simples e não dos casos extremos.
@@AlanMocellim mas há também os casos extremos. E muita gente passa por eles. Não sei se são maioria, mas os relatos aqui no RUclips são centenas. Só quem sente na pele é que sabe.
Minha namorada teve um namorado que espancou ela, traiu e etc e me só assim ela teve recaídas com ele no passado. Quando eu soube disso fiquei com nojo demais!
Pessoal qndo estiverem paranóicos com esse negócio de passado, procure uns vídeos engraçados e vá rir um pouco faz bem rsrs.