Excelente. Esta conversa plantou a semente para várias reflexões futuras. Agradeço muito. Uma pessoa com tal currículo vai sempre esbarrar no bias de complexo de inferioridade alheio, mas quem não é fortemente criticado na internet hoje em dia só pode estar morto. Minha única crítica construtiva seria, no futuro, dar uma explicação curta de quem são tantas personalidades mencionadas já que muitos ouvintes não são da área. Achei um dos melhores podcasts e atingiu o nível de alguns programas de entrevistas com cientistas que adoro acompanhar na TV suíça.
Bom saber que alguém assim tão inteligente é Brasileiro, Lutz é brilhante qdo permite aos meros mortais como eu ter acesso a tanto conhecimento. Parabéns que privilégio estar aqui.
O brasileiro sempre precisa eleger ídolos, mitos, seja no futebol, na política, automobilismo, etc, etc, Na verdade é um medíocre, sempre precisa projetar um suoer homem, suoer inteligente, gênio...Quem alavanca o programa é a qualidade dos entrevistados escolhidos.
Parabéns!! Excelente entrevista, extremamente aproveitadora as preciosas informações!
5 месяцев назад+40
Lutz, acompanho você há algum tempo. Qualidade é o sinônimo do seu trabalho. Entrevistados de altíssima competência e conhecimento, conduzidos com mestria por seu modelo genuíno de entrevista. Ouvir sem sobrepor o entrevistado, com foco no tema, é o ponto forte do seu perfil, permitindo fluidez e leveza frente a assuntos tão robustos, onde nem se percebe o tempo passar. Parabéns! Sigo aqui, te acompanhando e compartilhando seus conteúdos.
Boa tarde, Lutz, quero lhe parabenizar, você escolhe a dedo seus convidados, que riqueza de conteúdo, você e o convidado falam baixo, educadamente, de uma maneira que entendemos, isso é respeito com seu público, que Deus os abençoe!
Mesmo não concluindo alguns temas ou linhas de raciocínios, por conta da diversidade de assuntos que vão se conectando, foi um dos melhores podcasts que já vi. Vários temas sensacionais dentro da neurociência que são poucos abordados ou aprofundados. Estou curioso pelo próximo Lutz com dr. Sherman.
Eu acho esses conhecimentos específicos fantásticos. Faz pouco tempo que eu comecei a me interessar de como o nosso cérebro humano funciona, por causa de problemas de saúde mental de pessoas próximas a mim e quiz entender tudo isso para então poder ajudar e pra mim cada palavra que o Doutor aqui nesta entrevista é muito importante. Fico muito feliz e é um prazer assistir essa entrevista. Deus abençoe muito a sua vida Doutor e o apresentador deste canal e equipe. GRATIDÃO ❤
Simplesmente maravilhoso. ❤ Um Dr com simplicidade, parecia que estava num bate papo com amigos passando conhecimento sem focar tanto na formalidade que não deixaria tão belo este momento. Gratidão!
Excelente, entrevista! Vem e muito, somar, na fase d Desconstrução, e Reconstrução milimetros p dia. Vou buscar seus livros, Carlos Sherman, e suas indicações!!
Parece meu filho e eu conversando… a gente vai pra um nível que ngm suporta, mas é uma delícia pra gente. Parabéns aos dois, muito humana a conversa de vcs !!!!!
Como pedagogo, professor de inglês e fascinado pela mente humana, acredito que a lista de traduções fornecida durante o podcast será muito útil para ampliar o vocabulário de todos os participantes. Ao longo da conversa, o entrevistado utilizou diversos termos técnicos em inglês, e quando entrevistador estava se sentindo um pouco perdido mas bem focado na conversa acredito que o doutor resolveu por modificar as suas palavras de maneira se fazer mais compreendido. Essa alternância entre o uso do inglês e do português demonstra seu esforço em adaptar a linguagem para facilitar o entendimento. Algumas das palavras em inglês mencionadas e suas respectivas traduções em português foram: - "control" - controle - "unconscious" - inconsciente - "neuroscience" - neurociência - "behavior" - comportamento - "consciousness" - consciência - "free will" - livre-arbítrio - "determinism" - determinismo - "quantum physics" - física quântica - "synaptic connections" - conexões sinápticas - "neural networks" - redes neurais - "decision making" - tomada de decisão - "impulses" - impulsos - "automatisms" - automatismos - "subconscious" - subconsciente Essa lista completa de termos bilíngues pode ser muito útil para enriquecer o vocabulário de todos os participantes, tanto em inglês quanto em português, facilitando a compreensão dos conceitos abordados durante o podcast. 🙏
@@giovannabadarogalvao6363 de coração Giovanna fico muito feliz que tenho ajudado alguém falo de coração. O assunto que ele fala é importante, mas o vocabulário que ele está usando existe tradução na nossa língua que é muito vasta. Mas se te ajudou eu fico muito feliz, tenha um excelente domingo.
omo heterônimo Álvaro de Campos, onde ele afirma: "A maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento". como heterônimo Bernardo Soares, ele escreve: "Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias" portanto, demonstra uma profunda reflexão sobre a relação entre sentimento e razão, desafiando a ideia de que eles seriam opostos e sugerindo que ambos são essenciais para a experiência humana.
Bem sofisticado, precisa ter conhecimento prévio para entender. Como sempre vejo as entrevistas do Lutz, consegui pegar quase tudo.. Parabéns pelos entrevistados!
Convidado educado e conhecedor, entretanto na maioria das vezes desvia-se dos temas durante as abordagens. É simpático, se desenvolver o foco e a cronologia agregará muito em suas apresentações. Um grande abraço a todos!
@@64bibaé que precisa ter conhecimento prévio pra compreendê-lo. Pra mim, aproveitou-me 95%, por ter conhecimento dos temas. Uma pessoa nesse nível só não teve tempo de desenvolver os assuntos. Não lhe falta competência de passar. Falta competência nossa de ouvir.
Um grande bálsamo para o meu "espírito" foi essa entrevista. Saio dela com muitas indagações, inquietações pessoais, referências de leitura. Obrigada, Lutz.
É muito bom vc escutar uma pessoa que tem um universo de informações em mente ,pois torna uma conversa diferente de tantas outras e isso mostra como a aceitação do outro ,faz parte de uma evolução pessoal.
Uow, que podcast! Para o momento meu top 1 alinhado as minhas crenças e idéias. Lutz mais uma vez excepcional com perguntas inteligentes e pontuais conduzindo a entrevista da melhor forma mantendo a linha de raciocinio lógico.
Excelente entrevista!! Gratidão Lutz e Mr Carlos por tanto conhecimento disponibilizado nessa entrevista e fico aguardando o retorno. Lutz, sempre me perguntei como seu canal ainda não tem 1milhão de inscritos mas agora entendi... 18%, infelizmente. Um grande abraço a essas duas almas tão lúcidas e generosas.
Adoraria assistir a uma conversa entre os doutores Nicolelis e Sherman sobre a "ilusão do livre arbítrio" pois tenho a impressão que em algum ponto haverá saudável discordância!
Nossa, eu como um suburbano estou fumaceando o sistema para tentar pescar algo! Mas creio que criei novas conexões cerebrais naturais (entre um e outro) para tentar aprender! Gratidão pelo conteúdo !
Sherman é simplesmente um espetáculo de profissional. Fiquei muito honrada de conhecê-lo pessoalmente em Paris, no Aeroporto onde conversamos longamente sobre neurociência. Alias, ele me deu uma aula pq eu mal chegava aos pés dele no conhecimento...kkk
Lendo os comentários, tenho que concordar com o expositor: "a lucidez não é a regra". Como podem reclamar de uma epifania de entrevista como essa? Praticamente, resumiu tudo o que a Carina Pirró tb já abordou, a revelar que são dois profissionais de alto nível. Parabéns Lutz!
Eu tbm converso assim, emendando um assunto no outro, tenho essa consciência mas é muito difícil parar…é um tanto chato, mas quando a gente começa a engatilhar tem uma lógica, que infelizmente se perde enquanto a gente vai falando (porque é realmente muita coisa na cabeça, ao mesmo tempo). Enfim, entendo o incomodo das pessoas com o entrevistado, mas eu achei uma entrevista válida e até gostosa 😅. E se puder deixar aqui a coisa que mais me impactou foi a fala de “ser você mesmo com força…”, isto é, pegar as suas facilidades positivas e só vai. Também deteste esse papo de coach que meio que quer engessar todo mundo em um caminho único de sucesso, como se fosse receita de bolo.
Cada um de nós vai contribuindo para a nossa consciência, a consciência coletiva e o despertar. Não é uma obra fácil como um dia inocentemente poderíamos ter acreditado, mas precisamos continuar conversando, e trocando experiências. Gratidão!
Lutz ta de parabèns! Continue assim sempre! E traga ele D volta porle tem muito a falar!!❤️👏💪 seu podcast è maravilhos, os Haters ficam puto d raiva! Kkkk
Lutz sempre conduzindo muito bem as entrevistas, respeitando as falas do convidado, sem interrupções, com perguntas claras e objetivas, sem querer ser o centro das atenções, com voz tranquila...o ambiente é aconchegante, o som é perfeito, os convidados são brilhantes.. quanto primor! parabens pela excelencia que está atingindo com seu conteudo!!
Sinceros parabéns ao entrevistador. Qdo o entrevistado mencionou o carnalvalesco termo "polímata" já na sua introdução, imaginei que seria difícil ... Bom trabalho, mostrou profissionalismo.
1:09 - Engraçado vocês esquecendo sobre lúcidez kkk Cara eu poderia ficar 5h ouvindo aqui vocês. Que conteúdo maravilhoso, obrigado por isso Lutz e Carlos!
Eu sou transgenero e gostei muito da explicação, acho que há mais dimensões a debater não só o livre arbitrio mas a relação social totalizante. Gosto muito deste podcast e dos convidados. Um grande abraço de Portugal
O brasileiro sempre precisa eleger ídolos, mitos, seja no futebol, na política, automobilismo, etc, etc, Na verdade é um medíocre, sempre precisa projetar um suoer homem, suoer inteligente, gênio...Quem alavanca o programa é a qualidade dos entrevistados escolhidos.
Só de pensar que a filosofia fala isso a séculos a fio....... Spinosa.. depois Nietzsche ... depois Freud.....Quem se interessar pelo assunto, a aula que me ajudou compreender esses termos; Foi Clovis de Bairros... Aula sobre Spinosa...Quem quiser eu mando a aula... Fascinante! Esse conteúdo aqui também é maravilhoso, sem palavras!
@@kadudorsa4975 Eu que lhe agradeço por ter pedido esse material kkkkk. Eu tenho ele em áudio, nunca consegui em vídeo..Fui procurar pra você e coincidentemente achei...... Isso é raridade. Lhe aconselho baixar rápido porque sempre saí do RUclips. Uma aula didática sobre Livre-arbitrio e Teoria dos Afetos, eu nunca vi nada parecido. Eu me formei em filosofia por conta desses temas....kkkkkk
Mandei no seu canal do RUclips, tentei colocar aqui, me parece que eles retiraram. Kkkkkk o conhecimento contra o conhecimento kkkk. O mundo corporativo sempre quer algo em troca.
Nunca critiquei nenhum dos seus entrevistados, mas , por mais que o professor tenha uma instrução admirável, (puxa, revisor da Nature!) , não foi uma entrevista agradável
Verdade. O que constatei é que ele pisa em ovos todo o tempo. No resumo, somos animais que agimos de acordo com nossos genes. Só que é difícil dizer isso e não ser lacrado
Ótimo conteúdo, mas o Dr. deixou um monte de pontas soltas. Não concluiu praticamente nenhum raciocínio, se auto-interrompeu várias vezes, e emendou uma coisa na outra, muitas vezes sem nexo algum entre si. O Lutz, que eu adoro, fez poucas intervenções para reconectar a conversa, e fiquei esperando um monte de desfechos que se perderam no decorrer do podcast. Não tenho dúvidas do imenso conhecimento que o Dr. possui (ressaltados por ele mesmo, inclusive), mas ele não conseguiu disseminar praticamente nada aqui, o que é uma pena. Que venham os pseudo-advogados com suas defesas e os pseudo-juízes com suas sentenças, mas essa é minha sincera opinião 😏
Tb, sentir a mesma coisa, pensando em desistir várias vezes de não assistir tudo, inclusive quando o Lutz pergunta sobre o conhecimento ele começa depois não termina o raciocínio. 😢
Pois a minha opiniao é que o Dr. passou um conteúdo valioso e didático, demonstrou muito conhecimento em diversas areas e fez diversas citações relevantes.. Claro que tais conhecimentos não são digeridos por todos e me surpreende que 2 horas de podcast com essa qualidade vc afirmar que que ele não conseguiu disseminar nada é uma brincadeira de mal gosto ou uma ignorância evidente. Sinto mto q vc desprendeu 2 horas do seu tempo e nao tirou nada de proveitoso e ainda da um feedback negativo desse baseado na sua falta de conhecimento dos diversos assuntos que ele majestosamente compartilhou. Eu realmente nao o conhecia e para mim foi um dos melhores entrevistados do Lutz.. Parabéns ao Dr. Carlos Sherman e pretendo continuar o acompanhando..
@@vitortadeuu exatamente. O Lutz fica se coçando e se esticando o tempo todo, claramente incomodado com as arestas soltas. Eu fiquei agoniada, de verdade hahahaha
Esse esquecimento do entrevistado aconteceu, pois o entrevistador o interrompia ao perguntar o sentido, a significância de algum termo. E assim, o neurocientista divagava para outros terrenos e perdia, naturalmente, o raciocínio anterior... Mas foi ótimo o Dr. Ricardo trazendo tantos conhecimentos e novidades para este canal.
Excelente ouvir tanto conhecimento. Primeira vez que ouço procurarei mas obras. Particularmente tenho um pouco desse raciocínio......não ter livre arbítrio é algo que sempre me deixou dúvida . Se tudo já tá escrito.independente das nossas escolhas. Algumas coisas as quais somos apresentadas na vida não tem muito sentido
11: 59 - Dr: Nós não temos livre arbitrio 00: 00 - Existem pessoas que nascem com desvantagens e nós precisamos lutar para erradicar isso. Ele se contradiz de um jeito diferente 😂😂😂😂😂
Caramba! Nunca tinha ouvido falar nessa questão da perda da agressividade entre filhos homens consecutivos. Eu sou o segundo filho entre 7 irmãos, onde duas são mulheres. A ordem é a seguinte: 4 homens, uma mulher, um homem, uma mulher. Todos somos héteros, mas é nítido a perda de agressividade entre os 4 primeiros filhos. O terceiro é menos agressivo e o quarto menos ainda. O homem que veio depois da primeira mulher torna a ser agressivo de novo, o que é corrente com o que o professor falou que depois de uma mulher há um reset. Vou tentar observar esse padrão em outras, muito interessante.
Dizem que para um bom entendedor poucas palavras bastam.Nem todas as pessoas estao preparadas para entender a verdade essa simples colocação estao escritas em certos livros há decadas
Excelente. Esta conversa plantou a semente para várias reflexões futuras. Agradeço muito. Uma pessoa com tal currículo vai sempre esbarrar no bias de complexo de inferioridade alheio, mas quem não é fortemente criticado na internet hoje em dia só pode estar morto. Minha única crítica construtiva seria, no futuro, dar uma explicação curta de quem são tantas personalidades mencionadas já que muitos ouvintes não são da área. Achei um dos melhores podcasts e atingiu o nível de alguns programas de entrevistas com cientistas que adoro acompanhar na TV suíça.
Saúde mental é tudo, quem tem isso tem felicidade genuína.
Como é bom escutar este brasileiro com uma linguagem culta adaptada ha um podcast com raciocionios adquiridos durante sua vida.
Bom saber que alguém assim tão inteligente é Brasileiro, Lutz é brilhante qdo permite aos meros mortais como eu ter acesso a tanto conhecimento. Parabéns que privilégio estar aqui.
O brasileiro sempre precisa eleger ídolos, mitos, seja no futebol, na política, automobilismo, etc, etc, Na verdade é um medíocre, sempre precisa projetar um suoer homem, suoer inteligente, gênio...Quem alavanca o programa é a qualidade dos entrevistados escolhidos.
@@jorgegarrouxt453esqueceu de mencionar a habilidade do brasileiro em criticar o que não tem competência de fazer melhor!
Parabéns!! Excelente entrevista, extremamente aproveitadora as preciosas informações!
Lutz, acompanho você há algum tempo. Qualidade é o sinônimo do seu trabalho. Entrevistados de altíssima competência e conhecimento, conduzidos com mestria por seu modelo genuíno de entrevista. Ouvir sem sobrepor o entrevistado, com foco no tema, é o ponto forte do seu perfil, permitindo fluidez e leveza frente a assuntos tão robustos, onde nem se percebe o tempo passar.
Parabéns!
Sigo aqui, te acompanhando e compartilhando seus conteúdos.
Boa tarde, Lutz, quero lhe parabenizar, você escolhe a dedo seus convidados, que riqueza de conteúdo, você e o convidado falam baixo, educadamente, de uma maneira que entendemos, isso é respeito com seu público, que Deus os abençoe!
Mesmo não concluindo alguns temas ou linhas de raciocínios, por conta da diversidade de assuntos que vão se conectando, foi um dos melhores podcasts que já vi. Vários temas sensacionais dentro da neurociência que são poucos abordados ou aprofundados. Estou curioso pelo próximo Lutz com dr. Sherman.
Lutz, você é simplesmente o melhor! Sempre deixando que o entrevistado auto desenvolva o conteúdo, isso é de imensa importância. 🙏❤️
Orgulho de ter brasileiros foçados nesses estudos. Excelente vídeo
Um dos melhores canais de podcasts atuais, continue Lutz 👏👏🔥
Eu acho esses conhecimentos específicos fantásticos. Faz pouco tempo que eu comecei a me interessar de como o nosso cérebro humano funciona, por causa de problemas de saúde mental de pessoas próximas a mim e quiz entender tudo isso para então poder ajudar e pra mim cada palavra que o Doutor aqui nesta entrevista é muito importante. Fico muito feliz e é um prazer assistir essa entrevista. Deus abençoe muito a sua vida Doutor e o apresentador deste canal e equipe. GRATIDÃO ❤
Woow parabéns Lutz pela entrevista um convidado com repertorio acima da media .
Grato por ter me dado essa contribuição....
Belo Jardim! Obrigada!
Que belo programa. Muito especial!
Excelente entrevista! Uma das melhores com certeza! Entrevistadoa de alto nível fazem toda a diferença! Parabéns ❤
Simplesmente maravilhoso. ❤
Um Dr com simplicidade, parecia que estava num bate papo com amigos passando conhecimento sem focar tanto na formalidade que não deixaria tão belo este momento. Gratidão!
Que maravilha de exposição! Ansiosa pela segunda entrevista com o Sherman!
Excelente, entrevista! Vem e muito, somar, na fase d Desconstrução, e Reconstrução milimetros p dia. Vou buscar seus livros, Carlos Sherman, e suas indicações!!
Gratidão Namastê!
Parece meu filho e eu conversando… a gente vai pra um nível que ngm suporta, mas é uma delícia pra gente. Parabéns aos dois, muito humana a conversa de vcs !!!!!
KKkkkkk.. pior q é.... Kkkkk
Concordo. Poucos entendem esse tipo de satisfação.
Como pedagogo, professor de inglês e fascinado pela mente humana, acredito que a lista de traduções fornecida durante o podcast será muito útil para ampliar o vocabulário de todos os participantes. Ao longo da conversa, o entrevistado utilizou diversos termos técnicos em inglês, e quando entrevistador estava se sentindo um pouco perdido mas bem focado na conversa acredito que o doutor resolveu por modificar as suas palavras de maneira se fazer mais compreendido. Essa alternância entre o uso do inglês e do português demonstra seu esforço em adaptar a linguagem para facilitar o entendimento. Algumas das palavras em inglês mencionadas e suas respectivas traduções em português foram:
- "control" - controle
- "unconscious" - inconsciente
- "neuroscience" - neurociência
- "behavior" - comportamento
- "consciousness" - consciência
- "free will" - livre-arbítrio
- "determinism" - determinismo
- "quantum physics" - física quântica
- "synaptic connections" - conexões sinápticas
- "neural networks" - redes neurais
- "decision making" - tomada de decisão
- "impulses" - impulsos
- "automatisms" - automatismos
- "subconscious" - subconsciente
Essa lista completa de termos bilíngues pode ser muito útil para enriquecer o vocabulário de todos os participantes, tanto em inglês quanto em português, facilitando a compreensão dos conceitos abordados durante o podcast. 🙏
Obrigada
@@giovannabadarogalvao6363 de coração Giovanna fico muito feliz que tenho ajudado alguém falo de coração. O assunto que ele fala é importante, mas o vocabulário que ele está usando existe tradução na nossa língua que é muito vasta. Mas se te ajudou eu fico muito feliz, tenha um excelente domingo.
Praticamente só cognatos kkk
É sério isso?
@@gregoryfrederick2582o que é cognato ?
Gratidão
Lutz é educado e respeita o entrevistado.
omo heterônimo Álvaro de Campos, onde ele afirma: "A maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento". como heterônimo Bernardo Soares, ele escreve: "Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias" portanto, demonstra uma profunda reflexão sobre a relação entre sentimento e razão, desafiando a ideia de que eles seriam opostos e sugerindo que ambos são essenciais para a experiência humana.
Brilhante! 👏👏👏
Bem sofisticado, precisa ter conhecimento prévio para entender. Como sempre vejo as entrevistas do Lutz, consegui pegar quase tudo.. Parabéns pelos entrevistados!
Sim, principalmente sobre behaviorismo
Convidado educado e conhecedor, entretanto na maioria das vezes desvia-se dos temas durante as abordagens. É simpático, se desenvolver o foco e a cronologia agregará muito em suas apresentações. Um grande abraço a todos!
@@JOTAF1DFconcordo. Para mim chegou a ser cansativo. Ele poderia fazer um treinamento para discursar, se expressar melhor, aí ficaria excelente
@@64bibaé que precisa ter conhecimento prévio pra compreendê-lo. Pra mim, aproveitou-me 95%, por ter conhecimento dos temas.
Uma pessoa nesse nível só não teve tempo de desenvolver os assuntos. Não lhe falta competência de passar. Falta competência nossa de ouvir.
Um grande bálsamo para o meu "espírito" foi essa entrevista. Saio dela com muitas indagações, inquietações pessoais, referências de leitura. Obrigada, Lutz.
Adorei esse Podcast. Sensacional!
É muito bom vc escutar uma pessoa que tem um universo de informações em mente ,pois torna uma conversa diferente de tantas outras e isso mostra como a aceitação do outro ,faz parte de uma evolução pessoal.
Uow, que podcast! Para o momento meu top 1 alinhado as minhas crenças e idéias. Lutz mais uma vez excepcional com perguntas inteligentes e pontuais conduzindo a entrevista da melhor forma mantendo a linha de raciocinio lógico.
Adorei essa frase; O banquete das consequências sempre será servido ❤🥰👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Bate papo delicioso e riquíssimo! Gratidão
Excelente entrevista!! Gratidão Lutz e Mr Carlos por tanto conhecimento disponibilizado nessa entrevista e fico aguardando o retorno. Lutz, sempre me perguntei como seu canal ainda não tem 1milhão de inscritos mas agora entendi... 18%, infelizmente.
Um grande abraço a essas duas almas tão lúcidas e generosas.
GRATIDÃO Dr por dividir um pouco do seu conhecimento ❤
Adoraria assistir a uma conversa entre os doutores Nicolelis e Sherman sobre a "ilusão do livre arbítrio" pois tenho a impressão que em algum ponto haverá saudável discordância!
E eu gostaria de questionar rsrs
Lutz, parabéns e muito obrigada por trazer convidados brilhantes.
Entrevista maravilhosa! Merecia milhões de visualizações
Esse episódio foi muito bom , uns dos melhores , conhecimento compartilhado , é um ato de amor ao próximo, parabéns Lutz e entrevistado Carlos
Prof Carlos é um absurdo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Que dia na vida anos atrás teríamos acesso a esse tipo de pessoa, muito bom!❤
Nossa, eu como um suburbano estou fumaceando o sistema para tentar pescar algo! Mas creio que criei novas conexões cerebrais naturais (entre um e outro) para tentar aprender! Gratidão pelo conteúdo !
Maravilhoso, Lutz obrigada por me fazer conhecer mais esse Dr. maravilhoso, ser de verdade pode ser a melhor coisa a se fazer.
Ótimo e controverso assunto.
Muito bom para aprofundamento da discussão.
Lutz sempre trás os melhores e sabe conduzir perfeitamente as entrevistas
Excelente conteúdo obrigado
UMA AULA GRÁTIS ESSA ENTREVISTA
Sherman é simplesmente um espetáculo de profissional. Fiquei muito honrada de conhecê-lo pessoalmente em Paris, no Aeroporto onde conversamos longamente sobre neurociência. Alias, ele me deu uma aula pq eu mal chegava aos pés dele no conhecimento...kkk
Lendo os comentários, tenho que concordar com o expositor: "a lucidez não é a regra".
Como podem reclamar de uma epifania de entrevista como essa?
Praticamente, resumiu tudo o que a Carina Pirró tb já abordou, a revelar que são dois profissionais de alto nível.
Parabéns Lutz!
Exato. Fiz a besteira de ler os comentários e me lembrei da menção ao estudo da Felicia Ruppert sobre o "flourishing": a lucidez não é regra no mundo.
Exatamente!
Parabéns pela entrevista! Bom saber que existem brasileiros com estudos tão importantes e de ponta em neurociências.
Que conteúdo riquissímo, melhor podcast da atualidade!! Parabéns!!!
Eu tbm converso assim, emendando um assunto no outro, tenho essa consciência mas é muito difícil parar…é um tanto chato, mas quando a gente começa a engatilhar tem uma lógica, que infelizmente se perde enquanto a gente vai falando (porque é realmente muita coisa na cabeça, ao mesmo tempo).
Enfim, entendo o incomodo das pessoas com o entrevistado, mas eu achei uma entrevista válida e até gostosa 😅.
E se puder deixar aqui a coisa que mais me impactou foi a fala de “ser você mesmo com força…”, isto é, pegar as suas facilidades positivas e só vai. Também deteste esse papo de coach que meio que quer engessar todo mundo em um caminho único de sucesso, como se fosse receita de bolo.
Que entrevista maravilhosa. Pluralidade de conexões. Gratidão pelos ensinamentos transmitidos
Uaaauuu 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Esperando o outro podcast ❤Maravilhoso
ta doido!!! subiu o nível de uma forma astronômica!!
Cada um de nós vai contribuindo para a nossa consciência, a consciência coletiva e o despertar. Não é uma obra fácil como um dia inocentemente poderíamos ter acreditado, mas precisamos continuar conversando, e trocando experiências. Gratidão!
Porra.... que aula!!!! Obrigado por essa oportunidade!
Lutz ta de parabèns! Continue assim sempre! E traga ele
D volta porle tem muito a falar!!❤️👏💪 seu podcast è maravilhos, os
Haters ficam puto d raiva! Kkkk
Nossa, muito interessante este Dr. Sherman. Precisará de um segundo round, pq tem muito assunto aí pra explorar
Chama as mebinas do canal "nunca vi 1 cientista " canal maravilhoso e muito cientifico ❤
Lutz, obrigado pelos conteúdos do seu canal. Incrível !!!
Fantástico ! Trouxe-me alguns conceitos novos. OBRIGADA!!!
Lutz o melhor dos melhores🎉🎉🎉🎉🎉❤❤❤❤❤.
EXCELENTE entrevista, PARABÉNS!
Que privilégio!!! Grata!
Entrevista e entrevistado de alto nivel....parabéns
Bem complexo e profundo!!! Amei a entrevista!!!
Lutz sempre conduzindo muito bem as entrevistas, respeitando as falas do convidado, sem interrupções, com perguntas claras e objetivas, sem querer ser o centro das atenções, com voz tranquila...o ambiente é aconchegante, o som é perfeito, os convidados são brilhantes.. quanto primor! parabens pela excelencia que está atingindo com seu conteudo!!
Concordo inteiramente
que suas ações não estão no seu controle!😢 Loucura!
Carlos Sherman entra em nossos cérebros como uma lança.
Tamu junto.
Achei fantástico. Me aguçou a curiosidade.
Estou na metade e adorando! Parabéns para vocês!
Muito proveitoso, obrigado pelo conteúdo!!
Sinceros parabéns ao entrevistador. Qdo o entrevistado mencionou o carnalvalesco termo "polímata" já na sua introdução, imaginei que seria difícil ... Bom trabalho, mostrou profissionalismo.
Gostei demais.Trouxe muitas reflexões.
1:09 - Engraçado vocês esquecendo sobre lúcidez kkk Cara eu poderia ficar 5h ouvindo aqui vocês. Que conteúdo maravilhoso, obrigado por isso Lutz e Carlos!
Eu sou transgenero e gostei muito da explicação, acho que há mais dimensões a debater não só o livre arbitrio mas a relação social totalizante. Gosto muito deste podcast e dos convidados. Um grande abraço de Portugal
O brasileiro sempre precisa eleger ídolos, mitos, seja no futebol, na política, automobilismo, etc, etc, Na verdade é um medíocre, sempre precisa projetar um suoer homem, suoer inteligente, gênio...Quem alavanca o programa é a qualidade dos entrevistados escolhidos.
Pensava que este senhor poderia ser mais, conclusivo.
Só de pensar que a filosofia fala isso a séculos a fio....... Spinosa.. depois Nietzsche ... depois Freud.....Quem se interessar pelo assunto, a aula que me ajudou compreender esses termos; Foi Clovis de Bairros... Aula sobre Spinosa...Quem quiser eu mando a aula... Fascinante! Esse conteúdo aqui também é maravilhoso, sem palavras!
Agradeço se enviar o link..gosto muito do prof Clovis, e estou sempre ensaiando pra entrar no estudo de Spinoza...abs
@@kadudorsa4975 ruclips.net/video/CCzi6HeHxa4/видео.htmlsi=pZ2ShnXxSSOnck_s
@@kadudorsa4975 Eu que lhe agradeço por ter pedido esse material kkkkk. Eu tenho ele em áudio, nunca consegui em vídeo..Fui procurar pra você e coincidentemente achei...... Isso é raridade. Lhe aconselho baixar rápido porque sempre saí do RUclips. Uma aula didática sobre Livre-arbitrio e Teoria dos Afetos, eu nunca vi nada parecido. Eu me formei em filosofia por conta desses temas....kkkkkk
Mandei no seu canal do RUclips, tentei colocar aqui, me parece que eles retiraram. Kkkkkk o conhecimento contra o conhecimento kkkk. O mundo corporativo sempre quer algo em troca.
O ego do Dr dominou a conversa
Excelente conteúdo e bela guitarra!
Agora mesmo fiquei doida 😮
Ainda bem que até amanhã eu já esqueci um pouco deste mundo informações.
Simplemenstr fantastico!!!
Muito bom
Muito bom Enchergar Tudo Oque foi e é escondido pelo Sistema Religioso Político, Cultivando ilusão!!!
Aula incrível
Maravilhoso
Inteligência: uso estratégico da sabedoria
Nenhuma máquina tem sabedoria
A sabedoria et humana
As pessoas querem viver com dignidade e tendo muitaaaaa paz!!!
Na Unicamp no curso da iel instituto de estudos da linguagens é apresentado Popper
Ótimo vídeo. Assistindo pela segunda vês pois é um pouco complexo.
Luts tem o dom para apresentar podcast.
Lutz, convida a Cecília Laureano pra falar de trauma e psicotraumatologia. Ela é um espetáculo! 🙏🏻
Nunca critiquei nenhum dos seus entrevistados, mas , por mais que o professor tenha uma instrução admirável, (puxa, revisor da Nature!) , não foi uma entrevista agradável
Verdade
A forma de se expressar foi cansativa.
Eu achei a entrevista excelente
Verdade. O que constatei é que ele pisa em ovos todo o tempo. No resumo, somos animais que agimos de acordo com nossos genes. Só que é difícil dizer isso e não ser lacrado
Ótimo conteúdo, mas o Dr. deixou um monte de pontas soltas. Não concluiu praticamente nenhum raciocínio, se auto-interrompeu várias vezes, e emendou uma coisa na outra, muitas vezes sem nexo algum entre si. O Lutz, que eu adoro, fez poucas intervenções para reconectar a conversa, e fiquei esperando um monte de desfechos que se perderam no decorrer do podcast. Não tenho dúvidas do imenso conhecimento que o Dr. possui (ressaltados por ele mesmo, inclusive), mas ele não conseguiu disseminar praticamente nada aqui, o que é uma pena. Que venham os pseudo-advogados com suas defesas e os pseudo-juízes com suas sentenças, mas essa é minha sincera opinião 😏
Senti a mesma coisa,nem consegui assistir tudo.
Tb, sentir a mesma coisa, pensando em desistir várias vezes de não assistir tudo, inclusive quando o Lutz pergunta sobre o conhecimento ele começa depois não termina o raciocínio. 😢
Pois a minha opiniao é que o Dr. passou um conteúdo valioso e didático, demonstrou muito conhecimento em diversas areas e fez diversas citações relevantes.. Claro que tais conhecimentos não são digeridos por todos e me surpreende que 2 horas de podcast com essa qualidade vc afirmar que que ele não conseguiu disseminar nada é uma brincadeira de mal gosto ou uma ignorância evidente. Sinto mto q vc desprendeu 2 horas do seu tempo e nao tirou nada de proveitoso e ainda da um feedback negativo desse baseado na sua falta de conhecimento dos diversos assuntos que ele majestosamente compartilhou. Eu realmente nao o conhecia e para mim foi um dos melhores entrevistados do Lutz.. Parabéns ao Dr. Carlos Sherman e pretendo continuar o acompanhando..
Kkkkkk. Perfeito
@@vitortadeuu exatamente. O Lutz fica se coçando e se esticando o tempo todo, claramente incomodado com as arestas soltas. Eu fiquei agoniada, de verdade hahahaha
Muito interessante.
O primeiro entrevistado que valeu e falou tecnicamente sem permitir a interferencia desse Lutz com suas preguntas vagas, perdidas e aleatórias.
Esse esquecimento do entrevistado aconteceu, pois o entrevistador o interrompia ao perguntar o sentido, a significância de algum termo. E assim, o neurocientista divagava para outros terrenos e perdia, naturalmente, o raciocínio anterior... Mas foi ótimo o Dr. Ricardo trazendo tantos conhecimentos e novidades para este canal.
Excelente ouvir tanto conhecimento. Primeira vez que ouço procurarei mas obras. Particularmente tenho um pouco desse raciocínio......não ter livre arbítrio é algo que sempre me deixou dúvida . Se tudo já tá escrito.independente das nossas escolhas. Algumas coisas as quais somos apresentadas na vida não tem muito sentido
Temos escolha dentro de um contexto.
11: 59 - Dr: Nós não temos livre arbitrio
00: 00 - Existem pessoas que nascem com desvantagens e nós precisamos lutar para erradicar isso.
Ele se contradiz de um jeito diferente
😂😂😂😂😂
Caramba! Nunca tinha ouvido falar nessa questão da perda da agressividade entre filhos homens consecutivos.
Eu sou o segundo filho entre 7 irmãos, onde duas são mulheres. A ordem é a seguinte: 4 homens, uma mulher, um homem, uma mulher.
Todos somos héteros, mas é nítido a perda de agressividade entre os 4 primeiros filhos. O terceiro é menos agressivo e o quarto menos ainda. O homem que veio depois da primeira mulher torna a ser agressivo de novo, o que é corrente com o que o professor falou que depois de uma mulher há um reset.
Vou tentar observar esse padrão em outras, muito interessante.
Dizem que para um bom entendedor poucas palavras bastam.Nem todas as pessoas estao preparadas para entender a verdade essa simples colocação estao escritas em certos livros há decadas
É um medalhão!!!