vídeo de hoje tá bugado… vou ter que repostar, só que ficou em Amsterdam o arquivo, ou seja… FML! ele tinha 30 minutos e eu mostrava toda a treta e finalizava com uma conclusão que traria o sentido geral!
Sou dev há mais de 20 anos. Isso significa que eu já tive que me reinventar pelo menos 4 vezes para estar em sintonia com os desafios, tecnologias e expectativas da área de desenvolvimento de software. Eu amo o que faço e estou sempre motivado a aprender coisas novas e resolver problemas com o objetivo de criar soluções que impactam positivamente a vida dos usuários. Esse tempo de estrada também me ajudou a ter uma perspectiva única do que se tornou a área de software nos últimos anos: um monte de gente infantilizada, com ego gigante, cheios de modinhas (hoje chamam isso de "Hype") e debatendo assuntos de TI como se fosse religião. Meu, que chato! esta superexposição que o profissional tem hoje, sendo bombardeado por todos os lados, é uma das razões de muitas pessoas estarem deixando a área ou se debatendo com burnout. Programar deveria ser uma atividade prazerosa, divertida e recompensadora. Tente, experimente, refaça, erre, aprenda. faça tudo de novo! e mais importante, não encha o saco do coleguinha.
pois eh amigo, experimenta aceitar ser Tech Lead pra tu ver, terá que gerenciar a maioria desses DEVs ai que tem o rei na barriga e ego inflado, é pior do que atender o cliente final.
@@painnagato7617 mesmo vc orientando o cara que está abaixo de vc sempre se acha o mais esperto e faz tudo errado e ai quem vai tomar bronca é vc e não ele.
também programo há 20 anos, e sempre teve a galera infantilizada e as tribos.. na minha época havia discussões acaloradas sobre C vs C++. Java sempre foi alvo de polêmica com sua verbosidade e seus patterns espalhafatosos... Sempre teve uma linguagem ou tecnologia tentando ser melhor que a outra e seus ferrenhos defensores... O kernel precisa ser microkernel, não, precisa ser message--based, não, precisa ser monolito.. Vi essa mesma discussão sair das profundezas dos Sistemas Operacionais e do submundo do IRC para alcançar sistemas Web com seus microsservies vs monolito, message-based, etc.. rsrsrs... Sempre foi assim irmão... Já frequentei chats no IRC que se você falasse que programava em Delphi era banido kkkk... Eu mesmo, comecei programar em Pascal e quando falei que tava programando em Pascal alguém criticou dizendo que era linguagem de noob... eu prontamente abandonei e estudei C, e demorei alguns anos pra descobrir que Pascal era tão bom quanto C, com aritmética de ponteiros, acesso direto a API do sistema, operadores bit-a-bit, asm inline, etc... não deixando nada a desejar pro C rsrs
Se você prestar atenção, todos os melhores profissionais de qualquer área, são muito bons em fundamentos básicos e é algo que eu admiro bastante. Isso falta bastante nos programadores mais jovens, sempre em busca do último hype e se for olhar bem, são péssimos em gerenciamento de memória por exemplo, algo básico para se compreender, e algo que o pessoal do Assembly ou C dominava bastante ( bem em alta agora devido ao Rust ).
O marketing desse livro Clean Code é tão forte que quando eu entrei no meu primeiro emprego na área eu já comprei sem pensar muito e depois de ler a primeiras páginas percebi que só gastei dinheiro. O livro não era para aquele momento da minha vida profissional e nem sei se um dia será!
@@rafaelemerick9883 Livros como Clean Code acaba sendo necessário na época por causa desse seu exemplo NOME DE VARIAVEL.... imaginar que nos anos 80 e 90 variável se chamava X, Y e Z!!! É de se chorar, acho que tudo lá é vantajoso mas tem que saber quando usar! Por exemplo, acoplamento é ruim mas exagerar no desacoplamento por exemplo TAMBÉM É RUIM, ou seja, no fim.... analise antes de aplicar qualquer coisa que aprender em teoria!
@@andersonsmont Com certeza tem coisas úteis, mas falo que o básico é a questão dos nomes. O resto acaba mais sendo contextual, pode se aplicar ou não. Agora nomes bons são life changer.
2:24 poderia utilizar o MapStruct e com isso criar uma interface e mapear de uma forma mais elegante no java isso: @Mapper public interface CheckoutMapper { CheckoutMapper INSTANCE = Mappers.getMapper(CheckoutMapper.class); @Mapping(target = "code", expression = "java(java.util.UUID.randomUUID().toString())") @Mapping(target = "status", constant = "CREATED") @Mapping(target = "shipping", source = "checkoutRequest") CheckoutEntity toEntity(CheckoutRequest checkoutRequest); } um exemplo.
Acho muita falta de respeito desses pseudo devs com o Velho martin… O clean code tem seu valor… o problema é que você que reclama de clean code não sabe aplicar nas situações apropriadas para isso e pensa que as coisas são preto ou branco, implementar todo o clean code ou não implementar nada… é ridículo. E de um desrespeito sem tamanho com um cara que sim tem sua relevância e importância no desenvolvimento de software. Crianças mimadas com ego inflado se achando donos da verdade e impondo suas vontades através de desrespeito …
pode perceber a maioria desses caras é tudo guri novo, ficam de hype em hype, mal sabem OOP, fazem espaguete o tempo todo e se revoltam com alguma coisa que não consegue entender, pega metade desse pessoal e coloca para dar sustenação num legado ferrado sem uma orientação a objetos bem aplicadas sem solid sem nada, são os primeiros a pular do barco, meu time hoje esta nessa situação, fizeram o espaguete com aquelas classes god com um milhão de comportamento, ao mexer em uma coisa sai quebrando tudo, 1 endpoint leva 3 dias pra entregar, um inferno, estou aqui lutando para refatorar alguma partes e tentar resolver em 2 dias problemas que esse tipo de dev dos comentários adoram criar
Perfeito. Ou então são caras que nunca trabalharam por muito tempo em um mesmo projeto (muito tempo = muitos anos) Dev acostumado com freelance, ou que só coda e mantém os proprios projetos, ou que pula de emprego de 2 em 2 meses, jamais vai ser preocupar com clean code porque simplesmente não sentem necessidade.. no máximo vão passar um perrengue por código mal escrito por outros, mas vão continuar escrevendo código ruim e ficar sem saber disso no longo prazo. e é bem o que vc comentou, os que tentam entender o clean code, acham que ou vc implementa tudo ou nao implementa nada que ta no livro, não é bem assim, o livro é uma referencia pra voce medir e ponderar quando usar cada coisa abordada, se é conveniente ou não pra aplicação que está sendo desenvolvida, etc...
Ta cheio de leitor de clean code que leu o livro sem nem saber orientação a objetos e não conseguiu entender nada os exemplos kkkk. Monte de gente indica esse livro pra iniciante sendo que iniciante tem que aprender a ler codigo antes de ler esse livro.
Material desse livro já é dificil até mesmo para um dev de vdd, imagina pra um estudante, pra mim a galera que compra esses livros sem nem saber programar direito tá fazendo o mesmo que comprar um pneu novo pra um carro que tu nem tem ainda
É muito fácil criticar OOP usando a internet de 35GB>, CPU de 8 núcleos, 16GB de memória, SSD de 512 GB, WiFi, Tela cheia de ícone (desenhando o que fazer) em um mundo onde as tecnologias são amplamente documentadas e disponíveis para todo o globo terrestre e sentado numa cadeira gamer. O que falta é respeito pelo que veio antes, por quem veio antes. Será que conseguiriam resolver os problemas que Tio Bob resolveu com os recursos que ele tinha há época? Há bem pouco tempo, livro de tecnologia valia ouro e eram escassos e tinham muito valor para um profissional da área.
é porque da view, entende ?, chama muito a atenção dessa garotada senior de 2 anos, então não tem o que fazer, eu venho nesses videos e tiro print desses guris e coloco nas minhas apresentações para ir desmontando o discurso hype desse pessoal
Isso me lembra o Clóvis de Barros falando do Brio "o cara foi lá e inventou a formula (escreveu o livro), você só precisa substituir a por isso, b por aqui, c por outro e calcular, e você vai lá e erra, vai ser burro na casa do chapéu"
@@newtincarai é um ponto de vista! Veja bem, eu não estou falando q um ou ou outro estão certo, só estou pontuando que é muito simples (como disse o Lucas) dizer que "teria formulado a lei da gravidade", tantos anos depois do livro escrito, ou dizer que a terra é plana quebrando as teorias já escrita, depois de tanto tempo. Essa é a beleza da ciência, o debate, o contraditório, tentar derrubar uma tese. E bem, sim temos muitos que odeiam o código legível, vejo gente reclamando do Python, pois por premissa, ele tem q ser limpo, claro e não deve se repetir (fora outros pontos claro). Então é simples, não use o Python, se vc não quer seguir esse padrão. Mas as pessoas preferem problematizar, em vez de simplesmente seguir o próprio caminho, e no futuro, quem sabe, se arrepender, de não ter usado o conhecimento que o outro sugeriu como "mais correto" a tal da evolução científica.
Eu sempre tive a impressão que a "bolha dev" do Brasil é composta de gente com nenhuma ou pouquissima experiência. Quem tem tempo pra participar dessas coisas do antigo Twitter não está ocupado com um trabalho ou projeto de verdade... No caso do Uncle Bob ele tá aposentado tem anos e o problema com o Clean Code ou ainda mais com o Clean Architecture é quem lê esses livros e acha que é um dogma e segue igual religião.
Aos 5:30, chama-se dissonância cognitiva. é só um nome, mas diz muito, a pessoa que fez o esforço dificilmente vai assumir que está errada. Ela vai querer se defender a todo custo pelo esforço que teve para ganhar o conhecimento. Se alguém atacar ela, é difícil mesmo assumir uma posição neutra e discutir.
Cara, você poderia fazer um vídeo sobre a nova onda de burros artificiais, que ficam perdendo tempo com IA tentando virar programadores e vender serviços de programadores.
“A nova era de novos programadores com IA” seu comentário me deixou pensativo, os novos devs serão mais produtivos ou mais produtores de bugs? Visto que serão usuários massivos de IA e menos conhecedores do próprio código :/
@@cosmelorim6538 Devs na minha concepção, serão muitos mais produtivos. Sabem o que cada input, comando, “etc” fazem. A minha preocupação é uma onda de propaganda e IAs milagrosas que prometem criar apps somente dando comandos. Não estamos nessa era, mas, já estamos formando burros capacitados para perderem horas dando comandos e pedindo para IA corrigir bugs em códigos que eles pedem para arrumar. Recentemente vi um vídeo de youtuber de uns 15 minutos que o mesmo pede a IA um código para inserir ao WordPress e até o fim do processo foram quase 2 dias para menos de 100 linhas. Ele compartilhou o código e observando os erros que ele pedia para IA arrumar, vi que o código não iria funcionar em outro tema. Nos comentários um monte de gente pedindo dica porque não estava funcionando no site deles. Ou seja, eu ri muito, porque ele não sabia dar dicas, mas, ao mesmo tempo, senti tristeza. Um detalhe, youtuber com mais de 50k seguidores. Então para mim "programadores" de IAs não existirão e será mais uma ferramenta no code com limitações.
Mano, isso depende muito do projeto, passou de uma calculadora, a IA não ajuda em porra nenhuma, ou o cara aprende ou não vai sair dali@@cosmelorim6538
Lucas Bugano! Poderia considerar a possibilidade de produzir um video sobre CONCURSOS na area de TI? Dos ytbrs tech, só vi o Guanabara falando desse tema, os outros somente de vagas em empresas privadas. Desde ja, agradeço!
Discutir sobre tópicos do Código Limpo sem ter lido o livro é o mesmo que pegar os versículos da bíblia e acabar distorcendo a mensagem principal repassada pelo autor kkkkk
6:25 "Eu ia em eventos praticar... ( cagação de regra), ops, participar dessas convenções." Lucas montando (do canal Lucas Montano) quase e entrega aí.
Minha opinião sobre CC: são ferramentas que devem ser usadas quando necessário, o que eu não gosto é ser vendido como regra que sempre tem que ser aplicada. Designer Patterns: é mais útil para agilizar a debater uma solução, do que ter que explicar o que é um factory ou um builder para o outro dev. CA: ajuda a entender as responsabilidades de diferentes camadas do código, e coloca todo time na mesma página sobre práticas a serem aplicadas no código. DRY: tem que acabar, duplicação de código é ruim, mas é melhor duplicar do que ter 30 camadas de abstração e ter um código difícil de entender o contexto.
Alguém lê livro hoje em dia? É tipo o "debate" com o ThePrimeagen que foi ridículo pois obviamente ele não tinha nível de conhecimento suficiente para conversar. Invistam em entender os conceitos e pontos de vista e aplicar quando necessário. Não é para seguir dogmas.
É tipo o hype de agr do clean arch. A primeira pergunta que faço quando alguem diz aplicar o "padrão" clean arch é: Vc já leu o livro? mais de 50% diz que não kkk. E resumindo o vídeo, só tem coda fofo no twitter.
desenvolvedor medio nem sequer leu clean code. A maioria dos devs que conheco, independe do nivel, n sabem nem os pilares de POO, n entendem encapsulamento por exemplo, soh repetem formulas
Месяц назад
Cliquei achando uma coisa e saí satisfeito, parabéns pelo canal Lucas.
Você só entende a importância das coisas quando precisa delas. Só experimentar trabalhar em um projeto maior e mais complexo sem uma boa arquitetura. "Software foi feito para ser fácil de ser modificado, se fosse pra ser difícil, o nome deveria ser hardware "
Estou preocupado com o QI do pessoal. Existe muita gente com distorções cognitivas. Nós humanos usamos alguns mecanismos para entender a realidade e alguns são desfuncionais com "super generalização" e "pensamento polarizado". Conceitos são conceitos... analisar abstrair e aplicar o que cabe e vai agregar.
A minha crítica ao uncle bob é ele ainda cair em bait ruim. Tudo que esses "devs" querem é chamar a atenção de profissionais de renome falando merda, já que não conseguem chamar atenção com conteúdo.
Essas discussões giram em torno de prioridades e crenças. A crença de qual é a melhor abordagem para se alcançar os objetivos que importam, daí nasce toda a análise de tradeoffs. As pessoas podem ter prioridades diferentes ou até com os mesmos objetivos, podem ser céticas sobre a melhor abordagem. É oq acontece no caso do Clean Code, as pessoas são céticas de que o conhecimento do livro ajude no desenvolvimento de software, ou elas simplesmente não priorizam os mesmos objetivos do livro
Lucas Montano do canal Lucas Montano, você fez um vídeo sobre livros a 4 anos, ainda recomenda ? Tô a um tempinho estudando já, uns 3 anos + ou -, acha que já é um tempo legal para pegar um livro mais complexo e ler ? Obrigado ! Já vi um pouco de c, c++, java, html e css, tô focando no Spring Boot agora
Não abreviar nomes, formatação horizontal e vertical, proximidade conceitual, CAra. Eu desafio todo mundo que trabalha com JS e reclama do Tio Bob me diexar fazer um Code Review rapidão, se tiver mais que 05 code smell troca de profissão. Galera não sabe nem o que é O.O., aprende Js algum framework mobile e se acha gente.
meu deus, tão real isso, é igual hoje no java, pessoal começa a migrar um erp gigante, ja mete spring boot, spring data jpa e sai fazendo crud naquelas classes genericas com nome "service" e mistura tudo, regra de negocio com persistencia com chamada externa, e ai na hora que da merda (e ta dando muita) ainda reclamam da OOP cara, tem guri ai querendo ir para o go porque ele é mais "performatico" tudo para não aprender OOP
imagina se esses caras soubessem que muitos dos frameworks que eles usam e facilitam sua vida todos os dias, foram codados usando muitos conceitos que estão no clean code
O debate termina aqui : vc leu o clean code? Pq no começo do livro ele diz que a ideia é compartilhar conhecimento e está tudo bem vc discordar dele. Talvez nem tudo vai servir pro dia a dia. Pronto. Acabou o debate. Tem gente que quer criar polêmica a toa.
Olá Lucas, estou quase terminando engenharia de software, e sinto que não sei nada, eu só consigo lembrar das últimas coisas que estudei, e muito mal ainda. Sinto que estou perdendo tempo fazendo faculdade. Você tem alguma dica pra me dar?
semana passada(semana do Halloween) eu quase me perdi com um muleque novo do trampo. O cara, independente de quem fosse, passou o tempo todo corrigindo os outros no sentido de termos, "na melhor maneira" de operar a API. uma reuniao q era pra ser de atualizacao q deveria durar meia hora durou 3 horas pq o cara é incapaz de deixar algo passar e simplesmente fazer o trabalho dele, n imbecil tem q comentar e corrigir todo mundo. desabafei
Cara honestamente as vezes eu faço isso de perguntar se tem algum motivo por ter sido feito daquele jeito antes de propor algo novo. Mas n eh pra mostrar q eu sei mais ou querer impor algo moderno, eh realmente pra saber se tem algum motivo que nao estou enxergando pra ser daquele jeito.
A cagação de regra é institucionalizada quando o seu linter reclama porque sua identação usando ta usando tabs de largura variavel (de acordo com a SUA configuracao de IDE), mas tem que ser um tab fixo de 2 ou 4 espaços pra TODOS os devs
dev acostumado com freelance, ou que só coda e mantém os proprios projetos, ou que pula de emprego de 2 em 2 meses, jamais vai ser preocupar com clean code porque simplesmente não sentem necessidade.. no máximo vão passar um perrengue por código mal escrito por outros, mas vão continuar escrevendo código ruim e ficar sem saber disso no longo prazo
Eu particularmente, eu particularmente... particularmente não vou deixar de usar o meu Javinha se alguém me chamar de burro... esse jovens dinâmicos precisam de mais http 500 na vida :)
Se funciona não tem por que mexer e pronto, queria que fosse mais isso ou aquilo amigo tá funcionando, tá fazendo algo que rode em embarcado, mobile, ou que dependa de memória e CPU, não então esquece
5:46 cada vez que ouço senior de 6 meses do risada tô estudando programação a 3 meses e kotlin a 1 mês e quanto mais aprendo menos acho que sei, a pessoa que aprende Full Stack em 6 meses e acha que e junior tá se enganando
E pior q não é só ler, é ler, entender, praticar para memorizar kkkkkkkkkk O outro cara do método privado imbecil só pode ser baite ou ele é noviço na programação. Hidrate-se!
acabo de ver que vídeo tá cortado, do nada! não sei o que aconteceu, vou verificar e repostar.
sobe pra revisão esse clean coudu aí.
tio bob mandou tirar do ar
vídeo de hoje tá bugado… vou ter que repostar, só que ficou em Amsterdam o arquivo, ou seja… FML!
ele tinha 30 minutos e eu mostrava toda a treta e finalizava com uma conclusão que traria o sentido geral!
4:58 tá aí o motivo do bug
Ta andando tanto com o Mano Deyvin que agora começou a encerrar os vídeos do nada
o corte seco no final
O Bob Uncle invadiu a casa do Montano na hora
ué, o cara foi de flutter do nada
k
Coe mano kkkkkkkkkkkkkk
Sou dev há mais de 20 anos. Isso significa que eu já tive que me reinventar pelo menos 4 vezes para estar em sintonia com os desafios, tecnologias e expectativas da área de desenvolvimento de software. Eu amo o que faço e estou sempre motivado a aprender coisas novas e resolver problemas com o objetivo de criar soluções que impactam positivamente a vida dos usuários.
Esse tempo de estrada também me ajudou a ter uma perspectiva única do que se tornou a área de software nos últimos anos: um monte de gente infantilizada, com ego gigante, cheios de modinhas (hoje chamam isso de "Hype") e debatendo assuntos de TI como se fosse religião. Meu, que chato! esta superexposição que o profissional tem hoje, sendo bombardeado por todos os lados, é uma das razões de muitas pessoas estarem deixando a área ou se debatendo com burnout.
Programar deveria ser uma atividade prazerosa, divertida e recompensadora. Tente, experimente, refaça, erre, aprenda. faça tudo de novo! e mais importante, não encha o saco do coleguinha.
pois eh amigo, experimenta aceitar ser Tech Lead pra tu ver, terá que gerenciar a maioria desses DEVs ai que tem o rei na barriga e ego inflado, é pior do que atender o cliente final.
@@gepetovovo2509 , mano 100% verdade, arrependimento matasse....
@@painnagato7617 mesmo vc orientando o cara que está abaixo de vc sempre se acha o mais esperto e faz tudo errado e ai quem vai tomar bronca é vc e não ele.
também programo há 20 anos, e sempre teve a galera infantilizada e as tribos.. na minha época havia discussões acaloradas sobre C vs C++. Java sempre foi alvo de polêmica com sua verbosidade e seus patterns espalhafatosos... Sempre teve uma linguagem ou tecnologia tentando ser melhor que a outra e seus ferrenhos defensores... O kernel precisa ser microkernel, não, precisa ser message--based, não, precisa ser monolito.. Vi essa mesma discussão sair das profundezas dos Sistemas Operacionais e do submundo do IRC para alcançar sistemas Web com seus microsservies vs monolito, message-based, etc.. rsrsrs... Sempre foi assim irmão... Já frequentei chats no IRC que se você falasse que programava em Delphi era banido kkkk... Eu mesmo, comecei programar em Pascal e quando falei que tava programando em Pascal alguém criticou dizendo que era linguagem de noob... eu prontamente abandonei e estudei C, e demorei alguns anos pra descobrir que Pascal era tão bom quanto C, com aritmética de ponteiros, acesso direto a API do sistema, operadores bit-a-bit, asm inline, etc... não deixando nada a desejar pro C rsrs
Se você prestar atenção, todos os melhores profissionais de qualquer área, são muito bons em fundamentos básicos e é algo que eu admiro bastante. Isso falta bastante nos programadores mais jovens, sempre em busca do último hype e se for olhar bem, são péssimos em gerenciamento de memória por exemplo, algo básico para se compreender, e algo que o pessoal do Assembly ou C dominava bastante ( bem em alta agora devido ao Rust ).
Daqui a uns tempos não vamo nem codar mais.
Foda-se saber até o fim do cerne da computação kk
@@lucascelestino2654 O mundo hoje é dos super-especializados, ou vai viver para ganhar 50k por mês ou vai ser substituído mesmo por uma IA meia-boca.
O marketing desse livro Clean Code é tão forte que quando eu entrei no meu primeiro emprego na área eu já comprei sem pensar muito e depois de ler a primeiras páginas percebi que só gastei dinheiro. O livro não era para aquele momento da minha vida profissional e nem sei se um dia será!
Regra de ouro? Use nomes bons. O resto pode ou não ser útil, mas bons nomes ajudam muito os outros e até mesmo você quando for reler o código.
@@rafaelemerick9883 Sim, isso eu aprendi sem precisar do livro.
@@rafaelemerick9883 Livros como Clean Code acaba sendo necessário na época por causa desse seu exemplo NOME DE VARIAVEL.... imaginar que nos anos 80 e 90 variável se chamava X, Y e Z!!! É de se chorar, acho que tudo lá é vantajoso mas tem que saber quando usar!
Por exemplo, acoplamento é ruim mas exagerar no desacoplamento por exemplo TAMBÉM É RUIM, ou seja, no fim.... analise antes de aplicar qualquer coisa que aprender em teoria!
@@andersonsmont Com certeza tem coisas úteis, mas falo que o básico é a questão dos nomes. O resto acaba mais sendo contextual, pode se aplicar ou não. Agora nomes bons são life changer.
Eu discordo totalmente, o livro inteiro é puro ouro.
2:24 poderia utilizar o MapStruct e com isso criar uma interface e mapear de uma forma mais elegante no java isso:
@Mapper
public interface CheckoutMapper {
CheckoutMapper INSTANCE = Mappers.getMapper(CheckoutMapper.class);
@Mapping(target = "code", expression = "java(java.util.UUID.randomUUID().toString())")
@Mapping(target = "status", constant = "CREATED")
@Mapping(target = "shipping", source = "checkoutRequest")
CheckoutEntity toEntity(CheckoutRequest checkoutRequest);
} um exemplo.
Acho muita falta de respeito desses pseudo devs com o Velho martin… O clean code tem seu valor… o problema é que você que reclama de clean code não sabe aplicar nas situações apropriadas para isso e pensa que as coisas são preto ou branco, implementar todo o clean code ou não implementar nada… é ridículo. E de um desrespeito sem tamanho com um cara que sim tem sua relevância e importância no desenvolvimento de software. Crianças mimadas com ego inflado se achando donos da verdade e impondo suas vontades através de desrespeito …
pode perceber a maioria desses caras é tudo guri novo, ficam de hype em hype, mal sabem OOP, fazem espaguete o tempo todo e se revoltam com alguma coisa que não consegue entender, pega metade desse pessoal e coloca para dar sustenação num legado ferrado sem uma orientação a objetos bem aplicadas sem solid sem nada, são os primeiros a pular do barco, meu time hoje esta nessa situação, fizeram o espaguete com aquelas classes god com um milhão de comportamento, ao mexer em uma coisa sai quebrando tudo, 1 endpoint leva 3 dias pra entregar, um inferno, estou aqui lutando para refatorar alguma partes e tentar resolver em 2 dias problemas que esse tipo de dev dos comentários adoram criar
Perfeito.
Ou então são caras que nunca trabalharam por muito tempo em um mesmo projeto (muito tempo = muitos anos)
Dev acostumado com freelance, ou que só coda e mantém os proprios projetos, ou que pula de emprego de 2 em 2 meses, jamais vai ser preocupar com clean code porque simplesmente não sentem necessidade.. no máximo vão passar um perrengue por código mal escrito por outros, mas vão continuar escrevendo código ruim e ficar sem saber disso no longo prazo.
e é bem o que vc comentou, os que tentam entender o clean code, acham que ou vc implementa tudo ou nao implementa nada que ta no livro, não é bem assim, o livro é uma referencia pra voce medir e ponderar quando usar cada coisa abordada, se é conveniente ou não pra aplicação que está sendo desenvolvida, etc...
Ta cheio de leitor de clean code que leu o livro sem nem saber orientação a objetos e não conseguiu entender nada os exemplos kkkk.
Monte de gente indica esse livro pra iniciante sendo que iniciante tem que aprender a ler codigo antes de ler esse livro.
Material desse livro já é dificil até mesmo para um dev de vdd, imagina pra um estudante, pra mim a galera que compra esses livros sem nem saber programar direito tá fazendo o mesmo que comprar um pneu novo pra um carro que tu nem tem ainda
É muito fácil criticar OOP usando a internet de 35GB>, CPU de 8 núcleos, 16GB de memória, SSD de 512 GB, WiFi, Tela cheia de ícone (desenhando o que fazer) em um mundo onde as tecnologias são amplamente documentadas e disponíveis para todo o globo terrestre e sentado numa cadeira gamer. O que falta é respeito pelo que veio antes, por quem veio antes. Será que conseguiriam resolver os problemas que Tio Bob resolveu com os recursos que ele tinha há época? Há bem pouco tempo, livro de tecnologia valia ouro e eram escassos e tinham muito valor para um profissional da área.
é porque da view, entende ?, chama muito a atenção dessa garotada senior de 2 anos, então não tem o que fazer, eu venho nesses videos e tiro print desses guris e coloco nas minhas apresentações para ir desmontando o discurso hype desse pessoal
Isso me lembra o Clóvis de Barros falando do Brio "o cara foi lá e inventou a formula (escreveu o livro), você só precisa substituir a por isso, b por aqui, c por outro e calcular, e você vai lá e erra, vai ser burro na casa do chapéu"
É, mas nesse caso o cara em tese entendeu o livro e está discordando.
São coisas diferentes.
tem nd a ver
@@newtincarai é um ponto de vista!
Veja bem, eu não estou falando q um ou ou outro estão certo, só estou pontuando que é muito simples (como disse o Lucas) dizer que "teria formulado a lei da gravidade", tantos anos depois do livro escrito, ou dizer que a terra é plana quebrando as teorias já escrita, depois de tanto tempo.
Essa é a beleza da ciência, o debate, o contraditório, tentar derrubar uma tese.
E bem, sim temos muitos que odeiam o código legível, vejo gente reclamando do Python, pois por premissa, ele tem q ser limpo, claro e não deve se repetir (fora outros pontos claro). Então é simples, não use o Python, se vc não quer seguir esse padrão.
Mas as pessoas preferem problematizar, em vez de simplesmente seguir o próprio caminho, e no futuro, quem sabe, se arrepender, de não ter usado o conhecimento que o outro sugeriu como "mais correto" a tal da evolução científica.
@@newtincarai com todo respeito, mas a "crítica" sobre o encapsulamento que começou tudo isso é meio burro
Eu sempre tive a impressão que a "bolha dev" do Brasil é composta de gente com nenhuma ou pouquissima experiência. Quem tem tempo pra participar dessas coisas do antigo Twitter não está ocupado com um trabalho ou projeto de verdade... No caso do Uncle Bob ele tá aposentado tem anos e o problema com o Clean Code ou ainda mais com o Clean Architecture é quem lê esses livros e acha que é um dogma e segue igual religião.
bom é tu lucas montano do canal lucas montano
Aos 5:30, chama-se dissonância cognitiva. é só um nome, mas diz muito, a pessoa que fez o esforço dificilmente vai assumir que está errada. Ela vai querer se defender a todo custo pelo esforço que teve para ganhar o conhecimento. Se alguém atacar ela, é difícil mesmo assumir uma posição neutra e discutir.
O problema eh q para alguns devs, so ó codigo escrito por eles, é bem escrito, legível, lindo, floco de neve e perfumado
O vídeo cortou na melhor parte kkkkk. Agora que a discussão tava começando a ficar boa
Calma montano vc ta muito espinhoso, amei continua quero ver o caos ❤❤❤
Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.
Cara, você poderia fazer um vídeo sobre a nova onda de burros artificiais, que ficam perdendo tempo com IA tentando virar programadores e vender serviços de programadores.
Burros artificiais kkk
“A nova era de novos programadores com IA” seu comentário me deixou pensativo, os novos devs serão mais produtivos ou mais produtores de bugs? Visto que serão usuários massivos de IA e menos conhecedores do próprio código :/
@@cosmelorim6538esse é o ponto que os compradores de IA ainda não perceberam
@@cosmelorim6538 Devs na minha concepção, serão muitos mais produtivos. Sabem o que cada input, comando, “etc” fazem. A minha preocupação é uma onda de propaganda e IAs milagrosas que prometem criar apps somente dando comandos. Não estamos nessa era, mas, já estamos formando burros capacitados para perderem horas dando comandos e pedindo para IA corrigir bugs em códigos que eles pedem para arrumar.
Recentemente vi um vídeo de youtuber de uns 15 minutos que o mesmo pede a IA um código para inserir ao WordPress e até o fim do processo foram quase 2 dias para menos de 100 linhas.
Ele compartilhou o código e observando os erros que ele pedia para IA arrumar, vi que o código não iria funcionar em outro tema. Nos comentários um monte de gente pedindo dica porque não estava funcionando no site deles. Ou seja, eu ri muito, porque ele não sabia dar dicas, mas, ao mesmo tempo, senti tristeza.
Um detalhe, youtuber com mais de 50k seguidores.
Então para mim "programadores" de IAs não existirão e será mais uma ferramenta no code com limitações.
Mano, isso depende muito do projeto, passou de uma calculadora, a IA não ajuda em porra nenhuma, ou o cara aprende ou não vai sair dali@@cosmelorim6538
Assistir o Lucas montano em 1.5x depois do almoço é um caminho sem volta pro cochilo na hora do almoço no trabalho
Lucas Montano do canal Lucas Montano falando do meu javinha
falaram mal do Lombok agora eu fiquei puto
5:44 "Estudou 6 meses e virou senior" 🤣 kkkkkkkk
Detalhe, o builder está sendo construído em cima de conceitos como Fluent Interface, Method Chaining e DSLs.
Vale a pena pesquisar sobre.
O corte seco no final foi o charme pra provar que a partir dali tudo está encapsulado numa classe
Faltou luz na casa do cara no meio do vídeo, aí quebra a gente Lucas Montano do canal Lucas Montano
"A otimização é o altar em que a facilidade de manutenção é sacrificada". Luciano Ramalho - Python Fluente. Dica de leitura.
Lucas Bugano! Poderia considerar a possibilidade de produzir um video sobre CONCURSOS na area de TI? Dos ytbrs tech, só vi o Guanabara falando desse tema, os outros somente de vagas em empresas privadas. Desde ja, agradeço!
lucas, fala sobre o maior projeto open-source brasileiro que usa ciencia de dados, ia, webscrappers para o governo, se chama "serenata do amor"
O corte seco do nada
Discutir sobre tópicos do Código Limpo sem ter lido o livro é o mesmo que pegar os versículos da bíblia e acabar distorcendo a mensagem principal repassada pelo autor kkkkk
adorei o jeito que o video acabou xD
6:25 "Eu ia em eventos praticar... ( cagação de regra), ops, participar dessas convenções."
Lucas montando (do canal Lucas Montano) quase e entrega aí.
Minha opinião sobre CC: são ferramentas que devem ser usadas quando necessário, o que eu não gosto é ser vendido como regra que sempre tem que ser aplicada.
Designer Patterns: é mais útil para agilizar a debater uma solução, do que ter que explicar o que é um factory ou um builder para o outro dev.
CA: ajuda a entender as responsabilidades de diferentes camadas do código, e coloca todo time na mesma página sobre práticas a serem aplicadas no código.
DRY: tem que acabar, duplicação de código é ruim, mas é melhor duplicar do que ter 30 camadas de abstração e ter um código difícil de entender o contexto.
REACT!!!! Faz tempo que você não soltava isso. Alegra meu dia. Hahahahah
Obrigado pelos conhecimentos.
Alguém lê livro hoje em dia? É tipo o "debate" com o ThePrimeagen que foi ridículo pois obviamente ele não tinha nível de conhecimento suficiente para conversar. Invistam em entender os conceitos e pontos de vista e aplicar quando necessário. Não é para seguir dogmas.
É tipo o hype de agr do clean arch. A primeira pergunta que faço quando alguem diz aplicar o "padrão" clean arch é: Vc já leu o livro? mais de 50% diz que não kkk.
E resumindo o vídeo, só tem coda fofo no twitter.
no final do dia oq realmente importa é se está funcionado e dando lucro .
desenvolvedor medio nem sequer leu clean code. A maioria dos devs que conheco, independe do nivel, n sabem nem os pilares de POO, n entendem encapsulamento por exemplo, soh repetem formulas
Cliquei achando uma coisa e saí satisfeito, parabéns pelo canal Lucas.
Você só entende a importância das coisas quando precisa delas. Só experimentar trabalhar em um projeto maior e mais complexo sem uma boa arquitetura. "Software foi feito para ser fácil de ser modificado, se fosse pra ser difícil, o nome deveria ser hardware "
booa
Eu entendi seu trocadilho, mas poha.. nada vê kkkkkk.
Eu amo esses vídeos que nos trazem grandes reflexões e de repente
Essa nova geração está queimando livros. E como vc disse, que nem leram 🤦♂
Estou preocupado com o QI do pessoal. Existe muita gente com distorções cognitivas. Nós humanos usamos alguns mecanismos para entender a realidade e alguns são desfuncionais com "super generalização" e "pensamento polarizado". Conceitos são conceitos... analisar abstrair e aplicar o que cabe e vai agregar.
O acesso ao vídeo completo é só pra membros? kkkk
Tem grandes chances de ser, pois não sou membro e caiu aqui também 🤔
A minha crítica ao uncle bob é ele ainda cair em bait ruim. Tudo que esses "devs" querem é chamar a atenção de profissionais de renome falando merda, já que não conseguem chamar atenção com conteúdo.
Essas discussões giram em torno de prioridades e crenças. A crença de qual é a melhor abordagem para se alcançar os objetivos que importam, daí nasce toda a análise de tradeoffs. As pessoas podem ter prioridades diferentes ou até com os mesmos objetivos, podem ser céticas sobre a melhor abordagem. É oq acontece no caso do Clean Code, as pessoas são céticas de que o conhecimento do livro ajude no desenvolvimento de software, ou elas simplesmente não priorizam os mesmos objetivos do livro
Isso é pretexto para escrever código sujo rs
@@awillmoto7876Sim kkkkk, e se a prioridade é entregar o projeto a todo custo, sem se importar com a manutenção a longo prazo, tá tudo certo
Eu dou risada de quem sabe todos os design patterns mas não sabe nem inverter uma árvore binária.
Bagulho mó inútil
Lucas Montano do canal Lucas Montano parece que tem 5 dias que não dorme. Dev sênior raiz.
cacete, esse corte no final kkkkkkkkkkkkk eu ri tanto, devia ficar assim pra sempre kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Lucas Montano do canal Lucas Montano, você fez um vídeo sobre livros a 4 anos, ainda recomenda ? Tô a um tempinho estudando já, uns 3 anos + ou -, acha que já é um tempo legal para pegar um livro mais complexo e ler ? Obrigado ! Já vi um pouco de c, c++, java, html e css, tô focando no Spring Boot agora
a única parte ruim é que o video acaba! kkk
Esse vídeo é muito bom! O único ruim é que acaba.
Não abreviar nomes, formatação horizontal e vertical, proximidade conceitual, CAra. Eu desafio todo mundo que trabalha com JS e reclama do Tio Bob me diexar fazer um Code Review rapidão, se tiver mais que 05 code smell troca de profissão. Galera não sabe nem o que é O.O., aprende Js algum framework mobile e se acha gente.
meu deus, tão real isso, é igual hoje no java, pessoal começa a migrar um erp gigante, ja mete spring boot, spring data jpa e sai fazendo crud naquelas classes genericas com nome "service" e mistura tudo, regra de negocio com persistencia com chamada externa, e ai na hora que da merda (e ta dando muita) ainda reclamam da OOP cara, tem guri ai querendo ir para o go porque ele é mais "performatico" tudo para não aprender OOP
Pq diabos eu fico mo feliz quando eu vejo o Montano falando "REACT" em um video dele ?
imagina se esses caras soubessem que muitos dos frameworks que eles usam e facilitam sua vida todos os dias, foram codados usando muitos conceitos que estão no clean code
inacredital o ego da galera que chega agora e quer ensinar o padre a rezar missa...
"Só sei que nada sei".
Os sabichões, só exibem a própria ignorância.
E o mais preocupante é ter superiores impressionados com eles.
Tenho certeza que esse corte seco fez a retenção do vídeo ficar em 100% 😂
cliffhanger no flutterflow no final do video! ai ai ai
Falou em X o xandão já mete a tramontina no vídeo kkk
muito boas observações sobre "obras"... a galera não se liga que somos um desdobramento. e pior: são desrespeitosos.
O debate termina aqui : vc leu o clean code? Pq no começo do livro ele diz que a ideia é compartilhar conhecimento e está tudo bem vc discordar dele. Talvez nem tudo vai servir pro dia a dia. Pronto. Acabou o debate. Tem gente que quer criar polêmica a toa.
Olá Lucas, estou quase terminando engenharia de software, e sinto que não sei nada, eu só consigo lembrar das últimas coisas que estudei, e muito mal ainda. Sinto que estou perdendo tempo fazendo faculdade. Você tem alguma dica pra me dar?
@LucasMontano cadê o resto da trêta PÔ!!! o vídeo acabou no meio kkkkk
Esse trecho é uma verdade absoluta, não é um pensamento do Uncle Bob.
Gostei da sua solução com lambda, onde posso estudar mais sobre?
Achei massa os cara colocar sua linguagem nos nicks do twitter quando tiver meu primeiro estagio vou meter uma tbm...
0:25 Se o cara mete um "cale sua boca *jovem* e pergunta..." eu já sei que ele tá errado
semana passada(semana do Halloween) eu quase me perdi com um muleque novo do trampo. O cara, independente de quem fosse, passou o tempo todo corrigindo os outros no sentido de termos, "na melhor maneira" de operar a API. uma reuniao q era pra ser de atualizacao q deveria durar meia hora durou 3 horas pq o cara é incapaz de deixar algo passar e simplesmente fazer o trabalho dele, n imbecil tem q comentar e corrigir todo mundo.
desabafei
Precisamos fazer uma vaquinha pro Lucas Montano pagar sua conta de luz e voltar com os videos completos.
Pensei "Postou um vídeo curto. Vou assistir."
Plot: Vai precisar de parte 2
Cara honestamente as vezes eu faço isso de perguntar se tem algum motivo por ter sido feito daquele jeito antes de propor algo novo. Mas n eh pra mostrar q eu sei mais ou querer impor algo moderno, eh realmente pra saber se tem algum motivo que nao estou enxergando pra ser daquele jeito.
ate hoje só peguei perrengue que mexe em um lugar e quebra em outros 3
to vivendo isso nesse exato momento
Lucas is Screaming architecture!
SENSACIONAL
Esse corte seco no fim me quebrou
alt: "Vídeo reagindo a memes de treta, e terminando com um corte seco de memes!"
CADE.O RESTO DO VIDEOOOO EU PRECISO ALMOÇARRR
parei meu almoço.... impossivel almoçar sem assistir
A cagação de regra é institucionalizada quando o seu linter reclama porque sua identação usando ta usando tabs de largura variavel (de acordo com a SUA configuracao de IDE), mas tem que ser um tab fixo de 2 ou 4 espaços pra TODOS os devs
dev acostumado com freelance, ou que só coda e mantém os proprios projetos, ou que pula de emprego de 2 em 2 meses, jamais vai ser preocupar com clean code porque simplesmente não sentem necessidade.. no máximo vão passar um perrengue por código mal escrito por outros, mas vão continuar escrevendo código ruim e ficar sem saber disso no longo prazo
F no final kkkkkkkk
Vídeo bugado = crítica social ao dev java médio
Pra Java eu cobro uns 40% de insalubridade, senão não pego o projeto 😂
1 - O vídeo tá bugado mesmo.
2 - Me senti com licença poética para arrumar treta com qualquer um que fale mal de jQuery em 2024. 👌👌
Eu particularmente, eu particularmente... particularmente não vou deixar de usar o meu Javinha se alguém me chamar de burro... esse jovens dinâmicos precisam de mais http 500 na vida :)
video acabou do nada ?
msg pro Uncle Bob que vai ler esse comentario no Video do Lucas Montano do Canal Lucas Montano: don't feed the trolls
com certeza o lucas montano do canal lucas montano mandou o tony subir o video
Não acreitei até chegar na parte que o vídeo é cortado, então sim o vídeo esta bugado, eu confirmo kkkk
faz um pull de emergência da issue ae? essa falha vazio para os clientes de produção...
Acho que esse bug aconteceu com o galego também. Vi um vídeo dele ontem que cortou do nada exatamente assim.
Tá faltando um pedaço no final deste video?
Traduzir página com google translate é rajada kkkkk
Se funciona não tem por que mexer e pronto, queria que fosse mais isso ou aquilo amigo tá funcionando, tá fazendo algo que rode em embarcado, mobile, ou que dependa de memória e CPU, não então esquece
5:46 cada vez que ouço senior de 6 meses do risada tô estudando programação a 3 meses e kotlin a 1 mês e quanto mais aprendo menos acho que sei, a pessoa que aprende Full Stack em 6 meses e acha que e junior tá se enganando
tem um aqui que não tem nem 2 anos e acha que é senior, quer debater, estufa o peito, pega as tarefas e corre para o GPT
E pior q não é só ler, é ler, entender, praticar para memorizar kkkkkkkkkk O outro cara do método privado imbecil só pode ser baite ou ele é noviço na programação. Hidrate-se!
"Dev Java é realmente burro?" é uma pergunta retórica.
10:20 eu não tankei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o corte seco no final
Cadê o resto do vídeo?
9:16 lucas nao sei se e ironia mas falar de metodos e OO e ter ali py, pode ser so acaso mas parece que ele e dev py