Esse video me lembrou algumas aulas que vi sobre física quântica. No começo você acha que ta entendendo e no final você descobre que não entendeu absolutamente nada.
Explicar o esquema R, a influência mútua das identificações e da fantasia, e o esquema I, dessa maneira simples, fluente e visual, não é pra qualquer um. Parabéns, Christian. Que aula espetacular.
Caro Dunker, Agradeço ao responder não apenas a minha pergunta mas também a de muitos que se interessam pelo tema das topologias. Esclareceu muitas coisas mas também suscitou outros questionamentos. Agradecimentos também à Carol pelo trabalho ilustrativo, garantindo melhor compreensão do tema. Grato.
Caro Professor Dunker, grato pela aula Magna. Por si só um tema intrincado e de complexa assimilação, mas belamente produzido e didaticamente abordado, o que nos facilita sobremodo a possibilidade de compreender e assimiliar os dois esquemas. Grato e um abraço.
Não sei como a gente conseguia estudar antes dessas explicações com gráficos animados! Maravilha de explicação, maravilha de ilustração! Obrigada equipe! 🙏🙏🙏
Brilhante, Dunker! Um dos melhores "textos" de apoio pra se estudar Lacan em português é o Falando nIsso. O vídeo sobre o Estadio do Espelho é a explicação mais iluminada que já vi a respeito. Também sempre recorro ao do grafo do desejo por aqui. Melhor canal, minha gente! Obrigada a vcs
Professor parabéns pelo trabalho fantástico de divulgação e democratização das ideias da psicanálise. Poderia por gentileza fazer um vídeo sobre o debate sobre a questão da contratransferência em Lacan e a noção sobre a resistência do analista? Muito obrigado! Sou seu Fã 🥰
Dunker, cabwca fundindo de tanto conceito Lacaniano conceito ...e a didática mega moderna. Parabéns ❤️. Assistirei várias vezes...agora ficou clara, pero não não fácil, rsrsrsrs. Abraços!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Dunker maravilhosa aula!!! Você é meu Ídolo!!! Compreender esses esquemas tão complexos do Lacan com você é Show. Adorei! Se você puder falar de todos os esquemas seria mto bom . Agradeço por partilhar conosco o seu saber 🙏🙏❤️❤️❤️😘😘😘
Foi bem interessante esse vídeo. Os gestos do Christian antes dos esquemas serem colocados na tela pelas pessoas da edição eram bem piores. Nem todos os gestos do Christian nesse vídeo foram bons, mas eles foram um bom exercício para pensar os esquemas R e I não só de forma invertida, mas também reversa e topológica. Que no esquema R a realidade seja representada por um retângulo e que no esquema I a realidade seja representada por algo "mais" topológico e que Christian Dunker chamou de linha foi bem interessante. Havia no esquema R um a com linha , que se escreve parecido com a´, mas ele lá representava o eu ideal. O esquema R e o esquema I parecem conter mais que topologia. Olhar esses dois esquemas nos escritos de Lacan impressos em papel e ler Lacan ajuda a pensa-los. Pela internet uma vez um cara contou de quando foi falar no Forum do Campo Lacaniano sobre esse escrito chamado de uma questão preliminar a todo tratamento possível das psicoses, e muitas pessoas lá falaram que não conseguiam localizar zerificação do falo no escrito. Há algo no esquema I que Christian Dunker chamou hoje de zerificação do falo, mas esse termo está mais no esquema I que aparece nesse escrito chamado de uma questão preliminar a um tratamento possível das psicoses, mas o que está impresso no papel desse escrito de Lacan com letras mais fáceis de escrever e mais difíceis de desenhar não se le zerificação do falo tão claramente. Ricardo goldenberg Foi no seminário Do Christian Dunker na Usp e falou de topologia da segunda vez que ele foi lá e eu fui também, mas para variar, lá também não me deixaram fazer perguntas. Pensar a topologia e a linha, o zero, a matemática a computação, a política, a medicina, a psicanálise, a internet, a física e etc...
É só não tentar entender. Apenas ouça. O que você não souber, anota e pesquisa. E por ser vídeo, você pode repetir depois que assistir. Entender não é uma obrigação, mas prestar atenção sim 😅🤪
Falando de perguntas aguardadas, prof Dunker, como você a relação Freud- Binswanger/Boss ? Você já comentou anteriormente de uma vertente existencialista da psicanálise, você poderia abordar o tema ?
Boa noite prof. Excelente apresentação!! Minha questão: no esquema 'I': seria possível pensar, como exemplo da perda da realidade, o personagem do filme Psicose, de A. Hitchcock? O personagem Norman Bates transita em seu delírio como o outro da mãe e o que faz laço social? Haveria ali algo que fizesse, o personagem Bates, resistir fracamente e acatar o desejo da mãe em a/sumi-la em sí? O que fracassou? A mãe, era a imagem em que ele se apoiava? O fato dela existir fora, ter sido taxiodermizada, sustentaria uma realidade? Obrigado pela aula.
Assistindo esse video eu tenho quase que a mesma sensação de quando fui estudar edmund husserl pela primeira vez. Será que eu falo português ou apenas atuo como falante de língua portuguesa? Será que aquele trabalhador circense é um palhaço ou uma pessoa vestida de palhaço?
Muito obrigado pela resposta prof. Dunker. Aproveito para lançar outra questão: Há uma passagem, possíveis relações, entre os grafos de Kant com Sade e os matemas dos discursos? Ou, de qualquer forma, podes trabalhar os grafos de Kant com Sade?
Querido Dunker, você não falou em realidade quando falou no esquema I, o da psicose. Uma das minhas dúvidas é que surja uma nova loucura na minha cabeça. Consegui finalmente sair daquela loucura da transmissão de pensamento e agora estou em dúvida se vai surgir uma nova forma de loucura na minha cabeça. A loucura que acabou durou 38 anos para acabar e a maioria das pessoas morrem loucas. A minha loucura velha é muito comum em saúde mental e consigo perceber meus amigos que tem uma loucura parecida com a minha. Esse tipo de loucura não escolhe classe social e qualquer um pode ter o importante é como cada um vive com ela.
Perdoem um possível exagero, mas estamos acompanhando o professor doutor e psicanalista que melhor transmite o pensamento lacaniano no Brasil. E num canal gratuito...
Entendi 8%. Ler Freud é uma experiência fluida e com o uso da mitologia facilita ainda mais. Agora, Lacan... Esses esquemas não facilitam em quase nada😂. Lembra -me a história da roupa invisível do rei que só via quem era honesto e os desonestos não viam. Não havia roupa, mas ninguém se atrevia a dizer o 'lógico' (o rei está pelado) para não ser taxado como desonesto. Lacan ou é um gênio ao criar um esquema tão complexo que tange o incompreensível ou é um psicótico por conta dos mesmos motivos.😅
Professor, corrija-me se estiver enganado, mas me parece que falta ao canal uma abordagem de Hamlet. Seria interessante ouvi-lo a esse respeito. Obrigado.
Fiquei curiosa pra saber como os psicanalistas encaixam esses esquemas na clínica. Psicanalistas constroem esquemas assim no dia a dia em seus casos mais complexos?
Minha resposta (opinião pessoal) é não. Pra mim, cada caso é um caso, cada sessão é única, singular. Os esquemas e grafos podem ajudar a entender um caso, mas entendo que ninguém os usa para lidar com um caso, pois acredito que seria uma generalização indevida. Na Psicanálise, a prática antecede a teoria. A teoria é um guia, um norte, não um mapa detalhado.
Parabéns THAÍS. As digressões de Lacan não tem nenhuma relação com os sintomas dos pacientes. Nem para um diagnóstico nem para um eventual tratamento. Pura verborragia. Como ele relaciono uma imagem do funcionamento da mente com os sintomas relatados pelos pacientes com TAG ou Depressão. Como essas noções de Falo, Gozo, Castração, como causalidade de um estado mental vão gerar os sintomas relatados? .
Esta aula é uma boa ilustração do porquê a psicanálise, enquanto ciência, perdeu espaço nos círculos acadêmicos. Lacan se mostra um adolescente, entorpecido de alguma substância, que destrói uma teoria objetiva e analiticamente consonante com uma filosofia positiva. Uma pena. Nos resta Freud.
Esse video me lembrou algumas aulas que vi sobre física quântica.
No começo você acha que ta entendendo e no final você descobre que não entendeu absolutamente nada.
Super simples! Eheheheh (rindo de nervoso). Muito obrigada Professor!
Explicar o esquema R, a influência mútua das identificações e da fantasia, e o esquema I, dessa maneira simples, fluente e visual, não é pra qualquer um. Parabéns, Christian. Que aula espetacular.
Parabéns Dunker pela explicação fantástica e parabéns para a Carol pela edição do vídeo!!!
QUE AULA!!! OBRIGADA, DUNKER!!!
Arrasou
Caro Dunker,
Agradeço ao responder não apenas a minha pergunta mas também a de muitos que se interessam pelo tema das topologias. Esclareceu muitas coisas mas também suscitou outros questionamentos. Agradecimentos também à Carol pelo trabalho ilustrativo, garantindo melhor compreensão do tema. Grato.
E lá vamos nós! 🌸
Que aula!
Dunker que baita aula, que competência em transmitir a psicanálise
Cria uma playlist pra gente!
2:26 estou vendo uma alucinação passar na janela
Hahahah! Voltei só pra ver.
HUauahuhuahuahuahuuhahua! =D
😅
Caro Professor Dunker, grato pela aula Magna. Por si só um tema intrincado e de complexa assimilação, mas belamente produzido e didaticamente abordado, o que nos facilita sobremodo a possibilidade de compreender e assimiliar os dois esquemas.
Grato e um abraço.
E o professor mais uma vez faz tudo!!!! Obrigadaaaaaaaaaa
Sem palavras. Vc e o inominável da psicanálise. 😍😍😍😍😍
Não sei como a gente conseguia estudar antes dessas explicações com gráficos animados! Maravilha de explicação, maravilha de ilustração! Obrigada equipe! 🙏🙏🙏
que didática incrível!
Brilhante, Dunker! Um dos melhores "textos" de apoio pra se estudar Lacan em português é o Falando nIsso. O vídeo sobre o Estadio do Espelho é a explicação mais iluminada que já vi a respeito. Também sempre recorro ao do grafo do desejo por aqui. Melhor canal, minha gente! Obrigada a vcs
Caramba! Suei!
Parabéns, mais uma vez, por uma aula tão bem feita, sobre um tema tão complexo.
👏👏👏 que habilidade para discorrer sobre esse tema. Obrigada professor e equipe.💚
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. E parabéns por manter o alto nível.
Prof. Dunker. Exelente exposição. Mudou minha realidade e entendimento dos esquemas lacanianos. Muito obrigado.
Professor parabéns pelo trabalho fantástico de divulgação e democratização das ideias da psicanálise. Poderia por gentileza fazer um vídeo sobre o debate sobre a questão da contratransferência em Lacan e a noção sobre a resistência do analista? Muito obrigado! Sou seu Fã 🥰
Dunker, cabwca fundindo de tanto conceito Lacaniano conceito ...e a didática mega moderna. Parabéns ❤️. Assistirei várias vezes...agora ficou clara, pero não não fácil, rsrsrsrs. Abraços!
Muito complexo e muito interessante. Obrigado pelo esforço dessa aula!
Como sempre, excelente didática !
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Dunker maravilhosa aula!!! Você é meu Ídolo!!! Compreender esses esquemas tão complexos do Lacan com você é Show. Adorei! Se você puder falar de todos os esquemas seria mto bom . Agradeço por partilhar conosco o seu saber 🙏🙏❤️❤️❤️😘😘😘
Maravilhoso como sempre. Limpo, claro e objetivo...apesar da dificuldade do tema...obrigada.
Que lindo! Muito obrigado a Dunker e toda equipe!
Nossa, esse consegui chegar até o fim com o mínimo de entendimento! Incrível didática
Eu até agora riscando o papel pra entender.
Puta merda... q aula, que hino
Vamos lá!
Excelente
Vídeo fenomenal! Gracias, Chris!
MARAVILHOSA AULA
Foi bem interessante esse vídeo. Os gestos do Christian antes dos esquemas serem colocados na tela pelas pessoas da edição eram bem piores. Nem todos os gestos do Christian nesse vídeo foram bons, mas eles foram um bom exercício para pensar os esquemas R e I não só de forma invertida, mas também reversa e topológica. Que no esquema R a realidade seja representada por um retângulo e que no esquema I a realidade seja representada por algo "mais" topológico e que Christian Dunker chamou de linha foi bem interessante.
Havia no esquema R um a com linha , que se escreve parecido com a´, mas ele lá representava o eu ideal. O esquema R e o esquema I parecem conter mais que topologia. Olhar esses dois esquemas nos escritos de Lacan impressos em papel e ler Lacan ajuda a pensa-los.
Pela internet uma vez um cara contou de quando foi falar no Forum do Campo Lacaniano sobre esse escrito chamado de uma questão preliminar a todo tratamento possível das psicoses, e muitas pessoas lá falaram que não conseguiam localizar zerificação do falo no escrito. Há algo no esquema I que Christian Dunker chamou hoje de zerificação do falo, mas esse termo está mais no esquema I que aparece nesse escrito chamado de uma questão preliminar a um tratamento possível das psicoses, mas o que está impresso no papel desse escrito de Lacan com letras mais fáceis de escrever e mais difíceis de desenhar não se le zerificação do falo tão claramente.
Ricardo goldenberg Foi no seminário Do Christian Dunker na Usp e falou de topologia da segunda vez que ele foi lá e eu fui também, mas para variar, lá também não me deixaram fazer perguntas.
Pensar a topologia e a linha, o zero, a matemática a computação, a política, a medicina, a psicanálise, a internet, a física e etc...
Excelente explicação, a edição ajudou muiiito! Parabéns!
Partiu tentar compreender o mínimo do Dunker hahaahaha
Prefira tentar compreender lacan
Os vídeos do Dunker não são para principiantes
É só não tentar entender. Apenas ouça. O que você não souber, anota e pesquisa. E por ser vídeo, você pode repetir depois que assistir.
Entender não é uma obrigação, mas prestar atenção sim 😅🤪
Falando de perguntas aguardadas, prof Dunker, como você a relação Freud- Binswanger/Boss ? Você já comentou anteriormente de uma vertente existencialista da psicanálise, você poderia abordar o tema ?
Boa noite prof. Excelente apresentação!! Minha questão: no esquema 'I': seria possível pensar, como exemplo da perda da realidade, o personagem do filme Psicose, de A. Hitchcock? O personagem Norman Bates transita em seu delírio como o outro da mãe e o que faz laço social? Haveria ali algo que fizesse, o personagem Bates, resistir fracamente e acatar o desejo da mãe em a/sumi-la em sí? O que fracassou? A mãe, era a imagem em que ele se apoiava? O fato dela existir fora, ter sido taxiodermizada, sustentaria uma realidade? Obrigado pela aula.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Assistindo esse video eu tenho quase que a mesma sensação de quando fui estudar edmund husserl pela primeira vez. Será que eu falo português ou apenas atuo como falante de língua portuguesa? Será que aquele trabalhador circense é um palhaço ou uma pessoa vestida de palhaço?
Mais uma prova que o Triângulo é algo Real enquanto concebido matematicamente, porém imaterial.
Muito obrigado pela resposta prof. Dunker. Aproveito para lançar outra questão: Há uma passagem, possíveis relações, entre os grafos de Kant com Sade e os matemas dos discursos? Ou, de qualquer forma, podes trabalhar os grafos de Kant com Sade?
Professor, poderia comentar o recente lançamento da Ubu, a vontade das coisas, de Monique david-menard, e os principais achados do livro?
Isso é tao complicaso que eu peguei pra tentar relaxar lendo um Kant
Dunker, fale sobre a bipolaridade.
Por favor!
Descobridor Modernidade
Circunstante Saber Basico
Grata
Querido Dunker, você não falou em realidade quando falou no esquema I, o da psicose. Uma das minhas dúvidas é que surja uma nova loucura na minha cabeça. Consegui finalmente sair daquela loucura da transmissão de pensamento e agora estou em dúvida se vai surgir uma nova forma de loucura na minha cabeça. A loucura que acabou durou 38 anos para acabar e a maioria das pessoas morrem loucas. A minha loucura velha é muito comum em saúde mental e consigo perceber meus amigos que tem uma loucura parecida com a minha. Esse tipo de loucura não escolhe classe social e qualquer um pode ter o importante é como cada um vive com ela.
pqp meu QI não suporta
Tamo junto.
Nossa, essa foi meio profunda haha
Por onde começar a estudar?
🤓🤯♥️
Como seria um diálogo entre a ontologia de Lukacs e Lacan?
Perdoem um possível exagero, mas estamos acompanhando o professor doutor e psicanalista que melhor transmite o pensamento lacaniano no Brasil.
E num canal gratuito...
Professor, poderia explicar de forma simples a diferença e a função de real, simbólico e imaginário? Nunca consegui entender
Há a possibilidade desses surtos psicóticos serem revertidos?
Entendi 8%. Ler Freud é uma experiência fluida e com o uso da mitologia facilita ainda mais.
Agora, Lacan... Esses esquemas não facilitam em quase nada😂. Lembra -me a história da roupa invisível do rei que só via quem era honesto e os desonestos não viam. Não havia roupa, mas ninguém se atrevia a dizer o 'lógico' (o rei está pelado) para não ser taxado como desonesto.
Lacan ou é um gênio ao criar um esquema tão complexo que tange o incompreensível ou é um psicótico por conta dos mesmos motivos.😅
Professor, corrija-me se estiver enganado, mas me parece que falta ao canal uma abordagem de Hamlet. Seria interessante ouvi-lo a esse respeito. Obrigado.
Fiquei curiosa pra saber como os psicanalistas encaixam esses esquemas na clínica. Psicanalistas constroem esquemas assim no dia a dia em seus casos mais complexos?
Minha resposta (opinião pessoal) é não. Pra mim, cada caso é um caso, cada sessão é única, singular. Os esquemas e grafos podem ajudar a entender um caso, mas entendo que ninguém os usa para lidar com um caso, pois acredito que seria uma generalização indevida. Na Psicanálise, a prática antecede a teoria. A teoria é um guia, um norte, não um mapa detalhado.
Parabéns THAÍS. As digressões de Lacan não tem nenhuma relação com os sintomas dos pacientes. Nem para um diagnóstico nem para um eventual tratamento. Pura verborragia. Como ele relaciono uma imagem do funcionamento da mente com os sintomas relatados pelos pacientes com TAG ou Depressão. Como essas noções de Falo, Gozo, Castração, como causalidade de um estado mental vão gerar os sintomas relatados? .
Diálogo evidente com a semiótica.
Molezinha 🤡
Por que o esquema I tem esse nome?
Não entendi nada.
Esta aula é uma boa ilustração do porquê a psicanálise, enquanto ciência, perdeu espaço nos círculos acadêmicos. Lacan se mostra um adolescente, entorpecido de alguma substância, que destrói uma teoria objetiva e analiticamente consonante com uma filosofia positiva. Uma pena. Nos resta Freud.
A música anterior era melhor