Brasileiro Não Sabe Fazer Quadrinhos? | Vlog do Rapha

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 дек 2024

Комментарии • 157

  • @CENTRALHQS
    @CENTRALHQS 5 лет назад +50

    EXCELENTE VÍDEO Rapha.
    Antes de opinar, é preciso se INFORMAR.

    • @CENTRALHQS
      @CENTRALHQS 5 лет назад +7

      Aliás, vídeo devidamente compartilhado.

    • @g_pribeiro
      @g_pribeiro 5 лет назад +3

      Isso vale para tudo

  • @RaphaCPinheiro
    @RaphaCPinheiro  5 лет назад +30

    Vamos estudar antes de falar besteira na internet?
    Mandem esse vídeo pras pessoas que acham que entendem muito de quadrinhos mas na verdade estão lambendo a ponta de um iceberg que eles não fazem nem ideia que existe.

    • @PedroHenrique-uj2uk
      @PedroHenrique-uj2uk 5 лет назад

      Já vi uma menina recusando conhecer um quadrinho nacional dando a desculpa que só lê Marvel e DC. Tive a impressão que ela só assiste os filmes e vê vídeos sobre heróis na internet...

    • @CartoonsEComicsStudio
      @CartoonsEComicsStudio 5 лет назад +2

      Bem fale sobre algum projeto que não seja algo para intelectuais que se acham superiores a todo mundo, vejo o seguinte só se produz coisas a um nicho minúsculo ,, se faz coisas que não vai agradar ao grande público ,cite algo que ao menos tente agradar alguém pra isso precisamos de um pouquinho de noção mercadológica

    • @CartoonsEComicsStudio
      @CartoonsEComicsStudio 5 лет назад

      Bem fale sobre algum projeto que não seja algo para intelectuais que se acham superiores a todo mundo, vejo o seguinte só se produz coisas a um nicho minúsculo ,, se faz coisas que não vai agradar ao grande público ,cite algo que ao menos tente agradar alguém pra isso precisamos de um pouquinho de noção mercadológica

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 5 лет назад

      Nem precisa de estudo saber que Xico, Magenta King, Rapha Pinheiro, Thiago Spyked e muitos outros dispensa comentários a uma lista de grandes independentes profissionais que fazem aqui e lá com qualidade é absurdo não quero escutar esses "especialistas" falando que não pelo amor.

  • @lucasmacedo558
    @lucasmacedo558 5 лет назад +15

    Pessoal se apega muito a Marvel e DC e colocam elas como padrao de qualidade, quando na vdd editoras como Image, Dark Horse e até várias novels nacionais e americanas tmb sao muito melhores em qualidade e profundidade

  • @AlessioEsteves23
    @AlessioEsteves23 5 лет назад +19

    Tem o lance da peneira, né?
    Tudo que chega aqui de fora já passou por "uma prova" lá fora e aqui e gente não vê tudo. E aí geral fica com esta ideia de que tudo o que sai na gringa é bom.

  • @ValuStudios
    @ValuStudios 5 лет назад +17

    Inclusive no mundo de herois e mangás, tem brasileiro arrebentando nos mercados de origem.
    Estudar, pesquisar e se atualizar é o mínimo para começar uma boa e saudável conversa ou discussão.
    #FicaaDica

  • @flaviogomesdesouza1412
    @flaviogomesdesouza1412 5 лет назад +7

    É o bom e velho "Complexo de vira lata" do brasileiro nas mais variadas áreas e os quadrinhos não iam ficar de fora

  • @rennercostamartins
    @rennercostamartins 5 лет назад +11

    Só um adendo: os quadrinhos da Turma da Mônica.
    Acho que o problema não é o questionamento da qualidade do quadrinhista brasileiro, mas sim o tamanho do mercado brasileiro. Que editora iria arriscar lançar algo nacional, frente a enxurrada de Marvel, DC, Image e Disney nas bancas, com um público que não compra tanto quanto o europeu e americano? A exceção são os quadrinhos da MSP, que tem presença forte (em tiragem) com personagens trabalhados por décadas.
    Os autores que você mencionou foram bem sucedidos lá fora, justamente onde o padrão de consumo é bem mais amplo($$$) e aberto.
    A boa noticia é que parece que esse cenário está melhorando.

  • @inkedjao9488
    @inkedjao9488 5 лет назад +1

    ótimo video cara, eu acho q o que a galera sente falta mesmo é de produção nacional de quadrinhos com um entretenimento mais "de massa" como justamente o mercado de super heróis americano, repare uma coisa: quando vc da uma olhada nos kickstarters e indiegogos da vida la fora, a grande maioria dos indies americanos tao fazendo isso: super herois super herois aventura etc, enquanto aqui no brasil vc ve no catarse obras muito mais "nichadas" geralmente um drama, uma comedia as vezes até um tanto quando autobiografica, algo mais "cabeça" feito pra refletir mesmo sendo q o que o grosso do leitor de quadrinhos aqui procura mais são super herois. De vez em quando surge algo fora da curva tipo gatilho do carlos estefan com o pedro mauro por exemplo, mas no geral é isso, e quando sai algo mais de super heroi, geralmente são coisas tipo o doutrinador e etc q realmente não são muito atrativos e dificilmente vingam quando vc tem disponivel hulk batman capitão america e cia kkkkkkkk n acho q a solução seria começar a fazer um monte de historia de super heroi brasileiro, não sei realmente a solução pra isso alem de algo q aumentasse a vontade do leitor brasileiro de ler esse tipo de historia menos "blockbuster" masss ja q to falando disso ja deixo o convite pra galera ai que leu tudo isso, eu to escrevendo meu primeiro quadrinho e ADIVINHA: é uma aventura hauheuha mais especificamente de fantasia com um universo próprio e tudo, entao, quem quiser me seguir la no insta pra ir acompanhando meu trabalho eu posto alguns concepts de personagens de vez em quando: instagram.com/jruth.art/

  • @pedrot.9569
    @pedrot.9569 5 лет назад +8

    E tem o Grampa também. Agora está trabalhando com o Miller em Cavaleiro das Trevas mas os quadrinhos PRÓPRIOS dele vendem pra caramba nos EUA.

  • @Az356
    @Az356 5 лет назад

    Parabéns Rapha. É uma pena que só tem 495 curtidas, de todas essas 1800 visualizações.
    Que bom que você tem todas essas conexões européias, pois eu não imaginava a quantidade de brasileiros trabalham lá. Achei até que fosse bem difícil.
    Meu sonho é chegar lá algum dia... rs
    Abraços!

  • @andretheend1
    @andretheend1 5 лет назад +2

    Muito obrigado este vídeo me fez sair da procrastinação.... nosso povo brasileiro sim tem muito ao que oferecer.

  • @danilobiblio
    @danilobiblio 5 лет назад

    Melhor vídeo que eu vi no canal. Tem muita coisa legal sendo publicado no Brasil, nossos artista são incríveis e tem apelo internacional. eu não sei vocês, mas ta osso comprar hq/comics/mangá ta tudo muito caro. parabéns pelo vídeo.

  • @thiago-2316
    @thiago-2316 5 лет назад +12

    Os quadrinhistas brasileiros são tão talentosos quanto quaisquer outros. No entanto, é óbvio q nossa produção, como qualquer outra, não é composta só por pérolas. A quantidade de material de qualidade é proporcional ao poder do mercado. Veja que os exemplos que vc bem citou tem a possibilidade de viver de quadrinhos ou ser publicado por uma grande editora. Quadrinhos demandam tempo, dedicação, apoio e, claro, retorno financeiro. Não tem como comparar a possível dedicação de um Bastien Vives com seu próximo trabalho e a correria q é para um brasileiro conciliar seu tempo para a produção do próximo gibi independente a lançar. Se a gente consegue lançar esses grandes trabalhos com todas as dificuldades de mercado q enfrentamos, imagina se o Brasil fosse uma mega indústria cultural como França, EUA e Japão!

    • @fernandomuniz738
      @fernandomuniz738 5 лет назад +3

      Concordo 100% cara, o vídeo é perfeito em falar que o BR tem potencial. mas se formos falar de mercado nacional, não dá para comprar, sem contar que os citados no vídeo, teve que investir lá fora para se sustentar, o mercado nacional tem potencial, mas ainda não se achou.

  • @edivaldodasilvadomingues3321
    @edivaldodasilvadomingues3321 5 лет назад +1

    Na minha humilde e talvez desnecessária opinião, um dos vídeos sobre quadrinhos mais relevantes que já assisti. Parabéns, o canal acaba de ganhar meis um inscrito.

  • @joaolcr
    @joaolcr 5 лет назад

    Excelente video! Precisamos fortalecer a industria das hqs nacionais e esse tipo de video é importantissimo!

  • @diogomolento8006
    @diogomolento8006 5 лет назад +2

    Mas Rapha, faz um quadro semanal com vídeos dando um resumo desses quadrinhos nacionais que citou e de outros para incentivaram a compra. Vai ser legal.

  • @caiocaio5111
    @caiocaio5111 5 лет назад +1

    Muito bom, Rapha!! Você é incrível!! Tenho divulgado muito para as pessoas leitoras de quadrinhos que não valorizam nossa arte!! Continua falando de quadrinhos nacionais e sua qualidade!!!

  • @CarlosHenry1972
    @CarlosHenry1972 5 лет назад +2

    Que tal um vídeo sobre como apresentar projetos de Hq para Europa? Todos conhecemos o meio para apresentar amostras pros EUA, mas, pro mercado europeu, não. ....

  • @robsonquintanilha3108
    @robsonquintanilha3108 5 лет назад +1

    Vc falou tudo.
    Temos ótimas obras por aqui. E sua obra e uma delas.
    Ótimo vídeo. Parabéns!!

  • @matheussantiago4130
    @matheussantiago4130 5 лет назад +1

    Adorei o vídeo, uma parada que eu acrescentaria é que o cara também errou muito em resumir os desenhistas a apenas "mão de obra". A criação dos designs, da narrativa gráfica e afins( mesmo que sei lá, seja apenas para um mensal aleatória da marvel) tem tanto valor artístico quanto o roteiro e a temática, ambos apresentam o conceito da obra mas de formas diferentes, igualmente importantes.

  • @AvenidaCartum
    @AvenidaCartum 5 лет назад

    É preciso abrir os olhos antes de tudo, pois o campo do "achismo" nunca levou ninguém a lugar nenhum. Parabéns pelas dicas e pelo ótimo vídeo! #hqecultura #quadrinhosnacionais

  • @pedroleonelli6304
    @pedroleonelli6304 5 лет назад +2

    Pior que até uns anos atrás essa mentalidade era difundida inclusive por editores nacionais, falavam que autores nacionais não vendiam pq eram ruins! Precisou de catarse, proac e ccxp pra mudar essa mentalidade editorial. Mas acho que os leitores já tão mudando a cabeça tbm (esse tipo de comentário é bem menos frequente nos dias de hj).... O que talvez tenhamos de desvantagem seja a quantidade, pq produzimos relativamente pouco.... só a dc lança 52 títulos mensais (isso sem mini séries, especiais, etc) , aqui não devemos chegar nos 500 lançamentos por ano...

  • @ClubOtaku
    @ClubOtaku 5 лет назад

    Excelente vídeo e desde já os meus parabéns!!!!
    Concordo inteiramente com você... quem não sabe não devia falar...
    Conheço pessoalmente o André Diniz e só ele aqui em Portugal já editou mais de 6 quadrinhos, o Marcelo Quintanilha também já editou uns 4 ou 5 livros.
    Aqui o quadrinho brasileiro é bem conceituado e existem bastantes autores publicados. Dos últimos livros lidos de autores brasileiros recomendo:
    - Angola Janga, do Marcelo D'Salete
    - Cachalote, da dupla Daniel Galera e Rafael Coutinho
    - Copacabana, da dupla Lobo e Odir
    - Mesmo Delivery, de Rafael Grampá
    e tantos outros!!!

  • @Xandbrum
    @Xandbrum 5 лет назад +1

    excelente video, pessoal não compra e quer reclamar, não sabem quantas coisas excelente estão perdendo

  • @thelewalcoribeiro6031
    @thelewalcoribeiro6031 4 года назад +2

    Excelente vídeo, Rapha. O talento e qualidade nacional são inegáveis, só não vê quem não quer. Mas esses exemplos, ao que parecem, são estilo graphics de luxo, material e acabamentos caros pra quem faz e pra quem compra (isso não é uma crítica). Assim, como acessecibilizar algo desse nível aqui, onde a maioria tem talento mas não tem dinheiro, não temos incentivo governamental à cultura, o apoio de editoras ou iniciativa privada é reduzido e um mercado onde é cada um por si? Aliás, dentro da mesma pergunta, qual a sua visão sobre o mercado nacional? Na França é melhor? Forte abraço.

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  4 года назад

      Muita coisa, cara! hahahaha Vamos de #respondonalive.
      De qualquer forma, uma alternativa acessível são os lançamentos da Guará em www.universoguara.com.br/loja

  • @petersilveira1629
    @petersilveira1629 5 лет назад +3

    Sem contar que teve vezes que brasileiros vencerão o Silent manga,acho maior problema e a falta de divulgação no Brasil.tipo muitos ainda pensam que a Sociedade da virtude e estrangeira e só é dublada aqui.

  • @george.deluca
    @george.deluca 5 лет назад

    O colega que comentou isso no grupo do CHQ não esperava por essa certamente. Eu vi post e os comentários.
    O colega não poderia ficar sem esta...
    Nada como alguém para comentar um assunto com bases e estudo para falar.
    Muitos parabéns pelo vídeo!

  • @marco.nascimento
    @marco.nascimento 5 лет назад +2

    Vídeo excelente e necessário!! Interessante a comparação com o cinema, pois só agora a gente tá engatinhando pra mudar essa mentalidade hehe mas o que não falta são exemplos mesmo da qualidade dos quadrinistas nacionais

  • @michelcristiano8537
    @michelcristiano8537 4 года назад +1

    O desenhista Corentin Rouge da HQ Rio, que você mencionou, esse cara é fenomenal, eu estava vendo os desenhos dele, curtir demais. Está na minha lista de inspiração.

  • @contandohistoriaem6874
    @contandohistoriaem6874 5 лет назад +1

    Bacana você defender nosso povo, o Brasileiro é fantástico. Parabéns!

  •  5 лет назад

    Muitas vez, quando alguém reclama de quadrinho nacional em uma conversa, percebo em alguns minutos que a mesma nem lê quadrinhos, e está defecando pela boca.

  • @flavioabcf
    @flavioabcf 5 лет назад

    Você é genial nos seus pontos de vista. Uma salva de palmas pra ti.

  • @luja100
    @luja100 5 лет назад

    Excelente vídeo Rapha!

  • @Guisawyer
    @Guisawyer 5 лет назад

    Eu fiz umas compras pelo Catarse e deve chegar por volta de uns 15 Hqs Nacionais!! (Pois eu procuro sempre comprar aqueles pacotes, que vem a edição q está de fato sendo financiado mais outras obras antigas do autor)

  • @ohistoricismo
    @ohistoricismo 5 лет назад

    valeu Rapha e parabéns pela / Mesa 44 / e outras obras.

  • @dantrunks20
    @dantrunks20 5 лет назад

    Parabéns pelo trabalho Rapha. Sempre um prazer seguir seu trabalho.

  • @alexandreguimaraes1991
    @alexandreguimaraes1991 5 лет назад +2

    Triste pra caralho vc ter q fazer um vídeo desses. Muito bom vc esclarecer que tbm criamos historias lá fora e no entanto o cara é tão ignorante que pra ele desenhar quadrinho é somente "mão de obra" sendo que o grande barato da mídia é a arte sequencial. Com certeza não faz nem ideia do quão difícil é realizar um roteiro em forma de quadrinho e o quanto de conhecimento da mídia isso demanda.

  • @DjangohgogDjangohgoh
    @DjangohgogDjangohgoh 5 лет назад +4

    O único quadrinho nacional que eu tenho é AURORA e umas coisas do Angeli e Laerte e me envergonho as vezes de não ter mais...a culpa é da distribuição que distancia autores do público ...sempre preferi comprar de vendedores do que pela internet.

  • @TavernadosBruxeiros
    @TavernadosBruxeiros 4 года назад +1

    Essa galera nunca acessou um Catarse. Eu conheci tanta coisa sensacional por lá, fora as páginas no Instagram que eu tive contato direto com os autores, o que eu recomendo que é um mega diferencial da galera Brazuca, é um carinho semi igual. Como sou novo no canal não sei se você já falou desses autores, mas recomendo demais o "Orlandeli", a galera da "Zapata Edições", e a galera do "Assalto ao Útero". E caraca esse Rio eu adorei, quero conhecer já

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  4 года назад +1

      Assalto ao Útero eu não conheço mas fiquei curioso hehehehe
      Seja bem-vindo ao canal que aqui tem bastante coisa legal!

    • @TavernadosBruxeiros
      @TavernadosBruxeiros 4 года назад +1

      @@RaphaCPinheiro tem vídeo no meu canal sobre essa Hq se animar conhecer, e no Instagram salvei ela nos destaques. O Catarse já terminou mas dá pra adquirir com os autores ou a editora Molotov

  • @rodrigoadami477
    @rodrigoadami477 5 лет назад +1

    Bom vídeo mas acho que tu devia ter ido além dos premiados ou publicados lá fora pq dá a impressão pra essa galera que fala merda que só esses prestam quando temos muito material pouco conhecido e sem prêmios mas de alta qualidade.

  • @fernandobarreto6836
    @fernandobarreto6836 5 лет назад +3

    Parabéns Brother é isso mesmo.
    Não dá pra esquecer do Shiro e o Bando de Dois do Danilo Beirute, e sem falar nas Graphic Msp que tem muita coisa boa.
    O Salto , Semi Lunar e assim vai.
    Não entendo essas pessoas tbm, mesmo que seja questão de gosto não dá pra generalizar.
    PEGOU PICOLÉ DE LIMÃO E NAO GOSTA OFERECE PRO AMIGUINHO QUE TALVEZ ELE GOSTE...kkkk
    Um grande abraço guri, te espero na CCFloripa pra autografar meus quadrinhos 😎

  • @eduardo-a.p.
    @eduardo-a.p. 5 лет назад

    O que geralmente é ruim no quadrinho nacional não tem nada a ver com a qualidade e sim com os preços.

  • @humanoidesassociados
    @humanoidesassociados 5 лет назад +1

    cheguei na metade do video e percebi que estava feliz. comentario meio bobo mas seu video me lembrou do meu amor pelos quadrinhos.....

  • @joaopedroalmeida7254
    @joaopedroalmeida7254 5 лет назад +1

    O foda de ser artista nacional é que além do preconceito do publico, tem também o das editoras que vivem nos subestimando e preferem não investir no talento nacional obrigando muitos artistas a recorrer a vaquinhas para conseguir lançar algo, além disso ainda tem o fato de sites, youtubers e etc de reviews e criticas fingem que não existimos
    Me lembro de quando decidi voltar a fazer HQs depois de varias portas na cara de editoras apareceram os "nerds" do omelete com a Social Comics a Netflix dos quadrinhos segundo eles, que daria oportunidade a artistas nacionais, pura lorota, quando fui fazer minha inscrição ao verem que eu não era de uma editora nem possuía licença de obra gringa me barraram, e tiveram a cara de pau de falar que era minha HQ era mal desenhada e escrita mesmo sem ter visto ela, eu costumo levar criticas numa boa mas isso ta com cara de preconceito pelo fato de ser nacional, afinal se não analisaram como podem chegar a essa conclusão, e pelos relatos de quem conseguiu ingressar a plataforma inibe o alcance das HQs nacionais

  • @luffyk1ngff638
    @luffyk1ngff638 5 лет назад +2

    Rapha pq vc nunca fala de mangá nos seus vídeos

  • @leFouToni
    @leFouToni 5 лет назад +2

    Antes fosse só a galera da Marvel e DC, não se esqueça dos que só lêem os japoneses também.
    Obs:
    Valeu pela indicação do Rio, dos que foram citados foi o único que não entrei em contato.

  • @tassiofreitas445
    @tassiofreitas445 5 лет назад +1

    Catarse é uma boa pedida para conhecer e apoiar as HQs Br

  • @williamcosta3311
    @williamcosta3311 3 года назад +1

    Você tem toda razão meu jovem.

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  3 года назад

      Grato! ahaahahahah
      Agora bora ler gibi brasileiro =D

  • @leod.andrade7943
    @leod.andrade7943 5 лет назад

    Fera D+ meu amigo, q tapa sem mão, muito bom, sou seu fã

  • @studiojorgejunior
    @studiojorgejunior 5 лет назад +1

    o quadrinho nacional muito bom, com qualidade! tamos ai para luta para fazer e ampliar mercado aqui brasil, quebra preconceito foi criado dês época colonia.

  • @carloslibanio271
    @carloslibanio271 5 лет назад

    Show Rapha! Disse tudo.

  • @shiru8135
    @shiru8135 5 лет назад

    começar a te assistir heh

  • @sergiosantos432
    @sergiosantos432 5 лет назад +1

    Rapha gente boa, por exemplo eu comprei recentemente o Projeto Corsários do Samuka Marinho e me apaixonei. Agora quero comprar Ramthar, Lua Negra, Três Buracos, Angola Janga, Daytriper etc

  • @RobertoFarias79
    @RobertoFarias79 5 лет назад +6

    O problema é o público consumidor que fala muita bosta.

  • @laionV
    @laionV 5 лет назад +1

    Tinha que ser no centralhq, é o grupo mais tóxico no nicho de HQs. Não vale a pena nem discutir com essa galera.

  • @carloslibanio271
    @carloslibanio271 5 лет назад

    marcelo quintanilha é top! Já tivie aula de narrativa HQ com ele aqui em Goiânia.

  • @davidf5873
    @davidf5873 5 лет назад +2

    Acho que o problema do quadrinista brasileiro é visibilidade. O mercado está se diversificando, sim, em parte por atitudes de pessoas como youtubers (que divulgam material), organizadores de eventos e até alguns editores com visão ousada.
    Mas acho que o quadrinista brasileiro, principalmente o independente, ainda depende muito daquele consumidor pesquisador, esforçado, que vai em busca de HQs "fora da curva", como vc chama; que não se contenta com a maioria das propostas de venda que chegam facilmente até ele; que é capaz de viver indo em livrarias e bancas e voltar de mãos vazias várias vezes porque não tem aquilo pelo qual ele se interessa, mas na internet, depois de muito pesquisar, ele descobre que há uma gama de artistas desconhecidos que fazem trabalhos espetaculares.
    Parece que o mundo da HQ brasileira atual é um universo inteiro a ser descoberto.

  • @VianaMairon
    @VianaMairon 5 лет назад +2

    Sinto falta de quadrinhos de super herois brasileiros... Sobre outros temas, é realmente um leque enorme e de qualidade de obras brasileiras, inclusive indico demais O Diabo e Eu, de Alcimar Frasão.

  • @ZHike360
    @ZHike360 5 лет назад

    Rapha pistolamente puto kkkkk
    Manda a ver!

  • @alexandresoares2661
    @alexandresoares2661 5 лет назад

    Muito bom, Rapha!

  • @Guisawyer
    @Guisawyer 5 лет назад

    The Few and Cursed e Saint Alamo são Hqs nacionais muito bons!!!!

  • @CarlosHenry1972
    @CarlosHenry1972 5 лет назад

    A série Rio merece um programa inteiro! !! E com entrevista com os autores! Fica a dica ...

  • @davidf5873
    @davidf5873 5 лет назад +1

    Eu acho que a HQ nacional teria outra visibilidade se tivesse uma lombada igual a essa do escultor.

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  5 лет назад +1

      Hahahaahahaha

    • @davidf5873
      @davidf5873 5 лет назад

      @@RaphaCPinheiro É engraçado, de fato, mas também é verdade. Você e outro RUclipsr possuem ele na estante e sempre me chama bastante a atenção quando vejo os vídeos.

    • @davidf5873
      @davidf5873 5 лет назад

      @@RaphaCPinheiro À tua direita há um livro bem mais grosso mas não consigo ler o que está escrito na lombada. Mas a do escultor é totalmente legível. Funciona como um outdoor.

  • @williansilva5743
    @williansilva5743 4 года назад +1

    Ótimo programa! Muito didático. Você aceita quadrinhos dos inscritos pra dar uma olhada? Obrigado.

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  4 года назад +1

      Rapaz, rola a Convocatória Guará de tempos em tempos mas você pode tentar um contato. Recomendo assistir os videos de dicas para falar com editoras e editores ;)

  • @gabrieljesus8549
    @gabrieljesus8549 4 года назад +2

    O problema do Brasil é essa falta de valorização que não beira, passa o ridículo, cabeça colonizada ao extremo

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  4 года назад +1

      Vamos mudar isso então!

    • @gabrieljesus8549
      @gabrieljesus8549 4 года назад

      Já to trabalhando pra isso com uns projetos que vai começar a mudar essa mentalidade kkkk mas é um passo a cada dia

  • @dieimyvieira569
    @dieimyvieira569 5 лет назад +1

    cara eu adoro o LEO e sua series.

  • @gilbertojrbill7948
    @gilbertojrbill7948 5 лет назад

    Antares e rio, parecem muito bons, mas nem sabia que existiam, acho que isso deve ter algum significado...

  • @paulopereira1802
    @paulopereira1802 5 лет назад +1

    FALOU TUDO RAPHA!

  • @jailtonbezerra
    @jailtonbezerra 5 лет назад +2

    "O Brasil não merece o Brasil..."

  • @kronsjdr
    @kronsjdr 5 лет назад +1

    Seu video disse tudo, mas devo acrescentar que uma parcela dos frequentadores desses grupos querem é "causar", acredito até que saibam a verdade mas gostam de colocar frases aleatórias pra gerar discussão inútil só pra aborrecer e gerar "brigas".
    Fora isso, já vi gente comentar que considera que brasileiro não sabe fazer quadrinho pois só o Maurício de Sousa soube, ou seja, só considera o talento de quem vira fica rico com quadrinhos!

  • @davidf5873
    @davidf5873 5 лет назад +1

    Fiz uma playlist com vídeos sobre HQs feitas por brasileiros:
    ruclips.net/video/yDHaXm1LZOo/видео.html

  • @adrianolourenco4672
    @adrianolourenco4672 3 года назад

    É que eu ouvi muito e ainda pesquisei muitas histórias de quadrinhos brasileiros não tem graça não tem sentido não são boas de ler. Nós brasileiros nós apegamos muito aos heróis estrangeiros a MARVEL e DC domina aqui e o pessoal adora e já está acostumado a ver as histórias tem mas sentindo e são muito mas melhor. Aqui no BRASIL está precisando de boas histórias que chame atenção do público que todos se interesse e goste muito.

  • @resenhaanimes205
    @resenhaanimes205 4 года назад +1

    Vou ser sincero, não tenho tanto interesse em assuntos “morais” nos quadrinhos, que é o foco dos quadrinhos brasileiros, tipo “preconceito” “politica” etc agora fantasia e ficção já seria o meu foco, tanto que to querendo muito pegar o mangá “quack” que é daqui

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  4 года назад +1

      As coisas estão mais entrelaçadas do que você imagina. Fantasia é só política de um grupo de indivíduos ao qual você não pertence.
      Depois dá uma olhada em Ecos que tá saindo pela Guará. Aventura, cyberpunk, nacional e super divertido =)

  • @MiguelSilva.15
    @MiguelSilva.15 5 лет назад +2

    Cara onde acho esse "RIO"?

    • @pbouca
      @pbouca 5 лет назад

      Na França. ;-)

  • @MestreCald
    @MestreCald 5 лет назад

    Só vim pelo "sangue no olho" da tumb...hahaha

  • @fernandomuniz738
    @fernandomuniz738 5 лет назад

    Achei a fala do Thiago lá em baixo, mais coerente com a realidade.

  • @matheuscypriano3771
    @matheuscypriano3771 4 года назад +1

    Mudei de paradigma. Não sabia desses autores.
    Mas acho q o problema não é o preconceito. Mas sim o desconhecimento desses fatos, como vc apontou no final. Eu nunca ouvi falar de HQs BR q não fossem de super-herói antes de conhecer o seu canal.
    Trazendo pra uma reflexão mais profunda, acho q talvez isso seja reflexo da cultura idólatra brasileira. O povo tem ídolos em tudo: religião, música, futebol, política... Tudo! Daí nas HQs o comportamento se repete. Idolatria de personagens. Pode ver q mtos se declaram fãs de Batman e Homem-Aranha, não dos autores das histórias.
    Acho q é tão normal para o povo q ninguém percebe. Mas é só uma impressão minha. Não sou o dono da verdade.

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  4 года назад

      A dilema passa a ser sobre como tornar natural valorizar as obras nacionais.

    • @matheuscypriano3771
      @matheuscypriano3771 4 года назад

      @@RaphaCPinheiro
      Acho q só com ênfase nos quadrinistas nacionais. Muita divulgação. RUclips funciona muito bem, pois é gratuito e serve para apresentar e popularizar artistas novos. Como vc fez neste vídeo. Quem não curte um "Top 10", né? :D
      Penso que o povo carece de referências.

  • @resenhaanimes205
    @resenhaanimes205 4 года назад +1

    rapha, uma dúvida,tem obras piblicadas aqui que foram publicadas pra fora depois?

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  4 года назад +1

      Várias! O Brasil exporta muito artista. O trabalho do gêmeos Moon e Bá, Danilo Beyryth, o próprio pessoal do Risco HQ e a Guará são alguns exemplos.

  • @PedroHenrique-uj2uk
    @PedroHenrique-uj2uk 5 лет назад

    Causos 2 ganhou um prêmio por ter sido a primeira obra a dar uma origem pra Cuca.

  • @Alanbravofotografo
    @Alanbravofotografo 5 лет назад

    tenho todos esses quadrinhos e estão no meu top 10 dos quadrinhos nacionais,e não vamos nem entrar no mérito do Angola Janga que é foda,Diomedes tb

  • @claracastilhooliveira3793
    @claracastilhooliveira3793 3 года назад +1

    Nossa Rapha, seu vídeo me deixou muito triste. Nós exportamos a mão de obra e o produto para nós mesmo. O dinheiro fica lá, é escrito em outra língua para outras pessoas. O direito autoral fica lá, o dinheiro vai para lá, os artistas vão para lá

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  3 года назад

      Por isso eu me esforço tanto com a Guará pra publicar essa galera aqui. Usar nossos artistas pra produzir obras de qualidade internacional pro nosso mercado primeiro. Bora ler quadrinho nacional de qualidade, gente!

  •  5 лет назад

    Citar obras, inclusive premiadas, é pertinente. Afinal ninguém conhece tudo. Eu, por exemplo, não sabia de Rio. Porém, supor que a síntese desse parecer sobre HQs feitas por brasileiros deve-se, essencialmente, à ignorância, parece-me, também, algo preconceituoso. Quero dizer... Talvez até seja o caso de muitos, mas não de todos. Há muito mais nesse debate e acho que esse argumento, diferente de citar obras, não agrega. A propósito, acho interessante lembrar que o carioca Fernando Dias da Silva realizou um trabalho de destaque na tira Rex Morgan, antes dos anos setenta. Ele não "fez escola", mas é um pioneiro que raramente é lembrado, a despeito da excelência do seu traço. No mais, sucesso para o seu quadrinho.

  • @arte_makeover
    @arte_makeover 5 лет назад

    Vídeo perfeito....

  • @AndreCarvalhoComix
    @AndreCarvalhoComix 5 месяцев назад

    Enquanto os brasileiros só comprarem hq dos EUA, Japão e europeu... Não vai valorizar as hqs daqui ..

  • @darosa2190
    @darosa2190 5 лет назад

    Cara eu não entendo o Brasileiro ignorar A PRÓPRIA PRODUÇÃO CULTURAL. Cara é o t-e-u p-a-í-s

  • @lulacarneiro
    @lulacarneiro 5 лет назад

    Quem é essa galera? Parece que o conhecimento deles sobre quadrinhos é um pouco estreito.

  • @bone8524
    @bone8524 3 года назад +1

    Eu vou comprar castanha do Pará(hq)

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  3 года назад +1

      Boa! Maneiro demais!

    • @bone8524
      @bone8524 3 года назад +1

      @@RaphaCPinheiro e agora eu vou comprar salto e silas eu me interessei demais

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  3 года назад +1

      Boa leitura!

  • @MaikeAlvesArt
    @MaikeAlvesArt 5 лет назад

    Nunca vou entender esse povo que desmerece tanto produções brasileiras... Entendo que tem coisas que não são tão boas produzidas aqui... Mas os americanos também produzem tanta bagaceira ruim... Não só de HQ, filme e série... Tanto lixo.. e a gente consome e aplaude... Não custa procurar um pouco pra enaltecer coisa legal produzida por nós.

  • @luja100
    @luja100 5 лет назад

    Caceta entrei no link do grupo do Facebook e na moral, lá exala toxicidade, tô fora.

  • @jhonnylevi606
    @jhonnylevi606 5 лет назад

    Esse video é um tapa na cara da galera da lacração. Galera, ler um pouquinho antes de ir digitando é bom XP

  • @giulyanoviniciussanssilva2947
    @giulyanoviniciussanssilva2947 5 лет назад +1

    Velta só digo isso.

  • @FelipeSilva-yo4el
    @FelipeSilva-yo4el 5 лет назад +3

    Mano eu n fazia ideia q a literatura em HQs Br são tão bem sucedidas aqui e fora
    Eu escrevo e falando na real msm, o maior problema da literatura no Brasil são os brasileiros, por não darem chance para os nacionais, triste isso, terra de gênios aclamados literários destruídos por sua terra. Pode deixar que eu vou ler com certeza seu quadrinho mn. Ótimo vídeo

  • @fmmartins4313
    @fmmartins4313 5 лет назад +5

    Entendo, mas faz o quadrinho é simples, o dificil é colocar sentido nele e coerencia na narrativa. Isso so sé aprende fazendo e aqui o povo não tem criatividade, principalmente quem tem desde os 10 anos um computador a tira colo. Hoje com 40 anos ainda to na busca do basico pra mostra a que vim. Claro que conquistar o interesse de uma editora é brabo. Nem se fala uma editora japonesa. Mesmo assim quadrinhos muito chatos de brasileiros são publicados vai sabe o porque ou qual critério de avaliação foi usado pela editora em questão.

  • @obeabadamatematica
    @obeabadamatematica 5 лет назад +7

    Desculpa, Rapha, mas acho que quem está falando besteira na internet é você. O cinema brasileiro não é ruim simplesmente por ser brasileiro. Ninguém nunca disse isso. Ele é ruim porque é ruim mesmo. A mesma coisa vale para os quadrinhos. Se valesse a pena, se fosse bom para.o consumidor, ele compraria. Quando o mercado rejeita o seu produto, é porque não vê nesse produto uma relação favorável de Custo vs. Benefício. Prefere pegar aquela mesma grana e comprar uma HQ do Homem-Aranha, por exemplo. O consumidor faz isso porque ele sabe, intuitivamente, que a HQ do Homem-Aranha vai entregar mais valor (= entretenimento) por R$ investido.
    Ser sucesso de crítica é lindo, mas não gera grana. Sucesso de verdade, na indústria do entretenimento, é sinônimo de GRANA, de BILHETERIA, e não de prêmios.

    • @giovanniauditori8217
      @giovanniauditori8217 5 лет назад +1

      Pra chegar nessa conclusão, acredito que você precise consumir um número bem alto o dos produtos que tá criticando. Quantos filmes brasileiros você já assistiu pra chegar a essa conclusão? Quantos quadrinhos brasileiros já leu?

    • @obeabadamatematica
      @obeabadamatematica 5 лет назад +2

      @@giovanniauditori8217 Cara, pára com isso, vai... É só não ter nascido em Marte, pra saber que filme brasileiro é uma bosta, e quadrinhos brasileiros também. Não precisa acreditar em mim. Apenas me mostre um único filme brasileiro que tenha tido bilheteria igual à bilheteria de qualquer filme dos Vingadores, p ex. Ou me mostre uma dessas HQs brasileiras, produzidas no Exterior, que tenham vendido tantas cópias quanto um Homem de Ferro. Esquece, mano. Somos um bebê engatinhando
      Um bebê arrogante, que acha que pode competir com o Usain Bolt.

    • @thiagoernando8823
      @thiagoernando8823 5 лет назад +3

      @@obeabadamatematica Complexo de vira lata continua em alta hoje em dia. Falar que não é produzido filmes e quadrinhos de qualidade em nosso país mostra uma tremenda má vontade em procurar conhecer. Ou preconceito. E pra você qualidade se resume bilheterias? Arrogância só vejo a sua, que vem com uma opinião extremamente rasa, baseada em senso comum. Se abra para obras e autores nacionais, te garanto que vai encontrar obras que não devem em nada a produções estrangeiras. Não se limite a GRANA, BILHETERIA, ou mesmo PREMIOS, estes estão sempre em segundo plano quando tratamos de OBRAS DE ARTE. Então se abra mais para o que é produzido aqui, se deixe tocar por essas obras. Abraços e que um mundo diferente se desvele para você.

    • @giovanniauditori8217
      @giovanniauditori8217 5 лет назад +3

      @@obeabadamatematica É uma comparação desleal comparar Hollywood com cinema brasileiro (com outros cinemas também). Existem centenas de fatores que influenciam essa diferença. Da mesma forma comparar uma HQ norte americana à um cara independente que produz sozinho uma HQ. Mas um dado pra você: Turma da Mônica jovem fez 223 mil impressões no segundo semestre de 2015. "Avante, Vingadores" fez 12 mil, superior homem aranha 23 mil. Em 2009, a HQ da turma jovem também, vendeu, contando as primeiras quatro edições, 1,5 milhão de exemplares. E por fim, tropa de elite 2, teve mais de 11 milhões de expectadores. Mas ainda manter sua opinião, tudo bem. Pode começar por agora a ler e ver uns filmes massas. Eu indico um. Chama "O nome da Morte". Muito massa o filme. Doutrinador também é bem legal.

    • @obeabadamatematica
      @obeabadamatematica 5 лет назад +1

      @@giovanniauditori8217 Cara, você já viu a história do Maurício de Sousa? Você sabia que na época da ditadura militar ele articulou um grupo de cartunistas para pedir AOS MILICOS uma reserva de mercado na área dos quadrinhos? Pior: ele pediu e os militares concederam! Então, a turma da Mônica é uma exceção baseada num acordo político, de reserva de mercado. Pesquise isso, se não acredita em mim. Quanto ao Tropa de Elite, foi sim um sucesso. Mas é apenas a exceção que confirma a regra. Quando a gente diz que o cinema ou os quadrinhos nacionais são uma bosta, a idéia é ajudar. O primeiro passo pra você sair da merda é você entender que você está na merda. Enfiar a cabeça num buraco e bancar o avestruz é uma coisa que não vai nos ajudar em nada.