Tópicos 01) 00:14:00 Abusos Sexuais na igreja 02) 00:17:30 Hipótese de um caso de Estupro 03) 00:40:15 Pedofilia 04) 00:59:20 Propósito da linha de apoia é proteger a igreja 05) 01:14:45 Caso Sam Young 06) 01:23:29 Quem conhece a história da igreja acaba se afastando? 07) 01:29:55 Quais são os 3 principais motivos para os membros saírem da igreja? 08) 01:38:20 Pedra no Chapéu 09) 01:48:35 Por que vc acha que a igreja incentiva os membros a não procurar informação em sites que sejam críticos? 10) 01:49:18 Tem algo que igreja fez, como instituição, que vc discorda? 11) 01:58:33 Patrícia chamar a igreja de Seita
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” - CARL SAGAN
Na minha opinião o apologista passa pano para a igreja ao concordar que a igreja faz certo ao se aproveitar das brechas de legislação para não ter uma ética mais elevada. Como um padrão de ética mais elevado acredito que a igreja deveria denunciar sempre, proteger vítima em primeiro lugar ao invés de usar o direito de sigilo confessional para não envolver o nome da igreja nos processos.
também acho... eles alegam, ah, mas se houver a obrigação de denunciar o caso as autoridades, a pessoa não confessaria... pois bem, o que estamos vendo são casos de pessoas que confessam e mesmo assim saem impunes do crime, então a confissão serviria para o que se o líder religioso não relatar as autoridades? E eu estava vendo um caso da mãe ter relatado que o marido dela, pai da criança, abusava e a criança acobertou inclusive oferecendo a pagar financeiramente a mãe e a filha para destruir as gravações das reuniões, no caso da Chelsea Goodrich... eu vi meio por cima o caso, mas achei muito problematico, porque se não fosse a igreja, muitos desses casos poderiam ter ido as autoridades policiais
De fato, a Igreja se esconde atrás da lei para proteger sua imagem, em vez de usar as prerrogativas que a lei também oferece em muitos locais para denunciar, a fim de proteger a vítima e garantir que o criminoso cumpra os passos do arrependimento, que incluem confessar perante a lei. Quando a Igreja se omite ou incentiva a omissão dos líderes para proteger sua imagem, ela não está ajudando o criminoso no processo de arrependimento, que envolve confessar aos envolvidos, inclusive ao Estado. A igreja deveria dar todo o respaldo jurídico, pela grana que tem, em auxiliar os líderes a sentirem mais protegidos em cumprirem seu papel social de protegerem as vítimas, assim como um bom psicólogo faz. A visão de um apologista é defender o produto que vende (a Igreja), em vez de pensar como um Pai Celestial agiria para defender um filho(a) vítima de um agressor.
A dificuldade que o apologista tem em simplesmente dizer sim ou não, precisando se explicar diante de perguntas simples, mostra como a Igreja controla o pensamento e o comportamento das pessoas, impedindo que elas pensem e raciocinem por si mesmas. Elas acabam raciocinando como representantes da organização, de modo a agradar a Igreja e não à sua própria consciência. Parabéns, Marcelo Ribeiro, você usa muito bem o padrão de compromisso. 😅
Caramba!!!! Você disse exatamente o que eu também observei. Na verdade, os membros dessa igreja que conheço, todos reagem dessa mesma forma, quando há algum questionamento a respeito da conduta da igreja e/ou de seus membros.
Inconscientemente quem já sofreu lavagem doutrinária cerebral da igreja Sud, tende a passar pano pra casos polêmicos assim. Pois a verdade lhes é impossível penetrá-lo .
O grande trunfo da igreja é que plantam e insistem em implantar em cada membro que Cristo é o dono da igreja, pronto, a partir dai o que vc vai discutir? A resposta que mais ouvi da liderança, setentas e apostolos foi: "Deus mandou assim".
Interessante observar a frieza deste senhor, o entrevistado, diante dos números alarmantes, cada caso desse aí representa imenso sofrimento à vítima e os dados fornecidos aí favorecem o entendimento de que não é um ambiente tão seguro assim como se pensa, percebe - se letargia e pouca movimentação no sentido de agilidade em resolução de situações sensíveis.
" Números alarmantes " 😂😂😂 Fala dos números idh e qualidade de vida entre família SUD nos EUA? , ou da confiabilidade q o FBI tem em contratar membros da igreja ?
É impressionante, analisando as respostas à todas as perguntas realizadas, este senhor falou falou e não disse coisa com coisa ( no sentido concreto), infelizmente fui assim também me tornando infantilizado, nesta entrevista mostra nitidamente o quanto a igreja controla o pensamento e o comportamento das pessoas pela lavagem cerebral, tentando justificar coisas reais e verdadeiras (mesmo as claras), com respostas insignificante, Nada, nada, nada do que este senhor respondeu teve algo relevante, além de mostrar uma frieza para com um assunto tão delicado como foi abordado; É exatamente assim essa entrevista mostra como funciona dentro da corporação mórmon(é uma organização como qualquer outra do mundo focalizada somente em seus interesses próprios) em relação a qualquer coisa que possa vir atingir o bom nome da igreja; Esta entrevista foi perfeita, para mostrar como realmente é o pensamento de um membro de uma organização de grande demanda como a igreja mórmon ou A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Este senhor estava tão desconfortável (geralmente acontece quando não estamos seguros de algo), que até sobre algumas questões doutrinárias centenárias, ele deu outro significado ou interpretação; a qual vejo que como igreja, nunca seria interpretado desta forma na escola dominical por exemplo, devido que com certeza geraria discórdia no grupo. Quanto a dificuldade que o apologista tem em simplesmente dizer sim ou não, uso a escritura que se encontra em Mateus 5:37 pra ajudar a entender a posição de um questionamento, e nos alerta sabiamente assim: Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.
Apologistas tem o compromisso único e exclusivo de defender a imagem da instituição, nunca o compromisso deles é com a verdade, por isso eles fazem esse malabarismo mental para tentar dar sentido a coisas absurdas que eles não considerariam se uma outra religião fizesse o mesmo. É difícil para eles aceitarem a realidade e a verdade devido a associação que é feito entre Deus e à instituição, uma vez que a mente é condicionada à crer que Deus ou a divindade está associada com a instituição a pessoa fica presa nesse conflito interno e dificilmente consegue aceitar a verdade. O processo para reverter isso é aceitar que Deus é independente das instituições religiosas e que historicamente, instituições religiosas e líderes religiosos se corrompem com o tempo, poder e dinheiro. Mesmo nas próprias escrituras Mórmons há inúmeros exemplos disso mas por algum motivo eles não conseguem ver o óbvio. Parabéns pela entrevista.
Conheci esse apologista em 2006, ao ver seu trabalho nos fóruns de debates. Incrível como não mudou nada (com exceção da aparência)! Gostei muito do debate (que era pra ser uma aula do apologista, kkk), mas lamento que a boca dele estivesse longe do microfone, pois dificultou o reconhecimento do que ele dizia!
Se ir no bar, há a obrigação de a testemunha denunciar as autoridades Se ir na igreja, se testemunhar um caso de abuso, não há a necessidade de denunciar as autoridades? Tendo em vista que as igrejas podem ter uma grande concentração de crianças, inclusive tendo entrevistas a portas fechadas com a menor de idade... eu entendo que é mais seguro (sobre casos de abusos) levar uma criança no bar do que levar na igreja
@@wagnerfaustim1000 A Igreja pertence ao Salvador e não precisa de defesa. Ela reconhece que todos os seus membros são sujeitos ao pecado e ao erro, e é por isso que o Salvador Jesus Cristo deu a sua vida por nós, para que pudéssemos ser limpos de todos os pecados. O Salvador nos deu o mandamento de amar o pecador, o que não é fácil, pois existem muitos pecados horríveis que os homens cometem e vão cometer. No entanto, o Salvador ordenou que perdoássemos a todos os homens e amássemos o pecador, independentemente de ele se arrepender ou não. Somente o Senhor pode julgar. Você, meu amigo, o que pensa do mandamento do Salvador? A Igreja está errada em segui-lo?
@@fabianoveloso4774teu 2 profeta já ensinou que nem todo pecado pode ser expiado por Jesus Cristo kk Teu 1 profeta já disse ser maior q Jesus Cristo.. A igreja não aceitava negros, mas depois de polêmicas mudaram.. A igreja tinha juramentos sangrentos, mas depois de polêmicas mudaram.. A igreja tinha até uma introdução diferente no livro de mórmon, mas depois de polêmicas mudaram… E vão continuar fazendo isso pois A igreja não faz a vontade de Deus, faz a vontade do homem, tudo pra agradar e atrair os bestas que acreditam que é a única coisa verdadeira só porque te compraram com promessas de bençãos.. Sua fé lhe abençoa pois o salvador reconhece seu esforço em segui-lo, mas sua religião é uma farsa, a maior organização de manipulação da face da terra..
@@andresllybarros8171 Sim, é verdade que nem todo pecado será remido pela expiação de Cristo. Mateus 12:31-32 afirma: "Por isso eu lhes digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Quem falar contra o Filho do Homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem neste mundo nem no mundo vindouro." É importante lembrar que a Igreja sempre deixou claro que Joseph Smith sempre deu honra e glória ao Salvador. Ele viu o Salvador, ensinou que o Salvador é um Deus assim como o Pai é, e enfatizou a necessidade da expiação do Salvador. Ele também organizou o sacramento para que todos os membros da Igreja pudessem honrar o Salvador Jesus Cristo. Se você tivesse lido o Velho Testamento e o Livro de Mórmon, saberia que os judeus acreditavam em maldições. No Livro de Mórmon e no Velho Testamento, os profetas guardavam a lei de Moisés. É crucial lembrar que o Salvador proibiu os apóstolos de pregarem o batismo, a expiação, a ressurreição e a salvação para os gentios. É claro que a sociedade não é estática, ela muda constantemente, e a Igreja do Salvador também se adaptou ao longo do tempo.
No caso do chapéu com a pedra de vidente dentro, a questão é de que isso não está no livro de Mórmon, não foram estes os objetos que o anjo Moroni teria deixado para a realização do trabalho, mentiu, simplesmente isso.
Acho incrível o fato do cara ter que dar toda uma explicação que termina em “cada caso é um caso” apenas pra não responder perguntas simples de sim ou não. Em se tratando de “a única igreja verdadeira na face da Terra” a proteção que se deveria dar aos que realmente precisam não existe.
Parabéns Marcelo Ribeiro pelo conteúdo, uma crítica é que o áudio do apologista estava muito ruim. Mas faz parte. O apologista falou, falou e não disse coisa com coisa. O que saiu da boca do apologista foi um verdadeiro descalabro irracional, com argumentação fraquíssima. Não existe meio termo para os fatos, ou são verdadeiros ou são falsos, não tem como tentar justificar o injustificável.
Marcelo Ribeiro só vi verdades e firmeza em cada palavra... Já o outro senhor a todo momento se esquivando, manipulador e defensor da igreja! Não fico perseguindo a igreja mas se ela me cobrou tanto a obediência, agora é a vez dela de pegarmos ela pela "raiz" caboclada falsa esses 15 apóstolos não consigo olhar pra esses cara de terno!
A impressão que me dá é que os apologistas da igreja precisam criar uma realidade alternativa pra conseguir explicar e justificar todos os problemas dela! Seria tão mais simples só admitir que a igreja é guiada por homens que cometem erros. Assim os problemas seriam resolvidos tão mais rapidamente, só que os fiéis não querem acreditar em uma instituição perfeita, e por isso a deixariam se a igreja admitisse não ser tal instituição!
O abuso sempre acontece quando uma das partes não quer ou não possui capacidade cognitiva para identificar o abuso....não importa a idade....não importa como. FUI vítima de abuso aos 7 e aos doze anos. Aos 7 anos por um missionário aos doze por um missionário retornado durante um acampamento. Ao pedir ajuda ao bispo presente no acampamento ele me orientou a não contar pra ninguém e esperar, meses depois ele me implorou pra deixar passar pois o rapaz de 23 era um filho de família pioneira e isso ia deixar a Igreja muito exposta....anos depois recorri ao presidente da estaca e pra minha surpresa ele me disse que eu estava muito bem e que eu devia tocar a vida, riu da minha história e me fez ver que sacerdócio e revelação não serve pra nada. Refiz minha vida tratei meus traumas, não consegui justiça nem na Igreja nem nas leis do país....pois uma testemunha faleceu antes de testemunhar no processo....fiz justiça com minhas próprias mãos para satisfazer a minha mágoa....e pra minha surpresa anos depois meu filho sofre abusos sexuais e violência física dentro da primária ....pra mim foi o fim do meu testemunho pois ouvi de novo da liderança a mesma frase....Irmã por favor deixe isso pra lá não """esponha a igreja """"
Poxa, sinto muito por tudo isso que você passou! É realmente frustrante quando a imagem e reputação da igreja são colocadas à frente da justiça e do bem estar dos indivíduos! 🥲
Meu esposo quando descobriu a verdade da história da igreja não aceitou, não concordou, o que é isso? Daí, falou com o presidente da Estaca, o mesmo disse que ele deveria se aprofundar mais, buscar informação em fonte segura. Cavar mais....e ainda disse a meu esposo que não deveria ficar falando essas " coisas " aos membros, pois isso levaria a excomungação.
Foi muito boa! Agora eu não acredito em uma felicidade sem um lado espiritual, não conseguiria ser ateu ou agnóstico. Nenhuma religião será perfeita isso é um FATO, sou a favor de pegar o q for bom e deixar de lado o q não gosta. Siga o q vc achar melhor para vc!!! Ou não siga nada tb quem sou eu para dizer o q vc deve ou não fazer....eu qdo procurei uma religião eu fui atrás e nunca convidei ninguém para ao mesmo se me perguntassem... As religiões deveriam aprender com os AA (Alcoólicos Anônimos) e as irmandades q veio desta filosofia .
Adorei a entrevista! Conheço os 2 Marcelos. Já fui da ala do Marcelo Moreira e conheço sua família, são pessoas maravilhosas e de coração grande ❤ Tenho ótimas lembranças deles lá em Curitiba! Conheci o Marcelo Ribeiro e a Sandra nessa nova fase da minha vida, eles são uns queridos! Já batemos muito papo, são pessoas maravilhosas e autênticas! Foi mto bom ouvir esse diálogo, de verdade! Pq cada vez mais a decisão de não fazer parte dessa igreja é mais acertada! Penso bem parecido com o Marcelo Ribeiro e ainda me pergunto como q não pensei assim antes. Se tiver outra entrevista, já to na audiência 😉
Que comentário bacana Cris! Nesse ambiente online é tão fácil “desumanizarmos” uns aos outros, se torna tão fácil xingarmos e diminuirmos quem vemos como adversário ou inimigo, anti-mórmon ou apologista! Tenhamos sempre em mente que a maioria de nós, não importa o lado, queremos fazer o bem, apenas temos visões diferentes sobre o caminho para se chegar lá! Isso vale para ideias políticas também!
Abuso sexual de menor é crime e ponto. Tem que ser denunciado pra lei sim, a vítima afastada do abusador e esse condenado pelo crime. Não tem justificativa pra esse ato absurdo. O que eu queria ouvir do Marcelo M. é que: A igreja imediatamente ( líderes) são obrigados a acionar as autoridades policiais, quando são abordados por uma situação de abuso sexual.
Marcelo Ribeiro , tenho uma pergunta para o Marcelo Moreira : Se fosse a filha dele abusada e o bispo dele omitisse alguma ação , como ele iria se sentir ? Outra questão sobre o sigilo clerico , criado pela igreja católica , porque a Igreja Mórmon segue esse princípio?
Boas perguntas! No Brasil pelo menos, o código canônico virou lei e padres, pastores e bispos são proibidos de quebrar o sigilo de confissão. Se eles ficarem sabendo através de outros métodos, acredito que não sejam obrigados a guardar sigilo.
Provavelmente você defende a ideologia de que uma criança de 6 anos pode escolher mudar de sexo e reclama de abusos de décadas atrás, pq você não fala dos assasinatos e Pedofilia da igreja católica ?
A Associação não faz nada pelos abusados, pior...Ela tenta convence-los a perdoar os abusadores e voltarem a normalidade! Ajudar? Quando fica escancarado ela se exima como se não tivesse nada com isso, o problema é da família!
Nem o profeta Joseph Fielding Smith acreditava que esta tradução tivesse sido feita com a pedra de vidente e o chapéu, muito embora ele soubesse da existência deles, isso está em Doutrinas de Salvação, Volume 3, pgs, 227 - 228. Isso é só um exemplo de como muitas coisas foram escondidas ao longo do tempo.
Agir nos casos de abuso (Ver Manual Geral, item 38.6.2.1.) Manual da a igreja. Os líderes da Igreja e os membros devem seguir essas diretrizes em casos de abuso: Nos casos de abuso, a primeira responsabilidade da Igreja é ajudar os que sofreram abuso e proteger as pessoas vulneráveis de futuros abusos. Os membros jamais devem ser incentivados a permanecer em um lar ou em uma situação abusiva ou insegura. Os líderes da Igreja e os membros devem ser cuidadosos, compassivos e sensíveis ao lidarem com vítimas e agressores e suas famílias. Os líderes da Igreja não devem ignorar um relato de abuso ou aconselhar um membro a não relatar atividade criminosa às autoridades de órgãos policiais. Os líderes e os membros da Igreja devem cumprir todas as obrigações legais de denúncia de abuso a autoridades civis.
Qual o sentido de criar uma linha de apoio onde as pessoas que estão lá para "ajudar" as vítimas não tem capacidade técnica nenhuma para isso? Manda para o estado logo.
23:59: A igreja SUD tem escrituras falando mal de outras igrejas. 00:00: "Ain, mas o sigilo de confissões foi criado pela igreja católica, nós estamos seguindo a lei " e pipipi popopo.
Em algum momento a igreja conversa com a vítima à parte, faz as mesmas perguntas que faz para os adultos envolvidos, tem uma psicóloga(o) envolvido, o líder realmente tem interesse cristão em resolver ou devido a carga que lhe debruçam sobre os ombros sem remuneração, lhe força a seguir a letra da lei, esquecendo das palavras de Cristo sobre as criancinhas. A igreja adora seguir a orientação legal, não importa o que realmente esta acontecendo, não há investigação até se dirimir totalmente as dúvidas deixando toda a situação CLARA, sem nenhuma sombra de dúvida, gente, estamos falando de possíveis crimes. Para o mormonismo basta interrogar algumas pessoas e basear apenas na " letra da lei" do país, com o intuito de fazer a igreja escapar de escândalos e processos judiciais para não perder DINHEIRO.
E em doutrina e convênios mesmo fala que a igreja aceita ensinamentos falados pelos Élderes desde que movidos pelo espírito santo. Na seção 68 diz: E este é o padrão para eles: Que falem como forem movidos pelo Espírito Santo. 4 E tudo que disserem, quando movidos pelo Espírito Santo, será escritura, será a vontade do Senhor, será a mente do Senhor, será a palavra do Senhor, será a voz do Senhor e o poder de Deus para a salvação.
Gente, problemas existiram em qualquer Denominação. Isso é um fato, pessoas são falhas. Infelizmente acontece, mas as Doutrinas são verdadeiras infelizmente para oposição. Cada denominação tem um passado complicado, até na Bíblia existe isso. Pedro negou a Cristo e mesmo assim ele disse que dessa Pedra edificaras minha igreja. Então esta tudo errado. No entanto sabemos das verdades dos problemas em todas as entidades Religiosas, mas a Doutrina de Cristo é Verdade.
Concordo que é complicado quantificar e definir o que é uma “seita” e o que não é. É até contraproducente. Mas convém exercermos o senso crítico (dado por Deus) e avaliarmos as reais motivações de organizações de alta demanda que usam persuasão coercitiva, controle desmedido e solicitações de dinheiro (até com entrevistas de cobrança...)
Pelo discurso político no final do vídeo dizendo que Petista faz parte de seita, pq diz que o seu lado é do bem e o outro é do mal, quando o discurso dominante era exatamente o contrário e o que levou a vitória do miliciano em 2018, com certeza esse além de gado religioso , também é gado político .
Nunca ouvi dizer que a Igreja denunciou agum tipo de abuso, pelo contrário, eles fazem de tudo pra tentar abafar dentro da Igreja de forma mais tranquila possível, que é pra a vítima não expor tudo fora.
O bispo deve orientar a mãe a procurar a polícia.. não consigo não cara, até um psicólogo deve procurar a polícia e ele me diz uma coisa dessas.. tenho mais duas horas para assistir.. bora lá
Vejam só, as coisas no mormonismo não sao transparentes. Deveria ser uma doutrina simples e pura, sendo "a única verdade sobre a Terra."🙄 "A verdade clara como a luz, do evangelho pleno de Jesus", simplesmente não é! É preciso um esforço gigantesco para explicar e tentar definir como as coisas são e como funcionam. É mais fácil colocar a culpa em quem deixa a igreja, porque realmente não há explicação para o inexplicável. Não dá para defender o indefensável.
Sam Young apenas se insurgiu contra o que qualquer pessoa com um pingo de bom senso reprovaria: o fato de uma "igreja" entrevistar membros (inclusive ADOLESCENTES) perguntando sobre a vida íntima deles. Fazer questão de emitir um carimbo de "dignidade"/"pureza" mediante interrogatório é de doer... Controle? Não, claro que não...
1:51:00 É só levantar a mão e mostrar o ponto que não concordou? bem, podemos ver o que o Byron Marchant fez ao levantar a mão e depois dizer que não concordou. "Byron Marchant foi excomungado por sinalizar o primeiro voto "oposto" na história moderna da igreja durante o apoio ao presidente da igreja naquela conferência. Seu voto foi motivado pela proibição do templo e do sacerdócio." Então, bem, você poderia levantar a mão e não concordar com o que a igreja está ensinando... só que a consequencia seria só ser excomungado da igreja. Ou seja, para o membro não sofrer consequencia, pelo menos no século passado, seria não pronunciar publicamente qualquer ponto diferente do que é ensinado na igreja, mesmo numa questão racial
"Detalhes" históricos, a comparação 1 - a forma como um relógio aleatório quebrou, que a ausencia ou a importancia na história da igreja é nula 2 - a forma como o Livro de mórmon foi traduzido, um dos pontos mais importantes na história da igreja, e que a igreja retratou em gravuras (mostrados na aula dominical, aulas missionárias e filmes sobre a restauração da igreja) Faz sentido igualar o método da tradução do livro de mórmon, que não usava o livro (placa) com as fontes e sim uma pedra mágica... com um relógio quebrado?
@@fernandocoutinhobatista2423 Vou contar sobre uma jovem SUD chamada Dannyanie Samways Eu a conheci há algum tempo atras ela me deu aulas de inglês, os pais dela tinham e ainda tem uma franquia de idiomas aqui em Ponta-Grossa no Paraná. Uma linda moça , como toda moça Sud casou cedo, nasceu no convênio, os pais dela também são mormons, e é a mais velha de 3 filhas do casal, eles são pioneiros no mormonismo aqui na cidade, o avô paterno dela é patriarca da estaca. Atualmente pelo que vejo ela é esposa do presidente de estaca aqui em Ponta Grossa- PR, e já tem duas filhas mulheres também, no tempo que eu a conheci, já deu para perceber que ela tinha um leve distúrbio; era mitomaníaca (tinha compulsão por mentir e contar vantagens que não existiam ) não sei se ela sofre disso ainda. como abrir a mente dela no caso? dela abrir seus olhos como você, a Vânia e muitos outros? Ela mentia muito sim, mas não mentia por maldade, mentira não por maldade, ela mentia para passar para os outros uma realidade contrária a que ela vivia e possivelmente ainda vive lá dentro dessa seita(isso dava pra ver nitidamente) você deve saber e muito bem qual é a realidade das moças lá dentro. Outro fato interessante que eu quero contar é que ela mesma não falava nada sobre o mormonismo nem comigo, nem com os demais alunos que ela ensinava inglês, eu fui descobrir que ela e a família dela eram SUD por outra pessoa, e ainda por um acaso. Eu acho que ela tinha vergonha de levantar a bandeira do mormonismo, o que você acha ? . Por último, pelo que eu vi nas redes sociais, uma das irmãs dela ( a mais nova eu acho) abandonou a seita, mais ta de boas com a família, resta saber se essa outra teria coragem para fazer o mesmo.
A ideia geral de que as pessoas se afastam por falta de testemunho ou “preguiça” de fazer o “certo” é mais uma maneira de imputar no membro a responsabilidade pelas bizarrices na história e na estrutura contemporânea da igreja. Brilhantemente tóxico.
Sobre a historia da igreja, qual dificuldade de ver a responsabilidade sa igreja em tudo isso. A história do chapéu é triste, ele fala como se a igreja não soubesse da sua própria história.
@@MormonismoSemCensura Amigo, o Cristianismo tem sido chamado de seita há anos, desde a época do apóstolo Paulo. Você, como um ótimo pesquisador, deve saber do que estou falando. Mas vou te ajudar: O apóstolo Paulo foi levado diante do governador Félix e foi acusado de pertencer à seita dos cristãos. "Seita dos cristãos"? Mas o que significa a palavra "seita"? No grego, significa "seguidor". Na época, os romanos classificaram o Cristianismo como seita porque essa palavra também significa "separado". Eles consideravam os cristãos separados do politeísmo. O que aconteceu foi que o Cristianismo começou a ser perseguido, ou seja, a intolerância religiosa levou a muitos assassinatos de cristãos. Acredito que a história pode se repetir. Sei que muitos grupos estão se juntando para lutar contra a liberdade religiosa aqui no Brasil, e isso é um verdadeiro absurdo. Vou lutar até o fim para que isso não aconteça. Estou escrevendo um livro sobre o assunto e, quando estiver pronto, vou te apresentar para que você possa divulgá-lo para mim.
O apelo à autoridade ("há doutores da Harvard na IJSCUD", "há milionários na IJCSUD") é uma falácia tão básica... Dá até preguiça. Quer seguir seu "profeta" de estimação? Vá em frente, é um direto seu, não se importe com as críticas "injustas". Ademais, religião é algo extremamente subjetivo e há pessoas inteligentes e ricas (bem como limitadas e pobres) em TODAS elas. Isso não prova nada. Tanta autoafirmação só depõe contra.
Irmão porque vc quer apagar minhas perguntas? Porque vc disse que não poderia me ajudar a entender? Recebi no meu email vc me destratando? Porque vc esta me respondendo dessa forma. Me banir dos comentários? Que postura é essa? Não tenho problemas quanto a vc na oposição. Eu entendo mas custa vc me atender? Ficar apagando minhas mensagens? É assim que vc trata as pessoas? Porque são membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias?
Quem é você mesmo? Andei apagando os comentários que uma pessoa chata ficou copiando e colando em vários vídeos. Daí você u avisei que só iria manter em um deles! Era você? Esse é o único caso que me lembro de ter apagado comentários recentemente! Não me lembro de ter destratado ninguém!
Irmão porque vc quer apagar minhas perguntas? Porque vc disse que não poderia me ajudar a entender? Recebi no meu email vc me destratando? Porque vc esta me respondendo dessa forma. Me banir dos comentários? Que postura é essa?
Com todo respeito, me batizei quando tinha 9 anos há 40 anos atrás, já tive inúmeros chamados, já fui Bispo e muitos outros chamados. Há 4 anos sai da igreja e nada contra com o Marcelo Moreira, mas ele nem pra ser passador de pano não dá, ele é contra o racismo na Igreja, mas mesmo assim ele defende a Igreja contra a sua própria opinião… ainda bem o Marcelo Ribeiro pegou leve kkk. Sempre fui um “membro fiel”, e sai da igreja por causa da história.
O entrevistado é muito fraco. E o entrevistador parece que é o entrevistado, ou seja; fraco igual. Vai todo armado para a entrevista e é super arrogante, como se fosse um oraculo da sabedoria...
@@MormonismoSemCensura essa é uma crítica construtiva por si só. Mas como vc é uma pessoa orgulhosa, pseudo inteligente e se acha superior, está tentando inverter os papéis. Novamente. Tente ser menos arrogante com seus entrevistados e não queira coloca-los em uma saia justa ou impor seu argumento. Tome isso como uma dica para melhorar e não se ofenda, como pessoas orgulhosas geralmente fazem.
É de ficar pasmo c as tentativas evasivas deste apologista é.dificil ter paciência de ouvir um homem q tenta explicar o inexplicável, o Marcelo deixou o cara enrolado quase o tempo todo.Parabens Marcelo tu és preparado.
Obrigado! Minha intenção não foi deixa-lo enrolado. Mas é muito difícil ter uma conversa produtiva com alguém que não pode refletir suas próprias posições, porque precisa sempre se adequar ao que a igreja diz!
-Marcelo Moreira: Se voce não quer ser mórmon, seja o melhor... "Testemunha de Jeová" que puder, não doe sangue nem para seu filho se precisar e proiba-o de receber sangue.
@@MormonismoSemCensura Falei sobre uma citação do Moreira, porem troquei o nome da denominação, porque se devo ser o melhor que eu puder em qqer releigião, mesmo não importando o absurdo que for? O Moreira ficou sem saber o que fazer e soltou isso(frases prontas da igreja). Então me referi ao absurdo da crença dos TJ, por exemplo.
Tópicos
01) 00:14:00 Abusos Sexuais na igreja
02) 00:17:30 Hipótese de um caso de Estupro
03) 00:40:15 Pedofilia
04) 00:59:20 Propósito da linha de apoia é proteger a igreja
05) 01:14:45 Caso Sam Young
06) 01:23:29 Quem conhece a história da igreja acaba se afastando?
07) 01:29:55 Quais são os 3 principais motivos para os membros saírem da igreja?
08) 01:38:20 Pedra no Chapéu
09) 01:48:35 Por que vc acha que a igreja incentiva os membros a não procurar informação em sites que sejam críticos?
10) 01:49:18 Tem algo que igreja fez, como instituição, que vc discorda?
11) 01:58:33 Patrícia chamar a igreja de Seita
Obrigado por fazer essa lista! Não consigo copia-la no celular. Vou tentar mais tarde no computador e incluir na descrição do vídeo!
👏👏👏
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” - CARL SAGAN
Bela mensagem
Se você precisa convencer alguém de alguma coisa então automaticamente está imputando uma crença, o crente é você
Na minha opinião o apologista passa pano para a igreja ao concordar que a igreja faz certo ao se aproveitar das brechas de legislação para não ter uma ética mais elevada.
Como um padrão de ética mais elevado acredito que a igreja deveria denunciar sempre, proteger vítima em primeiro lugar ao invés de usar o direito de sigilo confessional para não envolver o nome da igreja nos processos.
também acho... eles alegam, ah, mas se houver a obrigação de denunciar o caso as autoridades, a pessoa não confessaria... pois bem, o que estamos vendo são casos de pessoas que confessam e mesmo assim saem impunes do crime, então a confissão serviria para o que se o líder religioso não relatar as autoridades?
E eu estava vendo um caso da mãe ter relatado que o marido dela, pai da criança, abusava e a criança acobertou inclusive oferecendo a pagar financeiramente a mãe e a filha para destruir as gravações das reuniões, no caso da Chelsea Goodrich... eu vi meio por cima o caso, mas achei muito problematico, porque se não fosse a igreja, muitos desses casos poderiam ter ido as autoridades policiais
@@BraulioHoltzRibeiro É NITIDO O DESPRESO DESSE APOLOGISTA, QUE NEN NA CARA DO MARCELO RIBEIRO ELE OLHA.
@@wagnerfaustim1000Concordo, e também é nítido o desprezo dele pelo sofrimento das vítimas desses abusos.
A frieza deste cristão ao tratar sobre abuso infantil revela muita coisa. Muito espiritual😢
Exatamente o que eu pensei depois ao assistir! 🥲
Demais!
Cristão????
@@wagnerfaustim1000 é o q ele diz ser👍
@@villivares Mas não é !!
De fato, a Igreja se esconde atrás da lei para proteger sua imagem, em vez de usar as prerrogativas que a lei também oferece em muitos locais para denunciar, a fim de proteger a vítima e garantir que o criminoso cumpra os passos do arrependimento, que incluem confessar perante a lei. Quando a Igreja se omite ou incentiva a omissão dos líderes para proteger sua imagem, ela não está ajudando o criminoso no processo de arrependimento, que envolve confessar aos envolvidos, inclusive ao Estado. A igreja deveria dar todo o respaldo jurídico, pela grana que tem, em auxiliar os líderes a sentirem mais protegidos em cumprirem seu papel social de protegerem as vítimas, assim como um bom psicólogo faz. A visão de um apologista é defender o produto que vende (a Igreja), em vez de pensar como um Pai Celestial agiria para defender um filho(a) vítima de um agressor.
Todos se esconde atrás da lei para proteger suas imagens e seus interesses
Esse rapaz do @ArquivoMormon é bom. Ao contrário de muitos canais, me parece uma pessoa que estuda e respeita os que o contrariam.
A dificuldade que o apologista tem em simplesmente dizer sim ou não, precisando se explicar diante de perguntas simples, mostra como a Igreja controla o pensamento e o comportamento das pessoas, impedindo que elas pensem e raciocinem por si mesmas. Elas acabam raciocinando como representantes da organização, de modo a agradar a Igreja e não à sua própria consciência. Parabéns, Marcelo Ribeiro, você usa muito bem o padrão de compromisso. 😅
voce não pode generalizar algo por um individuo que não se expressou da forma correta
Caramba!!!! Você disse exatamente o que eu também observei. Na verdade, os membros dessa igreja que conheço, todos reagem dessa mesma forma, quando há algum questionamento a respeito da conduta da igreja e/ou de seus membros.
Inconscientemente quem já sofreu lavagem doutrinária cerebral da igreja Sud, tende a passar pano pra casos polêmicos assim. Pois a verdade lhes é impossível penetrá-lo .
Esse apologista é muito fraco na argumentação.
O grande trunfo da igreja é que plantam e insistem em implantar em cada membro que Cristo é o dono da igreja, pronto, a partir dai o que vc vai discutir? A resposta que mais ouvi da liderança, setentas e apostolos foi: "Deus mandou assim".
Interessante observar a frieza deste senhor, o entrevistado, diante dos números alarmantes, cada caso desse aí representa imenso sofrimento à vítima e os dados fornecidos aí favorecem o entendimento de que não é um ambiente tão seguro assim como se pensa, percebe - se letargia e pouca movimentação no sentido de agilidade em resolução de situações sensíveis.
Na teoria eles dizem: SIGA A LEI, mas na pratica é outra coisa: Oque eles querem é defender a igreja a todo custo!
" Números alarmantes " 😂😂😂
Fala dos números idh e qualidade de vida entre família SUD nos EUA? , ou da confiabilidade q o FBI tem em contratar membros da igreja ?
@@DanielPinto-rx2wu O Idh eu não sei, eu seu de uma coisa: nos EUA pais de origem DESSA SEITA, os mórmons são ridicularizados.
@@DanielPinto-rx2wu O Idh eu não sei, eu sei de uma coisa: nos EUA os LDS são ridicularizados pelos americanos que conhecem a verdade sobre a seita.
É impressionante, analisando as respostas à todas as perguntas realizadas, este senhor falou falou e não disse coisa com coisa ( no sentido concreto), infelizmente fui assim também me tornando infantilizado, nesta entrevista mostra nitidamente o quanto a igreja controla o pensamento e o comportamento das pessoas pela lavagem cerebral, tentando justificar coisas reais e verdadeiras (mesmo as claras), com respostas insignificante, Nada, nada, nada do que este senhor respondeu teve algo relevante, além de mostrar uma frieza para com um assunto tão delicado como foi abordado;
É exatamente assim essa entrevista mostra como funciona dentro da corporação mórmon(é uma organização como qualquer outra do mundo focalizada somente em seus interesses próprios) em relação a qualquer coisa que possa vir atingir o bom nome da igreja; Esta entrevista foi perfeita, para mostrar como realmente é o pensamento de um membro de uma organização de grande demanda como a igreja mórmon ou A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Este senhor estava tão desconfortável (geralmente acontece quando não estamos seguros de algo), que até sobre algumas questões doutrinárias centenárias, ele deu outro significado ou interpretação; a qual vejo que como igreja, nunca seria interpretado desta forma na escola dominical por exemplo, devido que com certeza geraria discórdia no grupo.
Quanto a dificuldade que o apologista tem em simplesmente dizer sim ou não, uso a escritura que se encontra em Mateus 5:37 pra ajudar a entender a posição de um questionamento, e nos alerta sabiamente assim: Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.
Muito obrigado!
Apologistas tem o compromisso único e exclusivo de defender a imagem da instituição, nunca o compromisso deles é com a verdade, por isso eles fazem esse malabarismo mental para tentar dar sentido a coisas absurdas que eles não considerariam se uma outra religião fizesse o mesmo. É difícil para eles aceitarem a realidade e a verdade devido a associação que é feito entre Deus e à instituição, uma vez que a mente é condicionada à crer que Deus ou a divindade está associada com a instituição a pessoa fica presa nesse conflito interno e dificilmente consegue aceitar a verdade. O processo para reverter isso é aceitar que Deus é independente das instituições religiosas e que historicamente, instituições religiosas e líderes religiosos se corrompem com o tempo, poder e dinheiro. Mesmo nas próprias escrituras Mórmons há inúmeros exemplos disso mas por algum motivo eles não conseguem ver o óbvio. Parabéns pela entrevista.
Quanta frieza e argumentos pobres, fracos… esse Sr deveria se sentir envergonhado!
Eu aqui que fiquei com vergonha 😅
Parabêns pela paciência por tentar falar claramente com um apologista da igreja...
Conheci esse apologista em 2006, ao ver seu trabalho nos fóruns de debates. Incrível como não mudou nada (com exceção da aparência)! Gostei muito do debate (que era pra ser uma aula do apologista, kkk), mas lamento que a boca dele estivesse longe do microfone, pois dificultou o reconhecimento do que ele dizia!
Se ir no bar, há a obrigação de a testemunha denunciar as autoridades
Se ir na igreja, se testemunhar um caso de abuso, não há a necessidade de denunciar as autoridades?
Tendo em vista que as igrejas podem ter uma grande concentração de crianças, inclusive tendo entrevistas a portas fechadas com a menor de idade... eu entendo que é mais seguro (sobre casos de abusos) levar uma criança no bar do que levar na igreja
Na teoria eles dizem: SIGA A LEI, mas na pratica é outra coisa: Oque eles querem é defender a igreja a todo custo!
Na teoria eles dizem: SIGA A LEI, mas na pratica é outra coisa: Oque eles querem é defender a igreja a todo custo!
@@wagnerfaustim1000
A Igreja pertence ao Salvador e não precisa de defesa. Ela reconhece que todos os seus membros são sujeitos ao pecado e ao erro, e é por isso que o Salvador Jesus Cristo deu a sua vida por nós, para que pudéssemos ser limpos de todos os pecados.
O Salvador nos deu o mandamento de amar o pecador, o que não é fácil, pois existem muitos pecados horríveis que os homens cometem e vão cometer. No entanto, o Salvador ordenou que perdoássemos a todos os homens e amássemos o pecador, independentemente de ele se arrepender ou não. Somente o Senhor pode julgar.
Você, meu amigo, o que pensa do mandamento do Salvador? A Igreja está errada em segui-lo?
@@fabianoveloso4774 É NITIDO O DESPRESO DESSE APOLOGISTA, QUE NEN NA CARA DO MARCELO RIBEIRO ELE OLHA.
@@wagnerfaustim1000 Na minha opinião ele foi ótimo foi educado e defendeu a nossa fé.
@@fabianoveloso4774teu 2 profeta já ensinou que nem todo pecado pode ser expiado por Jesus Cristo kk
Teu 1 profeta já disse ser maior q Jesus Cristo..
A igreja não aceitava negros, mas depois de polêmicas mudaram..
A igreja tinha juramentos sangrentos, mas depois de polêmicas mudaram..
A igreja tinha até uma introdução diferente no livro de mórmon, mas depois de polêmicas mudaram…
E vão continuar fazendo isso pois A igreja não faz a vontade de Deus, faz a vontade do homem, tudo pra agradar e atrair os bestas que acreditam que é a única coisa verdadeira só porque te compraram com promessas de bençãos..
Sua fé lhe abençoa pois o salvador reconhece seu esforço em segui-lo, mas sua religião é uma farsa, a maior organização de manipulação da face da terra..
@@andresllybarros8171 Sim, é verdade que nem todo pecado será remido pela expiação de Cristo. Mateus 12:31-32 afirma: "Por isso eu lhes digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Quem falar contra o Filho do Homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem neste mundo nem no mundo vindouro."
É importante lembrar que a Igreja sempre deixou claro que Joseph Smith sempre deu honra e glória ao Salvador. Ele viu o Salvador, ensinou que o Salvador é um Deus assim como o Pai é, e enfatizou a necessidade da expiação do Salvador. Ele também organizou o sacramento para que todos os membros da Igreja pudessem honrar o Salvador Jesus Cristo.
Se você tivesse lido o Velho Testamento e o Livro de Mórmon, saberia que os judeus acreditavam em maldições. No Livro de Mórmon e no Velho Testamento, os profetas guardavam a lei de Moisés. É crucial lembrar que o Salvador proibiu os apóstolos de pregarem o batismo, a expiação, a ressurreição e a salvação para os gentios.
É claro que a sociedade não é estática, ela muda constantemente, e a Igreja do Salvador também se adaptou ao longo do tempo.
No caso do chapéu com a pedra de vidente dentro, a questão é de que isso não está no livro de Mórmon, não foram estes os objetos que o anjo Moroni teria deixado para a realização do trabalho, mentiu, simplesmente isso.
Touché!!!
Achei que ele foi muito contraditório... Muitas vezes perdido ao responder!!😂😂😂
Acho incrível o fato do cara ter que dar toda uma explicação que termina em “cada caso é um caso” apenas pra não responder perguntas simples de sim ou não. Em se tratando de “a única igreja verdadeira na face da Terra” a proteção que se deveria dar aos que realmente precisam não existe.
Parabéns Marcelo Ribeiro pelo conteúdo, uma crítica é que o áudio do apologista estava muito ruim. Mas faz parte. O apologista falou, falou e não disse coisa com coisa. O que saiu da boca do apologista foi um verdadeiro descalabro irracional, com argumentação fraquíssima. Não existe meio termo para os fatos, ou são verdadeiros ou são falsos, não tem como tentar justificar o injustificável.
Gostaria muito de ver um debate entre o Marcelo Ribeiro e o representante apologista com o assunto sobre finanças.
2:10:00 se a pessoa não tiver um conhecimento historico do que realmente aconteceu a a enrolação é tão grande que a pessoa acaba acreditando .
Marcelo Ribeiro só vi verdades e firmeza em cada palavra... Já o outro senhor a todo momento se esquivando, manipulador e defensor da igreja! Não fico perseguindo a igreja mas se ela me cobrou tanto a obediência, agora é a vez dela de pegarmos ela pela "raiz" caboclada falsa esses 15 apóstolos não consigo olhar pra esses cara de terno!
A impressão que me dá é que os apologistas da igreja precisam criar uma realidade alternativa pra conseguir explicar e justificar todos os problemas dela! Seria tão mais simples só admitir que a igreja é guiada por homens que cometem erros. Assim os problemas seriam resolvidos tão mais rapidamente, só que os fiéis não querem acreditar em uma instituição perfeita, e por isso a deixariam se a igreja admitisse não ser tal instituição!
por isso é importante ter um testemunho da igreja por Deus e nao pelos homens, pois sao falhos, olha o Davi a menina dos olhos do Senhor.
Sobre o abuso de menores, o representante da Igreja enfatiza a proteção legal ao criminoso. Incrível.
O abuso sempre acontece quando uma das partes não quer ou não possui capacidade cognitiva para identificar o abuso....não importa a idade....não importa como. FUI vítima de abuso aos 7 e aos doze anos. Aos 7 anos por um missionário aos doze por um missionário retornado durante um acampamento. Ao pedir ajuda ao bispo presente no acampamento ele me orientou a não contar pra ninguém e esperar, meses depois ele me implorou pra deixar passar pois o rapaz de 23 era um filho de família pioneira e isso ia deixar a Igreja muito exposta....anos depois recorri ao presidente da estaca e pra minha surpresa ele me disse que eu estava muito bem e que eu devia tocar a vida, riu da minha história e me fez ver que sacerdócio e revelação não serve pra nada. Refiz minha vida tratei meus traumas, não consegui justiça nem na Igreja nem nas leis do país....pois uma testemunha faleceu antes de testemunhar no processo....fiz justiça com minhas próprias mãos para satisfazer a minha mágoa....e pra minha surpresa anos depois meu filho sofre abusos sexuais e violência física dentro da primária ....pra mim foi o fim do meu testemunho pois ouvi de novo da liderança a mesma frase....Irmã por favor deixe isso pra lá não """esponha a igreja """"
Poxa, sinto muito por tudo isso que você passou! É realmente frustrante quando a imagem e reputação da igreja são colocadas à frente da justiça e do bem estar dos indivíduos! 🥲
Meu esposo quando descobriu a verdade da história da igreja não aceitou, não concordou, o que é isso? Daí, falou com o presidente da Estaca, o mesmo disse que ele deveria se aprofundar mais, buscar informação em fonte segura. Cavar mais....e ainda disse a meu esposo que não deveria ficar falando essas " coisas " aos membros, pois isso levaria a excomungação.
Pois é! O membro pode discordar, só não pode falar nada pra ninguém, tem que engolir quietinho! 😡
Marcelo R jantando o Marcelo M😂
Adorei!
Por favor faz mais video assim 👏
Foi muito boa! Agora eu não acredito em uma felicidade sem um lado espiritual, não conseguiria ser ateu ou agnóstico. Nenhuma religião será perfeita isso é um FATO, sou a favor de pegar o q for bom e deixar de lado o q não gosta.
Siga o q vc achar melhor para vc!!! Ou não siga nada tb quem sou eu para dizer o q vc deve ou não fazer....eu qdo procurei uma religião eu fui atrás e nunca convidei ninguém para ao mesmo se me perguntassem...
As religiões deveriam aprender com os AA (Alcoólicos Anônimos) e as irmandades q veio desta filosofia .
Não sei o que é pior escutar esse cara defendendo isso ou assistir um filme xxxx
🤣🤣🤣
Desculpa pelas palavras, mas eu fiquei indignado com a frieza das respostas, de um assunto tão sério.
Eu conheço o Marcelo há algum tempo em grupos da igreja, ele é bem inteligente e conhece bastante sobre a história da igreja.
E quando o membro é denunciado por algo que não fez... ( denúncia caluniosa) e mesmo assim a igreja escumuga o mesmo?
Sim
O que falta-me é paciência, coisa que Marcelo tem demais😅😅
😂
Quem ler real historia d igreja nao fica, se ficar, permanece caladinho.
Adorei a entrevista! Conheço os 2 Marcelos. Já fui da ala do Marcelo Moreira e conheço sua família, são pessoas maravilhosas e de coração grande ❤ Tenho ótimas lembranças deles lá em Curitiba! Conheci o Marcelo Ribeiro e a Sandra nessa nova fase da minha vida, eles são uns queridos! Já batemos muito papo, são pessoas maravilhosas e autênticas!
Foi mto bom ouvir esse diálogo, de verdade! Pq cada vez mais a decisão de não fazer parte dessa igreja é mais acertada! Penso bem parecido com o Marcelo Ribeiro e ainda me pergunto como q não pensei assim antes.
Se tiver outra entrevista, já to na audiência 😉
Que comentário bacana Cris! Nesse ambiente online é tão fácil “desumanizarmos” uns aos outros, se torna tão fácil xingarmos e diminuirmos quem vemos como adversário ou inimigo, anti-mórmon ou apologista! Tenhamos sempre em mente que a maioria de nós, não importa o lado, queremos fazer o bem, apenas temos visões diferentes sobre o caminho para se chegar lá! Isso vale para ideias políticas também!
Abuso sexual de menor é crime e ponto. Tem que ser denunciado pra lei sim, a vítima afastada do abusador e esse condenado pelo crime. Não tem justificativa pra esse ato absurdo.
O que eu queria ouvir do Marcelo M. é que: A igreja imediatamente ( líderes) são obrigados a acionar as autoridades policiais, quando são abordados por uma situação de abuso sexual.
Infelizmente, no Brasil se o bispo ficar sabendo através de uma confissão ele está de mãos atadas com relação a denunciar!
Marcelo Ribeiro , tenho uma pergunta para o Marcelo Moreira :
Se fosse a filha dele abusada e o bispo dele omitisse alguma ação , como ele iria se sentir ?
Outra questão sobre o sigilo clerico , criado pela igreja católica , porque a Igreja Mórmon segue esse princípio?
Boas perguntas! No Brasil pelo menos, o código canônico virou lei e padres, pastores e bispos são proibidos de quebrar o sigilo de confissão. Se eles ficarem sabendo através de outros métodos, acredito que não sejam obrigados a guardar sigilo.
Provavelmente você defende a ideologia de que uma criança de 6 anos pode escolher mudar de sexo e reclama de abusos de décadas atrás, pq você não fala dos assasinatos e Pedofilia da igreja católica ?
A Associação não faz nada pelos abusados, pior...Ela tenta convence-los a perdoar os abusadores e voltarem a normalidade! Ajudar? Quando fica escancarado ela se exima como se não tivesse nada com isso, o problema é da família!
Marcelo Moreira parece o deputado João Plenário da Praça é Nossa,tem hora que não dá pra entender nada que ele fala.
😂
Boa… é isso mesmo kkk
Reparei nisso tb kkkk
“…processo de ex…bruahbruah..comunhão”
E eu juro que tentei, kkk
Nem o profeta Joseph Fielding Smith acreditava que esta tradução tivesse sido feita com a pedra de vidente e o chapéu, muito embora ele soubesse da existência deles, isso está em Doutrinas de Salvação, Volume 3, pgs, 227 - 228. Isso é só um exemplo de como muitas coisas foram escondidas ao longo do tempo.
Gosta de espalhar mentiras na Internet? , não foi isso que ele falou em Gospel Douctrine, ele falou sob outro contexto
Agir nos casos de abuso
(Ver Manual Geral, item 38.6.2.1.) Manual da a igreja.
Os líderes da Igreja e os membros devem seguir essas diretrizes em casos de abuso:
Nos casos de abuso, a primeira responsabilidade da Igreja é ajudar os que sofreram abuso e proteger as pessoas vulneráveis de futuros abusos. Os membros jamais devem ser incentivados a permanecer em um lar ou em uma situação abusiva ou insegura.
Os líderes da Igreja e os membros devem ser cuidadosos, compassivos e sensíveis ao lidarem com vítimas e agressores e suas famílias.
Os líderes da Igreja não devem ignorar um relato de abuso ou aconselhar um membro a não relatar atividade criminosa às autoridades de órgãos policiais.
Os líderes e os membros da Igreja devem cumprir todas as obrigações legais de denúncia de abuso a autoridades civis.
Qual o sentido de criar uma linha de apoio onde as pessoas que estão lá para "ajudar" as vítimas não tem capacidade técnica nenhuma para isso? Manda para o estado logo.
23:59: A igreja SUD tem escrituras falando mal de outras igrejas.
00:00: "Ain, mas o sigilo de confissões foi criado pela igreja católica, nós estamos seguindo a lei " e pipipi popopo.
Parabéns pelo trabalho!!
Em algum momento a igreja conversa com a vítima à parte, faz as mesmas perguntas que faz para os adultos envolvidos, tem uma psicóloga(o) envolvido, o líder realmente tem interesse cristão em resolver ou devido a carga que lhe debruçam sobre os ombros sem remuneração, lhe força a seguir a letra da lei, esquecendo das palavras de Cristo sobre as criancinhas. A igreja adora seguir a orientação legal, não importa o que realmente esta acontecendo, não há investigação até se dirimir totalmente as dúvidas deixando toda a situação CLARA, sem nenhuma sombra de dúvida, gente, estamos falando de possíveis crimes. Para o mormonismo basta interrogar algumas pessoas e basear apenas na " letra da lei" do país, com o intuito de fazer a igreja escapar de escândalos e processos judiciais para não perder DINHEIRO.
Acho que depois dessa entrevista, esse senhor vai refletir mais sobre o tema abuso, mas vai cotinuar concordando com a seita.
Nunca vi seita presente em 160 países 😂😂😂😂😂
@@DanielPinto-rx2wu Eu já vi algumas presentes em mais de 200... A sua nem é a mais popular. hehe
@@hildabingen8100 Então você viu outra coisa não seita ,Dona fifi desinformada
@@DanielPinto-rx2wu Obrigada pelos elogios, futuro Deus em Colobe.
@@DanielPinto-rx2wu "Desinformação" é posar de igreja tradicional, mas controlar até as cuecas dos adeptos.
E em doutrina e convênios mesmo fala que a igreja aceita ensinamentos falados pelos Élderes desde que movidos pelo espírito santo. Na seção 68 diz:
E este é o padrão para eles: Que falem como forem movidos pelo Espírito Santo. 4 E tudo que disserem, quando movidos pelo Espírito Santo, será escritura, será a vontade do Senhor, será a mente do Senhor, será a palavra do Senhor, será a voz do Senhor e o poder de Deus para a salvação.
E acabamos sabendo que ele votou no Bolsonaro
Nossa como é cansativo escutar a defesa sem deseja dê-se Sr. Apologista.
E talvez ele tenha esquecido que na doutrina da igreja “pecado é pecado” a vista Deus.
Gente, problemas existiram em qualquer Denominação. Isso é um fato, pessoas são falhas. Infelizmente acontece, mas as Doutrinas são verdadeiras infelizmente para oposição. Cada denominação tem um passado complicado, até na Bíblia existe isso. Pedro negou a Cristo e mesmo assim ele disse que dessa Pedra edificaras minha igreja. Então esta tudo errado. No entanto sabemos das verdades dos problemas em todas as entidades Religiosas, mas a Doutrina de Cristo é Verdade.
Então a igreja é como qualquer outra e tanto faz a qual nos afiliamos! Eu vou é pra umbanda então!
Concordo que é complicado quantificar e definir o que é uma “seita” e o que não é. É até contraproducente. Mas convém exercermos o senso crítico (dado por Deus) e avaliarmos as reais motivações de organizações de alta demanda que usam persuasão coercitiva, controle desmedido e solicitações de dinheiro (até com entrevistas de cobrança...)
Pelo discurso político no final do vídeo dizendo que Petista faz parte de seita, pq diz que o seu lado é do bem e o outro é do mal, quando o discurso dominante era exatamente o contrário e o que levou a vitória do miliciano em 2018, com certeza esse além de gado religioso , também é gado político .
Onde foi que você viu isso? Deve estar misturando vídeos que vc viu em outro lugar! Kkk
Nunca ouvi dizer que a Igreja denunciou agum tipo de abuso, pelo contrário, eles fazem de tudo pra tentar abafar dentro da Igreja de forma mais tranquila possível, que é pra a vítima não expor tudo fora.
QUAL nome desse apologista?
O bispo deve orientar a mãe a procurar a polícia.. não consigo não cara, até um psicólogo deve procurar a polícia e ele me diz uma coisa dessas.. tenho mais duas horas para assistir.. bora lá
Vejam só, as coisas no mormonismo não sao transparentes. Deveria ser uma doutrina simples e pura, sendo "a única verdade sobre a Terra."🙄
"A verdade clara como a luz, do evangelho pleno de Jesus", simplesmente não é!
É preciso um esforço gigantesco para explicar e tentar definir como as coisas são e como funcionam.
É mais fácil colocar a culpa em quem deixa a igreja, porque realmente não há explicação para o inexplicável. Não dá para defender o indefensável.
Palavras sábias!
Sam Young apenas se insurgiu contra o que qualquer pessoa com um pingo de bom senso reprovaria: o fato de uma "igreja" entrevistar membros (inclusive ADOLESCENTES) perguntando sobre a vida íntima deles. Fazer questão de emitir um carimbo de "dignidade"/"pureza" mediante interrogatório é de doer... Controle? Não, claro que não...
Boa noite Marcelo
Boa noite! Bom dia agora, kkk
Esse senhor refutou e disse nao ser verdade que a liderança local sabia sobre o abuso sexual sofrido por jovens de presidente de ramo no sul do pais.
Fala fala fala e não responde, e como os abordistas, não respondem
1:51:00
É só levantar a mão e mostrar o ponto que não concordou? bem, podemos ver o que o Byron Marchant fez ao levantar a mão e depois dizer que não concordou.
"Byron Marchant foi excomungado por sinalizar o primeiro voto "oposto" na história moderna da igreja durante o apoio ao presidente da igreja naquela conferência. Seu voto foi motivado pela proibição do templo e do sacerdócio."
Então, bem, você poderia levantar a mão e não concordar com o que a igreja está ensinando... só que a consequencia seria só ser excomungado da igreja. Ou seja, para o membro não sofrer consequencia, pelo menos no século passado, seria não pronunciar publicamente qualquer ponto diferente do que é ensinado na igreja, mesmo numa questão racial
Homens que falavam por Deus, representantes Dele na terra, mas as coisas vão "mudando"?
"Detalhes" históricos, a comparação
1 - a forma como um relógio aleatório quebrou, que a ausencia ou a importancia na história da igreja é nula
2 - a forma como o Livro de mórmon foi traduzido, um dos pontos mais importantes na história da igreja, e que a igreja retratou em gravuras (mostrados na aula dominical, aulas missionárias e filmes sobre a restauração da igreja)
Faz sentido igualar o método da tradução do livro de mórmon, que não usava o livro (placa) com as fontes e sim uma pedra mágica... com um relógio quebrado?
Oi Marcelo, seria interessante se você fizesse um vídeo revelando oque acontece dentro do templo.
Tem um canal de um membro americano que filmou as sessões e as ordenanças dentro dos templos, o canal se chama New Name Noah
@@fernandocoutinhobatista2423 Você é ex sud?
@@wagnerfaustim1000 Sim, deixei de ir à igreja há 1 ano e 2 meses
@@fernandocoutinhobatista2423 Vou contar sobre uma jovem SUD chamada Dannyanie Samways
Eu a conheci há algum tempo atras ela me deu aulas de inglês, os pais dela tinham e ainda tem uma franquia de idiomas aqui em Ponta-Grossa no Paraná.
Uma linda moça , como toda moça Sud casou cedo, nasceu no convênio, os pais dela também são mormons, e é a mais velha de 3 filhas do casal, eles são pioneiros no mormonismo aqui na cidade, o avô paterno dela é patriarca da estaca.
Atualmente pelo que vejo ela é esposa do presidente de estaca aqui em Ponta Grossa- PR, e já tem duas filhas mulheres também, no tempo que eu a conheci, já deu para perceber que ela tinha um leve distúrbio; era mitomaníaca
(tinha compulsão por mentir e contar vantagens que não existiam ) não sei se ela sofre disso ainda. como abrir a mente dela no caso?
dela abrir seus olhos como você, a Vânia e muitos outros?
Ela mentia muito sim, mas não mentia por maldade, mentira não por maldade, ela mentia para passar para os outros uma realidade contrária a que ela vivia e possivelmente ainda vive lá dentro dessa seita(isso dava pra ver nitidamente) você deve saber e muito bem qual é a realidade das moças lá dentro.
Outro fato interessante que eu quero contar é que ela mesma não falava nada sobre o mormonismo nem comigo, nem com os demais alunos que ela ensinava inglês, eu fui descobrir que ela e a família dela eram SUD por outra pessoa, e ainda por um acaso.
Eu acho que ela tinha vergonha de levantar a bandeira do mormonismo, o que você acha ?
.
Por último, pelo que eu vi nas redes sociais, uma das irmãs dela ( a mais nova eu acho) abandonou a seita, mais ta de boas com a família, resta saber se essa outra teria coragem para fazer o mesmo.
A ideia geral de que as pessoas se afastam por falta de testemunho ou “preguiça” de fazer o “certo” é mais uma maneira de imputar no membro a responsabilidade pelas bizarrices na história e na estrutura contemporânea da igreja. Brilhantemente tóxico.
E ai Marcelo me convida eu também sou um apologista.
Será que o Marcelo Moreira vai colocar o link dessa conversa na página que ele tem no Facebook?
Kkkkkkk essa foi uma boa piada!!!!
@@MormonismoSemCensura, publiquei um agradecimento pela participação dele aqui e o link , vamos ver se será aprovado meu "comentário"
Áudio de Marcelo Moreira muito ruim.
Sobre a historia da igreja, qual dificuldade de ver a responsabilidade sa igreja em tudo isso. A história do chapéu é triste, ele fala como se a igreja não soubesse da sua própria história.
😢😢😢😢
Essa igreja de jesus Cristo e boa mi batizei guando era mais novo estou voltando
Os missionario gosta muito e de abordar as pessoas que ja são envagelizadas e consegue pescar sao muitos instruidos
Explica aí para todos aqui no grupo o significado da palavra seita Marcelo.
Vou fazer um vídeo completo sobre o assunto
@@MormonismoSemCensura Amigo, o Cristianismo tem sido chamado de seita há anos, desde a época do apóstolo Paulo. Você, como um ótimo pesquisador, deve saber do que estou falando. Mas vou te ajudar: O apóstolo Paulo foi levado diante do governador Félix e foi acusado de pertencer à seita dos cristãos. "Seita dos cristãos"? Mas o que significa a palavra "seita"? No grego, significa "seguidor". Na época, os romanos classificaram o Cristianismo como seita porque essa palavra também significa "separado". Eles consideravam os cristãos separados do politeísmo.
O que aconteceu foi que o Cristianismo começou a ser perseguido, ou seja, a intolerância religiosa levou a muitos assassinatos de cristãos. Acredito que a história pode se repetir. Sei que muitos grupos estão se juntando para lutar contra a liberdade religiosa aqui no Brasil, e isso é um verdadeiro absurdo. Vou lutar até o fim para que isso não aconteça. Estou escrevendo um livro sobre o assunto e, quando estiver pronto, vou te apresentar para que você possa divulgá-lo para mim.
Muito mal elaborada a entrevista, som do intrevistado ruim...deixou a desejar...
O apelo à autoridade ("há doutores da Harvard na IJSCUD", "há milionários na IJCSUD") é uma falácia tão básica... Dá até preguiça. Quer seguir seu "profeta" de estimação? Vá em frente, é um direto seu, não se importe com as críticas "injustas". Ademais, religião é algo extremamente subjetivo e há pessoas inteligentes e ricas (bem como limitadas e pobres) em TODAS elas. Isso não prova nada. Tanta autoafirmação só depõe contra.
1:53:41 Marcelo tu tens uma paciência de Jó 😂
🤣 So Deus sabe o quanto eu estava me segurando aí!!!
Veja ,o cara é inteligente, mas não pode se opor ao brigam Huang que sua doutrina errada está!
Ele ri das próprias respostas kkk
Irmão porque vc quer apagar minhas perguntas?
Porque vc disse que não poderia me ajudar a entender?
Recebi no meu email vc me destratando?
Porque vc esta me respondendo dessa forma. Me banir dos comentários?
Que postura é essa?
Não tenho problemas quanto a vc na oposição. Eu entendo mas custa vc me atender?
Ficar apagando minhas mensagens? É assim que vc trata as pessoas? Porque são membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias?
Quem é você mesmo? Andei apagando os comentários que uma pessoa chata ficou copiando e colando em vários vídeos. Daí você u avisei que só iria manter em um deles! Era você? Esse é o único caso que me lembro de ter apagado comentários recentemente!
Não me lembro de ter destratado ninguém!
Irmão porque vc quer apagar minhas perguntas?
Porque vc disse que não poderia me ajudar a entender?
Recebi no meu email vc me destratando?
Porque vc esta me respondendo dessa forma. Me banir dos comentários?
Que postura é essa?
Com todo respeito, me batizei quando tinha 9 anos há 40 anos atrás, já tive inúmeros chamados, já fui Bispo e muitos outros chamados.
Há 4 anos sai da igreja e nada contra com o Marcelo Moreira, mas ele nem pra ser passador de pano não dá, ele é contra o racismo na Igreja, mas mesmo assim ele defende a Igreja contra a sua própria opinião… ainda bem o Marcelo Ribeiro pegou leve kkk.
Sempre fui um “membro fiel”, e sai da igreja por causa da história.
Ainda bem que tudo é espiritual e nada é material!
Rolando Lero é sim não sei não creio cada caso um caso kkkkk
🤣
O entrevistado é muito fraco. E o entrevistador parece que é o entrevistado, ou seja; fraco igual.
Vai todo armado para a entrevista e é super arrogante, como se fosse um oraculo da sabedoria...
Alguma sugestão construtiva ou você é do tipo que já se sente superior só por criticar sem adicionar nada?
@@MormonismoSemCensura essa é uma crítica construtiva por si só. Mas como vc é uma pessoa orgulhosa, pseudo inteligente e se acha superior, está tentando inverter os papéis.
Novamente. Tente ser menos arrogante com seus entrevistados e não queira coloca-los em uma saia justa ou impor seu argumento.
Tome isso como uma dica para melhorar e não se ofenda, como pessoas orgulhosas geralmente fazem.
É de ficar pasmo c as tentativas evasivas deste apologista é.dificil ter paciência de ouvir um homem q tenta explicar o inexplicável, o Marcelo deixou o cara enrolado quase o tempo todo.Parabens Marcelo tu és preparado.
Obrigado! Minha intenção não foi deixa-lo enrolado. Mas é muito difícil ter uma conversa produtiva com alguém que não pode refletir suas próprias posições, porque precisa sempre se adequar ao que a igreja diz!
-Marcelo Moreira: Se voce não quer ser mórmon, seja o melhor... "Testemunha de Jeová" que puder, não doe sangue nem para seu filho se precisar e proiba-o de receber sangue.
?
@@MormonismoSemCensura Falei sobre uma citação do Moreira, porem troquei o nome da denominação, porque se devo ser o melhor que eu puder em qqer releigião, mesmo não importando o absurdo que for? O Moreira ficou sem saber o que fazer e soltou isso(frases prontas da igreja). Então me referi ao absurdo da crença dos TJ, por exemplo.