CARNAVAL CARIOCA: Como foi a origem do Carnaval no Rio de Janeiro?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 окт 2024
  • CARNAVAL CARIOCA: Como foi a origem do Carnaval no Rio de Janeiro?
    O CARNAVAL é uma festa popular em sintonia com a alma dos foliões da cidade DO Rio de janeiro, realizada durante cinco dias consecutivos geralmente no mês de fevereiro, desde 1893, com a criação do primeiro rancho carnavalesco, o "Rei de Ouros", pelo pernambucano Hilário Jovino Ferreira.
    Mas para entender como esta magnética festa popular precisaremos conhecer um pouco de suas origens.
    AS FESTIVIDADES PAGÃS
    Carnavais têm sido uma forma de comemoração em massa por séculos, e muitos deles foram feitos pelos gregos em homenagem ao deus do vinho Dionísio. Os romanos deram continuidade aos festivais em homenagem a Baco e a Saturnália, nos quais os homens passavam um dia embriagados na folia, seguindo uma tradição, os mestres e soldados trocavam suas roupas.
    Mais tarde, a Igreja Católica Romana transformou o Carnaval em uma festa que antecedia a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma no Calendário Cristão.
    O CARNAVAL CHEGA AO BRASIL
    Os primeiros carnavais na Itália eram geralmente bailes de máscaras com fantasias. A tradição rapidamente se espalhou por outros países europeus, incluindo Portugal.
    Nossos colonizadores entre os séculos XVI e XVII, trouxeram a cultura do Carnaval ao Brasil por meio do ENTRUDO.
    A INFLUÊNCIA DO CARNAVAL AFRICANO
    A forte influência africana no Carnaval advém do fato dos portugueses terem trazido para o Brasil escravos originados da África. Eles usavam máscaras e fantasias feitas de penas, ossos, grama e outros elementos pois acreditavam em seu poder de invocar os deuses e afastar maus espíritos. Tudo isso fazia parte dos antigos costumes africanos e daí o uso desses enfeites nas fantasias usadas no atual Carnaval do Rio.
    ENTRUDO, O AVÔ DO CARNAVAL NO BRASIL
    Entrudo pode ser definido como uma série de jogos e brincadeiras populares, que também foram associadas ao carnaval brasileiro.
    De acordo com Martins Pena era considerado como um “jogo bárbaro, pernicioso e imoral”, Remontando às práticas medievais que antecediam o período da quaresma, carregando ainda tradições pagãs de origem romana, o entrudo foi muito praticado no Brasil Colônia e Império, principalmente pelas classes populares da sociedade.
    O Entrudo Popular Ocorriam nas ruas das cidades, principalmente nos bairros mais populares. Ocorriam guerras de ovos, água suja, urina, frutas podres, etc. Tinham um caráter agressivo e desrespeitoso.
    Mas havia o Entrudo familiar, já que mesmo de dentro das casas, moças que não poderiam comprometer suas reputações com a prática imoral, participavam da brincadeira carnavalesca, jogando águas nos transeuntes que passavam sob suas janelas. Possivelmente até a Majestade Magnânima do Império, D. Pedro II, tenha praticado o entrudo em seu palácio em Petrópolis.
    SIGNIFICADO DO NOME CARNAVAL
    O termo Carnaval é derivado do latim (carnis levale) ou “Carne Vale”, significa “Adeus à carne”. De acordo com a Quaresma, esse é um período de 40 dias de abstinência do consumo de carne, álcool e outros prazeres mundanos. Essa prática dos católicos começa na Quarta-Feira de Cinzas, culminando na Páscoa.
    #carnaval2024 #riodejaneiro #carnavalriodejaneiro

Комментарии • 5

  • @vamonessapartiu
    @vamonessapartiu 8 месяцев назад +6

    Show 👏

  • @carshow_bmw
    @carshow_bmw 8 месяцев назад +6

    Parabéns mais uma vez !
    Ótima pesquisa !

  • @Carlosnery-lj4ov
    @Carlosnery-lj4ov 8 месяцев назад +6

    Agora entendi o motivo da data ser flutuante.

  • @mariadasneves8692
    @mariadasneves8692 8 месяцев назад +1

    Muito show...parabéns, vídeo excelente!👏👏👏👏👏