Excelente o vídeo, parabéns Dr. Alberto. Só para completar o Artigo 2º parágrafo B do Código de Ética Profissional do Psicólogo é bem claro em relação a isso, mas muitos profissionais distorcem e acabam compartilhando essas desinformações. Vejam só: "Ao psicólogo é vedado: b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, QUANDO DO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES PROFISSIONAIS;". Parece que muitos profissionais não prestam atenção no final que é muito importante.
"" Parabéns Dr, Eu sou evangélica mas eu defendo essa tese, Mas os psicólogos tem sim necessidade muito grande de Deus para dar força pra encarar os problemas que chegam até o profissional, Porque sabemos que pra vocês é muito cansativo ""
Boa noite, excelentes esclarecimentos, parabéns! Precisamos nos atualizarmos em TODAS as religiões e diversos temas, mesmo que sejam polêmicos, pois fazem parte do processo de evolução e autoconhecimento, promovendo trocas imensuráveis. A religiosidade interna é muito importante para uma boa análise. 🙏
Infelizmente no Brasil muitos psicólogos tem preconceito com religiões, na minha graduação eu sofri muito por ser cristão, alguns professores tinham discursos que todo cristão é alienado e que todo cristão seria uma espécie de Silas Malafaia e que iriam fazer ou tentar fazer cura gay.
Mas devia radicalizar pois fui vitima não de um cristão .pois passei por varios pisicologo e sua duas me revelaram que eram cristã. Até eu me depará com uma maluca que se dizia filha de santo e que me hipinotizou sem minha permissão e so me dei conta disso quando comecei a me masturbar e era muito sureal e o interesse era me levar ao homosexualismo. E hoje depois de quatro anos quando pensei que já havia superado tudo. Estou sofrendo as mesmas consequências
Parabéns pelo vídeo, incrível amei, sou (paciente ou cliente) e a minha psicóloga é maravilhosa 🌹 sou católica praticante e vivo minha fé e posso falar tudo sobre os Milagres da minha vida e sobre tudo que vivo na minha fé e na minha família, ela é uma profissional incrível que leva o seu trabalho a sério e me ouve e me ajuda em tudo, só gratidão!
Sou Pedagoga. Não sou profissional da psicologia, tenho minha espiritualidade, mas já precisei de ajuda psicológica, foi de grande importância para mim, me ajudou muito.
Infelizmente ainda há grupos de psicólogos que fazem essas e outras práticas. Precisamos combater, denunciando ao conselho da psicologia que existem sim psicólogos (a), sem preparação, misturando "alhos com bugalhos".
Dr Alberto você foi muito claro, maravilhoso Obrigada por nos instruir corretamente, pois temos que ter uma conduta adequada e respeitar as pessoas, amo conhecimento e aprender
Pelo q eu entendi um bom psicólogo, q tenha religião ou não, ele precisa ter uma mente bastante elevada, para poder compreender tolerar e aconselhar caso for preciso.
Já vi em um grupo de psicologia um psicanalista postando seus posts criticando religião e até a fé das pessoas. Ele pode ter sua descrença particular, mas deveria respeitar o direito das pessoas ter fé e acreditar em algo. Acho falta de respeito não respeitar o indivíduo
Lamentavelmente eu tenho visto na academia sempre a pauta da religião como algo alienante, opressor, que causa mau às pessoas. Contudo, há potência na religião para o bem, seja ela qual for. Não cabe o discurso de extirpar a religião da sociedade para uma possível evolução. Esquecem dos mitos do cientificismo. Eu creio que a resposta para essa questão, é que pode ser que alguns profissionais tomam conhecimento de muitos casos de religiosos que ou fizeram mal a um de seus pacientes ou que exerceram a profissão de forma equivocada, logo generalizam.
@@rogeriorosa8336 a mente religiosa em diversos sentidos é dogmática e covarde diante dos fantasmas que assombram o humano. Um psicólogo religioso vai considerar muita coisa da nossa experiência aqui na Terra como um tabu.
Tenho um professor que vive falando que ou a pessoa é cristã ou é psicólogo e eu confesso que me irrita esse pensamento dele, como se os psicólogos não fossem pessoas normais tanto quanto os pacientes 🤦🏽♀️.Estou no segundo semestre e estou amando estudar psicologia e aprender aqui também ❤
Verdade. Alguns professores tendem para ateísmo principalmente na matéria da física. Compre o livro (Jesus, o Maior Psicólogo Que Já Existiu) escrito por (Mark W. Baker) Baker afirma que os ensinamentos de Jesus está perfeitamente compatível com os princípios da psicologia.
Obrigado Dr. Alberto, estou iniciando esta graduação e sou cristão, sigo dois princípios ou mandamentos, primeiro amar a Deus acima de qualquer coisa, segundo amar o próximo como a si mesmo, por isto estou fazendo esta área. Professo, para iniciantes quais livros seriam os ideais ?
É ótimo ver seu interesse em psicologia e sua motivação baseada em princípios cristãos. Para iniciantes, aqui estão alguns livros introdutórios que podem ser úteis: "Em Busca de Sentido" por Viktor E. Frankl, "Introdução à Psicologia" por Linda L. Davidoff e Barbara R. Wood, "A Essência da Psicologia: As Grandes Ideias e Como Elas Mudaram Nosso Entendimento do Comportamento Humano" por Philip Zimbardo. Lembre-se de que a psicologia é uma área vasta e diversificada. À medida que avança em seus estudos, poderá explorar livros mais aprofundados sobre áreas específicas que lhe interessam. Boa sorte em sua jornada acadêmica e profissional!
A minha filha é psicóloga . Gostei muito desse vídeo é sempre muito bom ouvir uma pessoa que sabe mas porque ela acabou de se formar no ano passado mas ela já me falou algo assim .Parabéns Dr excelente explicação. 💙💙👏👏
Dica raramente vista.. Para o controle e cura das emoções descontroladas, foque no coração, é lá que está sua riqueza do seu eu, sua identidade, seu poder interno, sua essência, incrivelmente é esse órgão que controla e comanda o cérebro e o corpo todo, por falta de conhecimento muitas vezes focamos na periferia que é mente racional.. E outra pra suprir nossas necessidades internas buscamos e focamos no externo, criando a ansiedade querendo obter o controle do lado de fora, isolando o nosso poder divino que é o coração.. Pra vencer a ansiedade, o antídoto é o amor, muitas pessoas buscando desesperadas curas externas e drogas, sendo que a cura é interna, localizado no coração.. Algumas partes do livro (vencendo o Pânico sem uso de drogas).
Hoje, já está mais do que comprovado que ciência e religião caminham juntas. O que só vem ratificar o fato de que o indivíduo é um todo, onde de imensa importância o seu lado espiritual. Por outro lado, sabe-se, tb, que não é raro ser identificado que muitos casos psicológicos estão mt ligados a questões de ordem espiritual (aqui, não se tratando de espiritismo, da doutrina espírita), mas, da vivência das práticas religiosas, a revelar a necessária amizade com Deus. E isso é de suma importância, sim, em um grande número de casos. Diria, até, que fosse considerada essa situação, em determinados casos (o psicólogo tem condições de identificar (?)), o sucesso das terapias seria bem mais significativo. O que, ainda hoje, não acontece, infelizmente. Não se diga que estamos dizendo que a sessão se transforme em aula de religião, não é isso. Mas que seja levado em conta, e com mt zelo, o lado espiritual das pessoas. Assim, deve o profissional tb ter um preparo nesse particular, pois sera6de grande ajuda ao paciente. O tema permite mais e mais. No momento, ficamos por aqui. Obrigada
A ciência se constrói sobre uma crença. Nada é neutro. Nancy Pearcey se dedicou em seu livro "A verdade absoluta" a dissertar sobre a não dissociabilidade entre a crença e a prática profissional. Acreditar na divisão entre fé e trabalho é uma fábula que infelizmente estive envolvida por anos. Não é sobre impôr um sistema de crenças, mas sobre reconhecer que o ser humano é um só, não passível de divisões.
Sou evanjelica faço acompanhamento mais n gosto de ficar falando de religião lá n .msm sabendo que Deus é o médico dos médicos vou com fé q o senhor vai abençoando o médico para cuidar da gente
Sim, as mensagens de Cristo é perfeitamente compatível com os princípios da psicologia. Tenho um bom livro interessante escrito por (Mark W. Bker - Jesus O Maior Psicólogo Que Já Existiu) Baker e Augusto Cury, afirma isso. E tenho um mine livro de poderosas orações escrito pelo um psicólogo com a ajuda de clientes Cristão através dos seus sintomas de depressão e angústia.
@@AlbertoNeryPsi eu particularmente achei problemático o que o rapaz falou acima qualquer profissional tem o direito de exercer a sua espiritualidade porém não deve levar isso para o ramo profissional a menos que o cliente der liberdade para que ele utilize da sua fé para ajudar no processo. Eu particularmente ao ser atendido por um psicólogo pesso que no mínimo ele sejá profissional suficiente para separar sua fé da ciência e principalmente da REALIDADE.
Eu sou massoterapeuta e tenho vontade de fazer psicologia porque acho que vai adicionar valor ao meu trabalho. Neste caso, não estou fazendo certo? Fico agradecida pela resposta e quero dizer que estou amando assistir suas aulas.
É importante que os psicólogos sigam os códigos de ética profissional e forneçam tratamento de alta qualidade que seja respeitoso com as crenças e valores de seus clientes. Se um cliente deseja discutir questões religiosas ou espirituais, muitos psicólogos estão dispostos a fazê-lo, desde que seja relevante para o tratamento e esteja alinhado com os desejos do cliente.
Muito interessante sua explicação, obrigada! Tenho uma pergunta, existe psicólogo cristão? Ou é errado falar que é psicólogo cristão, ultimamente tenho escutado muito sobre isso. Minha professora garante que não existe.
Boa tarde! Existe, pois fui fazer psicologia já sendo cristã. Assim como nao devemos falar o tempo de de psicologia na igreja tb acho que não podemos fazer o trabalho Psicoterapêutico baseado na religião. Tem pessoas que preferem colocam até nos anúncios de procura "procuro psicólogo cristão" Acho que nos comovprofossionais precisamos ter ética e saber conduzir nosso trabalho no setting terapêutico.
Mas por que existe está confusão? Qual é a relação entre crença religiosa e Ciência que estuda o Comportamento? Em 30 anos formada, não consigo entender porque isto.
@Janaina Ribeiro Mas e ciência, não há como confundir! As pessoas e que desconhecem as técnicas para a utilização da psicoterapia/interpretação/análise do comportamento, inclusive jovens formandos e, até dinossauros da área! Estou formada há 29 anos e vejo muitas besteiras sendo ditas. Muitos não se submetem a análise pessoal , não estudam técnicas e, querem atuar até por video kkkk. A religiosidade/religião/crença advém da fé num Deus. Outra questão - a psicologia e ciência, não é profissão assistencialista. Ouvir o outro, exige treino e Tecnica. Não é ser “ boazinha”, não pode ser confundido com “ ajuda espiritual”. O desconhecimento e ignorância e que liga/ cola - um , ao outro.
Uma dúvida muito comum que tenho, é, se como psicólogo, eu poderia postar minhas opiniões pessoais nas redes sociais, mostrar rotina religiosa e etc, ou se eu deveria criar duas contas, uma pessoal e a outra profissional...
É uma questão válida. Ter uma conta profissional dedicada ao seu trabalho como psicólogo pode ajudar a manter a ética e a confidencialidade necessárias, além de ajudar a estabelecer uma presença mais profissional. É sempre importante considerar as diretrizes éticas e regulamentações da sua profissão ao compartilhar informações online.
A mts anos precisei de acompanhamento psicológico (recuperar memoria ) no decorrer da terapia a psicóloga de certa forma me levava SIM a questionar certas escolhas no meu comportamento em questões relacionadas à minha fé.
Nunca vi isso. Até adebtos do imbecilismo sabem que esse cara aí além de ser ateu é um perfeito ignorante. E, quem sofre da síndrome de Amnon, Síndrome da mulher de Potifar, Síndrome de Jerusalém...? Para ser um ateu de verdade, é preciso estudar toda a bíblia, pelo menos, por uns 10 anos! Senão, não saberá porque é ateu.
Muito bem parabéns nosso criador nos deu o livre árbitro, para tudo tem um tempo, Debaixo do céus, tempo para rir tempo para chorar tempo para abraçar e tempo para não abraçar, rei ,Salomao.
Depende. Se ele for da linha iluminista, seguindo as idéias de Freud , não pode ter religião, principalmente se for cristã, pois Rousseau (influenciador do psicologo) era rançoso com os cristãos e a revolução francesa não tinha nada de democrática, mas de anti-cristianismo! Já se for da linha de Adller é Carl Young é possível sim!
Ao meu ver o psicológico deve ter sua religiosidade da vida sim, o que não pode é o psicológico inflingir a crença do paciente, e sim usa-la para que o próprio paciente descubra como usar a seu favor, se a psicólogia for só uma ciência, só tende e seguir o lado materialista, e onde é que ajuda o paciente ao sentir seu valor e vida...
Olá Alidia você está participando do Whorkshop online e 100% gratuito que começou ontem? Está sendo aqui no meu canal do RUclips e estou aprofundando nesse assunto!. Veja a primeira aula e te espero ao vivo hoje as 20h
Fis terapia com psicóloga cardecista quase fiquei doida de tanto passe que ela fez em mim deitava no divã ela na deixava eu cruzar as mãos me enfiou florais valeu nada
Eu não passaria por uma consulta com este tipo de profissional. Caso ficasse sabendo dessa informação depois de algumas consultas certamente deixaria de lado tudo que conversamos e procuraria outro profissional. Obs: Isso também vale para o profissional fanático religioso.
A partir de 2003, aproximadamente, os psicólogos receberam informações de estar proibido o tratamento de homossexuais, pelo CRP. Houve assuntos estendidos a religiões etc.
Deus abençoe a todos !!boa noite Fui consultar com uma psicóloga não voltei mais porquê No horário da consulta dentro do consultório a doutora começou a falar de sua religião evangélica me falando que seria uma das soluções para meus problemas disse a ela sou católica fui cordial para não ser grossa mas reclamei na recepção falei o motivo a atendente disse que eu não podia trocar de psicólogo no momento por ser um ambulatório de um sindicato.que já tinham me encaminhado pra ela .
Faço terapia há 2 anos e acho que o psicólogo deveria ler sobre todas as religiões pra entender melhor o jeito de pensar do paciente, qdo o mesmo é muito religioso !!!! Aliás, eu acho que todas as pessoas deveriam se informar sobre tudo. Isso geraria um mundo sem preconceito, tolerante, empático e pacífico!!!!
Concordo Gisele, o emocional está inteiramente ligado cm o espiritual. E é preciso conhecer o paciente, através do espiritual tbm..sem precisar perguntar suas crenças e de qual religião ele pertence.Abçs
Me tire uma dúvida dr. na medicina quando eles não vejam mas solução para o paciente eles dizem só Deus. E se o cliente não ter o mesmo problema a ser resolvido oq fazer? Teve uma pessoa que estava com depressão, foi a igreja teve uma roda de oração e mais detalhes na igreja, e ela saiu 90% melhor, até saímos mesmo para ver como estava já no dia seguinte ela estava 100%, oq poderia ser? Sou cristão e pretendo fazer psicologia e pesquisei sobre isso, pensei e vi no seu vídeo a dúvida. abraços
Psicólogos não devem abrir mão da ciência em nome de credo tão pouco impor crenças ou professarem crenças em processo de transferência que há entre pacientes e terapeuta. É abusivo. Ponto!
A minha Psicóloga tem Religião eu sei porque vi um.adesivo no carro dela , porém dentro do consultório dela ,ela não tem Religião , é o cúmulo essa história que Psicólogo não tem cabimento , é um ser humano que tem toda liberdade de ter ou não sua liberdade .
Compartilhar práticas religiosas no Instagram é uma escolha pessoal, mas é importante lembrar que, em contextos profissionais, é recomendado manter uma separação entre crenças pessoais e vida profissional.
Uma coisa, porém, me parece certa, duvido muito que um psicólogo, isto é, alguém formado em psicologia, e que seja religioso, não vá misturar as coisas.
@@AlbertoNeryPsi tive um problema consultei fiquei amigo do psicólogo de falar todos os dias tive que parar com as consultas pois temos os mesmos gostos
Conheça meu mais novo livro 📚
Kindle - amzn.to/3Nz3ffy
Livro físico - amzn.to/3ptROxQ
Jesus maior psicólogo!! Admiro profissionais que tem sua espiritualidade, acho um diferencial na profissão.
não é diferencial, é ter mente aberta para conhecer vários conhecimentos, o melhor profissional quando não é preso a nada
Excelente o vídeo, parabéns Dr. Alberto. Só para completar o Artigo 2º parágrafo B do Código de Ética Profissional do Psicólogo é bem claro em relação a isso, mas muitos profissionais distorcem e acabam compartilhando essas desinformações. Vejam só: "Ao psicólogo é vedado: b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas,
religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, QUANDO DO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES PROFISSIONAIS;". Parece que muitos profissionais não prestam atenção no final que é muito importante.
@Osmar, pegam parte do texto para usar como pretexto para seus preconceitos!!!
@@ricardoleao3574 exatamente!
"" Parabéns Dr,
Eu sou evangélica mas eu defendo essa tese,
Mas os psicólogos tem sim necessidade muito grande de Deus para dar força pra encarar os problemas que chegam até o profissional,
Porque sabemos que pra vocês é muito cansativo ""
Boa noite, excelentes esclarecimentos, parabéns!
Precisamos nos atualizarmos em TODAS as religiões e diversos temas, mesmo que sejam polêmicos, pois fazem parte do processo de evolução e autoconhecimento, promovendo trocas imensuráveis.
A religiosidade interna é muito importante para uma boa análise. 🙏
Excelente seu comentário, Bernardete.
Infelizmente no Brasil muitos psicólogos tem preconceito com religiões, na minha graduação eu sofri muito por ser cristão, alguns professores tinham discursos que todo cristão é alienado e que todo cristão seria uma espécie de Silas Malafaia e que iriam fazer ou tentar fazer cura gay.
Lamentavelmente, é muito comum essa postura por parte de professores. Uma pena.
Passei pó isso tbm. Achava ridículo e opressor
Mas devia radicalizar pois fui vitima não de um cristão .pois passei por varios pisicologo e sua duas me revelaram que eram cristã.
Até eu me depará com uma maluca que se dizia filha de santo e que me hipinotizou sem minha permissão e so me dei conta disso quando comecei a me masturbar e era muito sureal e o interesse era me levar ao homosexualismo. E hoje depois de quatro anos quando pensei que já havia superado tudo. Estou sofrendo as mesmas consequências
Isso deveria ser banido da faculdade pois satanás vai usar os dele para aturmentar a vida das pessoas
Italo Moraes nessa hora o profissional tem q separar as suas crenças e sua fé ,e ser profissional o mais neutro possivel
Parabéns pelo vídeo, incrível amei, sou (paciente ou cliente) e a minha psicóloga é maravilhosa 🌹 sou católica praticante e vivo minha fé e posso falar tudo sobre os Milagres da minha vida e sobre tudo que vivo na minha fé e na minha família, ela é uma profissional incrível que leva o seu trabalho a sério e me ouve e me ajuda em tudo, só gratidão!
Excelente colocação, parece muito óbvio o assunto mas ainda muita confusão acontece. Parabéns!
Sim, Andre! Ainda acontece muito confusão, por isso a importância de se falar abertamente sobre o tema.
Ótima explicação.. sou psicoterapeuta e exerço minha espiritualidade tb, mas sempre separando as duas realidades com ética e responsabilidade.
Hum gostei
Otima explicação
Por favor religião é diferente de espiritualidade.
Depende da religião tbm prq tem coisas ai nada haver com Deus!
So lamento se essa espiritualidade que vc faka for enganosa e ate maldosa!
Sou Pedagoga. Não sou profissional da psicologia, tenho minha espiritualidade, mas já precisei de ajuda psicológica, foi de grande importância para mim, me ajudou muito.
Obrigado por compartilhar sua experiência.
Infelizmente ainda há grupos de psicólogos que fazem essas e outras práticas. Precisamos combater, denunciando ao conselho da psicologia que existem sim psicólogos (a), sem preparação, misturando "alhos com bugalhos".
Lá(setting) é um espaço de construção e não de julgamento.
ParabénsDoutorsua eplicaçao muito boa 100centomaravilhoso eu sou Evangélica Indaiatuba interior đe SãoPaulo amei sua aula🔥🔥🔥🙏🙇
Parabéns Dr. Pelo seus ensinamentos. Falou com clareza e precisão que Deus lhe proteja muito.🙏🙏🙏👏👏👏👏
Olá mestre !!!? Não nescessariamente ! Mas conhecer religiões comparadas é bom . Mas para analogias comportamento é interessante .
Dr Alberto você foi muito claro, maravilhoso Obrigada por nos instruir corretamente, pois temos que ter uma conduta adequada e respeitar as pessoas, amo conhecimento e aprender
Gratidão.
Pelo q eu entendi um bom psicólogo, q tenha religião ou não, ele precisa ter uma mente bastante elevada, para poder compreender tolerar e aconselhar caso for preciso.
Excelente professor! Suas colocações são exatamente iguais ao que eu penso a respeito de religião e psicologia. Abs.
Já vi em um grupo de psicologia um psicanalista postando seus posts criticando religião e até a fé das pessoas. Ele pode ter sua descrença particular, mas deveria respeitar o direito das pessoas ter fé e acreditar em algo. Acho falta de respeito não respeitar o indivíduo
Infelizmente essas coisas ainda acontecem. Seria bom se ele falasse diretamente comigo, tenho certeza que poderíamos ter um diálogo produtivo.
Lamentavelmente eu tenho visto na academia sempre a pauta da religião como algo alienante, opressor, que causa mau às pessoas. Contudo, há potência na religião para o bem, seja ela qual for. Não cabe o discurso de extirpar a religião da sociedade para uma possível evolução. Esquecem dos mitos do cientificismo. Eu creio que a resposta para essa questão, é que pode ser que alguns profissionais tomam conhecimento de muitos casos de religiosos que ou fizeram mal a um de seus pacientes ou que exerceram a profissão de forma equivocada, logo generalizam.
@@rogeriorosa8336 a mente religiosa em diversos sentidos é dogmática e covarde diante dos fantasmas que assombram o humano. Um psicólogo religioso vai considerar muita coisa da nossa experiência aqui na Terra como um tabu.
@@kairogomes8584 a mesma situação poderia se aplicar a alienação política, mas acredito que a religião é alvo
@@kairogomes8584 isso é uma generalização perigosa. Muitos podem fazer isso, é verdade, mas não podemos generalizar.
Tenho um professor que vive falando que ou a pessoa é cristã ou é psicólogo e eu confesso que me irrita esse pensamento dele, como se os psicólogos não fossem pessoas normais tanto quanto os pacientes 🤦🏽♀️.Estou no segundo semestre e estou amando estudar psicologia e aprender aqui também ❤
@camila, seu professor está errado e a fala dele me cheira a preconceito!!! Ignore e siga aquilo que vc acredita!!!
@@ricardoleao3574 sim, sigo firme e forte. 🙏
Verdade. Alguns professores tendem para ateísmo principalmente na matéria da física. Compre o livro (Jesus, o Maior Psicólogo Que Já Existiu) escrito por (Mark W. Baker) Baker afirma que os ensinamentos de Jesus está perfeitamente compatível com os princípios da psicologia.
@@luizcarvalho5913 eu estou lendo esse, obrigado pela dica 🙏🙌
Deus te abençoe que dê tudo certo em nome de Jesus Cristo pra ajudá muitas pessoas 😘💗❤⚘
Obrigado Dr. Alberto, estou iniciando esta graduação e sou cristão, sigo dois princípios ou mandamentos, primeiro amar a Deus acima de qualquer coisa, segundo amar o próximo como a si mesmo, por isto estou fazendo esta área. Professo, para iniciantes quais livros seriam os ideais ?
É ótimo ver seu interesse em psicologia e sua motivação baseada em princípios cristãos. Para iniciantes, aqui estão alguns livros introdutórios que podem ser úteis: "Em Busca de Sentido" por Viktor E. Frankl, "Introdução à Psicologia" por Linda L. Davidoff e Barbara R. Wood, "A Essência da Psicologia: As Grandes Ideias e Como Elas Mudaram Nosso Entendimento do Comportamento Humano" por Philip Zimbardo. Lembre-se de que a psicologia é uma área vasta e diversificada. À medida que avança em seus estudos, poderá explorar livros mais aprofundados sobre áreas específicas que lhe interessam. Boa sorte em sua jornada acadêmica e profissional!
A minha filha é psicóloga . Gostei muito desse vídeo é sempre muito bom ouvir uma pessoa que sabe mas porque ela acabou de se formar no ano passado mas ela já me falou algo assim .Parabéns Dr excelente explicação. 💙💙👏👏
Obrigado pelas palavras @Wanderlea Robaina
Acalma seu coração sabe falar no chão Jesus minha paixão com as palavras das verdades do meu coração
Parabéns pela sensatez e discernimento das vossas palavras...
Dica raramente vista..
Para o controle e cura das emoções descontroladas, foque no coração, é lá que está sua riqueza do seu eu, sua identidade, seu poder interno, sua essência, incrivelmente é esse órgão que controla e comanda o cérebro e o corpo todo, por falta de conhecimento muitas vezes focamos na periferia que é mente racional..
E outra pra suprir nossas necessidades internas buscamos e focamos no externo, criando a ansiedade querendo obter o controle do lado de fora, isolando o nosso poder divino que é o coração..
Pra vencer a ansiedade, o antídoto é o amor, muitas pessoas buscando desesperadas curas externas e drogas, sendo que a cura é interna, localizado no coração..
Algumas partes do livro (vencendo o Pânico sem uso de drogas).
Hoje, já está mais do que comprovado que ciência e religião caminham juntas. O que só vem ratificar o fato de que o indivíduo é um todo, onde de imensa importância o seu lado espiritual. Por outro lado, sabe-se, tb, que não é raro ser identificado que muitos casos psicológicos estão mt ligados a questões de ordem espiritual (aqui, não se tratando de espiritismo, da doutrina espírita), mas, da vivência das práticas religiosas, a revelar a necessária amizade com Deus. E isso é de suma importância, sim, em um grande número de casos. Diria, até, que fosse considerada essa situação, em determinados casos (o psicólogo tem condições de identificar (?)), o sucesso das terapias seria bem mais significativo. O que, ainda hoje, não acontece, infelizmente. Não se diga que estamos dizendo que a sessão se transforme em aula de religião, não é isso. Mas que seja levado em conta, e com mt zelo, o lado espiritual das pessoas. Assim, deve o profissional tb ter um preparo nesse particular, pois sera6de grande ajuda ao paciente. O tema permite mais e mais. No momento, ficamos por aqui. Obrigada
Obrigado por compartilhar conosco, Maria
A ciência se constrói sobre uma crença. Nada é neutro. Nancy Pearcey se dedicou em seu livro "A verdade absoluta" a dissertar sobre a não dissociabilidade entre a crença e a prática profissional. Acreditar na divisão entre fé e trabalho é uma fábula que infelizmente estive envolvida por anos. Não é sobre impôr um sistema de crenças, mas sobre reconhecer que o ser humano é um só, não passível de divisões.
Sou evanjelica faço acompanhamento mais n gosto de ficar falando de religião lá n .msm sabendo que Deus é o médico dos médicos vou com fé q o senhor vai abençoando o médico para cuidar da gente
A terapia é o lugar onde você pode falar o que quiser, desde que sinta ser importante abordar determinado tema.
Boa noite Dr Alberto Nery
Sim, as mensagens de Cristo é perfeitamente compatível com os princípios da psicologia. Tenho um bom livro interessante escrito por (Mark W. Bker - Jesus O Maior Psicólogo Que Já Existiu) Baker e Augusto Cury, afirma isso. E tenho um mine livro de poderosas orações escrito pelo um psicólogo com a ajuda de clientes Cristão através dos seus sintomas de depressão e angústia.
Exato, Luiz!
@@AlbertoNeryPsi eu particularmente achei problemático o que o rapaz falou acima qualquer profissional tem o direito de exercer a sua espiritualidade porém não deve levar isso para o ramo profissional a menos que o cliente der liberdade para que ele utilize da sua fé para ajudar no processo.
Eu particularmente ao ser atendido por um psicólogo pesso que no mínimo ele sejá profissional suficiente para separar sua fé da ciência e principalmente da REALIDADE.
É Diego lembra de mim q
Doutor qual é a sua religião?🤔
Perfeita explicação!!!!
Os cultos que eu vou eles encinam que a obra de Deus não é religião certo?sou a igreja cristã Maranata ☺️
Gostava no início do ginásio na questão de Adão e Eva em aula de história. A professora: aqui é história e não religião.
Gostei, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento ☺️
Nós que agradecemos por nos acompanhar.
Sempre muito bom ouvir seus ensinamentos...
Obrigado.
Eu sou massoterapeuta e tenho vontade de fazer psicologia porque acho que vai adicionar valor ao meu trabalho. Neste caso, não estou fazendo certo?
Fico agradecida pela resposta e quero dizer que estou amando assistir suas aulas.
Albéria, certamente agregará muito valor ao seu trabalho. E você pode dar o primeiro passo começando pela Logoterapia.
Nunca vi uma explicacao tao perfeita 👋👋👋👋👋👋❤❤❤❤
O triste é ver alguns psicólogos que tem vergonha de falar sobre sua fé. Tipo você pergunta pra ele qual a religião deles e mudam de assunto.
É importante que os psicólogos sigam os códigos de ética profissional e forneçam tratamento de alta qualidade que seja respeitoso com as crenças e valores de seus clientes. Se um cliente deseja discutir questões religiosas ou espirituais, muitos psicólogos estão dispostos a fazê-lo, desde que seja relevante para o tratamento e esteja alinhado com os desejos do cliente.
Sempre excelente!
Até e bom.o Psicólogo crêr em Deus !! Pois vai ajudar no Espiritual de Deus ajudando dando mais força
Gostei tudo e importante na vida basta saber diferenciar umas coisas das outras
Deus e pão minha paixão brilhar meu coração muito apaixonado pelas palavras das verdades
Professor, a psicologia ela é um apurador das condições mentais e tratamento? Ou vc me aconselha mais como estudante, ingresso na psiquiatria?
São complementares. Dependendo da queixa e do nível de sofrimento o ideal é procurar ambos os profissionais.
Muito interessante sua explicação, obrigada! Tenho uma pergunta, existe psicólogo cristão? Ou é errado falar que é psicólogo cristão, ultimamente tenho escutado muito sobre isso.
Minha professora garante que não existe.
Eu diria que existe sim, Iraci.
Boa tarde! Existe, pois fui fazer psicologia já sendo cristã. Assim como nao devemos falar o tempo de de psicologia na igreja tb acho que não podemos fazer o trabalho Psicoterapêutico baseado na religião. Tem pessoas que preferem colocam até nos anúncios de procura "procuro psicólogo cristão" Acho que nos comovprofossionais precisamos ter ética e saber conduzir nosso trabalho no setting terapêutico.
Ótimo vidio Dr.Gostei dos seu exclarecimento sobre essa questão.
😊😉
Mas por que existe está confusão? Qual é a relação entre crença religiosa e Ciência que estuda o Comportamento? Em 30 anos formada, não consigo entender porque isto.
@Janaina Ribeiro Mas e ciência, não há como confundir! As pessoas e que desconhecem as técnicas para a utilização da psicoterapia/interpretação/análise do comportamento, inclusive jovens formandos e, até dinossauros da área! Estou formada há 29 anos e vejo muitas besteiras sendo ditas. Muitos não se submetem a análise pessoal , não estudam técnicas e, querem atuar até por video kkkk. A religiosidade/religião/crença advém da fé num Deus. Outra questão - a psicologia e ciência, não é profissão assistencialista. Ouvir o outro, exige treino e Tecnica. Não é ser “ boazinha”, não pode ser confundido com “ ajuda espiritual”. O desconhecimento e ignorância e que liga/ cola - um , ao outro.
Na Faculdade de Ciências hab.biologia , meu professor dizia que não podemos ser biólogos e cristão também .Por causa da evolução.
Muitos dizem isso...
Uma dúvida muito comum que tenho, é, se como psicólogo, eu poderia postar minhas opiniões pessoais nas redes sociais, mostrar rotina religiosa e etc, ou se eu deveria criar duas contas, uma pessoal e a outra profissional...
É uma questão válida. Ter uma conta profissional dedicada ao seu trabalho como psicólogo pode ajudar a manter a ética e a confidencialidade necessárias, além de ajudar a estabelecer uma presença mais profissional. É sempre importante considerar as diretrizes éticas e regulamentações da sua profissão ao compartilhar informações online.
A mts anos precisei de acompanhamento psicológico (recuperar memoria ) no decorrer da terapia a psicóloga de certa forma me levava SIM a questionar certas escolhas no meu comportamento em questões relacionadas à minha fé.
Você vê esses questionamentos como positivos, Malu?
Aconteceu algo parecido comigo e me abriu os olhos e muito. Eu era daquelas q tudo era pecado e agora eu não penso mais assim
@@AlbertoNeryPsi Apesar do estado mental que eu ainda estava depois do acidente, pra mim foi irrelevante e tenho o mesmo conceito atualmente.
Não podemos misturar mesmo.
Tem religioso que é muito fanático e dai se confunde.
Em geral, excessos não costumam ser bons.
Entendi parabéns muito bem explicado
Agradeço a presença, Ana!
Respeitar a religião de cada um, é fundamentasl para o bem e sucesso de todos.👏 Seje na medicina ou não.
Nunca vi isso. Até adebtos do imbecilismo sabem que esse cara aí além de ser ateu é um perfeito ignorante.
E, quem sofre da síndrome de Amnon, Síndrome da mulher de Potifar, Síndrome de Jerusalém...?
Para ser um ateu de verdade, é preciso estudar toda a bíblia, pelo menos, por uns 10 anos! Senão, não saberá porque é ateu.
Minha formação é psicologia, gostei! Inscrita.....
Bem vindo! 🙏
Muito bem parabéns nosso criador nos deu o livre árbitro, para tudo tem um tempo, Debaixo do céus, tempo para rir tempo para chorar tempo para abraçar e tempo para não abraçar, rei ,Salomao.
Sejamos gratos, não é mesmo Celso?
Depende. Se ele for da linha iluminista, seguindo as idéias de Freud , não pode ter religião, principalmente se for cristã, pois Rousseau (influenciador do psicologo) era rançoso com os cristãos e a revolução francesa não tinha nada de democrática, mas de anti-cristianismo! Já se for da linha de Adller é Carl Young é possível sim!
Excelente sua observação, Alexandre.
Ao meu ver o psicológico deve ter sua religiosidade da vida sim, o que não pode é o psicológico inflingir a crença do paciente, e sim usa-la para que o próprio paciente descubra como usar a seu favor, se a psicólogia for só uma ciência, só tende e seguir o lado materialista, e onde é que ajuda o paciente ao sentir seu valor e vida...
O mau uso das religiões isso não pode!
Obrigado por participar com sua opinião, Fábio.
Fico pensando..como piscicologo e evangelico..como sab separar..
Olá Alidia você está participando do Whorkshop online e 100% gratuito que começou ontem? Está sendo aqui no meu canal do RUclips e estou aprofundando nesse assunto!. Veja a primeira aula e te espero ao vivo hoje as 20h
Muito bom. Obrigada. Eu quero recebe seu material. Muito bom!+
💙💙
@@AlbertoNeryPsiquais livros para iniciantes no curso da Psicologia ?
Gostei muito do seu comentário .parabéns.
😊😉
Excelente explicação sobre o tema!
Fis terapia com psicóloga cardecista quase fiquei doida de tanto passe que ela fez em mim deitava no divã ela na deixava eu cruzar as mãos me enfiou florais valeu nada
Eu não passaria por uma consulta com este tipo de profissional. Caso ficasse sabendo dessa informação depois de algumas consultas certamente deixaria de lado tudo que conversamos e procuraria outro profissional.
Obs: Isso também vale para o profissional fanático religioso.
Ótima palestra
A partir de 2003, aproximadamente, os psicólogos receberam informações de estar proibido o tratamento de homossexuais, pelo CRP.
Houve assuntos estendidos a religiões etc.
Gostei quero çonhecer mais
Seja bem vinda, Maria! Acompanhe nosso conteúdo. 😉
Fé eu sou cristã pedra de cristal e rica de moral Deus cura mal
Porque um pisicologo nao pode atender ou ajudar um da familia
Me inscrevi aí no seu canal . Esse é o meu ,NTI impressão de leitura
Muito obrigado!
Religião é diferente de espiritualidade. Basta respeito e equilíbrio. Donos da verdade não pode.
Eu quero preciso adquirir bastantec conhecimento de Deus e religião psicologia
Adquirir esse conhecimento é possível, Glória!
Bom dia ❤️❤️❤️❤️
Augusto Cury nos mostra que dar muito bem
Pra andar juntos.
Tomando os devidos cuidados, é possível.
parabens joia.
Deus abençoe a todos !!boa noite Fui consultar com uma psicóloga não voltei mais porquê
No horário da consulta dentro do consultório a doutora começou a falar de sua religião evangélica me falando que seria uma das soluções para meus problemas disse a ela sou católica fui cordial para não ser grossa mas reclamei na recepção falei o motivo a atendente disse que eu não podia trocar de psicólogo no momento por ser um ambulatório de um sindicato.que já tinham me encaminhado pra ela .
Ela só estava querendo te ajudar, até pq vc é católica; que eu saiba católico é cristão.
Faço terapia há 2 anos e acho que o psicólogo deveria ler sobre todas as religiões pra entender melhor o jeito de pensar do paciente, qdo o mesmo é muito religioso !!!! Aliás, eu acho que todas as pessoas deveriam se informar sobre tudo. Isso geraria um mundo sem preconceito, tolerante, empático e pacífico!!!!
Excelente sua observação. Gisele.
Concordo Gisele, o emocional está inteiramente ligado cm o espiritual. E é preciso conhecer o paciente, através do espiritual tbm..sem precisar perguntar suas crenças e de qual religião ele
pertence.Abçs
Me tire uma dúvida dr. na medicina quando eles não vejam mas solução para o paciente eles dizem só Deus. E se o cliente não ter o mesmo problema a ser resolvido oq fazer? Teve uma pessoa que estava com depressão, foi a igreja teve uma roda de oração e mais detalhes na igreja, e ela saiu 90% melhor, até saímos mesmo para ver como estava já no dia seguinte ela estava 100%, oq poderia ser? Sou cristão e pretendo fazer psicologia e pesquisei sobre isso, pensei e vi no seu vídeo a dúvida. abraços
SÁBIAS PALAVRA DR. PARABÉNS.
😉🙏
Simplesmente maravilhoso ❤️
NO MEU ENTENDER SIM!!!SE ELE QUISER E ACREDITAR!!!!
Certinho doutor o discípulo são Lucas seguia Jesus era médico
Quando usar o substantivo masculino, os 2 gêneros estarão contemplados: dizer juiz e juiza foi redundante.
Agradecemos a sugestão!
Meu marido não acredita não dá atenção não quer saber eu me sinto muito triste !
Parabéns!
🙏
Qualquer um pode ter religião independente da profissão.
Exatamente Cícero.
Ótima aula 👏🏻👏🏻
Muito obrigado!
Eu também acho que não pode misturar crinico com a religião não concordo isso
Obrigado por participar desse diálogo conosco, Lourdes.
Boa Noite gostei
🙏
Excelente perfeito
🙏😊
E para
AJUDAR
Áspessoas
Comprobrema
Claro Dr wue pode
Psicólogos não devem abrir mão da ciência em nome de credo tão pouco impor crenças ou professarem crenças em processo de transferência que há entre pacientes e terapeuta. É abusivo. Ponto!
Até pq nao importa a religião do psicólogo p o paciente.
Exatamente.
Ter religião sim, nao pode influenciar nos atendimentos jamais.
Muito bom, é exatamente isso!
Maravilhoso vídeo!
A minha Psicóloga tem Religião eu sei porque vi um.adesivo no carro dela , porém dentro do consultório dela ,ela não tem Religião , é o cúmulo essa história que Psicólogo não tem cabimento , é um ser humano que tem toda liberdade de ter ou não sua liberdade .
O tema ainda dá margem para muita discursão.
Deus está falando na bíblia o chão está chorando por causa da religião sem fé sem paixão Deus dono do chão
Muito bom
Eu tenho uma sobrinha freira, e é psicóloga.
🙂😉
Postar as práticas religiosas no Instagram é errado?
Compartilhar práticas religiosas no Instagram é uma escolha pessoal, mas é importante lembrar que, em contextos profissionais, é recomendado manter uma separação entre crenças pessoais e vida profissional.
Uma coisa, porém, me parece certa, duvido muito que um psicólogo, isto é, alguém formado em psicologia, e que seja religioso, não vá misturar as coisas.
Claro que pode
Exatamente!
@@AlbertoNeryPsi tive um problema consultei fiquei amigo do psicólogo de falar todos os dias tive que parar com as consultas pois temos os mesmos gostos