Amei o seu video. Sou cristã e sou psicologa! É um grande desafio, porém um maravilhoso aprendizado não impôr a religião e estar aberta para a neutralidade no exercício da profissão. Tem me feito crescer bastante! Não misturo uma coisa e outra, aprendi na Academia a fazer a diferença, nem sempre é fácil mas minha ética, a qual eu respeito e obedeço, como profissional que escolhi ser, dirige a minha prática. Sou apaixonada pela minha profissão. E tenho minha fé. Separando tudo no seu espaço e momento oportunos, tenho visto resultados bons. E espero continuar assim.
@@estranhoeesquisito se é crendice para você e se está no fim, respeito sua opinião. Que bom que não somos obrigados a concordar um com o outro, né? Para mim, a minha está vivíssima da Silva. Um Abraço cordial!
@@estranhoeesquisito também acho, tem uma aqui em casa que foi criada dentro da religião, hoje formada, ouvi ela dizer a mãe dela, "seu deus" isso me deixou em choque, acho que não deve ser envolvido no ambiente de atendimento, mais virar as costas ao criador e uma infâmia.
Muito chato isso…. Sou psicóloga, e creio que todos devem seguir a religião que fazem bem para a pessoa. Eu não tenho o menor problema em falar sobre religiosidade, o respeito mútuo faz parte do processo terapêutico.
Sei que este é um vídeo antigo, porém com discussões bastante atuais! Queria parabenizá-la pelo cuidado e pela sensibilidade ao tratar de um assunto que, por vezes, é bem polêmico! Sua fala, posicionamento e orientações a respeito desse tópico são bastante louváveis e de muita responsabilidade.
Gostei demais de suas colocações e agradeço por tê-las registrado em vídeo. Gostei não apenas por que concordo, mas pela clareza das explicações. Obrigado!
GENTE pelo amor né.. não sejam tão mentes fechadas! um psicologo pode ter ou não um religião cabe a ele essa escolha, se ele for um bom profissional "Ético" SABERÁ separar ambus, até pq para te acolhe ou te atente ele só usará teorias e práticas da ciência (oque tem comprovamento cientifico),qualquer coisa fora disso ele estará quebrando o código de ética da da psicologia, e o Conselho Regional de Psicologia sabendo disso a sua CRP pode ser casada.
O que eu percebo é uma grande falta de respeito da parte das pessoas religiosas que não sabem reconhecer a individualidade e liberdade dos outros indivíduos. Tentar impor sua religiosidade acima de outras ou da ausência de religiosidade é algo completamente egocêntrico e etnocêntrico. Gostei muito da abordagem sobre o tema.
Obrigada pelo vídeo. Quero muito ser psicóloga, mas sempre me perguntei se, caso começasse a estudar psicologia, se eu não correria o risco de me confundir entre ciência e religião. Mas esse vídeo e a certeza de que a minha crença está firmada dentro de mim, me fazem querer ainda mais ser psicóloga ❤
@Adriano Bueno Martins Ooi amigo! Concordo totalmenteee ❤. Jesus é incrível, vive e reina pra Sempre tbm!😢❤. Deus te abençoe e sua família tbm grandemente smp, tenham um ótimo final de semana. Um Abraço 💕
Nenhum profissional concorre com Jesus. Mas colocar Jesus no lugar do psicólogo é o mesmo que colocar Jesus no lugar do oftalmologista, do vascular e apenas fazer oração quando tem dor de dente ou problema no coração. Você ora, mas busca aos profissionais. Com psicólogo funciona da mesma forma. Não adianta pedir para Deus transformar as as pessoas que estão em sua volta se você mesmo não faz a sua parte
minha psicóloga é evangélica e eu sou umbandista. no início fiquei um pouco receosa, medo dela me julgar, mas hj em dia me sinto mais à vontade com ela.. acho que na próxima sessão vou falar sobre isso
ja fui em uma psicologa q dizia pra mim q eu DEVERIA orar. qndo estava mal ela dizia com a maior calma "ore e isso vai melhorar, fale mt com deus" mas ela JAMAIS me perguntou das minhas crenças, e isso fazia com q eu n conseguisse me abrir tanto e só concordasse.... tinha muito medo de ela me julgar com base na religiao, ainda mais q um dos motivos de eu estar la era justamenre esse :/ n aguentei mt tempo e parei
Eu fui evangélica muito tempo mas agora não estou mas por vários motivos meus não dá igreja me sinto mal por isso de ter me desviado mas tenho Deus e vejo ele em tudo mas me sinto mal em não viver mas nus caminho certo.
Penso que se o profissional é preparado e trabalha sempre com a ética profissional não é a religião do mesmo que irá atrapalhar. Como foi dito no vídeo a psicologia respeita a religião de cada sujeito. 👏👏👏👏👏
Eu pergunto sempre que vou a um psicólogo diferente... Pra mim é importante conversar com alguém que acredita nas mesmas coisas que eu... Me sinto mais a vontade.
Nossa, eu justamente pensei, o Brasil é um estado Laico, aí não demorou 2 segundos você comentou... Também acredito que já esta "implícito" que cada um tem ou não religião de sua escolha não...
Minha experiência dentro de algumas denominações foi, de certa forma, muito negativa, um aprisionamento. Por isso, hoje, pensando com mais clareza, jamais indicaria esses locia para alguém, mas antes, diria aquela pessoa que se dê uma chance de verdade, e busque um bom psicólogo.
Assistindo seu vídeo em 2021. Minha dúvida é "Qual a religião do psicólogo ?" Digo isso porque muitas coisas negativas que aconteceram na minha vida englobam situações de uma determinada religião. Por isso eu tenho que entrar no assunto com a psicóloga mas me vem a pergunta "será que ela acreditaria em mim ? Ou simplesmente vai achar bobagem ?".
Não atrapalha não! depende das palavras colocadas.Assuntos abordados! A fé não tem religião! vc pode encorajar,ajudar as pessoas sem mencionar sua religião. até mesmo porque vc vai estar lá pra usar sua tecnica. Agora se vc usar sua fé pra curar. Otímo! dando resultado é oque importa! O psicologo não vai ficar ali sentado falando da sua religião.
jA OUVIU DIZER QUE ALGUMAS FACULDADES JA DÃO AULAS SOBRE ESPIRITUALIDADE COMO SUPORTE AO PACIENTE COMO OS MUITOS ATENDIMENTOS EM CAPELANIA E CUIDADOS PALIATIVOS. SOU PESQUISADORA E ESTUDO OS VIÉS PSICOLOGIAX PSICANALISEX ESPIRITUATUALIDADE....HA MUITO O QUE SE Aprendeer sem dogmatismo!!!!
Respeito mais nao concordo, psicologia não é ciência, existe muitas psicólogo, q ama o q faz , e realmente quer fazer o bem, mais infelizmente, não são todos, e o pior, eu conheço 4 psicólogos, eles são bem requisitados, e considerandos ótimos psicólogos , conheço a vida pessoal deles , totalmente destruída. Vivemos tempos difíceis, acho q vivemos um tempo q não temos um problema real, samos atingidos por pequenas coisas, e vivemos numa geração, com acesso de informações, e não sabemos no q acreditar, mais meu pai tem 72 anos e tem garra pra viver , porque a ele tem um objetivo, ele só tem o quarto ano primário. E e conselheiro de psicólogo, empresário, e de qualquer um q está sem motivação, pelo simples fato de ser um homem temente a Deus, viver uma vida simples, porque é feliz com o q ele tem, eu vejo q muitos sofrem , porque se acham injustiçados , porque foram traídos, problema de saúde, , ou por não reconhecer suas próprias falhas, não estou aqui julgando ninguém, porque eu tb passo por isso. Só quero dizer pra ter cuidado com a psicologia, e a religião, não dá pessoas, a psicóloga da religião, não querem ir no real problema, só querm ir nos sintomas. Cuidado.
Nosso Brasil é um Estado laico apenas no papel,juramentos com bíblias de preferência"católicas",crucifixos nas Câmaras, orações de pai nosso,são apenas um detalhe,qualquer coincidência com o catolicismo é mera realidade kkkkk
Bom vídeo. As religiões institucionais normalmente valorizam mais a ordem de pagamento que a fé do crente. Isso não é apenas incoerente ou revoltante, mas também desastroso. Afinal, qualquer convicção é tão sólida quanto o vento e o fanatismo é apenas um resultado da fuga inconsciente dessa percepção. Seja como for, que cada um acredite no que tem motivo para aceitar e que a tolerância seja imperativa.
Essa obrigatoriedade do cumprimento do princípio da laicidade do estado é determinado pelo Conselho de Psicologia por meio de uma resolução? Qual é o número dessa resolução?
Poderia me tirar uma duvida ? Como a psicoligia trata certas incorporacoes d espiritos da religiao, visoes, profesias, aparentar estar possuido, vcs achan q isso é obra da nosso cerebro ? Ele e capaz de chegar a esse ponto?
Será que alguém confiaria se consultar com Malafaia?
7 лет назад+14
Oi Josenildo, da mesma forma que acredito ser possivel que um medico endocrinologista acima do peso possa ser eficiente com seus pacientes que desejam perder peso, um psicologo pode ser eficiente mesmo que sua ações e valores pessoais não estejam de acordo com o paciente pensa, pois na psicologia os valores pessoais do psicologo não deveria interferir em sua técnica e ajuda ao paciente. Mas entendo que é possivel que desejamos que o profissional que contratamos para nos prestar serviço tenham pensamentos coerentes com nossos valores. Da mesma forma que talvez alguem desista de um engenheiro ao ve-lo em ações reprováveis é possivel que desanime de contratar um psicologo ao velo falando ou fazendo coisas que estão fora do que considera aceitável. Enfim, o importante aqui seria esclarecer que na tecnica do trabalho da psicologia não há envolvimento, nem semelhança, com doutrinação religiosa. O psicologo não deve colocar seus valores religiosos ao paciente, pois até mesmo seria esta a recomendação do conselho de psicologia. Entendi que vc fez uma brincadeira, e achei que seria uma boa oportunidade para esclarecer alguns detalhes. Obrigada por participar.
Não foi uma brincadeira, foi uma reflexão pois pelas declarações dele, pela sua postura como pastor e pelo seu empenho em defender sua doutrina religiosa, não acredito que o mesmo colocaria o "conhecimento da psicologia" acima das suas convicções religiosas! Malafaia é um exemplo extremo. Quem conhece suas declarações a respeito de vários assuntos e principalmente sobre "gênero" sabe bem disso! Acredito que as convicções religiosas do profissional de psicologia, com certeza tem influência em maior ou menor escala sobre o exercício do seu trabalho. Em muitas profissões a religião do profissional que a exerce, parece não exercer muita influência sobre sua atividade profissional, mas no caso do Psicólogo é muito diferente pois diferentes estudos mostram que a religião afeta diretamente a psique da pessoas que segue tal ou qual doutrina religiosa.
"Os pesquisadores das ciências humanas e da saúde, incluindo médicos e psicólogos, interessam-se em compreender os fatores fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais relacionados à adesão a tais crenças e fenômenos. Muitos desses pesquisadores defendem que as práticas espirituais são prejudiciais à saúde mental e à vida em sociedade. O psicólogo estadunidense Albert Ellis, criador da terapia racional-emotiva declarou, certa vez, que “a religiosidade / espiritualidade é, em muitos aspectos, o equivalente do pensamento irracional e do distúrbio emocional. Quanto menos religiosas as pessoas forem, mais saudáveis emocionalmente elas serão”. O neurologista austríaco Sigmund Freud, pai da psicanálise, sustentava que as crenças religiosas e espirituais seriam comparáveis a uma “neurose infantil” e defendia que o indivíduo “que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa”. Dra. Tanya Byron, psicoterapeuta e pesquisadora britânica, afirma que as “crenças e práticas religiosas têm sido consideradas por profissionais de saúde mental como irrelevantes ou mesmo como uma manifestação de doença mental. Pesquisadores das áreas de psiquiatria e psicologia são unânimes em constatar que fortes crenças religiosas possuem alta prevalência entre pacientes esquizofrênicos e portadores de doenças mentais graves. Vários desses indivíduos são atormentados por delírios e alucinações de natureza mística e religiosa. Pessoas religiosas podem também apresentar níveis reduzidos de bem-estar físico, relatando maiores índices de estresse, pensamentos auto-punitivos e paranoicos."
Pazuzu Valak, Depende. Por um lado sim, mas por outro a intenção dele era te ajudar e previnir seu suicídio. Mas na minha opinião, ele não podia ter contado pra sua família, porque vc já é maior de idade e oque você desabafa com ele, tem que ficar só entre você e ele
É reconhecido pelo código de ética do psicólogo que ao identificar um risco a vida do indivíduo ele pode sim se utilizar da quebra de sigilo para alertar familiares e pessoas próximas...
Para fins de esclarecimento: A etimologia popular atribui a origem da palavra "religião" a religare, do latim: a religião religaria o homem a Deus. Uma ideia bonita... mas sem fundamento. Etimologia falsa, embora cheia de boas intenções. No latim, religio designava "respeito", "reverência". A palavra deriva de relegere, em que re-, "de novo", está associado ao verbo legere, "ler", abrigando o sentido de "tomar com atenção". Uma pessoa vive a religião quando, uma e outra vez, cuida escrupulosamente de algo muito importante, algo que deve ser cultuado.
Provavelmente o profissional iria ajuda-lo a entender se essa seria uma vontade do próprio homossexual ou algum tipo de pressão externa que ele sentisse por mudar. Mas jamais seria observado como um doente como necessidade de cura. A vontade real do individuo seria respeitada, caso quisesse viver como heterossexual ou aceitar sua homossexualidade. Isso nada tem a ver com a religião (ou ausência de religião) do psicólogo ou psicóloga.
olá primeiro gostaria de parabenizar pelo vídeo, acho importante sim eu saber se o psicólogo tem ou não uma religião, não iria em um Psicólogo sem saber a posição religiosa dele, me sentiria de certa maneira traída se fosse em um psicólogo e depois soubesse que ele tem algum vínculo com alguma religião.
Valores distorcidos, o que vale é a competência do profissional, ele tem o direito em ter a religião que quiser assim como você. Talvez o que esteja te traindo sejam as suas crenças limitantes.
O que acho eh que nunca eh tarde para ser feliz se nao formos pelo menos tivemos oportunidade de tentar o medo eh o que nos mantem vivos o puor eh a opressao o abuso o atentar a dignidade entre outras pessoas narcisistas no meio disto cada pessoa tem algo dentro de s divino humano o que for eu chsmo algo de bom tenos duas opcoes seguir o bom ou o mau mas eh impossivel sermos felizes ah cem por cento hoje ninguem o eh assim como tb nao sonos infelizes a 100 % a menos que um dia ja nao haja tempo e sofremos humilhacao as maos da maldade e a fonte seque agora mantenham fieies a si mesmos aptendendo com os erros e nem tudo eh mau em nos e nos desconhecemos a.forcs maior que temos nos so a alcancamos quando vemos que não temos saída portanto todos os dias ah uma chance de recomecar
Religião não é sinônimo de competência na profissão. Desculpe mas, está totalmente equivocado. Assim como falar que é evangélico como muitos falam como se fosse consulta SPC e com a intenção de ter credibilidade na praça significa análise cadastral aprovada, se fosse haveria na ficha de análise cadastral o campo "Religião" para preencher.
Te entendo. Afinal, se vc possui problemas psicológicos e possui uma religião, moral e ética própria, você não iria querer se consultar com alguém ateu que desconhece a sua situação na prática, apenas leu sobre. Um psicólogo que possui religião como vc entenderia a relação do seu problema na esfera PESSOAL dele, por tbm ser religioso, já o ateu talvez entenda a coisa toda só de forma antropológica, social. Vc quer sentir que a outra parte entende vc porque é igual a vc. Isso é valido.
Olá dra sou católico respeito todas religiões mas só Faso o que Jesus pediu receba este pão entre memória de mim recebo e saiu não ouço Mimi dos sacerdotes tomo a Seia e vazo da igreja
Desculpe me mas sua visão é, para mim, meio que leviana. Vc disse mais como deveria ser do quê o que realmente acontece. Passei com uma psicóloga evangélica e desculpe o desabafo, foi um desastre. Infelizmente nem todos tem noção desses princípios que vc provavelmente tem
7 лет назад+11
Na verdade não deveria haver influencia da religião no trabalho do psicologo, são duas esferas que devem estar separadas.
Mylla Marques depende do quanto esse pessoa seria afetada pela fé,já que muitas pessoas crentes ainda acham que esquizofrênicos são atormentados por demônios,mas acho muito difícil que um psicólogo seja assim
Psicólogo é um profissional, não um pastor para pregar religião. Abra um pouco sua mente não misturando profissional com pessoal. Afinal o psicólogo é um ser humano e tem o direito de crer no que quiser. Crenças religiosas não definem a competência do profissional. Religiões são só hipóteses estagnadas sem evolução, a psicologia são hipóteses estudadas, é ciência mutável, evolutivamente .
O ser humano não é somente religião. o psicólogo deve ser neutro em todos os sentidos. Não somente na religião. Dizer que o psicólogo deveria ser alguém sem religião é dizer que ele deveria ser alguém sem subjetividade. Um psicólogo pode até não ter religião, mas se ele expõe suas convicções no atendimento está caindo no mesmo erro de um psicólogo religioso que tenta doutrinar alguém no tratamento. Religioso ou não, faça o trabalho de forma ética e profissional.
Melhor resposta, parabéns, Rafael! Eu sou psicóloga e cristã e o grande desafio, porém um maravilhoso aprendizado é não impôr religião e estar aberta para a neutralidade no exercício da profissão. Tem me feito crescer bastante!
👑 עמנואל 👑 IMANUEL O MESSIAS O HEBREU 7.14 ISAÍAS Portanto, o próprio אדני vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamará o seu nome IMANUEL 1.22-23 MATEUS Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o יהוה falou pelo profeta: Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará IMANUEL (ISAÍAS 7,14), que significa: ELOHYM CONOSCO 22.16 ATOS E agora, por que tardas? Levanta-te. Recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome
Amei o seu video. Sou cristã e sou psicologa! É um grande desafio, porém um maravilhoso aprendizado não impôr a religião e estar aberta para a neutralidade no exercício da profissão. Tem me feito crescer bastante! Não misturo uma coisa e outra, aprendi na Academia a fazer a diferença, nem sempre é fácil mas minha ética, a qual eu respeito e obedeço, como profissional que escolhi ser, dirige a minha prática. Sou apaixonada pela minha profissão. E tenho minha fé. Separando tudo no seu espaço e momento oportunos, tenho visto resultados bons. E espero continuar assim.
Amigo(a) Ilana. Psicologia 🤣
𝐎 𝐟𝐢𝐦 𝐝𝐚 𝐟é.
fim da fé e da crendice.
@@estranhoeesquisito se é crendice para você e se está no fim, respeito sua opinião. Que bom que não somos obrigados a concordar um com o outro, né? Para mim, a minha está vivíssima da Silva. Um Abraço cordial!
@@estranhoeesquisito também acho, tem uma aqui em casa que foi criada dentro da religião, hoje formada, ouvi ela dizer a mãe dela, "seu deus" isso me deixou em choque, acho que não deve ser envolvido no ambiente de atendimento, mais virar as costas ao criador e uma infâmia.
Parabéns Ilana N. psicologia Clínica, isso é profissionalismo!
Já tive julgamento por parte de psicólogos sobre minha religião e isso me causou bloqueio...mas entendo que o psicólogo é humano
Muito chato isso…. Sou psicóloga, e creio que todos devem seguir a religião que fazem bem para a pessoa. Eu não tenho o menor problema em falar sobre religiosidade, o respeito mútuo faz parte do processo terapêutico.
Sei que este é um vídeo antigo, porém com discussões bastante atuais!
Queria parabenizá-la pelo cuidado e pela sensibilidade ao tratar de um assunto que, por vezes, é bem polêmico!
Sua fala, posicionamento e orientações a respeito desse tópico são bastante louváveis e de muita responsabilidade.
Gostei demais de suas colocações e agradeço por tê-las registrado em vídeo. Gostei não apenas por que concordo, mas pela clareza das explicações. Obrigado!
GENTE pelo amor né.. não sejam tão mentes fechadas! um psicologo pode ter ou não um religião cabe a ele essa escolha, se ele for um bom profissional "Ético" SABERÁ separar ambus, até pq para te acolhe ou te atente ele só usará teorias e práticas da ciência (oque tem comprovamento cientifico),qualquer coisa fora disso ele estará quebrando o código de ética da da psicologia, e o Conselho Regional de Psicologia sabendo disso a sua CRP pode ser casada.
O que eu percebo é uma grande falta de respeito da parte das pessoas religiosas que não sabem reconhecer a individualidade e liberdade dos outros indivíduos. Tentar impor sua religiosidade acima de outras ou da ausência de religiosidade é algo completamente egocêntrico e etnocêntrico. Gostei muito da abordagem sobre o tema.
Exatamente Katriel. Concordo com você. Muits pessoas são egoístas e preconceituosas, misturam competência com crença. Lamentável.
Obrigada pelo vídeo. Quero muito ser psicóloga, mas sempre me perguntei se, caso começasse a estudar psicologia, se eu não correria o risco de me confundir entre ciência e religião. Mas esse vídeo e a certeza de que a minha crença está firmada dentro de mim, me fazem querer ainda mais ser psicóloga ❤
Jesus Cristo o maior psicólogo que já existiu !!
kkkk
vc jah viu jesus? ou acredita por que viu em um livro que foi escrito a milhares de anos, ou por que ouviu falar igual papagaio e então foi copiando?
@Adriano Bueno Martins
Ooi amigo! Concordo totalmenteee ❤. Jesus é incrível, vive e reina pra Sempre tbm!😢❤. Deus te abençoe e sua família tbm grandemente smp, tenham um ótimo final de semana. Um Abraço 💕
Nenhum profissional concorre com Jesus. Mas colocar Jesus no lugar do psicólogo é o mesmo que colocar Jesus no lugar do oftalmologista, do vascular e apenas fazer oração quando tem dor de dente ou problema no coração. Você ora, mas busca aos profissionais. Com psicólogo funciona da mesma forma. Não adianta pedir para Deus transformar as as pessoas que estão em sua volta se você mesmo não faz a sua parte
minha psicóloga é evangélica e eu sou umbandista. no início fiquei um pouco receosa, medo dela me julgar, mas hj em dia me sinto mais à vontade com ela.. acho que na próxima sessão vou falar sobre isso
ja fui em uma psicologa q dizia pra mim q eu DEVERIA orar. qndo estava mal ela dizia com a maior calma "ore e isso vai melhorar, fale mt com deus" mas ela JAMAIS me perguntou das minhas crenças, e isso fazia com q eu n conseguisse me abrir tanto e só concordasse.... tinha muito medo de ela me julgar com base na religiao, ainda mais q um dos motivos de eu estar la era justamenre esse :/ n aguentei mt tempo e parei
Eu fui evangélica muito tempo mas agora não estou mas por vários motivos meus não dá igreja me sinto mal por isso de ter me desviado mas tenho Deus e vejo ele em tudo mas me sinto mal em não viver mas nus caminho certo.
Faz um vídeo sobre sua opinião a cerca dos coachs!
Penso que se o profissional é preparado e trabalha sempre com a ética profissional não é a religião do mesmo que irá atrapalhar. Como foi dito no vídeo a psicologia respeita a religião de cada sujeito. 👏👏👏👏👏
Eu pergunto sempre que vou a um psicólogo diferente... Pra mim é importante conversar com alguém que acredita nas mesmas coisas que eu... Me sinto mais a vontade.
Nossa, eu justamente pensei, o Brasil é um estado Laico, aí não demorou 2 segundos você comentou...
Também acredito que já esta "implícito" que cada um tem ou não religião de sua escolha não...
Minha experiência dentro de algumas denominações foi, de certa forma, muito negativa, um aprisionamento. Por isso, hoje, pensando com mais clareza, jamais indicaria esses locia para alguém, mas antes, diria aquela pessoa que se dê uma chance de verdade, e busque um bom psicólogo.
Confesso que contratei uma psicóloga, por ela ser católica! Eu queria alguém que entendesse minha forma de pensar devido a minha religião.
Assistindo seu vídeo em 2021. Minha dúvida é "Qual a religião do psicólogo ?" Digo isso porque muitas coisas negativas que aconteceram na minha vida englobam situações de uma determinada religião. Por isso eu tenho que entrar no assunto com a psicóloga mas me vem a pergunta "será que ela acreditaria em mim ? Ou simplesmente vai achar bobagem ?".
Não atrapalha não! depende das palavras colocadas.Assuntos abordados! A fé não tem religião! vc pode encorajar,ajudar as pessoas sem mencionar sua religião. até mesmo porque vc vai estar lá pra usar sua tecnica. Agora se vc usar sua fé pra curar. Otímo! dando resultado é oque importa! O psicologo não vai ficar ali sentado falando da sua religião.
Lilly p concordo
Depende tem pastores religiosos acredita? Fico abismada deve pregar o cristianismo no local.
Boa noite sugestão de video: quando a admiração deixa de ser admiração e passa a ser obecessao?
Quando eu vou ao médico não me importa qual a religião dele
Olá Marisa, como vai?
Você pode dizer porque não atende mais?
Abração
Psicólogia é filosofia, mas meu psicólogo me incentiva a ir pra igreja, me socializar,acho legal
Sug
Minha psicologa é meio mística. Ela crê em carma. Ela não me deixa incomodada. Não me faz pensar
O ser humano tem que saber separar as coisas
jA OUVIU DIZER QUE ALGUMAS FACULDADES JA DÃO AULAS SOBRE ESPIRITUALIDADE COMO SUPORTE AO PACIENTE COMO OS MUITOS ATENDIMENTOS EM CAPELANIA E CUIDADOS PALIATIVOS. SOU PESQUISADORA E ESTUDO OS VIÉS PSICOLOGIAX PSICANALISEX ESPIRITUATUALIDADE....HA MUITO O QUE SE Aprendeer sem dogmatismo!!!!
Dr.Maria de Abreu eu te amo.Beijos de Kamila Alves da Silva Luz 😙😘😘😘
gente eu me apaixono por vc psicólogos. ..
Obrigada
Respeito mais nao concordo, psicologia não é ciência, existe muitas psicólogo, q ama o q faz , e realmente quer fazer o bem, mais infelizmente, não são todos, e o pior, eu conheço 4 psicólogos, eles são bem requisitados, e considerandos ótimos psicólogos , conheço a vida pessoal deles , totalmente destruída. Vivemos tempos difíceis, acho q vivemos um tempo q não temos um problema real, samos atingidos por pequenas coisas, e vivemos numa geração, com acesso de informações, e não sabemos no q acreditar, mais meu pai tem 72 anos e tem
garra pra viver , porque a ele tem um objetivo, ele só tem o quarto ano primário. E e conselheiro de psicólogo, empresário, e de qualquer um q está sem motivação, pelo simples fato de ser um homem temente a Deus, viver uma vida simples, porque é feliz com o q ele tem, eu vejo q muitos sofrem , porque se acham injustiçados , porque foram traídos, problema de saúde, , ou por não reconhecer suas próprias falhas, não estou aqui julgando ninguém, porque eu tb passo por isso. Só quero dizer pra ter cuidado com a psicologia, e a religião, não dá pessoas, a psicóloga da religião, não querem ir no real problema, só querm ir nos sintomas. Cuidado.
Gostei de quando mencionou que o Estado é laico. Adorei o vídeo
Nosso Brasil é um Estado laico apenas no papel,juramentos com bíblias de preferência"católicas",crucifixos nas Câmaras, orações de pai nosso,são apenas um detalhe,qualquer coincidência com o catolicismo é mera realidade kkkkk
OI MARISA OBRIGADA PARABÉNS !!! PELO SEU VÍDEO. MUITO OBRIGADA.
Muito bom, análise bastante madura.
e quando o psicologo que quer saber a sua religião e meio que insiste que vc siga a dele? o fazer?
Troque de psicólogo
Incentive-o a esvaziar os bolsos dele,na igreja do Didimaiscêdo...rsrsrsrsrs
👏👏👏 esse tema foi bastante significativo
Como faço para acionar o sininho e seguir a senhora receber as notificações.pois não tem seu nomi.
Tu é maravilhosa! Obrigado
Bom vídeo. As religiões institucionais normalmente valorizam mais a ordem de pagamento que a fé do crente. Isso não é apenas incoerente ou revoltante, mas também desastroso. Afinal, qualquer convicção é tão sólida quanto o vento e o fanatismo é apenas um resultado da fuga inconsciente dessa percepção. Seja como for, que cada um acredite no que tem motivo para aceitar e que a tolerância seja imperativa.
Essa obrigatoriedade do cumprimento do princípio da laicidade do estado é determinado pelo Conselho de Psicologia por meio de uma resolução? Qual é o número dessa resolução?
Quero Saber: Poder um Psicólogo Também Sofrer Depressão?
Pretendo Fazer Psicologia mas Fora do minha terra mãe.
É o mesmo que perguntar se um ortopedista pode sofrer uma fratura.
Vc é impressionante mto.sensata
Por favor!!! Me diz qual e a sua religiao??
Vdd ,!Boa noite
Poderia me tirar uma duvida ?
Como a psicoligia trata certas incorporacoes d espiritos da religiao, visoes, profesias, aparentar estar possuido, vcs achan q isso é obra da nosso cerebro ? Ele e capaz de chegar a esse ponto?
Será que alguém confiaria se consultar com Malafaia?
Oi Josenildo, da mesma forma que acredito ser possivel que um medico endocrinologista acima do peso possa ser eficiente com seus pacientes que desejam perder peso, um psicologo pode ser eficiente mesmo que sua ações e valores pessoais não estejam de acordo com o paciente pensa, pois na psicologia os valores pessoais do psicologo não deveria interferir em sua técnica e ajuda ao paciente. Mas entendo que é possivel que desejamos que o profissional que contratamos para nos prestar serviço tenham pensamentos coerentes com nossos valores. Da mesma forma que talvez alguem desista de um engenheiro ao ve-lo em ações reprováveis é possivel que desanime de contratar um psicologo ao velo falando ou fazendo coisas que estão fora do que considera aceitável. Enfim, o importante aqui seria esclarecer que na tecnica do trabalho da psicologia não há envolvimento, nem semelhança, com doutrinação religiosa. O psicologo não deve colocar seus valores religiosos ao paciente, pois até mesmo seria esta a recomendação do conselho de psicologia. Entendi que vc fez uma brincadeira, e achei que seria uma boa oportunidade para esclarecer alguns detalhes. Obrigada por participar.
Não foi uma brincadeira, foi uma reflexão pois pelas declarações dele, pela sua postura como pastor e pelo seu empenho em defender sua doutrina religiosa, não acredito que o mesmo colocaria o "conhecimento da psicologia" acima das suas convicções religiosas! Malafaia é um exemplo extremo. Quem conhece suas declarações a respeito de vários assuntos e principalmente sobre "gênero" sabe bem disso! Acredito que as convicções religiosas do profissional de psicologia, com certeza tem influência em maior ou menor escala sobre o exercício do seu trabalho. Em muitas profissões a religião do profissional que a exerce, parece não exercer muita influência sobre sua atividade profissional, mas no caso do Psicólogo é muito diferente pois diferentes estudos mostram que a religião afeta diretamente a psique da pessoas que segue tal ou qual doutrina religiosa.
"Os pesquisadores das ciências humanas e da saúde, incluindo médicos e psicólogos, interessam-se em compreender os fatores fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais relacionados à adesão a tais crenças e fenômenos.
Muitos desses pesquisadores defendem que as práticas espirituais são prejudiciais à saúde mental e à vida em sociedade. O psicólogo estadunidense Albert Ellis, criador da terapia racional-emotiva declarou, certa vez, que “a religiosidade / espiritualidade é, em muitos aspectos, o equivalente do pensamento irracional e do distúrbio emocional. Quanto menos religiosas as pessoas forem, mais saudáveis emocionalmente elas serão”. O neurologista austríaco Sigmund Freud, pai da psicanálise, sustentava que as crenças religiosas e espirituais seriam comparáveis a uma “neurose infantil” e defendia que o indivíduo “que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa”.
Dra. Tanya Byron, psicoterapeuta e pesquisadora britânica, afirma que as “crenças e práticas religiosas têm sido consideradas por profissionais de saúde mental como irrelevantes ou mesmo como uma manifestação de doença mental. Pesquisadores das áreas de psiquiatria e psicologia são unânimes em constatar que fortes crenças religiosas possuem alta prevalência entre pacientes esquizofrênicos e portadores de doenças mentais graves. Vários desses indivíduos são atormentados por delírios e alucinações de natureza mística e religiosa. Pessoas religiosas podem também apresentar níveis reduzidos de bem-estar físico, relatando maiores índices de estresse, pensamentos auto-punitivos e paranoicos."
Maravilha! Excelente resposta, dra Denise!
Malafaia é psicólogo, caso vc não saiba.porisso sabe a arte de ludibriar o povo
Meu psicólogo contou pra minha família sobre minha vontade de suicídio, seria quebra de sigilo? Sou maior de idade.
Pazuzu Valak, Depende. Por um lado sim, mas por outro a intenção dele era te ajudar e previnir seu suicídio. Mas na minha opinião, ele não podia ter contado pra sua família, porque vc já é maior de idade e oque você desabafa com ele, tem que ficar só entre você e ele
É reconhecido pelo código de ética do psicólogo que ao identificar um risco a vida do indivíduo ele pode sim se utilizar da quebra de sigilo para alertar familiares e pessoas próximas...
E quando o psicologo fica o tempo todo fazendo proselitismo politico?
Para fins de esclarecimento: A etimologia popular atribui a origem da palavra "religião" a religare, do latim: a religião religaria o homem a Deus. Uma ideia bonita... mas sem fundamento. Etimologia falsa, embora cheia de boas intenções.
No latim, religio designava "respeito", "reverência". A palavra deriva de relegere, em que re-, "de novo", está associado ao verbo legere, "ler", abrigando o sentido de "tomar com atenção". Uma pessoa vive a religião quando, uma e outra vez, cuida escrupulosamente de algo muito importante, algo que deve ser cultuado.
Haha e o Direito de liberdade que o homossexual de querer deixar o homossexualismo e voltar ou querer ser hetero ?
Provavelmente o profissional iria ajuda-lo a entender se essa seria uma vontade do próprio homossexual ou algum tipo de pressão externa que ele sentisse por mudar. Mas jamais seria observado como um doente como necessidade de cura. A vontade real do individuo seria respeitada, caso quisesse viver como heterossexual ou aceitar sua homossexualidade. Isso nada tem a ver com a religião (ou ausência de religião) do psicólogo ou psicóloga.
Homossexualidade não vem do querer, vem do ser.
Pandora Um homossexual não escolher ser homossexual ele simplesmente é
Guerreiro Celeste quando foi que você escolheu ser hétero? Nunca, ou seja, nós não escolhemos ser homossexuais, apenas somos, nascemos assim.
olá primeiro gostaria de parabenizar pelo vídeo, acho importante sim eu saber se o psicólogo tem ou não uma religião, não iria em um Psicólogo sem saber a posição religiosa dele, me sentiria de certa maneira traída se fosse em um psicólogo e depois soubesse que ele tem algum vínculo com alguma religião.
Obrigada por sua opinião
Como assim ??
Valores distorcidos, o que vale é a competência do profissional, ele tem o direito em ter a religião que quiser assim como você. Talvez o que esteja te traindo sejam as suas crenças limitantes.
Excelente vídeos !!!
O que acho eh que nunca eh tarde para ser feliz se nao formos pelo menos tivemos oportunidade de tentar o medo eh o que nos mantem vivos o puor eh a opressao o abuso o atentar a dignidade entre outras pessoas narcisistas no meio disto cada pessoa tem algo dentro de s divino humano o que for eu chsmo algo de bom tenos duas opcoes seguir o bom ou o mau mas eh impossivel sermos felizes ah cem por cento hoje ninguem o eh assim como tb nao sonos infelizes a 100 % a menos que um dia ja nao haja tempo e sofremos humilhacao as maos da maldade e a fonte seque agora mantenham fieies a si mesmos aptendendo com os erros e nem tudo eh mau em nos e nos desconhecemos a.forcs maior que temos nos so a alcancamos quando vemos que não temos saída portanto todos os dias ah uma chance de recomecar
Ótimo vídeo!
Qual a crença do Estevão slow?
Ele é ateu
É a única exigência que tenho em relação a psicólogos, religião.
Respeito sua posição
Dama do Lago
Não entendi, vc consulta um psicólogo somente se ele tiver religião?
Dama do Lago vc é um idiota,sem dúvida nenhuma
Religião não é sinônimo de competência na profissão. Desculpe mas, está totalmente equivocado. Assim como falar que é evangélico como muitos falam como se fosse consulta SPC e com a intenção de ter credibilidade na praça significa análise cadastral aprovada, se fosse haveria na ficha de análise cadastral o campo "Religião" para preencher.
Te entendo. Afinal, se vc possui problemas psicológicos e possui uma religião, moral e ética própria, você não iria querer se consultar com alguém ateu que desconhece a sua situação na prática, apenas leu sobre. Um psicólogo que possui religião como vc entenderia a relação do seu problema na esfera PESSOAL dele, por tbm ser religioso, já o ateu talvez entenda a coisa toda só de forma antropológica, social. Vc quer sentir que a outra parte entende vc porque é igual a vc. Isso é valido.
Muitas vezes a religião é o ópio do povo.
Olá dra sou católico respeito todas religiões mas só Faso o que Jesus pediu receba este pão entre memória de mim recebo e saiu não ouço Mimi dos sacerdotes tomo a Seia e vazo da igreja
vossa senhoria faz atendimento online?
Bom dia. Esta equipe faz orientação online atraves do site www.psicologoepsicologiaonline.com.br/
WhatsApp 99787-4512
olá, você nåo menciona seu nome, mas adoro seus vídeos...Gosto da neutralidade q aborda os temas, sem impor um Certo ou Errado. Beijos!
Oi Denise. Meu nome è Marisa. Eu assino o campo de notações
LTr
.
BLÁ BLÁ OI AMIGA ACEITA que somo tricötomicos. corpo mente espírito????? ja ouviu FALAR QUE ESPIRITUALIDADE x VERSUS CIENCIA ????
Muito bom.
Psicopatia tem cura ?
Maravilhosa!
eu nao gosto qd chego e um ambiente ou estabelecimento comecial e ouco uma musica evangelica. ou alguma imagem de algum santo ou coisa espirita.
Desculpe me mas sua visão é, para mim, meio que leviana. Vc disse mais como deveria ser do quê o que realmente acontece. Passei com uma psicóloga evangélica e desculpe o desabafo, foi um desastre. Infelizmente nem todos tem noção desses princípios que vc provavelmente tem
Na verdade não deveria haver influencia da religião no trabalho do psicologo, são duas esferas que devem estar separadas.
+Psicólogos em São Paulo
moça...eu sei faze uma coisa des de criança. ..
Tem mtas dessas psicólogas evangélicas tem que tomar cuidado.pois não sabem separar as coisas.
Minha mãe evangélica parou de ir na psicóloga só porque a psicóloga falou que ser homossexual é normal, e a anta da minha mae nao aceita kkkk
Então nesse caso ela ainda tem mais uma questão para ser trabalhada com o psicólogo! 😅
Querida doutora quero muito fazer essa faculdade que acho muito bacana me fale umpuoco
Parabéns pelo video,Eu também não consultaria com uma pessoa religiosa.
Respeito sua posição
eu não me consultaria com uma pessoa ateia.
Mylla Marques depende do quanto esse pessoa seria afetada pela fé,já que muitas pessoas crentes ainda acham que esquizofrênicos são atormentados por demônios,mas acho muito difícil que um psicólogo seja assim
Psicólogo é um profissional, não um pastor para pregar religião. Abra um pouco sua mente não misturando profissional com pessoal. Afinal o psicólogo é um ser humano e tem o direito de crer no que quiser. Crenças religiosas não definem a competência do profissional. Religiões são só hipóteses estagnadas sem evolução, a psicologia são hipóteses estudadas, é ciência mutável, evolutivamente .
Como psicólogo é anti ético atender pela religião , agora não ser atendido por um psicólogo religioso não afeta em nada e sim preconceito
What?
👏💯🧐❤🎉👏
Vc falou blá blá blá e não disse sua religião. 😏😏
Vai ver porque não importa esta é a finalidade de um vídeo pelo qual você não entendeu.
Tá Religiosa demais
Não confio em psicólogo.
Por que??
cientificamente, naturalmente e carnalmente você foi perfeita, mas espiritualmente.
rico porq? Pode dizer?
Claro que a religião vai atrapalhar na profissão! Acredito que só uma pessoas sem religião pode ser neutra nessa profissão!
Obrigada por sua opiniaão
O ser humano não é somente religião. o psicólogo deve ser neutro em todos os sentidos. Não somente na religião. Dizer que o psicólogo deveria ser alguém sem religião é dizer que ele deveria ser alguém sem subjetividade.
Um psicólogo pode até não ter religião, mas se ele expõe suas convicções no atendimento está caindo no mesmo erro de um psicólogo religioso que tenta doutrinar alguém no tratamento.
Religioso ou não, faça o trabalho de forma ética e profissional.
Melhor resposta, parabéns, Rafael! Eu sou psicóloga e cristã e o grande desafio, porém um maravilhoso aprendizado é não impôr religião e estar aberta para a neutralidade no exercício da profissão. Tem me feito crescer bastante!
Rafael Rodrigues isso mesmo. 👏👏👏👏
Rafael Rodrigues exatamente, excelente colocação
👑 עמנואל 👑
IMANUEL O MESSIAS O HEBREU
7.14 ISAÍAS
Portanto, o próprio אדני vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamará o seu nome IMANUEL
1.22-23 MATEUS
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o יהוה falou pelo profeta: Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará IMANUEL (ISAÍAS 7,14), que significa: ELOHYM CONOSCO
22.16 ATOS
E agora, por que tardas? Levanta-te. Recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome
Trabalho com população LGBT, a questão religiosa muitas vezes vem a tona.