Rodrigo Alves, concordo integralmente com você. Patético é a criatura questionar o criador. Os homens invertem as coisas e criam um Deus à sua imagem e semelhança e por isso creem num Deus fraco e sem coerência.
@@neusaconte9404não existe questionamento... Não existe criador. Somos fruto da evolução do universo e não criaturas de um criador. Quem teria criado esse tal criador? Prove que deus existe antes de querer argumentar. OU SE CALE. VAI PROCURAR TUA TURMA.
@@Suneater9 quanta estupidez e larga ignorância. Evolução do que ? Deus é o autor de tudo o que veio à existir, ELE criou todas as coisas, logo, não se submete a sua teoria de "quem O Criou" Como disse Ariano Suassuna: "É preciso mais Fé para acreditar nas suas asneiras, do que para Crer em Deus" Se é que me entende ....
@@neusaconte9404 primeiro o cristão ofende para depois falar que sente fé em deus... kakakka. Faça me o favor de ficar pra lá. Me prove que deus existe. Quero prova. Tem?Não né. Então sai fora.
Durante muito tempo a Psicanálise e a Psiquiatria não deixavam que nós, pacientes, conversássemos sobre religião, Deus, igrejas. Felizmente o mundo mudou e a gente pode conversar melhor.
Professor, seria muito legal ouvir sua opinião sobre as cartas entre Freud e Pfister, um pastor protestante que era seu amigo e grande interlocutor intelectual.
Christian, parabéns pelo vídeo, simplesmente achei brilhante. Com todo respeito, já assisti vários vídeos seus e este sem dúvidas é o melhor que já assisti até hoje. Mais uma vez parabéns e obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
Fiz e faço psicoterapia psicanalítica faz muito tempo e tive várias fases diferentes na relação com Deus: não acreditar em Deus e acreditar em Deus. Gosto mais de acreditar em Deus. A ideia de Deus possibilitou que eu resolvesse problemas graves da minha relação com o mundo atual. A ideia de Deus me deixou menos revoltada, me trouxe mais paciência, me trouxe aceitação mas não conformação. A ideia de Deus me deu força pra continuar a luta.
Jony, será que Deus seria um engano ou será que o mundo atual cheio de planos mirabolantes para melhorá-lo é que não seriam tais planos enganos? Eu sou cristão e prefiro muito mais crer em novos céus e novas terras, como diz o livro do Apocalipse da Bíblia Sagrada, dados pelo próprio Deus às suas criaturas, ainda que eu pareça mais um tolinho crente, do que cair na reiterada ilusão de um mundo melhor humanamente cosido pelo homem, mas que tem-se revelado um fracasso. Reporto-me aqui em meu comentário a "mundo", porque Aída em seu comentário supra diz que Deus ajudou-a a compreender o "mundo atual" que a deixava com "problemas graves", segundo ela mesma.
@ não é porque nós queremos que algo exista que ela existe, é claro que todos nós gostaríamos que existisse vida após a morte, que tem um ser superior que olha por nós e que tudo faz parte de um plano de deus... mas infelizmente nada disso é real, esse é o único lugar que temos pra viver é essa é nossa única vida.
6 лет назад+2
Jony, pelos resultados sangrentos de se dar todo o crédito a somente este lugar chamado mundo e só crermos somente nesta vida cá de baixo, então, eu prefiro crer na outra vida e fazer a aposta da fé e fé eis que é uma aposta, o sujeito simplesmente crê e estamos conversados, boa sorte para quem crê ou não, veremos depois da morte o que vai se dar. Prefiro deixar para o outro mundo a utopia de algo melhor para se viver do que tornar este mundo em um inferno nazista ou socialista. Repito, falo em "mundo", ou em nossa Polietia, como diria Platão, terrestre, porque Aída mencionou este "mundo" que a estava causando mal-estar.
Procura pelos escritos de Alvin Plantinga, filosofo cristão que estabeleceu novas bases à crença Deus racionalmente atraves de sua epistemologia reformada. Pode crer a vontade, ele existe!
Falando nisso e de mim: a maior parte da minha vida eu não acreditei em Deus. E durante muito tempo eu fui revoltada com Deus mesmo não acreditando Nele. Não consigo lembrar de que jeito comecei a acreditar em Deus mas sei que consegui resolver algumas questões depois que comecei a acreditar em Deus. Não é fácil acreditar em Deus e é bom a gente acreditar em Deus e ao mesmo tempo buscar ser Deus através da imagem e semelhança. A Psicanálise foi durante muito tempo considerada uma ciência que não acreditava em Deus. A própria Ciência é vista como não acreditando em Deus. Pra mim a Ciência tem por principal finalidade provar a existência de Deus. A criação da Ciência começou a partir do momento em que se quis provar que Deus existe. Esse assunto é muito legal e eu gosto muito.
@@sergioclemente1488 eu passei a acreditar em Deus quando encontrei pessoas que pensavam igual a mim e acreditavam em Deus. Não sei como passei a acreditar em Deus.
@@sergioclemente1488 encontrei uma família que se dedicava bastante pra Deus e começamos a conversar sobre o assunto e assim consegui acreditar em Deus. Veja bem nesse papo não havia a vontade dessa família em fazer eu acreditar em Deus apenas a conversa sobre o assunto. Também não faziam referências à Bíblia nem a outro tipo de livro sagrado.
Relaxa! A ciência se desvencilhou dessa ideia faz tempo. Inclusive, ciência que é realmente ciência (e não pseudociencia) nos mostra a nossa história como sendo seres humanos capazes de inventar deuses e mitos, com várias finalidades. Acredite: com um Deus existente ou não, somos miseráveis, inúteis e pequenos. E se é que há um Deus por aí, ele é um doente mental, porque NÓS somos doentes mentais.
Se vc tinha revoltava com deus vc acreditava nele... eu nunca tive essa revolta e sou ateu, n posso me revoltar contra o que acredito não existir, mas posso me revoltar com o que conscientemente renego, mas inconscientemente acredito. Eu diria que é como uma equação matemática que o estudante diz n servir para nada até ter um professor que seja capaz de ensinar. Portanto, vc sempre acreditou!
bom dia professor, foi um prazer imenso ouvir seus comentários, Eu fico com muitas dúvidas entre a fé e a razão. A Bíblia é um livro muito polêmico escrita por vários escritores no decorrer dos tempos.Para mim, cada um deles teve suas inspirações e falaram o que eles mesmos sentiram dentro de suas próprias inspirações, porque os misteriosos mistérios continuam até nos dias de hoje, nada se conseguem comprovar. sem não conseguem comprovar, nada pode ser real.As nossas mentes se iludem e de tanto serem iludidas acabam acreditando nas ilusões contadas pelo nossos antepassados. Acho que tem outros caminhos para achar as verdadeiras forças criativas das nossas vidas. Na verdade, não sabemos de onde nós viemos, e nem sabemos para onde iremos. Não sabemos qual são os motivos das nossas existências passageiras aqui neste planeta. Sei que tem muitos idiomas diferentes e também muitos seres humanos diferentes. Uns tem a coragem de tirar a vida do seu semelhante, outros procuram salvar a vida o seu semelhante. Também somos polêmicos, e dentro de cada um de nós, gera o bem e o mal. É mesmo difícil para todos nós, solucionar as verdadeiras razões das nossas vidas.Religiões são muitas e bem diversificadas, são ilusões bem contadas para consolar, ou prender e dominar as mentes para uma simples finalidade que até hoje não tem sentido.
Jesus Cristo esteve na terra, fato comprovados tem! Fez milagres! Morreu na cruz para que possamos ter direito a vida eterna! Jesus salva, freud, estátuas entre outras baboseiras não salvará ninguém!
Engraçado que esse delírio na crença em Deus, cura depressivos, dá forças para o doente se recuperar de enfermidades, e infinidade de bem, puxa hein? O próprio freud com aquele charutão na boca, se tivesse o tal delírio poderia ter sido liberto. Mas ele precisava do objeto transicional e não se deu alta.
Incrível! Antes de assistir imaginei que seria falado da ideia de Deus enquanto grande outro não barrado! Foi mais além! Adoro quando isso acontece, a gente percebe que aprender é infinito
Christian Dunker, tenho acompanhado seu trabalho nos vídeos apresentados e fico admirada por ainda podermos encontrar colegas da área que têm a "coragem" de seguir na contramão de uma sociedade corrompida. Bem, eu gostaria de sugerir um tema polêmico, mas extremamente importante neste segmento: o que dizer (falar) sobre essas denominações de "psicólogos reencarnacionistas", "psicólogos evangélicos", "psicólogos católicos", etc... Tenho visto um Marketing forte nestas posturas que ao meu ver ferem nosso código de ética. Sou psicóloga e esta "indústria da fé", ao meu ver, está sendo estendida para colegas da nossa área que se apresentam como "psicólogos mediúnicos", outros usam as cartas do tarô, búzios, rezas dentro da sessão de psicoterapia. Gostaria muito que você falasse sobre isso. Fico realmente muito triste em perceber que a Ciência e Profissão "Psicologia" está sendo desconstruída com esses discursos manipuladores. Fica o meu pedido aqui! Grata e parabéns pelo seu trabalho!!
Olá professor! Obrigado pelos vídeos! Tenho um amigo muito próximo que é psicanalista lacaniano e ele falou que não me atenderia pois isso mudaria nossa relação e gostaria de entender um pouco melhor o por quê disto.
Seria antiético, pois a relação que se estabelece entre vocês dois é a amizade, pondo em risco a relação terapêutica. Percebe?! E esta relação demanda determinadas posições. Seria, digamos, conflituoso.
Filipe C. bom dia! já se passou dois anos quando vc fez essa pergunta. E hoje, como vc avalia essa pergunta? vc descobriu o porque de ele(seu amigo) não te atender? Abraços.
Olá professor. Gostaria de uma orientação em como começar a ler Freud, se as leituras dos volumes devem ser pela ordem ou não são cronológicas? Obrigada!
Olá Christian Dunker sou fã do seu canal assisto sempre os seus vídeos, sou acadêmico do 9 semestre de psicologia. Gostaria que você fizesse um sobe um tema: Qual o futuro da psicanálise? se você pudesse serei grato
Fala christian gostaria de pedir para falar sobre a psicanálise na escola de frankfurt principalmente em marcuse na questão entre eros e civilização ou seja, entre a convivencia do princípio de prazer e princípio de realidade que para Freud na civilização se dá pela represao com a impossibilidade de uma certa harmonia, e o desembolar disso no homem unidimensional. Com dicas para leitura que é semp mt bom .
6 лет назад+1
Professor Dunker, o assunto que mais eu obrigo-me a mim mesmo a explorar via meditação é o assunto Deus. Por que? Porque como eu procuro ser um católico romano fiel, graças à ajuda de Deus, então é fundamental que o Ente de entre tantos outros entes comuns ao mundo que é Deus e ao qual uma religião tradicional como a católica reporta-se como o seu leitmotiv primeiro e principal, sobre tal Ente que é Deus, eu penso que todo cristão fiel deva explorar ao máximo possível. Aliás, o ensino católico e bíblico é que Deus deva ser amado sobre todas as coisas e com o todo o entendimento, forças e de todo o coração, então, não há como Deus não tirar, deveras, eu diria que praticamente que o sono de todo crente que tente ser fiel. Penso, professor Dunker, que Deus seja o fundamento mesmo de tudo o que há. É Deus a própria vida e que tudo sustenta no real, possibilitando o real. Deus se é uma entidade pessoal tal qual ensina o cristianismo, então, é fundamental uma relação pessoal com tal Ente e não há como manter um relacionamento pessoal como alguém que não buscamos saber quem é e nem é possível relacionar-se com alguém preso em formas de narcisismo e egoísmo e se o Deus hebreu-cristão é tão santo e maravilhoso penso que uma relação com tal Deus só pode ser libertadora, jamais com as misérias dos relacionamentos comuns com homens comuns com suas misérias. ABRAÇO, professor!
Muito bom o comentário irmão, é gratificante ter católicos que buscam sempre o conhecimento!
4 года назад+1
@@rodrigoalves982, muito obrigado. A questão da religião tornou-se um assunto de foro privado dado os desentendimentos históricos entre nós, cristãos, pelo menos aqui no ocidente. Mas eu acho que uma coisa é certa, Deus é a questão mais elevada que se pode refletir sobre pela pretensão que as grandes religiões como a católica e o cristianismo em geral têm em responder as mais gerais e fundamentais questões humanas.
@ concordo totalmente. Eu quero muito fazer psicologia mas jamais quero abandonar minha fé, quero aprender sobre a mente humana, mas sabendo que há um ser superior, Deus. Vejo muita gente dizer, se você quer estudar psicologia tem que deixar religião pra trás, psicologia não dá dinheiro... Mas acho que a vontade de conhecer ainda mais a mente humana é maior, então é muito bacana encontrar um comentário como o seu, de verdade!
4 года назад
@@rodrigoalves982, eu acho que a questão de Deus é muito combatida por causa do moralismo e fanatismo de muitos cristãos que redundam, no que disse o Dunker, em ódio às mulheres e aos homossexuais. Então, pode parecer um mero conformismo e conservadorismo em seguir o Deus de um povo como o nosso ocidental que é o Deus cristão. Mas, nota como Deus no cristianismo é o Deus e Deus Salvador dos mais pobres, porque o homossexual é acolhido por Cristo e é por Cristo perdoado desde que simplesmente o homossexual creia. Nesse sentido uma psicologia cristã que mostre a paz para a consciência que a fé em Jesus proporciona é algo maravilhoso.
O que é o impossível? Vejo esse elemento em vários de seus vídeos. "Não tornar o impossível a base de um sofrimento...", "Legitimação do impossível..."
Lustiel, se eu fosse você começava a escrever sua saga em busca do significado do IMPOSSÍVEL. Era uma vez um rapaz chamado Lustiel que tinha uma dúvida cruel: _O que é o IMPOSSÍVEL? E foi assim que começou a mais bela análise de que se sabe até hoje.
Duncker, Lacan escreveu ou falou alguma coisa sobre os contos de fada? Lacan escreveu alguma coisa sobre educação infantil? A teoria de Lacan pode ser utilizada na formação do Educador?
Bons argumentos... sou estudante de psicanálise e neuropsicopedagogia. Vico um pensador alemão disse que podemos provar fatos, desde que tenhamos argumentos para tal. A fé em Deus (Jesus Cristo) tem proporcionado grandes benefícios as pessoas que crêem em Deus.... conheço pessoas curadas de depressão, ansiedades, desejos de suicídios e tantas outras coisas....agora é bom compreendermos que, "qualquer coisa pode se tornar uma religião, até mesmo a psicanálise"
Porém, só Jesus salva! Sabe Jesus Cristo? Que pisou na terra, fez milagres, deixou mandamentos? Morreu no madeiro da cruz do madeiro, fez a vontade de Deus pai que está no céu, e que dará a vida eterna a quem crer e o declarar como seu unico suficiente salvador, então, só Ele salva as almas do tormento eterno.. só Jesus salva.
Professor teriamos às cartas a Pfister, a autora Mari de Bomari, autor Michel Henry nesse sentido fica a provocação: Por que a maioria dos institutos de psicanálise e a maioria das faculdades de Psicologia tem dificuldade em abordar a temática da religião. Um abraço
Professor, seus vídeos são sempre ótimos e me ajudam a entender conceitos difíceis, principalmente em Lacan. Neste vídeo, sobre a religião, fiquei com uma dúvida. Freud compara a religião a uma neurose infantil e eu havia entendido que a ideia seria sair do campo dessas ilusões que ele considerava mentirosas, e criar nossas próprias formas de regulação mais honestas conosco, entendendo que "somos escravos de nossas paixões" e sendo assim, criar um novo sistema de regras que apontasse para um "fora da ilusão". Você poderia comentar um pouco mais sobre este ponto?
Eu vim pra meter o bedelho no seu comentário. A ilusão é chamada de Maya pelos indianos e é vista como se fosse uma "coisa" que impede que vejamos a realidade, mas é isso mesmo. Mas existem fases da vida que não podemos ver a realidade e dai criamos uma ilusão até que a gente fique forte ou amadureça pra ver a realidade. A Paixão vista como uma coisa que nos escraviza é uma forma de ver da Idade Média, e Descartes até escreveu sobre as paixões num livro chamado "As paixões da alma". Mas a energia da paixão pode ser sublimada e usada pra desenvolver o individuo intelectual, emocional, corporalmente. A Psicanálise usa esse amor pelo psicanalista pra que nos desenvolvamos enquanto seres humanos.
Professor! Estou lendo OUVINDO VOZES, de Oliver Sacks. Ele cita uma monografia feita por Freud sobre a Afasia, gostaria de saber como e quando a Psicanálise começou seu trabalho com Afasia e também com surdos congênitos.. Obrigado!..🍃
É sim e não cara a psicanálise possui várias vertentes, Freud criou em 1904 mas depois muita gente estudou evoluiu falando sobre um Deus. (O de Espinoza por exemplo) Já os adventistas são uma religião uma doutrina ... A psicanálise ela coloca doutrinas como religiosidade... Mas o legal da psicanálise é essa possibilidade de ver várias versões e entendimentos... Eu tenho uma amiga psicanalista adventista que ajudou muita gente.
Buscar religiosidade é diferente de religião, e buscar conhecimento não diminui ninguém, por isso passo la longe de qualquer religião, que já causou e causa tanto mal no mundo ao longo dos séculos. Muito obrigado, professor Dunker, por nos trazer esse tema com tanta clareza.
Interessante passei a maior parte da minha vida achando que era abominável aos olhos de Deus por quer ouvia falar dos religiosos inclusive de meu irmão e suas esposa e seus falsos amigos que o cercavam.Disiam Deus abomina os gays.Ninguém sonhava que eu um após me apaixonar por homem que me disse sou casado a 20 anos tenho um filho mais é só fachada nós moramos na mesma casa,mas não temos relações. Quando ele disse não dá mais. Eu sai de casa vou morar de favor na casa de meu primo e o medo que ele tinha que seus familiares e amigos descobrissem foi maior. Passava as noites chorando de madrugada olhava para o céu pedindo que Deus tirasse aquela angústia terrível de e fizesse eu esquecer. Num final de semana um colega me convidou para ficar um final de semana na casa dele. Ele aos domingos toca numa igreja eu me convidou para vêlo tocar. Quando a missa começou eu tive uma crise de chora olhei para aquela imagem daquele homem que estava na cruz,que até então não sabia nada sobre sua vida,mesmo assim dizia-o em meu coraçaõ me ajuda ,me ajuda por favor mesmo sem saber quem o era. para resumir alguns meses fui acordado por uma voz, serena,suave e doce que me dizia: LEIA A BÍBLIA por várias vezes até ser acordado por essa voz. Quando cheguei ao novo testamento me deparei com aquela figura que só sabia o nome fiquei tão encantado com suas mensagens que fui comprar literaturas bíblicas e destribuir nas ruas. um detalhe eu odiava a Bíblia e também hinos evangélicos. Uma força maior me levava a fazer isso até porque sou muito tímido. Derepente eu estava falando da GRANDIOSIDADE DO AMOR DE DEUS FALANDO DO DIVINO AMOR DE JESUS. Como eu conseguia memorizar tudo aquilo e passar para as pessoas. Foi então que enquanto estava lendo a bíblia próximo a janela do meu quarto que dar para o quintal, minhas duas irmãs surgiram para falar comigo. Era + - 10 e pouca da manhã ao erguer os olhos aos céu avistei uma estrelha, disse a elas nossa olha que lindo uma estrelha apontei e disse olha logo porque a núvens vai cobri-la. Após a núven passar ela sumiu. Pesei que era um fenômeno da natureza. pensei mais se fosse elas teriam visto. Não ima ginava eu que os sinais só iriam se intencificar. Todos achavam que eu estava louco então supliquei em oração a Deus que fizessem alguém ver, pois não é muito agradável ser rotulado de mentiroso e louco sem ser. Deus me mostra até hoje seus sinais porque eu tenho FÉ não tenho religião, e todos os dias das 18:00 às 19:00 ficava sentado no corredor de onde moro para conversar com ele. Abri meu coração abordei muito sobre minha sexualidade e fui respondido e continuo sendo, Hoje eu sei que Deus,Jesus não faz acepçõs de pessoas o amor que ele sente pelo professor Christian na sua condição de heteroxessual sente também pelos que não são. EU não precisei ver nenhum sinal nos céus para crer na existência de Deus e os milagres que JESUS fez primeiramente eu cri sem nenhuma sombra de dúvida em meu coração foi então que comesei a ver. E algumas pessoas que duvidarão, enquanto estava a meditar nas palavras de JESUS os sinais apareceram. Religião é diferente de ter espiritualidade. Eu estou cercados por vizinhos que frequenta algumas religiões,porém eles nunca viram os sinais de Deus porque dúvidam,como zombaram de mim. Depois que intencifiquei minhas orações e eles vicaram ficaram com medo. Certamente se alguém não está conectado com DEUS e se alguém estiver "conversando com ele e uma coluna de fogo descer do céu e acerca de cinco metros do telhado do vizinho provavelmente vai ficar temeroso. Agora que o está buscando-o o encontrará. É só uma questão de fé. Qualquer pessoa independênte de ter religiaõ ou sexualidade, intelectual ou nércio,se tirar um tempo para meditar nas mensagens de DEUS sem preconceitos vai ver sinais que iriam deixar alguns ceticos e ateus sem palavras. serei achado de vós quando me buscardes de todo vosso coração. Aquele que me ama será amado do meu pai eu o amarei também e me revelarei a ele. Que DEUS abenções a todos os que talvez lerão aos que acreditarem ou não. Um muito obrigado ao Professor ! PAZ,SAÚDE,FELICIDADES A TODOS !
Obrigada Professor, esse vídeo foi muito esclarecedor. Porém, não o ouvi falar sobre o conceito de "sentimento oceânico" a que Freud se refere em sua obra. Essa expressão poderia também estar associado a algum tipo de concepção de sagrado ou de espiritualidade em Freud, apesar de ser pouco aprofundado em seus escritos?
Olá, professor. Gostaria de ouvi-lo fazer uma possível articulação entre a psicanálise e o pensamento antigo, em especial o Sócrates de Platão e o pensamento de Santo Agostinho. Teria a ética da psicanálise a ver com o "bem" socrático ou o tornar-se si mesmo de Agostinho?
A questão é que Jesus falou que existe um lugar chamado de inferno que pessoas quando morrem, vão parar de lá, quando não obedece a lei de Deus e nas escrituras. E o Freud não acreditava nisso, mas para ele era tudo ilusão. É uma questão de fé, e fé ninguém explica, é individual e inexplicável.
Essa coisa de Deus na Psicanalise é uma das partes mais legais da análise, porque liberta a gente de um monte de preconceitos, tira as amarras do pensamento, desenvolve nossa ideia a respeito de Deus, O Deus nosso de cada dia fica mais bonito e acreditavel. Deus não é a parte mais forte de Freud mas a Psicanalise faz de Deus um motivo para nós nos desenvolvermos.
O suicídio é um dos aprendizados do psicanalisando. Uma das formas de compreender o suicídio é ouvindo pessoas e ouvindo a gente mesmo. Não existe uma causa fixa do que leva uma pessoa ao suicídio as causas podem ter origem até fora do indivíduo. Neury Botega escreveu sobre o suicídio mas parece que o livro está esgotado e não teve nova edição. Eu posso falar que sempre me senti acima do suicídio até que tive uma experiência, vivência que fez com que eu respeitasse o suicídio. A melhor forma de tratar o suicídio é respeitando o suicídio. Existe um caso de suicídio na Psicanálise de um escritor e psicanalista famoso, Bruno Betelhein que eu gostava muito e escreveu livros importantes até dirigidos aos estudantes de Educação. A sociedade psicanalítica retirou todos os livros do Betelhein de circulação. Ele escreveu "A Psicanálise dos Contos de Fada". Mas esse assunto da psicanálise e os contos de fada estão bem escritos por Fabio Hermmann, psicanalista que morreu naturalmente em 2014, no livro "O cotidiano" da coleção Andaimes do Real.
Posso dizer que Deus é uma 'projeção' de nosso pai. Assim é um adulto infantilizado que o cria, pois ainda precisa de um ser punidor\defensor, como em sua infãncia. Estaria correto essa visão freudiana?
ssa noção de Deus pai, é devido o Senhor ser o criador, Ele quem formou, deu uma alma vivente, o sopro da vida.. pode até haver na cabeça dos analistas essa comparação, mas é supérflua, tudo caricato, As coisas de Deus é profundíssimas, a psicanalis tenta alcançar pra depor contra, pra desmestificar sendo freud ateu, porém a mim nao engana.👍
Amado sou evangélica. E alguns amigos. Cristãos estao questionando que não e de Deus eu esta fazendo o curso psicanálise. Onde engloba sosbre psicose e outras ...Pra mim buscar de Deus ou meu pastor. Ouvindo vc falar sobre o tema, não dei muita importância.
@@brunosmo60 .E coisa de pessoas de mente vazia. Rapaz da Cristã do Brasil, diz que o curso que estou fazendo não é de Deus. Retruquei ele dizendo que Jesus curou todos sem olhar a quem. Não se preocupe. Pessoas que falam o que pensam. E fica num mundinho escuro e não desenvolve p outras finalidades
@@angelynegreiros7385 pelo que entendi, você está está fazendo uma crítica aos cristãos que são contra a psicanálise. Eu sou cristão também e tenho dúvidas se as duas coisas se encontram; cogitei até a possibilidade de fazer um curso nessa área, mas tenho receio de isso ser contra a palavra de Deus
@@brunosmo60 .Achei isso hoje, eu ja estou quase formando na área. Isso me deixou preocupada. Freud, em seu livro "O Futuro de uma Ilusão", deixa claro que as doutrinas cristãs não passavam de delírios da massa desamparada. Para o crente fundamentalista, que crê na suficiência das Escrituras, estas são a base de toda nossa fé e prática. Formam o conjunto de preceitos, normas e princípios que regem nossas vidas "Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho" Salmos 119:105.
@@angelynegreiros7385 eu creio na bíblia, mas não deixo de estudar cosias voltadas á psicologia, neurociência, etc. Só busco ter cuidado pra não acreditar em algo que vá contra os princípios bíblicos
Saudações professor. Gostaria de saber porque a meta-análise feita por Leichsenring e Rabung carregou, quanto á psicanálise, o nome de psicoterapia psicodinâmica e não psicanálise. Se possível, comente um pouco as convergências e divergências entre as duas. Obrigado!
Jonatan Jardini Psicoterapia Psicodinâmica de Longo Prazo (LTPP) é uma construção metodológica para tornar comensurável e unitária os diferentes tipos de psicanálise.
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo…” Colossenses 2:8
A ciência tem como lei ( nada se origina do nada, tudo tem uma causa, e toda causa produz um efeito ) Deus é uma palavra que foi criada por homens, não se pode negar que existe uma força criadora no Universo causador de toda criação, porem não deve ser visto como se vê nas religiões, mas negar que existe uma força inteligente por trás de toda criação é insensatez.Freud, Jung e outros e todos nós somos criação, a religião não é essa força criadora.
Qual a visão de Deus sobre a Psicanálise? A pergunta é inversa. Por que as relações sexuais liberais e fluidas são saudáveis? Quantos relacionamentos sexuais você já teve e onde encontrou felicidade?
Sou cristã e psicanalista. Trato clientes de vários tipos de religião. os ateus ainda são a minoria. Deus é o OUTRO, essencial e extremamente necessário. Freud deu excelente contribuição a psicologia clássica, mas não preciso concordar com ele em tudo e acreditar em tds suas teorias. Para eu, a VERDADE é incontestável e se chama JESUS CRISTO.
@@madel9876você é só uma charlatão ignorante. Que quer que a psicanálise se adeque às suas crenças. Ninguém leva a sério psicanalista cristão. Você é uma literalista ignorante é nada mais.
COMO É POSSIVEL CHRISTIAN DUNKER RESPONDER SOBRE O QUE A PSICANÁLISE DIZ SOBRE DEUS,ISSO SÓ SÉRIA POSSIVEL SE A PSICANÁLISE NÃO EVOLUISSE CONTINUASSE A MESMA COISA DESDE A SUA CODIFICAÇÃO POR FREUD
Eu não vejo que a psicanalise está a parte da religiao. Como evangélica entendo e percebo em como a psicanalise encaixa na religião, principalmente no cristianismo, no pentateuco quando em Genesis a palavra explica a queda do homem. Na minha mente a psicanalise so existe por causa da queda. A Ruptura na mente, a dualidade do homem e tantos outros aspectos encaixam totalmente.
@andreacastro, concordo totalmente com você. Sou psicóloga e no consultório percebo isso nos conceitos que Freud trabalha com a transgeracionalidade, sonhos e desejos. Estou fazendo pós em escola psicanalitica e vejo o quanto Deus se faz presente e soberano. Pois tudo que está ligado na Terra, está ligado no Céu.
Oi Cristhian, sou leigo é apenas um curioso e gostaria de saber por que vc enaltece o catolicismo de Lacan para “contradizer” ou negativar sua referência ao Pai e nem menciona que Freud era judeu e fortemente traumatizado e negativamente impactado pelo judaísmo e seus costumes “inadequados”? Se quiser enviar por e-mail: daulasilva@hotmail.com. Obrigado.
Sou estudante de psicanálise e mais do que nunca sou um cristão convicto, não fanático, e sei que Deus não foi inventado, Ele foi revelado aos homens, e sem Ele a psicanálise não presta pra nada.
Religião e fé podem ser explicados. Se pudéssemos explicar Deus, ele não seria Deus. Amo psicologia
Esse Deus é personagem figura patética ilusão
Rodrigo Alves, concordo integralmente com você.
Patético é a criatura questionar o criador.
Os homens invertem as coisas e criam um Deus à sua imagem e semelhança e por isso creem num Deus fraco e sem coerência.
@@neusaconte9404não existe questionamento... Não existe criador. Somos fruto da evolução do universo e não criaturas de um criador. Quem teria criado esse tal criador? Prove que deus existe antes de querer argumentar. OU SE CALE. VAI PROCURAR TUA TURMA.
@@Suneater9 quanta estupidez e larga ignorância.
Evolução do que ?
Deus é o autor de tudo o que veio à existir, ELE criou todas as coisas, logo, não se submete a sua teoria de "quem O Criou"
Como disse Ariano Suassuna:
"É preciso mais Fé para acreditar nas suas asneiras, do que para Crer em Deus"
Se é que me entende ....
@@neusaconte9404 primeiro o cristão ofende para depois falar que sente fé em deus... kakakka. Faça me o favor de ficar pra lá. Me prove que deus existe. Quero prova. Tem?Não né. Então sai fora.
A psicanálise geral e todas as formas de análise , sempre trazendo luz as confusões da mente humana 🧠
Gostaria de que o professor falasse um pouco da relação entre o psicodrama e a psicanálise. Muito grato por esse magnético canal!
Durante muito tempo a Psicanálise e a Psiquiatria não deixavam que nós, pacientes, conversássemos sobre religião, Deus, igrejas. Felizmente o mundo mudou e a gente pode conversar melhor.
Professor, seria muito legal ouvir sua opinião sobre as cartas entre Freud e Pfister, um pastor protestante que era seu amigo e grande interlocutor intelectual.
Deus é o OUTRO ao mesmo tempo a essência e extremamente necessário.
Minha nossa.... Prof. Dunker, a explicação foi fantástica. Até então eu estava "agarrado" no conceito de Weltanschauung. Agradeço muitíssimo.
Tema excelente, vídeo excelente :)
Christian, parabéns pelo vídeo, simplesmente achei brilhante. Com todo respeito, já assisti vários vídeos seus e este sem dúvidas é o melhor que já assisti até hoje. Mais uma vez parabéns e obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
Parabéns pelo canal. A tecnologia não é a encarnação do mal como pregada por alguns filmes, mas um meio de difundir conhecimento.
Professor é sempre um prazer ouvi-lo. Abraços.
Muito bem colocadas as considerações; não traçar paralelos entre formas religiosas com religiosidade !
Fiz e faço psicoterapia psicanalítica faz muito tempo e tive várias fases diferentes na relação com Deus: não acreditar em Deus e acreditar em Deus. Gosto mais de acreditar em Deus. A ideia de Deus possibilitou que eu resolvesse problemas graves da minha relação com o mundo atual. A ideia de Deus me deixou menos revoltada, me trouxe mais paciência, me trouxe aceitação mas não conformação. A ideia de Deus me deu força pra continuar a luta.
Será que compensa se enganar?
Jony, será que Deus seria um engano ou será que o mundo atual cheio de planos mirabolantes para melhorá-lo é que não seriam tais planos enganos? Eu sou cristão e prefiro muito mais crer em novos céus e novas terras, como diz o livro do Apocalipse da Bíblia Sagrada, dados pelo próprio Deus às suas criaturas, ainda que eu pareça mais um tolinho crente, do que cair na reiterada ilusão de um mundo melhor humanamente cosido pelo homem, mas que tem-se revelado um fracasso. Reporto-me aqui em meu comentário a "mundo", porque Aída em seu comentário supra diz que Deus ajudou-a a compreender o "mundo atual" que a deixava com "problemas graves", segundo ela mesma.
@ não é porque nós queremos que algo exista que ela existe, é claro que todos nós gostaríamos que existisse vida após a morte, que tem um ser superior que olha por nós e que tudo faz parte de um plano de deus... mas infelizmente nada disso é real, esse é o único lugar que temos pra viver é essa é nossa única vida.
Jony, pelos resultados sangrentos de se dar todo o crédito a somente este lugar chamado mundo e só crermos somente nesta vida cá de baixo, então, eu prefiro crer na outra vida e fazer a aposta da fé e fé eis que é uma aposta, o sujeito simplesmente crê e estamos conversados, boa sorte para quem crê ou não, veremos depois da morte o que vai se dar. Prefiro deixar para o outro mundo a utopia de algo melhor para se viver do que tornar este mundo em um inferno nazista ou socialista. Repito, falo em "mundo", ou em nossa Polietia, como diria Platão, terrestre, porque Aída mencionou este "mundo" que a estava causando mal-estar.
Procura pelos escritos de Alvin Plantinga, filosofo cristão que estabeleceu novas bases à crença Deus racionalmente atraves de sua epistemologia reformada.
Pode crer a vontade, ele existe!
Achei bem interessante e legal
Quero sugerir um vídeo sobre
Baruch spinoza e sua relação com a psicanálise
Falando nisso e de mim: a maior parte da minha vida eu não acreditei em Deus. E durante muito tempo eu fui revoltada com Deus mesmo não acreditando Nele. Não consigo lembrar de que jeito comecei a acreditar em Deus mas sei que consegui resolver algumas questões depois que comecei a acreditar em Deus. Não é fácil acreditar em Deus e é bom a gente acreditar em Deus e ao mesmo tempo buscar ser Deus através da imagem e semelhança. A Psicanálise foi durante muito tempo considerada uma ciência que não acreditava em Deus. A própria Ciência é vista como não acreditando em Deus. Pra mim a Ciência tem por principal finalidade provar a existência de Deus. A criação da Ciência começou a partir do momento em que se quis provar que Deus existe. Esse assunto é muito legal e eu gosto muito.
Aída, bom dia. Como vc passou a acreditar em deus?
@@sergioclemente1488 eu passei a acreditar em Deus quando encontrei pessoas que pensavam igual a mim e acreditavam em Deus. Não sei como passei a acreditar em Deus.
@@sergioclemente1488 encontrei uma família que se dedicava bastante pra Deus e começamos a conversar sobre o assunto e assim consegui acreditar em Deus. Veja bem nesse papo não havia a vontade dessa família em fazer eu acreditar em Deus apenas a conversa sobre o assunto. Também não faziam referências à Bíblia nem a outro tipo de livro sagrado.
Relaxa! A ciência se desvencilhou dessa ideia faz tempo. Inclusive, ciência que é realmente ciência (e não pseudociencia) nos mostra a nossa história como sendo seres humanos capazes de inventar deuses e mitos, com várias finalidades. Acredite: com um Deus existente ou não, somos miseráveis, inúteis e pequenos. E se é que há um Deus por aí, ele é um doente mental, porque NÓS somos doentes mentais.
Se vc tinha revoltava com deus vc acreditava nele... eu nunca tive essa revolta e sou ateu, n posso me revoltar contra o que acredito não existir, mas posso me revoltar com o que conscientemente renego, mas inconscientemente acredito. Eu diria que é como uma equação matemática que o estudante diz n servir para nada até ter um professor que seja capaz de ensinar. Portanto, vc sempre acreditou!
bom dia professor, foi um prazer imenso ouvir seus comentários, Eu fico com muitas dúvidas entre a fé e a razão. A Bíblia é um livro muito polêmico escrita por vários escritores no decorrer dos tempos.Para mim, cada um deles teve suas inspirações e falaram o que eles mesmos sentiram dentro de suas próprias inspirações, porque os misteriosos mistérios continuam até nos dias de hoje, nada se conseguem comprovar. sem não conseguem comprovar, nada pode ser real.As nossas mentes se iludem e de tanto serem iludidas acabam acreditando nas ilusões contadas pelo nossos antepassados. Acho que tem outros caminhos para achar as verdadeiras forças criativas das nossas vidas. Na verdade, não sabemos de onde nós viemos, e nem sabemos para onde iremos. Não sabemos qual são os motivos das nossas existências passageiras aqui neste planeta. Sei que tem muitos idiomas diferentes e também muitos seres humanos diferentes. Uns tem a coragem de tirar a vida do seu semelhante, outros procuram salvar a vida o seu semelhante. Também somos polêmicos, e dentro de cada um de nós, gera o bem e o mal. É mesmo difícil para todos nós, solucionar as verdadeiras razões das nossas vidas.Religiões são muitas e bem diversificadas, são ilusões bem contadas para consolar, ou prender e dominar as mentes para uma simples finalidade que até hoje não tem sentido.
Jesus Cristo esteve na terra, fato comprovados tem! Fez milagres! Morreu na cruz para que possamos ter direito a vida eterna!
Jesus salva, freud, estátuas entre outras baboseiras não salvará ninguém!
Engraçado que esse delírio na crença em Deus, cura depressivos, dá forças para o doente se recuperar de enfermidades, e infinidade de bem, puxa hein?
O próprio freud com aquele charutão na boca, se tivesse o tal delírio poderia ter sido liberto.
Mas ele precisava do objeto transicional e não se deu alta.
Obrigada pelos riquíssimos vídeos! Sugestão: Psicanálise e o Feminino
Sou Cristão, gostei, gostaria de ouvir também a persperctiva do Jung.
Brilhante comentário!
Incrível! Antes de assistir imaginei que seria falado da ideia de Deus enquanto grande outro não barrado! Foi mais além! Adoro quando isso acontece, a gente percebe que aprender é infinito
Gosto muito de você meu querido, e é um prazer poder acompanhar seu trabalho!
Seus vídeos são muito enriquecedores!! Obrigada, professor !!
Importantíssimo
Parabéns professor querido q sempre nos surpreende e encanta c seu extraordinário saber! Que Deus te abençoe sempre!
Obrigada!
Professor, obrigada pelo riquíssimo vídeo. E um assunto muito importante, ainda mais nos dias de hoje.
Caro professor Dunker, parabéns por esse canal. Gostaria que você falasse sobre o medo de falar em público. Obrigado e um fraterno abraço.
Saturno Medeiros se ainda não tem um analista, acredito que vale a pena procurar um. Caso tenha, talvez esse assunto venha render algumas sessões ;-)
Christian Dunker, tenho acompanhado seu trabalho nos vídeos apresentados e fico admirada por ainda podermos encontrar colegas da área que têm a "coragem" de seguir na contramão de uma sociedade corrompida. Bem, eu gostaria de sugerir um tema polêmico, mas extremamente importante neste segmento: o que dizer (falar) sobre essas denominações de "psicólogos reencarnacionistas", "psicólogos evangélicos", "psicólogos católicos", etc... Tenho visto um Marketing forte nestas posturas que ao meu ver ferem nosso código de ética. Sou psicóloga e esta "indústria da fé", ao meu ver, está sendo estendida para colegas da nossa área que se apresentam como "psicólogos mediúnicos", outros usam as cartas do tarô, búzios, rezas dentro da sessão de psicoterapia. Gostaria muito que você falasse sobre isso. Fico realmente muito triste em perceber que a Ciência e Profissão "Psicologia" está sendo desconstruída com esses discursos manipuladores. Fica o meu pedido aqui! Grata e parabéns pelo seu trabalho!!
Professor. Caso haja outra oportunidade poderia falar sobre Jung? Obrigado!
Já existem alguns:
ruclips.net/video/JeBU4hMow1A/видео.html
Excelente! Grato.
Olá professor! Obrigado pelos vídeos! Tenho um amigo muito próximo que é psicanalista lacaniano e ele falou que não me atenderia pois isso mudaria nossa relação e gostaria de entender um pouco melhor o por quê disto.
Seria antiético, pois a relação que se estabelece entre vocês dois é a amizade, pondo em risco a relação terapêutica. Percebe?! E esta relação demanda determinadas posições. Seria, digamos, conflituoso.
Filipe C. bom dia! já se passou dois anos quando vc fez essa pergunta. E hoje, como vc avalia essa pergunta? vc descobriu o porque de ele(seu amigo) não te atender? Abraços.
Vídeo maravilhoso!
E essa trilha sonora também é ótima!
Olá professor. Gostaria de uma orientação em como começar a ler Freud, se as leituras dos volumes devem ser pela ordem ou não são cronológicas? Obrigada!
Ótima aula!
Obrigada pela bela explicação! 😍
A causa o Deus p lacan é a linguagem
Olá Christian Dunker sou fã do seu canal assisto sempre os seus vídeos, sou acadêmico do 9 semestre de psicologia. Gostaria que você fizesse um sobe um tema: Qual o futuro da psicanálise? se você pudesse serei grato
O futuro de uma ilusão rsrsrs
Fala christian gostaria de pedir para falar sobre a psicanálise na escola de frankfurt principalmente em marcuse na questão entre eros e civilização ou seja, entre a convivencia do princípio de prazer e princípio de realidade que para Freud na civilização se dá pela represao com a impossibilidade de uma certa harmonia, e o desembolar disso no homem unidimensional. Com dicas para leitura que é semp mt bom .
Professor Dunker, o assunto que mais eu obrigo-me a mim mesmo a explorar via meditação é o assunto Deus. Por que? Porque como eu procuro ser um católico romano fiel, graças à ajuda de Deus, então é fundamental que o Ente de entre tantos outros entes comuns ao mundo que é Deus e ao qual uma religião tradicional como a católica reporta-se como o seu leitmotiv primeiro e principal, sobre tal Ente que é Deus, eu penso que todo cristão fiel deva explorar ao máximo possível. Aliás, o ensino católico e bíblico é que Deus deva ser amado sobre todas as coisas e com o todo o entendimento, forças e de todo o coração, então, não há como Deus não tirar, deveras, eu diria que praticamente que o sono de todo crente que tente ser fiel. Penso, professor Dunker, que Deus seja o fundamento mesmo de tudo o que há. É Deus a própria vida e que tudo sustenta no real, possibilitando o real. Deus se é uma entidade pessoal tal qual ensina o cristianismo, então, é fundamental uma relação pessoal com tal Ente e não há como manter um relacionamento pessoal como alguém que não buscamos saber quem é e nem é possível relacionar-se com alguém preso em formas de narcisismo e egoísmo e se o Deus hebreu-cristão é tão santo e maravilhoso penso que uma relação com tal Deus só pode ser libertadora, jamais com as misérias dos relacionamentos comuns com homens comuns com suas misérias.
ABRAÇO, professor!
Muito bom o comentário irmão, é gratificante ter católicos que buscam sempre o conhecimento!
@@rodrigoalves982, muito obrigado. A questão da religião tornou-se um assunto de foro privado dado os desentendimentos históricos entre nós, cristãos, pelo menos aqui no ocidente. Mas eu acho que uma coisa é certa, Deus é a questão mais elevada que se pode refletir sobre pela pretensão que as grandes religiões como a católica e o cristianismo em geral têm em responder as mais gerais e fundamentais questões humanas.
@ concordo totalmente. Eu quero muito fazer psicologia mas jamais quero abandonar minha fé, quero aprender sobre a mente humana, mas sabendo que há um ser superior, Deus. Vejo muita gente dizer, se você quer estudar psicologia tem que deixar religião pra trás, psicologia não dá dinheiro... Mas acho que a vontade de conhecer ainda mais a mente humana é maior, então é muito bacana encontrar um comentário como o seu, de verdade!
@@rodrigoalves982, eu acho que a questão de Deus é muito combatida por causa do moralismo e fanatismo de muitos cristãos que redundam, no que disse o Dunker, em ódio às mulheres e aos homossexuais. Então, pode parecer um mero conformismo e conservadorismo em seguir o Deus de um povo como o nosso ocidental que é o Deus cristão. Mas, nota como Deus no cristianismo é o Deus e Deus Salvador dos mais pobres, porque o homossexual é acolhido por Cristo e é por Cristo perdoado desde que simplesmente o homossexual creia. Nesse sentido uma psicologia cristã que mostre a paz para a consciência que a fé em Jesus proporciona é algo maravilhoso.
O que é o impossível? Vejo esse elemento em vários de seus vídeos. "Não tornar o impossível a base de um sofrimento...", "Legitimação do impossível..."
Lustiel, se eu fosse você começava a escrever sua saga em busca do significado do IMPOSSÍVEL. Era uma vez um rapaz chamado Lustiel que tinha uma dúvida cruel: _O que é o IMPOSSÍVEL? E foi assim que começou a mais bela análise de que se sabe até hoje.
Obrigado!
Muito bom!
Duncker, Lacan escreveu ou falou alguma coisa sobre os contos de fada? Lacan escreveu alguma coisa sobre educação infantil? A teoria de Lacan pode ser utilizada na formação do Educador?
ótimo video...
Conseguimos em algum ponto traçar um paralelo entre esquizofrenia e crença em divindades e nossa interação com elas?
Parabéns, Dunker
Bons argumentos... sou estudante de psicanálise e neuropsicopedagogia. Vico um pensador alemão disse que podemos provar fatos, desde que tenhamos argumentos para tal. A fé em Deus (Jesus Cristo) tem proporcionado grandes benefícios as pessoas que crêem em Deus.... conheço pessoas curadas de depressão, ansiedades, desejos de suicídios e tantas outras coisas....agora é bom compreendermos que, "qualquer coisa pode se tornar uma religião, até mesmo a psicanálise"
Vico não é alemão.
@@lucasvpf7921 verdade ele não era alemão..era italiano...
Porém, só Jesus salva!
Sabe Jesus Cristo? Que pisou na terra, fez milagres, deixou mandamentos? Morreu no madeiro da cruz do madeiro, fez a vontade de Deus pai que está no céu, e que dará a vida eterna a quem crer e o declarar como seu unico suficiente salvador, então, só Ele salva as almas do tormento eterno.. só Jesus salva.
eu amo psicanalise
Professor teriamos às cartas a Pfister, a autora Mari de Bomari, autor Michel Henry
nesse sentido fica a provocação: Por que a maioria dos institutos de psicanálise e a maioria das faculdades de Psicologia tem dificuldade em abordar a temática da religião.
Um abraço
Oi. Sugestão de tema: diálogos da psicanálise com a psicopatologia moderna, a Terapia Cognitivo-comportamental, etc.
Senti falta de um comentário sobre o livro controverso da Dolto "O evangelho segundo a Psicanálise".
Muito bom, Christian!
Olá Professor, poderia falar sobre “Moisés e o Monoteísmo”
Professor excelente vídeo, se possível poderia falar também sobre o pastor Oskar Pfister. Amigo do Freud.
Professor, seus vídeos são sempre ótimos e me ajudam a entender conceitos difíceis, principalmente em Lacan. Neste vídeo, sobre a religião, fiquei com uma dúvida. Freud compara a religião a uma neurose infantil e eu havia entendido que a ideia seria sair do campo dessas ilusões que ele considerava mentirosas, e criar nossas próprias formas de regulação mais honestas conosco, entendendo que "somos escravos de nossas paixões" e sendo assim, criar um novo sistema de regras que apontasse para um "fora da ilusão". Você poderia comentar um pouco mais sobre este ponto?
Só lembrando que a religião também pode imitar a psicose, como o judaísmo o faz.
Por ser uma ilusão de um Outro que interfere "de fora" , muitas vezes pode ser vista como um delírio compartilhado.
Eu vim pra meter o bedelho no seu comentário. A ilusão é chamada de Maya pelos indianos e é vista como se fosse uma "coisa" que impede que vejamos a realidade, mas é isso mesmo. Mas existem fases da vida que não podemos ver a realidade e dai criamos uma ilusão até que a gente fique forte ou amadureça pra ver a realidade. A Paixão vista como uma coisa que nos escraviza é uma forma de ver da Idade Média, e Descartes até escreveu sobre as paixões num livro chamado "As paixões da alma". Mas a energia da paixão pode ser sublimada e usada pra desenvolver o individuo intelectual, emocional, corporalmente. A Psicanálise usa esse amor pelo psicanalista pra que nos desenvolvamos enquanto seres humanos.
Não só no exercito e igreja é vertical, mas numa empresa também as relações são verticais.
Professor, parabéns pelo canal. Qual é o entendimento do ressentimento à luz do pensamento lacaniano?
Incrivel
Professor! Estou lendo OUVINDO VOZES, de Oliver Sacks. Ele cita uma monografia feita por Freud sobre a Afasia, gostaria de saber como e quando a Psicanálise começou seu trabalho com Afasia e também com surdos congênitos..
Obrigado!..🍃
O video foi um pouco corrido, isso não impediu de ser um otimo video. Fica aqui a dica de criar uma serie de video sobre esse tema! Abraço!
Professor gostaria que falasse de psicanálise e a idade
É possível conciliar o Cristianismo e a Psicanálise?
Por exemplo, uma pessoa ser Adventista e Lacaniana; há essa possibilidade?
Ou são “excludentes”?
É sim e não cara a psicanálise possui várias vertentes, Freud criou em 1904 mas depois muita gente estudou evoluiu falando sobre um Deus. (O de Espinoza por exemplo) Já os adventistas são uma religião uma doutrina ... A psicanálise ela coloca doutrinas como religiosidade... Mas o legal da psicanálise é essa possibilidade de ver várias versões e entendimentos... Eu tenho uma amiga psicanalista adventista que ajudou muita gente.
Assistam o canal Filósofia Vermelha, ainda não se tornou autoajuda e fala sobre psicanálise, filosofia, marxismo. Excelente. Vou.pra lá
Melhor definição psicanalitica impossivel do que esse video
Ótimo
Buscar religiosidade é diferente de religião, e buscar conhecimento não diminui ninguém, por isso passo la longe de qualquer religião, que já causou e causa tanto mal no mundo ao longo dos séculos. Muito obrigado, professor Dunker, por nos trazer esse tema com tanta clareza.
Professor , falar da relação de Frued e Pfister.
Há algum livro atual aprofundando esse assunto: psicanálise e Deus?
Tem o livro Freud versus Deus. Ainda não li, mas é o único que conheço por nome.
A Psicanálise explica o pós-morte?
Interessante passei a maior parte da minha vida achando que era abominável aos olhos de Deus por quer ouvia falar dos religiosos inclusive de meu irmão e suas esposa e seus falsos amigos que o cercavam.Disiam Deus abomina os gays.Ninguém sonhava que eu um após me apaixonar por homem que me disse sou casado a 20 anos tenho um filho mais é só fachada nós moramos na mesma casa,mas não temos relações. Quando ele disse não dá mais. Eu sai de casa vou morar de favor na casa de meu primo e o medo que ele tinha que seus familiares e amigos descobrissem foi maior. Passava as noites chorando de madrugada olhava para o céu pedindo que Deus tirasse aquela angústia terrível de e fizesse eu esquecer. Num final de semana um colega me convidou para ficar um final de semana na casa dele. Ele aos domingos toca numa igreja eu me convidou para vêlo tocar. Quando a missa começou eu tive uma crise de chora olhei para aquela imagem daquele homem que estava na cruz,que até então não sabia nada sobre sua vida,mesmo assim dizia-o em meu coraçaõ me ajuda ,me ajuda por favor mesmo sem saber quem o era. para resumir alguns meses fui acordado por uma voz, serena,suave e doce que me dizia: LEIA A BÍBLIA por várias vezes até ser acordado por essa voz. Quando cheguei ao novo testamento me deparei com aquela figura que só sabia o nome fiquei tão encantado com suas mensagens que fui comprar literaturas bíblicas e destribuir nas ruas. um detalhe eu odiava a Bíblia e também hinos evangélicos. Uma força maior me levava a fazer isso até porque sou muito tímido. Derepente eu estava falando da GRANDIOSIDADE DO AMOR DE DEUS FALANDO DO DIVINO AMOR DE JESUS. Como eu conseguia memorizar tudo aquilo e passar para as pessoas. Foi então que enquanto estava lendo a bíblia próximo a janela do meu quarto que dar para o quintal, minhas duas irmãs surgiram para falar comigo. Era + - 10 e pouca da manhã ao erguer os olhos aos céu avistei uma estrelha, disse a elas nossa olha que lindo uma estrelha apontei e disse olha logo porque a núvens vai cobri-la. Após a núven passar ela sumiu. Pesei que era um fenômeno da natureza. pensei mais se fosse elas teriam visto. Não ima ginava eu que os sinais só iriam se intencificar. Todos achavam que eu estava louco então supliquei em oração a Deus que fizessem alguém ver, pois não é muito agradável ser rotulado de mentiroso e louco sem ser. Deus me mostra até hoje seus sinais porque eu tenho FÉ não tenho religião, e todos os dias das 18:00 às 19:00 ficava sentado no corredor de onde moro para conversar com ele. Abri meu coração abordei muito sobre minha sexualidade e fui respondido e continuo sendo, Hoje eu sei que Deus,Jesus não faz acepçõs de pessoas o amor que ele sente pelo professor Christian na sua condição de heteroxessual sente também pelos que não são. EU não precisei ver nenhum sinal nos céus para crer na existência de Deus e os milagres que JESUS fez primeiramente eu cri sem nenhuma sombra de dúvida em meu coração foi então que comesei a ver. E algumas pessoas que duvidarão, enquanto estava a meditar nas palavras de JESUS os sinais apareceram. Religião é diferente de ter espiritualidade. Eu estou cercados por vizinhos que frequenta algumas religiões,porém eles nunca viram os sinais de Deus porque dúvidam,como zombaram de mim. Depois que intencifiquei minhas orações e eles vicaram ficaram com medo. Certamente se alguém não está conectado com DEUS e se alguém estiver "conversando com ele e uma coluna de fogo descer do céu e acerca de cinco metros do telhado do vizinho provavelmente vai ficar temeroso. Agora que o está buscando-o o encontrará. É só uma questão de fé. Qualquer pessoa independênte de ter religiaõ ou sexualidade, intelectual ou nércio,se tirar um tempo para meditar nas mensagens de DEUS sem preconceitos vai ver sinais que iriam deixar alguns ceticos e ateus sem palavras. serei achado de vós quando me buscardes de todo vosso coração. Aquele que me ama será amado do meu pai eu o amarei também e me revelarei a ele. Que DEUS abenções a todos os que talvez lerão aos que acreditarem ou não. Um muito obrigado ao Professor ! PAZ,SAÚDE,FELICIDADES A TODOS !
Primeira vez que leio um comentário tão grande assim. E valeu a pena! 👏🏼👏🏼👏🏼
SRN
Obrigada Professor, esse vídeo foi muito esclarecedor. Porém, não o ouvi falar sobre o conceito de "sentimento oceânico" a que Freud se refere em sua obra. Essa expressão poderia também estar associado a algum tipo de concepção de sagrado ou de espiritualidade em Freud, apesar de ser pouco aprofundado em seus escritos?
Olha esse sorrisinho, aí... Na minha Terra ateia é sinônimo de atoa
interessante
Olá, professor.
Gostaria de ouvi-lo fazer uma possível articulação entre a psicanálise e o pensamento antigo, em especial o Sócrates de Platão e o pensamento de Santo Agostinho. Teria a ética da psicanálise a ver com o "bem" socrático ou o tornar-se si mesmo de Agostinho?
A questão é que Jesus falou que existe um lugar chamado de inferno que pessoas quando morrem, vão parar de lá, quando não obedece a lei de Deus e nas escrituras. E o Freud não acreditava nisso, mas para ele era tudo ilusão. É uma questão de fé, e fé ninguém explica, é individual e inexplicável.
Essa coisa de Deus na Psicanalise é uma das partes mais legais da análise, porque liberta a gente de um monte de preconceitos, tira as amarras do pensamento, desenvolve nossa ideia a respeito de Deus, O Deus nosso de cada dia fica mais bonito e acreditavel. Deus não é a parte mais forte de Freud mas a Psicanalise faz de Deus um motivo para nós nos desenvolvermos.
Professor gostaria que o Senhor falasse sobre o suicidio a luz da psicanalise. Obrigado.
O suicídio é um dos aprendizados do psicanalisando. Uma das formas de compreender o suicídio é ouvindo pessoas e ouvindo a gente mesmo. Não existe uma causa fixa do que leva uma pessoa ao suicídio as causas podem ter origem até fora do indivíduo. Neury Botega escreveu sobre o suicídio mas parece que o livro está esgotado e não teve nova edição. Eu posso falar que sempre me senti acima do suicídio até que tive uma experiência, vivência que fez com que eu respeitasse o suicídio. A melhor forma de tratar o suicídio é respeitando o suicídio. Existe um caso de suicídio na Psicanálise de um escritor e psicanalista famoso, Bruno Betelhein que eu gostava muito e escreveu livros importantes até dirigidos aos estudantes de Educação. A sociedade psicanalítica retirou todos os livros do Betelhein de circulação. Ele escreveu "A Psicanálise dos Contos de Fada". Mas esse assunto da psicanálise e os contos de fada estão bem escritos por Fabio Hermmann, psicanalista que morreu naturalmente em 2014, no livro "O cotidiano" da coleção Andaimes do Real.
A qual texto de Foucault vc se refere, professor?
Tambem tenho interesse em saber a referencia
Up
Está em “Hermenêutica do Sujeito”
Leyla, bom dia. Parabéns! vc fez boa pergunta. Essa sua pergunta se refere a frase que ele(Christian) falou: "tradição da espiritualidade" no vídeo?
Bom diaaa Prof, gostaria de saber qual a instituição para uma boa formação em psicanalise em nível de graduação
Posso dizer que Deus é uma 'projeção' de nosso pai. Assim é um adulto infantilizado que o cria, pois ainda precisa de um ser punidor\defensor, como em sua infãncia. Estaria correto essa visão freudiana?
Então para você o homem que cria a projeção de Deus??
@@sharonmendes8158 Amar a Deus sem fé é refletir-se sobre si mesmo, mas amar a Deus com fé é refletir-se no próprio Deus.
Soren kierkegaard
ssa noção de Deus pai, é devido o Senhor ser o criador, Ele quem formou, deu uma alma vivente, o sopro da vida.. pode até haver na cabeça dos analistas essa comparação, mas é supérflua, tudo caricato, As coisas de Deus é profundíssimas, a psicanalis tenta alcançar pra depor contra, pra desmestificar sendo freud ateu, porém a mim nao engana.👍
Querido Dunker, você apresentou a visão de Freud e de Lacan. Onde está o Dunker e sua 'visão de Deus? Por acaso Dunker não representa a Psicanálise?
Amado sou evangélica. E alguns amigos. Cristãos estao questionando que não e de Deus eu esta fazendo o curso psicanálise. Onde engloba sosbre psicose e outras ...Pra mim buscar de Deus ou meu pastor. Ouvindo vc falar sobre o tema, não dei muita importância.
Também sou cristão, mas seu comentário ficou confuso
@@brunosmo60 .E coisa de pessoas de mente vazia. Rapaz da Cristã do Brasil, diz que o curso que estou fazendo não é de Deus. Retruquei ele dizendo que Jesus curou todos sem olhar a quem. Não se preocupe. Pessoas que falam o que pensam. E fica num mundinho escuro e não desenvolve p outras finalidades
@@angelynegreiros7385 pelo que entendi, você está está fazendo uma crítica aos cristãos que são contra a psicanálise. Eu sou cristão também e tenho dúvidas se as duas coisas se encontram; cogitei até a possibilidade de fazer um curso nessa área, mas tenho receio de isso ser contra a palavra de Deus
@@brunosmo60 .Achei isso hoje, eu ja estou quase formando na área.
Isso me deixou preocupada.
Freud, em seu livro "O Futuro de uma Ilusão", deixa claro que as doutrinas cristãs não passavam de delírios da massa desamparada. Para o crente fundamentalista, que crê na suficiência das Escrituras, estas são a base de toda nossa fé e prática. Formam o conjunto de preceitos, normas e princípios que regem nossas vidas "Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho" Salmos 119:105.
@@angelynegreiros7385 eu creio na bíblia, mas não deixo de estudar cosias voltadas á psicologia, neurociência, etc. Só busco ter cuidado pra não acreditar em algo que vá contra os princípios bíblicos
Eu sou ateu e acho absurdos psicologos atenderem misturando psicologia com misticismo em consultórios. Gale sobre isso. Obrigado pelos video
Saudações professor. Gostaria de saber porque a meta-análise feita por Leichsenring e Rabung carregou, quanto á psicanálise, o nome de psicoterapia psicodinâmica e não psicanálise. Se possível, comente um pouco as convergências e divergências entre as duas. Obrigado!
Jonatan Jardini Psicoterapia Psicodinâmica de Longo Prazo (LTPP) é uma construção metodológica para tornar comensurável e unitária os diferentes tipos de psicanálise.
Christian Dunker 10! Obrigado
Eu queria fazer psicanálise mais já estou fora.
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo…”
Colossenses 2:8
O que você quis dizer com essa passagem desculpe me a ignorância
A ciência tem como lei ( nada se origina do nada, tudo tem uma causa, e toda causa produz um efeito ) Deus é uma palavra que foi criada por homens, não se pode negar que existe uma força criadora no Universo causador de toda criação, porem não deve ser visto como se vê nas religiões, mas negar que existe uma força inteligente por trás de toda criação é insensatez.Freud, Jung e outros e todos nós somos criação, a religião não é essa força criadora.
Qual a visão de Deus sobre a Psicanálise? A pergunta é inversa. Por que as relações sexuais liberais e fluidas são saudáveis? Quantos relacionamentos sexuais você já teve e onde encontrou felicidade?
Os limites para o corpo estão estabelecidos não nele mesmo, mas na alma. O corpo aceita quase tudo. A alma não.
Então, é impossível ser cristão e ao mesmo tempo acreditar na psicanálise?
Sou cristã e psicanalista. Trato clientes de vários tipos de religião. os ateus ainda são a minoria. Deus é o OUTRO, essencial e extremamente necessário.
Freud deu excelente contribuição a psicologia clássica, mas não preciso concordar com ele em tudo e acreditar em tds suas teorias. Para eu, a VERDADE é incontestável e se chama JESUS CRISTO.
@@madel9876você é só uma charlatão ignorante. Que quer que a psicanálise se adeque às suas crenças. Ninguém leva a sério psicanalista cristão. Você é uma literalista ignorante é nada mais.
Sou cristã e não tive estomago para concluir, prefiri a abordagem humanista. Sucesso em sua profissão.
COMO É POSSIVEL CHRISTIAN DUNKER RESPONDER SOBRE O QUE A PSICANÁLISE DIZ SOBRE DEUS,ISSO SÓ SÉRIA POSSIVEL SE A PSICANÁLISE NÃO EVOLUISSE CONTINUASSE A MESMA COISA DESDE A SUA CODIFICAÇÃO POR FREUD
Olha o Ian Gillan brasilero
👏👏👏👏
Eu não vejo que a psicanalise está a parte da religiao. Como evangélica entendo e percebo em como a psicanalise encaixa na religião, principalmente no cristianismo, no pentateuco quando em Genesis a palavra explica a queda do homem. Na minha mente a psicanalise so existe por causa da queda. A Ruptura na mente, a dualidade do homem e tantos outros aspectos encaixam totalmente.
@andreacastro, concordo totalmente com você. Sou psicóloga e no consultório percebo isso nos conceitos que Freud trabalha com a transgeracionalidade, sonhos e desejos. Estou fazendo pós em escola psicanalitica e vejo o quanto Deus se faz presente e soberano. Pois tudo que está ligado na Terra, está ligado no Céu.
Lacan continuou sendo católico?
Oi Cristhian, sou leigo é apenas um curioso e gostaria de saber por que vc enaltece o catolicismo de Lacan para “contradizer” ou negativar sua referência ao Pai e nem menciona que Freud era judeu e fortemente traumatizado e negativamente impactado pelo judaísmo e seus costumes “inadequados”?
Se quiser enviar por e-mail: daulasilva@hotmail.com. Obrigado.
Sou estudante de psicanálise e mais do que nunca sou um cristão convicto, não fanático, e sei que Deus não foi inventado, Ele foi revelado aos homens, e sem Ele a psicanálise não presta pra nada.
Oi, posso falar com vc?? Sobre o curso, tbm sou cristã e quero saber mais sobre isso
@@akira003 pode falar sim!
Como faço pra conversamos? Eu só uso o Telegran, ou pode ser por aqui mesmo?
@@Aldenir3 você tem Instagram? Não uso o Whatsapp
@@akira003 Não tenho nenhuma rede social, a não ser o zap, ou o email: nato.jc@gmail.com
Trocando em miúdos,Freud era ateu,simples assim.
Trocando em miúdos,Freud era ateu.
Como a Igreja: Corpo de Cristo e/ou (Eu)caristia, viu Pessoal.
Esse louco chamado Freud nem em Deus acreditava