Primeiro, parabéns pelo canal, muito bom. E ao Waldemir Juliano, obrigada por compartilhar sua história. Encantada em saber das suas longas travessias e de toda a história desse catarina do mar. Alem disso, dividir um erro cometido e as lições que trazem esse erro, salva muitas vidas , salva embarcações, salva sonhos! Então pode-se incluir na lista de prioridades pra quem está iniciando na vela , mais essa: leia muito as historias de travessias, procure toda literatura que puder, e assista muito esse canal Velejador 😊 Valeu! Bons ventos!
Muito obrigado pelas palavras Jackie! Eu concordo plenamente contigo. Na aviação por exemplo, a principal forma de se tornar cada vez mais segura é aprendendo com os acidentes. Na náutica ainda não temos essa cultura. Um forte abraço e bons ventos minha amiga!
Marcelo, este 23.... conheço e recomendo.... eu fui aprender a construir na ODAY (1978?) fui o primeiro Eng. Da Mariner...me emocionei com este teu relato
Cara, que bacana conhecer essa tua historia tambem, Sérgio!.. o ODAY 23 com quilha fixa é meu projeto favorito.. e que estou pensando seriamente em investir. Podemos manter contato por e-mail se algumas dúvidas especificas sobre esse projeto me surgirem no futuro? 🙂
Foi o mais abrangente, útil, sucinto e contundente relato de um velejador que ouvi até hoje e não ou jovem. Muito obrigado por dividir conosco, seus melhores e piores momentos da vela.
Muito legal..um excelente barco.fiz em solitário do saco da ribeira a salvador..sou um grande admirador da didática do Marcelo..parabens. Abraços.frank de Ilhéus.
Marcelo adorei seu canal. Tenho 64, anos, nasci, cresci e vivo longe do mar, em Minas Gerais. Me aposentei há ano e meio e de repente me vejo com esse sonho maluco de velejar. Não sei se ainda consigo.
que aula para quem é iniciante/iniciante, hein? Que aula de vida! Estudo, estudo, estudo - é o que tenho escolhido, a simplicidade. Muitíssimo obrigada aos dois🌻
Sensacional, Marcelo! Juliano foi mt enriquecedor, passando informações do naufrágio. Detalhes "simples", q passariam batido para qqr navegador. São poucos, os q passam suas "derrotas" pra q outros não precisem passar p elas.
É issi aí Mariano! Especialistas são os animais... nós humanos podemos nos adaptar, adquirir novos conhecimentos, novas técnicas... já fui, entre outras, ofice-boy, mangoteiro, auxiliar de escritório, técnico judiciário... artesão de rua, marinheiro, teatreiro, carpinteiro... skipper... documentarista, navegador... agora, tentando novas áreas, novos saberes, quiçá, oxalá, permacultor/agrofloresteiro, com muito orgulho! Volta do mundo, camará! Abraços...
@@wlademirjulianotreis3601 Boa noite Wlademir Muito grato pelo depoimentos Seria muito mais difícil (teoricamente)subir a Costa (marés vagas e swell) com O' Day bolina móvel?
Estou a uns meses despertando o interesse pela navegação, e oq estou percebendo é que não é uma brincadeira simples, requer conhecimentos cursos, estudos mas, não é impossível , nunca vi uma pessoa dizendo que começou a navegar e depois se arrependeu e passou a odiar navegar. É sempre um caso de amor eterno.
Velejei por alguns anos em um O'Day 23 na Lagoa da Conceição aqui em Florianópolis. Costumavam zoar dos O'Day ' dizia-se que era a "Kombi do mar" 😊 por não ser barco de performance , de velocidade. 😊😊😊 Mas que barco bom, confortável, forte, pra um 23 pés!
Parabéns pelo canal. Agradeço ao Wlademir Juliano pelo seu relato. Infelizmente, como em todas as áreas da vida, nós aprendemos pelo acúmulo de experiências e pelas lições que tiramos delas. O seu caso, com certeza, salvará a navegação de muitos no futuro. Parabéns pelo desprendimento.
Excelente vídeo... Ótimo velejador... Só naufraga quem veleja, e principalmente quem tem coragem de enfrentar os perigos do mar... Em alguns minutos ganhamos conhecimentos que foram adquiridos com anos de experiência... Na medida em que nós vamos nos familiarizando com os perigos, eles passam a se tornar cada vez mais inofensivos para nós. Deus é conosco sempre... Parabéns pelo belíssimo trabalho.
Muito bacana a vivência em O'Day... É um barco que não é grande, mas, de fato robusto. Sofre-se um pouco (em grandes viagens) no conforto mas , não dá para negar que é forte o suficiente para isso...
Olá Marcelo e demais inscritos, Este conteúdo e palavras suas e do Wlademir, vão muito além de um vídeo náutico... São para nortear várias ações em nossas vidas. Temos uma embarcação motorizada que está sem navegar há anos, após o desencarne dos nossos Pais. Após começar a acompanhar o Canal, as cicatrizes estão se fortalecendo e em breve, se Deus permitir, voltaremos ao Mar e quem sabe, com o vento a conduzir esta possível nova etapa. 😎 Fiquem tds com Deus 🙏
Muito boa a entrevista!! Parabéns! Na época do naufrágio, eu estava acompanhando a subida do veleiro Conquista pela internet. Obrigado, Juliano!! Muito generoso!!! Abs
Muito bom!!! Parabéns ao canal pela iniciativa e muito obrigado ao Wlademir por compartilhar além de conhecimento, sabedoria! Bons ventos e grande abraço aos dois.
Parabéns Marcelo! O Wlademir é realmente uma lição de vida e simplicidade do meio náutico. Bela entrevista. Mesmo porque sou suspeito em falar do O day e da Mariner que sou fã dessa lendaria empresa e seus barcos. Forte abraço.
Parabéns Marcelo, da uma atenção aqui no Sul do RS, Lagoa dos Patos e Mirim! Salvo Veleiro Colibri e meus irmãos, meu pai, de São Lourenço do Sul e Rio Grande/RS! Oday com vento duro vela muito pequena, se tiver no aperto!!! abraços e bons ventos!!
Muito bom Marcelo que matéria maravilhosa e instrutiva. Aprender com o erro dos outros é realmente mais fácil, porém, o mais importante é entender a mensagem passada pelo Wlademir, que a simplicidade vem também com bastante responsabilidade. Parabéns.
Parabéns pelo canal, pelo depoimento e por chamar a atenção para a importância da SIMPLICIDADE.👏👏👏 Não velejo ainda e, com certeza, este canal é um grande incentivador para iniciar nesta atividade que acompanha a história humana.
Mais um vídeo excelente! Acompanhei s saga do Conquista na época e fiquei triste com o trágico fim! Parabéns pela volta por cima e Bons Ventos Juliano!
Linda matéria ,mostrou toda a qualidade deste pequeno notável e ainda um ótimo depoimento de como navegar no mar , depoimento de quem tem grande experiência, parabéns Marcelo, você me surpreende sempre com seus vídeos incríveis 👏👏👏👏👏
Parabéns Marcelo pela bela entrevista e pelo entrevistado ! Os conselhos náuticos foram muito didáticos ! E de grande valia para todos os velejadores ! Gostei das palavras chaves da entrevista : Estudo e Simplicidade ! Bons Ventos Marcelo !!!
Excelente conteúdo, parabéns! A simplicidade do Waldemir é tocante, busquei a reportagem Gosto de Sal e não consegui encontrar, gostaria de assistir. Fica o pedido! Bons ventos!
Baixio do perigo em Paranaguá . Um lugar perigoso!! Quando pescava camarão em Cananéia. Saiamos de Itajaí a volta era sempre uma preocupação com as tempestades de verão. Uma vez ficamos fundeados próximo a ilhas dos currais e o vento nos arrastou devido a dificuldade de garramento do ferro. Era visível as vagas que vinham de fora quebrar no baixio. Viramos o motor e conseguimos nos afastar. Bom isso é uma história que não envolve vela. Mais passamos um perigo parecido nos envolvendo com relação a tábuas de maré e baixios perigosos. Parabéns pelo canal. Forte abraço a todos!
O que me anima em entrar nesse mundo dos velejadores é a humildade, parceria, união e respeito entre vocês. Tudo isso só pode vir de quem ama o que faz. Concordo com vocês, simplicidade. Velejar tem que ser simples.
Eu já conhecia a história dele, este cara está de parabéns, corajoso mesmo, foi realmente um conjunto de erros e azar também, uma fatalidade !!! Cada vez melhor teu canal Marcelo.
Muito legal! Simplicidade é a sofisticação final! Dica preciosa a de sair de barras com ondulação significativa somente na maré cheia. Aqui em Paranaguá, no canal da galheta, pra mim é regra. Abraços!! Show o video!
Sou de Vila Velha e já experimentei bem as ondas perigosas que podem surgir sobre as baixas (os baixios) quando se juntam mar ondulado com maré baixa, aqui, na nossa baía de Vitória. Gostei muito do vídeo. Me ajudou a entender mais o O'day. Sempre estive pensando se o barquinho serviría pra costear o Brasil se fosse usada cautela. Isso me animou bastante.
Ótima e muito pertinente esta matéria.Obrigado Juliano pela humidade, como você mesmo disse aprender com os erros de outros não é a melhor forma mas ajuda muito a quem como eu quero um dia fazer muitas travessias,obrigado a ti e ao Capitão Marcelo.Bons ventos a todos
Excelente vídeo. Agora, há de se concordar que a tecnologia véio pra ajudar. E hoje é muito barato. Um celular com Navionics e profundímetro não custam praticamente nada e aumentam muito a segurança.
Querido amigo Juliano, que coisa boa te ver aqui no canal do Marcelo, que tem sido uma fonte inspiradora para mim. Mais feliz ainda de te ver ensinando a navegação raiz, feita com a leitura dos elementos a partir dos nossos sentidos. Se tudo falhar, sobrevive aquele que conhece. Assim como na vela é no Marketing, planejamento é igual a conhecimento. Obrigado por compartilhar sua humildade e sua história. Quem sabe nos veremos no mar, algum dia. Forte abraço.
Cara me encorajou mais ainda levar o meu rivotril pro mar, falta eu trocar os estais e pintar casco e ligar o painel eletrico, depois e água salgada nele, e nunca vou me esquecer de ver a tábua de mares...muito boa essa segunda parte abraço e bons ventos...
Mil likes irmão muito top esse veleiro.. parabéns pelo otimo canal com conteúdo de qualidade. ja assisti todas suas videos aulas. só nao faço a prática por morar lonje sou so rio de janeiro mais aprendi muito obrigado.
Tentei comprar um O'day 23 em Ubatuba em 1999. Queria vir com ele navegando pra Natal mas fui dissuadir pelos velejadores locais. Como o frete era caro, acabei desistindo.
perfeito Comandante!! m apaixonei por vela a algum tempo,apesar d morar no interior.costrui um barquinho e estou treinando no rio grande.mas com muito medo ainda.
Legal seu comentario eu fiz aula com Marcelo em itajaí. Baita professor. Tambem sou do interior paulista Avaré. Comprei um 16 pes e velejo represa .mas é top.
Primeiro, parabéns pelo canal, muito bom.
E ao Waldemir Juliano, obrigada por compartilhar sua história.
Encantada em saber das suas longas travessias e de toda a história desse catarina do mar.
Alem disso, dividir um erro cometido e as lições que trazem esse erro, salva muitas vidas , salva embarcações, salva sonhos!
Então pode-se incluir na lista de prioridades pra quem está iniciando na vela , mais essa: leia muito as historias de travessias, procure toda literatura que puder, e assista muito esse canal Velejador 😊
Valeu! Bons ventos!
Muito obrigado pelas palavras Jackie! Eu concordo plenamente contigo. Na aviação por exemplo, a principal forma de se tornar cada vez mais segura é aprendendo com os acidentes. Na náutica ainda não temos essa cultura. Um forte abraço e bons ventos minha amiga!
Grato, amiga.
Marcelo, este 23.... conheço e recomendo.... eu fui aprender a construir na ODAY (1978?) fui o primeiro Eng. Da Mariner...me emocionei com este teu relato
Cara, que bacana conhecer essa tua historia tambem, Sérgio!.. o ODAY 23 com quilha fixa é meu projeto favorito.. e que estou pensando seriamente em investir. Podemos manter contato por e-mail se algumas dúvidas especificas sobre esse projeto me surgirem no futuro? 🙂
So naufraga quem navega, que não navega não vai naufragar nunca.
Aprender com os erros é sabedoria, experiência...
Foi o mais abrangente, útil, sucinto e contundente relato de um velejador que ouvi até hoje e não ou jovem. Muito obrigado por dividir conosco, seus melhores e piores momentos da vela.
Verdadeira aula esse depoimento do Wlademir. Obrigado professor Marcelo pelo trabalho excelente aqui no RUclips.
Muito legal..um excelente barco.fiz em solitário do saco da ribeira a salvador..sou um grande admirador da didática do Marcelo..parabens.
Abraços.frank de Ilhéus.
Marcelo adorei seu canal.
Tenho 64, anos, nasci, cresci e vivo longe do mar, em Minas Gerais.
Me aposentei há ano e meio e de repente me vejo com esse sonho maluco de velejar. Não sei se ainda consigo.
Antônio de Lima consegue sim . Agora vc tem dois ativos muito valiosos: tempo e vontade.
Enquanto existir o sonho, e a crença nele, existirá energia para realizá-lo, não deixe a fé em si mesmo esmorecer!
consegue sim, dá para começar agora e velejar até os 100 anos, facil facil!!!!!
@antoniodelima vou fazer 64 e me veio essa vontade também de velejar será que dá tempo?
Obrigado pelo incentivo 😃. Ainda vou velejar . Simples assim. Estudando já estou !
Tem como dar "like" três vezes? Adorei esta parte de "desconectar" e do estudo: o analógico é essencial neste momento, SABER navegar.
Top
que aula para quem é iniciante/iniciante, hein? Que aula de vida! Estudo, estudo, estudo - é o que tenho escolhido, a simplicidade. Muitíssimo obrigada aos dois🌻
Sensacional, Marcelo!
Juliano foi mt enriquecedor, passando informações do naufrágio. Detalhes "simples", q passariam batido para qqr navegador.
São poucos, os q passam suas "derrotas" pra q outros não precisem passar p elas.
Verdade Thiagão!! Bons ventos amigo!
Parabéns pelo vídeo Marcelo, o w. Juliano é um grande navegador.. show, bons ventos
Obrigado Fabiana!!!
Cada vez mais fascinado por vela e navegação. Aprendendo muito!
Obrigado Marcelo e Wlademir Juliano.
Que história de vida Waldemir Juliano, humildade acima de tudo, conselhos maravilhos, ao Marcelo como sempre parabéns bons ventos
Eu tive um Oday 17 e aconteceu o mesmo , a ferragem do leme não resistiu, e fiquei a deriva na Baia de Itapema
Velejador, permacultor e agrofloresteiro! Show de bola, Juliano!
É issi aí Mariano!
Especialistas são os animais... nós humanos podemos nos adaptar, adquirir novos conhecimentos, novas técnicas... já fui, entre outras, ofice-boy, mangoteiro, auxiliar de escritório, técnico judiciário... artesão de rua, marinheiro, teatreiro, carpinteiro... skipper... documentarista, navegador... agora, tentando novas áreas, novos saberes, quiçá, oxalá, permacultor/agrofloresteiro, com muito orgulho!
Volta do mundo, camará!
Abraços...
@@wlademirjulianotreis3601
Boa noite Wlademir
Muito grato pelo depoimentos
Seria muito mais difícil (teoricamente)subir a Costa (marés vagas e swell) com O' Day bolina móvel?
Vlademir aprendemos muito com vc obrigado
Estou a uns meses despertando o interesse pela navegação, e oq estou percebendo é que não é uma brincadeira simples, requer conhecimentos cursos, estudos mas, não é impossível , nunca vi uma pessoa dizendo que começou a navegar e depois se arrependeu e passou a odiar navegar.
É sempre um caso de amor eterno.
Velejei por alguns anos em um O'Day 23 na Lagoa da Conceição aqui em Florianópolis.
Costumavam zoar dos O'Day ' dizia-se que era a "Kombi do mar" 😊 por não ser barco de performance , de velocidade.
😊😊😊
Mas que barco bom, confortável, forte, pra um 23 pés!
Parabéns Comandante, que continue a nos apresentar as opções de veleiros do Brasil..... Esta série não pode morrer...
Sensacional ver o respeito e a emoção estampados no rosto do Marcelo. Gratidão por este canal e por compartilhar experiências tão úteis. 👏👏👏
Parabéns pelos teus vídeos Marcelo. A simplicidade com que tu trata os assuntos é grandiosa!!
Parabéns pelo canal. Agradeço ao Wlademir Juliano pelo seu relato. Infelizmente, como em todas as áreas da vida, nós aprendemos pelo acúmulo de experiências e pelas lições que tiramos delas. O seu caso, com certeza, salvará a navegação de muitos no futuro. Parabéns pelo desprendimento.
Aprendendo sempre. Mar grosso, colete salva vidas e gaiuta fechada.
Que aula, que aula!! Que vídeo rico, ' a simplicidade te dá autonomia', lição de vida. Obrigado
Muito bom este vídeo pois ensina muita coisa sobre simplicidade na navegação. Parabéns.
Legal Lamberto. O Juliano deu uma aula sobre simplicidade no mar. Forte abraço!
Excelente vídeo... Ótimo velejador... Só naufraga quem veleja, e principalmente quem tem coragem de enfrentar os perigos do mar... Em alguns minutos ganhamos conhecimentos que foram adquiridos com anos de experiência... Na medida em que nós vamos nos familiarizando com os perigos, eles passam a se tornar cada vez mais inofensivos para nós. Deus é conosco sempre... Parabéns pelo belíssimo trabalho.
Corrigindo... Os perigos passam a se apresentar de forma mais inofensiva para nós...
Muito bacana a vivência em O'Day... É um barco que não é grande, mas, de fato robusto. Sofre-se um pouco (em grandes viagens) no conforto mas , não dá para negar que é forte o suficiente para isso...
Esse é o verdadeiro bate papo de velejador,diferenciado e com real conhecimento ,Valeu Juliano e Marcelo 👍👍
Muito legal esse vídeo xará , essa troca de informação é muito valiosa ,Parabéns abraço
Olá Marcelo e demais inscritos,
Este conteúdo e palavras suas e do Wlademir, vão muito além de um vídeo náutico...
São para nortear várias ações em nossas vidas.
Temos uma embarcação motorizada que está sem navegar há anos, após o desencarne dos nossos Pais.
Após começar a acompanhar o Canal, as cicatrizes estão se fortalecendo e em breve, se Deus permitir, voltaremos ao Mar e quem sabe, com o vento a conduzir esta possível nova etapa. 😎
Fiquem tds com Deus 🙏
Muito obrigado pelas palavras meu amigo. Desejo que o mar cure todas as feridas e que venha um novo ciclo. Forte abraço e bons ventos sempre!
Muito boa a entrevista!! Parabéns! Na época do naufrágio, eu estava acompanhando a subida do veleiro Conquista pela internet. Obrigado, Juliano!! Muito generoso!!! Abs
Abraço, Francisco. Estamos aí... apesar de tudo...
Muito bom!!! Parabéns ao canal pela iniciativa e muito obrigado ao Wlademir por compartilhar além de conhecimento, sabedoria!
Bons ventos e grande abraço aos dois.
Muito obrigado Paulo! Forte abraço e bons ventos amigo!⛵⛵⛵⛵⛵
Sensacional. Que humildade! Quanto aprendizado!
Parabéns!!! Simplesmente emocionante. De tudo na vida tiramos uma lição, muito bom!!!
Parabéns Marcelo! O Wlademir é realmente uma lição de vida e simplicidade do meio náutico. Bela entrevista. Mesmo porque sou suspeito em falar do O day e da Mariner que sou fã dessa lendaria empresa e seus barcos. Forte abraço.
A simplicidade é a chave de tudo.
Que cara humilde retado, fiquei fã do conterranio. Parabéns aí Juliano e Marcelo.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado meu caro!
Somos todos aprendizes...
Carambolas que história, homem de coragem. Parabéns
Muito top... Isso dá ânimo a novos velejadores. Sábias e emocionante palavras..
Valeu a entrevista pois resgatou a história do Veleiro Conquista. Eu o acompanhei até o acidente. Depois eram apenas comentários esparsos.
Muito bom!! contente como o Marcelo conduz a entrevista com muito respeito e consideração com o Wlademir.
O Juliano é um dos caras que mais admiro na vela, pela simplicidade e uma baita experiência nautica e de vida.
Simplesmente sensacional. Espero ter oportunidade de conhecer o Waldemir Juliano.
Parabéns Marcelo, da uma atenção aqui no Sul do RS, Lagoa dos Patos e Mirim! Salvo Veleiro Colibri e meus irmãos, meu pai, de São Lourenço do Sul e Rio Grande/RS! Oday com vento duro vela muito pequena, se tiver no aperto!!! abraços e bons ventos!!
Muito bom Marcelo que matéria maravilhosa e instrutiva. Aprender com o erro dos outros é realmente mais fácil, porém, o mais importante é entender a mensagem passada pelo Wlademir, que a simplicidade vem também com bastante responsabilidade.
Parabéns.
Exatamente, simplicidade com responsabilidade...
Esse pequeno veleiro O'day 23 realmente surpreende. Parabéns pelo vídeo Marcelo. Abraços e bons ventos 🌬️⛵
gostei muito do conteúdo. obrigado
Bela aventura, um aprendizado incrível. Parabéns
Parabéns pelo canal, pelo depoimento e por chamar a atenção para a importância da SIMPLICIDADE.👏👏👏
Não velejo ainda e, com certeza, este canal é um grande incentivador para iniciar nesta atividade que acompanha a história humana.
Mais um vídeo excelente! Acompanhei s saga do Conquista na época e fiquei triste com o trágico fim! Parabéns pela volta por cima e Bons Ventos Juliano!
Linda matéria ,mostrou toda a qualidade deste pequeno notável e ainda um ótimo depoimento de como navegar no mar , depoimento de quem tem grande experiência, parabéns Marcelo, você me surpreende sempre com seus vídeos incríveis 👏👏👏👏👏
Parabéns Marcelo pela bela entrevista e pelo entrevistado ! Os conselhos náuticos foram muito didáticos ! E de grande valia para todos os velejadores ! Gostei das palavras chaves da entrevista : Estudo e Simplicidade ! Bons Ventos Marcelo !!!
Excelente conteúdo, parabéns! A simplicidade do Waldemir é tocante, busquei a reportagem Gosto de Sal e não consegui encontrar, gostaria de assistir.
Fica o pedido!
Bons ventos!
AE Marcelo
Muito legal ouvir histórias que sempre instruem e dão uma boa lição para a vida. Bom demais. Parabéns
Traduzindo: Se você for corajoso e estudioso, não necessita ser rico para longas travessias.
Já fiz minha primeira velejada.graças a tuas aulas obrigado marcelo
Prazer escutar a Juliano!, obrigado Marcelo pelo reportagem.
Este depoimento é uma bela aula, cheia de bons conselhos.
Esse cara é top...Maravilhosa entrevista...
Baixio do perigo em Paranaguá .
Um lugar perigoso!!
Quando pescava camarão em Cananéia.
Saiamos de Itajaí a volta era sempre uma preocupação com as tempestades de verão.
Uma vez ficamos fundeados próximo a ilhas dos currais e o vento nos arrastou devido a dificuldade de garramento do ferro.
Era visível as vagas que vinham de fora quebrar no baixio.
Viramos o motor e conseguimos nos afastar.
Bom isso é uma história que não envolve vela.
Mais passamos um perigo parecido nos envolvendo com relação a tábuas de maré e baixios perigosos.
Parabéns pelo canal.
Forte abraço a todos!
Grande entrevista, Marcelo!
Viva a simplicidade!
Abs
O que me anima em entrar nesse mundo dos velejadores é a humildade, parceria, união e respeito entre vocês. Tudo isso só pode vir de quem ama o que faz.
Concordo com vocês, simplicidade. Velejar tem que ser simples.
É isso mesmo Marcos, simplicidade, menos é mais! Bons ventos ⛵⛵⛵
Top Marcelo!!! Parabéns por mais essa entrevista com ótimas dicas 👏👏 cara corajoso esse Juliano 👍👍👏👏 Parabéns!
Obrigado Márcio! Sim, o Juliano é um grande navegador, e grande ser humano! Bons ventos!
parabens, muito bom. bons ventos
Nossa que história comovente, muita superação!
Super entrevista! Parabéns Marcelo e obrigado Juliano! Ganhei o dia hoje!
Belo depoimento!!!
parabéns pelo canal, que papo bom esse...
Mais uma vez: que aula!
Parabéns a vcs, Marcelo e Wlademir!
Muito aprendizado com a experiência negativa. Foram alguns erros que levaram a essa fatalidade. Obrigado por compartilhar a sua experiência de vida.
Eu já conhecia a história dele, este cara está de parabéns, corajoso mesmo, foi realmente um conjunto de erros e azar também, uma fatalidade !!! Cada vez melhor teu canal Marcelo.
Verdade, todo acidente é uma combinação de fatores... muito obrigado! Bons ventos!!
É isso aí Marcelo, que bom vc nos trazer estas histórias , tenho certeza que vão de alguma forma servir de exemplo pra muitos 👍
Valeu Carlos, é isso mesmo: aprendemos muito com histórias como essas. Forte abraço!
Sensacional vídeo e lição! Parabéns!
Parabéns pela entrevista e pela troca de ricas experiências! Orgulho e privilégio de ser irmão desse cara! 💪💪💪
Que bela entrevista, sou fã de vocês dois! Palavras chave para navegar simplicidade, estudo e prudência!! A técnica se adquire com a prática!!
Muito legal esses dois vídeos sobre o O'Day 23, seria legal o mesmo formato pra outros modelos. Parabéns!
Muito legal! Simplicidade é a sofisticação final! Dica preciosa a de sair de barras com ondulação significativa somente na maré cheia. Aqui em Paranaguá, no canal da galheta, pra mim é regra. Abraços!! Show o video!
Sou de Vila Velha e já experimentei bem as ondas perigosas que podem surgir sobre as baixas (os baixios) quando se juntam mar ondulado com maré baixa, aqui, na nossa baía de Vitória. Gostei muito do vídeo. Me ajudou a entender mais o O'day. Sempre estive pensando se o barquinho serviría pra costear o Brasil se fosse usada cautela. Isso me animou bastante.
Gostei da história do comandante ol day 23... Super instrutiva
Muito obrigado por essa aula!
Marcelo! sempre ótimos vídeos. ⛵🇧🇷
Ótima e muito pertinente esta matéria.Obrigado Juliano pela humidade, como você mesmo disse aprender com os erros de outros não é a melhor forma mas ajuda muito a quem como eu quero um dia fazer muitas travessias,obrigado a ti e ao Capitão Marcelo.Bons ventos a todos
Determinação, meu caro. O mar te espera... bons ventos.
Gostei muito, especialmente da simplicidade.
Adorei !!!!
Q mensagem linda ao final!!!
❤️❤️❤️
Sempre muito bom falar de embarcações a vela, especialmente com relatos e dicas de pessoas experientes.
Parabéns pelo exelente vídeo!
Excelente vídeo. Agora, há de se concordar que a tecnologia véio pra ajudar. E hoje é muito barato. Um celular com Navionics e profundímetro não custam praticamente nada e aumentam muito a segurança.
Querido amigo Juliano, que coisa boa te ver aqui no canal do Marcelo, que tem sido uma fonte inspiradora para mim. Mais feliz ainda de te ver ensinando a navegação raiz, feita com a leitura dos elementos a partir dos nossos sentidos. Se tudo falhar, sobrevive aquele que conhece. Assim como na vela é no Marketing, planejamento é igual a conhecimento. Obrigado por compartilhar sua humildade e sua história. Quem sabe nos veremos no mar, algum dia. Forte abraço.
Parabéns parceiro muito inspirador.
Cara me encorajou mais ainda levar o meu rivotril pro mar, falta eu trocar os estais e pintar casco e ligar o painel eletrico, depois e água salgada nele, e nunca vou me esquecer de ver a tábua de mares...muito boa essa segunda parte abraço e bons ventos...
Boa Marcelo... sempre evoluindo. Em breve estou nesse mundo!
Seja bem vindo Daniel! Bons ventos!!
Mil likes irmão muito top esse veleiro.. parabéns pelo otimo canal com conteúdo de qualidade. ja assisti todas suas videos aulas. só nao faço a prática por morar lonje sou so rio de janeiro mais aprendi muito obrigado.
Muito bom Professor!!! Não pare!!! Parabéns
Uma excelente aula. Aprendi muito com as observações. Essa vela pequena é o que chamam "tormentinha"? Bons ventos.
Isso mesmo Gloria, tormentim ou storm jib
excelente entrevista
Grande aula e grande aprendizado.....cuidado com a maré baixa....
Tentei comprar um O'day 23 em Ubatuba em 1999. Queria vir com ele navegando pra Natal mas fui dissuadir pelos velejadores locais. Como o frete era caro, acabei desistindo.
Que gostoso ouvir você falar.....
Muito obrigado Marcelo e Juliano 👏👏👏👏👏
perfeito Comandante!!
m apaixonei por vela a algum tempo,apesar d morar no interior.costrui um barquinho e estou treinando no rio grande.mas com muito medo ainda.
Legal seu comentario eu fiz aula com Marcelo em itajaí. Baita professor.
Tambem sou do interior paulista Avaré. Comprei um 16 pes e velejo represa .mas é top.
Que aprendizagem com tais Mestres. Obrigado, mesmo. Sérgio Pastl, veleiro Alforria, Tapes-RS.