Você falou verdade. Meu pai nasceu em 1910 ele falala como você está falando agora que estou assistindo tua life. Parabéns. Pela. Tua coragem de falar verdade. E dolorida mas que tem que ser dita obrigado por falar. Verdade
Errado, o livro de enoque foi escrito depois de cristo, não tem NENHUM manuscrito mais antigo que Cristo, então foi esse livro apócrifo que copiou os evangelhos.
@@MrCxmx manuscrito sei. Quem escreveu acho q ninguém sabe. Mas na humildade mesmo. Queria aprender onde acho essa informação q foi depois de jesus. Pq sempre ouvi falar q foi 400 anos antes
Pessoas que só conhecem da Bíblia, trechos que seus pastores leem durante o culto, vindo aqui ofender o Caio Fábio sem nenhum tipo de argumento, isso só prova como o sistema religioso realmente nos cega
@@douglascalamari2714 Se vc lesse e conhecesse a bíblia não defenderia Caio Fábio. Já adimirei muito o Caio e tbm já o defendi, mas chegou um tempo que disse: não dá mais. E cada dia que passa percebo que ele está conduzindo pessoas para trevas espirituais.
@@zaelsonaires8759como eu disse pro outro colega, tenha discernimento e entenda que “ler a Bíblia” não eh conhecê-la. Conhecer a Bíblia eh entender de hermenêutica, história, arqueologia, linguagem etc. Ninguém pode negar que disso Caio Fábio entende. Se a questão fosse apenas ler a Bíblia, ninguém precisaria cursar teologia para começar a entender alguma coisa acerca do assunto.
muitos loucos também são ( não estou dizendo que ele é louco), mas alguem ser inteligente, organizado, sucinto, etc... nao significa que tudo o que ele fala deve ser seguido
Reverendo Caio Fábio nas décadas 80 e 90 era um dos maiores oradores do Brasil, eu fazia parte de um Ministério Jovem da Igreja Batista aqui da bahia (*Jubare), era o nosso sonho traze-lo aos nossos Congressos. À frente da Vinde ele realizou um importante trabalho, palestrante disputado à tapa por vários grupos, associações e Igrejas, com uma narrativa sincera, sempre atualizada, com um aprofundamento na Bíblia que poucos tinham na Época, um jeito de falar ao publico de olho no olho, conselheiro de Pastores e ovelhas em todos os conclaves que participava, se você hoje tem menos de 30 anos achará Caio Fábio um herege, maluco ou esquisito, porém, pesquisem suas palestras das referidas décadas, suas opiniões (atuais) sobre ele serão fortemente abaladas. Somos agradecidos, Reverendo Caio Fábio pela tua existência. OBS : *Jubare - Juventude Batista do Recôncavo (Baiano) Reunia os Jovens das Igrejas Batistas.
Mesmo naquela época ele ja denunciava o Sinédrio e os Caifás brasileiros dasmcunidades religiosas. Caio é demasiado grande, e demasiado cristocêntrico para caber nos protocolos e no institucionalismo das religiões. O nível que ele se elevou não está ao alcance dos doutores da Lei, nem dos que se apegam à letra morta. O amor genuino de Cristo transparece na fala e no semblante desse incrível ser humano!
@@EliasGomes-uy8voos que estão certos são os que seguem as linhas do malafaia do Macedo do valdomiro do RR Soares, esses q estão certos em arrancar até o último centavos dos acéfalos.
Eu li livro de Enoque e fiquei com essa mesma impressão. Lendo o livro História dos Judeus de Flavio Josefo. Quando ele fala dos essenios, lembra muito os ensinamentos de Cristo. Acho que Jesus e João Batista também tiveram contacto com os essenios. Esse livro é bom demais, parece que vc ta lá, ha 2 mil anos atrás, Flavio Josefo é muito detalhistas, bão demais.
Vc continua sem rumo seguindo Caio, esse cidadão e vc não seguem leis e mandamentos, que segundo Jesus, estão fora do paraíso, vc não vai entender e um assunto avançado para seu conhecimento religioso.
Cada vez mais que fico sabendo que a Bíblia foi escrita de fragmentos encontrados que foram escritos muitos anos depois de acontecerem, me faz desacreditar no que ela diz. Aos poucos vc perde a fé nela
A reflexão é muito rica, quando você começa a se aprofundar nos estudos bíblicos sem a influencia de uma academia de teologia tradicional (que dita o que quer que você interprete), começa a perceber os erros visíveis na conjuntura tradicional "cristã". Porém, quando os "olhos" começam a se abrir você será notado neste meio e excluído de uma forma indireta, pois, em muitos casos "eles" não querem que você saia da "água rasa" que é oferecido nas casa de orações nos dias atuais (existem raras exceções). E o princípio do raciocínio é simples, se a "igreja" se aprofundar em conhecimento, o "líder" deve aumentar o seu patamar espiritual, o que sabemos que não é a intenção na maioria dos casos!
Faz todo sentido. Jesus disse:"como posso falar das coisas do céu, se não acreditais nem das coisas da terra" Não temos sentidos para compreender os elementos. Somos muito pequenos perante a grandeza e maravilhosidade do universo.
O livro de Enoque fala claramente sobre o pré existência do ser humano. Esse assunto sem dúvida o maligno usou os homens no passado para esconder do povo. Hoje o Eterno está despertando seu povo. Shalom 🙌
Há tantas coisas que se criam naquela época, tanto pelos judeus, quanto pelos primeiros cristãos, mas respctivamente, tanto Jesus, quanto os apóstolos escreveram os evangelhos e cartas justamente para desmistificar muitas dessas crenças errôneas.
Enoque andou com o verdadeiro Deus. Enoque teve contato com extraterrestre e por isso, a igreja censurou o seu livro. A verdade até hoje incomoda muita gente!
Religião é apenas uma questão de fé. Nao dá para analisar de forma lógica e friamente pela razão. E cada um tem a sua. Cada um acredita no que quer. Discutir quem está certo é perda de tempo.
Acho que o ponto mais polêmico e debatido do livro de enoque é aquele episódio da União dos anjos (os “b'nai ha Elohim) com as mulheres, que geraram os Nephilins, que o livro de Enoque fala que foram cerca de 200 anjos, chamados de vigilantes... Como o Caio falou, os livros de 2 Pedro e Judas também parecem fazer referência a esse episódio, sobretudo em Judas quando diz que os moradores de Sodoma e Gomorra, havendo-se entregue à fornicação (pecado sexual - porneia na tradução original) como os anjos, e ido após outra carne, foram postos por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. .
Os autores bíblicos apenas citam Enoque como ilustração, não como verdade factual😊. Citam-no como um mito para que os seus destinários entendam a moral da história e apliquem-na a suas vidas, a saber que Jesus vai voltar e julgar todos os ímpios (tal como os anjos foram julgados na lenda desse livro apócrifo). Por isso o apelo à conversão. Apenas isso. Caio Fábio só traz confusão.
@@josueinhan8436 Veja que o texto não traz nenhum indicativo de que se trata de uma ilustração ou alegoria, bem como o texto de 2 Pedro, que inclusive corrobora com o texto de Judas... "Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no tártaro, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo..."
Na verdade o novo testamento todo tem resíduos. A parte em cortintios que Paulo fala para as mulheres usarem o véu tem uma ligação com o livro de Enoque. Tem um livro chamado REVERSING HERMON que o autor faz todas essas ligações.
Existem muitos textos que as igrejas que adotaram um teologia sistemática não aceitam e nem permite seus membros fazer. Mas teólogos que vem de linhas histórico-cultural fazem o uso constante por diversas questões de interpretação e base hermenêutica.
Mas porquê que foi retirado da Bíblia? Pode não saber certamente, mas porque razão ou que razões encontra para que tenha sido retirado? Isso é que eu esperava ver aqui.
Ótimo vídeo! Este ano, ganhei US$ 150 mil com US$ 35 mil em ETFs de bitcoin, S&P500 e outros fundos de dividendos e ainda acordo às 5 da manhã para continuar crescendo." Essas palavras e essa disciplina são o que me motivam a continuar, obrigado pelas atualizações contínuas sobre os mercados financeiros.
Eu nunca tinha ouvido falar em Enoque, até que um ano atrás sonhei com esse nome duas vezes, depois tive outro sonho em que Enoque me mandava um recado e no mesmo sonho Deus me deixava algo pra guardar. Depois disso fui pesquisar e fiquei sem reação que existia o Enoque.
É simplesmente incrível a ânsia por assuntos q não estão na Bíblia.. Achar q o livro de enoque faria algum sentido é o msm q afirmar q o Espírito Santo se descuidou em trazer até nós oq Deus queria revelar ... Fujam das questões q produzem vida..
Faz muito sentido, é só você ligar os pontos. Os seres que se acasalaram com mulheres terrestres no livro de Enoque são esses mesmos Extraterrestres que andam aparecendo. Nessas abduções os ETs semprem roubam material genético da vítima e tem relatos que as vítimas tiveram relação íntima com esses seres. Eles querem colocar híbridos no nosso mundo para bagunçar a criação de Deus
Dotora , faz um vídeo sobre toc religioso , isso me fez quase psicotizar em 2015 até hoje tomo , hemifumarato de quetiapina pra controlar ,os pensamentos instrutivos, que são xingando Deus obs:Sou cristã e amo há Deus , e tenho temor
A Bíblia responde essa questão: 1 Timóteo 4 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Se eu puder sugerir algo, eu diria pra ler, examinar todos os livros da Bíblia bem, apreciar cada um, antes de começar a ver os que estao fora da Bíblia, se for pra ler algo de fora, Deus vai permitir, preparar, e apresentar. Foram escritos pelo espírito santo através dos servos do senhor, estao repletos de santidade, virtude, purificação. O livro de Enoque é chamativo por ser tao cheio de histórias e mistérios, mas a própria duvida do "é ou nao é" ja nao provem de Deus. Deus é a verdade, nao fica encima do muro, ou é sim ou é nao, o que passa disso não provem dele. Entao orem, peçam revelação pro Senhor, tenham exoeriencias espirituais com Deus, que ele próprio vai mostrar o que ler e o que nao ler. Deus poderosamente vos abençoe.
Foi no Concílio de Constantinopla (553) que a preexistencia da alma foi retirada do cristianismo pelo imperador Justiniano e sua esposa Teodora. “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses do ventre da madre, te consagrei e te constituí profeta das nações” (Jeremias 1: 5). Está provada, pois, pela Bíblia, essa doutrina da preexistência do espírito antes da concepção do corpo. Muitas verdades foram retiradas das escrituras originais.
Falou bobagem. Esse conceito nunca foi judaico nem cristão. Somos almas corporificadas e de uma vida só, seguindo-se após ela a ressurreição. Para vida ou para o inferno. O que passa disso é besteirol espiritualista ou de religiões orientais.
@@josueinhan8436 Respeito a sua fé, mas não estou falando de fé e sim de fatos. O Judaísmo é reencarnacionista e isso é fato. Basta fazer uma pequena pesquisa pra verificar os fatos. Vários rabinos postam vídeos falando sobre reencarnação. Rav Sany é um deles, é só pesquisar. Deixo o link de um rabino ortodoxo explicando o que é a reencarnação no conceito judaico. ruclips.net/video/1GsUU3S4KE4/видео.htmlsi=RdOCgJr0UUdkGKxR
O judaísmo que vem após o primeiro século e/ou extra bíblico é sim, é verdade. Mas o anterior e aquele que se apoia penas na Tanakh não há um único paralelo no texto sagrado que apoie o reencarnacionismo. Nem mesmo o caso da feiticeira de En-Dor.
Embora o Livro de Enoque tenha um valor histórico e literário inegável, há razões sólidas para ele não ser incluído no cânone bíblico. É importante abordar essa questão com respeito tanto à tradição judaico-cristã quanto aos leitores interessados em conhecer melhor os critérios que definiram o cânone. Primeiramente, o cânone bíblico foi estabelecido com base na inspiração divina reconhecida pelas comunidades de fé ao longo dos séculos. Cada livro foi avaliado segundo a sua origem apostólica ou profética, sua coerência teológica com as Escrituras e sua aceitação universal entre as igrejas. O Livro de Enoque nunca foi amplamente aceito pelas comunidades judaicas ou cristãs primitivas. Embora algumas seitas, como a Igreja Ortodoxa Etíope, o tenham preservado, a maioria das tradições judaico-cristãs não o incluiu no cânone oficial. Isso se deve, em grande parte, à sua origem e à sua ausência nos textos hebraicos mais antigos. Além disso, o Livro de Enoque apresenta narrativas que, embora fascinantes, divergem em pontos essenciais das doutrinas bíblicas aceitas. A longa descrição sobre a queda dos anjos e suas relações com os humanos, por exemplo, vai além da descrição breve e enigmática do Gênesis. A Bíblia canônica mantém uma ênfase constante na natureza espiritual dos anjos e no relacionamento direto entre Deus e os seres humanos. Ao introduzir uma vasta narrativa sobre os “Vigilantes” e sua interação com a humanidade, o Livro de Enoque corre o risco de desviar o foco da mensagem central da redenção humana e da santidade de Deus. Outro ponto relevante é o fato de que, embora algumas passagens do Livro de Enoque sejam citadas em textos do Novo Testamento, como na Epístola de Judas (Judas 1:14-15), isso não significa que o livro como um todo deva ser considerado inspirado. Judas, ao citar Enoque, reconhece uma tradição existente e usa-a para reforçar seu argumento, mas isso não legitima automaticamente o livro como inspirado. Da mesma forma, Paulo e outros autores bíblicos também citam fontes externas, como poetas gregos, sem que isso indique que toda a obra desses poetas fosse considerada inspirada. Do ponto de vista teológico, o Livro de Enoque apresenta algumas doutrinas que, no mínimo, levantam questionamentos em relação à coerência com o restante das Escrituras. Seu extenso foco na condenação dos anjos caídos e nos Nephilim não reflete a ênfase bíblica no pecado humano e na necessidade de redenção. Na Bíblia canônica, a história da salvação é centrada na relação entre Deus e a humanidade, com Jesus Cristo sendo o ponto culminante desse plano redentor. O Livro de Enoque, com sua ênfase nas transgressões angelicais, obscurece essa mensagem central. Ainda tem a questão do livro contém conceitos astronômicos e calendários que não são compatíveis com o calendário seguido pela tradição judaica e, mais tarde, cristã. Essa diferença cria uma ruptura com a unidade do sistema de tempos e épocas que é parte fundamental da vida litúrgica e espiritual das Escrituras. Por fim, a inclusão do Livro de Enoque no cânone poderia abrir precedentes para a inserção de outros textos apócrifos que, embora interessantes do ponto de vista histórico, não possuem o mesmo grau de autoridade espiritual e teológica que os livros canônicos. O critério de canonicidade busca proteger a integridade da mensagem divina, garantindo que as Escrituras contenham o que é essencial para a fé e a prática cristã, sem distrações ou elementos que possam levar a interpretações errôneas. Resumindo, apesar de seu valor como obra apocalíptica e sua importância histórica, o Livro de Enoque não deve ser incluído no cânone devido à sua origem incerta, suas divergências doutrinárias e sua falta de aceitação universal. Manter o cânone como está, reconhecido e validado por séculos de tradição, garante que a mensagem central da Bíblia - a redenção da humanidade por meio de Jesus Cristo - permaneça clara e sem desvios.
Pos eu ja vivenciei,muitas coisas que esse homem diz q estar neste livro.Mesmo eu sendo batizado,em uma instituiCao q muitos a considera como seita,Eu sirvo a Deus na CCB,e ja tive esperiencias de coisas q se eu for contar; vao dizer q sou louco.
O.livro de Enoque e o início pra vc vier um gnostico Ainda mais se vc ler o livro recomendado aí em cima O de Tomé Eu não aconselho Se vc e cristão genuíno fica só na bíblia vulgata mesmo Esses livros trás muitas confusões
Mais Um ponto, no tempo de Jesus havia a grande biblioteca de Alexandria que unia conhecimento de vários pontos do mundo. Quanto aos livros ( papiros) existentes em Israel haviam outros que se juntavam ao livro de enoc. Tenho muitos livros em PDF,(inclusive a biblioteca de Nag Hammadi) se alguém estiver interessado em mais livros do antigo ou do novo testamento da-me um toc.
Qual o indício, factual, de que qualquer decisão sobre quais livros foram incluídos na Bíblia, foi tomada no Concilio de Nicea? Poderiam me passar a fonte?
Esse livro e o de Jubileus só agregam mais o que já está na Bíblia, não tem nem o esconder. Apesar que Gênesis fica repetitivo ao ler o livro de Jubileus.
Ué. Então por que tem uma lei que manda os Reis colocarem a Lei de baixo do travesseiro ? Não foi no exílio já existia. Ela ficava dentro da Arca da Aliança.
Estamos em tempos de tanta heresia e apostasia da sã doutrina, que é bom não irmos muito atrás das opiniões de pastores. Ficar com o que a Bíblia nos diz e ensina é a opção mais sensata e segura para guiar nossas vidas.
O livro de Enoque nunca foi citado por Flávio Josefo que foi o maior historiador judeu nos tempos de Jesus. As obras dele cita todos os livros do AT da bíblia evangélica, exceto os apócrifos católicos romanos, ortodoxos e etiopes que tem o livro de Enoque. As obras de Josefo como História dos hebreus pode ser baixado pela internet.
Esse cidadão diz que Moisés nunca escreveu uma linha, porém o apóstolo Paulo disse: "Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela." (Romanos 10:5). Em quem devemos acreditar?
DOUTORA... TENHO CERTEZA QUE, COMO GRANDE MESTRA NA MATÉRIA, VOCÊ TENHA PLENA CERTEZA DE ESTAR ENTREVISTANDO UMA CRIATURA MENTALMENTE DESEQUILIBRADA. SIM, PORQUE, ÊSSE TAL PASTOR CAIO FÁBIO, NÃO TEM A MÍNIMA CHANCE DE SER UMA CRIATURA NORMAL. NÃO SOU RELIGIOSO, TÁ? SOU SEU FÃ; ADMIRO MUITO O SEU TRABALHO.
Irmão, aqui tem muito adorador do Caio Fábio. Não se pode discordar dele. Não coma corda desse homem que é muito inteligente, mas que falta o Espírito. Nem os judeus tinham o livro de Enoque como canônico. A Bíblia é a palavra de Deus. E só precisamos dela. E não de 1 milhão de apócrifos de há por aí. Na Bíblia há a mente de Deus e pronto.
Caio Fabio, o fato de Paulo dizer coisas iguais as que estão no livro de Enoque não quer dizer que Paulo leu o livro de Enoque, mas sim que ele teve as mesmas revelações que ele. Será que Deus só revelou certas maravilhas para Enoque? Não, você mesmo acabou de contar que seu pai teve revelações tão maravilhosas que não conseguia te contar. Muitas pessoas, em diversas gerações, podem ter uma mesma visão.
Simples; o livro de Enoch NÃO DIZ que os anjos caíram por quererem ser iguais a Deus e sim por terem se relacionado com mulheres da Terra. E mais: na lista dos nomes dos anjos caídos NÃO CONSTA Satanael, "o que acusa perante Deus" (NÃO É "inimigo de Deus" como alguns falam). Sim, é o nome em Hebraico de Satanás.
Eu admiro o pastor Caio Fábio. Porém eu devo ligar o sinal de alerta sobre dois pontos do livro de Enoque, primeiro o Senhor Jesus o PROPRIO CRISTO , disse que anjos não se casam nem tem relação sexual, e outra questão é que como credibilizar algo que nem o proprio autor no seu tempo por falta do desenvolvimento da escrita que ainda nao tinha no tempo de Enoque , é necessário de fato analisar pontos importantes das Escrituras porque dali da para entender muitas coisas e tambem nao caír em engano. Fica meu respeito admiração ao pastor caio Fábio.
O livro de Enoque nunca foi citado por Flávio Josefo que foi o maior historiador judeu nos tempos de Jesus. As obras dele cita todos os livros do AT da bíblia evangélica, exceto os apócrifos católicos romanos, ortodoxos e etiopes que tem o livro de Enoque. As obras de Josefo como História dos hebreus pode ser baixado pela internet.
Ao contrário do que falou o Caio Fábio, não há nenhuma evidência de que o Concílio de Nicéia tenha tratado de incluir ou excluir livros da Bíblia. O pastor, tão conhecedor das Escrituras, desconhece a sua história.
Pra mim já estou satisfeita em saber que Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Pois leia o resto q tu vai virar ateia ksksksk
Você falou verdade. Meu pai nasceu em 1910 ele falala como você está falando agora que estou assistindo tua life. Parabéns. Pela. Tua coragem de falar verdade. E dolorida mas que tem que ser dita obrigado por falar. Verdade
Pra quem conhece a bíblia , basta ler Enoque e ver que Jesus e os discípulos beberam dessa fonte. É uma benção !
Errado, o livro de enoque foi escrito depois de cristo, não tem NENHUM manuscrito mais antigo que Cristo, então foi esse livro apócrifo que copiou os evangelhos.
@@MrCxmxEnoque foi escrito 400 anos antes de Cristo amigo. De onde vc inventou q foi depois?
@@diegodesouzacavalcante6177 MANUSCRITO, sabe o que é??? e quem escreveu????
@@MrCxmx manuscrito sei. Quem escreveu acho q ninguém sabe. Mas na humildade mesmo. Queria aprender onde acho essa informação q foi depois de jesus. Pq sempre ouvi falar q foi 400 anos antes
@@MrCxmxAcabou de falar , escrito 400 ac , ele está mentindo??
Pessoas que só conhecem da Bíblia, trechos que seus pastores leem durante o culto, vindo aqui ofender o Caio Fábio sem nenhum tipo de argumento, isso só prova como o sistema religioso realmente nos cega
@@douglascalamari2714 Se vc lesse e conhecesse a bíblia não defenderia Caio Fábio. Já adimirei muito o Caio e tbm já o defendi, mas chegou um tempo que disse: não dá mais. E cada dia que passa percebo que ele está conduzindo pessoas para trevas espirituais.
@@zaelsonaires8759Caio Fábio não vigiou ,hoje em dia só critica e ataca a igreja ,se tornou um homem chato e amargo.
@@sheilafernandes1672 Verdade
Vdd. O povo se diz conhecedor da Bíblia pq lê a Bíblia. Conhecer a Bíblia não eh isso. Tem q saber história, contexto, linguagem etc
@@zaelsonaires8759como eu disse pro outro colega, tenha discernimento e entenda que “ler a Bíblia” não eh conhecê-la. Conhecer a Bíblia eh entender de hermenêutica, história, arqueologia, linguagem etc. Ninguém pode negar que disso Caio Fábio entende. Se a questão fosse apenas ler a Bíblia, ninguém precisaria cursar teologia para começar a entender alguma coisa acerca do assunto.
Duas pessoas maravilhosas e de inteligência incrível ❤
Ano esses 2 seres, Caio Fábio e a Ana. Queremos muito mais podcast com vocês 2 ❤
Meu Deus Dra Ana Beatriz faltando de Deus,que honra,que benção,que lindo ,que feliz estou.
Admiro muito o Caio Fabio .
Eu mudei minha visão de mundo e de sistema religioso ouvindo Caio Fábio
Caio é muito lúcido, inteligente,admirável.
Nem tanto…até gostava dele mas depois que descobri de quem ele é amigo…..
Lorenna, amor, q namorar comigo benzinho? ❤☺🌹🌷
muitos loucos também são ( não estou dizendo que ele é louco), mas alguem ser inteligente, organizado, sucinto, etc... nao significa que tudo o que ele fala deve ser seguido
É um herege
@@mms2d😅 vai lá comprar tua toalhinha ungida com suor do pastor vai 😅😅😅
Reverendo Caio Fábio nas décadas 80 e 90 era um dos maiores oradores do Brasil, eu fazia parte de um Ministério Jovem da Igreja Batista aqui da bahia (*Jubare), era o nosso sonho traze-lo aos nossos Congressos. À frente da Vinde ele realizou um importante trabalho, palestrante disputado à tapa por vários grupos, associações e Igrejas, com uma narrativa sincera, sempre atualizada, com um aprofundamento na Bíblia que poucos tinham na Época, um jeito de falar ao publico de olho no olho, conselheiro de Pastores e ovelhas em todos os conclaves que participava, se você hoje tem menos de 30 anos achará Caio Fábio um herege, maluco ou esquisito, porém, pesquisem suas palestras das referidas décadas, suas opiniões (atuais) sobre ele serão fortemente abaladas. Somos agradecidos, Reverendo Caio Fábio pela tua existência.
OBS : *Jubare - Juventude Batista do Recôncavo (Baiano) Reunia os Jovens das Igrejas Batistas.
ISSO E PASSADO HOJE ELE E O VERDADEIRO BELZEBUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Mesmo naquela época ele ja denunciava o Sinédrio e os Caifás brasileiros dasmcunidades religiosas. Caio é demasiado grande, e demasiado cristocêntrico para caber nos protocolos e no institucionalismo das religiões. O nível que ele se elevou não está ao alcance dos doutores da Lei, nem dos que se apegam à letra morta. O amor genuino de Cristo transparece na fala e no semblante desse incrível ser humano!
@@EliasGomes-uy8voos que estão certos são os que seguem as linhas do malafaia do Macedo do valdomiro do RR Soares, esses q estão certos em arrancar até o último centavos dos acéfalos.
@@marciliomenezes1594 Concordo contigo.
Agradeço a Deus pela vida de Caio Fábio.
Não é bem assim não, ele não está numa igreja não torna ele herege, mas distorcer a palavra d Deus,como ele faz mtas e mtas vezes sim.
Gosto muito desses assuntos história bíblica que massa!
Ai tem conhecimento Caio Fabio é sempre bom ouvir esse homem faz bem pra alma e pra o espírito também.
Eu li livro de Enoque e fiquei com essa mesma impressão.
Lendo o livro História dos Judeus de Flavio Josefo. Quando ele fala dos essenios, lembra muito os ensinamentos de Cristo. Acho que Jesus e João Batista também tiveram contacto com os essenios. Esse livro é bom demais, parece que vc ta lá, ha 2 mil anos atrás, Flavio Josefo é muito detalhistas, bão demais.
Falando de Deus,sobre Deus,que honra Dra Ana Beatriz.
Sou grande admirador do caio Fábio, pois, aprendi muito com a simplicidade e a grande sabedoria com os evangelhos do cristianismo.
Eu comecei a entender várias passagens bíblicas após de ter conhecimento da cosmologia hebraica-bíblica
Excelente assunto 👏👏👏2 pessoas super inteligente
Otimo corte, a verdade sempre vem a tona!
Caio é minha referência. Eu era agnóstico. Comecei acompanhar o Caio no RUclips. Passei a ressignificar meus conceitos. Parabéns Pr.Caio.
Vc continua sem rumo seguindo Caio, esse cidadão e vc não seguem leis e mandamentos, que segundo Jesus, estão fora do paraíso, vc não vai entender e um assunto avançado para seu conhecimento religioso.
Deixou de ser agnóstico para see herege. Putz!
Pois continua da mesma forma e não mudou em nada.
Caio Fábio ser referência de alguém ao falar sobre "bíblia e Deus"!!??
Léia sobre islam
Li os livros de Enoque, sao muito interessantes e com uma riqueza de detalhes absurda
São quantos livros?
@fernandodesouzapereira2009
1° livro de Enoque
O livro dos segredos de Enoque
Apocalipse de Enoque
Amo quando a Bia leva crente !!!!! Beijos Bia !
Caião sempre cirúrgico 👏🙌 Deus abençoe sempre sua vida grandemente 🙏🙌
Cada vez mais que fico sabendo que a Bíblia foi escrita de fragmentos encontrados que foram escritos muitos anos depois de acontecerem, me faz desacreditar no que ela diz. Aos poucos vc perde a fé nela
Adorei ! Amei o Corte ! De fato Deus mostrará a verdade sempre !
A reflexão é muito rica, quando você começa a se aprofundar nos estudos bíblicos sem a influencia de uma academia de teologia tradicional (que dita o que quer que você interprete), começa a perceber os erros visíveis na conjuntura tradicional "cristã". Porém, quando os "olhos" começam a se abrir você será notado neste meio e excluído de uma forma indireta, pois, em muitos casos "eles" não querem que você saia da "água rasa" que é oferecido nas casa de orações nos dias atuais (existem raras exceções). E o princípio do raciocínio é simples, se a "igreja" se aprofundar em conhecimento, o "líder" deve aumentar o seu patamar espiritual, o que sabemos que não é a intenção na maioria dos casos!
Faz todo sentido. Jesus disse:"como posso falar das coisas do céu, se não acreditais nem das coisas da terra"
Não temos sentidos para compreender os elementos. Somos muito pequenos perante a grandeza e maravilhosidade do universo.
Bom dia a todos. Muito bom a entrevista. AMEIII. GRA-TI-DÃO
Genial como sempre. Grande Caio.
Esse livro ajuda a compreender melhor trechos de outros livros
Caio Fábio é fera!
O livro de Enoque fala claramente sobre o pré existência do ser humano. Esse assunto sem dúvida o maligno usou os homens no passado para esconder do povo. Hoje o Eterno está despertando seu povo. Shalom 🙌
O mesmo concílio tbém elimimou os textos que falavam da reencarnação, uma crença comum e natural dos primeiros cristãos.
e para o judaísmo.
@@fernandodavi7398 isso mesmo! Bem lembrado!
Isso não é verdade . Não há provas para sua afirmação
Exato.
Há tantas coisas que se criam naquela época, tanto pelos judeus, quanto pelos primeiros cristãos, mas respctivamente, tanto Jesus, quanto os apóstolos escreveram os evangelhos e cartas justamente para desmistificar muitas dessas crenças errôneas.
Eu quando criança aprendi um corinho... (Enoque andou com Deus e Deus para si tomou).
Porque sendo tao perfeito, Deus o amou tanto que o tomou para si.... ❤
Admiro o Caio! Excelentes explicações!
Caio Fábio é de uma cultura impar!
Pura verdade o que o pastor está falando, eu li Enoque 4 vezes, e existe uma paridade muito grande com Enoque e o novo testamento
Caio é homem de Deus. Homem pecador. Não um Santo. Mas um crente de verdade.
Porque é do interesse deles, põem, tiram, escrevem difícil, ainda no século 21 e muitas pessoas só conhece ela.
Conhece a verdade e ela te liberta!
Esse cara, é um armario de conhecimento!!!
Nome do meu filho abençoado.
Enoque andou com o verdadeiro Deus. Enoque teve contato com extraterrestre e por isso, a igreja censurou o seu livro. A verdade até hoje incomoda muita gente!
Assistam o canal DNA Ciência de Deus do Júlio Miranda e outro livro Multiverso da Bíblia e Arqueologia do Samuel Benini. Muito bom fala tudo isso aí.
Boa tarde ,eu quero este livro vou comprar.
Eu tive o prazer de ler um dos livros de Enoque, dizem que tem mais dois, vou acha e vou ler.
Religião é apenas uma questão de fé. Nao dá para analisar de forma lógica e friamente pela razão. E cada um tem a sua. Cada um acredita no que quer. Discutir quem está certo é perda de tempo.
JESUS DEIXA CLARO, E NINGUÉM DIZ, QUE A FÉ É UM PODER.
CRER APENAS É INFERIOR!!!!
Acho que o ponto mais polêmico e debatido do livro de enoque é aquele episódio da União dos anjos (os “b'nai ha Elohim) com as mulheres, que geraram os Nephilins, que o livro de Enoque fala que foram cerca de 200 anjos, chamados de vigilantes... Como o Caio falou, os livros de 2 Pedro e Judas também parecem fazer referência a esse episódio, sobretudo em Judas quando diz que os moradores de Sodoma e Gomorra, havendo-se entregue à fornicação (pecado sexual - porneia na tradução original) como os anjos, e ido após outra carne, foram postos por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. .
Os autores bíblicos apenas citam Enoque como ilustração, não como verdade factual😊. Citam-no como um mito para que os seus destinários entendam a moral da história e apliquem-na a suas vidas, a saber que Jesus vai voltar e julgar todos os ímpios (tal como os anjos foram julgados na lenda desse livro apócrifo). Por isso o apelo à conversão. Apenas isso. Caio Fábio só traz confusão.
@@josueinhan8436 Veja que o texto não traz nenhum indicativo de que se trata de uma ilustração ou alegoria, bem como o texto de 2 Pedro, que inclusive corrobora com o texto de Judas... "Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no tártaro, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo..."
que sabedoria tem esse pastor.
😅
Na verdade o novo testamento todo tem resíduos. A parte em cortintios que Paulo fala para as mulheres usarem o véu tem uma ligação com o livro de Enoque. Tem um livro chamado REVERSING HERMON que o autor faz todas essas ligações.
Existem muitos textos que as igrejas que adotaram um teologia sistemática não aceitam e nem permite seus membros fazer. Mas teólogos que vem de linhas histórico-cultural fazem o uso constante por diversas questões de interpretação e base hermenêutica.
Mas porquê que foi retirado da Bíblia? Pode não saber certamente, mas porque razão ou que razões encontra para que tenha sido retirado? Isso é que eu esperava ver aqui.
Pr Caio fabio homem de Deus !
Homem de satanás
Kkkkk 😅
@@estudobiblico tu deve ser um kkkk
Eu vivo falando para as pessoas sobre o concílio de nisceia como é bom ser uma pessoa informada neh
Ele surta as vezes, mas é um estudioso. E é da minha terra.😊
Ótimo vídeo! Este ano, ganhei US$ 150 mil com US$ 35 mil em ETFs de bitcoin, S&P500 e outros fundos de dividendos e ainda acordo às 5 da manhã para continuar crescendo." Essas palavras e essa disciplina são o que me motivam a continuar, obrigado pelas atualizações contínuas sobre os mercados financeiros.
Qual é a melhor estratégia para obter ganhos consistentes com criptomoedas?
por favor? Sou novo em investimentos em criptomoedas, você pode me orientar sobre como fazer isso?
É aconselhável buscar orientação profissional na hora de criar um portfólio financeiro forte devido à sua complexidade.
*Sra Sarah Alves* é uma mulher muito legítima e competente, seu método funciona como mágica, continuo vencendo com suas estratégias.
Uau, estou surpreso que SARA ALVES seja mencionada aqui. Começando com 5k..agora com um enorme portfólio. Altamente recomendado..
Eu nunca tinha ouvido falar em Enoque, até que um ano atrás sonhei com esse nome duas vezes, depois tive outro sonho em que Enoque me mandava um recado e no mesmo sonho Deus me deixava algo pra guardar. Depois disso fui pesquisar e fiquei sem reação que existia o Enoque.
Acho que você sonhou com inhoque 😅😅😅😅
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂@@livre_pensador1371
Será que não era eunuco?
@@livre_pensador1371 que ridículo. Por isso não tem como dar certo
Pronto, temos um escolhido.
É simplesmente incrível a ânsia por assuntos q não estão na Bíblia.. Achar q o livro de enoque faria algum sentido é o msm q afirmar q o Espírito Santo se descuidou em trazer até nós oq Deus queria revelar ...
Fujam das questões q produzem vida..
Faz muito sentido, é só você ligar os pontos. Os seres que se acasalaram com mulheres terrestres no livro de Enoque são esses mesmos Extraterrestres que andam aparecendo. Nessas abduções os ETs semprem roubam material genético da vítima e tem relatos que as vítimas tiveram relação íntima com esses seres. Eles querem colocar híbridos no nosso mundo para bagunçar a criação de Deus
Gratidão!
Dotora , faz um vídeo sobre toc religioso , isso me fez quase psicotizar em 2015 até hoje tomo , hemifumarato de quetiapina pra controlar ,os pensamentos instrutivos, que são xingando Deus obs:Sou cristã e amo há Deus , e tenho temor
Ela já fez, tem uma frase que ela disse "Você não é o seus pensamentos".
@@joao4951 obg
A Bíblia responde essa questão:
1 Timóteo 4
3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Se eu puder sugerir algo, eu diria pra ler, examinar todos os livros da Bíblia bem, apreciar cada um, antes de começar a ver os que estao fora da Bíblia, se for pra ler algo de fora, Deus vai permitir, preparar, e apresentar. Foram escritos pelo espírito santo através dos servos do senhor, estao repletos de santidade, virtude, purificação. O livro de Enoque é chamativo por ser tao cheio de histórias e mistérios, mas a própria duvida do "é ou nao é" ja nao provem de Deus. Deus é a verdade, nao fica encima do muro, ou é sim ou é nao, o que passa disso não provem dele. Entao orem, peçam revelação pro Senhor, tenham exoeriencias espirituais com Deus, que ele próprio vai mostrar o que ler e o que nao ler. Deus poderosamente vos abençoe.
Foi no Concílio de Constantinopla (553) que a preexistencia da alma foi retirada do cristianismo pelo imperador Justiniano e sua esposa Teodora.
“Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses do ventre da madre, te consagrei e te constituí profeta das nações” (Jeremias 1: 5). Está provada, pois, pela Bíblia, essa doutrina da preexistência do espírito antes da concepção do corpo.
Muitas verdades foram retiradas das escrituras originais.
Isso não é verdade
ruclips.net/video/8pIQcJoLDXM/видео.htmlsi=iekCfEZSepL-FB2a
tás conversando besteira rapaz
Falou bobagem. Esse conceito nunca foi judaico nem cristão. Somos almas corporificadas e de uma vida só, seguindo-se após ela a ressurreição. Para vida ou para o inferno. O que passa disso é besteirol espiritualista ou de religiões orientais.
@@josueinhan8436
Respeito a sua fé, mas não estou falando de fé e sim de fatos.
O Judaísmo é reencarnacionista e isso é fato.
Basta fazer uma pequena pesquisa pra verificar os fatos. Vários rabinos postam vídeos falando sobre reencarnação.
Rav Sany é um deles, é só pesquisar.
Deixo o link de um rabino ortodoxo explicando o que é a reencarnação no conceito judaico.
ruclips.net/video/1GsUU3S4KE4/видео.htmlsi=RdOCgJr0UUdkGKxR
O judaísmo que vem após o primeiro século e/ou extra bíblico é sim, é verdade. Mas o anterior e aquele que se apoia penas na Tanakh não há um único paralelo no texto sagrado que apoie o reencarnacionismo. Nem mesmo o caso da feiticeira de En-Dor.
Eu creio
Embora o Livro de Enoque tenha um valor histórico e literário inegável, há razões sólidas para ele não ser incluído no cânone bíblico. É importante abordar essa questão com respeito tanto à tradição judaico-cristã quanto aos leitores interessados em conhecer melhor os critérios que definiram o cânone.
Primeiramente, o cânone bíblico foi estabelecido com base na inspiração divina reconhecida pelas comunidades de fé ao longo dos séculos. Cada livro foi avaliado segundo a sua origem apostólica ou profética, sua coerência teológica com as Escrituras e sua aceitação universal entre as igrejas. O Livro de Enoque nunca foi amplamente aceito pelas comunidades judaicas ou cristãs primitivas. Embora algumas seitas, como a Igreja Ortodoxa Etíope, o tenham preservado, a maioria das tradições judaico-cristãs não o incluiu no cânone oficial. Isso se deve, em grande parte, à sua origem e à sua ausência nos textos hebraicos mais antigos.
Além disso, o Livro de Enoque apresenta narrativas que, embora fascinantes, divergem em pontos essenciais das doutrinas bíblicas aceitas. A longa descrição sobre a queda dos anjos e suas relações com os humanos, por exemplo, vai além da descrição breve e enigmática do Gênesis. A Bíblia canônica mantém uma ênfase constante na natureza espiritual dos anjos e no relacionamento direto entre Deus e os seres humanos. Ao introduzir uma vasta narrativa sobre os “Vigilantes” e sua interação com a humanidade, o Livro de Enoque corre o risco de desviar o foco da mensagem central da redenção humana e da santidade de Deus.
Outro ponto relevante é o fato de que, embora algumas passagens do Livro de Enoque sejam citadas em textos do Novo Testamento, como na Epístola de Judas (Judas 1:14-15), isso não significa que o livro como um todo deva ser considerado inspirado. Judas, ao citar Enoque, reconhece uma tradição existente e usa-a para reforçar seu argumento, mas isso não legitima automaticamente o livro como inspirado. Da mesma forma, Paulo e outros autores bíblicos também citam fontes externas, como poetas gregos, sem que isso indique que toda a obra desses poetas fosse considerada inspirada.
Do ponto de vista teológico, o Livro de Enoque apresenta algumas doutrinas que, no mínimo, levantam questionamentos em relação à coerência com o restante das Escrituras. Seu extenso foco na condenação dos anjos caídos e nos Nephilim não reflete a ênfase bíblica no pecado humano e na necessidade de redenção. Na Bíblia canônica, a história da salvação é centrada na relação entre Deus e a humanidade, com Jesus Cristo sendo o ponto culminante desse plano redentor. O Livro de Enoque, com sua ênfase nas transgressões angelicais, obscurece essa mensagem central.
Ainda tem a questão do livro contém conceitos astronômicos e calendários que não são compatíveis com o calendário seguido pela tradição judaica e, mais tarde, cristã. Essa diferença cria uma ruptura com a unidade do sistema de tempos e épocas que é parte fundamental da vida litúrgica e espiritual das Escrituras.
Por fim, a inclusão do Livro de Enoque no cânone poderia abrir precedentes para a inserção de outros textos apócrifos que, embora interessantes do ponto de vista histórico, não possuem o mesmo grau de autoridade espiritual e teológica que os livros canônicos. O critério de canonicidade busca proteger a integridade da mensagem divina, garantindo que as Escrituras contenham o que é essencial para a fé e a prática cristã, sem distrações ou elementos que possam levar a interpretações errôneas.
Resumindo, apesar de seu valor como obra apocalíptica e sua importância histórica, o Livro de Enoque não deve ser incluído no cânone devido à sua origem incerta, suas divergências doutrinárias e sua falta de aceitação universal. Manter o cânone como está, reconhecido e validado por séculos de tradição, garante que a mensagem central da Bíblia - a redenção da humanidade por meio de Jesus Cristo - permaneça clara e sem desvios.
DEIXE DE FALAR BOBAGENS.
E acho mais simples! Jesus nunca mencionou nada!!!! Se fosse importante teria falado!!!
Na minha primeira experiencia com a AYAHUASCA, tb senti isto!!!
Quem?
Estou estupefato! Nunca ouvi isso. Partiu ler Enoque
Estou lendo..é surreal
leia também o apócrifo de Tomé
Pos eu ja vivenciei,muitas coisas que esse homem diz q estar neste livro.Mesmo eu sendo batizado,em uma instituiCao q muitos a considera como seita,Eu sirvo a Deus na CCB,e ja tive esperiencias de coisas q se eu for contar; vao dizer q sou louco.
@@sandraveiga9268leia o livro de jubileus tbm.
O.livro de Enoque e o início pra vc vier um gnostico
Ainda mais se vc ler o livro recomendado aí em cima
O de Tomé
Eu não aconselho
Se vc e cristão genuíno fica só na bíblia vulgata mesmo
Esses livros trás muitas confusões
Quem manda é DEUS .
É IMPRESSIONANTE COMO OS POBRES INTELECTUAIS NÃO PERCEBEM QUE A FEITURA DA SANTA PALAVRA COUBE A APENAS AO SENHOR DEUS...
"Eu não creria no Evangelho, se a isto não me levasse a autoridade da Igreja católica"
Santo Agostinho
E um manuscrito fascinante. Causa muita polêmica hoje en dia
Jesus também não escreveu uma linha a não ser na areia.
Tem muita coisa que não sabemos
Mais Um ponto, no tempo de Jesus havia a grande biblioteca de Alexandria que unia conhecimento de vários pontos do mundo. Quanto aos livros ( papiros) existentes em Israel haviam outros que se juntavam ao livro de enoc. Tenho muitos livros em PDF,(inclusive a biblioteca de Nag Hammadi) se alguém estiver interessado em mais livros do antigo ou do novo testamento da-me um toc.
Me manda ai
Tenho interesse. Obrigado.
Se não tá lá é pq não é pra estar.
Com certeza se perguntar ao Rei Constantino terá a resposta
Quem aqui já leu os livros de Enoque,e estuda teologia ,concerteza já percebeu a fragmentação óbvia dos textos bíblicos .
Qual o indício, factual, de que qualquer decisão sobre quais livros foram incluídos na Bíblia, foi tomada no Concilio de Nicea? Poderiam me passar a fonte?
Caio Fábio sempre sensato
comunista sensato. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Olhando os comentários vejo o reboliço dos herdeiros de Constantino que não aceitam verem suas crenças serem refutadas.
Esse livro e o de Jubileus só agregam mais o que já está na Bíblia, não tem nem o esconder. Apesar que Gênesis fica repetitivo ao ler o livro de Jubileus.
Em que site se pode encontrar a Bíblia Etíope para comprar em versão impressa ou em formato digital?
Ué. Então por que tem uma lei que manda os Reis colocarem a Lei de baixo do travesseiro ? Não foi no exílio já existia. Ela ficava dentro da Arca da Aliança.
totalmente em pleno acordo
Estamos em tempos de tanta heresia e apostasia da sã doutrina, que é bom não irmos muito atrás das opiniões de pastores. Ficar com o que a Bíblia nos diz e ensina é a opção mais sensata e segura para guiar nossas vidas.
A verdade tem que ser falada ❤
O livro de Enoque nunca foi citado por Flávio Josefo que foi o maior historiador judeu nos tempos de Jesus. As obras dele cita todos os livros do AT da bíblia evangélica, exceto os apócrifos católicos romanos, ortodoxos e etiopes que tem o livro de Enoque. As obras de Josefo como História dos hebreus pode ser baixado pela internet.
Esse cidadão diz que Moisés nunca escreveu uma linha, porém o apóstolo Paulo disse: "Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela." (Romanos 10:5). Em quem devemos acreditar?
A SABER: POR QUE para pergunta se escreve separadamente. Vamos escrever correto por favor. Obrigado.
Eu não li o livro de Enoque, mas me der trecho do livro que é mais santo que já existe, que ele tenha e os demais não tenha.
DOUTORA... TENHO CERTEZA QUE, COMO GRANDE MESTRA NA MATÉRIA, VOCÊ TENHA PLENA CERTEZA DE ESTAR ENTREVISTANDO UMA CRIATURA MENTALMENTE DESEQUILIBRADA. SIM, PORQUE, ÊSSE TAL PASTOR CAIO FÁBIO, NÃO TEM A MÍNIMA CHANCE DE SER UMA CRIATURA NORMAL. NÃO SOU RELIGIOSO, TÁ? SOU SEU FÃ; ADMIRO MUITO O SEU TRABALHO.
2:45 quando ele falou que o pai teve a mesma experiência de Paulo eu parei kkk
Irmão, aqui tem muito adorador do Caio Fábio. Não se pode discordar dele. Não coma corda desse homem que é muito inteligente, mas que falta o Espírito. Nem os judeus tinham o livro de Enoque como canônico. A Bíblia é a palavra de Deus. E só precisamos dela. E não de 1 milhão de apócrifos de há por aí. Na Bíblia há a mente de Deus e pronto.
Caio Fabio, o fato de Paulo dizer coisas iguais as que estão no livro de Enoque não quer dizer que Paulo leu o livro de Enoque, mas sim que ele teve as mesmas revelações que ele. Será que Deus só revelou certas maravilhas para Enoque? Não, você mesmo acabou de contar que seu pai teve revelações tão maravilhosas que não conseguia te contar. Muitas pessoas, em diversas gerações, podem ter uma mesma visão.
Simples; o livro de Enoch NÃO DIZ que os anjos caíram por quererem ser iguais a Deus e sim por terem se relacionado com mulheres da Terra. E mais: na lista dos nomes dos anjos caídos NÃO CONSTA Satanael, "o que acusa perante Deus" (NÃO É "inimigo de Deus" como alguns falam). Sim, é o nome em Hebraico de Satanás.
Eu admiro o pastor Caio Fábio. Porém eu devo ligar o sinal de alerta sobre dois pontos do livro de Enoque, primeiro o Senhor Jesus o PROPRIO CRISTO , disse que anjos não se casam nem tem relação sexual, e outra questão é que como credibilizar algo que nem o proprio autor no seu tempo por falta do desenvolvimento da escrita que ainda nao tinha no tempo de Enoque , é necessário de fato analisar pontos importantes das Escrituras porque dali da para entender muitas coisas e tambem nao caír em engano. Fica meu respeito admiração ao pastor caio Fábio.
Esse cara de fato eh um pastor , e nao um fajuto que causa medo quando menciona a respeito da religiosidade.
A igreja católica é detentora do livro de Enoch, muito bem guardado em uma livraria da igreja em Roma.
O livro de Enoque nunca foi citado por Flávio Josefo que foi o maior historiador judeu nos tempos de Jesus. As obras dele cita todos os livros do AT da bíblia evangélica, exceto os apócrifos católicos romanos, ortodoxos e etiopes que tem o livro de Enoque. As obras de Josefo como História dos hebreus pode ser baixado pela internet.
@@loaciber1739vc é chato hein
@@sheilafernandes1672 A verdade as vezes é chata quando vc se apega à mentira
Já aparecem os invejosos que não chegam aos pés do Caio Fábio em
Conhecimento … 3,2,1…
E porque o Vaticano não inclui agora este livro na bíblia católica? Afinal, poder tem.
Pastor Fábio talvez só será reconhecido após sua partida.!!!
Quer Deus? Esqueça tudo que veio e vem de humanos. Jesus ensinou isso mas ninguém entendeu.
queria assistir inteiro esse podcast .. onde tá ?
Ao contrário do que falou o Caio Fábio, não há nenhuma evidência de que o Concílio de Nicéia tenha tratado de incluir ou excluir livros da Bíblia. O pastor, tão conhecedor das Escrituras, desconhece a sua história.