Depressão e masculinidade(s)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 28 апр 2021
  • A depressão é um transtorno mental, de humor, infelizmente bastante comum. Pode ser considerada leve, moderada ou grave, a depender da intensidade dos sintomas. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofrem com esse transtorno. É uma forma de sofrimento, de adoecimento, que pode ser extremamente incapacitante, podendo levar ao suicídio. A prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5% e de 2, 3 casos de mulheres para 1 de homem. Em geral, para diagnostica-la, são utilizados manuais diagnósticos/classificatórios, o CID e o DSM. É preciso que se faça uma discussão sobre a descrição gendrada desses manuais, a qual pode levar a um hiperdiagnóstico nas mulheres e a um hipodiagnósitco desse transtorno nos homens Zanello, 2014). Gênero parece afetar não apenas a descrição dos transtornos, mas também a expressão do sofrimento (diferentemente para homens e mulheres) e as questões identitárias que são colocadas em xeque/atingidas (as quais aparecem nas falas dos pacientes, na clínica).
    Para pensar a depressão masculina, é adotada nessa live a perspectiva dos estudos das masculinidades, sobretudo o conceito de "dispositivo da eficácia" (Zanello, 2018), em seus dois pilares, a virilidade laborativa e a virilidade sexual. O sofrimento masculino comparece pela dimensões da ineficácia e da impotência. A convidada especial é a psicóloga, mestre em Psicologia Clínica e Cultura, Naiara Windmöller.
    Bibliografia
    Windmöller, N.; Zanello, V. (2016). Depressão e masculinidades: uma revisão sistemática da literatura em periódicos brasileiros. Revista Estudos em Psicologia, V. 21, N.3.
    www.periodicos.uem.br/ojs/inde...
    Windmöller, N.; Zanello, V. (2019). Depressão em homens: uma leitura a partir das masculinidades. In: Pluralidade masculina: contribuições para pesquisa em saúde do homem, Brasília: CRV, 2019, v. 1, p. 549-568.
    drive.google.com/file/d/1N6z3...
    Zanello, V. (2014). A saúde mental sob o viés de gênero: uma releitura gendrada da epidemiologia, da semiologia e da interpretação diagnóstica. In: Saúde mental e gênero- Dia´logos, Práticas e Interdisciplinaridade. Curitiba: Appris.
    drive.google.com/file/d/1m912...

Комментарии • 20

  • @Drikissima91
    @Drikissima91 2 года назад +17

    Eu sinto que nascemos e somos tratadxs como se estivessemos numa linha de producao. Eles colocam uma etiqueta em nos (homem/mulher) e nos jogam no sistema cm as lavagens cerebrais especificas. Ao inves de nos tratar como pessoas unicas, individuais com necessidades fisicas, emocionais, psicologicas e sexuais diferentes. Ao inves de nos ouvir, eles nos forcam toxicidade goela abaixo. Enfim. Seus videos sao sobre sociologia mas sao enormemente terapeuticos e libertadores. Gratidao

  • @jkakurinpoche1406
    @jkakurinpoche1406 3 года назад +10

    !!!!! PROF.VALESKA, PEDI PARA A COORDENADORIA DE MEU CURSO CONVIDAR VOCÊ PARA A AULA MAGNA DO PRÓXIMO ANO LETIVO !!!!!

  • @isabelangelim6420
    @isabelangelim6420 Месяц назад

    Maravilha, parabéns e gratíssima!

  • @marciamesquita984
    @marciamesquita984 2 года назад +3

    Ela tentou achar palavra pra pobreza, talvez trocar por esvaziamento. Mto bom seu canal, conheci pelo canal dA Astróloga

  • @ktsky4843
    @ktsky4843 3 года назад +5

    Mto interessante essa analise, é td mto voltado pro ego e a questão do status de um homem (ter bens e as mulheres da prateleira do amor).

    • @jrpage10
      @jrpage10 Год назад +1

      Tem homem que tem tudo isso mas tá atrás de outro homem

  • @RyanGregorio8
    @RyanGregorio8 2 года назад +2

    Muito legal a transmissão. Sou novo no canal, o conheci hoje através da polêmica com João Marques.
    Não conhecia seu trabalho, gosto de ver diferentes pontos de vista.

  • @silviaodorizi4900
    @silviaodorizi4900 Год назад +1

    Depois de ver essa mestra falar , não consegui parar de assistir os outros livros.

  • @simonemiranda
    @simonemiranda 3 года назад +3

    Comprei o livro pela Amazon. Entrega foi super rápida.

  • @Nick-iw7de
    @Nick-iw7de 3 года назад +5

    Oi Valeska! Vc vai gravar sobre os PUAs?? Eles estão brincando e abusando do emocional das mulheres extremamente frágeis em grupos de depressão.
    Onde elas vão procuram apoio mas caem nos braços de sedutores cheios de más intenções.

    • @ayfitopsbrasil6553
      @ayfitopsbrasil6553 2 года назад +1

      Que????o cara saber técnicas de sedução,indícios de interesse ta errado?cacete pelo menos desenvolve alguma habilidade social. O cara não pode mgtow,casado também não,pua também nao,boneca sexual fora também. Cacete nao pode nada

    • @ayfitopsbrasil6553
      @ayfitopsbrasil6553 2 года назад +2

      Mulher é ser nao faz nada ne

    • @brumasdeavalon6275
      @brumasdeavalon6275 2 года назад +8

      Cada vez mais percebo que o homem é um predador nato. Abusar psicologicamente, só pelo prazer da sedução, de mulheres em grupos de depressão é de cair o c_u da bun_da. Mais enfim que caia o deles. Espero que a Dra aborde este tema.

    • @lucapellari5985
      @lucapellari5985 2 года назад

      @@ayfitopsbrasil6553 Certeza que você leu o comentário dela? São predadores sexuais que se aproveitam da fragilidade psíquica das mulheres. Aliás, que fracassado o cara ter que "usar técnicas de sedução" com mulheres que devido à condição psicológica podem estar com o julgamento e discernimento prejudicados. Incel patético, chacota.

    • @lucapellari5985
      @lucapellari5985 2 года назад +5

      @@ayfitopsbrasil6553 mi-mi-mi de incel, que dó floquinho de neve.

  • @flaviasanz8509
    @flaviasanz8509 3 года назад +3

    Adorei!!! 💜💜💜

  • @brunobarreto3158
    @brunobarreto3158 3 года назад +8

    Oi Valeska, bom dia, tudo bem?
    Por gentileza, como eu faço pra comprar seu livro?

  • @flaviasanz8509
    @flaviasanz8509 3 года назад

    Tô nessa parte do dispositivo da eficácia no livro