A HISTÓRIA DE "JOÃOZINHO" O BAILARINO DO CRUZEIRO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 сен 2024
  • A HISTÓRIA DE "JOÃOZINHO" O BAILARINO DO CRUZEIRO
    Cabelo alto, lá vai o Joãozinho. Vencendo seus "grilos" e fazendo o povo lembrar um pouco de Garrincha. Mas, quando o assunto é treinar; o ponteiro esquerdo do Cruzeiro tem uma opinião formada e até agora difícil de ser mudada.
    - Eu não gosto de treinar. Nunca gostei de ginástica, de coletivos ou mesmo de ouvir palestras. Eu gosto é de jogar. Sei que preciso mudar e estou tentando. O Piazza já vem falando sobre isso comigo. palavras do craque joãozinho nos anos 70.
    João Soares de Almeida Filho, mais conhecido como Joãozinho, nasceu em Belo Horizonte, no dia 15 de fevereiro de 1954.
    Fã do futebol de Tostão e Dirceu Lopes, Joãozinho chegou ao Cruzeiro Esporte Clube no início dos anos 70. Jogava como meia esquerda, mas era um rapazola franzino e não lhe deram atenção.
    Então, o pai de Joãozinho, que trabalhava como motorista na Viação Real, ficou aborrecido e comentou o acontecido com seu patrão, dono da empresa e também dirigente do Cruzeiro, Carmine Furlétti.
    Dias depois, munido com um bilhete escrito por Furlétti, Joãozinho voltou para o gramado da Toca da Raposa e entregou o papel ao técnico João Crispim, que prontamente o encaminhou ao departamento amador.
    E foi o próprio Crispim que aconselhou o rapaz para mudar de posição. Escalado na ponta esquerda, o habilidoso Joãozinho passou com brilho pelo juvenil, inclusive conquistando o título da categoria em 1971.
    Em 1972, recebeu suas primeiras oportunidades no time principal, que na época contava com o futebol do ex-ponteiro esquerdo Lima, que também jogou pelo Corinthians.
    Com a saída de Lima para o Náutico Capibaribe em 1974, o técnico Ilton Chaves apostou suas fichas em Joãozinho e não se arrependeu. Balançando o corpo e derrubando os truculentos laterais, Joãozinho virou motivo de festa!
    Suas grandes apresentações causavam grande furor nas arquibancadas, com proporções até certo ponto desmedidas na voz dos locutores esportivos.
    Tricampeão mineiro nas temporadas de 1973, mil novecentos e setenta e quatro e 1975 e vice-campeão brasileiro de 1974 e 1975, Joãozinho passou por uma fase de incertezas e grande instabilidade.
    Entre resmungos, murmúrios e pedidos de dispensas nos treinos, o distante Joãozinho e Zezé Moreira estavam em franca rota de colisão. Experiente, o astuto treinador percebeu que precisava deixar o rigor um pouco de lado.
    Zezé Moreira optou então por trabalhar nas particularidades comportamentais do inconstante e até tímido Joãozinho. Em certos momentos tolerava e em outros, bronqueava.
    Paralelamente, o preparador físico, Benecy Queiróz tratava de dosar o desperdício de energia do ponteiro, causados por piques e dribles considerados desnecessários por Zezé Moreira.
    Para Zezé Moreira e Joãozinho, o amadurecimento desse relacionamento cansativo foi aos poucos ganhando corpo. Os frutos desse esforço foram colhidos em plena campanha da Taça Libertadores da América de 1976.
    Em 7 de março de 1976, pela primeira fase da Libertadores, Joãozinho participou do inesquecível confronto diante do Internacional, quando marcou 2 gols na vitória por 5 a 4 no Mineirão.
    Outro grande momento de Joãozinho na competição aconteceu justamente na partida "extra", o duelo derradeiro para decidir o torneio continental diante do River Plate.
    Nos momentos finais do jogo, enquanto Nelinho se preparava para cobrar uma falta próxima da grande área, Joãozinho se antecipou e bateu com maestria para marcar o gol do título inédito.
    O gol inesperado marcado por Joãozinho foi o ápice de sua passagem pelo Cruzeiro.
    Joãozinho ainda foi campeão mineiro de 1977 e quase foi parar no Vasco da Gama em 1979. No entanto, o negócio não foi para frente e Joãozinho permaneceu em Minas Gerais, quando até foi lembrado na Seleção Brasileira.
    No ano em que o Inter foi Tri Campeão Brasileiro invicto, 1979, Joãozinho ganhou pelo Cruzeiro a Bola de Prata da revista Placar como o melhor atacante pela esquerda do País.
    Contudo, os dias de alegria chegaram ao fim. Em 25 de janeiro de 1981, no Mineirão, o Cruzeiro empatou em 1 a 1 contra o Sampaio Corrêa e quase perdeu Joãozinho para sempre.
    Após sofrer um carrinho do zagueiro Darci Munique, o ponteiro do Cruzeiro sofreu uma fratura na perna direita e ficou vários meses longe da bola.
    Recuperado, Joãozinho continuou no Cruzeiro até 1982, quando acertou sua transferência para o Sport Club Internacional.
    Com a camisa do Internacional, Joãozinho foi Campeão da Taça Joan Gamper em 1982, e Campeão Gaúcho em 1982 e 1983.
    FONTE:tardesdepacaem...

Комментарии • 83

  • @paulosergiosabino6009
    @paulosergiosabino6009 8 месяцев назад +11

    Sou GALO mas clubismo à parte esse foi um dos melhores de tds os tempos
    Ir no MINEIRÃO nos anos 1970/1980 era outro NÍVEL
    Tinha Cerezo Nelinho Luizinho Palhinha Éder Piazza Paulo Isidoro João Leite Raul e principalmente Joãozinho e Reinaldo
    Show de BOLA viu irmãozinho....
    Há e não tinha brigas dos BANDIDOS travestidos de torcedores

  • @criancaecia7019
    @criancaecia7019 7 месяцев назад +6

    Sou atleticano , mais para mim esse Joãozinho foi o melhor jogador anos 70 80 junto a Reinaldo. Que cracasso. Craque mesmo. Quando o Cruzeiro ganhava do Galo, só de vê ló valia o ingresso. Era espetáculo.

  • @dimaspaulo3066
    @dimaspaulo3066 8 месяцев назад +14

    Para mim o Joãozinho foi um dos maiores ponta esquerda do mundo de todos os tempos. Grande craque. 👍

  • @maurosilva2801
    @maurosilva2801 Год назад +32

    Eu digo que foi melhor Joãozinho já ter passado pelo cruzeiro, porque se fosse hoje sua carreira seria toda no exterior e nós cruzeirenses não teríamos esse excelente jogador tanto tempo com nossa camisa . Felizmente eu vivi esse tempo e, pude vê lo muitas vezes no Mineirão.

    • @luismaroliveira2265
      @luismaroliveira2265 8 месяцев назад +4

      Vdd. Eu não tinha pensado nisso. Ele teria ido pra Europa antes da libertadores 1976.

    • @marciolopes7786
      @marciolopes7786 7 месяцев назад +2

      Joãozinho foi o melhor ponta esquerda que já existiu no planeta! Houveram tantos outros bons como: Edu, Zé Sérgio, Mário Sérgio, João Paulo, Edvaldo, Eder, Frank Ribéry e um ou outro que não me lembro agora. Mas melhor que Joãozinho, ainda não apareceu!!!

    • @chefcarlao
      @chefcarlao 7 месяцев назад +2

      Joãozinho mito,os laterais estão procurando ele até hoje

    • @lourivalcardoso9038
      @lourivalcardoso9038 7 месяцев назад +1

      Eu só o fam dele e tava no Mineirão no dia Q ele quebrou a perna

    • @marciolopes7786
      @marciolopes7786 7 месяцев назад +1

      @@lourivalcardoso9038 Joãozinho não merecia aquela fratura. Só Deus poderá explicar o que foi aquilo!

  • @Robsongladiador
    @Robsongladiador 8 месяцев назад +14

    Bruno Rodrigues, Mateus Pereira, Rafael Silva, etc e etc ... como podem ser considerados jogadores num clube que ja teve o JOÃOZINHO... quem viu viu, quem não viu DIFICILMENTE vai ver igual... depois que o Joãozinho surgiu até hoje não se viu NINGUÉM igual a ele

  • @aeciogoncalvescorretor6870
    @aeciogoncalvescorretor6870 10 месяцев назад +11

    Joaozinho e Reinaldo os melhores da decada de 80

  • @joseresende8379
    @joseresende8379 8 месяцев назад +6

    EU... como torcedor fanático do Cruzeiro, vi jogadores de qualidade, acredito que nunca mais vai acontecer isso

  • @toninholage5094
    @toninholage5094 8 месяцев назад +8

    Esse foi um verdadeiro artista da bola!
    Feliz aqueles que tiveram a oportunidade de assistir esse craque de bola jogando!

  • @jchaves513
    @jchaves513 8 месяцев назад +5

    A história de Joãozinho fica mais rica qdo olhamos "adversários", golear o Inter de Figueroa e Manga (Falcão não jogou) e enfrentar Alves do Atlético MG, mostram a grandeza dele, o qto Darcy Munique chorou ao quebrar sua perna mostra a importância dele e a lealdade dos jogadores da época (considerados violentos).

    • @claudionavarro0701
      @claudionavarro0701 6 месяцев назад

      falcão está na gravação dos 5x4... na imagem de um gol pelo menos o vemos em campo sim

  • @antoniomiranda5192
    @antoniomiranda5192 8 месяцев назад +7

    Sou um felizardo...pude assistir jogos memoráveis do Cruzeiro nos anos 70 e 80....naquela época os clubes brasileiros estavam em ótimas fases, além de desfilarem grandes craques...podediamos assistir grandes jogos...Joãozinho e Reinaldo....sem dúvidas, o zico e o socrates ....prá foram os melhores dessas décadas!!! Saudades desse tempo.

  • @geraldocesarvieira5232
    @geraldocesarvieira5232 8 месяцев назад +3

    O melhor ponta esqierda que vi jogar.Eu morava em BH.E não perdia um só clássico.Só pra vê Joãozinho bagunçar a defesa do atlético.É uma pena que os jovens de hoje.Não tenha tido o previlégio de conhecer esse estupendo jogador.Que saudade daquele tempo.

  • @antonioalves1279
    @antonioalves1279 8 месяцев назад +5

    Joãozinho foi o verdadeiro craque. Vê-lo em campo, era certeza de espetáculo.

  • @josecarloszeca6939
    @josecarloszeca6939 7 месяцев назад +3

    Foi o melhor ponta esquerda que o CRUZEIRO teve, e o que eu vi jogar e vou guardar para sempre em meu coração!!!.....

  • @valmirsantos4916
    @valmirsantos4916 8 месяцев назад +6

    Esse sim merece o título de lenda fo Cruzeiro

  • @renatogalmeidarenato1906
    @renatogalmeidarenato1906 8 месяцев назад +9

    O maior craque da minha geração!!!

  • @eliascastropereira4032
    @eliascastropereira4032 7 месяцев назад +3

    Eu.tive.o.previlejio.ter.visto.au.vivo.eses.caras.jogar.palmeira.e.cruzeiro.no.paguembu.palmeira.1.cruzeiro.3.gol.nelinho.juanzinho.e.dirceu.lopes

  • @gersonfontana4258
    @gersonfontana4258 9 месяцев назад +9

    O Joãozinho jogou muita bola nos anos que jogo no meu Internacional sendo Campeão da Juan Gamper e Bi Campeã Gaúcho 1982 e 1983

  • @wagnerwarleyferreiracoelho3076
    @wagnerwarleyferreiracoelho3076 8 месяцев назад +4

    Bailarino da toca .jogava muito vestido a camisa do maior de Minas. Zerooooo

  • @tonhaovenancio8546
    @tonhaovenancio8546 Год назад +8

    O maior ponta esquerda de todos os tempos

  • @joaorodriguesdossantos5361
    @joaorodriguesdossantos5361 7 месяцев назад +3

    Joãozinho deixa saudades foi o melhor ponta esquerda do cruzeiro .

  • @antoniomiranda5192
    @antoniomiranda5192 8 месяцев назад +3

    Inesquecível...sen dúvida o melhor ponta esquerda de todos os tempos!pena que a violência do futebol daquela época punia o craque e não o autor das entradas violentas dos mercadores. Conheço o João Travolta e também conhecido o bailarino da toca.Que seja feliz por onde estiver. OBRIGADO JOÃOZINHO ,QUE DEUS ABENÇOE SUA VIDA.

  • @bastidemattos6737
    @bastidemattos6737 10 месяцев назад +14

    Joãozinho, gênio da bola! Jogou demais. Gratidão.

  • @joseantoniolimamiranda9356
    @joseantoniolimamiranda9356 7 месяцев назад +3

    Fiquei muito feliz por relembra está grande istoria
    Para mim não existir craque melhor que Joãozinho

  • @user-jk1vy4zm8m
    @user-jk1vy4zm8m 7 месяцев назад +4

    Foi um exímio jogador de futebol, foi um dos melhores que vi jogar na ponta esquerda. Dribles desconcertantes e fazia muitos gols. Me inspirei muito nas suas jogadas e aprendi muito com ele. Abraços meu amigo!

  • @mundinho67
    @mundinho67 7 месяцев назад +3

    Amei essa homenagem; ele fez por merecer !

  • @chefcarlao
    @chefcarlao 7 месяцев назад +3

    Joãozinho mito,os laterais estão procurando ele ate hoje

  • @ronaldolopes9769
    @ronaldolopes9769 8 месяцев назад +7

    Bom demais rever histórias de jogadores com o Joãozinho. Parabéns!

  • @duoflordovaleidelioeveralu2731
    @duoflordovaleidelioeveralu2731 7 месяцев назад +5

    Sou atleticano, mais o Joãozinho foi o melhor ponta esquerda que eu vi jogando

    • @wanderleyc.nazario6929
      @wanderleyc.nazario6929 4 месяца назад

      Torcedor que é torcedor reconhece que existe talento em seus adversários.

  • @ernivaljota4451
    @ernivaljota4451 8 месяцев назад +3

    Até hoje, a camisa celeste mais bonita do Cruzeiro é a dos anos 70! Que saudades do meu time!!

  • @joaoduarte9104
    @joaoduarte9104 8 месяцев назад +3

    Pra mim foi o maior ponta esquerda de todos os tempos nunca mais veremos igual sou cruzeirense não posso esquecer do Reinaldo do Atlético também um dos maiores centroavantes da época

  • @ronaldofabiano2353
    @ronaldofabiano2353 Месяц назад +1

    Obrigado pelos ótimos momentos. Joãozinho. 😊

  • @giovanefigueiredo1903
    @giovanefigueiredo1903 7 месяцев назад +3

    " JOÃOZINHO , O HOMEM - GOL ; NA FINAL DA LIBERTADORES 76 " ! ⚽💙😎✌

  • @otavioandrade6599
    @otavioandrade6599 8 месяцев назад +4

    Joãozinho era diferenciado, mito, lenda e tudo mais que um craque pode ser chamado.

  • @sebastiaoleite3878
    @sebastiaoleite3878 6 месяцев назад +1

    Sou Atleticano desde criança, mas sou saudosista, e admirador de todos craques q fizeram histórias no futebol, e este sem dúvidas, deixou saudades como jogou este Joãozinho um craque sem dúvidas, e era bom, pq era muito difícil ganhar dos caras, mas quando ganhava era uma vitória pra se comemorar, e q time era este dos caras em, não gosto muito de pronunciar este nome oq sofri muito com eles, mas tenho q reconhecer, jamais agente vai ver times com esta qualidade, era .muito bom.

  • @osmarjose6314
    @osmarjose6314 7 месяцев назад +4

    O Joãozinho foi um dos injustiçados da copa do mundo de 1978. Ele tinha que ter ido.

  • @denilsonpedro5713
    @denilsonpedro5713 8 месяцев назад +2

    Orgulho desse cara jogava muito

  • @jomarcarreiro292
    @jomarcarreiro292 9 месяцев назад +4

    O incrível JOÃOZINHO.

  • @aroldoandrade9574
    @aroldoandrade9574 8 месяцев назад +2

    Ele e o Julio César do flamengo...Show !!!!

  • @vilsonjosevenanciogomes9696
    @vilsonjosevenanciogomes9696 9 месяцев назад +3

    No jogo de volta no Beira rio pela Libertadores, ele arrebentou também.

  •  7 месяцев назад +2

    Gostei. Não o conhecia.
    Moro em sp e sou corinthiano. Da época do Rivelino.

  • @edmarantunes4233
    @edmarantunes4233 7 месяцев назад +1

    Comecei torcer para o cruzeiro em 1980, porém, confesso a fase do cruzeiro era muito ruím e o atlético mineiro que destacava em minas! Me lembro poucos jogos dele jogando pelo cruzeiro, os comentatostas o reogiavam muito, contudo, na década de 80 não o ví deslanchar muito, pelo visto jogou muito na década de 70! Só sei que o chamavam de bailarino da toca.

  • @marciomoura9556
    @marciomoura9556 8 месяцев назад +3

    Aos 2:22 minutos o Joãozinho é o da esquerda! O jogador da direita é o Eduardo Rabo de Vaca por causa do drible que ele dava!
    Nesta época vários jogadores do Cruzeiro usavam este tipo de cabelo, chamado de "ouriçado":😂
    Joãozinho Eduardo, Jairzinho, Ozires, Roberto Batata, Zé Carlos...

  • @HelioPerdigao-sg3vg
    @HelioPerdigao-sg3vg 7 месяцев назад +2

    Garrincha na ponta direita,e Joãozinho travolta,o bailarino pela esquerda,q dupla de fazer os marcadores de colunas tortas.

  • @natalinosantos9925
    @natalinosantos9925 8 месяцев назад +1

    Joãozinho o primeiro e o único no futebol

  • @user-ez3vd3rf4g
    @user-ez3vd3rf4g Год назад +4

    Craque.👏👏

  • @edvinoalmeidacarvalho6792
    @edvinoalmeidacarvalho6792 8 месяцев назад +2

    Igual esse nunca vi

  • @VERDOENGO
    @VERDOENGO Год назад +4

    Baita jogador, craque!

  • @celsomachadoborgesmachadob8033
    @celsomachadoborgesmachadob8033 7 месяцев назад +1

    Vi esse corisco jogar. Tinha alegria nos pés, ia pra cima e pra dentro de todo jeito. Chamava na dança, dava um perdido no zagueiro punha a bola na frente, e quem pegava? Era sinistro. Sinto muito, mas temos que falar de época sim, eram muitos os craques num único clássico. Mas Joãozinho pelo Cabuloso e Reinaldo pelo atlético eram os reis da graça de jogar fácil pra dentro do adversário, com dribles, improvisos e cortes desconcertantes. Hoje a gente tem que ter calma pra não morrer de raiva e qualquer meia boca, já aceitamos como craque. Tá doido, aquelas tardes de clássicos eram sinistras....

  • @gatofsh8018
    @gatofsh8018 8 месяцев назад +2

    Eu estava naquele jogo, contra o Sampaio Correia no Mineirão.

  • @josemariaconceicao8890
    @josemariaconceicao8890 10 месяцев назад +3

    Boa tarde joazinho jagava dimais

  • @Dimaspena1
    @Dimaspena1 3 месяца назад +1

    Inesquecíveis ❤

  • @EcosdoPopRock
    @EcosdoPopRock 8 месяцев назад +2

    Fantástico 👍👌

  • @franciscomarques5892
    @franciscomarques5892 8 месяцев назад +4

    Disparado Joãozinho e Reinaldo ,o Mineirão agradece .
    Hoje ver tantos caneludos jogando bola

  • @brunorocha5023
    @brunorocha5023 12 дней назад +1

    Ótimo vídeo

  • @ricardogosling6648
    @ricardogosling6648 8 месяцев назад +2

    Melhor ponta esquerda que vi jogar. Driblava para os dois lados, chutava com as duas pernas...Se fosse hoje, os "professores" não iam deixar ele jogar.

  • @LuisCarlos-cx6en
    @LuisCarlos-cx6en 8 месяцев назад +2

    Jogava fácil demais

  • @josemariateixeira6310
    @josemariateixeira6310 8 месяцев назад +2

    sou atleticano mais reconheço era muito craque a diferença da camisa que vestiu não vai diminuir o grande jogador que ele era como eu gostaria de ver ele e Reinaldo junto no galo até pôr que fora do campo eles eram amigos um conhecido meu viu eles tomando cerveja juntos depois de um crasico os jogadores são amigos os que se disse torcedores que fica discutindo e promovendo brigas na minha opinião não passa de imbecis ou mau elementos disfarçados de torcedor

  • @adilsonpaiva9031
    @adilsonpaiva9031 7 месяцев назад +3

    Reza a lenda que a cobrança da falta do Joãozinho, na partida contra o River Plate, foi a mais bela desobediência do futebol. Já que o cobrador oficial era o Nelinho. Que ajeitou bola e tomou distância para a cobranca. No entanto, o iluminado e insubordinado Joãozinho fez a cobrança de falta, sem autorização do Treinador, botou lá, na gaveta. E deu o 1° título da Taça ao Libertadores da América ao Cruzeiro, em 1976. Será que foi chamado à
    atenção no
    vestiário?! Somente, muitos tapas nas suas orelhas, carregados de alegrias...

  • @delyaraujo5465
    @delyaraujo5465 3 месяца назад +1

    Saudades este jogava muito. Eu fui presenteado de ver este cara jogar.

  • @sebastiaomariadossantos3802
    @sebastiaomariadossantos3802 8 месяцев назад +1

    Joãozinho jogava muito

  • @natalpires2252
    @natalpires2252 8 месяцев назад +1

    Esse cara jogava demais

  • @franciscobatista6876
    @franciscobatista6876 10 месяцев назад +2

    Era schouuuuu

  • @robertovieira-barbosa1790
    @robertovieira-barbosa1790 8 месяцев назад +1

    Joaozinho era o capeta, meu eterno idolo de infancia...nunca tera outro ponta esquerda legitimo como ele era. Eu nunca vi outro melhor que o famoso Bailarino da Toca. ☆☆☆☆☆

  • @antoniosantos2619
    @antoniosantos2619 8 месяцев назад +2

    😅Joãozinho não tinha pernas tortas mas não ficou devendo pro mane garrincha, não

  • @user-er4bn5nq2i
    @user-er4bn5nq2i 3 месяца назад +1

    ha ta eu vi la seu canal ne fraco não ne fraco não

  • @ademirestevam9536
    @ademirestevam9536 Год назад +4

    sem saudosismo,mas oh época boa ne??eram so craques,qdo um nao decidia era o outro!

  • @sebastiaoleite3878
    @sebastiaoleite3878 6 месяцев назад +1

    Hoje é tão diferente q até os uniformes ficou descaracterizado com este monte de anúncio, q coisa horrível, no passado até as cores er a motivo de orgulho tinha cores muito lindas e era só duas camisas de cores diferente, hoje está tudo misturado já vi Corinthians e Palmeiras em jogos difentes usando cores parecidas, q cousa ridícula e falta de respeito com torcedor

  • @josemariaconceicao8890
    @josemariaconceicao8890 10 месяцев назад +4

    Esse erra Caque hoje nao tenho mais esses jagadores Em o joazinho filho deli erra bom de boa tambem ne

    • @luizrodrigues1658
      @luizrodrigues1658 8 месяцев назад

      Joaozinho filho era indisciplinado, por isso nao vingou 😔

    • @neneconeco6523
      @neneconeco6523 7 месяцев назад

      O filho era um jogador fraco, jogava nas costas do pai.