Agora fiquei com invejinha, to a anos esperando para por a mão em uma board RISC-V. Parabéns pelo video, ao mostrar os dados e conteúdo de forma coerente, explicação da arquitetura até chegar na plaquinha e nos testes.
@@leonbangbang9147 Já dizia Confúcio (que por sinal era chinês): "os idiotas tem sempre certeza de tudo". O nome do país é Estados Unidos da América; Americanos somos todos nós que nascemos no continente chamado América. Eles é que gostam de tratar o resto do continente como se fosse quintal deles e os fanboys daqui aplaudem. Eu não tenho ideologia, isso é atraso de vida; você acha que eu vou apoiar um B***ca como o Maduro ou o ursinho Poo lá da china? Ou esses políticos daqui que jogam a população uns contra os outros e, enquanto eles brigam, aproveitam para "passar a boiada"? Para mim, são só embalagens diferentes do mesmo veneno, todos eles querem ferrar com a gente para encher os bolsos as nossas custas. Fique com a sua adoração cega aos estadosunidenses e me deixa quieto no meu canto.
No raspberry 3B,tive muita expectativa, pensei que seria a porta de entrada das pessoas para Programação, não poderia ter pc completo, monito sempre foi caro, usar a televisão seria perfeito. Não rodar o RUclips lascou, no final as pessoas tiveram seus letramentos digitais com celulares 😅
O Orange Pi tem um hardware melhor e mais honesto com o preço. Acho que vale a pena. Eu mesmo estou pensando em utilizar em algum outro projeto em casa.
eu usei um Raspberry Pi 3B+ por um tempo em 2020, eu até conseguia assistir youtube sem travar se eu usasse apenas uma guia para assistir vídeo em até no máximo 720p no final eu usei muito para rodar o Steam Link para usar um PC que ficava em outro quarto 😂
@@alex940127eu uso um raspberry pi4 como pc, ate 20 dias atras eu usava o manjaro que rodava o RUclips em 720p60 com 20% a 30% de perda de frames. Recentemente testei a nova versão do raspios debian 12 com gnome usando o wayland. e pra minha surpresa, o RUclips esta rodando em 720p60 com apenas 5% a 10% de perda de frames. E ate 1080p30 roda sem perca de frames. Testem
Em pensar que o Brasil até 2016 +ou- já desenvolvia chips de entrada com tecnologia nacional que já eram capazes de atender dois mercados gigantes e acabaram com tudo.
Ainda não acabou,deve tá falando da CEITEC,ela ainda resiste,foi resgatada do processo de privatização e ainda tá cambaleando, talvez volte a produção...
@@henriquejnesim a CEITEC ainda respira mesmo após os ataques, mas ao anunciar que seria competente extinta lá por 2019 a Michelan por exemplo que era era cliente de milhares de chips pro mundo encerrou contrato. Ou seja já poderíamos estar numa segunda, terceira e ou nova geração de chips. E a CEITEC é a *ÚNICA* empresa na América do Sul que tem a "sala limpa" e tecnologia para garantir padrões de qualidade e isolamento internacionais. Sem falar que extinguir a CEITEC implica obrigatoriamente no desmonte e descarte de materiais pesados que levaria anos à um custo superior ao de manter. Cara eu lembro da febre que foi os memes do "chip do boi", aquele movimento que parecia orgânico, acho que foi antes de sabermos do escândalo Bannon, Facebook etc. Já pensou se nessas parcerias aí, a gente faz uma com China incluindo transferência de tecnologia, por exemplo na produção do RiscV?
Muito interessante Dio, fui no site dar uma olhada. A placa Vega me chamou muito a atenção. Fiquei imaginando configurar um firewall doméstico e coisas assim, gosto muito disso. Mas vou ficar de olho nessa arquitetura de CPU. Seria muito maneiro poder instalar um RouterOS da Mikrotik ou mesmo o ipfire nela. Excelente vídeo.
É difícil falar sem parar e não se atrapalhar com as palavras. Mostra que as ideias, são bem processadas na cabeça e fluem pela fala. PARABÉNS, POR CONSEGUIR NESSE MUNDO, CONSEGUIR SE EXPRESSAR! SUA MENTE FUNCIONA MUITO BEM!
@@Vindix007 não, eu tenho o Android 12 em um micro sd e o Linux debian 12 bookworm que rodo o sistema com os softwares, mas não conhecia esses SO, depois vou testar, valeu pela indicação 👏
Em pensar que o Brasil já desenvolvia chips de entrada com tecnologia nacional que já eram capazes de atender dois mercados gigantes e acabaram com tudo.
Dio, você poderia falar como as empresas por trás de algumas distro linux ganham dinheiro, é um tema que me interessa bastante e acredito que a outras pessoas também, eu particularmente sempre tive curiosidade em saber como a zorin faz isso, talvez seja um conteúdo mais apropriado para o Diolinux Labs, forte abraço!
A Via comprou a Cyrix e depois formou uma jointventure com uma estatal de Xangai. Hoje se chama Zhaoxin. Da última vez que vi ainda fabricava chhps x86.
Muito bom o vídeo, que ótima notícia e muito perigoso tbm, pois fica a pergunta quem se responsabilizara em conferir sua atualização anti hacker? Você esqueceu de falar do processador da Cyrix que dominava o mercado junto com a AMD nós anos 90 e 95.
Há uns anos atrás estudei na faculdade sobre a arquitetura Risk-V e eu lembro que nem liguei muito e pensei: porque a gente não estuda arm, x86, sei lá. Que bom que parece estar dando certo e ganhando notoriedade
Muito interessante ser for barato. Se ficar no hype como os Raspberry, vão custar tão caros quanto! Tenho um Orange PI 5 Plus com Debian e rodo Proxmox + HomeLab nele com folga. Quando comprei era o melhor custo e também a configuração, acredito que hoje ainda seja.
Lembrando q canal explaining computers tem uns sete riscv testados com desempenhos melhores... Inclusive testou passar sete dias usando ele como pc principal e só não conseguiu poucos usos exemplo um software muito específico de criptografia q ele usa e não tava compilado ainda etc. Tem um boletim anual dele compilando notícias tipo investimentos q arquitetura recebeu inclusive Google quer portar Android. Enfim parabéns pelo vídeo dio, senti falta só do clássico trecho do filme hackers com Angelina Jolie elogiando riscv nos anos 80 rsrs
Ola dio fugindo do assunto desse video, eu comprei um acer nitro que veio com o gutta os e fiz um backup e joguei na VMware ai te como eu compartilhar com você, aí você faz o video pra gente
Tenho um Raspberry Pi 5 com 8GB. Na época, paguei algo em torno de 600 reais (80 USD), com o processador de 2.5 GHz, podendo chegar a 3.1 GHz com overclock. Já esse que testou com 1.5 GHz está em torno de 70 USD. Para mim, é algo fantástico, porém, não vejo vantagens quando se fala em custo-benefício. Tendo em vista que, com o mesmo valor do Milk-V Mars, é possível comprar um Orange Pi que tem uma configuração superior e maior compatibilidade por ser arm64.
Na minha faculdade (de engenharia elétrica, mas que eu direcionei pra microeletrônica) eu estudei e cheguei a começar um projeto de iniciação científica em que eu iria projetar um processador RISC-V completo de 32 bits. Pena que é muito complexo e não segui em frente. Mas é muito bom ver que já está maduro o suficiente pra ter gente vendendo processadores com essa ISA. E parabéns Dio por mais um vídeo excepcional!
Off topic: Tenho visto cada vez mais conteúdo sobre Hyprland (DE), que tem um apelo maior pra ser utilizado por distros que fazem rolling release... Tb uso Pop! e tenho pensado em testar (e acho que seria primeiro caso em que faria sentido finalmente mudar pra Wayland). Acho que o novo Cosmic já vai abandonar o Xorg, mas na versão atual sigo com dúvidas sobre quanto vale a pena fazer essa mudança agora... Certamente deve estar nos planos fazer um vídeo sobre Hyprland, mas caso não esteja, acho que seria um conteúdo legal pra abordar e tirar algumas dessas dúvidas 😉
Muito interessante se conseguirem desenvolver um bom processador que rode bem os aplicativos e um sistema operacional com todas as funções de um PC normal, será muito bom,se livrar das gigantes que dominam o mercado hoje em dia.
Uma placa de codigo aberto totalmente sem patente conseguir rodar um sistema operacional relativamente moderno e até abrir o firefox é um feito incrivel, com certeza o futuro! Espero que empresas abraçem essa tecnologia assim como a valve fez com o linux, quando estiver mais completa é claro.
da uma testada nas coisas linux com lazarus/fpc meu projeto rest dataware eh famoso por levar servers rest visuais e outros para linux desde 2016 tmj sempre vlw, a adorei o riscV vim de mercado dos arcades e sempre mexemos com risc. uma vida dos arcades veio deles
O que a galera do android usa é o Box64 com wine, no Risc-V ja usamos. O problema são as limitações do Box64 e do Wine com WOW64(pra não precisar de um hardware32bits)
Existiu uma solução para esse problema que não dependia de uma lesma RISC, ou de est*prar um ARM com emulação. O Transmeta Crusoe usava um sistema de maquina virtual via hardware, e traduzia todas instruções x86 automaticamente para as instruções que ele usava, isso tudo sem sacrificar desempenho (nos anos 2000, um processador Crusoe de 800mhz tinha o mesmo desempenho do pentium 3 de 600mhz, nos dias de hj, seria tipo vc ter um "Transmeta 7 de 3.8Ghz" que tem o mesmo desempenho de um "Ryzen 5 de 3.2ghz", mas só que custando o preço de um Athlon/Celeron). No inicio dos anos 2000, tiveram alguns notebooks que usavam esse processador, ele era equivalente ao Atom em consumo de energia, a bateria durava muito mais do que os notes da epoca, e a baixa dissipação termica, permitiu designs bem finos de laptops.
Lembro desses processadores. O Linus trabalhou na Transmeta, por isto soube deles na época. Em números: timha 1/3 do desempenho de um Pentium IV, mas era *10x* mais barato. E consumia muito menos.
@@salomaoalenda Mas os transmeta eram concorrentes apenas do pentium 3 (nessa epoca), a transmeta não chegou a criar um concorrente para o pentium 4, eles se especializaram posteriormente em cpus de baixo consumo (antes do atom) e criaram um concorrente pro AMD Geode e VIA C7, que rodava em 1ghz
Sera que em 3 anos vamos ter um linux rodando nesse sistema? Um motivo para o desenvolvimento do RISC-V vai ser a segurança, sem chips de rastreio ou softwares de espionagem embutidos.
3:50 Era né, porque desde 2022 a Intel licencia o x86 pra qualquer um. Além de que sempre todo mundo esquece da Cyrix/VIA, que também faz processadores x86... Hoje em dia pro governo Chinês sob o nome de Zhaoxin.
A pergunta que fica, será compatível, já vi diversos projetos e não tem uma interoperbilidade entre eles, obrigando uma Canonical por exemplo a criar um "S.O" pra cada uma destas "arquiteturas" Risc-5. As vezes precisamos abrir mão de algumas "liberdades" uma delas seria um acordo entre as fabricantes destas CPUS riscV combinarem um padrão. Senão vai virar o problema do gerenciador de pacotes do Linux, 500 versões e etc.
Apenas um complemento: Os processadores modernos x86 adotam uma **arquitetura híbrida** que integra as eficiências das arquiteturas CISC e RISC. Eles são projetados para serem compatíveis com softwares que esperam instruções CISC complexas, mas internamente, essas instruções são convertidas em operações RISC mais simples e rápidas, garantindo um desempenho otimizado.
Sou inscrito do seu canal a anos mais por alguma razão o RUclips me desinscreve can muita frequência. Eu jogo que não to fazendo isso. Esse notebook é o primeiro 100% Open Source. Eu vou comprar um RISC-V quando a arquitetura estiver madura ou rodando x86 emulado em velocidade quase nativa. Talvez antes se eu encontrar um baratinho.
Ela ainda fabrica, só mudou de nome. Agora chama "Xiaozhim" ou coisa parecida. O desempenho deles é bem mais modesto que um intel ou Ryzen lançado no mesmo ano.
Agora fiquei com invejinha, to a anos esperando para por a mão em uma board RISC-V.
Parabéns pelo video, ao mostrar os dados e conteúdo de forma coerente, explicação da arquitetura até chegar na plaquinha e nos testes.
Tem várias SBCs Risc-V baratas, procura as LicheeRV da sipeed que são bem baratas, ou ESP32-C3.
Esp32-c3 tem um núcleo riscv
@@Prescott2400-my6die custa o valor de lanche barato kkkkk
Tem gente grande na Web3 e Blockchains de olho no desenvolvimento e suporte em RISC-V... E eu já vou começar a mergulhar neste universo.
Arquitetura open source. Torço para que evolua
Reze porque é dificil.
@@leandroalbuquerque1652 Até que não
@@joseeduardobolisfortesSe expressa o pais mais livre da america como estadosunidense já da para ver que é um comuna maluco.
@@leonbangbang9147 Já dizia Confúcio (que por sinal era chinês): "os idiotas tem sempre certeza de tudo". O nome do país é Estados Unidos da América; Americanos somos todos nós que nascemos no continente chamado América. Eles é que gostam de tratar o resto do continente como se fosse quintal deles e os fanboys daqui aplaudem. Eu não tenho ideologia, isso é atraso de vida; você acha que eu vou apoiar um B***ca como o Maduro ou o ursinho Poo lá da china? Ou esses políticos daqui que jogam a população uns contra os outros e, enquanto eles brigam, aproveitam para "passar a boiada"? Para mim, são só embalagens diferentes do mesmo veneno, todos eles querem ferrar com a gente para encher os bolsos as nossas custas. Fique com a sua adoração cega aos estadosunidenses e me deixa quieto no meu canto.
Concordo com vc,, mas as grandes fabricantes não vão deixar, não vão abrir mão dessa fatia só mercado
No raspberry 3B,tive muita expectativa, pensei que seria a porta de entrada das pessoas para Programação, não poderia ter pc completo, monito sempre foi caro, usar a televisão seria perfeito. Não rodar o RUclips lascou, no final as pessoas tiveram seus letramentos digitais com celulares 😅
O Orange Pi tem um hardware melhor e mais honesto com o preço. Acho que vale a pena. Eu mesmo estou pensando em utilizar em algum outro projeto em casa.
eu usei um Raspberry Pi 3B+ por um tempo em 2020,
eu até conseguia assistir youtube sem travar se eu usasse apenas uma guia para assistir vídeo em até no máximo 720p
no final eu usei muito para rodar o Steam Link para usar um PC que ficava em outro quarto 😂
@@alex940127 se eu precisar, compraria uma fonte melhor para fazer overclock que assim ele roda melhor, terei que adaptar um cooler
@@alex940127eu uso um raspberry pi4 como pc, ate 20 dias atras eu usava o manjaro que rodava o RUclips em 720p60 com 20% a 30% de perda de frames. Recentemente testei a nova versão do raspios debian 12 com gnome usando o wayland. e pra minha surpresa, o RUclips esta rodando em 720p60 com apenas 5% a 10% de perda de frames. E ate 1080p30 roda sem perca de frames.
Testem
Orangepi é a solução pra tudo. Estou doido pra comprar o orangepi 5 pro que é 2x melhor que raspberry 5
Em pensar que o Brasil até 2016 +ou- já desenvolvia chips de entrada com tecnologia nacional que já eram capazes de atender dois mercados gigantes e acabaram com tudo.
Ainda não acabou,deve tá falando da CEITEC,ela ainda resiste,foi resgatada do processo de privatização e ainda tá cambaleando, talvez volte a produção...
@@henriquejnesim a CEITEC ainda respira mesmo após os ataques, mas ao anunciar que seria competente extinta lá por 2019 a Michelan por exemplo que era era cliente de milhares de chips pro mundo encerrou contrato.
Ou seja já poderíamos estar numa segunda, terceira e ou nova geração de chips.
E a CEITEC é a *ÚNICA* empresa na América do Sul que tem a "sala limpa" e tecnologia para garantir padrões de qualidade e isolamento internacionais.
Sem falar que extinguir a CEITEC implica obrigatoriamente no desmonte e descarte de materiais pesados que levaria anos à um custo superior ao de manter.
Cara eu lembro da febre que foi os memes do "chip do boi", aquele movimento que parecia orgânico, acho que foi antes de sabermos do escândalo Bannon, Facebook etc. Já pensou se nessas parcerias aí, a gente faz uma com China incluindo transferência de tecnologia, por exemplo na produção do RiscV?
Muito interessante Dio, fui no site dar uma olhada. A placa Vega me chamou muito a atenção. Fiquei imaginando configurar um firewall doméstico e coisas assim, gosto muito disso.
Mas vou ficar de olho nessa arquitetura de CPU. Seria muito maneiro poder instalar um RouterOS da Mikrotik ou mesmo o ipfire nela.
Excelente vídeo.
Melhor do que as aulas que eu tive na faculdade sobre o tema.
Real
É difícil falar sem parar e não se atrapalhar com as palavras. Mostra que as ideias, são bem processadas na cabeça e fluem pela fala. PARABÉNS, POR CONSEGUIR NESSE MUNDO, CONSEGUIR SE EXPRESSAR! SUA MENTE FUNCIONA MUITO BEM!
Tem placas Risc-V aos montes surgindo nesse ano, rodando Linux.
Lançaram até duas no formato ITX (a Milk-V Jupiter e a Rock Pi 5 ITX).
Por onde dá pra se obter uma Mars dessa?
Desde 2020 tem lançamentos direto, tem até a Banana Pi F3
@@sertralina100mg No site da Milk-v tem as lojas que vendem, mas pelo aliexpress tu consegue, até coisa mais barata.
Esse é mais um vídeo pra explodir mentes. Senti a mesma empolgação que tive quando dei de cara com diversas tecnologias que mudaram o mundo.
uso uma placa da orangepi, é uma placa maravilhosa, rodo todo o sistema de automação no docker, servidor ftp e tudo. muito bom.
Já tentou usar o Casa OS ou o Open Media Vault nela?
@@Vindix007 não, eu tenho o Android 12 em um micro sd e o Linux debian 12 bookworm que rodo o sistema com os softwares, mas não conhecia esses SO, depois vou testar, valeu pela indicação 👏
É isso !!! Muito bom !!!! Preparado para o futuro... !!!
Kkkk bom? Deus me livre se o é bom oq mais é bom pra vcs.
Muito. boom ja trabalha com Raspberry , vou experimentar.
Boa explicação. Tudo inicial, mas é importante dar esses passos. Vejo grandes Aplicabilidade para esse tipo de projeto/arquitetura.
Eu apoio totalmente o RISC-V.
Bora ver!
Parece perfeito pra fazer um servidor simples, dependendo do preço, vale a pena
Bom saber que o governo brasileiro está de olho nessas novas tecnologias
What???
Em pensar que o Brasil já desenvolvia chips de entrada com tecnologia nacional que já eram capazes de atender dois mercados gigantes e acabaram com tudo.
Dio, você poderia falar como as empresas por trás de algumas distro linux ganham dinheiro, é um tema que me interessa bastante e acredito que a outras pessoas também, eu particularmente sempre tive curiosidade em saber como a zorin faz isso, talvez seja um conteúdo mais apropriado para o Diolinux Labs, forte abraço!
Ele já abordou isso algumas vezes, em alguns vídeos.
Geralmente vendem serviços como suporte etc, como a própria Canonical e o Zorin.
Muito bom ver o crescimento do suporte ao hardware open-source
Na verdade houveram mais fabricantes licenciados de processadores x86 no passado.
Tinham a VIA e a Cyrix que também faziam processadores do tipo.
A Via comprou a Cyrix e depois formou uma jointventure com uma estatal de Xangai. Hoje se chama Zhaoxin. Da última vez que vi ainda fabricava chhps x86.
Olá Dio! Parabéns pelo trabalho! Sugestão: Interessante fazer um benchmark entre as arquitetura Rbpy e risc v, o que acha?
Viva a cultura open source!
BSD, nossa! Lembro disso!
Ótimo video!! Depois podia rolar um benchmark comparando ele com alguma versao do raspberry pi.
Excelente conteúdo
mips de 16 bits é usado em aula de arquitetura de computação.
Em pouco tempo o driver pvr será lançado de verdade, tenta fazer um video novamente mostrando o sistema
um motivo a mais da lentidão poderia ser a unidade de armazenamento também
Muito bom o vídeo, que ótima notícia e muito perigoso tbm, pois fica a pergunta quem se responsabilizara em conferir sua atualização anti hacker?
Você esqueceu de falar do processador da Cyrix que dominava o mercado junto com a AMD nós anos 90 e 95.
Protecionismo de mercado através de leis limitadoras de desenvolvimento. Entendi!
Há uns anos atrás estudei na faculdade sobre a arquitetura Risk-V e eu lembro que nem liguei muito e pensei: porque a gente não estuda arm, x86, sei lá. Que bom que parece estar dando certo e ganhando notoriedade
Pq arm e x86 não e open source logo n da pra estudar direito igual riscv agora vc sabe pq estou riscv e n outra.
O que estou montando provavelmente nao, mas o proximo (provavelmente em uns 10 anos) acho que pode ser viavel.
Já estava a espera desse vídeo...
Os primeiros 4 minutos foram a explicação mais longa para as palavras monopólio e oligopólio que ja vi 🤣 Brincadeiras a parte, muito bem explicado!
Muito interessante ser for barato. Se ficar no hype como os Raspberry, vão custar tão caros quanto!
Tenho um Orange PI 5 Plus com Debian e rodo Proxmox + HomeLab nele com folga.
Quando comprei era o melhor custo e também a configuração, acredito que hoje ainda seja.
MIPS tbm foi usado no PS1, PS2 e PSP
o Cell do PS3 também era baseado em RISC
@@marcelokeller8148 por isso que era aquela coisa ruim pra caraio de programar
Lembrando q canal explaining computers tem uns sete riscv testados com desempenhos melhores... Inclusive testou passar sete dias usando ele como pc principal e só não conseguiu poucos usos exemplo um software muito específico de criptografia q ele usa e não tava compilado ainda etc. Tem um boletim anual dele compilando notícias tipo investimentos q arquitetura recebeu inclusive Google quer portar Android. Enfim parabéns pelo vídeo dio, senti falta só do clássico trecho do filme hackers com Angelina Jolie elogiando riscv nos anos 80 rsrs
Valeu pela sugestão, vou dar uma olhada nesse canal
Bem lembrado, ele ter conseguido editar o video do canal usando um me surpreendeu bastante.
São pequena evoluções que transforma em grande evoluções...
Faz um vídeo jogando minecraft nele!
Acredito que o Lazarus deve suportar ou em breve suportará.
Logo o mesmo fonte só precisa ser recompilado
Ola dio fugindo do assunto desse video, eu comprei um acer nitro que veio com o gutta os e fiz um backup e joguei na VMware ai te como eu compartilhar com você, aí você faz o video pra gente
Conheci esse chip RISC-V no canal do ExplainingComputers do Youtoba.
Otimas explicações
Certamente isso vai ser muito bom.
Te digo vai não kkkk
Cada arquitetura mudaria a forma que os programas são desenvolvidos ?
Gostei rico em conteudo o video, falta isso no youtube
Já estou usando microcontrolador RISC-V nos meus projetos. CH32V003
Kkk isso não passa de arduino.
@@leandroalbuquerque1652 Muito mais avançado e com mais capacidade do que o arduino e por uma fração do preço
MENINO ESPERTO 🎉😊
Mar
Tenho um Raspberry Pi 5 com 8GB. Na época, paguei algo em torno de 600 reais (80 USD), com o processador de 2.5 GHz, podendo chegar a 3.1 GHz com overclock. Já esse que testou com 1.5 GHz está em torno de 70 USD. Para mim, é algo fantástico, porém, não vejo vantagens quando se fala em custo-benefício. Tendo em vista que, com o mesmo valor do Milk-V Mars, é possível comprar um Orange Pi que tem uma configuração superior e maior compatibilidade por ser arm64.
Puxa agora q conheci esse e pena q não dar mais pra encomendar, pq tem a taxa do amor q inviabiliza as compras e orçamento,
vlw pelo video.
aquele KVM1 ali na propaganda da hostinger ta interessante mas o triste é que aquele preço é no plano de 2 anos.
Na minha faculdade (de engenharia elétrica, mas que eu direcionei pra microeletrônica) eu estudei e cheguei a começar um projeto de iniciação científica em que eu iria projetar um processador RISC-V completo de 32 bits.
Pena que é muito complexo e não segui em frente.
Mas é muito bom ver que já está maduro o suficiente pra ter gente vendendo processadores com essa ISA.
E parabéns Dio por mais um vídeo excepcional!
Ja tem gente vendendo Processadores com essa ISA desde 2020
Gosto dos vídeos egosto ainda mais da bibliografia (ajuda bastante)!
acho q seria mais o caso de instalar alguma distro server como o dietpi
Gentoo não seria a distribuição ideal neste caso?
Off topic: Tenho visto cada vez mais conteúdo sobre Hyprland (DE), que tem um apelo maior pra ser utilizado por distros que fazem rolling release... Tb uso Pop! e tenho pensado em testar (e acho que seria primeiro caso em que faria sentido finalmente mudar pra Wayland). Acho que o novo Cosmic já vai abandonar o Xorg, mas na versão atual sigo com dúvidas sobre quanto vale a pena fazer essa mudança agora...
Certamente deve estar nos planos fazer um vídeo sobre Hyprland, mas caso não esteja, acho que seria um conteúdo legal pra abordar e tirar algumas dessas dúvidas 😉
Trabalhei brevemente com arquitetura RISC, entendo a dor de compilar as coisas pra RISC.
Sei não arm com celulares Android segue indo bem sem falar nos iPhones e Macbooks
Boa! Show!
Muito interessante se conseguirem desenvolver um bom processador que rode bem os aplicativos e um sistema operacional com todas as funções de um PC normal, será muito bom,se livrar das gigantes que dominam o mercado hoje em dia.
Testa jogos de navegador,como Bloxd
entre briga de Arm vs X86 ele diz que nenhum dos dois, mas eu ainda acredito nos ARMS ainda mais pq Google, Nvidia e Apple ja investiram pesado
Espero que o Risk V se torne o Linux do mundo das ISAs.
Ja tem alguns anos que é.
Voce sabe dizer qual a litografia desse processador aí? Sabe se existe (ate em desenvolvimento) algum Risc-V de alta performance?
ta com a interface cosmic ja?
Muita informação útil num único vídeo! Obrigado
Uma placa de codigo aberto totalmente sem patente conseguir rodar um sistema operacional relativamente moderno e até abrir o firefox é um feito incrivel, com certeza o futuro! Espero que empresas abraçem essa tecnologia assim como a valve fez com o linux, quando estiver mais completa é claro.
Show de bola !
Roseta! Igual a pedra de Roseta? Interessante!
Lido com RISC desde os Solaris até os Rasp, Arduino, Microchip e por aí vai
Não sei se vc lembra mas o playstation 1 de 1990 usava o Risk como processador.
Acho que me enganei qyem usava o processador risk era o mega driver 3
e onde comprar isso rapaz nem no site ewu vejo lugar pra comprar isso
no dia que tiver metade do desempenho de um ARM , com mesmo suporte, os ARM estarão em dominancia de mercado em low energy
Não rola um dietpi nele?
da uma testada nas coisas linux com lazarus/fpc meu projeto rest dataware eh famoso por levar servers rest visuais e outros para linux desde 2016 tmj sempre vlw, a adorei o riscV vim de mercado dos arcades e sempre mexemos com risc. uma vida dos arcades veio deles
pior que eu estava estudando fazer um projeto numa placa risc-v a um tempo atraz '-'
Aqual as empresas por traz disso ?
Boa Noite!
Só é adaptar o wine para o risc por exemplo como usaram para android
O que a galera do android usa é o Box64 com wine, no Risc-V ja usamos. O problema são as limitações do Box64 e do Wine com WOW64(pra não precisar de um hardware32bits)
Alguém sabe o código para ações? Quero comprar essa impresa
Existiu uma solução para esse problema que não dependia de uma lesma RISC, ou de est*prar um ARM com emulação. O Transmeta Crusoe usava um sistema de maquina virtual via hardware, e traduzia todas instruções x86 automaticamente para as instruções que ele usava, isso tudo sem sacrificar desempenho (nos anos 2000, um processador Crusoe de 800mhz tinha o mesmo desempenho do pentium 3 de 600mhz, nos dias de hj, seria tipo vc ter um "Transmeta 7 de 3.8Ghz" que tem o mesmo desempenho de um "Ryzen 5 de 3.2ghz", mas só que custando o preço de um Athlon/Celeron). No inicio dos anos 2000, tiveram alguns notebooks que usavam esse processador, ele era equivalente ao Atom em consumo de energia, a bateria durava muito mais do que os notes da epoca, e a baixa dissipação termica, permitiu designs bem finos de laptops.
Lembro desses processadores.
O Linus trabalhou na Transmeta, por isto soube deles na época.
Em números: timha 1/3 do desempenho de um Pentium IV, mas era *10x* mais barato. E consumia muito menos.
@@salomaoalenda Mas os transmeta eram concorrentes apenas do pentium 3 (nessa epoca), a transmeta não chegou a criar um concorrente para o pentium 4, eles se especializaram posteriormente em cpus de baixo consumo (antes do atom) e criaram um concorrente pro AMD Geode e VIA C7, que rodava em 1ghz
@@RicardoRamosRetrocomputacao eu sei, só comparei com a referência de desempenho da época. Custo vs desempenho, só isto.
Problema é se gourmetizar igual raspberry pi que custa mais que mini pcs mais potentes com intel e amd
Sera que em 3 anos vamos ter um linux rodando nesse sistema? Um motivo para o desenvolvimento do RISC-V vai ser a segurança, sem chips de rastreio ou softwares de espionagem embutidos.
Não pode espiinar?
Aí os EUA, NSA não gostam...
Gostei do vídeo e do projeto, mas é uma pena que o mesmo governo que apoia esse projeto dificulte o nosso acesso a esse tipo produto.
3:50 Era né, porque desde 2022 a Intel licencia o x86 pra qualquer um. Além de que sempre todo mundo esquece da Cyrix/VIA, que também faz processadores x86... Hoje em dia pro governo Chinês sob o nome de Zhaoxin.
A pergunta que fica, será compatível, já vi diversos projetos e não tem uma interoperbilidade entre eles, obrigando uma Canonical por exemplo a criar um "S.O" pra cada uma destas "arquiteturas" Risc-5. As vezes precisamos abrir mão de algumas "liberdades" uma delas seria um acordo entre as fabricantes destas CPUS riscV combinarem um padrão. Senão vai virar o problema do gerenciador de pacotes do Linux, 500 versões e etc.
Apenas um complemento: Os processadores modernos x86 adotam uma **arquitetura híbrida** que integra as eficiências das arquiteturas CISC e RISC. Eles são projetados para serem compatíveis com softwares que esperam instruções CISC complexas, mas internamente, essas instruções são convertidas em operações RISC mais simples e rápidas, garantindo um desempenho otimizado.
testa o sistema wine
Sou inscrito do seu canal a anos mais por alguma razão o RUclips me desinscreve can muita frequência. Eu jogo que não to fazendo isso. Esse notebook é o primeiro 100% Open Source. Eu vou comprar um RISC-V quando a arquitetura estiver madura ou rodando x86 emulado em velocidade quase nativa. Talvez antes se eu encontrar um baratinho.
É bem provável que ele não tenha aceleração pra vídeos.
achei legal mas roda doom?
E a Cyrix? Que fim fez? Eu tive um Cyrix 6x86. Depois disso sumiu.
A Cyrix foi comprada pela Via technologic...
Os Chineses e Indianos também investem nisso, para não ficarem dependentes.
Ue e Risc - 5? Pensei que era V msm sem significado de 5
A AWS tem servidores com processador ARM. O graviton, que é excelente, diga-se de passagem.
Show!!
Lembro que a Via tinha licença pra fabricar processadores x86...
Ela ainda fabrica, só mudou de nome. Agora chama "Xiaozhim" ou coisa parecida. O desempenho deles é bem mais modesto que um intel ou Ryzen lançado no mesmo ano.
Há 35 anos já havia essa "briguinha" entre cisc e risk.
UAL
Por quê ainda usam arquitetura x64 e não 128 bits?