Do caralho, bicho. Da pra perceber a diferença das músicas bem gravadas e bem mixadas, e como isso facilita a master. Muito bem explicado também! Parabéns ae, na moral.
Mt foda, bem explicado e na prática mesmo, deu pra sacar a diferença enorme que deu quando ficou pronta a masterização, só é meio complicadinho, mas tem que ir praticando msm.. quando der faz um video de mix pra rock mais pesado e moderno ou um grunge .. você poderia fazer um video explicando como nivelar os niveis de volume de cada instrumento e se faz no inicio ou fim da mix e o pan pra qual lado vai cada instrumento e voz. Vlw.
Sensacional, realmente as edições de midia com o MAC não tem nem comparação, mas há que reconhecer também que você é profissional da área e isso também faz diferença. Qual curso eu poderia fazer para aprender mais sobre edição de áudio, equalização, etc.?
Muuito bommm amigo ,curti muito Esses lance de trocar a segunda voz de um lado pro outro ficou interessante Parabéns e obrugado pelaa dicas importantissimas q vc deu
Boas dicas, inclusive quanto a referência da artista "Dido", que tem muito a ver com essa música. Mas me diga uma coisa, na sua master você não usa reverb de convolução?
Fala Rodolfo! Parabéns pelo trabalho! Imaginei que você ia fazer a masterização inteira pelo Ozone: o brilho no exciter, a compressão no dynamics e o limiter do maximizer. Sei que não há regras, mas daria pra fazer a masterização apenas com o Ozone, correto? Abs!
Show de bola, meu camarada. Manda ver aí e vamo com tudo!!! Ah, não deixa de se inscrever no Workshop: masterprodutor.com.br/workshop-inscricao Um abração
Grande aula. Vou guardar essas palavras: "Menos é mais". Só tenho uma dúvida: você fez a master em multitrack, no master channel? Andei vendo outros tutoriais onde fazem a master em uma só track já renderizada. Há um método que seja mais aceitável ou ambos funcionam? Grande abraço!
Faala, Ed! Show de bola que curtiu, meu amigo. De forma geral, masteriza-se dentro do mesmo projeto de mix quando o engenheiro de mixagem é o mesmo da master. Não há nada de errado nisto. Mas quando você envia sua mix para um engenheiro de masterização, aí enviamos o arquivo stereo stems (grupos stereo divididos por naipes - bateria, guitarras, etc). Sacou? Então não tem mais aceitável ou menos aceitável. Depende apenas do processo pelo qual o seu projeto está passando. Além disso, nada te impede de renderizar a sua mix em um arquivo stereo e importar este arquivo em um projeto novo para a master! Você pode/deve fazer isto por 2 motivos 1 - economizar CPU 2 - importar o arquivo em uma plataforma profissional de masterização (WaveLabs, por exemplo)
EMPEC Show. Ainda estou aprendendo sobre o assunto. Eu tenho feito como você disse. Depois da mixagem, renderizo os grupos separados para fazer a Master. É bom trocar essa ideia, pois sempre tem alguém com ideias inovadoras. Obrigado professor. Abraços
eu observei que muitos artistas parecem não se importar com os LUFS -14 das plataformas digitais. Analisei vários sons e vi que eles passavam das medidas do RUclips e, mesmo assim, o som soava tão alto quanto o meu som em LUFS -14. Como eles fazem para soar bem em qualquer mídia?
tenho uma duvida, se eu colocar um glue compressor no meu mix buss quando eu acabar uma mix, na masterização eu ainda preciso colocar mais um glue compressor?
Show que curtiu, Alex! Cara, rms e lufs são não são necessariamente correlatos. Enquanto no LUFS é inserido um K-Weighting Filter e um corte high-pass, a medição RMS é "flat". Saca? ;)
wow, você fala sem perder a clareza do assunto gostei, fiquei um pouco confuso por que não entendo muito do assunto, mas foi um prazer! poderia me dar uma dica de microfone para gravação de tutoriais de engenharia reversa em software entre outras coisa onde preciso dizer muitos detalhes pequenos com precisão e uma placa de som se for o caso; só quero algo que me deixa com a voz limpa; clara, sem ruidos é o que me deixa um pouco irritado sao os chiados na gravação, comprei um que tinha visto em uma loja de hardware, mas o que eu deveria fazer era pesquisar antes de comprar, enfim, tenho um hardware bacana, placa mãe ASUS Z270E, intel i7-7700k, Nvidia GTX 1080 Ti, 4xSDRAM 16GB e SSDs... um nome algo onde posso basear as informações a afirmação que sempre levo em conta é "ME DE SUA EXPERIENCIA" amo aprender, qualquer coisa que ajude estou a disposição; Muito obrigado foi um prazer de verdade até.
Fala, Support! Bacana demais que curtiu minha didática, meu amigo. Quanto ao microfone, neste caso, você não precisa nem de um equipamento profissional. Um microfone lapela da Rode ou da Shure para você conectar no seu celular já será ÓTIMO para a sua aplicação!
Obrigado, vou pesquisar, eu queria um equipamento semeprofissional ou profissionais para projetos futuros, como filmagem de cenas "cinematograficas" me recomenda algo que você usaria para projetos assim? como algo pessoal... E gostei da Shure, parece ser muito bom, nunca tinha ouvido falar na empresa, Muito Obrigado pelo carinho até Mais
mano, tudo blz? Se fosse fazer um masterização pra uma musica que é mais grave, tipo os pop rocks de agora estilo hillsong e outros que são com as frenquências graves bem altas, como eu faria pra não saturar e nem rasgar o audio, mais manter essas frequências graves na medida? Espero tua resposta mano, obrigada!!!
Grande Marcos. Uma forma de se conseguir isto é usando uma compressão multibanda na master para limitar a energia grave abaixo de certo nível. Além disso, fica atento que o que vai dar o "punchzão" é o grave, enquanto o sub vai apenas "empurrar" a track, ok? Com isto, eu quero dizer para vc não valorizar demais o sub, pois ele ocupa mais espaço e é "menos importante" que o grave. Show? ;) abs
Meu problema é acertar as mixagens, tipo, cada musica fica de uma forma quando vou masterizar, umas mais graves e outras mais agudas, e olha que uso tudo a mesma coisa (baixo, violao, mic etc)
Rodrigo, tente trabalhar com uma referência e, principalmente, desenvolver um ouvido crítico. Isto vai facilitar seu processo de mixagem e suas equalizações certamente serão mais certeiras! ;) Se quiser falar mais sobre o assunto, me contate em: contato@empec.com.br Abração
Irmão Blz eu uso u Nuendo 4 ais quando eu abro os plugins e clicko na Agulha os plugins se escondem isso pq eu tenho que usar duas telas para arrastar as tracks para um lado e usar os plugins do outro lado, mas percebi que nao acontece o mesmo com vc , vc mexe na agulha dai a janela do plugin nao se oculta isso e pq ??? pelo fato de uma configuração no sistema??? por ser mac ? ou pela versão da sua Daw? Sem contar que ganhou mais 1 inscrito
aquela que vc escolhe qual parte da musica quer escutar, geralmente quando vc usa um plugin na tela e depois clicka em alguma parte do cubase ouw nuendo a janela do plugin se esconde atras da interface da daw kkkkkk com vc não aconteceu creio que seja por causa da versão do seu cubase , pessoal da steinberg deve ter corrigido
Caramba!!! Entendi....é, realmente não é configuração não. É parte de desenvolvimento do software mesmo, João. Coloca o mixer em outra tela, cara. Vai resolver parcialmente o problema. Abçows
Ola joao. eu uso o nuendo 4 e acho que entendi sua pergunta. só nao sei como vou te explicar por aqui. vc nao precisa ter duas telas nao. vc precisa habilitar o plugin pra ele nao se esconder. agora vou tentar te explicar usando qualquer plugin da waves. Vc abre o plugin - ai vc vai ver que tem a opcão LOAD e SAVE do plugin certo? entre esses nomes e a opção de minimizar tem uma cor mais escura do plugin certo? em cima dessa tarja mais escura vc vai clicar com o botão direto do mouse e vai aparecer a seguinte palavra (Always on top) é so marcar essa opção toda vez que abrir um plugin. espero que vc compreenda. vlw
Show de bola! Parabéns pelo trabalho e excelente didática.
Valei, Rogério. Fico agradecido pelos cumprimentos, meu camarada. :-)
Aquele abraço!
Muito obrigado pelo vídeo. Que aula! Eu fico cada vez mais apaixonado por esse trabalho de engenharia de som
uma honra, meu amigo!
Fiquei com vontade escutar a música toda
Do caralho, bicho. Da pra perceber a diferença das músicas bem gravadas e bem mixadas, e como isso facilita a master. Muito bem explicado também! Parabéns ae, na moral.
são sempre ótimos vídeos do Rodolfo!!!
Parabéns pela aula me ajudou muito!!!
Sua gravação é nota 10
Nossa o som ficou tão massa e fiel que se rua fechar o olho consigo ver o baterista batendo no prato! Nossa que resultado incrível! !!!!!!
Fala, Rodrigão! Que show que curtiu, meu camarada. Bora pro meu Treinamento Completo! Veeeeeem: masterprodutor.com.br/promo-65-off-inscricoes
Aula
Maravilhosa
Com uma mix dessas a master fica de boa! Parabéns meu amigo, e obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
sensacional tu é demais
Mt foda, bem explicado e na prática mesmo, deu pra sacar a diferença enorme que deu quando ficou pronta a masterização, só é meio complicadinho, mas tem que ir praticando msm.. quando der faz um video de mix pra rock mais pesado e moderno ou um grunge .. você poderia fazer um video explicando como nivelar os niveis de volume de cada instrumento e se faz no inicio ou fim da mix e o pan pra qual lado vai cada instrumento e voz. Vlw.
Que música maravilhosa!
Que compressor foda, muito obrigado msm, tu é o melhor
Sensacional, realmente as edições de midia com o MAC não tem nem comparação, mas há que reconhecer também que você é profissional da área e isso também faz diferença. Qual curso eu poderia fazer para aprender mais sobre edição de áudio, equalização, etc.?
Que musica linda.
Muito bom Rogerio. Vc explica muito bem, muito facil de entender. Achei esse compressor muito mais interessante que o SSL. Bom demais!
Obrigado pelo retorno, Sergio! Manda ver aí nas produções, meu camarada. Abração
Vlw pela dica, ajudou bastante a gente aqui no estúdio!
Que booom, Briio! Agora é só mandar ver, hein....forte abraço!
Muito bom! Tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre o que é masterização. Valeu.
muito bom minha master ficou legal com essa dicas muito abrigado
Não conhecia este canal... muito bom parabéns...já me inscrevi
Shooow de bola, Júlio! Seja muito bem-vindo, meu camarada. Vaamo que vamo
Muuito bommm amigo ,curti muito
Esses lance de trocar a segunda voz de um lado pro outro ficou interessante
Parabéns e obrugado pelaa dicas importantissimas q vc deu
Top!!! Esse cara sabe!
Grande Clóvis! E continuo aprendendo, afinal, o mercado se renova o tempo todo... ;)
Forte abraço e vamo nessa!
Esses vídeos me dão vontade de continuar trabalhando nessa área, vlw pela motivação
Bom demaaaais saber isto, Diego. Obrigado por me contar, Diegão!
Muito bom, quando mexe demais fica esqusito.
;)
A musica ficu mais dope
Não ficou bom. E sim excelente !!!!Top demais... a batera, os instrumentos todos se acasalando numa bela melodia harmoniosa.
Shoow, Leonario! vamo que vaaamo
muito bom seria bom uma mixagem de musica eletronica
Muito bom! Parabéns!
Muito bom! Me ajudou muito, excelente trabalho.
Grande Gil. Feliz em ter ajudado, mano. Abração
grande mestre .. muito bom
Show de bola mano!!!
Ficou show demais, essa bateria e plugin ou bateria real?
BAUM DEMAIS!!!!!!
Boas dicas, inclusive quanto a referência da artista "Dido", que tem muito a ver com essa música. Mas me diga uma coisa, na sua master você não usa reverb de convolução?
Muito bom, valeu por mais essas dicas,valiosas um grande abraço.
Valeeeu, Elenilson. Grande abraço e tudo de bom
Fala Rodolfo! Parabéns pelo trabalho! Imaginei que você ia fazer a masterização inteira pelo Ozone: o brilho no exciter, a compressão no dynamics e o limiter do maximizer. Sei que não há regras, mas daria pra fazer a masterização apenas com o Ozone, correto? Abs!
Muito bom parabéns cara. Posta uma mixagem e master de samba por favor. Obrigado
Valeeu, Carlos. Fico feliz que vc tenha gostado, meu camarada. Tá nos planos mesmo gravar uma aula de mix de samba aqui para vcs! ;) abraçows
Mano, vc pode masterizar um rap p nos ver?? Se puder faca uk vídeo,qualquer coisa te mando uma base para ver como vc trabalharia em cima dela!! Obg
o som fico show!
Que aula foda, gostei demais,, 🔥
Shoooow!!! 👊
Demaaais. Tá de Parabéns manow. Já peguei bastante ideia ae pras minhas produções de RAP
Show de bola, meu camarada. Manda ver aí e vamo com tudo!!! Ah, não deixa de se inscrever no Workshop: masterprodutor.com.br/workshop-inscricao
Um abração
Blz. Eh noix!!! Abrass
Grande aula. Vou guardar essas palavras: "Menos é mais". Só tenho uma dúvida: você fez a master em multitrack, no master channel? Andei vendo outros tutoriais onde fazem a master em uma só track já renderizada. Há um método que seja mais aceitável ou ambos funcionam?
Grande abraço!
Faala, Ed! Show de bola que curtiu, meu amigo. De forma geral, masteriza-se dentro do mesmo projeto de mix quando o engenheiro de mixagem é o mesmo da master. Não há nada de errado nisto. Mas quando você envia sua mix para um engenheiro de masterização, aí enviamos o arquivo stereo stems (grupos stereo divididos por naipes - bateria, guitarras, etc). Sacou?
Então não tem mais aceitável ou menos aceitável. Depende apenas do processo pelo qual o seu projeto está passando. Além disso, nada te impede de renderizar a sua mix em um arquivo stereo e importar este arquivo em um projeto novo para a master! Você pode/deve fazer isto por 2 motivos
1 - economizar CPU
2 - importar o arquivo em uma plataforma profissional de masterização (WaveLabs, por exemplo)
EMPEC Show. Ainda estou aprendendo sobre o assunto. Eu tenho feito como você disse. Depois da mixagem, renderizo os grupos separados para fazer a Master. É bom trocar essa ideia, pois sempre tem alguém com ideias inovadoras. Obrigado professor. Abraços
Esses plugns Estão liberados pra nós baixarmos?obg!
muito bom!
eu observei que muitos artistas parecem não se importar com os LUFS -14 das plataformas digitais. Analisei vários sons e vi que eles passavam das medidas do RUclips e, mesmo assim, o som soava tão alto quanto o meu som em LUFS -14. Como eles fazem para soar bem em qualquer mídia?
Um abraço..Juninho Paulista..kkkkk...desculpe a brincadeira....bom demais,sempre aprendendo mais,abraços!!
tenho uma duvida, se eu colocar um glue compressor no meu mix buss quando eu acabar uma mix, na masterização eu ainda preciso colocar mais um glue compressor?
Muito bom irmão! Só uma dúvida. 9.6 rms dá quantos lufs? Só por referência. Valeu, abraço!
Show que curtiu, Alex! Cara, rms e lufs são não são necessariamente correlatos. Enquanto no LUFS é inserido um K-Weighting Filter e um corte high-pass, a medição RMS é "flat". Saca? ;)
Qual modelo KRK de monitor você usa? Obrigado.
Rokit 8 :-) Mas, dependendo do tamanho da sua sala, a de 5 plegadas é o suficiente. Abs
Que musica linda... qual o nome da banda?
wow, você fala sem perder a clareza do assunto gostei, fiquei um pouco confuso por que não entendo muito do assunto, mas foi um prazer! poderia me dar uma dica de microfone para gravação de tutoriais de engenharia reversa em software entre outras coisa onde preciso dizer muitos detalhes pequenos com precisão e uma placa de som se for o caso; só quero algo que me deixa com a voz limpa; clara, sem ruidos é o que me deixa um pouco irritado sao os chiados na gravação, comprei um que tinha visto em uma loja de hardware, mas o que eu deveria fazer era pesquisar antes de comprar, enfim, tenho um hardware bacana, placa mãe ASUS Z270E, intel i7-7700k, Nvidia GTX 1080 Ti, 4xSDRAM 16GB e SSDs... um nome algo onde posso basear as informações a afirmação que sempre levo em conta é "ME DE SUA EXPERIENCIA" amo aprender, qualquer coisa que ajude estou a disposição; Muito obrigado foi um prazer de verdade até.
Fala, Support! Bacana demais que curtiu minha didática, meu amigo. Quanto ao microfone, neste caso, você não precisa nem de um equipamento profissional. Um microfone lapela da Rode ou da Shure para você conectar no seu celular já será ÓTIMO para a sua aplicação!
Obrigado, vou pesquisar, eu queria um equipamento semeprofissional ou profissionais para projetos futuros, como filmagem de cenas "cinematograficas" me recomenda algo que você usaria para projetos assim? como algo pessoal... E gostei da Shure, parece ser muito bom, nunca tinha ouvido falar na empresa, Muito Obrigado pelo carinho até Mais
Com quais programas voce trabalha?
Opa, Pedro. Com Cubase e Pro Tools. ;)
Muito bom!!!!!
Valeu, Marcio.
O canal descontinuou nao vejo novos videos,Abracos
mano, tudo blz? Se fosse fazer um masterização pra uma musica que é mais grave, tipo os pop rocks de agora estilo hillsong e outros que são com as frenquências graves bem altas, como eu faria pra não saturar e nem rasgar o audio, mais manter essas frequências graves na medida? Espero tua resposta mano, obrigada!!!
Grande Marcos. Uma forma de se conseguir isto é usando uma compressão multibanda na master para limitar a energia grave abaixo de certo nível. Além disso, fica atento que o que vai dar o "punchzão" é o grave, enquanto o sub vai apenas "empurrar" a track, ok? Com isto, eu quero dizer para vc não valorizar demais o sub, pois ele ocupa mais espaço e é "menos importante" que o grave. Show? ;) abs
Show
muito bom
Show que curtiu, Lucas. Aquele abraço!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Esta Daw é o Cubase 7
link ?
Meu problema é acertar as mixagens, tipo, cada musica fica de uma forma quando vou masterizar, umas mais graves e outras mais agudas, e olha que uso tudo a mesma coisa (baixo, violao, mic etc)
Rodrigo, tente trabalhar com uma referência e, principalmente, desenvolver um ouvido crítico. Isto vai facilitar seu processo de mixagem e suas equalizações certamente serão mais certeiras! ;)
Se quiser falar mais sobre o assunto, me contate em: contato@empec.com.br
Abração
Ola gostaria fala com voce como eu faço??
Opa, meu amigo. Pode falar! Que que manda?
@@EMPEC ffontenele380@gimeil.com
@@EMPEC Oi boa tarde
@@franciscofontenele5154 pode falar direto comigo no zap: 21 99637-8182
@@EMPEC o seu número não tá dando certo nao no sap não!!
Irmão Blz
eu uso u Nuendo 4 ais quando eu abro os plugins e clicko na Agulha os plugins se escondem isso pq eu tenho que usar duas telas para arrastar as tracks para um lado e usar os plugins do outro lado, mas percebi que nao acontece o mesmo com vc , vc mexe na agulha dai a janela do plugin nao se oculta isso e pq ??? pelo fato de uma configuração no sistema??? por ser mac ? ou pela versão da sua Daw?
Sem contar que ganhou mais 1 inscrito
Fala, João! Beleza, meu amigo? Cara, não entendi direito a sua dúvida. A qual agulha vc se refere? rsrs
aquela que vc escolhe qual parte da musica quer escutar, geralmente quando vc usa um plugin na tela e depois clicka em alguma parte do cubase ouw nuendo a janela do plugin se esconde atras da interface da daw
kkkkkk
com vc não aconteceu creio que seja por causa da versão do seu cubase , pessoal da steinberg deve ter corrigido
Outra Duvida e se os Projetos do Nuendo 4 ou Cubase 5 abre no Nuendo 7 ou cubase 8!?
Caramba!!! Entendi....é, realmente não é configuração não. É parte de desenvolvimento do software mesmo, João. Coloca o mixer em outra tela, cara. Vai resolver parcialmente o problema. Abçows
Ola joao. eu uso o nuendo 4 e acho que entendi sua pergunta. só nao sei como vou te explicar por aqui. vc nao precisa ter duas telas nao. vc precisa habilitar o plugin pra ele nao se esconder. agora vou tentar te explicar usando qualquer plugin da waves.
Vc abre o plugin - ai vc vai ver que tem a opcão LOAD e SAVE do plugin certo? entre esses nomes e a opção de minimizar tem uma cor mais escura do plugin certo?
em cima dessa tarja mais escura vc vai clicar com o botão direto do mouse e vai aparecer a seguinte palavra (Always on top) é so marcar essa opção toda vez que abrir um plugin. espero que vc compreenda. vlw
A Gostei muito da musica, poderia seder A autora do MIX da gravação? nome da cantora
haha
ae brother vc faz master online?
Opa, Santos. Beleza, meu amigo? Faço, sim. Entre em contato pelo e-mail, por favor: contato@empec.com.br
Um abração e no seu aguardo.
acho q tenh q fazer algum curso presencial pq fazendo sozinho em casa sai sempre uma merda
Faala, WT! Entra em contato comigo pelo e-mail: contato@empec.com.br
Abraçows e no seu aguardo
Ficou Muito show