Peraí, vc programou isso pra todos seus vídeos, certo? fiquei curioso pra saber como. edit: Deve ser uma coisa muito trivial que eu não conheça, deve ter inclusive até um botão no youtube que roda isso pra vc e eu não sei. isso é interessante
Muito obrigado pelo video Filipe! Eu já pensei várias vezes em deixar de "escrever código" e por muito tempo fiquei me questionando o que essa dúvida significava. Depois de 13 anos trabalhando na área percebi que saber programar é uma habilidade e devemos usar essa habilidade quando e enquanto fizer sentido. existe 5 motivos pelos quais eu acredito que eu possa vir a desistir de algo (como aprender a programar): - ficar com medo (e desistir) - não levar a sério (e desistir) - perder o interesse/entusiasmo e me contentar com a mediocridade (e desistir) - focar só no curto prazo (e quando ficar difícil no curto prazo, desistir) - não descobrir um problema que goste de resolver (e desistir achando que não é pra mim) Abraco turma!!
Acabei de assistir o vídeo do Herói.... vejo muito o Filipe na tua TV, baita homenagem! Estou mentorando jovens do Interior do RJ, para o inicio da programação tendo um projeto social (um blog para outro jovens), e seus canais e aqueles que estiveram na live do Codigo Fonte, não faltarão... Referências e um legado !!
Eu quase desisti de programar! Não entrava na minha cabeça nem fodendo as lógicas e como resolver os exercícios. O que me salvou foi meio besta, mas deu certo: foquei em tirar muita satisfação de cada pequeno passo. Cada print bem sucedido, cada while que fazia sentido, tudo era motivo de eu comemorar como se eu tivesse reinventado a roda. Isso meio q segue comigo até hoje, 7 anos dps, e programar me dá um prazer absurdo :))
Estou nesse cara, estou fazendo SI e a lógica e os exercícios estão me frustrando por não conseguir fazer.... não entra na cabeça.... mas vou ser persistente!
Fico muito feliz por ter meu nome mencionado por o você meu caro, sou a prova viva que tudo é possível quando Deus está na frente. Sou cadeirante, tenho dificuldade para falar, porém estou aqui para dizer sim É possível tudo em Deus. Obrigado novamente Felipe tmj
Adonis, muito comum isso! E ao mesmo tempo é bom lembrar que a parte técnica não é a única parte importante. Eu prefiro muito mais trabalhar com alguém empolgado com o que faz, gosta do produto/serviço da empresa e está disposto a aprender a parte técnica, do que o contrário.
Eu vejo que pra freelances, geralmente as empresas optam por pessoas com conhecimento mais técnico possível. Mas pra trabalhar de fato na empresa eles preferem o candidato como oq o Filipe falou, com vontade de aprender, trabalhe bem em equipe, boa comunicação interpessoal e que tenha alguns conceitos além de apenas na parte técnica, na parte de programação. Por exemplo entender melhor sobre gerência de projeto de software, alguns conhecimentos administrativos básicos, conhecimentos que agreguem a mais no projeto em si e não somente na parte mais técnica. Logicamente saber a parte técnica é tbm muitíssimo importante, mas saber somente isso muitas das vezes não vai te garantir uma vaga.
O que me desmotiva muitas vezes é que… não existe uma receita a ser seguida, são tantas coisas para se aprender, tantos termos técnicos etc, mas não existe uma trilha exata de “siga esse caminho e entenda o que está rolando gradativamente”. É foda quando você não sabe o que estudar e quando estudar, olha que eu estudo por horas todos os dias e mesmo assim vejo que sei quase nada.
Felipe, vc é sensacional. Estou doente, torcendo pra não ser nada grave pq se trata de um nódulo, eu ia me demitir pq me sinto fraca pra ajudar no projeto que eu trabalho, envergonhada pelos atrasos, mas vou tentar me esforçar ainda mais e continuar, não irei desistir. Eu amo meu emprego. Eu sinto orgulho de dizer que sou programadora, e tenho um sonho que eu preciso realizar ainda. Então, vamo que vamo!
Acho que o burnout dos profissionais da área de desenvolvimento vem muito mais rápido do que em qualquer outra área. Já fui office boy, já fui entregador, já fui professor de ensino médio. Nunca senti tanta pressão por resultados perfeitos como agora que sou engenheiro de software.
Se fosse só a pressão seria bom, o outro problema é a luta constante com o prazo de entrega. O chefe/cliente que não conhece o processo de desenvolvimento quer tudo pra ontem, e aí tá pronto ? Daí eu lembro da Pizzaria.
Bom, há um ano, assisti a este vídeo em busca de motivação ou para encontrar onde estava o meu erro. Então, descobri que o erro estava nas minhas escolhas. Sinceramente, ainda sou apaixonado pela área de programação e TI em geral, continuo me atualizando com notícias e programando ocasionalmente, mas sempre para satisfazer minhas próprias vontades. Mas vamos lá, assim como o cara que se tornou carpinteiro, migrei para a área de saúde e bem-estar. Atualmente, sou estagiário de Educação Física e dou aulas de musculação na academia do meu bairro. O salário? Haha, uma porcaria, mas sinceramente, SOU MUITO MAIS FELIZ. Parece que tirei um peso das minhas costas. Chego em casa e durmo tranquilo, e até fico feliz em saber que estarei na academia dando aula no dia seguinte. Os alunos me encantam e amo ensinar sobre essa nova área que estou seguindo. Também faço Uber moto nos meus tempos livres, e sabe de outra coisa? Amo andar de moto. Assim, tenho uma moto super esportiva e outra de 160cc para trabalhar. É surreal a felicidade que sinto ao subir em uma moto e ganhar dinheiro fazendo o que amo. O que quero dizer com este texto é que nem sempre o lugar onde você acha que deveria estar é realmente o lugar onde deveria estar. Eu tinha 8 anos de profissão, incluindo suporte, infraestrutura e programação. No entanto, meu emocional não aguentou a pressão e o estresse no dia a dia que essa carreira exige. Me considero fraco? Talvez sim! Mas não tenho vergonha de começar de novo e ter minha consciência tranquila de que a alteração que fiz em produção não vai dar errado KKKK! Já cheguei em casa muitas vezes após um dia estressante de trabalho e a única coisa que conseguia fazer era chorar de estresse e raiva. Todo dia pensava em jogar tudo para o ar e seguir um caminho diferente... e fiz isso. Pedi demissão de onde estava, já estava cursando minha segunda graduação e a única coisa que fiz foi seguir em frente. Hoje minha saúde mental, emocional e física estão 100%, e isso não tem preço. Não há salário de 7k que me compre mais. Bom amigos, este é meu relato, que talvez ajude alguém a recomeçar ou inspire alguém a ir mais fundo.
Agora com 19 anos entrei em uma universidade de análise e desenvolvimento de sistemas (sempre gostei de computadores e resolver problemas desde pequeno) só que a intensidade de conteúdo esta me esmagando e as vezes passo tanta dificuldade em aprender que entra pensamentos de que não serei capaz/ não fui feito pra isso... E fico muito mal velho kkk
Eu coleciono fracassos. Com 26 anos nunca de fato consegui trabalhar com programação. Meus 4 primeiros empregos de suporte falhei como profissional: cometia muitos erros, era extremamente desatento, não entendia conceitos e pior de tudo: não era respeitado por ninguém. Meus "colegas" de trabalho não tinham paciência comigo. Senhores, não ser respeitado é a pior coisa que um profissional pode passar. Quando FINALMENTE consegui meu emprego na área de Business Intelligence ganhando 3500 como junior fui demitido pelo RH nessa quarentena com 2 semanas de trabalho onde alegaram que menti no currículo por não saber SQL sendo que na entrevista afirmei que nunca trabalhei com isso, inclusive antes de entrar pra essa empresa estava empregado em outra e hoje não estou em nenhuma das duas. Desempregado, adquiri depressão e transtorno de ansiedade nessa quarentena e constatei que tinha TDAH, o que explica boa parte da minha vida profissional. Hoje decidi mudar para Bioinformática e estou estudando para mestrado para virar pesquisador porém não tenho certeza se terei futuro com isso e me encontro escrevendo isso numa cama nesse momento pensando o que de fato preciso fazer da minha vida. Mas eu tenho fé que Deus vai me dar uma saída de tudo isso.
Sensacional, Filipe! Parece que esse vídeo foi feito sob medida pra mim. Eu tô estudando programação por vídeo-aulas. Absorvo conceitos, exercito e tento aplicar na prática, mas a sensação é que eu ainda não estou preparado. Quando eu me deparo com as vagas ofertadas, vejo tanta requisição que dá medo. Eu tô desempregado, tranquei a faculdade, impossibilitando a possibilidade de tentar um estágio. E sinceramente: É desestimulante continuar com meus estudos. Parece que a todo momento eu estou apostando no caminho errado. Como se isso não fosse suficiente, eu escuto o tick-tack de uma bomba relógio. "Até quando eu vou poder me dá ao privilégio de despender tempo e esforço para aprender isso daqui e não ter nenhum resultado prático?".
Primeiro aqui, ein. Já pensei em desistir da programação também, pensando que o processo de evolução é rápido, quando na verdade exige muita prática e dedicação. Seu conteúdo é top!
Gabriel, é isso aí meu caro! É fácil vender que programação é fácil (e até um certo ponto, pode parecer que sim dado a algumas abstrações), mas depois complica e complica bastante, como qualquer outra profissão.
O pior que eu tava querendo fazer isso mesmo. Até tirei print de umas ideias de móveis pra fazer kkkkkkkkkk Pense na risada que eu dei quando vi a história do vídeo kkkkkk
Você e o Gustavo Guanabara são as minhas inspirações para continuar na programação. Obrigado pelo conteúdo e, principalmente, pela maneira de transmitir ele.
Já pensei em desistir da programação várias e várias vezes, até mesmo recentemente. Mas seus vídeos me deram um up, e eu continuo aqui firme e forte. Que Deus te abençoe muito, cara!! Você faz uma diferença enorme na minha vida e tenho certeza de que em todos os seus inscritos.
Eu quase desisti da programação quando eu tinha 13 anos, eu não sabia por onde começar, depois agora aos 15 anos decidi procurar pois não estava aguentando mais, e não me arrependo, ta sendo sensacional essa experiência
Wellington meu xará me ajuda, também pensei em desistir mas graças ao telo estou voltando, porém não sei por onde começar. Penso em Java... alguma dica ?
@@wellingtonluan4416 cara, começa com python que você não vai se arrepender, é uma linguagem de facil aprendizado por isso recomendo ela, mas, recomendo que vá pela linguagem que você gosta :), o essencial é você conseguir pegar a logica de programação
Estou saindo por conta da saúde mental. Fazem 5 anos que atuo na área, o salário nunca chegou nem perto dos contos de fadas que contam, talvez eu não me "vendi" direito, porque nao puxo saco de ninguém. Fora que o home-office é extremamente solitário, e sinto que dentro da área há muitas pessoas depressivas, assim como eu fiquei. Sinto que nao aproveito a vida por estar atras de uma tela de computador o dia todo, nao conheço pessoas, etc. Realmente é uma área que você tem que gostar do que faz. Eu, quando da meu horário, não tenho vontade de fazer mais nada, só dormir e pensar em alguma outra profissão.
Eu tava precisando disso. Tem semanas que estou tentando fazer um site no meu trabalho, mas não consigo entender como fazer o BackEnd dele, e já estava pensando em pedir demissão e trocar de curso. Mas esse vídeo me fez repensar isso. Obrigada.
Cheguei a largar a programação depois de uma experiência ruim com algumas pessoas que trabalhavam no meu antigo emprego, e graças a um amigo meu, e seus vídeos voltei a programar e hoje agradeço a ele e a seus vídeos 👏👏👏
Meu caso tem muito a ver com a minha trajetória: já entrei tarde no tecnólogo (tinha quase 24 anos), isso em 2018. Nesse meio tempo passei por alguns períodos de depressão, um muito violento em 2019. Durante o ano de 2020 a faculdade parou por causa da pandemia e em 2021 voltaram as aulas, só que online. Eu poderia ter feito várias matérias e não fiz. Não tinha foco, preferia fazer outras coisas. Tive duas oportunidades boas de estágio em dev, atrasei a entrega dos testes em um porque travava na frente do computador e no outro eu entrei e na primeira semana senti que não ia dar conta, pedi pra sair. Logo depois comecei estágio como QA e assim fiquei até final do ano passado, quando decidiram encerrar meu estágio. Várias vezes me sentia tão ansiosa e nervosa com as tarefas da empresa que ia procrastinando e atrasando. Nesse semestre ainda não peguei outro emprego, pq estou concluindo o TCC, SEIS anos após o início (eram pra ser 3). Não me sinto capaz, meu foco é muito baixo. Parece realmente que a programação não é pra mim.
Teló da programação você é D+, acabei de me inscrever no vestibular da Univesp/SP para Eng. da Computação, já sou formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, mas já tinha desistido desse mundo. Obrigado por me reerguer das cinzas.
cara eu tava aqui pensando seriamente se eu pararia de estudar programação front end, to a quase 1 ano estudando e ainda sim me prendo em bugs bobos ,ou por mto tempo em um só projeto q parece n ter fim msm sendo algo relativamente simples (por conta de bugs ) ,e seu video venho n o momento certo obrigado filipe continuarei estudando e tentando praticar sempre
Realmente, volta e meia me sinto assim, como iniciante em programação eu fico meio perdido as vezes quando me deparo com desafios mais complexos. Mas sempre que recorro à comunidade acabo tendo muito apoio e incentivo. E a cada vídeo teu que eu assisto me sinto mais motivado ainda. Lembrando que o ponto de partida foi o joguinho do come come kkkk #MestreDeschamps
Uma vez um colega meu recebeu uma dessas vagas cheias de requisito em um grupo de whatsapp, aí ele respondeu "No dia que vc conseguir alguém pra isso, me apresenta pq vc vai ter acabado de conhecer deus"
Bom dia, meu nome é Marcos tenho 39 anos, perdi meu emprego esse ano por causa da pandemia, atualmente estou trabalhando como porteiro. Conseguir terminar uma graduação em segurança da informação esse mês .nossa como foi difícil rsrsrs. Assistindo seus vídeos comecei a me interessar por programação vi um vídeo seu sobre Flutter e comecei a estudar, todas as vezes que eu estou triste me sentindo fracassado, derrotado , já desistindo pq é difícil não ter um equipamento razoável para estudar muita luta e quando estou no fim aparece um vídeo seu dizendo: " Antes de desistir da programação, veja esse vídeo". Muito obrigado por compartilhar suas experiências, seu modo de falar ,sua empolgação me faz acreditar que mesmo com todas as dificuldades eu vou conseguir. Muito obrigado!
Melhor frase, "Você começa a ter certeza que é o computador que tá errado" KKKKKK as vezes bate essa paranoia mesmo, quando estamos empacados em algum bug, abração aqui de Blumenau mestre!
Felipe, obrigado pelo conteúdo de sempre! Tenho te acompanhado recentemente, pois agora que tenho visto esse mundo da programação. Tenho 30 anos e sempre trabalhei em área operacional do setor de Óleo de Gás. No entanto, como sou - modestamente falando - muito rápido no computador, a empresa resolveu me aproveitar no departamento de TI há 4 meses atrás. Não tinha conhecimento algum em programação e estava prestes a desistir na primeira semana, pois eu estava me sentindo super inseguro e BURRO demais para continuar, preocupado em decepcionar as pessoas que estavam depositando energia em mim pois tenho muito carinho com o setor em que trabalho. E no setor não tem ninguém que programa, mas como é necessário fazer manipulação de dados em massa eles pediram pra eu aprender Power BI e SAP Script, utilizando VBA - sei que não é o topo da programação, mas é meu início - e quando eu ia desisti eu te vi aqui. Cara, eu parei simplesmente de endeusar um grande amigo do trabalho que era um dos dois únicos - agora somos três - antes que usavam VBA na empresa, e passei a seguir em frente. Hoje posso dizer com orgulho que consigo fazer scripts complexos e, ontem pude ministrar um treinamento de Power BI para toda a coordenação da empresa e fui muito elogiado. Detalhe: só sei usar o BI utilizando linguagem DAX, não sei usar as medidas rápidas kkkkkkkkkkkkkkkk. Estou muito feliz, pois iniciei minha faculdade em ADS! Voltei neste vídeo pois quando estou com uma barreira para ser rompida e algum desânimo no aprendizado me afeta eu venho aqui para saber que pessoas de sucesso certamente passaram e passam por isso diariamente, e devemos ser fortes para seguir! Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
@@AlatusSz uma merda. Tô aprendendo mais em cursos por fora do que na faculdade. No entanto, ela vai me ajudar em casos da empresa exigir o diploma, um concurso ou até mesmo no estágio, que é o periodo que tenho para aprender sem assumir a responsa final de um Dev Jr.
O Filipe é um mentor, orientador, mestre, tudo em programação, me ajuda muito tudo o que você faz, e me motiva muito muito mais a cada vídeo que você posta. Obrigado pelo seu trabalho !!!!
Muito top o seu video. Muota didatica e conhecimento pratico de causa e efeito. Sobre o medo de mudanca e de moradia, posso dizer que superei isso bem cedo. Primeiro dwixei Sao Paulo e fui para Curitiba. Anos depois deixei São Paulo novamente e fiquei 10 anos no Rio.
Trabalho a 13 anos como programador, já trabalhei com linguagens desktop e web, trabalhei autônomo e em várias empresas, e a uns 3 anos atrás eu descobri que eu odeio programar, odeio isso, não me sinto feliz. Estou ainda na busca de algo que me faça sentir tristeza na sexta e alegria na segunda, espero encontrar logo.
@@viniciushott6080 Cara obrigado, vi o vídeo aqui e realmente me motivou, só não concordo com uma coisa que ele disse, que não existe algo que você goste e ganhe dinheiro, fico pensando sobre músicos, artistas, youtubers, streamers, gamers, esportistas, e outras profissões onde a pessoa realmente ama o que faz e ganha dinheiro por isso. Realmente não sinto isso na programação, eu odeio só de abrir o VS Code e olhar para o código, mas de todo o resto eu gostei muito do vídeo, obrigado por compartilhar, me ajudou muito!
@@RicardoFronza cara já pensou em fazer algo na área de TI mesmo mas fora da área de desenvolvimento? Ou talvez até mesmo dentro da área de desenvolvimento mas direcionado a outra área? Por exemplo : análise de dados, automação, redes etc. Por que algo que curto na área de computação é que você mesmo que não seja um desenvolvedor você pode atuar em diversas áreas e por vezes programar mas não tornar isso sua atividade principal.
@@RicardoFronza Como já comentaram, também acho que quando essas coisas se tornam trabalho, os problemas aparecem. Mas mesmo que essas profissões fossem "perfeitas", a gente tem outro problema: tem muito mais gente querendo ser artista e esportista do que vaga no mercado pra isso (isso é só um exemplo). Isso significa que todas essas outras pessoas que queriam mas não conseguiram ser artistas e atletas estão condenadas a serem infelizes? Eu acho que não. Aqui tem um vídeo meio antigo de um TedX falando sobre isso: ruclips.net/video/MKlx1DLa9EA/видео.html
rapaz... tua oratória é excelente! seu papo é objetivo e descontraído, sem ser mediocre em hipótese alguma, simplesmente cativante assistir aos seus vídeos, parabéns !
Mais um ótimo vídeo motivacional. Estou no começo dos estudos e realmente é assustador a quantidade de informações que preciso assimilar. O importante é não desistir. Obrigado pela oportunidade de aprender com vc.
Cara, eu faço curso técnico de informática integrado com o Ensino Médio, tô no segundo ano já de curso. Eu tava amando programar (principalmente em JS) e tinha certeza que iria seguir nessa área. Até que fui tentar um estágio esse ano pra trabalhar em desenvolvimento WEB com Laravel e React Native, foi muito desgastante, passava 6h por dia sendo improdutivo e contando os segundos pro expediente acabar. Eu tinha decidido terminar o curso e pular pra outra área logo depois do EM, mas esse vídeo me fez repensar bastante e relembrar a minha paixãozinha pela programação.
Se tem medo vai com medo mesmo!!!!! Cara toda santa vez que tenho algum problema ou duvida eu caio em algum vídeo seu e fico felizão no final deles, muito obrigado pelo conteúdo.
O que eu perdi foi minha saúde mental, depois de fazer uma faculdade, me dedicar por um ano inteiro estudando de domingo a domingo para agora ter passado 4 messes me canditando para vagas e não receber resposta ou até passar pelas entrevista, passar pelo teste, ter esse teste elogiado só para no final ouvir: "Então, decidimos optar por alguém com mais experiência, mas não desanime", ouvir um não desanime vindo de você tem talento e a gente viu que você se esforça mas pelo outro ter experiência e você não esse seu esforço não nos vale de nada. Então por isso hoje eu acabei de desistir da área por tanto cansado, ansiedade e angústia que acabei adquirindo por parecer que todo meu esforço não vale de nada para o mercado. Hoje estou procurando um emprego qualquer e tentando encontrar outra área que desperte meu interesse.
Te entendo perfeitamente, estudo a 2 anos, consegui um emprego mas devido alta demanda e minha inexperiência não consegui segurar, e não consegui outro na área
Cara, sinceramente esse vídeo do nada apareceu agora no meu feed e bem no momento que eu estava um pouco desanimado. Obrigado Felipe Tinha esse problema de ficar triste com os erros do código, agora virou uma chave na minha cabeça que quando meu código der erro não vou ficar deseperado e sim analisar e extrair o que realmente é importante na mensagem e ajudar meu programa a voltar a vida kkkk
Seus conteudos parecem feitos especialmente pra mim, desde a semana passada estava desmotivado e pensando em largar tudo. Seus videos me ajudaram bastante principalmente o "Descobri Como Consertar o Meu Maior Problema", sofro de ataques de ansiedade e os problemas de escopo aberto sempre foram problemas(kkkk) pra mim. Só queria agradecer e continue com o bom conteudo!
Mano, te considero terapeuta dos devs kkkk... é sempre um alívio ver seus vídeos, que sempre trazem conteúdos da área, porém de uma maneira bacana!! Parabéns Felipe!!
14:27 Esse é um dos motivos porque utilizo Linux, A Microsoft é uma escola para "FECHAR" os erros que são apresentados na tela "Erro: 0xCee3fefe334", em um ambiente Linux os erros já são abertos, possibilitando que o próprio usuário resolva. Uma mudança de cultura na leitura dos erros.
No linux você é livre! você pode fazer o que quiser com sua máquina. Desde programar a jogar. Os erros são mais claros e o sistema é todo baseado em arquivos. Tudo é arquivo. Viva o mundo open source e livre.
@@diogenespasqualoto para quem quer iniciar no mundo Linux minha sugestão é a distribuição Ubuntu. Você consegue instalar no mesmo hd do Windows. Bem simples basta baixar no site.
Como eu precisava de uma conversa assim! Eu tô parado com os estudos a alguns meses, me senti cansado demais! Mas tô voltando aos poucos. Acho q as coisas vão nessa montanha russa, até alguma coisa dar certo.
Já fiz diversas entrevistas de estágio e todas as empresas que fui aplicaram prova de banco de dados, lógica e de própria programação, não sei mas não faz sentido pra mim se a pessoa está começando ela é obrigada a saber tudo logo no começo? Imagina as vagas de júnior e pleno...
Estou iniciando na programação, ta sendo bem difícil mas eu não vou desistir, espero que a médio prazo eu possa voltar aqui dizendo que não foi fácil mas eu consegui.
Sobre o interesse em estudar programação, por muito tempo da minha carreira eu fui o dev trabalhava 8 horas por dia e ponto. Não me dedicava extra jornada de trabalho para buscar novos conhecimentos. O que fez minha chave virar foi trabalhar em algo que eu realmente acredito, que eu quero ver funcionando. O interesse e a organização necessária para aliar vida pessoal, estudos e trabalho começou a fluir magicamente! Hoje eu tenho uma empresa que participa de um processo de aceleração, além da jornada de trabalho normal. Maior motivação que ver seu sonho se tornando realidade não existe.
Perfeito Rafa, é isso aí! É como ter um filho, você tira energia de onde não sabia que tinha!!! Detona meu caro e parabéns pela coragem de peitar um projeto de verdade 🤝 👍
Tinha conseguido um trabalho de home office, infelizmente no primeiro desafio que me deparei eu não tinha a mínima ideia de como resolver. Era algo até simples, criar um filtro de templates. Todos já vinham de um API interna, bastava fazer eles aparecerem e sumirem de acordo com a escolha. Me senti mó mal e agora tô estudando JavaScript do zero novamente.
Dá um susto essas coisas né? Agora, filtros podem ser complicados de implementar caso a arquitetura no front ou a estrutura de dados esteja mal feita 👍
Estou na mesma situação que você, trabalhava um ano com uma tecnologia, mudei para outra empresa que utiliza a mesma tecnologia e eu simplesmente barrei, apesar de ser a mesma tecnologia é outra forma de fazer, tudo diferente. Não consigui entregar o que foi proposto e isso me fez desanimar. Como está para você hoje ?
Tooooopppp demais! esse Filipe é mesmo fera! Obrigado por ser tão motivador, tenho plena certeza que esse vídeo ajudará bastante programadores à não desistir. E motivará outros mais, a criar um futuro muito massinha!! rsrs
Eu hoje mesmo tava considerando desistir. To fazendo faculdade, e um curso a parte de Swift que a própria universidade oferece. Quando comentei no meu antigo trabalho ouvi que era perda de tempo Swift e que eu tinha que aprender React Native... Me bate a desmotivação também quando tento aplicar pra vagas Júnior (iOS e front end) e querem me oferecer suporte técnico (que são minhas experiências anteriores) e eu acabo não aceitando pq já deu o que tinha que dar trabalhar com isso. Me sinto MEGA desmotivada sentada horas e horas estudando e agora desempregada sem uma perspectiva de um algo onde eu possa aprender e evoluir na carreira, todas as vagas querem pessoas com mais de 5 anos de experiência (as vezes 10)...
as vezes vale mais apena arriscar se freelance do q se submeter a alguns empregos q exige q vc saiba um monte de tecnologia diferente e tenha experiência e só querem pagar 2k
Acredito que um dos motivos que fazem a gente parar de programar é o excesso de regras e códigos de boas práticas atuais, nunca utilizei sistemas de versionamento até precisar deles, nunca liguei muito pra boas práticas de programação, e aprendi orientação a objetos recentemente, até pouco tempo fazia tudo procedural, mas sempre consegui fazer o que queria, então um conselho: se preocupe apenas em fazer funcionar, depois que tiver rodando vai lapidando até ficar bom, mas tira a carga burocrática do ombro, esquece essa de "tem que fazer bem feito ", o mal feito é melhor que o não feito, faz rodar e depois melhora, simplesmente isso. Sempre programei em C, inclusive pra aplicações back-end e gráficas, migrei pra javascript recentemente quando vi que C não tinha os recursos que eu precisava, então: deixe a evolução ser um processo natural, não fica forçando burocracia e coisas que só vão te atrapalhar.
@Alessandro Sangalli Cara, quando a gente ta falando de programação do mundo real, que não ta abstraído sobre alguma engine que "magicamente" faz tudo pra você, não existe essa de "fazer de um jeito legível" , gimp, photoshop, premiere, todos os jogos da Unreal, e o Chrome, tudo isso foi escrito em c++, o próprio nodejs foi feito em rust, não existe um map em C que vai percorrer um array e magicamente iterar ele com o retorno de uma lambda, o máximo que você consegue é definir um ponteiro para uma função , então quando a gente ta falando em construir algo um pouco mais complexo que uma calculadora, que não está abstraído sobre um motor como o V8 , fatalmente você terá que escrever códigos simplistas e pouco legíveis, claro que uma vez rodando você pode melhorar a segurança através de testes e eliminação de mutabilidade, e melhorar a legibilidade escrevendo variáveis e métodos com nomes bem definidos, mas sim, seu software acabará ficando ilegível pra qualquer um que não participou do desenvolvimento, ou não está no projeto para você explicar a implementação.
Fala Filipe, nos meus 17 anos na área de T.I. passei por essa situação algumas vezes também, e na grande maioria das vezes o motivo era, ou, eu não via mais valor no trabalho que eu tava fazendo dentro da empresa ou estava estagnado na zona de conforto, e todas às vezes a solução foi, buscar novos desafios seja dentro da empresa ou em outra empresa no mercado.
Gostei de verdade de ver esse vídeo... estava a um passo de desistir. tenho problemas com a partes mais complexas de lógica e demora muito pegar algumas coisas, tem dias que dá vontade de tacar fogo em tudo! Mas agora deu vontade de continuar tentando, continuar fazendo, até funcionar. Grato de verdade!
Comecei faculdade de analise de sistemas em 2015, em 2016 eu desisti, nesses últimos anos eu começo e paro cursos de prog, pq quando eu acho q estou entendendo e evoluindo vem uma coisa e me destrói.
Cara, eu nem sei como pôr isso em palavras. Você respondeu quase todas as minhas dúvidas e me ajudou a achar o caminho. Foi uma puta duma coincidência, pq eu voltei a programar tem duas semanas e ontem eu tava me perguntando tudo isso e perdendo a motivação
Não sei como fui parar nesse video do Filipe, nunca me passou pela cabeça isso (ainda). Encaro tudo como, é normal, em 2 meses se rever aquilo de novo vai ser facil facil kk. Espero continuar altruísta por muitos anos e aprender muito.
RESUMINDO: PROGRAME NA LINGUAGEM QUE TU QUER, SAIBA QUE UM BOM PROGRAMADOR NÃO VESTE LINGUAGEM, E SIM BOAS PRATICAS, CONCEITOS OU ATÉ MESMO LOGICA, QUEM SE BASEIA EM UMA UNICA LINGUAGEM É "CACHORRO DE UM TRUQUE SÓ", SE TE TIRAREM TEU NODE, PHP, GO, RUBY, OQUE VOCÊ FAZ? AJOELHA E CHORA? ALÉM DISTO VOCÊ TAMBÉM, PRECISA LIDAR COM SEUS PROBLEMAS MENOS TECNICOS :P
Era oq eu precisava ouvir, e acho que vou ver o vídeo dnvo futuramente. Estou tentando seguir na área de web development... Mas tem sido difícil arrumar trabalho...
Eu tinha pensado em desistir da programação a mais ou menos 1ano atrás, mas graças a um vídeo quem tinha esse mesmo assunto como base(Os 3 Livros Que Fizeram Eu Não Desistir da Programação ruclips.net/video/Uh0Kn2aXEqY/видео.html), eu continuei insistindo em aprender mais, e a menos de 1 ano, antes mesmo de terminar a graduação, eu fui contratado, hoje sou programador jr, trabalho com Java em uma grande empresa. Muito obrigado Filipe, vc é uma das minhas inspiração, muito obrigado mesmo.
Que massa, eu já pensei em desistir várias vezes, mas só em pensar no fato de que qualquer área fora da frente do PC me teria um custo muito maior como de deslocamento, risco de acidente, ficar longe do meu filho e outros fatores me faz ficar em programar mesmo. Não queria ser marceneiro como o cara que desistiu e todos os dias corre o risco de perder o dedo. Inclusive, se eu tivesse me formado como a todos os meus colegas do curso de Eletromecânica, provavelmente eu estaria em uma empresa de petróleo como muito deles, onde só chegava pra mim notícias de acidente de trabalho, e meu amigo mais próximo perdeu o dedo polegar em uma máquina. E olha que eke era o cara mais exigente em segurança de trabalho da empresa. Ótimo video Filipe, abraço
Algumas observações referente a: 1. "Me sinto sem direção com tantas informações e opiniões contraditórias" R: foco no que se quer fazer, prototipar um paradigma. Para resolver a questão de opiniões contraditórias é a experimentação, é o melhor remédio, comento por experiência própria. 2. "Não consigo me organizar para estudar" R: separar 1 hora por dia com foco, não mais que isso. 3. As exigências das vagas de trabalho parecem distantes demais. R: É quase via de regra, no Brasil os profissionais de RH não sabem apresentar bem as vagas de TI, é muito raro um profissional desta área fazer uma apresentação correta de uma vaga que deixe o candidato ciente de tudo, sempre tem furos seja numa tecnologia não mecionada, uma tecnologia mecionada que não tem nada a ver com a formação do candidato, e outra né, as empresas sempre vão exigir d+ e te pagar d-. 4. "Não tem vagas perto de onde eu vivo" R: Seria relevante a alguns anos atrás, mas hoje com o paradigma do home office, creio que apartir de 2020, isso não será um impedimento tão grande. 5. "Não me sinto preparado para pegar um trabalho" R: estude, observando os tópicos 1 e 2; 6. "Não consigo acompanhar as atualizações" R: e nem vai, com a quantidade de conteúdo que temos hoje, como diz nosso amigo Lucas Montado, você precisaria de 250 anos pra estudar tudo, então se resume a palavra: foco (já viu que ela pe recorrente né) aliado a estratégicas como assistir e ler artigos de caçadores de tecnologias a exemplo do canal do Felipe Deschamps, Lucas Montado, Código Fonte TV, e por ai vai. 7. "Eu travo muito em alguns bugs e perco muito tempo" R: normal, ler código alienígena (ou código legado) e muito comum quando você tem que atuar num corretivo ou incidente. Então a ideia é buscar ajuda quando travar e nesse ponto pode cair na falta de ajuda, nesse caso sinalizar para o superior por que se ele de fato for um bom gestor, vai buscar mecanismos e formas para te ajudar, e isso te anima a se puxar mais e mais, agora se for um péssimo gestor ele vai mandar te embora (não de cara óbvio pois vai rolar primeiro muita pressão), nesse caso bata a poeira dos pés e bora para uma empresa séria. No meu ver a desistência maior está mais voltada em dois pontos 1. Falta de soft skils como exemplos: Comunicação, Gestão do tempo, Solução de problemas, Flexibilidade e adaptabilidade, Lidar com pressão, Trabalho em equipe, Autoconfiança, Suportar críticas Atitude positiva. Profissionais com deficiências em qualquer um destes itens acabam tendo dificuldade em uma vaga quando são submetidos a uma situação ao qual não tem preparo, a exemplo, o dev que não sabe se comunicar direito quando vai para uma reunião quase tem um treco! 2. Bullying, infelizmente ainda tem péssimos profissionais que se sentem no direito de esculachar trabalho alheio, menosprezar e inferiorizar fortaleça-sede empresa. O mais ridículo é o falar mal do trabalho do outro, é engraçado por que quando você vai ao consultório médico, você não escuta um médico falar mal de outro colega, ou escuta?
Eu gosto do seu canal porque você joga muito conteúdo na cara de geral, sem esconder nada, muitos estudam a vida inteira e não tem a habilidade de passar a diante, por achar perda de tempo, medo ou egoismo.
Que orgulho ser membro de um canal tão maravilhoso! Por sua causa vou começar a escrever artigos mais densos no medium, eu admiro demais o seu trabalho, não para nunca, você ajuda demais! Perdi a conta de quantas pessoas vou recomendar esse vídeo!
Não sei se acontece com vcs: estou num dilema, quero implementar projetos próprios mas tem uma voz que fica me falando: vc vai fazer no php ? Ah não, tem que aprender node primeiro. Vai usar jquery? Mas isso caiu em desuso faz tempo, melhor aprender react. Vai usar mvc ? Puts, o melhor é estudar sobre apis rest antes. Vai por numa hospedagem? Melhor estudar sobre arquiteturas de nuvem, etc, me sinto amarrado com sentimento de nunca estar pronto
Eu tbm passo por isso, e por esse mesmo motivo eu demorei 1 ano pra começar a me candidatar para vagas, é osso, quando você acha que tá chegando lá aparece mais e mais coisas.
Eu tô assim, comecei aprender css/html pra dps ir pra js, mas qria fzr projetos com html e css, mas daí eu fico pensando: nn tenho q por essa funcionalidade e preciso de js, a preciso aprender a fzr linkagem de front e back end. No final to ficando sem programar dias e esquecendo de mts coisas (n posso trabalhar ainda)
Felipe, valeu por trazer para a galera que te segue as dicas do Artigo (eu sou o Leonardo Scorza, autor dele) 😁🤘 Se puder coloca um link para o artigo original também onebitcode.com/8-motivos-pelo-qual-as-pessoas-largam-a-programacao Valeu 💪😁
Cara eu estava meio assim, estou indo com mais calma agora, eu já estou inscrito em computação na faculdade e já peguei 6 matérias nesse quadrimestre, os treinamentos eu vou fazer aos poucos, eu só estou preocupado mesmo com essa escalada da crise financeira no país, porque eu deveria estar fazendo isso a passos largos, os treinamentos mais a faculdade em paralelo. Todo mundo sabe que para "codar" só aprendendo por fora mesmo, mas estou indo com mais calma.
quando vejo alguém dizendo framework A é melhor, vejo como opinião... dizer que é melhor não basta. aprendi com a faculdade que existem várias soluções para um mesmo problema. na faculdade sim vejo bem claro, conceitos e boas práticas.. não tem a chuva de opiniões e preferências como ocorre na internet. Valeu Fatec :D
Acompanho esse canal a um tempo e nunca tinha visto esse vídeo, incrível que encontrei exatamente em um momento que precisava. Consegui o emprego que queria, mudei de cidade e estou aprendendo a linguagem... porém sinto que não estou me desenvolvendo muito bem, sinto muita dificuldade em qualquer atividade e nunca atinjo a expectativa do meu superior. Realmente pensando em desistir e ir cortar madeira kkk
Eu sou fascinado pela forma como as coisas acontecem através da programação. Você consegue fazer absolutamente tudo com a linguagem certa. O problema é quando você sente que não tá conseguindo o conteúdo com rapidez e fica pensando se, no futuro você vai estar trabalhando com isso. Se você não tá perdendo seu tempo com uma coisa que vai jogar no ralo. Se poderia estar investindo seu tempo em alguma outra coisa.
é incrível como você tem a capacidade de descomplicar o complicado e dar dicas assertivas, sempre com positividade e aumento nossa vontade de estudar. obrigado Filipe
*PERA!!!!!* - Antes de ler os comentários, olha que *massinha* que ficou meu *Curso de Programação* curso.dev To muito orgulhoso, sério 😍 😍 😍
Peraí, vc programou isso pra todos seus vídeos, certo? fiquei curioso pra saber como.
edit: Deve ser uma coisa muito trivial que eu não conheça, deve ter inclusive até um botão no youtube que roda isso pra vc e eu não sei. isso é interessante
Programação é tão foda que o Michel Teló trocou a música por ela, então não desista.
ahahahhahahahahahahahaah 😂
demorei mais entendi kkkkkkkkkk
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
Stonks kkkkk
shuashuash
Muito obrigado pelo video Filipe! Eu já pensei várias vezes em deixar de "escrever código" e por muito tempo fiquei me questionando o que essa dúvida significava. Depois de 13 anos trabalhando na área percebi que saber programar é uma habilidade e devemos usar essa habilidade quando e enquanto fizer sentido.
existe 5 motivos pelos quais eu acredito que eu possa vir a desistir de algo (como aprender a programar):
- ficar com medo (e desistir)
- não levar a sério (e desistir)
- perder o interesse/entusiasmo e me contentar com a mediocridade (e desistir)
- focar só no curto prazo (e quando ficar difícil no curto prazo, desistir)
- não descobrir um problema que goste de resolver (e desistir achando que não é pra mim)
Abraco turma!!
Acabei de assistir o vídeo do Herói.... vejo muito o Filipe na tua TV, baita homenagem! Estou mentorando jovens do Interior do RJ, para o inicio da programação tendo um projeto social (um blog para outro jovens), e seus canais e aqueles que estiveram na live do Codigo Fonte, não faltarão... Referências e um legado !!
SENSACIONAL SEU COMENTÁRIO LUCAS!!!
Lucas e Felipe! Dois monstros! Concordo com a lista Lucas. Aproveitando: Top seus videos!
Boa Lucas! Ótimo comentário. Eu acho que já passei por pelo menos dois desses motivos (e não desisti 😁 haha)
*LikeD*
Eu quase desisti de programar! Não entrava na minha cabeça nem fodendo as lógicas e como resolver os exercícios. O que me salvou foi meio besta, mas deu certo: foquei em tirar muita satisfação de cada pequeno passo. Cada print bem sucedido, cada while que fazia sentido, tudo era motivo de eu comemorar como se eu tivesse reinventado a roda. Isso meio q segue comigo até hoje, 7 anos dps, e programar me dá um prazer absurdo :))
Estou nesse cara, estou fazendo SI e a lógica e os exercícios estão me frustrando por não conseguir fazer.... não entra na cabeça.... mas vou ser persistente!
ta, mas real, como eu faço isso na pratica sem sentir q estou me enganando?
Fico muito feliz por ter meu nome mencionado por o você meu caro, sou a prova viva que tudo é possível quando Deus está na frente.
Sou cadeirante, tenho dificuldade para falar, porém estou aqui para dizer sim É possível tudo em Deus.
Obrigado novamente Felipe tmj
Detona Alisson!!! Parabéns pelo trabalho no canal 🤝 👍
@@FilipeDeschamps Pra cima, mais um vez obrigado, me sinto horando =D
Mas o material e do One Bit Code ne???
@@enchenu Sim, o autor do artigo foi o Leonardo sim, todas as referências estão no artigo =D
Eu sofro do famoso , " tem alguém melhor que eu , por que eu vou me candidatar nessa vaga ?" Sempre quando tô aprendendo algo novo.
Adonis, muito comum isso! E ao mesmo tempo é bom lembrar que a parte técnica não é a única parte importante. Eu prefiro muito mais trabalhar com alguém empolgado com o que faz, gosta do produto/serviço da empresa e está disposto a aprender a parte técnica, do que o contrário.
@@FilipeDeschamps pena que a maioria das empresas não pensam assim.
Eu vejo que pra freelances, geralmente as empresas optam por pessoas com conhecimento mais técnico possível. Mas pra trabalhar de fato na empresa eles preferem o candidato como oq o Filipe falou, com vontade de aprender, trabalhe bem em equipe, boa comunicação interpessoal e que tenha alguns conceitos além de apenas na parte técnica, na parte de programação. Por exemplo entender melhor sobre gerência de projeto de software, alguns conhecimentos administrativos básicos, conhecimentos que agreguem a mais no projeto em si e não somente na parte mais técnica. Logicamente saber a parte técnica é tbm muitíssimo importante, mas saber somente isso muitas das vezes não vai te garantir uma vaga.
@@FilipeDeschamps então me contrata por favooor! Sou mto disposta a aprender, porem ta dificil começar
Adonis, ao meu ver para se desenvolver na área de programação tem que ser teimoso, não largar o osso até dar certo. Tentar, tentar, tentar e tentar.
O que me desmotiva muitas vezes é que… não existe uma receita a ser seguida, são tantas coisas para se aprender, tantos termos técnicos etc, mas não existe uma trilha exata de “siga esse caminho e entenda o que está rolando gradativamente”. É foda quando você não sabe o que estudar e quando estudar, olha que eu estudo por horas todos os dias e mesmo assim vejo que sei quase nada.
Felipe, vc é sensacional. Estou doente, torcendo pra não ser nada grave pq se trata de um nódulo, eu ia me demitir pq me sinto fraca pra ajudar no projeto que eu trabalho, envergonhada pelos atrasos, mas vou tentar me esforçar ainda mais e continuar, não irei desistir. Eu amo meu emprego. Eu sinto orgulho de dizer que sou programadora, e tenho um sonho que eu preciso realizar ainda. Então, vamo que vamo!
Eu programo há quase 10 anos e as vezes descansar ou dar um tempo também faz parte do jogo, pra depois voltar com tudo!
Enfim, melhoras moça 🫡
Força! 🙏🏻
@@marcelodiniz4972 Progamadores tem férias?
@@jhoexavier116 Sim, claro. As férias são ótimas para programar na praia.
Acho que o burnout dos profissionais da área de desenvolvimento vem muito mais rápido do que em qualquer outra área. Já fui office boy, já fui entregador, já fui professor de ensino médio. Nunca senti tanta pressão por resultados perfeitos como agora que sou engenheiro de software.
Se fosse só a pressão seria bom, o outro problema é a luta constante com o prazo de entrega. O chefe/cliente que não conhece o processo de desenvolvimento quer tudo pra ontem, e aí tá pronto ? Daí eu lembro da Pizzaria.
pse, todo mundo fala do salário bom mas é a profissão mais exigente depois de medicina q eu conheço.
Cara, finalmente alguém que me entende! Cada semana é um estresse diferente
Bom, há um ano, assisti a este vídeo em busca de motivação ou para encontrar onde estava o meu erro. Então, descobri que o erro estava nas minhas escolhas. Sinceramente, ainda sou apaixonado pela área de programação e TI em geral, continuo me atualizando com notícias e programando ocasionalmente, mas sempre para satisfazer minhas próprias vontades. Mas vamos lá, assim como o cara que se tornou carpinteiro, migrei para a área de saúde e bem-estar. Atualmente, sou estagiário de Educação Física e dou aulas de musculação na academia do meu bairro. O salário? Haha, uma porcaria, mas sinceramente, SOU MUITO MAIS FELIZ. Parece que tirei um peso das minhas costas. Chego em casa e durmo tranquilo, e até fico feliz em saber que estarei na academia dando aula no dia seguinte. Os alunos me encantam e amo ensinar sobre essa nova área que estou seguindo. Também faço Uber moto nos meus tempos livres, e sabe de outra coisa? Amo andar de moto. Assim, tenho uma moto super esportiva e outra de 160cc para trabalhar. É surreal a felicidade que sinto ao subir em uma moto e ganhar dinheiro fazendo o que amo. O que quero dizer com este texto é que nem sempre o lugar onde você acha que deveria estar é realmente o lugar onde deveria estar. Eu tinha 8 anos de profissão, incluindo suporte, infraestrutura e programação. No entanto, meu emocional não aguentou a pressão e o estresse no dia a dia que essa carreira exige. Me considero fraco? Talvez sim! Mas não tenho vergonha de começar de novo e ter minha consciência tranquila de que a alteração que fiz em produção não vai dar errado KKKK! Já cheguei em casa muitas vezes após um dia estressante de trabalho e a única coisa que conseguia fazer era chorar de estresse e raiva. Todo dia pensava em jogar tudo para o ar e seguir um caminho diferente... e fiz isso. Pedi demissão de onde estava, já estava cursando minha segunda graduação e a única coisa que fiz foi seguir em frente. Hoje minha saúde mental, emocional e física estão 100%, e isso não tem preço. Não há salário de 7k que me compre mais. Bom amigos, este é meu relato, que talvez ajude alguém a recomeçar ou inspire alguém a ir mais fundo.
Agora com 19 anos entrei em uma universidade de análise e desenvolvimento de sistemas (sempre gostei de computadores e resolver problemas desde pequeno) só que a intensidade de conteúdo esta me esmagando e as vezes passo tanta dificuldade em aprender que entra pensamentos de que não serei capaz/ não fui feito pra isso... E fico muito mal velho kkk
Eu coleciono fracassos. Com 26 anos nunca de fato consegui trabalhar com programação. Meus 4 primeiros empregos de suporte falhei como profissional: cometia muitos erros, era extremamente desatento, não entendia conceitos e pior de tudo: não era respeitado por ninguém. Meus "colegas" de trabalho não tinham paciência comigo. Senhores, não ser respeitado é a pior coisa que um profissional pode passar. Quando FINALMENTE consegui meu emprego na área de Business Intelligence ganhando 3500 como junior fui demitido pelo RH nessa quarentena com 2 semanas de trabalho onde alegaram que menti no currículo por não saber SQL sendo que na entrevista afirmei que nunca trabalhei com isso, inclusive antes de entrar pra essa empresa estava empregado em outra e hoje não estou em nenhuma das duas. Desempregado, adquiri depressão e transtorno de ansiedade nessa quarentena e constatei que tinha TDAH, o que explica boa parte da minha vida profissional. Hoje decidi mudar para Bioinformática e estou estudando para mestrado para virar pesquisador porém não tenho certeza se terei futuro com isso e me encontro escrevendo isso numa cama nesse momento pensando o que de fato preciso fazer da minha vida.
Mas eu tenho fé que Deus vai me dar uma saída de tudo isso.
Conseguiu sair dessa, amigo?
Nos atualize
Sensacional, Filipe! Parece que esse vídeo foi feito sob medida pra mim. Eu tô estudando programação por vídeo-aulas. Absorvo conceitos, exercito e tento aplicar na prática, mas a sensação é que eu ainda não estou preparado. Quando eu me deparo com as vagas ofertadas, vejo tanta requisição que dá medo. Eu tô desempregado, tranquei a faculdade, impossibilitando a possibilidade de tentar um estágio. E sinceramente: É desestimulante continuar com meus estudos. Parece que a todo momento eu estou apostando no caminho errado. Como se isso não fosse suficiente, eu escuto o tick-tack de uma bomba relógio. "Até quando eu vou poder me dá ao privilégio de despender tempo e esforço para aprender isso daqui e não ter nenhum resultado prático?".
Victor?
Conseguiu entrar na área?
ou pelo menos ainda está tentando?
Cão coragem, é a melhor definição pra programador!!! Pq vamos ser sincero a gente n tem a mínima ideia dq tá fazendo só sabe q o caminho é aquele!!!
Primeiro aqui, ein. Já pensei em desistir da programação também, pensando que o processo de evolução é rápido, quando na verdade exige muita prática e dedicação. Seu conteúdo é top!
Gabriel, é isso aí meu caro! É fácil vender que programação é fácil (e até um certo ponto, pode parecer que sim dado a algumas abstrações), mas depois complica e complica bastante, como qualquer outra profissão.
Kkkkkk "agora faço móveis de madeira" é cada história que o Filipe acha.
hahhaahah 😂
O pior que eu tava querendo fazer isso mesmo. Até tirei print de umas ideias de móveis pra fazer kkkkkkkkkk
Pense na risada que eu dei quando vi a história do vídeo kkkkkk
Kkkkkkkkk ou eu ri
@@aldairsoares1022 tenho um amigo que está fazendo isso mesmo.
Você e o Gustavo Guanabara são as minhas inspirações para continuar na programação. Obrigado pelo conteúdo e, principalmente, pela maneira de transmitir ele.
Já pensei em desistir da programação várias e várias vezes, até mesmo recentemente. Mas seus vídeos me deram um up, e eu continuo aqui firme e forte. Que Deus te abençoe muito, cara!! Você faz uma diferença enorme na minha vida e tenho certeza de que em todos os seus inscritos.
Que massa ler isso Guilherme, muito obrigado meu caro!! Vamo pra cima 👍
Porque você queria desistir?
Eae
Obrigado pro esse vídeo!
1000 anos de sorte pra quem der like ;--;
😂 😍
Best click bait pro! kkkkk
Eu não viveria isso tudo nem se fosse a rainha da Inglaterra
@@jonas5985 sua família vai herdar o restante da sorte ;-;
Fez a corrente a gente dá o like né kkkkkk
meu maior problema é que quando eu começo a ter dificuldade eu desanimo e quero desistir e pegar uma profissão "mais fácil"
Eu quase desisti da programação quando eu tinha 13 anos, eu não sabia por onde começar, depois agora aos 15 anos decidi procurar pois não estava aguentando mais, e não me arrependo, ta sendo sensacional essa experiência
Ahhhh que massa Wellington, legal saber um pouco da sua história! 🤝 detona!!!
Wellington meu xará me ajuda, também pensei em desistir mas graças ao telo estou voltando, porém não sei por onde começar. Penso em Java... alguma dica ?
@@wellingtonluan4416 cara, começa com python que você não vai se arrepender, é uma linguagem de facil aprendizado por isso recomendo ela, mas, recomendo que vá pela linguagem que você gosta :), o essencial é você conseguir pegar a logica de programação
tu começou por onde? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Me descreveu.
Estou saindo por conta da saúde mental.
Fazem 5 anos que atuo na área, o salário nunca chegou nem perto dos contos de fadas que contam, talvez eu não me "vendi" direito, porque nao puxo saco de ninguém.
Fora que o home-office é extremamente solitário, e sinto que dentro da área há muitas pessoas depressivas, assim como eu fiquei. Sinto que nao aproveito a vida por estar atras de uma tela de computador o dia todo, nao conheço pessoas, etc.
Realmente é uma área que você tem que gostar do que faz.
Eu, quando da meu horário, não tenho vontade de fazer mais nada, só dormir e pensar em alguma outra profissão.
8:30 Essa parte, só esse trecho, vc conseguiu me ajudar a enxergar melhor a maneira como dividir os escopos do projeto. Nossa! valeu mesmo!
Eu tava precisando disso. Tem semanas que estou tentando fazer um site no meu trabalho, mas não consigo entender como fazer o BackEnd dele, e já estava pensando em pedir demissão e trocar de curso. Mas esse vídeo me fez repensar isso. Obrigada.
Cheguei a largar a programação depois de uma experiência ruim com algumas pessoas que trabalhavam no meu antigo emprego, e graças a um amigo meu, e seus vídeos voltei a programar e hoje agradeço a ele e a seus vídeos 👏👏👏
Que massaaa Michael 😍
Tem muita gente fdp na área, infelizmente...
@@andrelucas6590 isso é em qualquer area....
Meu caso tem muito a ver com a minha trajetória: já entrei tarde no tecnólogo (tinha quase 24 anos), isso em 2018. Nesse meio tempo passei por alguns períodos de depressão, um muito violento em 2019. Durante o ano de 2020 a faculdade parou por causa da pandemia e em 2021 voltaram as aulas, só que online. Eu poderia ter feito várias matérias e não fiz. Não tinha foco, preferia fazer outras coisas. Tive duas oportunidades boas de estágio em dev, atrasei a entrega dos testes em um porque travava na frente do computador e no outro eu entrei e na primeira semana senti que não ia dar conta, pedi pra sair. Logo depois comecei estágio como QA e assim fiquei até final do ano passado, quando decidiram encerrar meu estágio. Várias vezes me sentia tão ansiosa e nervosa com as tarefas da empresa que ia procrastinando e atrasando. Nesse semestre ainda não peguei outro emprego, pq estou concluindo o TCC, SEIS anos após o início (eram pra ser 3). Não me sinto capaz, meu foco é muito baixo. Parece realmente que a programação não é pra mim.
Teló da programação você é D+, acabei de me inscrever no vestibular da Univesp/SP para Eng. da Computação, já sou formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, mas já tinha desistido desse mundo. Obrigado por me reerguer das cinzas.
cara eu tava aqui pensando seriamente se eu pararia de estudar programação front end, to a quase 1 ano estudando e ainda sim me prendo em bugs bobos ,ou por mto tempo em um só projeto q parece n ter fim msm sendo algo relativamente simples (por conta de bugs ) ,e seu video venho n o momento certo obrigado filipe continuarei estudando e tentando praticar sempre
Realmente, volta e meia me sinto assim, como iniciante em programação eu fico meio perdido as vezes quando me deparo com desafios mais complexos. Mas sempre que recorro à comunidade acabo tendo muito apoio e incentivo. E a cada vídeo teu que eu assisto me sinto mais motivado ainda. Lembrando que o ponto de partida foi o joguinho do come come kkkk
#MestreDeschamps
Ahhh que massa 😍 vamo pra cima Herlon!!!!! 👍
@@FilipeDeschamps Vamoooo!!!
Uma vez um colega meu recebeu uma dessas vagas cheias de requisito em um grupo de whatsapp, aí ele respondeu "No dia que vc conseguir alguém pra isso, me apresenta pq vc vai ter acabado de conhecer deus"
Bom dia, meu nome é Marcos tenho 39 anos, perdi meu emprego esse ano por causa da pandemia, atualmente estou trabalhando como porteiro.
Conseguir terminar uma graduação em segurança da informação esse mês .nossa como foi difícil rsrsrs. Assistindo seus vídeos comecei a me interessar por programação vi um vídeo seu sobre Flutter e comecei a estudar, todas as vezes que eu estou triste me sentindo fracassado, derrotado , já desistindo pq é difícil não ter um equipamento razoável para estudar muita luta e quando estou no fim aparece um vídeo seu dizendo: " Antes de desistir da programação, veja esse vídeo".
Muito obrigado por compartilhar suas experiências, seu modo de falar ,sua empolgação me faz acreditar que mesmo com todas as dificuldades eu vou conseguir.
Muito obrigado!
Como você está hj em dia amigo?
Melhor frase, "Você começa a ter certeza que é o computador que tá errado" KKKKKK as vezes bate essa paranoia mesmo, quando estamos empacados em algum bug, abração aqui de Blumenau mestre!
Felipe, obrigado pelo conteúdo de sempre! Tenho te acompanhado recentemente, pois agora que tenho visto esse mundo da programação.
Tenho 30 anos e sempre trabalhei em área operacional do setor de Óleo de Gás. No entanto, como sou - modestamente falando - muito rápido no computador, a empresa resolveu me aproveitar no departamento de TI há 4 meses atrás. Não tinha conhecimento algum em programação e estava prestes a desistir na primeira semana, pois eu estava me sentindo super inseguro e BURRO demais para continuar, preocupado em decepcionar as pessoas que estavam depositando energia em mim pois tenho muito carinho com o setor em que trabalho.
E no setor não tem ninguém que programa, mas como é necessário fazer manipulação de dados em massa eles pediram pra eu aprender Power BI e SAP Script, utilizando VBA - sei que não é o topo da programação, mas é meu início - e quando eu ia desisti eu te vi aqui. Cara, eu parei simplesmente de endeusar um grande amigo do trabalho que era um dos dois únicos - agora somos três - antes que usavam VBA na empresa, e passei a seguir em frente. Hoje posso dizer com orgulho que consigo fazer scripts complexos e, ontem pude ministrar um treinamento de Power BI para toda a coordenação da empresa e fui muito elogiado. Detalhe: só sei usar o BI utilizando linguagem DAX, não sei usar as medidas rápidas kkkkkkkkkkkkkkkk.
Estou muito feliz, pois iniciei minha faculdade em ADS!
Voltei neste vídeo pois quando estou com uma barreira para ser rompida e algum desânimo no aprendizado me afeta eu venho aqui para saber que pessoas de sucesso certamente passaram e passam por isso diariamente, e devemos ser fortes para seguir!
Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
eae, como ta sendo o curso de ADS?
@@AlatusSz uma merda. Tô aprendendo mais em cursos por fora do que na faculdade. No entanto, ela vai me ajudar em casos da empresa exigir o diploma, um concurso ou até mesmo no estágio, que é o periodo que tenho para aprender sem assumir a responsa final de um Dev Jr.
Que vídeo legal em man. Cara eu estou neste momento de querer desistir de tudo. Ser júnior é foda.
O Filipe é um mentor, orientador, mestre, tudo em programação, me ajuda muito tudo o que você faz, e me motiva muito muito mais a cada vídeo que você posta. Obrigado pelo seu trabalho !!!!
Muito top o seu video. Muota didatica e conhecimento pratico de causa e efeito. Sobre o medo de mudanca e de moradia, posso dizer que superei isso bem cedo. Primeiro dwixei Sao Paulo e fui para Curitiba. Anos depois deixei São Paulo novamente e fiquei 10 anos no Rio.
Trabalho a 13 anos como programador, já trabalhei com linguagens desktop e web, trabalhei autônomo e em várias empresas, e a uns 3 anos atrás eu descobri que eu odeio programar, odeio isso, não me sinto feliz. Estou ainda na busca de algo que me faça sentir tristeza na sexta e alegria na segunda, espero encontrar logo.
Show Ricardo, quando está assim esclarecido é bem melhor e sucesso total na sua procura, estamos aqui na torcida 🤝 👍
ruclips.net/video/A2-yU3YjB1U/видео.html olha o Akita sobre seu comentário
@@viniciushott6080 Cara obrigado, vi o vídeo aqui e realmente me motivou, só não concordo com uma coisa que ele disse, que não existe algo que você goste e ganhe dinheiro, fico pensando sobre músicos, artistas, youtubers, streamers, gamers, esportistas, e outras profissões onde a pessoa realmente ama o que faz e ganha dinheiro por isso.
Realmente não sinto isso na programação, eu odeio só de abrir o VS Code e olhar para o código, mas de todo o resto eu gostei muito do vídeo, obrigado por compartilhar, me ajudou muito!
@@RicardoFronza cara já pensou em fazer algo na área de TI mesmo mas fora da área de desenvolvimento? Ou talvez até mesmo dentro da área de desenvolvimento mas direcionado a outra área? Por exemplo : análise de dados, automação, redes etc. Por que algo que curto na área de computação é que você mesmo que não seja um desenvolvedor você pode atuar em diversas áreas e por vezes programar mas não tornar isso sua atividade principal.
@@RicardoFronza Como já comentaram, também acho que quando essas coisas se tornam trabalho, os problemas aparecem. Mas mesmo que essas profissões fossem "perfeitas", a gente tem outro problema: tem muito mais gente querendo ser artista e esportista do que vaga no mercado pra isso (isso é só um exemplo). Isso significa que todas essas outras pessoas que queriam mas não conseguiram ser artistas e atletas estão condenadas a serem infelizes? Eu acho que não.
Aqui tem um vídeo meio antigo de um TedX falando sobre isso: ruclips.net/video/MKlx1DLa9EA/видео.html
rapaz... tua oratória é excelente! seu papo é objetivo e descontraído, sem ser mediocre em hipótese alguma, simplesmente cativante assistir aos seus vídeos, parabéns !
Mais um ótimo vídeo motivacional. Estou no começo dos estudos e realmente é assustador a quantidade de informações que preciso assimilar. O importante é não desistir. Obrigado pela oportunidade de aprender com vc.
Tamo junto Rodrigoooo 😍 👍
Eu já desisti de programação antes por achar que eu era muito burro, mas nesse ano voltei a programar e agora quero trabalhar com isso
Cara, eu faço curso técnico de informática integrado com o Ensino Médio, tô no segundo ano já de curso. Eu tava amando programar (principalmente em JS) e tinha certeza que iria seguir nessa área. Até que fui tentar um estágio esse ano pra trabalhar em desenvolvimento WEB com Laravel e React Native, foi muito desgastante, passava 6h por dia sendo improdutivo e contando os segundos pro expediente acabar. Eu tinha decidido terminar o curso e pular pra outra área logo depois do EM, mas esse vídeo me fez repensar bastante e relembrar a minha paixãozinha pela programação.
Seguiu o ramo da programação?
@@Wesley-pg8qy acho que desistiu
Se tem medo vai com medo mesmo!!!!! Cara toda santa vez que tenho algum problema ou duvida eu caio em algum vídeo seu e fico felizão no final deles, muito obrigado pelo conteúdo.
O que eu perdi foi minha saúde mental, depois de fazer uma faculdade, me dedicar por um ano inteiro estudando de domingo a domingo para agora ter passado 4 messes me canditando para vagas e não receber resposta ou até passar pelas entrevista, passar pelo teste, ter esse teste elogiado só para no final ouvir: "Então, decidimos optar por alguém com mais experiência, mas não desanime", ouvir um não desanime vindo de você tem talento e a gente viu que você se esforça mas pelo outro ter experiência e você não esse seu esforço não nos vale de nada. Então por isso hoje eu acabei de desistir da área por tanto cansado, ansiedade e angústia que acabei adquirindo por parecer que todo meu esforço não vale de nada para o mercado. Hoje estou procurando um emprego qualquer e tentando encontrar outra área que desperte meu interesse.
Te entendo perfeitamente, estudo a 2 anos, consegui um emprego mas devido alta demanda e minha inexperiência não consegui segurar, e não consegui outro na área
Cara, sinceramente esse vídeo do nada apareceu agora no meu feed e bem no momento que eu estava um pouco desanimado. Obrigado Felipe
Tinha esse problema de ficar triste com os erros do código, agora virou uma chave na minha cabeça que quando meu código der erro não vou ficar deseperado e sim analisar e extrair o que realmente é importante na mensagem e ajudar meu programa a voltar a vida kkkk
Seus conteudos parecem feitos especialmente pra mim, desde a semana passada estava desmotivado e pensando em largar tudo. Seus videos me ajudaram bastante principalmente o "Descobri Como Consertar o Meu Maior Problema", sofro de ataques de ansiedade e os problemas de escopo aberto sempre foram problemas(kkkk) pra mim. Só queria agradecer e continue com o bom conteudo!
Mano, te considero terapeuta dos devs kkkk... é sempre um alívio ver seus vídeos, que sempre trazem conteúdos da área, porém de uma maneira bacana!! Parabéns Felipe!!
14:27 Esse é um dos motivos porque utilizo Linux, A Microsoft é uma escola para "FECHAR" os erros que são apresentados na tela "Erro: 0xCee3fefe334", em um ambiente Linux os erros já são abertos, possibilitando que o próprio usuário resolva. Uma mudança de cultura na leitura dos erros.
Show!!! Não tinha pensado por esse lado 👍
No linux você é livre! você pode fazer o que quiser com sua máquina. Desde programar a jogar. Os erros são mais claros e o sistema é todo baseado em arquivos. Tudo é arquivo. Viva o mundo open source e livre.
@@tech3br294 como faço pra instalar o linux?, nao sei nada sobre e comeicei a programar a um mes mais ou menos e quero saber cada vez mais
@@diogenespasqualoto para quem quer iniciar no mundo Linux minha sugestão é a distribuição Ubuntu. Você consegue instalar no mesmo hd do Windows. Bem simples basta baixar no site.
@@RodrigoKulb mas isso é tipo um windows ou algo assim?
Como eu precisava de uma conversa assim! Eu tô parado com os estudos a alguns meses, me senti cansado demais! Mas tô voltando aos poucos. Acho q as coisas vão nessa montanha russa, até alguma coisa dar certo.
Quem mais estava programando quando recebeu a notificação?
😍 foi mal pela interrupção 😂
Mais um aqui \0/ kkkkkk
Já fiz diversas entrevistas de estágio e todas as empresas que fui aplicaram prova de banco de dados, lógica e de própria programação, não sei mas não faz sentido pra mim se a pessoa está começando ela é obrigada a saber tudo logo no começo? Imagina as vagas de júnior e pleno...
Filipe, muito obrigado por esse conteúdo. Você literalmente me salvou de desistir da programação. Não sei como te agradecer!
Ahhh que massa ler isso Alex, tamo junto meu caro!!! 🤝 👍
Gostei da tua dica de encarar o erro como um pedido de ajuda... 😇😇😇
Estou iniciando na programação, ta sendo bem difícil mas eu não vou desistir, espero que a médio prazo eu possa voltar aqui dizendo que não foi fácil mas eu consegui.
eai. mn?
Eai mano ?
Desistiu ?
ent foi aqui que sua newsletter começou, feliz em ver que ja tem mais de 100 mil assinantes
Sobre o interesse em estudar programação, por muito tempo da minha carreira eu fui o dev trabalhava 8 horas por dia e ponto. Não me dedicava extra jornada de trabalho para buscar novos conhecimentos. O que fez minha chave virar foi trabalhar em algo que eu realmente acredito, que eu quero ver funcionando. O interesse e a organização necessária para aliar vida pessoal, estudos e trabalho começou a fluir magicamente! Hoje eu tenho uma empresa que participa de um processo de aceleração, além da jornada de trabalho normal. Maior motivação que ver seu sonho se tornando realidade não existe.
Perfeito Rafa, é isso aí! É como ter um filho, você tira energia de onde não sabia que tinha!!! Detona meu caro e parabéns pela coragem de peitar um projeto de verdade 🤝 👍
Que energia boa desse cara. Me parece menino bom, obrigado pelas dicas.
Tinha conseguido um trabalho de home office, infelizmente no primeiro desafio que me deparei eu não tinha a mínima ideia de como resolver.
Era algo até simples, criar um filtro de templates. Todos já vinham de um API interna, bastava fazer eles aparecerem e sumirem de acordo com a escolha.
Me senti mó mal e agora tô estudando JavaScript do zero novamente.
Dá um susto essas coisas né? Agora, filtros podem ser complicados de implementar caso a arquitetura no front ou a estrutura de dados esteja mal feita 👍
Estou na mesma situação que você, trabalhava um ano com uma tecnologia, mudei para outra empresa que utiliza a mesma tecnologia e eu simplesmente barrei, apesar de ser a mesma tecnologia é outra forma de fazer, tudo diferente. Não consigui entregar o que foi proposto e isso me fez desanimar. Como está para você hoje ?
Agradeço pelo vídeo... sou de Indaial-SC, cidade vizinha a Blumenau.
Tooooopppp demais! esse Filipe é mesmo fera! Obrigado por ser tão motivador, tenho plena certeza que esse vídeo ajudará bastante programadores à não desistir. E motivará outros mais, a criar um futuro muito massinha!! rsrs
Showww Jailson 😍 vamo pra cimaaaaa 👍
amei esse youtuber, mto humilde, mesmo tendo tantos inscritos ele responde todos os comentários😍😍
Eu hoje mesmo tava considerando desistir. To fazendo faculdade, e um curso a parte de Swift que a própria universidade oferece. Quando comentei no meu antigo trabalho ouvi que era perda de tempo Swift e que eu tinha que aprender React Native... Me bate a desmotivação também quando tento aplicar pra vagas Júnior (iOS e front end) e querem me oferecer suporte técnico (que são minhas experiências anteriores) e eu acabo não aceitando pq já deu o que tinha que dar trabalhar com isso. Me sinto MEGA desmotivada sentada horas e horas estudando e agora desempregada sem uma perspectiva de um algo onde eu possa aprender e evoluir na carreira, todas as vagas querem pessoas com mais de 5 anos de experiência (as vezes 10)...
tenta montar uma equipe com alguns amigos e parte para o freelance
as vezes vale mais apena arriscar se freelance do q se submeter a alguns empregos q exige q vc saiba um monte de tecnologia diferente e tenha experiência e só querem pagar 2k
não vou desistir por frustração dos outros, se fosse assim ninguém fazia nada porque em toda área tem gente frustrada reclamando
Posso metralhar o like? haha.. Excelente video.. =D
ahhahaha valeuuuuu Ilustraaaaaaaaaaa 😍
Medo sempre, porem é a motivação para encarar eles, que legal que esta em Osasco SP tbm sou dessa cidade.
Acredito que um dos motivos que fazem a gente parar de programar é o excesso de regras e códigos de boas práticas atuais, nunca utilizei sistemas de versionamento até precisar deles, nunca liguei muito pra boas práticas de programação, e aprendi orientação a objetos recentemente, até pouco tempo fazia tudo procedural, mas sempre consegui fazer o que queria, então um conselho: se preocupe apenas em fazer funcionar, depois que tiver rodando vai lapidando até ficar bom, mas tira a carga burocrática do ombro, esquece essa de "tem que fazer bem feito ", o mal feito é melhor que o não feito, faz rodar e depois melhora, simplesmente isso. Sempre programei em C, inclusive pra aplicações back-end e gráficas, migrei pra javascript recentemente quando vi que C não tinha os recursos que eu precisava, então: deixe a evolução ser um processo natural, não fica forçando burocracia e coisas que só vão te atrapalhar.
@Alessandro Sangalli Cara, quando a gente ta falando de programação do mundo real, que não ta abstraído sobre alguma engine que "magicamente" faz tudo pra você, não existe essa de "fazer de um jeito legível" , gimp, photoshop, premiere, todos os jogos da Unreal, e o Chrome, tudo isso foi escrito em c++, o próprio nodejs foi feito em rust, não existe um map em C que vai percorrer um array e magicamente iterar ele com o retorno de uma lambda, o máximo que você consegue é definir um ponteiro para uma função , então quando a gente ta falando em construir algo um pouco mais complexo que uma calculadora, que não está abstraído sobre um motor como o V8 , fatalmente você terá que escrever códigos simplistas e pouco legíveis, claro que uma vez rodando você pode melhorar a segurança através de testes e eliminação de mutabilidade, e melhorar a legibilidade escrevendo variáveis e métodos com nomes bem definidos, mas sim, seu software acabará ficando ilegível pra qualquer um que não participou do desenvolvimento, ou não está no projeto para você explicar a implementação.
Fala Filipe, nos meus 17 anos na área de T.I. passei por essa situação algumas vezes também, e na grande maioria das vezes o motivo era, ou, eu não via mais valor no trabalho que eu tava fazendo dentro da empresa ou estava estagnado na zona de conforto, e todas às vezes a solução foi, buscar novos desafios seja dentro da empresa ou em outra empresa no mercado.
Sensacional Refatorando, é isso aí meu caro!!! 👍
"Eu passei 36 anos dentro do formol". O bicho parece que tem 20 kkkkkk
😂
Ainda não acredito
Não tem como ele ter 36 anos não gente, n é possível kkkkk
@@murilowippel é difícil de aceitar, né? Imagina ele com 60 parecendo que tem 30 kkkkk
Vcs entenderam errado, 36 anos foi o tempo que ele passou pensando naquela ideia. Ele deve ter uns 50 anos.
Gostei de verdade de ver esse vídeo... estava a um passo de desistir. tenho problemas com a partes mais complexas de lógica e demora muito pegar algumas coisas, tem dias que dá vontade de tacar fogo em tudo! Mas agora deu vontade de continuar tentando, continuar fazendo, até funcionar. Grato de verdade!
'Tem um COBOL embaixo da minha cama!'
Hahahaha hahahaha
Ri alto!
😂
@@FilipeDeschamps Obrigado por representar a categoria dos Dinossauros hahaha Estamos juntos!
🤣🤣🤣🤣 eu tinha até assustado os vizinhos com a risada
Cara que video top a comunidade junior de programadores agradece !
O artigo sobre os "8 motivos..." foi escrito por Leonardo Scorza da OneBitCode.
Showww Anderson!! Atualizei a descrição e o comentário pinado para colocar o nome do autor, MUITO obrigado pelo toque 🤝 👍
Comecei faculdade de analise de sistemas em 2015, em 2016 eu desisti, nesses últimos anos eu começo e paro cursos de prog, pq quando eu acho q estou entendendo e evoluindo vem uma coisa e me destrói.
Cara, eu nem sei como pôr isso em palavras. Você respondeu quase todas as minhas dúvidas e me ajudou a achar o caminho. Foi uma puta duma coincidência, pq eu voltei a programar tem duas semanas e ontem eu tava me perguntando tudo isso e perdendo a motivação
Meu sonho é programar, mas sempre acho que não vou conseguir, que é muito difícil.
Kátia, justíssimo! Não sei se você viu esse vídeo, mas nessas horas a primeira dica é importante: ruclips.net/video/ZtMzB5CoekE/видео.html
Não sei como fui parar nesse video do Filipe, nunca me passou pela cabeça isso (ainda). Encaro tudo como, é normal, em 2 meses se rever aquilo de novo vai ser facil facil kk. Espero continuar altruísta por muitos anos e aprender muito.
RESUMINDO: PROGRAME NA LINGUAGEM QUE TU QUER, SAIBA QUE UM BOM PROGRAMADOR NÃO VESTE LINGUAGEM, E SIM BOAS PRATICAS, CONCEITOS OU ATÉ MESMO LOGICA, QUEM SE BASEIA EM UMA UNICA LINGUAGEM É "CACHORRO DE UM TRUQUE SÓ", SE TE TIRAREM TEU NODE, PHP, GO, RUBY, OQUE VOCÊ FAZ? AJOELHA E CHORA?
ALÉM DISTO VOCÊ TAMBÉM, PRECISA LIDAR COM SEUS PROBLEMAS MENOS TECNICOS :P
Era oq eu precisava ouvir, e acho que vou ver o vídeo dnvo futuramente. Estou tentando seguir na área de web development... Mas tem sido difícil arrumar trabalho...
Eu tinha pensado em desistir da programação a mais ou menos 1ano atrás, mas graças a um vídeo quem tinha esse mesmo assunto como base(Os 3 Livros Que Fizeram Eu Não Desistir da Programação ruclips.net/video/Uh0Kn2aXEqY/видео.html), eu continuei insistindo em aprender mais, e a menos de 1 ano, antes mesmo de terminar a graduação, eu fui contratado, hoje sou programador jr, trabalho com Java em uma grande empresa.
Muito obrigado Filipe, vc é uma das minhas inspiração, muito obrigado mesmo.
Que massaaaaaa Joel 😍 matou a pau!!! Abração meu caro 🤝 👍
eai Joel, depois desses anos como esta sendo sua evolução na ti, poderia me falar algumas vantagens e desvantagens da aera e o piso salarial?
Que massa, eu já pensei em desistir várias vezes, mas só em pensar no fato de que qualquer área fora da frente do PC me teria um custo muito maior como de deslocamento, risco de acidente, ficar longe do meu filho e outros fatores me faz ficar em programar mesmo. Não queria ser marceneiro como o cara que desistiu e todos os dias corre o risco de perder o dedo. Inclusive, se eu tivesse me formado como a todos os meus colegas do curso de Eletromecânica, provavelmente eu estaria em uma empresa de petróleo como muito deles, onde só chegava pra mim notícias de acidente de trabalho, e meu amigo mais próximo perdeu o dedo polegar em uma máquina. E olha que eke era o cara mais exigente em segurança de trabalho da empresa.
Ótimo video Filipe, abraço
Algumas observações referente a:
1. "Me sinto sem direção com tantas informações e opiniões contraditórias"
R: foco no que se quer fazer, prototipar um paradigma. Para resolver a questão de opiniões contraditórias é a experimentação, é o melhor remédio, comento por experiência própria.
2. "Não consigo me organizar para estudar"
R: separar 1 hora por dia com foco, não mais que isso.
3. As exigências das vagas de trabalho parecem distantes demais.
R: É quase via de regra, no Brasil os profissionais de RH não sabem apresentar bem as vagas de TI, é muito raro um profissional desta área fazer uma apresentação correta de uma vaga que deixe o candidato ciente de tudo, sempre tem furos seja numa tecnologia não mecionada, uma tecnologia mecionada que não tem nada a ver com a formação do candidato, e outra né, as empresas sempre vão exigir d+ e te pagar d-.
4. "Não tem vagas perto de onde eu vivo"
R: Seria relevante a alguns anos atrás, mas hoje com o paradigma do home office, creio que apartir de 2020, isso não será um impedimento
tão grande.
5. "Não me sinto preparado para pegar um trabalho"
R: estude, observando os tópicos 1 e 2;
6. "Não consigo acompanhar as atualizações"
R: e nem vai, com a quantidade de conteúdo que temos hoje, como diz nosso amigo Lucas Montado, você precisaria de 250 anos pra
estudar tudo, então se resume a palavra: foco (já viu que ela pe recorrente né) aliado a estratégicas como assistir e ler artigos de caçadores de tecnologias a exemplo do canal do Felipe Deschamps, Lucas Montado, Código Fonte TV, e por ai vai.
7. "Eu travo muito em alguns bugs e perco muito tempo"
R: normal, ler código alienígena (ou código legado) e muito comum quando você tem que atuar num corretivo ou incidente.
Então a ideia é buscar ajuda quando travar e nesse ponto pode cair na falta de ajuda, nesse caso sinalizar para o superior por que se ele
de fato for um bom gestor, vai buscar mecanismos e formas para te ajudar, e isso te anima a se puxar mais e mais, agora se for um péssimo gestor ele vai mandar te embora (não de cara óbvio pois vai rolar primeiro muita pressão), nesse caso bata a poeira dos pés e bora para uma empresa séria.
No meu ver a desistência maior está mais voltada em dois pontos
1. Falta de soft skils como exemplos:
Comunicação, Gestão do tempo, Solução de problemas, Flexibilidade e adaptabilidade, Lidar com pressão, Trabalho em equipe, Autoconfiança,
Suportar críticas Atitude positiva.
Profissionais com deficiências em qualquer um destes itens acabam tendo dificuldade em uma vaga quando são submetidos a uma situação ao qual
não tem preparo, a exemplo, o dev que não sabe se comunicar direito quando vai para uma reunião quase tem um treco!
2. Bullying, infelizmente ainda tem péssimos profissionais que se sentem no direito de esculachar trabalho alheio, menosprezar e inferiorizar
fortaleça-sede empresa. O mais ridículo é o falar mal do trabalho do outro, é engraçado por que quando você vai ao consultório médico, você não escuta um médico falar mal de outro colega, ou escuta?
Conteúdo top !!! Faz qualquer um desistir de desistir. Parabéns Filipe.
"Tem um cobol embaixo da minha cama" KKKKKK desse eu tenho medo até hj
Eu gosto do seu canal porque você joga muito conteúdo na cara de geral, sem esconder nada, muitos estudam a vida inteira e não tem a habilidade de passar a diante, por achar perda de tempo, medo ou egoismo.
“Papai, papai... tem um cobol debaixo da minha cama” hahahahahahahahahahahahahahaha Ainda bem que era só um sonho Filipe! Ufa kkkk
hahahahaha ele vai puxar seu pé! 😂 👍
Que orgulho ser membro de um canal tão maravilhoso! Por sua causa vou começar a escrever artigos mais densos no medium, eu admiro demais o seu trabalho, não para nunca, você ajuda demais! Perdi a conta de quantas pessoas vou recomendar esse vídeo!
Que massaaaaaaaaaaa 😍 valeuuuuuuuu meu caro 🤝 👍 e não deixa de postar os artigos aqui em comentários novos 👍
Não sei se acontece com vcs: estou num dilema, quero implementar projetos próprios mas tem uma voz que fica me falando: vc vai fazer no php ? Ah não, tem que aprender node primeiro. Vai usar jquery? Mas isso caiu em desuso faz tempo, melhor aprender react. Vai usar mvc ? Puts, o melhor é estudar sobre apis rest antes. Vai por numa hospedagem? Melhor estudar sobre arquiteturas de nuvem, etc, me sinto amarrado com sentimento de nunca estar pronto
Exatamente a mesma coisa comigo :/
Certo! Certo! Certo!
Comigo também acontece isso, igualzinho. E aí me ponho atrás de conhecimento de novo e de novo... Cara isso parece ser looping
Já passei por isso. A solução é tacar o "foda-se" para essa voz e da consigo mesmo: "eu vou fazer algo concreto, em nome da *Programação Delicinha*"
Eu tbm passo por isso, e por esse mesmo motivo eu demorei 1 ano pra começar a me candidatar para vagas, é osso, quando você acha que tá chegando lá aparece mais e mais coisas.
Eu tô assim, comecei aprender css/html pra dps ir pra js, mas qria fzr projetos com html e css, mas daí eu fico pensando: nn tenho q por essa funcionalidade e preciso de js, a preciso aprender a fzr linkagem de front e back end.
No final to ficando sem programar dias e esquecendo de mts coisas (n posso trabalhar ainda)
Caraca maluco, não tinha hora melhor p tu lançar esse vídeo.
Mano, a camiseta é a mesma ou você tem um armário com umas 50 camisetas iguais? Kkk
Tipo personagem de desenho
É a merma pow kkkk
Ele só usa essa para os vídeos
Ele é um desenho. kkkk
Kkkk verdade
O Filipe é aquele cara que deve ser maravilhoso ter como amigo, te encoraja, se importa com você e ainda fala fofinho
▸ Canal do Alisson Suassuna: ruclips.net/channel/UCZKLK7o6IVayeEjkkoWLwbQ
▸ Artigo da TipsCode (autor Leonardo Scorza): www.tipscode.com.br/pessoas-largam-a-programacao-veja-8-motivos-que-levam-a-deixar/
▸ Newsletter diária sobre Tecnologia: filipedeschamps.com.br/newsletter
Felipe, valeu por trazer para a galera que te segue as dicas do Artigo (eu sou o Leonardo Scorza, autor dele) 😁🤘
Se puder coloca um link para o artigo original também onebitcode.com/8-motivos-pelo-qual-as-pessoas-largam-a-programacao
Valeu 💪😁
Tu poderia ser meu Irmão! Pra me dar uma força tbm kkkk
@@OneBitCode mais verdadeiro impossível 💪
Filipe assinei a sua newsletter e gostei pa caramba!! Parabéns pela idéia!!
Cara eu estava meio assim, estou indo com mais calma agora, eu já estou inscrito em computação na faculdade e já peguei 6 matérias nesse quadrimestre, os treinamentos eu vou fazer aos poucos, eu só estou preocupado mesmo com essa escalada da crise financeira no país, porque eu deveria estar fazendo isso a passos largos, os treinamentos mais a faculdade em paralelo. Todo mundo sabe que para "codar" só aprendendo por fora mesmo, mas estou indo com mais calma.
Grande
Filipe Deschamps, que belo trabalho vc faz!
Valeuuu Thiago 🤝 👍
quando vejo alguém dizendo framework A é melhor, vejo como opinião... dizer que é melhor não basta. aprendi com a faculdade que existem várias soluções para um mesmo problema. na faculdade sim vejo bem claro, conceitos e boas práticas.. não tem a chuva de opiniões e preferências como ocorre na internet. Valeu Fatec :D
Obg, você realmente me ajudou a amar programação novamente
muito obrigado Filipe era só o que eu precisava ouvir pra sanar mtas dúvidas e olhe que já comecei a trabalhar na área
Show Bruno 🤝 👍
Acompanho esse canal a um tempo e nunca tinha visto esse vídeo, incrível que encontrei exatamente em um momento que precisava.
Consegui o emprego que queria, mudei de cidade e estou aprendendo a linguagem... porém sinto que não estou me desenvolvendo muito bem, sinto muita dificuldade em qualquer atividade e nunca atinjo a expectativa do meu superior. Realmente pensando em desistir e ir cortar madeira kkk
Tinha visto esses vídeos há uns anos e nunca assisti pq não era a hora certa. Então espero que seja agora. Pq estou precisando assistir.
Vovô, você tornou meus problemas em vários escopos fechadinhos! Rsrs
Parabéns Télo da Progamação, mais um conteúdo delicinha!
hahahahahhaha 😂 valeuuuuu Jadison!!!!! 🤝
Eu sou fascinado pela forma como as coisas acontecem através da programação. Você consegue fazer absolutamente tudo com a linguagem certa. O problema é quando você sente que não tá conseguindo o conteúdo com rapidez e fica pensando se, no futuro você vai estar trabalhando com isso. Se você não tá perdendo seu tempo com uma coisa que vai jogar no ralo. Se poderia estar investindo seu tempo em alguma outra coisa.
é incrível como você tem a capacidade de descomplicar o complicado e dar dicas assertivas, sempre com positividade e aumento nossa vontade de estudar.
obrigado Filipe
Fico impressionado com Deschamps, é cada vídeo melhor que o outro, ganhou mais um membro da turma!
AAAEEEE MÁRCIOOOOOO 😍 😍 😍 😍 😍 SEJA MUITO BEM VINDOOOOOOOO 😍 😍 😍 😍 😍 😍 😍 😍
Acabei de ver o vídeo de escopos abertos e fechados e cá estão eles denovo hahahha. sucesso Filipe!!