Vbe 129: tortura de alta tensão com os multímetros Aneng M118A e Fochanc DM003

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 июн 2022
  • Inspirado pelo slogan "Funciona ou Explode?" do canal "Uebe Vintage", neste vídeo eu faço o teste definitivo com alta tensão dos multímetros automáticos Aneng M118A e Fochanc DM003. Será que eles sobreviveram à tortura de alta tensão? Confira!
    Aneng M118A na loja oficial da Aneng no Aliexpress:
    pt.aliexpress.com/item/225580...
    Página do multímetro no Amazon:
    www.amazon.com/FOCHANC-Digita...
    ‪@UebeVintage‬
  • НаукаНаука

Комментарии • 44

  • @rubensleite9384
    @rubensleite9384 21 день назад +1

    Muito obrigado pela informação.

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  21 день назад +1

      Eu é que agradeço o comentario, Rubens.

  • @vineteque2263
    @vineteque2263 2 года назад +2

    Salve salve Rafael excelente video de multimetro, pra retira as nossas duvidas com esses equipamentos na hora de usá-los , um excelente final de semana .

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  2 года назад +2

      Muito obrigado Vine. Fico muito feliz que tenha gostado e tenha um ótimo final de semana também.

  • @EJEuth
    @EJEuth Год назад +1

    Muito boas essas suas análises!

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  Год назад

      Muito obrigado e fico feliz que esteja gostando do conteúdo. Saudações

  • @rvcezar
    @rvcezar 20 дней назад +1

    Que doidera!
    O meu Aneng M118A perdeu a ponta do COM quando fui medir uma tomada 127v
    mas ele segue funcionando.
    Não pretendo testar novamente ele em tomadas kkkkkkk

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  12 дней назад

      Obrigado pelo comentário e por compartilhar a sua experiência. Esse multímetro realmente exige um certo cuidado nas medidas... Ele falhou miseravelmente quando fiz o seu teste completo no Vbe 127.
      Um abraço

  • @marcelomigueldasilva7444
    @marcelomigueldasilva7444 11 месяцев назад +2

    Gostei de mais desse m118, até comprei um. Esperando chegar. Quando puder, faça com o m108

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  11 месяцев назад

      Marcelo, parabéns pela sua escolha e espero que goste do equipamento.
      Quanto ao M108, por enquanto vou ficar devendo.
      Um abraço

    • @marcelomigueldasilva7444
      @marcelomigueldasilva7444 11 месяцев назад +1

      @@Vbeletronico obrigado pela resposta 🤝👊

  • @carlosbrasil6902
    @carlosbrasil6902 Год назад +1

    muito boa explicaçao comprei um mas agora tirei minhas duvidas vou ter que compra mesmo um bom

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  Год назад

      Carlos, muito obrigado pelo comentário e fico feliz que o vídeo tenha servido de alerta. Usando o multímetro em baixa tensão não vai ter problema mas, no dia em que você precisar medir algo mais alto, ai o bicho pega. Boa sorte na sua busca! Eu fiz diversos reviews de multímetros aqui no canal.
      Um abraço

  • @EvertonDenner
    @EvertonDenner 6 месяцев назад +1

    O meu estou as medidas de Diodo e capacitancia, meu alicate estava sem bateria, ai tive de usar esse aneng na placa da cerca eletrica, pensei vou deixar ele na função que quero que nao vai dar uma tragédia mas quando encostou as ponteiras ele bugou mudou de funcao e quando foi pra diodo fez um barulho dentro dele e uma centelha na ponteira, aparentente as demaos funcoes ainda funcionam exceto capacitancia e diodo

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  6 месяцев назад +1

      Everton, obrigado pelo comentário e lamento que o seu equipamento tenha estourado algumas funções. As cercas elétricas que conheço normalmente têm tensões bastante altas (kV) - aí eu imagino que qualquer multímetro teria torrado.
      Caso você estivesse fazendo outro tipo de diagnóstico, aí realmente esse é o risco com esses equipamentos automáticos: se eles tomarem a decisão errada no momento errado, centelhas voam.
      Um abraço

  • @TheMrIalan
    @TheMrIalan 2 года назад +1

    Gostaria muito de ver em seu canal os Japoneses , yokogawa, hioky, etc...
    lógico quando possível.
    Gosto muito da sua abordagem sobre confiabilidade e segurança dos intrumentos.

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  2 года назад

      Igor, muito obrigado pelo comentário e fico feliz que esteja gostando. Os multímetros japoneses são bem mais caros por aqui pelos EUA e portanto ainda estou na busca de algumas pechinchas - apesar disso, eu testei um Sanwa portátil (PM300) no Vbe 039 que é muito bem feito (Cat IV 300V).
      Apesar de trabalhar quase que exclusivamente na bancada, eu tenho algumas incursões em sistemas de potência e sei o quanto a segurança é importante nesse ambiente. Esse assunto de segurança é algo que muito pouca gente considera durante o processo de decisão de um multímetro - obviamente que a pressão econômica é grande e portanto a grande maioria acaba tomando o atalho do mais barato (isso acontece em todo lugar, tanto aí no Brasil quanto aqui nos EUA).
      Um abraço

  • @silviocesar2636
    @silviocesar2636 Год назад +2

    Boas, comprei um Aneng e ele não mede alta tensão acima de 250V ele dá overload no display e a referência diz que seria até 600V correntes baixas também não lê mas no manual diz que mede somente acima de 20mA.

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  Год назад +1

      Silvio, obrigado pelo comentário. Eu não recordo se fiz testes acima de 125V nesse multímetro, mas certamente não é muito surpreendente ver uma especificação irreal nesse equipamento.
      Quanto à corrente, ele realmente só lê grandezas bem mais altas - algo que limita muito o seu uso para eletrônica.
      Um abraço,

  • @paulolemosmessias9460
    @paulolemosmessias9460 Год назад +2

    Em ao medir correntes de dezenas de mili amperes ele falha feio.

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  Год назад +2

      Paulo, obrigado pelo comentário. Sem dúvida a escala de corrente deixa muito a desejar na parte mais baixa. Creio que esse produto poderia ter sido bem melhor acabado e bem feito, mas infelizmente foi uma oportunidade perdida.
      Um abraço

  • @JohnUsp
    @JohnUsp 2 года назад +1

    Acho que vc deveria ter desabilitado o Autorange do Keysight e talvez deixar no Max/Min para registrar a menor possível. Esse seu teste é super legal e eu nunca tinha visto antes... bem interessante saber se a impedância sempre continua alta durante a operação de um DMM. Eu sempre mudo o seletor de medidas com a ponta de prova fora do DUT justamente pra evitar algum problema.

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  2 года назад +1

      Obrigado pelo comentário, John. Eu devia ter desabilitado o autorange do Keysight mesmo, mas não creio que tenha feito muita diferença. A seleção automática vai forçosamente acionar a faixa de tensões selecionada manualmente (o divisor de tensão é igual), portanto qualquer efeito externo é o equivalente.
      Mas o seu procedimento é corretíssimo: sempre desconecte as duas pontas de prova antes de mudar de faixas - obviamente que o multímetro automático faz isso sem o seu controle, portanto o cuidado com a segurança tem que ser sempre maior.
      Um abraço

  • @osvaldimar132
    @osvaldimar132 Год назад +1

    Beleza no multimetro, estou aguardando o tempo ...

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  Год назад

      Muito obrigado pelo comentário. Um abraço!

  • @rogessonlima4962
    @rogessonlima4962 Год назад +2

    kkkkk se eu fizesse esse teste naquele meu aneng que explodiu, a casa pegaria fogo junto...

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  Год назад

      Pois é Rogesson... Realmente a gente tem que ficar de olho mesmo...
      Um abraço!

  • @JohnUsp
    @JohnUsp 2 года назад +1

    O meu tb deu 830KOhms, sendo que durante as trocas de escala chegou a 355KOhms, e em nenhum momento passou de 3.4MOhms, ou seja, muita carga no DUT e baixa impedância. Edit: depois eu vi que em modo de diodo ele vai para 4.5 megas, mas mesmo assim, nem perto dos 11megas normal hoje em dia. Quando muda pra capacitância ele tem uma zerada na resistência. Talvez no seu teste vc poderia ter medido a capacitância da tomada, KKKK

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  2 года назад +2

      Não esqueça que nesses modos (diodo, capacitância) o equipamento está suprindo tensão e corrente para os terminais, portanto a susceptibilidade a problemas é ainda maior (os estágios de saída podem simplesmente se queimar com a colisão de tensões). Eu não creio que o Aneng sobreviveria se fosse submetido a esse teste.

  • @EJEuth
    @EJEuth Год назад +1

    Poderia ter valido a pena você colocar dois TRAFOs ( 27/12 e outro 12/220V) para gerar 220VAC isolados e somar com os 127Vmda rede. Isso seria um teste simples de Overstress, tipo +50% (se 220V) a +200% (se 127V), ainda limitando os estragos pois você teria a isolação (parcial) dos trafos e talvez um fusível de 100mA. Mesmo se tudo funcionar e o fusível romper, já seria péssimo!

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  Год назад +1

      Obrigado pelo comentário. Apesar da intenção ser interessante, se eu entendi bem a sua proposta, o maior problema é que a conexão do primário (rede) e do secundário (depois do conjunto de transformadores) vai gerar uma corrente significativa dentro do próprio transformador (um "curto-circuito") principalmente pela defasagem da tensão em corrente alternada entre o primário e o secundário.
      Quanto ao uso de um transformador em si para aumentar a segurança, a sua ação ainda assim é reduzida pois transformadores possuem uma mínima capacidade de limitar a corrente. Mesmo assim a sua idéia é interessante e no futuro eu posso usar um dispositivo mais eficaz como uma lâmpada em série, por exemplo.
      Um abraço

    • @EJEuth
      @EJEuth Год назад

      @@Vbeletronico A ideia #1 seria ter ~350 VacRMS (127+220), para testar as operações de medição com uma tensão acima (+50% a +200%) da rede no Brasil, mas ainda dentro das especificações do CAT anunciado. O ponto seria planejar uma jiga de testes que ao mesmo tempo gerasse essa tensão maior, mas com capacidade de corrente de curto (alta o suficiente) para romper os fusíveis - 200mA a 600mA será fácil, mas os lentos de 10A vão ser mais “desafiadores”.
      Testei um Trafo de lâmpada halogena 50W (da Trancil) para fazer um carregador de baterias “linear” e a corrente de 12V em curto foi > 20A (medido)! Mas concordo contigo ser que, pelo lado de 127/220 V, a corrente será menor, tipo 3~5A apenas - isso no meu caso de 50W.
      Acredito então que usando 2 Trafo de 200VA (como de carregadores de bateria), ou talvez até 2 AutoTrafo de 1000~2000VA em cascata, a corrente de curto seria bem maior - mas teria que testar/medir e experimentar, claro. Preferiria TRAFOs isolados 127/12e12/220 do que AutoTrafo, por questões de segurança, obviamente, mas se tomar cuidado com fases, neutro e proteções, seria possível em ambos.
      #2 Outra ideia, se você tiver 220VAC da rede e disjuntor bipolar 16A tipo C, já seria testar nessa plataforma para fazer o teste simulando um erro real de usuário - mas com muito mais segurança durante o teste. E se depois conseguir subir o VAC (ideias discutidas), verificaria um maior ‘fator segurança’ ainda: da sobrecarga simulada (330VAC) vs. 220VAC real.
      Enfim, são sugestões de testes de que não vi serem feitas em outros canais da plataforma, para mostrar ao usuário o que ele poderia enfrentar se cometesse uma distração/erro operando na Rede e usando o produto XYZ.

  • @alixandracamara513
    @alixandracamara513 Год назад

    Como que é boa sim

  • @denilsonpessoaregistrosdeu4191
    @denilsonpessoaregistrosdeu4191 Год назад +2

    O que esperar de um multímetro de baixissimo custo? Acho que o aneng ta é muito bom kkkkkkkkkk

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  Год назад +3

      Denilson, obrigado pelo comentário. O Aneng é realmente bem barato, mas na comparação com outros equipamentos eu pessoalmente prefiro o RM113D ou até o Mastech MAS830L que possuem preço comparável.. Um abraço.

    • @denilsonpessoaregistrosdeu4191
      @denilsonpessoaregistrosdeu4191 Год назад

      @@Vbeletronico vou oesquisar estes outros multimetros. Obg pela dica .

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  Год назад +1

      @@denilsonpessoaregistrosdeu4191 o RM113D é bem equipado com funções e eu fiz o review dele no Vbe 070 (em três partes). Ele também não é muito seguro para a operação wm potência, mas é muito bacana para a bancada.
      O Mastech é faixa manual.
      Boa sorte na sua busca!

    • @lucasszlima
      @lucasszlima 11 месяцев назад

      Estou pensando em comprar pra medir pilhas. Compensa ?

    • @denilsonpessoaregistrosdeu4191
      @denilsonpessoaregistrosdeu4191 11 месяцев назад

      @@lucasszlima pra medir pilhas é melhor um analogico que tenha medição de corrente de pilha e bateria de 9 volts

  • @JandersonSantosk8
    @JandersonSantosk8 Год назад +1

    Continuidade e melhor manual automático tbm não gostei nao

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  Год назад +2

      Janderson, obrigado pelo comentário. Realmente o multímetro deixa muito a desejar.

  • @JohnUsp
    @JohnUsp 2 года назад +1

    Com 830Kohms de impedância ele adiciona muita carga no DUT, talvez seja por isso suas medidas foram todas abaixo da referência.

    • @Vbeletronico
      @Vbeletronico  2 года назад +1

      Os 830 kΩ são relativamente baixos para um multímetro que jura suportar CAT IV - afinal de contas, um transiente de 12kV vai fazer com que os componentes internos tenham que dissipar 173W. Com um PTC fraquinho e uma impedância dessas coisa vai dar chabú mesmo.

  • @alixandracamara513
    @alixandracamara513 Год назад

    SUS