A industrialização é um marco na evolução da humanidade ... os primeiros países que subiram essa escadinha de países agrícolas para industriais ao subirem , recolheram a escadinha pra que outros não as subam e assim possam exercer poder sobre os demais.
O sistema capitalista favorece isso, ser exportador de matéria prima é maior exemplo disso. E o país fica referem e fadado a ser pobre, pois quem é rico fica aplaudindo politicas econômicas que gera inflação e desvalorização da moeda já que a maioria dos ricos são fazendeiros produzindo para exportar e não tem população para consumir a produção.
Fala isso para a Coreia do Sul, Suiça, Nova Zelandia. São paises que cresceram muito nos ultimos 60 anos. Adotaram a liberdade economica, a concorrencia e a meritocracia e o mais importante, o trabalho com filosofia de vida.
@@alex.silva10HAHAHAH VC TA BRINCANDO NÉ? HAHAH o rico quer que a moeda se valorize menor inflação, pois assim, ele vai ter um maior poder financeiro.
Seu argumento até seria válido se os países que exploraram a África e Ásia já não fossem desenvolvidos antes da colonização. Os países em questão: França, Inglaterra e Holanda, já eram potencias economicas, militares e culturais já no século 15. Enquanto os portugueses estavam se guiando pelas estrelas e descobrindo terras, 99% dos africanos não haviam descobrido a roda. Os europeus exploraram os africanos e boa parte dos asiáticos por que eram desenvolvidos, eles não ficaram desenvolvidos por conta da exploração. Exemplo disso é a Coréia do Sul, que sempre foi explorada pela China e Japão, e hoje tem um PIB maior do que o PIB do Bostil. A Alemanha, que teve pouca presença colonial, sozinha tem um PIB maior do que o continente africano inteiro, duas vezes. Os países da África Subsaariana e América Latina, antes mesmo de serem países, sempre foram atrasados e ruins, e sempre serão!
@@ynot1929mas o fato dos europeus já serem desenvolvidos não exclui o fato de que atrasaram o desenvolvimento dos países americanos, africanos e asiáticos e que se desenvolveram muito mais pisando nesses países. Uma coisa não exclui a outra (?).
@@ynot1929teoria de gunder Frank, desenvolvimento do subdesenvimento, se pensar bem Grécia e Egito já foram grandes potencias, mas nem Grécia nem Egito exploram outros países hoje. Numa sociedade movida ao mercado internacional são considerados países pobres.
@@ynot1929fosse assim, o leste Europeu era pra ser super ricos, pois são os países mais frios da Europa, a Rússia era pra ser a maior potência em todos os sentidos, e não teriam uma história de tanta miséria.
Fato incontestável. No próprio Brasil, na região norte e nordeste a discrepância em relação aos estados do sul e sudeste e assustadora ! Quem visita os estados, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará etc... e compara com Paraná, Santa Catarina, São Paulo (dependendo da região) se assusta ! Literalmente a impressão é de estar em outro pais.
Acredito que o problema primeiro é a falta de uma política boa pra região norte e segundo lugar o clima muito quente afasta as pessoas de querer morar nessa região. Já o nordeste o problema é a falta de chuvas no Interior que é um semi deserto um lugar quente q chove pouco. Tanto que a maioria das pessoas moram no litoral do nordeste onde chove mais
A região mais ao norte do Brasil sempre foi menos visada em detrimento da região ao sul desde a colonização, fora que o próprio ambiente principalmente da parte da Amazônia é bem hostil a vida humana, fora a má administração, apesar de ser uma região extremamente rica em recursos naturais
Assisti um video aqui no youtube com professor Eugene, um romeno falecido em 2006. Ele conta que alguns seculos depois da queda de Roma, foram descobertas grandes jazidas de ferro no norte da Europa. Esse ferro deixou os exercitos daquela região mais fortes. Quando começou a revolução industrial, usaram esse ferro para impulsionar a industria.
O determinismo geográfico já é uma teoria superada a muito tempo na epistemologia da ciência geográfica. O processo histórico de exploração colonial, coincidente nessas regiões explica com maior fidelidade a questão.
Mas não é isso que está no vídeo? Pra mim ficou bem clara a crítica sobre a exploração e aproveitamento dos países que se industrializaram primeiro com o “quintal do país”
Eu acredito que a geografia não é determinante mas tem alguma influência sim. Ja fui pra uma região tropical amazônica e é um clima complicado pra ficar sentado numa boa, imagina pra trabalhar.
Porquê que a população da região da faixa tropical não colonizou a Europa e o resto do mundo? É por serem bonzinhos? Quando falamos em doenças do viajante transmitidas por vetores, essas doenças são mais endémicas nessa área tropical, pois é um ambiente muito propício para mosquitos. Isso criou um grande entrave no desenvolvimento.
O Einstein, durante a visita dele na America do Sul, havia comentado sobre determinismo geografico em seu diário de viagem. Mas hoje em dia isso é meio abafado, já que, embora ele não tivesse intenções de ofender, ficou parecendo ofensa aos povos de regiões tropicais. No entanto, refletimos, os fatos por si só são os melhores argumentos. Esses dias vi sobre um pequeno país da Europa (confesso que o nome é complicadinho) perto da Suíça que apesar de não tão conhecido, teve uma reviravolta econômica e não foi por abundância de recurso natural mas sim porque entenderam o jogo da economia. Negócio é saber as regras do jogo e para isso entender como funciona, e não depende necessariamente da abundância natural de país ou de sua geografia, mas sim de entender as regras do jogo. Talvez, onde tenham terras férteis, não leve a população a se preocupar tanto sobre as regras do jogo economico, já que o alimento brota ao lado, de certa forma.
Nao esqueça do problema da super vida nas regiões tropicais. Muito dificil estabelecer agricultura em climas tropicais por conta da variedade e quantidade de insetos. Sem contar as doenças. Países tropicais são mais caros de habitar e desenvolver, e explica tbm porque ficamos pra tras.
@@d.c.campos4998olha o tamanho da Rússia, as principais da cidade estão todas no sul e não tem essas temperaturas absurdas, o clima é idêntico a de outro país europeu da região, e além do mais Rússia tem a metade da população do Brasil e ainda herdou muitos avanços da união soviética, e também é provável que tenha um governo sem corrupção
@@d.c.campos4998As regiões mais baratas de se ocupar em larga escala são as regiões temperadas, nem as muito frias, nem as muito tropicais. E a russia se desenvolveu ao redor das regiões temperadas, não na Sibéria, que segue desolada. Pra ter uma ideia, até o século XX era inviável povoar as regiões quase vazias da África por conta da malária. Mesmo a população local não crescia, porque o excesso de chuva dificulta manter o solo fértil, e as pragas tornavam inviáveis grandes cultivos. Na medida q a tecnologia avança e barateia esses empreendimentos, os países tropicais exibem avanço, mas com atraso. E sim, a russia tbm desenvolveu com atraso em relação aos outros países.
No vídeo faltou mais informações. Países fora dos trópicos tem grandes jazidas de carvão mineral a principal matéria prima da revolução industrial,e outra eles tem o solo mais fértil que precisa usar menos fertilizantes ,e eles tem menos doenças de países tropicais como :dengue ,zinka e febre amarela .
Isso é verdade até certo ponto. O Chile, por exemplo, foi grande exportador de fertilizante natural para a Europa (guano), isso até a descoberta do processo de fabricação de fertilizantes sintéticos pelo alemão Fritz Haber. E não basta um país estar em zona temperada para se ver livre de pragas. Voltando ao exemplo do Chile, eles se orgulham de possuírem quatro barreiras naturais contra pragas: o Oceano Pacífico a oeste, os Andes a leste, geleiras ao sul e o Deserto de Atacama ao norte.
Outra teoria que ouvi falar é de que os países tropicais tem o clima favorável à agricultura ao qual os povos nômades buscaram se estabelecer por serem terras férteis a exemplo da india e china (explica até a densidade populacional tão alta) e que o fato de serem terras férteis propícias a se estabelecerem, não teve a necessidade de buscar se adaptar, desenvolver tecnologias e evoluir igual os países de clima hostil e terras inapropriadas para agricultura. I
Rapaz, concordo. Aqui em Manaus é um calor infernal, hoje por exemplo sensação térmica de 41ºC até 18h, e agora 20h34 está 29ºC, isso dá um desgaste enorme, dá um desânimo fazer as tarefas do dia a dia.
Imagine se um pais que neva tem um governo tipico brasileiro em que obras demoram anos para ser realizada. As adversidades cria no povo o sentimento de urgencia e responsabilidade.
Oriente Médio rico? Fumou o quê? O único rico ali é Israel!... Aliás, o único DESENVOLVIDO, porque rico muitos ali são devido ao petróleo, mas não se reflete na qualidade de vida da população...
Sei que vídeo destaca a influência histórica da colonização europeia nas regiões tropicais, impedindo seu desenvolvimento industrial e econômico. Mas ultimamente tem se observado cada vez mais outros fatores, que há alguns anos atrás nem imaginaríamos que poderia ter relação, por exemplo, o clima. Sem muito esforço de observação verá que esse desenvolvimento de países europeus em relação a países tropicais, também pode estar relacionado a condições climáticas. Países tropicais por consequência, são mais quentes, úmidos, logo a fadiga, o cansaço influenciam de alguma forma ao longo prazo no desenvolvimento econômico. O professor Hocc levantou essa observação há algum tempo. Será que até o clima joga contra a gente?
Já os climas dos paises do norte tambem são muitos ruins por grande parte do ano, seus climas tem grande variação térmica e também muitas vezes mais desastres naturais alem de que deve ser pessimo passar meses com falta solar e outros meses com sol até as 9:00 da noite.
Tanto o Capital Financeiro quanto o professor HOC ainda estão aquém de uma explicação mais elaborada acerca do impacto da geografia no desenvolvimento diferencial dos povos. Mas posso adiantar que a ideia geral deles está correta e realmente existem desvantagens no clima tropical, mas elas são muito mais relacionadas à ecologia, epidemiologia e pedologia do que aos efeitos do conforto térmico na produtividade humana.
Professor diego Abreu do língua pátria refutou essa afirmação do hocc, é simplesmente uma afirmação mt merda, uma resposta simples pra um problema complexo
Eu discordo da teoria do HOC no processo de colonização muito dos europeus preferiam locais com clima parecido aos da Europa por isso quando você nota a colonização dos Estados Unidos sendo predominante de Europeus e na Austrália a população fica mais no sul onde o clima é mais parecido do o europeu no Brasil os Alemães e Italianos ficam no sul em sua maioria. Os Europeus por terem naquela época mais acesso a educação já tinha uma sociedade formada mais urbana e no processo de industrialização quando ia para as colônias traziam isso. Um alemão que mudou para o sul por exemplo teria mais facilidade de importar tecnologia da Alemanha para o Brasil e assim montar um negócio aqui e ele prosperar por causa da tecnologia. Enquanto que no Brasil tivemos um processo de importação de escravos que depois foram marginalizados e isso gerou a desigualdade aqui no Brasil. Não é uma resposta definitiva mais responde boa parte da questão, jogar toda a culpa no clima não é a melhor resposta
Vídeo top! Acho que vale a pena explicar um pouco mais sobre o porque os países europeus se desenvolveram primeiro e mais rápido. Fatores como o deslocamento da população e o clima propício para produtividade podem ter influenciado. Por exemplo, se você vive em um país frio e não desenvolve seu ambiente, você morre, não existia zona de conforto. Outro fator, com o crescimento das populações, a constante ameaça de guerras fez com que países se vissem na necessidade de se desenvolver. No final, parece uma questão relacionada a sobrevivência e necessidade de adaptação que deu aos países do norte uma vantagem muito maior e que claro, após isso foi utilizada para o que se viu no vídeo e que faz também todo sentido.
Por causa da sua geografia ela tem uma das zonas mais movimentadas do mundo, não tem essa que um país e subdesenvolvido por causa da zona, os EUA e Canadá eram pra ser países pobres mas são ricos por causa que estavam perto da Europa e Asia, não por que estão longe dessa linha da pobreza
@@Polo-sd2kg por causa do dinheiro da União que é investido na capital, ainda mais que tu quer pegar um terreno minúsculo como exemplo, E os outros 99% cidades que são pobres?
@@determinismogeografico Cidade estado, que mesmo assim foi muito difícil chegar ao nível que se encontra hoje, mesmo em um território minusculo comparado a alguns países maiores da zona tropical
Lembrando que Singapura está quase na linha do Equador, tem um clima semelhante ao do norte, como em cidades a exemplo de Belém, e mesmo assim é o 2° país mais rico do mundo e o 9° em IDH
@@pecanhajeffpecanha8062kkkkkkkkkkkkk pqp Os governos da direita no Brasil foi uma bosta, obrigado nordeste por ter elegido Lula e ter posto um basta no fascismo
"A questão de países tropicais serem pobres está relacionada ao clima entre quente e frio, é um mito. Ocorrem milhares de fatores, tanto históricos como a questão da colonização dos países, e também a revolução industrial."
@@determinismogeografico "sorte", simplesmente. Poderiam ter sido os chineses, os romanos, os persas, os egípcios ou os mongóis, se a tecnologia industrial tivesse sido descoberto na época de algum desses impérios quando no auge, seriam eles os mais desenvolvidos. É incrível pensar que se a China enquanto ainda era uma dinastia fosse um pouco mais imperialista, ela teria dominado o mundo sem muito esforço.
Antes da colonização europeia o império mais rico era dos incas, que ficava nos trópicos, os europeus se desenvolveram mais rápido que outros povos por causa de um animal, o cavalo
@@determinismogeografico o Império mongol foi o maior Império em extensão do mundo conquistar não necessariamente significa ser mais avançado, a segunda revolução industrial foi liderada pelos EUA e hoje as maiores potências econômicas são China e EUA, a terceira revolução está sendo liderada pelos tigres asiáticos alguns deles sendo Singapura, Indonésia, Taiwan e Hong Kong lugares quentes e com climas tropicais
O engraçado é que nos concursos do Sul e Sudeste quem broca são os nordestinos. A diferença de desenvolvimento está atrelada ao desenvolvimento interno brasileiro, não ao calor, no nordeste as terras foram divididas em sesmarias, então algumas famílias tinham todo o território nordestino, durante a exploração do pau brasil toda riqueza saia para Portugal, e a mesma coisa a cana de açúcar. Quando esse sistema de sesmarias acabou, o RJ passou a ser a capital, e a coroa portuguesa foi para lá, e passou a investir no RJ, com universidades, e todas as estruturas, enquanto o nordeste continuava com toda a terra na mão de algumas famílias, e não conseguiu ter evolução durante a cana de açúcar, pois a coroa estava em Portugal, e o povo nordestino apenas trabalhando em regime de servidão para essas famílias, como ocorre até hoje. O sudeste e o sul aproveitaram o café e o leite, além da coroa presente no Brasil, e evoluíram ... Simplesmente isso, não há explicação no calor, nas praias, ou que as pessoas são preguiçosas...
Amo assistir seus vídeos...e fiquei feliz em saber que faz aniversário no mesmo dia que eu que fiz 45 anos com pele madura 😅 parabéns por mais um ano de vida e parabéns pelos vídeos 🎉❤❤
Muito interessante. Eu ainda adicionaria uma outra teoria: o instinto de sobrevivência fez com as civilizações que viviam no frio se desenvolvessem mais rápido. Era algo obrigatório! Ou era isso, ou morriam de frio e fome. Pq antes de pensar nas dominação; é pq as civilizações fora dos trópicos estavam mais avançadas? É o velho ditado do “sombra e água fresca”. Isso nos deixa mais preguiço sem necessidade de pensar nos problemas, inovar! Quando vou à praia, no calor, a preguiça reina. Agora num dia cinzento e frio, trabalhar não é algo tão ruim!
Agora me diz qual desses países do trópico sul são industrializados, devido ao avanço da tecnologia a parte geográfica se tornou irrelevante, hoje oque diz se um país vai prosperar ou não é o seu nível de industrialização, na parte norte todos os países são industrializados sem exceção, importamos muita coisa e exportamos produtos de baixo valor agregado como Agro e minerais para países ricos enquanto que não temos empresas de vários setores importantes, é quase que um ciclo, os países ricos exploram os mais pobres por causa dessa deficiência na indústria que tanto África quanto a América do sul tem.
A geografia não se tornou irrelevante. Por exemplo, a África tem poucos portos naturais e poucos rios navegáveis, o que limita o acesso ao interior e encarece o transporte.
@@determinismogeografico A África não tem indústria, mesmo sem portos eles seria ricos se vendesse produtos industriais para todo o mundo assim como os países faz, a questão é a industrialização, se eles fosse exportador de automóveis, eletrodomésticos, roupas, perfume, produtos pessoais, equipamento militar, eles seria mais rico e desenvolvido do que toda a América latina, os lucros deles seria de mais de 100 bi de dólares por ano por anos devido a isso
Bem isso mesmo, mas só acrescentando um detalhe a Europa e EUA estão passando por um processo de desindustrialização e a industria está migrando para a Ásia, países como Malásia, Indonésia e Vietnã estão se industrializando muito e muito rápido. A China já passou do estágio de só fabricar produtos de marcas ocidentais ficando apenas com uma pequena porcentagem, para o estágio de ter suas próprias marcas sendo desejadas ao redor do mundo, smartphones são um bom exemplos disso.
Isso é muito relativo, o clima não pode ser uma variável determinante para o desenvolvimento de um país. Tem que se levar em consideração às questões políticas, econômicas e sociais e, ainda, culturais estabelecidas. Resultante do processo histórico de ocupação e colonização do território.
Temos enormes desafios que passam pela política. Muitas coisas sofrem com as pressões externas. Não querendo nosso desenvolvimento. Mas o Brasil é forte e vêm se superando 👊🏼👊🏼👊🏼
O pior é que até hoje os Brasileiros pensam que pelo fato de ser um país agrícola isso é uma vantagem. Teoricamente é, mas justamente porisso sofre o domínio das grandes potências para que permaneça no atraso e produzindo alimentos para os países mais ricos.
A primeira parte vc esta certo ,mas errou ao culpá-los kkkkkk a culpa é nossa mesmo, sistema que não favorece em abrir a economia pra industria, reduzindo desburocratizando impostos pra empresas... Eles se acomodam que somos fazendões KKKKKK
@@ECartman357exato, o Brasil e o resto da América latina tiveram a sua independência cedo, mas não focaram em acabar com a industrialização e acabar a escravidão cedo, como os EUA fizeram.
O Brasil teve sua chance quando era monarquia, graças a Deus hoje em dia tem cada vez mais pessoas virando monarquistas aqui no Brasil. Nosso Império vai voltar, pode ter certeza. Não importa o quanto demore, vai voltar. Ave Império do Brasil!
Estar na faixa tropical do mundo n tem relação com a pobreza do país, é muito tosco uma afirmação dessa, o Brasil está na faixa e passou por momentos de grande desenvolvimento assim como outros países dessa faixa
@@danielribeiroferreira8844 Mas oq o cu tem a ver com as calças? Em diversas estações do ano o sul consegue ter climas extremamente mais quentes do que o norte, q afirmação burra
A chave é a industrialização! No Brasil é quase impossível abrir uma empresa, sistema tributário caótico, tudo travado... contudo, importar quinquilharias é extremamente fácil (aliexpress e shoppee). Já no fator cultural, o brasileiro desdenha o processo educacional, se apega a religiosidade e elogia o agronegócio (e a maioria nem latifúndio tem)....
Uma coisa importante a lembrar é que a Europa se industrializou de maneira diferente. Reino Unido, França, Alemanha, Itália... Esses paises em si tiveram pioneirismo na industrialização, porem o leste europeu e os outros paises nao citados tambem estavam com pouquíssimo material de tecnologia. Alguns paises europeus vieram a ficar mais ricos devido a uniao europeia. Como um mercado comum, a UE se tornou um bloco de assistencis mútua onde os paises europeus mais pobres puderam se cooperar. O mesmo nao aconteceu com a America Latina e os paises africanos. Os mercados comuns da AL e África nem se comparam a União Européia
Mais não esqueça que a união europeia ajudou mais os países mais ricos, como a Alemanha e França. Países como Portugal e Itália tiveram sua economia estagnada por causa da moeda (Euro), afinal os dois tinham uma moeda desvalorizada que ajudava nas exportações, aí quando entraram na UE com uma moeda tão forte fez que a economia começasse a estagnar durante anos. Alguns países ricos como a Alemanha e frança tiveram sua economia fortificada, afinal a suas moedas era muito supervalorizada com a chegada do Euro que era uma moeda menos valorizada, fez que as exportações aumentassem fazendo assim a economia crescer mais ainda, Sem contar o fator industrial. Com a Alemanha e França tendo uma indústria bem mais forte que a indústria portuguesa fez a economia estagnar mais ainda porque poderiam comprar produtos melhores, sem taxação.
@@fooxi7158 sim, a tendência foi fortalecer os mais ricos, porém os países mais pobres sofreram com emigração, pois circular nos mercado comum tem menos burocracia. Um albanês pode ir para a suíça com mais facilidade. Sendo assim, a demanda por trabalhadores é mais facilmente preenchida.
@@marinhoizaias um dos únicos países "pobres" que se deram bem na entrada da UE foi a Irlanda. Em si nem era pobre, afinal o pib per capita dela na época era igual ao da Alemanha.
Isso não explica o motivo de: - O sul da Austrália ser melhor que o norte; - O sul da Argentina ser melhor que o norte; - O sul do Brasil ser melhor que o norte; - O norte dos EUA ser melhor que o sul; - O norte da Europa ser melhor que o sul; - O norte do Japão ser melhor que o sul. O clima influencia sim. Quanto mais quente, pior é para o desenvolvimento humano. Eu já morei em Melbourne, na Austrália, um lugar frio. Trabalhava em trabalhos braçais la, e graças ao clima frio eu me sentia muito confortável no trabalho, que rendia muito. Já no Brasil, até mesmo trabalhar em escritório com ar-condicionado às vezes é um inferno de tão abafado, e o trabalho não rende. Calor é uma 💩
Acredito eu que a explicação mais simples seja: quando o homo sapiens surgiu as areas tropicais eram mais ricas pq tinham mais recursos para a sobrevivência, entretanto quando o homem migrou para lugares mais frios eles tiveram que raciocinar e trabalhar muito mais para sobreviver ou morreriam congelados
Muito bom vídeo! Por um momento, pensei que ia cair na explicação falaciosa e simplista do determinismo geográfico para a desigualdade mundial. Mas a partir da metade do vídeo, "corrige" a rota e reforça os processos históricos envolvidos na questão. Geografia é importante, mas sozinha não dá conta de explicar as relações sociais.
Simples! As três mazelas da hora na idade: - doença - pobreza - conflitos Geram lucros monstruosos para poucos. Sem falar no roubo generalizado das riquezas minerais...
Inaceitável determinismo geográfico. A maioria dos países tropicais foram colônias europeias e não puderam ingressar nem na primeira nem na segunda revolução industrial, o que impediu também o desenvolvimento da ciência necessária para melhor aproveitar os recursos tropicais. Veja que somente no seculo 20, após anos investimentos na estatal Embrapa, o Brasil conseguiu adaptar a cultura de soja ao clima tropical, o que nos tornou uma potência agrícola.
@corto1967 Canadá, EUA e Austrália foram colônias de povoamento, em que estrangeiros tinham intenção de habitar e desenvolver o local. Já a América do Sul e África foram colônias de exploração, cujo interesse dos estrangeiros era apenas extrair recursos naturais e enviar para sua metrópole européia.
O que explica o índice de desenvolmento econômico baixo nas zonas tropicais é a história particular de cada lugar, mais um ponto importante é que os países das zonas tropicais têm a sua economia basicamente voltada para a agricultura e exportação de recursos e praticamente nenhuma indústria, países como a China, Chingapura, Coreia do Sul, abandoram esse modelo econômico ruralista exportador a poucos anos e hoje se destacam, na atualidade têm a Índia e mais recente a Arábia Saudita que não quer depender só dá exportação do petróleo. O Brasil continua na mesma condição de 500 anos atrás ruralistas exportador, nossa condição ainda é de muita vantagem perante a outros países, temos como construir a nossa indústria e ficarmos fortes, se isso não acontecer nós próximos anos essa condição não existira mais. Lembrando que também a China têm uma situação semelhante a do Brasil produz comida e não consegui acabar com forme e a pobreza, tanto nas zonas tropicais como nas temperdas existem países pobres, um número significativo dos países dá ex União Soviética não mudou muito coisa depois do fim do bloco, a vários países do leste Europeu que vivem basicamente da agricultura e exportação, assim como vários países do centro da Ásia. Países como a Alemanha, Inglaterra e Itália faz tempo que as coisas não vão boas, lembramdo também que Portugal depois que perdeu suas colônias numca mais foi potência de nada, e a sua situação na Europa não tá ficando longe de se comparar com o leste Europeu não.
Hoje em dia questões geográficas não importam pois a tecnologia hoje consegue enfrentar qualquer obstáculo. Terras áridas e inférteis podem se tornar grandes áreas agrícolas, zonas de planícies altas podem ter conexão por trem bala, e por aí vai. O que impede o desenvolvimento é nós mesmo
"Hoje em dia questões geográficas não importam pois a tecnologia hoje consegue enfrentar qualquer obstáculo." Infelizmente isso ai é uma grande falácia
eu acho que dizer que não importam é um exagero, pois nem todos os paises tem condições de ter as tecnologias necesarias para ajuda-los, mas certamente as questões geograficas estão se tornando mais e mais faceis de serem vencidas conforme o tempo vai passando
O mundo é globalizado. Há uma forte dependência nas relações internacionais. Ignorar que existe uma Divisão Internacional do Trabalho que dificulta a industrialozação da África e da América Latina é sinal de que teve um ensino fundamental e médio fracos...
@@vermillon6506Não é falácia, é só ver que o petróleo está sendo substituído por energia limpa e motores de carros estão sendo substituídos por baterias, hoje em dia a parte geográfica não define se um país é rico e sim o nível de industrialização do país, nenhum país da América do sul é industrializado por mais que alguns tenham IDH maior que outros o padrão é o mesmo, países que exportam produtos de baixo valor agregado e minerais para países ricos e em troca eles mandam os produtos deles já industrializados e com preços maiores que simples sacos de arroz ou feijão.
Varios pontos eu concordo do video, tem que levar em consideração que praticamente todos esses nessas linhas tem uma liberdade economica baixissima, não acho que é necessariamente pelo tempo de civilização, em termos de potencial essa area tem muito mais potencial que as outras mas como desenvolver se tudo é proibido, mesma coisa a venezuela que tem as maiores reservas de petroleo do mundo, tem algumas das praias mais belas do mundo e mesmo assim é um país que vive na miseria, basicamente é culpa do estado.
Um bom complemento é dizer que países com climas tropicais são propícios a diversas doenças, além de indisposição psicológica do povo, por não ter climas bem definidos!
"além de indisposição psicológica do povo, por não ter climas bem definidos!", isso não faz nenhum sentido, até mesmo no vídeo foi mostrado que em regiões tropicais são mais propícias a agricultura, se essas regiões/ nações dão certo ou não ai já tem mais fatores.
Isso é um argumento naturalista mt fraco, o ser humano se adapta a qualquer clima e ambiente, n da pra falar q tais países são pobres pq bla bla bla calor
Mas é no frio onde o corpo produz menos dopamina, como que em clima quente o cara fica sem disposição ? É literalmente nesse clima quente que o corpo produz dopamina no corpo e o cara fica com mais disposição.
Olha muitos dizem que a Europa é rica por conta da África e Américas.. mas a Europa já era considerada desenvolvida mesmo antes de explorar esses povos . Estou a falar no termo de comparação da época … e o Brasil mesmo com a riqueza territorial que tem não se consegue desenvolver muito , ou seja riqueza territorial não significa desenvolvimento . O que difere os países são os seus investimentos em educação e saúde segurança e tal … não o fato de ah 200 anos terem colonizado outro povo
Por ser a única região do país fora da zona tropical, podemos supor que se a Região Sul do país fosse independente ela seria uma nação desenvolvida ou, no mínimo, estável, pois já é a segunda região mais rica atrás apenas do sudeste, e sendo um país independente não teria que enviar para Brasília, todo ano, mais de 100 Bilhões de reais em impostos.
Esse papo de gaúcho de querer se separar é algo construído por burrice mesmo pq o estado que é o coração do Brasil é o São Paulo o estado mais rico e ninguém tem esse pensamento acredito que esse pensamento sepatista tem haver com ego inflado dos gaúchos de se sentirem superiores aos demais Estados
Certamente séria um país bom tanto que mais de 90% do território dele estaria abaixo do Trópico de Capricórnio. Não sei se seria um país bem rico mais seria bom em qualidade de vida
Os principais fatores que o professor HOC cota pra justificar o subdesenvolvimento de regiões tropicais: -Doenças tropicais -infertilidade do solo -disposição para trabalhar
Resumo: 1. Os países tropicais ficaram de fora do evento mais importante da história da humanidade, A Revolução Industrial 2. Não conseguiram estabelecer instituições democráticas e um Estado sólido devido a pressão de seus colonizadores 3. Servem apenas para satisfazer as necessidades de seus ex-colonizadores e grandes corporações (em outras palavras, apenas pra exportar commodities)
A Nova Zelândia não está nos trópicos Pouca parte da Austrália está dentro da faixa tropical e é bastante isolada, mas ainda é rica Porém, Omã e Brunei são países muito ricos, a Tailândia também está em boas condições financeiras, não é muito rica mas está próxima e é bem desenvolvida, O Chile também Uruguai é um país rico e bem desenvolvido também, mas ainda falta um pouco de infraestrutura no interior e não está no equador, o mesmo se aplica para a Tailândia.
Só o norte da Austrália e tropical, a maior parte da população vive no sul, as maiores cidades fica no sul na parte não tropical, nova Zelândia não e tropical, Malásia não e rico, Os poucos países ricos nos trópicos são países execção tipo Singapura e brunei, taiwan, arábia saudita e emirados árabes a metade deles estão nos trópicos, Arabia saudita e emirados so são ricos porque tem muito recurso natural para pouca população, O único pais rico com industria e taiwan e só o sul está nos trópicos, a parte mais rica esta no norte.
Não concordo que o Brasil seja pobre, pois se for pra comparar, o Brasil é o país mais rico da América do Sul, com grandes riquezas e empresas e com a moeda mais valorizada.
@alysandrabarradas4926 o Brazil é um país rico com o maior PIB da América Latina, tem a maior área cultivavel do mundo, porém, a maioria da população é extremamente pobre dependende de ajuda do estado, tem gente nesse Brazil rico que passa fome e não tem casa pra morar e nem mesmo trabalho. O Brazil é rico, mas a população não é.
Uma dúvida que fiquei, porquê antes da revolução industrial os países dos tropicos eram mais desenvolvidos dos que os das zonas tropicais? Exemplo, império chinês, otomano, países europeus passaram por períodos de evolução como a idade média, grandes construções, evoluções bélicas enquanto regiões tropicais muitos nem sairam da idade da pedra praticamente exemplo tribos brasileiras, africanas e ilhas da oceania.
Ainda vou explicar isso em v1d3o. Mas vou te dar o panorama geral da coisa: A Eurásia largou na frente do resto do mundo na revolução agrícola devido à abundância de plantas e animais domesticáveis. Por causa de sua orientação leste-oeste, a Eurásia possui uma grande área contígua de terra dentro da mesma zona climática, o que permitiu que a agricultura se espalhasse muito mais rápido do que se tivesse uma orientação norte-sul como a África e a América. A agricultura é a chave para o surgimento da civilização, e ela aconteceu muito mais cedo na Eurásia do que nos outros continentes.
Acho que é por causa do calor. Geralmente regiões quentes as pessoas são mais preguiçosas porque no calor dá aquela molesa, dar vontade de ficar deitado na rede o dia toda bebendo água de coco. Já nos lugares frios as pessoas são mais ativas elas precisam de movimentar mais se não morrem de hipotermia....
O problema dos países tropicais é que estão em regime NEOfeudalistas, Fazendão enorme, agrario e rural.. 😄😁😆 SE NÃO FOSSE GETULIO VARGAS, BRASIL AINDA TAVA NA POLITICA CAFÉ COM LEITE.
Percebi uma lacuna nessa análise. O que virou chave para a Europa possuir poderio tecnológico, econômico, logístico e bélico para conseguir colonizar outros continentes antes mesmo da revolução industrial?
Eu sou do Pará, e explicação para meu Estado ser pobre é a má administração meu país é cheio de terras boas e lugar para estabelecer empresas mais meu Estado sofre por Má administração dos vereadores e governo em geral.
Norte é rico, tem tudo e pode produzir de tudo mas oque falta é a região se industrializar, sabemos que o estado brasileiro sempre esqueceu do norte e nordeste por tanto são as duas regiões menos desenvolvida.
@@SOBERANO09 E coincidentemente também às, mais Ricas a uns tempos atrás a Capital do Pará Belém, era chamada de a pequena Paris. Por que, estava sendo desenvolvida más alguns anos depois deixaram ela de lado ela se Colapsou.
@@OEqualizador161schv Tem que incentivar os empresários do norte a investir na infraestrutura da região, se depender do estado brasileiro vocês nunca vão alcançar o desenvolvimento, mesma coisa eu digo para o nordeste, eles tem que investir na infraestrutura deles e depender menos do estado brasileiro se quiserem se desenvolver caso contrário ficará parado no tempo, o estado só quer concentrar renda no sudeste.
@@SOBERANO09 Infelizmente não têm como pois, o estado do Norte e tão Falido, inchando, endividado e mal administrado que os empresários fogem daqui, os empresários só investem aqui quando eles têm 100%, de certeza de lucro, a população está diminuindo às, vagas de emprego já, estão preenchidas os jovens não querem trabalhar e por aí vai meu amigo empresário, falou que tirando-o a Venezuela, o Norte do Brasil, é o pior lugar para empresários e os Bancos do Norte, só Pioram então Infelizmente não têm como investir aqui se ao mesmo fizessem a ligação do norte ao sul, já seria muito Útil, então Infelizmente o Norte está totalmente dependente do governo se a menos que venha um forte empresário, governador, comerciante principalmente do exterior para levantar a glória do Norte do país novamente.
O interessante é que nesse caso a Região Sul do Brazil está abaixo da Zona Tropical e é a única região com o maior IDH, a maior taxa de alfabetização, mais desenvolvida e com cidades como Balneário Camboriú - SC, Joinville - SC, Florianópolis - SC, Curitiba - PR, Maringá - PR, Porto Alegre - RS, que apresentam IDH a nível europeu, por exemplo o IDH de Florianópolis - SC tem o mesmo nível que de Portugal e o IDH de Curitiba - PR tem o mesmo nível que Uruguai e Chile. Além de lembrar que a Região Sul do Brazil é a mais fria e que recebeu mais imigrantes europeus como Italianos, Alemães, Holandeses e etc... Os únicos países da Zona Tropical que são desenvolvidos, de primeiro mundo e democráticos são Singapura e Austrália.
Sou gaúcho e Discordo primeiro q o clima não é fator pra riqueza e sim o acesso fácil q os imigrantes tiveram os imigrantes chegaram e já receberam terras emprego casa comida aí fica mais fácil e não teve escravidão no sul já na região norte e nordeste teve escravidão e exploração e só os políticos ficavam com as terras e poucos homens ricos poderosos e o dinheiro ficava mais com ricos e políticos e o estado e os nortistas e nordestinos só ganhavam migalhas
Se fosse ao contrário o nordeste iria ser rico se as pessoas ganhasse terras casa comida tudo preparado aí não iria passar fome e não precisava migrar pra sp pra ganhar dinheiro né kkkkk
@@cesarsantos5847 Hong Kong está toda na zona tropical. O clima subtropical, significa que tem características de ambos. Semelhante ao caso de Miami que está na zona temperada, mas tem clima tropical. É quente do mesmo jeito, praticamente um ar-condicionado por habitante. No livro do Charles Wheelan ele cita esses dois como exemplos de lugares ricos na zona tropical.
Se vc mora num pais quente que faz calor todos os dias vc vai preferir fazer o que? Se trancar em casa e ficar estudando ? Ou ficar no rio o dia inteiro pra se refrescar? Por isso que os indígenas nunca se desenvolveram
Sim mais nos últimos anos Santa Catarina que fica no Sul do Brasil vei se destacando muito com o desenvolvimento sustentável já é a segunda maior economia do Brasil atrás apenas de São Paulo
PIB é medido pelas ações humanas na economia e Santa Catarina tem 7609,601 de habilidades e São Paulo estado mais populoso do Brasil com mais de 11.451.245 da população ou seja o estado pode gerar muitas riquezas mais se ele for menos populoso seu PIB não consegue ultrapassar dos estados mais populosos o sudeste é mais habitado que o Sul
No início do século 20 a Argentina era tão rica quanto os Estados Unidos, Ela está passando por dificuldades agora, mas no passado ela sempre foi mais rica do américa do Sul.
@@diogovasconcelos2427 eu já vi ranking colocar Venezuela com IDH maior que Brasil, não dá pra confiar em tudo que dizem, IDH da Argentina hoje tá uma merda
É bizarro a quantidade de pessoas nos comentários defendendo o determinismo geográfico em pleno 2023, teoria essa q já está ultrapassada há décadas e foi mto instrumentalizada pra justificar a colonização. Enquanto o brasileiro continuar com essa mentalidade de colonizado, de achar q estamos sempre fadados a ser um país pobre por conta da localização geográfica, o país não vai se desenvolver mesmo.
@@FelipeSantos-qo6pqMas é uma realidade, caro. A gente em vez de reclamar deveria é fazer algo como construir um clima mais favorável possível valorizando o meio ambiente, e como investe em programas sociais, invista nisso, para que assim o Brasil em grande parte mesmo que tropical seja um país bom de clima para ser viver e quem sabe com isso se crie um programa tecnólogico que imite climas de países temperados fictício (mas aí estou falando de muita tecnologia que o Brasil não seria capaz hoje de desenvolver e de uma ideia que ao contrário da primeira pode ser utópica).
@@FelipeSantos-qo6pqNão é questão de ser anti-ciência mas de ignorância mesmo, infelizmente muito dessas pessoas não tiveram um ensino de qualidade (é só ver que numa pesquisa de dois mil e dezessete o Brasil foi considerado o terceiro país mais sem noção da realidade do mundo por uma pesquisa estadunidense).
É aquela coisa de dizer que o Brasil é um pais abençoado pq não tem terromoto, neve, furacão e etc. Na verdade, essa é a nossa desgraça. Olha só o deserto americano, não tem nada. Mas aqui no Brasil o povo insiste em viver no arido com a esperança de padim pade cicero trazer chuva...
Aprecio os vídeos do canal, a didática e o modo das abordagens são interessantes. No entanto, com relação ao PIB/per capita argentino levaria mais fé na informação se fosse referente a 60 anos atrás, pois a economia dos hermanos desde os anos 1990 está num abismo cada vez mais fundo.
Por estamos nos trópicos isso também nos trás muitas vantagens por exemplo, a Europa só consegue produzir uma safra por ano por causa do inverno, nos como temos sol é chuva o ano inteiro conseguimos produzir dois ou até 3 safras por ano.
Por não ter essa facilidade precisam compensar essa adversidade de alguma forma. É assim que se desenvolveram. O senso de urgencia e a adversidade torna o povo mais ativo e responsavel.
Singapura é uma ilha Tropical, mas é potencial a nossa vizinha Argentina esta região temperada sul esta situação económica muito difícil!.contraponha que você mostrou no canal.
Estes foram os factores económicos. Esqueceu-se de especificar os fatores sociais e culturais que são influenciados pelas condições climatéricas e que em certa medida ainda explicam o porquê desses países ainda não se conseguirem desenvolverem apesar de já não estarem colonizados. O mesmo será verdade se um dia, o ser humano um dia for capaz de habitar outro planeta. As condições climáticas condicionam o terreno mas também condicionam os comportamentos e formas de estruturar as sociedades de forma a inovarem e serem produtivas. Não existe muito incentivo ao ser humano para inovar se a capacidade agrícola produtiva for muito elevada com pouco recurso a industria/tecnologia e inovação. Também não existe capacidade de inovar se a preocupação pelas condições habitacionais de todas as classes sociais não seja um factor importante e enraizado na sociedade. Dando um exemplo muito simples mas exagerado: Não é possível viver em barracas ou ao relento no solo de Marte ou na Antártida. Para montar uma fabrica na Antártida todos os trabalhadores tem que ter um determinado padrão de vida ou morrem à fome ou de frio. Os alimentos tem que ser todos adquiridos no supermercado. O tipo de sociedade resultante de um lugar desses terá que ser mais dependente de uma estrutura central e a sociedade estará mais preocupada com as condições de cada individuo . Por consequência o modelo organizativo dessa sociedade vai ser influenciado por isso. Se as pessoas morrem ao frio ou à fome e se houver fracas condições é mais natural emigrar para onde está mais quente e onde existe mais comida. Por outro lado os países quentes terão sociedades menos preocupadas com as condições dos indivíduos. Outro exemplo disso foi o programa Apolo dos EUA e o discurso do presidente explana exatamente o que eu estou a tentar dizer. Eles foram há lua, não porque era fácil, mas sim por que era difícil. Para terminar, factores sociais e culturais influenciam a forma como as sociedades são estruturadas dai a diferença entre os países frios e quentes. O vídeo só abortou o factor económico mas o nome canal é "Capital Financeiro". Na realidade está tudo interligado clima, economia, culturas, sociedades.
Discordo totalmente das primeiras teorias. As grandes civilizações antigas não surgiram em zonas de clima tropical, mas sim em zonas subtropicais, às margens de grandes rios ou altiplanos, em regiões com pouca densidade arbórea, predominando os campos e pastagens... As poucas que floresceram nos trópicos, como as civilizações maia e cambojana, tiveram influências externas (não foram autóctones) e duraram pouco tempo. As evidências disso são muito claras!...
É evidente que o Norte da Austrália é mais pobre, tão despovoado, mas é muito próspero também, e nenhuma região da América do Sul é mais progressistas que o nosso Sudeste, em oportunidades agrarias, industriais e até de serviços…
As questões geopolíticas têm sim influência, mas lembremo-nos das questões psicológicas e contingências que o clima impõe. Quando Einstein visitou o Brasil disse em carta ser impossível realizar qualquer produção intelectual em um clima tão quente. Além do mais, a fartura de alimento na verdade desmotiva o país a ter um plano agrícola e uma estrutura organizada para se preparar para o inverno, como vimos acontecer na costa leste da colônia dos EUA. Tudo isso retarda o desenvolvimento do país. Vale lembrar que, não se deve interpretar isso como um determinismo biológico, afinal, isso seria antiético e infundado.
Essa análise é uma ideologia determinista disseminadas por colonizadores. A colonização é ainda tão forte que os povos dessas regiões ainda pensam dessa forma e não questionam. Os países ricos são ricos porque ainda buscam recursos nesses países. Os seus governantes são fantoches para atender aos interesses externos. As suas instituições não desenvolvem, são amarradas. Dessa forma dificulta o seu desenvolvimento. Educação de baixa qualidade, mantêm os povos atrasados. Geralmente não tem uma identidade específica e valorizam outras culturas e desprezam as suas próprias.
A industrialização é um marco na evolução da humanidade ... os primeiros países que subiram essa escadinha de países agrícolas para industriais ao subirem , recolheram a escadinha pra que outros não as subam e assim possam exercer poder sobre os demais.
O sistema capitalista favorece isso, ser exportador de matéria prima é maior exemplo disso. E o país fica referem e fadado a ser pobre, pois quem é rico fica aplaudindo politicas econômicas que gera inflação e desvalorização da moeda já que a maioria dos ricos são fazendeiros produzindo para exportar e não tem população para consumir a produção.
Fala isso para a Coreia do Sul, Suiça, Nova Zelandia. São paises que cresceram muito nos ultimos 60 anos. Adotaram a liberdade economica, a concorrencia e a meritocracia e o mais importante, o trabalho com filosofia de vida.
Por isso querem q o Brasil continue uma fazendinha nem fazendão eles não querem q seja
Eles estão caindo, um por um, igual fruta madura
@@alex.silva10HAHAHAH VC TA BRINCANDO NÉ? HAHAH o rico quer que a moeda se valorize menor inflação, pois assim, ele vai ter um maior poder financeiro.
É fácil se desenvolver quando você tem uma África inteira e grande parte da Ásia e das Américas para explorar.
Seu argumento até seria válido se os países que exploraram a África e Ásia já não fossem desenvolvidos antes da colonização. Os países em questão: França, Inglaterra e Holanda, já eram potencias economicas, militares e culturais já no século 15. Enquanto os portugueses estavam se guiando pelas estrelas e descobrindo terras, 99% dos africanos não haviam descobrido a roda. Os europeus exploraram os africanos e boa parte dos asiáticos por que eram desenvolvidos, eles não ficaram desenvolvidos por conta da exploração. Exemplo disso é a Coréia do Sul, que sempre foi explorada pela China e Japão, e hoje tem um PIB maior do que o PIB do Bostil. A Alemanha, que teve pouca presença colonial, sozinha tem um PIB maior do que o continente africano inteiro, duas vezes. Os países da África Subsaariana e América Latina, antes mesmo de serem países, sempre foram atrasados e ruins, e sempre serão!
@@ynot1929Sim. Por isso eu achei o vídeo um pouco raso.
@@ynot1929mas o fato dos europeus já serem desenvolvidos não exclui o fato de que atrasaram o desenvolvimento dos países americanos, africanos e asiáticos e que se desenvolveram muito mais pisando nesses países. Uma coisa não exclui a outra (?).
@@ynot1929teoria de gunder Frank, desenvolvimento do subdesenvimento, se pensar bem Grécia e Egito já foram grandes potencias, mas nem Grécia nem Egito exploram outros países hoje. Numa sociedade movida ao mercado internacional são considerados países pobres.
@@ynot1929fosse assim, o leste Europeu era pra ser super ricos, pois são os países mais frios da Europa, a Rússia era pra ser a maior potência em todos os sentidos, e não teriam uma história de tanta miséria.
Brasil é o único país do Mundo que passa por trópico e linha do Equador
Que pena o Brasil estar em uma região tão ruim.
A China tbm
@@Bill.Miguel a china está bem longe dos trópicos
@@Educanguru kkkkk
@@Bill.MiguelNa Ásia apenas 3 países possuem parte de seus territórios no Hemisfério Sul: Maldivas, Indonésia e Timor-Leste
Fato incontestável.
No próprio Brasil, na região norte e nordeste a discrepância em relação aos estados do sul e sudeste e assustadora !
Quem visita os estados, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará etc... e compara com Paraná, Santa Catarina, São Paulo (dependendo da região) se assusta !
Literalmente a impressão é de estar em outro pais.
Já ouviu falar do projeto de branqueamento do brasil?
@@fabriciocast143 o que isso tem a ver
Acredito que o problema primeiro é a falta de uma política boa pra região norte e segundo lugar o clima muito quente afasta as pessoas de querer morar nessa região.
Já o nordeste o problema é a falta de chuvas no Interior que é um semi deserto um lugar quente q chove pouco. Tanto que a maioria das pessoas moram no litoral do nordeste onde chove mais
A região mais ao norte do Brasil sempre foi menos visada em detrimento da região ao sul desde a colonização, fora que o próprio ambiente principalmente da parte da Amazônia é bem hostil a vida humana, fora a má administração, apesar de ser uma região extremamente rica em recursos naturais
Sou do nordeste e não vi nada dessa discrepância quando fui a SP e principalmente o Rio
Assisti um video aqui no youtube com professor Eugene, um romeno falecido em 2006. Ele conta que alguns seculos depois da queda de Roma, foram descobertas grandes jazidas de ferro no norte da Europa. Esse ferro deixou os exercitos daquela região mais fortes. Quando começou a revolução industrial, usaram esse ferro para impulsionar a industria.
O determinismo geográfico já é uma teoria superada a muito tempo na epistemologia da ciência geográfica. O processo histórico de exploração colonial, coincidente nessas regiões explica com maior fidelidade a questão.
Mas não é isso que está no vídeo? Pra mim ficou bem clara a crítica sobre a exploração e aproveitamento dos países que se industrializaram primeiro com o “quintal do país”
Eu acredito que a geografia não é determinante mas tem alguma influência sim. Ja fui pra uma região tropical amazônica e é um clima complicado pra ficar sentado numa boa, imagina pra trabalhar.
Porquê que a população da zona da faixa tropical não colonizou a Europa e o resto do mundo? É por serem bonzinhos?
Porquê que a população da região da faixa tropical não colonizou a Europa e o resto do mundo? É por serem bonzinhos?
Quando falamos em doenças do viajante transmitidas por vetores, essas doenças são mais endémicas nessa área tropical, pois é um ambiente muito propício para mosquitos. Isso criou um grande entrave no desenvolvimento.
O Einstein, durante a visita dele na America do Sul, havia comentado sobre determinismo geografico em seu diário de viagem. Mas hoje em dia isso é meio abafado, já que, embora ele não tivesse intenções de ofender, ficou parecendo ofensa aos povos de regiões tropicais. No entanto, refletimos, os fatos por si só são os melhores argumentos. Esses dias vi sobre um pequeno país da Europa (confesso que o nome é complicadinho) perto da Suíça que apesar de não tão conhecido, teve uma reviravolta econômica e não foi por abundância de recurso natural mas sim porque entenderam o jogo da economia. Negócio é saber as regras do jogo e para isso entender como funciona, e não depende necessariamente da abundância natural de país ou de sua geografia, mas sim de entender as regras do jogo. Talvez, onde tenham terras férteis, não leve a população a se preocupar tanto sobre as regras do jogo economico, já que o alimento brota ao lado, de certa forma.
Também com essa quentura horrível aqui no norte fica difícil.
Nao esqueça do problema da super vida nas regiões tropicais. Muito dificil estabelecer agricultura em climas tropicais por conta da variedade e quantidade de insetos. Sem contar as doenças. Países tropicais são mais caros de habitar e desenvolver, e explica tbm porque ficamos pra tras.
Países tropicais são mais caros? Acho que ainda é mais caro prosperar num ligar como a Rússia onde as temperaturas chegam a -40°C
@@d.c.campos4998olha o tamanho da Rússia, as principais da cidade estão todas no sul e não tem essas temperaturas absurdas, o clima é idêntico a de outro país europeu da região, e além do mais Rússia tem a metade da população do Brasil e ainda herdou muitos avanços da união soviética, e também é provável que tenha um governo sem corrupção
@@d.c.campos4998As regiões mais baratas de se ocupar em larga escala são as regiões temperadas, nem as muito frias, nem as muito tropicais. E a russia se desenvolveu ao redor das regiões temperadas, não na Sibéria, que segue desolada.
Pra ter uma ideia, até o século XX era inviável povoar as regiões quase vazias da África por conta da malária. Mesmo a população local não crescia, porque o excesso de chuva dificulta manter o solo fértil, e as pragas tornavam inviáveis grandes cultivos.
Na medida q a tecnologia avança e barateia esses empreendimentos, os países tropicais exibem avanço, mas com atraso.
E sim, a russia tbm desenvolveu com atraso em relação aos outros países.
@@yoshiro566 "governo sem corrupção na russia" pegou pesado kkkkkk
@@MrViktorolon por isso eu disse provável não conheço a política interna russa
No vídeo faltou mais informações.
Países fora dos trópicos tem grandes jazidas de carvão mineral a principal matéria prima da revolução industrial,e outra eles tem o solo mais fértil que precisa usar menos fertilizantes ,e eles tem menos doenças de países tropicais como :dengue ,zinka e febre amarela .
Isso é verdade até certo ponto. O Chile, por exemplo, foi grande exportador de fertilizante natural para a Europa (guano), isso até a descoberta do processo de fabricação de fertilizantes sintéticos pelo alemão Fritz Haber.
E não basta um país estar em zona temperada para se ver livre de pragas. Voltando ao exemplo do Chile, eles se orgulham de possuírem quatro barreiras naturais contra pragas: o Oceano Pacífico a oeste, os Andes a leste, geleiras ao sul e o Deserto de Atacama ao norte.
Nossa, não sabia desse detalhe
Outra teoria que ouvi falar é de que os países tropicais tem o clima favorável à agricultura ao qual os povos nômades buscaram se estabelecer por serem terras férteis a exemplo da india e china (explica até a densidade populacional tão alta) e que o fato de serem terras férteis propícias a se estabelecerem, não teve a necessidade de buscar se adaptar, desenvolver tecnologias e evoluir igual os países de clima hostil e terras inapropriadas para agricultura. I
Em climas frios é mais facil de estudar e tambem manter o foco. Isso deve tambem influenciar na parte dos estudos
Rapaz, concordo. Aqui em Manaus é um calor infernal, hoje por exemplo sensação térmica de 41ºC até 18h, e agora 20h34 está 29ºC, isso dá um desgaste enorme, dá um desânimo fazer as tarefas do dia a dia.
@@paulosilasdesigner.oficiale agora imagina na época dos nossos antepassados bem antigos onde não existia ar condicionado e nem ventilador 😳
O albert einstein falou isso quando visitou o Rio de Janeiro, que por conta do calor ele não conseguia estudar direito.
@@paulosilasdesigner.oficialVerdade
Imagine se um pais que neva tem um governo tipico brasileiro em que obras demoram anos para ser realizada. As adversidades cria no povo o sentimento de urgencia e responsabilidade.
Tailandia, Brunei, Singapura, e até mesmo a Malásia não são realmente pobres. Sem falar nos países do Oriente Médio que são ricos.
Sim, por esse motivo ele falou que quase todos são pobres.
Oriente Médio rico? Fumou o quê? O único rico ali é Israel!... Aliás, o único DESENVOLVIDO, porque rico muitos ali são devido ao petróleo, mas não se reflete na qualidade de vida da população...
Único dessa lista "desenvolvido" de fato é Singapura. Você precisa estudar.
Sei que vídeo destaca a influência histórica da colonização europeia nas regiões tropicais, impedindo seu desenvolvimento industrial e econômico. Mas ultimamente tem se observado cada vez mais outros fatores, que há alguns anos atrás nem imaginaríamos que poderia ter relação, por exemplo, o clima. Sem muito esforço de observação verá que esse desenvolvimento de países europeus em relação a países tropicais, também pode estar relacionado a condições climáticas. Países tropicais por consequência, são mais quentes, úmidos, logo a fadiga, o cansaço influenciam de alguma forma ao longo prazo no desenvolvimento econômico. O professor Hocc levantou essa observação há algum tempo. Será que até o clima joga contra a gente?
Já os climas dos paises do norte tambem são muitos ruins por grande parte do ano, seus climas tem grande variação térmica e também muitas vezes mais desastres naturais alem de que deve ser pessimo passar meses com falta solar e outros meses com sol até as 9:00 da noite.
Tanto o Capital Financeiro quanto o professor HOC ainda estão aquém de uma explicação mais elaborada acerca do impacto da geografia no desenvolvimento diferencial dos povos. Mas posso adiantar que a ideia geral deles está correta e realmente existem desvantagens no clima tropical, mas elas são muito mais relacionadas à ecologia, epidemiologia e pedologia do que aos efeitos do conforto térmico na produtividade humana.
Professor diego Abreu do língua pátria refutou essa afirmação do hocc, é simplesmente uma afirmação mt merda, uma resposta simples pra um problema complexo
Eu discordo da teoria do HOC no processo de colonização muito dos europeus preferiam locais com clima parecido aos da Europa por isso quando você nota a colonização dos Estados Unidos sendo predominante de Europeus e na Austrália a população fica mais no sul onde o clima é mais parecido do o europeu no Brasil os Alemães e Italianos ficam no sul em sua maioria. Os Europeus por terem naquela época mais acesso a educação já tinha uma sociedade formada mais urbana e no processo de industrialização quando ia para as colônias traziam isso. Um alemão que mudou para o sul por exemplo teria mais facilidade de importar tecnologia da Alemanha para o Brasil e assim montar um negócio aqui e ele prosperar por causa da tecnologia. Enquanto que no Brasil tivemos um processo de importação de escravos que depois foram marginalizados e isso gerou a desigualdade aqui no Brasil. Não é uma resposta definitiva mais responde boa parte da questão, jogar toda a culpa no clima não é a melhor resposta
@@josevinisius7183 Por que os europeus já tinham mais acesso à educação e eram mais urbanizados?
De todos os países do Hemisfério Sul apenas Austrália e Nova Zelândia são considerados países desenvolvidos
Porque são industrializados, não existe países rico sem indústria
Uruguai n é?
Uruguai n é?
Uruguai n é?
Uruguai n é?
Vídeo top! Acho que vale a pena explicar um pouco mais sobre o porque os países europeus se desenvolveram primeiro e mais rápido. Fatores como o deslocamento da população e o clima propício para produtividade podem ter influenciado. Por exemplo, se você vive em um país frio e não desenvolve seu ambiente, você morre, não existia zona de conforto. Outro fator, com o crescimento das populações, a constante ameaça de guerras fez com que países se vissem na necessidade de se desenvolver. No final, parece uma questão relacionada a sobrevivência e necessidade de adaptação que deu aos países do norte uma vantagem muito maior e que claro, após isso foi utilizada para o que se viu no vídeo e que faz também todo sentido.
Estados Unidos tem uma parte que está na zona tropical que é o caso do estado do Havaí
Mas ai não faz diferença, porque são pequenas ilhas, Os EUA(continente) ajuda esses territórios.
Singapura também está dentro da área e é super desenvolvido!
Por causa da sua geografia ela tem uma das zonas mais movimentadas do mundo, não tem essa que um país e subdesenvolvido por causa da zona, os EUA e Canadá eram pra ser países pobres mas são ricos por causa que estavam perto da Europa e Asia, não por que estão longe dessa linha da pobreza
Mais 1 vídeo incrível do capital financeiro
*Isso também acontece no Brasil as regiões mais ricas ficam perto ou abaixo do Trópico de Capricórnio*
Brasília fica bem longe e é a mais desenvolvida
@@Polo-sd2kg por causa do dinheiro da União que é investido na capital, ainda mais que tu quer pegar um terreno minúsculo como exemplo, E os outros 99% cidades que são pobres?
@@Polo-sd2kg Brasília é o esconderijo de políticos, lógico que vai ser mais desenvolvida, roubam dos demais e investem lá, não te parece óbvio?
Isso porque o império focava mais no desenvolvimento do sudeste
@@mateusrp1836Sim, mas isso prova q o problema não é o clima e sim a política envolvida nesses lugares.
Singapura está dentro da Zona Tropical e mesmo assim é um país desenvolvido
Isso é uma exceção, Mesmo assim 90 % dos países tropicais continuam pobres ainda!
Brunei também
Cingapura é uma CIDADE.
@@determinismogeografico Cidade estado, que mesmo assim foi muito difícil chegar ao nível que se encontra hoje, mesmo em um território minusculo comparado a alguns países maiores da zona tropical
@@determinismogeografico Uma cidade-estado com uma população maior do que a Noruega.
Lembrando que Singapura está quase na linha do Equador, tem um clima semelhante ao do norte, como em cidades a exemplo de Belém, e mesmo assim é o 2° país mais rico do mundo e o 9° em IDH
Por políticas liberais coisa que norte e nordeste não querem pois elegem os mais burocratas e regulamentadores possíveis
Singapura é um país pequeno, talvez no futuro a Indonésia se torne o primeiro país grande e tropical desenvolvido
@@renelacorte1852difícil,Indonésia e bem mais f7dîdá que o Brasil
@@felipeafavordobanimentodot9296 Isso vai mudar com o ocidente cada vez mais transferindo suas fábricas da China para outros países asiáticos
@@pecanhajeffpecanha8062kkkkkkkkkkkkk pqp
Os governos da direita no Brasil foi uma bosta, obrigado nordeste por ter elegido Lula e ter posto um basta no fascismo
"A questão de países tropicais serem pobres está relacionada ao clima entre quente e frio, é um mito. Ocorrem milhares de fatores, tanto históricos como a questão da colonização dos países, e também a revolução industrial."
Só falta explicar agora por que foi a Europa que conquistou o resto do mundo e por que a revolução industrial começou lá.
@@determinismogeografico "sorte", simplesmente. Poderiam ter sido os chineses, os romanos, os persas, os egípcios ou os mongóis, se a tecnologia industrial tivesse sido descoberto na época de algum desses impérios quando no auge, seriam eles os mais desenvolvidos. É incrível pensar que se a China enquanto ainda era uma dinastia fosse um pouco mais imperialista, ela teria dominado o mundo sem muito esforço.
Antes da colonização europeia o império mais rico era dos incas, que ficava nos trópicos, os europeus se desenvolveram mais rápido que outros povos por causa de um animal, o cavalo
@@determinismogeografico o Império mongol foi o maior Império em extensão do mundo conquistar não necessariamente significa ser mais avançado, a segunda revolução industrial foi liderada pelos EUA e hoje as maiores potências econômicas são China e EUA, a terceira revolução está sendo liderada pelos tigres asiáticos alguns deles sendo Singapura, Indonésia, Taiwan e Hong Kong lugares quentes e com climas tropicais
Nem Einstein conseguiu raciocinar no calor brasileiro. Imagina o povo pensar em um ambiente muito quente... impossível
O engraçado é que nos concursos do Sul e Sudeste quem broca são os nordestinos. A diferença de desenvolvimento está atrelada ao desenvolvimento interno brasileiro, não ao calor, no nordeste as terras foram divididas em sesmarias, então algumas famílias tinham todo o território nordestino, durante a exploração do pau brasil toda riqueza saia para Portugal, e a mesma coisa a cana de açúcar. Quando esse sistema de sesmarias acabou, o RJ passou a ser a capital, e a coroa portuguesa foi para lá, e passou a investir no RJ, com universidades, e todas as estruturas, enquanto o nordeste continuava com toda a terra na mão de algumas famílias, e não conseguiu ter evolução durante a cana de açúcar, pois a coroa estava em Portugal, e o povo nordestino apenas trabalhando em regime de servidão para essas famílias, como ocorre até hoje. O sudeste e o sul aproveitaram o café e o leite, além da coroa presente no Brasil, e evoluíram ... Simplesmente isso, não há explicação no calor, nas praias, ou que as pessoas são preguiçosas...
@@junior2630 Excelente análise!
O Einstein descobriu da pior forma que o Brasil não é para amadores.😅
Einstein não estava acostumado com o clima
Na Florida eles pensam
Amo assistir seus vídeos...e fiquei feliz em saber que faz aniversário no mesmo dia que eu que fiz 45 anos com pele madura 😅 parabéns por mais um ano de vida e parabéns pelos vídeos 🎉❤❤
Muito interessante. Eu ainda adicionaria uma outra teoria: o instinto de sobrevivência fez com as civilizações que viviam no frio se desenvolvessem mais rápido. Era algo obrigatório! Ou era isso, ou morriam de frio e fome. Pq antes de pensar nas dominação; é pq as civilizações fora dos trópicos estavam mais avançadas? É o velho ditado do “sombra e água fresca”. Isso nos deixa mais preguiço sem necessidade de pensar nos problemas, inovar! Quando vou à praia, no calor, a preguiça reina. Agora num dia cinzento e frio, trabalhar não é algo tão ruim!
Agora me diz qual desses países do trópico sul são industrializados, devido ao avanço da tecnologia a parte geográfica se tornou irrelevante, hoje oque diz se um país vai prosperar ou não é o seu nível de industrialização, na parte norte todos os países são industrializados sem exceção, importamos muita coisa e exportamos produtos de baixo valor agregado como Agro e minerais para países ricos enquanto que não temos empresas de vários setores importantes, é quase que um ciclo, os países ricos exploram os mais pobres por causa dessa deficiência na indústria que tanto África quanto a América do sul tem.
A geografia não se tornou irrelevante. Por exemplo, a África tem poucos portos naturais e poucos rios navegáveis, o que limita o acesso ao interior e encarece o transporte.
@@determinismogeografico A África não tem indústria, mesmo sem portos eles seria ricos se vendesse produtos industriais para todo o mundo assim como os países faz, a questão é a industrialização, se eles fosse exportador de automóveis, eletrodomésticos, roupas, perfume, produtos pessoais, equipamento militar, eles seria mais rico e desenvolvido do que toda a América latina, os lucros deles seria de mais de 100 bi de dólares por ano por anos devido a isso
Bem isso mesmo, mas só acrescentando um detalhe a Europa e EUA estão passando por um processo de desindustrialização e a industria está migrando para a Ásia, países como Malásia, Indonésia e Vietnã estão se industrializando muito e muito rápido.
A China já passou do estágio de só fabricar produtos de marcas ocidentais ficando apenas com uma pequena porcentagem, para o estágio de ter suas próprias marcas sendo desejadas ao redor do mundo, smartphones são um bom exemplos disso.
Conteúdo de fundamento, parabéns 🙏🏼👏🏼👏🏼
Isso é muito relativo, o clima não pode ser uma variável determinante para o desenvolvimento de um país. Tem que se levar em consideração às questões políticas, econômicas e sociais e, ainda, culturais estabelecidas. Resultante do processo histórico de ocupação e colonização do território.
Temos enormes desafios que passam pela política. Muitas coisas sofrem com as pressões externas. Não querendo nosso desenvolvimento. Mas o Brasil é forte e vêm se superando 👊🏼👊🏼👊🏼
O pior é que até hoje os Brasileiros pensam que pelo fato de ser um país agrícola isso é uma vantagem.
Teoricamente é, mas justamente porisso sofre o domínio das grandes potências para que permaneça no atraso e produzindo alimentos para os países mais ricos.
A primeira parte vc esta certo ,mas errou ao culpá-los kkkkkk
a culpa é nossa mesmo, sistema que não favorece em abrir a economia pra industria, reduzindo desburocratizando impostos pra empresas...
Eles se acomodam que somos fazendões KKKKKK
@@ECartman357exato, o Brasil e o resto da América latina tiveram a sua independência cedo, mas não focaram em acabar com a industrialização e acabar a escravidão cedo, como os EUA fizeram.
O Brasil teve sua chance quando era monarquia, graças a Deus hoje em dia tem cada vez mais pessoas virando monarquistas aqui no Brasil. Nosso Império vai voltar, pode ter certeza. Não importa o quanto demore, vai voltar. Ave Império do Brasil!
Estar na faixa tropical do mundo n tem relação com a pobreza do país, é muito tosco uma afirmação dessa, o Brasil está na faixa e passou por momentos de grande desenvolvimento assim como outros países dessa faixa
No próprio Brasil,o sul é imensamente mais desenvolvido do que o norte.
E enquanto o Sul está abaixo do trópico,o norte se encontra no trópico.
@@danielribeiroferreira8844
Mas oq o cu tem a ver com as calças? Em diversas estações do ano o sul consegue ter climas extremamente mais quentes do que o norte, q afirmação burra
@@danielribeiroferreira8844São Paulo Possuí o IDH e PIB per capita mais alto (Apenas atrás do DF), E está na faixa.
Isso por que o país teve um clima aparecido com os dos europeu, nisso ele levou vantagem.@@danielribeiroferreira8844
Região**
A chave é a industrialização! No Brasil é quase impossível abrir uma empresa, sistema tributário caótico, tudo travado... contudo, importar quinquilharias é extremamente fácil (aliexpress e shoppee). Já no fator cultural, o brasileiro desdenha o processo educacional, se apega a religiosidade e elogia o agronegócio (e a maioria nem latifúndio tem)....
Uma coisa importante a lembrar é que a Europa se industrializou de maneira diferente. Reino Unido, França, Alemanha, Itália... Esses paises em si tiveram pioneirismo na industrialização, porem o leste europeu e os outros paises nao citados tambem estavam com pouquíssimo material de tecnologia. Alguns paises europeus vieram a ficar mais ricos devido a uniao europeia. Como um mercado comum, a UE se tornou um bloco de assistencis mútua onde os paises europeus mais pobres puderam se cooperar. O mesmo nao aconteceu com a America Latina e os paises africanos. Os mercados comuns da AL e África nem se comparam a União Européia
Mais não esqueça que a união europeia ajudou mais os países mais ricos, como a Alemanha e França. Países como Portugal e Itália tiveram sua economia estagnada por causa da moeda (Euro), afinal os dois tinham uma moeda desvalorizada que ajudava nas exportações, aí quando entraram na UE com uma moeda tão forte fez que a economia começasse a estagnar durante anos.
Alguns países ricos como a Alemanha e frança tiveram sua economia fortificada, afinal a suas moedas era muito supervalorizada com a chegada do Euro que era uma moeda menos valorizada, fez que as exportações aumentassem fazendo assim a economia crescer mais ainda, Sem contar o fator industrial. Com a Alemanha e França tendo uma indústria bem mais forte que a indústria portuguesa fez a economia estagnar mais ainda porque poderiam comprar produtos melhores, sem taxação.
@@fooxi7158 sim, a tendência foi fortalecer os mais ricos, porém os países mais pobres sofreram com emigração, pois circular nos mercado comum tem menos burocracia. Um albanês pode ir para a suíça com mais facilidade. Sendo assim, a demanda por trabalhadores é mais facilmente preenchida.
@@marinhoizaias sim exatamente, como falei o bloco econômico europeu é bom para os ricos e ruim para os mais pobres.
@@marinhoizaias um dos únicos países "pobres" que se deram bem na entrada da UE foi a Irlanda.
Em si nem era pobre, afinal o pib per capita dela na época era igual ao da Alemanha.
@@fooxi7158a união europeia é um exemplo do que pode acontecer com o Brasil no Mercosul
Que Jesus Cristo tenha misericórdia de todos nós, amém.🌎🌍🌏😭🤒😷🤧🔬🦠💉🫁📖❤️🙏✝️
A analise do vídeo foi muito simplista e focou apenas em um aspecto. Não serve como base argumentativa substancial
Canal massa mano❤
Isso não explica o motivo de:
- O sul da Austrália ser melhor que o norte;
- O sul da Argentina ser melhor que o norte;
- O sul do Brasil ser melhor que o norte;
- O norte dos EUA ser melhor que o sul;
- O norte da Europa ser melhor que o sul;
- O norte do Japão ser melhor que o sul.
O clima influencia sim. Quanto mais quente, pior é para o desenvolvimento humano. Eu já morei em Melbourne, na Austrália, um lugar frio. Trabalhava em trabalhos braçais la, e graças ao clima frio eu me sentia muito confortável no trabalho, que rendia muito. Já no Brasil, até mesmo trabalhar em escritório com ar-condicionado às vezes é um inferno de tão abafado, e o trabalho não rende. Calor é uma 💩
O norte do Japão não é melhor que o sul, as principais cidades estão no centro-sul
Nessa faixa todos foram explorados e passaram a doutrina a frente, EUA, Europa e China/Rússia fizeram o trabalho
6:13 : "os eua foram os primeiros a serem independentes"
Haiti: eu sou uma piada para vc?
Acredito eu que a explicação mais simples seja: quando o homo sapiens surgiu as areas tropicais eram mais ricas pq tinham mais recursos para a sobrevivência, entretanto quando o homem migrou para lugares mais frios eles tiveram que raciocinar e trabalhar muito mais para sobreviver ou morreriam congelados
PORQUE SÃO MUITO CORRUPTOS!!! QUEM CONCORDA???
Concordo, vc concorda?
@@CashinCCCP SIM!!!
Não me diga gênio
Agora falta explicar por que a corrupção foi tão seletiva ao se instalar na zona tropical.
Vai estudar
Muito bom vídeo! Por um momento, pensei que ia cair na explicação falaciosa e simplista do determinismo geográfico para a desigualdade mundial. Mas a partir da metade do vídeo, "corrige" a rota e reforça os processos históricos envolvidos na questão. Geografia é importante, mas sozinha não dá conta de explicar as relações sociais.
O socialismo também é um fator que não deve ser colocado de lado.
Simples!
As três mazelas da hora na idade:
- doença
- pobreza
- conflitos
Geram lucros monstruosos para poucos.
Sem falar no roubo generalizado das riquezas minerais...
Inaceitável determinismo geográfico. A maioria dos países tropicais foram colônias europeias e não puderam ingressar nem na primeira nem na segunda revolução industrial, o que impediu também o desenvolvimento da ciência necessária para melhor aproveitar os recursos tropicais. Veja que somente no seculo 20, após anos investimentos na estatal Embrapa, o Brasil conseguiu adaptar a cultura de soja ao clima tropical, o que nos tornou uma potência agrícola.
Canada, EUA e Austrália também foram colônias europeias.
@@technoir-1984”Colônias britânicas” especificamente
@@talyssonkrigor e?
@@technoir-1984Desses que você citou apenas um não faz parte da commonwealth
@corto1967 Canadá, EUA e Austrália foram colônias de povoamento, em que estrangeiros tinham intenção de habitar e desenvolver o local. Já a América do Sul e África foram colônias de exploração, cujo interesse dos estrangeiros era apenas extrair recursos naturais e enviar para sua metrópole européia.
O que explica o índice de desenvolmento econômico baixo nas zonas tropicais é a história particular de cada lugar, mais um ponto importante é que os países das zonas tropicais têm a sua economia basicamente voltada para a agricultura e exportação de recursos e praticamente nenhuma indústria, países como a China, Chingapura, Coreia do Sul, abandoram esse modelo econômico ruralista exportador a poucos anos e hoje se destacam, na atualidade têm a Índia e mais recente a Arábia Saudita que não quer depender só dá exportação do petróleo. O Brasil continua na mesma condição de 500 anos atrás ruralistas exportador, nossa condição ainda é de muita vantagem perante a outros países, temos como construir a nossa indústria e ficarmos fortes, se isso não acontecer nós próximos anos essa condição não existira mais. Lembrando que também a China têm uma situação semelhante a do Brasil produz comida e não consegui acabar com forme e a pobreza, tanto nas zonas tropicais como nas temperdas existem países pobres, um número significativo dos países dá ex União Soviética não mudou muito coisa depois do fim do bloco, a vários países do leste Europeu que vivem basicamente da agricultura e exportação, assim como vários países do centro da Ásia. Países como a Alemanha, Inglaterra e Itália faz tempo que as coisas não vão boas, lembramdo também que Portugal depois que perdeu suas colônias numca mais foi potência de nada, e a sua situação na Europa não tá ficando longe de se comparar com o leste Europeu não.
Hoje em dia questões geográficas não importam pois a tecnologia hoje consegue enfrentar qualquer obstáculo. Terras áridas e inférteis podem se tornar grandes áreas agrícolas, zonas de planícies altas podem ter conexão por trem bala, e por aí vai. O que impede o desenvolvimento é nós mesmo
Boa interpretação amigo
"Hoje em dia questões geográficas não importam pois a tecnologia hoje consegue enfrentar qualquer obstáculo."
Infelizmente isso ai é uma grande falácia
eu acho que dizer que não importam é um exagero, pois nem todos os paises tem condições de ter as tecnologias necesarias para ajuda-los, mas certamente as questões geograficas estão se tornando mais e mais faceis de serem vencidas conforme o tempo vai passando
O mundo é globalizado. Há uma forte dependência nas relações internacionais. Ignorar que existe uma Divisão Internacional do Trabalho que dificulta a industrialozação da África e da América Latina é sinal de que teve um ensino fundamental e médio fracos...
@@vermillon6506Não é falácia, é só ver que o petróleo está sendo substituído por energia limpa e motores de carros estão sendo substituídos por baterias, hoje em dia a parte geográfica não define se um país é rico e sim o nível de industrialização do país, nenhum país da América do sul é industrializado por mais que alguns tenham IDH maior que outros o padrão é o mesmo, países que exportam produtos de baixo valor agregado e minerais para países ricos e em troca eles mandam os produtos deles já industrializados e com preços maiores que simples sacos de arroz ou feijão.
Varios pontos eu concordo do video, tem que levar em consideração que praticamente todos esses nessas linhas tem uma liberdade economica baixissima, não acho que é necessariamente pelo tempo de civilização, em termos de potencial essa area tem muito mais potencial que as outras mas como desenvolver se tudo é proibido, mesma coisa a venezuela que tem as maiores reservas de petroleo do mundo, tem algumas das praias mais belas do mundo e mesmo assim é um país que vive na miseria, basicamente é culpa do estado.
Um bom complemento é dizer que países com climas tropicais são propícios a diversas doenças, além de indisposição psicológica do povo, por não ter climas bem definidos!
"além de indisposição psicológica do povo, por não ter climas bem definidos!", isso não faz nenhum sentido, até mesmo no vídeo foi mostrado que em regiões tropicais são mais propícias a agricultura, se essas regiões/ nações dão certo ou não ai já tem mais fatores.
Isso é um argumento naturalista mt fraco, o ser humano se adapta a qualquer clima e ambiente, n da pra falar q tais países são pobres pq bla bla bla calor
Mas é no frio onde o corpo produz menos dopamina, como que em clima quente o cara fica sem disposição ? É literalmente nesse clima quente que o corpo produz dopamina no corpo e o cara fica com mais disposição.
@@cachacahumana7185 Existe um limite de adaptação. Por exemplo, nunca existiu uma população que se auto-sustentasse na Antártida.
@@determinismogeografico
Mas aí é um caso extremo, n é algo que se aplica nos trópicos
A Faixa tropical apesar de pobre, ainda sim possui países mais ricos como o Panamá.
A região das montanhas andes da América do sul o clima é frio não é quente não. Até o México é montanhoso e é mais frio que o Brasil
O México e desenvolvido ?
@@3389-ØØ não
@@kaizennojujutsu6134 exatamente
@@kaizennojujutsu6134 nenhum país e pobre por natureza........
Olha muitos dizem que a Europa é rica por conta da África e Américas.. mas a Europa já era considerada desenvolvida mesmo antes de explorar esses povos . Estou a falar no termo de comparação da época … e o Brasil mesmo com a riqueza territorial que tem não se consegue desenvolver muito , ou seja riqueza territorial não significa desenvolvimento . O que difere os países são os seus investimentos em educação e saúde segurança e tal … não o fato de ah 200 anos terem colonizado outro povo
Acabei percebendo que os estados do sul do Brasil estão abaixo desse trópico também. E são justo esses os melhores a se viver, curioso isso
*ignorando a existência de Brasília e São Paulo*
@@Polo-sd2kgA Ignorância e Achismo do Público desse canal é algo nunca visto antes.
@@Polo-sd2kg são Paulo fica entre a parte tropical e temperada.
@@ropato1812 estar abaixo do trópico de Capricórnio não significa que automaticamente vai ter um clima temperado
É interessante que a única região fora dessa zona é o sul e São Paulo, e são as regiões mais ricas do país kkkkkkkkkkkkkkk
Vdd kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso aí já é a corrupção
Por ser a única região do país fora da zona tropical, podemos supor que se a Região Sul do país fosse independente ela seria uma nação desenvolvida ou, no mínimo, estável, pois já é a segunda região mais rica atrás apenas do sudeste, e sendo um país independente não teria que enviar para Brasília, todo ano, mais de 100 Bilhões de reais em impostos.
O problema da América do sul não é geográfica.
@@SOBERANO09 Não é o principal, mas não deixa de ser um problema
Esse papo de gaúcho de querer se separar é algo construído por burrice mesmo pq o estado que é o coração do Brasil é o São Paulo o estado mais rico e ninguém tem esse pensamento acredito que esse pensamento sepatista tem haver com ego inflado dos gaúchos de se sentirem superiores aos demais Estados
Certamente séria um país bom tanto que mais de 90% do território dele estaria abaixo do Trópico de Capricórnio. Não sei se seria um país bem rico mais seria bom em qualidade de vida
Não seria muita coisa, visto que mesmos os melhores da America Latica ainda são subdesenvolvidos.
Ótimo Vídeo!😊❤
Os principais fatores que o professor HOC cota pra justificar o subdesenvolvimento de regiões tropicais:
-Doenças tropicais
-infertilidade do solo
-disposição para trabalhar
Resumo:
1. Os países tropicais ficaram de fora do evento mais importante da história da humanidade, A Revolução Industrial
2. Não conseguiram estabelecer instituições democráticas e um Estado sólido devido a pressão de seus colonizadores
3. Servem apenas para satisfazer as necessidades de seus ex-colonizadores e grandes corporações (em outras palavras, apenas pra exportar commodities)
Só pra lembrar
Austrália
Nova Zelândia
Malásia
Singapura entre outros ficam em zona tropical outro a Argentina esta uma draga
A Nova Zelândia não está dentro da zona tropical, e a parte mais rica da Austrália não está na zona tropical.
@@mateusrp1836 pelo que saiba até hoje só existe uma Austrália
Se existe outra Austrália deve ser na sua cabeça
A Nova Zelândia não está nos trópicos
Pouca parte da Austrália está dentro da faixa tropical e é bastante isolada, mas ainda é rica
Porém, Omã e Brunei são países muito ricos, a Tailândia também está em boas condições financeiras, não é muito rica mas está próxima e é bem desenvolvida, O Chile também
Uruguai é um país rico e bem desenvolvido também, mas ainda falta um pouco de infraestrutura no interior e não está no equador, o mesmo se aplica para a Tailândia.
Só o norte da Austrália e tropical, a maior parte da população vive no sul, as maiores cidades fica no sul na parte não tropical, nova Zelândia não e tropical, Malásia não e rico, Os poucos países ricos nos trópicos são países execção tipo Singapura e brunei, taiwan, arábia saudita e emirados árabes a metade deles estão nos trópicos, Arabia saudita e emirados so são ricos porque tem muito recurso natural para pouca população, O único pais rico com industria e taiwan e só o sul está nos trópicos, a parte mais rica esta no norte.
@@mariolole8261 eu falei "outra parte" não falei outra Austrália.
Não concordo que o Brasil seja pobre, pois se for pra comparar, o Brasil é o país mais rico da América do Sul, com grandes riquezas e empresas e com a moeda mais valorizada.
@alysandrabarradas4926 o Brazil é um país rico com o maior PIB da América Latina, tem a maior área cultivavel do mundo, porém, a maioria da população é extremamente pobre dependende de ajuda do estado, tem gente nesse Brazil rico que passa fome e não tem casa pra morar e nem mesmo trabalho. O Brazil é rico, mas a população não é.
Caríssimos, países pobres tem UMA coisa em comum, tendências socialistas. Países ricos também tem UMA coisa em comum liberdade econômica
😴
Eu não tankei kk
Não.......por deus não teve aula com quem?
Um europeu eugenista com tendencioso ao determinismo geográfico?
Isso é preconceito,a riqueza está aonde há indústria e tecnologia , acontece dentro dos próprios países, região mais industrializada, mais rica,etc!
Uma dúvida que fiquei, porquê antes da revolução industrial os países dos tropicos eram mais desenvolvidos dos que os das zonas tropicais? Exemplo, império chinês, otomano, países europeus passaram por períodos de evolução como a idade média, grandes construções, evoluções bélicas enquanto regiões tropicais muitos nem sairam da idade da pedra praticamente exemplo tribos brasileiras, africanas e ilhas da oceania.
Ainda vou explicar isso em v1d3o. Mas vou te dar o panorama geral da coisa: A Eurásia largou na frente do resto do mundo na revolução agrícola devido à abundância de plantas e animais domesticáveis. Por causa de sua orientação leste-oeste, a Eurásia possui uma grande área contígua de terra dentro da mesma zona climática, o que permitiu que a agricultura se espalhasse muito mais rápido do que se tivesse uma orientação norte-sul como a África e a América. A agricultura é a chave para o surgimento da civilização, e ela aconteceu muito mais cedo na Eurásia do que nos outros continentes.
Acho que é por causa do calor. Geralmente regiões quentes as pessoas são mais preguiçosas porque no calor dá aquela molesa, dar vontade de ficar deitado na rede o dia toda bebendo água de coco. Já nos lugares frios as pessoas são mais ativas elas precisam de movimentar mais se não morrem de hipotermia....
Fato é que somos uma colônia até hoje 😢
Não somos. O Brasil é um lixo exclusivamente devido sua própria população.
Colônia de Banqueiros.
Oi você é muito inteligente eu aprendi muita coisa com você eu agradeço muito
SS, super inteligente e aprendemos muito com esse mano aí
O problema dos países tropicais é que estão em regime NEOfeudalistas, Fazendão enorme, agrario e rural.. 😄😁😆
SE NÃO FOSSE GETULIO VARGAS, BRASIL AINDA TAVA NA POLITICA CAFÉ COM LEITE.
Percebi uma lacuna nessa análise. O que virou chave para a Europa possuir poderio tecnológico, econômico, logístico e bélico para conseguir colonizar outros continentes antes mesmo da revolução industrial?
Eu sou do Pará, e explicação para meu Estado ser pobre é a má administração meu país é cheio de terras boas e lugar para estabelecer empresas mais meu Estado sofre por Má administração dos vereadores e governo em geral.
Norte é rico, tem tudo e pode produzir de tudo mas oque falta é a região se industrializar, sabemos que o estado brasileiro sempre esqueceu do norte e nordeste por tanto são as duas regiões menos desenvolvida.
@@SOBERANO09 E coincidentemente também às, mais Ricas a uns tempos atrás a Capital do Pará Belém, era chamada de a pequena Paris. Por que, estava sendo desenvolvida más alguns anos depois deixaram ela de lado ela se Colapsou.
@@OEqualizador161schv Tem que incentivar os empresários do norte a investir na infraestrutura da região, se depender do estado brasileiro vocês nunca vão alcançar o desenvolvimento, mesma coisa eu digo para o nordeste, eles tem que investir na infraestrutura deles e depender menos do estado brasileiro se quiserem se desenvolver caso contrário ficará parado no tempo, o estado só quer concentrar renda no sudeste.
@@SOBERANO09 Infelizmente não têm como pois, o estado do Norte e tão Falido, inchando, endividado e mal administrado que os empresários fogem daqui, os empresários só investem aqui quando eles têm 100%, de certeza de lucro, a população está diminuindo às, vagas de emprego já, estão preenchidas os jovens não querem trabalhar e por aí vai meu amigo empresário, falou que tirando-o a Venezuela, o Norte do Brasil, é o pior lugar para empresários e os Bancos do Norte, só Pioram então Infelizmente não têm como investir aqui se ao mesmo fizessem a ligação do norte ao sul, já seria muito Útil, então Infelizmente o Norte está totalmente dependente do governo se a menos que venha um forte empresário, governador, comerciante principalmente do exterior para levantar a glória do Norte do país novamente.
@@OEqualizador161schvO Que Pode Resolver Isso É A Iniciativa Privada,Pois o Brasil Não Vai Ligar Não O Governo.
Porque é a faixa do calor. Ninguém aguenta ficar no calor kkkk
Essa teoria é pura especulação.
Único país tropical que prosperou muito foi Singapura. País sem recursos e burocrático. O liberalismo econômico ergueu a economia
O interessante é que nesse caso a Região Sul do Brazil está abaixo da Zona Tropical e é a única região com o maior IDH, a maior taxa de alfabetização, mais desenvolvida e com cidades como Balneário Camboriú - SC, Joinville - SC, Florianópolis - SC, Curitiba - PR, Maringá - PR, Porto Alegre - RS, que apresentam IDH a nível europeu, por exemplo o IDH de Florianópolis - SC tem o mesmo nível que de Portugal e o IDH de Curitiba - PR tem o mesmo nível que Uruguai e Chile. Além de lembrar que a Região Sul do Brazil é a mais fria e que recebeu mais imigrantes europeus como Italianos, Alemães, Holandeses e etc...
Os únicos países da Zona Tropical que são desenvolvidos, de primeiro mundo e democráticos são Singapura e Austrália.
Sou gaúcho e Discordo primeiro q o clima não é fator pra riqueza e sim o acesso fácil q os imigrantes tiveram os imigrantes chegaram e já receberam terras emprego casa comida aí fica mais fácil e não teve escravidão no sul já na região norte e nordeste teve escravidão e exploração e só os políticos ficavam com as terras e poucos homens ricos poderosos e o dinheiro ficava mais com ricos e políticos e o estado e os nortistas e nordestinos só ganhavam migalhas
Se fosse ao contrário o nordeste iria ser rico se as pessoas ganhasse terras casa comida tudo preparado aí não iria passar fome e não precisava migrar pra sp pra ganhar dinheiro né kkkkk
Austrália não é país tropical e sim subtropical temperado assim como a região Sul, para o Ocidente, temperado.
Cara, conteúdo incrível, mas se eu tivesse q contratar um dublador/narrador seria vc, pqp sua voz é mto agradável, mano. Vc faz algum exercício vocal?
Cê apaixonou mesmo.
@@DOCTV-qr9hy ctza kk
O único país tropical rico é Singapura
Aliás muito rico em alguns aspectos ela supera os países Nórdicos.
Hong Kong também.
@@bobpage3886 Hong Kong tem clima subtropical,igual o Norte do Paraná,não tem clima tropical
@@cesarsantos5847 Hong Kong está toda na zona tropical. O clima subtropical, significa que tem características de ambos. Semelhante ao caso de Miami que está na zona temperada, mas tem clima tropical.
É quente do mesmo jeito, praticamente um ar-condicionado por habitante. No livro do Charles Wheelan ele cita esses dois como exemplos de lugares ricos na zona tropical.
Se vc mora num pais quente que faz calor todos os dias vc vai preferir fazer o que? Se trancar em casa e ficar estudando ? Ou ficar no rio o dia inteiro pra se refrescar? Por isso que os indígenas nunca se desenvolveram
As pessoas mas podres antigamente nem tinha acesso à educação, apenas os ricos. Esse seu "argumento" é totalmente falho.
O sul do Brasil é a região mais fria do Brasil e é bem desenvolvida do que a grande parte do país que está na zona tropical
A região sul nunca é mais desenvolvida que o Sudeste. Os estados mais ricos do Brasil são SP, RJ e MG. Ambos localizados na região sudeste.
Sim mais nos últimos anos Santa Catarina que fica no Sul do Brasil vei se destacando muito com o desenvolvimento sustentável já é a segunda maior economia do Brasil atrás apenas de São Paulo
@@isacaraujovieira9146 aposto que vc deve ser catarinense, oh povinho arrogante, se acham de mais. Ah nós temos uma Dubai no nosso estado. Ah vsfd
@@isacaraujovieira9146, Santa Catarina responde por 4% do PIB brasileiro.
PIB é medido pelas ações humanas na economia e Santa Catarina tem 7609,601 de habilidades e São Paulo estado mais populoso do Brasil com mais de 11.451.245 da população ou seja o estado pode gerar muitas riquezas mais se ele for menos populoso seu PIB não consegue ultrapassar dos estados mais populosos o sudeste é mais habitado que o Sul
É facíl se desenvolver e construir armas e barcos quando não tem animal selvagem tentando te comer numa selva tropical
Estados do sul e parte de São Paulo não estão na zona tropical
Excelente video, parabéns.
Argentina rica kkkk atualiza isso aí
Kkkkkkkkkkkkkkk VERDADE kkkkkkkkk
No início do século 20 a Argentina era tão rica quanto os Estados Unidos, Ela está passando por dificuldades agora, mas no passado ela sempre foi mais rica do américa do Sul.
Kkkkkkkkkkkk
Por incrível que pareça ainda o idh da Argentina é alto é acima de 800 , mas inflação é gigante
@@diogovasconcelos2427 eu já vi ranking colocar Venezuela com IDH maior que Brasil, não dá pra confiar em tudo que dizem, IDH da Argentina hoje tá uma merda
Boa noite canal capital financeiro eu adorei esse vídeo 🙂
QUEM AMA DEUS E JESUS AI???
Eu amo e você ama ele?
EUUUU
QUE NÃO 🚫🚫🚫🚫🚫
@@CashinCCCP MUITO!!!
@@NoviceXZvocê é ateu?
@@CashinCCCPyep
Já tinha percebido isso . Tudo é difícil no calor . Por isso somos pobres .
Talvez quem mora no frio aprende desde cedo a poupar e guardar para o "INVERNO"....
Indegenas no nordeste e africanos já faziam o mesmo
NÓS DOS PAISES TROPICAIS TEMOS BODE, CABRA, PORCO, BANANA, CAFE, GALINHA BOI, SOJA, BORRACHA NÃO PRECISAMOS QUEIMAR O CEREBRO PRA PENSAR UAI Sô🤭🤭
Tem que mandar esse vídeo pro "professor" HOC
Vídeo incrível (amo esses mapas)
É bizarro a quantidade de pessoas nos comentários defendendo o determinismo geográfico em pleno 2023, teoria essa q já está ultrapassada há décadas e foi mto instrumentalizada pra justificar a colonização.
Enquanto o brasileiro continuar com essa mentalidade de colonizado, de achar q estamos sempre fadados a ser um país pobre por conta da localização geográfica, o país não vai se desenvolver mesmo.
Você é ant-ciência, o clima molda o comportamento das pessoas nos trópicos as pessoas são agressivas .
@@pacifico6402 Me chama de anti-ciência e logo em seguida faz um comentário sem qualquer respaldo científico. Mto irônico.
@@FelipeSantos-qo6pqMas é uma realidade, caro. A gente em vez de reclamar deveria é fazer algo como construir um clima mais favorável possível valorizando o meio ambiente, e como investe em programas sociais, invista nisso, para que assim o Brasil em grande parte mesmo que tropical seja um país bom de clima para ser viver e quem sabe com isso se crie um programa tecnólogico que imite climas de países temperados fictício (mas aí estou falando de muita tecnologia que o Brasil não seria capaz hoje de desenvolver e de uma ideia que ao contrário da primeira pode ser utópica).
@@FelipeSantos-qo6pqNão é questão de ser anti-ciência mas de ignorância mesmo, infelizmente muito dessas pessoas não tiveram um ensino de qualidade (é só ver que numa pesquisa de dois mil e dezessete o Brasil foi considerado o terceiro país mais sem noção da realidade do mundo por uma pesquisa estadunidense).
É aquela coisa de dizer que o Brasil é um pais abençoado pq não tem terromoto, neve, furacão e etc. Na verdade, essa é a nossa desgraça. Olha só o deserto americano, não tem nada. Mas aqui no Brasil o povo insiste em viver no arido com a esperança de padim pade cicero trazer chuva...
Aprecio os vídeos do canal, a didática e o modo das abordagens são interessantes. No entanto, com relação ao PIB/per capita argentino levaria mais fé na informação se fosse referente a 60 anos atrás, pois a economia dos hermanos desde os anos 1990 está num abismo cada vez mais fundo.
Por estamos nos trópicos isso também nos trás muitas vantagens por exemplo, a Europa só consegue produzir uma safra por ano por causa do inverno, nos como temos sol é chuva o ano inteiro conseguimos produzir dois ou até 3 safras por ano.
Por não ter essa facilidade precisam compensar essa adversidade de alguma forma. É assim que se desenvolveram. O senso de urgencia e a adversidade torna o povo mais ativo e responsavel.
Singapura é uma ilha Tropical, mas é potencial a nossa vizinha Argentina esta região temperada sul esta situação económica muito difícil!.contraponha que você mostrou no canal.
Sério mesmo que tem gente que acredita nisso? Desconsiderando fatores como modelo econômico, político, políticas de estado, etc?
Estes foram os factores económicos. Esqueceu-se de especificar os fatores sociais e culturais que são influenciados pelas condições climatéricas e que em certa medida ainda explicam o porquê desses países ainda não se conseguirem desenvolverem apesar de já não estarem colonizados. O mesmo será verdade se um dia, o ser humano um dia for capaz de habitar outro planeta. As condições climáticas condicionam o terreno mas também condicionam os comportamentos e formas de estruturar as sociedades de forma a inovarem e serem produtivas. Não existe muito incentivo ao ser humano para inovar se a capacidade agrícola produtiva for muito elevada com pouco recurso a industria/tecnologia e inovação. Também não existe capacidade de inovar se a preocupação pelas condições habitacionais de todas as classes sociais não seja um factor importante e enraizado na sociedade. Dando um exemplo muito simples mas exagerado: Não é possível viver em barracas ou ao relento no solo de Marte ou na Antártida. Para montar uma fabrica na Antártida todos os trabalhadores tem que ter um determinado padrão de vida ou morrem à fome ou de frio. Os alimentos tem que ser todos adquiridos no supermercado. O tipo de sociedade resultante de um lugar desses terá que ser mais dependente de uma estrutura central e a sociedade estará mais preocupada com as condições de cada individuo . Por consequência o modelo organizativo dessa sociedade vai ser influenciado por isso. Se as pessoas morrem ao frio ou à fome e se houver fracas condições é mais natural emigrar para onde está mais quente e onde existe mais comida. Por outro lado os países quentes terão sociedades menos preocupadas com as condições dos indivíduos. Outro exemplo disso foi o programa Apolo dos EUA e o discurso do presidente explana exatamente o que eu estou a tentar dizer. Eles foram há lua, não porque era fácil, mas sim por que era difícil.
Para terminar, factores sociais e culturais influenciam a forma como as sociedades são estruturadas dai a diferença entre os países frios e quentes. O vídeo só abortou o factor económico mas o nome canal é "Capital Financeiro". Na realidade está tudo interligado clima, economia, culturas, sociedades.
O Brasil é o país mais rico do continente
Discordo totalmente das primeiras teorias. As grandes civilizações antigas não surgiram em zonas de clima tropical, mas sim em zonas subtropicais, às margens de grandes rios ou altiplanos, em regiões com pouca densidade arbórea, predominando os campos e pastagens... As poucas que floresceram nos trópicos, como as civilizações maia e cambojana, tiveram influências externas (não foram autóctones) e duraram pouco tempo. As evidências disso são muito claras!...
É evidente que o Norte da Austrália é mais pobre, tão despovoado, mas é muito próspero também, e nenhuma região da América do Sul é mais progressistas que o nosso Sudeste, em oportunidades agrarias, industriais e até de serviços…
Sudeste? Chile com melhor segurança que o SE vendo isso: 🤡
As questões geopolíticas têm sim influência, mas lembremo-nos das questões psicológicas e contingências que o clima impõe. Quando Einstein visitou o Brasil disse em carta ser impossível realizar qualquer produção intelectual em um clima tão quente. Além do mais, a fartura de alimento na verdade desmotiva o país a ter um plano agrícola e uma estrutura organizada para se preparar para o inverno, como vimos acontecer na costa leste da colônia dos EUA. Tudo isso retarda o desenvolvimento do país. Vale lembrar que, não se deve interpretar isso como um determinismo biológico, afinal, isso seria antiético e infundado.
Essa análise é uma ideologia determinista disseminadas por colonizadores. A colonização é ainda tão forte que os povos dessas regiões ainda pensam dessa forma e não questionam. Os países ricos são ricos porque ainda buscam recursos nesses países. Os seus governantes são fantoches para atender aos interesses externos. As suas instituições não desenvolvem, são amarradas. Dessa forma dificulta o seu desenvolvimento. Educação de baixa qualidade, mantêm os povos atrasados. Geralmente não tem uma identidade específica e valorizam outras culturas e desprezam as suas próprias.