Tem um detalhe que foi esquecido: Um navio militar não tem somente a função de combate naval. Navios militares são usados mais para patrulhamento de mar territorial, onde fiscalizam a pesca ilegal, a pirataria e a navegação civil ilegal, principal meio de contrabando. Na abordagem de embarcações ilegais, não raramente é necessário que se faça "disparos de advertência", o que exige um canhão convencional. Um míssil é muito caro para ser usado como "advertência" contra um cargueiro, pesqueiro ou baleeiro ilegal. Um detalhe muito importante e que poucas pessoas sabe é que certas mercadorias , como barbatanas de tubarão, espermacete de cachalotes, âmbar cinzento (tirado do estômago de baleias) e até lagostas, atingem altíssimos preços no mercado negro, principalmente o asiático. As embarcações ilegais que capturam essas mercadorias nos mares do mundo todo transportam cargas de vários milhões de dólares, e são construídas para conseguirem escapar das embarcações de fiscalização dos países menos desenvolvidos como o Brasil. Eu mesmo, aqui no litoral do ES, vi mais de uma vez no radar do meu barco embarcações ilegais deixarem para trás as fragatas da Marinha, e sumir rapidamente da tela do radar (o meu é um Furuno 1623 com 16 NM de alcance), com velocidades de até 25 nós ou pouco mais. Geralmente são baleeiros ilegais. Em resumo, os canhões convencionais ainda são muito úteis nas operações de fiscalização naval, que são operações mais cotidianas e corriqueiras de uma Marinha do que combate naval.
Ótimas informações, Pedro! Se me permite uma dica, quando for escrever algo mais longo, use um parágrafo a mais, deixando-o vazio de cada 4 ou 5 linhas, torna a leitura muito mais fácil ou, menos desencorajadora! Dica que um amigão me deu, já que ele trabalha com isso e eu sempre exagerava nos comentários hehe! Abraço e nos vemos pelos comentários hehe! :)
Eu fui artilheiro antiaérea fuzileiro e meu pai artilheiro naval do CRUZADOR BARROSO ( que nem sabemos o fim ) , já estou compartilhando seu vídeo com ele , sem dúvidas vai se emocionar . Obrigado amigo
Na semana passada eu estava realizando pesquisas nesse sentido: O passado e o futuro dos canhões navais. Esse vídeo foi ao ponto nevrálgico e concomitantemente oportuno para esse tema. Parece que estamos, de alguma forma, conectados, Marcelo. Kkk Minhas congratulações!
Canhoes tem uma outra grande vantagem: podem ter muita munição. A quantidade mísseis que o navio leva é muito menor. Artilharia naval vai evoluir como a terrestre, usando cada vez mais projéteis guiados com grande alcance.
No futuro as defesas de ponto serão "lasers" como o Helios estadunidense e os canhões navais não mais utilizarão a pólvora para disparar projeteis, mas sim o magnetismo tal qual o canhão eletromagnético Railgun. Para quem tiver interesse quanto as defesas de ponto do amanhã sugiro que assistam aos vídeos deste maravilhoso canal sobre o Helios e o Railgun.
Sou fascinado por canhões, e de todos os tipos de arma de grosso calibre, esse é de longe meu armamento favorito! Essas belezinhas foram usadas em tantos veículos e áreas diferentes, e tem um som tão característico, que me fizeram tê-los como ( parte ) do meu carinho pela área militar!
As fragatas inglesas Type 22 foram vendidas para o Brasil justamente por NÃO POSSUÍREM canhões, dispondo somente de mísseis superficie-superficie Exocet e o missel antiaéreo Sea Wolf. Os ingleses sentiram a necessidade de canhões durante a guerra das Malvinas, pois os aviões argentinos se aproximavam voando muito baixo e quando finalmente eram detectados já estavam muito próximos tornando impossível lançar mísseis contra eles.
Mais um excelente vídeo. Caro Marcelo, podemos estabelecer uma analogia com o que se passou com os caças-bombardeiros Phantom F-4, que, como bem sabe, foram inicialmente equipados apenas com mísseis por se pensar que a "dogfight" já tinha sido ultrapassada. Pelo contrário, mesmo os aviões de 5ª geração continuam equipados com canhões. No seguimento do comentário do amigo PEDRO SOBRINHO, subscrevo a ideia de que cada vez mais a tecnologia naval obriga as embarcações de guerra a possuírem uma grande polivalência, o que, obviamente, nunca dispensará os canhões e mesmo as metralhadoras pesadas. Um abraço, desde Lisboa!
Eles confiaram muito em uma tecnologia rudimentar ,acontece. Hoje os misseis já assumiram a frente ,mas canhões e metralhadoras sempre deveram estar presentes para lhe darem com as ameaças de sua competência.
Oi Marcelo eu gosto muito do canal hoje no mundo militar vc sempre faz conteúdos muito bom e bem explicado . Por acaso tem algum vídeo falando sobre qual sistema anti aéreo seria bom para o Brasil
Gostaria que o canal falasse sobre como é as blindagem para radiação dos reatores nuclear que equipam os navios e submarinos, e como um reator cabe nessas embarcação. Sabemos que são importantes e necessárias. Obg parabéns pelo canal.
A mesma analogia pode ser feita com facas e baionetas para a infantaria. Eu acredito ter futuro em ambos os casos, pois no combate tudo pode acontecer, mesmo que as chances sejam mínimas ao longo do tempo. É como uma camisinha, é melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter.
Eu estava pesquisando e refletindo esses dias sobre a eficiência dos canhões navais nas guerras modernas! Além do quanto os projéteis impulsionados por motores RamJet agregariam aos canhões navais!
@@pedrosabino8751 sim, o Brasil foi um dos primeiros a adquirir o dreadnought e os marinheiros foram para o Reino Unido ajudar na construção deles também. Os praças da Marinha brasileira faziam nesta época manobras nunca antes vistas em outras embarcações, nem mesmo por oficiais.
tem que ter canhões navais porque é uma tradição e util ... um navio pode ser atacado por embarcações pequenas ou lanchas rapidas ou helicopteros ou aviões ....
A pronúncia correta é "DRÉD NÓT", (sem som de vogal após o segundo "D" e após o "T") esta palavra, fusão das palavra "DREAD" e "NOUGHT", significa, em tradução livre ( por sentido) "NÃO TEMAS" ou melhor "DESTEMÍVEL" ou ainda "DESTEMIDO" ......
Caraca, um galeão (suponho que seja um galeão pelo tamanho) com tanto deslocamento e 1000 tripulantes, e um poder de 120 armas, caraca!! E isso lá pelos séculos XVII ou XVIII essa eu não sabia! E impressionante a munição de fragmentação, ainda mais a com atraso pra atravessar a chapa de metal primeiro! Valeu Marcelo! :)
Os canhões navais devem permanecer bom um bom tempo, mesmo no inicio da época dos canhões a laser (muito mais caros). Os misseis, sem dúvidas, são muito mais poderosos e precisos, mas, no entanto, também são mais caros e estão sujeitos a contra medidas, principalmente eletrônicas.
Seria possível "transformar" os 3 navios patrulhas oceânicos da classe amazonas em "corvetas" leve, acrescentando um lançador de exocet ou mansup + um sistema antiareo? Estamos com tantas dificuldades na nossa marinha rsrr...
Os velhos HMS possuíam canhões com calibres 320 mm com mais de 800 kg. É muito joule para destruir qualquer coisa que econtrar pela frente. Aposto que causa uma pequena craterinha no impacto.
Canhões, ubuseiros entre outras armas brutas de guerra já podem ser consideradas peças de museu. No futuro (pra não dizer "agora") as armas de guerra são dividisas em duas categorias apenas, a primeira é armas nucleares e a segunda armas inteligentes (todo tipo de arma com inteligência artificial que vc conseguir imaginar) estamos falando de drones de todos tamanhos, tipos e propósitos inimagináveis, tbm haverá robôs com inteligência artificial fazendo exatamente as mesmas funções de homens num campo de batalha. Todos aviões, submarinos, caminhões de combate serão não tripulados sendo guiados somente por inteligência artificial. Esses equipamentos serão muito mais precisos e mortais do que a "brutalidade" atual. Cito o exemplo dos minis drones com uma única carga de 22mm, capazes de voar aos montes como um exame de abelha, caçar seus alvos (humanos) e dar um tiro mortal na face ou cabeça e ainda voltarem pra sua base que foram lançados, fazendo tudo isso sem nenhuma intervenção humana durante sua missão. Sendo precisos, ágeis, econômicos e furtivos como nada igual... Agora imagina essa mesma tecnologia atacando com armas apropriadas submarinos, ubuseiros, navios, aviões... Essa é a realidade da guerra moderna amiguinhos! Canhão é coisa do passado!
Hoje em dia eles são plano B né é sempre bom ter por que vai que misseis travam ou vem com um lote com defeito de fábrica ou o navio recebe um ataque na parte dos mísseis e fica sem poder usa-los né ai o canhão vira a salvação
Com a entrada de defesas de ponto Lasers imagino que os misseis possam vir a encontrar ou um fim prematuro ou uma grande mudança na sua forma de abordagem ao alvo... Somado isso ao fato do avanço de tecnologias como a da Railgun creio que armas que seguem a ideia básica dos canhões terão um tempo de vida maior do que se imagina.
Nem tanto ,nem que tenham de abandonem ogivas explosivas (porque um míssil tem a perspectiva de danificar a embarcação para obrigar a ser reparada) ainda serão muito utilizados ,em especial os hipersônicos. Armamento de feixe de laser tem uma eficacia relativamente limitada.
E de impressionar como as armas hoje em dia estão cada vez mais hight-tech.. Ninguém imagina que no futuro esta tecnologia toda pode virar sucata de uma hora para outra com o desnvolvimento de armas que usam EMP (Pulso eletro magnético). Como o mais forte se beneficia mais da tecnologia do que o mais fraco, nada mais natural (pelo menos deveria ser assim..) de que o mais fraco procurasse destruir essa vantagem balanceando assim um conflito. Bem! com certeza já tem gente pensando e trabalhando nisso, não é..
Acho interessante lembrar a experiência dos americanos no Vietnã com sua força aérea. Seus misseis de intercepção iriam substituir as armas dos caças, mas não foi isso que aconteceu, tendo que voltar a trás e rearma-los
Pode ser uma pergunta boba, mas o que significa quando se fala que o navio tem um "deslocamento de x toneladas"? É uma medida de que? Velocidade, força, carga? Eu nunca entendi isso. 😕
O peso da embarcação ,ou seja desloca tantas toneladas ,variável consoante se está vazia ou preparada para suas missões. Serve como um tipo de comparativo também ,se é mais pesado ou mais leve tem razões para tal bem como classes ao chegar em determinado deslocamento.
É a forma como é medido o peso de um navio. E se refere ao peso do volume de água que a embarcação "ocupa" quando está flutuando, por isso o nome deslocamento. Trocando em miúdos o princípio do empuxo diz um corpo flutua num líquido quando a parcela submersa desse corpo desloca um volume de líquido igual ao peso total do corpo.
E também não pode esquecer mísseis não são infinitos alguma hora pode acabar e também tem embarcaçãos pequenas que podem escaba dos mísseis como no Irã. Ser tem uma explicação melhor pode responder
@@PerturaBased Nasceu ainda como protótipo, que disparou e consumiu mais energia que todos os chuveiros elétricos da sua cidade ligados ao mesmo tempo, resultado: velocidade de saída projétil de cerca 3000m/s, muita coisa!? Sim, mas nada tão impressionante, visto que o canhão do Leopard 2 com calibre muito maior já consegue disparar projéteis com cerca de 2000m/s de velocidade. Alguns projéteis de alta velocidade disparados por canhões navais convencionais já alcançam algo próximo dos 2500m/s.
@@DiscoLocalA como eu havia dito ainda é um feto prototipo não conta cmo nada alem de testes , os primeiros protipos de caças a jat eram inviáveis ainda sim foram melhores desenvolvidos , os primeiros prototipos de fuzis de assalto não funcionavam bem e olha oq viraram hoje
Acredito eu que os canhões com projéteis estão perto do seu fim. Ou em outras palavras de serem substituídos por canhões leaser de Auta potência. Claro que hoje os canhões leaser ainda não podem desempenhar este papel totalmente por n motivos. Como baixa potência e alcance limitado. Mas a tendência e esse cenário mudar no futuro quando estes obstáculos forem ultrapassados.
Cara armamento de feixe de laser tem uma efetividade razoavelmente limitada ,tem coisas que nunca serão resolvidas. Um exemplo é que os canhões podem acertar alvos alem da linha do horizonte consoante a curvatura da terra e nem precisar de vultosas somas de energia.
O combate "mar-mar" de um canhão naval hoje acabou tendo função secundária (se não terciária) vide que as principais funções dessas armas hoje são a defesa anti-aérea de ponto e o apoio a operações em terra de curto alcance. Porém, devido ao conceito de canhão eletromagnético ainda estar engatinhando, principalmente em relação ao elevadíssimo custo operacional , o canhão naval tradicional ainda terá uma longa vida ! Pergunta: a classe Tamandaré contará com essa versão do Oto Melara ??
Canhões em navios são tão fundamentais quanto seus primos embarcados nos caças modernos. Afinal de contas, é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.
De verdade? Eu acho que as defesas vão acabar se equiparando aos ataques de maneira tão igual que a única coisa que vai ser imparável vai ser o bom e velho projétil, rudimentar e incontrolável, quando isso acontecer eu acredito que vão voltar os couraçados, gigantes bunkers flutuantes que param tudo, menos aquele pedaço de aço pesando mais que um caminhão vindo em linha reta.
Dentro do espectro dos canhões, existem os experimentais magnéticos, Em que ponto de desenvolvimento estão hoje? Há tempos vc postou um vídeo sobre o assunto, mas já tem tempo...
? ,o vide-o não possui 6:41 min ,a curvatura da terra não é algo que afete canhões. Não é como um laser que é 99% tênue ,realizam arcos pronunciados ,a maior distância que o projétil de um arco e flecha ou canhão pode chegar é dado a um disparo em 45graus.
@@callofdutyfrz3088 se faltar energia não só os canhões eletromagnéticos param como os normais tbm, visto o nivel de eletrônica envolvido para fazer um canhão de navio ou de blindado funcionar
@@caiosilva4038 Canhões são essencialmente simples, robustos, relativamente baratos e fácies de se operar, rail guns são complexos demais, serviram como plataforma de testes para munições hvp (high velocity projectile), as munições seguiram, já as rail guns morreram.
Faz um vídeo sobre a liberação dos mais de 3 bilhões para a defesa e sobre o primeiro vôo do motor hipersonico brasileiro que vai acontecer nas próximas semanas.
Marcelo, seria possível um caça ligar os foguetes das extremidades das asas para ganhar velocidade em um caso hipotético, sem ter de lançá-los em um alvo?
Acho que os mísseis não podem permanecer perto do caça por sistemas de segurança. E isso provavelmente ia desestabilizar o caça, imagine se um dos mísseis por qualquer motivo acelerasse mais que o outro
Na minha opinião é que o canhão nao terá mais futuro será na era dos layser, aí o mesmo sera aposentado. Ainda mais com vantes ( Drones) cada vez mais autônomo
Depende do escudo. Ele não vai deter um ICBM se não for feito para isso. Moab é lançada de bombardeiro pesado, essa pode ser interceptada mais facilmente
Sim os canhões ainda tem futuro, pelo menos até 2030-40 quando Laser e Railguns ficarem tão fortes, populares, confiáveis e versáteis que se tornarão as armas principais de qualquer navio de guerra.
Acredito que os canhões no futuro vão substituir os mísseis, não canhões convencionais e sim a laser, que já estão sendo testados em embarcações e aviões!
Tem um detalhe que foi esquecido: Um navio militar não tem somente a função de combate naval.
Navios militares são usados mais para patrulhamento de mar territorial, onde fiscalizam a pesca ilegal, a pirataria e a navegação civil ilegal, principal meio de contrabando.
Na abordagem de embarcações ilegais, não raramente é necessário que se faça "disparos de advertência", o que exige um canhão convencional. Um míssil é muito caro para ser usado como "advertência" contra um cargueiro, pesqueiro ou baleeiro ilegal.
Um detalhe muito importante e que poucas pessoas sabe é que certas mercadorias , como barbatanas de tubarão, espermacete de cachalotes, âmbar cinzento (tirado do estômago de baleias) e até lagostas, atingem altíssimos preços no mercado negro, principalmente o asiático.
As embarcações ilegais que capturam essas mercadorias nos mares do mundo todo transportam cargas de vários milhões de dólares, e são construídas para conseguirem escapar das embarcações de fiscalização dos países menos desenvolvidos como o Brasil.
Eu mesmo, aqui no litoral do ES, vi mais de uma vez no radar do meu barco embarcações ilegais deixarem para trás as fragatas da Marinha, e sumir rapidamente da tela do radar (o meu é um Furuno 1623 com 16 NM de alcance), com velocidades de até 25 nós ou pouco mais. Geralmente são baleeiros ilegais.
Em resumo, os canhões convencionais ainda são muito úteis nas operações de fiscalização naval, que são operações mais cotidianas e corriqueiras de uma Marinha do que combate naval.
Excelente comentário! Um abraço desde Lisboa!
Muito obrigado por sua contribuição. O canal bem que poderia abordar este assunto.
Para advertencias é quase padrão o uso de metralhadoras (entre .50 e 30mm, e tb calibres maiores em alguns casos).
@@felipecosta6620 Em 30 mm já é canhão automático.
Ótimas informações, Pedro! Se me permite uma dica, quando for escrever algo mais longo, use um parágrafo a mais, deixando-o vazio de cada 4 ou 5 linhas, torna a leitura muito mais fácil ou, menos desencorajadora! Dica que um amigão me deu, já que ele trabalha com isso e eu sempre exagerava nos comentários hehe! Abraço e nos vemos pelos comentários hehe! :)
Eu fui artilheiro antiaérea fuzileiro e meu pai artilheiro naval do CRUZADOR BARROSO ( que nem sabemos o fim ) , já estou compartilhando seu vídeo com ele , sem dúvidas vai se emocionar . Obrigado amigo
Obrigado, Daniel!
Ótimo vídeo, ja havia imaginado essa pergunta. Grande abraço Marcelo
Na semana passada eu estava realizando pesquisas nesse sentido: O passado e o futuro dos canhões navais. Esse vídeo foi ao ponto nevrálgico e concomitantemente oportuno para esse tema. Parece que estamos, de alguma forma, conectados, Marcelo. Kkk
Minhas congratulações!
Alberto Roberto Vasconcelos e Albuquerque se eu te falar que você não foi o único? kkkk bizarro
Eu já pensei nisso, mas nunca pesquisei. Depois dos canhões e mísseis serão tudo laser igual Star Wars kkkkk
@@RafaelSantos-hu5wn mas em star wars tbm tem projéteis.
A alguns vídeos atrás fiz esse comentário, relacionado aos canhões e no meu ponto de vista quase uma arma obsoleta.
Comeu o dicionário...
Canhoes tem uma outra grande vantagem: podem ter muita munição. A quantidade mísseis que o navio leva é muito menor. Artilharia naval vai evoluir como a terrestre, usando cada vez mais projéteis guiados com grande alcance.
No futuro as defesas de ponto serão "lasers" como o Helios estadunidense e os canhões navais não mais utilizarão a pólvora para disparar projeteis, mas sim o magnetismo tal qual o canhão eletromagnético Railgun.
Para quem tiver interesse quanto as defesas de ponto do amanhã sugiro que assistam aos vídeos deste maravilhoso canal sobre o Helios e o Railgun.
Sou fascinado por canhões, e de todos os tipos de arma de grosso calibre, esse é de longe meu armamento favorito! Essas belezinhas foram usadas em tantos veículos e áreas diferentes, e tem um som tão característico, que me fizeram tê-los como ( parte ) do meu carinho pela área militar!
Viva Marcelo, como sempre excelentíssimo trabalho que chega a viciar, ainda mais quando as perguntas que expomos são respondidas
As fragatas inglesas Type 22 foram vendidas para o Brasil justamente por NÃO POSSUÍREM canhões, dispondo somente de mísseis superficie-superficie Exocet e o missel antiaéreo Sea Wolf.
Os ingleses sentiram a necessidade de canhões durante a guerra das Malvinas, pois os aviões argentinos se aproximavam voando muito baixo e quando finalmente eram detectados já estavam muito próximos tornando impossível lançar mísseis contra eles.
Mais um excelente vídeo. Caro Marcelo, podemos estabelecer uma analogia com o que se passou com os caças-bombardeiros Phantom F-4, que, como bem sabe, foram inicialmente equipados apenas com mísseis por se pensar que a "dogfight" já tinha sido ultrapassada. Pelo contrário, mesmo os aviões de 5ª geração continuam equipados com canhões. No seguimento do comentário do amigo PEDRO SOBRINHO, subscrevo a ideia de que cada vez mais a tecnologia naval obriga as embarcações de guerra a possuírem uma grande polivalência, o que, obviamente, nunca dispensará os canhões e mesmo as metralhadoras pesadas. Um abraço, desde Lisboa!
Eles confiaram muito em uma tecnologia rudimentar ,acontece.
Hoje os misseis já assumiram a frente ,mas canhões e metralhadoras sempre deveram estar presentes para lhe darem com as ameaças de sua competência.
Artilharia tem vantagem que um míssel nunca vai ter. Ela não falha pq tem uso simples, fora que uma vez atirada, não existe sistemas que o param.
Sim. A tecnologia só vai melhorar a artilharia ainda vez mais.
Oi Marcelo eu gosto muito do canal hoje no mundo militar vc sempre faz conteúdos muito bom e bem explicado . Por acaso tem algum vídeo falando sobre qual sistema anti aéreo seria bom para o Brasil
Gostaria que o canal falasse sobre como é as blindagem para radiação dos reatores nuclear que equipam os navios e submarinos, e como um reator cabe nessas embarcação. Sabemos que são importantes e necessárias.
Obg parabéns pelo canal.
É um reator miniaturizado
Parabéns Marcelo, sempre trazendo informações novas para os amantes do mundo militar
Marcelo por favor fale sobre o lindo Saab J-37 Viggen
A mesma analogia pode ser feita com facas e baionetas para a infantaria. Eu acredito ter futuro em ambos os casos, pois no combate tudo pode acontecer, mesmo que as chances sejam mínimas ao longo do tempo. É como uma camisinha, é melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter.
Eu estava pesquisando e refletindo esses dias sobre a eficiência dos canhões navais nas guerras modernas! Além do quanto os projéteis impulsionados por motores RamJet agregariam aos canhões navais!
A evolução destes canhões tem permitido sua reinvenção e aplicação para novas finalidades. Obrigado pelo vídeo Marcelo, excelente trabalho.
Marcelo, fala sobre os Encouraçados brasileiros do Século XX
O Brasil já chegou a ter encouraçados?! Essa é nova
@@pedrosabino8751 dreadnought e foi a peça central da revolta da chibata.
@@leandrobastos7315 é, pode ser. Como o dreadnought foi o primeiro ele tbm foi o primeiro a se tornar obsoleto e então o Brasil deve ter comprado ele.
@@leandrobastos7315 espera aí... o hms dreadnought foi lançado ao mar em 1906 e a guerra da chibata foi em 1910
@@pedrosabino8751 sim, o Brasil foi um dos primeiros a adquirir o dreadnought e os marinheiros foram para o Reino Unido ajudar na construção deles também. Os praças da Marinha brasileira faziam nesta época manobras nunca antes vistas em outras embarcações, nem mesmo por oficiais.
tem que ter canhões navais porque é uma tradição e util ... um navio pode ser atacado por embarcações pequenas ou lanchas rapidas ou helicopteros ou aviões ....
A pronúncia correta é "DRÉD NÓT", (sem som de vogal após o segundo "D" e após o "T") esta palavra, fusão das palavra "DREAD" e "NOUGHT", significa, em tradução livre ( por sentido) "NÃO TEMAS" ou melhor "DESTEMÍVEL" ou ainda "DESTEMIDO" ......
Faz um vídeo sobre caça kfir de Israel. . . Ótimo vídeo parabéns. .
Caraca, um galeão (suponho que seja um galeão pelo tamanho) com tanto deslocamento e 1000 tripulantes, e um poder de 120 armas, caraca!! E isso lá pelos séculos XVII ou XVIII essa eu não sabia! E impressionante a munição de fragmentação, ainda mais a com atraso pra atravessar a chapa de metal primeiro! Valeu Marcelo! :)
Os canhões navais devem permanecer bom um bom tempo, mesmo no inicio da época dos canhões a laser (muito mais caros). Os misseis, sem dúvidas, são muito mais poderosos e precisos, mas, no entanto, também são mais caros e estão sujeitos a contra medidas, principalmente eletrônicas.
Faz um vídeo explicativo de como é efetuado um disparo com um canhão quando o alvo está fora de seu alcance visual
Seria possível "transformar" os 3 navios patrulhas oceânicos da classe amazonas em "corvetas" leve, acrescentando um lançador de exocet ou mansup + um sistema antiareo?
Estamos com tantas dificuldades na nossa marinha rsrr...
Os velhos HMS possuíam canhões com calibres 320 mm com mais de 800 kg. É muito joule para destruir qualquer coisa que econtrar pela frente. Aposto que causa uma pequena craterinha no impacto.
O phoda de ser o mais phoda do mundo é que você não tem a opção de voltar atrás.
Bom trabalho Marcelo, em breve o Hoje no Mundo Militar baterá a marca de 1,5 milhões de inscritos, é só uma questão de tempo!!👍💪
Nada melhor do que jantar vendo seus vídeos
Não conhecia esse projetil Vulcano ... show!
Ótimo conteúdo Marcelo.
Muito bom guerreiro.
Força
Sou o primeiro. Tô me sentindo ksks!
Ótimo vídeo e que tecnologia essa!
Quem quer que o Marcelo visite nosso porta helicópteros ATLÂNTICO?
Não pq seu comentário foi a cinco minutos e tem comentários a 4 minutos ksksks
@@gustavohenrique1436, não. Ksksk! Seu RUclips está bugado então ksksk
@@didico_ofc será ? 😁
@@gustavohenrique1436, deve ser isso ksksk
Excelente explanação.
SAUDADES DOS CANHÕES NAVAIS GIGANTES
Canhões, ubuseiros entre outras armas brutas de guerra já podem ser consideradas peças de museu. No futuro (pra não dizer "agora") as armas de guerra são dividisas em duas categorias apenas, a primeira é armas nucleares e a segunda armas inteligentes (todo tipo de arma com inteligência artificial que vc conseguir imaginar) estamos falando de drones de todos tamanhos, tipos e propósitos inimagináveis, tbm haverá robôs com inteligência artificial fazendo exatamente as mesmas funções de homens num campo de batalha. Todos aviões, submarinos, caminhões de combate serão não tripulados sendo guiados somente por inteligência artificial.
Esses equipamentos serão muito mais precisos e mortais do que a "brutalidade" atual.
Cito o exemplo dos minis drones com uma única carga de 22mm, capazes de voar aos montes como um exame de abelha, caçar seus alvos (humanos) e dar um tiro mortal na face ou cabeça e ainda voltarem pra sua base que foram lançados, fazendo tudo isso sem nenhuma intervenção humana durante sua missão. Sendo precisos, ágeis, econômicos e furtivos como nada igual... Agora imagina essa mesma tecnologia atacando com armas apropriadas submarinos, ubuseiros, navios, aviões...
Essa é a realidade da guerra moderna amiguinhos!
Canhão é coisa do passado!
Hoje na era das blindagem reativa e tanques mais avançados com tecnologia de ponta caça tanque seriam eficientes?
Hoje em dia eles são plano B né é sempre bom ter por que vai que misseis travam ou vem com um lote com defeito de fábrica ou o navio recebe um ataque na parte dos mísseis e fica sem poder usa-los né ai o canhão vira a salvação
Muito bom o tema. Sempre me perguntei o pq de ainda utilizarem.
Sou fã de carteirinha dos canhões navais! ♥️😍
Se é eficiente na função empregada, vai continuar sendo usado até ser substituído por algo mais eficiente.
Com a entrada de defesas de ponto Lasers imagino que os misseis possam vir a encontrar ou um fim prematuro ou uma grande mudança na sua forma de abordagem ao alvo... Somado isso ao fato do avanço de tecnologias como a da Railgun creio que armas que seguem a ideia básica dos canhões terão um tempo de vida maior do que se imagina.
Nem tanto ,nem que tenham de abandonem ogivas explosivas (porque um míssil tem a perspectiva de danificar a embarcação para obrigar a ser reparada) ainda serão muito utilizados ,em especial os hipersônicos.
Armamento de feixe de laser tem uma eficacia relativamente limitada.
Deixa só ver quando os canhões de trilho elétro-magnético comessarem a entrar em operação...excelente vídeo!
impressionante como um canhão pode evoluir. ao longo do tempo.
E de impressionar como as armas hoje em dia estão cada vez mais hight-tech.. Ninguém imagina que no futuro esta tecnologia toda pode virar sucata de uma hora para outra com o desnvolvimento de armas que usam EMP (Pulso eletro magnético). Como o mais forte se beneficia mais da tecnologia do que o mais fraco, nada mais natural (pelo menos deveria ser assim..) de que o mais fraco procurasse destruir essa vantagem balanceando assim um conflito. Bem! com certeza já tem gente pensando e trabalhando nisso, não é..
Canhões navais sempre serão úteis para patrulhamento em mare s igual da Somália para afundar embarcações pequenas.
Acho interessante lembrar a experiência dos americanos no Vietnã com sua força aérea. Seus misseis de intercepção iriam substituir as armas dos caças, mas não foi isso que aconteceu, tendo que voltar a trás e rearma-los
Pode ser uma pergunta boba, mas o que significa quando se fala que o navio tem um "deslocamento de x toneladas"?
É uma medida de que? Velocidade, força, carga? Eu nunca entendi isso. 😕
O peso da embarcação ,ou seja desloca tantas toneladas ,variável consoante se está vazia ou preparada para suas missões.
Serve como um tipo de comparativo também ,se é mais pesado ou mais leve tem razões para tal bem como classes ao chegar em determinado deslocamento.
É a forma como é medido o peso de um navio. E se refere ao peso do volume de água que a embarcação "ocupa" quando está flutuando, por isso o nome deslocamento.
Trocando em miúdos o princípio do empuxo diz um corpo flutua num líquido quando a parcela submersa desse corpo desloca um volume de líquido igual ao peso total do corpo.
Já agora, como é feito o carregamento de mísseis nos destroyres, os carregamentos são feitos em alto mar depois de esgotados os mísseis?
Existem navios de suporte para trazer suprimentos extras pra frota
E também não pode esquecer mísseis não são infinitos alguma hora pode acabar e também tem embarcaçãos pequenas que podem escaba dos mísseis como no Irã. Ser tem uma explicação melhor pode responder
Claro que sim, quer sejam:
Canhões de projéteis,
Canhões de lasers,
Canhões eletromagnéticos,
Canhões de feixe de partículas,
Canhões . . . . . . (sabe Deus).
Na verdade o próximos são chamados canhões de feixe de partículas.
Eletromagnético.
Obrigado, vou editar o comentário.
Canhão de antimatéria
Boa, sempre tive essa curiosidade.
Evolução essa que está caminhando para o Rail guns.
Rail guns nasceram obsoletas
@@DiscoLocalA na verdade não , ate pq nem nasceram ainda , não passam de fetos no momento
@@PerturaBased Nasceu ainda como protótipo, que disparou e consumiu mais energia que todos os chuveiros elétricos da sua cidade ligados ao mesmo tempo, resultado: velocidade de saída projétil de cerca 3000m/s, muita coisa!? Sim, mas nada tão impressionante, visto que o canhão do Leopard 2 com calibre muito maior já consegue disparar projéteis com cerca de 2000m/s de velocidade. Alguns projéteis de alta velocidade disparados por canhões navais convencionais já alcançam algo próximo dos 2500m/s.
@@DiscoLocalA como eu havia dito ainda é um feto prototipo não conta cmo nada alem de testes , os primeiros protipos de caças a jat eram inviáveis ainda sim foram melhores desenvolvidos , os primeiros prototipos de fuzis de assalto não funcionavam bem e olha oq viraram hoje
E os projetos das corvetas Tamandare, já estão sendo preparada para construção?
Marcelo faz um vídeo sobre as espingardas cal .12 e a utilização em forças militares.
Acredito eu que os canhões com projéteis estão perto do seu fim. Ou em outras palavras de serem substituídos por canhões leaser de Auta potência. Claro que hoje os canhões leaser ainda não podem desempenhar este papel totalmente por n motivos. Como baixa potência e alcance limitado. Mas a tendência e esse cenário mudar no futuro quando estes obstáculos forem ultrapassados.
Cara armamento de feixe de laser tem uma efetividade razoavelmente limitada ,tem coisas que nunca serão resolvidas.
Um exemplo é que os canhões podem acertar alvos alem da linha do horizonte consoante a curvatura da terra e nem precisar de vultosas somas de energia.
Faz um vídeo sobre o caça IAI Kfir!!
Quando o Phantom foi criado achavam que não havia necessidade de ter um canhão .
Depois a necessidade fizeram muitos críticos mudarem de ideia .
Eu sempre tive dúvidas sobre esses "canhoezinhos" achava que era mais para defesa costeira ou para abater navios civis
Fale sobre os canhões de defesa costeira
O combate "mar-mar" de um canhão naval hoje acabou tendo função secundária (se não terciária) vide que as principais funções dessas armas hoje são a defesa anti-aérea de ponto e o apoio a operações em terra de curto alcance. Porém, devido ao conceito de canhão eletromagnético ainda estar engatinhando, principalmente em relação ao elevadíssimo custo operacional , o canhão naval tradicional ainda terá uma longa vida !
Pergunta: a classe Tamandaré contará com essa versão do Oto Melara ??
Sim ,todos os finalistas o incluíam.
@@edvanleonardo4262 sim, mas esse projétil de longo alcance e guiado, como o Vulcano, virá no pacote também? ?
Leonardo Leal de Lima o projétil depende da MB comprar em separado
Existem armas que após sua criação, nunca mais perderá sua importância em uma guerra. Fuzil e canhão são alguns exemplos.
Canhões em navios são tão fundamentais quanto seus primos embarcados nos caças modernos. Afinal de contas, é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.
De verdade? Eu acho que as defesas vão acabar se equiparando aos ataques de maneira tão igual que a única coisa que vai ser imparável vai ser o bom e velho projétil, rudimentar e incontrolável, quando isso acontecer eu acredito que vão voltar os couraçados, gigantes bunkers flutuantes que param tudo, menos aquele pedaço de aço pesando mais que um caminhão vindo em linha reta.
O negócio tocou o terror em terra e no mar numa saraivada de estilhaços !! 😬😅
Qual o nome da música que você usa nos vídeos? Tenho costume de estudar ouvindo instrumental e me interessou muito esse som. Grande fã do canal 👍
Dentro do espectro dos canhões, existem os experimentais magnéticos,
Em que ponto de desenvolvimento estão hoje?
Há tempos vc postou um vídeo sobre o assunto, mas já tem tempo...
Ainda no início, o americano, por exemplo, tem que trocar o cano após 3 disparos pois cada disparo derrete parte do cano
#Hoje.no militar. Top muito. Bom.m3smo .o canal
Aos 02:22 diz que o canhão tem uma precisão de até 25 a 42 km de distância, como isso é possível levando em conta a curvatura da terra?
? ,o vide-o não possui 6:41 min ,a curvatura da terra não é algo que afete canhões.
Não é como um laser que é 99% tênue ,realizam arcos pronunciados ,a maior distância que o projétil de um arco e flecha ou canhão pode chegar é dado a um disparo em 45graus.
Os canhões navais fazem tiro indireto também
Fala sobre o hms dreadnought
Lembrando que os canhões eletromagnéticos (railguns) vêm aí para esticar em muito a presença de canhões embarcados.
Excelente
Nunca subestime o poder de um bom canhão
Olá 😃👋👋👋😃
Marcelo dps explica pq os submarinos n tem mais canhões externos
Avanços na tecnologia.
Submarinos antigos passavam a maior parte do tempo na superfície, e possuíam alcance, previsão e radares inferiores
Não podendo esquecer do ganhao Eletromagnetico q promete ser a evolução
Lembrando que um míssil pode ser rastreado, já um projétil de um canhão é uma surpresa!
Pode ser rastreado tbm, porém com maior dificuldade.
Um Míssil anti-navio se rastreado,não vai dar nem tempo pra tentar se defender
@@SupremeToast0 Apenas mísseis hipersonicos são virtualmente imparáveis. Mísseis "normais" tem contra medidas já estabelecidas nos navios atuais.
@@allyssonsilva761 dessa eu não sabia,vlw pela informação :)
Sinceramente acho que o canhão naval têm futuro,na minha opinião🧐🧐🧐
Só os canhões eletromagnéticos, mas os canhões normais vão desaparecer em breve ✌
Se faltar energia
@@callofdutyfrz3088 se faltar energia não só os canhões eletromagnéticos param como os normais tbm, visto o nivel de eletrônica envolvido para fazer um canhão de navio ou de blindado funcionar
@@caiosilva4038 Canhões são essencialmente simples, robustos, relativamente baratos e fácies de se operar, rail guns são complexos demais, serviram como plataforma de testes para munições hvp (high velocity projectile), as munições seguiram, já as rail guns morreram.
Estranho imaginar um mundo em que a pólvora não será mais usada para propelir projéteis(no mínimo serão usadas em armas pequenas)
Melhor canal do yt
Faz um vídeo sobre a Marinha Peruana.
Faz um vídeo sobre a liberação dos mais de 3 bilhões para a defesa e sobre o primeiro vôo do motor hipersonico brasileiro que vai acontecer nas próximas semanas.
Normal ,fim de ano ,isso é para quitar as dividas que podem.
Marcelo, seria possível um caça ligar os foguetes das extremidades das asas para ganhar velocidade em um caso hipotético, sem ter de lançá-los em um alvo?
Acho que os mísseis não podem permanecer perto do caça por sistemas de segurança.
E isso provavelmente ia desestabilizar o caça, imagine se um dos mísseis por qualquer motivo acelerasse mais que o outro
Aliás, acho que isso faria é destroçar as asaa
Na minha opinião é que o canhão nao terá mais futuro será na era dos layser, aí o mesmo sera aposentado.
Ainda mais com vantes ( Drones) cada vez mais autônomo
Se ate os caças de 5 geração tem canhões,imaginem os navios
Poxa, sempre quis um vídeo falando sobre eles, finalmente saiu kakaksk
Ctrl shift n
FALAAA SOBRE O (SABER M200), o novo radar de médio alcance do BRASIL!!!
quais são os conhões dos navios brasileiros?
Concordo !
ei faz um video sobre Rússia planeja criar frota de robôs militares que irão 'agir por conta própria
Vc deu uma apelada dizendo que o navio frances tinha mil marinheiros! Kkkkkkk
Apesar do desempenho dos misseis, eles podem ser inteceptados. Ja projeteis balisticos não.
Podem sim.
Marcelo um escudo anti missil pode deter bombas nucleares ou como a moab?
Depende do escudo. Ele não vai deter um ICBM se não for feito para isso.
Moab é lançada de bombardeiro pesado, essa pode ser interceptada mais facilmente
A direita reinará no RUclips, parabéns pelo trabalho mundo militar
OS MÍSSEIS ESTÃO FICANDO CADA VEZ MAIS PODEROSO
Sim os canhões ainda tem futuro, pelo menos até 2030-40 quando Laser e Railguns ficarem tão fortes, populares, confiáveis e versáteis que se tornarão as armas principais de qualquer navio de guerra.
Olha ,talvez seja possível pisarmos em marte antes que essas tecnologias se tornem o padrão ,daria mais umas 2 décadas de folga para garantir.
E os blindados serao uteis???
Acredito que os canhões no futuro vão substituir os mísseis, não canhões convencionais e sim a laser, que já estão sendo testados em embarcações e aviões!
? ,armamento de pulso laser tem uma eficacia relativamente limitada.
Canhões navais servem como defesa de ponto, assim como as Tamandaré.
Muito bom